terça-feira, 3 de julho de 2012

Tite relaciona todos os jogadores inscritos para a final da Libertadores

Treinador mantém grupo de 25 atletas concentrados no CT Joaquim Grava, mas precisará cortar sete para formar o banco de reservas contra o Boca

Por Carlos A. Ferrari e Gustavo Serbonchini São Paulo
48 comentários
Tite treino Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)Tite comanda treino do Timão nesta terça-feira,
no CT (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)
O técnico Tite decidiu levar todos os jogadores do Corinthians inscritos na Taça Libertadores da América para a decisão contra o Boca Juniors, que será disputada nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu. Após o treino desta terça, no CT Joaquim Grava, o treinador relacionou 25 atletas para o duelo que vai decidir quem será o campeão do mais importante torneio das Américas.
Esta é a primeira vez que a relação completa é mantida para uma partida. Nos outros confrontos, o comandante sempre fazia cortes depois da última atividade preparatória.
O lateral-esquerdo Ramon e o meia peruano Ramírez, que não viajaram para a Argentina na semana passada, estão na lista. O primeiro, por causa de um problema no joelho esquerdo, enquanto o segundo permaneceu em São Paulo por opção do treinador.
Tite ainda precisará montar o banco de reservas. Com os 11 titulares confirmados, ele necessita de mais sete suplentes. Os demais assistirão à final nas tribunas do Pacaembu. Na semana passada, a grande surpresa foi o corte de Willian. Romarinho ficou com a vaga, entrou no segundo tempo e marcou o gol que garantiu o empate.
Confira a lista de jogadores para a final:
Goleiros: Cássio, Julio Cesar e Danilo Fernandes
Lateral: Alessandro, Fábio Santos, Weldinho e Ramon
Zagueiros: Chicão, Leandro Castán, Wallace e Marquinhos
Volantes: Ralf, Paulinho e Willian Arão
Meias: Alex, Danilo, Douglas e Ramírez
Atacantes: Jorge Henrique, Emerson, Romarinho, Liedson, Elton, Willian e Gilsinho
Clique e veja mais vídeos do Corinthians

'Alvo' de bombas, Boca faz treino de reconhecimento no Pacaembu

Atividades dos argentinos só foram interrompidas quando quatro rojões foram atirados de fora para dentro do estádio, na arquibancada laranja

Por Alexandre Lozetti São Paulo
81 comentários
O elenco do Boca Juniors fez o tradicional reconhecimento do gramado do estádio do Pacaembu, palco da decisão da Taça Libertadores da América, na noite desta terça-feira. A delegação xeneize, que desembarcou na cidade de São Paulo no início da tarde, fez sua última atividade antes da partida contra o Corinthians, que será disputada nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília).
Em clima bem descontraído, os argentinos se dividiram em alguns grupos pelo gramado. Enquanto alguns participaram do tradicional "bobinho", outros atletas correram ao redor do campo antes do início do treino. A tranquilidade da delegação só foi interrompida quando quatro rojões foram atirados de fora para dentro do estádio, no setor da arquibancada laranja.
Treino do Boca Juniors no Pacaembu (Foto: Ale Cabral / Agência Estado)Riquelme participa de treino de reconhecimento do Pacaembu (Foto: Ale Cabral / Agência Estado)
Após o susto, os atletas voltaram suas atenções para a atividade. O goleiro Orion trabalhou normalmente um trabalho específico para os goleiros. Já o restante do elenco, inclusive Riquelme, foi comandado pelo técnico Julio César Falcioni em um treino de posse de bola em apenas metade do campo.
A principal novidade foi a presença do lateral-direito Roncaglia, que só correu em volta do gramado. Negociado com o Fiorentina-ITA, o atleta não aceitou o seguro proposto pela direção do Boca Juniors e não foi relacionado para a decisão. Porém, foi convencido pelos companheiros a acompanhar a delegação xeneize no Brasil.
Ao término da atividade, os argentinos deixaram o gramado do Pacaembu ao som de cumbia e não falaram com a imprensa.

Princípio de confusão faz Boca evitar torcida na chegada ao Brasil

Corintianos e fãs da equipe argentina se estranham no Aeroporto de Cumbica. Filial brasileira de organizada xeneize comparece em peso

Por Diego Ribeiro Guarulhos, São Paulo
775 comentários
O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, recebeu na tarde desta terça-feira uma pequena prévia do que será a grande final da Taça Libertadores entre Corinthians e Boca Juniors, nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu. A delegação da equipe argentina desembarcou no Brasil no início da tarde, mas não pôde passar pelo saguão do aeroporto para evitar uma confusão maior entre torcedores de Boca e Timão, que se estranharam enquanto aguardavam o desembarque.
O avião que trouxe jogadores, dirigentes e torcedores argentinos aterrissou por volta das 12h30m. Só depois de uma hora, a Infraero confirmou que parte da delegação sairia pela pista, sem qualquer contato com os fãs. Alguns dirigentes e torcedores saíram normalmente pelo saguão.
Desembarque do Boca (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Torcida do Boca Juniors comparece em peso ao desembarque do time argentino e se estranha com corintianos (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
Cerca de 50 brasileiros torcedores do Boca compareceram ao aeroporto. Eles pertencem à filial nacional da La 12, principal torcida da equipe argentina. Munidos de bandeiras, faixas e suas carteirinhas de inscrição, os quase “hermanos” cantavam as principais músicas da organizada em um clássico “portunhol”. A maioria deles se diz torcedor só do time de Julio Cesar Falcioni.
- Sou torcedor do Boca desde 2007, quando eles ganharam do Grêmio. Minha família é são-paulina, mas aprendi a amar o Boca, a garra com que eles jogam. Hoje sou 100% Boca - afirmou Márcio Silva, um dos integrantes da La 12.
Corintiano leva bandeira, provoca e arruma confusão (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Corintianos provocaram a torcida do Boca com
gritos de 'Vai, Corinthians!' (Foto: Diego Ribeiro)
A confusão começou com os primeiros gritos de “Vai, Corinthians” proferidos por pessoas que passavam pelo local. Aos poucos, mais corintianos se juntaram e iniciaram uma guerra de gritos com os fãs do Boca. Até uma bandeira do Timão apareceu. Com os ânimos exaltados, um corintiano tentou partir para cima dos torcedores da equipe argentina, mas foi rapidamente contido por seguranças.
Depois, com a confirmação da saída pela pista, o saguão de Cumbica esvaziou rapidamente. Um dirigente do Boca coordenou a ida de torcedores até o hotel em que a delegação está hospedada, na Zona Sul de São Paulo. A equipe descansa durante a tarde e, à noite, vai ao Pacaembu treinar e fazer o reconhecimento do gramado.
Na torcida, os integrantes da La 12 paulistana ainda buscam ingressos para a decisão. Eles já entraram em contato com os colegas argentinos em busca de entradas, mas foram informados de que será muito difícil colocá-los nas arquibancadas. O reduto do Boca no Brasil é um bar da Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo. Quem não for ao Pacaembu estará lá.

Arquibancadas da Arena Corinthians iniciam nova etapa

Vigas de jacaré começam a ser instaladas no Prédio Oeste, onde ficarão os camarotes. 42% das obras do estádio já foram concluídas

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
92 comentários
Com 42% das obras concluídas, a Arena Corinthians começou a receber, nesta terça-feira, as vigas de jacaré que estão sendo instaladas no Prédio Oeste. No total, 194 vigas, com formato denteado, de 34 toneladas, irão compor os apoios dos degraus das arquibancadas do estádio, que terá configuração retangular.

O Prédio Oeste irá abrigar as áreas vip, lojas, camarotes e convenções do estádio. A previsão é que a montagem das peças seja concluída até outubro deste ano. Estas vigas são fabricadas no próprio canteiro de obras.
Arena Corinthians (Foto: Leandro Canônico)Obras na Arena Corinthians (Foto: Leandro Canônico)

A Arena Corinthians vai receber seis jogos da Copa do Mundo de 2014, entre eles, a abertura da competição. O estádio terá capacidade para 65.807 pessoas e está previsto para ser concluído em dezembro de 2013.

Com quase 1.900 trabalhadores divididos em três turnos, a obra deverá ser concluída em dezembro de 2013.

Andrezinho vai entregar a camisa 10 a Seedorf e voltar a usar a 17

Meia diz ser uma honra passar seu número para o holandês e, contra o Bahia, usará o que pertencia a Herrera, que vai para os Emirados Árabes

Por Rafael Cavalieri e Thales Soares Rio de Janeiro
34 comentários
Andrezinho coletiva Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Andrezinho vai passar a 10 para Seedorf
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Quando acertou com o Botafogo, o meia Andrezinho chegou ao clube com a incumbência de ser o camisa 10. Agora, depois de seis meses, vai passar o número para Seedorf, como informou o presidente Maurício Assumpção no programa "Bem, Amigos!" na noite de segunda-feira, e já pediu para usar o 17 no jogo contra o Bahia, sábado, no Engenhão, quando o holandês deve ser apresentado aos torcedores.

A camisa 17 pertencia ao argentino Herrera, negociado com o Emirates Football Club, dos Emirados Árabes, desde 2010, quando ele foi contratado pelo Botafogo. Segundo Andrezinho, ele voltará a utilizar o número sem qualquer problema.
- Além de não ter essa vaidade, daqui a alguns anos terei a honra de dizer para meus filhos e netos que fui um jogador privilegiado por conquistar o que conquistei ao lado de grandes ídolos. Será uma gratificação grande ter usado a camisa que ele vai usar. Quando cheguei ao Botafogo, fiquei com a 10, já que o Herrera usava a 17 e ele ainda brincou comigo por isso. Disse que não havia problema e, agora, no próximo jogo já pretendo usá-la novamente - disse Andrezinho.
Apesar de ter falado sobre a importância do número 17 em sua carreira, Andrezinho fez questão de dizer que não existe qualquer superstição com relação a isso. Ele lembrou os momentos em que as coincidências transformaram a camisa em um símbolo de sua trajetória.
- Nos grandes momentos da minha carreira usei a camisa 17. Foi assim no meu primeiro jogo como profissional, na primeira convocação, no Internacional. Só na Coreia do Sul eu usei a 10 por quatro anos. Mas cada um tem sua forma de pensar. No meu caso, não é superstição - afirmou Andrezinho.

Vasco espera anunciar renovação de Renato Silva nesta quarta

Diretoria aguarda chegada de documentos de clube chinês na noite desta terça-feira para sacramentar permanência de zagueiro

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
6 comentários
Renato Silva treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Renato Silva vive expectativa da renovação
(Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
A madrugada será de expectativa em São Januário. O Vasco espera receber na noite desta terça-feira no Brasil os documentos necessários para formalizar o novo contrato de Renato Silva. A papelada vem da China, país do clube que é detentor de parte dos direitos do zagueiro. Por isso, o trâmite final será consolidado na manhã desta quarta, horário asiático.
Assim, o Vasco tem a expectativa de anunciar na manhã desta quarta-feira, no fuso horário do Brasil, a permanência de Renato Silva. O zagueiro, que estava emprestado ao clube até o último sábado, terá 50% dos seus direitos econômicos adquiridos, e assinará contrato válido até o fim de 2014.
Na manhã desta terça-feira, após treino do Vasco na praia da Barra da Tijuca, Renato Silva não escondeu sua ansiedade pelo desfecho do caso.
- Está 99% acertado. Esse 1% é que não resolve nunca - disse.
O diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas, mostrou-se tranquilo quanto à permanência de Renato Silva. Mas também admitiu que há uma expectativa pela chegada dos documentos que permitirão o anúncio oficial.
- Está tudo certo entre as partes. Não há mais nada a negociar. Agora estamos pela questão burocrática - explicou.
No entanto, mesmo que o caso seja solucionado nesta quarta, Renato Silva tem poucas chances de enfrentar o Figueirense, neste domingo, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque o novo contrato precisa ser registrado na CBF até esta sexta, e pode não haver tempo hábil para isso.

Eduardo Costa busca retomada de olho em brecha de Romulo

Com menos oportunidades do que Nilton e Fellipe Bastos mas números positivos, volante promete lutar por reafirmação no Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
5 comentários
Eduardo Costa no treino do Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Eduardo Costa vive expectativa de nova chance
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
As lesões musculares impediram que Eduardo Costa tivesse regularidade no time do Vasco. Mas agora, com a forma recuperada, ele enxerga a recente saída de Romulo – negociado com o Spartak Moscou – como o momento propício para buscar novamente uma vaga entre os titulares. Fellipe Bastos foi o escolhido por Cristóvão Borges para assumir esse lugar no jogo contra a Ponte Preta. No entanto, existe a chance de ele não estar com seu novo contrato com o clube regularizado a tempo de enfrentar o Figueirense, neste domingo.
Além disso, Eduardo Costa se apoia em números para mostrar confiança na possibilidade de lutar por uma vaga. Embora tenha sido o volante remanescente com menos oportunidades entre os titulares em 2012, com 11 participações – contra 22 de Nilton e 23 de Fellipe Bastos –, o Vasco teve 70% de aproveitamento de pontos nas partidas em que começou em campo. Sua maior sequência desde o início de um jogo foi no mês de março, quando disputou cinco partidas consecutivas.
Eduardo Costa admite que as lesões, que começaram ainda na pré-temporada, prejudicaram seu rendimento e, por consequência, diminuíram suas chances de se firmar. Por isso, o volante de 29 anos mostra-se confiante em aproveitar o momento e buscar a retomada.
- Depois daquela sequência em março, as chances rarearam um pouco. Mas o futebol muda de minuto em minuto. Como Romulo saiu de forma repentina, claro que fico na expectativa de voltar a ter oportunidades. Cristovão é competente e vai decidir o melhor para o Vasco. Eu vou fazer minha parte, que é estar em boas condições caso ele decida por me aproveitar com mais regularidade. Acredito que mostrei desde que cheguei ao clube que posso contribuir com minha experiência, com a minha força defensiva e vontade de ajudar. A minha expectativa, respeitando as decisões do treinador e meus companheiros, é recuperar importância e espaço na equipe - disse ele, que foi titular do time campeão da Copa do Brasil, em 2011

Sunga parisiense de Juninho vira assunto em treino na praia

Jogadores ensaiam brincadeira com capitão após treinamento. 'Comprada na Champs-Élysées. Então a gente vai falar o quê?', diz Alecsandro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
101 comentários
Depois de um puxado treino físico na praia sob sol e calor, na manhã desta terça-feira, os jogadores do Vasco trocaram os uniformes pelas roupas de banho e deram um mergulho no mar da Praia da Barra da Tijuca. E foi a vez do sempre discreto Juninho Pernambucano chamar a atenção pela sunga estampada e colorida.
Juninho pernambucano vasco praia (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Com sunga estampada, Juninho posa para foto com torcedores  (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
A peça logo virou assunto entre os jogadores. Mas não houve muito tempo para as brincadeiras. Além de ser capitão e jogador mais velho do Vasco, com 37 anos, Juninho se impôs pela grife.
- O pessoal até comentou, mas a sunga é de Paris, né? Comprada na Champs-Élysées. Então a gente vai falar o quê? - brincou o atacante Alecsandro, referindo-se à avenida mais famosa da capital francesa.
Juninho pernambucano Dedé abuda alecsandro vasco praia (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Juninho com sua sunga "comprada na Champs-Élysées" (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Juninho pernambucano Dedé abuda alecsandro vasco praia (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Juninho deixa a água ao lado de Dedé, Jomar e Alecsandro (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

'Artilheiro das vitórias', Alecsandro espera fechar ano com títulos

Atacante, que marcou gols em triunfos do Vasco no Brasileirão, afirma que meta principal é a conquista do Brasileirão

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
8 comentários
Alecsandro terminou a sétima rodada como artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, com cinco gols. Todos eles marcados nas cinco partidas em que o Vasco venceu na competição. Seja apenas coincidência ou não, o atacante se mostra satisfeito com essa marca, mas garante que sua meta é ver a equipe chegar ao fim do ano com o troféu mais importante.
- O gol marcado numa partida em que seu time vence é ainda mais importante. Ele faz você ter a certeza de que fez o correto e dá tranquilidade para trabalhar. O ideal seria que fosse sempre assim. Mas espero que sempre que marcar gols, ajude o Vasco de alguma forma - disse.
Alecsandro, Treino do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Alecsandro toma água de coco ao lado de Eduardo Costa após treino do Vasco na praia, nesta terça-feira (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O atacante lembrou ainda que continua em busca da artilharia do Campeonato Brasileiro, que seria um feito inédito em sua carreira. Mas lembrou que seu principal objetivo é que seus gols levem o Vasco ao título da competição. Alecsandro é o goleador da equipe na temporada, com 20 gols em 33 partidas oficiais.
- Claro que a artilharia vale. O troféu que fica em casa ninguém tira. Mas a verdadeira artilharia é aquela que combina com título - frisou.
Alecsandro é o sétimo colocado na disputa de artilheiro do ano no futebol brasileiro. Ele está a 17 do líder Neto Baiano, que defende o Vitória.

Campeão pela Seleção sub-20, zagueiro é integrado aos profissionais

Luan, de 19 anos, passa a treinar sob o comando de Cristóvão Borges, sendo mais uma opção para o Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
16 comentários
O treinamento realizado na manhã desta terça-feira, na Praia da Barra da Tijuca, marcou a primeira atividade de Luan como integrante do elenco profissional. O zagueiro de 19 anos, que até então defendia os juniores, passou a trabalhar sob as ordens de Cristóvão Borges.
Luan, Treino do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Luan participa de treino dos profissionais do Vasco na manhã desta terça-feira (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
No último domingo, Luan ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o título do Torneio Quadrangular Internacional, disputado na Argentina. A equipe, comanda por Ney Franco, foi campeã da competição disputada com Argentina, Chile e Uruguai. O zagueiro também fez parte do elenco que venceu o Torneio Oito Nações, disputado na África do Sul.
Além de Luan, Cristóvão conta com Dedé, Renato Silva, Rodolfo, Douglas, Fabrício e Jomar como opções para a zaga do Vasco.

Cruzeiro está perto de anunciar a contratação de Borges, do Santos

Artilheiro do Brasileiro do ano passado anda em má fase no Peixe

Por Juliano Costa e Lucas Catta Preta São Paulo e Belo Horizonte
140 comentários
Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2011, com 23 gols pelo Santos, o atacante Borges está perto de trocar a Vila Belmiro pela Toca da Raposa. O jogador tem contrato até o fim do ano, mas foi liberado pelo Peixe para negociar com o Cruzeiro.
Gerente de futebol do clube paulista, Nei Pandolfo diz que o negócio "ainda não está fechado", mas que "uma novidade pode pintar nos próximos dias".
- Estamos conversando, e existe essa possibilidade (de ele ir para o Cruzeiro). Há o interesse. Ele tem um agente novo, que não é mais o Márcio Rivellino e cujo nome eu me esqueci. É esse agente quem está negociando - disse Nei, por telefone.
Alexandre Mattos, diretor de futebol do Cruzeiro, foi mais enigmático. O dirigente do clube mineiro disse que não confirma e nem desmente a informação. Mattos limitou-se a dizer que "o Cruzeiro está trabalhando para se qualificar" e que só se pronunciará depois que os reforços "estiverem em Belo Horizonte, com exames feitos e contratos assinados".
Borges no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Atacante Borges negocia com o Cruzeiro (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
Natural de Salvador (BA), Borges completará 32 anos em 5 de outubro. Passou por clubes como São Caetano (2004), Paysandu (2005), União São João (2005), Paraná (2005), Vegalta Sendai-JAP (2006), São Paulo (2007 a 2009) e Grêmio (2010-2011). Conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro em 2007 e 2008 com o São Paulo, do Campeonato Gaúcho de 2010 com o Grêmio e do Paulistão deste ano pelo Santos.
Na temporada, Borges anda devendo. Fez sete gols em 25 jogos, média de 0,28, bem abaixo da registrada no ano passado, quando anotou 24 gols em 33 partidas, média de 0,72. Borges chegou, inclusive, a perder a posição durante a Libertadores para Alan Kardec, cujo contrato de empréstimo do Benfica expirou na semana passada. O Santos busca reforços na Argentina - Martínez, do Vélez Sarsfield, é o nome desejado pela diretoria para o ataque.

Fahel cobra dívida do Bota: ‘Me deve três meses, mas contrata o Seedorf’

Volante vai reencontrar o ex-clube no próximo sábado, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
625 comentários
Reencontrar o Botafogo já não é novidade para o volante Fahel. No Bahia desde o ano passado, ele esteve em campo nas duas partidas em que o Tricolor baiano empatou com o Alvinegro no Brasileirão de 2011. A novidade neste novo reencontro pode ser a apresentação do meia Seedorf, que chega ao Botafogo depois de dez temporadas com a camisa do Milan-ITA.
Conhecedor de grande parte do elenco do adversário do próximo sábado, Fahel comentou a chegada do reforço de peso e aproveitou para fazer uma cobrança.
- Seedorf é um grande atleta. Mas, particularmente, não entendo o Botafogo. Me deve três meses e contrata o Seedorf (risos). Não só a mim, mas a vários atletas. Mas que o Seedorf seja bem-vindo. É um excelente atleta. E que eles me paguem! - declarou, aos risos, Fahel.
fahel comemora gol do bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)Fahel quer voltar a fazer gol diante do Botafogo (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)
Dívidas à parte, o volante diz que o confronto com o Botafogo é como qualquer outro. Depois de salientar a qualidade do elenco alvinegro, Fahel fez questão de deixar claro o objetivo do Bahia, que não perde há três rodadas:
- Vencer sempre, seja fora ou dentro de casa. Como perdemos dois pontos preciosos para o Inter dentro de casa, temos que buscar fora.
No ano passado, o Bahia empatou duas vezes com o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, em Pituaçu, o jogo terminou 1 a 1, com gol de Fahel (veja os melhores momentos no vídeo abaixo). Em São Januário, empate por 2 a 2. Neste sábado, o volante pretende se inspirar e voltar a balançar a rede diante da equipe carioca.
- Sempre procuro fazer o meu melhor. Volante tem só uma oportunidade no jogo e, se não aproveitar, acaba passando em branco. Procuro sempre caprichar quando surge a oportunidade. Se tiver oportunidade neste jogo, gostaria de fazer mais um gol - finalizou.
Com 66 jogos pelo Bahia, Fahel marcou sete gols. No Campeonato Brasileiro, o volante é o artilheiro do time, com dois gols marcados.
Botafogo e Bahia se enfrentam às 18h30m do próximo sábado (horário de Brasília), no Engenhão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Com nove pontos, o Alvinegro carioca é o nono colocado da tabela. O Bahia, com sete pontos, é o 15º.

Jade pede que CBG repense decisão: 'A esperança é a última que morre'

Após ter sido cortada dos Jogos por não ter concordado com termos do contrato, ginasta volta atrás, assina, mas entidade mantém posição

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
215 comentários
Jade Barbosa ainda tem esperança de disputar pela segunda vez os Jogos Olímpicos. Mesmo que a posição da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) pareça irredutível. Nesta terça-feira, no ginásio do Flamengo, a ginasta fez um apelo marcado por lágrimas. Quer que a entidade repense a decisão e a deixe voltar à seleção brasileira.
Ginástica jade barbosa (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)Jade Barbosa chora durante a entrevista coletiva (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)
- A esperança é a última que morre. Estou pedindo de coração. É um sonho. O atleta trabalha buscando sonhos, buscando metas. Se a parte burocrática já foi resolvida, o que falta? Eu não estou preparada? Eu digo que estou - disse.
No dia 25 de junho, Jade não se apresentou para treinar com a seleção no CT do Velódromo, no Rio. Dois dias depois, no treino aberto para a imprensa, a CBG afirmou que ela estava fora da equipe. A ginasta não aceitou assinar o termo em que se comprometia a usar os uniformes da entidade, com seus devidos patrocinadores. Eliseth Chagas, sua madrasta, disse que a família não havia recebido nenhum comunicado oficial da entidade sobre o corte. No dia seguinte, Jade recuou. Decidiu assinar o contrato, mas não conseguiu comover os dirigentes. A CBG manteve a posição. Não citou o nome de sua principal ginasta no aviso de entrevista coletiva para anunciar as sete atletas que irão fazer um período de aclimatação na Inglaterra. A lista final para os Jogos contará apenas cinco ginastas.
Nesta terça, Jade disse que nunca se negou a usar o uniforme, mas sim que estava negociando com a CBG algumas cláusulas do contrato. Lembrou que é atleta do Time Rio, que recebeu investimento da prefeitura, do COB  e do Flamengo neste ciclo olímpico e que o investimento feito nela foi grande.
- Eu resolvi assinar esse contrato justamente porque foi muito investimento, foram muitos anos, muito trabalho, muitos sonhos que não poderiam ser largados por cláusulas contratuais. Então, a gente decidiu que valia a pena. Eu fiz a minha parte, assinei o contrato, eu cedi em vários momentos. Estou aqui disposta a ter qualquer tipo de avaliação. Esse é um sonho, estou me preparando há muito tempo para isso. Agora só cabe à CBG me dar essa oportunidade de participar de uma coisa que eu lutei muito. Quero muito essa oportunidade, quero muito estar nas Olimpíadas. Cláusulas contratuais não podem atrapalhar o esporte no Brasil. Eu fui até onde consegui ir com essa história. Eu venho lutando desde o início do ano, sempre atendi aos telefonemas e respondi aos emails para juntos resolvermos isso. Mas quando vi que estava atrapalhando demais, a gente acabou cedendo. Vi que não tinha mais como. Fui no máximo que eu pude - afirmou Jade, que não quis falar sobre quais seriam essas cláusulas.
Desde o início do ano, os problemas burocráticos também tiraram Jade das competições internacionais.
- Eu me preparei para todas. A gente faz avaliações antes de ir, fazemos simulações de competições aqui dentro. Não competi, mas estava preparada. Cumpri todo o cronograma de planejamento e nunca deixei de treinar. Nesta última semana, mesmo depois de tudo isso, passei noites em claro, mas não deixei de treinar.
 Durante todo o processo, o Flamengo preferiu não interferir. Na ultima semana, a participação do clube foi convesar com a atleta para saber no que puderia ajudar e entregar o contrato assinado para o COB repassá-lo à CBG.
- O COB está nos apoiando. Ele não vai interferir na decisão da CBG, mas como a própria atleta falou, ele investiu, já que ela faz parte de um projeto. Então o COB também não tem nenhum interesse de que ela não esteja nas Olimpíadas. Eles não vão interferir no processo, só vão tentar ajudar dentro do que é coerente para eles - disse a vice de esportes olímpicos da Gávea, Cristina Callou.

Anderson para Sonnen: 'Brincadeira acabou. Você está f...'

Brasileiro provoca o americano em português na hora da encarada, após a coletiva de imprensa oficial da luta principal do UFC 148, em Las Vegas

Por Adriano Albuquerque e Amanda Kestelman Direto de Las Vegas, EUA
303 comentários
Mini header anderson silva e Chael sonnen luta do século 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Após a tensa coletiva de imprensa oficial da luta principal do UFC 148, envolvento Dana White, Chael Sonnen e Anderson Silva, o momento mais aguardado por todos presentes ao Lagasse’s Stadium, em Las Vegas, era a tradicional encarada entre os dois lutadores. Com os ânimos aquecidos pela troca de acusações e provocações, o brasileiro não se conteve e, quando se aproximou de Sonnen, que fez sua pose tradicional, tocando o peito no peito do rival, disparou, em português:
- A brincadeira acabou. Você está f...
Dana White, que separava os lutadores para evitar que houvesse agressões, e Chael Sonnen, não entenderam o que foi dito. Ed Soares, empresário e que fez a função de tradutor de Anderson na coletiva, confirmou a informação para o SPORTV.COM.
Anderson Silva e Chael Sonnen se enfrentam pela segunda vez neste sábado, em Las Vegas, na atração principal do UFC 148. O evento terá transmissão ao vivo e na íntegra do canal Combate. A TV Globo exibirá a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen logo após o "Altas Horas". O SPORTV.COM vai acompanhar o evento em Tempo Real, na íntegra.
CARD PRINCIPALAnderson Silva x Chael Sonnen
Forrest Griffin x Tito Ortiz
Cung Le x Patrick Côté
Dong Hyun Kim x Demian Maia
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton
CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Costa Philippou x Riki Fukuda
John Alessio x Shane Roller
Rafaello Oliveira x Yoislandy Izquierdo

No último treino, Tite orienta defesa e testa 'armadilha' no ataque

Técnico mostra preocupação com infiltração e cruzamentos do Boca. Na frente, faltas batidas para a área serão uma das grandes armas para a final

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
188 comentários
A véspera da decisão da Taça Libertadores contra o Boca Juniors foi para acertar detalhes no Corinthians. No treino desta terça-feira, no CT Joaquim Grava, o técnico Tite colocou apenas os titulares em campo para dar as últimas orientações antes do duelo de quarta, às 21h50m, no Pacambu, valendo o título do principal torneio das Américas.
O atacante Jorge Henrique foi utilizado novamente e tem presença certa. O jogador sofreu um problema muscular na coxa direita na Bombonera, mas conseguiu se recuperar. O treinador, aliás, deixou Romarinho de sobreaviso caso o titular não tivesse condições.
Tite orienta o Corinthians no último treino antes da final (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Tite orienta o Corinthians no último treino antes da final (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
Depois do aquecimento e de um treino recreativo, apenas os 11 atletas que iniciam a partida ficaram no gramado. Tite falou bastante com a equipe, principalmente para orientar a marcação. O treinador simulou jogadas de infiltração do Boca pelo meio, espaço ocupado por Riquelme, e pelas laterais, com cruzamentos que visarão o centroavante Santiago Silva.
- É um time que prioriza muito a bola alta. Os jogadores ganham muito esse tipo de jogada. Precisamos ter cuidado com eles - afirmou o meia Danilo.
A equipe foi também orientada no setor ofensivo. O técnico não abre mão do esquema passou a utilizar somente no mata-mata do torneio, com Jorge Henrique e Emerson abertos pelos lados. Alex será o principal articulador, tendo Danilo um pouco mais avançado, fazendo quase a função de um camisa 9.
Outra alternativa ofensiva treinada nesta terça foi a batida de falta para a área. Alex seguiu com a responsabilidade de cobrá-las. Chicão e Leandro Castán foram posicionados na área ao lado de Danilo, grande cabeceador alvinegro na temporada. Foi dele inclusive o gol que garantiu o empate contra o Santos, no Pacaembu, e colocou o time na decisão.
Depois do empate por 1 a 1 na Bombonera, Corinthians e Boca Juniors precisam vencer para decidir quem ficará com o título, nesta quarta-feira, a partir das 21h50m, no Pacaembu. Em caso de uma nova igualdade, seja por qualquer contagem, a decisão irá para 30 minutos de prorrogação. Persistindo, a disputa será nos pênaltis. A Rede Globo transmite a partida ao vivo para todo Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
O Corinthians começa a decisão com: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson.

Luis Fabiano escapa de punição pesada e é suspenso por dois jogos

Atacante corria risco de pegar gancho de até 12 partidas por causa de sua expulsão na partida contra o Atlético-MG, no último dia 17 de junho

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
130 comentários
Luis Fabiano treino São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Luis Fabiano é desfalque para enfrentar o Coritiba,
no domingo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
O técnico interino Milton Cruz ganhou sua primeira dor de cabeça no comando do São Paulo. O atacante Luis Fabiano foi julgado no início da noite desta terça-feira por causa de sua expulsão na partida contra o Atlético-MG, no último dia 17 de junho, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, e punido com dois jogos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Com a pena imposta pelo STJD, o atleta, que é o vice-artilheiro do torneio nacional com quatro gols, será desfalque do Tricolor no próximo domingo, contra o Coritiba, no estádio do Morumbi. Como já cumpriu suspensão automática na partida contra a Portuguesa, na sexta rodada, o Fabuloso deve voltar ao time no clássico contra o Palmeiras, marcado para o dia 15 de julho, na Arena Barueri.
Luis Fabiano esteve presente no Tribunal e foi ouvido pelos auditores. O atleta justificou que, como capitão da equipe, se dirigiu ao árbitro com a intenção acalmar seus companheiros após uma falta marcada a favor do Atlético-MG. Segundo o site Justiça Desportiva, o camisa 9 do São Paulo admitiu que se excedeu após receber o cartão vermelho, mas também destacou que foi punido pela direção do clube com multa salarial.
Na ocasião, o árbitro Elmo Alves Resende Cunha justificou a expulsão de Luis Fabiano contra o Galo por motivo de reclamação. Após o cartão vermelho, o atacante ofendeu o juiz e teve de ser contido pelos companheiros antes de sair do gramado.
"Seu filho da p.., você é um v..., dá vontade de te meter soco na cara, vagabundo, te encher de pancada", escreveu Elmo Resende na súmula da partida, ao denunciar as ofensas do tricolor.
A Promotoria do STJD enquadrou o são-paulino nos artigos 258 (assumir qualquer conduta contrária à indisciplina ou à ética desportiva) e 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que previa um gancho de até 12 jogos. Porém, os todos auditores optaram por absolver o atleta no artigo 243 e puni-lo com duas partidas de suspensão.

Assunção se emociona, cogita adiar adeus e diz: ‘Ninguém me queria’

Volante agradece ao Palmeiras por chance dada e trata final com o Coxa como a mais importante da carreira. Aposentadoria pode ser esticada

Por Diego Ribeiro São Paulo
28 comentários
Marcos Assunção no treino do Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Marcos Assunção deve voltar ao time nesta quinta,
contra o Coritiba (Foto: Ag. Estado)
O volante Marcos Assunção já declarou em algumas oportunidades que duas coisas o fariam adiar a aposentadoria, marcada previamente para o fim desta temporada: a boa forma física e a possibilidade de disputar uma Taça Libertadores. A parte física, ele garante, está em dia. E agora, o capitão do Palmeiras está a dois jogos de conquistar uma vaga na competição sul-americana, em caso de título na Copa do Brasil diante do Coritiba. Nesta terça-feira, Assunção deu uma ideia do tamanho que essa conquista pode ter para a sua carreira. E desabafou.
– Espero que seja a conquista mais importante da minha carreira. Fui campeão na Itália, no Oriente Médio e na Espanha. Mas aqui será especial. Quando voltei depois de dez anos fora, ninguém me queria. Fiquei de maio a dezembro de 2009 só treinando, e no fim de semana jogava futebol em Caieiras (cidade natal). Não recebia nada, nenhum clube acreditou em mim. Fui para o Grêmio Prudente, depois o Palmeiras me deu essa oportunidade. Vai ser emocionante. Só de pensar, fico emocionado – afirmou Assunção.
O momento do volante é semelhante ao do Palmeiras, que não conquista um título de elite nacional há 12 anos – o último foi a Copa dos Campeões de 2000. Assunção sente que, assim como ele, o clube andava desacreditado. Uma vitória sobre o Coritiba, nesta quinta-feira, pode começar a mudar o panorama.
– O Palmeiras está há muito tempo sem ganhar, por isso perdeu credibilidade. A partir do momento em que você perde, é normal que desacreditem. Eu quero o título agora. Sonho com isso. Penso em levantar a taça, vir aqui daqui alguns anos e ver minha foto estampada em um pôster de campeão – disse o volante.
Sobre a aposentadoria pré-marcada, Marcos Assunção mostra cada vez mais inclinação a esticar um pouco mais sua presença nos gramados. Mas quer esperar o desfecho da decisão da Copa do Brasil para esclarecer melhor seu futuro.
– Vamos esperar o que acontece, mas se o Palmeiras passar para a Libertadores, eu gostaria de continuar sim. O Palmeiras tem de querer, não só eu. Mas antes temos uma batalha pela frente, e precisamos ganhar – ressaltou o volante.
Marcos Assunção está recuperado de uma lesão na coxa direita e estará em campo contra o Coritiba. No domingo, depois da vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, pelo Brasileiro, o volante já dizia que estava bem e iria para o jogo.

Jon Jones pede mais tempo para concluir programa de abuso de álcool

Jon Jones foi detido em maio pela polícia de Binghamton, no estado de Nova York, após bater seu carro. O atleta apresentou sinais de embriaguez

Por SporTV.com Binghamton, EUA
14 comentários
Jon Jones MMA UFC (Foto: Reprodução)Sentença final do lutador sairá no próximo dia 31
de julho, em Nova Jersey (Foto: Reprodução)
O campeão dos meio-pesados do UFC, Jon Jones, compareceu nesta terça-feira na corte de Binghamton, em Nova Jersey, para pedir mais tempo para concluir o programa de abuso de drogas e álcool. Com isto, a sentença final ficou marcada para o dia 31 de julho, no mesmo tribunal.
Jon Jones, de 24 anos, foi detido pela polícia de Binghamton, no estado de Nova York, após bater seu carro. O atleta apresentou sinais de embriaguez, e foi levado para a chefia de polícia local para prestar esclarecimentos.
O lutador declarou-se culpado da acusação, mas fez um acordo com a promotoria do estado americano. A pena de Jones pelo acordo aceito pelos seus advogados é uma multa de mil dólares (cerca de R$ 2 mil) e liberdade condicional por um ano, suspensão de sua licença para dirigir, avaliação sobre uso e dependência de álcool, restituir o prejuízo das vítimas envolvidas, além da instalação de mecanismo de bloqueio da ignição em seus automóveis. O aparelho só permite que o condutor ligue seu carro após um teste numa espécie de bafômetro e ainda repete o exame em horários aleatórios.
Jones voltará aos octógonos no dia 1º de setembro, quando defenderá seu cinturão contra Dan Henderson, no UFC 151, em Las Vegas.

Oficial de Justiça bate à porta, Juliana Veloso é demitida do Flu e desabafa

Saltadora acusa diretoria de 'falta de respeito' e dispara: 'Fui vítima de bala perdida'. Tricolor diz que deseja rescindir porque atleta desrespeitou o clube

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
104 comentários
Na última quinta-feira, Juliana Veloso levou um susto ao ver um oficial de Justiça bater à porta da sua casa com uma notificação de multa por parte do Fluminense. Mesmo sem entender, ela assinou a documentação. No dia seguinte, porém, um novo documento do 6º Ofício de Notas foi entregue à atleta orientando que, num prazo de 48 horas, ela deveria se apresentar para encerrar imediatamente seu contrato com o Tricolor. Segundo Juliana, ela não esperaa o rompimento e fez uma analogia, dizendo que foi vítima de "uma bala perdida", sem explicações e nem satisfações por parte da diretoria. Tudo isso às vésperas do embarque para as Olimpíadas de Londres, onde representará o Brasil nos saltos ornamentais. Sua viagem está marcada para o próximo dia 20.
- Ninguém falou nada comigo, faltou tato. Um oficial de Justiça bateu às 8h da manhã na minha porta. A palavra vítima não é legal, mas fui vítima de uma bala perdida. Nasci dentro do clube, fui federada aos três anos. Há cinco dias tento falar com alguém do Fluminense e não consigo. Um funcionário chegou a dizer que parecia brincadeira de gato e rato. Eu não estou brincando de nada. Isso não interfere na minha viagem para as Olimpíadas, mas interfere na cabeça do atleta - desabafou Juliana Veloso ao GLOBOESPORTE.COM.
Juliana Veloso na prova de saltos ornamentais no Pan do México (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)Juliana Veloso na prova de saltos ornamentais no Pan do México (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
Aos 31 anos, Juliana destaca sua identificação com o Fluminense e faz uma ressalva:
- Sou benemérita, a mais nova atleta a conseguir esse título, estou indo para minha quarta Olimpíada. Jamais vou querer ficar mal com a torcida do Fluminense, e deixo bem claro que não existiu conversa antes dessa atitude. Tinha contrato até o fim do ano. Se eu for para outro clube do Rio, ainda vão me chamar de mercenária. Essa diretoria tem muita falta de respeito, não sei se é só comigo, mas nunca me senti querida por eles. Se eu não expor isso, vão achar que está tudo bem. É um clima muito estranho.
A saltadora olímpica ainda direcionou críticas à estrutura de treinos do Fluminense, e comentou o fato de ter feito recentemente fisioterapia no Flamengo.
- Fui fazer fisioterapia no Flamengo com um fisioterapeuta do Cômite Olímpico Brasileiro (COB) porque o Fluminense não oferece, tem horários e dias restritos. Além disso, o trampolim do clube já não é o ideal. Então, passei a treinar no Julio Delamare. Não estava fazendo favor ao Fluminense. Estou indo para minha quarta Olimpíada. É um esporte que ninguém me ajuda, faço por prazer - destacou Juliana Veloso.
Juliana também direcionou críticas ao atual vice-presidente de futebol do Fluminense, Sandro Lima, que já foi responsável pelos esportes olímpicos do Tricolor.
- Tive uma lesão e liguei para o Sandrão dizendo que precisava de ajuda. Ele me perguntou se eu tinha plano de saúde, pois poderia me indicar um profissional. Total falta de respeito - completou.

Em nota oficial, o Fluminense justificou o rompimento. Para o clube, a saltadora foi seguidamente desrespeitosa em declarações à imprensa. Confira.

Nota sobre a saltadora Juliana Veloso
O vínculo com a saltadora Juliana Veloso foi rompido porque, em mais de uma ocasião, a atleta apresentou uma postura desrespeitosa com o clube em suas declarações à imprensa, descumprindo o seu contrato. A decisão foi tomada em conjunto com o Departamento de Esportes Olímpicos, após análise dos casos recorrentes.
O Fluminense sempre deu total apoio financeiro e estrutural para que a saltadora mantivesse a boa performance em suas competições.