Hamilton tira vitória de Vettel, Alonso é 3º nos EUA, e decisão será no Brasil
No Texas, britânico da McLaren supera alemão da RBR, que
ainda vê espanhol da Ferrari subir ao pódio. Massa faz boa prova e fica
em quarto
Por GLOBOESPORTE.COM
Texas, Estados Unidos
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No Velho Oeste de Austin, capital do Texas,
Sebastian Vettel
não levou o título antecipado e sequer a vitória no GP dos Estados
Unidos deste domingo. Como nos clássicos filmes de faroeste,
Lewis Hamilton encarnou o forasteiro e invadiu o
saloon preparado
para uma possível festa do tri do alemão. Ultrapassou Vettel a 14
voltas do fim, tirando a vitória de quem havia dominado todos os treinos
do fim de semana, e triunfando na 19ª etapa da temporada 2012 da
Fórmula 1. Em segundo, o piloto da RBR só ergueria a taça se seu rival
na briga pelo campeonato, Fernando Alonso, fosse oitavo. E naquela
altura da prova, nem a vitória serviria mais para Vettel ser campeão no
Circuito das Américas: após ser rápido no gatilho na largada e pular de
sétimo para quarto, o espanhol da Ferrari ainda cruzou a linha de
chegada em terceiro, adiando a disputa do título para a última corrida
do ano, o GP do Brasil, dia 25 de novembro, em Interlagos.
Com o resultado, Vettel chegou aos 273 pontos, aumentando a vantagem na
liderança para Alonso de dez para treze pontos. Entretanto, foi o
espanhol quem saiu de Austin com o gostinho de vitória. Após temer
perder o caneco para o alemão já neste domingo, ele segue para São Paulo
ainda vivo no campeonato.
Confira a classificação.
Com chapéus de caubói, Vettel, Hamilton e Alonso formam pódio no Texas (Foto: Reuters)
O cenário passou a ser o seguinte: para Vettel levantar a taça sem
depender do espanhol,precisa chegar em quarto no Brasil. Já para Alonso
levar o título, tem que vencer e torcer para o rival ser no máximo
quinto. Se chegar em segundo, o alemão da RBR não poderá passar de
oitavo. Se cruzar em terceiro, Vettel poderá chegar no máximo em décimo.
Faça suas previsões no Simulador da Fórmula 1:
Felipe Massa
fez boa prova e terminou em quarto. Mas poderia ter ido mais além, caso
não fosse uma atitude polêmica e estratégica da Ferrari, poucas antes
de começar a prova. A equipe de Maranello violou propositalmente o lacre
da caixa de marcha do carro do brasileiro para forçar uma punição de
cinco posições no grid com o objetivo de favorecer Alonso. Com isso, o
espanhol passou de oitavo para sétimo e passou a largar do lado limpo da
pista. Partindo de 11º, Massa fez uma bela corrida de recuperação. Com
boas manobras, como as ultrapassagens sobre Michael Schumacher e Kimi
Raikkonen, cruzou em quarto.
Bruno Senna também teve um bom desempenho e foi recompensado com o décimo lugar, que lhe rendeu um ponto.
RBR leva tricampeonato no Mundial de Construtores
Como prêmio de consolação para Vettel, seu segundo lugar deu à RBR o
tricampeonato do Mundial de Construtores, mesmo com o abandono de Mark
Webber por causa de problemas mecânicos. A escuderia austríaca chegou
aos 440 pontos e não pode mais ser alcançada pela vice-líder Ferrari,
que possui 367.
Veja a classifação das equipes.
Foi a primeira corrida realizada no novíssimo Circuito das Américas,
construído especialmente para a Fórmula 1. A última prova disputada nos
EUA havia sido em 2007, no traçado misto de Indianápolis, também vencida
por Hamilton. A categoria busca conquistar de vez o grande mercado
consumidor de automobilismo nos Estados Unidos. E a resposta das
arquibancadas foi boa. Em um domingo ensolarado, cerca de 130 mil
lotaram o autódromo para prestigiar a prova que podia decidir o
campeonato.
Como em cartaz de fã, toureiro Alonso conseguiu
driblar Vettel e levar decisão ao Brasil (Foto: AP)
Decisão é no GP do Brasil, dia 25/11
Agora é a torcida brasileira que fica com o privilégio de presenciar a
disputa final da taça. O GP do Brasil, última etapa da temporada,
definirá quem será o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1:
Vettel, de 25 anos, ou Alonso, de 31. O recorde pertence a Ayrton Senna,
obtido em 1991 aos 31 anos, seis meses e 29 dias. A TV Globo transmite
ao vivo a corrida de Interlagos no próximo domingo, dia 25 de novembro, a
partir das 14h (de Brasília).
Por fora, Alonso ganhou posições na largada. Já
Lewis perdeu 2º lugar para Webber (Foto: AFP)
Ótima largada de Alonso
A grande atração da prova era a possibilidade de conquista antecipada
de Vettel. Se o alemão vencesse, Alonso precisava ser quinto. Caso
chegasse em segundo, o espanhol teria de ficar no máximo em nono. E, se
cruzasse a linha final em terceiro, teria de torcer para o rival ficar
fora da zona de pontuação. E a polêmica decisão da Ferrari em provocar a
punição a Massa acabou dando certo na largada. Do lado limpo da pista,
Alonso aliou cautela e ousadia na largada, ficou por fora e ganhou três
posições, de Schumahcer e Hulkenberg, que começaram da parte suja, e
também de Raikkonen. O quarto lugar de Alonso já seria suficiente para
adiar a disputa do título para o Brasil, em caso de vitória de Vettel. O
alemão, por sinal, manteve a ponta no começo, enquanto Webber tomou o
segundo lugar de Hamilton. Partindo de 11º, Massa ganhou uma posição na
primeira volta. Já Bruno perdeu duas, caindo para 12º.
Nas primeiras voltas, a atração foi o embate entre Hamilton e Webber
pelo segundo lugar. Após perder a posição na largada, o britânico tentou
dar o troco, mas levou o "X" do australiano. Na volta 3, não teve
jeito, e, finalmente, conseguiu a ultrapassagem.
Na volta 7, Grosjean rodou e retornou à pista logo à frente de Schumi e
Massa, que disputavam posição. Os ex-companheiros de Ferrari passaram o
francês da Lotus, e, na sequência, o brasileiro passou o alemão para
assumir a oitava posição. Grosjean continuou perdendo terreno. Foi
superado também por Senna e Pérez, e decidiu ir para os boxes.
Após largar em 11º, Massa teve corrida movimentada, com direito a boas ultrapassagens (Foto: Reuters)
Duas passagens depois, foi a vez de Bruno ultrapassar Schumi, que
sofria com o intenso desgaste dos pneus. Massa também seguia escalando o
pelotão, e tomou o sétimo lugar de Di Resta.
No grupo da frente, o ritmo de corrida das RBR não era tão forte quanto
se esperava. Com isso, Hamilton começou a reduzir a desvantagem para o
líder Vettel, enquanto Alonso tentava se aproximar de Webber, terceiro
colocado.
Na 15ª volta, Hamilton ficou a apenas 1s de Vettel, margem que dá a
possibilidade de acionar a asa móvel para tentar a ultrapassagem. Mas as
atenções neste momento se voltaram para o outro carro da RBR. Pelo
rádio, Webber foi informado que seu DRS (sistema de recuperação de
energia cinética) não estava funcionado. Curvas depois, o australiano
abandonou com problemas mecânicos. Melhor para Alonso, que assumiu a
terceira posição. Massa, que pouco antes havia passado Hulkenberg, pulou
para sexto com a saída de Webber, enquanto Senna foi para oitavo.
Apesar de o terceiro lugar ser mais do que suficiente para Alonso adiar
a decisão do título, o espanhol continuou forçando, até demais, e
acabou dando uma escapada na curva 19.
Ferrari se enrola em pit stop de Alonso e quase dá título de bandeja para Vettel
Alonso fez sua parada nos boxes na volta 21. E não foi das melhores. Os
mecânicos demoraram a trocar o pneu traseiro direito da Ferrari, e o
espanhol retornou em quinto, posição que daria o título para Vettel, que
já havia feito seu pit stop, mantendo a liderança. A essa altura, o
segundo era Raikkonen, que ainda não tinha parado, seguido por Hamilton e
Massa.
Ferrari se enrola em pit stop e quase complica luta de Alonso em impedir título de Vettel (Foto: AP)
E o drama de Alonso aumentou logo depois. O espanhol não voltou à pista
com um bom rendimento em razão dos pneus ainda frios e foi ultrapassado
por Button, caindo para sexto. Logo depois de perder a segunda posição
para Hamilton, Raikkonen finalmente foi para os boxes. O pit também foi
lento, e o finlandês voltou atrás de Alonso. No retorno à pista, Kimi
quase decidiu o campeonato: freou tudo para não acertar a Ferrari do
espanhol em cheio.
Com Vettel em primeiro e Alonso em quinto, o título ficaria com o
alemão. Porém, Massa e Button ainda não tinham feito seus pit stops. O
brasileiro parou nos boxes na passagem 26 e retornou logo atrás do
parceiro de equipe. Em quarto, o espanhol voltava a adiar a decisão do
caneco. Sem os pneus aquecidos, Massa perdeu lugares para Ricciardo e
Raikkonen, caindo para sétimo. Já Button, único dos pilotos do pelotão
da frente a iniciar com compostos duros, se manteve na pista, em
terceiro.
Enquanto isso, Vettel encontrou um bom ritmo e passou a abrir de
Hamilton na liderança. Porém, o britânico reagiu, e voltou a colar no
alemão, reduzindo a diferença para apenas 0s6.
Na 36ª volta, Button finalmente seguiu para os boxes alçando Alonso
para o terceiro lugar. Com 30s de desvantagem para Hamilton e mais de
10s à frente de Massa, que passara Raikkonen após dez voltas de duelo,
restava ao espanhol levar o carro até a bandeirada.
Lewis passou Vettel na volta 42 (Foto: AFP)
Hamilton consegue ultrapassar Vettel
E na disputa pela vitória, Hamilton seguia perto de Vettel, que tentava
administrar a pequena vantagem. E o disparo fatal veio na volta 42. Na
reta principal, o britânico colocou pela direita e tomou a ponta do
alemão da RBR. Com Vettel em segundo e Alonso em terceiro, a disputa da
taça ficou ainda mais encaminhada para Interlagos. Pelo rádio, o alemão
reclamou de que teria perdido tempo com retardatários, o que propiciou
Hamilton ter condições de reduzir a diferença para menos de 1s e usar a
asa móvel para fazer a ultrapassagem.
Nos instantes finais, duelos apenas no pelotão intermediário, como a
briga interna da Williams, com direito a toque de rodas entre Pastor
Maldonado e Bruno Senna, pela nona colocação. As posições dos ponteiros
se mantiveram até o fim das 56 voltas, deixando a decisão do título para
o próximo domingo, no Brasil.
Hamilton recebe a bandeirada para vencer primeira prova no Circuito das Américas (Foto: Getty Images)
Confira o resultado final do GP dos Estados Unidos:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h35m55s269
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 0s600
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 39s200
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46s000
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1m04s400
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1m10s300
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m13s700
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m14s500
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1m15s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m24s300
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m24s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m25s500
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Abandonaram:
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – na volta 17
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – na volta 15