quarta-feira, 1 de junho de 2011

Robben e Kuyt jogam futevôlei no RJ, e Holanda programa treino secreto

Dupla de atacantes perdeu duelo para membros da comissão técnica. Depois, tirou fotos com fãs adolescentes na praia de Ipanema

Por Victor Canedo Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente pela praia de Copacabana, mas foi no bairro vizinho de Ipanema que alguns atletas da Holanda chamaram a atenção de quem passava pelo famoso calçadão, nesta quarta-feira. Após treinarem pela manhã na Gávea, sede do Flamengo, os jogadores e comissão técnica da seleção laranja curtiram a tarde em frente ao hotel onde estão hospedados. E já no clima dos cariocas: jogando futevôlei.

A dupla formada por Arjen Robben, do Bayern de Munique, e Dirk Kuyt, do Liverpool, enfrentou a da comissão técnica, que tinha os ex-jogadores Phillip Cocu, ex-Barcelona, e Ernest Faber, ex-PSV. No fim, após pontos bem disputados, venceu a experiência.
Seleção Holanda praia (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Robben e Kuyt durante partida de futevôlei (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)


Seleção Holanda praia (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Van Marwijk, técnico da Holanda (3º da esq. para dir.),
observa a partida (Foto: Victor Canedo)

Nas laterais da quadra, adolescentes moradores da região acompanhavam os ídolos de perto e tiveram a oportunidade que muitos fãs na Gávea não conseguiram: tirar fotos e conseguir autógrafos. Até mesmo atletas menos badalados como o zagueiro Heitinga e o atacante Huntelaar, que brincavam em outra rede, não escaparam do assédio. Kuyt, sempre sorridente, foi o mais simpático com os jovens, ao contrário de seu companheiro de futevôlei, Robben.
Jantar e treino secreto

À noite, o grupo saiu para jantar em outro hotel nas proximidades, mas nada que exigisse um cansaço maior, já que o time fará um treino secreto nesta quinta-feira, no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), da Marinha, na Penha, e não uma atividade fechada na Gávea. Na sexta, o elenco embarca para Goiânia, onde fará o reconhecimento do gramado do Serra Dourada, palco do amistoso contra o Brasil, no dia seguinte, às 16h10m (de Brasília).
Seleção Holanda praia (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Seleção da Holanda no calçadão de Ipanema (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)

Pelé firma pacto de cooperação com a Fifa para ajudar na Copa de 2014

O ex-jogador promete se esforçar para garantir o sucesso do Mundial que será disputado no Brasil

Por Agência de notícias Zurique
pele cosmos hong kong (Foto: agência Reuters)Pelé falou com Blatter nesta terça (Foto: Reuters)
Pelé, o Rei do Futebol, prometeu à Fifa sua colaboração para que a Copa do Mundo de 2014 no Brasil seja um sucesso, anunciou uma fonte da entidade que comanda o futebol mundial.
De acordo com a fonte, Pelé e o suíço Joseph Blatter, que deve ser reeleito nesta quarta-feira para o quarto mandato como presidente da Fifa, conversararam na terça-feira por telefone e manifestaram "a determinação de trabalharem juntos para a proteção e o desenvolvimento do futebol".
- Pelé prometeu a Blatter e à FIFA sua estreita cooperação para o êxito do Mundial do Brasil de 2014. Ambos concordaram que para isto serão necessários grandes esforços, mas o brasileiro expressou confiança na capacidade do Brasil - disse a fonte.
A Fifa vive um momento delicado com várias denúncias de corrupção a respeito das escolhas das sedes das Copas de 2018 e 2022, Rússia e Qatar, respectivamente, e com acusações de tentativas de suborno na eleição presidencial.

Nadal enfim convence, atropela Soderling e vai à semi em Paris

Número 1 do mundo fica a duas vitórias do sexto título em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
Rafael Nadal tênis Roland Garros quartas (Foto: Agência EFE) Nadal festeja sua primeira grande atuação em
Roland Garros este ano (Foto: Agência EFE)
O tênis de campeão finalmente deu as caras em Roland Garros este ano. Depois de três atuações abaixo da média e uma vitória sobre um rival fora do top 200, Rafael Nadal finalmente venceu e convenceu no saibro de Paris. Mostrando confiança e precisão dignas de um pentacampeão, o número 1 do mundo fez 6/4, 6/1 e 7/6(3), eliminou Robin Soderling e passou às semifinais.
O duelo desta quarta-feira foi o terceiro entre Nadal e Soderling, atual número 5 do mundo, nos últimos três anos em Roland Garros. Em 2009, nas quartas de final, o sueco se tornou o primeiro tenista a superar o espanhol na terra batida de Paris. No ano passado, os dois se reencontraram na decisão, e Nadal triunfou em sets diretos.
Em busca de seu sexto título no Grand Slam francês, Nadal, campeão em 2005-08 e 2010, enfrentará nas semifinais o escocês Andy Murray, número 4 do mundo, que derrotou o argentino Juan Ignacio Chela (34) por 7/6(2), 7/5 e 6/2.
Desde os primeiros games, ficou claro que Nadal estava em um dia dos bons. Errando pouco e contando com um pouco de afobação do adversário, o espanhol conseguiu duas quebras de vantagem e abriu 3/0. O sueco esboçou uma reação ao devolver a quebra no quarto game, graças a um slice errado do número 1, mas não passou disso. Sacando bem (83% de aproveitamento na parcial), Nadal manteve o serviço até fechar em 6/4.
No segundo set, Nadal foi muito superior. Jogando em nível ainda superior, o espanhol só perdeu o primeiro game. Em uma parcial quase perfeita, com apenas dois erros não forçados e sete bolas vencedoras (três a mais que Soderling), o número 1 venceu seis games seguidos e fez 6/1.
A sequência chegou a oito games, com Nadal abrindo 2/0 na terceira parcial, mas Soderling impediu que o oponente disparasse no placar jogando um ótimo terceiro game e devolvendo a quebra com uma paralela de esquerda. O jogo seguiu igual até o tie-break, graças a Nadal que salvou três break points no 11º game.
No game de desempate, Soderling faz 1/0, vencendo o ponto inicial no saque do espanhol, mas não manteve a regularidade. O sueco cometeu quatro erros seguidos, deixou Nadal abrir 4/1 e não encostou mais. Por 7/3, o número 1 do mundo avançou às semifinais.

Curtinhas: com o grupo completo, Dante treina entre os reservas

Maracanãzinho recebe novo tablado de madeira e ornamentações para os confrontos com a Polônia neste fim de semana

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
Enquanto a seleção estreava na Liga Mundial contra Porto Rico, em San Juan, Dante treinava no Centro de Treinamento de Saquarema com Wallace. Nesta terça-feira, no primeiro trabalho com o grupo completo, no Maracanãzinho, o ponteiro do RJX ficou na reserva.
vôlei dante gustavo brasil treino (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Em seu primeiro treino com o grupo completo, Dante é reserva (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
Entre os jogadores que atuaram como titulares na primeira partida da competição, Bernardinho fez mais testes entre os ponteiros: o treinador fez todas as combinações possíveis com Giba, Murilo e João Paulo Bravo. Entre os opostos, o comandante também testou Theo na vaga de Leandro Vissotto.
vôlei piso maracanazinho (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Tablado de madeira do Maracanãzinho é trocado
(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
Treino para os rivais
A seleção polonesa, adversária do Brasil no sábado e domingo pela segunda rodada da Liga, tem chegada prevista para o início da manhã desta quinta-feira. A comissão técnica brasileira vai oferecer a quadra do Maracanãzinho para treinamento no mesmo dia, às 11h30m, logo após o treinamento matinal do grupo canarinho.
Piso novo
Além da ornamentação para os dois jogos do fim de semana e da estrutura para receber a imprensa em um evento internacional, o complexo esportivo recebeu um novo tablado de madeira. A borracha que fica por cima e contém as marcações da quadra, entretanto, não foi trocada.
Alan, o gandula
Alan no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Alan ajuda a recolher e secar as bolas no treino
(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
Inscrito na Liga Mundial, mas cortado devido a uma fratura no escafóide (osso do punho) da mão direita, Alan não deixa de participar dos treinamentos da seleção brasileira. Além de fazer os trabalhos físicos para manter a forma e eventualmente treinar defesas com um braço só, o líbero ajuda os assistentes a recolherem as bolas durante as práticas. Nesta terça, o atleta secou várias bolas molhadas de suor e as colocou de volta no cesto.

Brasil vence Irã na estreia do Torneio da China com show do caçula

Seleção brasileira, que luta pelo bicampeonato, vence por 3 a 1 em jogo equilibrado. Jackson, o jogador mais jovem do elenco, marca dois gols

Por GLOBOESPORTE.COM Hangzhou (China)
O Brasil começou bem sua caminhada em busca do bicampeonato do Torneio da China. Nesta quarta-feira, a equipe hexacampeã mundial venceu o Irã por 3 a 1, na Dragon Sports Arena, em Hangzhou. Jackson, o jogador mais jovem da seleção, com 21 anos, e que sonhava em marcar seu primeiro gol com a amarelinha, anotou logo dois e foi o nome do jogo.
futsal torneio da china brasil (Foto: divulgação / CBFS)Jackson, autor de dois gols no jogo, tenta o drible sobre o marcador do time do Irã (Foto: divulgação / CBFS)
- Como já havia dito, é como se fosse uma Copa do Mundo. Disputarei cada partida como se fosse a última da minha vida, vou me empenhar até o fim. Só vou ficar satisfeito se sairmos daqui campeões. Hoje o time se saiu muito bem, apesar de estarmos ansiosos - declarou o ala.
A vitória deixou a seleção na liderança da competição, ao lado da Romênia, que também venceu seu duelo na primeira rodada: 3 a 2 na China. A seleção vai folgar na segunda rodada, nesta quinta, voltando à quadra na sexta-feira, contra a Romênia.
Valdin seleção futsal (Foto: Divulgação / CBFS)Ala Valdin em ação no jogo (Foto:divulgação/CBFS)
O Brasil abriu o placar contra o Irã logo aos 32 segundos, quando Neto chutou forte e no ângulo após cobrança de escanteio. A 1m48s, Jackson ampliou em chute rasteiro, na saída do arqueiro iraniano Nazari: 2 a 0.
Após os gols, os brasileiros recuaram e passaram a apostar nos contragolpes. Tática que vinha dando certo, até que Léo Oliveira interceptou um chute fora da área com o joelho, mas a arbitragem interpretou como toque de mão e expulsou o goleiro brasileiro, aos 11m35s. Com um a menos, os asiáticos descontaram com Kiaei, aos 12m40s.
No segundo tempo, o confronto foi mais equilibrado, com os iranianos buscando o empate, mas dando espaços para os brasileiros. A cinco munitos do fim, Jackson fez excelente jogada individual, passando por três adversários, e, com um toque sutil, venceu o Nazari: 3 a 1, placar final.
Brasil: Léo Oliveira, Neto, Pixote, Jackson e Valdin - Entraram: Djony, Leco, Murilo, Jé, Lukaian, Dyego e Gadeia - Técnico: Marcos Sorato
Irã: Nazari, Kiaei, Hassanzadeh, Shamsaee e Taheri - Entraram: Ahmadidazaj, Zahmathkesh, Tayiebi, Daneshvar, Taghizadeh e Javid - Técnico: Ali Sanei Arani

Terezinha Guilhermina melhora
seu recorde mundial nos 100m

Para-atleta completa a prova em 12s04, superando o tempo de 12s13,
que havia estabelecido no Mundial da Nova Zelândia, em janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Bottrop, Alemanha
A brasileira Terezinha Guilhermina melhorou seu recorde mundial na classe T11 (perda total de visão) nesta quarta-feira. No Meeting Internacional da IWAS, em Bottrop (Alemanha), ela correu os 100m em 12s04, superando a melhor marca da prova (12s13), conquistada por ela, ao lado do guia Guilherme Santana, em janeiro, no Mundial de Para-Atletismo, em Christchurch (Nova Zelândia).
Terezinha Guilhermina paraatleta (Foto: Divulgação)Terezinha Guilhermina em ação no Mundial: atleta domina provas de velocidade (Foto: Divulgação)
A parceria entre Terezinha e Guilherme começou em agosto do ano passado. No Mundial de Christchurch, com o guia, ela conquistou o ouro em todas as provas em que competiu: 100m, 200m, 400m e revezamento 4x100m. Nos últimos 15 dias, além do meeting na Alemanha, a dupla disputou dois campeonatos na Inglaterra: Copa Inglesa (Knowsley) e Copa do Mundo BT (Manchester).
Para o coordenador técnico do para-atletismo no Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Ciro Winckler, a bateria de provas de que a atleta participou na Europa foi importante para a evolução dos seus resultados.
- Ela estabeleceu uma meta muito clara depois do Mundial de janeiro: tornar-se a atleta paraolímpica mais rápida do mundo. Hoje ela está empatada com a cubana Yunidis Castillo, T46 (amputados), mas pretende ainda neste ano correr abaixo dos 11 segundos - diz ele.
Terezinha, que nasceu com retinose pigmentar, uma doença congênita, perdeu a visão com o passar do tempo. Ela tem o recorde mundial de três provas: 100m, 200m e 400m. Terezinha conquistou quatro medalhas paraolímpicas (um bronze em Atenas-2004; um ouro, uma prata e um bronze em Pequim-2008).

Terezinha Guilhermina melhora
seu recorde mundial nos 100m

Para-atleta completa a prova em 12s04, superando o tempo de 12s13,
que havia estabelecido no Mundial da Nova Zelândia, em janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Bottrop, Alemanha
A brasileira Terezinha Guilhermina melhorou seu recorde mundial na classe T11 (perda total de visão) nesta quarta-feira. No Meeting Internacional da IWAS, em Bottrop (Alemanha), ela correu os 100m em 12s04, superando a melhor marca da prova (12s13), conquistada por ela, ao lado do guia Guilherme Santana, em janeiro, no Mundial de Para-Atletismo, em Christchurch (Nova Zelândia).
Terezinha Guilhermina paraatleta (Foto: Divulgação)Terezinha Guilhermina em ação no Mundial: atleta domina provas de velocidade (Foto: Divulgação)
A parceria entre Terezinha e Guilherme começou em agosto do ano passado. No Mundial de Christchurch, com o guia, ela conquistou o ouro em todas as provas em que competiu: 100m, 200m, 400m e revezamento 4x100m. Nos últimos 15 dias, além do meeting na Alemanha, a dupla disputou dois campeonatos na Inglaterra: Copa Inglesa (Knowsley) e Copa do Mundo BT (Manchester).
Para o coordenador técnico do para-atletismo no Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Ciro Winckler, a bateria de provas de que a atleta participou na Europa foi importante para a evolução dos seus resultados.
- Ela estabeleceu uma meta muito clara depois do Mundial de janeiro: tornar-se a atleta paraolímpica mais rápida do mundo. Hoje ela está empatada com a cubana Yunidis Castillo, T46 (amputados), mas pretende ainda neste ano correr abaixo dos 11 segundos - diz ele.
Terezinha, que nasceu com retinose pigmentar, uma doença congênita, perdeu a visão com o passar do tempo. Ela tem o recorde mundial de três provas: 100m, 200m e 400m. Terezinha conquistou quatro medalhas paraolímpicas (um bronze em Atenas-2004; um ouro, uma prata e um bronze em Pequim-2008).

Impasse entre governo e TCE atrasa verbas para obras na Fonte Nova

Tribunal de Contas exige do Estado apresentação de projeto executivo da construção, mas governo diz que pedido é ilegal

Por Bruno Wendel e Tamires Fukutani Salvador
Obras na Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho/ GLOBOESPORTE.COM)Cronograma de obras da Fonte Nova está ameaçado
(Foto: Eric Luis Carvalho/GLOBOESPORTE.COM)
O governo da Bahia ameaça entrar com uma ação na Justiça contra o Tribunal de Contas do Estado (TCE), devido ao impasse para liberar verbas do BNDES para as obras da Arena Fonte Nova. No entanto, apenas esta advertência não é o suficiente para mudar a conduta do TCE, que insiste em receber o projeto de execução da construção para dar um parecer favorável à liberação do financiamento.
O conselheiro do Tribunal, Pedro Lino, destaca que o atraso na apresentação dos documentos, que são exigidos pelo próprio BNDES, pode comprometer o calendário da obra para a Copa do Mundo de 2014. Para Lino, entretanto, o TCE está apenas cumprindo seu papel fiscalizador.
- Não é apenas o TCE. O BNDES quer ter acesso a projetos que permitam quantificar materiais e valores. Alguém compraria um imóvel sem saber como está sendo construído? O Estado está pagando milhões por este estádio, mas não sabemos de nada. O que se quer é saber o que estamos comprando e nada mais. Não sei por que querem negar essas informações ao Tribunal de Contas – disse o conselheiro.
Em 18 de maio deste ano, o TCE aprovou a liberação da primeira parcela do financiamento para a construção da Arena Fonte Nova, medida tomada em caráter de urgência para evitar a interrupção das obras. A quantia de R$ 64 milhões, correspondente a 20% do total, deveria ter sido disponibilizada no mês de março deste ano. No entanto, em auditoria do TCE, foram detectadas irregularidades no contrato entre o Estado e a concessionária responsável pela obra. De acordo com o Tribunal, não foram entregues documentos que permitiriam confirmar o custo da construção, orçada em R$ 591,7 milhões.
- O Tribunal de Contas cobra estes projetos desde março de 2010, mas não recebemos nenhum tipo de satisfação. Até agora, o Estado não nos entregou nada. Isso não é um puxadinho. É um estádio para 50 mil pessoas. É preciso verificar, inclusive, a segurança das pessoas, afinal é dinheiro do povo – declarou Pedro Lino.
Agora, o Tribunal aguarda a apresentação dos documentos solicitados ao governo. Após a disponibilização dos projetos exigidos pelo TCE, as obras da Arena Fonte Nova passarão por uma nova auditoria para que, então, seja marcada uma audiência para discutir a liberação total do financiamento do BNDES.
Estado nega que esteja se recusando a apresentar documentos ao TCE
Para a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo 2014 (Secopa), o Tribunal de Contas do Estado trata a construção da Arena Fonte Nova como obra pública, não como Parceria Público-Privada. O secretário da pasta, Ney Campello, afirma que existe uma diferença de interpretação legal entre o que diz o TCE e o que é o contrato estabelecido para a edificação da Fonte Nova.
Projeto do novo estádio da Fonte Nova (Foto: Reprodução site oficial da Fifa)Previsão para conclusão das obras é dezembro de
2012 (Foto: Reprodução site oficial da Fifa)
- Nossa modelagem jurídica é uma PPP (parceria público-privada). Numa PPP, a legislação define que sejam exigidos elementos dos projetos básicos e executivo das obras. Já em uma obra pública, os projetos precisam ser apresentados completos. E o TCE está exigindo estes projetos completos, não os elementos que são solicitados de acordo com a lei das PPP’s. O que o Estado diz é que a Segunda Câmara do TCE não pode impedir o repasse das verbas por causa disso, porque o Tribunal não tem base legal para exigir estes documentos.
Campello ressalta, no entanto, que o Estado não se nega a apresentar os projetos ao Tribunal. O que acontece, segundo o secretário, é que não há meios para apresentar os documentos completos:
- O projeto executivo de uma obra como a da Fonte Nova é dinâmico. Nós somos auditados mensalmente pela Fifa e pelo Comitê Organizador da Copa. Eles discutem e alteram o detalhamento do projeto: podem, por exemplo, solicitar que seja construído um elevador mais largo que o previsto, para que macas tenham passagem. Então este é um projeto que avança por etapas. Se nós entregamos um projeto hoje, adiante o próprio TCE pode contestar as obras e dizer ‘mas não foi isso que vocês me apresentaram antes’ – explicou Ney Campello.
Diante de um plano de construção que muda a cada mês, questiona-se imediatamente: altera-se a obra, altera-se o custo? O secretário para Assuntos da Copa de 2014 esclarece que, em uma parceria público-privada, o valor total do estádio é fixo e não pode variar ao longo do cronograma. A empresa privada que se encarrega da construção assume o risco, caso as modificações no projeto e os custos superem o previsto inicialmente.
- A empresa privada assume o risco, com base em anos de experiência. Eles estimam um valor de acordo com outros estádios erguidos anteriormente. Se, na execução, as exigências da Fifa provocarem algum prejuízo, eles podem recuperar a lucratividade ao longo dos 35 anos em que vão operar a Fonte Nova – esclarece Campello.
Para o secretário, o caráter dinâmico das obras da arena, no entanto, não impede que o Tribunal de Contas do Estado realize sua função de órgão fiscalizador. Campello afirma que, na verdade, o Estado quer que o TCE retire das recomendações ao BNDES a necessidade de apresentação do projeto executivo completo. Caso o Tribunal acate esta solicitação do governo, não haveria impeditivos para que os projetos preliminares fossem disponibilizados.
- O Tribunal não pode ter uma atitude preventiva de impedir a liberação da verba e atrasar o cronograma da obra de um dos estádios mais importantes do país – opina.
O secretário nega, no entanto, que o governo do Estado tenha a intenção de entrar na Justiça neste momento para resolver o problema. De acordo com Campello, o governo pretende trabalhar em busca do entendimento, tentando convencer o TCE a mudar sua postura. Entretanto, se o esforço do diálogo não tiver resultado, o Estado não hesitará em entrar na Justiça.
- No limite, teremos que tomar medidas legais para não atrasar as obras da Fonte Nova. Não é o que o governo quer, mas existe um limite. Por enquanto, estamos dentro do calendário, mas não podemos continuar nesta situação por mais 30 dias. O tempo para resolvermos isso de um jeito ou de outro é pequeno.

Treze-PB tem título estadual anulado no tribunal e vai recorrer no STJD

Semifinal de turno contra o Botafogo-PB acabou em confusão, e Galo teve atletas punidos por simularem lesões. Por ora, rivais disputam novo duelo

Por SporTV.com João Pessoa, PB
Há nove dias, o Treze conquistou o título estadual na Paraíba ao passar pelo Campinense na decisão. Antes, porém, a semifinal contra o Botafogo havia sido marcada por pancadaria, expulsões e interrupção da partida por insuficiência de jogadores. Na noite desta terça-feira, a polêmica foi julgada no Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB), o Galo perdeu a causa e, assim, os pontos somados no duelo. Assim, não há mais um campeão local, oficialmente. A diretoria do Treze já promete recorrer no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Veja ao lado a matéria do SporTV News!
Além de, por ora, ter de esperar o resultado da final do segundo turno entre Botafogo e Campinense, em data a ser agendada pela Federação local, para enfrentar um dos dois na final, o clube foi multado em R$ 20 mil. A alegação da promotoria tem base na falta de provas do departamento jurídico do Treze em relação às lesões de Ferreira e Doda, absolvidos, que caíram no gramado quando o time tinha apenas jogadores sete em ação.
O técnico Maurício Cabedelo, que agrediu o árbitro e chegou a ser levado para a delegacia, levou um gancho de 180 dias; Vavá, oito partidas; e Cléo e Carlos, cinco cada. Pelo lado alvinegro, Genivaldo, Henrique e David pegaram pena de seis jogos. O preparador de goleiros Luciano dos Santos pegou pena de dois jogos, mesma pena aplicada ao conselheiro Breno Morais. O árbitro da partida foi absolvido.
Clique e relembre o relato do tumulto ocorrido no dia 8 de maio, entre Treze e Botafogo
Esse atraso do campeonato pode impedir que a Paraíba tenha um representante na Série D do Brasileiro, já que o prazo para inscrições acaba nesta semana.
- Se vai ter continuidade um time da Paraíba na Série D ou não, não tenho como dizer. Agora, é estranho para a gente, fica chato, mas fazer o quê? É a lei, e temos de apurar as infrações - disse o procurador Tiago Sobral.
Houve até comemoração de torcedores do Botafogo em frente da sede do tribunal.

Mesmo à distância, Abel já define programação e escalação do Flu

Leomir esclarece que todas as medidas passam pela aprovação do treinador e deixa em aberto possibilidade de pequenas mudanças contra o Cruzeiro

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
leomir fluminense aloisio (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)Leomir reencontra Aloísio, roupeiro do Fluminense
(Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
Abel Braga ainda não está nas Laranjeiras de corpo presente, mas já é ele quem dita as ordens dos trabalhos no Fluminense. Representado pelo auxiliar técnico Leomir, que comandou a primeira atividade nesta quarta-feira, o futuro treinador tricolor é o responsável pela programação de treinos e definirá a escalação da equipe para a partida diante do Cruzeiro, sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela terceira rodada do Brasileirão.
A existência, ou não, de mudanças nos 11 titulares, no entanto, ainda é um mistério. O que se sabe é que, caso aconteçam, serão poucas. Segundo Leomir, a equipe tricolor será montada de acordo com o adversário.
- Eu e Abel assistimos ao jogo todo em Abu Dhabi. Sabemos como joga o Cruzeiro e vamos montar o time em cima da escalação deles, que vão ter também algumas mudanças.
Perguntado se o Fluminense passaria a ter uma nova forma de atuar ou caras novas, Leomir esquivou-se de comentários mais prolongados, mas deixou nas entrelinhas que a equipe pode ter, sim, alguma novidade.
- Falamos exclusivamente do jogo de sábado. E não vai mudar muita coisa. Não vou falar para não dar dica para o Cuca.
O auxiliar explicou também a interferência à distância de Abel Braga no trabalho que começou a ser desenvolvido nesta quarta-feira, e deixou claro que todos os passos passam pelo aval do treinador.
- Em relação a treinamentos, tudo foi combinado até a chegada dele. É claro que a posição do principal treinador é diferente do auxiliar, mas, se há um respeito, a dedicação vai ser a mesma sabendo da chegada dele daqui a uma semana. Vou passar tudo para ele. É uma figura importantíssima por tudo que conquistou. Eu, como auxiliar, estou aqui hoje porque ele tem confiança em mim.
Em análise rápida tendo como base as duas partidas realizadas no Brasileirão, Leomir aprovou a forma como o Flu se defende, mas pediu maior poder de fogo.
- O time está marcando muito bem. Tem uma postura tática de marcação boa. Precisa melhorar a parte ofensiva. Chegar mais, finalizar mais. Nos jogos que vimos, isso que notamos. Mas é assim mesmo. Nenhum time está sobrando, está 100%.
A ação de Abel no que vem sendo desenvolvido no Brasil, porém, termina assim que a equipe entrar em campo para enfrentar o Cruzeiro. Nos 90 minutos, Leomir é quem manda. Até mesmo porque a comunicação não seria algo fácil e barato.
- Durante o jogo, não. Até porque a ligação para Abu Dhabi é cara (risos).
A expectativa é de que Abel Braga se apresente ao Fluminense na próxima quarta-feira.

Em esboço do time, Pet aparece como titular na vaga de Thiago Neves

Sérvio deve começar jogando na sua despedida contra o Corinthians, domingo. Léo Moura e Junior Cesar treinaram com bola

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
vanderlei luxemburgo  flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Luxemburgo começa a armar o time para domingo
(Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Vanderlei Luxemburgo comandou um treino técnico nesta quarta-feira e deu pistas de que Petkovic começará como titular no seu jogo de despedida, domingo, contra o Corinthians, às 16h, no Engenhão. No esboço, Pet entrou na vaga de Thiago Neves, que desfalcará o time, pois está com a Seleção Brasileira. O sérvio teve participação ativa no treino com o grupo dividido em três times - o trabalho foi realizado apenas na metade do campo.
Pet marcou um belo gol de perna esquerda. O meio-campo foi formado por Willians, Renato, Bottinelli e Pet. O ataque teve Wanderley e Ronaldinho Gaúcho. Os laterais treinaram nos outros times.
Léo Moura, recuperado das dores no joelho direito, treinou bem, mas aparentou cansaço em alguns momentos. Apesar da movimentação, Junior Cesar teve participação discreta.
Um lance chamou a atenção na atividade. Com um toque rápido, Ronaldinho Gaúcho deu um drible desconcertante no terceiro goleiro Vinícius. A jogada de habilidade chegou a arrancar um sorriso de Vanderlei Luxemburgo.

Candidato único, Joseph Blatter é reeleito para quarto mandato na Fifa

Cercado de clima tenso por crise na entidade, suíço de 75 anos vence mais uma e segue no comando da entidade máxima do futebol mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique
joseph blatter congresso fifa zurique suíça (Foto: agência Reuters)Suíço Joseph Blatter foi reeleito durante o 61º
congresso da Fifa (Foto: agência Reuters)
Apesar do clima de tensão provocado pelos escândalos e denúncias de corrupção na Fifa durante as últimas semanas (entenda mais abaixo), além da tentativa da Federação Inglesa de adiar a votação, o suíço Joseph Blatter, de 75 anos, foi reeleito para mais quatro anos como presidente da entidade máxima do futebol mundial. Esse será o quarto mandato de Blatter à frente da entidade, onde está desde março de 1998.

Nas eleições desta quarta-feira, representantes das 208 federações eram chamados em ordem alfabética pelo secretário-geral da entidade, Jêróme Valcke, de dois em dois, em uma cabine. Ao todo, foram 203 votos, o que significa que apenas cinco federações não votaram ou estiveram ausentes no evento. Duas delas, São Tomé e Brunei, não puderam participar pois não tiveram campeonatos nacionais na última temporada. Blatter se reelegeu com 186 votos, o que significa mais que 50% mais um, do total de votantes, número necessário para a vitória.

Apesar de toda a tecnologia de que a Fifa dispõe, todo o processo foi feito em papéis. Além disso, os votos foram contados um a um. Após longos minutos de silêncio, saiu o resultado que todos já esperavam: mais uma vitória do "capitão" Blatter.
eleição da Fifa com Blatter (Foto: AFP)Joseph Blatter era o único presente nos papéis para votação (Foto: AFP)
O suíço era o único postulante ao cargo, já que o presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), o qatare Mohammed Bin Hamman, que disputaria a presidência com ele, retirou sua candidatura antes de ser suspenso pela Fifa (entenda mais abaixo).

Visivelmente emocionado, Blatter agradeceu a todos os membros dos Comitês da Fifa e aos que acreditaram na sua reeleição, acrescentando ainda que a base da entidade é sólida.

- Gostaria de agradecer pela confiança. Agradeço do fundo do meu coração. Juntos teremos mais quatro anos, providos por Deus que me deu a vida, a energia e a força para continuar no caminho, fazendo nosso trabalho. Estou feliz que fomos aptos a trazer a Fifa à solidariedade, unidade, que nos possibilitou, com coragem suficiente e pensamentos positivos, caminhar em frente. Nós vamos recolocar o nosso navio no curso certo, em águas claras, transparentes. Precisaremos de algum tempo, não podemos fazer isso de um dia para o outro, mas a nossa pirâmide está intacta, porque sua fundação é sólida, tão sólida quanto o nosso jogo. Eu gostaria simplesmente de dizer que estou tocado e honrado, e agradecê-los. Mas, ao mesmo tempo, é um desafio para mim, e eu o aceito. Vamos juntos. Algo maravilhoso aconteceu aqui hoje! Vamos, vamos! Obrigado! - comemorou.
"Crise" na Fifa
Nas últimas semanas, a Fifa enfrentou uma série de denúncias e escândalos. Primeiro foram as acusações de que quatro membros do comitê executivo da entidade, entre eles o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teriam pedido favores para a escolha da Copa do Mundo de 2018. As denúncias foram averiguadas e, segundo a Fifa, os envolvidos foram inocentados.
Pouco tempo depois, foi a vez de Mohammed bin Hammam, presidente da Confederação Asiática de Futebol e ex-concorrente à presidência da Fifa, e do presidente da Concacaf e vice da Fifa, Jack Warner, serem acusados de comprarem votos e subornar pessoas para ajudar na campanha de Hammam. Ambos acabaram suspensos pelo comitê de ética da Fifa.
Revoltado com a punição, Warner, que havia prometido dias antes da reunião do comitê revelar um “tsunami” de outros escândalos, disparou denúncias. Primeiro, acusou Blatter de ter feito uma suposta doação de US$ 1 milhão de dólares (R$ 1,6 milhão) à Concacaf para, em troca, receber apoio na sua reeleição. Depois, revelou um e-mail enviado a ele por Jérome Valcke, secretário-geral da Fifa, no qual o dirigente fala que o Qatar comprou o direito de sediar a Copa de 2022.
Valcke negou veementemente as acusações e disse que foi mal interpretado. Blatter, por sua vez, convocou uma coletiva na última segunda-feira e, de forma evasiva, rebateu as denúncias dizendo que a Fifa não estava em crise (Saiba mais no vídeo acima).

Construtor quer atracar réplica da Arca de Noé em Londres para Jogos

Holandês Johan Huibers enviou carta ao prefeito da sede olímpica de 2012 pedindo permissão para atracar embarcação para visitação durante o evento

Por GLOBOESPORTE.COM Dordrecht, Holanda
Em 1992, uma tempestade na região costeira ao norte de Amsterdã, onde vive, fez Johan Huibers alimentar um sonho. Apesar de a esposa não ter apoiado a ideia, o milionário construtor seguiu em frente. Em 2004, fez uma pequena, de 225m de comprimento, para navegar nos canais holandeses. Mas ainda não estava satisfeito. Precisava de uma nas mesmas dimensões da de Noé. E ela ficará pronta em julho. Huibers, de 60 anos, enviou uma carta ao prefeito de Londres, Boris Johnson, para pedir permissão para atracá-la na capital inglesa durante os Jogos Olímpicos de 2012.
arca especial construída para os jogos Olímpicos de 2012 em Londres (Foto: Reprodução / The New York Times)Arca está sendo finalizada num rio em Dordrecht, na Holanda  (Foto: Reprodução / The New York Times)
O objetivo, segundo matéria publicada no "The New York Times", é que seja aberta à visitação do público. A arca contará com dois auditórios para receber 1.500 pessoas, terá três andares e navegará pelo Tâmisa  com animais de verdade. O holandês quer fazer um convite à reflexão e inspirar estudantes com a história bíblica, mostrando que existe um Deus. Ele iniciou a construção da embarcação em 2008 e fez uso até mesmo de pinho sueco, já que teria sido essa a madeira que Deus ordenou Noé a usar.

Sob olhares de cinco mil fãs, Brasil faz primeiro treinamento em Goiânia

Aberto ao público mediante doação de alimento não perecível, atividade da Seleção Brasileira teve boa presença na arquibancada do Serra Dourada

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Goiânia, GO
Gritos, buzinas e muito verde e amarelo. Assim foi a recepção da torcida goiana à Seleção Brasileira no treinamento desta tarde, no estádio Serra Dourada, palco do amistoso do próximo sábado, às 16h10m (de Brasília), contra a Holanda. Na primeira visita do time ao Brasil na era Mano Menezes, não faltou incentivo.
Se pela manhã, na chegada dos jogadores ao aeroporto Santa Genoveva, apenas aproximadamente 100 torcedores estiveram presentes, no treino desta tarde o cenário foi outro: cinco mil fãs, segundo estimativa da organização do evento. Nesta quinta, as atividades serão fechadas e voltam a ser abertas na sexta-feira.
treino seleção brasileira (Foto: Divulgação/ Mowa Press)Jogadores aplaudem e agradecem o apoio da torcida em Goiânia (Foto: Divulgação/ Mowa Press)
O treinamento, comandado por Mano, começou com roda de bobinho, seguido de conversa no centro do campo, corrida em volta do gramado, alongamento e bateria de exercícios com o preparador físico Carlinhos Neves e um trabalho técnico de dois toques em campo reduzido. Os goleiros trabalharam separado e se juntaram ao restante no tático final.
Dos 27 jogadores convocados (lembrando que Alexandre Pato seria o 28º caso não tivesse sido cortado por lesão no ombro esquerdo), 23 estiveram presente no Serra Dourada nesta quarta-feira. As ausências ficaram por conta do atacante Neymar, do meia Elano, do zagueiro Lúcio e do lateral-esquerdo André Santos.
treino seleção brasileira fred leandro damião (Foto: Divulgação/ Mowa Press)Com a torcida no fundo, Fred e Damião chegam
(Foto: Divulgação/ Mowa Press)
Esses dois últimos tiveram problemas com voos e se apresentam na capital de Goiás apenas à noite. Os santistas, por sua vez, chegam à cidade às 11h50m desta quinta-feira, já que têm compromisso com o Santos, que enfrenta o Cerro Porteño daqui a pouco, em Assunção, pela semifinal da Libertadores da América.
A surpresa no primeiro treinamento foi David Luiz. Assim como André Santos e Lúcio, o zagueiro do Chelsea teve voo atrasado e tinha previsão de chegada a Goiânia apenas para as 18h, como foi informado pela CBF. Mas o jogador chegou mais cedo do que o esperado e se apresentou em tempo de treinar.
O amistoso do Brasil com a Holanda, carrasca da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, é o penúltimo desafio antes da Copa América na Argentina. O último será na próxima terça-feira, contra a Romênia, no Pacaembu, em São Paulo. O duelo marca a despedida de Ronaldo Fenômeno do time verde e amarelo.

Aos 39 anos, Shaquille O'Neal anuncia sua aposentadoria das quadras

Após 19 temporadas, astro da NBA, que estava nos Celtics, deixa o esporte

Por GLOBOESPORTE.COM Boston, Estados Unidos
basquete Shaquille O'Neal celtics (Foto: agência Getty Images)Shaquille O'Neal em ação pelos Celtics, seu
último clube na NBA (Foto: agência Getty Images)
Foram 19 temporadas em quadra, quatro títulos e 15 presenças no All-Star. Dono de um dos maiores currículos da história do basquete, Shaquille O’Neal, que estava no Boston Celtics, anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria das quadras. Aos 39 anos, ele comunicou a decisão em transmissão por vídeo, através de uma rede de relacionamento (veja fotos da carreira do astro).
- Nós conseguimos. Foram 19 anos, “baby”. Eu quero agradecer muito a todos. É por isso que estou falando para vocês antes. Estou me aposentando. Amo vocês. Falo com vocês em breve – disse o astro.
Confira o vídeo do anúncio no blog Overtime
De acordo com o porta-voz dos Celtics, Jeff Twiss, Shaq não comunicou a decisão ao clube. O astro foi campeão três vezes com o Los Angeles Lakers e outra com o Miami Heat. No total, foram seis times na carreira do jogador: Orlando Magic- onde estreou na NBA, em 1992-, Los Angeles Lakers, Miami Heat, Cleveland Cavaliers, Phoenix Suns e Boston Celtics.
Na lista de maiores pontuadores da história, O’Neal termina na sétima colocação, com 28.596 pontos. É também o 13º na lista de reboteiros, com 13.099 rebotes.
Também conquistou títulos importantes com a seleção dos EUA. Foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e campeão mundial em 1994, no Canadá.
Confira Shaq fazendo um "concurso" de dança com Lebron James e Dwight Howard
Nos últimos anos, também se arriscou na música, no cinema e na TV. Em 2009 e 2010, apresentou o reality show “Shaq Vs.” no canal ABC, onde desafiava outros grandes nomes do esporte em diversas modalidades.