sábado, 23 de março de 2013

Veterano Besouro quer vencer TUF e disputar cinturão em até cinco anos

Lutador carioca treinou com ídolos do vale-tudo no começo da carreira e já enfrentou três atletas que, mais tarde, chegariam ao Ultimate

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
11 comentários
O carioca Luiz Besouro é um dos lutadores mais experientes da casa da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões. O veterano já treina luta livre esportiva desde 1997, auge da rivalidade entre a modalidade e o jiu-jítsu, e dividiu o tatame com nomes como Hugo Duarte e Carlos Bigu, lendas do antigo vale-tudo. Aos 30 anos de idade, o peso-meio-médio enfim consegue uma chance de entrar no UFC e não quer desperdiçá-la.
Luiz Besouro MMA TUF The Ultimate Fighter Brasil 2 (Foto: Getty Images)Luiz Besouro derruba Robson Negão nas eliminatórias do TUF Brasil 2 (Foto: Getty Images)
Pai de três crianças e com mais um enteado sob sua tutela, Besouro sabe que tem pouco tempo restando na luta. Por isso, o atleta da Renovação Fight Team projeta uma disputa de título em até cinco anos.
- Quero disputar o título do UFC. Não pretendo lutar além dos 35 anos de idade - afirma o lutador carioca.
FICHA DO LUTADOR  
Nome Luiz Jorge Dutra Jr.
Local de nascimento Rio de Janeiro (RJ)
Idade 30 anos
Altura 1,80m
Cartel 11v-2d-1e
Ao se observar o cartel do veterano, que estreou no MMA em 2003, não é difícil acreditar num futuro promissor no Ultimate. No currículo, estão vitórias sobre dois lutadores com experiência no octógono: Fabrício Camões e Luis Beição. Com uma boa sequência de vitórias entre 2005 e 2007, Besouro parecia destinado a uma vaga no UFC quando foi escalado para enfrentar Paulo Thiago no Jungle Fight. Todavia, sofreu uma lesão no joelho logo no começo e foi forçado a desistir do combate, absorvendo uma derrota por nocaute técnico. Aquela foi a última luta do "Caveira" antes de estrear no Ultimate. Foi o momento mais difícil de sua trajetória.
- Não pensei em desistir, mas já fiquei desanimado, geralmente quando me machuquei e me contundi, como na vez contra o Paulo Thiago. Isso sempre dá uma desanimada boa, mas continuei treinando, e isso faz a diferença - explica.
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e do UFC
A lesão no joelho rendeu uma das muitas tatuagens de Besouro - um terço, como promessa para a recuperação. O visual forte e tatuado é um grande contraste com o seu estilo na infância, quando recebeu o apelido. Míope, Luiz Jorge Dutra Jr. tinha de usar óculos grandes e desproporcionais ao seu rosto, e logo foi comparado a um besouro por um de seus primos. A lição, como diria o ditado: "não julgue um livro pela capa".
- Acho que a primeira impressão que as pessoas têm de mim é o inverso do que eu sou na verdade. Muitas pessoas que me conhecem vêm dizer que achavam que eu era cheio de marra, mas não sou nada. Acho que queria que (os telespectadores) me conhecessem para ver que não sou o estereótipo que aparento.

Ed Soares: 'Lyoto não quer ficar
muito tempo fora do octógono'

Agente do meio-pesado diz que lutador vai esperar a luta entre Jon Jones
e Chael Sonnen para decidir se espera pelo campeão ou não

Por SporTV.com Rio de Janeiro
51 comentários
UFC Lyoto Machida (Foto: Divulgação / UFC)UFC Lyoto Machida (Foto: Divulgação / UFC)
Lyoto Machida venceu Dan Henderson no UFC 157, no dia 23 de fevereiro, e ouviu de Dana White a promessa de que sua próxima luta seria uma nova disputa pelo cinturão do peso-meio-pesado. Mas pode ser que essa chance demore a aparece. Jon Jones e Chael Sonnen vão se enfrentar pelo título no dia 27 de abril. Há a possibilidade de o vencedor se machucar ou de o Ultimate mudar de opinião sobre quem seria o desafiante seguinte, o que deixaria Lyoto muito tempo sem atuar. Por todas essas possibilidades, o lutador e seu staff admitem até não enfrentar o número 1 da categoria por ora.
- Nós realmente não podemos tomar nenhuma decisão até depois da luta (entre Jones e Sonnen) porque quando você olha para o ranking, todos os lutadores do top 10, todos os caras que fazem sentido para o Lyoto, já estão com lutas marcadas. (...) Conversamos com o UFC. Lyoto não quer ficar muito tempo fora do octógono. Ele prefere ficar ocupado, não quer esperar muito tempo - disse Ed Soares, agente de Lyoto, ao canal "AXS TV".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Outro ponto que pode influenciar na próxima disputa de cinturão do peso-meio-pesado é a luta entre Alexander Gustafsson e Gagard Mousasi, que será realizada no próximo dia 6 de abril, em Estocolmo. No ano passado, Dana White também disse que o vencedor desse combate ganharia uma chance de desafiar o campeão.
UFC 159
27 de abril de 2013, em Newark (EUA)
CARD DO EVENTO
Jon Jones x Chael Sonnen
Michael Bisping x Alan Belcher
Jim Miller x Pat Healy
Phil Davis x Vinny Magalhães
Roy Nelson x Cheick Kongo
Sara McMann x Sheila Gaff
Al Iaquinta x Joe Proctor
Nick Catone x James Head
Johnny Bedford x Erik Perez
Leonard Garcia x Cody McKenzie
Rustam Khabilov x Yancy Medeiros
Steven Siler x Kurt Holobaugh
Ovince St. Preux x Gian Villante

Lucas se hospeda em Londres para ver médico da seleção brasileira

Apesar de ter sido cortado por conta de contusão, atacante do PSG será examinado por Runco: 'Ele acredita que na terça já vou estar muito melhor'

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Londres
46 comentários
Lucas Seleção Brasileira Londres (Foto: Divulgação)Lucas visitou a Seleção em Londres (Divulgação)
O atacante  Lucas, do Paris Saint-Germain, também se apresentou à seleção brasileira. Mas não é parar entrar em campo. Cortado dos amistosos contra a Itália, disputado na última quinta-feira (empate por 2 a 2), e do duelo diante da Rússia, na próxima segunda-feira, em Londres, o jogador se hospedou no mesmo hotel onde a delegação ficará concentrada na capital inglesa. Tudo para ser avaliado pelo médico do time canarinho, José Luís Runco.
- Ele (Runco) olhou os exames e acredita que na terça-feira eu já vou estar muito melhor e talvez já possa começar os exercícios no campo. Vou aproveitar esse momento aqui para tratar bem como estava fazendo lá no meu clube e também viver esse ambiente de seleção brasileira - disse.
Lucas chegou ao hotel logo após a delegação da Seleção. O jogador do PSG, que ficará em Londres até a próxima quinta, está fora de combate desde a partida contra o Nancy, no dia 9 de março. Na ocasião, a equipe francesa derrotou os rivais por 2 a 1, com dois gols do sueco Zlatan Ibrahimovic. No jogo, o brasileiro levou uma entrada por trás no tornozelo esquerdo e acabou sendo obrigado a deixar o gramado.
Sem Lucas, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou o atacante Osvaldo, do São Paulo. O jogador, porém, ainda não teve uma oportunidade de entrar em campo no time comandado por Felipão.
Desde então, Lucas tem feito tratamento intensivo para retornar aos gramados. O objetivo do atacante é estar à disposição do técnico Carlo Ancelotti para o primeiro duelo contra o Barcelona, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. A partida de ida será no dia 2 de abril, no Parque dos Príncipes.
- Pedi ao Léo (Leonardo, diretor do PSG) para vir. Falei que continuaria meu tratamento aqui também e ele não viu problema. O departamento médico da Seleção e do PSG têm um bom relacionamento e isso ajudou para que eu pudesse viajar. Foi bom também para reencontrar meus amigos da Seleção - contou.
Neste domingo, o Brasil fará a única atividade em Londres antes da partida. O time vai treinar em Stamford Bridge. Na segunda-feira, às 16h30 (de Brasília), a equipe vai encarar a Rússia, na casa do Chelsea. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também vai acompanhar o duelo em Tempo Real.
Na estreia de Jorginho, Fla empata com Boavista e não escapa de vaias
Técnico usa duas formações táticas, mas vê equipe afoita e sem conseguir furar retranca de um desfigurado adversário, que jogou sem cinco jogadores
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • estreante
    Jorginho
    O técnico começou o jogo no esquema 4-4-2, mas viu o time preso. No segundo tempo, colocou Nixon e Gabriel e passou a usar o 4-2-3-1.
  • deu certo
    marcação
    O Boavista tinha como missão se defender e foi bem. Acertou a marcação, sobretudo a Rafinha, que geralmente tinha dois adversários em sua cola.
  • deu errado
    chuveirinho
    O Fla contrariou o pedido de Jorginho para que tocasse a bola e abusou de cruzamentos na área. Levou perigo uma vez, com Hernane.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
493 comentários
Não foi a estreia que a torcida e Jorginho imaginavam. O novo treinador do Flamengo, que voltou ao clube 24 anos depois de sua última passagem como jogador, já percebeu o descontentamento da torcida em forma de vaias após o empate sem gols com o Boavista, na noite deste sábado. Diante de um público de 4.171 pagantes (6.203 presentes) no Engenhão, o treinador viu uma equipe afoita, insistindo no chuveirinho, sem conseguir executar o que o comandante mais cobrou durante os treinos da semana: a tranquilidade com a posse de bola. A renda do jogo foi de R$ 113.650.
O resultado foi ruim para os dois times, já que foi só o primeiro ponto conquistado por ambos no Grupo B da Taça Rio e os manteve dividindo a penúltima posição da chave. Mas para o Boavista não foi motivo de lamentos. Desfalcado de cinco jogadores - os titulares da zaga, Gustavo e Jorge Felipe, suspensos, além do trio que estava vetado por ter vínculo com o Fla, formado pelo lateral-direito Everton Silva, o zagueiro Marllon e o atacante Erick Flores -, o time se comprometeu a defender e o fez com eficiência.
- Temos que nos preocupar, sim. Não foi por falta de tentativa. Precisamos ser mais agressivos, senão não faremos o gol. Teremos o jogo da quarta-feira para nos recuperarmos - afirmou o lateral-direito Léo Moura.
A partida de quarta-feira será contra o Bangu, às 22h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Já a equipe de Bacaxá entra em campo no dia seguinte para enfrentar o Audax, às 16h, em Moça Bonita.
Jorginho, Boavista x Flamengo (Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo)Jorginho testou duas formações, mas torcida anda impaciente (Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo)
Marcação dificulta vida do 4-4-2 rubro-negro
A forte marcação do Boavista dificultou a vida do Flamengo, que saiu do 4-3-3 utilizado por Dorival para jogar pela primeira vez no ano no tradicional 4-4-2. Mas a formação, ainda em fase experimental, deixou o time mais preso, com menos movimentação no ataque. Só Rafinha mudava de posição constantemente, conseguia flutuar pelos dois lados do campo com eficiência, mas sempre com dois em sua cola. Quando arrumava espaço, criava perigo, como no passe açucarado que deu para Hernane chutar rente à trave esquerda do goleiro Vinícius, aos 27 minutos.
O Fla poucas vezes conseguiu conciliar velocidade com a troca de passes. Melhorou quando Ibson e Elias se desprenderam um pouco da marcação e subiram juntos ao ataque. Foi assim que surgiu a melhor oportunidade do primeiro tempo. Aos 33, Ibson roubou a bola no meio, tabelou com Elias na área e bateu no cantinho para grande defesa de Vinícius. Quando não era dessa maneira, era na base da sorte. Cleber Santana fez o passe numa cobrança de falta, correu para a área e viu a bola ir em sua direção após desvio na barreira. Mas, ao tentar o arremate na saída do goleiro, a canela atrapalhou e jogou para fora.
Jorginho muda esquema, não o placar
Os rubro-negros presentes ao Engenhão vaiaram no intervalo. Jorginho tentou mudar só a postura e manteve a formação no segundo tempo. Mas mudou de ideia aos 14 minutos, depois de ver seus comandados só levarem perigo ao gol do Boavista num chute de longe de João Paulo. O técnico trocou Cleber Santana e Ibson por Nixon e Gabriel. E passou a equipe para o 4-2-3-1, seu esquema favorito. Já o desfalcado time de Bacaxá, mesmo com alterações, não abdicou da defesa e apostava suas fichas nas bombas de longe de Tony, que no primeiro tempo quase acertou um chute no ângulo de Felipe e era o mais avançado em campo.
As alterações de Jorginho melhoraram a movimentação, com Nixon e Gabriel ajudando Rafinha nas inversões. Não foi o suficiente para abrir a defesa adversária. Coube a Hernane conseguir algum espaço no meio dos zagueiros. E teve duas grandes chances em três minutos: na primeira, aos 26, cabeceou raspando o travessão após cruzamento de Léo Moura; na segunda, aos 29, quase na pequena área, concluiu mesmo desequilibrado, mas um desvio providencial tirou a bola da reta do gol. Adryan no lugar de um cansado Rafinha foi a última cartada de Jorginho para tentar fazer com que sua estreia fosse com vitória, mas o cenário terminou com a torcida - que várias vezes demonstrou impaciência - voltando a entoar vaias para a equipe.
Rafinha, Boavista x Flamengo (Foto: Wagner Meier/Agência Estado)Com dois na cola, Rafinha foi bem marcado e não teve chances (Foto: Wagner Meier/Agência Estado)
Líder São Paulo vence Bragantino no Morumbi e fica perto da vaga
Tricolor joga bem novamente e fica em situação confortável no estadual para avançar às quartas de final antes de voltar a pensar na Libertadores
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    43 do 1º tempo

    Wallyson puxa contra-ataque e passa para Jadson, que toca na frente para Luis Fabiano fazer o segundo gol e deixar o Tricolor tranquilo na partida.
  • nome do jogo
    Wallyson

    O atacante não marcou, mas iniciou as jogadas dos dois gols do Tricolor e entrou de vez na briga por uma vaga de titular com Ney Franco.
  • deu certo
    Ganso

    Se não foi brilhante no ataque, o meio-campista mostrou vontade, correu mais e até ajudou a defesa tricolor na marcação. Está evoluindo.
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
194 comentários
Em busca de paz para pensar apenas nos dois decisivos jogos da Taça Libertadores, o São Paulo deu neste sábado mais um passo para se classificar com antecipação à segunda fase do Campeonato Paulista. Com tranquilidade e mais uma boa atuação, o Tricolor venceu o Bragantino por 2 a 0, no Morumbi, e disparou na liderança.
Esta é a sexta rodada consecutiva que a equipe dirigida pelo técnico Ney Franco mantém o primeiro lugar na classificação. Com 32 pontos e um jogo a menos (diante do União Barbarense), o time está praticamente classificado, restando seis partidas. O Penapolense, nono colocado temporariamente, tem 12 a menos. O Bragantino permanece com 18, em décimo.
O São Paulo, aliás, dá sinais de que começa a se encontrar pra tentar sair do sufoco na Libertadores. Com Ganso e Jadson novamente, o Tricolor não teve grandes problemas para construir a vitória ainda no primeiro tempo. Preto, contra, e Luis Fabiano marcaram.
Antes de enfrentar o Strongest, dia 4 de abril, na Bolívia, os são-paulinos fazem mais dois jogos pelo estadual: na quarta, frente ao Paulista, às 22h, em Jundiaí, e no domingo seguinte, contra o arquirrival Corinthians, no Morumbi. Também na quarta, o Bragantino recebe o Ituano, às 19h30m, no estádio Nabi Abi Chedid.
Ganso, São Paulo x Bragantino (Foto: Luis Moura/Agência Estado)Léo Jaime arrisca, Ganso observa (Foto: Luis Moura/Agência Estado)
Bragantino assusta, mas São Paulo marca
A estratégia que funcionou contra o São Bernardo, na quarta-feira, trouxe problemas para o São Paulo no início da partida diante do Bragantino. Ney Franco optou novamente por um setor de marcação mais técnico, com Denilson e Maicon como volantes, e sobrecarregou a defesa. Desta vez, o time jogou menos, mas conseguiu uma vantagem mais tranquila no placar.
O Bragantino foi melhor nos primeiros minutos. A velocidade dos alas fez a equipe do interior controlar a partida e impedir que o Tricolor deixasse a defesa. Carlinhos, em falha de posicionamento da zaga rival, quase fez de cabeça. Diego Macedo e Léo Jaime exigiram boas defesas de Rogério Ceni.
O São Paulo, aos poucos, conseguiu se acertar e procurar mais o ataque. Com os laterais presos na defesa, Maicon teve liberdade para se aproximar dos armadores. No entanto, o time voltou a apresentar um de seus maiores problemas na temporada: os passes errados. Com tantas falhas, principalmente perto da área adversária, o primeiro chute a gol veio apenas aos 20 minutos.
Em busca de espaço no elenco, Wallyson ganhou pontos com Ney Franco ao ser o mais lúcido do setor ofensivo. Aberto pelo lado direito e muito voluntarioso, o ex-cruzeirense ganhou praticamente todas as jogadas de seus marcadores e abriu espaço para o gol sair, aos 30. Após passe rasteiro dele, Preto tentou impedir que a bola chegasse a Ganso e fez contra.
Pela direita começou também a jogada do segundo gol que deixou o São Paulo muito próximo da vitória. Wallyson disparou em contra-ataque e tocou para Jadson. Com um passe preciso por trás da defesa, o meio-campista colocou Luis Fabiano em condições de chutar forte na área e vencer o goleiro.
ganso, São Paulo comemora gol sobre Bragantino (Foto: Miguel Schincariol/Agência Estado)Wallyson, Luis Fabiano e Ganso comemoram gol sobre o Braga (Foto: Miguel Schincariol/Ag. Estado)
Vitória tranquila
O São Paulo voltou para o segundo tempo disposto a ampliar a vantagem e resolver a partida. Isso poderia ter acontecido logo aos dois minutos se não fosse o goleiro adversário. Carleto roubou a bola pela esquerda e cruzou. Luis Fabiano apareceu na pequena área e cabeceou. Defendi afastou com a ajuda da trave. A resposta foi imediata. Preto carimbou o travessão.
Com o Bragantino mais avançado, o Tricolor teve liberdade para criar. Ney Franco também liberou os laterais para encostarem no ataque e aumentou o poder ofensivo. O terceiro gol quase saiu assim. Ganso recebeu de Luis Fabiano e cruzou para Carleto chutar e o goleiro afastar mais uma vez.
Com o placar favorável, o treinador são-paulino optou por fazer testes. Cañete entrou para atuar pelo lado direito do ataque, fazendo o time voltar ao esquema 4-2-3-1. Jadson e Ganso passaram a trocar constantemente de posição pelo centro e pela esquerda.
O Tricolor, contudo, diminuiu o ritmo com o passar do tempo e administrou o placar. Aloísio ainda entrou para dar velocidade ao ataque, mas a vitória por 2 a 0 estava de bom tamanho para um time que joga o Paulistão com a cabeça nas decisões que fará na Libertadores.
Grêmio joga pouco, e Kleber marca pela 1ª vez na Arena: 2 a 0 no Caxias
Após quase cinco meses tratando de lesão, Gladiador é o nome da vitória que mantém o Tricolor líder e com 100% no segundo turno do Gauchão
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Comente agora
O teste dos três atacantes durou pouco mais de 20 minutos, o Grêmio jogou pouco e ainda teve dois titulares deixando a partida com suspeita de lesão. Há, porém, motivos para comemorar. A vitória por 2 a 0 sobre o Caxias o manteve líder no segundo turno do Gauchão e marcou os primeiro gols de Kleber na Arena. O Gladiador, ao definir o placar, foi o nome da noite de sábado.
Com o resultado, o Tricolor chegou aos nove pontos. É o primeiro do Grupo A. O Caxias, com três, agora é o sexto. Só os quatro primeiros passam de fase para tentar ser campeão da Taça Farroupilha e, consequentemente, ter o direito de enfrentar o Internacional na final estadual
No meio da semana, as duas equipes voltam a campo. O Grêmio recebe o Cruzeiro, quarta-feira, às 19h30m, na Arena. O Caxias encara o Lajeadense, quinta, às 19h, no Centenário.
Kleber comemora gol marcado pelo Grêmio contra o Caxias (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Kleber comemora gol marcado pelo Grêmio contra o Caxias (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Avalanche de pênaltis
Atuando pela primeira vez em 2013 com três atacantes, o Grêmio começou com ritmo intenso. Não pela formação, curiosamente, mas pela boa movimentação dos laterais. Tanto Pará pela direita quanto Guilherme Biteco confundiram a marcação do Caxias, que adotou a tática de parar o jogo com faltas. Sem poder de fogo, a receita foi apostar em cruzamentos para área.
O Tricolor, na verdade, demorou a se entender com o 4-3-3 em teste para enfrentar o Fluminense, dia 10 de abril, pela Libertadores, partida na qual Elano está suspenso. Kleber, Barcos e Welliton pouco produziram. Conseguiram apenas uma jogada, sempre com o centroavante argentino recuando ao meio-campo para abastecer os companheiros, mas sem perigo. Foi, então, que uma avalanche de pênaltis começou a mudar o rumo da partida.
Welliton foi lançado pela direita. Em velocidade, ganhou da zaga e acabou derrubado pelo goleiro Anderson. Pênalti. Pela primeira vez como titular, o Gladiador bateu no meio do gol e, quase cinco meses depois de lesão no tornozelo esquerdo, voltou a marcar: 1 a 0, aos 16 minutos. O lance seguinte parecia repetição do anterior. Foi uma avalanche de pênaltis.
Ao errar saída de bola, o Caxias sofreu ataque rápido. Barcos dividiu com a defesa, a bola sobrou a Kleber, que foi derrubado por Luiz Felipe. O Pirata, porém, bateu no canto direito, fraco e desperdiçou: Anderson defendeu aos 17 minutos.
Pois após o lance o Caxias se acalmou. Além da entrada de Michel na vaga de Luiz Felipe, a postura dos jogadores tratou de equilibrar o lance. Teve a sorte também de Welliton reclamar de dores no joelho esquerdo, ser substituído e, dar lugar a Marco Antonio, e retomar o 4-4-2. O problema foi a má pontaria. Rafael Santiago, em chute de fora da área, e cabeçada após cruzamento da esquerda, perder duas boas chances.
Kleber, de novo
Ao voltar do intervalo, o Grêmio teve outro problema médico. Cris sentiu dores na coxa direita e deu lugar a Bressan. O que não mudou foi o panorama. O Tricolor continuou melhor, mas sem ameaçar o Caxias.
Erros de passe e pouca movimentação foram os principais problemas. O Caxias, por sua vez, não tinha força para atacar.
O jogo se arrastou literalmente. O sistema de iluminação da Arena teve problemas e alguns refletores desligaram, porém, sem interromper a partida.
Só o segundo gol de Kleber, aos 36 minutos, deu emoção ao segundo tempo. Após cobrança de escanteio de Elano, Zé Roberto desviou de cabeça. O Gladiador completou ao gol dentro da pequena área.
E foi só. O Gladiador começou a mandar na Arena.
 

Veterano Besouro quer vencer TUF e disputar cinturão em até cinco anos

Lutador carioca treinou com ídolos do vale-tudo no começo da carreira e já enfrentou três atletas que, mais tarde, chegariam ao Ultimate

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
9 comentários
O carioca Luiz Besouro é um dos lutadores mais experientes da casa da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões. O veterano já treina luta livre esportiva desde 1997, auge da rivalidade entre a modalidade e o jiu-jítsu, e dividiu o tatame com nomes como Hugo Duarte e Carlos Bigu, lendas do antigo vale-tudo. Aos 30 anos de idade, o peso-meio-médio enfim consegue uma chance de entrar no UFC e não quer desperdiçá-la.
Luiz Besouro MMA TUF The Ultimate Fighter Brasil 2 (Foto: Getty Images)Luiz Besouro derruba Robson Negão nas eliminatórias do TUF Brasil 2 (Foto: Getty Images)
Pai de três crianças e com mais um enteado sob sua tutela, Besouro sabe que tem pouco tempo restando na luta. Por isso, o atleta da Renovação Fight Team projeta uma disputa de título em até cinco anos.
- Quero disputar o título do UFC. Não pretendo lutar além dos 35 anos de idade - afirma o lutador carioca.
FICHA DO LUTADOR 
NomeLuiz Jorge Dutra Jr.
Local de nascimentoRio de Janeiro (RJ)
Idade30 anos
Altura1,80m
Cartel11v-2d-1e
Ao se observar o cartel do veterano, que estreou no MMA em 2003, não é difícil acreditar num futuro promissor no Ultimate. No currículo, estão vitórias sobre dois lutadores com experiência no octógono: Fabrício Camões e Luis Beição. Com uma boa sequência de vitórias entre 2005 e 2007, Besouro parecia destinado a uma vaga no UFC quando foi escalado para enfrentar Paulo Thiago no Jungle Fight. Todavia, sofreu uma lesão no joelho logo no começo e foi forçado a desistir do combate, absorvendo uma derrota por nocaute técnico. Aquela foi a última luta do "Caveira" antes de estrear no Ultimate. Foi o momento mais difícil de sua trajetória.
- Não pensei em desistir, mas já fiquei desanimado, geralmente quando me machuquei e me contundi, como na vez contra o Paulo Thiago. Isso sempre dá uma desanimada boa, mas continuei treinando, e isso faz a diferença - explica.
A lesão no joelho rendeu uma das muitas tatuagens de Besouro - um terço, como promessa para a recuperação. O visual forte e tatuado é um grande contraste com o seu estilo na infância, quando recebeu o apelido. Míope, Luiz Jorge Dutra Jr. tinha de usar óculos grandes e desproporcionais ao seu rosto, e logo foi comparado a um besouro por um de seus primos. A lição, como diria o ditado: "não julgue um livro pela capa".
- Acho que a primeira impressão que as pessoas têm de mim é o inverso do que eu sou na verdade. Muitas pessoas que me conhecem vêm dizer que achavam que eu era cheio de marra, mas não sou nada. Acho que queria que (os telespectadores) me conhecessem para ver que não sou o estereótipo que aparento.

Paulo Autuori aceita desafio e assume o comando do Vasco

Técnico aposta em projeto oferecido pelo clube cruz-maltino durante reunião e vai substituir Gaúcho. A apresentação será às 12h deste sábado

Por Gustavo Rotstein e Raphael Zarko Rio de Janeiro
500 comentários
Paulo Autuori Qatar 2008 (Foto: AFP)Paulo Autuori será o novo técnico do Vasco
(Foto: AFP)
Menos de 48 horas depois de demitir Gaúcho, o Vasco garantiu seu substituto. Opção inicialmente avaliada como a mais difícil, Paulo Autuori aceitou ser o novo técnico cruz-maltino. O anúncio foi feito na noite desta sexta, no site oficial, e ele será apresentado às 12h deste sábado, em São Januário.
A contratação de Paulo Autuori é considerada uma dupla vitória do Vasco. Além de acertar com um profissional recheado de títulos de expressão e com a experiência necessária para conduzir um grupo em crise, a diretoria, de quebra, garante a permanência de Ricardo Gomes. Afinal, Autuori condicionou sua ida para o Vasco à manutenção do diretor técnico, que na última quinta-feira chegou a anunciar ao presidente Roberto Dinamite que abandonaria o cargo, mas foi demovido da ideia.
Embora seja um técnico considerado caro, Paulo Autuori nunca colocou a questão salarial como um impedimento para aceitar a proposta do Vasco. Sua preocupação foi sempre com o projeto a ser oferecido e as perspectivas futuras do clube, que vive grave crise financeira. Ele chega a São Januário com o auxiliar Renê Weber e com o preparador físico Gilvan Santos.
Primeiro trabalho no Brasil desde 2009
Assim, Paulo Autuori marca sua volta ao Brasil após quatro anos no Qatar, onde dirigiu as seleções olímpica e principal do país. Seu último trabalho em território nacional foi no Grêmio, em 2009.
Aos 56 anos, Paulo Autuori, nascido no Rio de Janeiro, tem um currículo que conta com duas Libertadores (Cruzeiro, em 1997, e São Paulo, em 2005), além de um Mundial de Clubes (também com o São Paulo). Ele se tornou conhecido em 1995, ao comandar o Botafogo na conquista do Campeonato Brasileiro.
Além do destaque no futebol brasileiro, Autuori também trabalhou em outros países. Foram seis clubes em Portugal, entre eles o Benfica, duas equipes no Peru - onde foi bicampeão nacional (em 2001, pelo Alianza Lima, e em 2002, pelo Sporting Cristal) e assumiu a seleção do país - e dois clubes e as seleções no Qatar. No Japão, ele treinou o Kashima Antlers, em 2006. No currículo vasto, ele ainda teve passagens por Santos, Flamengo e Internacional, onde não faturou títulos.

Lyoto Machida encontra ator Dwayne Johnson em lançamento de filme

Lutador brasileiro conta que era 'The Rock' o elogiou por performance contra Dan Henderson e diz que foi fã do desenho 'Comandos em Ação'

Por Ana Hissa Los Angeles
16 comentários
O lutador brasileiro Lyoto Machida teve um dia de "tiete" nesta sexta-feira. Após encontrar o compatriota Nenê, jogador de basquete do Washington Wizards, pela manhã, o ex-campeão do UFC participou de uma ação promocional do filme "GI Joe 2" e encontrou o ator Dwayne Johnson, também conhecido como "The Rock" no wrestling profissional.
Lyoto Machida Dwayne Johnson The Rock MMA UFC  (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)Lyoto Machida posa ao lado de Dwayne Johnson (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)
O filme é inspirado no desenho animado dos anos 80 que, no Brasil, tinha o nome de "Comandos em Ação", e Lyoto Machida comemorou a participação na promoção do filme.
- Foi muito legal participar dessa entrevista, sou super fã dos Comandos em Ação e tinha alguns dos brinquedos. O Dwayne é um cara muito bacana, ele sabe muito sobre MMA, adora o UFC, elogiou minha performance contra (Dan) Henderson e quis saber sobre minha preparação para a luta contra (Jon) Jones. Foi um dia muito legal - contou Lyoto ao SPORTV.COM.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Os filhos do lutador também adoraram a oportunidade e posaram mascarados junto ao pai, brincando de luta com espadas de brinquedo.
Lyoto Machida filhos lançamento GI Joe (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)Lyoto Machida brinca com os filhos durante o lançamento do filme (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)

Lyoto tem seu dia de 'baixinho' ao lado do jogador de basquete Nenê

Lutador encontra compatriota nos Estados Unidos, e ambos posam para foto

Por SporTV.com Rio de Janeiro
24 comentários
Com 1,85m, Lyoto Machida teve o seu dia de baixinho nesta sexta-feira. O lutador do peso-meio-pesado do Ultimate posou para foto ao lado do jogador de basquete Nenê, que tem 2,11m de altura. O encontro foi em Los Angeles, nos Estados Unidos.
- Eu e o nosso campeão das quadras Nenê! - postou Lyoto no Twitter.
 Lyoto Machida com o jogador de basquete Nenê (Foto: Reprodução/Twitter) Lyoto Machida com o jogador de basquete Nenê (Foto: Reprodução/Twitter)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ex-campeão meio-pesado do UFC, Lyoto Machida segue sem luta marcada no UFC. O baiano vem de vitórias sobre Ryan Bader e Dan Henderson. Nenê está em plena temporada regular da NBA. O seu time, o Washington Wizards, enfrenta o Los Angeles Lakers nesta sexta.

Hugo Wolverine tem novo adversário para evento do UFC em 20 de abril

Francisco Rivera se machuca, e Ultimate escolhe Dillashaw para seu lugar

Por SporTV.com Rio de Janeiro
6 comentários
Hugo Wolverine, TUF 16 (Foto: Getty Images)Hugo Wolverine tem duas lutas e duas
vitórias no Ultimate (Foto: Getty Images)
Pela terceira vez em uma semana o Ultimate perdeu um lutador do card do UFC: Henderson x Melendez e pela terceira vez a organização escolheu um atleta que lutou no UFC 158, realizado no último sábado, como substituto. Agora a baixa foi no peso-galo. Francisco Rivera se machucou, e TJ Dillashaw foi convidado para encarar o brasileiro Hugo Wolverine no dia 20 de abril.
O primeiro caso aconteceu com o peso-pena, quando Clay Guida se machucou e foi substituído por Darren Elkins. Também nesta sexta-feira, Dan Hardy foi impedido de participar do evento por estar com a Síndrome de Wolff-Parkinson-White. Jordan Mein foi o escolhido para medir forças com Matt Brown pelo peso-meio-médio.
SporTV.com/Combate: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

Os três substitutos venceram suas lutas no UFC 158 por nocaute técnico. Dillashaw derrotou Issei Tamura, Mein passou por Dan Miller e Elkins superou Antonio Carvalho.
UFC: Henderson x Melendez
20 de abril de 2013, em San Jose (EUA)
CARD DO EVENTO
Ben Henderson x Gilbert Melendez
Frank Mir x Daniel Cormier
Nate Diaz x Josh Thomson
Matt Brown x Jordan Mein
Chad Mendes x Darren Elkins
Joseph Benavidez x Darren Uyenoyama
TJ Dillashaw x Hugo Wolverine
Francis Carmont x Lorenz Larkin
Myles Jury x Ramsey Nijem
Jorge Masvidal x Tim Means
Roger Bowling x Anthony Njokuani
Clifford Starks x Yoel Romero
Norman Parke x Jon Tuck

Síndrome de Wolff-Parkinson-White tira Dan Hardy de evento do UFC

Arritmia cardíaca atinge em média quatro a cada 100.000 pessoas. Inglês, ex-desafiante do peso-meio-médio, é substituído por Jordan Mein

Por SporTV.com Rio de Janeiro
4 comentários
O Ultimate anunciou na noite desta quinta-feira que Dan Hardy se machucou e não poderá lutar no UFC: Henderson x Melendez, dia 20 de abril, em San Jose (EUA). Mas o que ocorreu com o inglês não foi bem uma lesão. O próprio Hardy revelou no Twitter que seus últimos exames apontaram que ele sofre da Síndrome de Wolff-Parkinson-White, uma arritmia cardíaca rara que atinge em média quatro a cada 100.000 pessoas.
Dan Hardy no UFC 156 (Foto: Adriano Albuquerque)Dan Hardy vem de duas vitórias seguidas no UFC (Foto: Adriano Albuquerque)
Ainda de acordo com Hardy, a Comissão Atlética da Califórnia, responsável pelo controle e regulamentação dos eventos de MMA no estado, é quem não quer autorizá-lo a lutar.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Embora seja raro, a Síndrome de Wolff-Parkinson-White pode levar à morte súbita exatamente em casos de esforço físico em excesso. Os tratamentos para a arritmia são geralmente eficazes, e os riscos de morte são menores do que 1 para cada 1.000 casos.
Jordan Mein é o substituto
O UFC agiu rápido e já anunciou um substituto para Dan Hardy. Jordan Mein, que venceu Dan Miller no último sábado, durante o UFC 158, vai enfrentar Matt Brown no UFC: Henderson x Melendez. O duelo é válido pelo peso-meio-médio.
UFC: Henderson x Melendez
20 de abril de 2013, em San Jose (EUA)
CARD DO EVENTO
Ben Henderson x Gilbert Melendez
Frank Mir x Daniel Cormier
Nate Diaz x Josh Thomson
Matt Brown x Jordan Mein
Chad Mendes x Darren Elkins
Joseph Benavidez x Darren Uyenoyama
TJ Dillashaw x Hugo Wolverine
Francis Carmont x Lorenz Larkin
Myles Jury x Ramsey Nijem
Jorge Masvidal x Tim Means
Roger Bowling x Anthony Njokuani
Clifford Starks x Yoel Romero
Norman Parke x Jon Tuck

Comentarista, Luiz Razia sofre vendo a F-1 à distância: 'Sensação ruim'

Piloto, que rescindiu com a Marussia a dias da estreia, também participará da transmissão do SporTV no GP da Malásia, mas faz planos para voltar à F-1

Por Alexander Grünwald São Paulo
Comente agora
Quando os pilotos alinharam seus carros para o primeiro GP da temporada 2013 da Fórmula 1, em Melbourne, na Austrália,  Luiz Razia deveria estar entre eles. Após o vice-campeonato da GP2 no ano passado, o piloto baiano chegou a assinar contrato com a equipe Marussia durante os testes de pré-temporada. No entanto, o atraso no pagamento de um de seus patrocinadores fez o time rescindir o documento, acertando de última hora com o francês Jules Bianchi. Do outro lado do mundo, bem distante do ronco dos motores, Razia confessa que os instantes antes da largada foram o momento mais difícil de sua participação como comentarista convidado do canal SporTV, que transmite as corridas no Brasil em horário alternativo.
Luiz Razia Marussia testes Fórmula 1 Jerez (Foto: Divulgação Marussia)Luiz Razia chegou a pilotar a Marussia nos testes da Fórmula 1 em Jerez (Foto: Divulgação Marussia)
- Na hora do grid, quando eu vi aquela preparação dos pilotos para a largada, a primeira curva, tudo mais, rolou aquele sentimento de “puxa vida, pena que não estou lá”, uma sensação meio ruim. Eu já tinha treinado tudo aquilo. Poderia estar lá, sei o trabalho que eu conseguiria fazer. Mas a gente tem que tocar a vida para frente – diz o piloto, que já está negociando para voltar à categoria.
Morando na Europa desde que passou a competir nas divisões de acesso da Fórmula 1, Razia desembarcou no Brasil pouco antes do início da temporada para uma série de reuniões com potenciais patrocinadores. A intenção é formar um pacote atrativo para um time da principal categoria do automobilismo mundial no próximo ano, quando haverá uma mudança no regulamento de motores da F-1 – passando dos atuais aspirados de 2.4 litros para propulsores turbocomprimidos de 1.6 litro.
Luiz razia marussia testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Após a recisão com a Marussia, Razia tenta uma vaga como reserva em outro time (Foto: Getty Images)
- Eu já estou bastante motivado pela situação que está se desenvolvendo agora. Há boas oportunidades por vir, estou concentrado em conseguir uma vaga em 2014, e por isso preciso refazer todos os processos neste ano. Vim aqui ao Brasil para ter reuniões e conseguir voltar ao ponto onde eu estava, realmente. Existe tudo aquilo que eu já fiz, que conta, mas tive que fazer uma reestruturação em tudo o que eu tinha. Há o contato, as pessoas que eu conheço. Eu mantive tudo isso.
Apesar da intenção de se tornar titular em 2014, o baiano cogita outras opções para se manter em atividade ainda este ano. Descartando um retorno às categorias de base – onde já mostrou seu valor ao vencer corridas e disputar o título da GP2 até a última corrida com o italiano Davide Valsecchi, atual piloto de testes da Lotus – , ele afirma que está tentando um acordo como reserva em algum time da F-1, e que  já pensa em outro campeonato de âmbito mundial para exercitar seu ritmo de corrida.
Luiz Razia faz teste na Force India (Foto: Divulgação)Luiz Razia fez um teste na Force India em 2012 e tenta voltar ao time como reserva (Foto: Divulgação)
- Andar nas sextas-feiras seria uma ótima oferta na Fórmula 1. Conseguir o máximo de treinos livres neste ano, com diferentes equipes. Também já pensei até em fazer algumas provas no Mundial de Endurance. Essa categoria é demais, e vai ter corridas em pistas como Austin, Interlagos e Le Mans. Para não ficar parado, essa seria uma opção – afirmou Razia, que, entre outras equipes, negocia com a Force India, onde fez uma sessão de testes em 2012 e impressionou os engenheiros com o alto nível das informações que forneceu.
Do cockpit ao microfone
Razia recebeu muitos elogios depois de sua primeira experiência como comentarista, na transmissão do GP da Austrália no SporTV. Com o olhar clínico de quem está acostumado aos cockpits, o piloto detalhou as estratégias dos candidatos à vitória e anteviu, ainda na 16ª volta, que Kimi Raikkonen era o favorito ao primeiro lugar, já que o finlandês economizava pneus visando fazer um pit stop a menos que os rivais.
Luiz Razia durante a transmissão da Fórmula 1 no SporTV (Foto: Acervo pessoal)Luiz Razia durante a transmissão do GP da Austrália de Fórmula 1 no SporTV (Foto: Acervo pessoal)
- Como eu fiz muitas corridas de GP2 com o mesmo tipo de pneu (da F-1), a gente meio que entende a estratégia de cada um. Sempre que assisto às corridas, tenho uma noção muito grande do que pode acontecer, pelo fato de também viver aquela situação. Só tenho que me preocupar com o modo como falamos. É de uma maneira bem mais formal, explicativa, educativa até. E, assim como nas pistas, é preciso trabalhar em equipe, dar o tempo para cada um. Foi uma combinação muito legal, porque o pessoal (no SporTV) é profissional. Eu estava ali como amador – brinca o piloto.
Prestes a repetir a dose como comentarista convidado no GP da Malásia de Fórmula 1 e também na segunda prova da GP2, neste fim de semana, o competidor avalia as chances do compatriota Felipe Massa na temporada 2013. Para Razia, não basta ser veloz no duelo interno com o espanhol Fernando Alonso, mas também forte no aspecto estratégico. E alerta: até o momento, o Mundial de Fórmula 1 não tem favorito.
fernando alonso ferrari gp da austrália (Foto: Agência Reuters)Baiano prevê um novo duelo entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel pelo título (Foto: Agência Reuters)
- O Alonso é muito constante, já foi ao pódio na primeira corrida, e o Vettel é um piloto que sabe aproveitar o carro que tem. Quem sabe o Kimi Raikkonen também consiga entrar nessa briga, se a Lotus melhorar um pouco na classificação. A Ferrari começou este ano bem melhor do que em 2012, com uma corrida bastante forte do começo ao fim. Acho que o Massa vai ter que se questionar, realmente, como ele vai ganhar do Alonso. Porque, além de ser um piloto muito talentoso, o espanhol é muito inteligente. O Felipe vai ter que ser mais esperto que ele nas horas de decisão. Já demonstrou que pode ganhar na pista, mas também tem que competir na parte estratégica – analisa Razia.
Circuito de Sepang - GP da Malásia (Foto: infoesporte)

Na mira do Botafogo, Marcelo Moreno ganha aval de jogadores

Ex-companheiro de Grêmio, Julio Cesar qualifica atacante como importante reforço. Ex-colorado, Bolívar afirma que boliviano seria bem-vindo

Por Fabio Leme Rio de Janeiro
149 comentários
Marcelo Moreno no treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Moreno tem sido pouco usado por Vanderlei
Luxemburgo (Foto: Lucas Uebel / Site do Grêmio)
O atacante do Grêmio, Marcelo Moreno, é um dos jogadores que estão na mira do Botafogo, que não esconde o desejo de contratar dois atletas para a posição. Mesmo garantindo que não está negociando, a diretoria alvinegra monitora a situação de Moreno, que, nesta semana, afirmou que não deve jogar mais pelo clube gaúcho enquanto Vanderlei Luxemburgo for o treinador.
Mesmo com salário atrasado e com o clube vivendo com constantes problemas financeiros, os jogadores do Botafogo não se opõem a uma investida na aquisição do atacante brasileiro naturalizado boliviano.
- É um excelente jogador, ótima pessoa, e que está tendo um pouco de dificuldades lá no Grêmio. Se o Botafogo conseguir contratar, seria um importante reforço - avaliou o lateral-esquerdo Julio Cesar, que até o fim do ano passado era companheiro do atacante.
Acostumado a enfrentá-lo em Gre-Nais, o zagueiro Bolívar brincou ao dizer que é melhor tê-lo ao lado do que contra, situação vivida diversas vezes quando atuava pelo Inter.
- Um jogador que impõe muita dificuldade, que tem presença de área e um porte físico invejável. É sempre bom ter jogadores assim do seu lado, pois contra é sempre ruim (risos). Se for para acrescentar, ele será bem-vindo e nos ajudará muito - garantiu o General.

Enquanto os reforços não chegam, os jogadores trabalham para enfrentar o Madureira no próximo domingo e manter o bom desempenho no estadual. Por isso, Julio Cesar e Bolívar enalteceram os homens de frente que já fazem parte do elenco.
- Eu acredito que nossos atacantes aqui estão voltando a viver boa fase e dando conta do recado - opinou Júlio Cesar, que recebeu o aval do zagueiro.
- Como o Julio (Cesar) falou, temos que valorizar os jogadores que aqui estão - finalizou Bolívar.

Suárez marca, mas Uruguai cede empate ao Paraguai e se complica

Artilheiro do Campeonato Inglês faz lindo gol, mas falha de Lugano permite igualdade dos paraguaios. Última vitória da Celeste foi em junho

Por GLOBOESPORTE.COM Montevidéu
48 comentários
Quarto colocado na última Copa do Mundo, o Uruguai caminha para uma reta final de muita tensão nas eliminatórias sul-americanas para 2014. Depois de muitas chances perdidas e um bonito gol de Luis Suárez num sem-pulo, a Celeste vacilou e permitiu o empate de um aguerrido Paraguai, por 1 a 1, nesta sexta-feira, no Centenário de Montevidéu, em jogo válido pela 11ª rodada. Edgar Benítez, em falha do capitão Lugano, anotou para os visitantes.
O resultado confirma a boa fase do atacante do Liverpool, artilheiro do Campeonato Inglês e vice das eliminatórias, com oito gols (um a menos que o argentino Higuaín), mas deixa a equipe treinada por Óscar Tabárez em quarto, com 13 pontos. O tradicional Paraguai, com apenas oito, segue na lanterna da competição.
Ambas as seleções voltarão a campo na próxima terça-feira. E também fora de casa. Os paraguaios visitarão o Equador, às 18h (de Brasília), enquanto os uruguais enfrentarão o Chile no Estádio Nacional. Será a oportunidade para a Celeste encerrar um jejum nas eliminatórias que já existe desde junho, quando bateu o Peru, por 4 a 2 - de lá para cá foram três derrotas e dois empates.
Fidencio Oviedo, Luis Suarez - Uruguai x Paraguai (Foto: AP)Fidencio Oviedo chega junto em Luis Suárez: gol do artilheiro foi insuficiente (Foto: AP)
Noite de má pontaria
Óscar Tabárez resolveu deixar um artilheiro de peso no banco de reservas. E justamente, por ironia ou não, o grande problema do Uruguai no primeiro tempo no Centenário foi com a pontaria. Sem Edinson Cavani, goleador máximo do Campeonato Italiano, coube à dupla Luis Suárez-Diego Forlán a missão de levar a Celeste às redes. Ambos falharam em 45 minutos.
Há de se ressaltar que o goleiro paraguaio, Diego Barreto, também fez das suas. Foi dele grande defesa em finalização de Nicolás Lodeiro, já nos acréscimos. Na cobrança de escanteio de Forlán, o atacante do Liverpool voltaria e desperdiçar ótima chance, ao escorar por cima da meta.
O Paraguai, por sua vez, claramente adotava uma postura mais conservadora. E apostava na presença física de Óscar Cardozo, de volta à seleção. O centroavante do Benfica incomodou em duas oportunidades: aos 22, rolou para Ayala chutar forte. Muslera defendeu firme. Depois, aos 39, obrigou o arqueiro do Galatasaray a espalmar para a linha de fundo.
Suárez de um lado, Lugano do outro
Forlan, Uruguai x Paraguai (Foto: AFP)Diego Forlán foi titular pelo Uruguai (Foto: AFP)
Cavani voltou para a etapa final - assim como o volante Arévalo Ríos, aquele com passagem pelo Botafogo no futebol brasileiro. Mas não parecia ser mesmo o dia do Uruguai. Entre simulações desesperadas de pênalti dos donos da casa, o atacante do Napoli teve uma bola limpa na grande área, aos 27. A bola acabou sendo maltratada e saiu pela linha de fundo sem o menor perigo.
Para piorar a situação do Uruguai, o Paraguai começava a gostar do jogo. Num contra-ataque, aos 28, Samudio serviu Oviedo, que acabou chutando fraco, para fácil defesa de Muslera. A resposta da Celeste veio numa bomba de Lodeiro, talvez o melhor em campo pelos mandantes, aos 33. Barreto precisou voar para salvar, mas nada poderia fazer na sequência. Aos 36, Lodeiro cruzou na medida para Suárez acertar um sem-pulo no cantinho: 1 a 0.
O Centenário explodiu com a possível vitória, mas a alegria durou pouquíssimo tempo. Num chutão de Da Silva, Lugano falhou ao cortar para trás e deixou Benítez livre para tocar na saída de Muslera. Um empate que, se não trouxe o Paraguai para a disputa por uma vaga ao menos na repescagem, complicou a situação dos rivais.

Provocado por Kaká, Marcelo diz não ligar para reserva, mas...: ‘Quero jogar’

Durante entrevista coletiva, meia do Real Madrid ficou tirando sarro do lateral-esquerdo, que deve ser titular contra a Rússia, segunda-feira

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Genebra, Suíça
101 comentários
Enquanto Marcelo dava entrevista no centro esportivo de Nyon, na Suíça, nesta segunda-feira, Kaká, por duas vezes, gritou do campo, desconcentrando o lateral-esquerdo e o fazendo rir. Mas na hora que o assunto foi a vaga de titular, os sorridos deram lugar ao semblante mais sério.
Reserva no empate por 2 a 2 com a Itália, na última quinta-feira, em Genebra, Marcelo muito provavelmente será titular na segunda-feira, às 16h30 (de Brasília), contra a Rússia, em Londres, na Inglaterra. Muito embora seu discurso seja político em relação à opção de Felipão no primeiro jogo, ele deixa claro suas intenções.
- Não fiquei surpreso de começar como reserva, não. Não vejo problema em me colocar ou não. Eu venho para a Seleção ajudar, seja para atuar a partida toda ou só dois minutos, mas é claro que quero jogar – comentou o lateral do Real Madrid.
Marcelo em treino da Seleção (Foto: Mowa Press)Marcelo deverá ser titular do Brasil contra a Rússia na segunda-feira (Foto: Mowa Press)
Longe da seleção brasileira desde outubro do ano passado, quando sofreu uma fratura no pé direito, durante treinos da Seleção na Polônia, Marcelo perdeu também a posição no Real Madrid. José Mourinho não o colocou mais de titular.
- Sobre isso, não sou eu quem tem de responder. Eu estou dando o máximo para ficar em forma depois da contusão – finalizou Marcelo.
A partida do Brasil contra a Rússia, segunda-feira, em Londres, terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha todos os lances do amistoso em Tempo Real.