sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O efeito dominó: crise no Vasco derruba peça por peça nesta sexta

Primeiro PC Gusmão foi demitido, depois Carlos Alberto e Felipe, afastados do clássico com o Fla, e quiçá do Campeonato Carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
montagem Felipe Carlos AlbertoFelipe e Carlos Alberto estão perto de sair do Vasco
(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Um, dois, três. Um, dois, três. De derrota em derrota, protestos em cima de protestos dos seus torcedores, de desentendimentos a informações desencontradas no clube, as principais peças do Vasco para a temporada foram caindo nesta sexta-feira, após o desastroso início de Campeonato Carioca.
Primeiro, o técnico Paulo César Gusmão foi demitido, depois de ter sido garantido no cargo pelo presidente Roberto Dinamite logo após a derrota de 3 a 1 para o Boavista, quinta-feira, no Engenhão. Um pouco mais tarde, os astros da equipe, Carlos Alberto e Felipe, que foi substituído ainda no primeiro tempo do jogo de quinta por Jeferson, foram retirados do grupo que enfrentará o Flamengo no domingo, e nem devem voltar a vestir a camisa do Vasco, de acordo com o próprio presidente.
- Além do PC Gusmão, foram discutidas as situações do Carlos Alberto e do Felipe. Eles não estarão neste jogo e possivelmente na competição daqui para frente. Mas ainda vamos conversar melhor. É uma decisão interna que precisávamos tomar para modificar, dar uma sacudida. A instituição está acima do Roberto Dinamite e de qualquer um. Esperamos que seja uma medida positiva dentro de campo - disse Roberto, em entrevista concedida no início da noite desta sexta-feira, ao lado do gerente de futebol, Rodrigo Caetano, e de alguns vice-presidentes.
Capitão do time, Carlos Alberto teve uma áspera discussão com o presidente no vestiário após a derrota de quinta. Como não produz em campo o que se espera dele, e autoridade não se contesta, muito menos com palavras ásperas, o meia dificilmente prosseguirá em São Januário. Se Carlos Alberto ficar, Roberto Dinamite, que confirmou a 'briga', estará pondo em risco a sua voz de comando no clube, por isso o caminho deve ser usá-lo, juntamente com Felipe, como moeda de troca para reforçar o combalido time, que também foi derrotado por Resende (1 a 0) e Nova Iguaçu (3 a 2).

Enquanto seus principais rivais, Flamengo, Fluminense e Botafogo, venceram todos os seus jogos até o momento, o Vasco está sem um pontinho sequer no Estadual. Pior para a sua torcida, que tem sido motivo de chacota por parte dos adversários. A chance de recuperar a autoestima vascaína será no domingo contra o principal rival, o Flamengo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. Porém, agora sem Pc Gusmão, Carlos Alberto e Felipe. Se isso será bom para a equipe ou se ficará pior, só depois do clássico se saberá.

Benjamin faz três, Brasil bate México e estreia com pé direito na Copa Latina

Em duelo equilibrado, equipe canarinho dribla o forte calor e vence por 4 a 3

Por Igor Christ Rio Quente, GO
O Brasil teve que suar a camisa, mas começou com pé direito a busca pelo décimo título da Copa Latina de Futebol de Areia, realizada na arena montada na cidade de Rio Quente, em Goiás. Em jogo equilibrado e disputado sob forte calor, a Seleção Brasileira saiu na frente, cedeu a virada, mas conseguiu a vitória por 4 a 3. O veterano Benjamin (três) e o estreante Dunga fizeram para a equipe canarinho. Rodrigues, Cati e Plata descontaram para os mexicanos.
 brasil x mexico futebol de areia Seleção faz 4 a 3 sobre o México e estreia com vitória na Copa Latina, em Rio Quente, Goiás
(Foto: João Pires/divulgação)
O jogo começou equilibrado e com as duas equipes buscando o ataque, mesmo com o forte calor na quadra. O primeiro gol do jogo saiu a cinco minutos do fim do primeiro tempo. Benjamin cobrou falta no cantinho, sem chances para o goleiro e abriu o placar para o Brasil. Atrás no placar, o time Mexicano passou a arriscar mais e acabou marcando a três minutos do fim da etapa. Angel Rodrigues bateu firme e deixou tudo igual no placar: 1 a 1.
No segundo período, o time mexicano voltou mais ligado no jogo e tratou de desempatar, com Cati. Empurrado pela torcida, a equipe comandada pelo técnico Alexandre Soares foi para cima e conseguiu a virada, com Dunga e Benjamim. No último período, Benjamin fez mais um de falta e Plata diminuiu para o México no fim. Vitória brasileira na estreia: 4 a 3
Uruguai bate Argentina na preliminar
No primeiro jogo do dia, a rivalidade sul-americana se mostrou presente. Em partida cheia de alternativas, o Uruguai venceu a Argentina por 4 a 3. Na manhã de sábado, o Brasil encara a Argentina, enquanto o México enfrenta o Uruguai.

Fernando Penna vence o Desafio de Habilidades e incendeia o Pedrocão

Armador de Franca faz a festa da torcida e derrota na final Nezinho, que entrou sob intensas vaias pela rivalidade nos tempos de Ribeirão Preto

Por Rodrigo Alves Direto de Franca, SP
Para começo de festa, o roteiro foi perfeito. Na abertura do fim de semana do Jogo das Estrelas do NBB, em Franca, foi um jogador da casa que faturou o troféu e incendiou o ginásio. O armador Fernando Penna cumpriu o percurso de dribles, passes e arremessos com perfeição na final e derrotou Nezinho, arquirrival dos francanos desde os tempos de Ribeirão Preto. Resultado: o ginásio Pedrocão quase veio abaixo.

- Quero agradecer à torcida de Franca e essa comunidade que respira basquete. É a minha cidade, onde nasci, é um orgulho representar essa equipe – afirmou Penna, no centro da quadra, dirigindo-se ao público e arrancando mais aplausos.

Nezinho foi o primeiro concorrente da noite e entrou na quadra sob uma chuva de vaias, fruto dos tempos em que jogava em Ribeirão Preto e construiu uma forte rivalidade com os francanos. Para desespero a torcida, o armador do Brasília cumpriu o circuito sem cometer nenhum erro, em 20,6 segundos.
Desafio de Habilidades ,fernando penna basquete nbbFernando Penna foi o mais rápido no Desafio de
Habilidades (Foto: Luiz Pires/Divulgação)
Em seguida veio Larry Taylor, que errou o primeiro arremesso de três e precisou da segunda tentativa. A falha custou um tempo valioso ao americano, que fechou em 31,1s.

Uma das maiores revelações do basquete brasileiro nos últimos tempos, Raulzinho pecou no seu fundamento principal, o passe. Errou dois passes diretos e um quicado. Compensou acertando de três na primeira vez e fechou em 32,1.

O argentino Figueroa errou um passe e dois chutes de três. Acabou sendo o mais lento da noite, com tempo de 36,3s.
Favorito da casa, Fernando Penna levou a torcida ao delírio ao acertar o primeiro passe e cravar o chute de três de primeira, mas errou o passe quicado. Ainda assim, fez 27,2s e foi à final com Nezinho.
As vaias se reciclaram quando o armador do Brasília voltou ao circuito. O erro no arremesso de três fez o Pedrocão explodir, mas o restante do percurso foi perfeito, com o bom tempo de 26,1s.
Cabia a Penna a missão de bater o rival e manter a eletricidade a todo vapor no ginásio. Não deu outra. O armador francano foi perfeito na decisão. A cada acerto, o ginásio quase vinha abaixo. Em 22,4s, ele cumpriu todas as etapas e fez a alegria da torcida. Agradeceu fazendo reverências ao público e ainda jogou duas bolas para as arquibancadas. No primeiro evento do Jogo das Estrelas, Franca fez a festa.
Desafio de Habilidades fernando penna basquete nbbDepois da vitória, Fernando Penna foi comemorar com a trocida francana (Foto: Luiz Pires/Divulgação)

Aprovado: Conca participa de jogo-treino e faz a diferença

Argentino marca e dá uma assistência em vitória por 4 a 1 sobre os juniores

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Conca está pronto para voltar ao Fluminense. Nesta sexta-feira, o argentino passou pelo último estágio no processo de recuperação de uma artroscopia e foi aprovado com louvor. Liberado para treinar com o restante do grupo desde a última terça, ele foi testado em jogo-treino contra a equipe de juniores, nas Laranjeiras, e se destacou na vitória por 4 a 1 dos reservas.
Sem dar sinais de preocupação com o joelho esquerdo, Conca repetiu o que fez dele melhor jogador do último Brasileirão e comandou o meio-campo. Ele deu uma assistência para o gol do lateral-direito Marquinhos e marcou o dele. Julio Cesar e André Luis completaram o placar.
Apesar de estar pronto para jogar, Conca não deve ser relacionado para a partida contra a Cabofriense, neste domingo, às 17h (de Brasília), no estádio Cláudio Moacir, em Macaé. A expectativa é de que ele volte ao time na próxima quinta, diante do Duque de Caxias, no Engenhão. Muricy Ramalho já avisou, porém, que o argentino voltará gradativamente e começará no banco de reservas.

César sopra vela dos 19 anos e pede: 'Quero aproveitar a imensidão do Fla'

Vascaíno na infância e com decepções por Flu e Bota, goleiro promete ficar no clube mesmo com o assédio crescente desde o brilho na final da Copinha

Por Luciano Cordeiro Ribeiro Rio de Janeiro
A noite de aniversário ainda lembra os tempos de anonimato. Família reunida na acolhedora casa no Riachuelo, mesas espalhadas pelo quintal e videogame comendo solto na TV em plena calçada. Mas César jamais se lembrará da comemoração de seus 19 anos como apenas mais uma. O clima sem qualquer formalidade na Zona Norte do Rio é o de sempre, mas tudo cheira a transformação. O telefone toca mais do que o habitual. A camisa do Flamengo vira traje até do avô Álvaro, fanático pelo América. O bolo ganha escudo rubro-negro, decoração impensável para quem já foi vascaíno – algo que César se recusa a admitir, sem saber que um dos vizinhos já o havia “dedurado”.

Torcedor, porém, costuma ligar pouco para estes detalhes. Júnior, jogador que mais vezes vestiu a camisa do Flamengo, não nega que já torceu para o Fluminense na infância. O que os rubro-negros realmente querem saber é se César fará história na Gávea, apesar de só ter contrato até o fim do ano e estar vinculado ao Sendas. O goleiro é o único dos campeões da Copa São Paulo com futuro incerto a curto prazo. Mas o discurso lembra o 'agora eu sou Mengão' gritado por Ronaldinho Gaúcho em sua chegada à Gávea.

- Na infância eu adorava futebol, mas não era de ir a estádio, gostava de acompanhar todos os times daqui e de fora – despista o goleiro. – E agora sou Flamengo. Não tem como não ser, foi o clube que me acolheu, que me deu essa alegria de ser campeão com estádio lotado em São Paulo. Não esperava aquela multidão gritando meu nome, nunca joguei para tanta gente nem em preliminar de clássico, não dá para descrever. É claro que eu quero ficar e tenho esperança de que é isso que vai acontecer.
cesar goleiro do flamengo campeão copa são paulo de futebol juniorFamília reunida: parece, mas não é mais um aniversário qualquer (Foto: Alexandre Durão /Globoesporte.com)
A negociação para a permanência é aparentemente simples. O Sendas cobra R$ 150 mil pela liberação, e César ainda não tem empresário. Mas não faltam interessados. Leonardo Moura, jogador de Eduardo Uram, comentou com o goleiro por alto que seu agente gostaria de conhecê-lo. O destaque da final contra o Bahia já recebeu ligações com outras ofertas.
- Mas nada muito certo, só papo mesmo - comenta.

O assédio e as novas cores do coração são apenas algumas das mudanças dos 19 anos. Depois das defesas na decisão de terça-feira – que o próprio não se cansa de rever em vídeos na internet -, César virou celebridade. Na última quarta, se deu o luxo de trocar o trem e a linha 747 (Madureira-Vargem Grande) por uma corrida de táxi até a Gávea, de onde foi para o Ninho do Urubu no ônibus do clube. Estava com uma bolsa de viagem do Flamengo e sabia que no meio do povo corria sério risco de se atrasar com os inúmeros pedidos de fotos e autógrafos.
cesar goleiro do flamengo campeão copa são paulo de futebol juniorGame na calçada: infância prolongada
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- Cara, você não acredita. Na quarta, fui à estação de Riachuelo pegar um trem para a Central. O maquinista gritou meu nome! O trem estava andando, eu na plataforma, e ele me reconheceu de longe! Na autoescola, o professor também disse que ficava feliz de me dar aula. No supermercado, um garotinho veio correndo e agarrou na minha perna. De vez em quando assusta, mas está sendo tudo muito gratificante – comentou o jogador, com um sorriso tão largo quanto seus saltos.

A câmera ligada no meio dos convidados da festa lembrava o Big Brother, e César sabe bem o que quer: se tornar líder da casa rubro-negra. Com ensino médio completo, garante ter sido ótimo aluno de português e matemática, sem ter ficado sequer em recuperação em qualquer outra matéria.  É articulado e só lembra o estereótipo do boleiro ao citar Deus em todas as frases.  No campo, seu messias é Rogério Ceni, exemplo do que pretende ser quando crescer, ou melhor, amadurecer - já que tem 1,92m, quatro centímetros a mais que o camisa 1 são-paulino.

- Gosto muito de falar, sempre peço a palavra nas correntes, tenho esse espírito. E o Rogério é isso, é muito mais do que um goleiro no São Paulo. Até penso um dia em jogar lá fora, mas acho que o momento agora é de aproveitar essa fase. Subir para o profissional já é muita coisa. Conviver com o Felipe, que já foi ídolo do Corinthians e certamente vai se firmar aqui... No último treino eu estava doido pra agarrar, enfrentar o Ronaldinho, mas estou com dor e o médico achou melhor não forçar. Os jogadores me cumprimentaram, queriam me colocar no corredor polonês pelo aniversário, mas escapei. É muita coisa acontecendo. Quero aproveitar essa imensidão que é o Flamengo. Mas agora é botar os pés no chão de novo, ficar tranquilo e trabalhar.

cesar goleiro do flamengo campeão copa são paulo de futebol juniorEric não conseguiu ser goleiro. Agora, reza pelo
irmão (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Exemplos de que a vida pode ser cruel não faltam. Aos quatro anos, viu sua mãe se separar. O pai ficou distante. Um baque só compensado pela presença constante de Álvaro, o avô materno. Eric, seu irmão mais velho, tentou ser goleiro e não passou do Bonsucesso. Já como jogador também esteve perto de uma história sem final feliz. A alegria, a admiração por Rogério Ceni e o desejo de liderança remetem a Bruno, que foi de capitão do Fla a prisioneiro. César chegou a treinar com o antigo camisa 1. Fez inclusive alguns desafios de disputa de pênalti.

- Perdi todos, claro, o cara era demais. Quando soube da notícia da prisão levei um susto. Até hoje é difícil acreditar – lembra César, que defendeu uma cobrança na semifinal da Copinha, na disputa de pênaltis contra o Desportivo Brasil.
cesar goleiro do flamengo campeão copa são paulo de futebol juniorO avô Álvaro assumiu o papel de pai com a separação da filha (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
César, no entanto, não tem a vocação de Bruno para colecionar namoradas. Está há dez meses com Amanda, depois de dois anos de amizade na igreja (é evangélico). A amada só tem uma concorrente. Enquanto não alcança o sonho de virar referência rubro-negra, o goleiro acata direitinho as ordens de Madalena, mãe protetora até o último fio de cabelo. Foi graças a ela que  César conseguiu começar a carreira no Fluminense, depois de enfrentar o Tricolor em um jogo de futebol de salão pelo Clube Garnier. Partida em que por pouco não foi desfalque.

cesar goleiro do flamengo campeão copa são paulo de futebol juniorA mãe Madalena: carinho nas horas fáceis e difíceis
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- Ele tinha uns sete para oito anos, estava caidinho de febre, não queria deixar ele ir de jeito nenhum. Mas era importante para ele, desde cedo sabia se impor. Queria mesmo ser goleiro – lembra a mãe.

Depois de superar a febre e se destacar, César trilhou o caminho do salão para o campo. Para que o filho fosse diariamente a Xerém, Madalena se desdobrou. Segundo ela, a saída do Fluminense se deu por problemas financeiros. Demitida do emprego de vendedora, não tinha mais como bancar a longa viagem diária. A diretoria não quis ajudar. Resolveu, então, levá-lo a São Januário, bem mais perto de casa. César começou a treinar no clube, mas o registro na federação ainda pertencia ao Tricolor, que não o liberou. Madalena pediu ajuda a Siro Darlan, ex-juiz da infância e da juventude do Rio. Ganhou o processo, mas o Vasco já não tinha interesse. César foi jogar na Mangueira, disputou campeonatos de favelas e despertou a atenção do Sendas. O último clube grande a perdê-lo foi o Botafogo, que recebeu oferta do Sendas para ficar com o goleiro e não aceitou. Chegou ao Flamengo em dezembro de 2009. A última opção virou a primeira na lista de desejos. Madalena espera que o casamento não desmorone como o seu.

- No Flamengo só faltaram colocar tapete vermelho, mudou completamente a vida do meu filho. Conheci a Patrícia Amorim, me identifiquei muito com ela, uma pessoa doce, simples. Tomara que o César fique lá por muito tempo.
cesar goleiro do flamengo campeão copa são paulo de futebol juniorAmanda, a namorada: paixão e devoção que começou na igreja (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Boas-vindas ao Torito: colorados, em êxtase, recebem Cavenaghi

Centenas de torcedores vão ao aeroporto na chegada do atacante argentino. Ele desembarca e vai ao Beira-Rio

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Cavenaghi internacionalCavenaghi, no banco do passageiro, é cercado pela torcida na chegada a Porto Alegre
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
O Inter pediu, D’Alessandro reforçou e a torcida atendeu. Centenas de colorados foram ao aeroporto Salgado Filho nesta sexta-feira para dar as boas-vindas a Fernando Ezequiel Cavenaghi, 27 anos, o novo camisa 9 vermelho, o novo integrante da colônia argentina do Beira-Rio. El Torito desembarcou em Porto Alegre pouco depois 18h30m e logo rumou para o estádio onde ficará por empréstimo durante um ano.
chegada Cavenaghi internacionalTorcida festeja chegada do atacante ao Inter
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Cavenaghi colocou os pés em solo gaúcho, passou pelo processo de imigração e então rumou para um automóvel posicionado na pista do aeroporto. Dali, o argentino pôde ver os centenas de colorados reunidos à espera dele. A multidão enlouqueceu. Perseguiu o carro, dirigido pelo diretor-executivo de futebol do Inter, Newtom Drummond, se grudou na porta do passageiro, onde ele estava, gritou olho no olho com o argentino, com apenas o vidro do carro como separação. A exemplo do que aconteceu com D’Alessandro em 2008, o jogador teve que sair por um portão alternativo, para evitar transtornos aos demais passageiros que circulavam pelo aeroporto.
A torcida, em surto, cantou para seu novo centroavante antes, durante e depois da passagem dele pelo aeroporto.
- Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, ô, Cavenaghi é gol, Cavenaghi é gol.
E até usou com ele a música habitualmente oferecida a D’Alessandro.
- Cavenaghi, e dá-lhe Cavenaghi, e dá-lhe Cavenaghi.
internacional chegada Cavenaghi União de D'Ale e Cavenaghi anima a torcida
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
A euforia dos colorados obrigou a polícia a agir. Com cassetetes, os policiais tentaram afastar os torcedores do carro. Os colorados não ligaram, correram risco de atropelamento, lidaram com empurrões de todo o tipo para ver o Torito mais de perto. A passagem do automóvel com ele durou poucos segundos. Quando o carro partiu, um policial disparou um tiro com bala de borracha. Houve corre-corre.
Do aeroporto, El Torito rumou para o Beira-Rio, onde já iniciou a bateria de exames médicos e testes físicos. O jogador será apresentado oficialmente na segunda-feira. Como vinha treinando normalmente no Mallorca, da Espanha, já deve participar do jogo contra o Juventude, dia 3 de fevereiro – a primeira partida da equipe principal do Inter na temporada.
Dentro de um ano, caberá ao Inter decidir se compra Cavenaghi. O valor para a aquisição é de 2,5 milhões de euros – R$ 5,7 milhões.
Fernando Cavenaghi desembarcando para o InternacionalCavenaghi faz sinal de positivo na chegada a Porto Alegre (Foto: Ag. Freelancer)

São-paulino Rivaldo engasga sobre 'bicho' para Mogi vencer o Tricolor

Reforço tricolor seguirá como presidente do clube do interior. Na chegada, falou sobre Rogério Ceni, Felipão, seus 38 anos, a camisa 10...

Por Carolina Elustondo e Marcelo Prado Cotia, SP
Rivaldo apresentado no São PauloRivaldo é apresentado como são-paulino no CT de Cotia e veste a camisa do novo clube
(Foto: Gustavo Tilio / GLOBOESPORTE.COM)
Após ser apresentado no campo do CT de Cotia, na manhã desta sexta-feira, Rivaldo deu a primeira entrevista coletiva como jogador do São Paulo. O reforço, cercado de dirigentes, admitiu que considerou o convite de Rogério Ceni uma brincadeira, enfatizou que segue como presidente do Mogi Mirim e não tem medo de vestir a camisa 10. Ele só gaguejou ao ser questionado sobre um possível encontro Mogi x São Paulo nas quartas de final, semifinal ou final (na primeira fase já ocorreu o duelo). Será que ele pagaria bicho para os seus jogadores, do time do interior, vencerem o Tricolor?
Confira os principais trechos.
Convite de Ceni para jogar no São Paulo
"Naquele domingo do jogo entre São Paulo e Mogi o Rogério, dentro do vestiário, conversou comigo e perguntou se queria jogar no São Paulo. Achei que era brincadeira. Depois ele falou  comigo fora do vestiário. E aí eu já estava falando com o Milton (Cruz) e com o presidente. Agradeço ao Ceni por isso, é um grande companheiro de Copa. Não esperava que isso tudo aqui hoje pudesse acontecer".
Jogador do São Paulo e presidente do Mogi Mirim
"Continuo como presidente a não ser que alguma lei me proíba, serei presidente lá e jogador aqui. São situações diferentes. Respeito quem acha que não é algo interessante, mas se eu saísse acabaria me envolvendo da mesma forma, o que seria igual. Saio se for lei, pois respeito, mas essa não é minha intenção".
Dono da 10
"É uma honra jogar com a 10 do São Paulo. Nunca tive medo de jogar com ela, é a camisa com mais responsabilidade, mas para quem jogou duas Copas está tranquilo. Estou pronto e mesmo com 38 anos vou para o pau".
Pronto para jogar e com fôlego de menino
"Já estou à disposição hoje. Claro que o treinador conversou comigo que não vou participar deste jogo de domingo, seria até falta de ética chegar e jogar logo. O time foi bem no jogo passado. Eu estou bem e vou jogar tranquilamente todas as partidas que o técnico precisar. Quando um time ganha tudo fica fácil, mas quando perde dizem que o jogador está cansado por causa da idade. Sempre vou estar pronto. Se estiver cansado peço pra sair".
GALERIA DE FOTOS: Rivaldo no São Paulo

Rivaldo durante coletiva de apresentaçãoRivaldo durante coletiva de apresentação
(Foto: João Neto / VIPCOMM)
Jogando na criação
"Conversei um pouco com o Carpegiani e disse que gostaria de ser um 10 como fui toda a vida: sem posição fixa ali no meio, para tentar armar e fazer jogadas de gols do São Paulo".
Vetado em um suposto jogo contra o Mogi
"O presidente Rivaldo pediu para o jogador Rivaldo não atuar contra o Mogi. Não pensei ainda em como seria um confronto".
Sem festa, mas com muita mídia
"Não esperava toda essa imprensa atrás de mim nesta apresentação hoje. O interesse do São Paulo foi um presente de Deus. É um dos melhores clubes do mundo, com uma estrutura que não vi em outros grandes. Estar aqui me motiva. Adoro jogar e mesmo com 38 anos estou bem, vocês vão ver em campo. Não esperava festa como na apresentação do Ronaldinho Gaúcho (no Flamengo), até porque sou um cara reservado, festa não combina comigo, o que aconteceu aqui hoje já foi uma festa para mim".
Rejeição de Felipão no Palmeiras
"Não é o momento de entrar em polêmica, falar de Palmeiras. Eu não tenho que mostrar nada pra ninguém, nem pro Felipão, que me conhece da Copa e do Uzbequistão. Ele é um grande treinador, me levou para o Mundial. O Palmeiras nunca teve interesse em mim, e ele disse que não queria, o que é normal, ele é o treinador. O que eu tenho é que fazer o melhor aqui e esquecer os outros times".
Desculpas ao torcedor do Mogi e expectativa de futuro melhor para o clube
"Tudo aconteceu muito rápido e até peço desculpas aos torcedores do Mogi. Eu esperava vender 10 mil carnês de ingressos lá e vendi 400. Mas também pensei no Mogi, pois essa parceria vai ajudar muito o time. Poder colocar o Mogi aqui dentro do São Paulo não é para qualquer um. Jogadores de lá poderão vir para cá e vice-versa. Temos nosso campo para 30 mil pessoas, que o São Paulo pode usar quando quiser. Os torcedores do Mogi que ficaram chateados comigo vão me agradecer no futuro".
Vai pagar bicho para o Mogi se tiver um suposto jogo contra o São Paulo?
"É complicado (risos), como eu posso falar? Vamos deixar esse assunto mais pra frente, não sabemos o que vai acontecer, aí vamos ver se tem bicho ou não".
RivaldoRivaldo é o dono da camisa 10 do Tricolor (Foto: Gustavo Tilio / GLOBOESPORTE.COM)

Roberto Dinamite espera apresentar novo técnico do Vasco em 24h

Silas, Ricardo Gomes e Dunga estão bem cotados dentro do clube

Por Fred Huber e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Roberto Dinamite durante coletiva do VascoRoberto Dinamite durante coletiva no Vasco
(Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)
O Vasco espera definir nas próximas horas a contratação do seu novo técnico. Segundo o presidente Roberto Dinamite, as negociações estão avançadas e o profissional pode ser apresentado no domingo, antes do clássico contra o Flamengo.
Apesar disso, Roberto não quis dar pistas sobre o treinador que o clube tenta contratar. Questionado se ele tem ligação com o Vasco, o presidente se esquivou com uma resposta ambígua.
- Nós temos uma posição de definir isso nas próximas 24 horas. Posso dizer que há a possibilidade de nunca ter tido um vínculo com o Vasco. Ou pode ter. É um técnico que nunca trabalhou no dia a dia do time, mas que tem ligação.
Ao seu lado, o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, também foi evasivo nas respostas.
- Estamos levantando nomes e tentando entrar em consenso. O perfil é de um treinador que consiga trazer o maior número de vitórias. O mercado nesta época é difícil.
Especula-se que três nomes agradam à diretoria. Silas, Ricardo Gomes e Dunga estão bem cotados. O grande sonho, porém, era Abel Braga. Contudo, o treinador tem contrato com o Al Jazira, dos Emirados Árabes.

PC Gusmão é demitido pelo Vasco

Treinador não resistiu às três derrotas na estreia do Campeonato Estadual e é demitido após a reunião nesta sexta-feira na casa de Roberto Dinamite

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
pc gusmão vasco nova iguaçuPC Gusmão em seu último jogo pelo Vasco
(Foto: Fabio Castro / Agência Estado)
Paulo César Gusmão não é mais técnico do Vasco. Ele não resistiu ao péssimo início do time na Taça Guanabara - derrotas para Resende, Nova Iguaçu, Boavista e a lanterna do Grupo A. Uma reunião na manhã desta sexta-feira na casa do presidente Roberto Dinamite com outros membros da diretoria selou o afastamento do treinador.
Quinta-feira, após a derrota para o Boavista, Dinamite deu entrevista bancando PC no comando do time. Mas a garantia venceu em poucas horas.
Um dos pontos que pesaram contra o técnico foi a desconfiança de algumas pessoas no clube de que ele havia vazado a informação da discussão entre Carlos Alberto e Roberto Dinamite no vestiário. O treinador tinha contrato com o clube até a metade do ano.
Agora, o Vasco vai em busca de um nome para comandar a equipe, que no domingo faz o clássico com o Flamengo, às 19h30m, no Engenhão.
PC Gusmão chegou ao Vasco durante a parada da Copa do Mundo de 2010 para substituir Celso Roth, que surpreendeu a todos no clube e acertou com o Internacional. Na época, o time da Colina estava em penúltimo lugar no Brasileiro, e PC ajudou na recuperação da equipe, que terminou a competição em 11º lugar, livre do rebaixamento.
Perto do fim do ano passado, após notícias de que a diretoria teria se reunido para avaliar sua permanência no cargo (o encontro foi negado pelos dirigentes), PC Gusmão chegou a dar entrevista em tom de despedida e afirmou estar "incomodado com coisas internas que estavam acontecendo". O episódio serviu para abalar a confiança entre as partes, mas o tempo foi passando e PC ficou. Outro ponto que sempre incomodou o clube foi o temperamento explosivo do comandante, que foi expulso três vezes no Brasileiro de 2010.
Neste ano, ele teve a oportunidade de iniciar o trabalho desde a pré-temporada e sempre mostrou muito otimismo com a montagem do time. Tudo foi por água abaixo após três rodadas.
Esta foi a segunda passagem de PC pelo Vasco como técnico. O ex-goleiro, reserva do clube no fim dos anos 80, teve a primeira chance como comandante na Colina quando treinou a equipe interinamente em 2001. Junto com o técnico, saem o auxiliar Acácio e o preparador físico Jorge Sotter.
Após a confirmação da decisão da diretoria, PC Gusmão afirmou que nunca teve problema de relacionamento com qualquer jogador do clube.
- Quando o futebol não vem, a troca é inevitável. Saio pela mesma porta que entrei e de cabeça erguida.

Afastados, Carlos Alberto e Felipe não enfrentam o Flamengo

Derrota para o Boavista na quinta-feira pode ter sido o último jogo dos dois pelo clube de São Januário

Por Fred Huber e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
felipe vasco são januárioNova passagem de Felipe foi conturbada
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
As mudanças no Vasco não se resumem ao comando técnico da equipe. Além da demissão de Paulo César Gusmão, os dois principais jogadores do elenco, Carlos Alberto e Felipe, estão na berlinda e já foram afastados do clássico de domingo contra o Flamengo. Ambos já estão avisados e nem foram a São Januário nesta sexta-feira.

Eles estão sem ambiente na Colina, e a diretoria cogita utilizá-los como moeda de troca para trazer reforços, já que ainda existe a intenção de se contratar dois meias e um atacante.
Em entrevista no início da noite ao lado de Rodrigo Caetano e de alguns vice-presidentes, Roberto Dinamite disse que a diretoria tomou esta atitude para "dar uma sacudida" no time. O mandatário cruzmaltino não quis entrar em detalhes sobre a motivação para afastar os atletas, mas disse que "ninguém está acima da instituição".
- Além do PC Gusmão, foram discutidas as situações do Carlos Alberto e do Felipe. Eles não estarão neste jogo e possivelmente na competição daqui para frente. Mas ainda vamos conversar melhor. É uma decisão interna que precisávamos tomar para modificar, dar uma sacudida. A instituição está acima do Roberto Dinamite e de qualquer um. Esperamos que seja uma medida positiva dentro de campo.
É uma decisão interna que precisávamos tomar para modificar, dar uma sacudida. A instituição está acima do Roberto Dinamite e de qualquer um"
Roberto Dinamite
Carlos Alberto, de 26 anos, é o que tem mais mercado e um empréstimo é mais viável. O meia tem contrato com o Vasco até a metade de 2013. O caso de Felipe é mais complicado. Aos 33 anos, ele pode preferir, por exemplo, voltar para o mundo árabe. Outra alternativa seria uma rescisão amigável. O camisa 6 tem vínculo até o fim de 2012.
O capitão teve uma discussão áspera no vestiário com o presidente Roberto Dinamite após a derrota por 3 a 1 para o Boavista, quinta-feira, no Engenhão. Depois de sofrer com lesões em 2010 e não poder estar em campo em muitas oportunidades para ajudar o time, Carlos Alberto iniciou 2011 cheio de vontade e bem fisicamente. Neste começo de Taça Guanabara, no entanto, repetiu o desempenho abaixo do esperado de todo o time, que perdeu para clubes de menor expressão nas três primeiras rodadas.
Criado em São Januário e Ídolo da torcida por causa das importantes conquistas, como a Liibertadores e o Brasileiro, Felipe acabou se tornando o grande símbolo do atual momento do time. O mais perseguido pela torcida, foi muito xingado e viu seu nome pichado nos muros do clube. Considerado improdutivo, foi substituído antes do intervalo no último jogo. Em entrevista, disse que a reação da torcida era normal porque normalmente não dá apoio ao time nos momentos difíceis.
carlos alberto vascoCarlos Alberto passou de ídolo a jogador indesejável pela torcida (Foto: Marcelo Sadio/Flick)

Lesão na coxa direita tira Marcos Assunção do Palmeiras por dez dias

Exame detecta problema no músculo adutor da coxa direita do jogador e causa problemas para o técnico Luiz Felipe Scolari

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Marcos Assunção no treino do PalmeirasAssunção desfalcará o Palmeiras por dez dias
(Foto: Ag. Estado)
O técnico Luiz Felipe Scolari terá mais um problema para a partida das 17h deste domingo, contra a Portuguesa, no Canindé. Além de não poder contar com os meias Valdivia e Lincoln, em recuperação física, e não saber se terá o goleiro Marcos para o confronto, o treinador perdeu o volante Marcos Assunção.
Assunção deixou o gramado do Pacaembu ainda no primeiro tempo, por sentir dores na coxa direita. Um exame de ressonância magnética, realizado na noite desta sexta-feira, apontou uma lesão no adutor da coxa direita, que o deixará fora do time por dez dias.
- Foi uma lesão de grau leve, mas que vai precisar de tratamento por alguns dias. Como o Assunção é um atleta com histórico de poucas lesões, esperamos que ele se recupere bem e volte rapidamente - explicou o médico Rubens Sampaio, ao site oficial do Palmeiras.
Com isso, o volante perderá, além do jogo com a Portuguesa, as partidas contra Mirassol e o clássico com o Corinthians. Autor do primeiro gol na vitória sobre o Paulista por 3 a 1, Assunção lamentou ter de se ausentar por um tempo.
- Na hora que senti a fisgada, já sabia que tinha acontecido algo. Mas acho normal em início de temporada. Tivemos poucos dias de preparação e é bem difícil jogar num curto espaço de tempo como esse. Os preparadores físicos e médicos estão fazendo um trabalho excelente trabalho e o Palmeiras está no caminho certo. Tenho certeza que vou me recuperar bem e voltar o quanto antes ao time - disse o atleta.

Atacante Ronaldo oferece almoço para Demi Moore e Ashton Kutcher

No encontro, integrantes da Cabala do Brasil também estiveram presentes. Dez dos 11 titulares do Corinthians ganharam folga nesta sexta-feira

Por Leandro Canônico São Paulo
almoço ronaldoO atacante corintiano Ronaldo recebe convidados para almoço nesta sexta (Foto: Grizar Jr)

Aproveitando a sexta-feira de folga do Corinthians, Ronaldo deu um almoço em sua casa, na zona oeste da capital paulista, para as estrelas Demi Moore e Ashton Kutcher. O ator, marido de Demi, está na cidade para desfilar na São Paulo Fashion Week. O zagueiro Paulo André também esteve na festa, mas treinou à tarde.
Ashton Kutcher chegando para jantar com RonaldoAshton Kutcher e Demi Moore jantaram com Ronaldo
na quinta-feira (Foto: Grizair Junior / Ag. Estado)
A confraternização contou também com a presença de alguns membros da seita Cabala do Brasil, a qual a mulher de Ronaldo, Bia Anthony, é ligada. O encontro na casa do craque durou até umas 15h. O Fenômeno já havia jantado com o casal na noite da última quinta-feira, acompanhado de sua esposa.
O Fenômeno e outros nove titulares que folgaram com ele nesta sexta-feira retornam ao treinamento na manhã deste sábado. A exceção foi o goleiro Julio Cesar, que trabalhou normalmente esta tarde. No jogo contra o São Bernardo, domingo, no ABC paulista, Tite vai escalar só reservas.
A partida antecede a decisão da vaga na fase de grupos da competição sul-americana, na próxima quarta-feira, contra o Tolima, em Ibagué, na Colômbia. Depois do empate por 0 a 0 no Pacaembu, o Corinthians joga por um empate com gols fora de casa. Tudo por conta do regulamento do gol qualificado.
A delegação alvinegra tem viagem marcada para a Colômbia depois do jogo com o São Bernardo. A chegada por lá está prevista para manhã de segunda-feira.

Passaporte não sai, e Zé Love deve se reapresentar ao Santos na terça

Empresário confirma que jogador voltará a atuar no Peixe por empréstimo. Na reabertura da janela, ele se transfere de vez para o Genoa-ITA

Por Adilson Barros Santos, SP
Ze Eduardo gol SantosZe Eduardo voltará à Vila Belmiro (Foto: Ag. Estado)
O agente de Zé Eduardo, Luiz Taveira, garante que o jogador está voltando ao Brasil para atuar no Santos pelos próximos seis meses. O passaporte italiano do jogador ainda não saiu e, portanto, ele ainda não pode ser aproveitado pelo Genoa-ITA, que já estourou a sua cota de estrangeiros. A janela de transferências na Europa fecha na próxima segunda-feira e, de acordo com Taveira, não haverá tempo hábil para que o documento saia e seja feita a inscrição.
Dessa forma, o clube italiano cederá o jogador até julho, quando reabrirá a janela. Até lá, ele tera sua cidadania italiana aprovada. Taveira explica que o empréstimo do Genoa para o Santos está previsto no contrato de venda.
- Vamos resolver umas questões amanhã (neste sábado) e, na terça, ele já vai estar aí no Brasil. O passaporte não saiu, e a gente nem está esperando mais por isso. Ele voltará e jogará pelo Santos normalmente, conforme já estava combinado - afirmou Taveira, em conversa com o GLOBOESPORTE.COM. O agente está na Itália com o jogador.
Zé Love acertou com o Genoa por cinco anos e o Santos receberá € 2,7 milhões (R$ 6,1 milhões). Taveira só não quis revelar como será feito o pagamento dos salários do jogador: se é o Santos ou o Genoa quem irá pagar.
- Isso já está acertado, mas não posso falar porque assumi um compromisso com o Santos.

Cuca nega castigo a Roger e diz que jogador reclamou de dores no adutor

Treinador praticamente descarta aproveitamento do meia contra a Caldense

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
Cuca no treino do CruzeiroCuca preferiu Thiaguinho no treino desta sexta
(Foto: Washington Alves / VIPCOMM)
O técnico Cuca negou que tenha punido o meia Roger ao deixá-lo de fora até da equipe reserva no coletivo desta sexta-feira. O treinador explicou que o motivo foi por questão de ordem médica e tática.
Roger treinou em separado com um grupo que contou com jogadores que estão aprimorando a forma física, como os atacantes André Dias e Ortigoza.
Cuca revelou porque não escalou Roger, pelo menos, na equipe reserva.
- Ele se queixou de dores no músculo adutor. Preferi optar pelo Thiaguinho, que é canhoto assim como o meia da Caldense, que sempre bate as faltas – explicou.
No início da semana, Cuca e Roger protagonizaram um episódio polêmico. O jogador declarou publicamente que ficou surpreso ao não ser mantido como titular nesse início de temporada, uma vez que terminou 2010 com boas atuações.
O treinador, por sua vez, foi veemente ao dizer que nenhum jogador no elenco vai ganhar uma vaga na equipe titular no grito.
Devido às dores na coxa, Roger praticamente está fora da lista de relacionados para a estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, domingo, às 17h (de Brasília), contra a Caldense, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Mano cumpre promessa e assiste ao treino da sub-20 em Arequipa

Treinador da Seleção principal acompanha atividade no Universidad Nacional San Agustin e troca ideia com Ney Franco durante parte do trabalho

Por Marcio Iannacca Direto de Arequipa, Peru
mano menezes brasil treino arequipaMano no treino do Brasil (Foto: Márcio Iannacca)
O técnico Mano Menezes já falava no ano passado que acompanharia o trabalho das categorias de base da Seleção Brasileira. Nesta sexta-feira, o comandante da equipe principal cumpriu a promessa e acompanhou o treino do time sub-20, no Estádio Universidad Nacional San Agustin, em Arequipa. O comandante chegou à cidade peruana na última quarta-feira, horas após a o desembarque da delegação no Hotel Libertador.
Na atividade desta sexta-feira, Mano Menezes passou grande parte do tempo conversando com o técnico Ney Franco. Além disso, o treinador trocou ideias com outros membros da comissão técnica da Seleção sub-20. A expectativa é que o comandante dê uma coletiva de imprensa no próximo domingo.
Ney Franco comentou o contato que teve com o comandante da equipe principal.
- Conversamos sobre tudo. Saímos muito do futebol. Falamos do futebol carioca, do paulista, das primeiras rodadas do estaduais. Estamos tendo um papo legal sobre a Seleção Brasileira, sobre a sub-20, mas é mais uma troca de informações. Já conversei muito com o Mano sobre isso, de como a escola brasileira joga. A sub-20 não tem a obrigatoriedade de jogar como a principal, mas eu sempre vou tentar colocar o time para atuar dentro das características do futebol brasileiro - contou o técnico da sub-20, admitindo que conversa sobre um ou outro jogador, sobre o sistema defensivo e ofensivo de sua equipe.
Ele afirmou ainda que não recebeu conselhos de Mano, mas que gosta de ouvir as ideias do comandanda da equipe principal.
- O Mano sabe a função de um treinador dentro da equipe, que o treinador é responsável por todas as decisões. Não tem nada imposto na sub-20. Como treinador, não posso me privar e perder a oportunidade de trocar idéias e discussões com ele sobre o posicionamento de uma equipe dentro de campo. Faz parte de uma reciclagem. É sempre bom ouvir uma opinião de uma pessoa que está vendo o trabalho de fora - disse o treinador.
Mano Menezes ficará em Arequipa até a próxima segunda-feira, quando retornará ao Brasil para finalizar a viagem da equipe principal. No dia 9 de fevereiro, o time vai encarar a França, em Paris. O amistoso será o primeiro do grupo na temporada 2011.