terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A terceira defesa de cinturão de Cris Cyborg no Invicta FC 15, neste sábado, em Costa Mesa, nos EUA, ficou marcada pelo grande volume de luta da brasileira. A série de chutes desferidos contra Daria Ibragimova, contudo, deixaram a campeã com o dedo do pé direito comprometido (veja a imagem abaixo), mas nada que atrapalhasse a festa da lutadora. 



Para a russa, o resultado foi uma derrota dura, logo no primeiro round, e ainda o olho direito completamente comprometido. Ibragimova recebeu atendimento médico ainda no octógono e deixou a arena com um inchaço muito grande na região castigada por Cyborg. 

Massaranduba faz luta inteligente e derrota Ross Pearson no UFC Boston

Brasileiro adota estratégia agressiva no início, mostra evolução técnica e física e consegue o melhor resultado de sua carreira, superando o campeão do TUF 9

Por Boston, EUA
Na luta mais importante de sua vida, o peso-leve brasileiro Francisco Massaranduba conseguiu na madrugada deste domingo, no "UFC: Dillashaw x Cruz", uma importante vitória contra o inglês Ross Pearson por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 30-27). Mostrando muita maturidade e um melhor preparo físico que nas lutas anteriores, o brasileiro conseguiu se impôr ao britânico nos dois primeiros rounds, e mesmo cansando no último, não deu chances ao rival de superá-lo.
Francisco Massaranduba e Ross Pearson, UFC Boston (Foto: Getty Images )Francisco Massaranduba se impôs ao inglês Ross Pearson no UFC Boston (Foto: Getty Images )
A luta começou com os dois lutadores ajustando a distância, mas Pearson tomou a iniciativa dos ataques com um chute alto e um contra-ataque após uma tentativa de direto de esquerda de Massaranduba. O brasileiro tentava chutes altos, mas o inglês desviava, forçando-o a se deslocar constantemente para evitar os contragolpes. O round se manteve equilibrado até o fim, mas uma derrubada de Massaranduba, arremessando Pearson no chão após erguê-lo por sobre os ombros, deu vantagem ao brasileiro.
A luta recomeçou equilibrada no segundo round, mas Massaranduba foi derrubado ao tentar um chute alto. Pearson tentou castigar o brasileiro no chão, mas não teve sucesso. De volta à luta em pé, o brasileiro aplicou duas boas joelhadas altas, mas o inglês não mostrou ter sentido os golpes. Massaranduba manteve a pressão na luta em pé, forçando Pearson a se defender durante a maior parte do tempo.
Massaranduba voltou para o terceiro round castigando o inglês com um bom boxe, pressionando-o na grade e aplicando boas joelhadas no clinche. Pearson voltou a se movimentar, mas não conseguia acertar o brasileiro. Em uma tentativa de chute alto de Massaranduba, o inglês agarrou sua perna e derrubou-o. O brasileiro se defendeu no chão e levantou-se, mas já mostrava cansaço, e não conseguia atacar como no início do combate. A queda física do brasileiro deu ânimo ao inglês, que passou a buscar chutes altos e socos rodados, além de pressioná-lo na grade. Massaranduba manteve a movimentação, evitando Pearson e esperando o tempo passar, evitando os ataques que poderiam encerrar o combate prematuramente.
Matt Mitrione tem ombro deslocado em queda, e é derrotado por Travis Browne
No único duelo de pesos-pesados da noite, quem levou a melhor foi Travis Browne. O havaiano, que acertou duas dedadas no olho direito de Matt Mitrione, conseguiu o nocaute técnico aos 4m09s do terceiro round, que causou o deslocamento do ombro esquerdo de Mitrione, que não se entregou e não desistiu da luta. Após o combate, era possível ver o olho de Mitrione totalmente inchado, além do osso do ombro fora do lugar. 
Travis Browne e Matt Mitrione, UFC Boston (Foto: Getty Images )Travis Browne acerta um soco de direita em Matt Mitrione na sua vitória no UFC Boston (Foto: Getty Images )
A luta começou com os dois lutadores atuando com cautela, tentando golpes rápidos e evitando arriscar demais. Mais baixo, Mitrione buscava entrar na guarda de Browne e sair rapidamente, enquanto o havaiano aplicava chutes na linha de cintura, mantendo o rival à distância. Ao tentar encurtar a distância, Browne recebeu o contra-ataque e sofreu o knockdown, mas recuperou-se rapidamente. A 10s do intervalo, Browne acertou acidentalmente o olho de Mitrione com o dedo da mão esquerda, forçando a interrupção da luta até que o lutador se recuperasse e conseguisse completar o round.
Matt Mitrione  (Foto: Getty Images )O olho direito de Matt Mitrione ficou completamente inchado após a luta contra Travis Browne no UFC Boston (Foto: Getty Images )
Mitrione voltou para o segundo round mais agressivo, e após acertar um bom golpe em Browne, reclamou que o rival acertou novamente seu olho com o dedo. O árbitro não interrompeu a luta, e Browne partiu para o ataque. Mitrione defendeu-se e passou a lutar com o olho fechado, até que a luta fosse novamente interrompida. O médico foi chamado e autorizou o recomeço do combate. De volta à luta, Mitrione voltou atacando, mas Browne aproveitou um vacilo do rival para derrubá-lo, ficando por cima no chão. Em vantagem, Browne tentou aplicar um triângulo de mão, mas Mitrione agarrou na grade e levantou-se. A luta se manteve igual até o intervalo.
No round final, após dois minutos de movimentação sem muita agressividade, Travis Browne partiu para o ataque, ergueu e derrubou Matt Mitrione, ficando montado por cima no chão. Enquanto o havaiano batia, Mitrione tentava se defender, e era possível ver que o seu ombro estava deslocado, fora do lugar. O árbitro interrompeu a luta após perceber que Mitrione já não se defendia, decretando a vitória de Travis Browne.
Confira as lutas do card preliminar:

Dominick Cruz faz história ao vencer TJ Dillashaw em luta emocionante

Atormentado por lesões diversas, peso-galo vence disputa do cinturão da categoria em decisão dividida e retoma o cinturão que lhe fora tomado, e revela lesão no pé

Por Boston, EUA
Dominick Cruz e TJ Dillashaw, UFC Boston (Foto: Getty Images )Dominick Cruz exibe o cinturão cojnquistado diante de TJ Dillashaw em Boston (Foto: Getty Images )
As pernas, que o traíram durante anos, e que durante a luta foram suas aliadas, tremiam após a luta. Talvez pelo esforço, talvez pelos golpes recebidos, ou talvez pela adrenalina após uma luta tão importante para ele. Mas a performance diante de TJ Dillashaw não deixou dúvidas de queDominick Cruz estava de volta, se não na sua melhor forma, na melhor forma possível, que foi suficiente para lhe garantir a retomada do cinturão dos pesos-galois do UFC com uma vitória por decisão dividida diante do então campeão (48-47, 46-49 e 49-46). Após a luta, Cruz revelou que não havia sido testado como nesta luta em toda a sua carreira.
- Obrigado a todos que me apoiaram durante todo esse tempo. Estou aqui por todos vocês. Obviamente, ninguém vai me aposentar. A grande surpresa é que eu ainda tenho o que mostrar para mim mesmo. Já vi caras que se movimentavam rápido no octógono, mas ninguém é mais rápido que eu. Tenho que admitir que TJ me testou em um outro nível. Não existe sensação como essa. Não quero falar sobre eu ter mancado ou não, porque seria estúpido da minha parte. Tenho problemas na minha perna esquerda, e os chutes foram em cima de lesões que já existiam, mas o que me incomodou foi meu pé, que eu havia lesionado nos treinos, e agora está partido ao meio - disse Cruz após a luta.
- Estou muito desapontado. Achei que tivesse vencido e ditado o ritmo da luta. Achei que venci os dois últimos rounds, mas sabia que seria uma luta apertada. Quero enfrentá-lo de novo. Nunca fui um fã dele, mas equero parabenizá-lo pelo retorno. Errei alguns golpes e não consegui dar sequência. Este é um momento muito difícil, mas quero dizer que vocês me verão em breve - disse Dillashaw após o combate.
Dominick Cruz e TJ Dillashaw, UFC Boston (Foto: Getty Images )Dominick Cruz mostra sua esquiva diante de TJ Dillashaw no UFC Boston (Foto: Getty Images)

A luta começou com ambos os lutadores se movimentando freneticamente, e Dillashaw buscou o chute alto. Cruz dominava o centro do octógono e evitava os golpes do campeão com muita leveza nas pernas. Na tentativa de um novo chute alto, Dillashaw teve sua perna travada e foi derrubado pelo desafiante, que não conseguiu manter Dillashaw no chão. De volta à luta em pé, o campeão desferia socos no ar, e se frustrava diante da esquiva de Cruz. O desafiante mantinha seu estilo de movimentação, esquiva, frustração do rival e ataque em velocidade, e Dillashaw parecia não saber como lidar com isso.
Cruz manteve a movimentação no segundo round, desviando-se dos golpes de Dillashaw e acertando golpes precisos que iam somando pontos. O campeão acertou um chute alto sem força no rosto do desafiante, que respondeu com um jab e um cruzado curtos, seguidos de duas derrubadas, que mais uma vez não mantiveram Dillashaw no chão, mas somaram pontos importantes na luta.
Na volta para o terceiro round, Dillashaw conseguiu alguns bons golpes, mas Cruz mantinha-o à distância, executando sua estratégia de luta com perfeição. O campeão passou a apostar nos chutes baixos, buscando minar a movimentação de Cruz, mas o desafiante mais uma vez o derrubou, e tentou sem sucesso aplicar um triângulo de mão. De volta à luta em pé, Cruz já mostrava cansaço e algumas marcas no rosto, mas conseguia conectar mais golpes no campeão, pontuando constantemente na luta.
Dominick Cruz e TJ Dillashaw, UFC Boston (Foto: Getty Images )Dominick Cruz acerta um soco de direita em TJ Dillashaw na luta principal do UFC Boston (Foto: Getty Images )
Dillashaw foi para o quarto round novamente buscando os chutes nas pernas de Cruz, que respondeu com mais uma queda. O campeão também mostrava desgaste, mas mantinha a busca ao desafiante, que mantinha a movimentação. Em um descuido de Cruz, Dillashaw conseguiu derrubá-lo, mas também sem conseguir mantê-lo sob domínio no solo. Alguns bons golpes bem aplicados no último minuto incomodaram Cruz, que mostrou tê-los sentido no intervalo.
O round final trouxe os dois lutadores desgastados, mas muito concentrados um no outro. Dillashaw aplicou um chute baixo de direita e outro na altura da cintura de Cruz, que não conseguiu evitá-los. O campeão apostava nos chutes, mas uma joelhada alta também acertou o alvo. O desafiante aplicava jabs e continuava fintando o campeão, mas seus golpes já não atingiam Dillashaw como antes. A luta se encaminhava para o fim, e os chutes baixos o campeão faziam a diferença no round. Nos segundos finais, os dois lutadores trocaram golpes francos, mas nenhum teve o efeito desejado.
Eddie Alvarez faz luta estratégica e vence Anthony Pettis por decisão dividida
Anthony Pettis perdeu para Rafael dos Anjos em março de 2014. De lá para a noite deste domingo, em Boston, muita coisa mudou para “Showtime”. O jeito falastrão ficou para trás e a humildade virou palavra ordem dentro da equipe. Era preciso resgatar o espírito de campeão, mas ninguém contava que Eddie Alvarez tivesse frequentado a "Escola dos Anjos". Com o caminho das pedras pavimentado pelo brasileiro, Alvarez anulou totalmente o jogo do ex-campeão e venceu a tão esperada luta com uma vitória por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28).
Eddie Alvarez e Anthony Pettis, UFC Boston (Foto: Getty Images )Eddie Alvarez tenta acertar um direto de direita em Anthony Pettis no UFC Boston (Foto: Getty Images )
Com apenas duas lutas dentro da organização, o atual quarto colocado da categoria dos pesos-leves entrou em cena e logo mostrou a que veio. No primeiro round, Pettis até deu o "ar da graça". Começou largando um chute frontal no velho estilo, mas Eddie não esperou. Preciso em desarmar qualquer investida do ex-campeão, Alvarez derrubou Pettis e o manteve um bom tempo no chão. Em pé novamente, os dois ficaram na grade, até Pettis arriscar um chute alto, que Eddie defendeu com tranquilidade. Pettis tentou um chute rodado e, mais uma vez, não surpreendeu o rival. 
O segundo round começou quase que no mesmo ritmo do primeiro. Alvarez, logo de cara, conseguiu acertar duas caneladas e manteve o ritmo de movimentação, aprisionando Pettis. Sem chances para criar investidas e se desvencilhar, "Showtime" ficou encurralado na grade por boa parte do round, sob os gritos da equipe - em vão. Os segundos finais do round seguiram sem grande ação, com Alvarez cansado e Pettis sem inspiração. 
Os últimos cinco minutos de luta tiveram o ritmo desacelerado. Mesmo sem muito fôlego, Alvarez continuou ditando o jogo, e abusou das quedas para garantir uma vantagem sob o ex-campeão. Em pouco mais de um minuto e meio de luta, ele conseguiu a primeira queda, e pressionou Pettis, que tentou aproveitar a posição para encaixar uma chave de calcanhar, sem sucesso. Mesmo explodindo e escapando do chão, não sobrou tempo para o ex-campeão manter a promessa de um grande retorno.
Confira os resultados das outras lutas do evento:

Batalha entre Cruz e TJ Dillashaw é escolhida luta da noite; veja os prêmios

Lutadores deixam Boston com premiação, ao lado de Ed Herman e Luke Sanders

Por Boston, EUA
Dominick Cruz e TJ Dillashaw, UFC Boston (Foto: Getty Images )Dominick Cruz e TJ Dillashaw levaram o bônus de luta da noite após batalha de cinco rounds em Boston (Foto: Getty Images )
O público de Boston terminou a noite com um combate eletrizante entre Dominick Cruz e TJ Dillashaw, que rendeu ao desafiante o cinturão dos galos. Pela batalha travada em cinco rounds, os lutadores foram premiados com o bônus de "luta da noite". Ed Herman e Luke Sanders se juntaram aos donos do show à parte da luta pelo cinturão e faturaram a premiação pelo desempenho, levando para casa US$ 50 mil cada (aproximadamente R$ 200 mil). 
O primeiro a levantar o público foi Sanders. Estreante no Ultimate, o peso-pena americano precisou apenas de 3m38s para fugir de situação adversa, levar Maximo Blanco duas vezes ao chão e finalizar a luta com um mata-leão. Ed Herman garantiu o bônus após levar a melhor sobre o veterano Tim Boetsch e aplicar joelhada fatal no segundo round.
Dominick Cruz e TJ Dillashaw deram público de Boston uma luta digna de disputa pelo cinturão dos galos da organização. O desafiante não só mostrou poder de superação ao dar a volta por cima após lesões, como dominou parte da luta contra um campeão contrariado pelos golpes no vazio durante o combate. O desfecho foi emocionante, com a decisão dividida coroando o retorno de um dos grandes lutadores da história do Ultimate ao lugar mais alto da categoria. 
Confira os resultados do "UFC Dillashaw x Cruz":
Dominick Cruz venceu TJ Dillashaw por decisão dividida (48-47, 46-49 e 49-46)
Eddie Alvarez venceu Anthony Pettis por decisão unânime (29-28, 28-29, 29-28)
Travis Browne venceu Matt Mitrione por nocaute técnico aos 4m09s do R3

Francisco Massaranduba venceu Ross Pearson por decisão unânime (30-27, 29-28 e 30-27)
Patrick Côté venceu Ben Saunders por nocaute técnico a 1m14s do R2
Ed Herman venceu Tim Boetsch por nocaute técnico a 1m39s do R2
Chris Wade venceu Mehdi Baghdad por finalização aos 4m30s do R1
Luke Sanders venceu Maximo Blanco por finalização aos 3m38s do R1
Paul Felder venceu Daron Cruickshank por finalização aos 3m56s do R3
Ilir Latifi venceu Sean O'Connell por nocaute aos 30s do R1
Charles Rosa venceu Kyle Bochniak por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Rob Font venceu Joey Gomez por nocaute técnico aos 4m13s do R2
Francimar Bodão venceu Elvis Mutapcic por decisão unânime (30-27, 29-28 e 30-27)