segunda-feira, 16 de maio de 2011

Toureiro é atingido na perna e 'voa' em arena de Madri

Era o dia do touro. Jimenez Fortes foi atingido duramente na perna direita durante uma corrida na tradicional Feira de San Isidro, em Las Ventas, Madri.

Jimenez é um "novillero", uma espécie de aprendiz de "matador". Deve demorar um pouco mais a subir na vida...

Confira a vitória do touro na capital espanhola:

Adryan, Piazon e mais 13 campeões entram em lista do Mundial sub-17

Técnico Emerson Ávila convoca Seleção da categoria para competição a ser disputada no México, entre junho e julho. Grupos serão sorteados nesta terça

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Brasil sub-17 comemora título Sul-Americano (Foto: AP)Atletas comemoram o título do Sul-Americano (AP)
O técnico Emerson Ávila convocou nesta segunda-feira 26 jogadores para a disputa do Mundial sub-17, no México, entre os dias 18 de junho e 10 de julho. Campeã no Sul-Americano, em março, a Seleção Brasileira terá novamente nomes como o meia Adryan, do Flamengo, e Lucas Piazon, do São Paulo, vendido ao Chelsea. Além deles, outros 13 que participaram do grupo no Equador foram chamados.
– Procuramos manter a base e incluímos algumas situações novas no grupo – disse o técnico Emerson Ávila, que deixou o meia Andrigo, uma das maiores promessas recentes das categorias de base do Internacional, fora da lista.
Os atletas se apresentam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no dia 30 de maio. De lá, seguem para o consulado do México para tirar visto de entrada para o país. O período de trienos na Granja Comary começa no mesmo dia. A Seleção ficará concentrada em Teresópolis até o dia 15, quando embarca para a América Central.
Grupos serão sorteados nesta terça
Os adversários ainda são desconhecidos, já que o sorteio dos grupos acontece nesta terça-feira, na Cidade do México. Serão seis grupos com quatro equipes cada um. Neste Mundial, participarão as seleções da Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Burkina Fasso, Canadá, Congo, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Jamaica, Japão, Nova Zelândia, Panamá, República Tcheca, Ruanda, Uruguai e Uzbequistão.
Com três conquistas, a seleção brasileira é a maior detentora de títulos da competição, junto com a Nigéria. Gana tem dois troféus nesta categoria e Rússia, Arábia Saudita, França, México e Suíça têm um. Vale lembrar que o Brasil é também o atual campeão sul-americano da categoria.
desembarque seleção brasileira sub 17 adryan guilherme (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)Adryan beija a taça ao lado de Guilherme: rubro-negro foi um dos destaques da competição (Edgard Maciel)
Confira a lista dos 26 convocados:
Goleiros: Matheus (Atlético-PR), Charles (Cruzeiro) e Jaccson (Internacional).
Laterais: Claudio Winck (Internacional), Wallace (Fluminense), Jonathan (Grêmio) e Emerson (Santos).
Zagueiros: Matheus (Grêmio), Josué (Vitória), Marquinhos (Corinthians) e Ygor (Fluminense).
Meias: Misael (Grêmio), Maycon (Atlético-PR), Hernani (Atlético-PR), Lucas (Internacional), Marlon Bica (Internacional), Guilherme (Vasco), Bruno Sabiá (Palmeiras), Leo Citadini (Guarani) e Adryan (Flamengo).
Atacantes: Lucas Piazon (São Paulo), Ademilson (São Paulo), Pedro Paulo (Cruzeiro), Léo (Cruzeiro) e Nathan (Internacional).

Troféu Globo Minas: base da seleção é formada pelo time do Cruzeiro

Cuca, também da Raposa, é eleito o melhor treinador do estadual de MG

Por Rodrigo Fuscaldi Belo Horizonte
A TV Globo Minas, o Globoesporte.com/MG e a Rádio Globo Minas, em parceria com o Jornal "O Tempo", realizou o Troféu Globo Minas e entregou os prêmios para os melhores do Campeonato Mineiro, na noite desta segunda-feira. Na cerimônia, foram anunciados os ganhadores nos quesitos ‘Ídolo da galera’, ‘Revelação’ e ‘Gol mais bonito’. Além disso, foram entregues os troféus para os jogadores da seleção do campeonato, melhor árbitro, craque da competição e artilheiro.
A seleção do Mineiro 2011 foi a seguinte: Fábio (Cruzeiro); Marcos Rocha (América-MG), Réver (Atlético-MG), Victorino (Cruzeiro) e Guilherme Santos (Atlético-MG); Leandro Ferreira (América-MG), Henrique (Cruzeiro), Luiz Fernando (Guarani-MG) e Montillo (Cruzeiro); Fábio Júnior (América-MG) e Magno Alves (Atlético-MG). Cuca (Cruzeiro) ganhou o prêmio de melhor treinador.
Roger Troféu Globo minas (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Roger, no Troféu Globo Minas (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
Um dos mais felizes era, sem dúvida, o meia Roger, do Cruzeiro. Mesmo fora da seleção, o atleta foi eleito o ‘Ídolo da galera’. Com uma votação expressiva, Roger bateu na disputa o atacante Neto Berola, do Atlético-MG, e Jonatas Obina, do América TO.
- Ser escolhido entre os jogadores do Cruzeiro me deixou muito lisonjeado. O time tem nomes como o Fábio, como o Montillo, jogadores que tem identificação muito grande com a torcida.
Fábio Júnior, do América-MG, foi ganhou o prêmio de artilheiro da competição. Com 13 gols no Mineiro, o atacante ficou à frente de Magno Alves e Jonatas Obina, que fizeram dez gols cada um. O centroavante do Coelho tem uma meta de fazer 33 gols na temporada, um gol para cada ano de vida.
- É isso mesmo. Faltam 20 gols. Vamos torcer para que o América-MG faça um grande Campeonato Brasileiro, e eu tenha condições de marcar muitos gols. A luta vai começar já no próximo domingo, contra o Bahia, em Sete Lagoas.
O craque do campeonato não foi surpresa para ninguém. O argentino Walter Damián Montillo levou três prêmios. Além do melhor jogador do Mineiro, o meia ainda levou o prêmio de ‘Gol mais bonito’, marcado contra o América TO, em Teófilo Otoni, e também marcou presença na seleção do torneio.
Por fim, Emerson de Almeida Ferreira foi eleito o melhor árbitro, e Fillipe Soutto, volante do Atlético-MG, a grande revelação.
Surpresa
Euller Troféu Globo minas (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Euller anunciou o fim da carreira
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
O atacante Euller, do América-MG, recebeu uma homenagem especial do Troféu Globo Minas. O jogador aproveitou a emoção e anunciou o fim da carreira. Agora, a chance de ver Euller em campo tem data para acabar.
- Estou conversando com a diretoria do América-MG. Vai ser antes do término do primeiro turno do Brasileirão. Quero que seja marcante para mim e para minha família.

Com seis jogadores, Flamengo domina a seleção do Cariocão 2011

Felipe, Leo Moura, Willians, Renato Abreu, Thiago Neves e Ronaldinho são eleitos para o time dos melhores da competição. Luxemburgo é o técnico

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Ronaldinho Prêmio Cariocão 2011 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho com o troféu do Prêmio Cariocão 2011 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Campeão invicto, o Flamengo formou a base da seleção dos melhores do Campeonato Carioca. Seis jogadores rubro-negros foram eleitos pelos jurados: o goleiro Felipe, o lateral-direito Leo Moura, os volantes Willians e Renato Abreu, o meia Thiago Neves e o atacante Ronaldinho Gaúcho. Os zagueiros Dedé e Anderson Martins e o meia Felipe, do Vasco, o lateral-esquerdo Cortês, do Nova Iguaçu, e o atacante Fred, do Fluminense, completam a seleção. Os vencedores foram anunciados na festa do Prêmio Cariocão 2011, que aconteceu nesta segunda-feira à noite, no Rio de Janeiro.
- É uma alegria fora do normal para mim. Voltei ao Brasil com esse objetivo de conquistar título. E com esse grupo maravilhoso consegui isso. Fico feliz de entrar para a história do Flamengo, de ganhar esse título. É um título da nação e fico feliz por dar essa alegria (aos torcedores). Todos os momentos do campeonato foram maravilhosos. Hoje sou um dos mais velhos do grupo e ver todo o grupo treinar forte me motiva muito - disse Ronaldinho Gaúcho.  O narrador Luis Roberto e a apresentadora Cristiane Dias, da TV Globo, comandaram a premiação, que teve a participação também do comediante Fabio Porchat.  
O craque do Campeonato Carioca foi o meia Thiago Neves. O camisa 7 do Flamengo terminou a noite como o maior vencedor. Ele também recebeu o Prêmio Craque da Galera, eleito pelos internautas do GLOBOESPORTE.COM com 26% dos votos. Na disputa, o meia bateu o goleiro Felipe, os meias Bernardo e Felipe, e os atacantes Loco Abreu e Fred.
- Queria agradecer a todos que me ajudaram. A todos do Flamengo pela oportunidade. A presidente Patrícia Amorim, ao Vanderlei Luxemburgo, ao pitbul Willians por correr e me deixar jogar mais (risos). Obrigado a todos vocês - disse Thiago Neves.
O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo, ficou com o prêmio de melhor treinador da competição. Já a revelação foi o volante Gabriel, do Resende, que já foi negociado com o Juventus, da Itália.

A seleção do Carioca 2011
  • goleiro
    Felipe
    Flamengo
    Aos 27 anos, Felipe foi decisivo no título rubro-negro. O camisa 1 rubro-negro defendeu dois pênaltis contra o Botafogo na semifinal da Taça Guanabara e outros dois contra o Fluminense na semifinal da Taça Rio. Felipe subiu ao palco ao lado do filho Yago. Jefferson, do Botafogo, ficou com a bola de prata. E Henrique, do Olaria, com o terceiro lugar entre os jurados. 
  • lateral-direito
    Leo Moura
    Flamengo
    Aos 32 anos, Léo Moura conquistou o 11º título pelo Flamengo. Mas, machucado, ele não disputou a final da Taça Rio contra o Vasco. Ele recebeu o prêmio ao lado da filha Isabela. Mariano, do Fluminense, que não compareceu à premiação por estar treinando em Teresópolis, ficou com o segundo lugar. E Ivan, do Olaria, ficou com o troféu de bronze.  
  • zagueiro
    Dedé
    Vasco
    Aos 22 anos, o zagueiro do Vasco venceu a disputa com o rubro-negro David Braz, que recebeu a bola de prata, e Antônio Carlos, do Botafogo, que ficou com o troféu de bronze. Eleito o melhor zagueiro do último Brasileirão, o jogador vascaíno levou o prêmio também no Carioca de 2011 mesmo após o Vasco ter ficado fora das semifinais da Taça Guanabara. 
  • zagueiro
    A. Martins
    Vasco
    Dedé teve a companhia de seu companheiro de zaga do Vasco na seleção dos melhores do Carioca de 2011. Anderson Martins também levou o prêmio. Gustavo, que disputou a competição pelo Boavista e já acertou com o Flamengo, ficou com a prata. Gum, do Flu, levou o troféu de bronze. 
  • lateral-esquerdo
    Cortês
    Nova Iguaçu
    Considerado uma das revelações do campeonato, Cortês levou o prêmio de melhor lateral-esquerdo do Carioca. O jogador já foi negociado com o Botafogo. Paulo Rodriguês, do Boavista, ficou com o segundo lugar. E Bill, do Macaé, terminou em terceiro na votação. 
  • volante
    Willians
    Flamengo
    Aos 25 anos, o maior ladrão de bolas do Carioca, Willians ganhou o prêmio de melhor volante. Marcello Mattos, do Botafogo, levou o troféu de prata. Rômulo, do Vasco, recebeu o terceiro lugar. 
  • volante
    Renato Abreu
    Flamengo
    Aos 32 anos, o volante se destacou nos chutes fortes de fora da área neste Carioca. Diguinho, do Fluminense, ficou em segundo lugar. E Rodrigo, do Madureira, em terceiro. 
  • meia
    Felipe
    Vasco
    Aos 33 anos, Felipe comandou a recuperação do Vasco na Taça Rio. Thiago Galhardo, que disputou o Carioca pelo Bangu e já foi negociado com o Botafogo, levou o troféu de prata. E Marquinho, do Fluminense, ficou com o bronze. 
  • meia
    Thiago Neves
    Flamengo
    Destaque do Rubro-negro no Carioca, Thiago Neves venceu a disputa. Gabriel, que disputou o campeonato pelo Resende e já foi negociado com o Juventus, da Itália, ficou em segundo lugar. E Bernardo, do Vasco, ganhou o troféu de bronze. 
  • atacante
    Ronaldinho
    Flamengo
    Mesmo sem brilhar, Ronaldinho Gaúcho está na seleção do Carioca. Ele marcou o gol do título da Taça Guanabara em cima do Boavista. Pipico, do Bangu, autor de quatro gols na competição, ficou com o troféu de prata. E Eder Luis, do Vasco, com o bronze. 
  • atacante
    Fred
    Fluminense
    Um dos artilheiros do Carioca com dez gols, Fred levou o troféu de ouro. Valdir, do Olaria, ficou com a taça de prata. E Frontini, que também fez dez gols e dividiu a artilharia com o atacante tricolor, levou o bronze. 
  • treinador
    Luxemburgo
    Flamengo
    O treinador, que levou o Flamengo ao 32º título Carioca, venceu fácil a disputa. Alfredo Sampaio, do Boavista, ficou em segundo. Ricardo Gomes, que assumiu o Vasco no meio do Carioca, terminou em terceiro.
Thiago Neves Prêmio Cariocão 2011 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Thiago Neves com um dos troféus do Prêmio Cariocão 2011 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Marcelo de Lima Henrique foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Carioca. Em segundo lugar ficou Luís Antonio Santos, o Índio, e o terceiro lugar ficou com Patrice Wallace Maia. Já o melhor árbitro assistente foi Dibert Pedrosa. Luiz Antônio Muniz levou o troféu de prata e Rodrigo Figueirense Henrique ganhou o bronze. O árbitro revelação foi Wagner Magalhães.
O ex-atacante da seleção brasileira Bebeto foi homenageado como personalidade esportiva. Emocionado, ele agradeceu e parabenizou o Flamengo pelo título carioca.
- É sempre bom receber homenagens assim. Nossa carreira passa muito rápido. Por isso, aproveitem cada momento. Parabéns ao Flamengo pelo título - disse.
Para fechar a noite, os jogadores do Flamengo subiram no palco para receber a taça de campeão carioca de 2011. Em um clima bem familiar. Yago, filho do goleiro Felipe, e Isabella, filha de Leo Moura, acompanharam o grupo. O capitão Ronaldinho Gaúcho levantou o troféu ao som do hino rubro-negro. Pouco antes foi tocado o "Bonde do Mengão sem freio", funk que virou uma marca da conquista.
- O fato mais marcante desta conquista foi o momento em que o Leo Moura passou a faixa de capitão para o Ronaldinho Gaúcho. Isso mostrou muito desse grupo - disse a presidente Patrícia Amorim, bastante emocionada.

Rainhas das pistas de dança, musas do surfe aprendem a sambar no Rio

A convite do GLOBOESPORTE.COM, australiana Laura Enever e havaianas Alana Blanchard e Coco Ho fizeram aula com um professor profissional

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Elas são fãs de Rihanna, Beyoncé e Kate Perry, mas adoraram a ideia de se aventurar em outro ritmo. A convite do GLOBOESPORTE.COM, a australiana Laura Enever e as havaianas Coco Ho e Alana Blanchard fizeram uma aula de samba durante um intervalo do Rio Pro, quinta etapa do Circuito Mundial feminino. Assista no vídeo ao lado
Em março, em um dia de folga na etapa da Gold Coast australiana, elas dançaram a música “Who´s that chick”, de Rihanna, para celebrar o 21º aniversário de Alana. O vídeo fez sucesso na internet.
- Recebi mais de 160 comentários em português no meu blog - conta Coco.
No Rio, a bela Alana, embora não estivesse hospedada na mesma casa que Laura e Coco, não quis perder a aula de samba. E levou uma amiga do Kauai, Camille Brady, para dançar também.
- Também posso ir? - perguntou, dias antes, enquanto experimentava biquínis na praia.
Laura Enever, leve como uma pluma, era a mais empolgada na aula. Coco Ho, dançarina de Hula na infância, também mostrou ser boa de requebrado. A dupla ganhou elogios do professor. Para ensinar as surfistas, chamamos Isnard Manso, dono do Centro Cultural Carioca e pioneiro no processo de revitalização da Lapa.
- Além de boas de prancha, as duas são boas de ritmo também - disse.
Confira abaixo as fotos das surfistas na aula de samba. E leia mais notícias de surfe

Andrezinho, um ‘gol de saci’, um homem Gre-Nal: ‘Sou predestinado’

Jogador do Inter troca a dor da lesão pelos sorrisos do título um dia depois de ser decisivo na conquista do Gauchão pelo Inter

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Fazer gol em Gre-Nal não é coisa pouca. Somar três bolas na rede no clássico já é um feito expressivo. E pensar que um deles foi com uma perna só, com a outra completamente detonada, deixa a marca ainda mais diferenciada. O protagonista dos feitos é Andrezinho, um novo homem Gre-Nal, um das figuras mais decisivas do Inter no título conquistado neste domingo, no Olímpico. Sem condições de jogo, mancando, se arrastando em campo, ele fez o segundo gol colorado na vitória de 3 a 2 sobre o Grêmio. Por um instante, imitou o saci, mascote do clube, representando o clube com uma perna só.
andrezinho internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Andrezinho com bandeira do Inter: sorriso solto depois do título (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Foi um dos lances mais esquisitos da história recente dos Gre-Nais. Quando o primeiro tempo engatinhava para seu final, Zé Roberto cobrou escanteio, a bola sobrou na entrada da área e Andrezinho enquadrou o corpo, com uma perna inteira e outra machucada, para mandar o chute – desferido, claro, com a perna boa, a direita. O movimento na rede foi a senha para o jogador sair comemorando. Ou tentar...
- Eu lembro que tinha perguntado quanto tempo faltava para terminar o primeiro tempo. Quando vi, sobrou aquela bola, e eu consegui colocar um chute preciso. Fui sair correndo para comemorar, mas não consegui. Estava doendo muito. Comemorei mancando – comentou o jogador nesta segunda-feira, rindo da própria situação.
Andrezinho foi ao vestiário tomado de dor no intervalo. Lá, tomou uma injeção. E decidiu voltar a campo mesmo assim, para ser substituído pouco depois. Foi feio o lance em que ele se machucou, em uma entrada de Fábio Rochemback.
- Foi esse o combinado, de eu voltar, porque não tinha tido tempo de aquecer, mas eu sabia que não teria como continuar. A dor era maior do que a vontade ali – disse Andrezinho.
andrezinho internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Andrezinho vive bom momento no time do Inter
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Andrezinho já trilha uma boa história nos duelos com o Grêmio. Foi o terceiro gol dele em clássicos. O jogador já pode entrar no grupo denominado de “homens Gre-Nal” no Rio Grande do Sul – exclusividade daqueles que fazem gols repetidas vezes no encontro dos eternos rivais de Porto Alegre.
- Acho que sou predestinado, né? Não tem como dizer que não é diferente. É muito diferente fazer um gol no maior rival do Inter. E foram gols importantes, em finais. Nesse último, se fôssemos para o intervalo com o jogo em 1 a 1, ficaria muito mais difícil para nós.
Nesta segunda-feira, Andrezinho ainda mancava. E muito. Ele tem dores abaixo do joelho, na perna esquerda. Fará exames nesta terça. O jogador corre risco de ficar fora da estreia do Inter no Brasileirão, sábado, contra o Santos. Está claramente preocupado.
- Não é hora de eu me machucar. O grupo do Inter é muito forte. Não pode dar espaço.
Andrezinho é titular do Inter desde a chegada de Paulo Roberto Falcão. Se não for derrubado pelas dores, seguirá assim no sábado. Mas, pensando bem, há dias em que uma perna só resolve...
- Nunca tinha feito um gol manco...
andrezinho internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Jogador segue com dores e será reavaliado nesta terça-feira (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)

Juvenal recua, mantém Carpegiani e Rivaldo e resolve multar o camisa 10

Até encontrar alternativa que agrade, atual treinador será mantido no cargo

Por Marcelo Prado São Paulo
Pelo menos por enquanto, Paulo César Carpegiani vai continuar como técnico do São Paulo. A diretoria, que havia bancado a sua saída no fim de semana, após a eliminação na Copa do Brasil, correu atrás de Cuca, campeão mineiro com o Cruzeiro, e de Dorival Júnior, vice-campeão com o Atlético-MG. Ambos não aceitaram. O comandante do Galo ainda tinha uma multa rescisória de R$ 2 milhões. Sem alternativas de consenso entre os dirigentes, com uma multa de R$ 1 milhão para dispensar o atual técnico e com medo de errar novamente na escolha, o presidente Juvenal Juvêncio recuou e, mesmo tendo feito duras críticas no desembarque da delegação na última sexta-feira, resolveu mantê-lo.
Paulo Cesar Carpegiani técnico do São Paulo na derrota para o Botafogo-SP (Foto: Ag. Lance)Paulo Cesar Carpegiani técnico do São Paulo na derrota para o Botafogo-SP (Foto: Ag. Lance)
Na sexta-feira, quando a delegação desembarcou em Congonhas, vinda de Florianópolis, o dirigente conversou com os jornalistas e disse que já estava de olho no mercado. E havia revelado que não haveria clima para Rivaldo e Carpegiani continuarem.
- Os bons estão empregados. É assim mesmo. Mas é claro que existe a chance de o São Paulo ir atrás de um técnico empregado. Esta é a lei do futebol, e eu não sou diferente. Sem agir com pressa, esta diretoria sempre teve atitude e agora terá outra vez. Acho muito difícil o Rivaldo e o Carpegiani continuarem juntos no São Paulo. Não posso ser cínico. Houve uma discussão pública entre o técnico e o atleta, o que deixa a convivência dos dois mais complicada. A direção vai resolver isso, como sempre fez - disse Juvenal na ocasião.
O primeiro passo para a continuidade do técnico no São Paulo foi dado por Juvenal, que se reuniu com Rivaldo e Paulo César Carpegiani na sua sala no CT da Barra Funda. O treinador, que havia deixado claro que também não trabalharia mais com o jogador, após o forte desabafo feito pelo camisa 10 em Florianópolis - disse ter sido humilhado pelo comandante - expôs o seu lado, o jogador deu sua versão e o comandante “selou a paz” entre as partes. O meia ainda será multado em 20% dos seus vencimentos.
Rivaldo treinando no CT da Barra Funda (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)Após conversar com Carpegiani e Juvenal, Rivaldo treinou no CT (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
O treinador e o meio-campista concederão entrevista coletiva após o treino desta segunda-feira. Após conversar com o camisa 10 e com o dirigente, Carpegiani reuniu o restante do grupo e teve um papo de aproximadamente 40 minutos. O treinador agora começará a preparar o time para a partida de domingo, contra o Fluminense, que marcará a estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro.

Democrática, corrida muda rotina de moradores e 'forasteiros' no Alemão

Evento celebra a paz em região que antes era dominada pelo tráfico de drogas

Por Lucas Loos Rio de Janeiro
O dia amanheceu propício para a festa no Complexo do Alemão. E foi o que aconteceu neste belo domingo de sol no Rio de Janeiro. Numa região que até seis meses atrás estava isolada por trilhos de trem fincados no asfalto para não permitir uma aproximação de veículos da polícia, centenas de corredores cruzaram a linha de chegada do Desafio da Paz, partindo da Vila Cruzeiro e passando em seguida por uma ex-rota do tráfico.
corrida da Paz no morro do Alemão (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Bandeira brasileira é hasteada em prova carioca  (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
A festa foi voltada para os moradores, afinal 400 vagas foram destinadas gratuitamente para eles. Além disso, concorriam a R$ 20 mil em dinheiro. Mas, democrática, a corrida recebeu convidados de fora. E não foram poucos. Apareceu o governador Sérgio Cabral, senadores, artistas, medalhistas olímpicos, corredores da zona sul, boa parte da imprensa carioca e até de fora, entre outros personagens.
Confira aqui mais notícias sobre o Desafio da Paz e do mundo de corrida de rua
- Este é um marco na história da comunidade. Teve o marco da pacificação e agora temos o marco de uma espécie de consagração dessa conquista. E nada melhor do que um esporte como a corrida para mostrar que todos podem - disse Cabral, que não correu por conta de um problema no joelho.
corrida da Paz no morro do Alemão (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Exército ocupa a região para garantir a segurança
(Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Só que, antes de cruzarem a linha de chegada, os quase mil competidores tiveram que percorrer um difícil trajeto. Não tão complicado quanto o que os moradores passaram em novembro do ano passado, quando houve a pacificação nas comunidades. Mas seria injusto dizer que o percurso de trilha com subidas e descidas foi fácil. Tanto é que até medalhista olímpico reclamou.
- Apesar de ser bonito, o percurso foi muito complicado – disse Vanderlei Cordeiro de Lima logo após cruzar a linha de chegada.
Antes da largada, os participantes da “festa” ainda se mostravam tímidos. Carros do exército passavam pelas ruas e meninos aprontavam traquinagens, pulando os muros das casas. O percurso de terra, já usado por traficantes, ainda estava molhado por conta da chuva no dia anterior, dificultando ainda mais a vida dos atletas. Também seria normal pensar que os moradores levariam vantagem por conhecerem o percurso. Ledo engano.
- Nunca passei pelo percurso apesar de morar aqui há anos. Costumo correr por aqui, mas será a primeira vez que vou fazer essa rota - disse o morador Paulo Sergio.
Confira as imagens da prova
Assim como ele, muitos moradores nunca haviam passado pelo trajeto, que era rota do crime. Agora, sem os traficantes, corredores de fora da comunidade deixaram de participar de tradicionais provas do calendário carioca para ir ao desafio.
- Eu ia disputar as 10 Milhas Brasil, no Aterro do Flamengo, mas preferi correr aqui pelo evento marcante. Não sei quando vai ter outra dessa novamente. É um momento ímpar - disse o corredor Vinicius Zimbrão, ao lado da também participante Niva Mello.
corrida da paz Morador campeão (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)Morador José fatura prêmio de R$ 6.000
(Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)
A festa, sem dúvida, acabou sendo marcante para todos, especialmente para José Carlos Barrete da Silva e Francilene de Araújo Souza, que venceram as duas categorias (masculina e feminina) exclusivas para moradores. Cada um deles faturou R$ 6.000. Ele, que corre há sete anos, completou o trajeto em 19m38s, enquanto ela terminou a prova em 22m33s.
Já entre os atletas da elite, o mineiro Franck Caldeira faturou a prova masculina, com o tempo de 16m03s. A segunda colocação ficou com José Rodrigues da Fonseca, que terminou a prova em 16m26s, enquanto Valério de Souza Fabiano chegou em terceiro, com a marca de 16m48s. No feminino, a queniana Ednah Nukhwana cruzou a linha de chegada em primeiro, com a catarinense Márcia Narloch aparecendo em seguida.

Juliana e Larissa abrem mão de disputar etapa da Polônia

Dupla brasileira decide continuar treinando no Brasil para a disputa dos próximos Grand Slams e da Copa do Mundo de vôlei de praia

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Principal dupla brasileira no Circuito Mundial, Juliana e Larissa abriram mão de disputar a etapa da Polônia para continuar uma série intensa de treinamento no Brasil. A decisão foi tomada pelas atletas pentacampeãs, juntamente com a sua comissão técnica. O objetivo é intensificar o trabalho para a disputa dos próximos Grand Slams e da Copa do Mundo, que será disputado na Itália.
Juliana e Larissa comemoram vaga nas semifinais (Foto: Divulgação / João Pires)Dupla seguirá treinando (Foto: Divulgação/ João Pires)
As brasileiras só voltam a entrar nas quadras na primeira semana de junho, quando disputam o Grand Slam de Pequim, na China. Segundo Larissa, a decisão é baseada em uma estratégia para melhorar, inclusive, o preparo físico.
- Essa é uma parada estratégica para que possamos melhorar ainda mais o nosso condicionamento físico. Costumamos atingir o auge da nossa preparação no meio da temporada e isso deve acontecer exatamente durante os Grand Slams, que são etapas que valem mais pontos no ranking. Vamos treinar forte nessas semanas e voltar a competir no mês que vem - disse.
Reis Castro, treinador da dupla, afirmou que trouxe para o Brasil vídeos e informações sobre as adversárias e, com isso, vai traçar algumas estratégias nos treinamentos.
- Juliana e Larissa já estão com um nível físico e técnico muito bom, mas optamos por seguir o nosso planejamento e fazer um trabalho mais intensivo e específico no nosso centro de treinamento em Fortaleza nas próximas semanas. Vamos nos preparar ainda mais para as próximas cinco etapas seguidas do Circuito Mundial, que serão muito importantes. Após os três primeiros torneios da competição já observamos como as duplas estão jogando e temos um vasto material para traçar nossas estratégias - disse o técnico.
Leia mais notícias sobre vôlei
Juliana e Larissa voltarão a disputar o Circuito Mundial em junho. Após o Grand Slam de Pequim, elas terão a Copa do Mundo da Itália. A dupla disputou as três primeiras etapas do Circuito, conquistando a medalha de ouro em Brasília e em Sanya e ficando em quinto lugar em Xangai.

Antes da Copa Brasil, atletas torcem por calendário cada vez mais regular

Acostumados a atuarem por diferentes times no ano, Bruno Malias e Alan apontam o investimento dos clubes para o crescimento do futebol de areia

Por Igor Christ Rio de Janeiro
jogadores no treino do Botafogo de futebol de areia (Foto: Igor Christ / GLOBOESPORTE.COM)Bruno Malias (à esquerda) com Juninho. Jogador
torce por um calendário regular (Foto: Igor Christ)
Acostumados a vestirem diferentes uniformes no mesmo ano e viverem como verdadeiros nômades, os jogadores de futebol de areia torcem por um calendário mais regular e com torneios envolvendo os grandes clubes do Brasil. Após o Mundialito realizado no mês de março, essa torcida ganhou mais coro e apoio da Confederação Brasileira de Beach Soccer. O atacante Bruno Malias, que atuou pelo Boca Juniors, da Argentina, no torneio internacional, disputou o Campeonato Capixaba pelo Vila Velha, em abril, e foi contratado pelo Botafogo agora em maio. Reforço alvinegro para a disputa da Copa Brasil, que será realizada de 18 a 22 de maio, em Manaus, o jogador mostrou confiança no projeto do clube, que pretende usar os jogadores durante a temporada.
- Se eu pudesse falar para você em quantos times já joguei na carreira, eu falaria. Mas perdi a conta. Só sei que foram muitos. Joguei em Vasco, Palmeiras, Sporting, Boca Juniors, no Rio Branco-ES e em times de Itália e Portugal. O Botafogo vem com uma proposta de manter o elenco junto por um bom tempo e isso é legal para garantir uma identidade. Falta um pouco disso no futebol de areia atual. Os jogadores precisam se firmar na modalidade. E isso só será possível com um calendário de competições bem definido e com a participação dos grandes clubes do país, como vem sendo feito - afirmou o atacante, de 31 anos.
jogadores no treino do Botafogo de futebol de areia (Foto: Igor Christ / GLOBOESPORTE.COM)Alan (à direita) diz que os clubes brasileiros devem
investir mais no futebol de areia (Foto: Igor Christ )
Há dez anos defendendo a seleção portuguesa, o brasileiro naturalizado Alan afirmou que considera normal as transferências de jogadores dentro do futebol de areia. Porém, ele admitiu que esse modelo atual precisa mudar para garantir o futuro do esporte no Brasil.
- É tão normal (mudança constante de clube) que eu nem tinha percebido que isso tinha acontecido aqui no Botafogo. Só percebi agora porque você me perguntou. Mas acho que a tendência agora é mudar isso, com a chegada forte dos clubes brasileiros, como já existe na Europa, por exemplo. Temos que ficar mais tempo num clube só. O futuro é esse - disse o atleta, que há menos de um mês atuou pelo Cariacica no Campeonato Capixaba.
Para a nova geração, no entanto, o troca-troca de jogadores acaba sendo importante para dar mais rodagem. O carioca Fred, de 22 anos, defendeu o Barcelona e teve a chance de conhecer de perto outra escola do futebol de areia. O objetivo dele agora é garantir seu espaço no cenário nacional.
- Jogar com a camisa do Barcelona foi uma experiência ótima. Foi como um estágio onde pude aprender numa escola de futebol diferente da brasileira e com jogadores de alto nível, como o craque Amarelle, que já foi eleito o melhor do mundo. Evoluí muito como jogador, e meu objetivo é me firmar aqui no Rio para ser convocado para a seleção brasileira - disse.

Médico confirma: Palmeiras terá cinco desfalques contra o Botafogo

Valdivia, Lincoln, Wellington Paulista, Rivaldo e Cicinho não participam de estreia no Brasileirão. Médico espera vê-los em ação contra o Cruzeiro

Por Diego Ribeiro São Paulo
Cicinho treino Palmeiras (Foto: Agência Lance)Cicinho não encara o Botafogo (Foto: Agência Lance)
A estreia do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, é só no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em São José do Rio Preto. No entanto, o departamento médico do clube já tratou de avisar nesta segunda que o técnico Luiz Felipe Scolari terá cinco desfalques para a partida. Alguns, como Wellington Paulista, Lincoln e Valdivia, já eram ausências esperadas. O médico Vinícius Martins confirmou que Rivaldo e Cicinho também não vão se recuperar a tempo.
- Todos estão fora. Estão evoluindo bem, mas ainda não estarão à disposição para este jogo - disse o médico.
Valdivia e Cicinho se recuperam de lesões na coxa esquerda, ambas sofridas no clássico contra o Corinthians, há duas semanas. O lateral direito apresenta melhor evolução e sua presença contra o Botafogo chegou a ser cogitada. Já o meia segue em tratamento em meio a uma semana turbulenta - o clube, liderado pelo presidente Arnaldo Tirone, questiona o custo-benefício do camisa 10. A previsão é que os dois estejam liberados para o jogo contra o Cruzeiro, em Sete Lagoas, no próximo dia 29.
Lincoln está recuperado de dores musculares e já faz musculação. Mas as condições físicas do meia ainda não permitem que ele jogue neste domingo. O lateral esquerdo Rivaldo, que saiu carregado no treino da última quinta-feira, tem uma lesão no pé direito e também pode estar disponível para o segundo jogo.
O caso mais grave é o de Wellington Paulista. Com uma luxação no ombro direito, o camisa 9 pode se recuperar rapidamente, mas precisa de cuidados extras por ter uma lesão em local delicado. Contra o Cruzeiro ele já não pode jogar, pois ele é emprestado pelo clube mineiro, e uma cláusula no contrato impede que ele atue contra o clube que é dono de seus direitos econômicos. A intenção é deixar o atacante pronto para voltar na terceira rodada, em 4 de junho, quando o Palmeiras enfrenta o Atlético-PR no Pacaembu.
Com tantos problemas, Felipão precisará quebrar a cabeça para escalar o time. Se seguir a tendência dos últimos jogos, uma provável formação seria: Marcos, João Vitor, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico (Tinga), Márcio Araújo, Marcos Assunção e Patrik; Luan (Adriano) e Kleber.

Fim da novela: acordo entre clubes libera Jobson para o Bahia

Bahia, Botafogo e Atlético-MG entraram em acordo nesta segunda. Atacante assina contrato com o Tricolor baiano na terça-feira

Por Tamires Fukutani, com informações da TV Bahia Salvador
jobson dá entrevista em lindoia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Jobson assina o contrato tricolor nesta terça-feira
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Na tarde desta segunda-feira, em uma reunião no Rio de Janeiro, Bahia, Botafogo e Atlético-MG entraram em acordo sobre o futuro do atacante Jobson. O jogador foi liberado pelo Galo e deve assinar contrato com o Tricolor baiano nesta terça-feira. No mesmo dia, o clube baiano entra com o processo para regularização do atacante.
O impasse entre o alvinegro carioca e o time mineiro foi divulgado na última sexta-feira. O Galo devia R$ 100 mil ao Botafogo, mas se negava a pagar a quantia, já que Jobson havia deixado o clube no final de março, alegando insatisfação. Com o jogador ligado ao Atlético-MG, o alvinegro carioca não podia efetivar o empréstimo ao Bahia.
Apesar de resolvido o problema, os clubes preferiram não divulgar qual a solução do imbróglio, se o Bahia cobriu o pagamento ou o Atlético arcou com a dívida.

Top 5: campeão luso, goleiro Helton revela saudades da vida no Brasil

Há quase dez anos em Portugal, jogador do Porto não se esquece das raízes e conta do que mais sente falta no país. Torcida do Vasco é uma delas

Por Gabriel Fricke Rio de Janeiro
Helton Porto top 5 (Foto: AP)Helton sente falta do Brasil, principalmente da torcida
vascaína, açaí, pastel, pagode e amigos (Foto: AP)
Apesar de estar em Portugal há quase dez anos e ser considerado um dos maiores goleiros da Europa pela imprensa portuguesa, o brasileiro Helton não se esquece de suas raízes. Capitão e camisa um do Porto, atual campeão luso por cinco rodadas de antecipação, o jogador sempre dá um jeito de recordar as boas coisas do Brasil.
- Eu gosto sempre de lembrar do país. Brasil é sempre Brasil. Sinto saudades do Vasco, do futebol brasileiro, das pessoas, de comidas - contou o ex-jogador do time da Colina, que, a pedido do GLOBOESPORTE.COM revelou o que o deixa com mais saudade.
torcida do Vasco em São Januário (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Helton não esconde saudade da torcida do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)
Torcida vascaína
- A torcida do Porto é maravilhosa, apoia, defende quando precisa. Mas tenho saudades da torcida do Vasco, que enchia o estádio. Vejo jogos pela TV e internet e sempre dá um frio na barriga lembrar que já estive ali.
Açaí
- É uma coisa que gosto muito e aqui não consigo. Não tem como esquecer do açaí. É muito bom mesmo (risos).
Amigos brasucas
- Tenho amigos em Portugal, mas dos brasileiros lembro muito, das conversas, do tempo que a gente passava batendo papo. É uma sensação boa que a gente tem quando lembra deles.
Pastel de queijo
- Isso é maravilhoso. Tem um restaurante em Niterói que serve o melhor pastel de queijo do mundo. Ali é um desperdício e eu acho uma delícia.
Pagode
- De vez em quando mato uma saudade do pagode. O Bom Gosto e o Revelação vieram aqui, foi muito legal, 100%. Tem um que é um grande amigo que tenho, o Alexandre Pires. Sinto saudades, queria poder acompanhar um show dele. Mas sem dúvidas, o que mais tenho saudade é o Jorge Aragão, também meu amigo. Tudo gente boa (risos).

Abel é campeão e tem apresentação ao Fluminense antecipada

Título faz com que Al-Jazira libere treinador já no dia 5 de junho, uma semana antes do previsto. Estreia deve acontecer diante do Corinthians

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Campeão nacional nos Emirados Árabes, Abel Braga chegará antes do previsto ao Fluminense. Com a vitória por 4 a 0 do Al-Jazira sobre o Al-Wasl (futuro time de Maradona), nesta segunda-feira, o treinador garantiu por antecipação a taça e será liberado no próximo dia 5 para se apresentar ao Tricolor no dia 8 de junho, uma semana antes do previsto. Com isso, a tendência é que já comande a equipe na partida diante do Corinthians, dia 12, no Pacaembu, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Abel Braga  (Foto: Reprodução)Abel Braga durante o jogo do título, nesta segunda-feira (Foto: Reprodução)
Após o jogo, Abel Braga comemorou o título e demostrou expecativa pela apresentação nas Laranjeiras.
- Estou feliz demais. Conseguimos os dois objetivos que traçamos, que era conquistar a Copa do Presidente e o campeonato nacional. Além disso, igualamos um recorde de 26 jogos de invencibilidade. Agora faltam quatro partidas e vamos tentar terminar a competição invictos. Como a federação local antecipou a última rodada, ganhei alguns dias e estarei liberado dia 5 de junho. Minha expectativa é me apresentar ao Fluminense no dia 8 para estar com o time no jogo do dia 12 contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro – disse o treinador, via assessoria de imprensa.
Abel Braga ainda vai tentar a liberação antes da última rodada. Porém, a presença da família real confirmada na última rodada torna praticamente impossível a liberação.