quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ex-BBB Cacau Colucci volta a atuar como ring girl no Jungle Fight 72

Modelo foi "moça da placa" também em São Paulo em novembro de 2013

Por São Paulo
23 comentários
A modelo Cacau Colucci voltará a atuar como ring girl do Jungle Fight no próximo sábado, quando o evento será realizado em São Paulo, no Ginásio Pelezão. O anúncio foi feito pela organização nesta quarta-feira. Será a 72ª edição do torneio, que terá a disputa do cinturão dos pesos-pesados, entre William Gigante e Fábio Bondesan, como luta de destaque.
Cacau Colucci, ex-BBB, como ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação)Cacau Colucci, ex-BBB, faz manopla vestida como ring girl do Jungle Fight (Foto: Fred Pontes/Divulgação)
Será a segunda vez de Cacau na jaula circular do Jungle. Em novembro de 2013, ela desfilou com as placas de rounds ao lado de Geisa Vitorino e Syllvia Andrade no Jungle Fight 60, também em São Paulo. Nesta quarta, a modelo posou para fotos de divulgação do evento usando a roupa que vestirá no sábado, um top e um biquíni brancos com as marcas do patrocinador.
Cacau Colucci, ex-BBB, como ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação)Cacau Colucci, ex-BBB, posa como ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação)
Cacau Colucc e Geisa Vitorino Jungle Figth MMA (Foto: Ivan Raupp)Cacau Colucci entre Syllvia Andrade (esq.) e Geisa Vitorino no Jungle Figth 60, em 2013 (Foto: Ivan Raupp)
O Combate transmite o evento ao vivo no próximo sábado, a partir de 21h (horário de Brasília).
Confira o card completo:
Jungle Fight 72
9 de agosto de 2014, no Ginásio Pelezão (São Paulo-SP)
CARD DO EVENTO
Peso-pesado: William "Gigante" Baldutti x Fabio Bondesan
Peso-leve: Fabian Quintanar x Lucas Jesus
Peso-pena: Gilberto "El Azteca" Aguilar x José Ricardo "Rato"
Peso-mosca: Danilo Adrian x Caio "Formiga"
Peso-pena: Kaynan "Bahia" Kruschewsky x Dioginis "Overrem"
Peso-médio: Otavio Sagas x Quemuel Ottoni
Peso-pena: Israel Ottoni x Rony Silva
Peso-mosca: Jefferson "Jeffinho" Pedro x Diego Paiva
Peso-galo: Leandro Rodrigues dos Santos x Diogo Felipe dos Santos
Peso-meio-médio: Carlos Alberto "Carlão" Silva x Douglas Candido Jordão

TUF América Latina terá duas novas ring girls. Conheça Betzy e Jamilette

Dupla de novas contratadas anunciará os rounds durante todo o show

Por Cidade do México
21 comentários
O TUF América Latina, que terá atletas de toda a região à exceção do Brasil, não terá como atração apenas os treinadores Fabrício Werdum e Cain Velásquez, que disputarão o cinturão dos pesos-pesados dia 15 de novembro na Cidade do México. O programa lançará duas novas ring girls, que provavelmente atuarão em eventos nos países latino-americanos. São elas Betzy Montero e Jamilette Gaxiola.
betzy montero Jamillette Gaxiola ring girl (Foto: Reprodução)Betzy Montero (esq.) e Jamillette Gaxiola (dir.) são as ring girls latinas do UFC (Foto: Reprodução)
Betzy Montero é costarriquenha e trabalha como modelo e jornalista, tendo começado a desfilar aos 14 anos. Já como jornalista, iniciou a carreira na área de política, mas fez trabalhos em diversas outras editorias, como moda e esportes. Tem um filho. Já Jamilette Gaxiola tem dupla nacionalidade, pois é filha de pai mexicano e mãe cubana. Nasceu no México em 1989 e foi miss Cuba em 2013. Atualmente estuda em Las Vegas e faz participações em programas de TV nos EUA.

Octagon girl Jhenny Andrade curte férias em Ibiza: "Viagem sensacional"

"Tudo lá é muito mais lindo do que eu esperava", diz a beldade, que agora retoma o foco na malhação para os próximos eventos do UFC no Brasil

Por Rio de Janeiro
10 comentários
Não é só Neymar que curte férias em Ibiza, na Espanha. A octagon girl brasileira Jhenny Andrade retornou ao Brasil neste domingo após passar oito dias na ilha, acompanhada por um grupo de amigos. A loura se mostrou admirada com a beleza do local e foi só elogios à viagem. Agora ela retoma o foco na preparação do corpo para os eventos do UFC em solo nacional. O próximo está marcado para 13 de setembro, em Brasília, com Antônio Pezão x Andrei Arlovski na luta principal.
- Sempre me falaram tão bem de Ibiza que eu não poderia deixar de conhecer. O melhor de tudo é que eu me surpreendi com a viagem. Tudo lá é muito mais lindo do que eu esperava, e a viagem foi sensacional. Boa turma, bons amigos, restaurantes magníficos, visuais que ficarão guardados na minha memória para sempre. Gosto muito de viajar e quero conhecer mais e mais cada cantinho desse mundo. Mas essa viagem foi, até agora, a melhor de todas que eu já fiz. Agora é preparar o corpo para todos os eventos do UFC no Brasil que estão por vir ainda este ano a partir de setembro, em Brasília - disse Jhenny ao Combate.com.
Jehnny Andrade em Ibiza (Foto: Reprodução)Jhenny Andrade em Ibiza (Foto: Reprodução)
Jehnny Andrade em Ibiza (Foto: Reprodução)Jhenny Andrade em Ibiza (Foto: Reprodução)
Jehnny Andrade em Ibiza (Foto: Reprodução)Jhenny Andrade em Ibiza (Foto: Reprodução)
Jehnny Andrade em Ibiza (Foto: Reprodução)Jhenny Andrade em Ibiza (Foto: Reprodução)
Jehnny Andrade em Ibiza (Foto: Arquivo Pessoal)Jhenny Andrade em Ibiza (Foto: Arquivo Pessoal)
Jehnny Andrade em Ibiza (Foto: Arquivo Pessoal)Jhenny Andrade em Ibiza (Foto: Arquivo Pessoal)

"Weidman é a nova geração do MMA,
mas não me impressiona”, diz Belfort


Brasileiro, que vai tentar tomar o cinturão peso-médio do americano, se diz
ansioso pelo duelo, que acontece no dia 06 de dezembro, em Las Vegas

Por Las Vegas
220 comentários
Vitor Belfort tornou-se o lutador mais jovem lutador da história a vencer o cinturão do UFC, ainda nos primórdios da organização, em 1997. Dezessete anos depois, ele se prepara para mais uma disputa de título, em dezembro, quando enfrenta o campeão do peso-médio, Chris Weidman, em duelo em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em entrevista ao “UFC Tonight”, programa de TV do Ultimate nos EUA, nesta quarta-feira, o brasileiro falou de sua experiência no octógono e afirmou que respeita Weidman, principalmente pelo fato de o americano representar uma nova era no esporte.
- Eu sempre soube que o Chris Weidman tinha o jogo de MMA, ele é a nova geração. Mas eu já enfrentei os melhores, então ele não me impressiona. Quando você entra no octógono, é sempre a mesma selva, o que muda são os animais, que são diferentes. Cada um tem suas habilidades, a sua mentalidade, o seu momento, mas essa é a luta que eu quero. Vai ser muito bom para mim, estou muito feliz - declarou.
Montagem UFC Chris Weidman e Vitor Belfort (Foto: Editoria de Arte)Chris Weidman e Vitor Belfort vão lutar no dia 6 de dezembro (Foto: Editoria de Arte)
O brasileiro também confessou estar contando os dias para o duelo e afirma que, apesar da ansiedade, sabe o que precisa ser feito para derrotar o campeão.
- É difícil dizer quão ansioso estou. Com a minha experiência, aprendi que a chave da vida é conseguir viver um dia de cada vez e ser esperto, pois os caras estão treinando muito, chegando até a ter overtraining e lesões, então a coisa mais inteligente a se fazer é ter paciência. Eu faço isso há 18 anos, com 19 anos eu me tornei campeão do UFC pela primeira vez e estou indo para a minha terceira disputa de cinturão da carreira. Eu sei como é isso e paciência, tenacidade e inteligência são imprescindíveis. Mas estou muito confiante no que conquistei. Tenho a minha família do meu lado e sei quem eu sou, e isso é o mais importante. Eu sou quem eu sou e não peço desculpas, pois leões não pedem desculpas por serem leões. Weidman será o campeão somente até o dia 06 de dezembro, porque nesse dia o meu braço sairá levantado - finalizou.
UFC 181
6 de dezembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-leve: Anthony Pettis x Gilbert Melendez

Infecção no ombro é o problema de Demian Maia; lutador está internado

Edema ósseo no ombro direito gerou ambiente propício para bactérias. Ele foi para um hospital após ter febre e só deve ter alta médica neste sábado

Por Rio de Janeiro
5 comentários
Demian Maia UFC (Foto: Reprodução / Facebook)Demian Maia foi retirado do card de Tulsa por uma
infecção no ombro (Foto: Reprodução / Facebook)
O problema que tirou Demian Maia do card de 23 de agosto, em Tulsa (EUA), onde enfrentaria Mike Pyle, foi uma infecção por estafilococos no ombro direito. O lutador paulistano sofreu um edema ósseo no local durante os treinos, e isso gerou um ambiente propício para as bactérias, conforme informou seu empresário, Eduardo Alonso. Sem conseguir mexer direito o braço e com febre alta, ele foi internado num hospital de São Paulo na terça-feira, logo após se consultar com uma médica especialista. A alta está prevista somente para este sábado. O UFC havia anunciado o corte de Demian do card na quarta, mas sem especificar o problema.
- No momento ele está tomando antibióticos na veia, pesados, e ainda estaria tomando antibiótios via oral por mais 14 dias, ou seja, até dia 19 ou dia 20, muito perto da fase de corte de peso. Resumindo, não houve outra alternativa a não ser o Demian sair da luta. Não teria como ele tomar remédios fortes mal podendo treinar e ainda tendo de perder peso. O Demian tentou até o último momento se manter no card. Esta seria luta de número 20 dele no UFC, e ele nunca saiu de uma luta, acho importante enfatizar isso. Tentamos de todas as formas, mas não haveria outra decisão responsável que não fosse preservar a saúde dele - disse Eduardo Alonso ao Combate.com.
Aos 36 anos, Demian Maia tem um cartel de 19 vitórias e seis derrotas. Após perder para Jake Shields e Rory MacDonald, ele voltou ao caminho das vitórias em sua última aparição no UFC, no TUF Brasil 3 Final, em 31 de maio, quando derrotou Alexander Yakovlev por decisão unânime dos jurados.
UFC: Henderson x Dos Anjos
23 de agosto, em Tulsa (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Benson Henderson x Rafael dos Anjos
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Jordan Mein
Peso-médio: Francis Carmont x Thales Leites
Peso-pena: Max Holloway x Mirsad Bektic
Peso-leve: Chas Skelly x Tom Niinimaki
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Neil Magny x Alex Garcia
Peso-mosca: Tim Elliott x Wilson Reis
Peso-leve: James Vick x Valmir Lázaro
Peso-leve: Beneil Dariush x Tony Martin
Peso-galo: Aaron Phillips x Matt Hobar

Wendell Negão acerta com o UFC e enfrenta Ponzinibbio em Brasília

Brasileiro de 31 anos entra no lugar de Serginho Moraes, que deixou o card por conta de problemas no joelho esquerdo. Duelo será 13 de setembro

Por Rio de Janeiro
19 comentários
Chegou a vez de Wendell Negão no UFC. Considerado há alguns anos um dos melhores meio-médios (até 77kg) do Brasil, o lutador enfim acertou contrato com a maior organização de MMA do mundo. Ele foi o escolhido para substituir o lesionado Serginho Moraes e vai enfrentar o argentino Santiago Ponzinibbio no card que será realizado em Brasília, dia 13 de setembro. As informações foram confirmadas pelo Combate.com junto a fontes ligadas ao evento.
Wendell Negão ufc (Foto: Paulinho Rodrigues / Divulgação)Wendell Negão estreia no UFC no dia 13 de setembro (Foto: Paulinho Rodrigues / Divulgação)
Aos 31 anos, Wendell Negão também é apelidado de "War Machine" (Máquina de Guerra, em português) e tem um cartel de 24 vitórias e sete derrotas. Ele vem de sete triunfos consecutivos, o último deles sobre Vinicius Bohrer na sétima edição do Face to Face, em maio. O mais perto que Wendell havia chegado do UFC foi no The Ultimate Fighter Brasil 3, onde fez uma das lutas eliminatórias para entrar na casa como peso-médio (até 84kg), mas acabou derrotado em um combate equilibrado contra Warlley Alves, que posteriormente se sagrou campeão do reality show.
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Lukasz Sajewski
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Wendell Negão
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jéssica Andrade x Valerie Letourneau
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

Gunnar Nelson e Rick Story fazem luta principal na Suécia, dia 4 de outubro

Números 12 e 15 do ranking dos meio-médios no UFC duelam em Estocolmo

Por Estocolmo
15 comentários
O UFC escolheu os meio-médios Gunnar Nelson e Rick Story para protagonizarem o card do dia 4 de outubro, em Estocolmo, na Suécia. Os lutadores farão a luta principal do evento, de acordo com anúncio feito no site oficial da organização. O islandês é o 12º colocado do ranking oficial do Ultimate na divisão até 77kg, enquanto o americano ocupa a 15º posição.
Gunnar Nelson x Rick Story (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Gunnar Nelson e Rick Story farão luta principal em Estocolmo (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Nelson tem 26 anos e está invicto na carreira em 14 lutas. Pelo UFC, ele venceu os quatro adversários que teve pela frente. A última delas foi no dia 19 de julho, em Dublin (IRL), quando bateu Zak Cummings. Já Story tem 29 anos e possui um cartel de 19 vitórias e oito derrotas. Ele vem de triunfo sobre Leonardo Macarrão, por finalização no segundo round, no dia 16 de julho.
UFC: Nelson x Story
4 de outubro de 2014, em Estocolmo (SUE)
CARD DO EVENTO:
Peso-meio-médio: Gunnar Nelson x Rick Story
Peso-meio-pesado: Ilir Latifi x Jan Blachowicz
Peso-meio-médio: Nico Musoke x Amir Sadollah
Peso-pena: Dennis Siver x Robert Whiteford
Peso-pena: Niklas Backstrom x Mike Wilkinson
Peso-pena: Ernest Chavez x Zubaira Tukhugov
Peso-médio: Magnus Cedenblad x Scott Askham

Um dia após ter luta anunciada com Pelé, Ben Saunders retorna ao UFC

Brasileiro encontra problemas para obter visto de entrada nos EUA, e Titan FC libera americano para assinar com franquia em que lutou entre 2007 e 2010

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Ben Saunders MMA (Foto: Getty Images)Ben Saunders em sua primeira passagem pelo
UFC (Foto: Getty Images)
Um dia após José "Pelé" Landi-Jons ser anunciado numa disputa de cinturão no Titan FC 29, marcado para 22 de agosto, a luta contra Ben Saunders foi cancelada. O brasileiro encontrou problemas para conseguir um visto de trabalho nos EUA, e seu oponente anunciou ter assinado um contrato para retornar ao UFC, companhia na qual lutou entre 2007 e 2010.
As informações são do site "MMA Fighting". Segundo o diretor de operações do Titan FC, Lex McMahon, Landi-Jons apresentou dificuldades para conseguir seu visto de entrada junto ao Consulado Americano no Brasil e, enquanto a organização buscava um substituto, o UFC ofereceu uma nova chance a Saunders. Os contratos do Titan FC incluem uma cláusula que permite aos lutadores deixarem a promoção para assinar com o Ultimate; contudo, se eles tiverem uma luta marcada dentro do tempo de 30 dias, o Titan precisa concordar em liberar o atleta, e a organização fez isso: deu sua bênção à saída de Saunders.
- Nós desejamos a Ben tudo de melhor. Ninguém é mais fã de Ben Saunders do que eu, e eu quero vê-lo se sair muito bem no UFC. Nosso lema sempre será "Fãs e lutadores primeiro" - afirmou McMahon ao "MMA Fighting".
Saunders ainda não tem uma luta anunciada no UFC. Em sua primeira passagem, após participação no reality show The Ultimate Fighter, o peso-meio-médio venceu quatro lutas e perdeu três entre 2007 e 2010. Desde então, venceu oito de 11 lutas, a maior parte delas no Bellator, para levar seu cartel a 16 vitórias, seis derrotas e dois empates.

Sharapova batalha, força terceiro set, mas não evita eliminação em Montreal

Ex-líder do ranking peca nos próprios erros e cai nas oitavas diante de Suárez Navarro

Por Montreal, Canadá
Comente agora
Todo o esforço de Maria Sharapova foi em vão nas oitavas de final do WTA de Montreal. Diante da espanhola Carla Suárez Navarro, a atual número 6 do mundo a todo instante teve que lutar contra os próprios erros e, mesmo com a reação iniciada no segundo set, acabou sendo eliminada nesta quinta-feira. A tenista 16ª do ranking mundial levou a melhor com as parciais de 6/2, 4/6 e 6/2, após 2h21 de partida.
tenis maria sharapova montreal (Foto: AP)Sharapova desperdiçou quatro break points no game anterior ao que definiu sua eliminação em Montreal (Foto: AP)

Se fosse apenas pela atuação no primeiro set, Sharapova não teria a mínima chance de tentar a virada a partir do segundo. Ela errou demais e parecia que seria eliminada em sets diretos por já ficar em desvantagem no começo da segunda parcial. Por duas vezes devolveu uma quebra sofrida e então deu início à reação. Na igualdade no nono game, contou com uma bola de Navarro para fora para ficar a um game de empatar o confronto, defendeu com o propriedade o serviço e conseguiu forçar a realização do terceiro set.
Na parcial decisiva, mais uma quebra para cada tenista até que a chuva apareceu e paralisou o duelo com a espanhola à frente por 3/2. Após os mais de 40 minutos de interrupção, Sharapova não retornou bem nos primeiros minutos, sofreu outra quebra e ainda desperdiçou quatro break points na sequência. A um game das quartas de final, Navarro alcançou um duplo match point no game de serviço de Sharapova e, na segunda tentativa, pôde comemorar depois de uma bola espirrada para fora pela ex-número 1 do mundo.
A próxima adversária de Suárez Navarro em Montreal virá do confronto da noite desta quinta-feira entre a americana Venus Williams e a alemã Angelique Kerber. A partida de quartas de final será realizada nesta sexta-feira.
Confira outros resultados das oitavas de final:
Caroline Wozniacki (DIN) 2 x 0 Shelby Rogers (EUA) - 6/1 e 6/0
Confira a programação restante desta quinta-feira:
15h - Ekaterina Makarova (RUS) x Petra Kvitova (TCH)
17h - Serena Williams (EUA) x Lucie Safarova (TCH)
17h - Jelena Jankovic (SER) x Coco Vandeweghe (EUA)
19h - Venus Williams (EUA) x Angelique Kerber (ALE)
20h - Victoria Azarenka (BLR) x Heather Watson (GBR)
21h - Sabine Lisicki (ALE) x Agnieszka Radwanska (POL)

Mercado: Jornal crava Falcao no Real. United e Barça disputam zagueiro

Atacante do Mônaco estaria muito perto de assinar com os merengues, enquanto Thomas Vermaelen é disputado por tanto Manchester United quanto Barcelona

Por Rio de Janeiro
2 comentários
 A quinta-feira do mercado de transferências viu novos desdobramentos da novela Falcao García no Real Madrid. De acordo com o jornal inglês “The Guardian”, o Liverpool fez uma consulta ao Monaco sobre o atacante colombiano, mas recebeu como resposta que o atleta já está negociado com o Real Madrid, e que faltam poucos detalhes para a oficialização.

Enquanto isso, na Inglaterra, diferentes informações indicam que o futuro do zagueiro belga Thomas Vermaelen será longe do Arsenal. O treinador Àrsene Wegner confirmou uma proposta vinda do Manchester United pelo jogador. Enquanto isso, segundo o “Mundo Deportivo”, um dirigente do Barcelona chegou à Inglaterra para fechar sua contratação. Ainda sobre os Red Devils, o treinador Louis van Gaal despistou ao ser perguntado sobre o meia Cuadrado, da Fiorentina, mas não negou o interesse por Mehdi Benatia, defensor do Roma.
Treino Arsenal Vermaelen (Foto: Getty Images)Zagueiro do Arsenal, Vermaelen é alvo de Barcelona e Manchester United (Foto: Getty Images)
Em outras especulações o brasileiro Fred, possivelmente de saída do Shakhtar, se tornou objetivo de mercado do Flamengo. O rubro-negro, porém terá de encarar a forte concorrência do Internacional, de Porto Alegre. Com seu lugar entre os titulares ameaçado após a chegada de Thibaut Courtois, o goleiro Petr Cech pode parar na França. PSG e Monaco estariam interassados. Na Inglaterra, o Tottenham estaria perto de fechar com o meia atacante Memphis Depay, um dos destaques da Holanda na Copa do Mundo.

Na Itália, o ex-atacante do Vasco, Mauricio Pinilla foi apresentado pelo Genoa, mesmo clube que tenta a contratação do uruguaio Diego Lugano, velho conhecido da torcida do São Paulo.  Também no país, o Hellas Verona se reforçou do veterano Rafa Márquez, ex-Barça.
Xeque Nasser Al-Khelaifi dono PSG e David Luiz (Foto: Reprodução PSG TV)Xeque Nasser Al-Khelaifi dono PSG e David Luiz (Foto: Reprodução PSG TV)


Falando de apresentações, David Luiz foi apresentado com pompa pelo PSG, mas evitou rebater as declarações polêmicas de José Mourinho de que o Chelsea está melhor sem ele. O presidente e dono do PSG, o xeque Nasser Al-Khelaifi, esfriou as especulações em torno da saída de Di María para o clube francês. O mandatário afirmou que o jogador "é muito caro", apesar do interesse dos parisienses. Na Alemanha, Pepe Reina foi apresentado pelo Bayern de Munique, onde será reserva de Manuel Neuer. Por fim, o treinador Tata Martino, ex-Barcelona, pode ser anunciado a qualquer momento o novo comandante da seleção argentina.

Quase fora do Rio 2016, brasileiras tentam sensibilizar federação por vaga

Único esporte que não está garantido nas Olimpíadas, hóquei sobre a grama não atinge nível mínimo exigido; atletas fazem abaixo-assinado e fazem apelo popular

Por São Paulo
1 comentário
Esporte menos desenvolvido entre as modalidades olímpicas do país, o hóquei sobre a grama não tem vaga automática para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Mesmo como país-sede, o Brasil precisa atingir um objetivo mínimo para que a Federação Internacional de Hóquei (FIH) autorize a participação dos donos da casa nas Olimpíadas: as mulheres precisam entrar no grupo das 40 melhores do ranking mundial, enquanto os homens, no top 30.
Equipe brasileira de hóquei na grama (Foto: Reprodução facebook)QEquipe brasileira de hóquei na grama (Foto: Reprodução facebook)

Atualmente, o Brasil aparece na 41ª posição entre as mulheres, apenas um posto atrás do objetivo inicial. Por isso, uma das líderes da seleção, a catarinense Patricia Boos, iniciou nesta quinta-feira um abaixo-assinado em um site para que a Federação Internacional aceite o Brasil nas Olimpíadas:
- A gente quer sensibilizar a Federação Internacional. Ficamos muito perto do objetivo, apenas uma posição abaixo e não temos mais chances de subir na classificação. Qualquer pessoa pode assinar e nos ajudar. Quanto mais gente assinar, melhor, para provarmos para a FIH que nosso esporte está crescendo no Brasil - disse a atleta.
Patricia Boos hóquei na grama (Foto: Reprodução/Facebook)Patricia Boos da seleção brasileira (Foto: Reprodução/Facebook)
Patricia pretende atingir, até o fim de novembro, a marca de 50 mil assinaturas. Até o momento, após algumas horas do projeto na internet, são mais de 300 nomes. Qualquer pessoa pode acessar a página, preencher alguns dados e ajudar a seleção brasileira feminina de hóquei a pleitear a vaga nas Olimpíadas. Entre no site!
O caminho para os Jogos de 2016 poderia ser feito dentro de campo, com uma boa campanha da seleção na etapa do México na Liga Mundial, no fim deste mês. Mas a Confederação Brasileira de Hóquei divulgou, em nota oficial na última quarta-feira, que a participação brasileira na competição estava cancelada. Sem patrocínio, a equipe não teve condições de viajar. Patricia garante que o nível técnico do time irá subir nos próximos anos:
- Nosso nível vai melhorar. A gente tem até 2016 para estar jogando ainda melhor, e isso a gente garante que consegue. Cada competição a gente mostra uma evolução, estamos cada vez melhor- disse a atleta.
O abaixo-assinado foi criado após a atleta ter lido uma matéria no GloboEsporte.com, que diz que a modalidade é a única que está ameaçada de não contar com representantes brasileiros nas Olimpíadas do Brasil. Segundo Patricia, o objetivo não é só jogar o Rio 2016, e sim criar uma tradição da modalidade no país:
Seleção brasileira de hóquei (Foto: Reprodução/Facebook)Brasileiras fizeram parte do "Time Brasil" nos Jogos Sul-Americanos (Foto: Facebook)
- A gente não quer participar apenas por participar, por jogar as Olimpíadas. A gente quer mostrar o quão importante para nosso esporte é estar nas Olimpíadas. A gente precisa deixar um legado para o hóquei após os Jogos Olímpicos - disse Patrícia.
No Campeonato Sul-Americano deste ano, no Chile, o Brasil ficou na quarta posição. Sem nunca ter disputado uma partida oficial em outro continente, a seleção participou de uma edição dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, no Rio de Janeiro, quando ficou na última colocação.
A Confederação Brasileira de Hóquei e a Federação Internacional de Hóquei ainda não confirmaram a ausência do país nas Olimpíadas. O anúncio oficial deve ser feito no fim de novembro e, caso siga o que foi combinado entre as entidades, a seleção feminina do país estará fora dos Jogos.
O caso masculino ainda pode ser mudado dentro de campo. O time é o 34º no ranking mundial e irá disputar a Liga Mundial no fim deste mês, com chances de conquistar pontos na classificação.
Seleção brasileira de hóquei (Foto: COB)Seleção brasileira perdeu para a Argentina durante os Jogos Sul-Americanos (Foto: COB)

Caso Cristiano: Criciúma recupera três pontos em definitivo no Pleno do STJD

Em julgamento nesta quinta, tribunal decide, em votação apertada, que erro não é da equipe catarinense por escalação irregular do atacante na partida diante do Goiás

Por Criciúma, SC
401 comentários
Cristiano Criciúma atacante (Foto: João Lucas Cardoso)Cristiano foi o pivô da ação por escalação irregular (Foto: João Lucas Cardoso)
O Criciúma conseguiu reaver os três pontos perdidos pela escalação irregular do atacante Cristiano, em partida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Na tarde desta quinta-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou o recurso do clube, que recorreu da decisão da Segunda Comissão Disciplinar do tribunal, em 10 de junho. O departamento jurídico da agremiação catarinense alegou que foi induzido ao erro porque os registros da CBF não apontavam nenhuma punição a cumprir em competições nacionais.
A defesa foi embasada nos mesmos argumentos do primeiro julgamento, quando o Criciúma foi punido por unanimidade com a perda dos três pontos pela escalação do jogador, e multa de R$ 1 mil. No recurso, no entanto, o Tigre apresentou novos documentos a fim de comprovar que houve falha na comunicação entre STJD e CBF. Os advogados do clube catarinense, Osvaldo Sestário e Albert Zilli, apresentaram documentos em que provam a busca pela ficha disciplinar do atacante. Nos memoriais, constavam consultas, e-mails e ofício em que a confederação explica o trâmite na divulgação dos dados dos atletas.

A mudança no setor de registros na própria Confederação Brasileira de Futebol também foi utilizada na argumentação de que há recorrência de erros no setor. Os auditores compreenderam as alegações e absolveram o clube com a maioria dos votos - quatro a favor (do relator Paulo Salomão Filho e os auditores Alexander Macedo, Miguel Cançado e Caio Rocha) contra dois que votaram em manter a decisão anterior (Flávio Zveiter e José Perdiz).

Para o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, favorável ao mantimento da pena, em entrevista ao site do tribunal, o clube foi displicente ao optar por escalar um atleta sem ter a certeza de sua situação disciplinar.

- Primeiro não é crível supor que esse atleta não sabia que foi punido. Foi uma cabeçada, agressão e cinco partidas não é "esquecível". Segundo que o Criciúma fez uma consulta, não teve a resposta e optou por colocar em campo o atleta sem saber se poderia ou não.

Apesar do discurso do procurador, a maioria votou pela absolvição do Criciúma. Feliz com o resultado do julgamento, o diretor de futebol do clube, Cláudio Gomes, reforçou o compromisso e a seriedade do Carvoeiro.

- Divido a alegria com Criciúma e as pessoas que acreditaram na seriedade. Estender ao presidente Delfim (mandatário da Federação Catarinense de Futebol), que esteve lá, equipe jurídica e departamento de futebol que acreditou. Agradeço ao Pleno e à comissão disciplinar. Parabéns a todos e que sirva de exemplo, acreditando e com seriedade se alcançam objetivos - disse o dirigente - disse à reportagem do GloboEsporte.com

Antes do julgamento, o Criciúma nutria esperanças de conseguir reaver os pontos por ter recebido o efeito suspensivo ao recorrer à primeira decisão. Agora, o time catarinense acumula 15 pontos na classificação do Campeonato Brasileiro de forma definitiva.  
Entenda o caso
Pela segunda rodada  do Campeonato Brasileiro, o atacante Cristiano foi escalado para o jogo diante do Goiás, em que os catarinenses perderam por 1 a 0, fora de casa, quando tinha punição recebida em 2013 a ser cumprida. O Tigre foi denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que indica "incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”. A pena é de “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100 (cem reais) a R$ 100.000 (cem mil reais)”.
Quando defendia o Naviraiense, no ano passado, Cristiano foi expulso por agressão a um adversário. Ele foi punido com cinco jogos de suspensão. Porém, só cumpriria um, automaticamente, na segunda partida diante do Paysandu, pela Copa do Brasil. Posteriormente, o atacante não voltou a participar de competições nacionais e não pôde terminar de cumprir a pena naquele mesmo ano. O jogador foi contratado após o Campeonato Paranaense, no qual defendeu o Londrina, já em 2014. A equipe catarinense alegou que não havia restrições no sistema da CBF ou mesmo foi informado quando pediu consulta sobre ao atleta.
Cristiano chegou a entrar em campo por 35 minutos contra o Goiás, fazendo sua estreia sem que o clube soubesse da suspensão. No julgamento, em 10 de junho, os advogados do time catarinense alegaram que os sistemas da CBF não apresentavam registros de punição. Além da perda de três pontos, o Criciúma recebeu multa de R$ 1 mil. Há duas semanas, conseguiu reaver temporariamente os pontos em virtude de um efeito suspensivo, em vigor até o julgamento desta quinta, em que o clube foi absolvido.

Kaká já cogita ficar no São Paulo em 2015: “Vamos deixar em aberto”

Meio-campista está emprestado até o fim de 2014, mas, pela primeira vez, muda discurso e admite que existe possibilidade de permanecer na próxima temporada

Por São Paulo
93 comentários
Kaka São Paulo (Foto: Site oficial SPFC)Kaká tem presença garantida na partida de domingo, contra o Vitória (Foto: Site oficial SPFC)
Pode durar mais do que os seis meses previstos em contrato a segunda passagem de Kaká pelo São Paulo. Em entrevista nesta quinta-feira à tarde, no CT da Barra Funda, o meio-campista disse que vai esperar o fim da temporada para decidir com o Orlando City se permanecerá no Tricolor no próximo ano. Foi a primeira vez que o jogador cogitou a renovação.

Flávio Augusto da Silva, dono do Orlando City, clube americano no qual Kaká está vinculado, afirmou em entrevista ao “Terra” que poderia liberar o jogador para atuar em 2015 no Tricolor. Isso dependeria da classificação para a disputa da Taça Libertadores da América.

– Se ele deixou em aberto, vamos deixar em aberto. Quero pensar no hoje, estrear no Morumbi, fazer minha parte e ver como vamos terminar esse campeonato. Vamos deixar aberta a possibilidade para o ano que vem – disse Kaká.

Depois de sair do Milan, o pentacampeão assinou por três temporadas com o Orlando. No entanto, como a Major League Soccer começa apenas em março, ele optou por atuar seis meses no São Paulo. Para custear a negociação, o Tricolor repassará aos americanos a renda do primeiro jogo do atleta no Morumbi, que será neste domingo, contra o Vitória. Além disso, os clubes farão um amistoso, provavelmente nos Estados Unidos.
– Quando acertei com o Orlando, eu tinha outras opções. A que mais me agradava era voltar ao São Paulo. Por isso, não fico triste que sejam seis meses. São apenas os primeiros seis meses. Tenho essa porta aberta e vamos ver no final da temporada.

Em sua apresentação como jogador tricolor, Kaká foi bastante cauteloso ao falar sobre o assunto, lembrando que a preferência continua sendo do Orlando City. Já o presidente Carlos Miguel Aidar se mostrou otimista e prometeu brigar para segurá-lo caso o São Paulo fique com uma vaga na Libertadores.

Volta do Mago aumenta atrito com investidor e "tira" fortuna do Verdão

Palmeiras tentava lucro com negociação de Valdivia para o Al Fujairah. Retorno acirra polêmica com Osório Furlan, que diz: "Também não estou nem aí para ele"

Por São Paulo
95 comentários
Valdivia palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Valdivia, durante treino do Palmeiras
(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
A volta de Valdivia ao Palmeiras pode ser analisada sob diversos aspectos. Tecnicamente, jogadores e comissão aprovaram o retorno do camisa 10, esperança para ajudar o time na Copa do Brasil (oitavas de final) e no Brasileirão (14º colocado, com 14 pontos).
Só que, financeiramente, o clube deixou de receber R$ 10,5 milhões, parte que lhe cabia da venda acertada por 5,5 milhões de euros (R$ 16,6 milhões) ao Al Fujairah, dos Emirados Árabes - o dinheiro restante pertencia a Osório Furlan, conselheiro e investidor, dono de 36% dos direitos econômicos. O montante alviverde seria acrescido (de 54% para 64%), pois o próprio atleta abriria mão de 10% que o pertenciam.

O Mago ainda pode ser negociado, possibilidade deixada clara por ele durante a longa entrevista coletiva dada nesta quinta-feira. O meia citou o discurso da diretoria de que "nenhum jogador é inegociável" várias vezes para não descartar esta chance.
Mas o Verdão pretendia aproveitar a participação do atleta pela seleção do Chile, na Copa do Mundo, para lucrar mais e recuperar boa parte do investimento de 6 milhões de euros (R$ 14,2 milhões) feito em 2010, quando ele retornou do Al Ain, também dos Emirados Árabes. Este momento, aliás, era visto como a última boa oportunidade para faturar com o jogador.
Não devo nada ao Furlan. Se ele ajudou o Palmeiras a me trazer de volta, o problema é dele
Valdivia
 À época da compra, Furlan adquiriu 36% por cerca de 2,1 milhões de euros (aproximadamente R$ 5,5 milhões em 2010), dinheiro que seria recuperado agora. Por isso, o atrito entre Valdivia e investidor ficou ainda mais evidente nesta quinta-feira. O jogador o criticou abertamente e disse que o conselheiro deve ser o único que não quer a sua aposentadoria no Verdão.

- Se ele me quer fora, tem de cuidar da vida dele e eu cuido da minha. Quando há matérias dele falando de mim, não tenho motivo para responder, porque ele não significa nada para mim. Para o Palmeiras, ele significa, porque ajudou o clube, mas ele não me ajudou. Não devo nada ao Furlan. Se ele me ajudou a trazer de volta, o problema é dele. Não devo a ciclano, fulano, Furlan e sim ao Palmeiras. O dono do meu futebol é o Palmeiras - afirmou Valdivia.

Consultado pela reportagem, Furlan disse que não se convenceu com as explicações de Valdivia sobre o cancelamento da negociação e rebateu o Mago.
Não dependo do dinheiro que investi nele para sobreviver. Estou preocupado com o que o Palmeiras vai perder. Ele (Valdivia) só fala bobagem
Osório Furlan
 - Eu não acredito (nos motivos dados pelo atleta) e também não estou nem aí para ele. Na minha opinião, ele negociou uma pedida alta com o filho do sheik e, quando chegou no pai, melou tudo. E aí ele não abriu mão. Por que não fez uma contraproposta? Não dependo do retorno do dinheiro que investi nele para sobreviver, porque consegui reaver com outros negócios. Estou preocupado com o que o Palmeiras vai perder. Ele só fala bobagem - declarou Furlan.

O conselheiro também afirmou ter conversado com o presidente Paulo Nobre na última quarta-feira, quando disse ter ouvido do dirigente que o melhor agora é a permanência do meia.

- Ele que fique no Palmeiras e nos ajude a ganhar a Copa do Brasil e a melhorar no Brasileiro. Conversei com o Paulo e ele acha que tem de ficar. Se não vendeu aos Emirados, com quase 31 anos, ninguém vai pagar o que ele pede e o que o Palmeiras quer. Se não tiver ao menos 5 milhões de euros livres não adianta - finalizou.

Com a reintegração de Valdivia, o Palmeiras também volta a pagar os salários do jogador, outro ponto importante para o clube aceitar a venda anteriormente. O meia tem contrato até agosto de 2015 e adiantou que não abre mão dos vencimentos fixos acordados até o fim do vínculo. Ele disse que só poderia se enquadrar ao pagamento por produtividade adotado pela atual diretoria em uma eventual renovação.

Elano se despede do Fla: "Foi uma decisão muito difícil de ser tomada"

Meia admite rendimento abaixo do esperado, deixa futuro em aberto, revela prioridade de jogar fora do país e admite que agressão a André Santos pesou em sua decisão

Por Rio de Janeiro
325 comentários
Uma passagem sem brilho, com muitas lesões e um título. Elano encerrou nesta quinta-feira sua história pelo Flamengo. Vestido com a camisa do Bom Senso FC, o meia fez questão de dar uma entrevista de despedida no Ninho do Urubu para explicar os motivos que o levaram a procurar a diretoria para encerrar o vínculo que iria até o fim do ano. E as razões principais foram a vontade de estar mais próximo da família, o rendimento abaixo do esperado confesso dentro de campo e a postura de parte da torcida, que o ameaçou no embarque para Porto Alegre, antes da derrota para o Internacional, por 4 a 0, e agrediu André Santos na saída do Beira-Rio.
Elano, Flamengo, Despedida (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Elano concede última entrevista como jogador do Flamengo (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)


A partida contra o Colorado, por sinal, foi a última em que Elano foi relacionado pelo Flamengo. Do banco de reservas, viu a goleada e sentiu que deveria seguir outro rumo. Ainda em Porto Alegre, o jogador procurou a diretoria rubro-negra para informar a decisão de antecipar o fim de sua passagem pela Gávea. Os termos da rescisão apontam um acordo com os cariocas e o Grêmio, com quem também tinha vínculo até o dezembro, para o pagamento de parte dos salários - o meia abriu mão ainda de um pré-contrato que duraria todo o ano de 2015 com o Fla.

Queria ser mais útil, mas no momento não estava conseguindo fazer o que o Flamengo queria. Não quero atrapalhar o trabalho de ninguém".
Elano, sincero
- Há algum tempo eu tenho passado por muita coisa pessoal e profissional. Tive algumas conversões e minha maneira de viver hoje é muito diferente do que era. Quero me voltar para o lado social, para pessoas que precisam, e senti que não estava rendendo como rendia. Isso estava me fazendo mal. A decisão foi tomada e não tenho nada para fazer, não tenho clube nenhum. Foi uma decisão para recomeçar. Esse é meu ponto de equilíbrio ao lado da minha esposa e filhas. Acho que estou precisando deste momento, seja uma semana, dez dias, 20 dias. Isso só Deus sabe. Estou em paz e com o coração tranquilo. Queria ser mais útil, mas no momento não estava conseguindo fazer o que o Flamengo queria. Não quero atrapalhar o trabalho de ninguém. Já tinha tomado a decisão antes do Vanderlei chegar e não poderia voltar atrás, mesmo sabendo que é um amigo que seria importante neste momento.

Elano fez questão de ressaltar que não generaliza as críticas para torcida do Flamengo, mas que o ato de uma minoria no fim de semana da partida contra o Inter foi levado em conta em sua decisão. Episódios como a agressão a André Santos, inclusive, o fizeram refletir a respeito do momento vivido pelo futebol brasileiro, quando o meia cobrou maior união, elogiou o movimento Bom Senso FC e prometeu maior envolvimento na causa.

- Com certeza pesou também. Minha maneira de não se manifestar é porque não posso julgar uma torcida de milhões por 15 pessoas. Mas não me deixa contente, não vou compactuar, é claro. Só que não vou julgar uma torcida que é a maior do Brasil por 15 pessoas. Tenho que ter cuidado e não quero criticar a torcida do Flamengo, mas pesou para que tomasse a decisão também, principalmente o que aconteceu com o André. Há muitos amigos flamenguistas, pessoas que conheci que merecem o meu respeito.

O agora ex-jogador do Flamengo revelou não ter definido o futuro e deseja um período de reflexão ao lado da família e mais próximo de projetos sociais que tem em mente. A preferência, no entanto, é seguir a carreira fora do Brasil. Confira abaixo toda entrevista coletiva de Elano:
Pronunciamento

- Foi uma decisão muito difícil de ser tomada, mas acho que foi importante para mim. Foi algo decidido com muita calma, coração tranquilo e em família. A minha maneira de ser sempre foi entrar e sair pela porta da frente, qual fosse a situação. Quero agradecer ao Flamengo, a todos que fazem parte do clube, pelo tempo que tive aqui. A gratidão é grande. Às vezes, o trabalho dá certo ou errado, mas a alegria é ter cumprido minhas obrigações como profissional. As coisas não saíram como quis, conversei com o Felipe Ximenes após o jogo com o Inter e precisava tomar uma decisão para mim e para o Flamengo. Foi algo que partiu de mim e agradeço a diretoria que cumpriu tudo que foi prometido. Saio daqui com muitos amigos.

Busca por recomeço

- Há algum tempo eu tenho passado por muita coisa pessoal e profissional. Tive algumas conversões e minha maneira de viver hoje é muito diferente do que era. Quero me voltar para o lado social, para pessoas que precisam, e senti que não estava rendendo como rendia. Isso estava me fazendo mal. A decisão foi tomada e não tenho nada para fazer, não tenho clube nenhum. Foi uma decisão para recomeçar. Esse é meu ponto de equilíbrio ao lado da minha esposa e filhas. Acho que estou precisando deste momento, seja uma semana, dez dias, 20 dias. Isso só Deus sabe. Estou em paz e com o coração tranquilo. Queria ser mais útil, mas no momento não estava conseguindo fazer o que o Flamengo queria. Não quero atrapalhar o trabalho de ninguém. Já tinha tomado a decisão antes do Vanderlei chegar e não poderia voltar atrás, mesmo sabendo que é um amigo que seria importante neste momento.

Aposentadoria

- Não passa pela minha cabeça encerrar a carreira porque não me sinto tecnicamente inferior para fazer o que sempre fiz. Foi mesmo um desgaste de tudo que ocorreu nesse tempo todo e o maior prejudicado fui eu. Estou me sentindo leve, organizando tudo que tenho que organizar na vida, e não tenho problema em recomeçar. Estou com o coração em paz e livre para seguir o meu caminho.

Recado para o torcedor

- Vou falar para o torcedor que quero ser útil, fazer o que o torcedor espera, e no momento da decisão eu não estava jogando, não estava sendo útil. Ser criticado jogando, é uma situação. Ser criticado não jogando, é outra situação. Ninguém me deu nada, eu conquistei as coisas. Peço desculpas pelo que não deu certo e fui feliz no que deu certo. Tenho certeza que o Flamengo vai sair dessa situação. Neste momento, preciso pensar um pouco na minha família e em seguir a vida.

Peso da família na decisão

- A maior resposta do ser humano é quando toma uma resposta com o coração em paz. E é isso que está acontecendo. Por trás de mim tem minha esposa, minha mãe, meus pais, que não vejo há quase seis meses. Vejo pouco minhas filhas. Com 33 anos, me sinto apto para fazer tudo normal. É uma série de fatores que pesam. Quando não se consegue fazer o melhor dentro do campo, não tem como se sentir bem. Hoje me sinto leve para continuar minha vida. Quero fazer o bem para minha família, estar mais próximo do que estava, além dos projetos sociais.

Decisão após derrota para o Inter

- Tive uma conversa com o Ximenes no quarto em Porto Alegre e falei com ele tudo que sentia. Foi uma conversa muito produtiva. O que acontece vendo de fora é o individualismo que existe em nosso futebol, é algo muito grande. Precisamos rever os conceitos que estão sendo criados. Nosso futebol está regredindo a cada dia. Tomo a decisão sendo crítico ao ponto de que não estava fazendo o que posso, que poderia melhorar. O problema do Flamengo não sou eu, somos nós, um grupo de 30 jogadores.

Futuro fora do Brasil

- Várias situações podem ser criadas, no Brasil ou fora do Brasil. No Brasil, vou dar uma pensada, mas pretendo sair, ir para fora. Minha decisão não foi sair daqui e ir para outro clube. Não vou fazer isso. Vou para minha casa, curtir a minha família, tomar a minha decisão... Se não acontecer, paciência. Olho para trás e minha carreira foi produtiva. Olho para trás e tenho só amigos. Só deixei amigos, boas impressões. Estou livre para jogar em qualquer lugar, mas não quero cometer os mesmos erros que cometi. Quero chegar inteiro para fazer um trabalho.

Várias situações podem ser criadas, no Brasil ou fora do Brasil. No Brasil, vou dar uma pensada, mas pretendo sair, ir para fora. Minha decisão não foi sair daqui e ir para outro clube. Não vou fazer isso".  
Elano, visando um retorno ao mercado do exterior
Crítica a classe de jogadores
- Acho que o jogador brasileiro é completamente desunido. Tem o movimento do Bom Senso, que briga por questões importantes. Os atletas têm que respeitar quem está ali na frente e não precisa passar por certas situações quando tem um monte de jogador escondido, sem meter a cara. Tem a situação do Botafogo, um não recebe, outro não recebe, e todo mundo acha que é normal. Não é normal. Tanta gente perdendo a vida e dizem que acontece. Não quero mais compactuar com isso. Melhor eu ir para minha casa, é minha decisão. Tem caras que eu conheço há tanto tempo e estão na frente do Bom Senso e tem um monte nem aí. Está tudo normal no nosso futebol hoje em dia. Sempre cumpri minhas obrigações.

Ofensas da torcida e agressão a André Santos

- Com certeza pesou também. Minha maneira de não se manifestar é porque não posso julgar uma torcida de milhões por 15 pessoas. Mas não me deixa contente, não vou compactuar, é claro. Só que não vou julgar uma torcida que é a maior do Brasil por 15 pessoas. Tenho que ter cuidado e não quero criticar a torcida do Flamengo, mas pesou para que tomasse a decisão também, principalmente o que aconteceu com o André. Há muitos amigos flamenguistas, pessoas que conheci que merecem o meu respeito.

Má fase

- No Santos, foi uma opção minha sair por tudo que aconteceu. Em um ano, ganhei a Libertadores e dois Paulistas, sendo artilheiro em 2011. No Grêmio e no Flamengo, acho que poderia ter sido melhor, às vezes por tudo que foi acontecendo. Minha vida foi reconstruída, e você passa a cada dia por situações que te constrangem. Não me vejo mal fisicamente. Minha cabeça precisa desse momento, estou falando abertamente. Abri mão do meu contrato de 2015, podia ficar aqui, em casa, jogar futevôlei, mas isso não me completaria. Quero estar bem para fazer tudo que posso. Com essa parada, com certeza voltarei melhor do que estava, quando buscava, buscava e não tinha seguimento. Meu forte sempre foi a regularidade. Aqui no Flamengo e no Grêmio, sempre fazia dois bons jogos, um mais ou menos e outro não tão bom.
 
O que fazer no primeiro dia desempregado


- Acordar meio-dia amanhã. Esperar minha filha às 15h para almoçar. Aí, está nas mãos de Deus. Estou muito tranquilo, completamente em paz. Foi uma das melhores decisões que tomei na vida. Já decidi muito para o lado errado. Agora, é correto porque tomei a decisão para minha família. E isso eu não largo.

Ajuda ao Bom Senso

- Jogando ou não, agradeço a Deus todo dia pelo dom de jogar futebol. Pensava todo dia se não estava sendo ingrato. Não sou um cara presente no Bom Senso, mas procuro ajudar com minhas ações, atitudes. Percebo que o Juan, o Alex, o Paulo André e o Dida estão à disposição toda hora. Quero reconstruir minha parte humana, voltar a estudar, estar no meio do futebol, e ver se aparece algo fora, onde o caminho é mais organizado, o calendário.

Despedida do elenco

- Dei um abraço em cada um e agradeci por ter feito parte do Flamengo. Caminho que segue. Desejei sorte a todos eles e fico feliz. Espero ter ajudado aos mais jovens, é sempre bom deixar algum legado.

Rio de Janeiro

- Aprendi a conhecer o Rio de Janeiro, o carioca de perto. Tenho grandes amigos aqui. Fiquei muito feliz pelo tempo que estive aqui. Conheci alguns lugares que eu não conhecia, pude ganhar o Estadual, e tiramos de cada lugar o que é bom.
 
Novamente Bom Senso


- É importante não só quem está em atividade, mas também quem é ex-atleta e tem uma força muito grande. O Romário agora faz parte. É uma alegria muito grande e é desse tipo de coisa que precisamos. Que coisa bonita foi a nossa Copa do Mundo no Brasil. Há coisas que acontecem nos clubes que são prejudiciais ao nosso futebol, cada vez estamos revelando menos, e isso é algo que terá interferência lá na frente.

Robinho treina entre titulares, faz gol e espera inscrição para jogar clássico

Atacante ainda depende de seu nome aparecer no BID, mas técnico do Santos resolveu testar o ídolo ao lado de Thiago Ribeiro e Leandro Damião.

Por Santos, SP
441 comentários
 
O técnico Oswaldo de Oliveira ainda não sabe se terá Robinho à disposição no clássico de domingo, às 16h, contra o Corinthians, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas já testou o atacante entre os titulares no treino desta quinta-feira, o primeiro do ídolo em seu retorno ao Peixe, e marcou um gol (veja no vídeo ao lado). O jogador ficou com a vaga de Rildo e formou o trio de ataque com Leandro Damião e Thiago Ribeiro.
Após uma atividade de dois toques em campo reduzido, Oswaldo reuniu os jogadores no centro do gramado do CT Rei Pelé. Robinho estava entre eles e recebeu, do próprio técnico, o colete dos titulares. No coletivo, o camisa 7 atuou pela esquerda e teve a missão de, assim como os demais companheiros de frente, marcar a saída de bola dos defensores e partir para o ataque.
Mesmo em seu primeiro treino, o atacante mostrou disposição. Deu opção pela esquerda, posicionando-se entre o meio-campo e o ataque, e dividiu bolas com os marcadores. Na segunda metade do treino, iniciou a jogada que culminou em um cruzamento preciso para Damião - a cabeçada passou rente ao travessão. Em seguida, marcou um gol, em chute de fora da área.
 Para ter condições de jogar, Robinho precisa que seu nome apareça no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até sexta-feira à tarde. A documentação do ídolo já foi encaminhada pelo Milan, da Itália, clube que emprestou o jogador ao Peixe por um ano. O atacante já se colocou à disposição para ir a campo, mas depende, além de sua liberação, da opção de Oswaldo de Oliveira. O provável Santos contra o Corinthians: Aranha; Cicinho, David Braz, Bruno Uvini e Zé Carlos; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Leandro Damião e Robinho (Rildo).
Robinho tem 213 jogos e 94 gols pelo Santos. São quatro títulos conquistados com a camisa alvinegra: dois Brasileiros (2002 e 2004), uma Copa do Brasil (2010) e um Paulistão (2010). O Corinthians, aliás, é a vítima preferida do jogador. Em nove partidas, são oito vitórias e um empate.
Robinho treino Santos (Foto: Mauricio de Souza / Ag. Estado)Robinho fez seu primeiro treinamento coletivo nesta quinta (Foto: Mauricio de Souza / Ag. Estado)

Autor de golaço no futsal tenta repetir lance e consegue com ajudinha rival

Pivô do Marechal Rondon, Márcio acerta finalização de costas com o lado externo do pé, e a bola entra após bater no goleiro. 'Tudo no improviso', revela o jogador

Por Marechal Cândido Rondon
23 comentários
 
Autor de um gol antológico na derrota do Marechal Rondon para o Jaraguá, segunda-feira, o pivô Márcio tentou provar que o raio pode cair duas vezes no mesmo lugar, ou melhor, que é possível repetir o lance. Em um treinamento da equipe paranaense, sem pressão e sem a tensão do jogo, ele tentou fazer, mais uma vez, um gol com o lado externo do pé, de costas para o gol e por cobertura.
Nas primeiras quatro tentativas, fracassou. Pegou mal na bola e errou o alvo. Mas, na quinta e última finalização, ele conseguiu - com a ajudinha do goleiro, que bateu na bola após ela acertar o travessão e garantiu o gol. Márcio admitiu que o lance sobre os catarinenses, em jogo válido pela Liga Futsal, saiu por uma pitada de sorte e muito improviso.
Eu tive a sorte que a bola quicou e não subiu muito. Ficou certinha no movimento de calcanhar. Então, foi tudo no imprivoso
Márcio, pivô do Marechal Rondon
- Eu tive a sorte que a bola quicou e não subiu muito. Ficou certinha no movimento de calcanhar. Então, foi tudo no improviso - falou o pivô ao programa Globo Esporte, da RPCTV.
O técnico do Marechal Rondon, PC de Oliveira, também comentou sobre o gol contra o Jaraguá e destacou o talento do jogador. Também definiu a jogada como um dos gols mais bonitos na história do futsal.
- A bola veio na medida, mas para ele dominar a bola. Só que ele, antes, teve a capacidade de olhar a aproximação do goleiro e, num instinto puramente de talento, ele conseguiu de costas dar um tapa para encobrir o goleiro, com o lado externo do pé e de costas, o que torna o gol mais difícil e mais belo ainda (...). Talvez este seja o gol mais belo do futsal em todos os tempos - afirmou o comandante da equipe.
Márcio recebeu elogios até do craque Falcão, que parabenizou o colega e comentou sobre o lance através das redes sociais.
- Trocamos mensagens ontem. Ele parabenizando pelo gol, brincando também que, agora, ele falou que vai tentar fazer um parecido - completou o jogador do Marechal Rondon.
Márcio, do Marechal Rondon faz golaço pelo Marechal Rondon (Foto: Reprodução SporTV)Márcio comemora golaço sobre o Jaraguá (Foto: Reprodução SporTV)
O próximo compromisso do Marechal Rondon - e a chance para Márcio tentar repetir o lance em outro jogo oficial - será contra o Guarapuava, fora de casa. O jogo está marcado para 20h30 (horário de Brasília) de sábado, no Ginásio Joaquim Prestes (Joaquinzão).

Botafogo paga só a dois jogadores e gera nova crise no elenco

Apenas Dória e Gabriel recebem um dos salários atrasados, e grupo cobra satisfações do diretor de futebol Wilson Gottardo durante treino no Engenhão

Por Rio de Janeiro
227 comentários
A quinta-feira de sol no Engenhão pareceu tranquila, mas o clima no Botafogo foi de cobranças. No dia em que completaram-se três meses de atraso nos salários e seis meses nos direitos de imagem, os jogadores souberam que, por meio de investidores, o clube pagou um dos salários em aberto de apenas dois atletas: o zagueiro Dória e o volante Gabriel. A situação gerou muito desconforto no grupo, que cobrou explicações do diretor de futebol Wilson Gottardo.
Dória e Gabriel são os jogadores com maior mercado no elenco - além de jovens, já despertaram interesse de equipes no exterior -, e a ideia de pagar ao zagueiro e ao volante protege o clube de perdê-los com ações na Justiça. Se eles ficassem sem receber, poderiam rescindir o contrato com o Botafogo e ficar livres para assinar com outra equipe sem custos.
Gottardo conversa com jogadores do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Gottardo (de azul, de costas) ouve o elenco do Botafogo antes do treino (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Após o treino físico, os jogadores se reuniram com a comissão técnica e o diretor de futebol no centro do gramado e tiveram uma conversa de 15 minutos. O treinamento seguiu normalmente após a reunião.

Na sala de imprensa, após a apresentação do reforço peruano Ramírez, o diretor Gottardo foi perguntado sobre a conversa, mas disse que era uma cobrança normal entre comissão técnica e jogadores, para falar sobre a disputa do Campeonato Brasileiro.

- A cobrança é bem natural, entre comissão técnica e jogadores. A conversa sempre existe, para saber como vamos atuar na competição. Após essa conversa, você vê que os jogadores ficam mais participativos no treino, cobrando uns dos outros. Eu só tenho elogios para esse grupo. Estão dispostos, trabalhando para que a situação não se agrave. Uma coisa é o problema financeiro, a outra é o Campeonato Brasileiro batendo à sua porta. Eles estão separando bem isso. Como o Ramírez disse, dinheiro é bom, ajuda, mas tem que ter alegria e profissionalismo - afirmou o diretor.

Apesar do discurso apaziguador de Gottardo, os jogadores ficaram muito insatisfeitos com o ocorrido. A tendência, pelo que souberam, é que eles recebam apenas mais dois meses de salários na carteira de trabalho neste ano. O dirigente, porém, disse não crer em debandada de atletas.
- Quando tudo é feito na transparência, para mim não muda nada. Eles estão bem à vontade. Os jogadores estão sabendo de suas situações de jogo, de transferência. Caso surja alguma proposta formal, boa para o clube, dentro dos padrões, será avaliada. Eu não vejo no semblante deles a intenção de sair do Botafogo. Ninguém quer sair do Botafogo desta forma - acrescentou Gottardo.
* Colaborou Sofia Miranda, estagiária