segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nadia Comaneci aconselha Diego Hypolito: 'Está tudo na sua cabeça'

Primeira ginasta nota 10 da história conta como foi chegar à perfeição e diz o quanto é difícil chegar ao ouro sendo campeão mundial, como o brasileiro

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Uma das imagens mais marcantes da história das Olimpíadas é a do placar do ginásio de ginástica artística dos Jogos de Montreal, em 1976, exibindo a nota 10 após a apresentação perfeita da romena Nadia Comaneci, então com 14 anos, nas barras assimétricas. Uma perfeição inédita até então na modalidade, tanto que o aparelho eletrônico não estava preparado para a nota máxima. Nos dias seguintes, a atleta tiraria outras sete notas 10, entrando para o olimpo dos grandes atletas.
No dia 12 de novembro do ano passado, Nadia completou 50 anos. Ela vive nos Estados Unidos desde 1989, quando pediu asilo por causa do regime comunista da Romênia. No país, montou uma rede de academias de ginástica ao lado do marido, Bart Conner. E foi em uma delas que a ex-atleta foi entrevistada pela edição de fevereiro do "Rumo a Londres". O assunto principal não poderia deixar de ser aqueles dias perfeitos no Canadá e como ela chegou àquele nível.
- Penso que na minha carreira atlética ganhar um 10 foi um grande dia na minha vida. Acho que você nunca deve tentar fazer mais do que está preparado, porque é onde vai errar. As Olimpíadas acontecem a cada quatro anos. Você só tem uma oportunidade lá. Uma apresentação de ginástica leva um minuto e vinte segundos. É uma combinação de habilidades e psicologia, ser capaz de bloquear todo o barulho que está ao seu redor. E ter a qualidade de um campeão em si. Não é fácil, mas você tem que ser essa pessoa que nasceu para fazer isso - disse Nadia.
ginastica Diego Hypolito na final do solo no Pan de Guadalajara (Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia) Diego Hypolito na final do solo no Pan de
Guadalajara (Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)
As palavras da romena naturalizada americana servem de conselho para o brasileiro Diego Hypolitonos Jogos Olímpicos de Londres. Após ser perguntada sobre o ginasta brasileiro, disse que a pressão por ele ser um campeão mundial deve ser controlada psicologicamente.  
- Não sei o quanto treinam, não sei sobre a preparação, mas há várias pequenas coisas para ser criar esse ambiente perfeito para a apresentação. Muitas vezes, quando você sabe que é um campeão mundial, é muito difícil. Porque você sabe que é um campeão mundial, que esperam que você ganhe as Olimpíadas. E muitos campeões simplesmente não conseguem. Nós temos exemplos na ginástica também. Eu não era uma campeã mundial e ganhei as Olimpíadas. Então, está tudo aqui na sua cabeça - disse Nadia.
Se desconhece o método usado nos treinamentos dos ginastas brasileiros, Nadia entrou em contato com a essência do esporte do país ao se exibir no Rio de Janeiro:
- Sou uma grande fã de Pelé. Quando eu competi no Maracanãzinho muitos anos atrás, ele era a única coisa na qual as pessoas falavam. E eu tive a chance de assistir a um jogo de futebol quando Pelé ainda jogava. Mas quando você pensa nos atletas, pensa nas lendas. E você fala em Pelé, Mark Spitz, Michael Phelps, Maradona, Ali. Mesmo que anos e anos se passem, você vai continuar se lembrando - disse a campeã olímpica.
Para quem representou como poucos a perfeição, Nadia demonstrou a simplicidade dos gênios ao definir a palavra:
- Não tenho certeza se posso ser perfeccionista na minha vida. Eu tento fazer o melhor que posso, porque sei os meus limites. Eu não sei exatamente qual a definição de perfeição. Penso que talvez lá, quando eu tinha 14 anos, naquele momento particular, para os juízes, eu era a melhor de todas. Mas acho que ser perfeito significa quem alcança primeiro um nível superior. Mas aquele nível superior pode durar cinco segundos e alguém virá e será melhor que você.

Após agredir rival com barra, jogador do Águia de Marabá será multado

Alexandre Carioca deixará de receber de 30% a 50% de seus vencimentos, e clube exige que ele se retrate publicamente

Por GLOBOESPORTE.COM Marabá, PA
A confusão durante o jogo entre Águia de Marabá e Remo, nesse domingo, em Marabá, não vai ficar barata para Alexandre Carioca. O jogador de 30 anos que agrediu Aldivan, do Remo, com uma barra será punido pela diretoria do Águia. Segundo o técnico-dirigente João Galvão, Alexandre está arrependido e se desculpou com o grupo, mas ainda assim será multado e terá de se retratar publicamente pelo ocorrido.
- O jogo não teve nada a ver com aquele espetáculo que a nossa diretoria condenou. Vamos multar e punir o jogador. O Alexandre errou, mas não foi nem (com barra de) ferro como estão dizendo. Era um tripé de plástico de um fotógrafo. Ele está arrependido, errou e vai ser punido. Vamos multá-lo entre 30% e 50% do salário e exigiremos uma retratação pública - explicou o diretor, acrescentando que o preparador físico do clube envolvido na confusão também será punido.
Apesar de condenar a atitude de Alexandre Carioca, João Galvão fez questão de ressaltar que a briga só começou devido a um golpe dado por Magnum, do Remo, em Branco, do Águia.
- Teve um murro covarde que o Magnum, ex-Santos, deu em um atleta nosso, o Branco, que começou a confusão. Está na imagem. Ele já havia sido substituído. Talvez a voadora tenha sido pior, porque foi na cara. O Branco desistiu da ocorrência porque o Aldivan também desistiu. Estão querendo denegrir nossa imagem - disse João.
Após a briga, Alexandre Carioca foi expulso e saiu de campo em um camburão da Polícia Militar direto para a delegacia da cidade de Marabá. No local, nenhum dos envolvidos quis prestar queixa. O jogo ficou interrompido por cerca de 20 minutos. O Águia venceu o Remo pelo placar de 2 a 0, gols dos atacantes Wando e Branco. Com o resultado, o Águia agora enfrenta o Cametá na final do primeiro turno do Campeonato Paraense.
alexandre carioca remo x águia marabá (Foto: Antonio Cicero/FOTOARENA/Agência Estado)Alexandre Carioca segura uma barra durante jogo do Águia (Foto: Antonio Cicero/FotoArena/Agência Estado)

Após reunião, sindicato mantém obras do Castelão paralisadas

Sintepav repassa as reivindicações ao consórcio construtor do estádio. Nova reunião está agendada para a manhã desta terça-feira

Por Diego Morais Fortaleza, CE
Obras Castelão  (Foto: Divulgação / CECOPA-CE)Obras no Castelão foram paralisadas na manhã
desta segunda-feira (Foto: Divulgação / Secopa-CE)
Representantes do Sintepav-CE - sindicato que representa os operários das obras do estádio Castelão - estiveram reunidos com o consórcio Arena Castelão, responsável pela execução da obra, e repassaram as reivindicações da categoria. Segundo o Sintepav-CE, os trabalhadores lutam por equiparação salarial, além de pagamento de salários, horas extras e cestas básicas atrasados.
Os operários paralisaram as obras do Estádio Castelão desde a manhã desta segunda-feira e, após repassarem suas exigências, decidiram manter a paralisação, no mínimo, até esta terça. A principal pauta de reivindicação é o tratamento diferenciado que é dado aos trabalhadores terceirizados na obra. Segundo o Sintepav-CE, metade dos operários é contratada por 12 empresas terceirizadas para realizar os mesmos serviços que os funcionários do consórcio. Hoje, o Castelão tem aproximadamente 1.200 pessoas trabalhando diretamente na reforma, modernização e adequação do Estádio para a Copa do Mundo de 2014.
O consórcio construtor afirmou, por meio de nota, que vai avaliar as reivindicações e fazer um levantamento do material que foi apresentado pelo Sintepav-CE. Na manhã desta terça-feira, haverá uma nova reunião entre as duas partes para uma nova rodada de negociações.
De acordo com o último relatório do consórcio construtor, foram executados 56,7% das obras. Das quatro etapas executadas, duas foram concluídas. O Castelão será palco de seis jogos na Copa do Mundo de 2014, entre eles, uma partida da Seleção Brasileira na primeira fase. Antes, porém, o estádio sediará três partidas da Copa das Confederações, em 2013.
Veja a íntegra da nota publicada pelo consórcio executor das obras:
Durante reunião realizada na tarde de hoje, o Sintepav apresentou uma série de reivindicações identificadas em empresas terceirizadas pelo Consórcio Castelão. Algumas dessas empresas não estariam cumprindo o que ficou acertado no acordo coletivo de trabalho.
Visando o melhor atendimento aos trabalhadores, como também, garantir o bom andamento e o cronograma das obras do estádio, o Consórcio Arena Castelão formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça se prontificou a fazer um levantamento das demandas apresentadas pelo Sintepav com cada uma das empresas terceirizadas. Comprometeu-se ainda, em solucionar todas as possíveis pendências identificadas imediatamente, garantindo o direito dos trabalhadores.

Barcelona tenta 'fugir' da pressão pelo título da Liga dos Campeões

Pep Guardiola e Daniel Alves lembram da dificuldade de conquistar o torneio continental: 'Como se fosse fácil vencê-la', diz treinador

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona
Pep Guardiola na coletiva do Barcelona (Foto: Reuters)Pep tentou tirar a pressão pelo título da Liga dos
Campeões das costas do Barça (Foto: Reuters)
Com o título espanhol bem distante, o Barcelona agora tem sobre si uma pressão ainda maior para vencer a Liga dos Campeões pela segunda vez seguida. E o treinador da equipe catalã, Pep Guardiola, já parece fazer um esforço para tirar tal obrigação das costas de seus comandados.
- Não entendo esse pensamento de "como já perderam a Liga (espanhola), agora ganharão a Champions". Neste clube, parece que se não ganharmos a Champions também seria um fracasso. Como se fosse fácil vencê-la - reclamou o comandante blaugrana.
Guardiola também tratou de apagar a impressão de que a atual edição da Liga dos Campeões estaria abaixo das anteriores, pelo fato de diversas equipes de menor expressão terem chegado às oitavas de final.
- Esta edição me parece tão complicada quanto as anteriores, e os confrontos das oitavas tão difíceis quanto os dos últimos três anos - avaliou.
O brasileiro Daniel Alves também fez questão de frisar a necessidade de boas exibições do Barça caso o clube deseje chegar a mais uma final da Liga dos Campeões. Para o lateral-direito, o clube precisa colocar em prática o favoritismo que tem na teoria.
- Cada competição que jogamos, tentamos chegar até a final. Em algumas podemos e em outras, não. Creio que teremos que estar em um nível muito alto se quisermos voltar a estar na final.
Dani Alves também revelou que, apesar de ser o clube mais vitorioso do futebol mundial atualmente, o Barcelona tem um espírito pessimista. Por isso, a diferença de dez pontos para o Real Madrid no Campeonato Espanhol torna-se uma motivação.
- São circunstâncias da competição. Cada um tenta resolvê-las. Não passava pela nossa cabeça, mas é a situação que existe. Sabemos que haverá momentos difíceis, e nesses teremos que ser mais fortes.
O Barcelona enfrenta o Bayer Leverkusen nesta terça-feira, na Alemanha, no primeiro jogo pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real a partir das 17h45 (de Brasília).
 

Flu pede exoneração de Jorge Rabello da Comissão de Arbitragem

Em nota assinada pelo presidente Peter Siemsen, diretoria tricolor mostra indignação com as declarações de Jorge Rabello sobre a situação do time

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
As declarações do presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Rabello, sobre o clássico do último domingo diante do Vasco, revoltaram o Fluminense. Tanto que a diretoria tricolor divulgou uma nota oficial à imprensa na tarde desta segunda-feira, assinada pelo presidente Peter Siemsen, informando que pedirá à Ferj a exoneração de Rabello. Confira o texto abaixo:
"O Fluminense Football Club encaminhará à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), nesta terça-feira (14/02), uma representação requerendo a exoneração do presidente da Comissão de Arbitragem, Jorge Rabello. A representação foi motivada pela parcialidade com que Rabello se pronunciou a respeito dos erros cometidos pela arbitragem, contra o Fluminense, na partida do último domingo, contra o Vasco. Caso o pedido não seja atendido, o Fluminense irá a todas as instâncias da Justica Desportiva e, se necessário, da Justiça comum, para vê-lo fora da Comissão de Arbitragem.
Peter Siemsen
Presidente" 

De acordo com Rabello, Antônio Schneider teve uma atuação correta no clássico do Tricolor com o Vasco, vencido pela equipe de São Januário por 2 a 1 (veja os melhores momentos da partida no vídeo acima). Segundo ele, o time das Laranjeiras deveria procurar os motivos das derrotas internamente sem culpar o árbitro. O Fluminense reclamou de dois pênaltis não marcados, além de algumas faltas e marcações invertidas.
- Eles reclamam de arbitragem porque é melhor falar sobre isso. Por que não explicam que o Fluminense não vem jogando nada? Por que com uma folha salarial de R$ 7 milhões empata com o Duque de Caxias, que tem uma folha de R$ 100 mil? Por que o Fluminense é sempre dominado no segundo tempo? Foi assim contra Duque de Caxias, Boavista, Vasco. Por que o centroavante (Fred) cai mais do que chuta? Mas isso não vale a pena eles questionarem. Como o time não vem jogando nada desde o começo do campeonato, rezam para ter erro de arbitragem e terem o que falar. Não falam sobre terem contratado vários meias-esquerdas, nenhum zagueiro e nenhum goleiro - disse Rabello em entrevista à Rádio Tamoio.

Recomendado por Carlos Alberto, Souza desembarca em Porto Alegre

Volante trazido do Porto é o décimo reforço do Grêmio e teve no polêmico ex-jogador do clube um dos incentivadores para o acerto

Por Tomás Hammes Porto Alegre
souza reforço chegada grêmio volante (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)Souza chega a Porto Alegre
(Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)
O décimo reforço do Grêmio para 2012 desembarcou em Porto Alegre cheio de estilo. Souza, volante trazido do Porto, chegou à capital gaúcha por volta das 19h30 desta segunda-feira. O jogador apareceu no saguão do Aeroporto Internacional Salgado Filho à vontade, com camisa branca, uma larga corrente de ouro no pescoço e um óculos encobrindo boa parte do rosto.

O que mais chamou atenção, no entanto, não foi o seu estilo, mas uma de suas declarações. Segundo Souza, um dos avalistas de sua ida para o Olímpico atende por Carlos Alberto, meia que atuou no Grêmio apenas durante quatro meses em 2011, deixando o clube após problemas extracampo.
- Eu ouvi falar muito bem do Grêmio. Meus amigos só falaram coisas boas - disse. - Conheço do grupo o Vilson e o Léo Gago, mas quem me recomendou o clube foi o Carlos Alberto. Tive referências muito boas dele.

Aos 23 anos, Souza também não descarta os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Quer fazer do Grêmio a vitrine para chamar a atenção de Mano Menezes.

- Enquanto houver chances, quero brigar - projeta.
Nesta terça-feira, o jogador realizará exames médicos. Se tudo ocorrer bem, deve ser apresentado no mesmo dia na sala de imprensa do Olímpico.
souza reforço chegada grêmio volante (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)Souza, no centro, chega para ser mais um reforço de Caio Júnior (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)
Quem é Souza
Revelado pelo Vasco, Souza deixou São Januário em 2010 por 3,5 milhões de euros. Nesta temporada, o jogador disputou oito partidas pelo Porto, das quais quatro como titular. Atuou por 331 minutos e levou dois cartões amarelos.
Contratado por empréstimo até dezembro de 2012, Souza é o sexto volante que Caio Júnior conta no elenco. Ele chega para disputar posição com Léo Gago, Fernando e Gilberto Silva. Além do trio, o técnico gremista tem Felipe Guedes e Misael para desempenhar a função.
Além do volante, o Grêmio já contratou Kleber, Marcelo Moreno, Marco Antonio, Douglas Grolli, Felipe Nunes, Pablo, Léo Gago, Naldo e Sorondo. E não devem terminar por aí. O time gaúcho ainda pretende trazer um meia e um ou dois zagueiros.

Bertoglio muito perto

O próximo jogador anunciado deve ser Facundo Bertoglio. O argentino de 21 anos, que defende o Dinamo Kiev, da Ucrânia, também virá por empréstimo. Contratado em 2010 junto ao Colón, da Argentina, por 4 milhões de euros, o meia atualmente realiza pré-temporada com a equipe europeia na Espanha.
Bertoglio recupera-se de cirurgia no joelho direito, treinando com os demais companheiros na pré-temporada do Dinamo Kiev. Desde maio de 2010 no clube, ele disputou apenas seis jogos oficiais. Ainda marcou dois gols pela Argentina em amistoso contra o Haiti, quando Maradona era o treinador da seleção.

Andrés brinca e põe Tevez e Montillo no Fla: ‘São os novos reforços’

Com muito bom humor, diretor de Seleções da CBF aponta para a presidente Patrícia Amorim e diz que Rubro-Negro está contratando os gringos

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
gávea visita patricia amorim (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Comitiva da CBF visita a Gãvea. Local pode ser
utilizado pela equipe olímpica (Foto:Rafael Ribeiro)
O diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanches, mostrou muito bom humor durante a visita da comitiva da entidade à Gávea, sede do Flamengo, para vistorias às instalações que poderão ser usadas pela Seleção Olímpica antes dos Jogos de Londres. Ao tomar conhecimento de que a presidente Patrícia Amorim era a aniversariante do dia (43 anos), o dirigente não perdeu a oportunidade de brincar com a mandatária e com os jornalistas presentes ao encontro.
- Ela está contratando o Montillo e o Tevez. Perguntem isso para ela. São os novos reforços – brincou o dirigente, apontando para Patrícia, que minutos mais tarde iria conversar com a imprensa sobre a vistoria da CBF.
Montillo pertence ao Cruzeiro, e Tevez ao Manchester City. O último, por sinal, foi um dos últimos sonhos de consumo de André Sanches no seu mandato como presidente do Corinthians. O dirigente cansou de afirmar que, caso fosse atuar no Brasil, Carlitos seria do Timão. Mas a negociação acabou não se concretizando.
Na sequência da visita, Andrés, que estava acompanhado do diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, e do administrador Guilherme Ribeiro, falou em nome da entidade e não pôde deixar de falar de sua nova experiência no Rio de Janeiro.
- Já morei no Rio por três ou quatro anos. O meu filho mais velho nasceu aqui. A cidade não é nenhuma novidade para mim – disse o dirigente, que afirmou que a presença da Seleção Olímpica ao lado do povo será importante para o resultado final.
Nesta terça-feira, a comitiva da CBF vai vistoriar as instalações da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a entidade, a Seleção Olímpica pode usar os dois locais na primeira parte da preparação visando ao torneio de futebol dos Jogos de Londres. O período no Brasil será de 10 a 17 de julho

Após ‘boa reunião’ com o Palmeiras, Wesley sai animado por acerto

Questão salarial ainda não está 100% resolvida, mas diretoria e jogador devem chegar a acordo nos próximos dias. Novo encontro ocorre na terça

Por Anderson Rodrigues e Diego Ribeiro São Paulo
Wesley posa para a foto oficial do Werder Bremen (Foto: AFP)Wesley acredita que acerto com o Verdão sai até
quarta-feira (Foto: AFP)
Wesley esteve na Academia de Futebol nesta segunda-feira para tentar acertar os últimos detalhes de sua chegada ao Palmeiras. Ao lado de seu advogado e de um empresário sócio de Hugo Garcia, o meia chegou ao CT por volta das 18h (horário de Brasília) e se reuniu com o presidente Arnaldo Tirone e representantes do departamento financeiro do clube. O encontro durou cerca de duas horas e terminou sem solução. Pelo menos por enquanto.
Wesley gostou dos números colocados por Tirone e saiu animado da reunião. Um novo encontro está marcado para a tarde desta terça-feira, desta vez incluindo o gerente de futebol César Sampaio.
– Ainda há questões entre Wesley e Palmeiras, mas que estão praticamente certas. Foi uma boa reunião, o jogador saiu animado. Esperamos acertar até quarta-feira – afirmou um dos agentes do meio-campista.
Em São Paulo desde a semana passada, Wesley também pôde conhecer as instalações da Academia de Futebol. Ainda não há data marcada para os exames médicos, que serão realizados assim que o acerto estiver 100% amarrado. O Palmeiras vai pagar 6 milhões de euros (R$ 13,8 milhões) ao Werder Bremen-ALE para ter o jogador.
– Estamos caminhando com cautela, mas estou animado – disse o presidente Arnaldo Tirone.
Outro entrave se dá pela questão do pagamento da primeira das três parcelas de 2 milhões de euros, que deve ocorrer nos próximos dias. O clube busca um investidor para bancar essa primeira parte da transação, mas também não descarta desembolsar o valor por conta própria. César Sampaio e o departamento financeiro ainda estudam a melhor alternativa.

Alex Morgan posa para revista só com o corpo pintado

seg, 13/02/12
por Jessica Mello |
categoria Sem categoria


Uma das musas do futebol feminino promete arrancar suspiros dos homens na próxima edição da “Swimsuit”, publicação da Sports Illustrated. Alex Morgan, atacante da seleção feminina dos Estados Unidos, participou de um ensaio da revista chamado de “body paint”. Ou seja, Morgan aparece nas fotos apenas com o corpo pintado.
Perguntada sobre o que é mais intimidador, posar para o “body paint” ou jogar a final do Mundial contra o Japão, Morgan respondeu: “Eu tenho jogado futebol a minha vida inteira. Sei como me manter calma e não ficar nervosa para os jogos. Por isso digo que posar para o ensaio foi um pouco mais intimidador. Foi uma experiência completamente nova e definitivamente levou algum tempo para me sentir confortável. Eu precisei ficar me olhando no espelho a cada cinco minutos para ter certeza de que havia um ‘biquini’ ali”.
Outras duas atletas também participaram do ensaio fotográfico. A publicação chega às bancas nesta terça-feira.

Bela homenagem às Malvinas

Rival do Flamengo na partida de quarta-feira pela Libertadores, o Lanús tem a mesma fornecedora de material esportivo do clube da Gávea e também está de roupa nova: o time argentino vai estrear a camisa versão 2012 no confronto em casa.
A principal novidade é um distintivo na manga em homenagem ao 30º aniversário da Guerra das Malvinas, que ocorreu em 1982 entre Argentina e Reino Unido nas Ilhas Malvinas (649 soldados argentinos morreram).
O destaque do lançamento foi a presença de três beldades que roubaram a atenção no desfile.


 

Falcão chega a Orlândia para o início dos trabalhos em seu novo clube

Craque se apresenta junto do fixo Ciço depois de passarem um período disputando amistosos com a seleção brasileira no Norte e Nordeste do país

Por SporTV.com Orlândia, SP
Falcão mostra camisa comemorativa em Orlândia (Foto: Divulgação / Carlos Silva)Falcão está ansioso para começar a treinar com o
time do Orlândia (Foto: Divulgação / Carlos Silva)
Preparando-se para a temporada desde o dia 23 de janeiro, o Orlândia recebeu, nesta segunda-feira, o reforço dos selecionáveis Ciço e Falcão, que estavam disputando amistosos no Norte e Nordeste contra combinados locais. Os dois jogadores, mais o recém-contratado André, se juntam ao restante da equipe, considerada uma das mais fortes da Liga Futsal deste ano.
Outro atleta que iniciou as atividades nesta segunda-feira foi o ala Augusto, que finalizou a recuperação de uma entorse no joelho na última semana. Ele, Falcão, Ciço e André realizaram avaliações médicas pela manhã.
Com a chegada das caras novas, o grupo do Orlândia está próximo de ficar completo, faltando apenas a apresentação do pivô Jé, que acontece no dia 12 de março, depois que o jogador encerrar seu contrato com o Foolad Mahan, do Irã.
Falcão elogia o técnico Cidão
Quase um mês depois de ser apresentado para mais de cinco mil pessoas em Orlândia, Falcão não vê a hora de treinar com os novos companheiros. Confiante para a temporada, ele elogia o técnico Cidão.
- Gosto muito do estilo do Cidão, já conhecia o trabalho dele e não vejo a hora de poder treinar e conhecê-lo mais a fundo. Ele dificulta muito a vida do adversário e gosto quando isso acontece. Além disso, quero muito encontrar meus novos companheiros em quadra.

Após derrota para o Vasco, Fla inicia Copa do Brasil com vitória na Gávea

Rubro-Negro atropela britânicos da Ilha de Jersey por 9 a 0 em sua estreia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Flamengo futebol de areia (Foto: Site Oficial do Flamengo/Divulgação)Presidente Patrícia Amorim prestigia estreia do time
de futebol de areia (Foto: Site Oficial do Flamengo)
Depois da derrota para o Vasco em amistoso realizado no último sábado, no Espírito Santo, o Flamengo inaugurou a sua arena de futebol de areia, na sede social do clube, na Gávea, com vitória, neste domingo. Pela primeira rodada da Copa do Brasil, o Rubro-Negro atropelou a equipe britânica da Ilha de Jersey por 9 a 0. A presidente Patricia Amorim marcou presença na estreia e falou sobre a montagem da arena.

- Trouxemos a competição para uma área do clube que estava desativada, degradada e com focos do mosquito da dengue. Revertemos a situação e conseguimos transformá-la em uma área onde se pratica esporte, o que é mais importante - declarou a mandatária.
Sem contar com o experiente Benjamin, que vem treinando com seus companheiros, mas ainda não assinou contrato, o Flamengo venceu com facilidade. Mosca (2), Diego (3), Tiago, Juninho (2) e Luan marcaram os gols rubro-negros. O próximo confronto do Fla na competição será nesta terça-feira, às 11h30m, contra o Avaí (SC). A Copa do Brasil será realizada na Gávea até o próximo sábado e conta com a participação de 29 equipes.

Confira os resultados da fase preliminar:
Domingo (12/2)
Guanabara-RJ 5 x 2 Flamengo-PI
Bonsucesso-RJ 7 x 2 São José-TO
União Central-RJ 5 x 1 Flamengo-PB
Segunda-feira (13/2)
Guanabara-RJ 6 x 0 Flamengo-PB
Bonsucesso-RJ 3 x 4 Flamengo-PI
União Central-RJ 5 x 8 São José-RJ
Fase de Grupos:
Terça-feira (14/2)
Corinthians Santo André-SP x América-RJ
Lens (França) X Bonsucesso-RJ
Flamengo x Avaí-SC
Juventus-RJ x União Central-RJ
Madureira-RJ x Confiança-SE
Tallin (Estônia) x Guanabara-RJ
CRB-AL x Macaé-RJ
Rio Negro-AM x Palmas-TO
Vasco faz careta para os problemas e vira para cima do Fluminense: 2 a 1
Alecsandro marca dois gols e garante a vaga na semifinal da Taça Guanabara, além de deixar o rival em situação complicada na tabela
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Depois de uma semana complicada, com derrota na estreia na Libertadores e o problema de salários atrasados, o Vasco fez careta para dificuldades e deu a volta por cima no clássico com o Fluminense, conquistando uma vitória por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Engenhão, com dois gols de Alecsandro. O resultado garantiu a vaga na semifinal da Taça Guanabara, com dois jogos ainda por disputar, e, de quebra, complicou a situação do rival.
A missão do Vasco, agora, será garantir a primeira colocação do Grupo B, no confronto com o Volta Redonda, quarta-feira, às 19h30, em São Januário. Com um empate, o time chegará a 16 pontos e não poderá ser alcançado por mais nenhum rival.
Já a situação do Fluminense, que não vence um clássico desde novembro de 2010, se complicou. Com apenas sete pontos, o time precisará vencer o Americano, quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Campos, para se manter na briga por uma vaga na semifinal da Taça Guanabara, sem Edinho e Fred, expulsos nos minutos finais do clássico. Se conseguir, ainda dependerá do Vasco no confronto com o Boavista na última rodada.
O jogo
Os primeiros minutos de um clássico costumam de ser de estudos, principalmente o primeiro encontro de grandes rivais em uma temporada. Mas Vasco e Fluminense pareciam dispostos a mostrar rapidamente quem deveria se impor em campo. Com a superioridade dos ataques sobre as defesas, as finalizações surgiram rapidamente e sempre perigosas.
O Vasco acertou a primeira com menos de um minuto de jogo. Pedido da torcida, o meia Bernardo arriscou de longa distância e obrigou o goleiro Diego Cavalieri a espalmar, caindo no canto direito. O jogador entrou na vaga de Juninho, poupado pela comissão técnica, que também barrou Eduardo Costa para a entrada de Chaparro, tornando o time mais ofensivo.
Com a clara preocupação dos times em atacar, a expectativa de que um gol fosse marcado rapidamente crescia. No ataque seguinte ao chute de Bernardo, Thiago Neves deixou os torcedores de cabelo em pé com uma bola que passou muito perto da trave direita do goleiro Fernando Prass.
O Fluminense se animou e começou a ver o talento de seus meias despertar. Thiago Neves, predestinado a brilhar em clássicos, tabelou com Deco, recebeu dentro da área e deu um belo toque de esquerda no canto esquerdo de Fernando Prass, abrindo o placar aos seis minutos de jogo.
O gol deixou Thiago Neves ainda mais confiante. Com uma movimentação intensa do meia e os passes precisos de Deco, o Fluminense abriu espaços na defesa do Vasco e reclamou de um pênalti de Dedé em Fred, aos 18 minutos, não marcado pelo árbitro Antônio Frederico Schneider.
A pressão continuou sendo do Fluminense, que só não saiu para o intervalo com uma vantagem maior por causa de Fernando Prass. Num bom cruzamento de Fred, pelo lado direito, Thiago Neves não conseguiu cabecear, mas Deco dominou no peito e chutou forte para uma ótima defesa do goleiro do Vasco, aos 34.
Alecsandro vira o jogo
Para tentar mudar o jogo e dar mais velocidade ao ataque do Vasco, o técnico Cristóvão Borges colocou William Barbio no lugar de Chaparro, recuando Diego Souza para o meio. O jovem atacante entreou em campo com vontade, aumentando o poder de marcação na saída de bola do Fluminense e criando mais opções no ataque.
Apesar da vontade de Barbio, a mudança não fez o Vasco pressionar o Fluminense, que também não fazia força para conseguir o segundo gol. Mas, numa jogada isolada, Rodolfo lançou Fagner, que cruzou para Alecsandro se jogar e empatar o jogo, aos 14 minutos, comemorando com a careta tradicional de Lela, seu pai.
O empate do Vasco fez Abel reagir. O técnico do Fluminense colocou Wellington Nem, destaque nos primeiros jogos do Campeonato Carioca, no lugar de Rafael Sobis para dar mais movimentação ao ataque, que diminuiu claramente o ritmo no segundo tempo, e buscar o segundo gol.
Mas o Vasco cresceu no jogo e continuou pressionando o Fluminense em busca da virada no Engenhão. Numa jogada confusa na área, Diego Souza conseguiu chutar cruzado da linha de fundo para Alecsandro concluir e Diego Cavalieri fazer uma defesa sensacional, aos 22 minutos.
Ao perceber a queda de ritmo de seu time, Abel tirou Deco para a entrada de Wagner. De nada adiantou. Aos 32 minutos, em cobrança de escanteio de Bernardo, Alecsandro se antecipou e acertou uma bela cabeçada para virar o jogo e classificar o time para a semifinal da Taça Guanabara. Quinto gol dele na briga pela artilharia do Campeonato Carioca.
No fim do jogo, depois de uma série de lances confusos protagonizados pelo árbitro, os jogadores do Fluminense se perderam. Edinho e Fred foram expulsos, e a torcida do Vasco tirou onda, gritando olé, vibrando com a troca de passes à espera do apito final.
Sem suas estrelas e graças a gols de defensores, Santos goleia o Linense
Segunda goleada seguida no Paulistão veio com três gols de jogadores da defesa. Linense tentou ameaçar, mas não foi páreo para o mistão alvinegro
 
CRÔNICA
por Marcelo Hazan
Os zagueiros Bruno Rodrigo, Vinicius Simon e o volante Anderson Carvalho têm como função principal defender. Mas contra o Linense, neste domingo, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, os três defensores do Santos, mais o jovem atacante Dimba, foram os responsáveis pela goleada alvinegra por 4 a 1, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Neste estadual, o técnico Muricy Ramalho utilizou reserva em quatro partidas. Foram dois empates e duas vitórias. A única derrota da equipe, contra o Palmeiras, domingo passado, foi com titulares.
Além dos quatro autores dos gols, o Santos B deve agradecer ao goleiro Rafael, único titular em campo. As defesas importantes ao longo da partida ajudaram a garantir o placar favorável.

O triunfo fez o Peixe pular quatro posições na tabela do Paulistão. Agora, o time ocupa a sexta colocação, com 12 pontos. Já o Linense, com oito, está em 13º lugar.
Rafael salva e Peixe marca em jogada estranha
Os jogadores do Santos pareciam mais adaptados ao campo molhado por causa das fortes chuvas do que os do Linense. Com três zagueiros, esquema usado pela primeira vez por Muricy em 2012, o time criou a primeira grande chance de gol logo no início. Após escanteio batido por Felipe Anderson, a bola sobrou livre pela direita para o zagueiro Bruno Rodrigo. Sem o faro de artilheiro, porém, ele demorou e finalizou em cima do goleiro Douglas.
Daí em diante, o Linense cresceu e levou muito perigo para Rafael, único titular santista em campo. Na melhor oportunidade criada pela equipe do interior no primeiro tempo, Andrade soltou a bomba de fora da área e o camisa 1 santista não conseguiu segurar a bola. No rebote, Neto perdeu chance incrível, cara a cara com o goleiro. Mandou para fora.
alan kardec linense x santos (Foto: Ale Vianna/News Free/Agência Estado)Alan Kardec comemora gol que acabou dado a Bruno Rodrigo (Foto: Ale Vianna/News Free/Agência Estado)
Após outra boa oportunidade desperdiçada pelo Linense, o Santos encurralou. O zagueiro Pablo, do Elefante, emendou uma bicicleta na área do Alvinegro, e Rafael fez a defesa. Na sequência do lance, o goleiro deu um chutão, e a bola encontrou Rentería. Aos 24, o colombiano invadiu a área e sofreu pênalti cometido Anderson Luis.
Alan Kardec chamou a responsabilidade e pegou a bola para bater, contrariando Rentería, que havia solicitado a batida. Só que na cobrança, Kardec mandou na trave direita. No rebote, a zaga do Linense afastou para escanteio. A decepção pela chance desperdiçada não durou. Logo na batida do tiro de canto, o Peixe abriu o placar de forma muito confusa.
Aos 27, num bate-rebate estranho, Bruno Rodrigo aproveitou bobeira da zaga e não perdoou: chutou forte em direção ao gol. A defesa do Linense até tentou evitar, tirando a bola para fora da área. Apesar do esforço, porém, a arbitragem entendeu que a bola já tinha ultrapassado a linha na conclusão do zagueiro santista. Alan Kardec ainda empurrou para as redes no rebote, mas o gol acabou sendo dado para Bruno.
Peixe cresce e goleia
Querendo virar a partida, o Linense voltou aceso para o segundo tempo. E só não conseguiu o empate porque esbarrou em Rafael, que estava inspirado. Diego Macedo viu isso ao finalizar bem no canto esquerdo do goleiro, que evitou outro gol certo do time do interior.
A partir daí, o Peixe cresceu e tomou conta do jogo. Aos 16, Felipe Anderson cobrou escanteio da esquerda, e Vinicius Simon subiu bem para completar de cabeça, ampliando o placar. O Linense até chegou a descontar, aos 21, em nova jogada com ótima participação de Rafael. O goleiro defendeu finalização cara a cara de João Henrique, mas deu rebote e não conseguiu evitar o gol de Diego Macedo.
Nem deu para o Elefante se animar. O Santos não deu essa chance. Aos 28, Anderson Carvalho, que vinha arriscando chutes de fora da área, foi premiado ao vencer o goleiro Douglas em finalização de longa distância.
Ainda houve tempo para o jovem Dimba, que havia acabado de entrar na vaga de Rentería, machucado, deixar a sua marca. Aos 30, ele recebeu ótimo passe de Anderson Carvalo e encobriu o goleiro Douglas, fechando o 4 a 1 no placar. Vitória e invencibilidade dos reservas mantida.

Na estreia de Cleber Santana, Figueira vence e tira Avaí da liderança

Estreante no clássico catarinense, Roni marca o gol da vitória e mantém escrita de seis anos sem derrotas do Alvinegro na Ressacada

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
A retranca não deu certo para o Avaí. Apesar de montar uma escalação com um paredão, a estrela de um estreante no clássico catarinense brilhou. Roni marcou o gol da vitória do Figueirense por 1 a 0 neste domingo. O resultado não só manteve o Alvinegro com chances de vencer o primeiro turno, como tirou o Leão da liderança do campeonato e estragou a estreia da maior contratação do rival, Cleber Santana. A escrita de não conhecer derrota há seis anos na Ressacada se manteve para o Figueira.
roni Avaí x Figueirense (Foto: Petra Mafalda/Futura Press)Roni comemora gol no clássico  (Foto: Petra Mafalda/Futura Press)
O placar devolveu o topo da tabela à Chapecoense, que empatou com o Metropolitano em 1 a 1 também neste domingo. O Figueirense chegou ao terceiro lugar.
Na oitava rodada do Catarinense, o Alvinegro enfrentará o Brusque, no próximo sábado, às 17h, no Orlando Scarpelli, sem Aloísio, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Já o Avaí enfrentará o Joinville na quarta-feira, às 22h, na Arena Joinville.
Retranca trava Figueira no primeiro tempo
Mauro Ovelha avisou antes da partida começar. O segredo para vencer o clássico seria apertar na marcação. E foi isso que o Avaí fez. Com o paredão formado por Renato Santos, Rafael, Cássio, Arlan, Bruno e Diogo Orlando, o Leão não deu chances para o Figueira ter sucesso depois do meio de campo.
A solução encontrada pelo Alvinegro no primeiro tempo foi o lançamento longo. Sem êxito. Sozinho, Roni era constantemente desarmado. De longe, Aloísio e Julio Cesar não conseguiam dominar a bola e eram presas fáceis para os desarmes da defesa.
O Avaí foi mais objetivo. Logo aos 10 minutos, Diogo Orlando invadiu a área e tentou o cruzamento para o meio. Na marcação, Toró deu o combate e a bola bateu em sua mão. A torcida pediu pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
Os cruzamentos de Robinho, ganhando da marcação de Tulio, promoveram boas jogadas. Em uma delas, Pablo não o alcançou e fez falta, levando cartão amarelo. Ronaldo Capixaba e Pirão não deram chance para Guilherme Santos, que não estava em um bom dia.
O Avaí dominou o primeiro tempo e foi aplaudido pela torcida. Mas, na saída para o intervalo, o placar ainda mostrava o 0 a 0.
Estrelas de Branco e Roni brilham
Na volta para o segundo tempo, o jogo mudou. O técnico Branco tirou Toró e colocou Luiz Fernando, para avançar o Figueirense. Deu certo. Mais bem posicionado em campo, o Alvinegro partiu para cima do rival com Aloísio e Roni inspirados.
Mauro Ovelha trocou Ronaldo Capixaba por Nunes. Mas não surtiu efeito. Luiz Fernando dominou o meio de campo e lançou para Roni na ponta esquerda. O camisa 10 chutou cruzado para balançar as redes de Moretto aos 17.
Na comemoração do gol, confusão. Aloísio foi sambar em frente à torcida do Avaí e despertou a revolta dos jogadores do Leão, que foram tirar satisfação. No fim, o atacante recebeu o cartão amarelo pela provocação.
Após o gol, Mauro Ovelha usou sua carta na manga. A maior contratação do Avaí para a temporada, Cleber Santana, que estava no banco de reservas, entrou no lugar de Cassio, desfazendo o paredão de marcação. Depois foi a vez de Neílson entrar na vaga de Robinho.
As mudanças melhoraram o Leão em campo, com mais criatividade pelo meio. Cleber Santana acertou as armações de jogadas e obrigou Branco a fechar a marcação, tirando Roni para dar lugar ao zagueiro Sandro. Ygor também entrou na vaga de Doriva.
Aos 46, Neílson recebeu cruzamento na pequena área, mandou de cabeça e obrigou Wilson a fazer linda defesa. Mas o placar se manteve. Vitória do Figueirense e comemoração tripla.

Meia do Águia atinge rival com barra de ferro e é levado para delegacia

Alexandre Carioca agride o lateral Aldivan durante jogo contra o Remo pelo Campeonato Paraense. Jogadores decidem não registrar ocorrência

Por GLOBOESPORTE.COM Belém, Pará
  Uma confusão interrompeu a partida entre Remo e Águia, neste domingo, pela segunda partida da semifinal do primeiro turno do Campeonato Paraense. E durante o empurra-empurra o meia Alexandre Carioca, do Águia, atingiu o lateral-esquerdo Aldivan, do Remo, com uma barra de ferro. As informações são do site Diário Online.
Aldivan foi atendido ainda no campo pelos médicos do Remo e depois acabou retirado de maca até a ambulância. Ele foi conduzido até o Hospital Metropolitano, que fica perto do estádio Zinho Oliveira, com suspeita de fratura nas costelas. Já Alexandre Carioca, que chegou a defender o Volta Redonda e o Olaria no futebol carioca, foi expulso e saiu de campo em um camburão da Polícia Militar direto para a delegacia da cidade de Marabá. O jogo ficou interrompido por cerca de 20 minutos. Os jogadores preferiram não prestar queixa.
O tumulto começou envolvendo o goleiro Alan, do Águia, e o meia Betinho, do Remo. Eles começaram a se empurrar, o que gerou uma briga generalizada entre os jogadores e integrantes da comissão técnica. O volante Alexandre Carioca, que estava no banco de reservas, então pegou uma barra de ferro e atingiu pelas costas o lateral-esquerdo Aldivan, do Remo, que caiu em campo. A polícia precisou usar spray de pimenta para acalmar os ânimos. Jogadores do Remo foram atendidos na beira de gramado.
O Águia venceu o Remo pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados pelos atacantes Wando e Branco. Com o resultado, o Águia agora enfrenta o Cametá na final do 1º turno do Campeonato paraense.

Documentário 'Senna' conquista
dois prêmios no 'Oscar inglês'

Filme sobre o piloto brasileiro é premiado com as estatuetas de melhor documentário e de melhor edição do British Academy Film Awards, o BAFTA

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
O documentário "Senna", dirigido pelo inglês Asif Kapadia, venceu duas categorias no British Academy Film Awards (BAFTA), o "Oscar inglês". O filme, que estreou no fim de 2010, levou as estatuetas de melhor documentário e melhor edição.
A premiação da Academia Britânica de Artes, Cinema e Televisão é uma das principais da Europa. “Senna” também concorria na categoria melhor filme britânico, que foi para "Tinker Tailor Soldier Spy". O prêmoo de melhor filme ficou com “O Artista”, também indicado ao Oscar.
A produção já levou outros troféus, como o Prêmio de Cinema Independente Britânico (Bifa) e a taça oferecida pela revista inglesa "Autosport".
Senna documentário prêmio Bafta na Inglaterra (Foto: Reuters)Produtores de 'Senna' recebem as estatuetas do BAFTA (Foto: Reuters)