sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cristiano Ronaldo volta a treinar em dia de visita de Maradona ao Real

Pibe vê o treinamento da equipe, conversa com os jogadores, brinca com argentinos e ganha camisa autografada pelo técnico José Mourinho

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Depois de ser poupado na quinta-feira por causa de dores na perna esquerda, Cristiano Ronaldo treinou na tarde desta sexta e foi relacionado pelo técnico José Mourinho para defender o Real Madrid contra o Athletic Bilbao, sábado, no Santiago Bernabéu. O treino do clube merengue teve um visitante ilustre: Diego Maradona.
casillas, maradona e mourinho conversam no real madridO capitão Casillas e o técnico Mourinho recebem a visita de Maradona no Real (Foto: Getty Images)
No gramado, Cristiano Ronaldo trabalhou com uma proteção no tornozelo esquerdo chamada de "kinesiotaping". Durante a vitória de 4 a 0 de Portugal sobre a Espanha, o atacante levou uma entrada de Sergio Busquets, do Barcelona, e passou a ser dúvida para o confronto com o Bilbao.
Cristiano Ronaldo e Marcelo no treino do Real MadridCristiano Ronaldo  treina com a proteção no
tornozelo: entrada de Busquets (Foto: EFE)
Fora do campo, Diego Maradona foi a atração no centro de treinamento do Real. O argentino sentou no banco ao lado de Mourinho e os dois conversaram durante o trabalho dos jogadores.
O ex-técnico da "Albiceleste" também passou pelos vestiários e falou com vários atletas, como Casillas e Cristiano Ronaldo. A presença do Pibe gerou brincadeiras com os argentinos  Di Maria e Higuaín.
- Pipa (apelido de Higuaín)! Seu pai chegou! - brincou Mourinho.
O Pibe está a passeio em Madri, onde mora sua filha Giannina (esposa do atacante Sergio Agüero, do Atlético). Como recordação, o ex-jogador ganhou uma camisa do Real autografada por Mourinho.
- Até me dá vergonha assinar uma camisa para Don Diego. Ele é o número 1 - disse o português ao site do clube.
As únicas ausências no treino foram Kaká e Gago, que estão machucados e viajaram para Brasil e Argentina liberados pelo clube. Assim, Mourinho relacionou 20 jogadores para a partida da 12ª rodada do Campeonato Espanhol: Casillas, Adán e Dudek (goleiros); Arbeloa, Sergio Ramos, Pepe, Albiol, Carvalho e Marcelo (defensores); Lass, Diarra, Khedira, Granero, Xabi Alonso, Özil, Di María e Pedro León (meio-campistas); e Cristiano Ronaldo, Benzema e Higuaín (atacantes).
O Real lidera a competição com 29 pontos em 11 partidas. O segundo lugar é do Barcelona, com um ponto a menos. Em seguida aparecem Villarreal (23), Valencia e Sevilla (20). Também no sábado, o Barça encara o Almeria, fora de casa.
cristiano ronaldo e maradona no real madridCristiano Ronaldo também fez questão de falar com Maradona durante a visita (Foto: Getty Images)

Antes da estreia em ringue brasileiro, Michael encara rival na pesagem

No sábado, o brasileiro, de apenas 20 anos, enfrenta o dominicano Junior Ramos, 12 anos mais velho. Outras quatro lutas completam a noite

Por João Paulo Garschagen São Paulo
Todos os 20 anos do paulistano Michael Degreas Oliveira foram vividos nos Estados Unidos, onde mora com a família desde as primeiras semanas de vida. Em Miami, o brasileiro cresceu, estudou e começou a praticar boxe com apenas três anos de idade, estimulado pelo falecido avô, ex-sparring do lendário Eder Jofre. Profissional desde 2008, Michael venceu as 12 lutas que disputou, todas em ringues estrangeiros, sendo dez por nocaute, com cinco deles conquistados já no primeiro round. Sábado à noite, o jovem pugilista da categoria super médio fará sua primeira luta no Brasil e medirá forças com o dominicano Junior Ramos.
Boxe - Michael x RamosMichael e Junior Ramos na pesagem desta sexta-feira (Foto: Joao Garschagen / Globoesporte.com)
Michael Oliveira e Junior Ramos, que fizeram a pesagem nesta sexta-feira, farão a luta principal de uma noite de cinco embates que começarão às 19h, no ringue montado no Espaço das Américas, na Barra Funda. O brasileiro admitiu que nada conhece do seu oponente, mas, confiante em uma boa apresentação, prometeu uma atuação bastante ofensiva diante do seu público.
- Treinei com os melhores do mundo e estou pronto para o que vier pela frente. A luta pode ser curta, à distância, meia distância, não importa. Quero muito ouvir o público gritando o meu nome e o dos demais brasileiros que estarão em ação – pediu Michael Oliveira.
Doze anos mais novo do que Junior Ramos, o brasileiro radicado na terra do Tio Sam disse que jamais foi à lona. Mas, para Michael, a maior experiência do oponente não será necessariamente um ponto a favor do dominicano.
- Idade não tem nada a ver. Já enfrentei lutadores mais velhos, um tinha 49 anos, e nunca sofri um knock down. Em uma luta que realizei no Haiti tomei um soco que quase me derrubou. Em algum momento pode acontecer, mas, sinceramente, não sei responder sobre como será porque nunca aconteceu – esquivou-se o lutador.
Boxe - MichaelMichael está confiante na vitória conta Ramos
(Foto: Joao Garschagen / Globoesporte.com)
No outro córner, o dominicano faz questão de usar a experiência a seu favor. Com 32 anos de idade, Ramos fez 96 lutas como amador (contra apenas duas do brasileiro), com 80 vitórias e 16 derrotas. Como profissional foram 15 combates, sendo dez triunfos e cinco derrotas.
- Quanto mais se luta mais se aprende. É importante haver as vitórias e também as frustrações causadas pela derrota. Estou tranquilo e bem preparado para a luta – disse Ramos, que ao contrário de Michael Oliveira, demonstrou conhecimento sobre o oponente.
- Já estive em duas lutas dele e vi que é um bom lutador. Rápido e que merece muita atenção - disse o dominicano.
Além da luta principal o evento terá outros quatro embates, sendo dois entre profissionais: George Arias (BRA) irá defender o cinturão sul-americano dos pesos pesados contra Emilio Zarate (ARG), enquanto os brasileiros Edvan Barros e Daniel Saboia se enfrentam na categoria médio-ligeiro.
Entre os olímpicos apenas brasileiros: David Lourenço enfrenta Felipe Pereira na categoria até 69 kg, enquanto Roseli Feitosa, campeã mundial recentemente, terá pela frente Daniele Bastieri, na categoria feminina até 72 kg.

Em Nova York, arquiteta revela mudanças no projeto do Maracanã

'Possivelmente teremos que demolir e reconstruir mais do que havíamos planejado', diz Catia Castro em evento sobre os estádios da Copa de 2014

Por Carolina Cimenti Especial para o GLOBOESPORTE.COM, em Nova York
Os arquitetos dos 12 estádios que deverão sediar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil apresentaram seus projetos no Instituto Americano de Arquitetura (AIA) em Nova York nestas quinta e sexta-feira. A obra mais complexa será a do Maracanã, no Rio de Janeiro, por ser uma construção com a parte exterior tombada. A arquiteta Catia Castro, responsável pela obra, explica que o projecto inicial é modificado quase diariamente.
 maquete  Maracanã para a Copa de 2014O projeto do novo Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação / Emop)
- Nós estamos lidando com uma senhora de 60 anos. É um estádio muito antigo e precisa de muitas modificações. Agora, por exemplo, acabamos de demolir as arquibancadas da geral e descobrimos rachaduras no setor das cadeiras. Então possivelmente teremos que demolir e reconstruir mais do que havíamos planejado - disse Catia ao GLOBOESPORTE.COM.
Catia Castro e  José Carlos Pinto dos Santos, arquiteta e engenheiro do maracanã em nova yorkCatia Castro (dir.), responsável pela reforma do
Maracanã para 2014 (Foto: Carolina Cimenti)
O Maracanã, que só deverá ficar pronto no início de 2013, será um desafio para a arquiteta porque internamente vai passar de um formato oval para um formato mais retangular para melhorar a visão de grande parte dos assentos. O ângulo das cadeiras também terá que ser modificado para favorecer a vista do campo, e a distância entre elas terá que aumentar de 48 centímetros para 50, uma requisição da Fifa que reduzirá a capacidade do estádio de 86 mil torcedores para 76 mil. Além disso, o tempo de evacuação do estádio terá que diminuir consideravelmente. Atualmente, em caso de emergência, precisa-se de 20 minutos, mas a Fifa exige que não se passe de sete. Por isso, quatro novas rampas serão construídas, e as duas rampas atuais serão ampliadas. Tudo sem modificar a aparência na parte exterior do prédio.
- É como fazer um omelete sem quebrar o ovo - brincou a arquiteta.
obras maracanã As obras no Maracanã: estádio só ficará pronto no início de 2013 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Outro projeto que correu risco de ser modificado radicalmente foi o Beira Rio, de Porto Alegre. O Comitê Orgazinador Local (LOC - sigla em inglês) da Fifa havia pedido que o gramado fosse rebaixado em dois metros para melhorar a visão geral do estádio. Porém de acordo com o arquiteto da obra, Fernando Balvedi, do Estudio Hype, a Fifa já retirou o pedido e aceitou o argumento de que rebaixar o gramado, estando a poucos metros de um rio, aumentaria o valor da obra em milhões.
- Ainda não recebemos o cancelamento do pedido oficialmente, mas verbalmente o LOC já nos disse que mudou de ideia - disse Balvedi.
Em vez de estádio de Natal, arquiteto mostra campo de Londres
A reforma na Arena das Dunas, de Natal, está sendo planejada pelo mesmo escritório de arquitetura, Populous, que está construindo o estádio das Olimpíadas de Londres 2012. O arquiteto Christopher Lee participou da reunião em Nova York, mas não comentou e não apresentou uma imagem sequer do estádio de Natal, apenas imagens de Londres. Questionado sobre a suposta gafe, Lee disse apenas que em um evento sobre design esportivo, preferiu mostrar o maior projeto do seu escritório. Na semana passada uma licitação da Arena das Dunas foi suspensa porque os promotores consideraram que o texto induzia à contratação de uma empresa específica. O texto já foi modificado, e a licitação retomada.
Projeto Estádio Arena das Dunas Natal 2014Projeto da Arena das Dunas, em Natal, não foi
mostrado no evento em Nova York (Foto: Divulgação)
Um dos temas mais discutidos no evento foi o legado que a passagem da Copa no Brasil deverá deixar nas 12 cidades escolhidas.
- É fundamental que haja melhoramento dos estádios e da infra-estrutura local, mas é ainda mais importante que essas melhorias sejam realmente utilizadas ao final da Copa - explicou Hector Vigliecca, responsável pelas reformas no Castelão de Fortaleza.
Como o estádio no Ceará fica afastado das áreas mais habitadas da cidade, o seu projeto pretende aumentar o parque Cocó em vários quilómetros, do centro até a área do estádio, para favorecer o maior uso daquela parte de Fortaleza. Significa que depois da Copa, a cidade terá mais área verde e novas possíveis zonas residenciais.
Arquitetos criticam determinações do LOC
Dois arquitetos que pediram para não ser identificados reclamaram que vários atrasos nas obras ocorrem porque o LOC muda de posição frequentemente. As vezes, dizem eles, inclusive quando uma parte do trabalho já está concluída.
- Isso ocorre por exemplo quando o LOC indica duas empresas para prestarem um serviço específico. Você vai lá e contrata uma delas. Depois de alguns meses, o LOC diz que os serviços daquela empresa não são mais aceitos e você precisa refazer tudo - explicou o gerente de uma obra.
Marc Duwe, que está reformando a Fonte Nova de Salvador, com a ajuda de Class Schulitz, arquiteto do estádio de Hannover, na Alemanha, disse que algumas das regras são contraditórias.
- O rebaixamento do gramado do Beira Rio é um exemplo clássico. Rebaixar estando ao lado de um rio não faz sentido, e a própria Fifa reconheceu isso. Existem muitas regras, e claro que a maioria deve ser cumprida, porém existem também casos específicos e é preciso analisá-lo.

Fifa avisa que não pagará ampliação do futuro estádio do Corinthians

Mas a entidade diz que se o Timão conseguir construir uma arena para 65 mil pessoas estará apta para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Vistoria Estádio CorinthiansOperários da Sabesp no terreno do futuro estádio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com - 30/08/10)
Mesmo sem ter visto o projeto do futuro estádio do Corinthians, que deverá ser construído no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, a Fifa diz que se a arena do Timão – popularmente batizada de Fielzão – tiver 65 mil lugares estará apta para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. A questão é quem irá pagar a conta. O Corinthians projeta erguer sua casa com capacidade para 48 mil torcedores e arcar com tais despesas, vendendo os naming rights (os direitos sobre a propriedade do nome). Será preciso que alguém banque a ampliação dos outros 17 mil assentos. A Fifa já avisa que esse dinheiro não sairá do seu bolso.
Em Zurique, na Suíça, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse ao jornal “O Estado de São Paulo” que a entidade não irá custear obras no estádio corintiano. Ao ser questionado sobre quem pagaria a ampliação, ele foi irônico.
- Não serei eu...
O projeto do Fielzão foi lançado em agosto, às vésperas das comemorações do centenário do clube. Há duas semanas, o governo e a prefeitura de São Paulo recomendaram o estádio do Corinthians como o palco para a abertura. Porém, para ser escolhida, a arena alvinegra terá de passar pelo crivo do Comitê Organizador Local (COL) e da CBF. Além disso, terá de apresentar garantias financeiras para conseguir viabilizar as obras de ampliação para alcançar os 65 mil lugares estipulados. Só aí será aprovado.
- Eu ainda não vi o projeto. Quantos lugares tem? Se tiver mais de 65 mil lugares estará pronto para ser a abertura da Copa - completa Valcke.
CLIQUE AQUI E VEJA IMAGENS DA MAQUETE DO ESTÁDIO

Massa supera Vettel e fecha na frente o 1º dia de testes com novos pneus

Brasileiro crava 1m40s170 na melhor volta da sessão da tarde em Abu Dhabi

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
Felipe Massa acelerou à tarde e conseguiu superar Sebastian Vettel, campeão da Fórmula 1, no primeiro dia de testes com os pneus Pirelli, que serão usados na temporada 2011. O brasileiro da Ferrari cravou 1m40s170s em sua melhor volta no circuito de Abu Dhabi.
Durante a temporada, Massa apontou a dificuldade em aquecer os pneus na última parte dos treinos classificatório como um dos motivos de seu fraco desempenho. Ele terminou o ano em sexto do Mundial de Pilotos.
Massa faz testes com os novos pneus da F1 em Abu DhabiCom pneus novos, Massa lidera o primeiro dia de testes em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Nesta sexta, em Abu Dhabi, Vettel ficou à frente de Gary Paffett, que substitui Lewis Hamilton e Jenson Button na McLaren. Dono do oitavo tempo na manhã, Rubens Barrichello, da Williams, melhorou na segunda sessão e terminou em sexto, deixando Kamui Kobayashi (quarto) e Robert Kubica para trás.
Neste sábado, nem todos pilotos voltarão à pista. Massa, por exemplo, dará lugar ao espanhol Fernando Alonso. Vettel continuará como o único da RBR, já que australiano Mark Webber participa de um evento promocional em Perth, na Austrália. Rubinho, assim como Vettel, estará sozinho em Abu Dhabi.
Resultados do primeiro dia de testes:
1. Felipe Massa Ferrari 1m40s170s - 94 voltas
2. Sebastian Vettel RBR 1m40s500s - 77 voltas
3. Gary Paffett McLaren 1m40s874s - 94 voltas
4. Kamui Kobayashi Sauber 1m40s950s - 83 voltas
5. Robert Kubica Renault 1m41s032s - 39 voltas
6. Rubens Barrichello Williams 1m41s425s - 91 voltas
7. Paul di Resta Force India 1m41s615s - 20 voltas
8. Nico Rosberg Mercedes 1m41s778s - 81 voltas
9. Jaime Alguersuari STR 1m42s019s - 71 voltas
10. Adrian Sutil Force India 1m42s859s - 20 voltas
11. Timo Glock VRT 1m44s124s- 78 voltas
12. Heikki Kovalainen Lotus 1m44s686s - 88 voltas
13. Pastor Maldonado Hispania 1m45s728s - 83 voltas

Satisfeito com novos pneus, Massa festeja primeiro teste em Abu Dhabi

Brasileiro diz que carro ainda mudará para 2011, mas fica feliz com começo

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
Massa faz testes com os novos pneus da F1 em Abu DhabiMassa faz testes com os novos pneus da F-1
em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Se depender do primeiro teste com os novos pneus para 2011, Felipe Massa deixará de lado sua maior reclamação neste ano. Mais rápido nesta sexta-feira em Abu Dhabi, superando o campeão Sebatian Vettel, o piloto da Ferrari acredita ter sido um bom começo com a Pirelli, nova marca para a próxima temporada.
- Foi um dia positivo para se entender como vamos lidar no ano que vem com um pneu que é bem diferente do que usamos em 2010. Nós conseguimos ver essa direção muito rapidamente e entendemos bem facilmente o que o pneu requer do carro e do piloto. Mas também está claro que há muito a ser mudado para o ano que vem. O carro de 2011 também será diferente deste, claro, mas hoje foi um dia positivo e estou satisfeito depois de testar com a Pirelli pela primeira vez.
Massa afirmou que há um limite para o que poderia ser atingido com os novos pneus nos carros desta temporada. Ainda assim, disse que a equipe conseguiu atingir um bom acerto para melhorar o desempenho.
- Será diferente quando começarmos a trabalhar com o carro novo, que será muito diferente do atual. Mas, depois de apenas um dia de trabalho com a Pirelli, estou muito satisfeito por como as coisas aconteceram. Em termos de acerto, fizemos apenas alguns ajustes, mudando a distribuição de peso um pouco. Mas era apenas o que poderíamos fazer para simular com esse carro como será no ano que vem. Então, não focamos nisso.
O brasileiro da Ferrari cravou 1m40s170 em sua melhor volta no circuito de Abu Dhabi nesta sexta. Vettel, segundo colocado, ficou à frente de Gary Paffett, que substitui Lewis Hamilton e Jenson Button na McLaren. Dono do oitavo tempo na manhã, Rubens Barrichello, da Williams, melhorou na segunda sessão e terminou em sexto, deixando Kamui Kobayashi (quarto) e Robert Kubica para trás.
Neste sábado, nem todos pilotos voltarão à pista. Massa, por exemplo, dará lugar ao espanhol Fernando Alonso. Vettel continuará como o único da RBR, já que australiano Mark Webber participa de um evento promocional em Perth, na Austrália. Rubinho, assim como Vettel, estará sozinho em Abu Dhabi.

Maldonado é confirmado no time titular rubro-negro contra o Guarani

Correa volta para o banco de reservas no jogo deste sábado, no Engenhão

Por Felippe Costa e Richard Souza Rio de Janeiro
Luxemburgo com jogadores do meio e da defesa no treino do flamengoLuxa orienta o time: momento é de concentração
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Em treino técnico realizado na tarde desta sexta-feira no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, o técnico Vanderlei Luxemburgo confirmou a escalação de Maldonado no time titular para a partida contra o Guarani, neste sábado, às 19h30m, no Engenhão. O volante não havia treinado na última quinta, pois havia acabado de chegar de viagem ao Chile, onde enfrentou o Uruguai em amistoso. Com isso, Correa volta para o banco de reservas.

A escalação da equipe no treino técnico foi: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato, Diogo e Deivid.
O treinador parou a atividade várias vezes para orientar a equipe.
Já Petkovic fez um trabalho físico separado do grupo em um campo suplementar. O sérvio não havia participado do treino de quinta-feira devido a uma gastroenterite.

Dorival Júnior mantém humildade e pede atenção redobrada na reta final

Comandante alvinegro espera jogo complicado contra o Palmeiras

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
Dorival Junior no treino do Atlético-MGDorival Júnior diz que atenção tem que continuar
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
Os jogadores do Atlético-MG são unânimes ao apontar o técnico Dorival Júnior como principal responsável pelo crescimento do time no Campeonato Brasileiro. Sob seu comando, o Galo conseguiu 54,54% de aproveitamento e pulou do 19º para o 15º lugar na tabela. O treinador, entretanto, diz que o mérito é dos jogadores. Bom para a torcida do Galo, que vê o fantasma do rebaixamento cada vez mais distante, apesar de Dorival Júnior alertar que a equipe ainda precisa de muita atenção nesta reta final.
- Eu credito, acima de tudo, aos jogadores, não a um jogador ou à comissão técnica. A comissão, naturalmente, tem uma participação, mas ela é mínima. Se os jogadores não estiverem dispostos, não estiverem realmente preparados e concentrados para um determinado objetivo, acabam não tendo sucesso em razão de tudo aquilo que deve ser preparado. Eu acho que a determinação dos jogadores é que fez com que houvesse uma mudança daquilo que vinha acontecendo. Até porque o Atlético-MG vinha tentando de todas as formas uma recuperação no campeonato. Eu vejo muito por esse lado. Não nos esqueçamos que o trabalho não está concluído. Muita coisa pode acontecer, e toda atenção é pouca.
Dorival Júnior mantém os pés no chão quando fala dos elogios que vem recebendo da imprensa e dos próprios jogadores.
- Eu mantenho os pés no chão. Foram resultados importantes, mas não mais do que isso. O Atlético-MG ainda está em uma situação complicada, e nós não podemos nos dar ao luxo de, em um momento como esse, relaxar em qualquer aspecto, porque tudo aquilo que eles conseguiram fazer, ao longo deste período, pode ser jogado fora. É um momento em que não pode mais errar no campeonato. Por isso que não fico parado, pensando no que já aconteceu. Minha preocupação é com o Palmeiras e com o futuro e ainda me preocupa muito a situação do Atlético-MG. Não há tempo para relaxamento neste instante.
Jogo difícil
O próximo compromisso do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro será contra o Palmeiras, neste domingo, às 17h (de Brasília), na Fonte Luminosa, em Araraquara, no interior de São Paulo. Para Dorival Júnior, o fato de o Palmeiras escalar um time reserva não facilitará em nada a tarefa do Galo.
- Não teremos vida fácil, assim como o Palmeiras também não terá. Nós tivemos duas grandes partidas, mesmo jogando com uma equipe considerada reserva, e é isso que nós estamos esperando. Por isso que a preparação que nós fizemos foi acima até daquilo que foi feito contra o Flamengo, pela responsabilidade de uma partida como essa e para que nada de mal aconteça em razão de um fato como esse. Até porque serão profissionais que ali estarão, que fazem parte do plantel do Palmeiras, com certeza, jogadores de muita qualidade.
 

Parreira se diz honrado por estar cotado para assumir seleção chilena

'Estou livre e sem nenhum compromisso', afirma o ex-técnico da África do Sul

Por Agência de notícias Santiago
carlos alberto parreira coletivaParreira dirigiu a África do Sul na última Copa do
Mundo: eliminação na primeira fase (Globoesporte)
O técnico Carlos Alberto Parreira, que vem tendo seu nome especulado como um dos possíveis substitutos do treinador Marcelo Bielsa no comando do Chile, se mostrou feliz por ser lembrado, mas ressaltou que ainda não conversou com os novos dirigentes do futebol do país vizinho.
– É uma honra ser apontado como possível técnico de lá, porque o Chile jogou muito bem na última Copa do Mundo e tem uma tradição muito grande. Estou livre e sem nenhum compromisso – disse o técnico campeão mundial com a seleção brasileira em 1994 à "Radio Agricultura", de Santiago.
Parreira não dirige uma equipe desde julho deste ano, quando comandou a África do Sul no Mundial.
– Em setembro, voltei ao Brasil, mas não tinha nenhum sentido assumir um time, já que faltava pouco para terminar o ano. Prefiro começar a temporada em janeiro e com calma – explicou o treinador, que afirmou não poder assumir o Corinthians em outubro.
O presidente eleito da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP), Jorge Segóvia, deve buscar em breve um substituto para Bielsa, que nesta quarta-feira disputou seu último jogo como técnico do Chile, na vitória por 2 a 0 no amistoso contra o Uruguai.

Peixe cogita dar férias antecipadas a Neymar para poupá-lo de maratona

Craque é considerado presença certa na convocação da Seleção sub-20, que tenta vaga nas Olímpíadas. Com isso, teria descanso bem reduzido

Por Adilson Barros Santos, SP
neymar, brasil x argentinaNeymar deverá ser a principal atração da Seleção
sub-20 (Foto: Mowa Press)
O atacante Neymar, do Santos, poderá ganhar antecipação em suas férias e, com isso, disputar seu último jogo no ano neste domingo, contra o Goiás, pela 36ª rodada do Brasileirão. Neymar é considerado presença certa na lista do técnico Ney Franco, da Seleção Brasileira sub-20, que disputará o Campeonato Sul-Americano da categoria, entre 16 de janeiro e 6 de fevereiro, no Peru. Com isso, o craque teria o seu descanso de fim de ano prejudicado, já que a apresentação na Granja Comary, no Rio, está marcada para o dia 8 de dezembro.
Como ainda não obteve uma resposta da CBF sobre o pedido de atraso na apresentação do camisa 11, o Santos deverá, por contra própria, liberar o atleta.
- O principal é pensar no atleta neste momento. Eu, particularmente, acho que ele merece esse descanso. Tentamos com a CBF mudar a data de apresentação, pois a competição é só no fim de janeiro, mas não obtivemos resposta - comenta o técnico interino do Santos, Marcelo Martelotte.
O Sul-Americano é prioridade da CBF, pois vale vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Os jogadores se apresentam no dia 8 de dezembro e treinam até o dia 22, quando serão liberados para as festas. Se reapresentam no dia 3 de janeiro, quando retomam a preparação para a competição.
Neymar disputou 60 jogos neste ano. Apenas o zagueiro Durval (66) e o lateral-direito Pará (62) jogaram tanto quando o atacante. A maior preocupação do clube é ter Neymar pronto e descansado para a temporada 2011, quando o Peixe volta a disputar a Taça Libertadores.
- Ele teve um ano bastante desgastante e, por isso, merece um descanso - completa Martelotte.

Roth diz que só fala de renovação após eleições do Inter

Técnico tem contrato com o Inter até o final do ano. Clube define novo presidente em 4 de dezembro

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Celso RothRoth diz que deve se preocupar com o Mundial
(Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
Enquanto o Inter mergulha em disputas políticas, enquanto os jogadores se preparam para o Mundial, enquanto parte do elenco corre contra o tempo em busca de vaga na delegação que vai a Abu Dhabi, enquanto Celso Roth busca o melhor time possível, uma questão fica pendente, relegada ao posto de coadjuvante. O treinador colorado tem contrato com o clube gaúcho apenas até o final do ano. Na prática, o Inter ainda não tem comandante para 2011. Tudo passa pelas eleições de 4 de dezembro. E Roth só quer tratar do assunto depois disso.
Os sócios colorados decidirão se Giovanni Luigi ou Pedro Affatato comandará o Inter em 2011. Nenhum deles apresentou um nome certo para o posto de vice-presidente de futebol, o que fatalmente pesa na definição do treinador. A permanência de Roth depende muito do resultado no Mundial. Se ele vencer a competição, fatalmente pedirá uma valorização financeira. Se perder, não faltará gente no clube pedindo a saída dele.
Roth, por enquanto, não quer se aprofundar no assunto. Ele deixa a questão para mais tarde.
- Tenho contrato até dia 31 (de dezembro). Enquanto isto estiver acontecendo, devo ser profissional em todos sentidos. Quanto à eleição, não me cabe fazer nenhuma colocação. Sou um funcionário do Internacional. Não conversarei com ninguém antes que isso se decide. Depois, se for o caso, falaremos com quem for eleito. São coisas que administramos, como funcionários. Não tem como ficar alheio, mas não é de minha competência, não é de minha área. Tenho que me preocupar com o Mundial, com o que acontece dentro de campo – disse o treinador.
Celso Roth assumiu o Inter na metade do ano, para a disputa da fase final da Libertadores e do restante do Campeonato Brasileiro. Foi campeão continental, mas não conseguiu levar o Colorado à luta pelo título nacional.
 

Fabrício fala pela primeira vez após jogo polêmico contra o Corinthians

Jogador 'forçou' substituição depois de árbitro marcar pênalti para o Timão

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
fabricio cruzeiro coletivaMais calmo, jogador se coloca à disposição de
Cuca (Foto: Fernando Martins/Globoesporte.com)
O assunto sobre a polêmica arbitragem de Sandro Meira Ricci, na partida contra o Corinthians, ainda repercutiu na Toca da Raposa nesta sexta-feira. Tudo porque o volante Fabrício, que deixou o campo no Pacaembu ao forçar sua substituição nos minutos finais da partida, falou pela primeira vez na semana.
Na terça-feira, quando foi escolhido pelos jornalistas para a entrevista coletiva, a diretoria celeste achou melhor deixar o jogador esfriar a cabeça para depois conversar com a imprensa. Mais calmo nesta sexta, Fabrício comentou o episódio de sua saída de campo, no último sábado.
- O que aconteceu foi que nem a diretoria, nem a comissão técnica sabiam como eu estava me sentindo ali dentro. Quando vi que teria mais uma alteração, achei por bem sair, porque poderia ter sido pior ficar dentro de campo depois do que aconteceu. Foi uma decisão acertada, pelas circunstâncias. Mas fui eu quem tomou essa decisão e do jeito que estava, a gente não ganharia nunca – explicou.
Pouco depois, o jogador comentou sobre as manifestações de apoio da torcida, que gostou da atitude do volante.
- Muita gente fala isso. Deram moral. Mas não é uma coisa legal. O que é bonito é jogar bola e ficar até o final. Mas ninguém tem sangue de barata – disse.
O jogador também citou o fato de não ter falado com os jornalistas no início da semana.
- Foi uma decisão tomada pela diretoria, até porque essa revolta demorou poucos dias para baixar. Foi uma decisão da diretoria para não haver mais polêmicas. Por isso que deu esse tempo para baixar a poeira.
Para a partida contra o Vasco, Fabrício se mostrou confiante para estar em campo, mesmo tendo participado apenas de uma parte do treino dessa quinta-feira. Nos outros dias, ele ficou se tratando de dores no abdômen nas dependências da Toca.
- Vou sim (jogar domingo). Vocês não estão me vendo no campo, mas treinei um pouco ontem (quinta). Amanhã (sábado) eu faço um reforço, vou ficar na musculação, mas domingo eu vou estar em campo – afirmou.
O volante celeste comentou sobre sua incômoda lesão, que vem lhe tirando o sono há algum tempo.
- Estou com uma dor no abdome já faz uns dez dias. Por isso, tenho um cuidado maior porque é fim de temporada. Este ano, joguei muitos jogos. É tomar cuidado para não acabar igual aos dois últimos anos, quando terminei as temporadas lesionado.
De acordo com ele, as dores têm relação com a cirurgia de hérnia inguinal, feita no início da temporada passada.
- Infelizmente sim. A gente ainda vai examinar melhor. Mas geralmente são as fibroses que se criam na cicatrizes e causa aderência e muitas dores.

Sem espaço para brincadeiras, Flu desembarca em SP para decisão

Semblantes sérios substituem as rotineiras brincadeiras na chegada do Tricolor à capital paulista para duelo de domingo, na Arena Barueri

Por Cahê Mota São Paulo
desembarque fluminenseJogadores do Fluminense em São Paulo
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
No Fluminense, não há mais tempo para brincadeirinha. Chegou o momento de foco total no jogo decisivo contra o São Paulo, domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Barueri, pela 36ª rodada do Brasileirão. Talvez por isso, as brincadeiras comuns a cada viagem deram lugar à seriedade e semblantes sérios no desembarque na capital paulista na tarde desta sexta-feira.
O elenco tricolor, que seguiu para o Aeroporto Santos Dumont logo após o treino da manhã, nas Laranjeiras, chegou a Congonhas por volta das 15h30m e partiu diretamente para o hotel onde se concentra em Alphaville, em Barueri. As únicas baixas no grupo relacionado para a partida foram mesmo Emerson e Diogo, que se recuperam de lesões.
Neste sábado, às 16h (de Brasília), o Flu realiza um treinamento de reconhecimento do gramado na Arena. Para a partida contra o São Paulo, o Tricolor terá Washington ao lado de Fred no ataque. Outra novidade provavelmente será a barração de Deco para a entrada de Diguinho no meio-campo.
Com 62 pontos, o Fluminense é o segundo colocado no Brasileirão. O líder é o Corinthians, que tem 63 e encara o Vitória, domingo, às 17h (de Brasília), no Barradão, em Salvador.

Delegação tricolor em São Paulo:
Goleiros: Ricardo Berna e Rafael
Laterais: Mariano, Thiaguinho, Julio Cesar e Carlinhos
Zagueiros: Gum, Leandro Euzébio e André Luis
Volantes: Valencia, Fernando Bob e Diguinho
Meias: Conca, Deco e Tartá
Atacantes: Fred, Washington e Rodriguinho

Tite rasga elogios e compara Ronaldo
a Romário: 'É impressionante', diz

Treinador do Corinthians destaca dom e comportamento do Fenômeno perante ao grupo, diretoria e até funcionários do clube

Por Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo
Ronaldo comemora gol do Corinthians contra o CruzeiroRonaldo comemora gol do Timão contra Cruzeiro
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Tite não se cansa de elogiar Ronaldo. Depois de cinco jogos dirigindo o Fenômeno no Corinthians, o treinador está encantado com a qualidade e a simplicidade do ídolo. A aprovação com o trabalho do craque é tanta que o técnico o compara com o tetracampeão Romário.
- Outro dia, em uma conversa, ele falou: “Apertou? Joga em mim”. A grande virtude do Ronaldo é a precisão que ele tem, o dom. Ele retarda até o último momento para dar o toque. Se o goleiro mexer, ele tira. É impressionante. Vi ele e o Romário fazendo isso - disse.
Coincidência ou não, Ronaldo vem evoluindo desde a chegada de Tite. O Fenômeno não foi substituto em nenhum dos cinco jogos e, de quebra, marcou quatro gols. Mais que isso, ajudou a equipe a recuperar o bom futebol e a liderança do Brasileirão, com um ponto de vantagem para o Fluminense.
Mas não são apenas os números e gols que fazem Tite elogiar tanto Ronaldo. O convívio diário no CT Joaquim Grava também deixam o treinador cada vez mais satisfeito com o comportamento dele.
- Ele tem naturalidade, é um ser humano sem ostentação. Ele não lhe olha de cima para baixo, bem funcionário, nem presidente, nem técnico. É muito fácil de trabalhar com profissionais que têm esse tipo de conduta – finalizou.

Quatro torcedores invadem o Engenhão para interpelar Jobson

Integrantes de facção organizada são retirados do local a força pela polícia, e Botafogo afirma que não houve conversa com o atacante

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
torcedores invadem treino do botafogoTorcedores são retirados do estádio pela polícia
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Quatro torcedores de uma facção organizada do Botafogo invadiram o Engenhão durante o treino nesta sexta-feira para fazer cobranças ao atacante Jobson. A atividade ainda estava fechada aos jornalistas e ao público em geral, mas os integrantes conseguiram entrar no estádio e interpelaram o jogador. A polícia foi acionada e rapidamente retirou os invasores.
- A gente pediu ao Jobson para que ele lesse a biografia do Garrincha. Nosso maior ídolo se perdeu por causa de noitada, ele não pode repetir isso. Ele está andando com uns flamenguistas e fazendo até alguns símbolos deles - disse o mais calmo dos torcedores.
Outro deles estava bem mais exaltado.
- Se não formos para a Libertadores, ele está f...
No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa do Botafogo, em nenhum momento o treinamento foi paralisado e Jobson não chegou a conversar com os torcedores. A informação foi de que eles chegaram apenas até a pista de atletismo, dirigiram algumas palavras ao atacante e foram logo retirados pela segurança.
Na sexta da semana passada, Jobson faltou ao treino e admitiu que perdeu a hora por não ter ido dormir cedo. As cobranças dos torcedores, agora, acontece justamente no momento em que o jogador foi reintegrado, com chances de enfrentar o Internacional no domingo.
O Botafogo ainda informou que, em função do acontecido nesta sexta-feira, o treinamento da manhã deste sábado, em General Severiano, não será mais aberto ao público, como inicialmente programado.

Renato Gaúcho, um técnico para 100 mil sócios no Grêmio

Presidente renova contrato e espera ajuda do torcedor para aumentar a receita

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
renato gaucho em coletiva do grêmioRenato Gaúcho na entrevista coletiva
(Foto: Lucas Uebel / Agência Estado)
Acompanhado pelos recém-eleitos Paulo Odone e Antônio Vicente Martins - a partir de dezembro, respectivamente, presidente e vice de futebol do Grêmio - Renato Gaúcho ingressou na sala de conferências do Estádio Olímpico às 18h50m desta sexta. Com seu uniforme de trabalho - camisa e calça em preto e azul - o técnico sentou-se, em silêncio, e ouviu Odone confirmar a renovação de contrato.
Renato é o técnico do Grêmio para 2011. E mais anos, se assim quiserem as duas partes. Não há prazo determinado no contrato, nem mesmo multas ou indenizações estipuladas.
- Este tempo todo nosso objetivo foi fazer esta negociação chegar ao fim com o Renato conosco no ano que vem. É normal que haja dificuldades, mas a recontratação do Renato é uma situação excepcional no Grêmio, porque o Renato hoje é um profissional altamente valorizado no mercado do futebol brasileiro, está entre os treinadores top. Como o profissional que é, fez a parte dele, que é se valorizar. E nós fizemos nossa parte, que é manter os limites do clube. (...) O contrato é por prazo indeterminado. Não tem cláusula. Qualquer um pode demitir um ou o outro. Não há multa nem indenização - explicou Paulo Odone.
Odone revelou duas metas a partir da renovação de Renato: chegar a 100 mil sócios, e permanecer com Renato no mínimo até 2012, ano previsto para a inauguração da nova Arena do clube - estádio que substituirá o Estádio Olímpico.
- Eu não quero 50 mil gremistas (número atual) aqui. Eu quero 100 mil sócios. Este foi o primeiro passo, e sei que o torcedor vai fazer isso. (...) Seria fantástico inaugurar a Arena em 2012 com Renato, no dia 11 de dezembro, quando ganhamos o Mundial. Seria maravilhoso.
Renato falou pouco. Mais ouviu Odone explicar os detalhes do contrato. Ele recorreu ao amor pelo Grêmio para falar sobre a permanência, e a ausência de multa por rescisão:
- Por ser gremista não quis a cláusula. É um casamento, pode ter briga, se o clube quiser que eu saia, eu vou sair. Se fizesse cláusula, eu estaria tirando dinheiro de um clube que eu gosto.