segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Marc Coma volta a vencer nas motos, abre vantagem na ponta e irrita rival

Espanhol adota tática de andar colado em Cyril Despres, e francês mostra insatisfação na oitava etapa do Rally Dakar

Por GLOBOESPORTE.COM Copiapó, Chile
Depois de três etapas sem vitórias, o espanhol Marc Coma voltou a vencer entre as motos no Rally Dakar. Nesta segunda-feira, o piloto foi o mais rápido (6h5m2s) no oitavo trecho, entre Antofagasta e Copiapó, e aumentou para 9m19s sua vantagem na liderança da classificação geral.
rali dakar marc coma motoMarc Coma encara as dunas chilenas na etapa disputada nesta segunda-feira (Foto: agência Reuters)
Vice-líder na classificação geral e atual campeão, o francês Cyril Despres também ficou na segunda posição nesta segunda-feira, com o chileno Francisco “Chaleco” Lopes em terceiro, mesma colocação que ocupa no geral. Os três, aliás, passaram toda a etapa correndo juntos, o que irritou Despres.
- Hoje, o jogo foi ficar logo atrás seguindo meu traçado. Ele não correu muitos riscos, mas isso acontece. Você não pode fazer muito sobre isso. Chaleco guiou o caminho nas partes rápidas e eu fiz isso nas dunas. O problema com a navegação é como no ciclismo, em que alguns corredores grudam na sua roda traseira como sanguessugas. Bom, o mesmo acontece no rali. Mas isso faz parte do jogo – lamentou o francês.
O brasileiro Jean Azevedo chegou no oitavo lugar, com o tempo de 6h43m43s e subiu da 12ª para a nona colocação na classificação geral.

Sem Ricardo Oliveira, Fernandão quer
assumir vaga de camisa 9 do Tricolor

Jogador diz que gosta de jogar mais adiantado e deve ser usado na função logo no início do Paulistão. Diretoria segue à procura de um centroavante

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Fernandão no treino do São PauloFernandão no treino do São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Ricardo Oliveira foi embora, e a diretoria do São Paulo ainda corre atrás de um camisa 9 para reforçar o elenco na temporada 2011. Mas, enquanto o tão sonhado centroavante não chega, a função será ocupada por Fernandão. Depois de altos e baixos em 2010, o grandalhão quer se firmar jogando no ataque e, quem sabe, fazer a direção mudar de ideia na busca por um goleador.
- Eu gosto de jogar mais adiantado, mais próximo da área. Pelo meu estilo, do cabeceio, do giro dentro da área, estar como referência... Tenho uma grande expectativa de conquistar títulos e me destacar aqui no São Paulo. Estou trabalhando forte para que isso aconteça - afirmou Fernandão, em entrevista ao site do clube.

O atacante, aliás, viveu o melhor momento no Tricolor no ano passado jogando mais próximo do gol. Durante as quartas de final da Taça Libertadores, Fernandão foi adiantado por Ricardo Gomes, tendo Marlos e Dagoberto abertos pelos lados. O clube do Morumbi eliminou a Raposa, mas sucumbiu diante do Internacional nas semifinais.

Agora, para voltar à Libertadores, o São Paulo terá de conquistar um título inédito: a Copa do Brasil. Fernandão garante que o elenco sabe da responsabilidade de classificar o Tricolor novamente para o torneio internacional.
- O grupo está muito concentrado mesmo. A Copa do Brasil é importante para todo mundo, para a diretoria, para o clube, para o currículo do jogador - finalizou.

'Chorona', Marta diz que não esperava ganhar prêmio pela quinta vez

'Eu me sinto melhor ainda de chuteira e uniforme', brinca craque do Santos sobre vestido para Festa de Gala da Fifa em Zurique

Por Bianca Rothier Direto de Zurique, Suíça
Marta começou rindo e terminou chorando a Festa de Gala da Fifa nesta segunda-feira. Maquiada e elegante em um vestido branco, a camisa 10 do Santos mais uma vez não conseguiu segurar a emoção em Zurique: pela quinta fez seguida, foi eleita a melhor jogadora do mundo. Para ela, uma surpresa.
- Me peguei pensando: por ter ganho quatro vezes, talvez não dê para ganhar a quinta... - disse a craque após a cerimônia.
Bola de Ouro Marta choroMarta, mais uma vez, não segura o choro ao ganhar o prêmio da Fifa de melhor do mundo (Foto: EFE)
Questionada sobre o choro no palco, Marta respondeu que ainda custa a acreditar em tantas conquistas no futebol:
- Isso acontece pela emoção na hora de receber um prêmio desses, onde tantas gostariam de estar e eu consegui ganhar pela quinta vez. É uma coisa que nem eu acredito, por mais que eu trabalhe para isso.
A camisa 10 da Seleção lembrou que não conseguiu falar em inglês após receber o prêmio por causa do nervosismo e que tem orgulho em fazer o discurso da vitória em português. Sobre a roupa elegante, Marta brincou:
- Eu me sinto bem assim, mas me sinto melhor ainda de chuteira e uniforme porque ali eu comando - riu.

‘Melhor do Mundo’ não muda de mãos: Messi é bi, e Marta é penta

Craque argentino supera os companheiros de Barcelona Xavi e Iniesta e
fatura a Bola de Ouro. José Mourinho é eleito o melhor técnico de 2010

Por Bianca Rothier Direto de Zurique, Suíça
Bola de Ouro Messi MartaLionel Messi e Marta repetem dobradinha de 2009: melhores do mundo em 2010 também  (Foto: EFE)
Os prognósticos de que a Copa do Mundo seria um fator decisivo falharam. E o título de melhor jogador do mundo é, pela segunda vez consecutiva, de Lionel Messi. O craque argentino não conquistou a Liga dos Campeões nem o Mundial na África do Sul, mas seu desempenho pelo Barcelona o fez superar os amigos espanhóis Xavi Hernández e Andrés Iniesta em eleição divulgada nesta segunda-feira no Teatro Kongresshaus, em Zurique, cidade-sede da Fifa. Entre as mulheres, a brasileira Marta seguiu soberana ao se sagrar pentacampeã de forma consecutiva e fez os protagonistas serem os mesmos de 2009.
Messi já havia conquistado a mesma premiação em janeiro do ano passado, mas de forma muito mais tranquila, já que havia comandado o Barça em incríveis seis títulos na temporada. Dessa vez, jornais espanhóis e italianos chegaram até a bancar sem citar fontes que o título ficaria com algum campeão mundial, seja ele Xavi ou Iniesta.
Exceção ao espanhol "Marca", diários também falharam ao apontar o espanhol Vicente del Bosque como melhor técnico. Campeão da tríplice coroa com o Inter de Milão, o português José Mourinho, que chegou atrasado por conta de problemas com o voo, estreou a premiação. O atual treinador do Real Madrid se emocionou no palco e citou os títulos da Copa da Itália, Campeonato Italiano e Liga dos Campeões após abraçar os ex-comandados Lucio, Maicon e Sneijder, além de Casillas.
Tanto Messi quanto Iniesta e Xavi foram formados em La Masia, a fábrica de craques do clube catalão. Com a oitava conquista da Bola de Ouro, o Barcelona se igualou a Milan e Juventus entre os maiores vencedores. Foi também o mesmo número se levado em conta somente as premiações da Fifa, dessa vez de forma isolada – o Real Madrid é o segundo, com quatro.
VEJA GALERIA DE FOTOS DA FESTA DE GALA DA FIFA EM ZURIQUE
Bola de OuroCristiano Ronaldo, Sneijder, Xavi e Messi na seleção dos 11 melhores em votação de jogadores  (Foto: EFE)
Gol mais bonito de 2010 é do turco Hamit Altintop. Veja no Brasil Mundial FC
Brasileiros também estiveram presentes na festa. O lateral-direito Maicon e o zagueiro Lucio, ambos do Inter de Milão, figuraram na seleção do planeta (Fifa/FIFPro World XI), que contou ainda com seis espanhóis campeões na África do Sul, Sneijder, Cristiano Ronaldo e, é claro, Lionel Messi.
Seleção feminina sub-17 do Haiti e arcebispo sul-africano também são homenageados
O terremoto de sete graus na escala Richter devastou o Haiti em janeiro, mas não impediu que duas dezenas de meninas continuassem treinando a apenas 25 quilômetros do epicentro do abalo. O fato fez com que a Fifa desse à seleção feminina sub-17 do país Prêmio Fifa Fair Play de 2010. "Sem o futebol, não sobraria nada", disse a capitã Hayana Jean François ao receber a honraria.
O Prêmio Fifa Presidencial ficou com o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, um dos responsáveis para o sucesso da Copa do Mundo de 2010. “Foi um torneio além das expectativas. É preciso enfrentar uma mentira de frente. É importante realizar juntando ricos e pobres. Percebemos que todos somos uma família. Deveria ter trazido minha vuvuzela”, brincou.

Ronaldinho chega ao Rio: 'Depois
eu vou falar com todo mundo'

Craque, que acertou sua ida para o Flamengo, desembarca
sorridente no aeroporto Santos Dumont, vindo de Florianópolis

Por Eduardo Peixoto e Felippe Costa Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho já está de volta à cidade que o acolherá a partir de agora. Depois de passar o fim de semana em Florianópolis, o craque, que acertou nesta segunda-feira sua ida para o Flamengo, desembarcou no aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro.
Acompanhado por alguns familiares e escoltado por oito seguranças, Ronaldinho chegou sorridente por volta das 20h30m, mas não deu entrevistas.
- Depois eu vou falar com todo mundo - limitou-se a dizer para os jornalistas presentes.
Ronaldinho Gaúcho desembarca no Santos DumontRonaldinho Gaúcho desembarca no Santos Dumont (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)
Pouco depois do desembarque de Ronaldinho no Rio, o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, chegou ao hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, onde representantes do Flamengo já se encontravam. O dirigente italiano, que teve seu nome gritado pelos torcedores rubro-negros presentes, confirmou que tudo está "99% certo", e as pendências seriam duas assinaturas: a da rescisão com o clube italiano, depois a do contrato com o Flamengo.
Em Florianópolis, Ronaldinho conversou com amigos e confirmou o acerto de um contrato de três anos e meio. Espera-se que ainda nesta segunda-feira seja feito o anúncio oficial da contratação do jogador, que praticamente foi confirmada por Assis, seu irmão e empresário.
- É o caminho. Não tem para onde fugir - disse após dois encontros com os dirigentes rubro-negros na tarde desta segunda-feira, no Rio.
Em outro ponto da cidade, os advogados do craque, Tales Simonatto e Sérgio Neves, reuniram-se com a equipe jurídica do Flamengo, comandada por Rafael de Piro, e da Traffic, principal parceira do negócio. A diretoria do clube mantém assim a postura que teve durante toda a negociação: a ordem é só bater o martelo quando tudo estiver no papel, oficialmente registrado por todas as partes.

Recanto das Aguas 2011




Sem Emerson, Flu realiza mais um treino físico. Agora na praia

Elenco tricolor gasta bastante suor nas areias do resort em Mangaratiba. Sentindo dores no tornozelo esquerdo, Sheik fez atividades na piscina

Por Cahê Mota Mangaratiba, RJ
Enfim, um dia de sol e praia para os jogadores do Fluminense. Engana-se, porém, quem acredita que a manhã desta segunda-feira foi de diversão. O cenário até contribuía para um dia de verão daqueles, mas a presença na areia se deu apenas para exercícios (pesados) físicos sob o comando do preparador Ronaldo Torres. Mergulho para aliviar o calor só ao término dos trabalhos.
jogadores no treino do FluminenseJogadores em ação no treino físico do Fluminense (Foto: Agência Photocâmera)


Recuperado da gripe que o tirou dos treinamentos do domingo, Deco trabalhou normalmente. A única ausência foi o atacante Emerson, que voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo, a mesma lesão da reta final do Brasileirão. Sozinho, o Sheik fez exercícios de fisioterapia na piscina do resort onde a delegação está hospedada em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Após a atividade, alguns jogadores se reuniram ainda na areia da praia particular do local e jogaram o já tradicional futevôlei. Na parte da tarde, o grupo segue para o campo, onde realizará um treinamento com bola.

Conca segue em fisioterapia

Principal nome do elenco tricolor, Darío Conca segue entregue ao departamento de fisioterapia. O apoiador se recupera de uma artroscopia, realizada no dia 27 de dezembro, e tem previsão de volta aos gramados somente em fevereiro. O processo de recuperação, por sua vez, já engloba musculação e a comissão técnica trabalha com a possibilidade dele trabalhar no gramado ainda nesta semana.

Button mantém forma física pedalando com Armstrong no Havaí

Após passeio, piloto da McLaren campeão da Fórmula 1 em 2009, recebe elogios do ciclista americano, dono de sete títulos da Volta da França

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O retorno ao trabalho na McLaren está marcado apenas para o dia 1º de fevereiro, mas Jenson Button  não descuida da parte física. E quem tem ajudado o campeão mundial de 2009 a manter a forma é o heptacampeão da Volta da França, Lance Armstrong. Na companhia do ciclista americano, que treina para a temporada 2011 de sua modalidade, o piloto trocou o carro pela bicicleta e pegou a estrada de Mamalahoa, no Havaí, na quinta-feira.
reprodução twitter Jenson button e lance armstrongJenson Button e Lance Armstrong pedalam no Havaí (Foto: Reprodução / Twitter)
Acabou recebendo um elogio de Armstrong, que disse que "o cara é forte". Na véspera, ele postou em sua página no Twitter que esperava que o inglês não andasse " tão forte como ele dirige carros de F1 ... ". Já Button chegou a nadar 3km, mas admitiu não ter se esforçado muito porque iria pedalar com Armstrong no dia seguinte.

Maradona diz que recebeu proposta para treinar um time do futebol inglês

Sem revelar o nome da equipe, Pibe vai ao país em fevereiro para negociar

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Maradona coletiva óculos escurosMaradona vê uma chance de voltar a treinar um time
de futebol na Terra da Rainha (Foto: Reuters)
Desempregado desde a última Copa do Mundo, Diego Maradona, que comandou a Argentina na competição, disse que pode acertar com um clube inglês em breve. Sem revelar o nome da equipe, o ídolo argentino afirmou que recebeu uma proposta concreta e, no mês que vem, vai à Terra da Rainha para negociar.
- Em fevereiro vou à Inglaterra para escutar uma proposta concreta. Se me convencerem, eu posso acertar - disse Maradona ao diário “La Nación”.
Maradona, de 50 anos, foi demitido da seleção argentina após a eliminação diante da Alemanha, nas quartas de final da Copa do Mundo. Mesmo há um semestre parado, o treinador não se mostra ansioso por qualquer tipo de acerto.
- Eu não estou desesperado. Sei que um dia eu vou treinador outra equipe - concluiu o Pibe.
 

Com problemas familiares, Jadson Viera deixa a pré-temporada do Vasco

Zagueiro não participou do treinamento desta segunda-feira, em Atibaia, e viajou para o Uruguai

Por Fred Huber Atibaia, SP
O zagueiro Jadson Viera deixou Atibaia, local da pré-temporada do Vasco, na manhã desta segunda-feira. Por causa de problemas particulares, ele viajou para o Uruguai, onde mora sua família. Não está definido se o jogador retornará para o interior paulista o seguirá direto para o Rio de Janeiro. Agora, o elenco em Atibaia tem quatro defensores: Dedé, Anderson Martins, Fernando e Douglas.
Nesta terça-feira será a vez de Fellipe Bastos viajar para o Rio. O volante fraturou o dorso da mão direita e passará por uma cirurgia na quarta. O jogador deverá ficar cerca de seis semanas afastado.

Com cinco títulos, Maicon e Lucio figuram na seleção dos melhores

Brasileiros do Inter de Milão se juntam a seis espanhóis campeões na África do Sul, Sneijder, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo na Fifa/FIFPro World XI

Por Bianca Rothier Direto de Zurique, Suíça
lucio na seleção da fifa de melhores do ano - bola de ouroLucio sobe ao palco para a premiação
A seleção dos melhores do mundo (Fifa/FIFPro World XI) pode não ter um lateral-esquerdo ou um volante de contenção, mas tem muita gente boa. E dois brasileiros. O lateral-direito Maicon e o zagueiro Lucio, ambos do Inter de Milão, figuram no time dos onze ideais eleitos pela entidade nesta segunda-feira, em Zurique. Ambos conquistaram, também com o holandês Wesley Sneijder, cinco títulos pelo time italiano: Copa da Itália, Campeonato Italiano, Liga dos Campeões, Supercopa da Itália e Mundial de Clubes.
A competição mais importante do ano, é claro, também não foi ignorada. Pelo contrário. Seis campeões do mundo na África do Sul figuram na equipe: o goleiro Casillas, os zagueiros Piqué e Puyol, os meias Xavi e Iniesta, e o atacante David Villa. Completam a seleção os dois últimos melhores do planeta: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Outros brasileiros como Julio César, Daniel Alves, Michel Bastos, Marcelo, Thiago Silva, Kaká e Ronaldinho Gaúcho também estavam na disputa, mas não conseguiram uma vaga.
Confira a seleção da Fifa/FIFPro World XI completa abaixo:
Casillas (Real Madrid), Maicon (Inter de Milão), Lucio (Inter de Milão), Piqué (Barcelona) e Puyol (Barcelona); Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona) e Sneijder (Inter de Milão); Messi (Barcelona), David Villa (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

Mourinho é o melhor técnico de 2010

Campeão da tríplice coroa com o Inter de Milão, português do Real Madrid supera Vicente del Bosque, da Espanha, e Josep Guardiola, do Barcelona

Por Bianca Rothier Direto de Zurique, Suíça
jose mourinho com o premio de melhor tecnico do mundo - fifaJosé Mourinho se emocionou (Foto: Reprodução)
Entre a Copa do Mundo e a tríplice coroa, venceu a quantidade. O português José Mourinho foi eleito o melhor técnico do mundo em 2010 em cerimônia realizada nesta segunda-feira, em Zurique, na sede da Fifa. O atual treinador do Real Madrid superou os espanhóis Vicente del Bosque, campeão da Copa do Mundo com a Fúria, e Josep Guardiola, do Barcelona.
Antes de subir ao palco, Mourinho parou no caminho para abraçar quatro jogadores. Lucio, Maicon e Sneijder, com quem trabalhou no Inter de Milão, e Casillas, seu comandado no Real Madrid. No time italiano, inclusive, o português conquistou a Copa da Itália, o Campeonato Italiano e a Liga dos Campeões, tornando-se um dos maiores ídolos recentes do clube. Com o microfone, ele ressaltou as conquistas em bom português.
Treinadora da seleção alemã leva no feminino
Na categoria feminina, Silva Neid, técnica da seleção alemã principal, levou o prêmio. A também alemã Maren Meinert, técnica da sub-20, e a sueca Pia Sundhage, dos Estados Unidos, também concorriam.

Irritados com Ronaldinho, gremistas reativam site 'Dentuço Pilantra'

Tricolores registram todo o caso envolvendo a novela da transferência. A 1ª versão aconteceu em 2001, quando o meia deixou o Grêmio rumo à Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Em 2001, Ronaldinho Gaúcho deixou o Grêmio para atuar no Paris Saint-Germain. Na ocasião, o clube francês se aproveitou da Lei Pelé, criada em 1998, e levou o craque sem precisar pagar por isso. Com a assinatura do contrato com o PSG, o craque revoltou a torcida tricolor. Entre as formas de protestos, alguns gremistas criaram o site "Dentuço Pilantra", que passou a reunir todas as informações sobre a conturbada transação.
Com a volta de Ronaldinho para o Brasil, os torcedores esperavam pelo retorno dele ao Olímpico. Seria uma forma de se redimir com a torcida. Mas a diretoria tricolor, com a demora no desfecho da contratação, se retirou da disputa - assim como o Palmeiras -, deixando livre o caminho para o acerto com o Flamengo.
Novamente revoltada com Ronaldinho, o site "Dentuço Pilantra" foi reativado. Mais uma vez reunindo notícias e textos opinativos sobre a tentativa frustrada de contratar o craque. Na manhã desta segunda-feira, o nome do blog já aparecia entre os dez trending topics (expressões mais comentadas) entre os usuários brasileiros do Twitter.
MOntagem protesto ronaldinho gaúcho e assis amigo da onçaReprodução do site 'Dentuço Pilantra' (Foto: Reprodução Internet)
No post mais recente, o site reproduz um texto do "Blog Tricolor", do clicRBS. Ronaldinho é chamado de "amigo da onça" e aparece em uma montagem sobre a primeira versão da nota de R$ 50, que era ilustrada pela imagem do animal.
O texto critica bastante a postura do irmão e empresário de Ronaldinho, Assis, responsável pela negociação. Em uma das partes mais fortes, também chega a considerar o jogador como "uma das personalidades mais deprimentes da história do futebol gaúcho". Em outro link, o blog lembra da primeira negociação de Ronaldinho com o PSG, com recortes de jornais da época e cronologia completa.
Outra atração do site é a reprodução dos "Assis Facts", fatos fictícios feitos em forma de crítica e com boa dose de humor irônico em relação ao lado negociador do empresário. Veja alguns deles:
"A$$i$ atravessou o Guaíba com um sonrisal na mão."
"A$$i$ não divide seu tempo em Horas, mas sim em Euros."
"Quando A$$i$ nasceu, cobrou pra chorar."

Santos apresenta novo goleiro: Mario Lúcio. Mas pode chamar de Aranha

Apelido pegou tanto que o jogador afirma que até seus familiares têm dificuldade para lembrar do seu verdadeiro nome

Por Adilson Barros Santos, SP
Mario Lúcio Duarte Costa foi apresentado nesta segunda-feira pelo Santos. Quem? Dito assim, nem a família do jogador vai saber de quem se trata. O goleiro Aranha revelado pela Ponte Preta e que recentemente estava no Atlético-MG, ganhou o apelido quando atuava em uma escolinha de Pouso Alegre, cidade mineira onde nasceu. Seu treinador era fã de Lev Yashin, o Aranha Negra, lendário goleiro da União Soviética nos anos 50 e 60. O apelido pegou tanto que o irmão mais novo do novo goleiro santista até se esquece do seu verdadeiro nome.
- Outro dia até perguntaram para o meu irmão o meu nome. Às vezes, ele não lembra – conta.
Aranha admite que, no início, não gostava muito de ser chamado dessa maneira. Mas não adiantou lutar contra.
- Nenhum garoto gosta de apelido. A não ser quando é um descolado. Hoje em dia acho normal. Aprendi que é a gente quem faz o próprio nome ser bom ou ruim.
Aos 29 anos, Aranha afirma que está em sua melhor forma física e técnica. Acredita que tem experiência suficiente para defender o gol santista.
Nenhum garoto gosta de apelido.
A não ser quando é um descolado. Hoje em dia acho normal. Aprendi que é a gente quem faz o próprio nome ser bom ou ruim"
Aranha
- Já passei por mil situações, momentos de euforia e também de tristeza. Chego preparado e de cabeça boa, com o pensamento de vencer.
Para isso, porém, ele terá de vencer uma forte concorrência. Rafael terminou 2010 como titular, bastante elogiado, cotado até para a Seleção Brasileira. Deverá iniciar o Paulistão com a camisa 1, mas Aranha promete lutar pela posição. Sem forçar a barra, porém.
- Vou fazer o meu trabalho com respeito e lealdade, buscando a vaga de titular. O mais importante é que haja respeito entre os profissionais. Vou trabalhar duro. A opção será do treinador.
 
 

Na 'Passione' Gaúcho, Felipão critica Assis: 'Ele não cumpriu a palavra'

Treinador palmeirense compara trama à novela, aponta erro alviverde na negociação e diz que empresário de Ronaldinho agiu errado com clube

Por Julyana Travaglia São Paulo
Luis Felipe Scolari Felipão Palmeiras Felipão não gostou do desfecho da novela
Ronaldinho com o Palmeiras (Foto: Ag. Estado)
Luiz Felipe Scolari queria Ronaldinho Gaúcho no Palmeiras. Mas depois de várias conversas com Roberto Assis, irmão e empresário do jogador, e o não cumprimento da palavra do agente, segundo a versão do clube alviverde, o treinador palmeirense elogiou a atitude da diretoria alviverde de sair da negociação, comparando a trama à novela "Passione", da Rede Globo.

- É como a novela "Passione": mata, volta, ressuscita... É a mesma coisa. Tem até italiano no meio, tudo igual. Vamos ver o que vai acontecer ainda. Depois de todas as situações em que o Palmeiras esteve presente, achei correto da parte do presidente (Luiz Gonzaga Belluzzo) que desistisse, em virtude de detalhes que não foram passados porque não adianta mais alimentar ódio e coisas absurdas deste projeto – disse Felipão, depois do treino da manhã desta segunda-feira.

No domingo retrasado, a cúpula palmeirense envolvida na negociação esteve reunida com Assis no Rio de Janeiro. Depois de várias alterações pedidas pelo empresário, inclusive o aumento da parte financeira para compensar o Milan, o Palmeiras recebeu o sinal de Assis de que o negócio estava fechado.

Felipão, que estava de férias em Gramado, no Rio Grande do Sul, afirmou que recebeu uma ligação dizendo que o acordo estava selado e que Ronaldinho voltaria a ser seu jogador. E chegou a contar a “novidade” ao seu filho, que o acompanhava no recesso.

- Quem não cumpriu a palavra foi o Assis. Ligaram para mim dizendo que estava fechado. Falei para o meu filho a notícia. Mas, no mesmo dia à noite, já estava... (Assis teve um encontro com a diretoria do Flamengo). Se eu quero fazer negócio, você me pede mil e eu pago, tem de aceitar. Pelo menos a ideia é essa. De todos, o Assis foi o mais errado. Tenho amizade com ele, que sabe que vai repercutir na vida do Ronaldo porque não sabe onde ele vai jogar. Daqui a pouco está indo para outro time e ninguém sabe.

O treinador também apontou aquilo que, na sua opinião, foi um erro na condução do negócio. Felipão acredita que, quando Assis deu a resposta positiva ao Alviverde, um documento já deveria ter sido assinado com cláusulas e multas.

- Isso é ensinamento para os nossos dirigentes que não cometam mais esse erro. O Palmeiras foi correto demais. É muita correção, muita gentileza, muito cavalheirismo. E futebol atualmente é muita sem-vergonhice. O Palmeiras foi correto, falou com o Milan, acertou. Mas não adianta ficar discutindo aqui. O Palmeiras foi honesto e sério. Um dia vão aparecer algumas coisinhas e vocês vão ver... Esperem para ver... – finalizou o treinador, deixando um clima de mistério no ar.

Assis diz que caminho do irmão é mesmo o Fla: 'Não tem como fugir'

Empresário de Ronaldinho Gaúcho se encontra com vice de finanças rubro-negro e descarta encontro com o Timão: 'Estou muito bem aqui no Rio'

Por Eduardo Peixoto e Felippe Costa Rio de Janeiro
Assis sai de encontro com dirigente do FlamengoAssis: reunião na Barra em estilo informal
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
Depois de Adriano Galliani dizer que o acordo para Ronaldinho Gaúcho jogar no Flamengo está 99,9% fechado, Assis, empresário do jogador, também deu a entender nesta segunda-feira que o destino do astro será mesmo a Gávea. O irmão do meia esteve nesta tarde com o vice de finanças rubro-negro, Michel Levy, em um shopping da Barra da Tijuca. De bermuda florida, camiseta e chinelo, Assis, que completa 40 anos nesta segunda, negou que o Corinthians seja um obstáculo ao Flamengo.  Depois de Palmeiras e Grêmio terem anunciado oficialmente a desistência, Andrés Sanches, presidente do Timão, confirmou a oferta de R$ 1,8 milhão por mês para Ronaldinho, mas disse que Assis teria de ir ao Parque São Jorge.
- Olha como é que eu estou (vestido), acha que eu vou pegar um avião para ir a São Paulo? Estou muito bem aqui no Rio - disse o agente.
Assis não quis entrar em detalhes, mas deixou os rubro-negros otimistas.
- O caminho é esse, não tem como fugir.
Michel Levy também foi evasivo. Disse que o encontro era apenas para dar parabéns ao amigo pelo aniversário. Não quis comentar  exatamente quais detalhes faltam para o desfecho,  mas adiantou que espera tudo fechado até esta terça-feira.
.
- Estamos esperando a chegada dos representantes da Traffic. Até amanhã está tudo pronto, ou pelo menos espero anunciar que está tudo pronto - comentou.

Guga joga torneio de pôquer nas Bahamas e passa para segunda fase

Ex-número 1 do mundo tem 43 mil fichas. Melhor brasileira tem 225 mil

Por GLOBOESPORTE.COM Nassau
Gustavo Kuerten Guga pôquer Bahamas tênisGuga e suas fichas em Nassau (Foto: Divulgação)
Convidado para disputar um torneio internacional de pôquer em Nassau, nas Bahamas, Gustavo Kuerten não fez feio no primeiro dia. O ex-número 1 do mundo do tênis terminou sua primeira rodada com 43.800 fichas e foi um dos classificados para o segundo dia de jogos.
Dos 1.560 participantes que disputaram a primeira etapa, dividida em dois dias, apenas 653 continuam na disputa, que segue nesta segunda-feira. Dos 16 brasileiros vivos na competição, Guga está entre os dez com mais fichas. A melhor representante do país é Carol ventura, com 225 mil.
Em sua conta no Twitter, Guga festejou a classificação:
- Surpresa, passei pro segundo dia do torneio!! Poucas fichas, 40 mil, mas ainda na luta!

Conselheiro da RBR diz que Vettel seria 'estúpido' se deixasse a equipe

'Sebastian não vai nos deixar apenas por causa da lenda da Ferrari', diz Marko

Por GLOBOESPORTE.COM Berlim, Alemanha
sebastian Vettel RBR do gp de Abu DhabiSebastian Vettel já demonstrou vontade de correr
pela Ferari (Foto: agência Reuters)
O conselheiro da RBR, Helmut Marko, deu uma resposta atravessada a Sebastian Vettel, que no fim do ano passado admitiu ter o desejo de correr pela Ferrari no futuro. Marko afirmou que o alemão seria estúpido se deixasse a equipe na qual foi campeão mundial em 2010. As informações são do jornal alemão "Bild".
- Sebastian não vai nos deixar apenas por causa da lenda da Ferrari. Ele é inteligente o suficiente para saber que o tempo tem que ser certo para ele. Ele teria que ser estúpido para ir lá com Fernando Alonso - disse Marko.
Para o conselheiro, nenhuma outra equipe é capaz de oferecer ao alemão o que a RBR oferece.
- Nós somos a equipe campeã mundial, e enquanto nós oferecermos um pacote que é melhor do que os dos outros, ele não vai sair só por causa de uma história mítica - afirmou.
Marko, no entanto, quis deixar claro que entendia o fato do piloto sonhar em um dia correr pela Ferrari.
- É natural que um piloto de corridas sonhe com a Ferrari, e a Ferrari deseje um ótimo piloto como Sebastian.

De saída, Miranda promete empenho e garante: 'Saio pela porta da frente'

Zagueiro assinou pré-contrato com o Atlético de Madri-ESP por três anos e atuará pelo São Paulo apenas no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Miranda no treino do São PauloMiranda no treino do São Paulo nesta segunda
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Miranda está de malas prontas para deixar o São Paulo. O zagueiro tricampeão brasileiro assinou um pré-contrato com o Atlético de Madri-ESP, clube que defenderá a partir de julho. Nesta segunda-feira, em sua primeira entrevista desde que fechou o acordo, o jogador disse que deixa o Tricolor em alta e promete muita disposição nos últimos meses com a camisa tricolor.
- Vou procurar sair por cima, como cheguei e com todo o respeito e caráter que sempre tive aqui. Vou procurar manter isso. Acho que saio pela porta da frente, da mesma maneira quando cheguei aqui - afirmou.
Miranda garante que o acordo com o clube europeu não o fará "tirar o pé" nas atuações pelo Campeonato Paulista e pela Copa do Brasil, torneio que poderá reconduzir o São Paulo à Taça Libertadores. Na semana passada, isso foi motivo de uma conversa entre ele e o técnico Paulo César Carpegiani, que gostaria de saber o desejo dele de continuar se empenhando.
- Dá para citar o exemplo do Denílson. No momento da saída, ele tinha mais seis meses de contrato e saiu com o título paulista. A partir do momento que entro em campo é para ganhar. Não consigo me poupar. Vou até o limite. Jogo para vencer. Não vou trabalhar pensando em lesão. Vou trabalhar para que todos vejam que estou fazendo o melhor possível - discursou.
O jogador disse também que o acerto com o Atlético foi bem recebido pelo presidente Juvenal Juvêncio e pelo restante da cúpula tricolor. Além disso, evitou acusar o clube de mostrar pouco interesse pela renovação e preferiu apontar a boa proposta espanhola como determinante para a saída dele do Morumbi.
- Não vou ficar fazendo leilão. Escolhi a melhor proposta profissional e para viver. Conversamos três vezes no ano passado, mas, infelizmente, não tivemos sucesso. O São Paulo tinha conhecimento que eu estava escutando propostas e foi até o limite que pode chegar. Não dá para responsabilizar o São Paulo pela minha saída. O Atlético fez uma proposta muito boa - ressaltou.
Miranda vinha conversando com o Atlético de Madri desde o ano passado, período em que também ouviu ofertas de clubes brasileiros. Em dezembro, Fluminense e Corinthians surgiram como possíveis destinos, mas as negociações não caminharam. O jogador, porém, prefere não revelar com quem conversou.
- Não vou citar nomes. Foram quatro ou cinco clubes. Não dá para competir com o mercado eurpopeu - completou.

Sem Emerson, Flu realiza mais um treino físico. Agora na praia

Elenco tricolor gasta bastante suor nas areias do resort em Mangaratiba. Sentindo dores no tornozelo esquerdo, Sheik fez atividades na piscina

Por Cahê Mota Mangaratiba, RJ
Enfim, um dia de sol e praia para os jogadores do Fluminense. Engana-se, porém, quem acredita que a manhã desta segunda-feira foi de diversão. O cenário até contribuía para um dia de verão daqueles, mas a presença na areia se deu apenas para exercícios (pesados) físicos sob o comando do preparador Ronaldo Torres. Mergulho para aliviar o calor só ao término dos trabalhos.
jogadores no treino do FluminenseJogadores em ação no treino físico do Fluminense (Foto: Agência Photocâmera)


Recuperado da gripe que o tirou dos treinamentos do domingo, Deco trabalhou normalmente. A única ausência foi o atacante Emerson, que voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo, a mesma lesão da reta final do Brasileirão. Sozinho, o Sheik fez exercícios de fisioterapia na piscina do resort onde a delegação está hospedada em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Após a atividade, alguns jogadores se reuniram ainda na areia da praia particular do local e jogaram o já tradicional futevôlei. Na parte da tarde, o grupo segue para o campo, onde realizará um treinamento com bola.

Conca segue em fisioterapia

Principal nome do elenco tricolor, Darío Conca segue entregue ao departamento de fisioterapia. O apoiador se recupera de uma artroscopia, realizada no dia 27 de dezembro, e tem previsão de volta aos gramados somente em fevereiro. O processo de recuperação, por sua vez, já engloba musculação e a comissão técnica trabalha com a possibilidade dele trabalhar no gramado ainda nesta semana.

Atacante Willian faz exame médico para ser reforço do Corinthians

Presidente Andrés Sanches confirma que o jogador do Figueirense assinará contrato com o Timão entre segunda e terça-feira

Por Leandro Canônico São Paulo
Willian FigueirenseWillian vai reforçar o Corinthians (Foto: Divulgação)
O segundo reforço do Corinthians para 2011 será oficializado no máximo até terça-feira. Willian, atacante que se destacou no Figueirense no ano passado, faz exames médicos em São Paulo nesta segunda e, sendo aprovado, assina contrato - de quatro temporadas - com o Timão.
A informação foi confirmada pelo presidente corintiano, Andrés Sanches, à reportagem do Globoesporte.com.
- Já está tudo certo com o Willian. Ele está fazendo os exames médicos. Se não assinar nesta segunda, assina na terça - disse Sanches.
Até o momento, o Corinthians só contratou o zagueiro Wallace, do Vitória. O Timão estreia no Campeonato Paulista no próximo domingo (17h), contra a Portuguesa, no estádio do Pacaembu.

Carlos Alberto curte uma de Rafael Nadal após o treino do Vasco

Com faixa na cabeça, capitão cruzmaltino disputa uma partida de tênis contra o goleiro Alessandro

Por Fred Huber Atibaia, SP
Depois do treino da manhã desta segunda-feira, Carlos Alberto deu uma passada pela quadra de tênis para jogar uma partida com o goleiro Alessandro. O desempenho não foi o mesmo que o capitão mostra no campo. Depois do meia, quem desafiou Alessandro foi Fernando Prass, que mostrou mais desenvoltura com a raquete.
Carlos Alberto jogando tênis Carlos Alberto curte um jogo de tênis contra o goleiro Alessandro (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)
Carlos Alberto jogando tênis Carlos Alberto concentrado para devolução do saque (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)

Na academia, sub-20 retorna aos treinos nesta segunda-feira

Na parte da tarde, o técnico Ney Franco vai comandar uma atividade técnica

Por Márcio Iannacca Direto de Teresópolis, RJ
Após o domingo de folga com os familiares, os jogadores da Seleção Brasileira sub-20 retornaram aos treinos nesta segunda-feira. Na parte da manhã, o grupo fez um trabalho na academia. À tarde, o técnico Ney Franco vai comandar uma atividade técnica. Na próxima quinta-feira, o grupo vai embarcar para o Peru, local do Sul-Americano da categoria, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia.
Jogadores sub-20 trabalham academiaJogadores da Seleção sub-20 trabalham pesado na academia nesta segunda-feira (Rafael Ribeiro/CBF)

Tabela do Capixabão 2011

Estadual Série A 2011

TURNO
1.ªRodada MANDANTE PLACAR VISITANTE LOCAL HORÁRIO
01 21/01 A. Jaguaré E.C. x Rio Branco A.C. Conilon 20:15
02 22/01 E.C. Aracruz x Rio Bananal F.C. Eugênio Bitti 17:00
03 22/01 Espírito Santo F.C. x Serra F.C. Sumaré 16:00
04 22/01 Vitória F.C. x Linhares F.C. Salvador Costa 16:00
05 24/01 Colatina S.E. x A.A. São Mateus Justiniano Melo e Silva 20:00
2.ª Rodada




06 29/01 E.C. Aracruz x Espírito Santo F.C. Eugênio Bitti 17:00
07 29/01 A.A. São Mateus x Serra F.C. Conilon 16:00
08 29/01 Linhares F.C. x Colatina S.E. Joaquim Calmon 16:00
09 29/01 Rio Branco A.C. x Vitória F.C. Salvador Costa 16:00
10 30/01 Rio Bananal F.C. x A. Jaguaré E.C. Virgilio Grassi 16:00
3.ª Rodada




11 04/02 A. Jaguaré E.C. x E.C. Aracruz Conilon 20:15
12 05/02 Espírito Santo F.C. x A.A. São Mateus Sumaré 16:00
13 05/02 Serra F.C. x Linhares F.C. Estiva 16:00
14 05/02 Vitória F.C. x Rio Bananal F.C. Salvador Costa 16:00
15 05/02 Colatina S.E. x Rio Branco A.C. Justiniano Melo e Silva 18:00
4.ª Rodada




16 09/02 A. Jaguaré E.C. x Espírito Santo F.C. Conilon 20:15
17 09/02 Linhares F.C. x A.A. São Mateus Joaquim Calmon 16:00
18 09/02 E.C. Aracruz x Vitória F.C. Eugênio Bitti 20:00
19 09/02 Rio Branco A.C. x Serra F.C. Salvador Costa 20:15
20 09/02 Rio Bananal F.C. x Colatina S.E. Virgilio Grassi 16:00
5.ª Rodada




21 12/02 Espírito Santo F.C. x Linhares F.C. Sumaré 16:00
22 12/02 Vitória F.C. x A. Jaguaré E.C. Salvador Costa 16:00
23 12/02 A.A. São Mateus x Rio Branco A.C. Conilon 16:00
24 12/02 Serra F.C. x Rio Bananal F.C. Estiva 16:00
25 14/02 Colatina S.E. x E.C. Aracruz Justiniano Melo e Silva 20:15
6.ª Rodada




26 18/02 A. Jaguaré E.C. x Colatina S.E. Conilon 20:15
27 19/02 Vitória F.C. x Espírito Santo F.C. Salvador Costa 16:00
28 19/02 E.C. Aracruz x Serra F.C. Eugênio Bitti 17:00
29 20/02 Rio Bananal F.C. x A.A. São Mateus Virgilio Grassi 16:00
30 20/02 Rio Branco A.C. x Linhares F.C. Salvador Costa 16:00
7.ª Rodada




31 26/02 Espírito Santo F.C. x Rio Branco A.C. Sumaré 16:00
32 26/02 Linhares F.C. x Rio Bananal F.C. Joaquim Calmon 15:30
33 26/02 Serra F.C. x A. Jaguaré E.C. Estiva 15:30
34 26/02 A.A. São Mateus x E.C. Aracruz Conilon 15:30
35 26/02 Colatina S.E. x Vitória F.C. Justiniano Melo e Silva 20:15
8.ª Rodada




36 03/03 Colatina S.E. x Espírito Santo F.C. Justiniano Melo e Silva 20:15
37 03/03 Rio Bananal F.C. x Rio Branco A.C. Virgilio Grassi 15:30
38 03/03 Vitória F.C. x Serra F.C. Salvador Costa 20:00
39 03/03 E.C. Aracruz x Linhares F.C. Eugênio Bitti 20:00
40 03/03 A. Jaguaré E.C. x A.A. São Mateus Conilon 20:15
9.ª Rodada




41 12/03 Espírito Santo F.C. x Rio Bananal F.C. Sumaré 16:00
42 12/03 Serra F.C. x Colatina S.E. Estiva 15:30
43 12/03 Rio Branco A.C. x E.C. Aracruz Salvador Costa 15:30
44 12/03 A.A. São Mateus x Vitória F.C. Conilon 15:30
45 12/03 Linhares F.C. x A. Jaguaré E.C. Joaquim Calmon 15:30

RETURNO
10.ª Rodada MANDANTE PLACAR VISITANTE LOCAL HORÁRIO
46 19/03 Serra F.C. x Espírito Santo F.C. Estiva 15:00
47 20/03 Rio Bananal F.C. x E.C. Aracruz Virgilio Grassi 15:00
48 19/03 Colatina S.E. x A.A. São Mateus Justiniano Melo e Silva 15:00
49 19/03 Rio Branco A.C. x A. Jaguaré E.C. Salvador Costa 15:00
50 19/03 Linhares F.C. x Vitória F.C. Joaquim Calmon 15:00
11.ª rodada




51 25/03 A. Jaguaré E.C. x Rio Bananal F.C. Conilon 20:15
52 26/03 Serra F.C. x A.A. São Mateus Estiva 15:00
53 26/03 Espírito Santo F.C. x E.C. Aracruz Sumaré 16:00
54 26/03 Vitória F.C. x Rio Branco A.C. Salvador Costa 15:00
55 28/03 Colatina S.E. x Linhares F.C. Justiniano Melo e Silva 20:15
12.ª rodada




56 02/04 A.A. São Mateus x Espírito Santo F.C. Conilon 15:00
57 02/04 E.C. Aracruz x A. Jaguaré E.C. Eugênio Bitti 16:00
58 03/04 Rio Bananal F.C. x Vitória F.C. Virgilio Grassi 15:00
59 02/04 Linhares F.C. x Serra F.C. Joaquim Calmon 15:00
60 02/04 Rio Branco A.C. x Colatina S.E. Salvador Costa 15:00
13.ª rodada




61 06/04 Espírito Santo F.C. x A. Jaguaré E.C. Sumaré 20:00
62 06/04 A.A. São Mateus x Linhares F.C. Conilon 20:00
63 06/04 Vitória F.C. x E.C. Aracruz Salvador Costa 20:00
64 06/04 Serra F.C. x Rio Branco A.C. Estiva 15:00
65 06/04 Colatina S.E. x Rio Bananal F.C. Justiniano Melo e Silva 20:00
14.ª rodada




66 09/04 Linhares F.C. x Espírito Santo F.C. Joaquim Calmon 15:00
67 09/04 A. Jaguaré E.C. x Vitória F.C. Conilon 18:00
68 09/04 Rio Branco A.C. x A.A. São Mateus Salvador Costa 15:00
69 09/04 E.C. Aracruz x Colatina S.E. Eugênio Bitti 16:00
70 10/04 Rio Bananal F.C. x Serra F.C. Virgilio Grassi 15:00
15.ª rodada




71 16/04 Espírito Santo F.C. x Vitória F.C. Sumaré 16:00
72 16/04 Linhares F.C. x Rio Branco A.C. Joaquim Calmon 15:00
73 16/04 A.A. São Mateus x Rio Bananal F.C. Conilon 15:00
74 16/04 Serra F.C. x E.C. Aracruz Estiva 15:00
75 18/04 Colatina S.E. x A. Jaguaré E.C. Justiniano Melo e Silva 20:15
16.ª rodada




76 22/04 A. Jaguaré E.C. x Serra F.C. Conilon 20:15
77 24/04 Rio Bananal F.C. x Linhares F.C. Virgilio Grassi 15:00
78 23/04 Vitória F.C. x Colatina S.E. Salvador Costa 15:00
79 23/04 E.C. Aracruz x A.A. São Mateus Eugênio Bitti 16:00
80 24/04 Rio Branco A.C. x Espírito Santo F.C. Salvador Costa 15:00
17.ª rodada




81 30/04 Espírito Santo F.C. x Colatina S.E. Sumaré 15:00
82 30/04 Rio Branco A.C. x Rio Bananal F.C. Salvador Costa 15:00
83 30/04 Serra F.C. x Vitória F.C. Estiva 15:00
84 30/04 Linhares F.C. x E.C. Aracruz Joaquim Calmon 15:00
85 30/04 A.A. São Mateus x A. Jaguaré E.C. Conilon 15:00
18.ª rodada




86 07/05 Rio Bananal F.C. x Espírito Santo F.C. Virgilio Grassi 15:00
87 07/05 Colatina S.E. x Serra F.C. Justiniano Melo e Silva 15:00
88 07/05 E.C. Aracruz x Rio Branco A.C. Eugênio Bitti 15:00
89 07/05 Vitória F.C. x A.A. São Mateus Salvador Costa 15:00
90 07/05 A. Jaguaré E.C. x Linhares F.C. Conilon 15:00

SEMIFINAIS
jg data mandante placar visitante local horário
91 14/05 4º Colocado x 1º Colocado - -
92 14/05 3º Colocado x 2º Colocado - -
93 21/05 1º Colocado x 4º Colocado - -
94 21/05 2º Colocado x 3º Colocado - -
FINAIS
jg data mandante placar visitante local horário
95 28/05 - x - - -
96 04/06 - x - - -
Obs1: As partidas só poderão sofrer alterações de dias, locais e horários, em casos excepcionais e com ofício encaminhado à FES com 10 dias de antecedência.
Obs2: Os representantes capixabas na Copa do Brasil terão os seus jogos remanejados pela FES no Campeonato Estadual caso haja coincidências de datas entre as duas competições.
Obs3: as partidas podem sofrer alterações de datas devido as decisões do TJD/ES.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Politicamente corretos, Souza e Marquinho disputam vaga de Conca

Apoiadores adotam discursos a favor da coletividade ao analisarem possibilidade de substituir melhor jogador da equipe no Brasileirão

Por Cahê Mota Direto de Mangaratiba, RJ
MONTAGEM - Marquinho e souza fluminenseMarquinho e Souza evitam pedir uma vaga no time
titular (Foto: Wallace Teixeira / Photocamera)
Missão: substituir o craque da equipe. Número de vagas: uma. Número de candidatos: dois. Por enquanto, a pré-temporada do Fluminense tem sido exclusivamente para recondicionar fisicamente os jogadores. Mas a partir desta segunda-feira, Muricy Ramalho começará a quebrar a cabeça para solucionar um problema que não é dos mais fáceis: encontrar no elenco tricolor o jogador ideal para entrar no lugar de Conca.
Maior responsável pela conquista do último Campeonato Brasileiro, o argentino se recupera de uma artroscopia e só volta aos gramados em fevereiro. Antes disso, porém, há as primeiras rodadas do Estadual do Rio, e fica a dúvida sobre quem entra na equipe: Souza ou Marquinho.
Políticos, os apoiadores evitam fazer propaganda adotam discursos em prol do grupo. Recém-contratado, Souza admitiu que substituir o principal jogador tricolor é um desafio, mas se colocou à disposição de Muricy para atuar em qualquer posição.
- Muita gente me ligou em dezembro perguntando se eu ia brigar pela posição. Não vim brigar, vim ajudar. E é muito complicado falar de posição. Com o Muricy só não joguei de zagueiro e goleiro. Já fui lateral, meia, atacante... Mas é um desafio, sim (substituir o camisa 11). Ano passado o Conca só não fez chover.
Marquinho também adotou palavras a favor da coletividade. Recuperado de um fratura no braço direito que o tirou das últimas rodadas do Brasileirão, ele reconheceu que ainda não está 100% e prometeu muita dedicação.
- Não sei (se sou o substituto ideal para o Conca). Fiquei dois meses parado. E é difícil voltar. Aumenta peso, percentual de gordura... Chegou o Souza, tem o Deco, mas vou continuar fazendo meu trabalho como sempre fiz.
Nas Laranjeiras desde 2009, porém, ele não teme uma pressão excessiva da torcida, caso entre na vaga de Conca.
- O torcedor conhece minha característica, que é diferente da do Conca. Já é minha terceira temporada aqui.
A primeira partida do Fluminense em 2011 está marcada para o dia 20 de janeiro, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, contra o Bangu.

Dedé elogia Anderson Martins e aposta no sucesso da dupla em 2011

Jogador afirma que o novo companheiro é um zagueiro 'diferenciado' por causa da qualidade técnica

Por Fred Huber Atibaia, SP
Dedé no treino do VascoDedé no treino do Vasco em Atibaia
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)
O técnico PC Gusmão já avisou que em sua cabeça a zaga titular do Vasco para este início de temporada será Dedé e Anderson Martins, contratado recentemente. Os dois ainda não tiveram a oportunidade de atuar nem em coletivo juntos, o que deve acontecer neste domingo, mas na base da conversa já vão se conhecendo melhor.
Anderson Martins deixou ótima impressão nos primeiros treinos com bola, e já virou alvo de elogios. Dedé acredita que a dupla vai funcionar bem.
- Temos que nos conhecer mais. Ele tem uma qualidade enorme, e se o PC definiu isso (dupla) é bom, porque já sei com quem vou jogar. Este primeiro coletivo será bom para já começarmos a entrosar até o amistoso, dia 15 (contra o Cerro Porteño, em São Januário). Acho que a dupla vai dar certo. Ele é um cara calmo, tem um bom coração - afirmou o defensor.
Dedé classificou Anderson Martins como "diferenciado" por causa da qualidade técnica acima da média para um zagueiro.
- Primeiro treino já foi bem.Para um zagueiro, ele tem bastante habilidade. É diferenciado. Veio para nos ajudar e temos que aproveitar isso. Também vou tentar fazer a minha parte e repetir o que fiz no ano passado ou até um pouco melhor.
Dedé espera que ele e o novo companheiro consigam marcar época na Colina como fizeram, por exemplo, Mauro Galvão e Odvan. A meta dele, que foi eleito o melhor zagueiro central do último Brasileiro, é virar ídolo dos vascaínos.
- Seria muito bom fazer uma dupla como aquela, o Odvan e o Mauro Galvão fizeram história no clube. O Galvão é visto como um ídolo, tem várias fotos dele espalhadas por São Januário. Isso nos motiva e queremos um dia que nossa foto também esteja lá - finalizou Dedé.

Alessandro vê Botafogo como favorito ao título do Estadual

Lateral lembra que frequência nas últimas finais e conquista de 2010 deixam o Alvinegro entre os principais candidatos ao Carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Alessandro no treino do BotafogoAlessandro na preparação para mais um Carioca
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
O Botafogo começou o Campeonato Carioca do ano passado fora da lista dos principais candidatos ao título. No entanto, garantiu a taça por antecipação, conquistando os dois turnos. Por isso, no início de 2011, o lateral-direito Alessandro vê seu grupo na linha de frente para chegar à sexta decisão estadual consecutiva.
- Lógico que todo os grandes times têm chance, mas o Botafogo é favorito, sim, porque é o campeão. A equipe vem há cinco anos brigando pelo título, e agora vão fazer de tudo para nos tirar. Estamos confiantes. Não vai ser fácil para eles e nem para nós. Vai ser briga de cachorro grande - destacou.
Alessandro vê o Botafogo com uma importante vantagem em relação ao início do ano passado. O lateral lembrou que a manutenção da maior parte dos jogadores que terminaram no clube em 2010 será um trunfo.
- O ano passado começou com muita dificuldade para o Botafogo. Foram necessárias contratações, mas agora é diferente. O time está com a base mantida, e aqueles que chegaram neste ano vão nos ajudar - observou.
 

Felipe estreia, pega pênalti, e Fla empata sem gols com o Londrina

Nos primeiros 45 minutos como jogador rubro-negro, goleiro é decisivo. Luxemburgo usa quase todos os atletas no primeiro teste do ano

Por Richard Souza Direto de Londrina, Paraná
O Flamengo começa 2011 com a esperança de apagar a má impressão deixada pela temporada passada (sem títulos, repleta de polêmicas e frustrações) e um novo candidato a ídolo. Neste domingo, pela primeira vez o Rubro-Negro entrou em campo sem o escudo da CBF que identifica o campeão brasileiro no peito. Pela primeira vez, Felipe vestiu a camisa 1 do clube e foi decisivo. Contra o Londrina, em amistoso no estádio do Café, ele defendeu um pênalti no primeiro tempo. No fim, um fraco empate sem gols.
felipe flamengo amistoso londrinaFelipe: destaque pelo desempenho e pela camisa (Foto: Jorge William / O Globo)
Vanderlei Luxemburgo apresentou um esboço da formação que deve estrear no Campeonato Carioca dentro de dez dias, contra o Volta Redonda, no Engenhão. Para evitar o desgaste e ao mesmo tempo dar ritmo a todo o grupo, o técnico usou duas formações em cada tempo. O meia Vander e o atacante Wanderley também estrearam e foram bem. Na etapa final, os garotos formaram a base da equipe. Os meias Darío Bottinelli e Marquinhos e o volante Maldonado foram poupados.
Antes da partida, Ronaldinho Gaúcho foi lembrado. O craque, que está perto de um acerto com o Fla, teve o nome gritado pela torcida paranaense. O locutor do estádio esbravejou: "Ronaldinho Gaúcho é nosso!". É o que a maior torcida do Brasil espera. A camisa 10, número guardado para o meia-atacante, foi usada por Deivid. Fora de forma, ele pouco produziu enquanto esteve em campo.
O Flamengo volta a jogar no próximo domingo, último dia da preparação fora do Rio. O adversário será o América-MG, às 16h, no mesmo local.
Bem-vindo, Felipe!
Um time em câmera lenta, de movimentos ainda longe do ideal, sem entrosamento. Culpa daquela fase em que o corpo não acompanha o raciocínio. Normal para início de temporada. Foram apenas cinco dias de treinos desde a volta das férias. E só um coletivo. Isso serve para explicar o início ruim do Flamengo no amistoso. Muitos erros de passe, saída de bola lenta, sintonia quase zero. O time demorou 15 minutos para encaixar uma jogada. A primeira tabela rubro-negra em 2011 começou com Fernando, passou por Renato e chegou a Wanderley. O atacante fez o pivô e acionou Vander na direita da área. O chute do meia de 20 anos parou no goleiro Renato.
Na metade do primeiro tempo, o árbitro Everaldo Lambert dos Reis interrompeu a partida para que os jogadores se hidratassem por conta do calor. O técnico Vanderlei Luxemburgo, sem terno e gravata, aproveitou para corrigir posicionamento e pedir mais marcação.

Foi uma tarde de estreias. Além do esforçado Wanderley e do habilidoso Vander, Felipe vestiu pela primeira vez a camisa 1 do Flamengo. O número reapareceu depois de pouco mais de sete meses. Não era usado desde a derrota para o Goiás, por 2 a 1, no Maracanã, em 5 junho do ano passado, data da última partida de Bruno pelo clube. Depois que o goleiro foi preso, Marcelo Lomba tornou-se titular, mas manteve o 29.
Apesar do carinho que tem recebido da torcida rubro-negra, Felipe sabe que será cobrado. Para começar bem, correspondeu na primeira vez em que foi exigido. Aos 22, Welinton derrubou Willian na área e o árbitro marcou pênalti. O próprio Willian cobrou, mas parou no goleiro. A bola ainda tocou na trave antes de sair. Os rubro-negros foram à loucura no estádio do Café. Felipe repetia uma das especialidades de Bruno.
Melhor em campo, o Flamengo se organizou, passou a trocar passes. A bola parada também foi boa opção. Em cobrança de escanteio, Renato achou David na área. O zagueiro subiu livre e cabeceou. Renato fez bonita defesa, aos 34. Dez minutos mais tarde, em jogada parecida, Silvio cabeceou, e Willians salvou o Fla sobre a linha. Nesta, Felipe estava batido.

Garotada em campo

Luxa cumpriu com o planejado e mudou praticamente todo o time no segundo tempo. Dos que começaram a partida, foram mantidos apenas o Willians, Vander e Wanderley, até os 20 minutos. Com exceção dos zagueiros Jean e Ronaldo Angelim, do lateral-esquerdo Rodrigo Alvim e do meia Fierro, a equipe foi formada por garotos que se revezam entre os jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e a preparação com o grupo principal. No gol, Paulo Victor substituiu Felipe e começa a temporada como segundo goleiro.  Marcelo Lomba será emprestado.
O Rubro-Negro tornou-se mais veloz, mas pecou nas conclusões. A melhor delas começou com Angelim. O zagueiro cruzou da esquerda para Willians, que cabeceou com estilo. Renato novamente fez grande defesa, aos 12. Aos poucos, o ritmo do amistoso caiu, as chances de gol se tornaram cada vez mais raras. Uma nova pausa foi feita pelo árbitro.

O chute de Willian, aos 30, foi o primeiro do Londrina no segundo tempo. O Tubarão se entusiasmou e partiu ao ataque. Acreditou que poderia vencer em casa. Aos 40, o goleiro Paulo Victor fez duas boas defesas e evitou a derrota. Apesar do desempenho fraco do Flamengo no primeiro teste do ano, os estreantes deixaram um boa impressão.  
londrina 0 x 0 flamengo
Renato, Maicon (Marlos), Gilvan (Marquinhos), Renê (Rafael) e Wendel (Bujica); Diogo (Eduardo), Silvio (Joel), Bruno (Bidia) e Arthur (Cleiton); Eidson (Jaime) e Willian (Junior). Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Willians, Fernando, Renato e Vander; Wanderley e Deivid. Segundo tempo: Paulo Victor, Digão, Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; João Vito, Muralha, Fierro e Adryan; Negueba e Romário.
Técnico: Gilberto Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Cartões amarelos: Silvio (Londrina)
Estádio: Estádio do Café, em Londrina (PR). Data: 09/01/2011. Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis (PR). Auxiliares: Julio Cesar de Souza (PR) e Wesley Gomes da Silva (PR).