quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Carina Damm: 'Eu vou ter a minha chance no UFC, tenho certeza disso'

'Plantei a sementinha e vou ser recompensada', diz lutadora, que está com
o coração na mão para ver o irmão Rodrigo em ação no UFC 154, sábado

Por Ivan Raupp Belém, Pará
4 comentários
A notícia de que Ronda Rousey havia se tornado a primeira lutadora de MMA feminino da história do UFC deixou as mulheres animadas com o futuro que podem ter no esporte daqui em diante. Nomes como Miesha Tate e Cris Cyborg logo vêm à tona na relação de quem estaria mais perto de ganhar uma chance na maior organização de artes marciais mistas do planeta. E Carina Damm não quer ficar fora dessa. A brasileira de 33 anos acredita que seria uma justa recompensa ao trabalho que vem desenvolvendo desde o início da carreira.
Carina Damm e Luis Sapo Jungle Fight 45 (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Carina Damm (D) e o marido Luis Sapo, do Bellator (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
- Eu vou ter a minha chance, tenho certeza disso. Sou pioneira no mundo e estou entre as dez melhores da minha categoria. Já tive chances no Bellator e no Strikeforce, e de uns dois anos para cá tive um pouco de boicote na carreira internacional. As lutas me foram avisadas sempre com poucos dias de antecedência. As meninas não estão dando tempo para lutar contra a Carina Damm treinada que elas sempre encontraram pela frente. Mas as coisas vão mudar em 2013, a galera pode esperar, e tenho certeza que vou ter minha chance no UFC, porque cavei o buraco, plantei a sementinha e vou ser recompensada - disse ao SPORTV.COM.
Carina viajou até Belém com o marido Luis Sapo, lutador do Bellator, para acompanhar o Jungle Fight 45, que será realizado na noite deste sábado. Os dois estão na torcida por Deivison Dragon, aluno de Sapo, que vai lutar no evento. Mas o coração dela está mesmo no UFC 154, que ocorre neste sábado. O irmão Rodrigo Damm, ex-TUF Brasil, vai enfrentar o canadense Antonio "Pato" Carvalho em Montreal:
- Pois é, meu coração está a mil. É concentração, torcida e pipoca. Tenho certeza que o Rodrigo vai dar show. Ele veio para ficar, para fixar o nome dele no UFC. A gente está com o pensamento bem positivo para a vitória dele.
Carina Damm compete na divisão peso-galo, a mesma de Ronda e Miesha, e tem um cartel de 17 vitórias e oito derrotas. Na última luta, no sábado passado, nos EUA, ela foi derrotada pela americana Tonya Evinger por decisão dividida dos jurados, mas alegou ter sido injustiçada.

A 3kg de bater o peso, Rodrigo Damm sonha com chocolate e macarrão

Perto de participar da 'luta da vida', capixaba afirma que preparação foi
boa e que chegará aos 66,2kg do peso-pena com tranquilidade

Por SporTV.com Montreal, Canadá
1 comentário
Rodrigo Damm (Foto: Reprodução / Instagram)Foto de terça mostra Damm seguindo a dieta:
prato de salada (Foto: Reprodução/ Instagram)
Um dos dois brasileiros presentes no card do UFC 154, Rodrigo Damm está a dois dias de voltar ao octógono do UFC depois de estrear no UFC 147, em julho, com vitória sobre Gasparzinho Medeiros. O peso-pena revelou que a perda de peso para a luta em Montreal (CAN) está sendo feita de forma bem mais tranquila do que no evento de Belo Horizonte. A pesagem será nesta sexta-feira, e Damm tem 3kg para perder.
- Tudo está dentro do planejado. Até o momento da pesagem, vou perder sem problemas. Depois que eu saio da balança, tudo que eu quero é comer. Já comprei chocolate aqui, bala e vou comer aquele macarrão depois da pesagem. É tudo que eu quero, comer um macarrão e chocolate - brincou o lutador, em entrevista via assessoria de imprensa.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O adversário do capixaba no sábado será o canadense filho de portugueses Antonio Carvalho (14-5). Contra o atleta da casa, Rodrigo Damm (10-5) vai tentar quebrar uma escrita: desde 2007 ele não consegue vencer por nocaute.
- Esta vai ser a luta da minha vida. Volto ao Canadá, lugar que tenho boas recordações. Foi onde consegui meu último nocaute. E se Deus quiser, isso vai acontecer mais uma vez. É o que eu mais quero. Sei que terei um adversário forte, que eu respeito bastante, mas desta vez a vitória será minha - declarou o capixaba.
O UFC 154 será disputado no sábado. O card preliminar começa às 21h e terá transmissão do canal Combate. O SPORTV.COM acompanha todos as lutas em Tempo Real.
UFC 154
17 de novembro de 2012, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Carlos Condit
Martin Kampmann x Johny Hendricks
Tom Lawlor x Francis Carmont
Nick Ring x Costa Philippou
Mark Hominick x Pablo Garza
CARD PRELIMINAR
Patrick Côté x Alessio Sakara
Cyrille Diabate x Chad Griggs
Mark Bocek x Rafael dos Anjos
John Makdessi x Sam Stout
Antonio "Pato" Carvalho x Rodrigo Damm
Ivan Menjivar x Azamat Gashimov
Steven Siler x Darren Elkins
John Maguire x Matt Riddle

Dana diz que Anderson lutará contra St-Pierre se canadense vencer Condit

Presidente do UFC participa de chat com fãs de todo o mundo, e cogita que superluta aconteça no estádio do Dallas Cowboys, time da NFL

Por SporTV.com Atlanta, EUA
12 comentários
Um dia antes de ir para a Montreal, onde estará presente na pesagem oficial do atletas que participarão do UFC 154, o presidente da organização, Dana White, participou de um chat com fãs de MMA de todo o mundo. Bem ao seu estilo, sem papas na língua, o dirigente revelou quem é, na sua opinião, o segundo melhor lutador de MMA de todos os tempos, falou sobre a possibilidade de realização das superlutas entre Anderson Silva contra Georges St-Pierre e Jon Jones, e abordou pela primeira vez a possibilidade de ser criado um sindicato de lutadores de MMA, a exemplo do que acontece nas grandes ligas profissionais dos EUA, como a NBA, a NFL e outras.
UFC DAna White (Foto: Agência Getty Images)Dana White afirmou que duvida que um sindicato de lutadores aconteça (Foto: Agência Getty Images)
Confira os melhores momentos do bate-papo de Dana White com os fãs de MMA:
Evento do UFC em Dallas
"Quando formos a Dallas, quero levar as lutas certas para lá. Acho que Anderson Silva x Georges St-Pierre, ou Anderson Silva x Jon Jones podem ser lutas perfeitas para acontecerem no estádio do Dallas Cowboys."
Lutador que tentou levar para o UFC e não conseguiu
"O único cara que eu tentei levar para o UFC e nunca consegui foi Fedor Emelianenko."
Quão perto o UFC está de realizar um evento em Nova York?
"Todo ano digo 'Este ano'. Vamos ver o que acontece. Quem sabe?"
Anderson Silva está querendo mais dinheiro para lutar contra Saint-Pierre, está com medo, ou desinteressado?
"Nada disso. Anderson não queria lutar contra Chael Sonnen. Ele estará em Montreal no sábado, e se Georges vencer Carlos Condit, eles vão lutar."
Sindicato dos lutadores de MMA
"Eu duvido que aconteça. A luta é um esporte individual, e não coletivo. Acho difícil ver o dia em que Anderson Silva ou Georges St-Pierre abrirão mão de boa parte de seus ganhos em favor de caras que não conseguiriam fazer sequer duas lutas no UFC. Mas, se acontecer, aconteceu. Eu tenho que negociar os contratos com alguém, não é?"
Segundo melhor lutador de MMA da história.
"Nunca ninguém me perguntou isso. Acho que seria difícil eu não eleger Georges St-Pierre."
Lutador mais subestimado
"Acho que Carlos Condit é um lutador que não tem o reconhecimento que merece."

Com o apoio de Abel, joias de Xerém encorpam o elenco e ajudam no tetra

Nem e Samuel assumem papéis de destaque entre a garotada que subiu da base. Ao todo, 11 jogadores formados no Tricolor participaram da campanha

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
3 comentários
A torcida do Fluminense sempre mostra orgulho ao falar do Centro de Treinamento de Xerém. E o Campeonato Brasileiro deste ano deu motivos para o sentimento aumentar ainda mais. Contando com o incentivo do técnico Abel Braga e a atenção da diretoria, a fábrica de craques voltou a fazer a diferença e teve participação importante na conquista do tetracampeonato. Se jogadores como Fred, Diego Cavalieri, Gum, Deco e Thiago Neves deram experiência e categoria ao time, nomes como Wellington Nem, Samuel, Marcos Junior, Digão, Wallace, Fábio, Higor, Michael e Matheus Carvalho trouxeram caractetísticas como juventude e velocidade. No total, 11 atletas formados pelo clube entraram em campo durante a campanha - além dos já citados, Elivelton e Rafinha também atuaram. Um número elevado diante de um elenco formado por cerca de 30 jogadores.
fluminense xerém montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Nem, Samuel, Digão e Marcos Junior: destaques do CT de Xerém (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
A aposta nos meninos contou com o apoio irrestrito de Abel. Na equipe titular, Welington Nem foi principal o representante de Xerém. No banco, outras peças importantes se destacaram como o atacante Samuel, autor de cinco gols, o zagueiro Digão, que chegou a ser titular na reta final após uma lesão de Leandro Euzébio, o atacante Marcos Junior, o lateral-direito Wallace e o apoiador Higor, sempre muito elogiado pelo treinador. Sempre que necessário, o comandante requisitava um novo jovem para compor o elenco. Para Nem, a garotada pode se orgulhar de ter ajudado em pelo menos 50% da conquista.
- A garotada ajudou bastante nesse ano. Pode colocar aí uns 50% (risos). Eu, Samuel, Marcos Junior, Fábio, Matheus, Wallace... Todos temos que agradecer ao Abel que chegou e botou a molecada para jogar. Quando eu subi para os profissionais, não era assim. Os técnicos não davam oportunidade. Abel, por outro lado, sempre ajuda, conversa, dá conselhos... Ele é muito importante para a gente, como nós também somos para o elenco. Os mais velhos sempre brincam, dão apoio, colocam apelidos, zoam na primeira ida para a concentração... Temos que subir na mesa, fazer discurso. Mas é legal. Deixa a garotada mais solta - explicou Wellington Nem, titular da equipe e vice-artilheiro do Fluminense no Brasileiro com seis gols.
Segundo as palavras do presidente Peter Siemsen, jogar em Xerém hoje voltou a ser o sonho de muitos meninos.
- Abel teve a condição de encontrar na base jogadores já prontos para ajudar e capazes de suportar bem a pressão. A organização do clube contribui com a adaptação dos jovens e melhora o nível do elenco. Isso nos ajuda também na captação de jovens talentos. Hoje todos querem vir para o Fluminense - frisou o mandatário.
reforma xerém fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)CT de Xerém passou por melhorias a partir de 2011
(Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
Depois de revelar boas promessas no início dos anos 2000, casos de Roger, Carlos Alberto, Diego Souza, Arouca e Marcelo, Xerém passou por uma entressafra. Quando a atual diretoria assumiu, encontrou o CT em péssimo estado. Usando o percentual de alguns jogadores como permuta, o Fluminense deu início às obras ainda em 2011. Os novos alojamentos e dois campos já estão prontos. Outros dois seguem em obras. Cuidados que aos poucos começam a refletir dentro de campo. O investimento em infraestrutura aliado a um projeto de prospecção de talentos levou a equipe de juniores à final de quase todas as principais competições recentemente.
- O trabalho na base é muito importante para o jogador em muitos pontos. Quando chegamos ao profissional, muitas coisas acontecem e precisamos desse aprendizado para que o trabalho seja bem desenvolvido. Aprendi muitas coisas em Xerém que me ajudaram nesse Brasileirão - resumiu o atacante Samuel, autor de cinco gols na competição.
Com os holofotes virados para Xerém diante do bom desempenho dos meninos tricolores, algumas propostas surgiram durante a temporada. Os principais alvos foram os atacante Wellington Nem e Marcos Junior, além do lateral-direito Wallace, que já tinha 40% de seus direitos econômicos ligados ao Chelsea e recentemente foi vendido de forma definitiva. De acordo com Peter, o esforço para manter as revelações foi enorme.
- Foi difícil. O Fluminense não tem uma situação financeira tranquila, e recebemos algumas propostas. Quano assumi, sabia das dificuldades que teria graças a algumas dívidas antigas. Elas atrapalham nos piores momentos. Por isso classifico como um esforço enorme o que fizemos para evitar vender jogadores como Wellington Nem e Marcos Junior - finalizou o mandatário.

Em busca da final e do hepta, Brasil encara a Colômbia, zebra do Mundial

Com Falcão confirmado para o duelo, seleção brasileira faz semifinal contra o azarão da competição. Espanhóis e italianos disputam outra vaga na decisão

Por SporTV.com Bangcoc, Tailândia
Comente agora
Maior vencedor da Copa do Mundo de Futsal, com quatro conquistas na Era Fifa e duas quando a modalidade era gerida pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), o Brasil dá, nesta sexta-feira, seu penúltimo passo na caminhada rumo ao hepta. Depois de passar pela Argentina em um épico confronto pelas quartas de final, a seleção do técnico Marcos Sorato e com a presença do craque Falcão confirmada enfrenta a Colômbia pela semifinal do Mundial da Tailândia, no ginásio Huamark, em Bangcoc, às 10h30m (de Brasília). A partida - que terá transmissão ao vivo no SporTV e em tempo real no SporTV.com - colocará frente a frente dois países vizinhos, mas com histórias bem diferentes na modalidade.
Um dos pioneiros na prática do futsal, o Brasil participa de todas as edições do Mundial desde o primeiro torneio, em 1982, em São Paulo, vencido pela própria seleção canarinho. De lá para cá, o time verde-amarelo levantou o caneco em 1985, na Espanha; 1989, na Holanda; 1992, em Hong Kong; 1996, novamente na Espanha; e 2008, no Rio de Janeiro.
Não bastasse os seis títulos, o Brasil ostenta ainda a marca de sempre ter terminado os Mundiais entre os três primeiros. Vice-campeã em 1988 e 2000, a seleção brasileira ficou em terceiro no Mundial de 2004, na China, sua pior colocação na história.
Se no Brasil sobram histórias e momentos de glória no futsal, a Colômbia vive uma situação exatamente inversa. Estreante em Copas do Mundo, o país sul-americano vem roubando a cena como potência emergente na modalidade. Neste Mundial, os colombianos já desbancaram favoritos como o Irã, nas oitavas, e a Ucrânia, nas quartas de final.
Irã Colômbia futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Colombianos surpreenderam o mundo ao eliminarem
o temido Irã (Foto: Getty Images/Fifa)
Um dos símbolos dessa nova geração do futsal que vem encantando o mundo, o camisa 10 Angellot Caro aproveita a diferença de tradição entre Brasil e Colômbia para jogar o favoritismo e a responsabilidade da classificação para o lado brasileiro.
- Nós viemos à Tailândia para passar da primeira fase, nada mais. Se alguém tivesse me dito antes do Mundial que estaríamos entre os quatro melhores do mundo, eu teria respondido que essa pessoa estava completamente louca. Agora não temos nada a perder e tudo a ganhar - afirmou Angellot.
A campanha vitoriosa da Colômbia tem sido obtida graças a uma mudança radical em seu estilo de jogo. Depois de impressionar nas Eliminatórias Sul-Americanas por conta da postura extremamente ofensiva, a seleção colombiana tem atuado à base da retranca, definindo as partidas sempre no contra-ataque.
- Jogamos para frente contra a Guatemala (derrota por 5 a 2, na primeira rodada) e isso nos custou cinco gols. Depois dessa partida, vimos que primeiro deveríamos fechar a nossa defesa e, depois, atacar. A comissão técnica teve um grande mérito nisso, ao nos convencer do caminho correto - explicou Angellot.
jogo Brasil Argentina Futsal mundial (Foto: FIFA.com via Getty Images)O Brasil, de Fernandinho, teve muitas dificuldades
nas quartas de final (Foto: FIFA.com via Getty Images)
Pelo lado brasileiro, o discurso é de estudar o adversário para não ter tantas dificuldades como nas quartas de final, contra a Argentina, quando o time foi para o intervalo perdendo por 2 a 0.
- Se a Colômbia chegou à semifinal, algum mérito eles têm. Não podemos ser surpreendidos e a partida não deve ser diferente do que foi contra a Argentina, em termos de marcação. Vamos ter que nos preparar melhor, observando as características dos jogadores, para não sermos surpreendidos como fomos pela Argentina - destacou o goleiro Tiago.
Falcão está confirmado contra a Colômbia
Principal nome da seleção brasileira e do futsal Mundial, Falcão está confirmado na semifinal. Depois de sofrer uma lesão na panturrilha, que quase o tirou do Mundial, o jogador enfrentou a Argentina como uma paralisia no lado direito do rosto, fruto do momento de estresse vivivo pelo craque. Apesar do problema, o camisa 12 vai para o jogo contra um adversário que o surpreendeu por ter chegado tão longe na competição.
- Sinceramente, pensei que a nossa adversária seria a Ucrânia, mas a Colômbia fez por merecer estar nas semifinais. Os colombianos têm um estilo de jogo mais livre, embora aqui tenham atuado muito na defesa. Analisaremos os vídeos deles, mas apostamos no nosso potencial - finalizou.
O único desfalque brasileiro para o duelo desta sexta será o pivô Jé. Expulso nas quartas de final, o jogador está suspenso, assim como o colombiano Yefri Duque, que recebeu o segundo amarelo contra a Ucrânia e também está fora.
Espanha e Itália fazem a outra semifinal
Espanha e Itália fazem o outro duelo da semifinal, a partir das 8h, no ginásio Huamark - o SporTV2 também transmite a partida ao vivo. Campeões mundiais em 2000 e 2004, os espanhós lutam para chegar à sua quinta final de Mundial. A Itália, por sua vez, só participou de uma decisão. Foi em 2004, quando a Azzurra foi superada pela Fúria, na Copa do Mundo da China. Além do vice, a outra boa colocação dos italianos foi um terceiro lugar em 2008, no Rio.
Espanha Juanjo futsal (Foto: Getty Images/Fifa)A Espanha conta com a boa fase do goleiro Juanjo para triunfar (Foto: Getty Images/Fifa)

Ainda fora de ritmo, Ganso passa por teste em jogo-treino do São Paulo

Às vésperas de sua estreia, meia é escalado entre os titulares do Tricolor diante dos reservas do Guarani

Por Marcos Guerra São Paulo
53 comentários
O meia Paulo Henrique Ganso passou, nesta quinta-feira, por uma “prova de fogo” antes de estrear pelo São Paulo, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), diante do Náutico, no Morumbi. Pela primeira vez, o jogador participou de um jogo-treino e já entre os titulares do São Paulo. Contra os reservas do Guarani, Ganso se mostrou fora de ritmo, mas à vontade no Tricolor.
- Foi muito bom, me senti super bem. Sem dúvida esse treino me deixa mais à vontade para a estreia. Jogar do lado de craques fica fácil - disse Ganso, em entrevista ao site oficial do clube.
No Twitter, o meia comentou:
- Feliz demais por poder participar do jogo treino e me sentir bem e com confiança para a estreia.
São Paulo grupo Ganso Ney Franco (Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net)Ganso, com a camisa 8, ouve instruções de Ney Franco (Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net)
Ganso entrou no lugar de Lucas, que chega a São Paulo na noite desta quinta, após ter servido à Seleção no amistoso contra a Colômbia, nos Estados Unidos, na última quarta. Ganso atuou mais pelo lado direito do campo, deixando o setor oposto para Jadson. No entanto, o jogador realizou sua movimentação habitual, indo às laterais e até roubando bolas no campo de defesa.
O destaque do primeiro tempo da atividade, porém, foi o atacante Osvaldo. Foi em uma de suas arrancadas que ele sofreu pênalti. Rogério Ceni bateu e converteu. Pouco depois, Jadson deu uma assistência para o próprio Osvaldo ampliar.
Ney Franco escalou o São Paulo com: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Bruno Cortez; Denilson, Wellington, Paulo Henrique Ganso e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano. A primeira etapa da atividade durou 30 minutos e todo o time foi substituído no complemento do treino. Com a primeira formação - com Ganso em campo -, o placar foi de 2 a 0 para o São Paulo. A segunda parte, com a segunda formação, terminou 3 a 0 para o Tricolor, gols de Ademilson, Paulo Assunção e Casemiro (veja os gols no vídeo ao lado).
- A estreia do Ganso só aumenta o foco para conseguirmos a vaga na Libertadores. Ele está vindo para somar. Tenho certeza de que ele está focado. Fio feliz que ele está voltando e recuperado - disse o volante Wellington.
Ganso, treino do São Paulo (Foto: Luis Pires / VipComm)Ganso, durante jogo-treino com o Guarani, no CT do São Paulo (Foto: Luis Pires / VipComm)

Pelé recebe alta e se emociona ao deixar hospital em São Paulo

Rei do Futebol estava internado na capital paulista e foi submetido a uma cirurgia no quadril, no último sábado

Por Joanna de Assis São Paulo
309 comentários
Pelé chora ao receber alta no Hospital Albert Einstein (Foto: Joanna de Assis / globoesporte.com)Pelé se emociona ao receber alta de hospital
(Foto: Joanna de Assis / Globoesporte.com)
A internação de Pelé no Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, durou menos de uma semana. Na tarde desta quinta-feira, o Rei do Futebol recebeu alta dos médicos e se emocionou no primeiro contato com os jornalistas que estavam no local.
– Eu não imaginava que o povo brasileiro tivesse toda essa preocupação comigo. Graças a Deus estou bem, agradeço a todos que oraram por mim e gostaria de dizer que vou me preparar para a Copa – declarou, sem controlar as lágrimas.
Sempre atento ao futebol nacional, Pelé lamentou bastante o fato de não poder ter participado do amistoso entre o Brasil e a Colômbia, disputado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, na última quarta-feira, e que terminou com o empate de 1 a 1.
O ex-jogador havia sido convidado pela CBF para dar o pontapé inicial da partida, que representou o jogo mil da história da seleção brasileira. Apesar da frustração, Pelé acompanhou o jogo e defendeu o atacante Neymar, que desperdiçou cobrança de pênalti que poderia ter dado a vitória ao time de Mano Menezes.
Aos 72 anos, o ex-jogador teve de passar por uma cirurgia no quadril no último sábado. Para o ortopedista que o operou, o procedimento foi necessário para reparar os efeitos do esforço de uma vida ativa.
– O Pelé tinha um desgaste da articulação que chamamos de artrose, em que você vai consumindo a cartilagem tanto da cabeça do fêmur como do encaixe da bacia. Isso é fruto de toda essa atividade física dele durante anos e anos. Ele sempre esteve ativo, com futebol, tênis e tudo mais. Parte dessa conta vem desses mil e tantos gols e a atividade que ele sempre manteve depois de tudo isso – disse o médico Roberto Dantas Queiroz.
– O Pelé, de um ano pra cá, vinha sentindo desgaste do quadril. Ele sempre foi uma pessoa ativa e começou a sentir um pouquinho de desconforto nas atividades dele de caminhar e jogar tênis – explicou Flávia Kurtz, filha do Rei.
A intervenção cirúrgica em Pelé durou cerca de 1h30m e foi bem sucedida. No procedimento, os médicos implantaram uma prótese total de quadril, que é uma plástica da articulação. Foi retirada a cabeça do fêmur do Rei e encaixada uma peça de cerâmica no local (veja no vídeo ao lado).
A princípio, Pelé caminhará com auxilio por algumas semanas, enquanto a cirurgia não está cicatrizada, e ficará em repouso absoluto nos próximos dois meses. A equipe médica que o operou acredita que o Rei esteja apto a praticar atividades físicas novamente daqui a quatro meses.

Ex-CRB, Juliano alerta Guarani: 'Se for preciso, vão tentar comprar juiz'

Goleiro lembra passagem pela equipe de Alagoas e espera muita pressão

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP
12 comentários
Juliano, goleiro do Guarani (Foto: Rodrigo Villalba / Memory Press)Juliano volta à equipe titular do Bugre: nove jogos
em 2012 (Foto: Rodrigo Villalba / Memory Press)
Prata da casa do Guarani, Juliano só vestiu duas camisas além da alviverde: Votoraty e CRB. A pouca experiência longe do Brinco de Ouro, porém, é suficiente para que o goleiro tenha uma noção das dificuldades que o Bugre terá na partida deste sábado, contra o CRB, em Maceió, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Juliano defendeu a equipe alagoana no início de 2011, durante o Estadual. Ficou poucos meses por lá, mas sabe a pressão a que o Guarani será submetido. O goleiro, que mantém contato com alguns companheiros daquela época, espera tudo do duelo de sábado, principalmente uma pressão extracampo.
- Já passei algumas coisas para o Tadei. Tenho alguns jogadores amigos lá e falei que a pressão vai ser muito grande. O presidente vai armar uma guerra, com promoção de ingressos, vai tentar comprar juiz se for preciso. Vai tentar fazer de tudo. É complicado jogar no Nordeste e, se não ficarmos espertos, sairemos de lá com uma derrota - disse o goleiro, que assumirá a vaga de Emerson, suspenso por três cartões amarelos.
Sabendo da má sequência defensiva do Guarani na Série B (sofreu 17 gols nas últimas oito partidas), Juliano entra no time com a missão de não deixar a sequência continuar.
- O CRB vem com tudo, por isso temos que esperar o momento certo par matar a partida e sem tomar gols. Tomamos gols em praticamente todos os jogos, mas neste jogo não podemos tomar. Vencer por 1 a 0 para a gente já é gol de título, é extremamente importante - afirmou o novo camisa 1.
Esta será a nona partida como titular de Juliano na temporada. Ele substituiu Emerson duas vezes no Campeonato Paulista, outras duas na Copa do Brasil e em quatro oportunidades na Série B do Brasileiro. No clube desde 2010, o goleiro atuou 23 vezes.

Mano valoriza fidelidade da Seleção e vê clima de confiança no vestiário

Às vésperas da Copa das Confederações, técnico acredita que time encontrou uma maneira de jogar e não pode mais mudar de rumo

Por Leandro Canônico Direto de Nova Jersey, Estados Unidos
Um goleiro seguro, laterais que defendem e atacam bem, zagueiros técnicos, volantes criativos, meias cerebrais e atacantes caindo pelas pontas. Na opinião do técnico Mano Menezes, a seleção brasileira que vai disputar a Copa das Confederações em 2013 parece estar bem encaminhada.
Depois do empate por 1 a 1 com a Colômbia (assista aos melhores momentos no vídeo acima), em Nova Jersey, nos Estados Unidos, o treinador da Seleção exaltou a confiança que o time tem mostrado.
- Essa confiança se adquire com aquilo que estamos produzindo dentro de campo. Os jogadores precisam sentir, e isso já está presente no vestiário. Dessa maneira e com um crescimento mais estável, vamos estar muito bem lá na frente - avaliou o técnico.
Mano Menezes não descarta voltar a atuar com um homem de referência no ataque, um centroavante nato. Mas, ao mesmo tempo, o técnico do Brasil está muito satisfeito com a fidelidade do grupo ao estilo que ele propôs nas goleadas por 8 a 0 sobre Iraque e 5 a 0 sobre o Japão e no empate diante da Colômbia, por 1 a 1.
Mano Menezes, Colombia e Brasil (Foto: Mowa Press)Mano elogia postura dos jogadores e destaca evolução da Seleção (Foto: Mowa Press)
- A cada jogo, o que mais importa é que a Seleção não fuja da maneira que queremos que ela resolva os problemas. E isso me agradou quando encontramos dificuldades e saímos atrás no marcador. Nós não mudamos a nossa característica. Já temos uma filosofia firme e vamos crescer nos próximos meses - acrescentou Mano.

Com uma equipe formada apenas por jogadores que atuam no futebol brasileiro, a Seleção encara a Argentina, na próxima quarta-feira, em Buenos Aires, pela decisão do Superclássico das Américas. O time principal volta a campo apenas no dia 6 de fevereiro, diante da Inglaterra, em Wembley, na cidade de Londres.

Dana estipula data para Spider x St-Pierre: 'Provavelmente em maio'

Presidente do Ultimate também volta a falar que acredita em um desafio
do brasileiro após a luta principal do UFC 154, no sábado

Por SporTV.com Rio de Janeiro
22 comentários
Anderson Silva disse na última segunda-feira que precisa cuidar de questões particulares e que só quer voltar a lutar no fim do próximo ano. Mas parece que, para isso, o Spider vai ter de convencer o presidente do Ultimate. Dana White revelou nesta quinta-feira que pretende realizar o duelo entre o brasileiro e Georges St-Pierre ainda no primeiro semestre do ano que vem. Para isso, é claro, o canadense teria de vencer sua luta no sábado, contra Carlos Condit, na defesa de cinturão contra o campeão interino dos meio-médios.
Anderson Silva Dana White coletiva UFC Rio III MMA (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Dana White acredita que Spider fará desafio a St-Pierre (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
Dana ainda disse que acredita que Anderson Silva vai subir no octógono para desafiar St-Pierre no UFC 154, ao contrário do que o próprio Spider falou também na segunda-feira.
- Ele (Anderson Silva) disse que não iria lutar contra Chael Sonnen novamente, mas lutou. Ele sempre diz essas coisas, não sei por que ele faz isso. Eu garanto, Anderson vai estar lá no sábado. Se Georges St-Pierre vencer, os dois vão lutar, e provavelmente vai ser em maio - disse o dirigente ao canal americano "ESPN".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O duelo entre o campeão dos médios e o campeão dos meio-médios é definitivamente algo que deixa Dana White empolgado. Ciente de que o canadense é o maior vendedor de pay per view da história do Ultimate, ele espera que muitos recordes sejam quebrados.
- Essa provavelmente vai ser a maior luta da história do UFC. Definitivamente vai ser o maior público pagante. Nós fizemos 55 mil em Toronto com Georges antes (no UFC 129, em luta contra Jake Shields). Nós tivemos grandes públicos praticamente em todos os lugares que fomos, mas este seria ou um estádio de futebol no Brasil, no Cowboys Stadium (em Dallas, EUA) ou faríamos em Toronto novamente. Estamos curiosos para ver o que podemos fazer - declarou Dana White.
O UFC 154 será disputado no sábado. O card preliminar começa às 21h e terá transmissão do canal Combate. O SPORTV.COM acompanha todos as lutas em Tempo Real.
UFC 154
17 de novembro de 2012, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Carlos Condit
Martin Kampmann x Johny Hendricks
Tom Lawlor x Francis Carmont
Nick Ring x Costa Philippou
Mark Hominick x Pablo Garza
CARD PRELIMINAR
Patrick Côté x Alessio Sakara
Cyrille Diabate x Chad Griggs
Mark Bocek x Rafael dos Anjos
John Makdessi x Sam Stout
Antonio "Pato" Carvalho x Rodrigo Damm
Ivan Menjivar x Azamat Gashimov
Steven Siler x Darren Elkins
John Maguire x Matt Riddle

Lawlor faz exibição de sumô e rouba cena no treino aberto do UFC 154

Ex-participante do The Ultimate Fighter enfrenta Francis Carmont no sábado

Por SporTV.com Montreal
Comente agora
MMA é uma sigla para a expressão Mixed Martial Arts, que significa, em português, artes marciais mistas. O sumô é uma das que entra nessa mistura, mas raramente se vê alguém representá-lo no UFC, apesar de alguns lutadores, como o brasileiro Lyoto Machida, terem conhecimento e histórico de competição na modalidade. Pois nesta quinta-feira, durante o treino aberto do UFC 154, o americano Tom Lawlor resolveu, em vez de fazer o mesmo trabalho de manopla e simulação de luta agarrada de costume, realizar uma pequena exibição da modalidade no octógono montado na casa noturna New City Gas, em Montreal.
Tom Lawlor, Canada  (Foto: Getty Images)Tom Lawlor faz exibição de sumô contra Seth Petruzelli, no treino aberto do UFC 154 (Foto: Getty Images)
Ao lado de seus dois córners, dentre os quais estava o também lutador do UFC Seth Petruzelli, Lawlor apareceu vestido com um "fraldão", tentando simular o mawashi, tradicional tecido grosso enrolado em volta da cintura que caracteriza os atletas do sumô. Os jornalistas, que foram ao treino aberto para cobrir principalmente os pesos-meio-médios Carlos Condit e Georges St-Pierre, desviaram suas atenções imediatamente para a incomum apresentação, no meio de um "corpo a corpo" com outro lutador do evento, Martin Kampmann. Logo, fotos da exibição surgiram em inúmeras contas nas redes sociais, incluindo registros da fotógrafa Esther Lin e do repórter Nicolas Landry.
Tom Lawlor, Canada  (Foto: Getty Images)Tom Lawlor faz exibição de sumô no treino aberto do UFC 154 (Foto: Getty Images)
Tom Lawlor faz exibição de sumô em treino aberto do UFC 154 (Foto: Reprodução/Instagram)Tom Lawlor se diverte após realizar seu treino aberto (Foto: Reprodução/Instagram)
Conhecido pela irreverência desde que participou da oitava temporada do reality show The Ultimate Fighter, Lawlor fechou a hilária passagem pelos treinos abertos vestindo um roupão de banho para as entrevistas com a imprensa. No sábado, o americano enfrenta o francês Francis Carmont no card principal do UFC 154. O canal Combate transmite o evento na íntegra a partir de 21h (de Brasília) e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real.
Tom Lawlor dá entrevista vestido de roupão após treino aberto (Foto: Reprodução/Twitter)Tom Lawlor dá entrevista vestido de roupão após treino aberto (Foto: Reprodução/Twitter)

Hamilton rebate críticas de chefe da McLaren: 'Feliz com minha decisão'

Piloto inglês nega afirmações feitas por Martin Whitmarsh de que estaria arrependido e ressalta que foco está nas duas últimas corridas da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Woking, Inglaterra
10 comentários
hamilton abu dabi fórmula 1 (Foto: Reuters)Hamilton garante que está satisfeito com troca
da McLaren pela Mercedes (Foto: Reuters)
Os problemas que determinaram o abandono de Lewis Hamilton em Abu Dhabi, justamente quando ele liderava a prova com folga, não foram suficientes para por fim às especulações de que o britânico estaria arrependido por ter deixado a McLaren para correr pela Mercedes, a partir de 2013. Depois que Martin Whitmarsh, dirigente da equipe de Woking, afirmou categoricamente que o piloto lamentava a decisão, o próprio Hamilton fez questão de ressaltar que continua satisfeito com os novos rumos da carreira na F-1 e rebateu as declarações feitas pelo atual chefe.
- Fiquei surpreso em ouvir os comentários de Whitmarsh, porque definitivamente não é o caso. A McLaren foi uma grande equipe e estive com eles por muito tempo. Tenho certeza de que todos estão sentidos pela minha saída, mas eu ainda estou aqui, dando 100% de mim a eles, para as duas últimas corridas. É claro que é um momento muito emocional para mim, mas eu estou muito, muito feliz com a minha decisão - frisou o piloto inglês.
Se a McLaren, que ocupa o terceiro lugar entre os construtores, tem apresentado um desempenho irregular na reta final da temporada, a Mercedes também está longe do rendimento ideal. A futura equipe de Hamilton é apenas a quinta colocada entre as escuderias, mas promete investimentos pesados para os próximos anos, com o objetivo de brigar por melhores resultados. Nas últimas quatro corridas, no entanto, a situação aponta exatamente o contrário: Nico Rosberg abandonou em três provas, e Michael Schumacher oscilou entre a 11ª e a 22ª posição.
hamilton abu Dhabi fórmula 1 (Foto: Getty Images)Hamilton abandonou a etapa de Abu Dhabi por problemas em sua McLaren (Foto: Getty Images)
Os problemas enfrentados pela Mercedes, contudo, parecem não preocupar Hamilton. O campeão mundial de 2008 garante que, por enquanto, não pensa em fazer planos para a próxima temporada. O foco está nas duas últimas corridas de 2012, nos Estados Unidos (no domingo que vem) e no Brasil (no domingo seguinte). O inglês ocupa somente a quinta posição no ranking de pilotos, com 165 pontos, e, apesar de não ter mais chances de brigar pelo título, afirma que pretende buscar o melhor resultado possível em suas derradeiras provas ao volante da McLaren.
- Eu estou muito feliz de estar aqui, lutando nestas duas últimas corridas pela minha equipe. Só quero fazer o melhor trabalho possível. Nós ainda podemos brigar por boas posições, mesmo que não estejamos mais lutando pelo campeonato - argumentou.
A briga pelo título está concentrada entre Sebastian Vettel, da RBR, e Fernando Alonso, da Ferrari. Os treinos livres para o GP dos Estados Unidos, que marca a estreia de Austin no calendário de circuitos da F-1, começam nesta sexta-feira. O treino classificatório de sábado será transmitido ao vivo pela TV Globo e pelo SporTV, a partir das 16h (de Brasília). No domingo, a corrida será exibida ao vivo pelo SporTV, às 17h, e na íntegra pela Globo, logo após o Fantástico.
fórmula 1 horários gp eua 02 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Dinamite pede mais união dos times cariocas contra penhora de receitas

Presidente do Vasco diz que quatro grandes passam por problema financeiro e cita premiação do Fluminense, campeão brasileiro, como exemplo da tese

Por André Casado e Raphael Marinho Rio de Janeiro
57 comentários
Roberto Dinamite na coletiva do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Dinamite já falou com dirigentes de Fla, Flu e Bota
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
A grave crise financeira que enfrenta no Vasco fez Roberto Dinamite fazer um desabafo e um apelo. Em meio à cerimônia de apresentação de Ricardo Gomes como diretor técnico para 2013, o presidente clamou por união entre os quatro grandes times do Rio de Janeiro para tentar acabar com a penhora das receitas - que tem sido o calcanhar de aquiles do Cruz-Maltino, com 100% de bloqueios nos tribunais atualmente por causa das dívidas. Ele utilizou o Fluminense como exemplo, já que o Tricolor estaria com dificuldades para pagar a premiação pelo título brasileiro, por ter suas receitas retidas pela Justiça.
- A situação do Vasco é muito parecida com a da maioria dos clubes do Brasil e dos clubes do Rio, principalmente. Os quatro estão vivendo isso e hoje foi noticiado que o Fluminense, campeão brasileiro, com um grande patrocinador, está tendo problema para pagar a premiação, porque estão querendo reter a receita do clube. É bom colocar isso com relação ao futebol brasileiro, no que diz respeito à parte financeira, administrativa do clube. Todos têm o problema. Quando falo, até o torcedor do Vasco critica, mas temos de estar unidos em prol do futebol do Rio de Janeiro. Temos de tomar uma posição com relação a isso. O Vasco tem uma situação crítica, porque tem penhora de cem por cento. Tem receitas, mas por entender que tem de cumprir com essas outras obrigações, o clube fica preso a uma situação em que todos acabam sentindo as dificuldades - afirmou Dinamite.
Quando falo, até o torcedor do Vasco critica, mas temos de estar unidos em prol do futebol do Rio de Janeiro. Temos de tomar uma posição com relação a isso."
Roberto Dinamite
Para conseguir contornar a situação, o presidente do Vasco disse que entrou em contato com dirigentes de Botafogo, Flamengo e Fluminense recentemente para buscar alternativas para impedir que os clubes tenham suas receitas penhoradas integralmente.
- Estive ligando para Flamengo, Fluminense e Botafogo para discutirmos essa coisa do que estamos passando neste momento. Aí entra em outra esfera, porque os clubes têm como reverter isso, mas, para que isso aconteça, ao mesmo tempo do clube ser viável. Se sua empresa tiver retidos cem por cento do que arrecada, você também vai ficar sem receber seu salário. É importante colocar para vocês (jornalistas). O clube quer pagar, quer negociar, eu estou presidente e quero pagar as coisas do Vasco. Não é só de hoje, é verdade, mas é tudo do Vasco. Hoje, o Fluminense quer pagar premiação, mas pode ter dinheiro retido. Uma discussão que é importante, porque mexe com a vida e o dia a dia do clube. Vamos tomar uma posição com relação a isso, porque queremos cumprir, se nos derem essa condição - concluiu o presidente.
Recentemente, os principais dirigentes cariocas se reuniram para formar o movimento Cariocas, que desejava propor esta união comercial em diversos aspectos. De junho, quando houve o evento, até hoje, nenhuma ação foi anunciada.

Na pré-temporada 2013, Vasco troca clima 'mambembe' por privacidade

Após programação de amistosos até 600km de distância de São Luís (MA), diretoria decide na noite dessa quarta-feira se preparar em Pinheiral (RJ)

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
11 comentários
CT Pinheiral pré-temporada Vasco (Foto: Divulgação)Visão geral do CT que abrigará a pré-temporada do
Vasco em janeiro de 2013 (Foto: Divulgação)
O Vasco poderia fazer de sua pré-temporada uma grande atração para seus torcedores no Nordeste. Mas ao fim de um ano que termina de forma melancólica, a prioridade será o aspecto técnico para dar a volta por cima. Assim, o departamento de futebol do clube decidiu escolher Pinheiral (RJ), na noite dessa quarta-feira, como a cidade que abrigará seu período de treinamentos visando à temporada de 2013. Dessa forma, preteriu uma programação que incluía uma complexa logística atrelada à etapa de preparação em São Luís.
Ao receber a proposta do governo da capital do Maranhão, o Vasco mostrou-se interessado porque, além de não arcar com os custos, poderia atrelar um importante plano de marketing à sua pré-temporada. Mas quando o contrato chegou a São Januário, foi possível perceber que a preparação poderia ser problemática. Em apenas 12 dias estavam previstos amistosos nas cidades de Imperatriz (MA) e Teresina (PI), que ficam a 600 quilômetros e 500 quilômetros da capital, respectivamente. Além disso, a distância do hotel para o local dos treinos diários seria por volta de 20 quilômetros, num período em que praticamente todos os dias há atividades em dois períodos, inviabilizando o acordo, sem flexibilidade para mudar.
CT Pinheiral pré-temporada Vasco (Foto: Divulgação)Salão de jogos será local para descontração durante a pré-temporada em Pinheiral (Foto: Divulgação)
Dessa forma, o Vasco optou pelo CT João Havelange, em Pinheiral (RJ), que fica a 90 quilômetros do Rio de Janeiro e a nove quilômetros de Volta Redonda (RJ). Após quase quatro anos de obras, o local será inaugurado pelo clube cruz-maltino, que vai treinar e se hospedar numa instalação credenciada pela Fifa para receber as seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014. A equipe chegará no dia 4 ou 5 de janeiro e ficaria até o dia 17.
CT Pinheiral pré-temporada Vasco (Foto: Divulgação)Alojamentos do CT onde o Vasco vai se preparar:
estilo pousada de veraneio (Foto: Divulgação)
O CT no qual o Vasco vai realizar sua pré-temporada tem 98 mil metros quadrados e conta com dois campos de dimensões oficiais com irrigação eletrônica e sistema de drenagem de última geração. Há vestiário, academia, sala de fisioterapia e área de imprensa. Além disso, foi construído um campo de dimensões reduzidas e caixas de areia. Em relação às acomodações, a delegação cruz-maltina será dividida em 30 quartos e vai usufruir de refeitório e auditório para palestras.
Para os momentos de lazer, os jogadores terão três lagos de pescaria, salão de jogos, piscinas e churrasqueira.
No entanto, o Vasco ainda não descartou a possibilidade de realizar amistosos fora do Rio de Janeiro antes do início da temporada, possivelmente aproveitando os contatos no Nordeste. O Vasco estreia no Campeonato Carioca contra o Boavista no dia 19 ou 20 de janeiro. Além de Pinheiral, o interior do Rio Grande do Sul, Fox do Iguaçu (PR) e até Uberlândia (MG) fizeram propostas consideradas. No caso do Paraná, haveria até um amistoso internacional.
CT Pinheiral pré-temporada Vasco (Foto: Divulgação)Churrasqueira para confraternização da delegação vascaína durante a pré-temporada (Foto: Divulgação)

Um dia após apresentação, Ricardo Gomes marca presença em treino

Além de Eder Luis e Carlos Alberto, já vetados, Tenorio deve aumentar a lista de desfalques do Vasco contra o Coritiba, sábado, no Couto Pereira

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
19 comentários
carlos alberto vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)C. Alberto: único lesionado a ir ao campo, mas está
fora (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Ricardo Gomes não quis esperar nem 24 horas para voltar a viver de forma intensa o dia a dia do Vasco. No dia seguinte ao seu anúncio oficial como diretor-técnico, ele marcou presença no treino realizado na manhã desta quinta-feira, no CFZ. Em pleno feriado, o novo homem forte do futebol cruz-maltino se reuniu com o diretor Daniel Freitas enquanto a equipe trabalhava no campo, aonde não apareceu.
Enquanto Ricardo Gomes iniciava sua nova rotina da trabalho e tomava conhecimento da parte administrativa do futebol, Gaúcho comandava a movimentação – será dessa maneira que as atividades serão divididas a partir de 2013. O técnico dividiu o elenco em três grupos e trabalhou as partes tática e técnica.
Gaúcho não deu pistas de qual será a equipe titular na partida contra o Coritiba. No entanto, as ausência de Tenorio no treinamento desta quinta deve determinar que ele aumenta a lista de desfalques para a partida deste sábado, no Couto Pereira, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Eder Luis e Carlos Alberto, que até correu em torno do gramado, já estão vetados.
O meia-atacante se recupera de dores na região pubiana, e o atacante reclama de incômodo no joelho direito. Já o Demolidor está em tratamento após uma forte pancada no quadril direito, sofrida contra o Atlético-MG. Juninho, Felipe e Douglas cumprem suspensão automática, o que deve dificultar a montagem do time de Gaúcho. Marlone e Dakson devem ter chances.

Agente de Juninho afirma que crise do Vasco pode pesar na renovação

Jose Fuentes não mostra otimismo e lembra que meia retribuiu em campo o carinho da torcida desde sua volta. Permanência é chamariz para o clube

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
14 comentários
Ricardo Gomes Vasco vestiário Juninho Pernambucano (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Ricardo Gomes e Juninho se cumprimentam no
vestiário (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
O dia 3 de dezembro é a referência para que Juninho entre na contagem regressiva para decidir seu futuro no Vasco. O agente do meia, José Fuentes, vem repetindo que nenhum caminho será tomado até o fim do Campeonato Brasileiro. Mas, apesar da vontade das partes e das reuniões prévias para tratar do assunto, o otimismo tem passado longe das negociações.
Segundo o empresário, o Reizinho já retribuiu em campo o carinho recebido pela torcida e pelo clube desde sua volta, em junho de 2011. São 19 gols em 76 partidas, destaque nas competições que disputou e raras lesões, mesmo às vésperas de chegar aos 38 anos, que serão completados em janeiro. Então, os problemas financeiros enfrentados pela diretoria podem se sobrepor à vontade do jogador.
- O amor, o carinho são coisas que contam, mas ele já retribuiu para o torcedor, para o Vasco, com aquilo que poderia dar. Infelizmente, muitas coisas aconteceram e estão acontecendo. Isso pode fazer a diferença na decisão. O momento que o clube está passando preocupa e supostamente as dificuldades que ele enfrenta hoje, continuará enfrentando. Não vejo esse momento do Vasco com bons olhos - lamentou Fuentes, à Rádio Globo.
Ainda que anseie por estar mais ao lado da família para descansar e viajar nos primeiros anos de aposentadoria, Juninho já está decidido que não para agora, devido ao alto nível que vem atingindo. Mas quer garantias de que a diretoria vai superar parte da crise. Hoje, há um bloqueio judicial de 100% das receitas que entram, o que prejudica o pagamento de salários e direitos de imagem. Se a situação não for normalizada, as chances de saída crescem.
Chamariz e Ricardo Gomes em cena

Por isso, o Reizinho vai se reunir com o presidente Roberto Dinamite nos próximos dias para ter um panorama oficial do que está por vir. Até agora, já conversou com o diretor Daniel Freitas duas vezes. A chegada de Ricardo Gomes, novo diretor técnico, no circuito, é positiva, e todos veem a permanência do camisa 8 como alento para evitar a debandada e para atrair reforços. Ambos conversaram animadamente e trocaram palavras em francês no reencontro no vestiário, de acordo com registros da Vasco TV, na manhã da última quarta.
Temos que acertar para ele (Juninho) continuar, sem dúvida. Sobre a crise econômica, isso é com o Roberto (Dinamite). Daniel (Freitas), primeira atitude: renove com o Juninho (risos)"
Ricardo Gomes
- O coração está preparado? - perguntou Juninho a Ricardo, depois do abraço.
Durante o ano e meio em que defende o Vasco nesta passagem, Juninho já recebeu ofertas para voltar ao futebol do Qatar, além de sondagens de clubes brasileiros, como o São Paulo. Encerrar a carreira fora do país não está descartado.

- A possibilidade sempre existe. a idade avançada para um profissional com a postura do Juninho, com a índole do Juninho, não é uma barreira. É por isso que o Juninho realmente que continuar por acreditar que ainda pode jogar. É por isso que ele vai jogar mais um ano.
Enquanto isso, o meia está suspenso para o jogo contra o Coritiba, neste sábado, no Couto Pereira. Nas últimas rodadas, diante de Fluminense e Flamengo, ambos os clássicos no Engenhão, ele deve estar de volta à equipe titular. O Vasco é o sétimo, com 51 pontos, e só um milagre o levará a quarta posição, que pode garantir vaga na Libertadores de 2013.
 

Após lesão, Sarafian vibra com estreia no UFC: 'Alegria atrás de alegria'

Finalista do TUF reconhece as habilidades de seu oponente, o americano C.B Dollaway. Ele luta no coevento principal do dia 19 de janeiro, no Brasil

Por Amanda Kestelman São Paulo
5 comentários
daniel sarafian  mma ufc (Foto: Amanda Kestelman / GLOBOESPORTE.COM)Sarafian durante seu treinamento em São Paulo
(Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
O paulista Daniel Sarafian foi um dos destaques da primeira edição do reality show brasileiro The Ultimate Fighter Brasil. Entretanto, pouco antes da decisão da categoria peso-médio do programa, diante de Cezar Mutante, uma lesão o tirou da final, no UFC 147. Após passar por uma cirurgia no bíceps e estar 100% recuperado, o lutador agora é só sorrisos. Primeiro atleta brasileiro a ganhar um patrocínio do Ultimate, ele ganhou a oportunidade de estar no coevento principal do próximo UFC do Brasil, dia 19 de janeiro.
- Confesso que não esperava. Foi alegria atrás de alegria com essas oportunidades. Avalio isso como um mérito pelo trabalho que plantei dentro do programa e quero melhorar e conseguir fazer ainda melhor agora. Acho que o UFC se deu conta disso e acha que eu mereço. Eu estava esperando uma luta no card preliminar, o que já me deixaria muito feliz. As coisas foram vindo e me motivando ainda mais. Estou superfeliz para fazer o meu melhor -  disse, ao SPORTV.COM
Apesar de toda a alegria, Daniel está focado em uma boa performance em sua estreia. Logo de cara, o brasileiro enfrenta o experiente C.B. Dollaway, finalista da sétima edição do TUF americano. Tranquilo, o peso-médio mostrou já ter estudado o oponente e não tem preferência em nocaute ou finalização, desde que saia com a vitória.
- Já dei uma olhada nele e conheço o seu trabalho. É um cara experiente, com 10 lutas no UFC. Muito duro e respeitando. Saber chutar e socar muito bem, é um lutador completo em pé e no chão. O forte dele é o wrestling, estou avisado e fazendo um trabalho bem feito para me defender e também colocar para baixo se for preciso.  Sempre vou lutar tentando o nocaute e a finalização, é uma característica minha. Mas tenho que estar preparado para três rounds. Vou buscar a vitória, fazer meu melhor. Ganhar é ganhar, não importa como - explicou.
daniel sarafian demian maia mma ufc (Foto: Amanda Kestelman / GLOBOESPORTE.COM)Daniel com Demian Maia, seu companheiro de treinos (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
Dollaway vinha de duas derrotas até vencer Jason Miller no UFC 146, em maio. Só que a performance dele, apesar do resultado positivo, deixou a desejar e gerou críticas dos fãs.
Para lutador, duelo contra Mutante acontecerá cedo ou tarde
Os fãs de MMA do Brasil ficaram na vontade. Por conta da saída de Daniel Sarafian, Cezar Mutante, o outro finalista, teve de encarar Serginho Moraes, a quem acabou derrotando. Apesar de, por enquanto, não pensar em Mutante, que está machucado, o lutador paulista reconhece que cedo ou tarde o embate vai acontecer.
- Não fiquei preso nisso. Quero fazer minha estreia e não queria esperar ele se recuperar. Cedo ou tarde vamos lutar, estamos próximos um do outro no que se trata de UFC. Acho que no futuro vamos lutar. Não coloquei isso como preferência porque queria estrear logo. Mas vejo esse encontro acontecendo lá na frente. Da minha parte, a preferência não existe. Mas o grande público quer assistir essa luta porque ela ficou no escuro. Seria legal esse tira-teima - disse.
A luta de Daniel Sarafian contra C.B Dollaway será no dia 19 de janeiro, no Brasil, ainda sem cidade sede definida. A luta principal da noite será entre o peso-médio Vitor Belfort e o inglês Michael Bisping;
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Após calote e confusão em evento de MMA, lutadores vão à delegacia

Promotor do evento em Taubaté (SP) teria deixado o local com o dinheiro dos lutadores, que interromperam as lutas antes do fim

Por GLOBOESPORTE.COM Taubaté
1 comentário
Evento de MMA em Taubaté (Foto: Jonas Barbetta/ Stadium Foto)Lutadores na delegacia reclamam da falta de
dinheiro (Foto: Jonas Barbetta/ Stadium Foto)
O Warriors Fighting Championship, evento de MMA realizado em Taubaté (SP) na noite desta quarta-feira, 14, terminou na delegacia. Alegando falta de pagamento por parte da organização, cerca de 30 lutadores subiram no octógono após a oitava luta do dia para encerrar o evento, frustrando o público presente. Do octógono, os lutadores foram à delegacia registrar um boletim de ocorrência contra a organização do campeonato.
Parte do público que esperava pela luta principal, entre Jorge "Macaco" Patino e Johil de Oliveira, vaiou o anúncio do cancelamento da competição e aos poucos foi deixando o ginásio da Associação Taubaté, tentando reaver o dinheiro pago pelo ingresso, que custou de R$ 40 a R$ 250. Alguns também seguiram à delegacia.
Dezoito pessoas entre competidores e equipe de staff vindos do Rio de Janeiro estavam hospedados em um hotel em Taubaté desde terça-feira, 13, e reclamaram do ‘calote’ que tomaram.
- Me desidratei quase dez quilos em dois dias para ficar no peso da minha categoria. Foi prometido um cachê de R$ 500 por luta, mais R$ 500 em caso de vitória. Agora a gente não tem dinheiro nem para voltar para Rio - lamentou o lutador Sagat, um dos que seguiu para a delegacia.
Evento de MMA em Taubaté (Foto: Jonas Barbetta/ Stadium Foto)Lutadores protestam na delegacia (Foto: Jonas Barbetta/ Stadium Foto)
- Fiquei frustrada. Tudo isso foi ruim, tanto para nós que pagamos, quanto para os participantes - criticou a professora de educação física Paula Fonseca.
O organizador do evento, Alan Borges, alegou falta de público pelo problema de pagamento.
- O (Jorge Patino) Macaco garantiu que conseguiria trazer pelo menos quatro mil alunos de MMA ao evento, que pagariam a entrada, mas isso não aconteceu - destacou Borges, que ainda disse ter sido agredido por Macaco no vestiário.
Procurado para comentar sobre o ocorrido e pela suposta agressão ao organizador do evento nos bastidores, Jorge "Macaco" Patino não quis se pronunciar.
* Colaborou Jonas Barbetta

Ex-jogador de futebol, rival de Rodrigo Damm renasceu nas lutas

Antonio 'Pato' Carvalho enfrenta o brasileiro no card preliminar do UFC 154

Por Ana Hissa Rio de Janeiro
Comente agora
A poucos dias de sua terceira luta pelo UFC, o canadense de origem portuguesa Antonio ''Pato'' Carvalho não mostra tensão alguma para o encontro com o brasileiro Rodrigo Damm. Apesar de ter nascido no sul do Canadá, o peso-pena é filho de portugueses e chegou a viver em Portugal por sete anos. Em um bate-papo com o SPORTV.COM, Pato se mostrou tranquilo e revelou que por pouco não seguiu a carreira de jogador de futebol, afirmando que a transição para as artes marciais foi um como um ''renascimento''.
antonio carvalho e felipe sertanejo ufc rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Pato (à esquerda) na luta com Felipe Sertanejo no UFC Rio II (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Tinha uns nove ou 10 anos quando fui para Portugal com os meus pais. Vivi lá durante sete anos. Jogava futebol e era ‘’guarda-redes’’ (goleiro) em um time chamado Sport Viseu e no Benfica. Até que eu era bom. Aos 13 fui convidado para fazer testes em um dos maiores clubes de Portugal, o Sporting Clube. Acho que fui bem, mas acabei não ficando. Queria estar perto dos meus pais. O futebol ficou na minha vida até os 20 anos, quando já estava de novo no Canadá. Queria ser policial, mas conheci um amigo que treinava artes marciais, judô e jiu-jítsu. E ele me convenceu a experimentar. Quando fiz minha estreia foi uma sensação reveladora. Senti que era isso que queria fazer da minha vida - disse o lutador, com seu português fluente.
O duelo contra Rodrigo Damm será o segundo encontro do canadense com um atleta brasileiro pelo Ultimate. Em janeiro, Pato foi derrotado por Felipe Sertanejo na segunda edição do UFC Rio. Entretanto, ele garante que não tem apenas lembranças ruins do evento carioca.
- Foi uma boa experiência, apesar da derrota. Foi a primeira vez que estive no Brasil e fiz muitos amigos. Gostaria de voltar de novo. Lutar no Brasil foi um dos meus sonhos. Só o fato de conseguir isso me deixa orgulhoso. A parte que mais gostei foram os fãs. Torcem muito por seus lutadores, mas, ao mesmo tempo, têm muito respeito pelos estrangeiros. Quando entrei no octógono foi uma experiência que nunca esqueço - relembra o atleta, que treina em Oshawa, no Canadá. Por coincidência, ele é aluno do mestre Sylvio Behring, que trabalha com Rodrigo Damm na academia XGym, no Rio.
UFC Pesagem - Antonio Carvalho (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com) Antonio Carvalho durante a pesagem do Rio
(Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)
Antnio Pato explicou o motivo de seu apelido. Segundo ele, a brincadeira começou por conta de uma discussão com seu treinador de judô, que não gostava que ele também praticasse jiu-jítsu.
- Ele me disse que eu estava querendo nadar com os patos e não voar com águias, que eram, para ele, os judocas. Respondi que, se ele era uma águia, preferia ser um pato – conta. - completou.
Elogios ao oponente
Sobre o duelo contra o ex-TUF Brasil Rodrigo Damm o canadense não sabe exatamente o que esperar. Ao mostrar respeito pelo brasileiro, Pato não quis projetar o que pode acontecer no octógono de Montreal.
- Ele é bom de chão e também em pé. Eu acho que Rodrigo é um lutador completo e tenho muito respeito por ele. Sinceramente, não sei o que esperar. E isso que é muito interessante nesta luta. Eu não sei onde estarei melhor que ele; no chão ou em pé. Só na noite da luta e que vou descobrir isso - completou.
Damm e Pato se enfrentam no card preliminar do UFC 154, neste sábado, em Montreal, no Canadá. A luta principal do evento será o encontro entre o campeão dos meio-médios Georges St-Pierre e o interino Carlos Condit.

Condit vibra com Spider na plateia e admite que gostaria de enfrentá-lo

Campeão interino dos pesos-meio-médios volta a dizer que vai estragar planos de superluta entre brasileiro e o canadense Georges St-Pierre

Por SporTV.com Montreal
13 comentários
Carlos Condit comemora vitória sobre Nick Diaz no UFC 143 (Foto: Divulgação/UFC)Carlos Condit está confiante que vai estragar os
planos do UFC novamente (Foto: Divulgação/UFC)
No UFC 143, Carlos Condit chocou o mundo e estragou os planos de um confronto entre Georges St-Pierre e Nick Diaz ao derrotar o segundo por decisão unânime e conquistar o cinturão interino dos pesos-meio-médios, o que lhe garantiu uma luta contra o primeiro. Agora, às vésperas de seu duelo contra GSP pela unificação dos títulos da categoria, ele se encontra novamente como um coadjuvante de luxo, já que fãs e imprensa só falam na presença de Anderson Silva, atual campeão dos pesos-médios, no ginásio do UFC 154 para acompanhar o evento e, possivelmente, anunciar sua superluta contra St-Pierre ao final do combate.
Condit, porém, nem liga. O americano insiste que gosta do papel de "zebra" e de "estraga-prazeres". Ter Anderson Silva presente e roubando os holofotes, para ele, não é incômodo.
- Não, é incrível! Eu amo o Anderson Silva. Anderson vai me assistir lutar? É incrível. Mas eu vou estragar a festa, mexer com os planos. Se eles quiserem fazer a superluta depois que eu vencer Georges, é com eles - afirmou, confiante, em entrevista ao site "MMA Fighting".
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e do UFC
O confronto entre Anderson e St-Pierre já é especulada há alguns anos, devido ao domínio de ambos em suas categorias - o brasileiro é campeão dos pesos-médios desde 2006, e o canadense, desde 2007. Um duelo entre Spider e Condit, por outro lado, na visão do presidente do UFC e do próprio brasileiro, não faria sentido, mesmo que o americano vencesse GSP.  Condit admitiu que gostaria de ter sua chance contra o lutador do Corinthians, mas, por outro lado, considera que, caso vença, terá de defender o cinturão.
- Eu gostaria de enfrentar Anderson, ele é um dos melhores do mundo, mas há também uma longa fila de desafiantes meio-médios que vão querer me enfrentar - argumentou Condit.
O UFC 154 terá transmissão ao vivo do canal Combate no sábado, a partir de 21h (horário de Brasília). O SPORTV.COM acompanha em Tempo Real. Na sexta-feira, o site exibe em vídeo ao vivo a pesagem oficial do torneio.
Assista a vídeos de lutas