sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Com pé na forma, Juninho passa a ser a principal arma do Vasco

Reizinho marcou quatro gols neste Brasileiro e todos foram de bola parada: três em cobranças de falta e um de pênalti. Desempenho só melhora

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
O físico inglês Ken Bray realizou um estudo e concluiu que Juninho Pernambucano é o melhor batedor de faltas do mundo. O Reizinho dispensou o status mas, queira reconhecer ou não, a bola parada é e sempre foi sua principal virtude. Tanto é que os quatro gols marcados pelo Reizinho neste Campeonato Brasileiro saíram desta maneira sendo três cobrando faltas e um de pênalti (veja todos os gols no vídeo ao lado).
O primeiro foi logo em sua reestreia. Em pleno Pacaembu, o camisa 8 chutou de longe e contou com a colaboração do goleiro do Corinthians. Ele só voltou a marcar dez jogos depois, no empate com o Fluminense, de pênalti. Após o clássico, foram mais três jogos sem gols. Mas nos dois últimos, dois golaços: um contra o América-MG e o último contra o Coritiba.
Para o técnico Cristóvão Borges, contar em seu elenco com um jogador com estas características é um privilégio.
- É claro que faz a diferença ter um cobrador como ele. Os jogos são parelhos, difíceis, as batidas são um diferencial. Existem outros clubes no futebol brasileiro que também se beneficiam com isso. Quem tem um jogador como o Juninho Pernambucano sempre terá uma vantagem - afirmou o treinador, lembrando que ele também é importante nas assistências como no gol de Romulo, o segundo do Vasco contra o Coritiba.
juninho pernambucano vasco x coritiba  (Foto: Nina Lima/FOTOCOM.NET )Juninho Pernambucano cobra falta para marcar contra o Coritiba (Foto: Nina Lima/FOTOCOM.NET )
Segundo Juninho, a concentração na hora da batida é que faz toda a diferença. Ele relembrou a primeira chance que teve, que acabou explodindo na barreira.
- Em bola parada tem que estar muito concentrado. Já tinha tido uma chance boa, mas a bola bateu na barreira. Então me concentrei um pouco mais e a bola entrou - afirmou.
Técnico se preocupa com sequência de jogos
Cristóvão aproveitou também a oportunidade para elogiar o desempenho técnico de Juninho não só nas cobranças. Segundo o comandante, o volante tem sido um dos principais jogadores do Vasco. Porém, ele reafirmou a preocupação em evitar um grande desgaste em função da sequência de jogos do time.
- A gente se preocupa e toma uma série de cuidados especiais para evitar um desgaste. No último jogo, quando o substituí, foi porque ele veio de uma sequência grande. Além disso, a temperatura em campo estava altíssima. Temos de tomar estas decisões para que ele mantenha sempre o alto nível das atuações. Desta maneira, ele vai sempre jogar e sempre nos ajudar - explicou.

Pai de Neymar pressiona Santos por definição sobre o futuro do craque

Neymar da Silva dá ultimato e exige resposta até segunda. Ele quer que clube se manifeste sobre se vai ou não vender o garoto. Peixe deseja renovar

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
pai do Neymar durante entrevista (Foto: Mowa Press)Neymar Silva diz que filho só deixa a Vila se o Peixe
quiser (Foto: Mowa Press)
As especulações sobre o futuro do atacante Neymar podem começar a atrapalhar o desempenho do craque. É o que afirma o pai da estrela santista, Neymar da Silva Santos. Em tom de ultimato, ele cobra da diretoria um posicionamento oficial sobre quais são os objetivos do Peixe com relação ao seu filho. Neymar da Silva garante que o garoto não tem intenção de forçar sua saída do clube. Por isso, explica que só poderá conversar com os times interessados no futebol do prodígio alvinegro se houver alguma sinalização da diretoria santista de que pretende vender o jogador.

O pai do astro sabe que o Santos não pretende se desfazer do atleta, mas espera uma manifestação mais contundente dos dirigentes até para que se interrompa as especulações. Real Madrid e Barcelona disputam o jogador. Neymar da Silva aguarda uma resposta santista até segunda-feira.

- O Neymar precisa decidir o seu futuro, mas, primeiro, o Santos deve liberá-lo de forma tranquila. Pedimos essa definição de qualquer jeito, pois não podemos colocar em risco a tranquilidade de Neymar. Queremos que o Santos se posicione até segunda-feira para que não se crie mais especulações. Não podemos colocar em risco a tranquilidade do Neymar - afirmou, em entrevista ao programa Punta Pelota, do canal de televisão espanhol Intereconomia.
Neymar da Silva Santos confirmou que o Peixe tem a intenção de renovar o contrato de Neymar para segurá-lo por mais tempo.
- O Santos quer renovar, fazer com que ele fique no clube. Estamos aguardando.
Neymar da Silva não quis responder se o filho, hoje, está mais perto do Barça ou do Real.

- Ele está mais perto do Santos. Com certeza. (Barça e Real) são das grandes equipes, sonho para qualquer jogador. Mas, neste momento, para que possamos tomar uma decisão, é preciso que o Santos se decida. Tem de ser uma liberação tranquila pela história que ele construiu no clube. Neymar só sairá se for pela porta da frente.

A diretoria santista encarou com estranheza as declarações do pai do jogador, já que a posição do clube é clara: Neymar não está à venda. O presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro confirma que o clube está armando um plano para renovar o contrato do jogador.

- Queremos que ele fique aqui pelo máximo de tempo possível e estamos viabilizando parcerias para isso - disse.
 

Emerson não confirma permanência, mas diretoria avisa que ele fica

Para a imprensa, Sheik não diz se seguirá no Corinthians ou se jogará no
Al-Sadd. Diretoria, porém, revela que jogador já avisou que continuará

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Corinthians x Flamengo Emerson Renato (Foto: Ag. Estado)Emerson discute com Renato Abreu após a vitória
sobre o Flamengo por 2 a 1 (Ag. Estado)
O atacante Emerson foi evasivo ao falar sobre seu futuro, mas a diretoria do Corinthians voltou a cravar: o Sheik não sairá do clube até o encerramento do Campeonato Brasileiro. Com uma tentadora proposta do Al-Sadd, do Qatar, o atacante se mostrou balançado após a vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Flamengo, quinta-feira, no Pacaembu, mas afirmou que a decisão está nas mãos dos dirigentes corintianos.
- Não sou eu quem decide. É a direção. Estou feliz da vida e quero jogar futebol - disse Emerson.
Questionado em seguida sobre em qual clube gostaria de atuar, Sheik preferiu não se manifestar. O prazo para a inscrição de atletas estrangeiros no Qatar acabar nesta sexta-feira.
- Eu quero jogar - desconversou.
O presidente Andrés Sanches, porém, tratou de encerrar o assunto. Segundo o principal dirigente corintiano, o próprio Emerson já se posicionou com a intenção de permanecer no Corinthians. O contrato dele com o clube se encerra no final da temporada 2013. Ele é dono de um dos maiores salários.
- O Emerson falou que quer ficar. Eu não seria louco de segurar aqui um jogador de 33 anos que recebeu uma proposta tão boa - afirmou.
Muito famoso no mundo árabe, Emerson voltaria ao clube que defendeu entre 2005 e 2007 com um salário fora da realidade do futebol brasileiro. O jogador ganharia R$ 1,8 milhão por mês até julho de 2012, valor semelhante ao que Ronaldo embolsava no Timão. No Corinthians, seus vencimentos são seis vezes menores.

Felipão incorpora o 'engenheiro' em visita às obras da Arena Palestra

Técnico acompanha trabalhos na nova casa do Palmeiras, dá pitacos e promete levar elenco para conhecer a história do antigo Palestra Itália

Por Cassio Barco e Diego Ribeiro São Paulo
A Arena Palestra tem entrega prevista para abril de 2013, quatro meses depois do término do atual contrato do técnico Luiz Felipe Scolari com o Palmeiras. Mesmo sem saber se estará no clube na inauguração do novíssimo estádio, Felipão quis conhecer as obras e visitou o local na última segunda-feira, um dia depois do empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, no Pacaembu. O estádio alviverde já estava fechado quando o técnico voltou ao Brasil, em julho de 2010. Ele lembra com saudades dos bons momentos que viveu no local, principalmente  do título de Taça Libertadores de 1999, e até da famigerada Turma do Amendoim, que ficava nas cadeiras atrás de seu banco de reservas. Felipão foi nomeado como espécie de embaixador da Nova Arena.
Ao lado de Rogério Dezembro, diretor de novos negócios da WTorre e ex-dirigente do marketing palmeirense, Luiz Felipe Scolari vestiu um par de botas e capacete, e fez uma visita de aproximadamente duas horas à Arena. Interessado nos pormenores da obra, o técnico fez perguntas técnicas, observou o processo de fundação de estacas (já são 130 de 800 previstas), e até se ofereceu para trabalhar no local, em tom de brincadeira. Hoje, a WTorre conta com cerca de 300 funcionários na obra, número que deve aumentar para mil no início da construção do estádio propriamente dito.
- Se eles aceitarem, eu venho fazer um bico no meu momento de folga, trabalhar um pouquinho mais. Do jeito que estou vendo, vão precisar de mais empregados no futuro. Então quem sabe eu não tenha uma vaga por aqui? - brincou.
Mesmo sem ter obrigações, Felipão promete cumprir bem a função de “embaixador”. No elenco, o primeiro convocado a prestigiar as obras será o goleiro Marcos, ídolo máximo da torcida e que deve encerrar a carreira no fim do ano. O técnico quer reunir pelo menos parte do grupo para contar um pouco da história que o Palmeiras tem dentro do estádio.
Gostaria de trazer a equipe aqui para que eles se imaginem dentro desse projeto e façam o Palmeiras ainda maior"
Felipão
- Olha, não sei se vou ficar no comando até a inauguração, não é? Mas o trabalho está sendo bem desenvolvido. Que tragam mais pessoas envolvidas com o Palmeiras para observar o que está sendo feito, como será o clube do nosso futuro. Foi boa essa visita, para observar como as coisas estão sendo feitas. Gostaria de trazer a equipe aqui para que eles se imaginem dentro desse projeto e façam o Palmeiras ainda maior - disse o comandante.
Felipão reconhece a importância da obra, mas lamenta o fato de ter de jogar em outros campos desde que voltou. O Palmeiras tem se revezado entre Pacaembu e Canindé, estádios que agradam à torcida, mas não se comparam à mística do antigo Palestra Itália. Ao ver o gramado hoje alto e sem cuidados, o técnico puxou na memória o pênalti perdido por Zapata, do Deportivo Cali, que sacramentou o título da Libertadores de 1999. Relembrou de outras tantas partidas comandadas por ele entre 1997 e 2000, e admitiu uma pontinha de dor no coração.
- Ver a transformação é ótimo, mas ver nosso campo sem grama, sem nada, dá um pesar na gente. Mas saber que em 2013 tudo estará sendo concluído de forma maravilhosa, que o Palmeiras poderá usufruir, os paulistanos em geral, de um clube, casa de eventos fantástica, é muito bom... Isso tudo faz parte do progresso. Lembro de um projeto de 1997, que o então presidente Mustafá Contursi me mostrou. Finalmente se concretizou, é o grande passo do Palmeiras para o futuro - comemorou o técnico.
Felipão visita obras na Arena Palestra (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Felipão vê do alto o andamento das obras na Arena
Palestra (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
O projeto de uma nova arena vem mesmo de longa data. No entanto, só em 2010 é que a parceria com a WTorre foi aprovada e as obras começaram. Em meio a pressões de conselheiros e diretores, o presidente Arnaldo Tirone demorou a assinar a ratificação da escritura. Só depois disso é que os trabalhos tomaram um ritmo acelerado. Pensando no futuro pós-Copa de 2014, Felipão analisou o legado que o estádio pode deixar.
- Somos o único país pentacampeão do mundo. Se o futebol nasceu na Inglaterra, nós entramos como o melhor futebol há muitos anos. Precisamos observar o esporte de uma forma diferente, empresarial, e é isso que estou vendo aqui. Esse projeto está sendo bem desenvolvido e São Paulo vai ter uma das melhores arenas do mundo. Não só para os palmeirenses, que poderão ver os jogos do seu time, mas para o cidadão que vai freqüentar os shows, o centro empresarial...
Os vestiários das piscinas estão prontos e já foram entregues ao clube. O Palmeiras ainda viabiliza a compra dos armários para ocupar o lugar e permitir a demolição do antigo vestiário - e consequentemente da parte final de arquibancadas que precisam ir abaixo. O prédio administrativo já teve toda sua concretagem finalizada, o que ratifica a posição da WTorre de entregar o edifício no fim de 2011 (bem como edifício de quadras). Quando essas torres forem finalizadas, o clube poderá voltar a ter todas as suas atividades normais no complexo.
Felipão visita obras na Arena Palestra (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Felipão viu que o prédio administrativo está bem encaminhado (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Aos 40 anos, Euller se despede dos gramados e só quer saber de pescar

Antes de retornar ao futebol como técnico ou dirigente, atacante, que estava no América-MG, quer passar dias calmos em Felixlândia, interior de Minas Gerais

Por Ana Paula Moreira Belo Horizonte
Não adianta mais retardar. Chegou ao fim a carreira do “Filho do Vento”. O atacante Euller, ídolo no América-MG e no Atlético-MG e com passagens marcantes por São Paulo, Palmeiras e Vasco, deu adeus aos gramados, mas não se despediu do futebol. Com 40 anos, o jogador garantiu que está tranquilo com a decisão e que se preparou, nos últimos dois anos, para terminar a carreira. O maior problema, segundo o agora ex-jogador, será se acostumar com a nova rotina.
- Vou ficar com saudade! Mas eu me preparei para esse momento. Está sendo tranquilo. Vou sentir falta da rotina de atleta, de treinar, do jogo, do clássico. Tenho que preparar minha cabeça para isso.
Euller América-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Euller mostra as camisas que colecionou na carreira (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
O jogador afirmou que recebeu várias propostas para entrar na política, como já fizeram alguns de seus colegas. Mas garantiu que continuará trabalhando com esporte. Atualmente no América-MG, Euller protelou sua despedida por algum tempo, mas afirmou que está preparado para assumir uma nova função no futebol.
- Minha vida é futebol. Por isso, não quero ficar longe. Eu aproveitei o restinho de contrato com o América-MG para me preparar para uma nova função. Posso ser dirigente de futebol, mas quero mesmo é ser técnico. Mas só daqui a uns dois anos.
Durante a carreira, Euller passou por diversos times vitoriosos, conquistou muitos títulos, marcou gols importantes e especiais. Mas o jogador ficou famoso pelas duplas que formou. Um dos maiores atacantes brasileiros de todos os tempos declarou que muitos dos mais de mil gols que marcou foram por causa das assistências de Euller. Essa afirmação é de Romário, que fez dupla com Euller no Vasco, em 2000 e 2001.
- Essa foi uma parceria em que eu apostei. Quando saí do Palmeiras, em 2000, tive várias propostas para sair do Brasil. Mas ainda sonhava com a Seleção Brasileira, apesar de já estar com uma idade avançada, tinha 29 anos. E deu certo! Tanto que eu cheguei ao Vasco em agosto de 2000 e, em outubro, já estava convocado.

Começo
Euller América-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Euller está tranquilo em relação à decisão
(Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
Natural de Felixlândia, no interior de Minas Gerais, Euller contou que o início não foi fácil. O pai não apoiava. Muito pelo contrário, o deixava de castigo quando era encontrado com uma bola. O menino tinha que jogar futebol escondido, mas contava com uma ajuda fundamental: a mãe!
- Ela foi minha maior incentivadora.
Mas o pai também foi importante na carreira de Euller.
- Eu jogava escondido quando ele viajava. Mas quando meu pai voltava, eu tinha que chegar em casa antes dele, então corria muito. Foi nessa época que ganhei a habilidade de correr muito e depois ganhei o apelido de “Filho do Vento” por causa da minha velocidade em campo.
Com 14 anos, foi tentar a sorte em Belo Horizonte. Depois de fazer testes e ser dispensado de Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG, o garoto conseguiu uma chance no time do Venda Nova.
- Eu cheguei para o teste e estava tendo um jogo. Sentei para assistir, e um jogador do time sentou do meu lado. Ficamos conversando até que ele soltou que o Venda Nova precisava de um ponta-esquerda. Quando o treinador veio falar comigo e me perguntou em que posição eu jogava, falei na hora: ponta-esquerda!
Momentos marcantes
 A carreira de Euller durou 23 anos, e o atacante passou por nove clubes diferentes, sete no Brasil e dois no Japão. Durante esse tempo, passou por diversas situações, conquistou títulos e viveu momentos felizes e tristes também.
O momento mais feliz da carreira de Euller não foi a conquista de um título importante. Para o atacante, a maior felicidade da carreira foi a primeira convocação para a Seleção Brasileira. Foi chamado pelo técnico interino Candinho, em 2000.
- O momento mais feliz, com certeza, foi a primeira convocação. Eu estava no supermercado e fui avisado pela assessoria do Vasco. Eu não acreditei, minhas pernas tremiam. Corri para casa porque eu queria ver meu nome na lista pela televisão.
Mas a carreira de Euller não foi feita só de momentos felizes. O jogador relembrou a situação mais triste que viveu como jogador, quando pensou até em largar o futebol. Foi a morte do jogador e amigo Serginho, companheiro de São Caetano, em 2004. O zagueiro teve uma parada cardiorrespiratória durante um jogo contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.
- Abalou minha vida e minha carreira. Pensei em parar de jogar. Ele foi meu primeiro amigo no São Caetano. Tínhamos uma viagem marcada com as famílias. Meu filho era o melhor amigo do filho dele.
Euller, que teve conquistas importantíssimas, como a Taça Libertadores de 1999 (veja o vídeo), pelo Palmeiras, agora quer descansar. O jogador, pelo menos logo após a aposentadoria, voltará a Felixlândia, retornará às origens. A maior preocupação de Euller nos próximos meses será se vai ou não conseguir fisgar alguma coisa na pescaria do interior.

Vettel melhora à tarde, mas Hamilton fecha a sexta-feira na frente na Itália

Com tempo marcado pela manhã, inglês assegura a primeira posição. Massa melhora e sobe para quarto. Bruno Senna fica em décimo e Rubinho, em 15º

Por GLOBOESPORTE.COM Monza, Itália
Mordido pelas críticas recebidas após a corrida na Bélgica, Lewis Hamilton parece ter resolvido dar o troco na pista. Com o tempo marcado pela manhã (1m24s010), o inglês da McLaren assegurou a primeira posição da sexta-feira de treinos livres para o GP da Itália, que será disputado neste domingo em Monza. E nem adiantou a ofensiva de Sebastian Vettel à tarde, quando fechou a sessão na frente. O alemão da RBR acabou o dia em segundo, a quase três décimos do rival.
Lewis Hamilton treino livre GP da Itália Monza McLaren (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton fechou o dia de treinos na primeira posição, à frente de Sebastian Vettel (Foto: Getty Images)
Após um treino ruim pela manhã, Michael Schumacher se recuperou à tarde e chegou a liderar a sessão por um bom tempo. Ele acabou em terceiro, pouco à frente de Felipe Massa, o quarto colocado com a Ferrari. Após testar asas dianteiras diferentes pela manhã, a equipe italiana tentou melhorar à tarde, mas ainda ficou longe de Hamilton e Vettel. Fernando Alonso, companheiro do brasileiro, foi o quinto colocado, 67 milésimos mais lento que o parceiro.
Bruno Senna treino livre GP da Itália Monza Renault-Lotus (Foto: Getty Images)Bruno Senna começou bem (Foto: Getty Images)
Em sua segunda corrida na Renault-Lotus, Bruno Senna se recuperou do resultado no treino da manhã e fechou o dia em décimo, uma posição à frente do companheiro russo Vitaly Petrov. Os dois fizeram um programa de treinos parecido à tarde, com voltas lançadas na parte inicial e uma simulação de corrida com tanque cheio e pneus macios na última meia hora da sessão.
Com o problemático carro da Williams, Rubens Barrichello foi apenas o 15º colocado, uma posição melhor que o companheiro Pastor Maldonado, o 16º. Os dois pilotos estiveram entre os que mais andaram no dia: o brasileiro deu 61 voltas e o venezuelano, 65. Eles avaliaram diferentes configurações da asa traseira, com mais ou menos pressão aerodinâmica, fator crucial em Monza.
Companheiro de Vettel, Mark Webber ficou apenas com a sexta posição nesta sexta-feira. O australiano da RBR não conseguiu andar no ritmo do líder do campeonato. Jenson Button, da McLaren, segundo colocado pela manhã, também decepcionou à tarde e foi o sétimo, sete décimos mais lento que Hamilton, o melhor do dia.
Confira os melhores tempos desta sexta-feira de treinos livres para o GP da Itália:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m23s865 (39 voltas)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m24s010 (62)
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m24s347 (60)
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m24s366 (57)5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s433 (51)
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m24s468 (56)
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s508 (49)
8 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m25s097 (67)
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m25s182 (66)
10 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - 1m25s325 (61)11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m25s450 (51)
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m25s496 (62)
13 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m25s683 (37)
14 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m25s758 (44)
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m26s202 (61)16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m26s353 (65)
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m26s826 (21)
18 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m27s433 (30)
19 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m27s492 (53)
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m28s559 (32)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m28s605 (42)
22 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m28s804 (37)
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m29s162 (58)
24 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m29s622 (56)
25 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m29s841 (34)
26 - Karun Chandhok (IND/Lotus-Renault) - 1m30s148 (19)
Horários GP Itália 2011 (Foto: ArteEsporte)

No caminho do Brasil, Calipari se diz privilegiado e avisa: ‘Somos azarões’

Com prestígio nos EUA, técnico da República Dominicana elogia os colegas da Copa América; neste sábado, ele disputa com Magnano a vaga olímpica

Por Rodrigo Alves Direto de Mar del Plata, Argentina
Com a experiência de quem já levou três universidades americanas ao Final Four da NCAA, John Calipari mergulhou numa experiência de aprendizado com o basquete da América Latina. Aos 52 anos e com prestígio de sobra nos Estados Unidos, ele topou o desafio de comandar a República Dominicana e agora garante que vai levar para casa uma pesada bagagem de ensinamentos, só de observar os outros treinadores na Copa América. E inclui na lista de “professores” o argentino Rubén Magnano, seu rival de sábado, às 19h, no jogo mais importante da história do basquete dominicano. O fato de já ter derrubado o Brasil uma vez não ilude Calipari. Apesar da vitória na primeira fase, ele mantém o discurso de que o favoritismo está do outro lado da quadra.
John Calipari técnico República Dominicana Copa América de basquete (Foto: EFE)John Calipari em ação em Mar del Plata: humildade para aprender com os colegas (Foto: EFE)
- Somos os azarões, a pressão não está com a gente – afirmou o técnico, conversando com o GLOBOESPORTE.COM enquanto almoçava no refeitório do hotel das seleções em Mar del Plata.
GLOBOESPORTE.COM: Um dos seus jogadores, o armador Edgar Sosa, sofreu uma fratura exposta durante um jogo, a cena mais forte do campeonato até agora. O quanto esse momento foi devastador e como os seus atletas reagiram?
JOHN CALIPARI: Foi devastador para todo mundo, principalmente porque o momento foi tão emocionante que, na hora, parecia que ele nunca mais ia jogar. Depois soubemos que era uma lesão mais comum, mas só ficamos sabendo disso no dia seguinte. Não começamos bem o jogo do dia seguinte, mas depois melhoramos.
Vou levar para casa algumas coisas que vão tornar o meu time melhor. Alguns modos diferentes de defender, alguns esquemas diferentes. Aprendi muito com todos os técnicos daqui. Ver a Argentina jogar, ver o Brasil jogar, tudo é um privilégio, eu aprendo com cada um desses caras."
John Calipari, técnico da República Dominicana
Que avaliação você faz da equipe ao longo do torneio? Não exatamente os resultados, mas o modo como o time está se comportando.
Eu gosto. Sei como nós começamos. Hoje estamos jogando bem melhor do que há duas semanas. Estamos nos tornando um time. A paixão que eles têm mostrado deixa claro que isto é uma família. Estão falando mais, e nós estamos exigindo isso deles. Se você não marcar ninguém, não importa quem você seja, você vai sair do time.
No jogo da primeira fase contra o Brasil, vocês defenderam muito bem. E a República Dominicana nunca foi conhecida por ter uma defesa forte. Vencer o Brasil foi o seu ponto alto até agora?
O Brasil tem um grande esquema defensivo e sólidos princípios de ataque. Vencer essa seleção foi um grande feito. Mas fizemos outros bons jogos, não apenas esse.
Seu time tem um dos melhores jogadores do torneio, o pivô Al Horford, duas vezes All-Star da NBA. Como tem sido a tarefa de treiná-lo?Ele é uma das pessoas mais legais que eu já conheci. O jogo dele evoluiu aqui nesse torneio, e eu estou muito feliz sobre isso. É um All-Star. Ter a oportunidade de treiná-lo é fabuloso.
Você tem ensinado muito aos jogadores, mas imagino que também venha aprendendo muito. Que tipo de coisa vai levar como aprendizado para os Estados Unidos?Tem sido uma experiência inacreditável. Todos os técnicos aqui são muito bons. O do Uruguai, por exemplo, que está eliminado, fez coisas excelentes aqui. É claro que o Brasil também. Em Kentucky nós jogamos num estilo mais europeu, um pouco diferente das outras universidades. Vou levar para casa algumas coisas que vão tornar o meu time melhor. Alguns modos diferentes de defender, alguns esquemas diferentes. Aprendi muito com todos os técnicos daqui. Ver a Argentina jogar, ver o Brasil jogar, tudo é um privilégio, estou aprendendo com cada um desses caras.
John Calipari técnico República Dominicana Copa América de basquete (Foto: EFE)Calipari orienta seus jogadores no ginásio Ilhas
Malvinas durante uma partida (Foto: EFE)
Você já levou três universidades diferentes para o Final Four da NCAA...
E agora uma seleção da Fiba para o Final Four das Américas! (risos)
O que é mais complicado? Levar três universidades diferentes ao Final Four ou levar a República Dominicana para as Olimpíadas de Londres?
É uma missão muito difícil. A boa notícia é que essa missão se dá em apenas um dia, o sábado. Não são sete jogos. O que fizemos nos últimos 30 dias foi para estarmos prontos no sábado. É assim também na NCAA, você trabalha a temporada toda e decide tudo em um jogo. Eu já tive algum sucesso lá, mas já perdi também. Estamos aqui, mas não importa o que aconteça no sábado, somos os azarões. A pressão não está com a gente.
Mesmo já tendo vencido o Brasil uma vez na competição?
Peraí, nós somos a República Dominicana. Nunca estivemos em Olimpíadas. E mais que isso, nunca chegamos nesse estágio, nunca jogamos essa partida decisiva. Agora, é claro que temos um bom time, e temos bons jogadores que estão jogando de forma coletiva. Se nos comportarmos dessa maneira, temos uma chance. Não somos os favoritos, mas temos uma chance. Quando começamos tudo isso, o objetivo era chegar a esse ponto. Agora vamos torcer para que tenhamos treinado esse time bem o suficiente.
 

STJD solicita imagens, e Gustavo pode pegar até 12 jogos de gancho

Soco em Liedson será analisado pela procuradoria, e zagueiro do Fla deve ser julgado por agressão

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
A agressão de Gustavo a Liedson não foi marcada pelo árbitro Márcio Chagas da Silva, mas pode ter consequências após o apito final. Procurador do STJD, Paulo Schmitt informou que já pediu as imagens do jogo entre Flamengo e Corinthians desta quarta-feira (assista ao vídeo) e irá estudar o caso para identificar se caberá um julgamento ao zagueiro rubro-negro.
- Solicitei as fitas hoje de manhã. Vamos avaliar com calma, mas ele pode ser indiciado por agressão - afirmou Schmitt.
Gustavo pode ser julgado pelo artigo 254-A (praticar agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Caso seja aplicada uma pena ao jogador, ele pode ficar fora de quatro a 12 jogos.
Aos 15 minutos do segundo tempo, Gustavo deu um soco no estômago de Liedson, que, minutos antes, havia entrado em uma discussão do zagueiro com Emerson. Porém, o defensor rubro-negro negou a agressão no fim do jogo.
- Não agredi, não. Qualquer encostada neles, os caras caem. Foi um lance do jogo. Esbarrei sem querer e ele fez aquela cena. O Liedson está bom para ator. Se ele se sentiu agredido, eu não tenho nada a dizer sobre isso. Futebol é contato. Só lamento - afirmou. 

André Lima comemora boa fase no campo e também no Cartola

Centroavante do Grêmio administra com zelo um time no fantasy game

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
André Lima, jogador do Grêmio (Foto: Bruno Junqueira/Trato.Txt)André Lima se diverte jogando Cartola FC
(Foto: Bruno Junqueira/Trato.Txt)
Autor de quatro gols nos últimos dois jogos, André Lima comemora o encerramento de uma fase contraditória com aquela vivida ao fiml da temporada passada.
Após destacar-se em parceria com Jonas, mantendo o bom desempenho no início deste ano, o centroavante do Grêmio sofreu grave lesão no joelho direito, passou por cirurgia, e voltou a jogar aproximadamente quatro meses depois.
Foi necessário, porém, readaptar-se à velocidade das partidas competitivas do Campeonato Brasileiro, para reprisar as atuações de 2010. Contra o Corinthians fez um gol e, na goleada sobre o Atlético-PR, marcou outros três. Mudou o vento.
E André Lima não comemorou apenas o renascimento do 'Guerreiro Imortal', figura com a qual se apresenta e é reconhecido pela torcida. A felicidade foi dobrada porque os gols lhe renderam 22,70 pontos no Cartola FC SporTV . E participar desta disputa virtual é uma das diversões do camisa 99 gremista.
Seu time integra uma liga restrita a funcionários do clube. Com 1.011 pontos no total, é o 9º colocado, mas a recuperação da forma em campo alicerçou um crescimento no fantasy game: 3º lugar do mês.
- Também tenho vários troféus, na última rodada ganhei o 'Pede a Música' comigo mesmo, porque fiz três gols e estava no meu time. Ganhei o troféu do jogo mil do Rogério Ceni também - enumera, orgulhoso.
André Lima, do Grêmio (Foto: Bruno Junqueira/Trato.Txt)André Lima está sempre atento às mudanças nos times (Foto: Bruno Junqueira/Trato.Txt)
André Lima tem várias dicas. A principal está no equilíbrio entre prospectar bons pontuadores e também aumentar os recursos disponíveis para contratações.
- Eu vou pela lógica, sem receber informações privilegiadas. Vou montando o time, mudo o esquema conforme o jogo. Para ganhar dinheiro tem que ir nos jogadores em vermelho no preço. Quanto maior a queda deles, mais dinheiro eles vão render na próxima rodada. Cheguei a ter mais de 200 cartoletas, aí fiquei dosando, agora estou com 195 - revelou o estrategista.
Após jogos noturnos, André Lima tem dificuldade para dormir. O sono vence a agitação quando a madrugada aproxima-se da despedida. Neste momento de desaceleração do corpo e da mente, ele corre para o notebook e já elabora a escalação da próxima rodada:
- Acabou o jogo, no início da madrugada eu já vou direto fazer o time, porque o sono demora muito para chegar. Se o jogo é de dia é mais fácil dormir. Eu monto um time base, e deixo duas ou três dúvidas. No dia que abre a rodada vou lá um pouco antes de fechar o mercado entro de novo para revisar, ver se não tem ninguém fora...e confirmo a escalação. (...) Como estou fora deste jogo (suspenso, não enfrentou o Bahia nesta quinta) fiquei ligado na rodada, vendo os jogos de quarta, para saber tudo o que estava acontecendo.
andre lima grêmio gol atlético-pr (Foto: Lucas Uebel / Agência Estado)Guerreiro Imortal 'pediu música' na rodada anterior
(Foto: Lucas Uebel / Agência Estado)
Em 14 jogos, a média de André Lima é de 3,27 pontos. Mas a boa fase é recente, e só na última rodada foram 22,70. Os pontos positivos para ele no Cartola são os gols (5 no total), as finalizações (18; 9 defendidas e 9 para fora) e as faltas sofridas (36). Quando perde pontos, geralmente é por erros de passes (33), faltas cometidas (24), impedimentos (6) ou cartões amarelos (3). Para escalá-lo, são necessárias 15.30 cartoletas.
- A gente nem pensa nestes pontos lá dentro. É uma brincadeira nossa, interna, mas acima de tudo estão o profissionalismo e os interesses do Grêmio. Sempre jogando no limite - afirmou o 'Guerreiro Imortal'.
Outro motivo de alegria para André Lima, ainda consequência da atuação no final de semana anterior, foi a conquista do troféu de melhor da rodada no troféu Armando Nogueira, com os 9 pontos recebidos. A média do centroavante é de 5,44.
- Gosto disso, de ganhar prêmio, de ser reconhecido. Graças a Deus fui bem nesta rodada, tomara que venham outros. Sempre quero mais - concluiu.

Respirando sem aparelhos, Ricardo Gomes já fala algumas palavras

Quadro do técnico segue evoluindo, e saída do CTI para o quarto deve ocorrer em cerca de quatro dias

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 médicos hospital pasteur boletim ricardo gomes (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com) Médicos deram boas notícias sobre a recuperação
de Gomes (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
A evolução de Ricardo Gomes está cada vez melhor. Na manhã da última quinta-feira, o grupo de médicos que acompanha o caso retirou o tubo traqueal que auxiliava a respiração do técnico. Com isso, o comandante vascaíno já respira sem ajuda de qualquer auxílio. Além disso, ele já não fica mais o tempo todo deitado. Além de sentar, Ricardo interage cada vez melhor com as pessoas chegando até a pronunciar de maneira clara algumas palavras. Diante da evolução, o treinador deve trocar o CTI pelo quarto em cerca de quatro dias.
- A evolução continua satisfatória e animadora, ontem (quinta-feira) pela manhã foi retirado o tubo traqueal. Em mais de 24 horas sem o tubo, ele está respirando muito bem. Não cogitamos, em momento nenhum, retornar. O nível de consciência está melhorando a cada hora, só fez melhorar desde que retiramos os sedativos. Já se encontra sentado, olhando as pessoas, entendendo o que se fala e o que se pede. E até falar ele já está falando - explicou o clínico Fábio de Guimarães Miranda, lembrando que ele deverá ficar mais duas semanas no quarto após sair do CTI.
As reações de Ricardo Gomes seguem dentro do esperado. Cada vez mais, o treinador reconhece e interage com quem tem acesso ao seu leito no CTI. Na quinta-feira, segundo pessoas próximas, Ricardo se emocionou muito com a visita do filho Diego. Ele teria chorado ao reconhecê-lo. Segundo o diretor-geral do hospital, Ricardo Periard, ao escutar Diego falar "eu te amo", o comandante respondeu "amo". O mesmo aconteceu quando os médicos perguntaram se ele se sentia bem. Ele respondeu apenas "bem".
Fábio de Guimarães Miranda explicou que o fato de ele falar apenas algumas palavras e não formular frases completas é perfeitamente normal e esperado em função do grave quadro. A partir de agora, os médicos vão poder avaliar possíveis sequelas em relação à fala, situação que só poderia ser vista com a retirada do tubo. Existe um otimismo, mas eles voltaram a dizer que não dá para ter uma resposta concreta agora.
- Ele ainda fala pouco, poucas palavras. Isso também era esperado pela localização do hematoma. Mas esperamos que a progressão e a melhora no estádio neurológico continue. Ainda é cedo para dizer se vai haver ou não normalização de movimentos e fala, mas tudo que poderia melhorar até o momento melhorou. Como vocês mesmo já puderam comprovar, não existem prazos fixos em casos como esse. No início é claro que ele terá dificuldades, mas a recuperação é acima da média em comparação com outros casos - continuou o médico.
As sessões de fisioterapia motora e respiratória seguem sendo realizadas de três a quatro vezes por dia. Na quinta-feira, foi iniciado o processo de fonoaudiologia para auxiliar na recuperação da fala.
Decisão de voltar a trabalhar cabe ao próprio Ricardo
O caminho da recuperação ainda é longo e árduo. Muito se falou que após o ocorrido Ricardo Gomes não deveria mais pisar na beira do gramado para comandar um time de futebol. No entanto, os médicos falaram que não há qualquer contra-indicação para isso. Tudo dependerá exclusivamente da evolução e do próprio Ricardo Gomes.
- Voltar a trabalhar só vai depender da recuperação dele. Não existe qualquer contra-indicação ou recomendação médica para ele não trabalhar. Quando estiver normalizado, cabe a ele tomar esta decisão - afirmou Fábio.
Enquanto esse momento não chega, Ricardo Gomes vai sendo informado dos jogos do Vasco pelos próprios médicos. Na última semana, ele reagiu de maneira discreta ao saber da vitória sobre o Ceará. Na ocasião, os sedativos estavam sendo retirados. Nesta sexta-feira, ao saber da vitória sobre o Coritiba, a reação foi ainda mais clara.

- Ele sorriu novamente de maneira clara. E sem agitação desta vez - finalizou Fábio.
Entenda o caso
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.

No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.

Fábio volta a Belo Horizonte
para exames e desfalca o Cruzeiro

Goleiro não se recupera do choque com o lateral Carlinhos, do Fluminense

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
desembarque cruzeiro fabio (Foto: Tarcísio Badaró/Globoesporte.com)Fábio volta a Belo Horizonte para novos exames
(Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)
Mais um desfalque para Émerson Ávila: o goleiro Fábio está fora da partida contra o Santos. Em menos de 24 horas, a situação do jogador mudou completamente. Nessa quinta-feira, o camisa 1 viajou para São Paulo com a delegação do Cruzeiro, após exames feitos em um hospital de Uberlândia não terem acusado problemas, depois do choque com Carlinhos, na partida contra o Fluminense.
Porém, Fábio, que já havia sido poupado do treinamento realizado na manhã desta sexta-feira, no CT do Palmeiras, seguiu com as queixas e, consequentemente, retornou a Belo Horizonte, onde fará exames complementares. Assim, o goleiro Rafael, que substituiu Fábio no segundo tempo contra o Flu, será titular contra o Santos, neste domingo, às 18h (de Brasília), na Vila Belmiro.
Além de Fábio, desfalcarão o Cruzeiro os volantes Marquinhos Paraná e Charles e o atacante Keirrison.

Repouso em casa

Fábio já se encontra em Belo Horizonte, e repousa em casa. Segundo a esposa do jogador, Sandra, Fábio fará os exames complementares no início desta noite. A decisão por voltar à capital mineira, ainda de acordo com a mulher de Fábio, foi por precaução, para evitar outras pancadas na rodada deste fim de semana.

Estudo diz que CR7 possui físico semelhante ao do velocista Usain Bolt

‘É uma vantagem competitiva, que lhe permite realizar movimentos mais rápidos, além de saltar ou chutar, com menos exigência física’, diz médico

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

cristiano ronaldo portugal x luxemburgo (Foto: AP)Cristiano Ronaldo, o 'Bolt' do futebol (Foto: AP)
De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Biomecânica de Valencia (IBV), na Espanha, o atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o velocista jamaicano Usain Bolt possuem muitas semelhanças antropométricas, conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes. O trabalho foi divulgado pela emissora britânica Sky Sports.
Com essas características semelhantes a um atleta como Bolt, recordista mundial dos 100 e 200 metros, o craque português consegue uma passada maior e uma grande potência de movimento nos membros inferiores, diz um trecho do estudo dirigido pelo médico Luis Garcés.
Segundo ele, Cristiano Ronaldo possui um equilíbrio entre sua altura e massa muscular, permitindo que ele se destaque em aspectos diferenciados como saltos, velocidade e chute.
Para realizara o estudo, o IBV utilizou um sistema óptico que registra a superfície tridimensional do corpo do jogador.
- Cristiano Ronaldo concentra massa muscular no tronco e nos músculos. Se trata de uma vantagem competitiva, que lhe permite realizar movimentos mais rápidos, além de saltar ou chutar, com menos exigência física – explicou Garcés.
 

Vasco corre contra o tempo para conseguir inscrever equipe no NBB

Alberto Bial comanda projeto para recolocar o clube na vitrine do basquete nacional. Treinador já trabalhou em São Januário entre 1996 e 98

Por Marcelo Guimarães Rio de Janeiro
Alberto Bial no Tá na Área (Foto: Luna Vale/SporTV.com)Técnico Alberto Bial  (Foto:Luna Vale/SporTV.com)
A pouco menos de uma semana para o fim das inscrições para temporada 2011/2012 do Novo Basquete Brasil, o Vasco ainda luta para viabilizar patrocinadores para formação de uma equipe que possa lutar pelo título da competição. Fora das competições nacionais desde 2003, o clube já tem um técnico preferido: Alberto Bial, treinador que comandou o time entre 1996 e 98, lidera um projeto que não se resume somente aos profissionais. Núcleos em comunidades carentes e a revelação de jovens atletas fazem parte dos planos do clube que deseja voltar ao grupo de elite do basquete nacional.
Diferentemente de 1996, quando foi contratado apenas para comandar apenas os profissionais, Bial terá que liderar reestruturação do departamento de basquete do clube. Como o ginásio de São Januário atualmente não está em boas condições para receber uma equipe profissional, os treinos serão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha. O Maracanãzinho será o palco das partidas.
- Temos até o dia 15 de setembro para fechar com um patrocinador. Não é fácil arrumar em pouco tempo uma empresa que banque R$ 400 mil por mês montar uma equipe competitiva. Está difícil, mas pelo papo que tive com o presidente Roberto Dinamite e ocom  vice de finanças Nelson Rocha, existem muitas pessoas interessadas em ver o Vasco no basquete – disse Alberto Bial, que garantiu que o clube não precisaria se associar a outra equipe para entrar na principal competição nacional.
Confira fotos da participação do treinador no Tá na Área
Mesmo que o Vasco não consiga reunir recursos para montagem de uma equipe para o próximo NBB, o projeto continuará. O foco principal passará a ser os núcleos nas comunidades carentes e o desenvolvimento das categorias de base. Alberto Bial quer usar sua experiência como professor e um trabalho semelhante feito durante o período como técnico de Joinville para revelar novos talentos.
- Esse é um projeto muito bom. Vamos dar cursos e qualificar quem trabalha no clube. Além do trabalho social, que não terá muito custo. Já fizemos algo semelhante e os resultados foram excelentes. É um trabalho que pode ser feito pelos outros clubes grandes do Rio. Mas lógico sem esquecer que queremos uma equipe adulta.
Alberto Bial vibra com chance de voltar a trabalhar no Vasco
Após seis anos no comando do Joinville, o treinador comemora a possibilidade de poder voltar a trabalhar no Rio de Janeiro e no Vasco. Alberto Bial conquistou os títulos carioca, da Taça Kanela e Sul-Americano pelo time cruz-maltino. Ele foi o primeiro treinador do clube em um período vencedor, que ainda teve as conquistas de duas Ligas Sul-Americanas e dois títulos da Liga Nacional.
- Quero voltar a ser feliz e no Vasco eu fui. Minha identificação foi tão grande que os torcedores achavam que eu era torcedor do clube. Voltei ao estádio de São Januário depois de 13 anos no dia da minha primeira conversa com o Roberto. Foi emocionante! Lembrei do período que freqüentava o estádio para assistir a jogos do Fluminense com meu pai.
Alberto ainda lembrou detalhes da sua saída do Vasco no final da temporada 1998. Após a derrota na decisão do Carioca para o Flamengo, o treinador achou que o seu ciclo no clube havia terminado.
- Após o título do Sul-Americano, o primeiro de um carioca, eu pedi para deixar o clube. Tinha tido um pequeno desentendimento com o Vargas e com o Mingão, mas nada que pudesse atrapalhar o trabalho. O Fernando Lima, então vice-presidente de quadra e salão, e o Eurico (Miranda) ligaram pedindo para eu ficar pelo menos até o fim do Carioca. Resolvi os problemas com os garotos (Vargas e Mingão) e fomos com tudo para decisão, mas infelizmente não conseguimos o bicampeonato.

Após vitória, Vettel adota capacete com pintura rubro-negra na Itália

Alemão líder do campeonato sempre estreia casco após seus triunfos na F-1

Por GLOBOESPORTE.COM Monza, Itália
Após vencer em Spa-Francorchamps, sua sétima na temporada 2011, Sebastian Vettel cumpriu seu ritual dos triunfos: estreou um capacete no GP da Itália. Depois de pinturas com um olho turco na Turquia e as fotos dos mecânicos na Inglaterra, ele optou por uma combinação de vermelho e preto para a corrida em Monza. (Fotos: Getty Images e Divulgação).
Sebastian Vettel capacete GP da Itália Monza RBR (Foto: Getty Images)
Sebastian Vettel capacete GP da Itália Monza RBR (Foto: Divulgação)
Horários GP Itália 2011 (Foto: ArteEsporte)

'Especialistas' na SuperFinal contam os segredos para triunfar na decisão

Sorte, estratégia de pit stops e até ajuda do companheiro de equipe são os fatores destacados pelos pilotos com mais participações nas fases decisivas

Por Alexander Grünwald São Paulo
A partir do próximo dia 18, na pista de Santa Cruz do Sul, dez pilotos iniciarão a disputa pelo título da temporada 2011 da Stock Car. No sistema de SuperFinal, adotado desde 2006, os dez melhores da primeira fase do campeonato são repontuados e entram nas quatro etapas finais com chances reais de ficar com a taça. Entre os candidatos deste ano, alguns podem ser considerados "figurinhas carimbadas" deste formato. Cacá Bueno e Ricardo Maurício são os únicos que estiveram presentes em todas as seis edições da SuperFinal.
Stock Car: Ricardo Maurício e seu bom humor (Foto: Duda Bairros)Campeão de 2008, Ricardo Maurício participou de todas as edições da SuperFinal (Foto: Duda Bairros)
- Nesta fase, você precisa estar bem preparado mentalmente, fazer bons pits, boas estratégias, e contar com a sorte também. Ano passado, estourou um pneu na penúltima prova e meu campeonato praticamente acabou ali. Classificar na frente ajuda muito, deixa um leque mais aberto de estratégias. Estamos com os dois carros na SuperFinal, e isso dá mais gana a todos no time, para buscar sempre o melhor acerto, o melhor resultado – analisa o campeão de 2008, que corre com o carro 90 da equipe RC.
Juntos, Cacá e Ricardinho somam quatro títulos na Stock Car, todos conquistados nos últimos cinco anos. O quinto campeonato desta série pertence a Max Wilson, que em 2011 disputará a fase decisiva pela terceira vez. O piloto do carro 65, atual campeão da categoria, pertence a outro grupo: o dos que marcaram presença na fase decisiva desde sua primeira temporada completa, caso também de Marcos Gomes e Átila Abreu. O piloto da Full Time, que foi vice-campeão em 2008, admite que á preciso sangue frio para alcançar bons resultados, e que a ajuda do companheiro pode ser fundamental.
Xandinho Negrão e Marcos Gomes no Alemão (Foto: Miguel Costa Jr. / Stock Car)Marcos Gomes, à direita, conta com a ajuda de seu
parceiro Xandinho Negrão (Foto: Miguel Costa Jr.)
- Para mim sempre foi a mesma coisa: fazer o melhor na classificação e sem assumir riscos que possam tirar da corrida. Mas é fundamental chegar entre os quatro ou três primeiros. Até o Xandinho Negrão, meu companheiro de equipe, está consciente disso e vai ajudar no que for possível. A equipe sempre tem um motor melhor e ele certamente irá para o carro de quem está brigando pelo título. No ano passado, perdi as chances depois das duas primeiras corridas dos playoffs e depois disso procurei dar uma força para o Allam Khodair, então meu parceiro de equipe – confessa o piloto do carro 80, que já marcou duas poles e detém a melhor posição média de largada desta temporada.
Já o líder do campeonato, Thiago Camilo, só não entrou uma vez na SuperFinal. Foi justamente no ano passado, e por apenas um ponto. Em 2011, no entanto, a situação foi bem diferente. Ele chegou ao fim da primeira fase com tanta vantagem que o descarte de seus dois piores resultados equivaleria, em pontos, à 16ª posição no campeonato. Vencedor de três provas nesta temporada, ele encara com tranquilidade a queda de sua vantagem para apenas cinco pontos nesta fase final.
- Daqui em diante, começa um campeonato novo. Estamos muito bem, mas o trabalho em equipe, no acerto do carro, ainda pode evoluir. Se não tivesse a SuperFinal, a esta altura estaríamos administrando a diferença rumo ao título. Mas, neste sistema, é como se tivéssemos vencido apenas uma corrida, antes de encarar as quatro decisivas. Vencemos a primeira, entramos com a maior vantagem possível dentro desta regra. Agora é trabalhar para mantermos o nível de competitividade – frisa o piloto da RCM, vice-campeão da temporada 2009.
stock car thiago camilo corrida do milhão (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Vencedor de três provas na temporada,Thiago Camilo tenta seu primeiro título (Foto: Fernanda Freixosa)

brasileirão série a 2011

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Corinthians
43
22
13
4
5
35
22
13
65.2
2
São Paulo
41
22
12
5
5
35
27
8
62.1
3
Vasco
41
22
12
5
5
32
26
6
62.1
4
Botafogo
40
21
12
4
5
36
20
16
63.5
5
Flamengo
36
22
9
9
4
37
29
8
54.5
6
Fluminense
34
22
11
1
10
29
26
3
51.5
7
Palmeiras
34
22
8
10
4
29
20
9
51.5
8
Internacional
32
22
8
8
6
36
30
6
48.5
9
Figueirense
30
22
8
6
8
27
29
-2
45.5
10
Coritiba
29
22
8
5
9
34
29
5
43.9
11
Atlético-GO
29
22
8
5
9
28
26
2
43.9
12
Cruzeiro
28
22
8
4
10
30
27
3
42.4
13
Grêmio
27
21
7
6
8
26
27
-1
42.9
14
Santos
26
20
7
5
8
28
32
-4
43.3
15
Ceará
26
22
7
5
10
29
36
-7
39.4
16
Bahia
24
22
5
9
8
25
30
-5
36.4
17
Atlético-MG
21
22
6
3
13
28
40
-12
31.8
18
Avaí
20
22
5
5
12
25
46
-21
30.3
19
Atlético-PR
19
22
4
7
11
22
35
-13
28.8
20
América-MG
17
22
3
8
11
28
42
-14
25.8
  • Sab 10/09/2011 - 18h00 Vila Belmiro
    SAN
    CRU
  • Sab 10/09/2011 - 18h00 Arena do Jacaré
    AMG
    AVA
  • Dom 11/09/2011 - 16h00 Pacaembu
    PAL
    INT
  • Dom 11/09/2011 - 16h00 Engenhão
    FLU
    COR
  • Dom 11/09/2011 - 16h00 Presidente Vargas
    CEA
    ATG
  • Dom 11/09/2011 - 16h00 Couto Pereira
    CFC
    BOT
  • Dom 11/09/2011 - 16h00 Orlando Scarpelli
    FIG
    VAS
  • Dom 11/09/2011 - 18h00 Cláudio Moacyr
    FLA
    CAP
  • Dom 11/09/2011 - 18h00 Olímpico
    GRE
    SPO
  • Dom 11/09/2011 - 18h00 Arena do Jacaré
    CAM
    BAH
Taça LibertadoresSul-AmericanaRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento