terça-feira, 9 de agosto de 2011

Confiante no mistão, Prass relembra bom retrospecto neste ano

Capitão vascaíno diz que elenco já provou sua força com bom início no Campeonato Brasileiro e que time vai lutar por título da Sul-Americana

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
fernando prass vasco treino (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)Fernando Prass durante o treino do Vasco
(Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)
Ao que parece, Ricardo Gomes vai mesmo optar por uma equipe mista para estrear na Copa Sul-Americana. Pelo menos no que depender do treino tático realizado na manhã desta terça-feira, a tendência é ter mudanças na equipe. Em simples análise, isto poderia mostrar um certo desprestígio do Vasco com relação à competição. No entanto, se for buscar no retrospecto recente o desempenho dos reservas vascaínos, a história muda.
Quando estava disputando a fase final da Copa do Brasil, o Vasco optou por jogar algumas partidas do Campeonato Brasileiro com a equipe completamente modificada. E o resultado foi excelente. Em quatro jogos, duas vitórias, um empate e apenas uma derrota. Contra Ceará e América-MG, o time não tomou conhecimento dos rivais e venceu. Depois, entre os dois jogos da final, a única derrota para os reservas do Coritiba. O empate foi contra o Figueirense três dias após a conquista do título - nesta partida o time contou com alguns titulares.
O capitão Fernando Prass acredita que cada clube deve escolher a escalação que achar melhor em função do planejamento para o restante da temporada. No caso do Vasco, ele relembrou as boas partidas no início do Brasileiro para provar a força do elenco.
- E foram partidas com a equipe completamente reserva. Mesmo assim conseguimos bons resultados e queremos repetir isso. Não sei como é o dia a dia dos outros clubes, mas aqui temos um elenco capaz e um planejamento feito. Quem entrar vai em busca da classificação. O time pode não estar tão entrosado, mas vai compensar na garra. Esta é uma oportunidade de ouro para quem não vinha jogando. Já temos a vaga na Libertadores, mas a Copa Sul-Americana é um título internacional muito importante para as nossas carreiras e para a história do clube - afirmou o camisa 1.
Ricardo Gomes ainda não confirmou, mas o Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho; Romulo, Jumar, Juninho Pernambucano e Bernardo; Diego Souza e Elton. O adversário na estreia da competição é o Palmeiras e o jogo será realizado na próxima quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário.

Armandão: Ronaldinho assume a liderança do prêmio após 15 rodadas

Atuação antológica contra o Santos foi decisiva para o meia do Flamengo desbancar Lucas, do São Paulo. Marcelo Grohe, do Grêmio, vem em seguida

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Após 15 rodadas, o Troféu Armando Nogueira, que premia os melhores do Brasileirão, tem um novo líder, e que líder. Ronaldinho Gaúcho desbancou Lucas, do São Paulo, e com 6,85 de média, é, por ora, o craque do campeonato. Os cinco jogos que ficou fora, servindo à Seleção Brasileira na Copa América, não chegaram a atrapalhar a jovem revelação do Tricolor do Morumbi, que mesmo assim, até a 10ª rodada, dominava o posto.
No entanto, a regularidade de quem tem dois títulos de melhor jogador do mundo pela Fifa (2004 e 2005), coroada com uma nota 10, fruto de uma atuação antológica na vitória sobre o Santos por 5 a 4, na Vila Belmiro (assista ao vídeo), fizeram com que o atacante do Flamengo assumisse a ponta. Curioso é que R10 chega ao topo assim como o Rubro-Negro na tabela de classificação, porém provisoriamente, uma vez que o Corinthians tem um jogo a menos e cumprirá nesta quarta-feira, justamente contra o Santos, na Vila.
Parcial troféu Armando Nogueira 08 / 08 correção (Foto: infoesporte)
Se Lucas ficou para trás por conta de Ronaldinho, Marcelo Grohe, em seis jogos, consolidou boas notas, contrastando com a queda de rendimento do são-paulino. Enquanto Victor, o titular da meta do Grêmio, esteve com a Seleção Brasileira na Argentina, Grohe, o reserva de luxo no Imortal tricolor, somou 6,91 de média. Por falar em goleiro, Marcelo Lomba, do Bahia, também mantém uma regularidade, lutando pelo prêmio de melhor goleiro da competição, assim como Julio Cesar, do Corinthians, que mesmo machucado, está em terceiro.
Destaque neste domingo na vitória do Botafogo sobre o Vasco por 4 a 0, no Engenhão, Bruno Cortês é só alegria. Além de ter casado recentemente, foi eleito o craque da 15ª rodada e lidera o prêmio de melhor lateral-esquerdo.
Vale lembrar que para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, seis partidas no Brasileirão. Já a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.

Corinthians assume a liderança de público do Brasileirão. Confira o ranking!

Depois de 15 rodadas do Campeonato Brasileiro, a disputa no ranking de público pega fogo de vez. Nas primeiras duas parciais que o blog mostrou, o Bahia era o líder, mas agora o Corinthians tomou o posto e está na ponta. O Flamengo é o terceiro. Confira o ranking!
1 – Corinthians – 27.140 torcedores por jogo
2 – Bahia – 23.496
3 – Flamengo – 20.915
4 – Coritiba – 17.416
5 – Atlético-PR – 15.940
6 – Palmeiras – 15.215
7 – Atlético-MG – 13.643
8 – Grêmio – 13.464
9 – Inter – 12.687
10 – Botafogo – 12.489
11 – Vasco -  11.738
12 – São Paulo – 11.441
13 – Ceará – 11.436
14 – Figueirense – 9.376
15 – Fluminense – 9.149
16 – Cruzeiro – 8.630
17 – Atlético-GO – 7.175
18 – Santos – 7.057
19 – Avaí -  5.904
20 – América-MG – 2.830
OBS: Lembrando que a lista é feita com os públicos pagantes e sempre levando em conta os mandantes. Não há, no Brasil, a contabilização de torcedores visitantes.
OBS 2: Os jogos pendentes são Santos x Corinthians, Santos x Flu e Grêmio x Santos, que foram adiados.
OBS 3: O blog está devendo e promete para os próximos dias a lista de arrecadação.
A lista da segunda parcial, após oito rodadas
1 – Bahia – 28.067 torcedores por jogo
2 – Corinthians – 23.572
3 – Flamengo -  20.689
4 – Coritiba – 16.238
5 – Atlético-PR – 15.422
6 – Grêmio – 14.775
7 – Atlético-MG – 13.469
8 – Inter – 13.180
9 – Palmeiras – 11.412
10 – Ceará – 11.276
11 – São Paulo – 11.020
12 – Botafogo – 10.143
13 – Vasco -  9.046
14 – Figueirense – 8.133
15 – Cruzeiro – 7.765
16 – Fluminense – 6.823
17 – Atlético-GO – 6.580
18 – Santos – 4.851
19 – Avaí -  4.200
20 – América-MG – 3.675

Seleção encara a Alemanha com atletas recém-chegados das férias

Nomes como Lúcio, Maicon, Daniel Alves e André Santos sequer treinaram com suas equipes antes de se apresentar ao técnico Mano Menezes

Por Márcio Iannacca Direto de Stuttgart, Alemanha
hotel julio cesar brasil alemanha (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Julio César na apresentação da Seleção Brasileira
em Stuttgart (Foto: Mowa Press)
O setor defensivo da Seleção Brasileira de Mano Menezes que vai encarar a Alemanha, nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), vai precisar se esforçar para aguentar o tranco dos 90 minutos do duelo em Stuttgart. Tudo por conta da condição física de quatro convocados pelo treinador, que estão iniciando a pré-temporada ou sequer retornaram aos seus clubes após o período de férias.
Para se ter uma idéia do problema que Mano terá, os três laterais chamados para o duelo contra a Alemanha ainda não treinaram com os respectivos clubes. André Santos, do Fenerbahçe, revelou que se apresentou ao clube no último domingo. Maicon e Daniel Alves tinham retorno confirmados ao Inter de Milão e ao Barcelona, respectivamente, para esta segunda-feira, data da apresentação na Seleção.
Na coletiva desta terça-feira, Mano explicou a situação e afirmou que os atletas tem um lastro por terem saído de uma competição recentemente, a Copa América.
- Tivemos o cuidado de fazer um levantamento sobre isso tão logo terminou a participação na Copa América. Há uma compensação, eles tiveram em competição até bem mais tarde, estavam jogando. Essa recuperação se torna necessária e pode ser saudável. Além disso, os jogadores fizeram treinamentos especiais. Não iríamos colocá-los se eles não tivessem feito algo porque eles poderiam ter prejuizo individual, e nós coletivo - disse o treinador.
Mano e Thiago Silva conversam após o treino da Seleção em Stuttgart (Foto: Mowa Press)Mano e Thiago Silva conversam após o treino da Seleção em Stuttgart (Foto: Mowa Press)
Após a atividade desta terça-feira, enquanto os atletas trabalhavam a parte técnica, Mano teve uma conversa demorada com o zagueiro Thiago Silva, o único dos quatro atletas que compõe o setor defensivo que já tem trabalhado no clube. O treinador chegou a sentar ao lado do comandando para orientar o posicionamento no duelo desta quarta-feira.
O goleiro Julio César, que só se apresentou ao Inter de Milão antes de Maicon e Lúcio por conta da lesão de um companheiro de posição, está um pouco mais bem preparado após a Copa América. Segundo o camisa 1 da Seleção, ele não verá problema em atuar diante dos alemães.
- Estou pronto para jogar – afirmou o arqueiro.
Por outro lado, sete jogadores estão em plena atividade no futebol brasileiro. São eles: o goleiro Victor, o zagueiro Dedé, o volante Ralf, os meias Lucas e Paulo Henrique Ganso e os atacantes Fred e Neymar. Nesta terça-feira, na Mercedes Benz Arena, Mano Menezes começará a montar o time titular para o confronto.
A tendência é que a Seleção entre em campo com a seguinte formação: Julio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Luiz Gustavo, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato. O duelo será transmitido ao vivo pela TV Globo e pelo Sportv. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

'O pessoal está apavorado', diz goleiro Gomes sobre caos em Londres

Atleta do Tottenham conta que não presenciou cenas de violência, mas que clube aconselha a 'não dar bobeira'. Para ele, 'paz voltará a reinar' em breve

Por Gabriel Fricke Rio de Janeiro
Gomes comemora ao final da partida do Tottenham (Foto: AFP)Gomes está otimista e acha que situação se
resolverá logo (Foto: AFP)
Edifícios queimados, vidros quebrados, lojas saqueadas... Esse é o panorama atual de diversas localidades da capital da Inglaterra, Londres, palco de uma onda de violência e protestos. Bem diferente disso é a situação de Chigwell, casa do brasileiro Gomes e de outros atletas do Tottenham, que fica a 20 minutos do bairro homônimo dos Spurs e primeiro local afetado pelo caos. Informado do assunto pela televisão, o jogador de 30 anos conta que não presenciou nenhum episódio violento, mas recebeu conselhos para não ficar dentro de sua residência.
- As coisas que vemos são mais na televisão. A primeira delas foi logo depois de um amistoso contra o Bilbao, bem próximo ao estádio (White Hart Lane). A gente não presenciou nada ainda, porque o nosso bairro (Chigwell) é mais tranquilo, mas o pessoal está bem apavorado. Somos aconselhados a ficar em casa, não dar bobeira. Mesmo morando em um bairro mais calmo, pode acontecer em qualquer lugar. O Centro de Treinamento fica a dois minutos da minha casa, e vou de carro. Nenhum dos jogadores do clube com quem falei teve problemas. O clube só pediu que ficássemos atentos ao nosso redor, por meio do treinador e da comissão técnica - relatou, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.

Gomes conta que entrou em contato com outros brasileiros, como David Luiz e Alex, do Chelsea, e o volante Sandro, também do Tottenham, que se recupera de uma lesão no Brasil.
- A gente (Gomes, David Luiz e Alex) conversa para saber o que está acontecendo. O Sandro me ligou para saber também. O assunto é geralmente o fato de que as pessoas pensam que isso só acontece no Brasil, esses episódios de violência, pensam que estão seguras na Inglaterra. Mas a verdade é que você não está tranquilo em lugar nenhum do mundo mais. Nunca se sabe vão te acertar uma pedra, por exemplo. Os manifestantes dizem que não querem atingir cidadãos, só afrontar a polícia. O que eles querem é aproveitar o momento para fazer saques, pegar o máximo que puderem.
Protesto Londres (Foto: Reuters)Protesto em Londres: saques, explosões e vidros quebrados (Foto: Reuters)
O brasileiro mostra otimismo, apesar de tudo, e acredita que o Campeonato Inglês não será tão afetado, apesar do cancelamento de algumas partidas da Premier League e do amistoso entre Inglaterra e Holanda.
- Eu acho que vai haver uma medida agora. O primeiro-ministro voltou de viagem com urgência, colocou mais reforços na rua. Inclusive, eles vão bloquear um serviço de mensagens de celular, com o qual estavam sendo combinados atos de violência. Eles estão se reunindo e decidindo o que tem que ser feito. É claro que, quando acontece desse modo generalizado, você fica assustado. Mas acho que prejudica a primeira rodada só. A polícia não tem como dar a segurança necessária ainda, mas terá em breve.
Gomes mandou uma mensagem para os brasileiros que têm familiares em Londres.
- Eles estão fazendo o máximo para tudo ser contornado. A polícia vai fazer frente. As pessoas comentam que nunca viram protestos desse modo no país, mas o que a gente tem acompanhado é que, em breve, tudo vai se tranquilizar, para que todas as pessoas, inclusive quem está no Brasil, possa se tranquilizar. A paz voltará a reinar o quanto antes - concluiu.
Olimpíadas Londres 2012 violência (Foto: Reuters)Muitos carros foram queimados na capital da Inglaterra (Foto: Reuters)
Os primeiros confrontos ocorreram em Tottenham, no norte de Londres, durante uma manifestação que pedia "justiça" após a morte de um homem de 29 anos, Mark Duggan, em um tiroteio com a polícia na quinta-feira. No domingo, a violência se alastrou para outros bairros da capital britânica (saiba mais no G1).

Insatisfeito, Schumacher cogita nova aposentadoria na F-1: 'Vou avaliar'

Piloto alemão é apenas o nono colocado no Mundial nesta temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
Michael Schumacher treino GP da Europa Valência (Foto: Reuters)Michael Schumacher não está satisfeito com seus
resultados na temporada (Foto: Reuters)
Michael Schumacher deixou de lado sua aposentadoria no início de 2010 com a missão de levar a Mercedes à disputa pelas primeiras colocações. Não conseguiu. Em sua segunda temporada desde seu retorno, o heptacampeão mundial vem sendo até mesmo superado por seu companheiro de equipe, o também alemão Nico Rosberg. Com a sequência de maus resultados, Schumi não descarta um novo adeus às pistas.
- Eu cheguei à Mercedes com uma tarefa específica: não vencer a todos os custos, mas fazer com que o time crescesse. Acho que eu sou o problema. É um fato que estou mais relaxado que antes e eu não sei se minha mentalidade é a correta para o time. Eu tenho experiência, sei avaliar quando é necessário me concentrar. Mas eu realmente não sei se minha mentalidade é a correta para o time. Em algum tempo, vou avaliar se continuo ou deixo a Fórmula 1 – afirmou o alemão, em entrevista ao jornal italiano “Corriere dello Sport”.
Na atual temporada, Schumacher ocupa a nona posição, com apenas 34 pontos. Nico Rosberg, apontado como promessa da categoria, é o sétimo, com 48.
O próximo compromisso da Fórmula 1 será apenas no dia 28 de agosto. O GP da Bélgica será disputado às 9h (horário de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos.
 

Fator R10: ora goleador, ora garçom, craque brilha em duas frentes

Artilheiro do Brasileirão, Ronaldinho se destaca na comparação com quem fez a diferença em edições passadas dos pontos corridos

Por Fábio Leme e Richard Souza Rio de Janeiro
ronaldinho gaúcho flamengo x grêmio (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Ronaldinho comanda a arrancada do Fla
no Brasileirão (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
O fator Ronaldinho. Aí está uma das principais razões para a liderança do Flamengo no Campeonato Brasileiro. A única equipe invicta na competição tem 33 pontos. As últimas quatro partidas, com quatro vitórias rubro-negras, ilustram a importância do camisa 10 do time de Vanderlei Luxemburgo. Na incrível virada sobre Santos, 5 a 4, na Vila Belmiro, o craque fez três gols. Contra o Grêmio, no Engenhão, deu o passe para Thiago Neves marcar o primeiro e se encarregou de fazer o segundo. Contra o Cruzeiro, em Sete Lagoas, outra assistência. Desta vez, foi Deivid quem recebeu livre, na frente do goleiro Fábio, para completar e assegurar a vitória por 1 a 0. No sábado passado, no difícil confronto com o Coritiba, no Rio, R10 conseguiu brilhar nos últimos minutos da partida e fez um cruzamento perfeito para o gol decisivo de Jael (1 a 0).
O Rubro-Negro tem 28 gols no campeonato, o melhor ataque. Com nove, o Gaúcho é o artilheiro e fez ainda cinco assistências. Ou seja, das vezes em que o Flamengo marcou, ele teve contribuição direta em metade. O astro disputou 14 jogos, com média de 0,64 gols. A média de assistências por partida é de 0,35. A história da competição mostra que este equilíbrio é raro. Geralmente, o artilheiro dá poucos passes e o garçom não marca tantos gols.
Nas assistências, Ronaldinho perde, por exemplo, para Danilo,  líder deste ano neste quesito. O meia do Corinthians fez sete assistências em 13 participações, média de 0,53. Nos gols, no entanto, o corintiano fica bem atrás. Fez apenas dois, média de 0,15.
Baseado no peso dos números de R10, o GLOBOESPORTE.COM compara as estatísticas do meia com outros jogadores que fizeram a diferença em edições anteriores do Brasileirão. Ora garçom, ora goleador, o capitão rubro-negro tem se destacado nas duas frentes. O que mais se aproximou do equilíbrio parcial de Ronaldinho foi Conca, ex-Fluminense, na temporada passada.
Conquista com sotaque argentino
conca, prêmio craque do brasileirão (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Conca foi o craque do Brasileirão de  2010
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Protagonista do título brasileiro do Fluminense em 2010, Darío Conca impressionou a todos com talento e assiduidade. O ex-jogador tricolor, hoje no chinês Guangzhou, conduziu a equipe com nove gols e impressionantes 17 assistências na vitoriosa campanha. Disputou todas as 38 partidas, apesar das incômodas dores no joelho esquerdo. Na média de gols, ficou com 0,23. Na de assistências, saltou para 0,44. Ou seja, vence Ronaldinho nos passes, mas perde nos gols.
Ainda na temporada passada, Jonas, do Valencia-ESP e da Seleção Brasileira, foi um dos destaques do nacional pelo Grêmio. Com 23 gols em 33 jogos, o atacante terminou a competição como artilheiro (média de 0,69). O jogador também deu oito assistências ao longo do torneio (0,24 por jogo) e foi um dos principais responsáveis pela grande arrancada do Tricolor gaúcho no segundo turno, que assegurou a vaga na Libertadores. Com ele em campo, o time venceu 15 partidas.
Império rubro-negro
Adriano Petkovic Flamengo 2 x 1 Grêmio 06/12/2009 (Foto: EFE)Adriano brilhou na conquista de 2009 (Foto: EFE)
Um ano antes, Adriano fora determinante para o Flamengo na caminhada rumo ao hexa. O Imperador fez 19 gols nos 30 jogos que disputou naquela edição e teve importância singular para tirar o clube mais popular do país da fila de 17 anos. Na arrancada do time rumo ao título, demonstrou algumas das virtudes de um líder: raça, dedicação e talento para destruir defesas. Ergueu o troféu com uma média de 0,63 gols por jogo (R10 tem 0,64). Centroavante que é, fez quatro assistências e tem média baixa: 0,13.
Em 2008, trinca de artilheiros e de garçons
No ano do sexto título do São Paulo, o equilíbrio marcou a disputa pela artilharia e pela liderança nas assistências. Dois trios dividiram as honras. No quesito bola na rede, Keirrison, do Coritiba, Washington, do Fluminense, e Kleber Pereira, do Santos, fizeram 21 gols cada. O ex-atacante tricolor jogou menos, 28 vezes, mas teve a melhor média: 0,75 gols por confronto. K9 (31 jogos) e Kleber Pereira (35 jogos) foram bem: 0,67 e 0,60 de média, respectivamente. Formado por definidores, o trio foi discreto nas assistências: uma de Keirrisson, duas do Coração Valente e duas de Kleber Pereira.
Naquela edição, três jogadores compartilharam a liderança nas assistências. Patrício, da Portuguesa, Jorge Wagner, do São Paulo, e Julio Cesar, do Goiás, deram 11 passes para gol cada. A melhor média foi do ex-lateral-esquerdo do Esmeraldino: 0,39 por jogo. Ele disputou 28 partidas.
Artilheiros dos pontos corridos com 20 clubes:
Ano Jogador Jogos Gols Assistências Média gols Média assistências
2006 Souza (Goiás) 30 17 6 0,56 0,20
2007 Josiel (Paraná) 36 20 3 0,55 0,08
2008 Keirrison (Coritiba) 31 21 1 0,67 0,03
2008 Washington (Fluminense) 28 21 2 0,75 0,07
2008 Kleber Pereira (Santos) 35 21 2 0,60 0,05
2009 Adriano 30 19 4 0,63 0,13
2009 Diego Tardelli (Flamengo) 33 19 6 0,57 0,18
2010 Jonas (Grêmio) 33 23 8 0,69 0,24
2011 Ronaldinho (Flamengo) 14 9 5 0,64 0,35
Líderes em assistências nos pontos corridos com 20 clubes:
Ano Jogador Jogos Gols Assistências Média de gols Média de assistências
2006 Souza (São Paulo) 29 4 11 0,13 0,37
2007 Jorge Wagner (São Paulo) 34 4 13 0,11 0,13
2008 Patrício (Portuguesa) 32 2 11 0,06 0,34
2008 Jorge Wagner (São Paulo) 36 2 11 0,05 0,30
2008 Julio Cesar (Goiás) 28 4 11 0,14 0,39
2009 Cleiton Xavier (Palmeiras) 32 3 13 0,09 0,40
2010 Conca (Fluminense) 38 9 17 0,23 0,44
2011 Danilo (Corinthians) 13 2 7 0,15 0,53

Melhor armador da Espanha, Huertas fecha com Barcelona por quatro anos

Brasileiro chega para substituir o espanhol Ricky Rubio na equipe catalã

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Marcelino Huertas na partida de basquete do Caja Laboral (Foto: efe)Huertas deixa o Caja Laboral (Foto: EFE)
O suspense chegou ao fim. Aos 28 anos, Marcelinho Huertas é o novo armador do Barcelona, time mais importante do basquete europeu. Eleito o melhor armador da liga espanhola na última temporada, o brasileiro assinou contrato de quatro anos com o clube catalão. Ele deixa o Caja Laboral e chega para substituir o espanhol Ricky Rubio, que acertou sua transferência para o Minnesota Timberwolves, da NBA. No fim de semana, Huertas foi liberado dos treinos da seleção brasileira em São Paulo para acertar o contrato.
Huertas iniciou sua trajetória no basquete espanhol no início da década passada, jogando três temporadas no Juventut de Badalona. Depois ele passou pela Italia, no Fortitudo, e voltou à Espanha para defender o Bilbao. Em 2009, ganhou destaque ao se transferir para o Caja Laboral, onde jogou ao lado de Tiago Splitter.
O brasileiro já foi eleito duas vezes como melhor armador da liga, inclusive no último campeonato. A exposição abriu os olhos do Barça, que precisava de um substituo para Rubio.
Convocado para o Pré-Olímpico de Mar Del Plata, Huertas não participou do torneio Super 4 no fim de semana, na Venezuela, liberado para resolver os últimos detalhes do contrato na Europa. O Brasil luta por uma vaga nos Jogos de Londres na competição que começa no fim deste mês, na Argentina. Duas vagas estão em jogo para as Olimpíadas, e se a equipe não conseguir passar ainda terá outra chance no ano que vem, no Pré-Olímpico Mundial.

Dez pilotos brigam pelas últimas cinco vagas à SuperFinal da Stock

Thiago Camilo, Átila Abreu, Max Wilson, Cacá Bueno e Ricardo Maurício já estão garantidos; Marcos Gomes e Popó Bueno estão quase lá

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Stock Car Daniel Serra Serrinha (Foto: Bruno Terena)Carros contornam o 'S' do Senna na última etapa
da temporada, em Interlagos (Foto: Bruno Terena)
O Grande Prêmio de Salvador, oitava etapa da Stock Car, no dia 4 de setembro, definirá os dez pilotos que decidirão o título da temporada nas quatro provas finais. Ao fim da etapa baiana, os dois piores resultados de cada piloto ao longo do ano serão descartados. Após a Corrida do Milhão neste domingo, em Interlagos, já asseguraram vaga nos playoffs Thiago Camilo, Átila Abreu, Max Wilson, Cacá Bueno e Ricardo Maurício.
Dez pilotos reúnem chances matemáticas de ingressar na lista dos dez finalistas. Alguns deles, como Marcos Gomes e Popó Bueno, estão com um pé dentro da SuperFinal. Daniel Serra e Allam Khodair também estão bem encaminhados, mas a luta pela vaga restante está indefinida. Aplicando-se o descarte obrigatório dos dois piores resultados, Luciano Burti ocupa a 10ª colocação com 41 pontos, apenas um a mais que Duda Pamplona.
Outros quatro pilotos correm por fora, mas dependem não apenas de um desempenho excepcional na capital baiana como também de uma combinação mais do que favorável de resultados. São eles: Ricardo Zonta, David Muffato, Xandinho Negrão e Giuliano Losacco.
Confira a classificação da Stock Car até o momento, já com os descartes obrigatórios:
1 - Thiago Camilo, 100 pontos;
2 - Átila Abreu, 83
3 - Cacá Bueno e Max Wilson, 80
5 - Ricardo Maurício, 62
6 - Marcos Gomes, 57
7 - Popó Bueno, 56
8 - Daniel Serra, 47
9 - Allam Khodair, 46
10 - Luciano Burti, 41
11 - Duda Pamplona, 40
12 - Ricardo Zonta, 30
13 - David Muffato, 26
14 - Xandinho Negrão, 25
15 - Giuliano Losacco, 20

Após título das eliminatórias, Brasil disputa o Mundialito de Portimão

Além da seleção brasileira e do anfitrião Portugal, México e França também participam do quadrangular, na praia do Rocha, de quarta a sexta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Portimão, Portugal
seleção brasileira futebol de areia (Foto: Diego Mendes/CBBS)Seleção brasileira busca o 12º título do Mundialito,
nas areias de Portimão (Foto:Diego Mendes/CBBS)
Depois do penta das eliminatórias, o Brasil estreia nesta quarta-feira, às 14h, (horário de Brasília), contra o México, na abertura do Mundialito de Portimão, nas areias da praia do Rocha. Com 11 títulos na competição, a seleção brasileira usa o torneio como parte da preparação para a Copa do Mundo, que será disputada de 1º a 11 de setembro, em Ravenna (Itália). O SporTV 2 transmite os jogos ao vivo.
- Estamos bem preparados, gosto muito de jogar na praia do Rocha, é um lugar onde o público sempre recebeu bem o Brasil e vamos lutar por esse título - frisou o capitão Benjamin.
Além de brasileiros e mexicanos, os anfitriões portugueses e os franceses também disputam o quadrangular. No grupo que disputou as eliminatórias sul-americanas, duas mudanças: no gol, Leandro entra no lugar de Alessandro, e Daniel, que sofreu uma luxação no dedão do pé direito na final contra a Argentina, não viajou com a delegação para iniciar sua recuperação.
- Será uma boa oportunidade para darmos sequência na nossa preparação para a Copa do Mundo e também para observar México e Portugal, seleções que estarão na Itália, em especial o México, que é um dos nossos adversários na primeira fase. Jogamos muito bem nas eliminatórias, com um futebol eficiente, alegre e ofensivo, dentro do que a gente espera do time, e o trabalho está sendo bem feito - afirmou o técnico Alexandre Soares.
Tabela do Mundialito de Portimão:
Quarta-feira (Dia 10)
14h - Brasil x México (SporTV 2 ao vivo)
15h - França x Portugal (SporTV 2 ao vivo)
Quinta-feira (Dia 11)
14h - Brasil x França (SporTV 2 ao vivo)
15h - Portugal x México (SporTV 2 ao vivo)
Sexta-feira (Dia 12)
14h - México x França (SporTV 2 ao vivo)
15h - Portugal x Brasil (SporTV 2 ao vivo)

Polvo Paul descansa, mas ‘namorada’ prevê vitória do Brasil Sub-20

Paula rouba a cena e escolhe a caixa com bandeira brasileira em menos de um minuto. Seleção enfrenta a Arábia Saudita pelas oitavas nesta quarta

Por Victor Canedo Direto de Barranquilla, Colômbia
Paul e Paula descansavam tranquilamente no aquário do restaurante quando chegou o momento. O polvo, famoso até o momento em Barranquilla por acertar as três vitórias da Colômbia no Mundial Sub-20, teria de fazer a sua previsão do dia. Mas ele não estava lá muito disposto e ficou entre as pedras, quase imóvel. A tarefa sobrou, então, para a “namorada”. Sem quaisquer dúvidas, o molusco demorou pouco menos de um minuto para se decidir pela caixa com a bandeira brasileira, nesta terça-feira.
Confira todos os confrontos do mata-mata do Mundial Sub-20
polvo paula prevê vitória do BRasil mundial sub 20 (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Paula escolheu a Seleção Brasileira rapidamente (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)
No que depender da vontade de Paula, o Brasil eliminará a Arábia Saudita na quarta, no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, pelas oitavas de final da competição. O resultado positivo leva a Seleção até Pereira, onde será disputada a partida das quartas de final, no domingo, contra Espanha ou Coreia do Sul. A cerimônia foi acompanhada pelo dono do restaurante “Pulpo Paul” (Polvo Paul em espanhol), Paul Tarud, e pelo treinador dos animais Hernán Gomez, que comandou o processo de escolha.
Ainda nesta terça-feira, o técnico Ney Franco comandará um treino aberto no Country Club e possivelmente divulgará a equipe titular. A dúvida é sobre a permanência do centroavante Willian, que pode dar lugar a Dudu ou até mesmo a Galhardo, com Danilo atuando no meio-campo. O jogo começa às 22h (de Brasília) e terá acompanhamento do GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmite ao vivo.
polvo paul dormindo BRasil mundial sub 20 (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Paul relaxa enquanto a 'namorada' trabalha para garantir o 'sustento da família' (Foto: Victor Canedo)

Inter busca na Recopa o sexto ano seguido com títulos internacionais

Depois de perdas da Libertadores e do Torneio de Munique, Recopa é a esperança colorada para não quebrar sequência

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Não são só Libertadores, é um Mundial só, mas impressiona, mesmo assim, a sequência de conquistas estrangeiras do Inter nos últimos anos. Desde 2006, o clube gaúcho abraça pelo menos um troféu gringo por temporada. A esperança de manutenção da sequência, pelo sexto ano seguido, é a Recopa. Nesta quarta-feira, o Inter inicia a decisão contra o Independiente, em Avellaneda, na Argentina.
A série começou em 2006, com os títulos da Libertadores e do Mundial. Na temporada seguinte, veio justamente a Recopa, contra o Pachuca, do México. Em 2008, o Inter iniciou o ano ganhando a Copa Dubai, um torneio amistoso, e fechou a temporada com a conquista da Copa Sul-Americana, inédita para o futebol brasileiro.
Foi aí que o Inter se tornou o “Campeão de Tudo”, único clube do país a ter vencido todos os torneios atualmente em disputa no país. Mas a fonte não secou. Em 2009, ano do centenário do clube e de poucas conquistas, a salvação foi a Copa Suruga, no Japão – um torneio de menor expressão, mas reconhecido pela Fifa. No ano seguinte, o Inter voltou a conquistar a Libertadores, seu sétimo título estrangeiro em cinco anos.
É uma sequência que orgulha os atletas que participaram de pelo menos uma parte dela. E que também deve orgulhar o torcedor, conforme diz o meia Paulo César Tinga, bicampeão da Libertadores com o Inter.
- Disputar a Recopa é sinal de que a última temporada foi boa. Se eu fosse torcedor de outros times, estaria muito chateado, porque a toda hora o Inter está em competições importantes, em finais. Há um ano, estávamos sendo campeões da Libertadores. É fruto de um trabalho de mais de seis anos. É de muita importância esse título. Depois de não conquistar a última Libertadores, temos um grande titulo internacional a ser conquistado. Estamos focados, felizes com essa oportunidade. O torcedor está orgulhoso desse clube, desse time, de sempre ver conquistas importantes – comentou o jogador.
São títulos de sobra, mas a lista poderia ser maior. Nos últimos três anos, o Inter vem perdendo chances de engordar a sala dos troféus que não falam português. Em 2009, perdeu a Recopa para a LDU e caiu cedo na Sul-Americana. Em 2010, viveu a maior derrota de sua história no Mundial ao ser batido pelo Mazembe nas semifinais. Este ano, foi eliminado já nas oitavas de final da Libertadores. Em seguida, fez bonito no Torneio de Munique, mas os empates por 2 a 2 com Barcelona e Milan não renderam mais do que o terceiro lugar aos gaúchos.
A Recopa é o último torneio estrangeiro do Inter em 2011. A finalíssima é em 24 de agosto, dentro de duas semanas, no Beira-Rio.
Os títulos do Inter
2006
Libertadores: Inter vence São Paulo por 2 a 1 no Morumbi, empata por 2 a 2 no Beira-Rio e conquista, pela primeira vez, o maior título continental.
Mundial: com a já lendária vitória de 1 a 0 sobre o Barcelona, gol de Adriano Gabiru, Inter é campeão do mundo pela primeira vez.
2007
Recopa: título da Libertadores de 2006 dá ao Inter o direito de disputar a Recopa. Na decisão, Colorado faz 4 a 0 no Pachuca, do México, e conquista o torneio.
2008
Copa Dubai: o aumento do prestígio internacional faz o clube gaúcho ser convidado para a Copa Dubai. Lá, Inter bate Stuttgart, da Alemanha, nas semifinais, e Internazionale, da Itália, na decisão.
Sul-Americana: mal no Brasileirão, clube decide priorizar a Sul-Americana, ciente de que ali está a chance de conquistar um título inédito. Decisão é contra o Estudiantes. Vitória na Argentina é seguida por derrota no Beira-Rio. Nilmar, na prorrogação, dá título aos colorados.
2009
Copa Suruga: por ser o campeão da Sul-Americana, Inter vai ao Japão disputar a Copa Suruga. Vitória por 2 a 1 sobre o Oita Trinita dá mais um título internacional ao Colorado.
2010
Libertadores: Inter ganha mais um título da Libertadores. No sufoco, passando por Banfield, Estudiantes e São Paulo no limite do saldo qualificado, o Colorado bate o Chivas, do México, na final e é bicampeão do continente.

Pronto para jogar, Martinuccio foge
de comparações com Conca

Após duas semanas de treinamentos físicos, argentino está à disposição para partida contra o Grêmio e avisa: ‘Darío é armador, eu sou ponta de lança’

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
MARTINUCCIO fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)Martinuccio concede entrevista coletiva no Flu
(Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)
Agora, depende somente de Abel Braga. Quase 20 dias após ser apresentado oficialmente como reforço, Alejandro Martinuccio está à disposição para estrear com a camisa do Fluminense. O argentino, que chegou ao clube depois de assinar um polêmico pré-contrato com o Palmeiras, fez duas semanas de trabalhos físicos ao lado do compatriota Lanzini e já tem trabalhado normalmente com o grupo. A tendência é de que “El Niegro”, como é chamado em seu país, seja relacionado para enfrentar o Grêmio, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Olímpico, pela 16ª rodada do Brasileirão.
Cercado de expectativas pelo futebol apresentado com a camisa do Peñarol na campanha do vice-campeonato da última Libertadores, Martinuccio não esconde a ansiedade para iniciar para valer sua trajetória nas Laranjeiras. Não esperem, porém, que o “hermano” ocupe a lacuna deixada pelo ídolo Conca. Conforme o próprio jogador fez questão de frisar em entrevista coletiva, os dois não têm nenhuma semelhança além do país de origem.
- Eu assumo a responsabilidade de um jogador de futebol. Não vim substituir ninguém, vim pelo que joguei na Libertadores. O Conca é o Conca, eu sou eu. Dário é um armador, eu jogo mais como ponta de lança.
Durante a atividade desta terça-feira, nas Laranjeiras, Martinuccio conversou isoladamente com Abel Braga. O meia-atacante revelou o teor do bate-papo.
- Acho que para domingo estarei à disposição. Abel me perguntou onde me sinto bem para jogar, me explicou onde pensava em me usar. E onde ele me colocar espero ir bem.
Martinuccio Abel fluminense (Foto: Nelson Perez/FluminenseF.C.)Martinuccio conversa com Abel durante o treino desta terça-feira (Foto: Nelson Perez/FluminenseF.C.)
Sem atuar desde o dia 22 de junho, quando foi derrotado pelo Santos na decisão da Libertadores, o argentino não fez previsão de quanto tempo suporta em campo, mas se disse bem fisicamente. Martinuccio revelou ainda surpresa com a carga de trabalho em gramados brasileiros.
- Faz muito tempo que não jogo, desde a partida contra o Santos, mas me sinto bem fisicamente. Aqui no Brasil se trabalha bastante, não tinha o costume de trabalhar tanto. Mas me adaptei bem. Me dedico a fazer o melhor dentro do futebol. Espero render o máximo. A medida que os jogos forem passando, vou me sentir melhor.
Perguntado sobre o peso de sua entrada para a equipe, o jogador demonstrou humildade. Ciente de que não mudará sozinho o rumo tricolor no Brasileirão, Martinuccio reforçou que o Fluminense tem que evoluir coletivamente.
- Não acredito que vou mudar em nada a equipe. O clube me contratou pelo meu rendimento na Libertadores e quero entrar em campo para ajudar, não mudar um time. Isso é algo que todos vamos fazer juntos. Quero realizar boas partidas pelo Flu.
Com 21 pontos e um jogo a menos que a maioria dos adversários, o Fluminense é o nono colocado no Campeonato Brasileiro.

Na briga por vaga no ataque, Rildo diz que ‘cabeça quente’ ficou para trás

Depois de ter sido expulso na partida contra o Boa Esporte, Rildo garante que está tranquilo para voltar a brigar por uma vaga no ataque do Vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
rildo atacante do vitoria (Foto: Reprodução/TV Bahia)'Todo mundo merece segunda chance', diz Rildo
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
A partida do dia 30 de julho deste ano é o confronto que o atacante Rildo quer deixar para trás. No duelo contra o Boa Esporte, o jogador foi expulso, perdeu a cabeça e tentou agredir o árbitro. Após o episódio, Rildo afirmou que havia tentado chutar o cartão da mão do juiz e admitiu ter se arrependido da atitude.
Agora, depois de cumprir suspensão automática na Série B, Rildo aguarda o julgamento do STJD à disposição do técnico Vagner Benazzi. Na briga por uma vaga no ataque do Vitória, o jogador diz que a polêmica é parte do passado.
- Estou tranquilo. Sei que aquele episódio foi chato, errei. Mas acho que todo mundo merece uma segunda chance, porque todo mundo erra. Agora é procurar voltar com a cabeça tranquila para ajudar o grupo – afirmou o atacante.
Rildo faz questão de ressaltar que sempre teve um temperamento calmo. Em dez jogos com a camisa do Vitória no Brasileiro deste ano, o jogador foi advertido com cartão amarelo em apenas uma partida. A expulsão contra o Boa Esporte foi a primeira do atacante.
- Eu sempre fui tranquilo. Isso aconteceu em um momento em que eu não pensei. Nunca fui sequer expulso. Foi a primeira vez que levei um cartão vermelho em toda a minha carreira. Então eu estou tranquilo – concluiu.

Grêmio anuncia contratação do zagueiro Edcarlos

Jogador, ex-Cruzeiro, apresenta-se na quarta-feira, e assina até o final do ano

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
edcarlos, cruzeiro x são paulo (Foto: Juliana Flister / VIPCOMM)Edcarlos defendeu o Cruzeiro no primeiro semestre
(Foto: Juliana Flister / VIPCOMM)
Na tarde desta terça-feira o Grêmio anunciou, através do site oficial do clube, a contratação do zagueiro Edcarlos.
O jogador de 26 anos atuou pelo Cruzeiro no primeiro semestre, e estava vinculado ao Desportivo Brasil.
O jogador chega a Porto Alegre às 14h de quarta-feira, faz exames médicos e assina contrato até o final do ano. Depois, concede entrevista coletiva, com a apresentação vestindo a camisa tricolor.
Antes, o Grêmio havia tentado contratar os zagueiros Bruno Rodrigo, do Santos, e André Luis, do Fluminense. Reforçar a defesa era uma das prioridades do diretor-executivo Paulo Pelaipe, que em seu segundo dia no cargo havia apresentado o centroavante Brandão, também ex-Cruzeiro. O dirigente ainda procura um meio-campista, e até mesmo um lateral-esquerdo.