terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Família apoia volta de Ricardo Gomes, mas avisa: ‘Fevereiro é cedo’

Prazo inicial estipulado pelo técnico é tratado como precoce. Filho diz que Ricardo já percorreu 'metade do caminho' para voltar ao Vasco

Por Diego Ribeiro São Paulo
Eleito melhor técnico do Campeonato Brasileiro ao lado de seu auxiliar Cristóvão Borges, Ricardo Gomes está ansioso para voltar ao comando do Vasco. Seu filho, Diego, recebeu o prêmio pelo pai na noite dessa segunda-feira e avisou que Ricardo está no caminho para retornar logo aos gramados. Em fase final de recuperação de um AVC, o técnico vascaíno tem passado por sessões diárias de fisioterapia, mas ainda não tem data estipulada para voltar.
Dedé, Diego Gomes, filho do treinador Ricardo Gomes, Cristóvão Borges e Fagner acompanham o programa (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)Filho de Ricardo, Diego Gomes recebe pelo pai o prêmio ao lado dos também laureados cruz-maltinos Dedé, Cristóvão Borges e Fagner (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)
A família tem participado do tratamento de Ricardo Gomes, que já manifestou a vontade de trabalhar logo no início de 2012. No entanto, a posição das pessoas mais próximas é de cautela. O filho Diego acredita que o mês de fevereiro, inicialmente estipulado pelo técnico, ainda é precoce para o retorno ao Vasco, que já terá logo de cara as disputas do estadual e da Taça Libertadores.
- Fevereiro é cedo, todo mundo está ciente disso. Ele vai voltar, mas na hora certa. Vamos apoiá-lo a todo momento, mas a ideia é voltar somente quando estiver 100% - afirmou Diego.
Não tem jeito, ele vai voltar,
e está difícil controlar a ansiedade do meu pai. É muito agitado,
quer fazer muitas coisas
ao mesmo tempo"
Diego, filho de Ricardo Gomes
Ricardo Gomes já apresentou boa evolução nos movimentos e frequentou a concentração do Vasco nos jogos finais do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana, passando mensagens de apoio ao elenco. Mesmo assim, a família do treinador ainda vê um longo caminho a ser percorrido antes da plena recuperação.
- Ainda falta bastante em termos de reabilitação, poderia dizer que ele já percorreu um pouco mais da metade do caminho. Estamos ajudando em tudo o que é possível, e ele está se cuidando bastante, sem perder nenhuma sessão de fisioterapia. Está fazendo tudo certinho - disse o filho Diego.
Nem o filho nem os outros familiares têm qualquer pretensão de barrar as intenções de Ricardo em retomar a rotina corrida do futebol. Todos já têm ciência dos riscos, mas tomam os cuidados necessários para evitar novos problemas.

- Não tem jeito, ele já decidiu que vai voltar e comunicou aos médicos. Nós respeitamos qualquer decisão, mas jamais apoiaríamos um retorno se não soubéssemos que há condições para isso. A evolução dele é evidente, então o otimismo é enorme. Ele vai sempre tomar os remédios e trabalhar tranquilamente. Não tem jeito, ele vai voltar, e está difícil controlar a ansiedade do meu pai. É muito agitado, quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo - explicou Diego.
Ricardo Gomes acompanhou de casa a premiação dos melhores jogadores do Brasileirão e se emocionou quando teve seu nome citado na festa. Logo depois da cerimônia, o técnico ligou para o filho e deu um recado rápido.

- Ele falou que eu estava bonito na tela, ficou muito feliz.

Ao lado de Cristóvão Borges, Diego saiu tímido do Auditório do Ibirapuera. Mas a expressão otimista contagiou até mesmo o auxiliar de Ricardo Gomes, que virou técnico efetivo do Vasco no segundo turno do Brasileirão.

- Essa energia é sensacional. Quando subi no palco, tive a certeza de que o Ricardo vai voltar ainda mais forte - assegurou Cristóvão.

publicidade

Grupo A
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Bonsucesso
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Botafogo
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Flamengo
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Macaé
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Madureira
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Nova Iguaçu
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Olaria
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Resende
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Dom 22/01/2012 - Engenhão
    BOT
    RES
  • Dom 22/01/2012 -
    FLA
    BON
  • Dom 22/01/2012 - 17h00 Bariri
    OLA
    NOV
  • Dom 22/01/2012 - 17h00 Conselheiro Galvão
    MAD
    MAC

Grupo B
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Americano
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Bangu
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Boavista
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Duque de Caxias
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Fluminense
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Friburguense
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Vasco
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Volta Redonda
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Dom 22/01/2012 -
    FLU
    FRI
  • Dom 22/01/2012 - São Januário
    VAS
    AMN
  • Dom 22/01/2012 - 17h00 Bacaxá
    BVT
    DUQ
  • Dom 22/01/2012 - 17h00 Moça Bonita
    BAN
    VOL
Classificados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Anderson Martins, do Al-Jaish, nega retorno ao Vasco: 'Não há chance'

Campeão da Copa do Brasil em 2011, zagueiro terá inscrição regularizada no time do Qatar para jogar no mês que vem. Ele deixou o Vasco em agosto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
  •  
anderson martins apresentação qatar (Foto: Divulgação)Anderson Martins não retornará ao Vasco
por enquanto (Foto: Divulgação)
Campeão da Copa do Brasil pelo Vasco em 2011, o zagueiro Anderson Martins, do Al-Jaish, não voltará a vestir a camisa do time da Colina. É o que diz o próprio jogador, que deixou o clube em agosto deste ano para jogar no mundo árabe. O defensor tem um contrato de quatro anos com o time do Qatar e terá sua inscrição regularizada para começar a jogar no mês que vem.
- Comentei antes do clássico contra o Fluminense que não há chance de retornar agora e, em respeito à torcida vascaína que sempre me tratou com muito carinho, volto a dizer que não será possível. Não é justo iludir os torcedores. Estive no Rio há duas semanas, fui visitar meus ex-companheiros em São Januário e todos brincaram dizendo que eu poderia voltar. Entrei na brincadeira, mas não passou disso. Tenho contrato e vou jogar no mês que vem pelo Al-Jaish - declarou.
O atleta ainda não atuou sob o comando do técnico brasileiro Péricles Chamusca porque o clube perdeu o prazo de inscrição no campeonato do país. Anderson Martins participará da pré-temporada do Al-Jaish a partir do próximo dia 16, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A estreia está prevista para o dia 8 de janeiro contra o Al-Wakra, pela Liga Nacional. O procurador do zagueiro, Carlos Leite, confirmou a informação.
- Não há chance de Anderson Martins voltar a jogar pelo Vasco. Já declarei isso algumas vezes. Ele ainda nem jogou pelo Al-Jaish, o que acontecerá em breve. Essa questão de retornar ao Brasil nem foi cogitada e não houve nenhuma conversa com o clube sobre esse assunto - finalizou.

Vontade de Juninho é trunfo do Vasco para confirmar permanência

Apesar de possível interesse do Al-Gharafa, dirigente diz que clube-cruzmaltino não tem pressa para negociar novo contrato do meia

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Juninho Pernambucano na partida do Vasco (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)Juninho é alvo de interesse do Vasco
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)
Um dos maiores ídolos da história recente do Vasco, Juninho Pernambucano terá contrato com o clube encerrado no próximo dia 31. Com o fim da temporada, será o momento de as duas partes negociarem uma renovação. E exatamente por existir interesse mútuo na continuidade, a diretoria cruz-maltina garante não ter pressa para sacramentar o destino do camisa 8.
Recentemente, um clube da Coréia do Sul demonstrou a vontade de contratar Juninho, mas a oferta foi recusada. Agora, o Al-Gharafa, do Qatar, teria apresentado uma oferta para a volta do meia, que defendeu a equipe por dois anos. O contrato teria duração de cinco meses (janeiro a maio).
No entanto, Juninho teria deixado claro ao clube do Oriente Médio que sua prioridade é permanecer do Vasco, posição que deixa a diretoria cruz-maltina ainda mais tranquila quanto à negociação de renovação.
- Se o Juninho tem vontade de ficar, então está respondido. Ele até pode ter proposta, mas não temos motivos pra fazer conjecturas. Acabou o problema, o restante nós conversamos com calma no decorrer da semana. Haveria pressa se nós tivéssemos de lutar contra o interesse do Juninho - afirmou o diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano.
Além de Juninho, o Vasco ainda deverá buscar as renovações do atacante Élton e do meia Bernardo, cujos contratos terminam em 31 de dezembro.

Drogba faz dois, Ramires deixa o seu, e Chelsea tira Valencia da Champions

Blues aliviam pressão sobre Villas-Boas com vitória convincente e primeiro lugar no Grupo E. Leverkusen tropeça no Genk, mas avança em segundo

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Didier Drogba provou mais uma vez que ainda tem muita lenha para queimar. Aos 33 anos e sob a sombra de Fernando Torres – a maior contratação da Inglaterra –, o marfinense foi o grande nome da vitória que classificou o Chelsea às oitavas de final da Liga dos Campeões. Com dois gols do centroavante, os Blues derrotaram o Valencia, por 3 a 0, nesta terça-feira, no Stamford Bridge, pela sexta e última rodada do Grupo E, e aliviaram a pressão sobre o então contestado técnico André Villas-Boas. O volante brasileiro Ramires, após passe do próprio camisa 11, completou o marcador.
chelsea x valencia drogba (Foto: Reuters)Jogadores correm para abraçar Didier Drogba, o herói da noite no Stamford Bridge (Foto: Reuters)
O resultado, de quebra, colocou o time do também brasileiro David Luiz na primeira colocação da chave, com 11 pontos, um a mais do que o Bayer Leverkusen, que apenas empatou com o lanterna Genk (três), por 1 a 1, na Bélgica. Os gols foram anotados por Vossen, aos 30 minutos de jogo, para os donos da casa, e Derdiyok, aos 34 da etapa final, para os alemães.
Com a vantagem de um empate com gols, o Valencia terá de se contentar agora com uma vaga na fase mata-mata da Liga Europa. Os espanhóis, que contaram com os brasileiros Diego Alves e Jonas, estacionaram nos oito pontos. O sorteio da fase mata-mata será realizado no próximo dia 16, em Nyon, na Suíça. O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo.
Chelsea dá o bote e abre vantagem
Mal parecia o Chelsea contestado durante imensa parte da temporada. Era o jogo mais importante até o momento da Era André Villas-Boas, o que aumentaria e muito as chances de uma demissão precoce em caso de eliminação ainda na fase de grupos. Só que o Chelsea foi a campo mordendo, sedento por uma vitória convincente e a consequente classificação para as oitavas de final. E convenceu, ao menos nos primeiros 45 minutos.
Raul Meireles deu o aviso logo com um minuto, em chute de fora da área defendido por Diego Alves. O goleiro brasileiro nada pôde fazer, no entanto, quando Drogba ajeitou e fuzilou de canhota, aos três. O marfinense recebeu passe de Mata, limpou Barragán e abriu o placar com categoria.
Jonas do Valencia (Foto: Reuters)Atacante da Seleção Brasileira, Jonas pouco apareceu na derrota do Valencia (Foto: Reuters)
A resposta dos visitantes veio quase de imediato. Aos cinco, Jordi Alba recebeu na ponta-esquerda e mandou na trave direita de Cech, que praticou uma grande defesa cinco minutos depois, em chutaço de Albelda, de fora da área.
De tanto atacar, o Valencia deu espaços em contra-ataques, mas não contava com uma falha que iria comprometer todo o objetivo do time. Aos 22, Drogba exagerou em esticada para Ramires, mas o zagueiro Victor Ruiz vacilou feio na proteção e viu o volante brasileiro passar sua frente e tocar na saída de Diego Alves. Era o gol da tranqüilidade aos Blues.
chelsea x valencia Feghouli  Ashley Cole (Foto: Getty Images)Feghouli e Ashley Cole disputam bola (Foto: Getty)
Valencia esboça pressão, mas dá espaços para contra-ataques
Tudo aparentemente mudou na etapa final. O Valencia voltou com mais posse de bola e empurrou o Chelsea para o seu campo, obrigando Cech a trabalhar. Mas ainda restava uma chance clara, daquelas que nem Soldado nem Jonas desperdiçariam. A melhor oportunidade veio aos 17, em uma bomba de Feghouli de longe.
Em vantagem, Villas-Boas optou por proteger a defesa e dificultar ainda mais o acesso dos espanhóis, que passaram a apelar mais por ligações diretas. Foi um prato cheio para o contra-ataque londrino entrar em ação. Aos 26, Sturridge lançou Drogba, que deu um balão em Ruiz, ganhou na dividida e quase fechou o caixão. O chute cruzado passou raspando a trave direita de Diego Alves.
Apenas adiou. Aos 31, Mata achou o marfinense em ótimas condições para tocar na saída do brasileiro e ir para o abraço. Dessa vez, em cena rara na temporada, a torcida não viu o Chelsea sofrer um gol em Stamford Bridge. E saiu sorrindo, sonhando com dias melhores.
chelsea x valencia ramires (Foto: Getty Images)Ramires beija a aliança na comemoração do segundo gol do Chelsea no Stamford Bridge (Getty Images)

Dirigente cobra Traffic sobre situação de R10: ‘Fica ou sai do negócio’

Vice de finanças Michel Levy diz que clube não pode mais esperar para definir a permanência do jogador, que não recebe há quatro meses

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
A corda esticou de vez, mas ninguém quer largar o seu lado. Ainda em busca de um acordo que garanta o pagamento dos quatro meses de salários atrasados de Ronaldinho, num total de R$ 3 milhões, Flamengo e Traffic não conseguem dar fim ao jogo de empurra. Nesta terça-feira, o vice de finanças do clube, Michel Levy, disse que a situação chegou ao limite. Em tom de ultimato, o dirigente cobrou uma definição da empresa de marketing esportivo sobre o caso.    
- O Flamengo quer que a Traffic continue sendo sua parceira, mas não há mais como ficar nesta situação. O clube tem cumprido com a sua obrigação e espera uma posição da empresa até o fim deste mês. Não há mais como esperar. A Traffic tem de definir se fica ou sai do negócio - afirmou, por telefone.
Quando diz que o clube cumpre com sua obrigação, Levy se refere ao pagamento de R$ 250 mil mensais ao camisa 10, que ocorre normalmente. Cabe a ressalva: em caso de atraso da parte do clube, a Traffic é a fiadora.
De acordo com o dirigente, o Rubro-Negro precisa de uma definição da parceira para definir uma forma de sustentar o negócio. Apesar de o jogador ter contrato até o fim de 2014, a permanência é um ponto de interrogação.
- Temos três opções. Entrar num acordo e resolver isso, buscar outros parceiros ou desistir. Só não podemos continuar com essa novela - disse, sem dar detalhes sobre as opções de novas parcerias. O GLOBOESPORTE.COM apurou que uma das opções seria realocar o contrato do jogador ao contrato dos direitos de transmissão dos jogos do time.
ronaldinho gaúcho prêmio craque do brasileirão (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho Gaúcho recebe troféu na Prêmio Craque do Brasileirão (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
As partes rediscutem o acordo há semanas e tentam, sem sucesso, assinar um contrato. Onze meses depois da chegada do jogador, é um memorando que sustenta o negócio. No documento firmado em janeiro, a empresa receberia percentual em todos os contratos de patrocínio do uniforme do clube a partir de R$ 30 milhões. Mas o acerto com a Procter & Gamble, de R$ 6,6 milhões por quatro meses, foi feito em agosto sem participação da Traffic. A agência responsável pela negociação foi a 9ine, que tem Ronaldo Fenômeno como um dos sócios e faturou 15% do valor.
Desde então, a Traffic, insatisfeita com a postura do clube, renegocia questões técnicas ligadas a patrocínios, licenciamento de produtos e ao futuro programa de fidelidade para o torcedor. A exclusividade no agenciamento de anunciantes do uniforme do clube e dos contratos publicitários individuais de Ronaldinho está praticamente resolvida. As reuniões realizadas foram pouco conclusivas sobre os demais pontos. Os próximos 15 dias são considerados decisivos para uma definição sobre a permanência do jogador.
Em entrevistas recentes, Assis passou a fazer críticas sobre a demora do clube para entrar em acordo com a parceira. Ele acompanha todos os detalhes da negociação e entende que a Traffic, por ter viabilizado a contratação do jogador, pode ser atendida.
No centro da polêmica, Ronaldinho demonstra tranquilidade ao comentar o assunto. Na noite de segunda-feira, na festa de premiação dos destaques do Campeonato Brasileiro, disse que quer ficar no clube, mas deixou claro que tudo depende do fim do imbróglio (assista ao vídeo).
- Eu quero ficar, é só acertarem alguns detalhes. A questão financeira será resolvida. Fico feliz pelos meus companheiros e vivo num ambiente maravilhoso. Já me vejo disputando a Libertadores e isso vai pesar muito. Meu objetivo é ficar aqui em 2012, pois o Flamengo tem tudo para conquistar grandes títulos e eu quero fazer parte disso.
Fernando Gonçalves, diretor-executivo da Traffic, foi procurado pelo GLOBOESPORTE.COM durante o Footecon, fórum sobre futebol que está sendo realizado no Rio, para comentar o assunto. Gonçalves se desculpou e explicou que o caso de Ronaldinho está sendo tratado diretamente por J. Hawilla, dono da Traffic, e que não poderia se manifestar.
A postura do Flamengo surpreendeu executivos da Traffic, já que na noite de segunda-feira Michel Levy encontrou J. Hawilla no Prêmio Craque do Brasileirão e os dois tiveram uma conversa amistosa do assunto.

Flamengo encerra o Campeonato Brasileiro sem um pênalti a favor

Figueirense, por sua vez, foi o único time que não teve nenhum marcado contra. Foram 116 no total, com 85 convertidos e 31 desperdiçados

Por Thomas Albert Freund Rio de Janeiro
 O Brasileirão chegou ao fim, e o Flamengo não teve pênalti marcado a seu favor. Em 38 rodadas, os árbitros não viram motivos para que o time rubro-negro chegasse à marca da cal (veja ao lado o vídeo em que o Flamengo reclamou de pênalti no jogo contra o Coritiba). Na era dos pontos corridos, jamais houve um caso similar. A equipe que havia demorado mais tempo para ter um pênalti a seu favor era o São Caetano, que em 2003 teve seu primeiro marcado apenas na 36ª rodada (2 x 2 Santos, no Anacleto Campanella, dia 11/10/2003). Vale lembrar que esse campeonato teve 46 rodadas e a presença de 24 clubes.

O volante Willians, cão de guarda do time rubro-negro e que, de vez em quando, também se lança ao ataque, prefere não polemizar.
Willians no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Willians espera muitos pênaltis para o Flamengo
cobrar em 2012 (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
- Isso faz parte, acontece. Prefiro imaginar que tenha sido apenas coincidência. Com certeza, em alguns lances, poderiam ter marcado pênalti para a gente, mas todo mundo erra, faz parte do futebol. Tomara que ano que vem nosso time seja o que mais tenha pênaltis a favor no campeonato - afirmou.

Já o Figueirense foi o único time que não cometeu infrações dentro da área neste campeonato. Apenas em mais uma oportunidade na era dos pontos corridos, uma equipe também terminou uma edição do Brasileiro sem cometer um pênalti sequer. Isso aconteceu com o  Santos em 2007.  Curiosamente, o treinador do Peixe também era Vanderlei Luxemburgo.
Thiago Neves e Edson Silva, Flamengo x Figueirense (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)Edson Silva ajudou o Figueira a não ter pênaltis contra si (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)
O zagueiro Edson Silva explica o sucesso da equipe catarinense.

- Isso aconteceu pela eficiência da equipe, que sempre entrou com muita concentração. O Jorginho nos pedia muita atenção, principalmente aos detalhes, e isso fez toda a diferença. Nosso time não cometeu muitas faltas, principalmente ali na entrada da área. Isso contribuiu para a gente fazer essa grande campanha - festejou.

O total de pênaltis assinalados no Brasileirão foi de 116, com 85 convertidos e 31 perdidos, média de 73,3% de aproveitamento. As rodadas 16, 21, 22, 29 e 30 foram as de maior índice de penalidades marcadas, com seis cobranças em cada. Apenas nas rodadas 3, 8, 9, 13 e 25, os juízes não marcaram pênaltis.

Os times que tiveram mais pênaltis a favor (veja tabela completa abaixo) foram Santos, Grêmio e Cruzeiro, com nove. Por outro lado, Fluminense e Atlético-MG foram as equipes com mais pênaltis contra: onze no total.

Confira a tabela com a lista de todos os times e a quantidade dos pênaltis marcados a favor e contra. Em negrito, estão sinalizados os times com os dados mais relevantes no quesito.
TIME (POSIÇÃO) PÊNALTIS A FAVOR (CONVERTIDOS) PÊNALTIS CONTRA
Corinthians (1º) 8 (7) 5
Vasco (2º) 5 (3) 3
Fluminense (3º) 7 (4) 11
Flamengo (4º) 0 5
Internacional (5º) 6 (4) 8
São Paulo (6º) 3 (2) 4
Figueirense (7º) 5 (2) 0
Coritiba (8º) 4 (2) 5
Botafogo (9º) 5 (4) 6
Santos (10º) 9 (7) 10
Palmeiras (11º) 4 (3) 1
Grêmio (12º) 9 (5) 7
Atlético-GO (13º) 4 (3) 4
Bahia (14º) 6 (6) 5
Atlético-MG (15º) 8 (7) 11
Cruzeiro (16º) 9 (5) 4
Atlético-PR (17º) 4 (3) 8
Ceará (18º) 5 (3) 4
América-MG (19º) 8 (7) 8
Avaí (20º) 7 (5) 7























 

Top 5 do Brasileiro: golaços, dribles, defesas, sarrafos e chances perdidas

Assista a vídeos com cinco listas da competição nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Durante o Brasileirão, a cada rodada o GLOBOESPORTE.COM elegeu um Top 5 com os gols mais bonitos, as defesas mais espetaculares, os dribles mais desconcertantes, as entradas mais violentas... Com o término do campeonato, chegou a hora de fazer uma lista final dos cinco mais em cada categoria. Confira abaixo os vídeos.

Os cinco gols mais bonitos
Golaços inesquecíveis foram marcados no Brasileiro, e prova disso é que o primeiro gol de Neymar em Flamengo 5 x 4 Santos foi selecionado para concorrer ao gol mais bonito do ano em eleição promovida pela Fifa. Também em jogadas individuais, os são-paulinos Lucas e Dagoberto entraram na galeria de arte da competição. Sem dribles, mas com apenas uma pedalada fatal, os centroavantes Fred (Fluminense) e Leandro Damião (Inter) acertaram belas bicicletas e entraram na lista.

Os cinco dribles mais desconcertantes
Se o Campeonato Brasileiro foi marcado pelo equilíbrio, a disputa pelo drible mais desconcertante foi tão parelha quanto. Ronaldinho Gaúcho, Lucas, Neymar, Deco e Rafinha conseguiram integrar essa seleção. Os dois primeiros levantaram as torcidas de Flamengo e São Paulo com humilhantes canetas. O santista, o tricolor e o coxa-branca aplicaram chapéus inesquecíveis, assinando verdadeiras obras-primas.

As cinco defesas mais espetaculares
Foram 1.017 gols no Brasileirão. E poderiam ser mais, não fossem alguns vilões impedindo que as bolas parassem no fundo da rede. Em alguns casos, fizeram isso com estilo e alto grau de dificuldade. Na lista das maiores defesas do campeonato, há dois goleiros consagrados: o eterno ídolo tricolor Rogério Ceni e o alvinegro Jefferson. Três goleiros que buscam consolidar o nome no cenário nacional integram a lista: o coxa-branca Vanderlei, o atleticano Renan Ribeiro e o colorado Muriel.

Os cinco gols mais perdidos
O campeonato terminou no domingo, mas muitos torcedores ainda devem estar reclamando daquele pontinho perdido aqui, de uma chance inacreditável ali... Resultados poderiam ter sido diferentes caso os artilheiros não tivessem pisado na bola. Mas quem é fã do Inacreditável Futebol Clube certamente se divertiu com gols perdidos por Deivid, Loco Abreu, Anselmo Ramon, Rafael Santos e Elton. As reações às vezes também são engraçadas: uns mostram expressão de vergonha, e outros se revoltam, abusando de gestos e palavrões.

As cinco entradas mais violentas
Nem só de gols e jogadas bonitas é feito o Brasileirão. Houve quem ficasse marcado negativamente. Os flamenguistas Gustavo e Airton, com um soco e uma cotovelada, respectivamente, entraram para a seleção dos botinudos. Anselmo Ramon, do Cruzeiro, deu um carrinho capaz de derrubar dois adversários ao mesmo tempo. Hélder, do Bahia, acertou praticamente um golpe de artes marciais em Thiago Neves. E Bolívar foi autor de uma solada responsável por tirar Dodô dos gramados por seis meses.

Conmebol divulga tabela: só Vasco
e Flu conhecem rivais da estreia

Time de São Januário inicia partipação contra o Nacional, no Uruguai. Tricolor terá pela frente o Boca, no Rio. Santos joga fora, e Corinthians, em casa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A Conmebol divulgou nesta terça-feira a tabela da fase de grupos da Taça Libertadores, sem as datas. Somente Vasco e Fluminense conhecem os adversários da estreia. Enquanto o time de São Januário inicia a sua partipação contra o Nacional, do Uruguai, fora de casa, o Tricolor terá pela frente o Boca Juniors, no Rio. O rival do Santos ainda não está definido, sabe-se apenas que será contra um time boliviano fora de casa. O Corinthians recebe um time paraguaio, em São Paulo.
Na pré-Libertadores, a Conmebol confirmou que o Flamengo faz o jogo de ida contra o Real Potosí na Bolívia, decidindo a vaga no Rio. O Inter jogará a segunda partida fora de casa, contra um time colombiano ainda indefinido.
Se o Flamengo passar, estreia na fase de grupos contra um time argentino fora de casa. No caso do Inter, o primeiro jogo da chave principal seria contra um time peruano, no Beira-Rio.
Pré-Libertadores
25/01 - Real Potosí (BOL) x Flamengo
01/02 - Flamengo x Real Potosí (BOL)
25/01 - Inter x Colômbia 3
01/02 - Colômbia 3 x Inter
Fase de grupos
Grupo 1
Bolívia 2 x Santos
Inter ou Colômbia 3 x Peru 1
Santos x Inter ou Colômbia 3
Peru 1 x Santos
Inter ou Colômbia 3 x Bolívia 2
Santos x Peru 1
Bolívia 2 x Inter ou Colômbia 3
Inter ou Colômbia 3 x Santos
Santos x Bolívia 2
Peru 1 x Inter ou Colômbia 3
Grupo 2 - se o Flamengo passar da pré-Libertadores
Argentina 3 x Flamengo
Flamengo x Paraguai 1
Equador 2 x Flamengo
Flamengo x Equador 2
Paraguai 1 x Flamengo
Flamengo x Argentina 3
Grupo 4
Fluminense x Boca Juniors (ARG)
Fluminense x Zamora (VEN)
Argentina 5 x Fluminense
Fluminense x Argentina 5
Zamora (VEN) x Fluminense
Boca Juniors (ARG) x Fluminense
Grupo 5
Nacional (URU) x Vasco
Vasco x Peru 2
Vasco x Equador 3 ou Paraguai 3
Equador 3 ou Paraguai 3 x Vasco
Peru 2 x Vasco
Vasco x Nacional (URU)
Grupo 6
Corinthians x Paraguai 2 - Primeiro jogo
Paraguai 2 x Corinthians - Último jogo
Sobre as outras partidas - O site da Conmebol não divulgou a ordem dos jogos do Corinthians de forma correta. Há confrontos repetidos nas rodadas 2, 3, 4 e 5, como pode ser visto na imagem abaixo
Tabela do Corinthians na Libertadores apresenta jogos repetidos (Foto: Reprodução site Conmebol)Tabela do Corinthians na Libertadores apresenta jogos repetidos (Foto: Reprodução site Conmebol)

‘Não vai tirar a dor que sinto’, diz Dodô sobre punição a Bolívar

Em recuperação da cirurgia no joelho esquerdo, lateral prefere não comentar punição recebida pelo zagueiro do Internacional

Por Raphael Carneiro Salvador
dodo, lateral do bahia, chega a salvador de muletas (Foto: Reprodução/TV Bahia)Jogador rompeu os ligamentos do joelho esquerdo
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
As marcas da dura entrada sofrida por Dodô na derrota do Bahia para o Internacional ainda estão no joelho do lateral-esquerdo. Treze dias depois de passar por uma cirurgia por conta do rompimento total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o jogador se recupera em casa da lesão e prefere não opinar sobre a pena aplicada a Bolívar. Após ser punido com uma suspensão de quatro jogos mais o tempo que Dodô ficar fora de campo, o zagueiro do Inter recebeu um efeito suspensivo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e vai ficar de fora por dois jogos e 15 dias.
Na semana seguinte ao jogo, o lateral do Bahia perdoou publicamente Bolívar. Agora, com a expectativa de voltar aos gramados daqui a seis meses, Dodô prefere não se preocupar tanto com os julgamentos e a punição recebida pelo defensor colorado.
- Se ele tomar um ano, dois anos, um dia, dois dias, não vai mudar o que aconteceu. Não vai apagar aquele lance, não vai fazer eu me recuperar mais rápido, não vai tirar a dor que senti e ainda sinto. Então não quero comentar muito sobre isso, até porque não sou eu que julgo. Não tenho muito o que falar sobre isso, não – lamentou o jogador.
A dor a que Dodô se refere não é somente pela contusão. Depois de um início complicado no Bahia, o lateral conseguiu dar a volta por cima e vivia seu melhor momento no clube. Tanto que, com suas atuações na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro, ele conseguiu ser o melhor jogador da posição no Troféu Armando Nogueira.
- No começo, eu sofri um pouco por estar substituindo o Ávine, que é um ídolo da torcida. Os torcedores demoraram um pouco para se acostumar que não veriam um novo Ávine, e sim um jogador diferente, uma outra pessoa. Até a torcida se acostumar, demorou um pouco. Quando as coisas estavam encaminhando legal, já tendo o reconhecimento do torcedor, acabei me machucando. É difícil. Nenhum jogador quer se machucar, e foi minha primeira contusão mais séria e no meu melhor momento – disse.
Futuro indefinido
Com a lesão, as negociações sobre o futuro de Dodô esfriaram. O empréstimo dele ao Bahia se encerra no dia 31 deste mês, e a diretoria tricolor tinha interesse na renovação. Com contrato com o Corinthians até julho de 2012, o jogador ainda não sabe por qual time voltará a jogar.
- Ainda não conversei com ninguém, até porque foi tudo muito corrido. Mas, como a recuperação é longa, a gente vai ter tempo para definir. Eu mesmo prefiro nem falar nada agora, porque não tive proposta de nenhum dos lados – revelou o jogador.

Presidente do Cruzeiro dá o preço de Montillo: R$ 24 mi para começar

Além de desconhecer o interesse de Corinthians e São Paulo, Gilvan Tavares afirma que não aceita a inclusão de atletas em uma negociação

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Montillo no Troféu Bola de prata (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Montillo foi um dos destaques do Brasileirão
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Camisa 10 do Cruzeiro, o meia Montillo é hoje um dos atletas mais cobiçados do futebol brasileiro. Na mira de Corinthians e São Paulo para 2012, o gringo já tem preço: € 10 milhões (R$ 24 milhões). Pelo menos foi o que disse o presidente Gilvan de Pinho Tavares, que acabou de assumir a presidência do Cruzeiro, clube que tem vínculo com o argentino até 2015.
- Todo mundo quer o Montillo, mas ninguém quer pagar o que ele vale. No segundo semestre, o ex-presidente Zezé Perrela recusou € 10 milhões de um time da China. Portanto, quem quiser contratar, eu só começo a conversar a partir desse valor e não aceito a inclusão de nenhum atleta. Eu já tenho várias contratações encaminhadas e não preciso de novos jogadores – afirmou o dirigente, em entrevista à rádio Globo.
Nem mesmo o fato de Zezé Perrela ter aconselhado o novo presidente a vender o argentino para diminuir os R$ 30 milhões que o clube tem acumulado de dívidas faz Gilson mudar de ideia.
- Eu não posso perder o nosso principal astro e ídolo da torcida se não for por um negócio que vai resolver todos os nossos problemas. Até por isso, não posso aceitar jogadores. Acredito que o Montillo vai continuar conosco porque ele é peça fundamental para a montagem do nosso time para o ano que vem – ressaltou.
Clique e assista a vídeos do Corinthians
Na festa de premiação dos melhores do Campeonato Brasileiro, o argentino preferiu não polemizar sobre o assunto.
- Meu contrato com o Cruzeiro vai até 2015. Não recebi proposta de nenhum time. Só sei por vocês da imprensa a respeito de Corinthians e São Paulo. Meu pensamento é curtir as férias com a família na Argentina e depois ver o que há – disse o gringo.

Ex-atacante venezuelano do Udinese sofre AVC e morre aos 25 anos

Paul Ramírez faleceu na cidade de Puerto Ordaz

Por GLOBOESPORTE.COM Puerto Ordaz, Venezuela
Paul Ramírez, da Venezuela sub-20 (Foto: AFP)Foto de Paul Ramírez durante a disputa do
sul-americano sub-20 de 2005 (Foto: AFP)
O atacante Paul Ramírez, ex-jogador da seleção sub-20 da Venezuela e que atuou na Itália pelo Udinese, morreu na noite de segunda-feira, aos 25 anos, na cidade de Puerto Ordaz, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) provocada por uma doença renal. A informação é da Federação Venezuelana de Futebol.
Conhecido também por seu apelido, "La Iguana", Ramírez foi um dos destaques da seleção 'Vinotinto' no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2005, no qual fez dupla de ataque com Nicolás Fedor, hoje no Getafe, da Espanha.
Sua participação naquele torneio lhe rendeu uma transferência para o Udinese em fevereiro de 2005. Na Itália, Ramírez também defendeu o Ascoli, por empréstimo, e nesta mesma condição jogou pelo Bellinzona, da Suíça.
Poucos anos depois, o venezuelano teve que retornar a seu país por causa de sua doença e passou por um transplante de rim, encerrando a carreira como jogador no final de 2008.
Caso relembra drama de Cassano
Esse é segundo caso de AVC com um jogador de futebol nos últimos meses. No dia 31 de outubro, o atacante italiano Antonio Cassano, do Milan, sofreu um AVC isquêmico antes de um jogo da equipe rossonera. O jogador passou por uma cirurgia quatro dias depois e passa bem. No entanto, ainda não há previsão de retorno aos gramados.

Campeão da MotoGP, Stoner ataca os rivais: 'Todos os pilotos se odeiam'

Competidor do time oficial da Honda comparou o ambiente da V8 Supercars, a Stock Car australiana, ao seu dia a dia no Mundial de Motovelocidade

Por SporTV.com Sidney, Austrália
Casey Stoner, no GP do Japão (Foto: Reuters)Stoner cumprimenta o rival Lorenzo (Foto: Reuters)
De férias em seu país após o encerramento da temporada 2011 da MotoGP, Casey Stoner cutucou a relação entre os pilotos da principal categoria do motociclismo mundial. Em uma visita aos boxes da V8 Supercars na cidade de Sydney, o campeão mundial de 2011 aproveitou o bom ambiente da Stock Car australiana para citar a rivalidade que existe no Mundial de Motovelocidade.
- Todo mundo é um pouco mais relaxado em relação uns aos outros aqui na V8. Em nossa categoria, que conta com um monte de pilotos europeus, há muito mais ciúmes e coisas desse tipo. Todos os pilotos se odeiam, pois acham que é preciso odiar um oponente para derrotá-lo – criticou o australiano.
Impressionado com os bastidores da principal categoria de turismo da Oceania, Casey elogiou o clima que encontrou no autódromo.
- Por aqui ainda é possível haver companheirismo e mesmo assim competição, o que mostra a leveza deste paddock – avaliou o piloto.
Stoner, que havia sido campeão com a Ducati em 2007, conquistou seu segundo título mundial logo na primeira temporada defendendo o time de fábrica da Honda. Ele vai testar o novo modelo RC213V, cujo motor de 1000cc já atende o regulamento técnico de 2012, na pista de Sepang, na Malásia, no dia 31 de janeiro.

Thalita Bellotti, musa do Corinthians, comemora vitória do Timão no Brasileirão com ensaio fotográfico

'Usei a mesma calcinha preta em todos os jogos e funcionou', revela a finalista do Musa do Brasileirão 2011