terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Drogba faz dois, Ramires deixa o seu, e Chelsea tira Valencia da Champions

Blues aliviam pressão sobre Villas-Boas com vitória convincente e primeiro lugar no Grupo E. Leverkusen tropeça no Genk, mas avança em segundo

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Didier Drogba provou mais uma vez que ainda tem muita lenha para queimar. Aos 33 anos e sob a sombra de Fernando Torres – a maior contratação da Inglaterra –, o marfinense foi o grande nome da vitória que classificou o Chelsea às oitavas de final da Liga dos Campeões. Com dois gols do centroavante, os Blues derrotaram o Valencia, por 3 a 0, nesta terça-feira, no Stamford Bridge, pela sexta e última rodada do Grupo E, e aliviaram a pressão sobre o então contestado técnico André Villas-Boas. O volante brasileiro Ramires, após passe do próprio camisa 11, completou o marcador.
chelsea x valencia drogba (Foto: Reuters)Jogadores correm para abraçar Didier Drogba, o herói da noite no Stamford Bridge (Foto: Reuters)
O resultado, de quebra, colocou o time do também brasileiro David Luiz na primeira colocação da chave, com 11 pontos, um a mais do que o Bayer Leverkusen, que apenas empatou com o lanterna Genk (três), por 1 a 1, na Bélgica. Os gols foram anotados por Vossen, aos 30 minutos de jogo, para os donos da casa, e Derdiyok, aos 34 da etapa final, para os alemães.
Com a vantagem de um empate com gols, o Valencia terá de se contentar agora com uma vaga na fase mata-mata da Liga Europa. Os espanhóis, que contaram com os brasileiros Diego Alves e Jonas, estacionaram nos oito pontos. O sorteio da fase mata-mata será realizado no próximo dia 16, em Nyon, na Suíça. O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo.
Chelsea dá o bote e abre vantagem
Mal parecia o Chelsea contestado durante imensa parte da temporada. Era o jogo mais importante até o momento da Era André Villas-Boas, o que aumentaria e muito as chances de uma demissão precoce em caso de eliminação ainda na fase de grupos. Só que o Chelsea foi a campo mordendo, sedento por uma vitória convincente e a consequente classificação para as oitavas de final. E convenceu, ao menos nos primeiros 45 minutos.
Raul Meireles deu o aviso logo com um minuto, em chute de fora da área defendido por Diego Alves. O goleiro brasileiro nada pôde fazer, no entanto, quando Drogba ajeitou e fuzilou de canhota, aos três. O marfinense recebeu passe de Mata, limpou Barragán e abriu o placar com categoria.
Jonas do Valencia (Foto: Reuters)Atacante da Seleção Brasileira, Jonas pouco apareceu na derrota do Valencia (Foto: Reuters)
A resposta dos visitantes veio quase de imediato. Aos cinco, Jordi Alba recebeu na ponta-esquerda e mandou na trave direita de Cech, que praticou uma grande defesa cinco minutos depois, em chutaço de Albelda, de fora da área.
De tanto atacar, o Valencia deu espaços em contra-ataques, mas não contava com uma falha que iria comprometer todo o objetivo do time. Aos 22, Drogba exagerou em esticada para Ramires, mas o zagueiro Victor Ruiz vacilou feio na proteção e viu o volante brasileiro passar sua frente e tocar na saída de Diego Alves. Era o gol da tranqüilidade aos Blues.
chelsea x valencia Feghouli  Ashley Cole (Foto: Getty Images)Feghouli e Ashley Cole disputam bola (Foto: Getty)
Valencia esboça pressão, mas dá espaços para contra-ataques
Tudo aparentemente mudou na etapa final. O Valencia voltou com mais posse de bola e empurrou o Chelsea para o seu campo, obrigando Cech a trabalhar. Mas ainda restava uma chance clara, daquelas que nem Soldado nem Jonas desperdiçariam. A melhor oportunidade veio aos 17, em uma bomba de Feghouli de longe.
Em vantagem, Villas-Boas optou por proteger a defesa e dificultar ainda mais o acesso dos espanhóis, que passaram a apelar mais por ligações diretas. Foi um prato cheio para o contra-ataque londrino entrar em ação. Aos 26, Sturridge lançou Drogba, que deu um balão em Ruiz, ganhou na dividida e quase fechou o caixão. O chute cruzado passou raspando a trave direita de Diego Alves.
Apenas adiou. Aos 31, Mata achou o marfinense em ótimas condições para tocar na saída do brasileiro e ir para o abraço. Dessa vez, em cena rara na temporada, a torcida não viu o Chelsea sofrer um gol em Stamford Bridge. E saiu sorrindo, sonhando com dias melhores.
chelsea x valencia ramires (Foto: Getty Images)Ramires beija a aliança na comemoração do segundo gol do Chelsea no Stamford Bridge (Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário