terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Família apoia volta de Ricardo Gomes, mas avisa: ‘Fevereiro é cedo’

Prazo inicial estipulado pelo técnico é tratado como precoce. Filho diz que Ricardo já percorreu 'metade do caminho' para voltar ao Vasco

Por Diego Ribeiro São Paulo
Eleito melhor técnico do Campeonato Brasileiro ao lado de seu auxiliar Cristóvão Borges, Ricardo Gomes está ansioso para voltar ao comando do Vasco. Seu filho, Diego, recebeu o prêmio pelo pai na noite dessa segunda-feira e avisou que Ricardo está no caminho para retornar logo aos gramados. Em fase final de recuperação de um AVC, o técnico vascaíno tem passado por sessões diárias de fisioterapia, mas ainda não tem data estipulada para voltar.
Dedé, Diego Gomes, filho do treinador Ricardo Gomes, Cristóvão Borges e Fagner acompanham o programa (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)Filho de Ricardo, Diego Gomes recebe pelo pai o prêmio ao lado dos também laureados cruz-maltinos Dedé, Cristóvão Borges e Fagner (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)
A família tem participado do tratamento de Ricardo Gomes, que já manifestou a vontade de trabalhar logo no início de 2012. No entanto, a posição das pessoas mais próximas é de cautela. O filho Diego acredita que o mês de fevereiro, inicialmente estipulado pelo técnico, ainda é precoce para o retorno ao Vasco, que já terá logo de cara as disputas do estadual e da Taça Libertadores.
- Fevereiro é cedo, todo mundo está ciente disso. Ele vai voltar, mas na hora certa. Vamos apoiá-lo a todo momento, mas a ideia é voltar somente quando estiver 100% - afirmou Diego.
Não tem jeito, ele vai voltar,
e está difícil controlar a ansiedade do meu pai. É muito agitado,
quer fazer muitas coisas
ao mesmo tempo"
Diego, filho de Ricardo Gomes
Ricardo Gomes já apresentou boa evolução nos movimentos e frequentou a concentração do Vasco nos jogos finais do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana, passando mensagens de apoio ao elenco. Mesmo assim, a família do treinador ainda vê um longo caminho a ser percorrido antes da plena recuperação.
- Ainda falta bastante em termos de reabilitação, poderia dizer que ele já percorreu um pouco mais da metade do caminho. Estamos ajudando em tudo o que é possível, e ele está se cuidando bastante, sem perder nenhuma sessão de fisioterapia. Está fazendo tudo certinho - disse o filho Diego.
Nem o filho nem os outros familiares têm qualquer pretensão de barrar as intenções de Ricardo em retomar a rotina corrida do futebol. Todos já têm ciência dos riscos, mas tomam os cuidados necessários para evitar novos problemas.

- Não tem jeito, ele já decidiu que vai voltar e comunicou aos médicos. Nós respeitamos qualquer decisão, mas jamais apoiaríamos um retorno se não soubéssemos que há condições para isso. A evolução dele é evidente, então o otimismo é enorme. Ele vai sempre tomar os remédios e trabalhar tranquilamente. Não tem jeito, ele vai voltar, e está difícil controlar a ansiedade do meu pai. É muito agitado, quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo - explicou Diego.
Ricardo Gomes acompanhou de casa a premiação dos melhores jogadores do Brasileirão e se emocionou quando teve seu nome citado na festa. Logo depois da cerimônia, o técnico ligou para o filho e deu um recado rápido.

- Ele falou que eu estava bonito na tela, ficou muito feliz.

Ao lado de Cristóvão Borges, Diego saiu tímido do Auditório do Ibirapuera. Mas a expressão otimista contagiou até mesmo o auxiliar de Ricardo Gomes, que virou técnico efetivo do Vasco no segundo turno do Brasileirão.

- Essa energia é sensacional. Quando subi no palco, tive a certeza de que o Ricardo vai voltar ainda mais forte - assegurou Cristóvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário