terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mesmo sem Marta, meninas do Brasil derrotam a Argentina na estreia

Com ótima atuação no primeiro tempo, seleção vence hermanas e larga bem no Grupo B do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos

Por GLOBOESPORTE.COM Direto de Guadalajara, México
Mesmo sem a melhor do mundo Marta, o Brasil começou muito bem sua caminhada na busca pelo ouro do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Apresentando um futebol envolvente e de toque de bola, principalmente no primeiro tempo, a seleção derrotou sem muitas dificuldades a rival Argentina por 2 a 0 em jogo válido pelo Grupo B do torneio.
Com o resultado, alcançado graças aos gols de Thaís e Daniele, o Brasil está na liderança da chave com três pontos ao lado do Canadá que, também nesta terça-feira, derrotou por 3 a 1 a Costa Rica, adversária da equipe canarinho na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília).
andrea brasil x argentina pan-americano guadalajara (Foto: AFP)Tânia Maranhão, uma das veteranas da equipe, Thaís e Maurine comemoram primeiro gol (Foto: AFP)
Estádio vazio
Ao contrário do último jogo da Seleção Brasileira feminina em Jogos Pan-Americanos, quando, em um Maracanã lotado, conquistou o ouro no Rio de Janeiro, o duelo desta terça foi presenciado por poucos torcedores no estádio Omnilife, casa do Chivas Guadalajara – um dos times mais populares do México.
Mas sem se importar com audiência reduzida e com os desfalques da estrelas Marta e Cristiane – que não foram liberadas pelos seus clubes -, o Brasil do técnico Kleiton Lima mostrou personalidade e começou impondo seu ritmo de jogo tanto que, somente aos 25 minutos, a Argentina deu seu primeiro chute na partida.
Melhor em campo, o Brasil acabou abrindo merecidamente o placar aos 28. Daniele fez boa jogada pela linha de fundo, evitou que a bola saísse e cruzou para trás. Thaís, que se diz a “filha de Marta”, bem colocada, só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.
Aos 37, Daniele, mostrando oportunismo, deixou o dela após aproveitar o rebote de um chute na trave da meia Franciele, que completou 22 anos de idade nesta terça-feira.
andrea brasil x argentina pan-americano guadalajara (Foto: EFE)Daniele celebra o segundo gol, marcado por ela, na partida (Foto: EFE)
No segundo tempo, o Brasil diminuiu um pouco o ritmo e viu a Argentina endurecer um pouco mais o confronto, mas, mesmo assim, sem tirar o sono da defesa canarinho que, bem postada conteve às investidas das hermanas.

R10 ignora possíveis protestos de gremistas: 'Minha torcida é a do Fla'

Torcedores do Grêmio já preparam manifestações hostis ao jogador do Flamengo para a partida do próximo dia 30, no Olímpico

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
A última entrevista coletiva concedida por Ronaldinho Gaúcho aconteceu em 30 de abril, véspera da final da Taça Rio contra o Vasco. No dia seguinte, o time sagrou-se campeão carioca. Depois de quase cinco meses e meio, o camisa 10 voltou a encarar o batalhão de jornalistas na sala de coletivas do Ninho do Urubu. No encontro, Ronaldinho deixou clara sua fome por títulos e disse que o bicho vai pegar: "O Flamengo quando chega complica".
- Todos nós queremos títulos. Temos essa possibilidade, estamos muito bem nas duas competições (Sul-Americana e Brasileirão). Ficamos dez jogos sem vencer, muita gente não acreditava, conseguimos dar a volta por cima. Todo mundo sabe que quando o Flamengo chega, começa a ter força muito grande, a torcida vai lotar o Engenhão. Já estive do outro lado, era muito ruim jogar contra o Flamengo. O Flamengo quando chega complica.
Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Ronaldinho bate na bola no treino do Flamengo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Ronaldinho disse também que ainda não parou para pensar nos possíveis protestos da torcida do Grêmio,  no jogo do próximo dia 30, no Olímpico, por conta da negociação frustrada no início da temporada, quando preferiu o Flamengo ao time do Sul.
- Ainda nem parei para pensar nisso. Minha torcida é do Flamengo, meu pensamento é dar alegria para o torcedor do Flamengo.
Sobre o Campeonato Brasileiro, Ronaldinho resumiu:
- Agora, fica a parte mais gostosa, que é a parte final. O bicho vai pegar no Brasileiro.
R10 comentou ainda sobre o excessivo número de cartões no Campeonato Brasileiro: foram nove amarelos e um vermelho, que resultaram em quatro suspensões.
- Vou procurar ter mais atenção para não cometer falta, não prejudicar a equipe. É preciso atenção maior para jogar todos os jogos até o fim. É horrível ficar fora na reta final (vai perder o jogo contra o Santos, domingo). Agora é não repetir os erros que aconteceram.
Vou procurar ter mais atenção para não cometer falta, não prejudicar a equipe"
Ronaldinho
Ronaldinho aproveitou ainda para falar sobre o bom momento que vive na Seleção Brasileira.
- Fico feliz pela Seleção, depois de um longo tempo sem jogar, ter a confiança do treinador. Os jogadores mais experientes têm de ajudar essa molecada.
Após 10 meses de Flamengo, R10 garante já estar plenamente adaptado ao futebol brasileiro.
Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Ronaldinho sorri na entrevista coletiva
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
- No começo tem diferença muito grande, o futebol brasileiro é mais cadenciado, muito mais técnico do que lá fora. Hoje estou adaptado, sem problema nenhum. Estou muito à vontade - destacou.
Por fim, Ronaldinho comentou sobre a partida contra a Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana. O craque revelou que já tem informações sobre o rival, e ainda terá outras antes do apito inicial, às 21h50m desta quarta, no Engenhão.
-  Angelim comentou sobre a equipe deles, o Vanderlei deve passar um vídeo. A expectativa é fazer um bom jogo. Jogando em casa, temos que colocar nosso ritmo para sair com a vitória.
Questionado sobre o longo tempo sem conceder coletiva, Ronaldinho brincou:
- Não me chamaram, ué? Só vou aonde sou convidado - finalizou.

Antes de jogo que pode valer a ponta, elenco recebe visita de Nilton Santos

Ex-lateral é recebido com uma uma salva de palmas pelos jogadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O elenco do Botafogo recebeu uma visita ilustre nesta terça-feira. Logo após o almoço, os jogadores foram surpreendidos pela presença do Nilton Santos em General Severiano. Assim que o ex-jogador entrou no clube, acompanhado da esposa Maria Coeli e do vice-presidente social e de comunicação, Carlos Thiago Cesário Alvim, os atletas puxaram uma salva de palmas e reverenciaram Nilton Santos.
Jogadores do Botafogo com Nilton Santos (Foto: Divulgação/BFR)Nilton Santos posa para foto com os jogadores do Botafogo em General Severiano (Foto: Divulgação/BFR)
Maior ídolo do atual elenco do Botafogo, Loco Abreu teve seu dia de fã. O atacante conversou com Nilton Santos e fez questão de tirar fotos ao lado do ex-jogador, que brincou com Maicosuel pelo fato dele usar a camisa 7, a mesma que foi de Garrincha.Atual dono da posição em que Nilton Santos fez história pelo Botafogo, o lateral-esquerdo Cortês revelou o conteúdo do rápido para que teve com o bicampeão mundial.
- Ele desejou que eu tenha a mesma sorte dele aqui no Botafogo. Tomara! É uma felicidade grande estar ao lado do Nilton Santos, que representou muito bem o Botafogo e a Seleção Brasileira. É uma motivação a mais para mim – disse Cortês, ao site oficial do clube.
Nilton Santos e Mauricio Assumpção (Foto: AGIF)Nilton Santos e Mauricio Assumpção (Foto: AGIF)
Após o encontro com os jogadores, Nilton Santos circulou pela sede de General Severiano, visitou o “Túnel do Tempo” - corredor do clube com imagens de ídolos e conquistas do passado -, e se emocionou.

- Nilton sempre se emociona e fica empolgado de estar no Botafogo. Desde que acordou, não parou de repetir que viria a General Severiano. O Botafogo dá uma força a mais para ele, que traz pensamento positivo e boas vibrações - ressaltou a esposa dele, Maria Coeli, ao site do Botafogo.
Logo após o encontro, a delegação do Botafogo deixou General Severiano rumo ao aeroporto, para o embarque para Santos, onde enfrenta o Peixe, nesta quarta-feira, ás 20h30m, na Vila Belmiro. Caso vença, o Glorioso assumirá a liderança do Campeonato Brasileiro.
Cortez e Nilton Santos (Foto: AGIF)Cortês, que joga na mesma posição em que atuava o mestre, e Nilton Santos (Foto: AGIF)

Sem definição, Kleber vai seguir treinando separado no Palmeiras

Arnaldo Tirone segue Felipão, mas diz que há hierarquia a ser seguida no clube. Único temor é por ação judicial referente a ‘afastamento’

Por Diego Ribeiro São Paulo
kleber academia palmeiras (Foto: Agência Estado)Kleber vai continuar treinando separado do elenco
do Palmeiras (Foto: Agência Estado)
Os próximos dias seguirão solitários para o atacante Kleber. Até segunda ordem, o Gladiador vai continuar treinando em horários alternativos no CT, assim como fez nesta terça-feira, quando apareceu apenas pela manhã – o elenco treinou à tarde. A programação será mantida, pelo menos, até o fim da semana. Conversas entre a diretoria e o técnico Luiz Felipe Scolari vão definir os próximos passos do atacante, que já está liberado para negociar com outros clubes.
O presidente Arnaldo Tirone está ao lado de Felipão, que já avisou que não trabalha mais com Kleber. No entanto, o mandatário não quer deixar brechas que caracterizem o afastamento do jogador. Isso porque ele e o vice-presidente Roberto Frizzo receberam uma notificação do empresário Giuseppe Dioguardi, cobrando um posicionamento da diretoria a respeito dos motivos da saída de Kleber da equipe.
Caso o impasse continue, a resolução só deve sair na Justiça do Trabalho – o Gladiador alegaria estar sendo impedido de exercer suas funções no clube. O Palmeiras se diz bem respaldado, já que tem contrato bem amarrado com Kleber e válido até 2015. Além disso, os salários estão todos em dia. Em entrevista, Tirone confirmou a manutenção da programação a Kleber, e avisou que vai avalizar as decisões de Luiz Felipe Scolari. Ou seja, o atacante não deve mesmo vestir mais a camisa do Palmeiras.
- Se o Felipão optar por um caminho, vamos apoiar. Há uma hierarquia a ser seguida no clube. Mas depois vamos conversar com calma, pois esta semana foi muito tumultuada – afirmou Tirone, à Rádio Estadão/ESPN.
Clique aqui e assista aos vídeos do Palmeiras
Oficialmente, Arnaldo Tirone diz não ter recebido a notificação enviada pelo empresário de Kleber, mas já foi avisado das possíveis implicações que o “afastamento” pode trazer. Caso entre na Justiça, o atacante pode alegar assédio moral por se sentir “constrangido” pela situação de treinar separado dos demais colegas.
O presidente já teve conversas informais com o atacante, sempre em tom conciliador. A expectativa de Kleber era de que voltasse a treinar com o elenco ainda nesta semana. No entanto, a palavra final deve mesmo ser de Luiz Felipe Scolari, que voltou de Portugal nesta terça-feira.

Xará de Romário, capitão da sub-20 prefere nome abreviado na camisa

No Pan, zagueiro do Inter prioriza sobrenome e se mostra incomodado com comparação: 'É ruim, mas meu nome é Romário e tenho que aceitar'

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México
romário treino seleção sub-20 pan guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Romário, ou melhor 'R. Leiria', no treino da Seleção
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Ele nasceu no dia 28 de junho de 1992 e recebeu um nome que tornou-se um fardo. Batizado de Romário por causa da paixão do pai por futebol, ele decidiu iniciar uma carreira nos gramados. Em vez de marcar os gols, como fazia o Baixinho, é responsável por impedi-los. Mas o zagueiro do Internacional, capitão da Seleção Brasileira sub-20 que disputa os Jogos Pan-Americanos, mostra-se incomodado quando questionado sobre seu nome.
Romário se recusa a estampar Romário em seu uniforme. Prefere  "R. Leiria", dando prioridade ao sobrenome. Apesar disso, sabe que dificilmente consegue escapar das referências ao xará mais famoso.
- De tantas perguntas que me fazem sobre meu nome, preferi não colocá-lo na minha camisa. Algumas pessoas acham estranho o fato de eu não ser atacante. Fico incomodado e digo que sou zagueiro mesmo. É ruim, mas meu nome é Romário e tenho que aceitar - disse ele, com um aparente tom de lamento.
Romário é um dos quatro remanescentes do grupo que conquistou o Mundial Sub-20 na Colômbia. Embora tenha sido reserva em toda a campanha, o zagueiro do Inter foi escolhido por Ney Franco para ser o capitão do time que busca a medalha de ouro no Pan. E lembra a importância de uma estreia com vitória sobre a Argentina, nesta quarta-feira.
- Todo mundo sabe que um clássico contra a Argentina é duro. Estrear com uma vitória no clássico será fundamental para nosso sucesso no Pan - destacou o zagueiro.

Belas e feras: Nas Ondas de Itacaré terá Bruna Schmitz e Marina Werneck

Conheça as surfistas profissionais do reality esportivo do Verão Espetacular

Por Breno Dines Rio de Janeiro
O Verão Espetacular vai levar duas belas e talentosas surfistas para a terceira edição do reality esportivo "Nas Ondas". A paranaense Bruna Schmitz e a carioca Marina Werneck serão as profissionais dessa nova temporada, que promete agitar a paradisíaca Itacaré. Além delas, quatro internautas, duas celebridades e os irreverentes Guilherme Tripa e Pedro Scooby vão embarcar nessa aventura no Sul da Bahia.  
Local de Matinhos, no Paraná, Bruna é uma das grandes revelações do surfe brasileiro e chegou a integrar o seleto grupo das 16 melhores surfistas do Circuito Mundial (WT), em 2009 e 2010. Além de se destacar na competições, a jovem de 21 anos também rouba a cena fora da água. Ela foi eleita por uma das mais importantes revistas do gênero esportivo, a americana Sports Ilustrated, uma das atletas mais bonitas do mundo. Sorte do francês Jeremy Flores, surfista número 11 do WT e com quem Bruna namora há cinco anos.
Bruna Schmitz calendário Sports Illustrated  (Foto: Divulgação)Bruna Schmitz foi a primeira brasileira a posar para o calendário da Sports Illustrated (Foto: Divulgação)
De volta ao Brasil após uma longa temporada de competições e de viagens para campanhas publicitárias, a surfista-modelo está ansiosa para mostrar todo seu potencial em Itacaré e participar de um reality esportivo repleto de provas radicais, além de muito surfe.
- Vai ser uma experiência diferente estar num reality show. Quero me divertir e poder aproveitar. Já fui várias vezes para Itacaré, é um lugar muito bonito e tem altas ondas. Estou me preparando para não fazer feio nas provas - disse Bruna, que tem um blog no GLOBOSPORTE.COM.
Beleza e surfe no pé também não faltam à carioca Marina Werneck, que volta ao reality para defender o título de campeã da última edição, em Fernando de Noronha. A surfista de 23 anos foi fundamental na conquista da equipe Golfinho, de Felipe Dylon, Guilherme Tripa e Ademar Freire, ao vencer a bateria de surfe feminino contra a rival, Michelle des Buillons (confira no vídeo ao lado).
- Tive a oportunidade de conhecer no Nas Ondas pessoas novas, que hoje em dia fazem parte da minha vida. Fiquei muito feliz quando fui convidada para viver tudo aquilo novamente. A galera que está indo é muito maneira, o lugar é um paraíso e não vejo a hora de partirmos para Itacaré - comemorou Marina.
Marina werneck (Foto: Thiago Correia / GLOBOESPORTE.COM)Marina se prepara para a prova de Stand Up durante o Nas Ondas 2, em Noronha (GLOBOESPORTE.COM)

Aviso não falta: cartaz na Vila mostra regras para exibição de marcas

Pessoas que circulam por alojamento dos atletas têm acesso a diagrama que exibe leis e penas para infração relativa à exposição de patrocinadores

Por Gustavo Rotstein e João Gabriel Rodrigues Direto de Guadalajara, México
Aviso de restrições a patrocínios nos uniformes Pan Guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Toucas são exemplo em aviso na Vila do Pan
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Ao competir estampando um patrocinador em sua touca, Leo de Deus quase perdeu a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos nos 200m borboleta. Mas se talvez ele, seus treinadores e dirigentes tivessem olhado com atenção os imensos cartazes exibidos na Vila dos Atletas, não fosse preciso viver tantas emoções até que a decisão de cassar a vitória fosse cancelada. Estão à disposição de todos os que circulam pelo local enormes placares mostrando claramente as regras da exibição de marcas nos uniformes durante a competição e, principalmente, suas consequências.
Na entrada da Vila do Pan é possível ver um cartaz que faz uso de exemplos gráficos para mostrar os limites da exibição dos patrocinadores durante os Jogos, seja nas competições ou simplesmente nos momentos de circulação nos alojamentos. Em um dos desenhos está exatamente uma touca de natação.
Leia abaixo os avisos aos atletas e outros integrantes das delegações:
Aviso de restrições a patrocínios nos uniformes Pan Guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein)Cartaz na Vila mostra o que pode e o que não pode
nos Jogos (Foto: Gustavo Rotstein)
- No seu equipamento, o tamanho da marca do fabricante deve cobrir até 10% da superfície, com o máximo de 60cm².
- Os uniformes formais ou informais só podem exibir a marca de um fabricante por peça e deve ter no máximo 20cm².
- Seus acessórios devem ter a marca de um fabricante por item e devem ter no máximo 6cm².
- No seu calçado, o tamanho máximo da marca é 6cm².
- Com relação a patrocínios pessoais ou de delegação, é proibido fazer promoção de qualquer um.
Depois dos avisos, expostos em espanhol e inglês, a organização do Pan deixa claro qual é a punição para a infração:
“O não cumprimento dessas regras pode resultar em desqualificação.”
Em seu diagrama, a organização dos Jogos Pan-Americano deixa claro quais são suas marcas preferidas. No momento de exemplificar a exposição proibida, o sinal de X está em cima de produtos Adidas e Speedo. E quanto o objetivo é exemplificar o certo, as imagens são de produtos Nike e Arena.
Mas na Vila, é comum os atletas circularem com equipamentos que aparantemente violam as regras de eixibição de marcas. Os tenistas, por exemplo, normalmente exibem bolsas de raquetes com patrocínios pessoais e em tamanho maior do que o permitido por lei.
Tenista canadense com bolsa no Pan Guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Tenista canadense circula na Vila carregando bolsa com marca acimia do tamanho permitido (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Achei! Camanducaia crê em outra vida se gol de 95 valesse e pede 'troco'

Atacante teve lance anulado na finalíssima do Brasileiro, contra o Botafogo. Porém, contra Flu, no mesmo ano, e Fla, em 2005, saiu feliz

Por Fred Gomes Rio de Janeiro
Praticamente aposentado, o atacante Camanducaia brilhou no Santos vice-campeão brasileiro de 1995. Aos 36 anos, ele acredita que a finalíssima daquela competição, contra o Botafogo, poderia ter dado um outro rumo à sua carreira caso o clube tivesse saído com o caneco. E a conquista provavelmente seria consumada caso o "parente" Márcio Rezende de Freitas não anulasse um gol legítimo do jogador, marcado no fim do duelo. (Veja abaixo o vídeo do lance). Vale destacar que ele tentou voltar aos campos no início de 2011, quando disputaria a Segunda Divisão de Minas Gerais pelo Nacional de Nova Serrana, mas uma lesão o impediu de aceitar o convite do clube.
- Acho que minha trajetória no futebol poderia ser diferente se ele tivesse validado aquele gol. Engraçado que antes do jogo o Márcio Rezende chegou em mim e perguntou, brincando: 'Não somos parentes?'. Meu nome é Marcelo Fernando Domingues Rezende. Na hora em que anulou  o lance, me disse que o impedimento era dele. Tanto foi que o auxiliar nem levantou a bandeira - afirmou, por telefone.
Vale destacar que os dois gols do jogo - a partida terminou em 1 a 1 - foram ilegais. Túlio, impedido, marcou para o Botafogo. Depois, Marquinhos Capixaba conduziu a bola com a mão, e Marcelo Passos fez o do Peixe. Questionado se erros da arbitragem não deixaram o confronto no "elas por elas", Camanducaia discorda.
- Ficaria em 'elas por elas' se fosse um erro para cada lado. Mas ele se equivocou nos gols e anulou o único correto, justamente o meu (o tira-teima da Rede Globo comprova que Camanducaia estava 59cm atrás do volante alvinegro Leandro Ávilla). Queria falar para ele depois do jogo o seguinte: "Antes você me diz que é parente, mas depois você anula o gol.' Porém, prefiro deixar isso de lado, não guardo mágoa nem raiva. Outros árbitros já vacilaram contra vários times.
O troco
Ao ser informado de que houve um movimento na internet pedindo uma facilitação do Santos para o Botafogo com o objetivo de prejudicar o Corinthians, nesta quarta-feira, em jogo adiado pela 21ª rodada do Brasileiro 2011, Camanducaia mostrou-se contrário. Para ele, o profissionalismo deve estar acima de tudo e ainda vê a partida na Vila Belmiro como uma oportunidade de atrapalhar a vida do seu algoz de 16 anos atrás.
- Eu acho que não tem nada a ver. Os jogadores são profissionais e têm de fazer o trabalho deles, que é ganhar o jogo. O campeonato não acabou ainda. Como os caras (a arbitragem) tiraram o título da gente em 1995, agora é dar o troco e tirá-los da parada. É claro que não vai tirar o Botafogo definitivamente da briga, mas os impede de assumir a liderança. Agora não tem esse negócio de vingança. Criou-se aquele mal-estar por a gente ter sido prejudicado em 1995, mas isso ficou no passado. Independentemente de Botafogo ou não, não tem essa de favorecer A ou B. Ainda tem mais oito rodadas, cabe aos outros times impedirem o título do Corinthians, não ao Santos - garantiu.
Camanducaia, ex-jogador (Foto: Arquivo Pessoal)Camanducaia posa ao lado de garotos da escolinha que tem em sua cidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Para encerrar o assunto decisão do Campeonato Brasileiro, o jogador lembra que o Peixe estava na época na fila há 11 anos - o último título do clube havia sido o Paulista de 1984. Diante de um jejum tão longo, ele crê que certamente seu nome jamais sairia da cabeça dos santistas.
- Eu estava iniciando minha carreira, com apenas 20 anos. Um moleque tirar o Santos da fila realmente seria algo mais marcante. Com certeza eu gravaria para sempre meu nome na história do clube. Seria o jogo mais importante da minha carreira, mas vou carregar isso para o resto da minha vida.
Alegria no Brasileiro de 1995
Se a decisão do Brasileirão de 1995 deixou uma ferida na trajetória de Camanducaia, a fase anterior reservou a ele uma de suas maiores alegrias no futebol. Depois de perder o primeiro jogo da semifinal daquele ano para o Fluminense por 4 a 1, o Peixe era dado como um "virtual" eliminado. O atleta, porém, garante que a equipe respirava uma estranha tranquilidade diante da tarefa de vencer os cariocas por três gols de diferença. Assista aos melhores lances.
- Estávamos tão confiantes que um dia antes, no Ibirapuera, durante nosso alongamento, paramos num parquinho. Lá, eu, Giovanni, Marcelo Passos e o Macedo ficamos conversando. Curiosamente, cada um disse que faria um gol e o resultado foi exatamente esse. Todos marcaram, nosso time ganhou por 5 a 2 (Giovanni fez dois) e nos classificamos -disse, orgulhoso.
O jogador, porém, revela outro aditivo que certamente encheu de motivação o time santista: uma bravata de Renato Gaúcho. A "certeza" do adversário que faria a final contra o Botafogo, de acordo com o atleta revelada em uma entrevista, foi o combustível que faltava para sua equipe entrar em campo determinada a conquistar uma virada histórica.
- Na semana anterior ao jogo, o Renato disse que estava praticamente na final e, inclusive, parece que tinha almoçado com o pessoal do Botafogo. Isso mexeu tanto que o time começou voando. Nem voltamos para o vestiário no intervalo para sentir o calor da torcida.
Realmente o Peixe teve uma atuação fulminante, chegando ao placar de 3 a 0 aos cinco minutos do segundo tempo. Camanducaia fez o quarto gol. Vale destacar que Giovanni, além dos dois marcados, deu assistência para os outros três do Peixe. Rogerinho descontou para o Flu, deixando o jogo em 3 a 1, aos 7 da etapa final, e fechando o placar, aos 39.
Camanducaia, ex-jogador (Foto: Arquivo Pessoal)Camanducaia já pensa na carreira de empresário, nos ramos hoteleiro e esportivo (Foto: Arquivo Pessoal)
Volta aos holofotes também contra um carioca, o Flamengo, aos 30 anos
Após um início promissor, Camanducaia acabou um pouco sumido apesar de ter passado por clubes importantes, como Bahia, Figueirense e Guarani. O jogador voltou aos holofotes somente dez anos depois da fatídica derrota para o Botafogo. Já experiente, ele foi um dos responsáveis pela vexatória eliminação do Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2005. Na partida de ida, Obina, muito badalado após ótima temporada pelo Vitória, estreava pelo Rubro-Negro. Porém, o Ceará estragou a festa do baiano: 2 a 0 no Estádio Pedro Pedrossian, no Mato Grosso do Sul, onde o Fla resolveu mandar o jogo.
No primeiro duelo, ele não vazou o goleiro Diego, mas teve ótima atuação. Na volta, porém, logo aos 16 minutos de jogo Camanducaia incendiou a maior parte dos 55 mil torcedores que lotaram o Castelão. O gol obrigou o time carioca a fazer três, algo que não aconteceu.
Um ano depois, ele reapareceu no caminho rubro-negro. Na semifinal da Copa do Brasil, atuando pelo Ipatinga, Camanducaia marcou os dois gols do clube mineiro, um no Ipatingão, outro no Maracanã. Desta vez, porém, o Fla avançou e acabou como campeão do torneio.
- A sensação de fazer gol num time como o Flamengo é maravilhosa, assim como é marcar contra o Corinthians. São os dois clubes de maior torcida do Brasil. Imagine você marcar um gol no Maracanã lotado? O problema é que eles viraram depois. Mas é claro que aquele golzinho no início do jogo é inesquecível.
O atleta, aliás, lembrou que gols contra o Flamengo não eram uma novidade em sua carreira:
- O meu segundo jogo como profissional do Santos, em 1995, foi contra eles, no Maracanã. Tínhamos acabado de levar de 4 a 0 do Vitória e, quando fui chamado para o jogo, me falaram: "Camanducaia, o Santos vai levar de uns seis ou sete no Maracanã. Eles têm Sávio, Romário e Edmundo. Vocês não têm medo?" Respondi: '"Medo? É um sonho jogar no maior templo do futebol'." Entrei, fiz um gol e vencemos por 3 a 0. Mas não tem essa história de carrasco, sempre enfrentei todos os clubes com muito respeito e muito trabalho.
No mundo empresarial, ele tem escolinha e pousada
Prestes a pendurar as chuteiras, Camanducaia tem uma escolinha de futebol na cidade que lhe emprestou o nome no futebol e é dono de uma pousada chamada Ágape na cidade mineira de Monte Verde, conhecida como a Suíça Mineira devido ao clima muito frio. Com os dois negócios, o jogador mostra-se tranquilo em relação a uma eventual aposentadoria. Ele não descarta a possibilidade de agenciar um de seus alunos no futuro.
- Estou há quase um ano sem jogar. Em 2010, estava parado, mas jogava minhas peladas no meu campo, o Society do Camanducaia, onde tenho minha escolinha. Lá, tive um problema no púbis. No início deste ano, o Amarildo Ferreira, meu diretor no Ipatinga em 2006, me convidou para jogar a Segunda Divisão de Minas pelo Nacional de Nova Serrana (clube que conseguiu o acesso à elite). Avisei ao Amarildo da lesão, cheguei a fazer a pré-temporada, mas senti dores. Acredito que dá para jogar mais um ou dois anos, mas se não pintar nada, está bom. Saí de uma cidade com pouco mais de 15 mil habitantes e levei o nome de Camaducaia para o Brasil. Se tiver que parar, farei isso bem feliz. Assim, tocarei meus projetos e posso até mesmo encaminhar meninos para clubes profissionais - concluiu Camanducaia, que ao lado de um professor de Educação Física dá aula para garotos entre 7 e 13 anos.

Entre sorrisos e lágrimas, Jaqueline garante: 'Vou voltar dando show'

Após fratura cervical na estreia dos Jogos Pan-Americanos, ponteira da seleção se mostra animada, mas chora ao falar da família e do apoio dos fãs

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Guadalajara, México
Quando caiu em quadra, Jaqueline temeu pelo pior. O formigamento no corpo inteiro a deixou por instantes com braços e pernas endurecidos, com movimentos mínimos e um desespero sem tamanho. Nesta terça, três dias depois de se chocar com Fabi na estreia da seleção nos Jogos Pan-Americanos e ter uma fratura cervical, a ponteira entrou no auditório do hospital Real San José, em Guadalajara, com um sorriso de alívio no rosto, apesar do incômodo colar no pescoço. Em alguns momentos, liberou o choro, ao falar da família e agradecer o apoio dos fãs. Nos últimos anos, superou, sem se abater, uma trombose na mão direita, uma punição por doping, três cirurgias nos joelhos e uma gravidez interrompida. Agora, tem como única certeza uma nova volta por cima.
- A palavra exata é força. Aprendi isso desde a minha infância, com minha família. Passamos por diversas dificuldades e conseguimos reverter. Mas uma coisa que vou conseguir é mostrar para as pessoas que não se pode desistir jamais. Sou lutadora. Como gosto de dizer, sou brasileira e não desisto nunca. Vou fazer de tudo para me recuperar rapidamente. Vocês podem ter certeza de que eu vou voltar dando show.
Jaqueline vôlei Pan coletiva Guadalajara vôlei (Foto: Vipcomm)Jaqueline mostrou confiança em um retorno rápido às quadras (Foto: Vipcomm)
Jaqueline afirma que, depois de tantos problemas, aprendeu a lidar com os sustos. O novo baque, segundo ela, é apenas mais uma etapa a ser superada.
- Fico muito feliz em saber que recebo tanto carinho. Na hora do choque, foi uma sensação que nunca tinha sentido. Fiquei com o corpo dormente. Quando eu acordei e vi que as pessoas estavam preocupadas, fiquei mais nervosa. Minha preocupação maior foi por não sentir tão bem as pernas e os braços, por causa do formigamento. Mas fui me tranquilizando. Não me faltou nada nesse momento e isso me deixou muito bem. Estou supertranquila. Quero passar para minha família que estou bem – afirmou a jogadora, entre lágrimas.
Acompanhada pelos médicos Júlio Nardelli, da seleção, e João Grangeiro, do Comitê Olímpico Brasileiro, Jaqueline ouviu a previsão de que deve ficar entre quatro a seis semanas com o colar. Nesta terça, passou por novos exames de revisão, sem nenhuma alteração em seu quadro de saúde. A volta às quadras, no entanto, ainda é uma incógnita.
Jaqueline vôlei Pan coletiva Guadalajara vôlei (Foto: Vipcomm)Jaqueline diz que ficará na torcida pela seleção
no Pan (Foto: Vipcomm)
- A gente vive de etapas. Primeira etapa, com colar, vai ser de quatro a seis semanas. Nesse tipo de trauma, não tem uma data fixa. Pode ser que volte antes, talvez depois. Esse ano ela volta a jogar, com certeza. Mas, nessas semanas, ela tem de ficar de repouso, sem atividades físicas. Ela, como atleta, vai ter uma recuperação mais rápida, mas não temos prazo. Mas o colar é o que ela tem de usar para se recuperar direitinho e por completo. Ela está se adaptando muito bem. Mas é inconveniente, incomoda – afirmou Nardelli.
Fora de mais um Pan, Jaqueline diz não se abater. Em suas previsões, afirma que suas companheiras de seleção subirão ao pódio em Guadalajara e que também terá feito parte da conquista.
- Com certeza, é triste. Tem pouco tempo que eu retornei à seleção. Mas vou ficar torcendo. A minha torcida vai ser grande. Vai ser difícil, mas eu creio que essa equipe vai lutar por essa medalha de ouro.
Após a notícia de que estava tudo bem com Jaqueline, Zé Roberto afirmou que ainda tinha esperanças de contar com a jogadora na Copa do Mundo, em novembro, no Japão. Ela, no entanto, reconhece que só deve voltar à equipe no ano que vem.
- Zé é uma pessoa que não desiste fácil. Até o último momento, que disserem que eu tenho chances, vai falar para eu tentar. Quando perdi o bebê, ele sempre ficou comigo, me apoiou para que eu voltasse logo e eu voltei muito bem. Ele fala isso pela confiança que tem em mim. E quando eu voltar, vou estar fortalecida.
A volta ao Brasil ainda não está definida. Com falta de lugares nos voos, o COB tenta encontrar uma solução para que a jogadora retorne ao país. Por enquanto, Jaqueline só pensa em tranquilizar a família e os fãs.

Indisposição tira Adriano de treinos e retorno contra o Inter fica ameaçado

Corinthians alega diarreia e febre para Imperador não treinar com bola na segunda e terça-feira. Tite admite que ausência prejudica evolução física

Por Carlos A. Ferrari e Wagner Eufrosino São Paulo
  •  
adriano treino corinthians (Foto: Agência Estado)Adriano não sabe se joga no domingo
(Foto: Agência Estado)
Adriano ainda é dúvida no Corinthians para enfrentar o Internacional, domingo, às 16h, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Liberado da partida contra o Cruzeiro para melhorar o condicionamento físico, o Imperador não treinou nos últimos dois dias em decorrência de uma indisposição estomacal, segundo explicou a comissão técnica do Timão.

O clube explica que o jogador compareceu ao CT Joaquim Grava na segunda-feira, folga do restante do elenco, mas não foi ao gramado em virtude do quadro febril e da diarreia. Nesta terça pela manhã, o quadro não evoluiu e o atleta acabou liberado pelo corpo clínico. A expectativa é de que ele também não trabalhe no período da tarde.
- A volta depende da evolução dele nos trabalhos. Ele não pôde treinar e isso prejudica a evolução – lamentou o técnico Tite.

O Corinthians contava com esses treinos para colocar Adriano em uma melhor condição física, principalmente depois de ele mostrar muita dificuldade de movimentação nos 42 minutos somados que atuou contra Atlético-GO e Botafogo. A ideia era fazer com que ele ganhasse mais mobilidade no campo e perdesse peso para melhorar seu desempenho.

Outro fator que pode fazer o técnico Tite não aproveitar Adriano no confronto no Rio Grande do Sul é o retorno de alguns atacantes. Jorge Henrique está liberado depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Emerson pode voltar a ficar à disposição se conseguir se recuperar totalmente da lesão na coxa direita. Além deles, o treinador conta também com os titulares Willian e Liedson, além do garoto Taubaté.

Se não for aproveitado no fim de semana, Adriano só poderá vestir a camisa alvinegra novamente no dia 30 de outubro, contra o Avaí, no Pacaembu. Restarão apenas sete partidas para o encerramento do Brasileirão.

Com direito à presença de Felipe, Pedrinho é apresentado no Olaria

Jogador garante que não jogará com o nome e nem por dinheiro. Primeiro treino acontecerá nesta quarta-feira

Por Fábio Leme Rio de Janeiro
pedrinho olaria apresentação (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)Pedrinho é apresentado ao lado dos dirigentes do
Olaria (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)
Pedrinho foi apresentado, na manhã desta terça-feira, no salão nobre do Olaria como o mais novo reforço do time da rua Bariri. Durante a chegada, a surpresa se deu pela presença do vascaíno e amigo Felipe. Os dois são companheiros desde os seis anos de idade e começaram a carreira juntos no Vasco.
Ao falar sobre a vinda para seu atual clube por um período de seis meses, o meia deixou bem claro que o retorno ao futebol se deu pela paixão ao esporte e não pelo nome, nem pelo dinheiro.
- Voltei para o futebol pela paixão ao esporte. Tenho muito que me preparar ainda, mas não quero jogar por nome ou por dinheiro. Quero fazer o Olaria ir o mais longe que ele conseguir - afirmou Pedrinho.
felipe pedrinho olaria apresentação (Foto: fábio Leme / Globoesporte.com)Pedrinho posa ao lado do amigo Felipe, que prestigiou sua apresentação (Foto: fábio Leme / Globoesporte.com)
Nesse início de trajetória na Bariri, Pedrinho vai conciliar os treinamentos com os jogos de showbol que fará pelo Vasco. Segundo o apoiador, isso em nada o atrapalhará, pelo contrário.
- Acho que será até bom. Posso me condicionar mais rápido. Quando acertamos tudo com o Olaria, eu avisei desta questão e isso nunca foi problema - explicou o meia, que espera não sofrer com as lesões.
- Estou parado desde junho de 2009, mas fiz trabalhos físicos. Vou ter uma dificuldade inicial, mas depois acho que não terei problemas. Espero ajudar o Olaria - garantiu.
pedrinho olaria apresentação (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)Pedrinho ao lado dos futuros companheiros no
Olaria (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)
Presente na apresentação do amigo, Felipe disse que conversa bastante com Pedrinho e que o incentivou a retornar. Para ele, as críticas da mídia fizeram com que o novo meia do Olaria se despedisse do futebol sem estar preparado para isso.
- A gente sempre conversa, pois temos uma amizade de muito tempo. Ele é um cara que sempre sentiu as críticas. Agora ele volta mais amadurecido e vai se divertir, mas com responsabilidade - declarou Felipe.
Apesar da sintonia entre os dois, Pedrinho descordou de Felipe, que, na semana passada, disse que o Vasco não valoriza os seus ídolos. O novo jogador do Olaria diz acreditar que o depoimento feito pelo amigo não se aplica a ele.
- São muitos jogadores que passam pelo clube, é difícil lembrar de todos. Eu tenho recebido um carinho muito grande do Vasco e não posso reclamar. A mim, isso (falta de valorização) não se aplica - avaliou ojogador.
O técnico Cleimar Rocha ressaltou a importância de ter um jogador com a experiência de Pedrinho no elenco.

- O histórico dele como profissional é ótimo, nunca criou problema. Vai ser um líder nesse elenco jovem que temos - vibrou o técnico.

Em lua de mel com a bola, futebol do Rio festeja fase dos quatro grandes

Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro, Vasco, Botafogo, Fla e Flu disputam juntos o título na reta final. Corinthians é o 'intruso'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Diego Souza no treino do Vasco (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET )Diego Souza tem sido o destaque do Vasco na boa
campanha (Foto: Maurício Val / Fotocom.net)
Na década passada, o Rio de Janeiro passou por anos de instabilidade no Campeonato Brasileiro. Ao ver Vasco e Botafogo rebaixados, o futebol carioca assistiu a poucas boas participações dos clubes da cidade na competição nacional. Flamengo e Fluminense não caíram neste período, mas passaram perto. Os tempos, no entanto, são outros. E, mesmo que seja impossível prever como será o futuro de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a temporada atual mostra que os quatro estão em lua de mel com a bola. Pela primeira vez na história do Brasileirão, os gigantes da Cidade Maravilhosa disputam a taça na reta final. Prova disso é que nunca três times cariocas disputaram a Libertadores ao mesmo tempo, o que agora tem boas chances de acontecer: 73% de probabilidade, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia.
Posição dos cariocas faltando 8 rodadas - 3 (Foto: arte esporte)
Durante muitas temporadas já na era dos pontos corridos, o futebol carioca foi visto como exemplo de desorganização. Mas os times passaram a investir e a se planejar melhor, como opina Marcelo Teixeira, gerente de futebol do Fluminense.
O Rio manteve investimento em grandes estrelas, mas passou a entender que é importante ter elenco e saber jogar sem a bola"
Caio Ribeiro, ex-Fla, Flu e Botafogo, hoje comentarista
- Os clubes cariocas passaram por um processo de profissionalização recentemente. Houve ainda redução na troca de treinadores e investimentos nas categorias de base. Sem falar em patrocinadores fortes. É um somatório de coisas. O próximo passo é todos terem estrutura. Quando essa etapa for concluída, a boa fase carioca vai ser recorrente - diz o dirigente tricolor.
As estrelas são importantes
Na era dos pontos corridos, que começou em 2003, o único campeonato que terminou com os quatro cariocas entre os dez primeiros foi em 2007, com Flamengo em terceiro, Flu em quarto, Botafogo em nono e Vasco em décimo. Mas a campanha somada fica muito distante da atual, quando os quatro aparecem entre os cinco melhores da competição após a 30ª rodada. Para Lédio Carmona, duas coisas pesam para a boa campanha.
Montagem Fred e Ronaldinho (Foto: Reprodução)Fred e Ronaldinho brilham no Rio (Foto: Divulgação)
- Os times cariocas se reforçaram bem e contrataram bons treinadores. Fred, Deco, Loco Abreu, Ronaldinho... São vários jogadores de nome. Além disso, os adversários se enfraqueceram demais, basta ver a campanha dos mineiros - opina Lédio, que tem a opinião compartilhada pelo também comentarista Renato Maurício Prado.
- Essa boa campanha combina com o péssimo momento dos mineiros. Além disso, os times do Rio aprenderam a disputar pontos corridos, o que não sabiam antes.
'Não é de hoje que o futebol carioca vem crescendo', lembra Léo Moura
Para o ex-jogador Caio Ribeiro, que teve passagens por Botafogo, Flamengo e Fluminense, há também uma mudança na cultura tática do futebol carioca.
- Os times do Rio passaram a jogar sem bola. Antes tinham um futebol mais clássico. No Rio de Janeiro se pensava apenas em contratar atacantes para fazer gols. Chegou um determinado momento que o Rio manteve investimento em grandes estrelas, mas passou a entender que é importante ter elenco e saber jogar sem a bola.
botafogo x são paulo loco abreu (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Loco Abreu é a estrela do Botafogo, que pode assumir a ponta nesta quarta (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Campeão em 2009 com o Flamengo e em 2010 com o Fluminense, o Rio pode emplacar o tri em 2011. Segundo o matemático Tristão Garcia, a chance de um carioca ser campeão é de 65%.
- A gente fica feliz. Há um tempo, todo mundo falava que o futebol do Rio era desorganizado, não tinha comando... Todos os times estão se acertando. O Botafogo, hoje, cumpre tudo que promete. Isso dá força para entrarmos em campo mais tranquilos. O planejamento dos clubes tem sido bem montado - diz o zagueiro Antônio Carlos, do Botafogo.
O volante vascaíno Nilton mostra que os jogadores têm sentido a boa campanha conjunta.
Ano Clube e posição final
2003 – 24 clubes Fla - 8º; Vasco - 17º;
Flu - 19º; Botafogo - Série B
2004 – 24 clubes Flu - 9º; Vasco - 16º;
Fla - 17º; Botafogo - 20º
2005 – 22 clubes Flu - 5º; Botafogo - 9º;
Vasco - 12º; Fla - 15º
2006 – 20 clubes Vasco - 6º; Fla - 11º;
Botafogo - 12º; Flu - 15º
2007 - 20 clubes Fla - 3º; Flu - 4º;
Botafogo - 9º; Vasco - 10º
2008 - 20 clubes Fla - 5º; Botafogo - 7º;
Flu - 14º; Vasco - 18º (rebaixado)
2009 - 20 clubes Fla - 1º; Botafogo - 15º;
Flu - 16º; Vasco - Série B
2010 - 20 clubes Flu - 1º; Botafogo - 6º;
Vasco - 11º; Fla - 14º
- Os quatro grandes do Rio estão representando muito bem o estado. Não tem o que discutir. O Fluminense é o atual campeão e está na briga assim como Vasco, Flamengo e Botafogo. Nós ainda conquistamos a Copa do Brasil e já estamos na Libertadores. Imagina como seria fantástico se os outros também conseguissem chegar lá? Seria inédito.
Para o lateral-direito Leonardo Moura, do Flamengo, a boa fase do futebol carioca não é nenhuma novidade.
- Não é de hoje que o futebol carioca vem crescendo no cenário nacional. O Flamengo foi campeão brasileiro em 2009. No ano passado, foi a vez do Fluminense. Nesse ano o Vasco ganhou a Copa do Brasil. Isso é bom para o estado, que há alguns anos estava desacreditado, ninguém levava a sério. Agora isso mudou. É bom para todo mundo, valoriza jogadores, clube - afirmou o jogador rubro-negro.
Fred destaca a variedade dos quatro elencos:
- Em 2009, o campeão foi o Flamengo. Em 2010, o Fluminense. Este ano, o Vasco foi campeão da Copa do Brasil. O futebol carioca tem se organizado bem, feito um planejamento bacana, se reforçado com grandes jogadores... Não são apenas 11 jogadores em cada time. Você vê o elenco dos quatro grandes clubes lá, são todos jogadores de qualidade. Fora a força, a tradição que tem. Com essa organização, esse planejamento, o futebol carioca conseguiu trazer aquele brilho do Rio de anos atrás.
Na lua de mel com a bola, os clubes cariocas sabem que o casamento só acontece com o título. E há apenas uma taça em disputa. O que hoje é satisfação geral, em oito rodadas pode marcar as lágrimas de três ou até dos quatro. Apesar do funil que é o futebol, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco têm curtindo os louros da vitória. E os torcedores sonham que essa fase seja eterna enquanto dure.

Grupo gremista vende faixa a R$ 5 para protestar contra Ronaldinho

Astro rubro-negro será recebido com a palavra 'pilantra'. Partida entre Grêmio e Flamengo em Porto Alegre será no dia 30 de outubro

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Tão logo assinou contrato por quatro anos e meio com o Flamengo, Ronaldinho transformou o jogo contra o Grêmio, no Olímpico, em um dos mais aguardados do Campeonato Brasileiro. A data do duelo – 30 de outubro – se aproxima e os gremistas magoados com o que julgam “traição” do jogador revelado no clube mobilizam-se para protestos.
Pensando em formas pacíficas de clamar contra Ronaldinho Gaúcho, um grupo de torcedores quer canalizar esta revolta coletiva. No blog Grêmio Libertador, os tricolores comercializam a R$ 5 pequenas faixas brancas com a palavra "Pilantra" escrita em preto. A ideia é fazer com que o maior número de pessoas leve estas faixas ao jogo.
Protesto de gremistas contra Ronaldinho Gaúcho (Foto: Blog Grêmio Libertador/Divulgação)Torcedor gremista esconde o rosto e mostra modelo da faixa de protesto a Ronaldinho
(Foto: Blog Grêmio Libertador/Divulgação)
Os organizadores do protesto reforçam que não é intenção realizar qualquer outro ato de repúdio - principalmente com o arremesso de moedas ao campo, como alguns gremistas cogitaram nas redes sociais. Eles tentam evitar que o Olímpico sofra interdição caso as provocações a Ronaldinho ultrapassem os termos pacíficos propostos pela mobilização das faixas.
Há dois problemas mal resolvidos retidos nos corações dos gremistas e direcionados a Ronaldinho Gaúcho. Criado no clube, aonde chegou acompanhando o irmão Assis - à época um promissor meia-atacante tricolor - o craque do Flamengo deixou o clube em 2001 para jogar no PSG em transferência que envolveu até a Fifa.
Dez anos depois houve a chance da reconciliação, com Assis - agora empresário - e R10 negociando seu retorno ao estádio Olímpico. Mas, após dirigentes gremistas precipitarem-se em praticamente anunciar sua contratação, Ronaldinho Gaúcho vestiu a camisa rubro-negra. Desde então, o perdão prometido pelos gremistas transformou-se em mágoa ainda maior.
Decisivo no primeiro turno
No primeiro turno, o reencontro entre Ronaldinho e Grêmio não acabou nada bem para os gaúchos. O craque foi o personagem principal da vitória do Flamengo por 2 a 0, no Engenhão, no dia 30 de julho. Além do passe para o primeiro gol, marcado por Thiago Neves, o R10 anotou o segundo, após tomar a bola do goleiro Victor, que tentou sair jogando com o pé.

Neymar: 'Espero que o voto da mulherada seja em mim'

Atacante concorre com Elano pela vaga de representante do Santos no concurso para escolha do muso do Brasileirão 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Novo visual de Neymar (Foto: Divulgação/Santosfc.com.br)Novo visual (Foto: Divulgação/Santosfc.com.br)
A disputa para saber quem vai representar o Santos na etapa seguinte do Troféu Largo Tudo tem um candidato que causa alvoroço por onde passa. Pode ser em treinamento, jogo ou até no Rock in Rio. O nome do popstar? Neymar, claro.
O jogador, que enfrenta Elano na preferência da torcida santista, habita sempre as manchetes. Quando não está por causa do seu futebol, está em razão do visual. No último sábado, ele inovou mais uma vez. O craque voltou com força total com seu moicano. Mas o penteado não faz dele o mais confiante quando o assunto é vencer o concurso de muso do Brasileirão 2011. Mesmo assim, diz que ficaria feliz com ‘mais um prêmio na carreira’.
- Eu acho que não posso ganhar esse prêmio (risos). Mas se eu vencer vou ficar muito feliz com mais um prêmio na minha carreira – disse o atacante.
Apesar de achar que suas chances são reduzidas, Neymar não perde a oportunidade de pedir a colaboração das suas eleitoras. O jogador faz um apelo ‘à mulherada’:
- Espero que o voto da mulherada seja em mim.

Patrocinador de Dan Wheldon, Justin Timberlake lamenta morte do inglês

Cantor americano apoiava o piloto desde as 500 Milhas de Indianápolis

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália
Patrocinador de Dan Wheldon, o cantor Justin Timberlake lamentou a morte do inglês de 33 anos em um acidente na etapa de Las Vegas da Fórmula Indy, no último domingo. O astro da música apoiava o piloto desde as 500 Milhas de Indianápolis com sua grife, a William Rast, lançada em 2006 ao lado do amigo Tracy Ayala.
- Fiquei muito triste ao saber das notícias da morte trágica de Dan Wheldon. Ele era um grande piloto e um grande apoiador da minha grife. Meus pensamentos e orações estão com a família dele neste momento complicado da perda - disse Timberlake.
O cantor comemorou muito a vitória do inglês nas 500 Milhas de Indianápolis, em maio deste ano. Wheldon ganhou a prova após o novato JR Hildebrand bater no muro na última curva.
Dan Wheldon Fórmula Indy (Foto: Getty Images)Dan Wheldon era apoiado pela grife do cantor Justin Timberlake na Fórmula Indy (Foto: Getty Images)
VOANDO BAIXO: veja mais imagens do trágico acidente na etapa de Las Vegas
Wheldon morreu após um acidente que envolveu 15 carros na 12ª volta da etapa de Las Vegas da Fórmula Indy, no domingo. O piloto de 33 anos chegou a ser levado de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos causados pela violenta batida. A corrida era a última da temporada. Após o anúncio da morte, a corrida foi cancelada e os pilotos voltaram para a pista para dar cinco voltas em ritmo lento em homenagem ao inglês.

Namoro de Hamilton com cantora americana terminou, diz jornal suíço

Inglês da McLaren demonstrou mau humor na Coreia e não festejou pole

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça
Lewis Hamilton GP da Coreia do Sul McLaren pole (Foto: Getty Images)Hamilton não comemorou pole (Foto: Getty Images)
A conturbada vida privada de Lewis Hamilton continua a causar polêmica na Fórmula 1. Nesta terça-feira, o jornal suíço "Blick" disse que o relacionamento com a cantora Nicole Scherzinger chegou ao seu final. Segundo a publicação, a americana teria sido vista com um novo namorado em Los Angeles, onde mora. Esta seria a causa do mau humor do piloto na Coreia do Sul, onde fez a pole position, quebrando a série da RBR e um jejum de mais de um ano, e não comemorou.
Chefe da McLaren, Martin Whitmarsh se recusou a comentar a vida pessoal do inglês de 26 anos. Segundo o "Blick", os mecânicos da equipe não estariam satisfeitos com o inglês, que os teria tratado de forma fria durante o fim de semana na Coreia do Sul. Para os funcionários do time, Lewis estaria se comportando "como uma criança teimosa".
- Só comento sobre a vida profissional dele. Ele disse que está feliz, então qualquer pergunta sobre seu estado de felicidade deve ser feita diretamente a Lewis, não a mim - disse Whitmarsh.
Hamilton deu força aos rumores dizendo que recebeu um apoio enorme de quem está perto dele nos últimos dias, na forma de e-mails de seu irmão, sua mãe e seu pai.