segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lesionado, Riquelme está fora contra o Flu e nem viaja com o Boca Juniors

Jogador tem traumatismo no joelho esquerdo constatado após vitória sobre o Argentinos Juniors no fim de semana. Chávez é o provável substituto

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
A capa do diário argentino "Olé" traz uma boa notícia para os torcedores do Fluminense nesta segunda-feira. De acordo com a publicação, o meia Riquelme, do Boca Juniors, está fora do jogo diante do Tricolor, na quarta, às 22h (de Brasília), no Engenhão, pela Taça Libertadores. Os médicos xeneizes constataram um traumatismo no joelho esquerdo depois da vitória por 2 a 1 sobre o Argentinos Juniors pelo Torneio Clausura. O jogador nem viaja com o grupo.
O camisa 10 era dúvida para a partida por conta de uma entorse no tornozelo direito, mas se recuperou e entrou em campo. O jornal agora especula sobre seu substituto, que deverá ser Chávez. Ledesma e Clemente Rodríguez também são dúvida para o jogo, mas integram a delegação que viaja ao Rio de Janeiro.
Print Fluminense site Olé (Foto: reprodução / Olé online)"Olé" garante que Riquelme não viaja para o Rio (Foto: reprodução / Olé online)
Falcioni ainda terá o desfalque certo de Somoza, que está suspenso. O "Olé" fez uma lista com a provável escalação, que tem Orion, Roncaglia, Schiavi, Insaurralde, Sánchez Miño (Clemente Rodríguez), Rivero (ou Ledesma), Erbes, Erviti, Chávez, Mouche e Silva.

Marin joga futuro de Mano para Deus, e pergunta a Patrícia: 'Sabe cozinhar?'

Presidente da CBF diz que confia no trabalho do treinador, mas não o garante se fracassar em Londres. Pergunta para dirigente gera gargalhadas

Por Fellipe Costa Rio de Janeiro
A entrevista coletiva do presidente da CBF, José Maria Marin, na tarde desta segunda-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, foi marcada pela descontração do mandatário. Além de responder a quase todos os jornalistas, ele brincou com a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, e perguntou se ela sabia cozinhar. Sobre o futuro de Mano Menezes em caso de fracasso nas Olimpíadas de Londres, o dirigente evitou fazer previsões.
- O futuro a Deus pertence. O que eu posso garantir é que o Mano desfruta da minha confiança. Ele está formando a Seleção e o trabalho está dentro da expectativa. É um título inédito para o Brasil e darei todas as condições de trabalho para o time.
Patricia Amorim e José Maria Marin na coletiva da CBF (Foto: Mowa Press)Marin quer Patrícia Amorim com a Seleção feminina nos Jogos Olímpicos de Londres (Foto: Mowa Press)
Em boa parte da entrevista, Marin mostrou descontração. Principalmente com Patrícia Amorim, convidada pela CBF para ser chefe da delegação da Seleção feminina em Londres.
- Patrícia, você sabe cozinhar? Não precisa. Você não vai fazer isso – brincou ele, arrancando a gargalhada de todos.
O presidente da CBF também respondeu brincando após a pergunta de um jornalista se ele faria “carinho” nos dirigentes “rebeldes” das federações estaduais.
- Pode parar. Eu fico fora de casa o mês inteiro e você diz que estou fazendo “carinhos” em dirigentes com a minha idade, tenho que pensar em fazer carinho na minha mulher.

José Maria Marin comentou também sobre a possibilidade de a CBF sair do local de sua sede, na Barra da Tijuca. A ideia do presidente é se juntar ao COL, mas para isso precisaria de um local maior. Mas ele não pensa em sair do Rio de Janeiro.

Jorge Rabello e vice jurídico do Vasco se contradizem sobre expulsões

Chefe de arbitragem da Ferj garante que os cinco atletas citados não foram expulsos de fato e não precisam cumprir automática. Advogado diz o oposto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A confusão protagonizada por jogadores e dirigentes do Vasco no fim da derrota para o Flamengo, no último sábado, no Engenhão, ganhou novos capítulos nesta segunda-feira. O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Jorge Rabello, e o vice jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol, têm intepretações totalmente distintas acerca dos cinco jogadores do Vasco que foram citados na súmula da partida pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa. São eles Rodolfo, Fagner, Fellipe Bastos, Diego Souza e Eduardo Costa.
Jorge Rabello garante que eles não terão que cumprir suspensão automática contra o Nova Iguaçu, domingo, em Moça Bonita, por não terem sido expulsos, de fato, ainda no campo de jogo. De acordo com Rabello, o juiz agiu corretamente ao relatar que "não foi possível a exibição de cartão vermelho na conduta disciplinar dos referidos atletas citados (...) tendo em vista a situação desfavorável dessa aplicação e expulsão de fato de todos, naquele momento, o que poderia gerar, na minha avaliação, um tumulto generalizado com consequências maiores".
- Um jogador pode ser expulso antes, durante e depois de uma partida em duas situações, o árbitro mostrando o cartão vermelho ou o avisando que foi expulso. Mas o árbitro narra de forma perfeita que foi agredido por dois atletas do Vasco e ofendido por três atletas do Vasco, e que não pôde mostrar o cartão vermelho naquele momento ou avisá-los da expulsão, porque era humanamente impossível. Ele não pode expulsar ninguém do vestiário dele, e seria mentiroso se dissesse que tinha expulsado os jogadores, porque as imagens mostram que isso não ocorreu. Portanto, não haverá suspensão automática, porque não houve expulsão. Ele foi corretíssimo ao dizer a verdade - disse Rabello, em entrevista à "Rádio Tupi".
Do lado do Vasco, entretanto, o vice jurídico Anibal Rouxinol tem uma interpretação completamente diferente e diz que os cinco jogadores citados cumprirão, sim, a suspensão automática. De qualquer maneira, Diego Souza e Fágner já não poderiam enfrentar o Nova Iguaçu porque levaram o terceiro cartão amarelo contra o Fla.
- O Jorge Rabello diz que o jogador cumpre a suspensão automática se o árbitro mostrar o cartão. Mas eu nunca vi caso idêntico. O cartão vermelho serve apenas para dar publicidade ao fato, para que todos saibam. Nada além disso. Mesmo se o cartão não for dado mas constar na súmula, é preciso cumprir a suspensão automática. O departamento jurídico do Vasco é contra a escalação desses jogadores, essa foi a minha posição passada ao departamento de futebol do clube. Para que não haja qualquer dúvida, eles vão cumprir a suspensão no domingo. Isso somente não vai acontecer se a Federação de Futebol do Rio de Janeiro me disser que é permitido e o faça de maneira oficial - disse Rouxinol, que vai à Ferj nesta terça-feira para tentar solucionar pessoalmente a questão.
Independentemente de toda a discórdia, os jogadores citados na súmula serão indiciados pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva e depois julgados pelos fatos relatados por Wagner dos Santos Rosa. Segundo o procurador do TJD-RJ André Luiz Valentim, o julgamento deve ser realizado até a quinta-feira da próxima semana, dia 19.
Letra V ao lado dos nomes dos cinco jogadores na súmula
Na súmula preenchida por Wagner dos Santos Rosa, o campo destinado ao relato de expulsões aparece apenas com um "vide relatório anexo", onde estão as observações sobre o tumulto generalizado ao fim do jogo. No entanto, na parte onde consta a escalação do Vasco, percebe-se a letra V (de vermelho, supostamente) ao lado dos nomes dos cinco atletas citados pelo árbitro.
Súmula Vasco (Foto: Reprodução)

Wesley rompe ligamento do joelho e só deve voltar a jogar em 2013

Machucado na derrota para o Guarani, jogador do Palmeiras tem ruptura no ligamento do joelho direito e fica de seis a oito meses em recuperação

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Wesley Palmeiras machucado (Foto: Marcio Fernandes / Ag. Estado)Wesley sai carregado de campo na derrota para
o Guarani (Foto: Marcio Fernandes / Ag. Estado)
O meio-campista Wesley só deve voltar aos gramados em 2013. Uma ressonância magnética realizada na tarde desta segunda-feira constatou o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito do jogador do Palmeiras, que sentiu a lesão durante a derrota por 3 a 1 para o Guarani, neste domingo. A cirurgia deve ocorrer na próxima semana, e o tempo de recuperação estimado é de seis a oito meses.
Dessa forma, o retorno de Wesley aos gramados deve ocorrer só em 2013. O jogador fez apenas quatro jogos com a camisa do Palmeiras, e era tratado como peça-chave para o esquema do técnico Luiz Felipe Scolari, que vinha o utilizando como titular nas últimas partidas.
Wesley chegou ao clube como grande contratação para a temporada, e exigiu enorme esforço da diretoria para que o negócio fosse concretizado. Depois de tentar uma campanha de arrecadação de dinheiro dos torcedores, a cúpula do Verdão conseguiu um investidor para bancar a contratação do atleta, apresentado há duas semanas como a peça que faltava para o meio-campo.
Sem Wesley, Felipão deve manter João Vitor na equipe ao lado de Márcio Araújo e Marcos Assunção. Além do principal reforço de 2012, o meia Valdivia e o atacante Luan estão entregues ao departamento médico.
Minutos depois do diagnóstico, jogadores do Palmeiras já se manifestaram em apoio a Wesley. O meia Daniel Carvalho e o atacante Maikon Leite desejaram força ao companheiro de time, em mensagens enviadas pelo Twitter.
- Wesley, força meu chefe. Logo, logo você estará conosco - escreveu Daniel Carvalho.

Wand provoca Belfort: 'Pediu para ser chato e entrou três vezes na fila'

Confira polêmicas, provocações e pérolas do terceiro episódio do TUF
Brasil. Renée Forte recebe críticas fortes do próprio time

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O terceiro episódio do "The Ultimate Fighter - Em busca de campeões" contou com a vitória de Daniel Sarafian sobre Renée Forte na primeira disputa de pesos-médios entre os integrantes na casa. Além da luta, a edição deste domingo voltou a ter cenas de provocações e diversas pérolas. Wanderlei Silva, técnico do time azul, mais uma vez se destacou nas críticas sobre o seu oponente, Vitor Belfort.
- O cara pediu para ser chato e entrou três vezes na fila. Aí eu deixo a questão que rege o mundo: será que o chato sabe que é chato? - disse Wand ao comentar sobre os discursos que Belfort faz para seus comandados.
Anistávio Gasparzinho também voltou a chamar a atenção com seu jeito provocativo e desta vez foi repreendido por Rodrigo Damm, seu colega no time verde. Destaque também para a crítica pesada que assistente técnico do time azul, Rafael Cordeiro, fez a Renée Forte depois da derrota para Sarafian.
Confira as principais declarações do programa de domingo:
- Tomara que seja eu o escolhido para lutar amanhã porque eu vou espancar alguém - Francisco Massaranduba, do time azul, antes da escolha dos dois lutadores para a luta seguinte.
- Acho que o Mutante é o queridinho dele. Se o Mutante perder, para ele acabou o jogo - Francisco Massaranduba falando sobre a relação de Belfort e Cezar Mutante. Os dois já se conheciam antes do programa.
- Em todo o negócio, em todo o trabalho, em toda empresa, em toda família existem princípios e preferências. Princípios são invioláveis, são estabelecidos, eles não têm negociação. Fidelidade é um princípio, honestidade é um princípio, amor é um princípio, perdão é um princípio... - Vitor Belfort, técnico do time verde, falando sobre a escolha do lutador de sua equipe para a luta seguinte.
TUF Daniel Sarafian x Renee Forte (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Renée Forte (de frente) foi criticado pela própria equipe após a derrota (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
- Pô, ele vem com uns papos que eu falo: "Cara, você está viajando. Em que mundo você vive? Isso aqui é real, isso aqui é luta. Vamos lá, né? Vamos digladiar"- Wanderlei Silva, sobre o discurso de Belfort.
- Gaspar, brincar é uma coisa. Faltar com o respeito é outra completamente diferente, totalmente diferente - Rodrigo Damm, do time verde, para Anistávio Gasparzinho, que queria fazer barulho na casa para atrapalhar o sono da equipe rival.
- Rodrigo Damm é o mal-humorado da casa. Ele se incomoda com as brincadeiras dos outros. Se eu brinco com você, não tem nada a ver e ele se incomoda: "Pô, cara, para com isso. Fala alguma coisa com produtividade". Ele fica falando essas coisas. É chato para c... É o meu jeito. Você quer que eu mude? Quer que eu fique marrento com todo mundo na casa? - Anistávio Gasparzinho, do time verde, sobre Rodrigo Damm.
- Meu diferencial já está no meu sobrenome. É a força. Eu sou forte, não desisto nunca. Não tenho ponto fraco, não me sinto fraco em em nenhum momento - Renée Forte, do time azul, fazendo um trocadilho com o próprio sobrenome antes da luta contra Sarafian.
Não foi bom, não lutou bem. Não tem que ficar tampando o sol com a peneira. Não lutou, foi uma m... de uma luta. Vamos falar a verdade, lutou mal para c... Não fez 10% do que o seu potencial"
Rafael Cordeiro, assistente técnico do time azul
- Homem de azul, o que é que você faz? Dá soco, joelhada, coisa que o verde não faz. Homem de azul, qual é sua missão? Entrar dentro do cage e deixar corpo no chão - equipe azul cantando na van antes do treino.
- Acho que ele se abalou um pouco com a cara de mal do Daniel. Eu falei: "Cara, isso é tudo caô". Só que o Renê é gurizão, entrou na onda do cara - Wanderlei Silva, técnico do time azul, após a derrota de Renée Forte.
- Que raiva, né? O cara me chega naquela p... daquela luta... Um cara bom, um gurizão forte... Tem que chegar ali e meter a porrada - Wanderlei Silva criticando a postura de Renée na luta.
- Parecia que tinha morrido alguém da família - Wanderlei Silva sobre o clima na equipe após o revés.
- Meu grupo sentiu bastante, porque meus técnicos e o Wanderlei botavam uma fé enorme. Vinham me elogiado acho que até demais, dizendo que eu era o melhor do time, que ia empatar o jogo. Acho que isso fez até mal para mim - Renée Forte, o derrotado, considerando que os elogios antes do combate atrapalharam um pouco.
- Não foi bom, não lutou bem. Não tem que ficar tampando o sol com a peneira. Não lutou, foi uma m... de uma luta. Vamos falar a verdade, lutou mal para c... Não fez 10% do que o seu potencial - Rafael Cordeiro, assistente técnico do time azul, foi mais um a criticar atuação de Renée.
- Antigamente eu matava para ganhar mil reais, 500 reais, 700 reais. Agora o patrão está dando R$ 45 mil, está dando caminhonete, está dando contrato com o UFC. O que mais tem que dar para os caras? - Wanderlei Silva sobre a apatia de Renée na luta.

Inspirada em Neymar, Marta apresenta o "tchu, tcha" aos suecos

Em sua estreia, craque lança moda ao lado de Elaine na comemoração de seu primeiro gol na vitória de 7 a 0 do Tyresö sobre o Örebro

Por Rafael Maranhão Direto de Tyresö, Suécia
O sucesso internacional "Ai, se eu te pego" de Michel Telló demorou a chegar à Suécia. Mas agora os escandinavos contam com Marta para mostrar as últimas novidades do Brasil. Nesta segunda-feira, na vitória do Tyresö sobre o KIF Örebro por 7 a 0 pela primeira rodada do Campeonato Sueco, Marta dançou "Eu quero Tchu, eu quero Tcha" no gramado ao lado da brasileira Elaine e lançou nova moda inspirada em Neymar.
Marta (Foto: Rafael Maranhão / Globoesporte.com)Marta ensina futebol e música para os suecos (Foto: Rafael Maranhão / Globoesporte.com)
- Eu vi as imagens do Neymar dançando o "tchu tcha" e combinei com a Elaine que a gente dançaria juntas se uma de nós fizesse um gol. Quando encontrei as meninas da seleção brasileira, elas também disseram que era o maior sucesso no Brasil, então a gente decidiu repetir aqui - disse Marta, que não sabe de quem foi a ideia de tocar "Ai, se eu te pego" quando ela marcou seus gols. - Foi alguém do clube que resolveu fazer isso, mas não tinha nada a ver com a nossa dança. O pessoal aqui não conhecia o "tchu tcha" ainda.
Agora já conhece. A comemoração do primeiro gol da craque no jogo, o quinto do Tyresö, já apareceu nos telejornais suecos desta segunda e vai virar o assunto dos jornais do dia seguinte. Marta teve até que usar papel e caneta para que a imprensa local entendesse a letra interpretada pela dupla João Lucas e Marcelo, do compositor paraibano Shylton Fernandes. Ela ainda tentou cantar, mas não houve quem entendesse o português.
- Tchua? Como é? Ai, acho melhor você escrever mesmo - pediu um jornalista.
Marta chegou à pequena sala de imprensa do Tyresövallen após o jogo sorridente e escoltada por um segurança do clube para conseguir escapar do assédio das dezenas de crianças e adolescentes que queriam uma foto ou autógrafo.
- Duro agora é entender o que o pessoal fala em sueco - disse, modesta, para logo em seguida responder com tranquilidade às perguntas no idioma que aprendeu na primeira passagem pelo país, atuando pelo Umea de 2004 a 2008.
Além da dancinha, o outro assunto mais comentado foi o gol que originou a comemoração. De costas para o gol, com a bola a meia altura, Marta tocou de calcanhar para o fundo da rede.
- Ali não tinha outra alternativa, eu estava pressionada, mas foi bonito mesmo. Eu tinha acabado de perder um gol numa jogada bem mais simples. A bola fácil não entrou, a difícil, sim - disse.
Marta atuou por 77 minutos e disse ainda não estar na forma ideal.
- Mas não estou gordinha nem nada - brincou. - É só que nunca estou contente comigo mesma. Acho sempre que tenho algo a melhorar. Então sei que posso render muito mais do que nessa estreia. Mas o resultado foi importante.
Agora, o Tyresö terá pela frente dois dos times apontados como seus principais adversários na luta pelo título, o Linköping, fora de casa, e o Ldb Malmö, em casa, nas terças-feiras das próximas duas semanas.
Marta (Foto: Rafael Maranhão / Globoesporte.com)Marta é cercada pelos fãs após exibição de gala na Suécia (Foto: Rafael Maranhão / Globoesporte.com)

Corredor flagrado em prova ganha fama de 'ridiculamente fotogênico'

Zeddie Little, fotografado em uma prova nos EUA, virou hit da internet. Busca na rede dá mais de 59 milhões de resultados para o nome do atleta

Por Bebel Clark Rio de Janeiro
Zeddie Little Eu Atleta cara ridiculamente fotogênico (Foto: Reprodução / Twitter)Ridiculamente fotogênico (Foto: Reprodução / Twitter)
Ainda tem quem duvide do poder da internet. O corredor Zeddie Little, de 25 anos, foi fotografado, no último dia 31, enquanto disputava uma prova de 10 km em Mount Pleasant (Carolina do Sul). Ao jogar as fotos na rede, o fotógrafo Will King nomeou a imagem de "Ridiculously Photogenic Guy" (cara ridiculamente fotogênico). Pronto. Foi o suficiente para virar o mais novo hit do momento, com direito a páginas no Facebook, vídeos e fotos com montagens criativas.
O jovem morador de Nova York ficou tão assustado com a repercussão instantânea (a busca no Google com o nome do corredor confere mais de 59 milhões de resultados) que desativou sua conta no Facebook e criou uma no Twitter, alegando "ser mais fácil falar com todas as pessoas". Já são mais de 35 mil seguidores, que pedem RTs e fazem declarações de amor.
Zeddie Little Eu Atleta cara ridiculamente fotogênico (Foto: Reprodução)Montagens criativas rapidamente se proliferaram na internet (Foto: Reprodução)

Corredor flagrado em prova ganha fama de 'ridiculamente fotogênico'

Zeddie Little, fotografado em uma prova nos EUA, virou hit da internet. Busca na rede dá mais de 59 milhões de resultados para o nome do atleta

Por Bebel Clark Rio de Janeiro
Zeddie Little Eu Atleta cara ridiculamente fotogênico (Foto: Reprodução / Twitter)Ridiculamente fotogênico (Foto: Reprodução / Twitter)
Ainda tem quem duvide do poder da internet. O corredor Zeddie Little, de 25 anos, foi fotografado, no último dia 31, enquanto disputava uma prova de 10 km em Mount Pleasant (Carolina do Sul). Ao jogar as fotos na rede, o fotógrafo Will King nomeou a imagem de "Ridiculously Photogenic Guy" (cara ridiculamente fotogênico). Pronto. Foi o suficiente para virar o mais novo hit do momento, com direito a páginas no Facebook, vídeos e fotos com montagens criativas.
O jovem morador de Nova York ficou tão assustado com a repercussão instantânea (a busca no Google com o nome do corredor confere mais de 59 milhões de resultados) que desativou sua conta no Facebook e criou uma no Twitter, alegando "ser mais fácil falar com todas as pessoas". Já são mais de 35 mil seguidores, que pedem RTs e fazem declarações de amor.
Zeddie Little Eu Atleta cara ridiculamente fotogênico (Foto: Reprodução)Montagens criativas rapidamente se proliferaram na internet (Foto: Reprodução)

Por ora, Assis descarta despedida de R10: ‘Nosso projeto segue o mesmo’

Empresário do jogador diz que entrevista do atacante após a vitória sobre o Vasco não teve tom de aviso ou adeus: 'Por enquanto, não tem nada'

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Ronaldinho Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)Acompanhado de um segurança, R10 deixa o CT
pelos fundos (Cezar Loureiro / Agência o Globo)
Após o treino da manhã desta segunda-feira, Ronaldinho Gaúcho deixou o Ninho do Urubu pela porta dos fundos para evitar os fotógrafos e cinegrafistas. A cena ocorre dois dias depois de o atacante ter dito que gostaria de deixar o Flamengo pela porta da frente. O camisa 10 soltou a frase logo após a vitória sobre o Vasco, sábado, pela Taça Rio, e deixou no ar uma possível despedida.
O irmão e empresário de Ronaldinho, Roberto Assis, assegura que as palavras não tiveram tom de aviso ou adeus. Pelo menos por enquanto. Segundo o agente, o camisa 10 apenas se posicionou diante das críticas que tem recebido pelo desempenho abaixo das expectativas e dos comentários sobre a possibilidade de deixar o clube antes do término do contrato, no fim de 2014.
- Normal. Ele fez um comentário em cima de comentários que vinham fazendo sobre ele. Não foi uma declaração. Ele só disse que o dia que saísse sairia pela porta da frente. Por enquanto, não tem nada. Nunca houve essa conversa com ninguém do Flamengo. É tudo uma invenção – comentou Assis.
O empresário afirmou também que uma eliminação precoce na Libertadores não vai abreviar a permanência de R10.
Normal. Ele fez um comentário em cima de comentários que vinham fazendo sobre ele. Não foi uma declaração. Ele só disse que o dia que saísse sairia pela porta da frente. Por enquanto, não tem nada. Nunca houve essa conversa com ninguém do Flamengo. É tudo uma invenção"
Roberto Assis
- O nosso projeto segue o mesmo. Se apostou muito na Libertadores no primeiro semestre, algumas coisas não deram certo, mas faz parte. O projeto era o Carioca e a Libertadores na primeira parte do ano. Logo a seguir vem o Brasileiro, e o clube vai buscar o título. Mas a Libertadores não acabou ainda. Temos que acreditar.
Após a derrota para o Emelec, no Equador, na semana passada, que deixou o Flamengo em situação delicada na competição sul-americana, Ronaldinho virou o principal alvo dos protestos de membros de torcidas organizadas. A saída do atacante entrou em pauta no clube. Assessores próximos à presidente Patricia Amorim tentaram convencê-la a buscar a rescisão amigável. Ela e Assis negam fortemente a possibilidade.
- Ele está tranquilo. Quem joga em um grande clube sabe que a cobrança é maior. E ela não é só em cima do Ronaldo, mas para todo o grupo e a comissão técnica. Claro que com ele é um pouco maior, mas essa cobrança é normal. Ele tem experiência para lidar com isso. Ele representa uma nação de 30 milhões e tem interesse em vencer. Vamos torcer para que na quinta o time vença, temos de acreditar na classificação. Mas para isso é preciso ter tranquilidade. Quem viu os últimos jogos viu que o Ronaldo jogou bem. E tem mais: seis pessoas não representam a torcida do Flamengo, que é muito maior do que isso.
Para Léo Moura, R10 estava de cabeça quente
O lateral-direito também fez uma avaliação da entrevista do companheiro e não viu nenhum problema. Léo vê Ronaldinho satisfeito no clube.
- De repente falou aquilo no calor do jogo, pelas cobranças que vinham acontecendo. Mas ele é um cara inteligente, está feliz aqui. O mais importante é vê-lo bem, feliz. Ele está se acostumando com o Flamengo. Quando ganha, está lá em cima. Se o resultado não vem, fica lá embaixo. A cada dia vai passar por momentos diferentes aqui no Flamengo. Estamos aqui para ajudar.
O Rubro-Negro enfrenta o Lanús, da Argentina, com obrigação de vitória. Para se classificar no Grupo 2, terá de vencer e torcer por um empate entre Olimpia e Emelec no Paraguai. As duas partidas serão na quinta, às 19h30m (de Brasília). No Carioca, o Rubro-Negro está classificado para a semifinal da Taça Rio.
Ronaldinho Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)Ronaldinho deixa o CT nesta segunda após treino na academia (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)

COL pressiona Recife e Salvador: ‘Sabem que não estão garantidos'

Ricardo Trade, diretor do COL, lembra que visita técnica da Fifa no final de abril vai ser determinante para as sedes na Copa das Confederações

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
A Arena Pernambuco, no Recife, e a Fonte Nova, em Salvador, receberam um novo alerta nesta segunda-feira em relação à participação dos estádios na Copa das Confederações de 2013. Diretor de operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade reafirmou que as duas cidades ainda não estão garantidas.
- Nos dias 25, 26 e 27 de abril, a Fifa fará visitas técnicas. Eles estarão no Rio, Brasília, Salvador e Recife. Farão uma análise técnica para que no fim do mês de junho sejam confirmadas as sedes da Copa das Confederações. Você precisa entregar uma obra com toda sua estrutura. Eles sabem que não estão garantidos.
José Maria Marin, presidente da CBF (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Marin diz ter certeza que Recife estará na Copa das Confederações (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Por enquanto, as sedes da Copa das Confederações serão Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte. Recife e Salvador terão de correr para mostrar à Fifa que têm condições. De qualquer maneira, o presidente da CBF, José Maria Marin, afirmou que está na briga por Pernambuco, quase eliminada recentemente.
- Na última reunião com a Fifa, estava praticamente eliminada. Mas lutei a favor de Pernambuco, que não se trata de apenas um estado brasileiro. Tem um poder enorme. Os dirigentes da Fifa levantaram algumas dúvidas quanto à possibilidade de tirar o estádio. Mas estou tranquilo e tenho confiança absoluta de que a Arena Pernambuco estará na Copa das Confederações.
Espécie de evento teste para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações de 2013 terá seis sedes se Recife e Salvador forem confirmadas. Do contrário, a competição terá apenas quatro cidades envolvidas: Rio, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte.
 

SÚMULA DO CLÁSSICO PODE CAUSAR PREJUÍZO A ATLETAS VASCAÍNOS


seg, 09/04/12
por jecbjferraz |
O árbitro do clássico Flamengo x Vasco consignou na Súmula da partida pesados relatos de agressões que afirma lhe teriam sido realizadas por importantes atletas vascaínos. Tal transcrição pode trazer pesados prejuízos para a equipe vascaína, na reta final do campeonato.
Isto porque, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva estabelece que as Súmulas das partidas gozam de presunção de veracidade, ou seja, presume-se, desde logo, que são verídicas as agressões físicas e verbais consignadas pelo árbitro na referida Súmula.
Segue abaixo o teor do Art. 58 do CBJD, que concede tamanha força probatória às Súmulas:
“Art. 58. A súmula e o relatório dos árbitros, auxiliares e representante da entidade ou aquele que lhe faça as vezes, gozarão da presunção relativa de veracidade.
§ 1º. A presunção de veracidade contida no caput deste artigo servirá de base para a formulação da denúncia pela procuradoria ou como meio de prova, não constituindo verdade absoluta.
Em casos como este, poderá o Vasco se valer, principalmente, de provas testemunhais(depoimento de pessoas que tenham acompanhando a confusão) e audiovisuais(imagens de televisão) visando evidenciar alguma eventual inexatidão na narrativa contida na Súmula.
Se o Vasco não conseguir comprovar que as afirmações do árbitro, constantes da Súmula da partida, não são verídicas, diante da presunção de veracidade que o Art. 58 concede a tais documentos, os atletas vascaínos citados serão punidos, sem qualquer exceção, o que pode vir a prejudicar o destino da equipe na competição.
Em casos como este fica evidente a enorme força probante que foi concedida às Súmulas dos árbitros, visto que agora cabe à defesa vascaína manejar todas as demais possibilidades probatórias admitidas em Direito, com o objetivo de neutralizar a transcrição da Súmula!! Se não conseguir, a condenação será certa!!!

UFC solicita permissão para Alistair Overeem lutar contra Junior Cigano

Pedido é feito dois dias após Dana White chamar holandês de mentiroso sobre doping. Lutador não solicita contraprova

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
O UFC ainda não desistiu de ter o holandês Alistair Overeem como o adversário do brasileiro Junior Cigano na disputa do cinturão dos pesos-pesados no evento do dia 26 de maio, em Las Vegas. Segundo o site "MMA Junkie", os representantes da entidade deram entrada no pedido de licença junto à Comissão Atlética de Nevada para que o lutador possa enfrentar o atual campeão da categoria. O diretor executivo da Comissão, Keith Kizer, confirmou ainda que Overeem não respondeu às mensagens de Nevada, e também não solicitou a contraprova do exame antidoping que o flagrou com 14 vezes mais epitestosterona que o padrão.
Curiosamente, o pedido de licença do UFC para Overeem aconteceu  dois dias depois de o presidente da organização, Dana White, o acusar de mentiroso e dizer que "qualquer um que esteja usando (substâncias proibidas) é um completo idiota".
Alistair Overeem na coletiva de imprensa do UFC 141 (Foto: Reprodução Youtube)Alistair Overeem ainda não pediu a contraprova do exame antidoping e nem se apresentou à Comissão Atlética de Nevada para prestar esclarecimentos sobre o exame que o flagrou (Foto: Reprodução Youtube)
O holandês é esperado em uma audiência com a Comissão Atlética de Nevada no dia 24 de abril. Neste dia, o órgão regulador dos esportes de combate irá julgar se lhe concede a licença para lutar ou não. Por não ser americano, Overeem não pode ser suspenso pela comissão, mas pode ser impedido de lutar na jurisdição local, além de outras sanções.
- Quando você solicita uma licença, tudo pode vir à tona. Ou não - disse Kizer.
Antes de analisar a solicitação de licença, o presidente da Comissão Atlética de Nevada, Raymond "Skip" Avansino Jr., pediu que Overeem comparecesse à sede da entidade para prestar esclarecimentos sobre o exame que o lutador não realizou, e que teria sido a causa da licença condicional deferida para que o lutador enfrentasse Brock Lesnar no UFC 141. Essa licença expirou em 31 de dezembro de 2011.
Caso deseje solicitar a contraprova do exame, Alistair Overeem ainda tem tempo para isso. O lutador jamais havia sido flagrado em um exame antidoping.

Indy atende pedido e Barrichello passa a ter benefícios de pilotos novatos

Apesar de estreante, Rubinho não é considerado novato por experiência na F-1. Brasileiro terá direito a jogo extra de pneus e a mais tempo de treino

Por GLOBOESPORTE.COM Agência de Notícias
A organização da Fórmula Indy atendeu o pedido de Rubens Barrichello e o brasileiro passará a ter alguns benefícios dos pilotos considerados novatos. Rubinho terá um jogo extra de pneus e poderá treinar meia hora a mais nas pistas onde não tiver treinado antes, independentemente da posição na classificação.
Apesar de estreante na categoria, o piloto não é considerado novato pela F-Indy em razão da longa experiência na Fórmula 1, onde disputou 19 temporadas. Por causa disso, Barrichello possuía apenas 1h30min de treinos por etapa, caso figurasse entre os dez primeiros colocados no campeonato (atualmente, o brasileiro é o oitavo).
Rubens Barrichello na Indy em São Petersburgo (Foto: AP)Rubens Barrichello na Indy em São Petersburgo (Foto: AP)
Ele precisará também cumprir o programa de orientação para as 500 milhas de Indianápolis, assim como todos os pilotos que disputarão a prova pela primeira vez. Por outro lado, Barrichello, não disputará o título dos novatos.
- As pessoas dizem que tenho 19 anos de experiência e que não sou um novato. Não quero disputar o campeonato de estreante. Mas quando formos a Long Beach, eu não conheço a pista, não conheço o carro tão bem e talvez eu tenha apenas uma hora e meia para entender tudo. Acho que isso não está certo, porque eu sou de fato um estreante. Preciso dessa meia hora para conhecer o circuito - disse Barrichello no fim de março.
A reclamação do piloto foi reforçada por outros pilotos, como o companheiro da KV Racing, o compatriota Tony Kanaan.
- Ainda não entendo como um cara que nunca correu na Indy não possa ser considerado novato. Entendo a experiência que ele possui, mas o mesmo aconteceu com Simon Pagenaud – ressaltou Kanaan, destacando o caso do francês de 27 anos que tem experiência na extinta Champ Car e disputou três provas da Indy em 2011.
 

Indy atende pedido e Barrichello passa a ter benefícios de pilotos novatos

Apesar de estreante, Rubinho não é considerado novato por experiência na F-1. Brasileiro terá direito a jogo extra de pneus e a mais tempo de treino

Por GLOBOESPORTE.COM Agência de Notícias
A organização da Fórmula Indy atendeu o pedido de Rubens Barrichello e o brasileiro passará a ter alguns benefícios dos pilotos considerados novatos. Rubinho terá um jogo extra de pneus e poderá treinar meia hora a mais nas pistas onde não tiver treinado antes, independentemente da posição na classificação.
Apesar de estreante na categoria, o piloto não é considerado novato pela F-Indy em razão da longa experiência na Fórmula 1, onde disputou 19 temporadas. Por causa disso, Barrichello possuía apenas 1h30min de treinos por etapa, caso figurasse entre os dez primeiros colocados no campeonato (atualmente, o brasileiro é o oitavo).
Rubens Barrichello na Indy em São Petersburgo (Foto: AP)Rubens Barrichello na Indy em São Petersburgo (Foto: AP)
Ele precisará também cumprir o programa de orientação para as 500 milhas de Indianápolis, assim como todos os pilotos que disputarão a prova pela primeira vez. Por outro lado, Barrichello, não disputará o título dos novatos.
- As pessoas dizem que tenho 19 anos de experiência e que não sou um novato. Não quero disputar o campeonato de estreante. Mas quando formos a Long Beach, eu não conheço a pista, não conheço o carro tão bem e talvez eu tenha apenas uma hora e meia para entender tudo. Acho que isso não está certo, porque eu sou de fato um estreante. Preciso dessa meia hora para conhecer o circuito - disse Barrichello no fim de março.
A reclamação do piloto foi reforçada por outros pilotos, como o companheiro da KV Racing, o compatriota Tony Kanaan.
- Ainda não entendo como um cara que nunca correu na Indy não possa ser considerado novato. Entendo a experiência que ele possui, mas o mesmo aconteceu com Simon Pagenaud – ressaltou Kanaan, destacando o caso do francês de 27 anos que tem experiência na extinta Champ Car e disputou três provas da Indy em 2011.
 

A cinco dias da final feminina, restam apenas ingressos de arquibancada

Rio e Osasco decidirão o título da Superliga neste sábado, no Maracanãzinho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Os ingressos de pista para a final feminina da Superliga esgotaram nesta segunda-feira, mas ainda há entradas para as arquibancadas do Maracanãzinho. Rio de Janeiro e Osasco decidão o título no sábado, às 10h (de Brasília). A Rede Globo vai transmitir a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanhará em Tempo Real.
Superliga Maracanãzinho Rio de Janeiro Vôlei Futuro (Foto: Daniel Ramalho / adorofoto)Maracanãzinho será o palco da final feminina, no sábado (Foto: Daniel Ramalho / adorofoto)
Os ingressos para a final feminina estão sendo vendidos pela internet ( www.livepass.com.br ), pelo telefone 4003-1527 ou nos postos de vendas abaixo. No dia do jogo, se ainda restarem entradas, as bilheterias funcionarão das 7h às 11h. As entradas de arquibancada custam R$ 20, e cada torcedor poderá comprar até seis ingressos.
Postos de venda
Rio de Janeiro:
Posto Piraquê - Av. Borges de Medeiros s/n – Lagoa
Posto Bougainville - Rua Uruguai, 48 – Tijuca
São Paulo:
Estádio do Morumbi - Bilheteria 2 - não funciona em dias de jogos
Shopping Market Place – Piso Superior - Av. Chucri Zaidan, 902 - Morumbi
Showtickets - Shopping Iguatemi - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Alameda de serviço, 3º Piso
Shopping Villa Lobos – Villa do Cliente - Av das Nações Unidas, 4777
Brascan Open Mall - Rua Joaquim Floriano, 466 – Itaim Bibi
Teatro Gazeta – Piso Térreo - Av. Paulista, 900 - Térreo
Central de Turismo Express – Bar Brahma - Av. São João, 677 – Centro
Central de Turismo Express – Santana Parque Shopping - Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana
Central de Turismo Express – Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 – Piso Térreo – Balcão Concierge
Posto Gravatinha – Santo André - Av. Portugal, 1756 – Jardim Bela Vista
 

Insatisfeito, Rossi dispara contra Ducati: 'Não posso pilotar esta moto'

Italiano ficou apenas em 10º na etapa de abertura da MotoGP, em Doha

Por SporTV.com Doha, Qatar
Mundial de Motovelocidade - Valentino Rossi com a Ducati nos testes da MotoGP em Jerez (Foto: Divulgação MotoGP)Heptacampeão, Rossi não está satisfeito com
desempenho da Ducati (Foto: Divulgação MotoGP)
Insatisfeito com o desempenho na etapa de abertura da temporada da MotoGP, disputada neste domingo, em Doha, no Qatar, Valentino Rossi fez duras críticas à Ducati. Após ficar em 10º lugar na prova vencida pelo espanhol Jorge Lorenzo, o heptacampeão desabafou:
- Não posso pilotar esta moto, não posso fazer a diferença, não posso sequer acompanhar o ritmo de (Nicky) Hayden, a quem eu costumava ser mais rápido na comparação. Na teoria, com pneus novos eu deveria ser mais rápido. Nicky conseguiu fazer uma boa corrida com a Ducati, mas ele terminou apenas em sexto - disse à emissora italiana "Mediaset".
Em tom pessimista, o italiano teme que a equipe tenha resultados ainda piores que a temporada passada, quando ele subiu apenas uma vez no pódio, no GP da França, e terminou o ano na sétima posição.
- Nos testes de Jerez fomos melhor, sextos com os pneus rápidos. Mas este é nosso ritmo, não é um objetivo atrativo lutar pelo sexto lugar. Nós já tivemos objetivos maiores. Provavelmente nós iremos pior que ano passado, porque conseguimos ser sétimo naquela temporada. O que eu posso dizer? Quero ser franco. Não posso guiar bem essa moto, mesmo em comparação com meus colegas da Ducati - explicou.

Daniel Sarafian vence Renée Forte na 1ª luta entre os médios do TUF Brasil

Paulista supera cearense por finalização (mata-leão) e alcança o
segundo triunfo para o time verde, comandado por Vitor Belfort

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Depois da disputa entre os pesos-penas, com vitória de Godofredo Pepey sobre Wagner Galeto, o TUF Brasil teve neste domingo a estreia dos combates envolvendo os médios. E assim como aconteceu na outra categoria, o time de Vitor Belfort levou a melhor: Daniel Sarafian venceu Renée Forte por finalização (mata-leão) no segundo round e garantiu sua vaga nas semifinais. No próximo domingo, um novo duelo entre penas vai decidir mais um classificado.
A derrota de Renée Forte não repercutiu bem no time azul, que criticou a postura do lutador no combate contra Sarafian. O próprio cearense reconheceu que lutou mal, mas apresentou uma lesão no pé como justificativa para o baixo rendimento. Do lado da equipe verde, comemoração contida e concentração máxima para o próximo desafio.
O episódio
Com a vitória de Godofredo Pepey na semana passada, Vitor Belfort continuou com a opção de escolher quem são os dois lutadores que se enfrentam na luta seguinte.
- A gente esperava assumir o controle, mas na verdade não tem o que escolher. Quem está ali tem que ter a capacidade de lutar contra qualquer um - disse Wanderlei Silva.
TUF Daniel Sarafian x Renee Forte (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Vitorioso Daniel Sarafian tem a mão levantada por Mário Yamasaki (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
Vitor Belfort então reuniu a equipe verde para conversar com os seus comandados sobre o assunto. Enquanto no time de Wanderlei Silva a maioria acha que os escolhidos serão Cezar Mutante e Leonardo Macarrão, Belfort começou a observar Daniel Sarafian como boa opção.
Sarafian é questionado sobre ser o próximo a lutar e se mostrou apto a ir para o octógono.
- Quero lutar, estou bem, estou inteiro. Quero aproveitar o momento - disse Sarafian.
Os integrantes do time de Vitor Belfort consideraram que o adversário que casa melhor para a luta é Renée Forte. Sarafian concordou:
- Acho que é um cara que não tem nada demais. Ele pontua e amarra - analisou o paulista.
É hora de as duas equipes se reunirem para o anúncio da próxima luta. Vitor Belfort, então, anunciou o duelo entre Daniel Sarafian e Renée Forte.
TUF Daniel Sarafian x Renee Forte (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Daniel Sarafian (de branco) e Renée Forte na segunda luta do TUF Brasil (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
Casa dividida?
De volta à casa, todos os 16 integrantes se reuniram na sala da casa. Delson Pé de Chumbo pediu a palavra e cobrou mais concentração dos lutadores nos treinos e no jogo como um todo. O fluminense também deu a ideia de os quartos serem separados de acordo com a divisão das equipes, algo que dividiu a opinião entre os atletas.
O time verde se mostrou descontraído após a primeira vitória e tocou pagode. Sarafian participou e era só sorrisos, enquanto Forte parecia tenso. Apesar disso, o lutador do time azul mostrou confiança e acusou o adversário de estar nervoso.
- Meu adversário é bom, mas eu avalio que ele tem o psicológico meio abalado, está sempre meio preocupado. Por mim, ele tem que estar mesmo. Depois que bater o peso, vai ser só porrada. Para mim, é só baixar três quilinhos, é mole - proclamou Renée.
No Centro de Treinamento, o time de Wanderlei foi o primeiro a treinar. Renato "Babalu" Sobral, um dos treinadores, demonstrou técnicas para escapar do estrangulamento. Os companheiros de Forte gostaram de seu desempenho.
- Não se iluda pela cara do Renée, achando que ele é fraco no time. Ele vem me surpreendendo nos treinos - confiou o peso-pena Rony Jason.
No treino do time verde, Belfort declarou que Sarafian já está pronto para lutar no UFC. Seus companheiros também demonstraram muita confiança no peso-médio, especialmente em sua técnica de ground and pound.
Mais tarde, hora da pesagem - ambos devem marcar, no máximo, 84,4kg, limite do peso-médio. Renée Forte pesou 84kg, enquanto Sarafian ficou com 84,25kg. Wanderlei mostrou empolgação com o confronto.
- Acho que é uma das lutas mais emocionantes que vamos ter nesse programa - disse o ex-campeão do Pride.
Racha no time Belfort
Na volta para casa, Sarafian pediu para Gasparzinho, o lutador mais falante e brincalhão da casa, tentar não fazer muito barulho até tarde na noite da luta, pois ele precisava descansar. O peso-pena desconversou, dizendo que vai seguir provocando os lutadores da equipe adversária. Rodrigo Damm, companheiro dos dois no time verde, discordou da atitude do potiguar.
- Gaspar, brincar é uma coisa. Faltar com o respeito é outra coisa, completamente diferente! - disse Damm.
Os dois tiveram uma pequena discussão na van sobre o assunto. Depois, em depoimento solitário, Gasparzinho reclamou da "rabugice" do colega.
- Rodrigo Damm é o mau humorado da casa. Se eu estou brincando com o outro, não tem nada a ver contigo. É o meu jeito, quer que eu mude e fique marrento com todo mundo na casa? - argumentou.
Gasparzinho manteve o seu estilo de brincar muito na casa, principalmente com Vina e Serginho. Este último devolveu as brincadeiras dando "chicotadas" no colega. Mais tarde, Gasparzinho e Wolverine correram nus e ensaboados pela casa. Por fim, ele cantou até ser repreendido por Serginho para tomar cuidado com o sono dos outros atletas, que já estavam dormindo.
- O Gasparzinho é um cara brincalhão, é o jeito dele. Ele é assim mesmo, e temos que conviver com isso - disse Serginho.
Na véspera da luta, Renée Forte e Daniel Sarafian fizeram relaxamento muscular para se preparar para o combate. Wolverine conversou com seu colega de equipe para tranquilizá-lo.
- Agora é a hora de sentir aquela fome de vencer - disse Wolverine.
No dia da luta, os dois lutadores acordaram dispostos para o combate.
- Eu estou pronto há muito tempo. Mas claro que tenho medo, os melhores do mundo têm também.
Já Renée Forte disse tirar motivação do seu nome para encarar o combate.
- Eu sou forte, como meu nome diz, e vou para cima dele.
No ônibus, a equipe de Wanderlei Silva cantava uma paródia da música-tema do filme "Tropa de Elite", para descontrair o ambiente:
- Dá soco joelhada, coisa que o Verde não faz / Time azul, qual é a sua missão? / Entrar no cage e deixar corpo no chão!
Cigano faz visita surpresa aos lutadores
Já na casa, momentos antes do combate, o campeão dos pesos-pesados do UFC, Junior Cigano, fez uma visita surpresa à casa. A primeira equipe a recebê-lo foi a de Wanderlei Silva, e Cigano deu atenção especial a Renée Forte.
- Com certeza a visita dele foi muito prazerosa e motivadora, porque ele é muito admirado no Brasil - disse John Macapá.
Em seguida, Cigano visitou a equipe verde, de Vitor Belfort, e cumprimentou Daniel Sarafian, que não escondeu o olhar de admiração para o campeão.
- Já fui treinador nos EUA, e acho que eles escolheram muito bem. Vitor e Wanderlei têm muito a oferecer a esses lutadores, porque são experientes e competentes.
Na hora da luta, antes de ir para o octógono, Vitor Belfort pediu aos seus lutadores uma oração para seu lutador. Na equipe de Wanderlei Silva, os lutadores cantavam novamente a música-tema do filme "Tropa de Elite" para motivar Renée Forte.
O primeiro a subir no octógono foi Renée Forte, sendo seguido por Daniel Sarafian.
A luta
A luta começou com um chute baixo forte de Daniel Sarafian. Mas logo Renée Forte buscou o clinch, deixando o rival de costas para as grades. O paulista se livrou da posição ruim e derrubou o cearense. Sarafian caiu na meia-guarda, mas teve dificuldades para estabilizar a posição. Renée saiu de baixo e de novo deixou Sarafian de costas para a grade. Daniel foi para o último minuto mais inteiro e conseguiu mais um bom chute baixo e um forte jab. Nos segundos finais, conseguiu mais uma queda.
TUF Daniel Sarafian x Renee Forte (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Renée Forte (de frente) tenta o ataque sobre Sarafian (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
Forte começou o segundo round com ataques hesitantes, e Sarafian respondeu com um bom contragolpe de esquerda. Aos poucos, o lutador do time verde ganhou o centro do ringue, acertou dois fortes chutes e colocou Forte para o chão. O cearense se levantou, mas logo levou uma joelhada no rosto e foi novamente colocado para baixo. Seguindo as instruções de seus córneres, o paulista travou a cabeça de Forte, que tentou escapar e acabou dando as costas. Nisso, Sarafian encaixou um mata-leão e forçou o adversário a bater em desistência. Cigano o elogiou.
- O Sarafian se mostrou melhor logo no início do segundo round, deu uns bons jabs, que é uma coisa que eu gosto muito de fazer e de ver. Num movimento muito bonito que o Daniel fez, passou para as costas e acabou finalizando com o mata-leão. Se fosse evento do UFC, ele com certeza teria ganho a finalização da noite - disse o campeão dos pesos-pesados.
No time azul, o clima era de enterro. Wanderlei Silva se mostrou muito decepcionado com a derrota do pupilo.
- Acho que ele se abalou um pouco com a cara de mau do Sarafian. Eu falei, "Isso é tudo caô", mas ele é gurizão. Ele sofreu um chute no começo que machucou muito o pé dele, e aí ja mudou o jogo todo. Fiquei p... O cara é bom, forte, tem que meter a porrada! Parecia que tinha morrido alguém da família, estou triste - admitiu o "Cachorro Louco".
Um dos treinadores do time de Wanderlei, Rafael Cordeiro, foi brutalmente sincero em sua crítica.
- Não lutou bem. Não vou ficar tapando sol na peneira, foi uma m... a luta. Tem que mudar isso aí lá dentro do octógono, tem que reverter. O próximo tem que entrar para matar ou morrer - disparou Cordeiro.
Forte chorou.
- Meu grupo sentiu bastante, meus técnicos, o próprio Wanderlei, eles botaram uma fé enorme, vinham colocando até demais - disse o peso-médio, desolado.
O time azul ainda teve a oportunidade de bater papo com Cigano dentro da casa. O campeão dos pesos-pesados deu uma dica preciosa para Forte.
- Você não pode ficar parado. Isso é muito importante, ainda mais para mim. Você tem que dar uma movidinha, para ele ter que pensar de novo. Isso já muda a luta - sugeriu Cigano.
Envolvido numa campanha contra a dengue na Bahia, o lutador levou a equipe para procurar focos do mosquito pela casa. O time verde, por sua vez, comemorou comendo sushi.
Clique aqui para ler mais notícias de MMA