terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mercado: Neymar 'fecha' com Barça, e Borges e Love na mira de estrangeiros

Imprensa espanhola dá como certa ida do craque do Santos para o time de Guardiola. Dia é marcado também por poucas contratações e possíveis trocas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Vagner Love marcou dois gols durante evento (Foto: Larissa Santos)Vagner Love pretende ficar no Brasil, mas times
estrangeiros estão de olho (Foto: Larissa Santos)
Enquanto 2011 se aproxima do fim, algumas novelas do futebol brasileiro seguem com longos e intermináveis capítulos. A que tem o enredo mais arrastado parece ser a do atacante Vagner Love, do CSKA, da Rússia. Desta vez o nome do atacante foi envolvido em uma especulação na imprensa francesa que dá conta de um possível interesse do Lyon. Juventus e Stuttgart também estariam na disputa com o Flamengo, que segue confiante.
No Rubro-Negro outra negociação complicada: a permanência de Thiago Neves em 2012. O empresário Léo Rabello informou que o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso cuidava da negociação. O dirigente rubro-negro, porém, passou a bola de novo para o agente. Uma verdadeira linha cruzada.
Quem parece querer voltar a figurar no elenco é Neymar. Não por vontade própria, mas pela imprensa espanhola. Novamente sua transferência foi dada como certa. O jogador já teria fechado contrato de R$ 16 milhões por ano com o Barcelona. Segundo o jornal “Sport”, o técnico Ped Guardiola não se incomodaria em esperar Neymar até 2014, quando acaba seu contrato com o Santos.
Fechado
jonas coritiba gol corinthians (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)O lateral Jonas, do Coritiba, será jogador do Santos
(Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
Poucos times chegaram a um acordo para reforçar o elenco para o ano que vem. O Peixe resolveu a última pendência burocrática para contratar o lateral-direito Jonas, do Coritiba. O clube vai desembolsar R$ 900 mil pelo jogador.
No Rio de Janeiro foi a vez do Vasco praticamente finalizar a chegada do primeiro reforço. O lateral-esquerdo Thiago Feltri foi aprovado nos exames médicos e será apresentado na próxima semana. Andrezinho, que já havia fechado com o Botafogo, falou com a imprensa nesta terça e disse encarar a oportunidade como um grande desafio na carreira.
O meia Ramon, com passagens por Atlético-MG, Corinthians, Flamengo e Bahia, acertou com o Boavista para disputar o Campeonato Carioca de 2012. Com apenas 23 anos, ele estava vinculado ao CSKA. Já o Santa Cruz acertou com o atacante Geilson, ex-ABC. A Portuguesa também se movimentou e fechou com Vandinho, ex-Flamengo e Avaí, para o ataque.
Especulações e interesses
Quem entrou na lista de clubes europeus foi Borges, do Santos. Artilheiro do último Campeonato Brasileiro, ele estaria na mira dos turcos do Fenerbahçe. Mas o Santos também está de olho no mercado. O presidente do clube falou abertamente sobre o interesse em Cleiton Xavier, do Metalist, e Kleber, do Inter.
Outro alvo parece ser Jean, o lateral/volante do São Paulo. O nome é uma sugestão do técnico Muricy Ramalho, com quem trabalhou no Tricolor. Ibson, que não vingou na Vila Belmiro, entraria na negociação.
E as trocas de “mercadorias” não param por ai. Luiz Felipe Scolari quer Richarlyson no Palmeiras. A fórmula é simples: o Atlético-MG libera o volante e fica com Pierre no elenco.
Sem intenção de troca, mas ávido por levar de volta à Gávea um velho conhecido da torcida, o Flamengo não esconde a vontade de contratar o zagueiro Juan, atualmente no Roma. A situação é complicada, mas os dirigentes confiam no desejo dos familiares do jogador.
Teoricamente menos complicado é o caso do Botafogo, que pode apostar no lateral-esquerdo José Rojas, do Universidad de Chile. Ele tem contrato até o fim do com os chilenos e pode ser o substituto de Cortês.
Novela em cartaz
Além das citadas novelas que envolvem Thiago Neves, Vagner Love e Neymar, há também Diego Tardelli. Especulado no Internacional, no Palmeiras e no Atlético-MG, ele está mais próximo é do Qatar.
Curiosidades
Derley, do Náutico, comemora gol contra o Barueri (Foto: Antônio Carneiro)Depois de idas e vindas em questão de horas,
Derley  fica no Náutico (Foto: Antônio Carneiro)
O volante Derley estava fora do Náutico até 13h. Às 16h, ele chegou a um acordo com o Timbu. Uma reviravolta inesperada que fez da novela uma situação curiosa e com final feliz para o Alvirrubro.
Outro que foi, mas não foi é Robinho. Zagueiro do Sampaio Corrêa, ele realizou um período de testes no Fluminense durante a temporada. Nesta terça, o site oficial do clube divulgou que ele havia fechado com os cariocas. O problema é que Josué Teixeira, que teria sido o pivô da negociação, negou a informação.
Daniel Paulista, com uma história ligada ao Sport, não deverá ficar no Leão. E nem os rivais Santa Cruz e Náutico estão fora do páreo, segundo o próprio jogador. O Timbu parece estar mais perto, até pela boa aceitação da torcida.

Termina cirurgia de jovem baleada em carro de Adriano no Rio, diz hospital

Cirurgia de reconstrução da mão esquerda de estudante durou quatro horas.
Não há previsão de alta, segundo assessoria; polícia aguarda acareação.

Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ
1 comentário
A cirurgia de reconstrução da mão esquerda da estudante Adriene Cyrilo, atingida por um tiro dentro do carro do jogador Adriano, do Corinthians, terminou no início da noite desta terça-feira (27), após cerca de quatro horas de duração. As informações são da assessoria do Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde a jovem está internada desde a madrugada de sábado (24).
Adriene foi baleada depois de deixar uma boate na Barra da Tijuca acompanhada de outras três mulheres, do jogador e um amigo.
A assessoria do hospital confirmou que ainda não há previsão de alta, mas não deu mais informações sobre o estado de saúde da paciente a pedido da própria estudante.
A equipe de ortopedia responsável pelo caso acredita que a jovem não terá sequelas, pois o tiro atingiu apenas o osso, não afetando artérias nem o tendão.
Funcionário de casa de shows contradiz vítima
A polícia vai ouvir outra testemunha para tentar descobrir o que aconteceu dentro do carro do jogador Adriano, do Corinthians. Um funcionário da casa de shows de onde Adriano e o grupo saíram quando houve o disparo confirmou informalmente à polícia que o jogador estava no banco da frente do carro.
"Segundo as primeiras informações passadas por esse funcionário da casa de shows, que estava próximo da área onde o carro estava estacionado, efetivamente o Adriano entra no carro e senta no banco do carona", afirmou o delegado Fernando Reis. "Depois que a gente formalizar o depoimento desse rapaz, obviamente esse rapaz vai entrar também no rol daqueles que participarão da acareação com a vítima, que fala exatamente o contrário. Como já foi dito, das seis pessoas, cinco dizem que o Adriano estava no banco da frente e apenas a vítima diz que ele estava no banco de trás", completou.
A expectativa do delegado é que a acareação entre todos os envolvidos possa ser realizada na quarta-feira (28), mas ele aguarda Adriene receber alta do hospital.
Depoimento
Na segunda-feira (26), o jogador Adriano disse em depoimento à polícia que só pegou a arma que estava no carro após ela ter disparado. Adriano depôs durante 1h40 na 16ª DP (Barra da Tijuca).
Segundo Adriano, ele sabia que a arma estava no console do carro, entre o banco do carona e do motorista, um policial militar amigo dele. O jogador afirma que não viu quando a arma foi retirada do local. O jogador disse que ouviu o disparo, se assustou e olhou para o banco de trás do carro, mas não percebeu que alguém estava ferido.
Somente quando Adriene disse que seu dedo estava sangrando, Adriano diz que viu a arma em sua mão. Foi quando, segundo ele, tocou na arma pela primeira vez naquela noite. Adriano diz que então pediu ajuda a um amigo do policial que os seguia em outro carro, para levar Adriene a um hospital. O jogador disse também, no depoimento, que insistiu para que uma amiga a acompanhasse até o hospital.
Adriano contou ainda que pediu à mesma pessoa que levou Adriene ao hospital que apresentasse seu carro (de Adriano) à delegacia para perícia.
Sem caráter e má-fé
Segundo o advogado do atleta, Ivan Santiago, o depoimento foi bom e Adriano confirmou tudo o que havia dito anteriormente.
Ao chegar à delegacia, Adriano afirmou que a jovem baleada dentro do seu carro "não tem caráter e agiu de má-fé" ao acusá-lo de ter disparado a arma dentro do carro dele. Ele voltou a afirmar que estava no banco da frente do veículo e nega ter efetuado o disparo.
Segundo Adriano, quando viu que a jovem estava ferida, pediu para o amigo que dirigia o veículo parar. Nesse momento, ele contou que tirou a jovem de dentro do carro, tirou a camisa para cobrir o ferimento da vítima e pediu que o amigo levasse a jovem para o hospital.
O jogador contou ainda que foi ao hospital onde a jovem está internada para fazer o exame de resíduo de pólvora e não chegou a visitá-la nem pagou o hospital. "Não vejo necessidade de arcar com as custas", afirmou Adriano, sobre a acusação da jovem contra ele.
O jogador Adriano na 16ª DP (Barra da Tijuca) (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)O jogador Adriano na 16ª DP (Barra da Tijuca)
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Ele negou conhecer a vítima, acrescentando que deu uma carona para ela a pedido de um amigo com quem estava no camarote de uma boate na Barra da Tijuca.
"Não sei por que ela está fazendo isso contra mim. Mas quando acontece alguma coisa com o Adriano a repercussão é sempre muito grande", afirmou o jogador durante entrevista concedida à imprensa ao chegar à delegacia. "Estou tranquilo, todo mundo sabe que não gosto de dar entrevistas, mas concordei em falar com vocês (imprensa) porque tenho família, estou preocupado e estou preocupado também com a minha imagem. Os exames (de resíduo de pólvora) vão comprovar o que realmente aconteceu", completou Adriano, ao chegar por volta das 18h à 16ª DP.
'Mentira é péssimo negócio', diz delegadoDe acordo com o delegado Fernando Reis, o nome da estudante baleada consta como vítima em três processos - um de lesão corporal, outro de ameaça e um de saidinha de banco. "As investigações ainda estão no início, vamos aguardar ela operar para ver se conseguimos marcar uma acareação na quarta-feira (28). Mas se ela estiver mentindo que fique consciente de que se trata de um crime muito grave, que é chamado de denunciação caluniosa, que dá de dois a oito anos de prisão", afirmou Reis.
Mais cedo, o delegado afirmou que Adriano poderá responder por até dois crimes - fraude processual e lesão corporal culposa - caso tenha mentido no depoimento dado no sábado (24) e volte a mentir nesta segunda. Para o delegado, a “mentira é um péssimo negócio para ele”.
No primeiro depoimento, o delegado Carlos César, que estava excepcionalmente atuando na 16ª DP, disse que Adriano contou que foi a própria vítima que efetuou, acidentalmente, o disparo.
Já as testemunhas responderão por falso testemunho. “Ele sai de uma zona de conforto e faz uma aposta complicada, caso esteja mentindo”, afirmou. O delegado também afirmou que este tipo de caso requer “um extremo cuidado” porque Adriano é uma pessoa que já se envolveu em polêmicas “dessa ordem”. Para Reis, uma avaliação equivocada pode comprometer a investigação.
Projétil retirado pela perícia do forro do carro do adriano (Foto: Marcos de Paula/Agencia Estado)Projétil retirado pela perícia do forro do carro do
Adriano (Foto: Marcos de Paula/Agencia Estado)
Tiro partiu do banco de trás
No domingo (25), o delegado afirmou que, de acordo com os primeiros dados da perícia, o tiro que atingiu a mão da estudante partiu do banco de trás. De acordo com Reis, o laudo conclusivo da perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli só deve ficar pronto entre 20 e 30 dias.
A vítima, de 20 anos, contou à polícia que o jogador disparou acidentalmente, ao manusear a arma do PM reformado. No entanto, além do jogador, outros dois ocupantes do carro afirmam que foi a própria vítima que fez o disparo.
Das seis pessoas ouvidas pela polícia, a estudante é a única que diz que o jogador estava no banco de trás do carro. Em depoimento, Adriano contou que estava no banco do carona dianteiro de seu carro, que era dirigido pelo amigo policial. O PM confessou à polícia que a arma era de sua propriedade. A Polícia Civil adiantou que o policial vai responder a um processo administrativo por negligência ou omissão na guarda de arma de fogo.
Acareação
Para o delegado é “indispensável” uma acareação entre a vítima e os outros ocupantes do carro, incluindo o jogador. A expectativa da polícia é ouvir a jovem, assim que ela receber alta do Hospital Barra D´Or. A polícia também pretende fazer uma reconstituição do caso.

Lembra Dele? Ubiraci Damásio troca arbitragem por trabalho no Detran

Ex-árbitro vira motorista e auxiliar administrativo do departamento de trânsito do Rio e relembra histórias do futebol, como o beijo de Cleberson

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
O amarelo e o vermelho dos cartões agora aparecem nos sinais de trânsito. A correria em campo foi trocada pela prudência atrás do volante. Mas a convivência com a torcida, essa não mudou nada. A vida de Ubiraci Damásio estacionou no Rio de Janeiro desde que ele se aposentou em 2010. Há um ano e meio, o ex-árbitro trabalha como motorista e auxiliar administrativo no Detran. Ouve brincadeiras dos companheiros de trabalho sobre jogos que apitou e lembra com detalhes da maioria deles. Pênaltis, expulsões, gols e até mesmo um beijo recebido de um jogador no meio do campo (assista ao vídeo acima). Capítulos de uma história de 23 anos na arbitragem.
- Eu fiquei marcado como um ídolo. Não sou jogador, mas a torcida passa na rua e pede para tirar foto comigo. Até hoje. Se não tivesse a imposição da idade, acho que continuaria, pelo menos, até uns 50 anos (risos). Recebo sempre convites para apitar. Tenho feito jogos particulares em clubes e condomínios, fiz o showbol e também apito na liga da Zona da Mata em Minas Gerais. Não consigo parar - afirmou o ex-árbitro, hoje com 44 anos, dois filhos, Marcos Vinicius e João Vitor, e casado com Guacyra há 18 anos.
Ubiraci Damásio, ex-árbitro de futebol (Foto: Mariana Kneipp/Globoesporte.com)Ubiraci Damásio é motorista e auxiliar administrativo no Detran (Foto: Mariana Kneipp/Globoesporte.com)
As viagens para manter vivo o gosto pela arbitragem se intercalam com o trabalho no Detran, onde também pretende implementar um projeto sócio-educativo voltado para os esportes, como futebol e atletismo. Na sede no Rocha, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, Ubiraci trabalha em um escritório pequeno, com mais três funcionários, e chefiado pelo diretor de transportes, Augusto Oliveira. Quando precisa sair para fazer a função de motorista, dirige um dos carros populares do departamento. Trabalha de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Rotina bastante diferente da vivida em tempos de futebol.
- Não tenho o que reclamar. Faço a parte burocrática, levo os instrutores ao local do exame, trago os malotes com as provas. Até gosto. Mas eu tenho pedido para o meu chefe para não ir mais aos locais dos testes porque quando eu chego o pessoal todo me reconhece. Fica até difícil. Falam “Ah, você é o instrutor, deixa eu passar aí.” Eu não me meto nisso - disse.
Eu sou daquele tempo romântico. Tem que ter polêmica. Se não tiver, não tem graça"
Ubiraci Damásio
Onde Ubiraci se mete, apenas para dar sua opinião, é na arbitragem brasileira. Para o ex-dono do apito, a qualidade dos profissionais caiu. A explicação para isso, segundo ele, está na formação dos árbitros.
- No Rio de Janeiro, estamos com péssimos árbitros.  O problema é que não estão dando tempo para prepará-los. Eu fiquei seis anos no departamento amador para depois chegar ao profissional. Agora, estão chegando com dois anos e não têm experiência. O resultado é esse aí. Os diretores das comissões de arbitragem em todo o Brasil estão com essa mania de renovar. Não é assim. Tinham que pegar os rapazes no curso e colocar para apitar infantil, juvenil, juniores, para depois chegar no profissional. Aí teriam rodagem para isso. Não culpo os árbitros. Culpo as comissões - afirmou.
Ubiraci cita o exemplo do árbitro Péricles Bassols, criticado pela atuação no clássico entre Vasco e Flamengo pela última rodada do Brasileirão.
- Péricles é um bom garoto, mas podiam tê-lo lapidado um pouco mais. Ele apitou bem o jogo, mas faltou experiência, malandragem. Eu tive uma passagem parecida. Fui fazer um Bahia x São Caetano e um jogador falou: “Galinha do céu apita?”. Perguntei quem tinha dito aquilo e todo mundo começou a rir. Então expulsei o banco todo. Nenhum jogador de futebol é santo, eles xingam mesmo, e o árbitro não pode responder. Mas o jogador fala contigo e daqui a três minutos ele vai errar lá na frente, aí você pune. Tem recursos pra isso - disse Ubiraci, citando a expulsão do jogador Renato, do Flamengo, que afirmou ao sair de campo que o xingamento ao árbitro teria sido feito por Bernardo, do Vasco.
Beijo de jogador fez filhos brigarem na escola
Ubiraci Damásio ficou marcado por diversos capítulos de sua história. O mais curioso talvez tenha sido o do “jogador beijoqueiro”. Na final da Taça Rio de 2007, Cleberson, do Cabofriense, deu um beijo no árbitro quando viu que iria receber um cartão amarelo por ter cometido uma falta. O episódio é lembrado com bom humor, mas também com uma lembrança ruim sobre as provocações que os filhos tiveram que ouvir na escola.
- Não entendi até hoje, mas dei o cartão pela falta, não por isso. O que me marcou mais foi até pelos meus filhos. Eu fui chamado no colégio porque meu caçula, que tinha seis anos, bateu em um garoto que falou “seu pai é beijoqueiro, é viado”. O mais velho brigou também. Isso foi uma confusão. Quero um dia perguntar para o Cleberson por que ele fez isso. Torcedor fica me chamando de beijoqueiro na rua até hoje. Essa parte foi até legal. Lembro agora com bom humor. Mas na época não gostava de comentar porque eu achava que dois negros se beijarem era complicado (risos) – brincou.
Outro jogo que ficou marcado na carreira de Ubiraci foi o “clássico do chocolate” entre Flamengo e Vasco na final da Taça Guanabara de 2000 (assista ao vídeo ao lado). O Cruz-Maltino venceu por 5 a 1, mas o árbitro precisou expulsar seis jogadores devido ao clima tenso que foi criado antes da partida com as provocações de dirigentes.
- Foi um jogo muito difícil. O Rio parou para ver. A provocação passou para dentro de campo. Então, tive que expulsar seis. Os jogadores não queriam mais jogar, só trocar tapas. O Eurico (Miranda, então presidente do Vasco) os inflamou de uma maneira que levou para dentro do campo. Foi um momento que me marcou, com certeza - concluiu.
Frustração por não chegar ao quadro da Fifa
Ubiraci Damásio, ex-árbitro de futebol (Foto: Mariana Kneipp/Globoesporte.com)Ubiraci trabalha em um escritório no Rocha
(Foto: Mariana Kneipp/Globoesporte.com)
Ubiraci ainda tem muitas histórias no futebol. Um colega de arbitragem que “recebeu santo” em um avião, um desmaio falso para despistar e conseguir sair de um jogo em que depois soube que o capitão do time era dono de uma boca de fumo e até mesmo uma partida em que foi confundido com homossexual. Muitas engraçadas, que despertam risadas em qualquer um. Porém, há um momento triste em sua carreira. O ex-árbitro se emociona ao comentar o porquê de não ter conseguido entrar para o quadro da Fifa.
- Eu só consegui ser aspirante à Fifa. Só fui estudar depois de velho. Tinha muito mal a sexta, sétima série. Trabalhava em banca de jornal para ajudar a minha mãe. E, infelizmente, na arbitragem, tem que ter padrinho. Dá até lágrimas nos olhos, não gosto nem de falar sobre isso, mas o ser humano é capaz de tudo. Eu só não fiz besteira porque minha mãe pediu. Mas me sabotaram. Fiquei muito frustrado com o presidente da Federação do Rio na época, Eduardo Viana, porque ele ajudou A e não ajudou X. O mesmo problema que eu tive o outro também teve. Essa é a minha bronca também com o Armando Marques (então presidente da Comissão de Arbitragem da CBF). Fiquei chateado porque ele me disse que quando eu terminasse o segundo grau a vaga na Fifa era minha. Quando eu terminei, fui lá. Ele me mandou fazer uma redação e depois falou na minha cara que palavras o vento leva. Depois me acusou que eu fazia parte de quadrilha. Aquilo me chateou muito - lembrou.
Ubiraci Damásio, ex-árbitro de futebol (Foto: Mariana Kneipp/Globoesporte.com)Ubiraci relembra histórias com companheiros de
trabalho (Foto: Mariana Kneipp/Globoesporte.com)
Ubiraci, que hoje faz faculdade de Educação Física e um curso de comunicação com uma professora de português para aprimorar a oratória, acredita que houve também racismo contra ele. E conta um episódio em que o preconceito foi explícito.
- Até hoje um negro não chegou ao topo da arbitragem carioca. Em 1992, tínhamos dez árbitros negros no quadro. Eu pedi ao diretor, em público, para colocar um trio negro. Ele falou “Deus me livre, para que tanto crioulo? Já tem você.” Ele falou que só dois poderiam subir, oito tinham que cair. Tentei falar com a governadora Benedita da Silva na época, e os assessores dela não deixaram. Eu fiquei indignado. Queria levar esse caso à frente, mas me mandaram parar, porque assim eu ia encerrar a minha carreira - revelou.
Ubiraci também faz críticas a regulamentos e inovações da Fifa. Acredita que o uso de assistentes atrás do gol, ação na qual foi pioneiro no Brasil, precisa ser aprimorado e acha um absurdo os testes físicos da entidade. Além disso, é contra a utilização de microfones pelo árbitro. A explicação é simples e pode ser confundida com o motivo de sua paixão pelo esporte.
- Eu sou daquele tempo romântico. Tem que ter polêmica. Se não tiver, não tem graça. Se não tiver polêmica, acabou o futebol – finalizou.

No ranking dos maiores estádios de futebol do mundo, Maracanã será o 25º após reforma para a Copa de 2014


ter, 27/12/11
por bernardo.pombo |
categoria Listas, Rankings


O Maracanã já foi o maior estádio do mundo. Hoje está muito longe disso. E, após a reforma para a Copa do Mundo de 2014, verá sua capacidade reduzida ainda mais, desta vez para 76 mil pessoas. Com o novo formato, o Maracanã passará a ser o 25º estádio de futebol do mundo em tamanho, de acordo com os números do ótimo site World Stadium. A lista feia pelo blog POMBO SEM ASA leva em conta apenas estádios que recebem jogos de futebol regularmente.
Com capacidade para 150 mil torcedores, o maior estádio de futebol do mundo é o Rungrado May Day, em Pyöngyang, Coreia do Norte. O segundo é o Saltlake Stadium, em Calcutá, na Índia, com capacidade para 120 mil. O terceiro é o Azteca, no México: 105 mil.
O leitor Mateus Rodrigues de Mendonça lembrou bem: “Existem 27 estádios de futebol americano nos Estados Unidos com capacidade superior ao “novo” Maracanã, pois mesmo não sendo usados para “soccer”, também poderiam receber jogos. Inclusive alguns já foram palco de partidas recentemente, por exemplo os estádios de New Jersey (82.500) e dos Dallas Cowboys (80.000), que receberam em agosto partidas da Seleção Brasileira e do Barcelona, respectivamente. Sem contar outros conhecidos para os brasileiros como o Rose Bowl (92.542) e o Pontiac Silverdome (80.311), da Copa de 94″.
Confira a lista dos maiores estádios de futebol do mundo:
Estádio – Cidade – País – Capacidade – Ano de construção
1 – Rungrado May Day – Pyöngyang (Coreia do Norte) – 150 000 – 1989

2 – Saltlake – Calcutta (Índia) – 120 000 – 1984

3 – Azteca – Cidade do México (México) – 105 064 – 1966

4 – Bukit Jalil – Kuala Lumpur (Malásia) – 100 200    – 1998

5 – Bung Karno – Jakarta (Indonésia) -100 000 – 1962

6 – Azadi – Teerã (Irã) – 100 000 – 1971

7 – Camp Nou – Barcelona (Espanha) – 98 934 – 1957

8 – Soccer City – Johanesburgo (África do Sul) – 91 141 – 2009

9 – Wembley  – Londres (Inglaterra) – 90 000 – 2007

10 – Borg el Arab – Alexandria (Egito) – 86 000 – 2006

11 – ANZ – Sidney (Austrália) – 83 500 – 1999

12 – Westfalenstadion – Dortmund (Alemanha) – 81 264 – 1974

13 – Santiago Bernabeu – Madri (Espanha) – 80 354 – 1947

14 – Monumental – Lima (Peru) – 80 093 – 2000

15 – Giuseppe Meazza/San Siro – Milão (Itália) – 80 074 – 1927

16 – Guangdong – Guangzhou (China) – 80 012 – 2001

17 – Stade des Martyrs – Kinshasa (República Democrática do Congo) – 80 000 – 1994

18  – Shanghai Stadium – Shanghai (China) – 80 000 – 1997

19 – Stade de France – Saint-Denis (França) – 79 959 – 1998

20 – Luzhniki – Moscou (Rússia) – 78 360 – 1956

21 – San Paolo – Napoli (Itália) – 78 210 – 1959

22 – Old Trafford – Manchester (Inglaterra) – 76 098 – 1910

23 – Atatürk Olimpiyat Stadi – Istanbul (Turquia) – 76 092 – 2001

24 – Olympiastadion – Berlim (Alemanha) – 76 065    – 1936

25 – Maracanã – Rio de Janeiro (Brasil) – 76 000 – 1949

Quer mandar sugestões, críticas ou colaborações? Escreva para:

No ranking dos maiores estádios de futebol do mundo, Maracanã será o 25º após reforma para a Copa de 2014


ter, 27/12/11
por bernardo.pombo |
categoria Listas, Rankings


O Maracanã já foi o maior estádio do mundo. Hoje está muito longe disso. E, após a reforma para a Copa do Mundo de 2014, verá sua capacidade reduzida ainda mais, desta vez para 76 mil pessoas. Com o novo formato, o Maracanã passará a ser o 25º estádio de futebol do mundo em tamanho, de acordo com os números do ótimo site World Stadium. A lista feia pelo blog POMBO SEM ASA leva em conta apenas estádios que recebem jogos de futebol regularmente.
Com capacidade para 150 mil torcedores, o maior estádio de futebol do mundo é o Rungrado May Day, em Pyöngyang, Coreia do Norte. O segundo é o Saltlake Stadium, em Calcutá, na Índia, com capacidade para 120 mil. O terceiro é o Azteca, no México: 105 mil.
O leitor Mateus Rodrigues de Mendonça lembrou bem: “Existem 27 estádios de futebol americano nos Estados Unidos com capacidade superior ao “novo” Maracanã, pois mesmo não sendo usados para “soccer”, também poderiam receber jogos. Inclusive alguns já foram palco de partidas recentemente, por exemplo os estádios de New Jersey (82.500) e dos Dallas Cowboys (80.000), que receberam em agosto partidas da Seleção Brasileira e do Barcelona, respectivamente. Sem contar outros conhecidos para os brasileiros como o Rose Bowl (92.542) e o Pontiac Silverdome (80.311), da Copa de 94″.
Confira a lista dos maiores estádios de futebol do mundo:
Estádio – Cidade – País – Capacidade – Ano de construção
1 – Rungrado May Day – Pyöngyang (Coreia do Norte) – 150 000 – 1989

2 – Saltlake – Calcutta (Índia) – 120 000 – 1984

3 – Azteca – Cidade do México (México) – 105 064 – 1966

4 – Bukit Jalil – Kuala Lumpur (Malásia) – 100 200    – 1998

5 – Bung Karno – Jakarta (Indonésia) -100 000 – 1962

6 – Azadi – Teerã (Irã) – 100 000 – 1971

7 – Camp Nou – Barcelona (Espanha) – 98 934 – 1957

8 – Soccer City – Johanesburgo (África do Sul) – 91 141 – 2009

9 – Wembley  – Londres (Inglaterra) – 90 000 – 2007

10 – Borg el Arab – Alexandria (Egito) – 86 000 – 2006

11 – ANZ – Sidney (Austrália) – 83 500 – 1999

12 – Westfalenstadion – Dortmund (Alemanha) – 81 264 – 1974

13 – Santiago Bernabeu – Madri (Espanha) – 80 354 – 1947

14 – Monumental – Lima (Peru) – 80 093 – 2000

15 – Giuseppe Meazza/San Siro – Milão (Itália) – 80 074 – 1927

16 – Guangdong – Guangzhou (China) – 80 012 – 2001

17 – Stade des Martyrs – Kinshasa (República Democrática do Congo) – 80 000 – 1994

18  – Shanghai Stadium – Shanghai (China) – 80 000 – 1997

19 – Stade de France – Saint-Denis (França) – 79 959 – 1998

20 – Luzhniki – Moscou (Rússia) – 78 360 – 1956

21 – San Paolo – Napoli (Itália) – 78 210 – 1959

22 – Old Trafford – Manchester (Inglaterra) – 76 098 – 1910

23 – Atatürk Olimpiyat Stadi – Istanbul (Turquia) – 76 092 – 2001

24 – Olympiastadion – Berlim (Alemanha) – 76 065    – 1936

25 – Maracanã – Rio de Janeiro (Brasil) – 76 000 – 1949

Quer mandar sugestões, críticas ou colaborações? Escreva para: