quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Barão revela conversa com Cruz:
'Ele me disse que volta em fevereiro'

Campeão dos galos não luta desde outubro de 2011 e ainda se recupera de cirurgia no joelho. Dono do cinturão interino aguarda duelo por unificação

Por Rio de Janeiro
27 comentários
Campeão do peso-galo, Dominick Cruz está sem lutar desde outubro de 2011 devido a uma lesão no joelho esquerdo. O Ultimate já até criou um cinturão interino, que hoje está nas mãos de Renan Barão. O americano e o brasileiro se encontraram no Rio de Janeiro na última semana dias antes do UFC 163 e tiveram uma conversa sobre a recuperação de Cruz.
- Ele (Dominick Cruz) disse para mim que volta em fevereiro. Eu disse: "Torço por sua recuperação, que volte logo. Todos querem ver nossa luta, inclusive eu. Quero enfrentar os melhores, e quero lutar com você" - disse o brasileiro ao site "PVT".
Dominick Cruz, Jussier Formiga, Renan Barão e Léo Santos MMA UFC (Foto: Reprodução/Instagram)No Rio, Cruz faz encarada com Barão e companheiros da Nova União (Foto: Reprodução/Instagram)
O clima entre os dois principais lutadores do peso-galo na atualidade foi bastante amistoso. Léo Santos, campeão do TUF Brasil 2 e companheiro de Renan Barão na Nova União, postou no Twitter uma foto bem-humorada e escreveu:
- Nova União botando pressão no Dominick Cruz pra entregar o cinturão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para lutar com Dominick Cruz, Renan Barão terá que manter seu cinturão interino. Ele vai enfrentar Eddie Wineland no UFC 165, dia 21 de setembro, em Torono (CAN).
UFC 165
21 de setembro de 2013, em Toronto (CAN)
CARD DO EVENTO
Jon Jones x Alexander Gustafsson
Renan Barão x Eddie Wineland
Francis Carmont x Costa Philippou
Brendan Schaub x Matt Mitrione
Pat Healy x Khabib Nurmagomedov
Myles Jury x Mike Ricci
Ivan Menjivar x Kid Yamamoto
Stephen Thopmson x Chris Clements
Mitch Gagnon x Dustin Kimura
John Makdessi x Renée Forte
Mark Bocek x Michel Trator
Roland Delorme x Alex Caceres
Nandor Guelmino x Daniel Omielanczuk *
* Luta não confirmada oficialmente

Vitor Vianna deixa o Bellator, vira manager e quer lutar no TUF Brasil

Capixaba está em negociações para atuar em eventos nacionais de MMA e revela desejo de entrar na próxima edição do reality show de artes marciais

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
Comente agora
Vitor Vianna, lutador capixaba de MMA (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Vitor Vianna, lutador capixaba de MMA
(Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
Após duas vitórias e duas derrotas atuando no evento de MMA norte-americano Bellator, o lutador capixaba Vitor Vianna deixou a organização, após o seu contrato chegar ao fim. O atleta revelou que estava desmotivado com o pouco reconhecimento que alcançou no Brasil, mesmo lutando numa das maiores franquias de lutas do mundo. Além disso, Vitor também contou como se deu a não renovação de contrato, que era de seis lutas ou dois anos.
Vianna, de 33 anos, montou uma academia de artes marciais em Vila Velha e agora também atua como manager de lutadores de MMA, como por exemplo, agenciando três atletas que vão participar do evento Haidar Capixaba Combat 13 (HCC13), que acontece em 7 de setembro, no Espírito Santo, com transmissão ao vivo no Globoesporte.com. O faixa-preta de jiu-jítsu contou também que está interessado em participar de uma possível terceira edição do reality show de artes marciais 'The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões'.
- Meu contrato era de seis lutas ou dois anos. Daí quando venceu o meu contrato, eu e meu manager achamos melhor não ir atrás para renovar, não negociar, para fazer algumas lutas aqui no Brasil e tentar entrar numa próxima edição do TUF aqui no país e mais pra frente buscar alguma coisa melhor. Fiz quatro lutas no Bellator, fui finalista do torneio e acho que não foi a última luta que vai apagar tudo o que eu fiz. Tenho 16 lutas, apenas três derrotas e o presidente do Bellator tem um relacionamento muito bom comigo. Eu estava desmotivado, às vezes eu ia lutar no Bellator, voltava no aeroporto e o pessoal perguntava se eu estava lutando ainda. Eles tem que fazer um trabalho mais forte no Brasil, era difícil de arrumar patrocínio aqui no Brasil. Está melhorando, mas ainda demora e eu não tenho mais o que esperar.
Veja a galeria de fotos do treino de sparring na Villa Fight/Vitor Vianna
Agora como 'free agent' e livre para negociar com qualquer evento de MMA do mundo, Vitor Vianna quer conquistar fãs em seu país natal. Mesmo assim, o dono da academia Villa Fight/Vitor Vianna está sem lutar há mais de um ano e o tempo de inatividade pode pesar. Após alguns desacertos, Vitor Vianna ainda não tem luta marcada e descreveu algumas dificuldades que acometem os eventos nacionais de MMA.
- Eu estava negociando para lutar num evento em Recife, mas é complicado. Lutar aqui no Brasil, você ganha exposição, mas não tem organização. Cancelam eventos, mudam as datas, definem um adversário e depois não é aquele. Apareceram muitos eventos, mas nessa parte de organização, ainda não mudou. Mas estou batalhando, quero fazer duas lutas ainda esse ano, para andar passo a passo. Ganhar a primeira, depois a segunda, sem pensar num futuro distante, fazer metas mais curtas, uma de cada vez.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Patrício Pitbull critica UFC: 'No Bellator não tem injustiça com ninguém'

Peso-pena enfrenta estreante Diego Nunes na segunda maior organização de MMA do mundo dia 13 de setembro, na Califórnia

Por Rio de Janeiro
11 comentários
Após vencer Jared Downing na última quarta-feira, no Bellator 97, nos EUA, o peso-pena Patrício Pitbull já está focado em seu próximo desafio na segunda maior organização de MMA do mundo. O potiguar irá enfrentar nas quartas de final da categoria o compatriota Diego Nunes, que foi desligado do UFC em janeiro, e fará sua estreia no Bellator, dia 13 de setembro, na Califórnia.
Campeão do torneio em maio de 2011, na categoria até 66kg, Pitbull  acredita que a luta contra o atleta da XGym será um verdadeiro show para os fãs, em função da capacidade e habilidade de ambos os lutadores. Pitbull planeja usar o fato de Diego Nunes não estar acostumado ao formato circular da arena para surpreendê-lo.
- Diego Nunes é um dos caras mais completos da categoria. Chuta muito bem, procura sempre a queda, é bom no chão e faz um ground and pound perfeito. Além disso tudo, tem um preparo físico elevado. Ele com certeza estudou meu jogo, e eu já sei o que pode vir da luta dele. Ele é muito habilidoso nos chutes e gosta de chamar o adversário andando para trás e depois contra golpear.  Mas ele está acostumado com o octógono, que é diferente da arena do Bellator, que é redonda. Vou usar isso ao meu favor também – explicou Patrício Pitbull.
MMA Patricio Pitbull (Foto: Divulgação)Patricio Pitbull se prepara para enfrentar Diego Nunes, no Bellator, e critica UFC (Foto: Divulgação)
Ainda se preparando em seu estado natal, Patricio chega ao Rio de Janeiro dia 16 de agosto para intensificar os treinamentos na Team Nogueira Recreio. Sem tempo para reclamar do curto espaço entre uma luta e outra, o atleta se cerca de pessoas de sua confiança para continuar no Bellator e, no futuro, desafiar o campeão dos penas, Pat Curran.
- Será com certeza um show, com dois atletas de alto nível. Aqui em Natal eu estou treinando pesado com o Netinho Pegado (pai do campeão interino dos galos no UFC, Renan Barão) a parte do kickboxing, com o José Mario Novaes, que me treina desde os 10 anos de idade, o grappling. O boxe fica com o Edélson Silva, treinador do Anderson Silva, e a parte física com o Claudio Pavanelli, que dispensa comentários. Ainda vai se juntar o Daniel Valverde na Team Nogueira. Quando eu chegar ao Rio de Janeiro, os treinamentos serão duas vezes por dia, e como eu lutei recentemente, não vou ter problema com o peso a ser batido – disse o lutador.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aos 26 anos e um dos melhores pesos-penas do mundo, Patrício Pitbull faz questão de ressaltar a importância e a maneira como os lutadores do Bellator se credenciam para chegar a uma disputa de cinturão de divisão. Sobrou até para a organização concorrente e sonho da maioria daqueles que vivem de MMA.
- Eu estou muito feliz no Bellator. É um exemplo, um modelo a seguir. Não tem covardia. Todo mundo sabe como tem que lutar. Não tem falatório nem como furar fila. E isso acontece várias vezes no UFC. Eles englobam uma organização e o cara já chega podendo ganhar um cinturão no colo. No Bellator o cara tem que ganhar um torneio e se ranquear melhor para lutar pelo cinturão. Não tem injustiça com ninguém. Eles estão com um projeto de vir para o Brasil na televisão também. Enfim, não deixa a desejar nada para ninguém – disse Patrício Pitbull.

Kevin Souza substitui Sam Sicilia e enfrenta Felipe Sertanejo, no UFC BH

Atleta da equipe de Thiago Tavares fará sua estreia na organização, em setembro, vindo de sete vitórias consecutivas por nocaute

Por Rio de Janeiro
3 comentários
Campeão peso-pena do Jungle Fight, Kevin Souza é o mais novo contratado do UFC. O atleta da equipe de Thiago Tavares recebeu o convite da organização para substituir Sam Sicilia no duelo contra o brasileiro Felipe Sertanejo, no "UFC: Glover x Bader", em setembro, em Belo Horizonte. O americano deixou o evento por motivo ainda desconhecido. As informações foram confirmadas pelo Combate.com com fontes ligadas ao Ultimate.
montagem Edimilson Kevin Souza e Felipe Sertanejo MMA (Foto: Editoria de Arte)Edimilson "Kevin" Souza enfrenta Felipe Sertanejo no UFC, em Belo Horizonte (Foto: Editoria de Arte)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aos 28 anos, Kevin Souza possui 13 vitórias e três derrotas em sua carreira. O último compromisso do lutador foi no nocaute sobre Fabiano "Soldado" Nogueira, no Jungle Fight 51, em abril deste ano. Vindo de sete vitórias consecutivas e todas por nocaute, o atleta da Team tavares é mais um campeão do Jungle Fight a ir para o UFC, como Erick Silva, Paulo Thiago, John Lineker, entre outros.
Já Felipe Sertanejo, de 25 anos, tem um cartel de 15 vitórias, cinco derrotas, um empate e duas lutas sem resultado (no contest). Nos últimos três combates, foram dois triunfos (Antonio Pato e Pepey) e um empate (Miltinho Vieira).

Braga Neto fala da amizade com Spider e diz: 'Era anti-Anderson Silva'

Estreante no UFC, Braga Neto treina na Team Nogueira junto com Spider

Por Larissa Vieira Porto Velho
1 comentário
Não faz muito tempo que ele entrou no UFC, mas as oportunidades logo começaram a aparecer. Uma delas foi de treinar com Anderson Silva no Rio de Janeiro, onde mora atualmente e treina na Team Nogueira.

Braga Neto nasceu no estado do Amazonas, mas se considera rondoniense de coração e sempre que pode volta à Porto Velho, capital de Rondônia, para visitar a mãe. Na sua mais recente visita a capital rondoniense, ele contou ao GLOBOESPORTE.COM, como amigo e lutador, o que pensa da derrota de Anderson Silva, que perdeu o cinturão dos pesos-médio ao americano Chris Weidman.
MMA Braga Neto (Foto: Agência Getty Images)MMA Braga Neto (Foto: Agência Getty Images)
Braga Neto, que estrou no UFC em junho com vitória, no TUF Finale contra o americano Smith, debitou os créditos a Weidman que soube explorar o "jogo psicológico" de Spider.

- O que aconteceu nessa luta poderia ter acontecido em todas as outras lutas dele. Ele sempre fez aquilo, ele sempre usa do sarcasmo para uma possível queda psicológica do oponente e sempre conseguia isso em todas as lutas dele. O Weidman se oprimiu um pouco, mas logo foi pra cima. Mérito do adversário - explica o lutador que também acredita que a derrota não irá abalar a carreira de Spider.
Neto também enfatiza que a técnica de Anderson não é nova e que o fato de não ter funcionado nessa luta desmereceu toda a carreira do lutador que passou sete anos sem perder.

- Eu vi que essa era uma coisa que poderia ter acontecido, mas só não deu certo agora. Então com dez vitórias dele as pessoas nunca falaram tanto quanto estão falando agora. Então eu volto naquela tese de que os valores dos nossos atletas devem ser mais considerados no Brasil, o que ainda não acontece - explica Neto.

Amizade e admiração
Quanto à convivência, Braga Neto conta que já teve algumas experiências com Anderson dentro e fora do tatame. Treinando juntos, o lutador amazonense explica que não demorou para entender o dia a dia de Anderson e passar a conviver com o lutador.
- Eu não conhecia e posso até falar que era "anti-Anderson Silva" por ele lutar dessa forma e ter esse estilo dele, meio que debochado, e era uma postura que eu não gostava. Então comecei a treinar na Team Nogueira e comecei a conviver com ele, vendo que ele é uma pessoa totalmente diferente, mostrando ser o ídolo mesmo que todo mundo pensa que é. Ele é diferenciado. Um cara motivador, brincalhão e que sempre fala coisas boas - explica.
Braga Neto, em sua estreia no UFC (Foto: Reprodução/Facebook)Braga Neto, em sua estreia no UFC
(Foto: Reprodução/Facebook)
Um dos momentos relatados pelo lutador na entrevista foi do primeiro compromisso que tiveram juntos. Um jantar num restaurante no Rio de Janeiro foi a ocasião que aproximou os lutadores e mostrou a realidade vivida por um ídolo do MMA.
- Estávamos num restaurante carioca já jantando, quando um fã pediu para tirar uma foto com Anderson e ele se recusou. Tenho certeza que aquela negativa gerou uma impressão ruim e que essa pessoa falou pra várias outras como ele achava que era o Spider, mas não era bem assim. Me coloquei no lugar dele e vi que não é fácil passar sete anos, que é o tempo que Anderson passou invicto, sem privacidade. Ele acaba negando pra ter um pouco de espaço, vi que é normal. No final da noite, já com o restaurante fechado ele tirou foto com todo mundo, brincou com os garçons e mostrou aí quem realmente é. A gente tem que aprender a conviver com os dois lados, a vida pessoal e profissional, a vitória e a derrota - finalizou Neto.
Se recuperando de uma lesão no nariz ainda decorrente da primeira luta, Braga Neto ainda não sabe quando irá retornar ao octógono. A previsão é de que sua segunda luta seja ainda em 2013, no mesmo mês em que Anderson e Weidman se encontrarão novamente, dezembro

UFC abre inscrições para TUF 19
e TUF Nations: Canadá x Austrália

Para o primeiro, atletas dos médios e dos meio-pesados podem tentar
uma vaga no reality show. Para o segundo, meio-médios e médios

Por Rio de Janeiro
4 comentários
montagem UFC Kyle Noke x Patrick Cote  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Kyle Noke x Patrick Cote serão técnicos do TUF
Nations (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
De uma só vez, o Ultimate abriu as inscrições para lutadores interessados em participar de duas de suas edições do TUF, reality show que garante ao campeão um contrato com a organização.
Uma dessas edições é o TUF 19, que será nos Estados Unidos e ainda não tem os técnicos escolhidos. Para participar, o lutador precisa ter entre 21 e 34 anos, ser capaz de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos e ter um mínimo de três lutas profissionais de MMA. O processo seletivo inicial será no dia 27 de agosto, em Indianápolis, e será válido para pesos-médios e pesos-meio-pesados.
A outra edição com inscrições abertas é o TUF Nations: Canadá x Austrália, que terá Patrick Cótê e Kyle Noke como treinadores. As categorias de interesse do Ultimate são meio-médios e médios. Neste caso, os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos e também precisam de no mínimo três lutas no MMA. Para quem quiser se inscrever no Canadá, há a necessidade de ter um passaporte canadense válido. O mesmo acontece com os interessados na Austrália em relação ao mesmo documento no país.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ainda sobre o TUF Nations, o processo seletivo inicial será realizado em Sydney, na Austrália, no dia 11 de setembro, e em Torono, no Canadá, no dia 22 do mesmo mês. Não será permitida a participação de lutadores que já participaram do UFC ou do TUF.

Curtinhas: Lyoto quer revanche com Davis; Pezão participa de novo filme

Cigano duvida que Cormier descerá aos meio-pesados; brasileiro assina com M-1 Global; Ryo Chonan, algoz de Anderson Silva no Pride, se aposenta

Por Rio de Janeiro
88 comentários
Lyoto Machida e Phil Davis Pesagem UFC RIO 4 (Foto: Andre Durão)Lyoto Machida quer revanche de cinco rounds contra
Phil Davis (Foto: Andre Durão)
O brasileiro Lyoto Machida ainda não engoliu a polêmica derrota por pontos para o americano Phil Davis no UFC 163. O ex-campeão dos pesos-meio-pesados quer uma nova chance contra o "Sr. Maravilhoso", de acordo com o telejornal oficial do Ultimate, "UFC Tonight". Na revanche, o lutador gostaria de fazer cinco rounds contra o rival, que o venceu por decisão unânime no Rio de Janeiro no último sábado. E para você, quem venceu a luta: Phil Davis ou Lyoto Machida? Vote na nossa enquete!
Pezão na telona
Antônio Pezão é o mais novo lutador do UFC a fazer a transição para a telona do cinema. Segundo noticiado pelo programa "UFC Tonight" nesta terça-feira, o peso-pesado estará no quarto filme da série "Escorpião Rei", entitulado "The Last Throne" ("O Último Trono" em português). As filmagens devem começar na próxima semana.
O lutador paraibano estava indisponível para comentar a notícia quando procurado pelo Combate.com. Ele se junta a Georges St-Pierre e Ronda Rousey como lutadores em atividade no UFC e em ação no cinema - GSP estará na sequência de "Capitão América" e Rousey, no próximo "Os Mercenários". Anderson Silva e Lyoto Machida também filmaram recentemente participação no filme "Tapped".
Cigano: Cormier não vai descer
Durante almoço com a imprensa internacional na última sexta-feira, no Rio de Janeiro, Junior Cigano comentou a possibilidade de o americano Daniel Cormier descer aos pesos-meio-pesados para desafiar Jon Jones.
- Você acha que ele vai descer? Vai não...
O motivo da declaração: a confiança do brasileiro de que vai tomar o cinturão de Cain Velásquez no UFC 166, em outubro. Cormier, ex-campeão do Strikeforce e um dos principais nomes dos pesos-pesados, quer evitar o confronto com Velásquez, que é seu companheiro de equipe. Quando perguntado se era por isso que acreditava que Cormier não desceria, Cigano sorriu e gesticulou que sim.
UFC Ryo Chonan (Foto: Getty Images)Ryo Chonan em sua passagem pelo UFC
(Foto: Getty Images)
Algoz de Spider anuncia aposentadoria
Aos 36 anos, Ryo Chonan anunciou que vai se aposentar no dia 20 de outubro, data de sua luta contra Dan Hornbuckle pelo DEEP. Ex-lutador dos principais eventos de MMA do mundo, como Pride e UFC, Chonan foi o último lutador a finalizar Anderson Silva. O japonês derrotou o brasileiro com uma chave de calcanhar em dezembro de 2004.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Brasileiro no M-1 Global
O peso-leve Rander Junio, da Constrictor Team, assinou com o evento russo M-1 Global. Ele fará sua estreia no dia 21 de agosto, em São Petersburgo, contra o ucraniano Islam Makhachev, que tem um cartel de oito vitórias em oito lutas. Rander, por sua vez, também está invicto, com seis triunfos em seis combates na carreira.
Rander Junio MMA (Foto: Arquivo Pessoal)Rander Junio mostra contrato da M-1 Global (Foto: Arquivo Pessoal)

Melvin Guillard e Ross Pearson fazem coevento principal em Manchester

Destaques do reality show do The Ultimate Fighter formam segunda luta anunciada de evento que destacará Michael Bisping x Mark Muñoz

Por Rio de Janeiro
17 comentários
O UFC: Bisping x Muñoz, anunciado oficialmente no último sábado, já tem coevento principal, e terá um dos lutadores favoritos da Inglaterra: o peso-leve britânico Ross Pearson, que vai encarar Melvin Guillard. O combate foi anunciado no telejornal oficial do Ultimate, "UFC Tonight", na noite de terça-feira. O torneio acontece em 26 de outubro, em Manchester.
Montagem Melvin Guillard e Ross Pearson (Foto: Editoria de Arte)Melvin Guillard e Ross Pearson têm encontro marcado para 26 de outubro (Foto: Editoria de Arte)
Os dois pesos-leves são destaques do reality show americano The Ultimate Fighter. Guillard foi um dos lutadores mais populares da segunda temporada do programa, apesar de ter sido eliminado logo na sua primeira luta, contra Josh Burkman. Já Pearson foi campeão no torneio peso-leve da nona temporada do TUF, na qual foi treinado justamente por Bisping.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Considerados potenciais desafiantes ao título no passado, ambos os lutadores vêm de vitórias por nocaute. Pearson venceu Ryan Couture no UFC: Mousasi x Latifi em abril, por nocaute técnico, enquanto o "Jovem Assassino" Guillard se recuperou de duas derrotas consecutivas com um nocaute contra Mac Danzig no último dia 27 de julho, no UFC: Johnson x Moraga. Pearson tem 15 vitórias e seis derrotas no cartel, enquanto Guillard tem 31 vitórias, 12 derrotas, dois empates e um "No Contest" na carreira profissional no MMA.
Confira o card atualizado do UFC: Bisping x Muñoz:
UFC: Bisping x Muñoz
26 de outubro de 2013, em Manchester (ING)
CARD DO EVENTO
Michael Bisping x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard

Bisping promete fazer Muñoz ser esquecido: 'Ele é unidimensional'

Inglês e americano vão se enfrentar em Manchester, no dia 26 de outubro

Por Rio de Janeiro
46 comentários
Michael Bisping  pesagem mma ufc sao paulo (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Michael Bisping é atualmente o quarto do
ranking do peso-médio (Foto: Marcos Ribolli)
No dia 26 de outubro, o Ultimate vai voltar à Inglaterra trazendo como luta principal o encontro entre Michael Bisping e Mark Muñoz, pelo peso-médio. Conhecido por ser um dos principais provocadores da organização, assim como Chael Sonnen, o inglês não perdeu a oportunidade de começar a citar o rival em suas declarações. Em um tom que mistura respeito e crítica, Bisping prometeu vitória em casa.
- Ele (Muñoz) é um grande wrestler, mas acho que é unidimensional. Eu me recuso a perder para qualquer um que se refere a si mesmo como tendo um estilo Donkey Kong. Sou muito hábil para ele. Muñoz vai tentar me levar para o solo e usar esses golpes fortes que ele tem. São muito poderosos, e não estou subestimando ele, é um lutador muito talentoso. Mas olha, vou dar socos na cara repetidamente e, eventualmente, ele vai cair. Em 26 de outubro, eu vou acabar com ele, e ninguém mais vai pensar nele - disse Bisping ao canal "Fuel TV".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O inglês também usou o caso de depressão de Mark Muñoz para provocá-lo. O americano, sem poder lutar por conta de uma lesão, afetou seu lado psicológico, e ele chegou a pesar 118kg. Ele deu a volta por cima, bateu os 84kg do peso-médio e venceu Tim Boetsch no UFC 162, no início de julho.
- Se vocês achavam que Muñoz estava deprimido antes, no dia 27 de outubro, um dia após a luta, ele vai estar muito mais deprimido - provocou Bisping.
O card do UFC: Bisping x Munõz começou a ser montado nesta semana. Além da luta principal, o UFC anunciou apenas mais uma luta: Ross Pearson x Melvin Guillard, pelo peso-leve.

Derrota para Renan Barão mostrou a McDonald falhas no seu próprio jogo

'Não podia ver seus golpes chegando', diz o jovem americano. Ele volta
ao Ultimate no dia 17 de agosto para encarar Brad Pickett

Por Rio de Janeiro
42 comentários
Renan Barão vence luta do UFC contra  Michael McDonald (Foto: Getty Images)Michael McDonald foi finalizado por Renan Barão
com um katagatame (Foto: Getty Images)
Com quatro vitórias seguidas no Ultimate, Michael McDonald entrou no octógono para enfrentar Renan Barão em fevereiro disposto a se tornar o campeão mais jovem da história da organização. Com 22 anos recém-completados, o americano acabou sucumbindo diante da maior experiência do brasileiro, que manteve o seu cinturão interino do peso-galo. O americano (15-2) disse que a luta contra Barão foi boa para mostrar a ele que há muito o que se aprender ainda.
- Nunca teve alguém que me deu socos sem que eu conseguisse ver. Aquela foi a primeira vez, porque ele tinha um movimento de corpo estranho em comparação com os golpes tradicionais. Eu não podia ver seus golpes chegando e eu não conseguia defendê-los ou contragolpear - disse o americano ao site "MMAjunkie".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com a derrota, McDonald voltou aos treinos para corrigir os erros e melhorar sua técnica. Ele ganhou a oportunidade de voltar ao octógono no dia 17 de agosto, quando ele vai enfrentar o inglês Brad Pickett.
UFC: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard
Joe Lauzon x Michael Johnson
CARD PRELIMINAR
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick

Médico tranquiliza Aldo, mas lutador só deve voltar ao octógono em 2014

De acordo com Dr. Flávio Cerqueira, atleta da Nova União não teve lesão grave no pé direito, mas, com suspensão da CABMMA, só luta ano que vem

Por SporTV.com Rio de Janeiro
7 comentários
Apesar da suspensão de 90 dias dada pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) para José Aldo e da fratura no osso cuneiforme médio do pé direito, a lesão do lutador da Nova União é menos grave do que se imaginava. O local da contusão faz articulação com o primeiro metatarso (assista ao vídeo), mas não houve reflexo nos outros ossos do pé do lutador, que ficará sem treinar por oito semanas e com o pé imobilizado por seis.
- A preocupação era descartar uma lesão mais agressiva, uma coisa mais complexa, mas foram feitos exames complementares e afastamos a possibilidade - afirmou o médico Flávio Cerqueira, que cuidou de Aldo após a lesão sofrida no combate do último sábado, quando o brasileiro defendeu pela quinta vez seu cinturão do peso-pena do Ultimate, ao nocautear Chan Sung Jung no quarto round.
Mesmo que José Aldo consiga se recuperar rapidamente, com a suspensão de 90 dias dada pela CABMMA, o lutador não terá tempo hábil para voltar ao octógono em 2013, já que não conseguiria se preparar para lutar em dezembro. Com isso, o brasileiro terá tempo para decidir com calma, junto com seu treinador, André Pederneiras, se permanecerá entre os penas ou subirá para os leves, que tem Ben Henderson como campeão.
UFC José Aldo x Chan Sung Jung zumbi coreano (Foto: Agência EFE)José Aldo conecta chute em Chan Sung Jung já com o pé direito fraturado (Foto: Agência EFE)

Ranking Combate: após finalização, 'Super Mouse' sobe à sexta posição

Lyoto Machida despenca entre pesos-meio-pesados após derrota para Phil Davis no UFC 163 e John Lineker passa ao quarto lugar nos pesos-moscas

Por Rio de Janeiro
49 comentários
A vitória sobre John Moraga por finalização, via chave de braço, no UFC: Johnson x Moraga, no último dia 27 de julho, afastou as dúvidas dos fãs sobre as qualidades do campeão dos pesos-moscas, Demetrious Johnson. Nosso painel de eleitores do Ranking Combate também se impressionou positivamente e avançou o "Super Mouse" à sexta posição na classificação peso-por-peso do mês de agosto, abaixo de Jon Jones, Georges St-Pierre, Anderson Silva, José Aldo e Benson Henderson.
Demetrious Johnson x Moraga UFC MMA (Foto: Getty Images)Demetrious Johnson comemora vitória sobre Moraga: 'Super Mouse' não para de subir (Foto: Getty Images)
Johnson vinha sendo questionado pela quantidade de lutas vencidas por pontos, incluindo a decisão dividida contra Joseph Benavidez que lhe deu o título em setembro passado e a decisão unânime contra John Dodson em sua primeira defesa de cinturão, em janeiro. Todavia, contra Moraga, "Super Mouse" praticamente não foi ameaçado, se esforçou para acabar o combate antes do gongo final e conseguiu com uma chave de braço que entrou na lista das melhores finalizações do ano.
Lyoto Machida UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Sentimos muito, Lyoto: queda foi inevitável após
derrota controversa (Foto: Adriano Albuquerque)
Nos rankings específicos de categoria, a maior e mais polêmica mudança foi entre os pesos-meio-pesados: o brasileiro Lyoto Machida caiu da segunda à sexta posição após sua derrota para Phil Davis no UFC 163. Apesar de o resultado da luta ter sido polêmico, contou como o quarto revés do ex-campeão nas últimas sete lutas, e o deixou distante de uma nova chance de disputar o título da categoria. Por isso, acabou ultrapassado por Alexander Gustafsson, próximo desafiante ao cinturão de Jon Jones, Glover Teixeira, Davis e Rashad Evans, com quem empatou em pontos na votação do painel eleitor.
Outra mudança foi a ascensão de John Lineker à quarta posição dos pesos-moscas, após sua vitória por nocaute sobre José Maria No Chance no UFC 163. A derrota de John Moraga para Johnson contribuiu para essa subida: o último desafiante ao título perdeu duas posições e caiu para a quinta posição. Entre as mulheres, Liz Carmouche aproveitou seu triunfo por nocaute técnico sobre a brasileira Jéssica Andrade para tomar a terceira posição, enquanto Amanda Nunes subiu ao oitavo posto nos pesos-galos femininos.
Entenda o Ranking Combate:
Para tentar chegar a um consenso sobre os melhores lutadores de MMA do mundo, o Combate.com juntou sua equipe para tentar eleger o top 10 em cada categoria de peso e, claro, fez também uma lista peso-por-peso, na qual não importa o tamanho do lutador, mas sim sua categoria e habilidade nas artes marciais mistas. Foram levados em consideração os resultados, os oponentes batidos, a técnica e a supremacia dos atletas em seus combates. Lesões, suspensões e tempo afastado das lutas também afetam negativamente a colocação de um lutador. No painel de votação, foi incluído também o ranking com pontuação elaborado pelo jornalista Klima Pessanha, atualizado mensalmente no blog UltiMMAto.
O Ranking Combate é atualizado mensalmente, sempre no começo do mês, levando em conta também os torneios realizados no período entre uma lista e outra. Como não há critérios objetivos de análise, as listas sempre gerarão polêmica e discussão. Confira abaixo:
Confira abaixo o novo Ranking Combate:
Ranking UFC Combate (Foto: Editoria de Arte)

Por uso de TRT, Sonnen ainda não está liberado para lutar com Shogun

Após denúncia de Nova York, Comissão de Boxe de Massachusetts se reúne nesta quinta-feira para decidir sobre liberação da luta, semana que vem

Por Rio de Janeiro
74 comentários
A uma semana da luta contra Maurício Shogun, dia 17 de agosto, em Boston, EUA, Chael Sonnen ainda não conseguiu a liberação da Comissão de Boxe do Estado de Massachusetts para subir no octógono do UFC. Nesta quinta-feira, a Comissão irá se reunir para decidir se o lutador está apto ou não para o combate em função do tratamento de reposição de testosterona (TRT).
montagem Mauricio Shogun x Chael Sonnen UFC (Foto: Editoria de Arte)Chael Sonnen ainda não está liberado para enfrentar Maurício Shogun em Boston (Foto: Editoria de Arte)
O site “MMA Junkie” divulgou que uma denúncia de Nova York (estado que proíbe as lutas de UFC) motivou a reunião da Comissão para esclarecer se Sonnen pode usar o TRT, mesmo sem revelar o real conteúdo da queixa apresentada. Terrel Harris, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do estado, afirmou que a Comissão estava ciente do uso de TRT de Sonnen, mas não afirmou se o lutador apresentou a documentação necessária para sua liberação. O porta-voz ainda falou sobre a urgência na decisão, já que a luta, que estará na TV aberta dos EUA, será na semana que vem.
- Os comissários vão se reunir e bater o martelo sobre o assunto. A sessão do executivo é para determinar quais os níveis aceitáveis de testosterona para pessoas que tem uma necessidade médica para o uso da terapia de reposição hormonal – disse Harris.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Em 2010, após a primeira luta contra Anderson Silva, no UFC 117, Chael Sonnen foi suspenso pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia pela alta quantidade de testosterona no organismo em relação à epistestosterona. O lutador foi suspenso por seis meses mais uma multa. Na segunda luta contra o ex-campeão dos pesos-médios, quando foi nocauteado no segundo round, Sonnen estava liberado para o uso de TRT.
UFC: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Maurício Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Conor McGregor x Max Holloway
CARD PRELIMINAR
Uriah Hall x John Howard
Joe Lauzon x Michael Johnson
Brad Pickett x Michael McDonald
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick

Envergonhado, Cielo admite 'quase um ano' de namoro com modelo

Tricampeão mundial começou a namorar a gaúcha Kelly Gish após Londres

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
10 comentários
O sorriso no rosto deixa claro que o momento é dos melhores. Mas Cesar Cielo não vive boa fase apenas nas piscinas. Depois de conquistar um inédito tricampeonato nos 50m livre no Mundial de Barcelona, além do ouro nos 50m borboleta, o principal nadador brasileiro está feliz também na vida pessoal. Cielo namora a modelo gaúcha Kelly Gisch há quase um ano. E, apesar da vergonha, não disfarça a felicidade.
- Eu estou namorando, comprometido. É uma pessoa, uma mulher (risos). Vai fazer quase um ano daqui a pouco. Mas vamos deixar assim. Eu já estou cheio de vergonha – disse o nadador, que, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira em São Paulo, preferiu não revelar o nome da namorada.
Cielo começou a namorar Kelly logo após as Olimpíadas de Londres. Juntos, os dois foram ao casamento do também nadador Thiago Pereira no início do ano. Lá, não fugiram das fotos.
Antes de namorar com Kelly, Cielo namorou a modelo Priscila Machado, miss Brasil em 2011. Os dois foram juntos aos Jogos de Londres, mas o relacionamento acabou na sequência.
Cielo casamento Thiago Pereira (Foto: Marcos Ribolli)Cielo posa ao lado da namorada no casamento de Thiago Pereira (Foto: Marcos Ribolli)

CBF confirma: Brasil pega a Austrália no Mané Garrincha em 7 de setembro

Time volta ao palco da abertura da Copa das Confederações para amistoso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
44 comentários
abertura Mané Garrincha estádio Copa (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Torcida de Brasília terá nova chance de ver a
Seleção no Mané Garrincha  (Foto: Ag. O Globo)
A CBF confirmou nesta quarta-feira a realização de um amistoso da Seleção com a Austrália no dia 7 de setembro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília às 16h15m. Os "Socceroos" já estão classificados para a Copa do Mundo de 2014, assim como Brasil, Japão, Irã e Coreia do Sul.
Este é terceiro amistoso confirmado pela CBF para o time de Luiz Felipe Scolari após a conquistada da Copa das Confederações. Na próxima quarta, a Seleção enfrenta a Suíça, na Basileia, às 15h45m. No dia 10 de setembro, o rival será Portugal, em Boston, no mesmo horário.
A seleção australiana aparece na 40ª colocação do ranking da Fifa divulgado em julho, enquanto o Brasil está na nona posição. O último confronto entre os dois países foi na Copa do Mundo de 2006, com vitória brasileira por 2 a 0, em Munique.
Palco da partida, o Mané Garrincha foi utilizado pela Seleção na abertura da Copa das Confederações: vitória de 3 a 0 sobre o Japão, em 15 de junho, com gols de Neymar, Paulinho e Jô.
O amistoso entre Brasil e Suíça, na próxima quarta, será transmitido ao vivo pela TV Globo, SporTv e GLOBOESPORTE.COM, que também acompanha a partida em Tempo Real. Para o primeiro jogo após a Copa das Confederações, Felipão convocou 18 campeões e uma surpresa: o lateral-esquerdo Maxwell, do Paris Saint-Germain.
Felipão jogo Brasil contra Japão (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)Felipão voltará ao Mané Garrincha com a Seleção para amistoso (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)

Ex-presidente do Fla é condenado a devolver R$ 18,7 milhões ao clube

Edmundo dos Santos Silva, que sofreu impeachment na Gávea, foi condenado pela 4ª Câmara Cível em processo movido pelo Rubro-Negro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
289 comentários
O desembargador Sidney Hartung, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou em segunda instância o ex-presidente do Flamengo, Edmundo dos Santos Silva, a devolver R$ 18.771.671,73 ao clube no qual sofreu impeachment em 2002. O processo do clube  (0013668-60.2005.8.19.0001) contra Edmundo questiona as prestações de conta no período em que ocupou a presidência. A sentença foi proferida no dia 31 de julho. Ainda cabe recurso.
"Sentença que homologou as contas apuradas pelo ilustre perito do Juízo em seu laudo técnico, condenando o Réu ao pagamento da importância de R$ 18.771.671,73 (dezoito milhões, setecentos e setenta e um mil, seiscentos e setenta e um reais e setenta e três centavos) ou 9.690.105,167 Ufir/RJ, corrigidos monetariamente a partir da data da apuração, isto ocorrido em 07 de outubro de 2009, bem como juros legais, a partir da citação. Condenou, ainda, o Réu ao pagamento das custas e despesas processuais, e, honorários advocatícios fixados em 10% (dez por cento) sobre o valor da condenação", diz o texto do documento disponível no site do Tribunal de Justiça.

O ex-dirigente disse ao GLOBOESPORTE.COM que é "honesto, correto e trabalhador" e que vencerá a ação. Ele garantiu que não deve "absolutamente nada" e questionou pontos do processo, confirmando que irá recorrer.

- Essa sentença é proveniente de um processo que está correndo, ainda não acabou. Tem bastante recurso ainda e eu vou ganhar essa ação. Não devo absolutamente nada. A primeira coisa estranha é que o Flamengo, quando pediu prestação de contas, pediu corretamente contra mim e o vice-presidente de finanças. Porque no Flamengo o presidente não assina nada sozinho, isso é estatutário. Mas depois eles excluíram o vice de finanças. Segundo, toda a minha gestão foi auditada, por uma auditoria externa de renome. Alguns dos valores que estão pedindo prestação de contas até foram pagos. Se estão pedindo prestação, por que pagaram? Essas coisas vão ser questionadas.

Edmundo contou já ter conversado com o seu advogado, Geraldo Magela, e fez um desabafo:

- O meu advogado me tranquilizou, tem ainda recurso aqui e em Brasília. Ele me disse para ter calma. Mas calma nunca ninguém tem. Sou um cara honesto, correto, trabalhador, já fui muito prejudicado nessa história. A minha vida foi muito prejudicada, fiquei doente, pessoas da minha família ficaram doentes, mas é o preço por ter vaidade de ser dirigente de clube coisa que, nessa vida, afirmo que nunca mais serei - desabafou Edmundo.

O ex-presidente afirmou ainda que se trata de "perseguição política", citando a cobrança de prestação de contas de uma viagem autorizada por ele.

- Pediram a prestação de contas daquela viagem que o Flamengo na Copa dos Campeões (em 2001). Um monte de gente foi naquela viagem. Por que não pedem prestação de todo mundo? Isso é perseguição política, eu devo ter incomodado algumas pessoas, com certeza.
Artilheiro argentino marca, mas Fred faz o seu, e Vitória e Flu empatam
Baianos dominam primeiro tempo e fazem 1 a 0 com Biancucchi. Cariocas melhoram após intervalo e igualam placar no fim, com Fred
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • recuperação
    Fred
    Após perder pênalti no empate com a Ponte Preta, na última rodada, o artilheiro fez o gol do Fluminense e ainda teve a chance da virada no fim
  • vacilo
    Wilson
    O goleiro do Vitória fazia boa partida, com três defesas difíceis, mas falhou no lance do gol de Fred ao sair mal da meta e permitir a finalização
  • estatística
    finalizações
    O Fluminense teve quase o dobro de finalizações do Vitória, mesmo atuando fora de casa. Foram 17 chutes contra nove dos rubro-negros.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
36 comentários

O Vitória, na briga pelas primeiras colocações, mais uma vez penou no Barradão. Não foi brilhante, como já havia acontecido nos 2 a 1 sobre a Portuguesa, só que desta vez saiu de campo sem os três pontos. Ficou no empate por 1 a 1 com o Fluminense, que marcou o seu gol já no fim, com Fred, em falha do goleiro Wilson. Maxi Biancucchi, artilheiro do Campeonato Brasileiro com oito gols, abriu o placar no primeiro tempo.
O jogo teve muitos passes errados do Fluminense (37), que no entanto finalizou bem mais do que os donos da casa: 17 contra nove.
- Merecíamos a vitória pelo que fizemos no jogo. Nosso primeiro tempo ficou abaixo do esperado, mas conversamos no intervalo e falamos que aquele não era o Fluminense que todos conheciam. Mudamos a atitude no segundo tempo e jogamos como temos de jogar. O campo parece bom, mas estava com muita lama por causa da chuva. Hoje não falou competência, e sim sorte para vencermos o jogo - disse Rafael Sobis, que após o apito final ficou caído no gramado, passou mal e foi atendido pelos médicos tricolores.
O Fluminense continua no meio da tabela, com 14 pontos, distante dos primeiros colocados. Continua sem perder sob o comando de Vanderlei Luxemburgo: são dois empates e uma vitória. O Vitória, que foi superior no primeiro tempo no Barradão, soma 19 e depende de outros resultados para entrar no G-4.
O goleiro Wilson vinha bem na partida, mas falhou de maneira decisiva no fim, saindo mal do gol após cobrança de escanteio. Na saída do campo, tentou justificar a sua falha:
- Fui sair do gol para socar a bola, e alguém trombou no meu braço. Me desequilibrou. O árbitro não viu, não deu. Paciência.

O Tricolor volta a campo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), para o primeiro Fla-Flu no Maracanã após a reabertura do estádio para os clubes. O Vitória visita o Corinthians, no mesmo dia e horário, no Pacaembu.
Fred gol jogo Fluminense e Vitória (Foto: Bruno Haddad / Fluminense. F.C.)Fred comemora o gol de empate do Fluminense, já no fim (Foto: Bruno Haddad / Fluminense. F.C.)
Presente para o artilheiro
O técnico Caio Júnior avisara que as entradas de Gabriel Paulista no lugar de Daniel Borges, na lateral direita, e Camacho na vaga de Renato Cajá, no meio, eram para tentar não repetir a exibição contra a Portuguesa, o que chamou de “pior jogo”. As trocas não foram as únicas providências. O Vitória entrou em campo ligado nos 220 volts, pressionando já no ataque. Parece ter deixado a defesa tricolor atordoada, com um punhado de passes errados e bolas de bandeja para o adversário.
Numa delas, Felipe, displicente, tocou em cima de Maxi - logo aos cinco minutos. O argentino tabelou com Escudero e fez seu oitavo gol no Brasileirão, isolando-se na artilharia, que até então dividia com William, da Ponte Preta.
Os números não deixavam dúvidas: 22 passes errados do Flu contra dez do Vitória somente na etapa inicial. Em um dos lances, Leandro Euzébio deu um presente para o volante Cáceres. Maxi recebeu o passe e quase ampliou. Vanderlei Luxemburgo chamou Igor Julião e Gum na lateral do gramado para conversar e fechar os espaços na faixa direita da defesa. Mas quem teve de mexer foi o treinador do Leão. Com dores na perna direita, Escudero saiu para Renato Cajá entrar. Vaiado diante da Lusa, desta vez ele ouviu gritos de apoio da torcida antes de entrar.
Dinei e Gum, Vitória x Fluminense (Foto: Eduardo Martins/Agência Estado)Rubro-negro Dinei enfrenta a marcação de Gum (Foto: Eduardo Martins/Agência Estado)
Ataque contra defesa

O início do segundo tempo parecia uma repetição do primeiro, com erros de passe do Flu e uma pressão pouco efetiva do Vitória. Os donos da casa sentiram o cansaço da correria e precisaram fazer duas trocas antes dos 25 minutos: Danilo Tarracha atuava bem, mas por precaução deixou o campo para a entrada de Mansur, caso parecido de Michel, que viu Edson Magal entrar.
Do outro lado, Vanderlei Luxemburgo precisou fazer alterações táticas para dar um jeito no time. Wagner foi o primeiro a sair, dando lugar a Kenedy. Felipe passou a centralizar a armação das jogadas, mais avançado. Não adiantou muito. Então o camisa 16 foi substituído pelo jovem Eduardo, de 20 anos, e Diguinho entrou no lugar do já amarelado Gum, suspenso para o Fla-Flu.
A partir daí começou o script de um time que se defendia em busca do contra-ataque mortal, caso do Vitória, e outro que foi à frente para empatar e virar. Jean teve a chance clara, após passe de Fred. Parou nas mãos de Wilson. O goleiro ainda salvou uma do centroavante. Até que Wilson falhou. Afastou mal uma cobrança de escanteio, e o artilheiro estava no lugar certo para empatar. Estava no lugar certo também, aos 48 minutos, para mandar de cabeça no travessão.
Cruzeiro suporta o caldeirão do Criciúma e vence com gol de letra
Raposa sai na frente com Vinicius Araújo, e Tigre chega ao empate com Bruno Lopes. Porém, Ricardo Goulart faz o gol que dá o triunfo ao time mineiro
 
DESTAQUES DO JOGO
  • golaço
    R. Goulart
    Quando o jogo era complicado, logo após o empate rival, a Raposa teve que buscar o resultado. Conseguiu com um golaço de letra, aos 38 do segundo tempo.
  • Deu certo
    Bruno Lopes
    O garoto estreou na 'fogueira' como profissional. Entrou na etapa final e precisou de apenas seis minutos para mostrar oportunismo e marcar.
  • Fez sua parte
    torcida tricolor
    A torcida do Criciúma empurrou o time após os dez minutos do segundo tempo, quando a enorme pressão resultou em gol dos donos da casa.
A CRÔNICA
por João Lucas Cardoso
101 comentários
O Cruzeiro suportou a pressão do Criciúma e da maioria dos 11.057 espectadores nesta quarta-feira, no Heriberto Hulse, e venceu por 2 a 1 com um golaço de letra de Ricardo Goulart, em duelo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vinícius Araújo marcou o primeiro da Raposa, e Bruno Lopes fez o gol dos donos da casa.
Com o resultado, o time mineiro chegou aos 24 pontos, assumindo a liderança pelo menos até o Botafogo jogar, ainda esta noite, contra o Atlético-MG, no Independência. Já a equipe catarinense cai para a zona do rebaixamento, com apenas 11 pontos.
Na próxima rodada, domingo, a Raposa enfrenta o Santos, no Mineirão. A segunda derrota seguida em casa deixa o Criciúma em situação ruim. Para tentar sair da zona de degola, o Tigre encara, também no domingo, a Ponte Preta, fora de casa.
Ricardo Goulart e Egídio comemoração gol Cruzeiro contra Criciúma (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)Ricardo Goulart e Egídio comemoram gol Cruzeiro contra Criciúma (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)
Primeira etapa de domínio cruzeirense
No começo eletrizante, quem deu o primeiro choque foi o Criciúma. Com 17 segundos, Lins voou pela ponta direita e botou na área para a cabeçada de Fabinho. O goleiro Fábio defendeu e o Cruzeiro despertou. O lance também foi suficiente para fazer ferver o caldeirão do Heriberto Hülse.
Mas o time mineiro manteve-se sereno e não demorou a abrir o placar quando o lateral Sueliton afastou mal e a bola sobrou para Vinícius Araújo bater forte e fazer 1 a 0. Os celestes tiveram oportunidades de ampliar antes do intervalo. Dos 37 aos 45 minutos, foram pelo menos três chances. Em uma delas, Everton Ribeiro chegou na cara de Helton Leite e demorou para arrematar. O zagueiro Matheus Ferraz chegou para bloquear e manter o placar em 1 a 0 no primeiro tempo.

Voz da torcida não adianta
Quando a bola voltou a rolar, no segundo tempo, o Cruzeiro seguiu superior e ainda fez com que a bola passasse mais no campo de defesa dos donos da casa. Para fazer o Criciúma reagir, só faltou a torcida entrar em campo. Cobrou raça e, ao menor sinal dela, não parou de cantar.
O técnico Vadão deu uma cartada arriscada – e acertada. Sacou Cassiano para a entrada de Bruno Lopes, jogador da base. Talvez pudesse consagrar treinador e a si caso estivesse embaixo do poste, aos 22. Quem estava no segundo pau era Gilson, que não conseguiu empurrar a bola espetada e cruzada por Lins para o fundo das redes. Mas o garoto teria a sua chance, e não iria perder. Pouco depois, o próprio Lins ajeitou e acertou um voleio na trave. Bruno estava no ponto certo e na hora certa, pegou o rebote e, enfim, transformou a pressão em gol. Recompensou o torcedor que incentivou desde aquele instante da partida.
Foram pouco mais de 10 minutos com um sentimento de triunfo e uma perspectiva de virada. Mas o Cruzeiro mandaria a torcida embora aos 37. Foi neste minuto que a bola ficou viva na área do Criciúma. Como ninguém conseguiu tirar, Ricardo Goulart deu de letra para recolocar o time mineiro na frente, pela última vez.