quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ranking Combate: após finalização, 'Super Mouse' sobe à sexta posição

Lyoto Machida despenca entre pesos-meio-pesados após derrota para Phil Davis no UFC 163 e John Lineker passa ao quarto lugar nos pesos-moscas

Por Rio de Janeiro
49 comentários
A vitória sobre John Moraga por finalização, via chave de braço, no UFC: Johnson x Moraga, no último dia 27 de julho, afastou as dúvidas dos fãs sobre as qualidades do campeão dos pesos-moscas, Demetrious Johnson. Nosso painel de eleitores do Ranking Combate também se impressionou positivamente e avançou o "Super Mouse" à sexta posição na classificação peso-por-peso do mês de agosto, abaixo de Jon Jones, Georges St-Pierre, Anderson Silva, José Aldo e Benson Henderson.
Demetrious Johnson x Moraga UFC MMA (Foto: Getty Images)Demetrious Johnson comemora vitória sobre Moraga: 'Super Mouse' não para de subir (Foto: Getty Images)
Johnson vinha sendo questionado pela quantidade de lutas vencidas por pontos, incluindo a decisão dividida contra Joseph Benavidez que lhe deu o título em setembro passado e a decisão unânime contra John Dodson em sua primeira defesa de cinturão, em janeiro. Todavia, contra Moraga, "Super Mouse" praticamente não foi ameaçado, se esforçou para acabar o combate antes do gongo final e conseguiu com uma chave de braço que entrou na lista das melhores finalizações do ano.
Lyoto Machida UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Sentimos muito, Lyoto: queda foi inevitável após
derrota controversa (Foto: Adriano Albuquerque)
Nos rankings específicos de categoria, a maior e mais polêmica mudança foi entre os pesos-meio-pesados: o brasileiro Lyoto Machida caiu da segunda à sexta posição após sua derrota para Phil Davis no UFC 163. Apesar de o resultado da luta ter sido polêmico, contou como o quarto revés do ex-campeão nas últimas sete lutas, e o deixou distante de uma nova chance de disputar o título da categoria. Por isso, acabou ultrapassado por Alexander Gustafsson, próximo desafiante ao cinturão de Jon Jones, Glover Teixeira, Davis e Rashad Evans, com quem empatou em pontos na votação do painel eleitor.
Outra mudança foi a ascensão de John Lineker à quarta posição dos pesos-moscas, após sua vitória por nocaute sobre José Maria No Chance no UFC 163. A derrota de John Moraga para Johnson contribuiu para essa subida: o último desafiante ao título perdeu duas posições e caiu para a quinta posição. Entre as mulheres, Liz Carmouche aproveitou seu triunfo por nocaute técnico sobre a brasileira Jéssica Andrade para tomar a terceira posição, enquanto Amanda Nunes subiu ao oitavo posto nos pesos-galos femininos.
Entenda o Ranking Combate:
Para tentar chegar a um consenso sobre os melhores lutadores de MMA do mundo, o Combate.com juntou sua equipe para tentar eleger o top 10 em cada categoria de peso e, claro, fez também uma lista peso-por-peso, na qual não importa o tamanho do lutador, mas sim sua categoria e habilidade nas artes marciais mistas. Foram levados em consideração os resultados, os oponentes batidos, a técnica e a supremacia dos atletas em seus combates. Lesões, suspensões e tempo afastado das lutas também afetam negativamente a colocação de um lutador. No painel de votação, foi incluído também o ranking com pontuação elaborado pelo jornalista Klima Pessanha, atualizado mensalmente no blog UltiMMAto.
O Ranking Combate é atualizado mensalmente, sempre no começo do mês, levando em conta também os torneios realizados no período entre uma lista e outra. Como não há critérios objetivos de análise, as listas sempre gerarão polêmica e discussão. Confira abaixo:
Confira abaixo o novo Ranking Combate:
Ranking UFC Combate (Foto: Editoria de Arte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário