terça-feira, 9 de novembro de 2010

Para matar saudade da torcida de BH, Cuca marca treino aberto na Toca I

Atividade será nesta quinta, às 16h. Cerca de 2 mil torcedores são esperados e entrada será permitida mediante doação de um quilo de alimento não perecível

Por Leonardo Simonini e Rodrigo Fuscaldi Belo Horizonte
Cuca durante coletiva do CruzeiroTreinador que aproximar time e torcedores de BH
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
O técnico Cuca divulgou, nesta terça-feira, uma ideia que teve, aprovada pela diretoria do clube, de realizar um treinamento aberto para a torcida celeste, em Belo Horizonte, nesta semana que antecede ao duelo decisivo contra o Corinthians, que será disputado no sábado, às 19h30m (de Brasília), no Pacaembu.
De acordo com o treinador, o objetivo de realizar esta atividade é permitir que os torcedores da capital tenham contato com a equipe às vésperas de uma verdadeira final de campeonato, já que Belo Horizonte não conta com Mineirão e Independência para receber jogos.
O treino aberto será nesta quinta-feira, às 16h, na Toca da Raposa I. O antigo centro de treinamento dos profissionais do Cruzeiro foi escolhido por contar com uma arquibancada com capacidade para até 2 mil torcedores. E quem quiser acompanhar a atividade terá de doar um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado para uma instituição de caridade.
Questionado sobre o fato de a ideia poder parecer oba-oba, Cuca foi enfático.
- Não é oba-oba. Estamos distantes do nosso torcedor de Belo Horizonte. Queremos dar a oportunidade para que o torcedor leve a família e passe confiança e apoio aos nossos jogadores. Fui eu quem pediu à diretoria. É lógico que não sou eu quem vai criar oba-oba num momento como esse.
Taça Brasil de 1966
Nesta quarta-feira, o diretor de futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca, vai até a CBF participar de uma reunião com mandatários da entidade e de outros clubes como Santos, Bahia, Palmeiras, Botafogo e Fluminense. O encontro tem como intenção unificar os títulos de competições semelhantes ao Campeonato Brasileiro entre os anos 50 e 60. O Cruzeiro espera ter reconhecido o título da Taça Brasil de 1966.

STJD pune Corinthians e Palmeiras e tira jogos dos times do Pacaembu

Clubes são considerados responsáveis por incidentes causados por torcedores em clássico. Alvinegro não poderá enfrentar o Vasco no estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Vandalismo CorinthiansRalo de ferro atingiu um carro de uma emissora de
televisão (Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)
Vice-líder do Brasileiro, o Corinthians tem um grande problema para a reta final da competição. Em julgamento nesta terça-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o time paulista perdeu um mando de campo devido aos incidentes ocorridos após o encerramento do clássico diante do Palmeiras, do qual era mandante no Pacaembu, no dia 24. O Alviverde foi punido com a perda de mando em dois jogos. Os clubes ainda foram multados em R$ 10 mil. Mas têm direito a apresentar recurso.
Com a decisão do STJD, Corinthians não poderá enfrentar o Vasco no Pacaembu, pela penúltima rodada do Nacional, no dia 28. E o Palmeiras também não poderá realizar no estádio as partidas contra Atlético-MG (dia 21)  e Fluminense (28).
Se a determinação não for modificada, as partidas terão que ser realizadas a 100km da capital paulista. São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Araraquara seriam opções no território paulista. A Arena Barueri, local programado para o duelo entre Palmeiras e Fluminense, também não poderia ser utilizada por estar localizada em distância menor que a prevista.
A maioria dos auditores do STJD considerou que o Corinthians também foi responsável pelos incidentes ocorridos depois do clássico paulista. Eles consideraram que o clube, por ser mandante da partida, teria que garantir a segurança no estádio. Na ocasião, torcedores do Palmeiras atiraram objetos sobre jornalistas e aficionados do Corinthians. Uma ralo de ferro foi arrancado e lançado do tobogã, setor destinado à torcida palmeirense. E atingiu o carro de uma emissora de televisão. Ninguém ficou ferido no episódio.
Clubes prometem recorrer
O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, criticou a decisão e afirmou que já houve venda de ingressos para a partida contra o Vasco.
- É um absurdo. Nosso departamento jurídico vai tomar todas as medidas cabíveis. E já temos 9.300 ingressos vendidos para os sócios-torcedores - garantiu, por meio da assessoria de imprensa do clube.
O advogado do Alvinegro, João Zanforlin, mostrou irritação com a decisão do STJD, afirmando que o time foi punido por atitudes violentas cometidas por torcedores adversários.
- É uma decisão absurda. O tribunal achou que o Corinthians era responsável pela grade de ferro, que o Corinthians tinha que chumbá-la. Só dando risada. Foi o torcedor do Palmeiras que arrancou a barra - afirmou.
Zanforlin disse que vai apresentar um recurso na próxima quinta-feira. E afirmou confiar que o Tribunal dará uma resposta no mesmo dia.
O diretor de futebol do Palmeiras, Wlademir Pescarmona, considerou a pena "inadmissível" e prometeu que o clube também vai recorrer.
- Ainda estamos analisando com o nosso departamento jurídico qual é a melhor forma de fazer a defesa. Acho essa punição inadmissível. O Palmeiras não era o mandante daquele jogo e não pode se responsabilizar por isso. O que aconteceu foi devido a xingamentos e problemas com a torcida.
 

Perto da volta, Deco avisa: ‘Ninguém sofre mais com lesões que o jogador’

Luso-brasileiro reforçará o Fluminense diante do Goiás, assim como Fred. Emerson tem chance de voltar ao time também

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
deco no treino do fluminense na praiaDeco participa de treino físico na praia
(Foto: Wallace Teixeira / Photocâmera)
A semana é de boas notícias no Fluminense. Líder do Campeonato Brasileiro, com 61 pontos, o time contará com os retornos de Fred, recuperado de lesão na panturrilha esquerda, e Deco, livre das dores na coxa direita. Outro que pode voltar no domingo, contra o Goiás, pela 35ª rodada, no Engenhão, é o atacante Emerson, ainda em fase transição da fisioterapia para a preparação física. Se ficar livre das dores no tornozelo esquerdo, ele tem chance de atuar, mas seu caso requer mais cuidado.
Nesta segunda-feira, todos jogadores participaram de uma pesada atividade física na areia da praia do Leme. Deco e Fred trabalharam com o restante do elenco com corridas com elástico e cones. Já o Sheik fez uma atividade à parte. Após o treino, o luso-brasileiro desabafou sobre o período fora do time - não joga desde o dia 10 de outubro, pela 29ª rodada, na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro.
- Quem mais sofre com as lesões são os jogadores. Vivo mal, sou menos feliz quando não jogo e ficou mais mal humorado porque não posso fazer o que gosto. Ninguém fica mais triste e sofre mais com a lesões que os jogadores. Óbvio que a torcida sofre, até porque deseja ver o time completo, mas quem mais sofre são os jogadores – disse Deco, que brincou sobre a atividade na praia:
- Aqui é um pouco mais pesado, mais difícil, mas esse grupo é bom, gosta de trabalhar.
washington no treino do fluminense na praiaWashington tira foto com fã na praia do Leme
(Foto: Diego Rodrigues / Globoesporte.com)
Washington segue tratamento no ombro
Pouco antes do fim da atividade na praia, o atacante Washington colocou uma bolsa de gelo no ombro direito e foi em direção ao ônibus da delegação tricolor. O jogador tem uma lesão e sente dores no local. Ele, inclusive, jogou no sacrifício no último domingo, no clássico contra o Vasco. Ainda assim, o camisa 99 parou para tirar fotos com os fãs e atendeu pedidos de autógrafo. Mas o camisa 99 não deve ser problema para a partida do próximo domingo.

Musas finalistas analisam os times
na reta final do Brasileirão

Ketlyn (Fluminense), Nina (Grêmio) e Géssica (Vitória) batem uma bolinha
na praia e aproveitam para opinar sobre as suas respectivas paixões

Por Guilherme Maniaudet Rio de Janeiro
As finalistas do Musa do Brasileirão estão concentradas na final do concurso, mas nem por isso deixam de se preocupar com a situação de seus respectivos times. Ketlyn (Fluminense), Nina (Grêmio) e Géssica (Vitória) são, acima de qualquer coisa, apaixonadas pelos seus clubes. Após baterem uma bolinha na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira, elas aproveitaram para analisar o atual momento das equipes.
Musas do Brasileirão em jogo na praiaMusas do Grêmio, Flu e Vitória batem um bolão e analisam seus times (Foto: André Durão)
Líder, a tricolor Ketlyn deixa modéstia de lado e garante que o Fluminense vai levantar a taça em dezembro. Ela ainda aponta as duas referências do time: em campo, Conca; e, no banco, Muricy.
- Já são 26 anos sem saber o que é ganhar um Brasileiro, coisa que eu nunca vi. Desde o começo do ano toda a torcida está acreditando, principalmente pelas contratações realizadas. Dentro de campo, quem tem feito a diferença realmente é o Conca, mas com os lesionados, mostramos que um time que é campeão não é feito apenas de estrelas. E, no banco, tem o Muricy Ramalho, que vestiu a camisa desde o início e está nos levando ao título.
Clique aqui e vote: quem deve ser a Musa do Brasileirão 2010?
A musa do Flu falou também sobre o artilheiro Fred, famoso pela vida noturna que leva.
- O time precisa dele. Ano passado, na arrancada contra o rebaixamento, ele foi fundamental, o principal jogador. Acho que, lesionado, ele teria que se cuidar mais. Mas também não posso criticá-lo, ele é uma pessoa como outra qualquer.
Musas do Brasileirão em jogo na praiaRubro-negra descarta qualquer risco do Vitória cair
(Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Géssica garante que o Vitória não vai ser rebaixado, mas admite que a constante troca de treinadores em 2010 prejudicou muito o time. Nesta temporada, o Rubro-Negro esteve sob o comando de Ricardo Silva (duas vezes), Toninho Cecílio e Antônio Lopes.
- Começamos o ano bem, chegamos à final da Copa do Brasil, mas depois o time desandou. Trocamos muito de treinador, e o rendimento caiu. Mas o Vitória não vai ser rebaixado, não estamos no Z-4, e eu estou bem confiante – afirmou Géssica. Atualmente, o Rubro-Negro está em 14º lugar, com 38 pontos, dois a mais que o Guarani, que está em 17º.
“Se o Renato Gaúcho tivesse chegado antes...”
Musas do Brasileirão em jogo na praia Beldades tricolores analisam os seus times
(Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Esse é o pensamento da maioria dos gremistas, e com Nina não é diferente. A imortal acredita que se o atual técnico estivesse no comando desde o início, a equipe estaria lutando pelo título e já teria uma vaga garantida na próxima Taça Libertadores.
- Se o Renato tivesse chegado antes, com certeza as coisas teriam sido diferentes. Eu confio muito nele, assim como toda a torcida. Ele é o grande ídolo, viu que o time estava mal e voltou para arrumar a casa. Talvez, como ele desde início, conseguiríamos ser campeões. Mas mesmo se não conseguir ir à Libertadores, o trabalho dele já está valendo muito. O que ele fez com o time, reerguê-lo, não tem preço.
Nina não deixou de criticar o antigo comandante do Grêmio Silas.
- O grande problema do time era o comando. O Silas não tinha o comando do time, tinha muito jogador insatisfeito com ele.
A grande final do Musa do Brasileirão acontece no próximo sábado, durante o programa Caldeirão do Huck.
 

Garantido nas semis, Brasil reedita a final olímpica contra as americanas

Seleção luta pelo primeiro lugar do Grupo F e a invencibilidade no Mundial

Por Mariana Kneipp Direto de Nagoya, Japão
Brasil comemora vitória sobre a AlemanhaAs meninas do Brasil tentam assegurar o primeiro
lugar do grupo (Foto: FIVB)
A classificação para as semifinais já está garantida, mas as jogadoras da seleção não estão satisfeita. Sem comemoração no final do jogo contra a Alemanha, quando carimbaram a passagem para Tóquio, elas avisaram: ainda falta confirmar o primeiro lugar do Grupo F. A jornada pelo título, o “objetivo maior” citado por Sheilla, também continua. E o desejo de manter a invencibilidade de sete jogos está maior do que nunca. Por isso, o último duelo da segunda fase promete bastante emoção. Brasil e Estados Unidos vão fazer a reedição da última final olímpica a partir de 3h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.
header o que esta em jogo
Brasil: a seleção busca a vitória para manter a invencibilidade no Mundial e terminar a segunda fase como líder do Grupo F.
EUA: a equipe luta pela última vaga nas semifinais. Uma derrota para o Brasil pode mandar as americanas de volta para casa mais cedo e classificar a Itália.
header  vôlei as escalações
Brasil: apesar de já classificada, a seleção entrará com o time titular na partida. A equipe será formada por Fabíola, Natália, Jaqueline, Fabiana, Thaisa e Sheilla. Líbero: Fabi.
Rival: a equipe americana também entrará com força máxima para tentar conquistar a vaga nas semifinais. O time terá Glass, Bown, Larson, Logan, Akinradewo e Hooker. Libero: Sykora.
header fique de olho 2
Brasil: Fabíola ganhou a vaga de titular durante o Mundial e não deixou mais a quadra. A levantadora está distribuindo muito bem as jogadas e tendo papel importante no bloqueio.
EUA: Logan é uma das jogadoras mais experientes da equipe. A ponteira, que já jogou no Brasil, conhece a seleção e tem um repertório diverso de jogadas no ataque.
header o que eles disseram
José Roberto Guimarães (técnico do Brasil): “O sistema defensivo delas é muito forte. A Logan dá opção na rede e a Hooker é um sempre um desafogo. É um grande adversário”
Logan (ponteira dos Estados Unidos): “Jogar contra o Brasil é sempre uma batalha. É uma das melhores seleções do mundo. Mas estamos preparadas e vamos entrar com o pensamento na vitória”.
header números e curiosidades
* Brasil e Estados Unidos já se enfrentaram 97 vezes na história. A seleção brasileira tem 53 vitórias, contra 44 da americana.
* No Mundial, a soberania é dos Estados Unidos. Em seis confrontos, quatro vitórias americanas e apenas duas brasileiras.

* O duelo entre as duas seleções também é travado no ranking mundial da Fivb. O Brasil é o líder, com 172,5 pontos. Já os Estados Unidos são os segundo colocados, com 145,5 pontos.
header último confronto v2
Brasil e Estados Unidos se enfrentaram pela última vez em uma série de amistosos que aconteceram no Paraná, em setembro. Na partida final, a seleção venceu por 3 sets a 1 (25/22, 25/20, 18/25 e 25/20), com direito a 17 pontos de Natália, no ginásio em Arapongas.

Craque da Galera 2010: eleja o representante do seu time

Primeira fase da escolha do jogador preferido da torcida começa nesta terça-feira e vai até o dia 16 de novembro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Começa nesta terça-feira a eleição do jogador mais querido do Brasileirão. A primeira fase da votação do Craque da Galera está no ar. Torcedores dos 20 clubes que disputam a competição terão até o dia 16 (terça-feira) para escolher seus representantes na segunda fase.
Clique aqui e escolha o indicado do seu time
A segunda fase acontecerá entre os dias 18 e 25 de novembro. Nela, os torcedores vão escolher três indicados para a eleição decisiva. A votação que vai definir o vencedor do troféu será realizada entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro.
O troféu será entregue durante a cerimônia Craque do Brasileirão 2010, no Rio de Janeiro.
Craque do Brasileirão Conca Thiago Silva Rogério Ceni RenatoOs vencedores dos últimos anos: Conca (2009), Thiago Silva (2008), Rogério Ceni (2007) e Renato (2006)
09/11/2010 22h57 - Atualizado em 09/11/2010 23h12

Com direito a gol no fim, Coritiba bate o Duque e está de volta à Série A

 

Time paranaense abre 2 a 0, leva o empate aos 41 do segundo tempo, mas consegue o gol do acesso três minutos depois

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Acabou o tormento. Há quase um ano, o Coritiba passou pela mais triste cena de sua história. O quebra-quebra realizado por um grupo de torcedores após a queda para a Série B arranhou a imagem do clube e fez com que o ano de 2010 fosse marcado por muita pressão e cobrança. A punição de dez jogos sem poder atuar no Couto Pereira fez a equipe alviverde disputar boa parte da Série B fora de Curitiba (Joinville recebeu o clube). Mas a punição terminou. A punição ao Couto e a punição de disputar a Série B. Nesta terça-feira, o Coxa bateu o Duque de Caxias, em São Januário, por 3 a 2 e está matematicamente garantido na elite do futebol nacional no ano que vem. Com 67 pontos, o time paranaense não pode mais ser alcançado pela Portuguesa, atual quinta colocada, com 56 pontos.
Coritiba Leo gagoJogadorers do Coritiba festejam o gol de Léo Gagol, o primeiro da vitória (Foto: Ag. Estado)
A partida teve contornos dramáticos. O Coritiba abriu 2 a 0 no primeiro tempo e sofreu o empate aos 41 do segundo. Com o resultado, o time ainda não garantiria a vaga. Mas, quando faltava um minuto para o fim, Tcheco fez uma linda jogada e entregou para Marcos Aurélio, que fez o gol da vitória. Léo Gago e e Enrico fizeram os outros. Somália e Frontini descontaram para a equipe da casa.
Além do acesso do Coritiba, a partida ficou marcada pela torcida. Quer dizer, pela ausência dela. Apenas 513 pessoas compareceram a São Januário. Para coroar a sua campanha, o Coritiba pode até ser campeão na próxima rodada. O time alviverde, líder do torneio, encara o Figueirense, segundo, com quatro pontos a menos. Se vencer, o Coxa leva o caneco com duas rodadas de antecedência.
Para o Duque de Caxias, o ano de 2010 acabou. O time segue com 49 pontos e não tem mais chance de conquistar uma das quatro vagas para a Série A. Como não corre risco de rebaixamento, deve lutar para terminar a competição na melhor posição possível.
”Jogadores da casa” abrem caminho da vitória
Antes da partida, os jogadores do Coritiba admitiram que a ansiedade para conquistar o acesso era grande. Mas não teve nem tempo para ficarem nervosos. Primeiro minuto de jogo e o Coxa teve uma falta a seu favor. Mesmo de muito longe, Léo Gago encheu o pé. Lopes não conseguiu segurar, a bola ainda bateu nas suas costas e entrou. O volante, que pertence ao Vasco, falou antes do jogo que conhecia os atalhos de São Januário. O chute provou isso.
Mas o Coxa não tem apenas um jogador que conhece bem São Januário. O meia Enrico também tem vínculo com o Vasco. E já que seu colega fez um gol, ele quis imitar. Aos 20, Marcos Aurélio chutou cruzado, Lopes defendeu, a bola sobrou para Leonardo, que mandou a bomba. Lopes, mais uma vez, espalmou. Enrico ficou com o rebote e acertou a trave. Mas a bola voltou para ele que dessa vez acertou as redes. 2 a 0 Coritiba.
Antes disso, cada time acertou uma bola na trave. Primeiro, Lenilson assustou Edson Bastos. Depois, foi a vez de Marcos Aurélio acertar o poste do gol do Duque de Caxias.
Depois de abrir dois gols, o Coritiba passou a tocar mais a bola e tentar subir ao ataque apenas na boa. Mas falhou na marcação pela esquerda, e Somália recebeu cruzamento no meio da área. De cabeça, o atacante diminuiu, aos 32. E foi só. O primeiro tempo terminou com os dois times trocando passes sem muito objetivo.

Duque volta na pressão

O Duque de Caxias voltou para o segundo tempo disposto a conseguir pelo menos o empate. Na pressão, encurralou o Coritiba. Mas faltava categoria. O time errava passes e chutes demais e pouco ameaçava Edson Bastos. Na melhor chance, aos 12, Somália ficou na cara do gol na pequena área. Mas o atacante caiu e pediu pênalti. O árbitro Sandro Meira Ricci nada marcou.
Depois de 20 minutos de pressão, finalmente o Duque conseguiu acertar um chute perigoso. Leandro Chaves arriscou de longe, mas Edson Bastos fez bonita defesa e evitou o empate. O Coritiba parecia assustado e não conseguia segurar a bola nem um minuto no ataque. Com isso, mesmo com toda a falta de técnica do Duque, não foi de espantar que o time fluminense chegasse ao empate.
Aos 41, Paulo Rodrigues cruzou na área, e Frontini desviou de cabeça, sem chance para Edson Bastos. O gol quase colocou por terra o acesso do Coritiba. Quase. Mesmo sem jogar bem, o Coxa conseguiu o gol salvador aos 43. Tcheco fez fila na defesa e tocou para Marcos Aurélio, que recebeu na área na mesma linha da zaga e mandou para o fundo do gol encobrindo o goleiro. O atacante, que já havia marcado na final do paranaense, mostrou mais uma vez que tem estrela.
”Time de primeira”, gritaram os torcedores do Coxa ao fim da partida. O Coritiba está de volta à elite do futebol nacional.

Sem chances, Jenson Button diz que título de Alonso pode ficar manchado

‘Se ele for campeão, só espero que seja por mais de sete pontos de diferença’, afirma o piloto da McLaren, referindo-se ao episódio do GP de Hockenheim

Em Londres
jenson button mclaren interlagosButton não tem mais chances de conquistar o
título da F-1 em 2010 (Foto: agência Reuters)
O inglês Jenson Button teve um fim de semana para esquecer em São Paulo. Além de sofrer uma tentativa de assalto, viu sua chance de título cair por terra. Fora da briga, o piloto da McLaren passou a avaliar as possibilidades dos outros pilotos. E provocou Fernando Alonso, que só precisa chegar em segundo lugar no GP de Abu Dhabi para levantar a taça.
- Se ele for campeão, só espero que seja por mais de sete pontos de diferença. Senão vai ter gente decepcionada com o que aconteceu em Hockenheim, questionando se ele realmente merece o título – afirmou Button ao jornal inglês “The Sun”.
O piloto se refer ao episódio em que o brasileiro Felipe Massa cumpriu ordens da Ferrari e deixou o espanhol passar para garantir a vitória na Alemanha. Button garante que, fora isso, não tem um candidato preferido ao título.
- Na verdade não ligo para quem vai ganhar. Mas gosto da maneira como a RBR deixa seus pilotos brigarem. Você luta a sua carreira toda para ganhar um campeonato. Se ainda tem chance de ser campeão, deve receber oportunidades iguais. Acho que o título está entre Mark Webber e Fernando.

Preparador físico: Carlos Alberto deve retornar contra o São Paulo

Jorge Sotter, porém, diz que volta de Ramon deve demorar mais um pouco

No Rio de Janeiro
Treino do Vasco - Zé Roberto e Carlos Alberto Carlos Alberto trabalha a parte física ao lado de Zé
Roberto (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.net)
Depois de jogar apenas sete das 34 partidas que o Vasco disputou neste Campeonato Brasileiro, Carlos Alberto está perto de reforçar o time cruzmaltino na reta final. Segundo o preparador físico do clube, Jorge Sotter, a possibilidade de o camisa 19, que se recupera de um estiramento na coxa, retornar contra o São Paulo, domingo, às 19h30m, em São Januário, existe.
- Chance sempre tem. Mas vamos esperar para ver como ele irá se comportar durante a semana para que possa ser entregue ao PC. Carlos Alberto precisa só avaliar essa parte respiratória para a gente ver se já pode contar com ele - disse o preparador à Rádio Manchete.
Sotter disse ainda que a situação de Carlos Alberto é melhor que a do lateral Ramon, que ainda não tem previsão de volta.
- O Carlos Alberto hoje está à frente de retornar. Ele está em uma situação bem mais cômoda do que a do Ramon - afirmou.
Depois do jogo contra o São Paulo, o Vasco ainda enfrenta Cruzeiro e Corinthians fora de casa, e Ceará em São Januário.

'Velhinhos' x tecnologia: International Board estuda mudanças no futebol

Pressionada por erros de árbitros, entidade é responsável por analisar propostas de novas regras. Saiba como funciona e quem participa do grupo

Por Lucas Loos e Thiago Dias Rio de Janeiro
A tecnologia nas transmissões das partidas de futebol fez mais do que escancarar equívocos de arbitragem. O grande número de câmeras, nos mais diversos ângulos, e recursos de computação deixaram na berlinda, mais uma vez, a International Football Association Board (IFAB). Na mitologia do futebol, a International Board é um grupo de velhinhos conservadores que comandam as regras do jogo e decidem o que mudará ou não dentro das quatro linhas. Mas você sabe como funciona esse grupo e quem faz parte dele?
ilustração International Board FIFA 620x470Tecnologia e conservadorismo: cobrança por mudanças aumenta com erros (Ilustração: Cláudio Roberto)
Em 20 de outubro, a IFAB anunciou que aceitou estudar o uso de um sistema tecnológico para determinar se a bola passou ou não a linha da baliza, após tantas reclamações por causa do gol não dado do inglês Frank Lampard contra a Alemanha na Copa do Mundo (veja no vídeo abaixo). A pressão aumentou com mais erros em gramados ao redor do planeta. Esta e outras mudanças propostas são analisadas em duas reuniões anuais. A próxima será entre 4 e 6 de março de 2011, no País de Gales.
A International Board foi fundada por quatro associações britânicas em 1886 - antes mesmo da Fifa, de 1904 -, quando os responsáveis pelo futebol de Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales se juntaram em Manchester para definirem as regras do jogo. Em 1913, a Fifa passou a fazer parte do grupo. Nas reuniões, cada federação britânica tem um voto, enquanto a Fifa tem quatro, representando os outros 204 países filiados. Para qualquer mudança nas leis, é necessária a aprovação de 3/4 dos votos (seis dos oito).
O primeiro encontro anual, que costuma ser em fevereiro ou março, serve para tratar de assuntos gerais, incluindo as mudanças nas regras. O segundo, geralmente entre setembro e outubro, debate temas ligados a negócios submetidos ao conselho e não tem como intuito interferir dentro das quatro linhas. Cada federação tem um voto, mas isso não significa que apenas oito pessoas estejam presentes.
- Como uma regra geral, cada membro é geralmente representado pelo respectivo secretário-geral/chefe-executivo da Fifa e das quatro federações britânicas, além de representantes de cada departamento de arbitragem - disse a Fifa, por e-mail.
Procurada pelo GLOBOESPORTE.COM, a Fifa não revelou os nomes de todos os seus representantes na última reunião em outubro, no País de Gales. A entidade apenas disse que Jérôme Walcke (secretário-geral), não participou por conta de um compromisso em Zurique e deu a entender que o presidente Joseph Blatter compareceu.
Do lado das federações britânicas, oito membros estiveram presentes no encontro de outubro, segundo e-mail respondido pela associação do País de Gales. Alex Horne (secretário-geral) e Neale Barry (chefe de desenvolvimento da arbitragem) representaram os ingleses, enquanto Jonathan Ford (chefe-executivo) e John Deakin (secretário da Premier League galesa) estiveram do lado galês. Patrick Nelson (chefe-executivo) e William Campbell (chefe de operações) ainda foram os representantes da Irlanda, e Stewart Regan (chefe executivo) e Hugh Dallas (sem cargo especificado), da Escócia.
Velhinhos? Nem todos. Em seu site oficial, a Fifa exibe a foto de um encontro especial da International Board em 18 maio de 2010, em Zurique, com a presença de 21 pessoas, incluindo  alguns dirigentes considerados jovens, como Michel Platini (presidente da Uefa), de 55 anos. Mas há também Nicolas Leoz (presidente da Conmebol), de 82 anos. Dos nomes revelados pela federação galesa sobre a última reunião, Stewart Regan, Alex Home e Patrick Nelson têm cerca de 50 anos. Blatter tem 74 anos.
- Não existe nada disso de história dos velhinhos da International Board. Tem gente jovem lá. A imagem de velhinhos foi uma lenda criada. Não tem esse negócio, até porque as pessoas de lá não são eternas - brincou o ex-árbitro Renato Marsiglia.
reuniao da international board na fifa em maio de 2010 com platiniPlatini (55 anos) e Leoz (82 anos) na primeira fileira: reunião recente da IFAB em Zurique (Foto: fifa.com)
Na reunião de 20 de outubro, a IFAB decidiu estudar sistemas tecnológicos "100% confiáveis" para determinar se a bola passou ou não: "A confirmação da decisão final deve ser ratificada em um segundo e comunicada exclusivamente aos árbitros do confronto", disse o comunicado. Para o comentarista Arnaldo Cezar Coelho, o conservadorismo protege a essência do futebol.
- Todas as alterações ocorridas até agora tornaram o futebol mais dinâmico, e serviram para ter mais gols e ainda proteger os craques. Mas eles (membros da International Board) são resistentes a mudanças mais drásticas. Por mais que sejam conservadores, prevalece o bom senso - disse Arnaldo.
A opinião é compartilhada por Marsiglia:
- Eu acho que essa composição é feita para evitar mudanças bruscas nas regras do futebol. Se você começa a abrir demais para mudar as regras querendo atender determinados setores, daqui a pouco as regras serão mudadas para atender o desejo dos patrocinadores. As regras se tornam imunes a isso tudo, por isso o conservadorismo. Já imaginou se a International Board fosse um órgão que atendesse a determinados interesses.
Se uma mudança for aprovada (tendo os seis de oito votos da reunião), a medida passa a valer a partir do dia 1º de julho do mesmo ano. Nos últimos anos, algumas novidades saíram do papel, como a permissão de jogos em campos de grama artificial, a proibição de camisas contendo mensagens políticas ou religiosas, a liberação da publicidade em qualquer parte do uniforme e uma alteração na lei de impedimento, onde qualquer parte do corpo, com a exceção dos braços, conta na hora da marcação de um impedimento.

Nadadora do Pinheiros testa positivo e é suspensa pelo período de dois anos

Exame antidoping feito no Troféu José Finkel em Daiane Becker aponta a presença de estanozolol; velocista integraria revezamento no Mundial de Dubai

natação revezamento daiane beckerDaiane Becker (segunda da esquerda para a direita),
integrou o 4x50m livre (Foto: Divulgação)
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou nesta sexta-feira o resultado da prova A do antidoping da nadadora Daiane Becker, realizado no Troféu José Finkel, disputado em setembro.  Ela testou positivo para o uso de estanozolol, um esteroide anabolizante. Depois de ouvir a atleta do Pinheiros durante o painel de doping, a entidade decidiu pela suspensão  de dois anos, a contar a partir de 29 de outubro.
Os resultados, medalhas e prêmios obtidos durante o campeonato também foram anulados. Na ocasião, a velocista de 19 anos ganhou bronze nos 50m e 100m livre, e ouro nos revezamentos 4x50m e 4x100m livre. Ela também tinha assegurado uma vaga na seleção (4x100m livre) que irá disputar o Mundial de Dubai, em dezembro.  O exame foi realizado no Laboratório INRS -Santé, Institut Armand Frappier, no Canadá. Daiane ainda não decidiu se irá optar pela abertura da amostra B.
Nesta temporada, outros dois nadadores brasileiros também não passaram pelo teste antidoping. Em fevereiro, Vinicius Waked foi suspenso por dois meses depois de ter tomado um remédio para dor de cabeça. Depois foi a vez de Daynara de Paula, que fez uso de um diurético durante os Jogos Sul-Americanos de Medellín, em março, e acabou pegando uma punição de seis meses.

Thiago Pereira ganha mais duas medalhas e se confirma como 'Rei'

Brasileiro ganha um ouro e uma prata em Estocolmo e garante título da Copa do Mundo de Natação de Piscina Curta

Thiago Pereira ganhou mais duas medalhas neste sábado e confirmou o título de Rei da Copa do Mundo de Natação de Piscina Curta. Na última etapa da Copa, em Estocolmo, o brasileiro venceu os 400m medley e ficou com a prata nos 100m medley, chegando a 22 medalhas no total (19 de ouro e três de prata). O nadador está em primeiro no ranking da competição, com 138 pontos, 62 à frente do sul-africano Darian Townsend, o segundo.
- Estou muito satisfeito com o título. Consegui ganhar medalhas e fazer bons tempos, como os recordes brasileiro e sul-americano na etapa do Rio de Janeiro. Foi o maior desafio da minha carreira, na quantidade de etapas e provas em um determinado período de tempo (viajou mais de 40 mil quilômetros em dois meses).
Thiago dominou os 400m medley desde o início e foi abrindo vantagem , terminando com tempo de 4m04s62, quase quatro segundos à frente do segundo colocado, o japonês Kosuke Hagino (4m8s56). Na terceira posição ficou o francês Sebastién Rouault.
Nos 100m medley, o brasileiro finalizou a primeira metade da prova na quinta colocação, mas conseguiu se recuperar e terminou a prova na segunda posição, com o tempo de 52s93. O vencedor foi o russo Sergey Fesikov (52s81) e o terceiro lugar foi do sul-africano Darian Townsend (53s13).
- Apesar de ser a última etapa, me senti bem neste sábado e consegui ter um bom desempenho nas duas provas. Estou muito satisfeito com mais duas medalhas e este resultado assegura meu título, tanto que não vou nadar os 200m medley neste domingo. Estou cansado e vou tirar o dia de folga para comemorar.

 

Fúria campeã do mundo e Mourinho ganham versão como 'caganers'

Empresa lança 51 novos personagens dos tradicionais bonecos espanhóis

Por GLOBOESPORTE.COM Torroella de Montgrí, Espanha
"Caganers" Boneco do treinado Jose MourinhoTécnico José Mourinho como 'caganer' (Foto: EFE)
Os tradicionais bonecos "caganers", usados em festas de Natal na Catalunha, ganharam 51 novos personagens em 2010. Entre eles, a seleção espanhola campeã do mundo e o técnico José Mourinho, que assumiu o Real Madrid nesta temporada. Há ainda uma versão de Lionel Messi com o troféu da Bola de Ouro, que o craque do Barcelona recebeu por ter sido o melhor do mundo em 2009.
Os novos bonecos são vendidos pela empresa "caganer.com", que agora tem cerca de 200 personagens representados nas imagens de barro. Outra personalidade envolvida com futebol que ganhou um "caganer" neste ano é o presidente do Barcelona, Sandro Rosell.
O "caganer", ou "santo cagão", é sinônimo de fertilidade e simboliza a necessidade de fertilizar a terra para ter uma boa colheita no ano seguinte.
"Caganers" Bonecos dos jogadores da EspanhaOs 'caganers' campeões do mundo: Xai, Piqué, Puyol, Iniesta, Villa e Busquets na imagem (Foto: EFE)

Brasil passa pelas alemãs e confirma vaga nas semifinais do Mundial

Seleção força o saque e vence as adversárias por 3 sets a 0 para garantir a classificação antecipada e passagem para Tóquio

Por Mariana Kneipp Direto de Nagoya, Japão
Em 9 de novembro de 1989, os alemães comemoravam a abertura do caminho entre os lados oriental e ocidental da nação. A queda do Muro de Berlim completa 21 anos nesta terça-feira. Protagonistas de um dos fatos mais marcantes da história, as germânicas fizeram um papel de apenas coadjuvantes em mais um movimento de passagem e avanço de etapas para um país. Em busca do título inédito do Mundial de Vôlei, o Brasil aproveitou o fraco desempenho da Alemanha em quadra e carimbou sua passagem de Nagoya para Tóquio. A vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/13 e 25/21, confirmou a classificação para as semifinais e deixou a seleção a dois passos do alto do pódio da capital japonesa no próximo domingo.
Brasil comemora vitória sobre a AlemanhaAs meninas festejam a vitória sobre a Alemanha e o passaporte para as semis (Foto: FIVB)
Antes de ir para Tóquio, porém, a equipe de José Roberto Guimarães precisa “cumprir tabela” contra um dos principais adversários do Mundial. Nesta quarta-feira, às 3h (de Brasília), o Brasil enfrentará os Estados Unidos para definir quem deixa o ginásio Nippon Gaishi Hall como o primeiro colocado do Grupo F.

Com 20 acertos, Natália foi a maior pontuadora do jogo. Pela Alemanha, Ssuschke somou oito.

Brasil joga com tática do ‘inimigo’

Antes do jogo, Zé Roberto avisou que a Alemanha tinha um dos melhores saques do Mundial. Porém, o que se viu no início da partida foi o Brasil dominando o fundamento. Fabiana e Thaisa quebraram a recepção alemã e facilitaram o trabalho da equipe, que pontuou com Natália e Sheilla. Depois de um belo rali, a oposta deu show na rede, saindo do bloqueio e marcando 3 a 2 para a seleção.

A defesa verde e amarela também esteve bem posicionada. Fabi e Fabíola resgataram bolas a milímetros do chão. No placar, a vantagem já era de cinco pontos. As alemãs se desconcentraram e erraram ataques, sozinhas. Do outro lado, no entanto, a seleção continuava a mandar saques muito bem colocados. Fabíola abriu o caminho para belas jogadas de Jaqueline e Sheilla, que levaram o marcador a 20 a 12.

Zé Roberto resolveu, então, fazer uma substituição tripla. Sassá, Dani Lins e Joycinha entraram em quadra. As duas últimas permaneceram apenas por dois pontos. Já a ponteira continuou para ajudar na recepção, que deu início ao contra-ataque finalizado por Thaisa, após um levantamento com somente uma das mãos de Fabíola. Mais uma defesa quase impossível da levantadora e da central, e Sheilla fechou o primeiro set, no bloqueio, com 25/16.

Saque da Fabíola abre caminho para seis pontos

Estrela do time alemão, Kozuch passou a primeira parcial zerada. A ponteira só conseguiu pontuar quando o placar já estava 6/5 para o Brasil no segundo set, que começou equilibrado. Porém, o Brasil tinha Sheilla e Natália, que foram beneficiadas pela boa distribuição de bolas de Fabíola.
Sheilla e Thaisa no bloqueio contra Maren Brinker, da AlemanhaSheilla e Thaisa no bloqueio contra a alemã Maren Brinker (Foto: Divulgação / FIVB)
Jaqueline foi para o saque e forçou o braço. Depois de três pontos de contra-ataque, sendo um deles por um erro bizarro de levantamento de Brinker, o técnico Giovanni Guidetti parou o jogo. O italiano deu um show a parte de nervosismo ao lado da quadra. Com uma prancheta na mão, que não tinha nada escrito, ele mordia os dedos, gritava e batia os pés no chão. Nada que ajudasse sua equipe.

Pelas mãos de Natália, o placar ia mudando mais rápido que o técnico pudesse perceber. Até a central Radzuweit, de 1,96m, foi parada no bloqueio pela “baixinha” Fabíola, de 1,84m, para marcar 16/9. A levantadora, aliás, foi o destaque do segundo set. Com uma seqüência de seis saques, deixou a seleção com 11 pontos de vantagem. No bloqueio triplo brasileiro, a parcial foi encerrada em 25/14.

Natália para reação alemã

O Brasil começou errando muito no terceiro set. Do outro lado, o ataque alemão explorou o bloqueio e conseguiu abrir vantagem no placar, com ace de Radzuweit e Beier (8/5). No tempo técnico, Zé Roberto gritou:
- Elas estão virando tudo. Vamos jogar.
A seleção voltou melhor para a quadra. Natália e Fabiana diminuíram a diferença para apenas um ponto. Weiss tentou mandar de segunda, mas a número 12 brasileira devolveu com forte ataque para empatar em 17 a 17 e, em seguida, virou o marcador para a seleção.

Depois que levou a virada, a Alemanha não ofereceu mais resistência. Natália continuou voando na rede, e Thaisa acertou a mão no saque para abrir quatro pontos de vantagem. Mais um ponto da ponteira, e a festa da classificação antecipada para as semifinais começou na quadra em Nagoya.

Zé Roberto elogia 'reação em cadeia' após bom saque contra Alemanha

Técnico, assim como Sheilla e Natália, destacam o fundamento e a defesa como principais armas do Brasil na vitória desta terça-feira

Por Mariana Kneipp Direto de Nagoya, Japão
José Roberto Guimarães e o italiano Giovanni Guidetti, técnico da AlemanhaZé Roberto e Giovanni Guidetti na entrevista coletiva
após o jogo (Foto: Divulgação / FIVB)
A cena se repetiu nos três sets. Bastava o Brasil forçar o saque contra a Alemanha que a vantagem no placar começava a aumentar. Objeto de estudo para a partida desta terça-feira, o fundamento somou apenas três pontos diretos para a seleção no jogo, mas foi o principal destaque do time na hora de explicar o porquê da vitória fácil, que garantiu a classificação às semifinais do Mundial.

- É uma reação em cadeia. Se o saque entra forte, quebra o passe delas, o bloqueio entra e facilita para a defesa, que estava muito bem posicionada hoje. Se você for ver, conseguimos uma sequência de pontos com a Fabíola no saque, porque ela fez o combinado, mas também porque era a nossa melhor formação, com Sheilla, Natália e Thaisa na rede, e Jaqueline no fundo. Precisa ter esse equilíbrio – disse José Roberto Guimarães.

Sheilla foi uma das beneficiadas pelo saque forte da seleção. A oposta marcou 16 pontos no jogo, com muitos de contra-ataques.

- Com o saque entrando, facilita muito para o bloqueio. Dificulta o passe delas, aí a gente ganha mais possibilidades no ataque. Tudo funciona quando acontece dessa forma – concluiu a jogadora.

Natália, maior pontuadora da partida, acredita que a qualidade das jogadoras brasileiras no saque fez a diferença no jogo.

- O saque e a defesa são a grande alma do jogo. Se não acertar, não tem como jogar. Só o saque já vale 50% de tudo. Esse foi o nosso ponto forte hoje, com certeza – afirmou.