sábado, 1 de outubro de 2011

Dedé usa belas atuações contra Grêmio e Cruzeiro como referência

Diante do Corinthians, zagueiro do Vasco espera que time use a inteligência para aproveitar os erros do rival

Por André Casado Rio de Janeiro
dede vasco treino (Foto: Mauricio Val / Fotocom.net)Dedé no treino do Vasco realizado na sexta-feira
(Foto: Mauricio Val / Fotocom.net)
Dia 17 de setembro, sábado, São Januário. A data marcou a expressiva vitória do Vasco sobre o Grêmio, que deu ainda mais gás na perseguição à liderança do Brasileirão, hoje em posse do time carioca. Para o zagueiro Dedé, no entanto, a atuação representou muito mais. Além de ter sido, em sua visão, uma das melhores partidas feitas pelo time em 2011, serve como referência para encarar o próximo rival, o vice-líder Corinthians, no duelo deste domingo, às 16h (de Brasília), no mesmo local. Isso sem falar no cheiro de título que a goleada de 4 a 0 sobre o Tricolor gaúcho deixou.
- Depois da partida contra Grêmio, vimos que tínhamos grandes chances de alcançar nosso objetivo, que é o título. Jogamos com uma equipe que estava bem abaixo na tabela, mas com uma pegada forte. Agora é enfrentar o segundo colocado em casa, outra situação. O torcedor está vendo a entrega dos jogadores, a situação do nosso grande professor Ricardo Gomes, a vontade da comissão técnica... Todos ficam comovidos com isso. A torcida só está pensando em ajudar, ainda mais em um jogo como esse, ela fará a diferença com toda a certeza - crê Dedé, que seguiu nos exemplos anteriores:
- Contra Grêmio e Cruzeiro (na última rodada, em Sete Lagoas, MG), fizemos duas das melhores partidas na temporada. Vejo que vencer por 4 a 0 em casa e 3 a 0 fora é quase perfeito. Temos de pensar nesses jogos, manter a humildade na marcação. O setor ofensivo fez a diferença, marcou e jogou muito. Os jogadores estavam confiantes desde o início dos jogos, a equipe cresceu com isso.
Entre as partidas contra Grêmio e Cruzeiro, o Vasco empatou por 1 a 1 com o Atlético-GO, em sua última apresentação em São Januário. O zagueiro, que jamais venceu o Corinthians, lembrou que também quebrou os mesmos tabus frente ao Tricolor gaúcho e à Raposa. Ele acredita que os paulistas terão cautela neste domingo.
Depois da partida contra Grêmio, vimos que tínhamos grandes chances de alcançar nosso objetivo, que é o título"
Dedé
- Eles vêm bem, mas sabem a dificuldade que é jogar em São Januário. Vão marcar bastante e pensar antes de tentar algo como partir muito para cima. O Grêmio, por exemplo, veio aqui e foi ofensivo. Conseguimos fazer o resultado nos erros deles. O Corinthians está atento e não vai querer errar assim. Ainda mais nessa fase do campeonato.
A seu lado, Dedé terá Renato Silva, com quem está invicto. A dupla se encaixou depois da saída de Anderson Martins para o mundo árabe e não sofre gols há três compromissos. O parceiro está recuperado de um inchaço no joelho direito e será escalado pelo técnico interino Cristóvão Borges.

O Vasco tem tudo para ir a campo com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Romulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Elton. Felipe e Alecsandro voltam e serão opção no banco de reservas.
Com um a menos, Flu marca aos 50 do segundo tempo e bate o Santos
Tricolor sofre empate aos 44, mas consegue vitória marcante em Volta Redonda por 3 a 2, deixando o campo aos gritos de 'o campeão voltou'
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O Fluminense recebeu o Santos neste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e conseguiu uma vitória maiúscula, com direto a gol triunfante aos 50 minutos do segundo tempo. Marquinho, Rafael Sobis e Márcio Rosário marcaram os gols dos 3 a 2 do Tricolor, que terminou a partida com um homem a menos (Digão foi expulso). Pelo Santos, que havia conseguido o empate aos 44 da etapa final, marcaram Neymar e Rentería.
Com o resultado, o Fluminense, que deixou o gramado aos gritos de "o campeão voltou" (foram 11.780 pagantes, renda de R$ 266.125), chega a 44 pontos e garante sua posição dentro do G-5 do Campeonato Brasileiro até o fim desta 27ª rodada. O Santos, por sua vez, estaciona nos 35 pontos, em 11º lugar.
Na próxima rodada, o Fluminense faz o clássico com o Flamengo, em 9 de outubro (domingo), no Engenhão. O Santos volta a campo antes pelo Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, disputa um jogo adiado contra o Grêmio, no Olímpico.
No Fluminense, Abel Braga deu ao argentino Martinuccio sua primeira chance como titular. O argentino compôs o setor ofensivo ao lado de Fred. O meio foi formado por Edinho, Diguinho, Marquinho e Lanzini. Deco ficou como opção para o segundo tempo. No Santos, Muricy Ramalho foi a campo com três atacantes: Neymar, Borges e Alan Kardec. Os três, com muita movimentação, tiveram o apoio no meio de Arouca, Henrique e Elano.
Neymar se destaca
O jogo começou com o Fluminense tendo mais a bola, tentando agredir um bem postado Santos, que utilizava muita velocidade quando retomava a posse de bola. Inspirado, Neymar deu diversas arrancadas e tirou o sono principalmente de Mariano pela ponta esquerda. As primeiras boas chegadas foram santistas. Borges, em chute da direita, testou Diego Cavalieri, que se saiu bem. Depois, foi a vez de Neymar perder boa chance após linda arrancada de Arouca. O volante tabelou com Borges e serviu Neymar na área. O jovem atacante se livrou de Digão com um chapéu e bateu, mas a bola saiu por cima do gol.
O Fluminense também criou suas chances. Fred, de cabeça, e Marquinho, com o pé esquerdo, obrigaram Rafael e fazer grandes defesas quando o placar ainda estava 0 a 0. Foi o goleiro, por sinal, que iniciou o lance do primeiro gol do jogo. Aos 32, após agarrar uma bola, Rafael bateu rapidamente na direção da ponta esquerda, onde estava Neymar. O atacante recebeu nas costas de Mariano, arrancou para a área, limpou Diguinho e bateu rasteiro, sem muita força. Diego Cavalieri ainda chegou a tocar na bola, mas ela foi morrer no fundo da rede. Na comemoração, rente à linha de fundo, Neymar por pouco não foi atingido por um saquinho de pó de arroz atirado pela torcida.
Apesar de ficar em desvantagem, o Fluminense não baixou a guarda. Mesmo sem ser envolvente, não deixou de buscar o ataque e foi premiado ainda antes do intervalo. Após bola levantada da direita, Elano afastou mal na entrada da área e acabou por deixar a bola limpa para Fred. O atacante deu passe açucarado para Marquinho, que precisou bater duas vezes para empatar a partida.
marcio rosario fluminense x santos   (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Márcio Rosário é agarrado por Euzébio e Marquinho na comemoração da vitória. Autor do terceiro gol, zagueiro entrou no lugar de Fred por causa da expulsão de Digão (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
Sobis e a virada
Na volta do intervalo, o técnico Abel Braga mexeu no time do Flu: o argentino Lanzini deu lugar a Deco. No Santos, Muricy não fez mais mudanças (ao longo do primeiro tempo, o lateral Danilo, sentindo dores de garganta, havia pedido para sair e foi substituído por Adriano). O time carioca voltou mais animado. Logo no início, por pouco não virou. Em falta batida por Deco na direção da área, Rafael saiu mal, e Leandro Euzébio entrou livre no segundo pau. O zagueiro, entretanto, cabeceou a bola na trave.
Aos poucos, o Santos equilibrou as ações. Borges teve uma grande chance para marcar o segundo, após boa jogada de Kardec, mas mandou na lua. Arisco, Neymar seguiu dando trabalho, e o Peixe deu a pinta que tinha mais chance de marcar pela segunda vez.
Abel Braga, então, resolveu mandar Rafael Sobis a campo. Eram decorridos 19 minutos quando o atacante tomou o lugar de Martinuccio, que teve atuação discreta e deixou o jogo irritado, sem aceitar a água que lhe foi oferecida. A substituição, entretanto, mostrou-se determinante para o rumo do jogo. Aos 26, Sobis recebeu fora da área e soltou uma bomba, no ângulo, para determinar a virada do Fluminense.
Digão é expulso
Perdendo o jogo, o técnico Muricy Ramalho resolveu tentar as últimas cartadas. O recém-chegado atacante Rentería (aquele mesmo, ex-Internacional) entrou no lugar de Elano, enquanto Ibson foi para o jogo na vaga de Arouca. O expediente tornou o Santos mais ofensivo. Em boa jogada de Neymar, Rentería teve a chance do empate, mas parou nas mãos de Cavalieri.
Aos 36, o Fluminense ficou com um homem a menos. Digão, que já tinha levado um cartão amarelo no primeiro tempo, deu uma solada violenta em Rentería e recebeu o vermelho direto. Para recompor a defesa, com a entrada de Márcio Rosário, Abel precisou tirar Fred.
Em vantagem numérica, o Santos foi para cima em busca do empate. A pressão foi grande e acabou por surtir efeito aos 44. Neymar fez boa jogada pela esquerda, cortou para o meio e serviu Rentería, na entrada da área. O estreante bateu rasteiro, no cantinho.
As emoções, entretanto, não tinham acabado. Aos 50, Márcio Rosário complementou de cabeça uma cobrança de escanteio e fez a festa da torcida tricolor em Volta Redonda.
 
Em noite de pouco futebol, Palmeiras e América-MG ficam no empate
Duelo expõe as deficiências das duas equipes. Verdão fica a quatro pontos do G-5, e Coelho continua na lanterna do Campeonato Brasileiro
 
A CRÔNICA
por Marcelo Prado
Uma semana em silêncio para controlar os problemas internos e pensar apenas na briga por uma vaga na Taça Libertadores de 2012. Porém, nada mudou no Palmeiras. Nem a volta de Valdivia e a bola parada de Marcos Assunção foram capazes de fazer o time voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Em noite de muitos erros e diante de um América-MG organizado em campo, o empate por 1 a 1, no estádio do Canindé, foi justo pelo que as duas equipes mostraram.
A igualdade foi péssima para paulistas e mineiros. Os comandados por Luiz Felipe Scolari seguem na oitava colocação, com 40 pontos, quatro a menos do que o Fluminense, que hoje ficaria com a última vaga para o principal torneio das Américas no ano que vem. Já os dirigidos por Givanildo Oliveira continuam na lanterna, com 20 pontos, e cada vez mais perto da Série B.
Os dois times voltarão a campo no próximo fim de semana. O Verdão, domingo, vai descer a serra para fazer o clássico paulista contra o Santos, na Vila Belmiro. O América-MG, no sábado, também fará um duelo regional, contra o Atlético-MG, possivelmente confirmado para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Equilíbrio no primeiro tempo
O Palmeiras entrou em campo com Valdivia, recuperado de lesão muscular, como principal novidade. Felipão armou o time no 4-4-2 e, sem Kleber, machucado, formou o ataque com Maikon Leite e Fernandão. Já o América-MG, precisando desesperadamente da vitória pela dramática situação que enfrenta na tabela, entrou no 3-5-2.
Quando a bola rolou, quem começou melhor foi o time mineiro. Com um jogador a mais no meio-campo, o time tinha liberdade para tocar a bola e, em dois lances seguidos, Gilson e André Dias exigiram boas defesas de Deola. O Palmeiras concentrava seu jogo em Valdivia e apostava na rapidez de Maikon Leite. O problema é que o time errava muitos passes, o que facilitava a marcação adversária.
valdivia amaral palmeiras x américa-mg (Foto: Agência Estado)Valdivia foi bem marcado pelos jogadores do América-MG na partida deste sábado (Foto: Agência Estado)
Como já virou rotina, quando as coisas não funcionam, Marcos Assunção aparece para fazer a diferença na bola parada. Aos 14, ele assustou Neneca em cobrança de falta que acertou o travessão. Quinze minutos depois, dessa vez em uma falta quase na linha de fundo, pelo lado esquerdo, ele mandou para a área e Micão, de cabeça, desviou contra o próprio patrimônio: 1 a 0 e festa da torcida que compareceu em bom número.
Daí para frente, o jogo caiu muito de rendimento. O Palmeiras seguiu melhor, mas pouco criou pela falta de categoria de algumas de suas peças. Gabriel Silva, por exemplo, não acertava um cruzamento. Luan errava passes, e Valdivia, bem marcado, quando conseguia levar vantagem era parado na base da falta. Ao 46, no último lance do primeiro tempo, após cruzamento do lateral Marcos Rocha pela direita, Maurício Ramos marcou bobeira e Kempes, sozinho na área, bateu no ângulo de Deola: 1 a 1 e vaias para o Verdão na saída para o intervalo.
Jogo fraco no segundo tempo
O América-MG, que havia perdido Dudu lesionado ainda no primeiro tempo, teve mais uma alteração no intervalo. Givanildo Oliveira sacou o apagado André Dias para colocar o veterano Fábio Júnior. No primeiro lance, ele só não marcou de cabeça porque Deola fez um milagre, após cruzamento da direita de Marcos Rocha.
O Palmeiras, que retornou com a formação inicial, voltou muito mal para a etapa complementar. Claramente, o gol marcado por Kempes enervou os jogadores. A torcida ainda tentou fazer a sua parte, gritando e empurrando o time da arquibancada. Mas dentro de campo as coisas não funcionavam. Gabriel Silva, em noite horrorosa, cedeu vaga a Gerley aos 12. Dois minutos depois, Deola, com dificuldades, espalmou cobrança de falta de Amaral.
Tentando dar novo gás ao time, Felipão sacou Fernandão e colocou Ricardo Bueno no ataque. A equipe estava tão mal em campo que a primeira chance só foi surgir aos 24 e, claro, com Marcos Assunção, que cobrou escanteio pela esquerda. Valdivia desviou e Maurício Ramos testou de cabeça no canto esquerdo de Neneca, que fez um milagre e evitou o gol. Foi o último lance de emoção da partida. Felipão ainda deu a última cartada, com Vinícius na vaga de Luan. Nada adiantou. E no fim, após mais um insucesso, o torcedor palmeirense, que apoiou durante os 90 minutos, perdeu a paciência e reclamou bastante.
O técnico Luiz Felipe Scolari foi a principal vítima. Gritos como "Ei, Felipão, seu imbecil, pega o seu time e vai para a..." e "Fica, Felipão, no fim do ano nós vamos para o Japão" ecoaram no Canindé. Jogadores como Marcos Assunção e Luan também foram "homenageados".
 
Em partida de duas viradas, Bahia derrota o Avaí por 3 a 2
Tricolor é dominado durante maior parte do jogo, mas cresce no fim e se afasta da zona de rebaixamento. Catarinenses seguem em penúltimo lugar
 
A CRÔNICA
por Eric Luis Carvalho
Dois dos piores ataques da Série A, Bahia e Avaí duelaram neste sábado no estádio de Pituaçu, em Salvador. Porém, se a expectativa era de um jogo com poucos gols, ledo engano. A partida teve cinco gols, duas viradas e muita emoção. O Bahia fez valer o mando de campo e venceu por 3 a 2, dando um importante passo na luta contra o rebaixamento. Com gols de Júnior (dois) e Lulinha, o time soma agora 33 pontos, abrindo oito de vantagem sobre o Z-4, ainda que com um jogo a mais do que a maioria dos concorrentes.
Além de abrir distância para a zona da degola, o Bahia contribuiu para complicar a situação do Avaí, que está em penúltimo lugar, com 22 pontos. Bruno e Pedro Ken marcaram os gols dos catarinenses.
A torcida do Bahia compareceu em bom número ao estádio, um dia depois do lançamento o filme "Bahêa Minha Vida". O Pituaçu recebeu 16.937 pagantes (19.301  presentes), com uma renda de R$ 347.415.
Na próxima rodada, o Bahia volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Botafogo, às 18h, no Rio de Janeiro. Já o Avaí recebe em casa, no dia seguinte, a equipe do Atlético-PR.
Avaí começa melhor, mas Bahia abre o placar
Quando a bola rolou em Pituaçu, o Avaí não tomou conhecimento da torcida e foi ao ataque. Jogando sem Carlos Alberto, suspenso, o Bahia entrou em campo com o meio-campo povoado de jogadores com característica de marcação e pouca criatividade, deixando os homens de ataque isolados. Ao perceber que o bicho não era tão feio quanto parecia, o Avaí se soltou e mostrou-se bem arrumado taticamente.
As principais chances foram dos visitantes. Na grande oportunidade da primeira etapa, logo aos dez minutos, Lincoln deixou Pedro Ken na cara do gol. Livre de marcação, ele obrigou Marcelo Lomba a fazer um verdadeiro milagre. Apesar do susto, o Bahia não acordou. A equipe de Joel Santana só conseguiu chegar com algum perigo ao gol de Felipe em lances de bola parada. Em um deles, Fahel quase abriu o placar, após falta cobrada por Marcos.
Vendo o time sem iniciativa em campo, a torcida começou a reclamar. Os jogadores já demonstravam nervosismo com a situação, quando um lance de bola parada foi responsável por tirar o primeiro zero do placar. Marcos cobrou falta na área, Paulo Miranda se esforçou para não deixar a bola sair e serviu Júnior. O atacante recebeu na perna direita, fez o giro e de perna canhota abriu o marcador para o Bahia.
Júnior foi o responsável por outra grande jogada, ao limpar a defesa do Avaí e tocar para Camacho dentro da pequena área. O meia perdeu o tempo da bola e chutou pela linha de fundo. Nos minutos finais, o Avaí chegou com muito perigo em jogadas de Lincoln, mas Fernandinho e Robinho desperdiçaram as oportunidades de empatar.
Avaí volta com todo gás e Bahia cresce no final
O Avaí voltou bem no segundo tempo e chegou ao empate com apenas dois minutos. Fernandinho cobrou escanteio, e Fabinho desviou a bola para o próprio gol, marcando contra. Atordoado, o Bahia nem teve tempo para respirar. O Avaí cresceu em campo e passou a dominar as ações.
William desperdiçou uma grande oportunidade aos oito minutos, mas, no lance seguinte, Pedro Ken virou a partida. Ele recebeu no lado esquerdo de ataque e bateu cruzado. A bola desviou em Titi e encobriu Marcelo Lomba. Festa dos jogadores do Avaí e revolta da torcida do Bahia. Logo em seguida, Joel Santana tratou de mudar a equipe. Lulinha, Reinaldo e Maranhão entraram no jogo, mas não tiraram o sono do time.
Com o resultado dos sonhos no placar, Toninho Cecílio mudou a postura do Avaí. Os catarinenses passaram a valorizar a posse de bola e sair nos contragolpes. A postura mais defensiva do Avaí chamou o Bahia para cima, mas também permitiu que a equipe de Santa Catarina chegasse sempre com perigo, e em velocidade, ao gol de Marcelo Lomba.
Mesmo sem uma grande atuação, o Bahia tratou de colocar emoção na partida. Aos 33, Júnior marcou o seu segundo no jogo, aproveitando grande defesa de Felipe em finalização de Fabinho. A torcida ainda comemorava, quando veio a virada. Lulinha recebeu dentro da área e bateu no canto de Felipe.
No fim do jogo, após um desentendimento entre os jogadores das duas equipes, Fabinho e William foram expulsos.
 

De bicicleta, Julio Baptista coloca o Málaga na liderança

Brasuca marca nos acréscimos e garante vitória de virada sobre o Getafe

Por GLOBOESPORTE.COM Málaga, Espanha
julio baptista malaga x getafe (Foto: EFE)Baptista é ovacionado após o golaço (Foto: EFE)
Em um duelo emocionante, o Málaga recebeu o Getafe e conseguiu uma virada espetacular graças a um golaço de bicicleta do brasileiro Julio Baptista nos acréscimos. Com a vitória por 3 a 2, a equipe do brasuca chegou a 13 pontos, passou o Valencia no saldo de gols e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol. O Betis poderá reassumir a ponta caso vença o Levante neste domingo. Barcelona e Sevilla também estão na disputa.
MEIO DE CAMPO: Veja como foi o belo gol de Julio Baptista
Todos os cinco gols foram marcados no segundo tempo. Aos 10 minutos, Pedro León abriu o placar para os visitantes com um lindo gol. O ex-jogador do Real Madrid recebeu a bola na entrada da área, dominou com a coxa e chutou de primeira, acertando o ângulo do goleiro. Aos 19, Van Nistelrooy empatou de cabeça, aproveitando rebote de uma cabeçada de Julio Baptista.
Dez minutos depois, Miku recebeu cruzamento de Valera e subiu sozinho para recolocar o Getafe em vantagem. O fim do jogo foi eletrizante. Aos 42, após falha do goleiro e confusão na área, Maresca deixou tudo igual. Aos 47 minutos, brilhou a estrela de Julio Baptista. Rondon cabeceou para o meio da área e encontrou o brasileiro, que acertou a bicicleta e levou o Estádio La Rosaleda ao delírio.
Confira os jogos da sexta rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado
Osasuna 2 x 2 Mallorca
Villarreal 2 x 2 Zaragoza
Racing Santander 1 x 1 Rayo Vallecano
Valencia 1 x 0 Granada
Málaga 3 x 2 Getafe
Domingo
Atlético de Madri x Sevilla
Real Sociedad x Athletic de Bilbao
Bétis x Levante
Sporting Gijón x Barcelona
Espanyol x Real Madrid

Com bons números contra cariocas, Fabuloso quer se vingar do Flamengo

Em 19 partidas contra times do Rio, Luis Fabiano marcou 19 gols. Atacante vai reestrear contra rival da última partida, que venceu por 1 a 0 em 2004

Por Marcelo Prado São Paulo
Dia 8 de agosto de 2004. Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Com um gol de Dimba, o Flamengo venceu o São Paulo por 1 a 0. Para muitos, um jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano. Para o torcedor tricolor, foi a última partida de Luis Fabiano pelo clube do Morumbi. O camisa 9 havia sido negociado com o Porto (POR) por US$ 7,5 milhões (R$ 14 milhões). Sete anos depois, o Fabuloso está de volta ao seu clube do coração e, curiosamente, o rival da reestreia será o mesmo Flamengo, que hoje é comandado por Ronaldinho Gaúcho.
Para Luis Fabiano, além da importância da partida, que poderá deixar a equipe mais perto da liderança do nacional, o jogo é encarado como uma oportunidade de dar o troco pelo camisa 9.
- É uma chance de vingança. Mas festa mesmo a gente vai deixar para o torcedor. Por ironia do destino, vou estrear no aniversario do Morumbi, quis assim o destino. Espero poder presentear com uma vitória. Depois de sete anos, vou reencontrar o Flamengo e vou me vingar, pode ter certeza – afirmou o jogador.
DATA ADVERSÁRIO TORNEIO PLACAR
28.02.2001 Botafogo Rio-São Paulo 4 x 1, dois gols do atacante
08.07.2001 Flamengo Copa dos Campeões 3 x 5, dois gols do atacante
10.11.2001 Botafogo Brasileiro 3 x 1, dois gols do atacante
15.11.2001 Flamengo Brasileiro 3 x 1, dois gols do atacante
15.09.2002 Fluminense Brasileiro 6 x 0, dois gols do atacante
06.11.2002 Vasco Brasileiro 5 x 3, três gols do atacante
20.04.2003 Vasco Brasileiro 3 x 1, um gol do atacante
13.07.2003 Fluminense Brasileiro 3 x 1, dois gols do atacante
24.08.2003 Vasco Brasileiro 2 x 3, dois gols do atacante
05.11.2003 Fluminense Brasileiro 1 x 0, um gol do atacante
 Um fato que deixa o atacante otimista é que ele tem um belo retrospecto contra times do Rio de Janeiro pelo São Paulo. Até agora, ele disputou 19 partidas e marcou 19 gols, dois deles na vitória sobre o Flamengo por 3 a 1, no Morumbi, em 2001 (veja os gols no vídeo acima). Contra o rival do próximo domingo, foram sete duelos e quatro tentos anotados. (Veja a lista de gols do Fabuloso contra os cariocas no quadro ao lado)
É claro que marcar um gol na reestreia seria fantástico.

- Se existe esta sorte, eu espero fazer meu vigésimo gol então. Mas, independentemente do gol, a felicidade de voltar a jogar é muito grande. Coroar isso com um gol seria fantástico – lembrou o Fabuloso, que ainda terá o Vasco pela frente, em duelo marcado para o dia 30 de outubro, em São Januário.
Embora saiba que a partida é especial por todo o investimento feito pelo clube do Morumbi para trazer o jogador e pela expectativa da torcida, que comprou todos os 63.939 ingressos colocados à venda, Luis Fabiano deixa claro que o importante no final de semana é a vitória sobre o Flamengo, resultado que deixará o Tricolor mais perto da liderança do Campeonato Brasileiro, que hoje está em poder do Vasco.
- É importante ter o estádio cheio, eu só sou um incentivo para essa massa. Está sendo legal, bonito, mas quando a bola rolar é final, temos de esquecer a festa porque é um jogo importante. Estamos brigando pelo título. Depois fazemos a festa - afirmou o Fabuloso, que vai estrear uma chuteira nova na partida do final de semana.
Luis Fabiano, do São Paulo, no Morumbi (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Luis Fabiano está pronto para  reestrear pelo Tricolor no final de semana (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Cúpula em crise: Isaías Tinoco bate boca com Veloso e pede demissão

Dirigentes do Fla discutem asperamente, e gerente de futebol pede para deixar o clube. Decisão será tomada após o jogo contra o São Paulo

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
O jejum de dez jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro chegou ao fim, mas o Flamengo terá de contornar outra crise. Desta vez, porém, o problema é fora dos gramados e afeta diretamente a cúpula do futebol rubro-negro. No início da tarde desta sexta-feira, na sede da Gávea, o gerente Isaías Tinoco e o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso tiveram uma discussão acalorada. O motivo ainda é desconhecido, mas sabe-se que não envolve o departamento de futebol do clube.
Patrícia Amorim Luxemburgo Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Patricia acompanha o treino deste sábado ao lado de Veloso e Luxemburgo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)


Durante o desentendimento, os dois subiram o tom de voz e o bate-boca foi intenso. Isaías chegou a pedir demissão e, após a discussão, pegou suas coisas, foi embora do clube e não apareceu no treino no Ninho do Urubu. Algo raro.

Luiz Augusto Veloso, por sua vez, foi à atividade e conversou sobre o tema com a presidente Patricia Amorim e com o técnico Vanderlei Luxemburgo. Internamente, imaginava-se que neste sábado, de cabeça fria, o episódio seria superado. Além de Isaías ter apoiado a contratação de Veloso, eles são compadres. No entanto, mais uma vez o gerente não apareceu e não viaja com a delegação rubro-negra para a capital paulista. Uma decisão sobre o assunto será tomada após a partida contra o São Paulo, neste domingo.
Neste sábado, durante o tradicional treino recreativo antes dos jogos, Patricia Amorim foi ao CT e voltou a conversar com Vanderlei Luxemburgo e Luiz Augusto Veloso.
Desde a noite desta sexta, a reportagem do GLOBOESPORTE.COM tenta falar com Patricia, Veloso e Isaías, mas os dirigentes não atendem às ligações.

Em tarde de Ananias e Kléber, Portuguesa e São Caetano empatam

Lusa chega ao décimo jogo sem derrota graças a dois gols do meia, e Azulão segue na zona de rebaixamento da Série B do Brasileiro

Por Alexandre Massi São Caetano do Sul, SP
A partida não era das mais fáceis. Apesar de ocupar a zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B, o São Caetano jogava em casa e ainda estava invicto sob o comando de Márcio Araújo - em três jogos, foram dois empates e uma vitória. Porém, a Portuguesa não deu bola para o fator casa nem para os números, e conseguiu um ponto valioso no ABC: 3 a 3.
Pela Lusa, a tarde foi de Ananias, com dois gols, e Edno, com participação nos três tentos. Pelo São Caetano, o destaque foi o meia Kléber, também com dois gols.
Com o resultado, a Portuguesa segue líder da Série B com 54 pontos, chega a dez jogos de invencibilidade, e o acesso parece questão de tempo. Já o São Caetano foi a 30, mas segue na zona de rebaixamento. Na próxima rodada, a Lusa recebe o ASA. O jogo será realizado no Canindé, terça-feira, às 20h30m. O Azulão, por sua vez, no mesmo dia e horário, visita o Sport na Ilha do Retiro.
Primeira etapa com bastante luta
Antes de a bola rolar, o discurso na Portuguesa era de que o estado do gramado do Anacleto Campanella e o calor em São Caetano (aproximadamente 35 graus quando a partida teve início) atrapalhariam o espetáculo. Mas, na prática, isso não ocorreu em nenhum momento.
O São Caetano, liderado pelo meia Kleber, criou duas boas chances logo nos cinco primeiros minutos. Na primeira, aos dois, o camisa 10 e cérebro do time arriscou de fora da área, assustando Weverton. Já aos quatro foi a vez do zagueiro Revson aparecer como elemento surpresa, aproveitar falha de Mateus, que não conseguiu cortar cruzamento de Artur, e assustar o goleiro da Portuguesa.
Os sustos fizeram a Lusa e, principalmente, Ananias acordarem. Aos sete, o meia, que atuou improvisado no ataque, sofreu falta de Revson. Marcelo Cordeiro, em jogada ensaiada, cobrou no segundo pau, e Edno ajeitou para Mateus, de cabeça, acertar o travessão.
Aos dez, Edno foi novamente garçom. Ele recebeu lançamento pelo lado esquerdo, foi até a linha de fundo e cruzou para Ananias, que apenas completou para as redes.
A vantagem no marcador diminuiu o ímpeto do líder da Série B. E, apenas oito minutos depois do gol da Lusa, o São Caetano chegou ao empate. Luís Ricardo perdeu bola pelo lado direito. Kléber aproveitou a bobeira e chutou de longe. Weverton, adiantado, nada pôde fazer. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.
O gol animou o Azulão, que ainda teve outras duas boas chances no primeiro tempo, ambas com Antônio Flávio. Na melhor delas, o atacante finalizou de primeira, da marca do pênalti, e exigiu bela defesa de Weverton.
Porém, quando o time do ABC era melhor, a Portuguesa utilizou uma de suas melhores armas: o lado esquerdo. Marcelo Cordeiro cruzou, na medida, para Ananias, como um centroavante, cabecear forte e colocar a Lusa novamente em vantagem.
Edno perde chances, mas depois se redime
O sol baixou, a temperatura caiu, mas o jogo continuou eletrizante. A Portuguesa teve três ótimas chances nos dez primeiros minutos. Primeiro com Marco Antônio, que recebeu bom passe dentro da área, e finalizou para defesa tranqüila de Luiz. E depois com Edno, que ficou duas vezes cara a cara com Luiz. Mandou uma para fora e chutou a outra no meio do gol, que o goleiro do Azulão salvou com o pé.
O castigo veio aos 12. Após cruzamento vindo da direita, Bruno Recife, ex-Lusa, subiu mais alto que a zaga e cabeceou para o gol. Weverton ainda espalmou, mas a bola já estava dentro do gol.
Vendo que sua equipe começava a perder espaço no meio de campo, Jorginho decidiu tirar o artilheiro da Lusa na tarde, Ananias, que começava a apresentar sinais de cansaço. Em seu lugar, entrou Raí. Com isso, Marco Antônio e Henrique ganharam mais liberdade para chegarem ao ataque. E foi justamente com o último que a Lusa voltou a ficar em vantagem. Edno fez boa jogada de pivô e rolou para Henrique, livre dentro da área, finalizar cruzado.
Só que, pela terceira vez na partida, o São Caetano não desanimou e foi buscar o empate. Kléber marcou aos 28, após escorar cobrança de falta, mas o auxiliar marcou corretamente o impedimento. Aos 33, porém, não teve jeito. Kléber, em boa jogada individual, driblou dois adversários e chutou forte, sem chances para Weverton. Resultado que agradou às duas equipes.

Andrés Sanches admite à revista que Itaquerão custará mais de R$ 1 bilhão

Presidente do Corinthians diz que apenas ele, o ex-presidente Lula e o homem forte da Odebrecht sabem sobre a parte financeira do estádio

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
estádio corinthians 3d odebrecht (Foto: Divulgação)Projeto do futuro estádio do Timão (Foto: Divulgação)
O custo do estádio do Corinthians, que está em construção e é o principal candidato para ser abertura da Copa do Mundo de 2014, vai custar mais de R$ 1 bilhão, embora tenha sido anunciado oficialmente com o valor de R$ 780 milhões. Quem garantiu foi o próprio presidente do clube paulista, Andrés Sanches. O mandatário fez a afirmação em entrevista à revista "Época".
- Quem fez o estádio fui eu e o Lula. Garanto que vai custar mais de R$ 1 bilhão. Ponto. A parte financeira nin­guém mexeu. Só eu, o Lula e o Emílio Odebrecht (presidente do Conselho de Administração da Odebrecht) - declarou o presidente corintiano.
Questionado pela reportagem da revista se quando a história se tornasse pública, quem seria prejudicado, o mandatário admitiu que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, poderá ter prejuízo.
- Não vai ficar feio pra ninguém. Vai ficar, talvez, não imoral, mas difí­cil para o Lula. Porque vão falar: “Pô, como é que uma empreiteira se submete a fazer isso? Por que o presidente pediu?”. É o que insinuam até hoje -acrescentou Sanches.

O perfil traçado por "Época", além de recontar a trajetória pessoal e familiar de Andrés, mostra não só como como o dirigente chegou ao poder no Corinthians, mas também seus próximos passos. Como, por estatuto, não pode mais concorrer à presidência, e diante de um provavél racha entre os grupos que o sustentam, a matéria diz que ele fará uma proposta ao Conselho Deliberativo: a criação de uma Comissão, com três pessoas, para acompanhar as obras do Itaquerão.

- Eu no comando, com autonomia total, um outro diretor que eu indique e um integrante da oposição. Quando o estádio ficar pronto, eu entrego a chave e digo "Está aí, ó". Além de um cara da oposição, eu queria botar dois jornalistas. Mas isso não vai dar certo porque vão dizer que é privilégio dos escolhidos - disse, antes de responder por que não incluir um representante do Ministério Público na tal comissão. - Mas aí o cara vai querer aparecer mais do que eu. Promotor é brincadeira, né?

Por fim, Sanchez diz como deseja ser lembrado por suas gestões à frente do Corinthians - a matéria cita que o presidente deixará um "legado inegável": um centro de treinamento que custou R$ 50 milhões e é o terceiro mais moderno da América Latina, a terceira camisa mais valorizada publicitariamente do mundo e o clube brasileiro que mais arrecada com propaganda.

- Que um cara da torcida administrou muito bem o Corinthians. Que existe um Corinthians antes desse cara e um Corinthians depois desse cara.

Jogador sofre trauma facial após ser chutado por colega durante treino

Viáfara, do Itagüi, da Colômbia, agrediu Jiménez depois de uma discussão

Por GLOBOESPORTE.COM Bogotá, Colômbia
Efraín Viáfara (Foto: Divulgação)Efraín Viáfara, o agressor (Foto: Divulgação)
O treinamento do Itagüi, da Primeira Divisão da Colômbia, na última sexta-feira, esteve mais para um trabalho de MMA do que futebol. Após uma discussão, o atacante Efraín Viáfara acertou um chute no rosto do companheiro Edwards Jiménez.
BRASIL MUNDIAL: assista à agressão
A pancada foi tão forte que Jiménez, "companheiro" de ataque de Viáfara, terá de passar por uma operação. O médico da equipe afirmou que ele teve três fraturas no local: uma no maxilar, um no osso da órbita do olho direito e mais uma no crânio. O detalhe é que a briga aconteceu durante uma partida recreativa de “fut-tênis”.
- Edwards Jiménez sofreu um trauma facial e será submetido a uma cirurgia – disse o médico Carlso Castro em entrevista à Rádio Caracol, ressaltando que Jiménez ficará, no mínimo, três meses afastado dos gramados.
Viáfara, por sua vez, foi afastado do elenco do Itagüi e deve ter seu contrato rescindido pela diretoria.
 

CBF anuncia corte de Kléber

Com lesão no ombro esquerdo, atacante do Porto está fora
dos amistosos da Seleção Brasileira contra Costa Rica e México

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
kleber porto contundido (Foto: Reprodução/A Bola)Kléber machucou o ombro esquerdo pelo Porto e
desfalcará a Seleção (Foto: Reprodução/A Bola)
O atacante Kléber, do Porto, foi oficialmente cortado dos amistosos da Seleção Brasileira contra Costa Rica e México, em outubro. A informação foi divulgada no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O jogador machucou o ombro esquerdo na partida de quarta-feira diante do Zenit, pelo Grupo G Liga dos Campeões. Ele saiu ainda no primeiro da partida, que acabou com vitória de 3 a 1 para os russos.
Na própria quarta-feira, o Porto divulgou nota afirmando que o jogador não poderia se juntar à Seleção. Esta era a primeira convocação do jogador, revelado pelo Atlético-MG.
Ainda segundo a CBF, nenhum jogador será chamado para o lugar de Kléber. O Brasil enfrenta a Costa Rica no dia 7 e, no dia 11, encara o México.

Brasileiras passam pela Colômbia
e vão à final do Sul-Americano

Dona de 16 títulos, seleção brasileira segue sem perder um set na edição deste ano da competição. Campeãs se classificam à Copa do Mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Lima
vôlei comemoração Brasil (Foto: Divulgação / CSV)Brasileiras vão à final do Sul-Americano
(Foto: Divulgação / CBV)
Invicto e sem perder sets, o Brasil entrou em quadra como favorito e saiu dela com a vaga na final do Campeonato Sul-Americano feminino de vôlei, em Lima. A seleção comandada pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou a Colômbia por 3 sets a 0  (25/18, 25/7 e 25/20) e agora vai em busca do 17º título na competição. A final será no domingo, às 20h, contra o vencedor de Peru e Argentina. O SporTV transmite a decisão ao vivo. O campeão se classifica à Copa do Mundo do Japão, campeonato que dá três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Colômbia é a única seleção a marcar 20 pontos contra o Brasil
Comandada pelo brasileiro Mauro Marasciulo, a Colômbia fez graça no primeiro set. Apesar de errar bastante, conseguia se manter à frente. Mari e Jaqueline pareciam não acreditar quando viram as adversárias abrirem 6 a 4 em um ace. Thaisa empatou em 7 com uma bola no meio de rede, mas a seleção foi para a parada técnica em desvantagem.
Na volta à quadra, o Brasil reagiu, mas passou a pecar nos contra-ataques. Desperdiçou dois seguidos e viu a Colômbia seguir na cola. Com Fabiana, a seleção abriu três pontos pela primeira vez em14 a 11 e, a partir daí, engatou. Marcou mais três seguidos e seguiu calmamente rumo à vitória no set. Quando chegou a 24, porém, cochilou. Perdeu quatro set points - um deles depois de uma bolada na cabeça de Dani Lins. Zé Roberto parou o jogo e, na volta, Mari fechou em 25 a 18.
Foi de Mari o primeiro ponto do segundo set. O segundo, de Jaqueline, após grande defesa de Fabi. O terceiro, de Sheilla. Montaño conseguiu parar a sequência brasileira, mas a Colômbia sequer ameaçou. Na primeira parada técnica, a vantagem era de seis pontos, e Zé nem precisou gastar muitas palavras. A diferença chegou a 15 (18 a 3) e só então o time colombiano voltou a marcar, três vezes. Juciely levou o Brasil ao set point, a Colômbia roubou mais um pontinho, e Mari, de novo ela, fechou em 25 a 7.

Assim como no primeiro set, a Colômbia tentou surpreender no início do terceiro. Jaqueline botou o Brasil na frente pela primeira vez em 3 a 2. Mari chegou a se chocar com uma placa de publicidade para salvar um ponto. E só deu ela a partir dali. Na parada técnica, já com dois pontos de vantagem, ela tirava dúvidas sobre em que direção sacar. Tinha entendido errado as instruções do treinador.

Na volta à quadra, a seleção brasileira abriu sete pontos - 23 a 16. As colombianas tentaram prolongar o jogo. Marcaram um pontinho, mas o Brasil chegou ao set point em um erro de Nieva. Juciely errou o saque, e Jaqueline atacou para fora. A Colômbia se tornou a primeira seleção a chegar aos 20 pontos. Zuleta, porém, sacou para fora, cedendo a vitória.

Bom retrospecto em Londrina anima pilotos que não brigam pelo título

Giuliano Losacco já venceu duas vezes nesta pista, enquanto Valdeno Brito e Duda Pamplona, que marcou a pole em 2010, também já foram ao pódio

Por Alfredo Bokel Londrina, PR
Nenhum dos três está na briga pelo título, mas nem por isso Duda Pamplona, Valdeno Brito e Giuliano Losacco perderam a vontade de vencer ou ao menos subir ao pódio em Londrina. Eles apostam no bom retrospecto recente na pista paranaense para se meterem na disputa particular dos dez superfinalistas e se tornarem protagonistas da décima etapa da temporada.
Duda Pamplona, Giuliano Losacco e Valdeno Brito (Foto: Vanderley Soares)Duda Pamplona (E), Losacco e Valdeno Brito conversam no pitlane em Londrina (Foto: Vanderley Soares)
Pole em 2010 na cidade paranaense, o carioca Duda Pamplona vai largar em quarto neste domingo e quer ao menos chegar ao pódio, repetindo o fez no ano passado, quando terminou em terceiro.
- Já fiz quatro poles e dois pódios aqui, costumo ter um bom desempenho. O traçado seletivo e difícil encaixa bem com o acerto do nosso carro. Temos toda a chance de fazer uma boa corrida - acredita Duda, piloto do carro 23, que terminou a fase de classificação em 11º, ficando fora da SuperFinal nos critérios de desempate.
Valdeno Brito vai largar logo atrás de Duda, em quinto. O paraibano de João Pessoa escolheu Londrina para morar há cinco anos e vai correr, por que não dizer, em casa.
- É muito bom sair do autódromo e dormir na sua própria cama. Meu pai, meus cunhados e minha sobrinha vieram da Paraíba para me apoiar. A casa está cheia - comemorou o piloto 77, que foi segundo colocado em Londrina, em 2007 - Gosto da pista, mas o principal, o que me deixa mais confiante para a prova, é que o carro melhorou muito nas duas últimas provas, porque trocamos o chassi.
Apenas o 14º no grid para este domingo, o bicampeão da Stock Car, Giuliano Losacco, tem um ótimo retrospecto em Londrina, com duas vitórias - ambas em 2004 -, um segundo lugar em 2008 e um terceiro em 2006, além da quinta colocação no ano passado.
- É uma pista desafiadora, com retas longas e curvas de baixa e de alta velocidade, que são manhosas - elogiou o piloto número 9, revelando ainda a razão de andar tão bem no traçado do Autódromo Ayrton Senna - Em 2003, a Stock teve dois dias de treinos coletivos aqui em Londrina e os pilotos puderam andar à vontade, sem restrições de número de voltas ou jogos de pneus. Acabei aprendendo.
A largada para a antepenúltima etapa do ano está prevista para as 11h30m deste domingo. O Sportv transmite ao vivo e a TV Globo exibe um compacto dentro do Esporte Espetacular.