sábado, 17 de novembro de 2012

De olho em St-Pierre, Anderson Silva
admite lutar 'mais cedo' em 2013

Em Montreal, lutador brasileiro aposta em uma vitória de Georges St-Pierre e espera fazer superluta diante do canadense. Weidman não é descartado

Por SporTV.com Montreal, Canadá
2 comentários
Anderson Silva fala com a imprensa em Montreal, antes do UFC 154 (Foto: Reprodução / Twitter)Anderson Silva fala com a imprensa em Montreal,
antes do UFC 154 (Foto: Reprodução / Twitter)
Anderson Silva é um campeão capaz de mudar de opinião. Poucos dias depois de afirmar à imprensa brasileira que só voltaria ao octógono no fim do ano que vem, o campeão dos pesos-médios do Ultimate, após uma conversa com o chefão Dana White, já cogita voltar a atuar no primeiro semestre de 2013. Durante uma pequena coletiva de imprensa no Canadá, o Spider voltou a dizer a superluta com Georges St-Pierre é o seu objetivo principal.
- Georges St-Pierre pode ser a minha próxima. É meu principal plano. Jon Jones? Não acho. Essa é uma decisão do Dana. Eu luto para o UFC - disse o campeão, que ainda tem duas lutas em seu contrato com a organização.
Anderson está em Montreal para gravação de um filme e para acompanhar de perto o duelo entre GSP e Carlos Condit, neste sábado, no UFC 154. Apesar de apostar na vitória do canadense, Anderson não descartou enfim aceitar o desafio do americano Chris Weidman, caso St-Pierre perca o duelo de logo mais.
- Na minha opinião, Georges ganha hoje. Mas se ele perder, eu não sei. Talvez Weidman, talvez outra pessoa - disse.
Em 2012, Anderson Silva já fez duas lutas pela organização. Antes de vencer o meio -pesado Stephan Bonnar, no UFC Rio III, ele havia nocauteado o falastrão Chael Sonnen, em julho.

Pato brilha, e Santos vence o rebaixado Figueirense na Vila

Argentino começa o jogo mal e se redime: marca um gol e dá assistência para Felipe Anderson fechar o 2 a 0. Catarinenses são castigados, após bom primeiro tempo

Por Marcelo Hazan Santos, SP
2 comentários
  •  
  • destaque
    Público na Vila
    Mesmo com o Santos sem pretensões no Brasileirão, diante do rebaixado Figueirense, a torcida compareceu ao estádio. No total, foram 10.013 pagantes. 
  • nome do jogo
    Pato Rodriguez
    O meia-atacante argentino começou mal e errando quase tudo, mas se redimiu. Primeiro fez um golaço de letra e depois deu assistência para Felipe Anderson ampliar. 
  • a decepção
    Aloísio
    Referência do ataque do Figueirense, o centroavante que está na mira do São Paulo esteve sumido e apareceu mais pelos erros. Time catarinense foi castigado por não converter as chances da etapa inicial. 
A noite foi de Pato Rodriguez. Por incrível que pareça, o argentino roubou a cena e brilhou na Vila Belmiro, ocupada por 10.013 pagantes, mesmo com um jogo sem validade para a tabela do Brasileirão. O argentino fez um gol e deu assistência para Felipe Anderson fechar o 2 a 0 sobre o rebaixado Figueirense neste sábado à noite, em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão. Neymar até tentou marcar, mas se destacou mesmo pelo terceiro cartão amarelo, recebido por uma suposta simulação. Desta forma, ele está suspenso do clássico contra o Corinthians.
Sem o craque, o Peixe volta a campo no próximo sábado, às 19h30, no Pacaembu, contra o Timão. Com o resultado deste sábado, o Santos chegou a 49 pontos e está na nona posição. O Figueira, já rebaixado, tem 30 pontos, na 19ª colocação, e enfrenta o Grêmio no domingo (25), às 17h, no Orlando Scarpelli.
Figueirense pressiona, mas Santos marca

Das arquibancadas, o Santos recebeu um belo voto de confiança. O jogo não valia nada para o Peixe, mas a torcida encheu a Vila Belmiro no feriado. Do outro lado, os fãs do rebaixado Figueirense praticamente não compareceram. Tanto que o espaço tradicionalmente reservado para os visitantes foi destinado aos próprios santistas. Mas até os 40 minutos do primeiro tempo, quem teve motivos para comemorar foram os catarinenses.

Deu sono o futebol na Vila. Não fosse o impedimento inexistente marcado pelo árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva, os santistas não teriam motivo para levantar da arquibancada. Em bela enfiada de Neymar, Pato Rodriguez saiu na cara de Tiago Volpi, aos nove minutos, mas a jogada foi erradamente anulada. Bruno Peres, particularmente, estava em péssima noite. Em um cruzamento e uma finalização, o lateral imitou o pênalti desperdiçado por Neymar no amistoso da Seleção contra a Colômbia, na última quarta-feira, e isolou as duas.

Sem nada com isso, a garotada do Figueirense queria mostrar serviço. E deu sufoco. Artilheiro do time catarinense, Aloisio, na mira do São Paulo, perdeu boa chance de cabeça, aos 21 minutos. Logo depois, o jovem Bruno Nazário, de 17 anos, justificou o sobrenome do craque Ronaldo Fenômeno e quase abriu o placar em linda jogada pela direita. Ele driblou Bruno Rodrigo e finalizou à direita de Rafael.

Depois de perder as melhores chances, o Figueirense relaxou nos cinco minutos finais e foi castigado. As broncas de Neymar em Pato surtiram efeito e o meia-atacante abriu o placar. Mas boa parte do gol deve ser creditada a Felipe Anderson. Pela direita, ele passou por três marcadores, foi ao fundo e cruzou para o argentino, de letra, fazer um golaço, aos 41. Festa e alívio para os santistas, que até então eram castigados com o futebol ruim.
Peixe acorda e amplia

A tônica do fim da etapa inicial seguiu no começo do segundo tempo. Pato Rodriguez e Juan, respectivamente, criaram boas chances antes mesmo dos cinco minutos, mas não converteram. Neymar tentou fazer golaço limpando a zaga do Figueirense, mas também parou em Tiago Volpi.

Por incrível que pareça, a noite era mesmo de Pato Rodriguez. O argentino, que começou o jogo muito mal, novamente brilhou no segundo gol do Peixe. Pela esquerda, ele achou espaço para cruzar e retribuiu o passe de Felipe Anderson. Completamente livre, o meia finalizou e aproveitou o rebote de Tiago Volpi para ampliar, aos 18 minutos.

Sem reação, a garotada do Figueirense não esboçou reação no segundo tempo. Com postura apática e completamente diferente da apresentada na etapa inicial, o time catarinense se limitou a assistir Neymar e companhia. O craque do Santos, aliás, apareceu não só pelas jogadas e finalizações, como também por um amarelo. Depois de dar belo chapéu pela esquerda, o atacante acelerou na direção da área e foi derrubado por Américo, mas recebeu cartão por simulação. Assim, ele fica suspenso do clássico contra o Corinthians.

O técnico interino Fernando Gil até tentou mudar o panorama da derrota com três substituições, mas nenhuma surtiu o efeito desejado. Tudo indica que Adilson Batista, treinador que assumirá a equipe apenas em 2013, terá bastante trabalho pela frente. O Santos, por sua vez, no fim conseguiu recompensar os 10.013 torcedores que compareceram ao estádio no feriado apenas para prestigiar o time, sem objetivos no Brasileirão.
Ainda houve tempo para Felipe Anderson fazer um gol de falta pela esquerda, mas o árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva assinalou impedimento de Durval, que atrapalhou o goleiro Tiago Volpi. E o placar ficou mesmo no 2 a 0.

Cheio de garotos, Vasco bate o Coxa e volta a vencer após sete jogos

Equipe vira para cima do time paranaense dentro do Couto Pereira. Atacante Romário, de 20 anos, faz gol em sua primeira partida como titular

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
1 comentário
 Depois de sete rodadas sem vencer, o Vasco fez 2 a 1, de virada, sobre o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira. Com o resultado, a equipe chega a 54 pontos e mantém as chances matemáticas de classificação para a Libertadores. O São Paulo, o quarto colocado, tem 59 e enfrenta o Náutico neste domingo, no Morumbi.
A equipe cruz-maltina entrou em campo seus principais nomes, como Juninho e Felipe. Sem os medalhões, o jeito foi a aposta em jovens, como Marlone, Jhon Cley e Romário, todos crias da base do clube. Este último fez um gol de cabeça e iniciou a reação do time. O Coxa permanece com 45 pontos, na 14ª posição, e ainda não afastou matematicamente o risco de rebaixamento. O principal destaque alviverde na partida foi Lincoln, que marcou um golaço e comandou o meio de campo.

No próximo sábado, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, o Vasco faz o clássico com o Flamengo. No domingo, às 17h, no Independência, o Coxa encara o Cruzeiro na penúltima rodada da competição.

Lincoln faz golaço. Romário responde de cabeça

A partida começou em um ritmo lento, mas com o Coritiba no comando das ações. Se o Vasco teve que apostar em seus jovens, a arma do Coxa ser o experiente Lincoln. Logo aos nove minutos, após uma cobrança de escanteio, o camisa 10 dominou a bola no alto e, sem deixar ela cair, mandou uma bomba que foi parar dentro do gol de Fernando Prass. Um golaço que deixou a equipe alviverde em vantagem na primeira finalização da partida.
Até equilibrar as ações, o Vasco correu o risco de levar mais um gol, mas Renato Silva impediu que o chute de Rafinha entrasse no gol após já ter passado por Prass. A equipe cruz-maltina, em um descuido da defesa do Coxa, empatou o jogo aos 22 minutos. Wendel cruzou na medida para Romário, que, entre dois zagueiros, cabeceou com estilo para a rede de Vanderlei. O atacante, de 20 e nome de craque, se emocionou com o primeiro gol logo em sua primeira partida como titular.
Com mais posse de bola, o Coxa voltou a rondar a área vascaína. Antes do fim do primeiro tempo, que teve 37 passes errados no total, Deivid teve uma boa chance de recolocar os paranaenses à frente novamente, mas sua cabeçada foi sem direção.
Nilton vira para o Vasco


A segunda etapa começou cheia de emoções, e o protagonista foi Lincoln, novamente. O meia teve duas ótimas chances, mas não conseguiu fazer o gol. Na primeira delas, deu um chute de fora da área que passou rente ao travessão. Na segunda, recebeu ótimo passe e ficou de cara com o goleiro Fernando Prass, que saiu em seus pés e fez boa defesa.
A maior ameaça do Vasco ao gol do Coxa até então havia sido em uma falta cobrada por Fellipe Bastos que Vanderlei espalmou. Em uma bola parada, no entanto, a equipe cruz-maltina virou o placar. Aos 12 minutos, Bastos cobrou escanteio e Nilton desviou prensado com a marcação e conseguiu colocar a bola na rede alviverde: 2 a 1.
Não restava outra alternativa ao Coritiba a não ser atacar, tentar pressionar o Vasco. Nas vezes que o Coxa conseguiu armar boas tramas ofensivas, no entanto, Fernando Prass estava lá para salvar os cruz-maltinos. Na melhor das oportunidades, o arqueiro fez grande defesa após finalização de William dentro da área. Após a derrota, a sexta em casa neste Brasileiro, a torcida alviverde vaiou bastante o time.
Vitória cede empate ao Joinville no fim e fica a um ponto da volta à Série A
Rubro-Negro abre o placar no primeiro tempo, chega perto de confirmar o retorno à elite, mas vacila no fim e decide na última rodada, no Barradão
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
30 comentários
A festa estava pronta, mas teve que ser cancelada. Por causa de um gol aos 43 minutos do segundo tempo, o Vitória cedeu ao Joinville o empate em 1 a 1, neste sábado, em Santa Catarina, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e ficou a um ponto da volta à Primeira Divisão. Em quarto lugar com 70 pontos, precisa somar mais um na última rodada, contra o Ceará, sábado, às 16h20m (de Brasília), no Barradão, para garantir o retorno à elite sem depender de outros resultados. Como o Azulão, quinto colocado com 68 pontos, tem duas vitórias a menos (19 contra 21), só impede o acesso baiano se ganhar do Guarani, no Brinco de Ouro, e os rubro-negros saírem derrotados de campo.
Mas o empate eliminou o sonho do Vitória conquistar o título da Série B. Como o Goiás ficou no 1 a 1 com o São Caetano e chegou a 75 pontos, ficou inalcançável.
Em sexto lugar, mas sem qualquer chance de subir à Série A, o Joinville chegou a 60 pontos. No próximo sábado, ironicamente, pode ajudar o Criciúma a ser campeão, desde que vença o Goiás, no Serra Dourada, e o rival derrote o Avaí no clássico catarinense.
Tensão à flor da pele
Ameaçado de terminar a rodada fora do G-4, o Vitória começou a partida com os nervos à flor da pele. As atenções da equipe baiana se dividiam entre o duelo contra o Joinville e o confronto entre São Caetano e Goiás, jogo no qual o Rubro-Negro tinha interesse. Ansioso para tentar fazer logo a sua parte, o time treinado por Paulo César Gusmão errou quase tudo o que tentou nos minutos inicais, incluindo a saída de bola.
Lance do jogo entre joinville e Vitória (Foto: Leandro Ferreira / Futura Press)O Joinville atrapalhou os planos do Vitória na Série B (Foto: Leandro Ferreira / Futura Press)
Para deixar as coisas ainda mais tensas, Michel, um dos jogadores mais experientes do time treinado por Paulo César Gusmão, deixou o campo logo nos primeiros minutos. O volante reclamou de dores no joelho e acabou substituído por Rodrigo Mancha.
Sem se importar com o nervosismo da equipe baiana, o Joinville partiu para o ataque e por pouco não abriu o placar em alto estilo. Após um erro do lateral Gilson, Eduardo levou a bola até a linha de fundo e cruzou rasteiro na direção de Lima, que tocou de letra e assistiu à bola passar muito perto do gol defendido por Deola.
Ameaçador, o time de Santa Catarina recebeu uma ducha de água fria no meio do primeiro tempo. Principal atacante do time e ídolo da torcida do Joinville, Lima sentiu uma lesão e pediu para sair do jogo. Jean Carlos foi o escolhido pelo técnico Artur Neto para entrar na partida.
Aos 27 minutos, o lance que finalmente colocou os nervos do Vitória no lugar. William recebeu bom lançamento pela esquerda e bateu na saída do goleiro Ivan para abrir o placar na Arena Joinville. Na comemoração, o atacante simulou golpes de capoeira em homenagem a Alex Alves, ex-jogador revelado pelo clube baiano morto na última quarta-feira, vítima de complicações decorrentes de leucemia.
Se serviu para acalmar os ânimos do Vitória, o gol também provocou uma queda no ímpeto do Joinville. A equipe catarinense se abateu com a desvantagem no placar e passou a não chegar com tanto perigo à meta defendida por Deola. Um dos raros chutes em direção ao gol do time baiano parou nas mãos do goleiro rubro-negro. Glaydson, já no fim do primeiro tempo, chutou forte de fora da área, e Deola caiu no canto para fazer a defesa.
Tinha um Joinville no meio do caminho...
As duas equipes voltaram sem mudanças nas escalações para o segundo tempo, mas com uma grande diferença de mentalidade. Enquanto o Vitória tentava a todo custo segurar o resultado para garantir o acesso, o Joinville queria encerrar a rodada com um bom resultado diante de sua torcida. E foi na base do abafa que o time catarinense deixou o coração da equipe baiana batendo mais forte.
Aos 27 minutos, Ricardinho arriscou um belo chute de fora da área e acertou a trave de Deola. No lance seguinte, Jean Carlos aproveitou confusão na área do Vitória, chutou colocado e quase empatou a partida.
Em São Paulo, a confirmação de que Goiás e São Caetano empatavam criava o cenário perfeito para a festa do acesso do Vitória. Para melhorar tudo, o Azulão ainda perdeu um pênalti. Tudo contribuía para que o Rubro-Negro terminasse o sábado comemorando o retorno para a elite do futebol nacional. O time baiano não contava, no entanto, com o espírito de luta do Joinville. Já no fim do segundo tempo, Leandro Carvalho recebeu a bola dentro da área, virou sobre a marcação e bateu forte para empatar a partida.
Já nos acréscimos, Marcelo Nicácio ainda tentou ter um dia de herói. O atacante recebeu a bola dentro da área e bateu cruzado para boa defesa do goleiro Ivan. No fim do confronto, vários jogadores do Vitória caíram no gramado desolados. A definição sobre o acesso terminou adiada para a última rodada. Após um primeiro turno que beirou a perfeição, o Rubro-Negro agora periga terminar a temporada com um gostinho amargo na garganta. E tudo porque, neste sábado, havia um Joinville no meio do caminho.
 

Já no Canadá para o UFC 154, Spider posa ao lado de Rodrigo Damm

Lutador está na plateia para acompanhar o retorno de Georges St-Pierre

Por SporTV.com Montreal, Canadá
21 comentários
Mesmo sem lutar, Anderson Silva é um dos lutadores mais esperados no UFC 154, neste sábado, em Montreal. O campeão dos pesos-médios vai acompanhar da plateia o duelo entre Georges St-Pierre, detentor do cinturão dos meio-médios, e o americano Carlos Condit, campeão interino.
Anderson Silva no Canadá  (Foto: Reprodução/Twitter)Anderson Silva no Canadá ao lado de Rogério Camões, Joinha e Damm (Foto: Reprodução/Twitter)
Sorridente, Anderson posou ao lado do preparador físico Rogério Camões, seu empresário Joinha e o peso-pena Rodrigo Damm, que está no card para enfrentar Antonio ''Pato'' Carvalho.
O presidente do UFC, Dana White, já declarou a intenção de armar uma superluta entre Anderson e GSP, caso o canadense vença Condit no evento desta noite.

Vettel leva sufoco de Hamilton no fim, mas é pole nos EUA. Alonso é só 8º

Com chances de título no domingo, alemão domina treino classificatório em Austin. Felipe Massa supera Alonso e parte em sexto. Bruno Senna é 11º

Por GLOBOESPORTE.COMTexas, Estados Unidos
84 comentários
Se o treino classificatório para o GP dos EUA fosse um duelo de pistoleiros dos clássicos filmes texanos de faroeste, Fernando Alonso seria facilmente abatido por seu rival na briga pelo título, Sebastian Vettel. Melhor nos três treinos livres no Circuito das Américas, na cidade de Austin, no estado do Texas, o alemão da RBR confirmou o favoritismo e mostrou que é o piloto mais rápido do velho oeste. Montado em seu touro vermelho, conquistou sua sexta pole position em 2012, com o tempo de 1m35s657 e colocou a mão na taça. Isso porque o espanhol  da Ferrari parte sete posições atrás. Alonso não conseguiu, em nenhum momento da sessão, chegar perto de seu concorrente. Foi superado pelo companheiro de equipe Felipe Massa, que parte em sexto, e terminou apenas com o nono tempo. Entretanto, larga em oitavo ao herdar a posição de Romain Grosjean, punido com cinco posições no grid por trocar o câmbio da Lotus.
Mas apesar do domínio em todas as atividades do fim de semana, o ‘xerife’ Vettel - com seu‘capacete de caubói’ - quase viu seu território invadido por Lewis Hamilton. Como um forasteiro, o piloto da McLaren apareceu de repente, por pouco, não tirou a pole do alemão nos minutos finais do Q3. Hamilton anotou 1m35s766, ficando a apenas 0s109 de Vettel.
Ao contrário de um apático Alonso, Massa se mostrou inspirado neste sábado. Superou o parceiro de time nas três partes da atividade, terminou com o sétimo tempo e parte em sexto, por também herdar uma colocação de Grosjean. É a segunda vez no ano que o brasileiro começa na frente do espanhol. Bruno Senna chegou a brilhar ao ser o quinto mais rápido no Q1, mas acabou de fora da superpole e começa em 11º . Em seu penúltimo GP na carreira, o heptacampeão Michael Schumacher conseguiu um ótimo quinto lugar no grid.
Sebastian Vettel RBR gp dos EUA (Foto: Agência Getty Images)Vettel parecia rumar para uma pole tranquila, mas levou susto de Hamilton no fim (Foto: Getty Images)
O GP dos Estados Unidos será exibido neste domingo ao vivo pelo SporTV, às 17h (horário de Brasília), e na íntegra pela TV Globo, logo após o Fantástico.
Alonso treino F1 nos EUA Austin (Foto: Reuters)Alonso larga apenas em oitavo (Foto: Reuters)
Faltam duas etapas para o fim da temporada e Vettel pode ser tricampeão antecipadamente neste domingo, na corrida que marca seu 100º GP na Fórmula 1. Com 255 pontos, está dez à frente de Alonso. Se vencer a prova, conquistará o título caso o espanhol chegue no máximo em quinto. Se for o segundo, Alonso terá de ficar no máximo em nono. E se cruzar em terceiro, Vettel terá de torcer para o piloto da Ferrari ficar fora da zona de pontuação (11º ou pior). Caso nada se resolva nos EUA, a disputa ficará para o GP do Brasil, em Interlagos, às 14h do dia 25 de novembro. Acesse o Simulador da Fórmula 1 e faça suas previsões para as duas últimas corridas.
Header_Q1 (Foto: Infoesporte)
Logo no Q1, Vettel mostrou quem era o dono do pedaço. Fez 1m36s558, exato meio segundo melhor que o segundo mais veloz, Hamilton. Senna começou a atividade com o pé direito, sendo o quinto mais rápido, seguido pelo companheiro de Williams, Pastor Maldonado. Massa também superou o parceiro de equipe nesta parte do treino. Ficou em oitavo, três posições à frente de Alonso, o 11º. Nos minutos finais do Q1, Narain Karthikeyan rodou na curva 2 e precisou ter sua HRT retirada da pista. As bandeiras amarelas forçaram os pilotos a tirar o pé no trecho, atrapalhando Nico Rosberg, que ainda precisava de uma boa volta para se assegurar no Q2. Por pouco, o alemão da Mercedes conseguiu escapar da eliminação, deixando para trás Daniel Ricciardo (STR), juntamente com os seis pilotos das equipes menores, dessa vez com a Marussia à frente da Caterham. Na ordem: Timo Glock, Charles Pic, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Pedro de la Rosa e Karthikeyan.
Header_Q2 (Foto: Infoesporte)
Massa continuou sua boa exibição no treino ao fazer o terceiro melhor tempo no Q2 (1m36s549), seis décimos mais veloz que Alonso, que foi apenas o nono e quase ficou fora da superpole. Na frente do brasileiro, apenas a dupla da RBR. Webber fez o segundo tempo do Q2, 1m36s298, mas passou longe do praticamente imbatível Vettel, que baixou ainda mais seu tempo do Q1: 1m35s796. Bruno não teve o mesmo sucesso de Massa e acabou fora do Q3. Ele marcou 1m37s404 e ficou apenas dois décimos atrás de Kimi Raikkonen, que assegurou a última vaga para a superpole Com problemas no motor da McLaren, Jenson Button precisou recolher para os boxes e também foi eliminado. Quem também não avançou foi Paul di Resta (Force India), Jean-Eric Vergne (STR), Sergio Pérez e Kamui Kobayashi (Sauber), além de Rosberg (Mercedes).
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Nas primeiras voltas do Q3, os pilotos apenas aproveitaram para aquecer. Fora da briga pela pole devido à perda de cinco posições no grid, Grosjean foi o primeiro a andar rápido com 1m37s227. Mas logo foi superado por Webber (1m36s845) e Hamilton (1m36s209). Logo depois, apareceu Vettel para marcar 1m35s877 e acabar com a brincadeira. Mas Hamilton tratou de mostrar que o domínio do alemão não era tão grande assim e passou raspando: 1m35s928. Após o susto, Vettel deu o troco: 1m35s657. O britânico da McLaren ainda melhorou seu tempo, 1m35s766, mas não conseguiu superar a marca do piloto da RBR, que ficou com a pole. Rival de Vettel na luta pelo título, Alonso fez apenas o nono tempo, mas larga em oitavo em razão da punição a Grosjean. Massa mais uma vez foi bem: fez o sétimo tempo e parte em sexto, logo atrás de Schumacher, um dos destaques da atividade.
lewis hamilton mclaren gp dos eua (Foto: Agência Getty Images)Hamilton foi o único que ameaçou a soberania de Vettel no treino (Foto: Getty Images)
Confira o grid de largada para o GP dos Estados Unidos, 19ª etapa da temporada:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m35s657
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m35s766
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m36s174
4 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m36s708
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s794
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m36s937
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m37s141
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m37s300
9 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m36s587
10 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m37s842
Eliminados no Q2:
11 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m37s604
12 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m37s616
13 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m37s665
14 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m37s879
15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m38s206
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m38s437
17 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m38s501

Eliminados no Q1:
18 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m39s114
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m40s056
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m40s664
21 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - t 1m40s809
22 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m41s166
23 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m42s011
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m42s740
CIRCUITO DO GP DOS EUA (Foto: arte esporte)(Foto: arte esporte)

Vettel mantém domínio no fim de semana e lidera terceiro treino livre

Pilotos aproveitam sessão para explorar o Circuito das Américas, no Texas, e voltam para a pista às 16h deste sábado para decidir o grid de largada

Por GLOBOESPORTE.COM Austin, EUA
18 comentários
Se o terceiro treino livre dos GPs de Fórmula 1 geralmente serve apenas para tirar a ferrugem antes do classificatório, a história é diferente nos Estados Unidos. Com o Circuito das Américas novinho em folha, os pilotos e as equipes aproveitaram os 60 minutos da atividade deste sábado para explorar a pista e fazer o máximo possível de testes. Em uma sessão marcada mais pelo aquecimento e pelo tráfego do que pelo pé no acelerador, quem terminou no topo foi - para variar - Sebastian Vettel. Com chance de assegurar o título no domingo, o piloto da RBR passou despercebido até os três minutos finais, quando cravou 1m36s490 e manteve o domínio no fim de semana em Austin, no Texas.
vettel gp austin fórmula 1 (Foto: Reuters)Na hora da verdade, Vettel foi para a pista e ficou com o melhor tempo do terceiro treino (Foto: Reuters)
Lewis Hamilton, da McLaren, ficou com a segunda melhor marca do treino (1m37s492), seguido pela Williams de Pastor Maldonado (1m37s001). Fernando Alonso, que tenta evitar o título antecipado de Vettel, só partiu para as voltas rápidas nos dois últimos minutos e fez o quarto tempo, com 1m37s180. Companheiro do espanhol na Ferrari, o brasileiro Felipe Massa foi o sexto, com 1m37s262. Os dois contaram com a torcida de Rubens Barrichello, que visitou os boxes da equipe italiana ao lado do amigo Tony Kanaan. Bruno Senna ficou com o 11º tempo (1m37s569).
Os carros voltam à pista ainda neste sábado, às 16h (de Brasília), para o treino que define o grid de largada. A corrida será no domingo, às 17h, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.
Vettel pode ser tricampeão antecipadamente neste domingo, mas terá de subir ao pódio e secar Alonso. Se o alemão vencer a prova, conquistará o título caso o espanhol chegue no máximo em quinto. Se for o segundo, Alonso terá de ficar no máximo em nono. E se cruzar em terceiro, Vettel terá de torcer para o piloto da Ferrari ficar fora da zona de pontuação (11º ou pior). Caso nada se resolva nos EUA, a disputa ficará para o Brasil, no GP de Interlagos, às 14h do dia 25. Acesse o Simulador da Fórmula 1 e faça suas previsões para as duas últimas corridas.
Fernando Alonso treino livre GP dos EUA (Foto: AFP)Fernando Alonso tentará neste domingo evitar o título antecipado de Sebastian Vettel (Foto: AFP)
Emoção, só no fim
Com 17 minutos de treino, um leve susto. Michael Schumacher, rumo à aposentadoria, deu uma fechada em Massa para entrar nos boxes. A Mercedes e a Ferrari não chegaram a se chocar. Pouco depois, com 22 minutos decorridos, Sergio Pérez mergulhou para ultrapassar Charles Pic, que fechou a passagem. Os dois chocaram pneu com pneu, sem gravidade, e pouco depois voltaram aos boxes para as equipes checarem possíveis danos nos carros. Àquela altura, Nico Rosberg tinha o melhor tempo, com 1m38s221, mas Vettel e Alonso ainda não tinham feito suas tomadas.
Na metade do treino, Button fez o melhor tempo do fim de semana até então, com 1m37s659, mas logo foi superado pelo companheiro de McLaren - Hamilton fez 1m37s492.
Quem abandonou a atividade foi Jean-Eric Vergne, com um problema mecânico em sua STR. Deixou o carro estacionado na grama e pegou uma carona de moto para voltar aos boxes.
Na parte final do treino, com os pneus aquecidos, Vettel deu o pulo do gato. Com o capacete em homenagem ao Texas e até estrela de xerife no desenho, o alemão colocou ordem na casa. Cravou 1m36s490 e não foi mais superado por ninguém.
A Ferrari também só conseguiu fazer suas voltas rápidas nos cinco minutos finais do treino. Massa pulou para o terceiro melhor tempo com 1m37s969, e Alonso chegou a conseguir o segundo, com 1m37s180. Mas os dois foram superados por Hamilton e Maldonado, que aproveitaram bem os ajustes do carro e fizeram, respectivamente, 1m36s748 e 1m37s001. Entre o quarto Alonso e o quinto Massa ainda ficou Nico Rosberg, com 1m37s247. Todos, como de hábito, atrás do xerife alemão, que continua mostrando quem manda na Fórmula 1 atualmente.
Confira os melhores tempos do terceiro treino livre:
1. Sebastian Vettel (RBR-Renault) - 1m36s490 - 18 voltas
2. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) - 1m36s748, 20 voltas
3. Pastor Maldonado (Williams-Renault) - 1m37s001, 21 voltas
4. Fernando Alonso (Ferrari) - 1m37s180, 21 voltas
5. Nico Rosberg (Mercedes) - 1m37s247, 24 voltas
6. Felipe Massa (Ferrari) - 1m37s262, 27 voltas
7. Mark Webber (RBR-Renault) - 1m37s298, 18 voltas
8. Sergio Pérez (Sauber-Ferrari) - 1m37s415, 20 voltas
9. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes) - 1m37s495, 20 voltas
10. Jenson Button (McLaren-Mercedes) - 1m37s538, 20 voltas
11. Bruno Senna (Williams-Renault) - 1m37s569, 21 voltas12. Michael Schumacher (Mercedes) - 1m37s760, 21 voltas
13. Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) - 1m37s765, 26 voltas
14. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) - 1m37s953, 23 voltas
15. Daniel Ricciardo (STR-Ferrari) - 1m38s547, 23 voltas
16. Paul di Resta (Force India-Mercedes) - 1m38s653, 22 voltas
17. Romain Grosjean (Lotus-Renault) - 1m38s753, 11 voltas
18. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari) - 1m39s689, 12 voltas
19. Timo Glock (Marussia-Cosworth) - 1m40s407, 23 voltas
20. Vitaly Petrov (Caterham-Renault) - 1m40s753, 19 voltas
21. Heikki Kovalainen (Caterham-Renault) - 1m41s011, 19 voltas
22. Charles Pic (Marussia-Cosworth) - 1m41s466, 19 voltas
23. Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth) - 1m43s563, 21 voltas
24. Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth) - 1m44s043, 23 voltas

Neymar posta foto com novo penteado e diz: 'Chega de cabelo'

Craque santista colocou foto no Instagram com cabelo curto, aparentemente com gel. Atacante do Peixe enfrenta o Figueirense

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
610 comentários
Neymar não para de inovar. Será que o atacante santista vai aparecer de penteado novo no confronto diante do Figueirense neste sábado, às 19h30, na Vila Belmiro, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro?
Em última foto postada pelo craque no Instagram, Neymar apareceu com o cabelo bem curto, aparentando ter colocado gel. Em tom de brincadeira, o camisa 11 do Santos escreveu.
- Chega de cabelo !! - falou Neymar.
Neymar com cabelo curto, em Santos (Foto: Reprodução  / Instagram)Neymar com cabelo curto, em Santos (Foto: Reprodução / Instagram)

Fred atende a torcida nas Laranjeiras, mas euforia quase acaba em tumulto

Atencioso, artilheiro do Brasileirão posa para fotos, dá autógrafos, mas desiste após confusão entre torcedores que se amontoavam junto à grade

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
99 comentários
O sábado foi de festa nas Laranjeiras. Eram mais de 1.500 torcedores presentes na sede do clube para acompanhar o último treino do Fluminense antes do jogo contra o Cruzeiro. Mas, por pouco, a empolgação não vira tumulto. Após a atividade, Fred foi atender os tricolores que se amontoavam na grade em busca de uma foto ou autógrafo. Inicialmente houve organização. Mas na ânsia pelo contato, a torcida começou a empurrar a grade espremendo os que estavam na frente e forçando os três seguranças a segurar a barreira.
Preocupado, Fred pediu calma a todo instante. Junto com os seguranças, tentava fazer com que os torcedores dessem um passo para trás, aliviando os que estavam encurralados. Mas a medida acabou não dando certo forçando o atacante a desistir de atender aos inúmeros pedidos.
fred fluminense (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Fred pede calma aos fãs. Seguranças seguram a grade (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
As reações eram as mais distintas. As meninas chamavam o camisa 9 de lindo, se diziam apaixonadas e chegavam a chorar. Uma delas tentou entregar um quadro com fotos dos dois, mas acabou não conseguindo. Um menino ganhou um aperto de mão e disse que nunca mais iria lavar, arrancando risadas do próprio Fred.
Tietagem até a hora de ir embora
O assédio continuou até na hora em que o ídolo deixava as Laranjeiras. O carro do camisa 9 foi cercado por torcedores na última tentativa de conseguir uma foto ou um autógrafo. Diante de tanta aglomeração, foi necessária a ajuda de cinco seguranças para abrir caminho na saída do estacionamento.
fred fluminense carro (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Torcedores cercam o carro do atacante (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
O jogo contra o Cruzeiro acontece no próximo domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão. Com 76 pontos, dez de vantagem para o vice-líder Grêmio restando apenas três rodadas, o Fluminense não pode mais ser alcançado e já é o campeão brasileiro por antecipação. Como prêmio, os jogadores foram liberados da concentração.
A partida vai marcar a festa pela entrega da taça do título e pode representar também um recorde. Em caso de vitória, o Fluminense chega a 79 pontos e se torna o maior pontuador da história do campeonato por pontos corridos com 20 clubes. A marca atual pertence ao São Paulo, campeão em 2006 com 78 pontos. 

Interessado em lutas, filho de Vitor Belfort acompanha treinos do pai

Peso-médio enfrenta Michael Bisping no dia 19 de janeiro, no Brasil

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
15 comentários
O pequeno Davi, filho mais velho de Vitor Belfort e Joana Prado, sempre demonstra interesse na carreira de lutador do pai e já até foi destaque de um vídeo do UFC em que pedia uma chance no evento para o todo-poderoso Dana White. O garoto de nove anos cada vez mais parece que vai seguir os passos de Vitor, que se prepara para enfrentar o inglês Michael Bisping no evento de 19 de janeiro, no Brasil. Esta semana, Davi acompanhou de perto os treinamentos do pai, como mostra a foto abaixo, clicada por Ryan Loco. Será que o talento é hereditário?
Vitor Belfort e o filho Davi (Foto: Ryan Loco)

Marlon Sandro vence, e Ricardo Tirloni perde luta polêmica no Bellator

Carioca atropela adversário e finaliza em pouco mais de dois minutos. Catarinense é eliminado do GP dos pesos-leves na decisão dividida

Por SporTV.com Kingston, EUA
2 comentários
Marlon Sandro comemora vitória no Bellator com pizza (Foto: Reprodução/Twitter)Marlon Sandro comemora vitória no Bellator com
pizza (Foto: Reprodução/Twitter)
O Bellator 81 teve resultados mistos para o Brasil, nesta sexta-feira, em Kingston, EUA. O carioca Marlon Sandro se recuperou da derrota na final do GP dos pesos-penas e finalizou Dustin Neace ainda no primeiro round, mas o catarinense Ricardo Tirloni foi eliminado do torneio dos pesos-leves numa controversa decisão dividida dos juízes laterais, a favor do americano Dave Jansen.
Marlon Sandro, que esteve nas finais dos dois GPs pesos-penas do Bellator que disputou, entrou na jaula circular de Kingston com José Aldo em seu córner e determinado a apagar a má impressão deixada na última luta, uma derrota por pontos para Daniel Straus em 11 de maio. O carioca não deu chance de respirar a Neace, ex-participante do The Ultimate Fighter, e logo atacou suas pernas para conseguir uma queda. O americano tentou prendê-lo numa guilhotina, mas Marlon escapou e rapidamente passou a guarda. Resultado: em apenas 2m05s, o lutador da equipe Nova União estava nas costas do adversário, o qual apagou com um mata-leão. Foi a 23ª vitória em sua carreira, contra apenas quatro derrotas. Ele comemorou comendo uma pizza.
Logo em seguida, o catarinense Ricardo Tirloni entrou na jaula pelas semifinais do torneio peso-leve. O lutador do time Ataque Duplo fez um combate muito equilibrado contra Dave Jansen, que teve clara vantagem no primeiro round, com um knockdown, uppercuts certeiros e uma queda nos 30s finais. Todavia, Tirloni cresceu nos dois assaltos seguintes, defendeu bem as quedas do adversário e passou a conectar repetidamente com suas sequências de jab e direto, além de algumas boas joelhadas no corpo. Jansen, porém, conseguiu um belo suplê nos segundos finais do último round e terminou a luta nas costas do brasileiro, acertando joelhadas em sua perna.
Ao soar do gongo final, ambos ergueram os braços tentando mostrar ao público confiança na vitória. No anúncio da pontuação dos juízes laterais, o locutor oficial do Bellator anunciou primeiro que um deles deu a vitória por 29 a 28 para Tirloni, mas em seguida anunciou o triunfo de Jansen nos cartões dos outros dois jurados. Frustrado, o catarinense abaixou as mãos em desaprovação e saiu da jaula contrariado. Jansen vai enfrentar na final o polonês Marcin Held, que finalizou Rich Clementi no segundo round com uma chave de calcanhar.

Para Dana White, Cyborg deixou
claro que não quer enfrentar Rousey

Presidente do UFC diz que vai dar uma chance para o MMA feminino e se recusa a comentar possível fim do Strikeforce

Por SporTV.com Montreal
16 comentários
As palavras de Cris Cyborg na semana passada, de que acreditava que não seria contratada pelo UFC junto a Ronda Rousey, soam cada vez mais proféticas. Nesta sexta-feira, o presidente da companhia, Dana White, disse ter certeza que a brasileira, campeã do peso-pena (até 65,8kg) feminino do Strikeforce, não quer enfrentar a americana, campeã peso-galo (até 61,2kg) da organização, com quem trocou farpas por todo o ano.
Montagem Cris Cyborg e Ronda Rousey (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Luta entre Cyborg e Rousey parece cada vez mais distante (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Nesta semana, Cyborg alegou ter sido vetada por seus médicos de descer até a categoria peso-galo para enfrentar Rousey, por riscos de saúde. A brasileira vem pedindo que o aguardado duelo seja realizado em peso combinado, mas a equipe da americana exige que a luta seja em sua categoria, que, segundo White, será a única divisão feminina a ser introduzida no UFC. Ele não gostou das declarações de Cyborg.
- Não sei (qual será a primeira adversária de Rousey), mas ficou abundantemente claro para mim que Cyborg não quer lutar com ela. Essa coisa toda das mulheres, eu sempre disse que as divisoes não são profundas o suficiente. A divisão até 61,2kg, da qual Ronda é campeã, acho que tem quatro ou cinco boas lutas para ela no próximo ano e meio. Depois, acho que veremos muito mais mulheres subindo lá, ou talvez não. É profunda o suficiente para passar por dois anos, e depois veremos o que acontece. Vamos dar uma chance para essa coisa. Vamos ver o quão forte o MMA feminino é de verdade - afirmou White, em entrevista ao canal de TV americano "Fuel".
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e do UFC
A declaração vem como um balde de água fria para quem esperava ver a luta entre Cyborg e Rousey, duas maiores estrelas do MMA feminino atualmente. A curitibana, invicta desde 2005, foi pega no exame antidoping em janeiro pelo uso de estanozolol em uma luta de dezembro passado pelo Strikeforce e recebeu uma suspensão de um ano. Rousey passou a atacá-la na imprensa e dizer que a campeã peso-pena sempre usou doping, dando início a uma troca de farpas que durou o ano inteiro.
White confirmou na manhã desta sexta-feira que Rousey havia assinado com o UFC, tornando-se a primeira lutadora da história da franquia. Na entrevista ao canal de TV, o presidente não quis comentar a fundo outra notícia publicada na semana passada, de que o Strikeforce encerraria suas atividades em janeiro, após um superevento em Oklahoma City. Ele apenas afirmou que a campeã peso-galo foi a única atleta da franquia a ter seu contrato renovado com a Zuffa, empresa que detém o direito de ambos os eventos.
- Todo mundo no Strikeforce está sob contrato com a Zuffa. Mas sim, ela assinou um novo acordo. Todos eles estão assinados com a Zuffa, e nós renovamos com ela e ela tem um novo acordo. Ela é a única. Vamos ver o que acontece. Não dirijo o Strikeforce. Estamos trabalhando as coisas com a Showtime (canal de TV a cabo americano que detém os direitos de transmissão do evento). Quando estivermos prontos para anunciar isso, vamos dizer - limitou-se a dizer Dana White.
Assista a vídeos de lutas

Dana defende Sonnen e dispara contra 'chorões' que recusam lutas

Presidente do UFC diz que 'falastrão' recebe chances porque se apresenta quando a franquia precisa, e revela que Cheick Kongo recusou duas lutas

Por SporTV.com Montreal
42 comentários
Após anunciar, na quinta-feira, que Matt Mitrione substituiria Shane Carwin no TUF 16 Finale contra Roy Nelson, o presidente do UFC, Dana White, revelou seu estresse com as recusas de lutadores em aceitar combates oferecidos pela companhia, especialmente num ano em que lesões se acumulam e atrapalham a sua programação. Em 2012, já foram nove eventos que perderam pelo menos um dos atletas escalados para a luta principal, além de inúmeros lutadores forçados a desistir de torneios por conta de lesões.
UFC DAna White (Foto: Agência Getty Images)Dana White não gostou nada da recusa de Cheick Kongo à luta contra Roy Nelson (Foto: Getty Images)
Segundo White, Mitrione, que já havia recusado uma luta contra Daniel Cormier pelo Strikeforce este ano, foi a segunda opção do UFC, após o francês Cheick Kongo, que não quis substituir Carwin no evento do próximo dia 15 de dezembro. Foi o segundo combate seguido negado pelo peso-pesado da França.
- Estou lidando com esses caras por 13 anos, e houve uma sequência de 10 anos em que os caras não recusavam lutas. Nos meus primeiros 10 anos no UFC, a maior luta recusada foi do Tito (Ortiz), que se recusou a enfrentar Chuck (Liddell). Agora, é toda semana... Kongo recusou duas lutas seguidas! Oferecemos o Roy Nelson nesta semana e ele recusou, e antes também oferecemos uma e ele recusou. Estamos numa era com esses caras que me incomoda. Não gosto disso, me irrita quando esses caras não querem aceitar grandes lutas - desabafou o presidente do Ultimate, em entrevista ao canal americano de TV "Fuel TV".
 Chael Sonnen no treino do UFC  (Foto: Getty Images)Dana White: 'Chael Sonnen se apresenta e aceita
grandes lutas' (Foto: Getty Images)
Dana White usou o desabafo para defender Chael Sonnen, que recebeu acusações de ganhar oportunidades seguidas de disputar cinturões da companhia, contra Anderson Silva e Jon Jones, por ser bom de marketing. O dirigente disparou contra Dan Henderson, um dos críticos mais vocais da escolha de Sonnen como antagonista de Jones no reality show The Ultimate Fighter, e contra os "bebês chorões" que reclamaram da escolha.
- Estou enjoado e cansado das acusações que o Chael Sonnen consegue as coisas porque fala. Chael Sonnen se apresenta e aceita grandes lutas em pouco tempo. Ele é o tipo de cara com quem lidamos desde que compramos o UFC. Aí, você tem esses bebês chorões, como Dan Henderson. Ele devia ser amigo dele. Por que está chorando? Você recusou a luta com Jon Jones duas vezes! Teve de se retirar (da luta no UFC 151) por causa do joelho. Ele disse que precisava de duas semanas, aí ofereci a luta em Toronto (no UFC 152, três semanas depois) e ele recusou também! O que devemos fazer, esperar o joelho do Dan Henderson melhorar? Vamos deixar Jon Jones curtir em casa sem fazer nada? Isso é ridículo. E todos os outros caras que liguei e estavam na fila e recusaram a luta... Chael Sonnen se oferece e aceita grandes lutas - afirmou White.

Após oito anos, Falcão perde coroa e não é indicado à Bola de Ouro Fifa

Brasil está representado por Neto e Fernandinho em disputa que conta também com os espanhóis Torras e Kike, além do português Ricardinho

Por SporTV.com Bangcoc, Tailândia
Comente agora
O departamento de futsal da Fifa divulgou, neste sábado, a lista dos cinco finalistas do Prêmio Bola de Ouro do Mundial, dado ao melhor jogador da competição. Vencedor em 2004 e em 2008, Falcão está fora da indicação ao prêmio. Apesar da não menção ao craque, o Brasil concorre à premiação com o fixo Neto e com o ala/pivô Fernandinho. O vencedor será conhecido neste domingo, após a final entre Brasil e Espanha.
Bola Ouro futsal (Foto: Divulgação/Fifa)Neto, Torras, Ricardinho, Fernandinho e Kike disputam o prêmio (Foto: Divulgação/Fifa)
Disputam a Bola de Ouro com a dupla brasileira os espanhóis Kike e Torras, além do português Ricardinho, único jogador que não participa da fase final da competição, já que sua seleção fora eliminada nas quartas de final pela Itália.
Lesionado na primeira rodada, quando atuou apenas três minutos na vitória sobre o Japão, Falcão ficou de fora das duas últimas partidas da primeira fase. Nas oitavas de final, contra o Panamá, e nas quartas, contra a Argentina, o camisa 12 entrou apenas na segunda etapa, tendo desepenho decisivo neste último confronto. Na semifinal, o craque atuou por mais tempo diante da Colômbia, o que não foi suficiente para indição à Bola de Ouro.
- Joguei apenas 27 minutos em toda a competição. Seria incoerência estar entre os cinco melhores do torneio. Meu maior prêmio foi voltar a jogar ainda nesse Mundial e ajudar a levar a seleção aonde ela chegou - comentou Falcão, em seu perfil no Twitter.
O vencedor do prêmio será escolhido em votação do corpo técnico da Fifa e dos jornalistas credenciados. Além do melhor da Bola de Ouro do Mundial, o segundo e o terceiro colocados na eleição também serão condecorados. A entidade ainda concede o prêmio Fair Play e o de artilheiro. No momento, Éder Lima, brasileiro naturalizado russo, lidera com nove gols.
Peruano apita a final
A Fifa divulgou neste sábado também quem será o árbitro da final. Caberá ao peruano Hector Rojas apitar a decisão entre Brasil e Espanha, enquanto a disputa do terceiro lugar, entre Itália e Colômbia, será apitada pelo angolano José Katemo.
Outra divulgação feita pela entidade máxima do futebol neste sábado diz respeito ao próximo Mundial de Futsal, em 2016. Seis países – Colômbia, Espanha, França, Irã, Porto Rico e República Tcheca – apresentaram suas candidaturas para ser sede da próxima edição da Copa do Mundo e a decisão final sobre onde se realizará o torneio será tomada pelo comitê executivo da Fifa em maio de 2013.
Neste domingo, o SporTV e a Globo transmitem ao vivo a decisão entre Brasil e Espanha, a partir das 10h15m. O SporTV.com também acompanhará o duelo em tempo real.

Nelsinho fecha ano em 7º na Truck e quer prêmio de piloto mais popular

Logo após ganhar Pole Award por largar mais vezes na ponta em 2012, Piquet Jr. chega em quarto na última prova da temporada da Nascar Truck Series

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA
1 comentário
Nelsinho Piquet quer ser eleito o piloto mais popular da Nascar Truck Series (Foto: Divulgação)Nelsinho Piquet quer ser eleito o piloto mais
popular da Nascar Truck Series (Foto: Divulgação)
Pouco depois de conquistar o Pole Award (conferido ao piloto que mais largou na primeira posição na temporada) e se de se tornar o primeiro estrangeiro a conquistar um prêmio anual na pista em 65 anos de história da Nascar, Nelsinho Piquet recebeu a bandeira quadriculada em quarto lugar na prova de encerramento da Truck Series, em Miami. Com o resultado, o brasileiro fechou a temporada 2012 na sétima posição, com 747 pontos em 22 etapas. O compatriota Miguel Paludo chegou em quinto na prova e fechou o top 10 na classificação geral.
- Nossa meta no início do ano era chegar a Miami na briga pelo campeonato, mas isso ficou difícil porque deixamos de terminar algumas corridas na parte inicial da temporada. A segunda metade do ano foi muito boa, com vitórias, poles consecutivas e sempre na briga pelos primeiros lugares. Então fico satisfeito pela maneira como acabou a temporada. Conquistei o Pole Award e espero ganhar ainda o prêmio de piloto mais popular da categoria - afirmou Nelsinho.
O quarto lugar em Miami foi o nono top5 do dono do brasileiro com o Chevrolet Silverado número 30 em 2012. Apenas o campeão e o vice terminaram mais vezes (dez) entre os cinco melhores. Porém, Nelsinho também teve um número alto de abandonos: deixou de completar cinco corridas.
- Foi um ano de muito aprendizado e sei que voltaremos bem mais fortes em 2013, seja qual for o campeonato no qual vamos competir - afirmou depois da prova.
O piloto conversa com equipes da Truck Series e na Nationwide Series e espera anunciar em breve seus planos para a próxima temporada.
- Por enquanto, a única coisa que posso falar em caráter oficial é que vamos correr na Nascar – despista.
Nelsinho concorre a prêmio de Piloto mais popular
Piquet Jr. aguarda o anúncio da votação para piloto mais popular da Truck Series. Encerrada na sexta-feira, a enquete teve início em 21 de setembro pelo site oficial da Nascar. A exemplo do ano passado, o brasileiro era um dos cinco mais votados na única informação parcial oficialmente divulgada pelos organizadores. O prêmio será divulgado na próxima segunda-feira, na solenidade de encerramento da categoria, marcada para um hotel de Miami.
Se vencer, Nelsinho será o segundo estrangeiro na história da Nascar a conquistar o título a partir do voto dos fãs. O primeiro foi o indiano Narain Karthikeyan, que em 2010 mobilizou seus compatriotas para uma participação histórica, comparável às indicações do chinês Yao Ming como titular do Jogos das Estrelas da NBA.
A prova de Miami
A corrida decisiva começou muito bem para Nelsinho. Ele largou por fora na segunda fila e na quinta volta já era o líder da prova após superar Kyle Busch e Parker Kligerman. Ele sustentou a ponta com autoridade até a primeira bandeira amarela da noite, na volta 35.
Após passar pelos boxes no giro 37, com quatro pneus novos, ele alinhou em segundo para a relargada. O truck rendia muito mais na linha superior da pista, quase colado no muro. E partir por dentro quando veio a bandeira verde acabou fazendo o brasileiro cair para terceiro. Até a volta 53, ele sustentou a posição, muito embora tenha entrado no rádio algumas vezes reportando que a picape perdia a frente nas curvas.
Nelsinho Piquet em ação na etapa de Miami da Nascar Truck Series (Foto: Divulgação)Nelsinho Piquet em ação na etapa de Miami da Nascar Truck Series (Foto: Divulgação)
Ainda assim, Piquet conseguiu recuperar a vice-liderança em cima de Kyle Busch na volta 55, em arriscada manobra mergulhando por dentro. E partiu para cima do então líder, Kyle Larson. No giro 64, chegou a tentar movimento similar ao que dera a ultrapassagem sobre o piloto da Sprint Cup, mas seu jovem companheiro de equipe do truck 4 sustentou a primeira posição.
O longo período sem bandeiras amarelas fez o carro de Nelsinho perder rendimento, com a frente do truck muito instável. Isso permitiu a Kyle Busch devolver a ultrapassagem na volta 77. Após uma rodada de pits em bandeira verde, o brasileiro era novamente terceiro colocado na volta 94.
Ele chegou a cair para décimo na volta 131 e aparentava ter dificuldade para sustentar o top10 na corrida programada para 134. Na volta 132 uma forte batida envolvendo três trucks determinou a interrupção da corrida com bandeira vermelha. O brasileiro por pouco escapou de ser coletado no acidente. Mas como ao desviar passou sobre detritos dos trucks batidos, foi obrigado a passar outra vez pelos pits para trocar pneus.
A prova então foi para a prorrogação, já que as regras da Nascar determinam que, para evitar o final da corrida sob bandeira amarela, sejam feitas três tentativas de duas voltas em ritmo normal ainda que além do limite de giros inicialmente estipulado.
O brasileiro alinhou em 12º quando surgiu a bandeira verde na volta 138. E então fechou a temporada 2012 de maneira agressiva, ganhando nada menos que oito posições para chegar em quarto lugar.
Confira a classificação final da Nascar Truck Series (Top 10):
1. J. Buescher - 808
2. T. Peters - 802
3. J. Coulter - 789
4. T. Dillon - 784
5. P. Kligerman - 778
6. M. Crafton - 759
7. N. Piquet Jr. - 747
8. J. Lofton - 710
9. J. Sauter - 678
10. M. Paludo - 668