terça-feira, 13 de março de 2012

Passado-futuro: Arena terá memorial do Olímpico e gramado à la Wembley

Implantação do gramado deve começar em agosto. Grêmio também se preocupa com memória do Olímpico e vai preservar as traves do estádio

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre
Arena do Grêmio obras (Foto: Juliano Kracker, Divulgação)Arena do Grêmio está com mais de 60% de
conclusão (Foto: Juliano Kracker, Divulgação)
Com mais de 60% das obras concluídas na Arena, o Grêmio começa a pensar muito além da evolução de vigas e concretos. A oito meses de finalizar a construção, o clube já projeta o tapete em que pisarão os atletas a partir de novembro. Preocupado com a memória, também pensa em alternativas para preservar ao máximo o passado que ficará do Olímpico. São medidas que vão desde a manutenção das traves do campo da Azenha até um memorial de relíquias.

A começar pelo futuro, a implantação do gramado da Arena tem seu pontapé inicial em agosto, com previsão de finalização em dois meses. Assim como os demais setores, a promessa é de alta tecnologia. Será um tipo de grama diferente do que se usa hoje no Brasil. A inspiração vem sobretudo da Inglaterra. Sai de cena a grama de verão, entra a de inverno, com raízes menos profundas e com resistência superior aos momentos críticos de frio.
- Vai sobreviver mais tempo num lugar em que não pega muito sol - explica o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini.
Outra novidade atende pela presença da grama sintética. Aos mais apressados que costumam criticar o piso artificial, vai um aviso: ele vai corresponder a apenas 5% do total do tapete, praticamente imperceptível e com a função de ajudar a fixar a raiz natural.
grama wembley (Foto: Rodrigo Sirico/Globoesporte.com)Placa em Wembley pede que torcedores não pisem
no gramado (Foto: Rodrigo Sirico/Globoesporte.com)
Será uma experiência semelhante ao estádio de Wembley, em Londres, por muito tempo alvo de descontentamentos pelo estado do gramado. Da reinauguração em 2007 até 2010, a grama foi trocada 11 vezes, mas os problemas continuavam. A solução encontrada foi utilizar fibras artificiais para dar suporte à grama natural. Assim como será na Arena, que também terá drenagem a vácuo. Mais do que evitar o acúmulo de água, apresenta outras funções.

- Essa drenagem suporta grandes volumes de chuva e, ainda, revertendo os motores, faz a "aeração" da grama, ventilando o gramado - afirma Antonini.

Olímpico sempre vivo: traves e memorial

Além de se cercar da mais alta tecnologia, o Grêmio busca mecanismos de preservar o passado. Uma das medidas é levar alguma lembrança do Olímpico. O primeiro passo será dado no dia 8 de dezembro, quando as traves do estádio serão transportadas via helicóperto até a Arena. A princípio, será o único resquício do Olímpico no campo da nova morada.

A outra ideia do clube é criar um memorial para o Olímpico na Arena. O espaço está até reservado, mas não tem dada para ser inaugurado - será depois de março, quando o estádio será entregue à construtora OAS. O memorial será recheado de lembranças, que irão de nacos de grama até pedaços do concreto.
Antes da retirada das traves, o Grêmio terá seis dias para fazer o jogo de despedida do Olímpico, já que o Brasileirão se encerra com o Gre-Nal do dia 2 de dezembro. O adversário ainda não está definido. Voltando à Arena do bairro Humaitá, o próximo passo é a construção da cobertura, que começa a ser erguida em abril. Atualmente, 2,3 mil operários trabalham na obra, divididos em três turnos diários.

Torcida alagoana invade treino do Verdão no Rei Pelé e causa tumulto

Cerca de mil torcedores invadiram gramado e cercaram os atletas. Palmeirenses precisaram ser escoltados até o vestiário

Por Daniel Romeu Maceió, AL
palmeiras treino confusão (Foto: romeu)Torcida alagoana invade treino do Palmeiras
(Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
Tudo corria bem no treinamento do Palmeiras no Estádio Rei Pelé, em Maceió, na tarde desta terça-feira. Mas só até o técnico Luiz Felipe Scolari soprar o apito final. Cerca de mil torcedores que assistiam à atividade das arquibancadas pularam a grade de proteção e invadiram o gramado em busca de uma foto ou autógrafo com os jogadores. Um tumulto foi instaurado e os atletas, com medo, tiveram de ser escoltados ao vestiário.
Já nos minutos finais de treino, o portão de acesso foi aberto e grande parte dos torcedores começou a se aglomerar na beira do gramado, onde os jornalistas esperavam para as entrevistas. O goleiro Bruno e o volante Chico pararam para dar autógrafos e acabaram cercados por torcedores.
Os seguranças tiveram trabalho para “soltá-los” e a confusão ficou maior ainda com a entrada da polícia – que, em menor número, pouco pôde fazer para controlar a confusão. O lateral Artur chegou a perder parte do uniforme e desceu do gramado sem camisa. Felipão pareceu não se importar e, calmamente, também desceu aos vestiários.
- Eles invadiram, desse jeito nunca tinha visto. Mas faz parte. Olhei lá e pensei: "sou o menor". Sorte que estava no cantinho e vim rápido para o vestiário. Deixei o bicho pegar lá em cima - brincou o atacante Maikon Leite.
Segundo o gerente de futebol do clube, César Sampaio, o Palmeiras vê esse tipo de manifestação como normal em cidades que não costumam receber jogos dessa magnitude – o Verdão enfrenta o Coruripe-AL, nesta quarta, na primeira fase da Copa do Brasil. No entanto, o clube espera maior policiamento no horário da partida.
Clique aqui e assista a vídeos do Palmeiras
palmeiras treino confusão (Foto: romeu)Bruno é cercado por torcedores no treino desta terça-feira (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

Brandão sai do banco, marca no fim e põe Olympique nas quartas de final

Derrota por 2 a 1 para Inter de Milão classifica os franceses em jogo com fim emocionante. Italianos seguem em crise e sem chances de título na temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
Quando recebeu a notícia de que começaria o jogo contra o Inter de Milão no banco de reservas talvez Brandão não pudesse imaginar que o fim seria tão apoteótico. Com o jogo encaminhado para a prorrogação, o ex-atacante de Cruzeiro e Grêmio entrou aos 42 do segundo tempo e, cinco minutos depois, marcou o gol que levou o Olympique de Marselha às quartas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, no Giuseppe Meazza. Os italianos ainda venceriam a partida por 2 a 1, mas acabaram eliminados diante de sua torcida por conta do critério de gol fora de casa - na ida, os franceses haviam feito 1 a 0, também nos acréscimos.
Os nerazzurri mantinham as esperanças graças ao gol de Diego Milito, aos 30 da etapa final, mas um instante de sorte do centroavante brasileiro, que conseguiu aproveitar com as costas um chutão do goleiro Mandanda e tirou de Julio César, selou a vaga. Pazzini, aos 50, fez de pênalti, mas ouviu o apito final logo em seguida.
brandao internazionale x Olympique de Marselha (Foto: AP)Brandão parece não acreditar na classificação do Olympique de Marselha. Nem o Internazionale... (Foto: AP)
O time do técnico Didier Deschamps é o sexto classificado na Champions. Também nesta terça-feira, o Bayern de Munique atropelou o Basel, por 7 a 0, e se juntou a Milan, Benfica, Barcelona e Apoel. Real Madrid x CSKA e Chelsea x Napoli decidem os últimos times que disputarão as quartas de final. Os duelos serão conhecidos em sorteio na próxima sexta, na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. Não há restrições.
O resultado também agrava a crise em cima do técnico Claudio Ranieri. Já eliminado da Copa da Itália e também da Liga dos Campeões, o Internazionale se vê sem chances de título na temporada, já que ocupa a sétima colocação no Campeonato Italiano, com 40 pontos - 17 a menos que o líder e rival Milan.
Mandanda mantém zero no placar
m'bia zanetti internazionale x Olympique de Marselha (Foto: Reuters)M'Bia e Zanetti: jogo foi muitas vezes truncado (AFP)
Se o jogo em Marselha, há três semanas, foi marcado pela pobreza técnica e, principalmente, de emoções, os primeiros minutos no Giuseppe Meazza compensaram. Atrás de um gol que pudesse dar tranquilidade, o Internazionale de Milão foi para cima e fez de Mandanda o nome do primeiro tempo.
A primeira grande oportunidade surgiu aos sete minutos. Depois de boa jogada de Zanetti na linha de fundo, a bola sobrou dentro da área para Sneijder bater com o gol livre. O holandês não caprichou como deveria e viu Mandanda, já caído, defender em lance de puro reflexo.
O próprio goleiro voltaria a ser o centro das atenções em pouco tempo. Aos dez, Sneijder cruzou na medida para Milito, que desviou de peito já na pequena área. Mandanda fez uma defesa espetacular e evitou o gol.
É bem verdade que o Inter de Milão, fora os dois lances, não esboçou uma pressão. E teve apenas mais uma boa chance, aos 46, com Forlán. O Olympique ocupava o campo ofensivo, mas tampouco ameaçava – e passaria desapercebido não fosse a cabeçada de Rémy que saiu perto do gol de Julio César, aos 17 minutos.
Inter 'acha' gol, mas é surpreendido em fim emocionante
Criatividade não foi uma palavra que esteve no vocabulário dos italianos na etapa final. Com Sneijder em baixa até ser substituído com desconforto muscular, a equipe de Claudio Ranieri não conseguia chegar à meta adversária. Não havia troca de passes, ultrapassagens, jogadas que deveriam ser simples em um time campeão europeu há menos de dois anos.
Na base da raça – e um pouco de sorte –, no entanto, o time da casa chegou ao gol que sonhava, minutos depois de Julio César realizar boa defesa em cabeçada de Diarra. Aos 30, um escanteio mal cobrado originou um bate e rebate até que a bola sobrou para Diego Milito empurrar para o fundo das redes.
milito internazionale x Olympique de Marselha (Foto: AP)Diego Milito comemora o gol que levaria o confronto para a prorrogação (Foto: AP)
A falta de inspiração, porém, acabou punindo os donos da casa. Em um lance isolado e fortuito, aos 47 minutos, Mandanda deu um chutão do campo de defesa. Brandão ganhou de Lúcio, "ajeitou" com as costas e tocou na saída de Julio César.
A festa virou apreensão quando, em seguida, o próprio Mandanda cometeu pênalti em Pazzini. Expulso, ele viu o centroavante italiano superar o substituto Bracigliano, aos 50. Mas já não havia tempo para mais nada. Mesmo sem um grande futebol, o Olympique representará a França nas quartas de final. E, de quebra, aumentou em grande escala a crise nos nerazzurri.
inter de milão 2 x 1 olympique de marselha
Julio César, Maicon, Lúcio, Samuel e Nagatomo; Zanetti, Stankovic e Poli (Cambiasso); Sneijder (Obi); Milito e Forlán (Pazzini). Mandanda, Azpilicueta, Diawara, N’Koulou e Morel; Diarra, Mbia, Amalfitano, Valbuena (Cheyrou) e Ayew (Bracigliano); Rémy (Brandão).
Técnico: Claudio Ranieri. Técnico: Didier Deschamps.
Gols: Milito, aos 30, Brandão, aos 47, e Pazzini, aos 51 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Zanetti, Samuel, Stankovic (Inter de Milão); Diawara, Mandanda (Olympique). Cartão vermelho: Mandanda (Olympique).
Estádio: Giuseppe Meazza (Milão). Data: 13/03/2012. Árbitro: Pedro Proença (POR).

Adriano cobra Timão, faz pegadinha com garotos e coloca Fla em pauta

Atacante espera receber salários pendentes e já confidencia a amigos desejo de, ao menos, fazer recuperação no Rubro-Negro

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Adriano no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./ Ag. Estado)Adriano no treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr./ Ag. Estado)
Adriano segue em São Paulo e tem uma reunião inicialmente programada para sexta-feira quando vai tentar receber R$ 1,5 milhão referente aos salários dos três meses de contrato que ainda teria com o Corinthians. Seu vínculo com o Timão iria até o dia 30 de junho. A tendência é que as partes cheguem a um acordo e o valor seja reduzido. O jogador quer antecipar o encontro para voltar ao Rio de Janeiro antes do fim de semana - em voo fretado.

O anúncio da rescisão do contrato emitido pelo time paulista na segunda-feira através de nota oficial colocou fim a uma relação de desgaste que teve como foco principal o problema entre o atacante e Tite, que chegou ao limite nos últimos dias, quando o Imperador se recusou a participar de uma pesagem na balança e foi afastado pelo técnico dos jogos contra o Guarani e da viagem para o México, onde o Timão enfrenta o Cruz Azul, nesta quarta-feira, pela Taça Libertadores.

Segundo pessoas que acompanham o jogador, a vontade de Adriano é retornar ao Flamengo. Caso isso não aconteça, um adeus ao futebol não está descartado. Ele poderá apresentar um pedido para que complete a recuperação da lesão no tendão de Aquiles no Rubro-Negro.
- Ele quer ficar no Rio e no Flamengo, mas sabe que precisa completar sua recuperação. Mas é o Flamengo - disse um dos amigos que monitoram os próximos passos do Imperador.

Em nota oficial, a assessoria de Adriano diz que ele negocia com times do exterior e dois brasileiros. Mesmo com o afastamento dos jogos, Tite queria que Adriano ficasse em regime de concentração, hipótese logo rechaçada pelo jogador. Depois de uma série de indisciplinas e de excessos fora de campo, a paciência do treinador chegou ao fim.

No fim de semana, quando disse que não aceitaria ficar concentrado, o centroavante pediu dispensa do treino de domingo e selava sua saída do time paulista.

Brincadeira na churrascaria
Assim como aconteceu no Flamengo, Adriano tinha bom relacionamento com grande parte dos jogadores. E com um detalhe: estava em contato direto com muito dos jovens que foram campeões na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além de ajudar alguns atletas financeiramente, também pregou uma peça nos meninos.
Adriano levou um grande grupo de jogadores e amigos a uma churrascaria na capital paulista. Na hora da conta, se escondeu no banheiro e os jovens ficaram desesperados com o valor de aproximadamente R$ 6 mil. Foi quando, às gargalhadas, o Imperador reapareceu e pagou.

O atacante tem se comunicado com a mãe, dona Rosilda, e também com a avó, dona Vanda, que já estão à espera do seu retorno.
 

Fla vai oferecer espaço para Adriano: 'Recuperado, quem é que não quer?'

Vice de relações externas, Walter Oaquim condiciona possível contratação do atacante ao restabelecimento de sua forma. Clube vai procurar atleta

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
adriano depoimento (Foto: Agência Estado)Adriano: portas abertas para se recuperar no
Flamengo (Foto: Agência Estado)
As relações entre Flamengo e Adriano vão aos poucos tornando-se mais próximas. O jogador, que rescindiu seu contrato com o Corinthians na noite de segunda-feira, pode fazer trabalho de recuperação física nas instalações rubro-negras se assim desejar. Walter Oaquim, vice de relações externas do Flamengo, revelou na tarde desta terça que o clube vai procurar Adriano para oferecer o espaço. E deixou no ar que, caso ele se recupere fisicamente, a contratação pode acontecer.
- A questão não é contratar ou não contratar o Adriano. O Flamengo vai se propor a ajudar o Adriano a se recuperar do ponto de vista físico, psicológico, da parte total de atleta. O Flamengo vai oferecer isso, inclusive local de treinamento.
As palavras de Oaquim revelaram um sentimento de gratidão do clube pelo atacante, principal nome do time campeão brasileiro em 2009:
- O Flamengo deve muito a ele. Adriano foi um craque feito em casa, campeão muitas vezes pelo Flamengo, ídolo, querido, você vê a reação das pessoas. Mas não adianta voltar em condições difíceis para ele e para o clube. Então, se nós conseguirmos, e ele desejar participar dessa recuperação, claro que, recuperado, quem é que não quer?  Então eu acho que pela parte do Flamengo é a melhor posição. Depende dele - disse Oaquim.
O dirigente revelou que suas declarações têm o aval da diretoria e da presidente Patricia Amorim, que já começou a ouvir a opinião de torcedores, sócios, conselheiros e patrocinadores sobre a possível volta do Imperador.
- Isso vai ser conversado com ele, vamos ver o que pensa. Às vezes ele tem clube para ir, alguém interessado nele. Estou falando pela presidente, pela diretoria, não pelo futebol. Pelo fato de o Flamengo recuperar um ex-atleta que vai ser eternamente um atleta do clube, explicou Oaquim.
Por fim, ele revelou que o convite já tem data para acontercer.
- Nosso vice de futebol vai conversar com ele depois do jogo de quinta-feira - finalizou, referindo-se à partida contra o Olimpia, pela Libertadores.
Em entrevista à apresentadora Vanessa Riche, do SporTV, a presidente Patricia Amorim procurou adotar postura cautelosa.
- Primeiro precisamos saber como está a lesão dele. Outra questão é que o clube tem um planejamento. Contratamos Vagner Love, renovamos com Felipe, assumimos o pagamento do Ronaldinho Gaúcho, além de González e Magal. Temos um planejamento a seguir. Não se contrata um jogador de uma hora para outra - disse.
Fla já estuda formato de um possível contrato
Quando a rescisão com o Corinthians veio à tona no início da noite de segunda-feira, o Rubro-Negro virou um rebuliço. Diversas enquetes realizadas sobre um possível retorno do Imperador mostram larga vantagem de aprovação por parte da torcida. Pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM mostrou que 89% dos internautas aprovam a volta de Adriano ao Flamengo.
O clube, porém, passou a se cercar de cautelas quando o assunto escancarou as portas da Gávea. Primeiro, foi debatida a principal importância de manter o foco no jogo da Libertadores, diante do Olimpia, quinta-feira, no Engenhão. Por isso, o assunto está sendo tratado pelos altos poderes do clube, ainda sem envolver a comissão técnica.
Já é consenso que, caso a contratação aconteça, o vínculo deve ser ligado à produtividade
Como não era previsto na pauta, o caso Adriano ainda passava longe do departamento de finanças. Mas Michel Levy, responsável pelo setor, já se movimenta para debater com Adriano possíveis valores e formulação de contrato.
O clube, então, estipulou o roteiro para o Imperador: primeiro, receber o jogador, sem qualquer tipo de apresentação ou formalidades, para se recuperar plenamente da lesão no tendão de aquiles do pé esquerdo. Adriano usaria a estrutura do clube, mesmo sem ainda ser atleta do Rubro-Negro, como fez Ronaldo em 2008, antes de acertar com o Corinthians.
Depois, durante cerca de um mês, o departamento médico do Rubro-Negro poderia acompanhar a evolução do atacante, assim como pessoas ligadas ao futebol fariam uma avaliação do comportamento do jogador.
- O Flamengo está de portas abertas para ajudar no que ele precisar. Se quiser treinar aqui, disponho preparadores físicos, nutricionista e, se solicitar, até psicólogo. Aqui é a casa dele – disse o vice-presidente de futebol, Paulo Cesar Coutinho, em entrevista à Rádio Brasil.
O contrato seria apenas o último estágio. Ainda assim, já é consenso que, caso aconteça, seria um vínculo ligado à produtividade do jogador.

Fla vai oferecer espaço para Adriano: 'Recuperado, quem é que não quer?'

Vice de relações externas, Walter Oaquim condiciona possível contratação do atacante ao restabelecimento de sua forma. Clube vai procurar atleta

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
adriano depoimento (Foto: Agência Estado)Adriano: portas abertas para se recuperar no
Flamengo (Foto: Agência Estado)
As relações entre Flamengo e Adriano vão aos poucos tornando-se mais próximas. O jogador, que rescindiu seu contrato com o Corinthians na noite de segunda-feira, pode fazer trabalho de recuperação física nas instalações rubro-negras se assim desejar. Walter Oaquim, vice de relações externas do Flamengo, revelou na tarde desta terça que o clube vai procurar Adriano para oferecer o espaço. E deixou no ar que, caso ele se recupere fisicamente, a contratação pode acontecer.
- A questão não é contratar ou não contratar o Adriano. O Flamengo vai se propor a ajudar o Adriano a se recuperar do ponto de vista físico, psicológico, da parte total de atleta. O Flamengo vai oferecer isso, inclusive local de treinamento.
As palavras de Oaquim revelaram um sentimento de gratidão do clube pelo atacante, principal nome do time campeão brasileiro em 2009:
- O Flamengo deve muito a ele. Adriano foi um craque feito em casa, campeão muitas vezes pelo Flamengo, ídolo, querido, você vê a reação das pessoas. Mas não adianta voltar em condições difíceis para ele e para o clube. Então, se nós conseguirmos, e ele desejar participar dessa recuperação, claro que, recuperado, quem é que não quer?  Então eu acho que pela parte do Flamengo é a melhor posição. Depende dele - disse Oaquim.
O dirigente revelou que suas declarações têm o aval da diretoria e da presidente Patricia Amorim, que já começou a ouvir a opinião de torcedores, sócios, conselheiros e patrocinadores sobre a possível volta do Imperador.
- Isso vai ser conversado com ele, vamos ver o que pensa. Às vezes ele tem clube para ir, alguém interessado nele. Estou falando pela presidente, pela diretoria, não pelo futebol. Pelo fato de o Flamengo recuperar um ex-atleta que vai ser eternamente um atleta do clube, explicou Oaquim.
Por fim, ele revelou que o convite já tem data para acontercer.
- Nosso vice de futebol vai conversar com ele depois do jogo de quinta-feira - finalizou, referindo-se à partida contra o Olimpia, pela Libertadores.
Em entrevista à apresentadora Vanessa Riche, do SporTV, a presidente Patricia Amorim procurou adotar postura cautelosa.
- Primeiro precisamos saber como está a lesão dele. Outra questão é que o clube tem um planejamento. Contratamos Vagner Love, renovamos com Felipe, assumimos o pagamento do Ronaldinho Gaúcho, além de González e Magal. Temos um planejamento a seguir. Não se contrata um jogador de uma hora para outra - disse.
Fla já estuda formato de um possível contrato
Quando a rescisão com o Corinthians veio à tona no início da noite de segunda-feira, o Rubro-Negro virou um rebuliço. Diversas enquetes realizadas sobre um possível retorno do Imperador mostram larga vantagem de aprovação por parte da torcida. Pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM mostrou que 89% dos internautas aprovam a volta de Adriano ao Flamengo.
O clube, porém, passou a se cercar de cautelas quando o assunto escancarou as portas da Gávea. Primeiro, foi debatida a principal importância de manter o foco no jogo da Libertadores, diante do Olimpia, quinta-feira, no Engenhão. Por isso, o assunto está sendo tratado pelos altos poderes do clube, ainda sem envolver a comissão técnica.
Já é consenso que, caso a contratação aconteça, o vínculo deve ser ligado à produtividade
Como não era previsto na pauta, o caso Adriano ainda passava longe do departamento de finanças. Mas Michel Levy, responsável pelo setor, já se movimenta para debater com Adriano possíveis valores e formulação de contrato.
O clube, então, estipulou o roteiro para o Imperador: primeiro, receber o jogador, sem qualquer tipo de apresentação ou formalidades, para se recuperar plenamente da lesão no tendão de aquiles do pé esquerdo. Adriano usaria a estrutura do clube, mesmo sem ainda ser atleta do Rubro-Negro, como fez Ronaldo em 2008, antes de acertar com o Corinthians.
Depois, durante cerca de um mês, o departamento médico do Rubro-Negro poderia acompanhar a evolução do atacante, assim como pessoas ligadas ao futebol fariam uma avaliação do comportamento do jogador.
- O Flamengo está de portas abertas para ajudar no que ele precisar. Se quiser treinar aqui, disponho preparadores físicos, nutricionista e, se solicitar, até psicólogo. Aqui é a casa dele – disse o vice-presidente de futebol, Paulo Cesar Coutinho, em entrevista à Rádio Brasil.
O contrato seria apenas o último estágio. Ainda assim, já é consenso que, caso aconteça, seria um vínculo ligado à produtividade do jogador.

Lucas diz que relacionamento com Leão é bom: 'Aqui é uma família'

Meia encerra polêmica com treinador e afirma que está no São Paulo para aprender a cada dia

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Lucas no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Lucas destaca bom relacionamento com Leão e
nega crise (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
Pelo menos dentro de campo, as rusgas entre o técnico Emerson Leão e o meia Lucas  fazem parte do passado. No treinamento desta terça-feira, os dois brincaram durante uma parte da atividade e chegaram até trocar passes no trabalho de finalizações a gol.
O jogador desconversou sobre as recentes polêmicas com Leão e afirmou que seu relacionamento com a comissão técnica é ótimo. Apesar de ter sido substituído durante o duelo contra a Portuguesa e ter creditado seu baixo rendimento no último domingo devido aos pedidos do treinador para tocar mais a bola, o camisa 7 está confirmado para o duelo contra o Independente-PA, nesta quarta, no Morumbi.
– A gente sempre conversa bastante e o relacionamento é muito bom. Ele é o meu comandante e estou aqui para aprender. Ele falou comigo para acabar com tudo isso que está sendo criado. Não tem crise. Temos sim um bom relacionamento. Aqui é uma família – contou o camisa 7, em entrevista ao site oficial do clube.
Sem querer se envolver em novas polêmicas, Lucas elogiou o trabalho da atual comissão técnica do São Paulo e disse que está no clube para aprender com Leão. Nesta temporada, os dois entraram em atrito algumas vezes após o treinador criticar o individualismo dos atacante do Tricolor, principalmente do camisa 7.
– O que aconteceu hoje (terça-feira) no treino sempre existiu. É um clima descontraído. Ele sempre brinca comigo e eu com ele. Estou querendo aprender com ele aqui. Nunca teve este conflito entre a gente.

Miesha Tate fala sobre derrota para Rousey e diz que revanche é possível

Ex-campeã dos pesos-pena comenta pela primeira vez a luta contra a arquirrival e garante que estava preparada para a dor de uma chave de braço

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
Nenhum lutador planeja fazer parte do vídeo dos melhores momentos de um adversário, ainda mais em uma luta de grandes proporções. Por isso, quando a ex-campeã dos pesos-pena do Strikeforce, Miesha Tate, se viu na mesma situação que outras sete rivais de Ronda Rousey já haviam enfrentado - e perdido - e tendo seu braço perigosamente sendo pressionado por uma chave, que poderia quebrá-lo a qualquer momento, o pensamento de desistir passou pela sua cabeça. Mas somente quando não havia mais qualquer possibilidade de se livrar do golpe, Tate desistiu, dando a vitória e o cinturão à arquirrival. A imagem do seu braço sendo pressionado ainda não foi vista por sua família. Mas será que ela teria desistido antes, se a adversária fosse outra?
Ronda Rousey finaliza Miesha Tate com uma chave de braço e conquista cinturão do Strikeforce (Foto: Getty Images)Ronda Rousey finaliza Miesha Tate com uma chave de braço e conquista o cinturão (Foto: Getty Images)
- É possível. Obviamente eu sabia dos riscos de ser pega em uma chave de braço por Ronda Rousey. Ela não me pegou de surpresa. Algumas pessoas me chamaram de maluca, e me perguntaram por que eu não desisti. Eu acho que foi por estar preparada mentalmente. Não que eu tivesse planejado estar naquela situação, mas eu sabia que poderia estar ali, era uma possibilidade real, então estava preparada. Eu senti meu braço distendendo, e eu pensava que não queria me desistir. E não desisti, mas aí senti a minha mão tocar a parte de trás da coxa dela, e percebi que a situação estava muito ruim, mas não sabia o quanto. Eu não sentia que poderia sair dali, e não tinha noção de quanto tempo faltava para acabar o round. Só sabia que as coisas estavam piorando a cada segundo. Não sabia quanto meu braço ainda poderia aguentar. Foi aí que o bom senso falou mais alto que a teimosia - disse a lutadora ao site "MMA Fighting".
Miesha Tate teve sorte de se dar conta da gravidade da situação a tempo. A extensão dos danos ao seu braço ainda não é totalmente conhecida. Mas, apesar da imagem dar a impressão de ter havido uma lesão grave, as radiografias mostraram que não houve nenhuma fratura. Tate aguarda os resultados de uma ressonância magnética para saber se haverá a necessidade de uma cirurgia no local, mas tem quase certeza de que houve uma torção nos ligamentos internos do cotovelo
Perguntada se teria como evitar o golpe se pudesse voltar no tempo, Tate garantiu que dificilmente cairá na mesma armadilha pela segunda vez.
- Pessoalmente, eu adoraria ter a chance de uma revanche. No MMA de alto nível, um erro é o suficiente para se perder uma luta. Todos podem cometer erros, e dar aos adversários a chance de aproveitá-los para vencer. Não acho que Ronda tenha provado alguma coisa que já houvesse sido provada antes - que ela tem um golpe no qual é ótima, realmente fenomenal. Mas em todo o resto, eu poderia vencê-la. Só preciso de uma nova chance. A luta foi equilibrada, e acredito que durante boa parte dela eu estava vencendo. No esporte de alto nível, qualquer um pode vencer qualquer adversário. Mas, em uma próxima oportuniudade, o derrotado pode sair vitorioso.
Enquanto o clima bélico entre as duas lutadoras se desfaz no ar, Tate ofereceu seu respeito a Ronda Rousey, reconhecendo que o que a adversária fez em tão pouco tempo foi significativo. Surpreendentemente, Tate apontou Rousey como favorita contra Sarah Kaufman em sua primeira defesa de título. Para ela, o estilo de luta da desafiante é bom para as qualidades de Rousey. A ex-campeã também concorda que, apesar de suas diferenças pessoais, ela e a campeã estão no mesmo barco quando se trata de lutar pelo respeito do público ao MMA feminino.
- Eu quis subir ao octógono e deixar uma mensagem muito clara. Não sou só uma mulher bonitinha. Não estou lá para parecer bonitinha diante das câmeras. Quis mostrar que o MMA feminino é real. Nós trabalhamos muito, e lutamos de verdade. Podemos fazer eventos principais e conseguir bons números de audiência. Podemos entreter o público, e somos muito preparadas tecnicamente. No âmbito geral, acho que conseguimos mostrar isso a todos - finalizou.

Trio de recém-recuperados fica como opção no banco diante do Libertad

Cristóvão Borges afirma que Romulo, Eder Luis e Allan necessitam de mais ritmo antes de atuarem como titulares do Vasco

Por Gustavo Rotstein Direto de Assunção
Cristóvão Borges e Allan treino Vasco Assunção Paraguai (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Cristóvão e Allan em Assunção: volante no banco
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Cerca de seis horas depois de desembarcar, o Vasco realizou seu primeiro treino no Paraguai, no início da noite desta segunda-feira. O local escolhido foi um clube particular, longe dos olhares adversários. Mesmo assim, Cristóvão Borges optou por uma atividade técnica, sem mostrar qual a formação que vai enfrentar o Libertad, nesta quarta-feira, pela Libertadores. No entanto, o treinador deu pistas de que a formação será muito parecida com aquela que venceu por 3 a 2 o Alianza Lima em São Januário.
A única mudança deve ser a saída de Juninho Pernambucano – que sequer viajou para Assunção – e a entrada de Felipe, que foi o destaque do Vasco no último jogo pela Libertadores. Embora estejam clinicamente recuperados de lesões, Romulo, Allan e Eder Luis não começarão a partida.
- Esses três jogadores ainda precisam de ritmo. Eles podem até participar do jogo, mas não têm condição de disputar uma partida inteira. Por isso, não começam. O Romulo, por exemplo, achei importante trazer para que ele trabalhasse mais com bola, algo que ele não faria tanto se ficasse no Brasil - explicou o técnico Cristóvão Borges.
Renato Silva treino Vasco Assunção Paraguai (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Renato Silva (de costas) recebe aplausos após levar banho de isotônico em treino do Vasco em Assunção (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Romulo está livre de um edema ósseo no pé direito, mas ainda não estreou na temporada. Eder Luis chegou a disputar uma partida após se recuperar de uma fratura no pé esquerdo, mas sentiu dores musculares. Allan, que ficou um mês parado por causa de um estiramento na coxa esquerda, atuou no último domingo e marcou um gol na vitória do Vasco por 3 a 0 sobre o Madureira.
Assim, o Vasco deve enfrentar o Libertad com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Wiliam Barbio e Alecsandro.
No treino desta segunda-feira, Cristóvão priorizou o trabalho de toque e posse de bola. Em seguida, comandou uma atividade de finalização partindo de cruzamentos pelas laterais. Por fim, o clima de descontração tomou conta do ambiente, com os jogadores dando um banho de isotônico em Renato Silva. Depois de ser aplaudido, o zagueiro respondeu àqueles que perguntaram se era o seu aniversário:
- É em 26 de julho, poxa!
 Alecsandro e Diego Souza treino Vasco Assunção Paraguai (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com) Alecsandro e Diego Souza deixam de carrinho o primeiro treino do Vasco no Paraguai (Foto: Gustavo

MP decide abrir processo contra o Vasco por morte em peneira

Investigações mostraram irregularidades e infrações ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Promotora diz que clube não se adequou às normas

Por SporTV.com Rio de Janeiro
O Ministério Público anunciou que vai abrir um processo contra o Vasco devido à morte de Wendel Venâncio da Silva durante uma peneira promovida pelo clube. Em 9 de fevereiro, Wendel passou mal durante um teste e não resistiu (assista ao vídeo).
As investigações do MP mostraram irregularidades e infrações ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Promotora da Infância e da Juventude, Clisanger Gonçalves visitou as instalações do clube carioca em São Januário e o centro de treinamento em Itaguaí, cidade a 70 km da capital, onde o clube realizava peneiras. O Vasco havia adequado as instalações em São Januário às exigências do Ministério Público, mas não informou o órgão sobre o CT de Itaguaí.
- O Vasco já estava ciente e vinha, de certa forma, acordando essas questões. A minuta (primeira versão de um documento ainda não definitivo) já estava pronta quando veio essa trágica notícia. Eles estavam treinando em Itaguaí e infelizmente, na inspeção, ficou constatado que nós não conseguimos avançar o mínimo do que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente - disse a promotora ao "SporTV News".
Investigação morte vasco peneira (Foto: Reprodução SporTV)Polícia investiga morte de adolescente em CT
(Foto: Reprodução SporTV)
A diretoria do clube argumenta que não informou o Ministério Público sobre o uso do CT de Itaguaí porque, na ocasião, não tinha contrato de utilização do local.
- O Ministério Público já vinha, há muito tempo, acompanhando essas questões. Mas, infelizmente a situação não melhorou - afirmou a promotora da infância e da juventude.
Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Danielle Cramer afirma que menores de 16 anos devem ter um contrato de aprendizado. Segundo a procuradora, a maioria dos clubes não registra seus jogadores sub-16. E alguns não pagam qualquer quantia a esses jovens.
- A Constituição fala que não pode haver relação de trabalho abaixo de 16 anos, salvo na condição de aprendiz. Então, entendemos que dos 14 aos 16 ele tem que ter o vínculo formalizado como aprendiz.

Técnico do Libertad elogia Vasco e pede calma para manter 100%

Ex-jogador Burruchaga minimiza falhas defensivas do adversário e enaltece qualidades de Barbio, Diego Souza e Alecsandro

Por Gustavo Rotstein Assunção, Paraguai
Jorge Burruchaga, técnico Libertad em coletiva (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Burruchaga: "Vasco tem boa saída pelos lados"
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Embora seja o líder do Grupo 5, com 100% de aproveitamento em duas partidas disputadas, o Libertad adota um discurso de humildade antes de enfrentar o Vasco. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o técnico Jorge Burruchaga alertou para as qualidades do adversário desta quarta, em Assunção, minimizando possíveis defeitos do time brasileiro.
- Pode ser que o Vasco tenha apresentado falhas defensivas, mas foram no afã de ir ao ataque nos jogos disputados em casa. Além disso, defeitos nós também temos. De qualquer maneira, é uma equipe de qualidade, com boa saída pelos lados e o Wiliam Barbio como uma ótima dinâmica pela lateral no ataque. Também conta com o Diego Souza na frente e o Alecsandro como centroavante. Sabemos que um jogador emblemático como Juninho não veio, então estaremos atentos para a forma como o meio-campo será formado - disse.
Na Libertadores não é comum alguém terminar o primeiro turno com três vitórias em três jogos. Por isso, precisamos jogar com inteligência, sem desespero"
Jorge Burruchaga
Autor do gol que deu o título para a Argentina na Copa do Mundo de 1986, Burruchaga lembrou que o Libertad precisa atuar com cautela, mesmo em casa, já que tem uma situação confortável pelo fato de ser o líder isolado do grupo.
- A vitória será um passo muito importante para nossa equipe. Na Libertadores não é comum alguém terminar o primeiro turno com três vitórias em três jogos. Por isso, precisamos jogar com inteligência, sem desespero, sabendo que temos 90 minutos para buscar a vitória. Vamos buscar nossos espaços e neutralizar os pontos fortes do adversário.
Os seis pontos do Libertad foram conquistados com vitórias sobre Alianza Lima (4 a 1, em Assunção) e Nacional (2 a 1, em Montevidéu). O Vasco, em duas partidas em São Januário contra os mesmos adversários, foi derrotado pelos uruguaios (2 a 1) e bateu os peruanos (3 a 2).

No Paraguai, Vasco tem 'overdose' de Nicolás Leoz, torcedor do Libertad

Hotel onde equipe está hospedada na capital paraguaia fica em frente à sede da Conmebol. Fernando Prass pede foco apenas dentro de campo

Por Gustavo Rotstein Direto de Assunção, Paraguai
Sede Conmebol jogo Vasco Libertad (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)Sede da Conmebol em Assunção
(Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)
O Libertad vem ganhando espaço no futebol da América do Sul nos últimos anos, mas ainda não pode ser considerado uma potência. Mas mesmo sem tanta tradição, possui uma força fácil de ser vista pelo Vasco. Do hotel onde está concentrado para o jogo desta quarta-feira, pela Libertadores, basta atravessar a rua para chegar à sede da Conmebol. Lá dentro, no escritório principal, está Nicolás Leoz, presidente da entidade desde 1986, que é torcedor do Libertad e dá nome ao estádio da equipe. Quem preside o clube é Horacio Cartes, que vai disputar as eleições para presidente do Paraguai no ano que vem.
No prédio anexo ao hotel em que o Vasco se concentra no Paraguai também estão o museu do futebol sul-americano, inaugurado em 2009, e um centro de convenções, também batizado de Nicolás Leoz. Apesar da "overdose" de Leoz por todas as partes, mas a equipe cruz-maltina recusa-se a enxergar o fato como uma pressão a mais no jogo desta quarta.
- Não vamos ser inocentes de acharmos que isso não tem importância, mas deixamos fora de campo. Eu acredito que o futebol é decidido dentro de campo - afirmou o goleiro Fernando Prass.
Libertad e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), pela terceira rodada do Grupo 5 da Libertadores. A Rede Globo transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances em Tempo Real.
Prédio Conmebol hotel Vasco Libertad (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)Museu do Futebol na capital paraguaia; ao fundo o hotel onde o Vasco está hospedado (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Recuperado, Romulo sonha com dobradinha e torce por transferência

Volante planeja ano cheio, com títulos na Libertadores e nas Olimpíadas, e diz que não recebeu propostas do exterior: 'Mas vou torcer para chegar'

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Romulo surpreendeu e será a grande novidade da lista de jogadores do Vasco que vão encarar o Libertad-PAR, nesta quarta-feira. Depois de três meses parado por conta de um edema ósseo no pé direito, o jogador voltou a fazer exercícios no campo na semana passada, mas teve uma recuperação muito mais rápida do que o previsto. Com isso, pode dizer que finalmente começou sua temporada. Um ano que, espera, seja de muitas vitórias. O jogador sonha, principalmente, com duas conquistas: as Olimpíadas de Londres, pela Seleção Brasileira, e a Libertadores, pelo Vasco.
Em sua primeira entrevista após a lesão, Romulo fala sobre vários assuntos referentes aos últimos meses de sua carreira. Inclusive, revela que até da concentração sente falta. Principalmente, porque se diverte bastante com o companheiro de quarto, Eder Luis. Garante que não recebeu propostas para jogar em clubes do exterior, mas não descarta sua saída. O jogador também rebateu as críticas que tem ouvido sobre possíveis peladas que teria disputado em Picos (PI) durante suas férias e que teriam prejudicado sua lesão.
Rômulo do Vasco com a camisa da seleção e do clube (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)Romulo planeja ano cheio, com título das Olimpíadas pela Seleção Brasileira e da Taça Libertadores pelo Vasco (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)
- Eu só joguei um jogo, que já estava marcado antes de eu me machucar. Já tinha agendado esse jogo beneficente e tinha que marcar presença. Fiquei pouco tempo. Foi só para dizer que fui mesmo. Não prejudicou a lesão, não.
Confira abaixo a entrevista com Romulo:
Como foram esses três meses longe dos campos? O que fez para sentir menos falta?
Fiquei preparando o psicológico (risos). Tive que esperar e ter paciência. Graças a Deus, voltei a treinar no campo, porque não estava aguentando mais fazer musculação. Todo dia ficava buscando força na família para poder me distrair e esquecer um pouco. Nunca tinha me machucado. Foi esquisito.
Aproveitou para fazer alguma coisa que não fazia antes?
Ficava mais na internet e brincando com minha filha. Ela fica pedindo para eu desenhar. Nem sei desenhar nada. Ficava só fazendo uns rabiscos. Também ficava indo ao parquinho com ela. Aproveitei também para assistir a filmes, novelas. Ir ao shopping. “Fina estampa” está bombando (risos).
Felipe e Rômulo no desembarque do Vasco no Paraguai (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Romulo no desembarque do Vasco no Paraguai, para jogo contra o Libertad, com Felipe, Allan e Fellipe Bastos (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
O pessoal do Vasco não pega no seu pé por ser noveleiro?
Os caras nem sabem muito. Mas a maioria gosta também. Tem eu, Allan, Fellipe Bastos... O Bastos até diz que vai “assistir a Grizeldinha" (personagem da novela). Bate até saudade da concentração.
Saudade da concentração? Pouco comum isso, não é?
É. Mas é por causa da resenha (conversa com outros jogadores). Quando a gente concentra todo dia, enjoa. Quando deixa de concentrar, enjoa também.
Quem é seu parceiro de quarto nas concentrações?
O Eder (Luis). Mas o Eder também estava lesionado. A galera fica zoando muito. Diz que a parceria é forte até na hora de machucar. A lesão foi quase a mesma. Só que a dele foi muscular e a minha, óssea (Eder voltou a jogar na semana passada, depois de se recuperar de uma lesão no pé esquerdo). E agora estamos voltando quase ao mesmo tempo. Eu gosto de concentrar com ele. A gente gosta de muita coisa em comum.
Eu só joguei um jogo, que já estava marcado antes de eu machucar.
Já tinha agendado esse jogo beneficente e tinha que marcar presença. Fiquei pouco tempo"
Romulo, respondendo se teria jogado com lesão
A última vez que você jogou foi na rodada final do Brasileiro, contra o Flamengo. Mas a lesão já vinha bem antes disso, não?
Estava com essa dor já tinha um tempo. Desde novembro. Mas nos últimos cinco jogos estava quase insuportável. Não impedia tanto de jogar porque quando começava a adrenalina, passava. Fizeram um exame e disseram que tinha um edema. As férias, em dezembro, ajudaram um pouco a recuperar.
Mas você se tratou? Viajou só para a sua cidade ou foi para outro lugar também?
Fui só para Picos (PI), a minha cidade. O problema é que de férias você vai para um lado e para o outro porque vai na casa de um parente, de outro. Mas é bom demais ver os parentes. A gente fica muito tempo longe.
Parece que você também deu um show de forró por lá...
(Risos) Um amigo meu tem uma casa de shows, e eu fui. Foi no show do Aviões do Forró. Dançar, eu não sei muito. Sei enganar. Danço só com minha mulher. Mas nem dancei nesse dia, não. Fiquei só olhando.
Voltando a falar de suas férias em Picos, comentou-se que você teria jogado futebol lá e que isso piorou sua lesão. Afinal, você participou ou não de jogos?
Eu só joguei um jogo, que já estava marcado antes de eu me machucar. Já tinha agendado esse jogo beneficente e tinha que marcar presença. Fiquei pouco tempo. Foi só para dizer que fui mesmo. Não prejudicou a lesão, não.
Romulo dedé Vasco (Foto: Arquivo Pessoal)Dedé e Romulo juntos no Vasco e
na Seleção (Foto: Arquivo Pessoal)
E como tem sido ficar vendo os jogos pela TV?
Muito ruim. Dá mais nervoso do que quando vai jogar. A gente sofre mais, fica mais tenso.
Mas costuma falar com o time antes dos jogos?
Eu ia lá dar apoio para a galera. Dar força, desejar boa sorte. Era a única coisa que podia fazer.
O que acha da campanha do Vasco na Libertadores?
Libertadores é difícil. Não tem time bobo. O Nacional-URU veio aqui e complicou a gente. O Alianza-PER é um time mediano, que dificultou bastante. O Libertad-PAR é o melhor da chave, e temos dois jogos contra eles. Não pode deixar de somar ponto. Tem que trabalhar e buscar sempre as vitórias. Se não der para ganhar, não pode perder.

Nestes primeiros jogos, o Cristóvão mexeu bastante no meio e disse que o time estava tentando acertar a marcação. Como vê essa questão de fora?
Isso depende muito de posicionamento. Tem jogo que o posicionamento vai bem. A marcação é mais de posicionamento do que dos jogadores. O posicionamento conta mais do que a pegada de cada um. Só o Nilton tem essa característica de marcação. Ele e o Fellipe Bastos, quando joga. Quando não acerta, complica um pouco.
Está ansioso para voltar e jogar a Libertadores? É seu grande sonho? E a Seleção?
Fé em Deus para isso tudo dar certo. Vamos trabalhar e pensar primeiro na volta. Fico um pouco ansioso para ver como vou estar. Eu penso que este ano vai ser o meu ano. Vou fazer um grande ano para chegar à Seleção. Vai ter Olimpíadas. Estou trabalhando com esse intuito de ganhar a Libertadores, ser convocado e levar a medalha de ouro nas Olimpíadas.
Para mim, não chegou nada. Isso está enchendo a minha cabeça, todo mundo fica perguntando. Mas vou torcer para chegar"
Romulo, sobre propostas de fora do país
A Seleção sempre dá mais visibilidade e, no ano passado, muito se especulou sobre uma possível transferência para a Europa. Chegaram propostas?
Para mim, não chegou nada. Isso está enchendo a minha cabeça, todo mundo fica perguntando. É só conversa da galera. Tem nada. Mas vou torcer para chegar.
Então você pretende jogar fora?
Todo mundo pretende. Mas depende muito do negócio. Todo mundo sonha jogar em clube top de linha. Isso é bom profissionalmente, vou poder ajudar a família.

Após semana vitoriosa, brasileiros sobem no ranking da Conmebol

Santos, Fluminense, Vasco, Flamengo e Corinthians ganham posições. Inter, único derrotado na Libertadores, mantém-se na segunda colocação

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção
A Conmebol divulgou nesta terça-feira a atualização semanal de seu ranking. Depois de uma rodada vitoriosa na Libertadores, Santos, Fluminense, Vasco, Flamengo e Corinthians ganharam posições na tabela. O Peixe, que derrotou o Internacional na Vila Belmiro, pulou de sétimo lugar para sexto. O Fluminense, que era 15º, agora aparece em 13º lugar, após superar o Boca Juniors na Bombonera. O Flamengo, com o triunfo sobre o Emelec, passou de 19º para 18º lugar. O Vasco, vencedor do duelo com o Alianza Lima, era 32º e agora é 26º. Por fim, o Corinthians, com a vitória sobre o Nacional-PAR, pulou de 40º para 36º no ranking.
Apesar da derrota diante do Santos, o Internacional continua como brasileiro mais bem colocado. O Colorado aparece na segunda posição, com 486,32 pontos. Lidera a tabela a LDU, com 526,32 pontos. O clube equatoriano não disputa a Taça Libertadores este ano e, até o fim do torneio, pode ter sua posição ameaçada.
Clubes brasileiros que não disputam a Libertadores aparecem bem colocados no ranking. O Cruzeiro é o nono, enquanto São Paulo, Palmeiras e Grêmio são, respectivamente, 12º, 17º e 22º.
ranking conmebol (Foto: Reprodução)