domingo, 8 de janeiro de 2012

Alecsandro revela incômodo com especulações e brinca: 'A 9 é minha'

Atacante reconhece importância de que o Vasco reponha a saída de Élton, mas afirma: 'A gente se pergunta o porquê de o clube querer contratar'

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
alecsandro vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Alecsandro treina com o Vasco em Atibaia
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Nem tanto pela quantidade - foram 13 gols marcados em 39 partidas -, Alecsandro terminou 2011 como um nome relevante para a temporada vascaína. Afinal, foi autor de gols decisivos, incluindo dois nas duas partidas finais da Copa do Brasil. Ele começa 2012 com plena confiança de que terá importância na equipe, por isso garante estar tranquilo em relação à busca por um centroavante.
No entanto, não esconde um certo incômodo com as notícias de que o Vasco busca um novo camisa 9, possivelmente estrangeiro, mesmo que isso signifique repor a saída de Élton, que acertou com o Corinthians. Alecsandro diz que o mais importante é confiar em seu trabalho.
- Acho importante o Vasco se reforçar e quero trabalhar muito forte aqui na pré-temporada, pois dessa forma vou sair na frente de quem chegar. Mesmo assim, ouvindo essas especulações, a gente se pergunta o porquê de o clube querer contratar. Ao mesmo tempo, alguns clubes fizeram ofertas por mim, e o Vasco não liberou. De qualquer maneira, o reforço não vai poder ser o camisa 9, porque ela é minha. O jogador vai ser muito bem recebido, mas vai precisar escolher a camisa 19, 29 ou 39 - disse, com bom humor.
Alecsandro se orgulha de, em sua avaliação, ter ajudado o Vasco a atingir um patamar há muito desejado por sua torcida. Ele lembrou que em sua chegada, no primeiro semestre do ano passado, havia incredulidade sobre um possível sucesso da equipe, mas garante que nunca duvidou da capacidade do grupo.
Tinha medo de jogar no Rio por causa da cidade e porque se falava muito que era um povo preguiçoso, enquanto eu gosto muito de treinar. Quando cheguei, percebi que isso é uma lenda"
Alecsandro
- Em dezembro de 2010 passei uns dias de férias no Rio e lembro que não via torcedores usando a camisa do Vasco no calçadão da Barra da Tijuca. Agora está lotado de vascaínos. Acho que pude contribuir para que eles tirassem as camisas do armário. Conquistamos a Copa do Brasil, chegamos à final (da Taça Rio) do Carioca e do Brasileiro e à semifinal da Copa Sul-Americana. Quando cheguei, sabia onde estava pisando e por isso disse que acreditava em títulos. Somente coloquei a cara para bater porque tinha confiança na equipe - destacou.
Especulado como possível alvo do Fernarbahçe, da Turquia, no início do ano, Alecsandro reforça sua intenção de cumprir seu contrato, que vai até 2013, mas admite a possibilidade de permanecer no Rio de Janeiro até mesmo depois de encerrar a carreira.
- Para falar a verdade, tinha medo de jogar no Rio de Janeiro por causa da cidade e porque se falava muito que era um povo preguiçoso, enquanto eu gosto muito de treinar. Mas quando cheguei percebi que isso é uma lenda. Nos clubes se trabalha muito e no Vasco isso se faz com muita qualidade. É um lugar maravilhoso, e estou revendo meus conceitos. A cidade passou a ser uma das minhas opções para viver quando parar de jogar - afirmou o atacante, que em fevereiro completa 31 anos.

Vasco vence o Remo e fica perto da vaga na Copinha

Gols de Cícero e Guilherme garantem vitória por 2 a 1 dos cariocas, líderes do Grupo O, com seis pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Taubaté, SP
Dois jogos, duas vitórias. O Vasco ficou mais perto da classificação na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao bater o Remo por 2 a 1 na tarde deste domingo, em Taubaté - antes, já havia superado o São Francisco. Cícero e Guilherme marcaram os gols do time cruzmaltino, que teve Jhon Cley como comandante das ações ofensivas. Jayme marcou para a equipe paraense.
Com o resultado, o Vasco pulou para seis pontos, na liderança do Grupo O. O Taubaté, que empatou por 1 a 1 com o São Francisco também neste domingo, foi a quatro pontos e deixou o adversário com um. O Remo, com duas derrotas, está eliminado. A última rodada da chave será disputada na quarta-feira. Vasco e Taubaté brigam pela liderança às 14h, e São Francisco e Remo se enfrentam em seguida, às 16h.
Empate no primeiro tempo
O Vasco começou a partida tentando impor seu ritmo. No entanto, acabou sendo surpreendido com o ímpeto ofensivo do Remo, que precisava vencer a qualquer custo. O esquema com três atacantes gerou uma movimentação intensa que confundiu a marcação dos vascaínos. Foram alguns lances de perigo que assustaram o goleiro Jordy.
Mas futebol é bola na rede, e foi o Vasco que conseguiu primeiro. Em cobrança de escanteio, o lateral-esquerdo Dieyson cruzou na medida para Cícero cabecear e abrir o placar. O atacante subiu mais alto que seus marcadores e colocou a bola sem qualquer chance de defesa para o goleiro André Luís.
O gol deu tranquilidade ao Vasco, que deixou o Remo acuado no campo de defesa. Em um dos muitos lances de ataque, Marcelo Passos cruzou, André Luís saiu errado e Welber quase marcou. Na saída de bola, o goleiro lançou Wallace, que desceu com velocidade e tocou para Jayme. O atacante se livrou da marcação e empatou o jogo na saída do goleiro vascaíno Jordy. Foi um duro golpe para o Vasco na descida para o vestiário.
cicero jhon cley vasco gol remo copa são paulo de juniores (Foto: Futura Press)Cícero comemora o primeiro gol do Vasco na vitória deste domingo (Foto: Futura Press)
Vitória é do Vasco
O segundo tempo começou com o Remo tomando a iniciativa, precisando desesperadamente da vitória para se manter vivo na competição. Foram três lances seguidos de ataque que obrigaram o goleiro Jordy a fazer importantes defesas. A pressão confundiu o Vasco, que sofria para acertar a marcação.
Mas, novamente, quem marcou foi o Vasco. Em lance isolado, Guilherme recebeu na intermediária e soltou a bomba. A bola quicou na frente do goleiro André Luís, que aceitou o que pareceu um chute despretensioso. Assim como aconteceu no primeiro tempo, o gol travou o ímpeto do time do Remo e deixou o do Vasco mais leve. A missão ficou ainda mais tranquila após a expulsão de Biro, que recebeu o segundo amarelo.
Os minutos finais da partida foram de duelo aberto, com ataques de lado a lado. Romarinho entrou bem no Vasco, que teve chances de ampliar. O Remo, apesar das tentativas de compensar com correria a ausência de um atleta, não conseguiu reagir no placar.

Maradona ataca mais um brasileiro: alvo da vez é Leonardo

Técnico do PSG é criticado pelo ídolo argentino por ter trocado o Milan pelo Inter de Milão, além de ter se mudado para a França 'por causa dos dólares'

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
Maradona charuto durante treino (Foto: Reprodução Youtube)Maradona disparou críticas contra Leonardo (Foto:
Reprodução Youtube)
Não foi só a torcida do Milan que ficou irritada com Leonardo nos últimos anos. O maior ídolo do futebol argentino, Diego Maradona, hoje treinador do Al Wasl, dos Emirados Árabes, também não perdoou o brasileiro por suas recentes escolhas na carreira. Segundo ele, o agora técnico do PSG optou por dinheiro ao invés do sucesso.
Em entrevista ao Canal Football Club, Don Diego disparou contra o brasileiro. Segundo ele, o fato de trocar o Milan pelo Inter de Milão foi inacreditável, tanto quanto a decisão de Leonardo de aceitar comandar o novo rico do futebol francês, o Paris Saint-Germain.
- Não entendo o Leonardo. Não entendi quando ele deixou o Milan para o Inter de Milão e entendo menos ainda o que ele está fazendo hoje no PSG. Não sei se ele é um jogador, técnico, agente ou negociador de petróleo - comentou.
Maradona foi ainda mais longe e duvidou da capacidade do brasileiro. Para o eterno ídolo argentino, a carreira de Leonardo nada mais é do que resultado de muito "lobby".
- Essa é a prova de que, no futebol hoje, você é recompensado se souber fazer lobby - completou.

Romântico, CR7 surpreende a noiva no dia do aniversário dela


dom, 08/01/12
por debora.vives |
categoria Sem categoria
Irina Shayk completou 26 anos na última sexta-feira e ganhou do noivo, nosso romântico Cristiano Ronaldo, um buquê de 26 rosas vermelhas. Além disso, o jogador mandou fazer um pequeno bolo de chocolate para comemorar o aniversário da amada russa. No doce, estava escrito em espanhol: “Feliz Aniversário, Irina“.
Uma fonte próxima do atleta revelou que ele adora mimar a modelo com presentes (principalmente joias). O que será que ele comprou para ela de presente? CR7 e Irina devem se casar em julho deste ano.
Irina postou no Facebook a foto do presente-surpresa
Hmmm, manda uma fatia pra cá!

Dorival Júnior libera e criançada invade treino do Inter

Jogadores foram cercados por “mini torcedores” neste domingo

Por Diego Guichard Gramado, RS
Dalessandro treino Internacional (Foto: Diego Guichard / Globoesporte.com)D'Ale foi cercado por pequenos torcedores (Foto: Diego Guichard / Globoesporte.com)
Imagine para uma criança o que é poder assistir de perto um ídolo querido. Agora projete essa mesma situação, mas com a possibilidade de tirar fotos, pedir autógrafo e muito mais. Foi o que aconteceu na tarde deste domingo, no final do treinamento do Inter, em Gramado. Ao final do trabalho, o técnico Dorival Júnior liberou e dezenas de pequenos torcedores cercaram os atletas colorados.
A “bagunça”, que virou uma grande brincadeira, foi organizada por Dorival. O treinador abriu o portão de acesso para o local onde os atletas estavam e permitiu que os menores entrassem. Acabou em uma correria sem fim e gritaria.
- Ver os ídolos de perto para eles não tem preço – contou Leandro Tomazelli, que acompanhava o primo Enzo, de apenas cinco anos.
Faceiro, Enzo se lançou nos passos atrapalhados atrás dos jogadores. Tirou foto e até ganhou de Dagoberto um beijo no rosto.
Dagoberto treino Internacional (Foto: Diego Guichard / Globoesporte.com)Dagoberto também demonstrou carinho com os torcedores (Foto: Diego Guichard / Globoesporte.com)
Na saída do local de treinamento, Dorival abraçou uma criança aos prantos pela emoção e a guiou até o pai.
Jogadores como Índio, Damião, Guiñazu e D’Alessandro distribuíram dezenas de autógrafos. Já Oscar teve dificuldade ao sair do campo de treinamento até o ônibus do clube, tamanho o bolinho que se juntou ao redor.
No final, tudo certo. Os atletas demoraram mais para deixar o treinamento, mas demonstraram um belo gesto de carinho.

Sorondo preocupa médico e dirigente; pode haver rescisão

Jogador será avaliado segunda-feira em Porto Alegre, após exames

Por Eduardo Cecconi Bento Gonçalves, RS
Apresentação Sorondo Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/GLOBOESPORTE.COM)Sorondo foi apresentado no início do ano
(Foto: Eduardo Cecconi/GLOBOESPORTE.COM)
Após o treino da tarde deste domingo o médico do Grêmio, Paulo Rabaldo, explicou a situação do zagueiro Sorondo. Ele demonstrou grande preocupação com o jogador, que deixou a pré-temporada em Bento Gonçalves rumo a Porto Alegre, onde realiza exames na segunda-feira.
Sorondo sofreu um entorse no joelho direito, operado em março quando ainda defendia o Inter. Desde então ele recuperava-se do problema, voltando a trabalhar pelo Grêmio, há três dias.
- Ele sofreu um entorse no mesmo joelho operado, e passará por exames para saber se houve algum dano no local operado - afirmou o médico Paulo Rabaldo, para completar:
- Ele fez uma bateria de exames, foi completamente descartada qualquer lesão ou instabilidade, ele estava plenamente recuperado. Estamos muito preocupados, vamos ver se a possibilidade de lesão se descarta ou se confirma.
A diretoria não confirma, mas há no contrato cláusulas de proteção ao clube em caso de lesão grave, devido ao histórico do jogador, que passou no Inter por cirurgias nos dois joelhos, na clavícula, e para corrigir uma hérnia inguinal.
Consternado com a situação de Sorondo, jogador que tornou-se muito querido pelos novos companheiros, o diretor-executivo Paulo Pelaipe evitou falar sobre a possibilidade de rescisão contratual caso seja confirmada uma lesão. Ele prefere esperar os resultados dos exames para se manifestar.
- Vamos aguardar a avaliação dos médicos para divulgar uma definição oficial. Temos de ter respeito pelo cidadão, pela pessoa, e depois com calma vamos emitir a decisão. Em 24 horas devemos ter uma posição oficial. Não vou me pronunciar agora, o Grêmio tomou todas as precauções - disse Pelaipe.
Antes de partir para Porto Alegre o zagueiro uruguaio chorou bastante, deixando todos na delegação gremista muito abalados. Mas a confirmação sobre sua permanência no clube sairá apenas depois do resultado dos exames, com base nas cláusulas contratuais.

Contra goleiro de 1,61m, Santos faz 6 a 0 no Assu e vence a segunda partida

Peixe marca quatro vezes só no primeiro tempo e chega aos seis pontos no Grupo Q. Alvinegro fica perto da vaga e agora enfrenta o Inter de Limeira

Por GLOBOESPORTE.COM Limeira, SP
 Sem nenhum esforço, o Santos goleou o Assu-RN por 6 a 0, neste domingo, no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira, pelo Grupo Q da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O resultado deixa o Peixe em ótimas condições para avançar à segunda fase da competição e elimina o clube potiguar.
A equipe do litoral soma agora seis pontos e 100% de aproveitamento – na estreia fez 3 a 0 sobre o Vitória-PE. Na próxima quarta-feira, o time enfrenta o Inter de Limeira, às 21h, em partida que decidirá quem ficará com o primeiro lugar da chave. Os oito melhores segundos colocados também avançam. No mesmo dia, às 19h, o Assu, sem nenhum ponto até o momento, se despede do torneio diante dos pernambucanos.
O Santos não teve problemas para construir rapidamente o placar. Neilton, logo no primeiro minuto, fez 1 a 0 e abriu o caminho para o triunfo sem sustos. O segundo não demorou a aparecer, com Leandrinho, aos seis.
Muito fraco tecnicamente, o Assu passou poucas vezes do meio de campo e sofreu até com a diferença de estatura entre os jogadores. O goleiro Thalison, por exemplo, tem apenas 1,61m. Ele ainda tocou na bola, mas não conseguiu segurar o o toque por cobertura de Neilton, aos 20, no terceiro gol. Jubal anotou o quarto, aos 44.

No segundo tempo, o Santos diminuiu o ritmo, mas continuou muito superior ao adversário. A equipe ainda criou várias chances de ampliar. O quinto gol surgiu aos 18 minutos, aproveitando mais uma vez a baixa estatura do rival. O zagueiro Jubal marcou de cabeça. Foi o terceiro gol dele no torneio, agora artilheiro do time.
A disputa pelo posto de goleador poderia ter ganho um outro candidato. O também zagueiro Gustavo Henrique, autor de dois gols no primeiro jogo, cobrou pênalti sofrido por Neilton, mas parou em bonita defesa do goleiro Thalison no canto direito. O Assu ainda perdeu Paulo Júnior, expulso. Aos 45, Pedro Castro marcou o sexto gol em bobeada da defesa.
 

Troca de Daniel Carvalho por Pierre deve ser fechada nesta segunda

Enquanto o volante não esconde sua preferência em seguir em Belo Horizonte, meia é esperado em São Paulo para fazer exames

Por Juliano Costa e Marcelo Prado São Paulo
Depois de quase duas semanas de novela, a troca envolvendo Pierre e Daniel Carvalho deve ser sacramentada nesta segunda-feira, segundo dirigentes do Atlético-MG e do Palmeiras. O volante nunca escondeu que desejava permanecer em Belo Horizonte. E o meia é esperado em São Paulo para exames médicos.
- Está tudo bem encaminhado, mas ainda não assinamos. Assim que alguém do Palmeiras me ligar e falar das passagens, vamos a São Paulo - diz o pai do meia, Albinho Carvalho.
Roberto Frizzo, vice-presidente do Palmeiras, e Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético-MG, admitiram que ainda há "pequenos detalhes" a serem acertados, mas que uma conversa nesta segunda-feira deve definir a situação.
montagem Pierre Daniel Carvalho  (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Na troca, Pierre fica no Galo, e Daniel vai para o Verdão  (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
O interesse partiu do Galo. Pierre se destacou durante o período de empréstimo em 2011, e o Atlético-MG procurou o Palmeiras para tentar mantê-lo no grupo. A diretoria do Verdão pediu um jogador, e Daniel Carvalho foi o nome oferecido. O meia, que chegou a estar nos planos do técnico Luiz Felipe Scolari em meados do ano passado, agora encontrou certa resistência na diretoria alviverde, que preferia outros nomes para a posição.
Outro empecilho levantado foi de que o contrato de Daniel Carvalho com o Atlético termina em maio, e que seria, portanto, mais interessante para o Palmeiras esperar o fim do vínculo dele com o Galo e pedir outro jogador em troca. Todos esses obstáculos, porém, foram superados.
- O que posso dizer é que o conjunto das coisas envolve (a ida do) Pierre - limita-se a dizer Frizzo, sem abrir detalhes da negociação.
- Nesta segunda teremos uma definição para isso - afirma Maluf.

Namorada de Ezequiel Garay é eleita a WAG de 2011


dom, 08/01/12
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
Tamara Gorro, namorada do argentino Ezequiel Garay, do Benfica, foi eleita a WAG do ano de 2011. A bela, que concorreu em 2009 a miss Espanha e perdeu, garantiu 27% dos votos (32 mil) na eleição promovida pelo jornal espanhol Sport para escolher a namorada ou mulher de jogador de futebol mais bonita do mundo.
Garay tem noção do mulherão que tem em casa. No Twitter…um homem apaixonado: “GRACIAS POR EXISTIR !!! Te amo …”, disse ele.

A campeã

Edurne, namorada de De Gea, goleiro do United, assegurou 17%, e Irina Shayk, noiva de CR7, obteve 13%. Em 2010, o título “Balón Rosa” foi garantido por Zaira Nara, ex- de Diego Forlán, que em 2011 ficou em sexto.

Larissa Riquelme será a musa do América-PE

Modelo paraguaia irá ao Recife na próxima sexta para apresentar o novo uniforme do Mequinha

Por Terni Castro Recife
Larissa Riquelme no jogo (Foto: Reuters)Larissa Riquelme vai 'incrementar' o marketing do
América-PE (Foto: Reuters)
A paraguaia Larissa Riquelme vai desembarcar em solo pernambucano. E o alvo da musa da última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul, será o América-PE. O clube pernambucano fechou um contrato para que a beldade desfile com o novo padrão do time desta temporada, na próxima sexta-feira, às 20h. Essa será a primeira vez que a modelo promoverá uma ação de marketing diretamente ligada a um clube no Brasil.
Em Pernambuco, Larissa provavelmente só vestira a camisa do América-PE. Segundo o diretor de marketing do clube, Augusto Moreira, a exclusividade do Mequinha com a modelo deverá sair nesta segunda-feira.
- Falta só este detalhe para garantir que a Larissa desfile aqui em Pernambuco somente pelo América. Já nos outros estados, não tenho como dizer. Trouxemos porque a Larissa é a musa das Américas e será agora do América neste projeto pioneiro - enfatizou o gestor.
De acordo Augusto Moreira, os objetivos do clube, que disputa a Série A do Campeonato Pernambucano, é ligar a projeção de marketing ao futebol.
- Ano passado, inovamos trazendo a modelo Viviane Araújo. Na oportunidade, tínhamos acabado de subir para a elite do Pernambucano. Agora, almejamos entrar em uma competição nacional, a Série D e, por isso, resolvemos trazer a Larissa, que é reconhecida internacionalmente e trará uma projeção nacional para o América - afirmou Moreira, explicando que a ação entre clube e patrocinadores foi necessária para trazer a paraguaia ao Recife.
Mal divulgou a presença da musa em solo estadual, a diretoria já teve de mudar os planos para a apresentação do novo uniforme. Segundo o diretor de marketing, o local para o desfile deve ser transferido.
- Recebemos muitas ligações da imprensa de São Paulo e do Rio afirmando que viriam fazer a cobertura. Devido à dimensão imediata, resolvemos mudar o local da apresentação, que ainda será definido - contou Moreira, explicando que a estratégia de marketing é um dos passos para o processo de estruturação do clube pernambucano.
- Esse é o primeiro (passo). Paralelamente a isso, como disse, estamos priorizando o futebol. Inclusive, queremos angariar parceiros para a construção do nosso CT. Já temos uma área de 11 hectares em Abreu e Lima (na Região Metropolitana do Recife). Esse é um dos nossos objetivos, pois temos a proposta de, com o CT, revelar jogadores.

novo ensaio larissa riquelme (Foto: Divulgação)Apresentação do novo uniforme do América-PE promete ser concorrida por conta de Larissa Riquelme
(Foto: Divulgação)

Diante da filha, Renato joga futevôlei e diz que pretende seguir no Rio

Treinador afirma que tem proposta do Qatar. Em torneio no Leblon, ele dá autógrafo a primo gremista de Dunga

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Renato Gaúcho está em casa. E pretende seguir assim. Neste domingo, o treinador disputou torneio de futevôlei no Leblon, no Rio de Janeiro, e avisou que sua preferência é seguir na cidade, mesmo com uma proposta do exterior. Ele esteve acompanhado de sua filha, Carolina Portaluppi.
- Tenho uma proposta do Qatar, mas quero ficar no Brasil, de preferência no Rio – disse o treinador.
carol portaluppi renato gaucho futvôlei (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Renato é acompanhado por Carolina no Leblon (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O maior ídolo gremista está sem clube desde setembro, quando deixou o Atlético-PR. Antes, havia comandado Grêmio, Bahia, Fluminense e Vasco. No período de descanso, o treinador mantém seu olhar para os jogos. Ele falou sobre o Barcelona, campeão mundial sobre o Santos – e praticamente imbatível, na visão do técnico.
- Para derrotar o Barcelona, só se tivesse um combinado de jogadores brasileiros treinando por meses e meses. Mesmo assim, não seria garantido – opinou.
Autógrafo para o primo de Dunga
O assédio de torcedores gremistas a Renato é frequente também no Rio. Neste domingo, ele foi tietado por Rodrigo Verri, de 16 anos - curiosamente, primo de Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira.
rodrigo verri primo de dunga renato gaucho futvôlei (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Renato dá autógrafo a primo de Dunga (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Antes da volta ao campo, Ricardo Gomes atua nas contratações

Ainda em recuperação de AVC sofrido há mais de quatro meses, treinador participa ativamente da montagem do Vasco para 2012

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
ricardo gomes cristóvão treino vasco (Foto: Divulgação/Flick Vasco da Gama)Ricardo Gomes e Cristóvão: parceria reeditada
(Foto: Divulgação/Flick Vasco da Gama)
Ricardo Gomes não esteve no campo quando o Vasco se apresentou para o início da pré-temporada, na última quinta-feira. Mas trabalho não faltou ao treinador durante as férias do elenco. Em fase final de recuperação do Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em 28 de agosto, ele dividiu seu tempo no último mês entre sessões de fisioterapia e o planejamento do grupo que vai disputar as competições de 2012.
Ao lado do auxiliar Cristóvão Borges – que assumiu a equipe desde que o titular sofreu o AVC –, Ricardo Gomes sugeriu nomes de reforços, avaliou os que foram propostos e até mesmo participou de negociações. A desenvoltura com que participou do processo de montagem do Vasco mostra que o treinador está muito próximo do retorno.
- O Ricardo participou ativamente de todas as discussões em torno dos reforços. Em algumas ocasiões pegou o telefone e fez contatos com pessoas de fora do Brasil - disse José Hamilton Mandarino, vice de futebol do Vasco.
Ao comentar o assunto, Cristóvão Borges não escondeu o entusiasmo. Segundo ele, o treinador não tratou do planejamento de treinos. Mas quando o assunto foi reforços, esteve na linha de frente das discussões. Para o auxiliar, esta atividade, inclusive, teve um peso importante em sua recuperação.
- Ele estava muito ansioso por não participar do dia a dia do trabalho, e isso o fez novamente sentir-se como parte do processo. Nós dois conversamos muito sobre nomes de possíveis reforços. Sugerimos jogadores um ao outro e pesquisamos, buscamos referências com pessoas de confiança. Como ele conhece muita gente de fora do país, também correu atrás. Foi ótimo para ele - disse Cristóvão.
No entanto, ninguém fala sobre a data da volta de Ricardo Gomes ao trabalho à beira do campo. O presidente Roberto Dinamite chegou a dizer que isso pode acontecer em até dois meses, mas em São Januário existe uma grande resistência ao estabelecimento de um prazo para que o treinador retome a vida normal. Há a certeza de que não existe pressa ou pressão para o retorno.
O amigo Cristóvão Borges vê Ricardo Gomes cada vez mais perto da volta. Mas ao mesmo tempo afirma que o treinador só voltará ao Vasco quando sentir que é capaz de realizar suas funções sem qualquer limitação. A tendência, segundo ele, é que Ricardo se aproxime muito do grupo no início de 2012.
- No fim do ano passado ele já nos visitou na concentração e foi muito bom. Acho que viajar até Atibaia vai ser puxado, mas acredito que ele vá assistir a alguma partida do Vasco em São Januário antes de voltar em definitivo. Estamos esperando.

Mercado: Jean acerta e já treina com o Flu; Rojas está perto do Botafogo

Palmeiras está de olho em dois centroavantes e estuda a possibilidade de investir na contratação do meia Raffael, do Hertha Berlim

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Jean Fluminense (Foto: Edgard Maciel / Globoesporte.com)Jean acertou e já suou a camisa no treino
do Flu (Foto: Edgard Maciel / Globoesporte.com)
Este sábado foi de movimentação menor no mercado da bola se comparado com os dias anteriores, mas ainda sim algumas torcidas tiveram novidades. Ex-São Paulo, o volante Jean acertou os últimos detalhes com o Fluminense e já está integrado ao restante do elenco para a pré-temporada, realizada em Mangaratiba-RJ.
De acordo com a imprensa chilena, o Botafogo chegou a um acordo com a Universidad de Chile para ter o lateral-esquerdo Vargas em General Severiano. A diretoria alvinegra, entretanto, prefere manter a cautela e não confirma que o negócio está sacramentado. O Palmeiras também está em busca de reforços, e estuda a possibilidade de investir no meia Raffael, do Hertha Berlim. O Alviverde ainda deseja mais dois centroavantes.
No Flamengo, a situação de Thiago Neves parece estar bem perto de ser resolvida. A diretoria do Fla apenas aguarda que o Al Hilal envie os documentos de liberação do meia, que tem chance de iniciar a pré-temporada com o restante do time na próxima segunda-feira.
O presidente do Cruzeiro, Gilvan Tavares, voltou a afirmar que não libera Montillo por menos do que 15 milhões de euros (cerca de R$ 35 milhões). Ele, no entanto, dá sinais de que poderá ceder ao desejo do jogador argentino de ter um reajuste salarial. O Corinthians acompanha de perto o desenrolar desta história.
O Internacional teve duas notícias ruins neste sábado. O zagueiro Naldo, do Werder Bremen, principal alvo colorado para reforçar a zaga, avisou que não pretende deixar a Alemanha agora. Além disso, surgiu a notícia de que o Catania está de olho em Ilsinho, que tem em seu contrato uma cláusula que facilita sua transferência para o exterior.
Ilsinho o treino do internacional (Foto: Lucas Uebel/Vicpcomm)Ilsinho está na mira do Catania, da Itália
(Foto: Lucas Uebel/Vicpcomm)
O Comercial-SP está perto de contratar um jogador renomado para integrar seu elenco: Gilberto, de 35 anos, que defendeu o Vitória em 2011. Já o Cruzeiro negocia com Jajá, revelado no América-MG e com passagem pelo Flamengo. Seu último clube foi o Al Ahli-EAU.
Fechado
A Ponte Preta apresentou dois reforços, o atacante Rodrigo Pimpão e o meia Enrico, que farão parte do elenco para a disputa do Campeonato Paulista. Pimpão cometeu uma gafe, já que foi para o clube com um tênis verde, da mesma cor do rival Guarani.
Especulações
O volante Paulinho, do Corinthians, voltou a ser notícia na imprensa internacional. O mais novo interessado seria o Valencia, que se junta a Inter de Milão e Roma no grupo todos interessados em contratá-lo. Casemiro também está em alta na Europa. O empresário do jogador do São Paulo, Joseph Lee, desmentiu uma proposta do Lazio, mas disse que o Roma já fez uma sondagem, que, por enquanto, não evoluiu.
Novelas em cartaz
vagner love treino praia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Vagner Love treina na praia, no Rio de Janeiro
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O Flamengo segue em busca de uma solução para ter Vagner Love no comando de seu ataque em 2012. O CSKA não gostou da proposta feita pelo Rubro-Negro, que agora estuda a possibilidade de oferecer o pagamento em uma quantidade menor de parcelas. O jogador está contrariado com os russos, que haviam prometido facilitar sua liberação para retornar ao Brasil. Enquanto não há uma solução, o Artilheiro do Amor aproveita o tempo para realizar treinos físicos na praia.
Curiosas
Ainda em busca do milésimo gol na carreira, Túlio Maravilha tem chance de ir para o CSE, de Alagoas, para a disputa do Campeonato Estadual. No fim do ano passado, o nome do folclórico atacante já havia sido especulado no clube. Ele, no entanto, recusou a proposta. Seu último clube foi o Bonsucesso-RJ.
Perseguido pela torcida do Vasco, o lateral-esquerdo Marcio Careca foi negociado com o Mirassol, que também fechou com o meia Xuxa, do Vitória, para a disputa do Campeonato Paulista. Ambos ficam emprestados por um ano.