segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lutadores do UFC participam de treino aberto em shopping no Rio de Janeiro

Evento foi parte da promoção para o Fight Night Trials e contou com a
presença de Diego Nunes, Rodrigo Damm, Ronaldo Jacaré e Erick Silva

Por Rio de Janeiro
1 comentário
Como parte da promoção do evento de MMA Fight Night Trials, realizado no último sábado, na academia XGym, no Rio de Janeiro, foi realizado na noite da última sexta-feira um treino aberto com os lutadores Diego Nunes, do Bellator, Erick Silva, Rodrigo Jacaré e Rodrigo Damm, do UFC. (Confira no vídeo ao lado).
Em um tatame improvisado na praça do shopping onde fica localizada a academia, a organização do evento montou um circuito de exercícios, para mostrar uma parte da preparação física dos lutadores, que ficou sob a orientação de Rogério Camões. O circuito consistia em um levantamento de peso (uma roda de carro de cada lado), duas correntes, onde os atletas balançavam e se movimentavam pelo tatame, subida sobre obstáculo e técnica de socos e chutes sozinho.
Para Rogério Camões, um dos sócios da academia e idealizador do Fight Night Trials, o evento, além de abrir caminhos para a nova geração de lutadores de MMA no Brasil, também serve para mostrar ao público de fora do mundo das lutas como é a preparação de um atleta de alto nível.
Rodrigo Damm, Ronaldo Jacaré e Erick Silva MMA treino (Foto: Alexandre Fernandes)Rodrigo Damm, Ronaldo Jacaré e Erick Silva mostram em circuito, parte da preparação física de um lutador, em treino aberto nesta sexta-feira (Foto: Alexandre Fernandes)
- Aqui pudemos ver um pouco do que um atleta de alto nível faz em sua preparação física. Não é fácil e requer muito sacrifício. Mas é importante para o público em geral saber como funciona uma parte dessa preparação. Isso tudo que aconteceu hoje (sexta) aqui faz parte desse conceito que nós queremos implantar, de interação do público de fora com o mundo das lutas – explicou Rogério, que é responsável pela preparação física dos atletas da XGym.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Após o circuito de exercícios, os quatro atletas fizeram demonstrações de técnicas de soco e chute, além de movimentações no solo, trabalhando o ground and pound. Para essa parte da atividade, trabalharam junto com os lutadores os treinadores Josuel Distak e Cesário Bezerra.
O peso-médio Ronaldo Jacaré encarou o treino aberto como parte de sua preparação para a luta contra Yushin Okami, no UFC: Glover x Bader, dia 4 de setembro, em Belo Horizonte.
- Eu estou muito focado nessa luta com o Okami, que é muito versátil, tem um conjunto muito forte, joga bem em todas as áreas. Mas eu venho buscando evolução no meu jogo também e estou conseguindo essa evolução a cada dia. Na semana que vem eu começo a perder peso - afirmou Jacaré.

Wanderlei Silva mostra ansiedade
por luta: 'UFC ainda não me ligou'

Lutador brasileiro foi desafiado por Chael Sonnen após vitória do americano sobre Maurício Shogun no UFC Fight Night Combate, na noite de sábado

Por Rio de Janeiro
264 comentários
FRAME Wanderlei Silva coletiva UFC (Foto: Reprodução)Wanderlei Silva foi desafiado por Chael Sonnen no
sábado (Foto: Reprodução)
Após a vitória sobre Maurício Shogun no UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen de sábado, o lutador americano Chael Sonnen desafiou o brasileiro Wanderlei Silva a uma luta daqui a três meses. O presidente do evento, Dana White, disse pouco mais tarde que haviam muitas opções para a próxima luta de Sonnen, mas mostrou-se aberto a realizar o confronto entre ele e o ex-campeão do Pride.
Por enquanto, o UFC ainda não se decidiu sobre o combate, e Wanderlei Silva mostrou, em sua conta pessoal no Twitter, ansiedade pela marcação do duelo.
- O UFC ainda não me ligou!!! - publicou Wanderlei na sua linha de tempo neste domingo.
Neste domingo, surgiu também um vídeo do lutador assistindo ao combate entre Sonnen e Shogun, seu amigo e ex-companheiro de treino, em que leva as mãos à cabeça após a derrota do brasileiro. Wanderlei disse, em mais de uma ocasião, que estaria aberto a um combate contra o americano, mas essa luta jamais se materializou.
A reportagem do Combate.com buscou contato telefônico com Wanderlei Silva na noite de domingo, mas não obteve sucesso.

Shogun desabafa: 'Quem decide quando parar sou eu, mais ninguém'

Lutador, que foi derrotado por Chael Sonnen em Boston, diz que luta por amor, já que está estabilizado financeiramente, e agradece apoio dos fãs

Por Boston, EUA
124 comentários
Pouco mais de 24 horas após a surpreendente derrota por finalização para Chael Sonnen no evento principal do UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen, em Boston, o brasileiro Maurício Shogun decidiu falar sobre o ocorrido. Em nota oficial, através de sua assessoria de imprensa, Shogun se mostrou triste pelo ocorrido, e com a repercussão gerada por sua derrota. Na nota, o paranense garantiu que não mudará a sua equipe para os próximos combates, e negou que esteja pensando em parar de lutar.
chael Sonnen Mauricio shogun UFC fight night (Foto: Agência Getty Images)Maurício Shogun é finalizado por Chael Sonnen no UFC em Boston (Foto: Getty Images)
- Tenho 11 anos de carreira no MMA/Vale-Tudo e sou realizado como atleta, ganhei tudo o que sempre quis. Realizei todos os meus sonhos, e se ainda luto é porque quero revivê-los. Quero ainda muitas vitórias e me tornar campeão mundial de novo. Quem decide quando vou parar sou eu, mais ninguém. Graças a Deus sou estabilizado financeiramente, e hoje luto porque amo. Sou um cara muito competitivo, que odeia ser derrotado. Sei que fiz tudo o que deveria ter feito na preparação, mas o Sonnen foi melhor na luta, méritos dele. Infelizmente, na luta, a gente tem que esperar muito para dar a volta por cima. No futebol, você perde domingo, vence na quarta-feira e está tudo bem. Vou voltar pra casa, ver o que deu de errado na luta e treinar muito para esse erro não se repetir.
mma Mauricio Shogun UFC Boston (Foto: Evelyn Rodrigues)Brasileiro demonstra todo o abatimento pela derrota
na coletiva após o torneio (Foto: Evelyn Rodrigues)
Aos 31 anos, o ex-campeão dos meio-pesados do UFC e campeão do Pride retorna ao Brasil nesta quinta-feira, dia 22, quando irá reencontrar a filha Maria Eduardo e a esposa Renata, grávida de três meses. Shogun também agradeceu o apoio recebido dos fãs pelas redes sociais, e falou sobre fidelidade citando um de seus ídolos, Ayrton Senna.
- Eu sempre fui muito fã do Ayrton Senna, mas nem por isso achava ele ruim quando não vencia. Eu era um fã de verdade, que o admirava por tudo que ele fazia, independentemente se chegasse por último na corrida ou em primeiro. O nome dele ficou na história, e creio que o meu também fique na história do MMA. Agradeço aos fãs que me confortaram com palavras através das redes sociais, vocês são muito importantes para mim.
Equipe continua a mesma
O time montado para o duelo contra Rogério Minotouro, que posteriormente foi substituído por Chael Sonnen, seguirá na preparação para sua próxima luta no UFC.
- O Mauricio investiu muito nesse camp, treinou com os melhores, foi para os EUA para aprender novas técnicas, então decidimos manter a base. Ele treinou com o Freddie Roach lá, levou o Jacob Harman para Curitiba, e teve o suporte do Glaube Feitosa, do Roberto Gordo e do Renato Babalu no córner. Ele estava muito bem preparado, mas o Sonnen foi muito feliz naquele dia. O Mauricio é um vencedor por natureza e tenho total certeza de que daremos a volta por cima - disse Leonardo Salomão, que ao lado de Lucas Pires gerencia a carreira do lutador.

Marcelo Guimarães se lesiona, e Ivan Batman enfrenta gringo no UFC BH 2

Campeão peso-leve do Jungle Fight ganha oportunidade na categoria dos meio-médios em 4 de setembro. Adversário é americano Keith Wisniewski

Por Rio de Janeiro
7 comentários
Depois do peso-pena Kevin Souza e do meio-médio Elias Silvério, mais um campeão do Jungle Fight foi convocado para substituir um lutador machucado no "UFC: Glover x Bader" em menos de duas semanas. Trata-se de Ivan Batman, atual detentor do cinturão dos leves (até 70kg) da maior organização de MMA da América Latina. A diferença para os outros dois é que Batman vai atuar em uma categoria de peso acima da sua, a dos meio-médios (até 77kg). Ele vai substituir o brasileiro Marcelo Guimarães, que lesionou o cotovelo durante os treinos na semana passada, contra o americano Keith Wisniewski. A informação, ainda não anunciada oficialmente, foi confirmada pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate nesta segunda-feira. O evento será realizado no dia 4 de setembro, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte.
Montagem Ivan Batman e Keith Wisniewski (Foto: Editoria de Arte)Ivan Batman (à esquerda) enfrenta Keith Wisniewski no UFC de Belo Horizonte (Foto: Editoria de Arte)
Aos 32 anos e atleta da equipe do peso-leve do UFC Thiago Tavares, em Santa Catarina, Ivan Batman tem um cartel de 24 vitórias, sendo 13 por finalização, e três derrotas. Ele vem de seis triunfos consecutivos, todos por finalização. Na última luta, no fim de junho, conquistou o cinturão do Jungle ao bater o então campeão dos leves, Lúcio Curado. Batman tentou entrar no TUF Brasil 2 como meio-médio e chegou até a parte final da seletiva, mas não entrou na casa.
Keith Wisniewski, por sua vez, tem 31 anos e um cartel de 28 vitórias, sendo 15 por finalização, 14 derrotas e um empate. Ele duas passagens pelo UFC, onde acumulou três derrotas em três lutas. No último combate, em abril de 2012, perdeu para Chris Clements por decisão dividida.
UFC no Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Hugo Wolverine x adversário a ser definido
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
João Zeferino x Elias Silvério
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
Keith Wisniewski x Ivan Batman
Yuri Villefort x Sean Spencer

Belfort volta a provocar Sonnen e esnoba posição de rival em ranking

Brasileiro quer a luta apesar de o americano estar bem atrás dele na lista

Por Rio de Janeiro
Vitor Belfort coletiva UFC no Combate 2 (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)Vitor Belfort está sem luta marcada para voltar ao
Ultimate (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)
Poucos minutos depois de Chael Sonnen vencer Maurício Shogun, no sábado, Vitor Belfort foi até o Twitter postar um desafio para o americano. Sonnen não demorou muito para responder e disse nesta segunda-feira que "está dentro" do duelo. Mas não parou por aí. Belfort aproveitou a divulgação do ranking atualizado do Ultimate para provocar o rival. Nele, Sonnen é nono colocado no peso-médio, categoria do brasileiro, e décimo nos meio-pesados.
- Chael Sonnen, acabei de ler que você está em ambos os rankings (décimo nos meio-pesados - na repescagem correndo como um cavalo azarão - e nono na minha divisão). Apesar de você estar em uma "GRANDE" posição vindo de uma vitória, eu ainda vou lhe dar uma oportunidade de lutar comigo - escreveu Belfort, número 2 dos médios, no Twitter.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Assim como Wanderlei Silva, Vitor Belfort tem um longo histórico de troca de farpas com Chael Sonnen, através da imprensa e das mídias sociais. Recentemente, Sonnen anunciou que tinha duas lutas que gostaria de fazer: justamente contra os dois brasileiros. Na última semana, o "Gângster Americano" emitiu inúmeras provocações a Wanderlei, a quem deseja enfrentar em seguida, mas o próprio admitiu, em entrevista ao "MMA Fighting", que achava que seria colocado contra Vitor Belfort pelo UFC.

Vitória sobre Shogun faz Sonnen aparecer no ranking de duas divisões

Americano é o nono dos médios e o décimo no meio-pesado, divisão em que enfrentou o brasileiro no sábado. Nocaute leva Browne a quinto nos pesados

Por Rio de Janeiro
16 comentários
A vitória sobre Maurício Shogun no sábado, em Boston (EUA), fez Chael Sonnen conseguir uma proeza. Ele é o único entre todos os lutadores do Ultimate que aparece em duas categorias diferentes no ranking oficial. Ele manteve o nono lugar no peso-médio, sua divisão principal, e agora aparece em décimo no meio-pesado, onde fez suas duas últimas apresentações - a outra foi a derrota para Jon Jones. Com três reveses em quatro combates, Shogun trocou de posição com Gegard Mousasi e passou a ser o nono.
Mas quem se deu melhor com os resultados do UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen foi Travis Browne. Ele conseguiu uma vitória incrível sobre Alistar Overeem depois de quase ser nocauteado e pulou do oitavo para o quinto lugar. O holandês, por sua vez, caiu de quinto para sétimo.
chael Sonnen Mauricio shogun UFC fight night (Foto: Agência Getty Images)Chael Sonnen ua uma guilhotina para finalizar Mauricio Shogun (Foto: Agência Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O ranking oficial do UFC é elaborado a partir de votações de jornalistas do mundo inteiro, que podem rever suas posições e causar variações mesmo nas posições de atletas que não lutaram no evento que passou. Nesta última edição, 83 profissionais votaram. Veja como ficou:
ranking Site oficial do UFC (Foto: Reprodução)

Travis Browne acredita que arbitragem foi justa na vitória sobre Overeem

Peso-pesado conta que esteve o tempo todo consciente enquanto recebia duros golpes do holandês, mas que mostrou a Yamasaki que estava bem

Por Rio de Janeiro
36 comentários
Após espetacular nocaute no ex-campeão do Strikeforce, Alistair Overeem, no último sábado, no UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen, o peso-pesado americano Travis Browne se viu no meio de uma polêmica sobre a necessidade da luta ter sido interrompida anteriormente pelo árbitro brasileiro Mario Yamasaki. Para o vencedor, essa discussão toda não passa de desculpas para a derrota do holandês, e contou como foi o processo entre o momento de maior perigo no combate ao golpe final aos 4m08s do primeiro round.
- As pessoas ficam dizendo que a luta deveria ser interrompida mais cedo. Mas, nos piores momentos, eu ouvia o (Mario) Yamasaki dizendo: "Você precisa fazer alguma coisa! Movimente-se!", e então eu gritava: "Eu estou bem!". Depois, eu me mexia e apenas mostrava que eu estava vivo. Eu estava mentalmente bem o tempo inteiro. Eu estava respondendo o tempo inteiro, tanto que eu me reergui e voltei para nocautear ele - disse Browne ao site "MMA Junkie".
Comparado ao chute de Anderson Silva que nocauteou Vitor Belfort, o americano lembra de como teve sangue frio para não continuar batendo em Overeem, quando ele já demonstrava não estar mais em condições de seguir na luta.
Travis Browne Alistair Overeem UFC fight night (Foto: Agência Getty Images)Travis Browne acerta chute perfeito em Alistair Overeem, antes de nocauteá-lo (Foto: Agência Getty Images)
- Os olhos dele estavam distantes, tanto que eu não dei a terceira marretada na cabeça dele. Eu cheguei a fazer o movimento, mas eu olhei para ele e pensei: "Não, está acabado. Eu não vou bater nele de novo". Ele não estava mais respondendo enquanto olhava para a luz. Se tivesse mais cinco ou dez segundos de luta, ele estaria com sérios problemas agora - contou o peso-pesado.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Após a vitória, Travis Browne se colocou como um próximo desafiante ao título dos pesados, contra o vencedor de Cain Velásquez x Junior Cigano, mesmo que tenha a possibilidade de lutar contra o brasileiro Fabricio Werdum antes. Com novos desafios pela frente, o americano destaca a importância dos árbitros dentro de um octógono.
- O Overeem veio com a estratégia de acabar com a luta nos três primeiros minutos do round. E ele precisaria da ajuda do juíz para conseguir isso. Eu não precisava da ajuda de ninguém, e por isso, consegui o nocaute. Isso é uma luta. Para que serve um árbitro para encerrar um combate? Mas é assim mesmo. Sempre vai haver algum questionamento sobre como você vence, mas que não precisa ser respondido - contou Travis Browne.
Agora, o lutador de 31 anos possui 15 vitórias, um empate e sua única derrota na carreira foi para o brasileiro Antônio Pezão, em outubro de 2012. Com a vitória sobre o holandês, Travis Browne se coloca junto com Fabricio Werdum e Daniel Cormier como desafiantes ao cinturão do título dos pesos-pesados.

Shogun desabafa: 'Quem decide quando parar sou eu, mais ninguém'

Lutador, que foi derrotado por Chael Sonnen em Boston, diz que luta por amor, já que está estabilizado financeiramente, e agradece apoio dos fãs

Por Boston, EUA
118 comentários
Pouco mais de 24 horas após a surpreendente derrota por finalização para Chael Sonnen no evento principal do UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen, em Boston, o brasileiro Maurício Shogun decidiu falar sobre o ocorrido. Em nota oficial, através de sua assessoria de imprensa, Shogun se mostrou triste pelo ocorrido, e com a repercussão gerada por sua derrota. Na nota, o paranense garantiu que não mudará a sua equipe para os próximos combates, e negou que esteja pensando em parar de lutar.
chael Sonnen Mauricio shogun UFC fight night (Foto: Agência Getty Images)Maurício Shogun é finalizado por Chael Sonnen no UFC em Boston (Foto: Getty Images)
- Tenho 11 anos de carreira no MMA/Vale-Tudo e sou realizado como atleta, ganhei tudo o que sempre quis. Realizei todos os meus sonhos, e se ainda luto é porque quero revivê-los. Quero ainda muitas vitórias e me tornar campeão mundial de novo. Quem decide quando vou parar sou eu, mais ninguém. Graças a Deus sou estabilizado financeiramente, e hoje luto porque amo. Sou um cara muito competitivo, que odeia ser derrotado. Sei que fiz tudo o que deveria ter feito na preparação, mas o Sonnen foi melhor na luta, méritos dele. Infelizmente, na luta, a gente tem que esperar muito para dar a volta por cima. No futebol, você perde domingo, vence na quarta-feira e está tudo bem. Vou voltar pra casa, ver o que deu de errado na luta e treinar muito para esse erro não se repetir.
mma Mauricio Shogun UFC Boston (Foto: Evelyn Rodrigues)Brasileiro demonstra todo o abatimento pela derrota
na coletiva após o torneio (Foto: Evelyn Rodrigues)
Aos 31 anos, o ex-campeão dos meio-pesados do UFC e campeão do Pride retorna ao Brasil nesta quinta-feira, dia 22, quando irá reencontrar a filha Maria Eduardo e a esposa Renata, grávida de três meses. Shogun também agradeceu o apoio recebido dos fãs pelas redes sociais, e falou sobre fidelidade citando um de seus ídolos, Ayrton Senna.
- Eu sempre fui muito fã do Ayrton Senna, mas nem por isso achava ele ruim quando não vencia. Eu era um fã de verdade, que o admirava por tudo que ele fazia, independentemente se chegasse por último na corrida ou em primeiro. O nome dele ficou na história, e creio que o meu também fique na história do MMA. Agradeço aos fãs que me confortaram com palavras através das redes sociais, vocês são muito importantes para mim.
Equipe continua a mesma
O time montado para o duelo contra Rogério Minotouro, que posteriormente foi substituído por Chael Sonnen, seguirá na preparação para sua próxima luta no UFC.
- O Mauricio investiu muito nesse camp, treinou com os melhores, foi para os EUA para aprender novas técnicas, então decidimos manter a base. Ele treinou com o Freddie Roach lá, levou o Jacob Harman para Curitiba, e teve o suporte do Glaube Feitosa, do Roberto Gordo e do Renato Babalu no córner. Ele estava muito bem preparado, mas o Sonnen foi muito feliz naquele dia. O Mauricio é um vencedor por natureza e tenho total certeza de que daremos a volta por cima - disse Leonardo Salomão, que ao lado de Lucas Pires gerencia a carreira do lutador.

Sharapova mostra corpão em revista e revela foco em exercícios no ombro

Em entrevista à 'Shape', russa lembra que precisa reforçar constantemente a região em que passou por cirurgia em 2008 para tratar uma séria lesão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
33 comentários
maria sharapova revista shape (Foto: Reprodução)Maria Sharapova é estrela da edição de setembro
da revista 'Shape' (Foto: Reprodução)
Capa da edição de setembro da revista "Shape", Maria Sharapova revelou em entrevista para a publicação que ainda precisa reservar horas do seu dia para tratar o ombro. A número 3 do mundo contraiu uma lesão na região em 2007, passou por cirurgia no ano seguinte, mas mesmo assim tem que dar atenção ao local até os dias atuais.
Fora dos torneios, Sharapova tem uma rotina intensa. Após sessões aperfeiçoando a técnica do esporte, a russa trabalha a parte física para depois cuidar do ombro. Depois da cirurgia em 2008, a tenista passou nove meses sem competir, não participando de uma série de importantes eventos como os Jogos Olímpicos de Pequim e o US Open.
- São dois treinos de tênis por dia, de uma ou duas horas cada; um treinamento físico durante uma hora e meia; uma reabilitação no ombro, o que é muito importante; e depois a recuperação, que envolve ou um banho de gelo ou uma massagem esportiva.
Durante os torneios, Sharapova apenas trabalha em cima do que foi feito nos treinamentos. Porém, o ombro continua sendo uma preocupação constante.
- (Nos torneios) é tudo em cima de manutenção. Uma vez por dia durante cerca de uma hora. Eu trabalho o tronco e ainda preciso fazer uma série de exercícios no ombro.
maria sharapova revista shape (Foto: Reprodução)Sharapova mostra lado sensual em ensaio para a revista (Foto: Reprodução)
Exemplo para os mais jovens...até certo ponto
Sharapova também falou sobre ser uma figura de destaque para a criançada que sonha em entrar para o tênis profissional no futuro. Apesar dos anos de experiência no circuito, com 29 títulos (sendo quatro deles de Grand Slams), a russa aconselha os fãs a não se espelharem tanto nela.
- Você precisa encontrar o sucesso da sua maneira, e não de outra pessoa. Eu admirava algumas jogadoras quando estava crescendo, mas nunca tive alguém que quisesse imitar. Então quando as crianças dizem que querem ser exatamente iguais a mim, eu falo: 'Não, você quer ser melhor!"
O próximo torneio no calendário de Sharapova é o US Open, em Nova York. O último Grand Slam da temporada começa no dia 26 de agosto, com transmissão ao vivo do SporTV.
maria sharapova revista shape (Foto: Reprodução / Facebook)Sharapova brinca em prateleira lotada com a revista da qual é capa (Foto: Reprodução / Facebook)

Giro do Motor: gatas, capotagem, menino prodígio e cobra na cabeça

Fim de semana de velocidade tem mais um show do jovem Marc Márquez, disputas ferrenhas na MotoGP, beldades, acidentes e pódios brasileiros

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
2 comentários
Marc Marquez  Moto GP (Foto: EFE)Marc Marquez brilhou na MotoGP (Foto: EFE)
O fim de semana do esporte a motor teve provas marcantes para os brasileiros em diversas categorias, dos principais torneios de turismo do planeta às divisões de acesso da Fórmula 1. Em uma rodada que teve pódios de Augusto Farfus no DTM e de Christian Fittipaldi na Grand-Am, o time nacional que disputa o Mundial de GT mostrou evolução e terminou perto dos líderes na Eslováquia. Na Nascar, também foi a vez dos representantes do país subirem na classificação.
Na Fórmula 3 Europeia, Pipo Derani conquistou dois pódios em três provas da rodada alemã de Nürburgring, enquanto Gustavo Lima sofreu uma capotagem sem maiores danos no circuito inglês de Silverstone pela Fórmula 4. Passando das quatro para as duas rodas, o fim de semana foi de show na MotoGP, com mais uma vitória impressionante do prodígio Marc Márquez e muitas disputadas nas voltas finais. Em dia de dobradinha da Honda, o pódio de Indianápolis foi completado pela “cobra veloz” da Yamaha, Jorge Lorenzo. Confira estes e outros destaques do fim de semana no Giro do Motor:
Header_O-Cara (Foto: arte esporte)
Com show, Marc Márquez vence a terceira seguida
Não há mais dúvidas de que Marc Márquez já é uma realidade no Mundial de Motovelocidade. Cumprindo sua temporada de estreia na elite do motociclismo mundial, o jovem prodígio considerou sua atuação deste fim de semana como a melhor que já teve desde que foi promovido à categoria principal. O novato da Honda cravou a pole no treino classificatório, mas depois de largar mal, perdeu posições para Jorge Lorenzo e para o companheiro de equipe, Dani Pedrosa, e caiu para terceiro. Entretanto, mais uma vez Márquez mostrou por que é apontado como a sensação deste ano, ultrapassou, com categoria, os dois rivais e se isolou na ponta para receber a bandeirada em primeiro.
Marc Marquez Moto GP (Foto: Reuters)Em Indianápolis, Marc Marquez venceu a terceira seguida e disparou no Mundial (Foto: Reuters)
- Estou muito feliz em ter conquistado mais 25 pontos. Antes de virmos para cá, sabia que esta era uma ótima oportunidade para vencer e sabia que poderia tirar vantagem disso. Estava me sentindo muito bem durante o fim de semana e creio que está foi a minha melhor atuação desde que vim para a MotoGP. Eu fui primeiro em todas as sessões. Não acho que tenha do que reclamar – exclamou Márquez após a prova.
O espanhol de 20 anos tem mesmo boas razões para curtir a boa fase. Foi sua terceira vitória seguida na MotoGP (a quarta do ano), e a terceira em Indianápolis, já que ele faturou as provas da Moto2 nesta pista nos anos anteriores. Com mais esta conquista, Marc Márquez foi a 188 pontos, contra 167 de Dani Pedrosa e 153 de Jorge Lorenzo. A próxima etapa da MotoGP será realizada em Brno, na República Checa, já no próximo final de semana.
header sai da frente (Foto: Arte esporte)
Reação de Rossi e disputa entre companheiros
As voltas finais da etapa de Indianápolis da MotoGP foram de tirar o fôlego. Depois de uma classificação ruim, na qual só chegou ao nono lugar no grid, Valentino Rossi adotou uma tocada conservadora em grande parte das 27 voltas e só atacou seus rivais no final, conquistando posições e alcançando o quarto posto na última volta.
Mas o heptacampeão da principal categoria do Mundial não foi o único a mostrar arrojo no fim da corrida. Na última curva, Nicky Hyden e Andrea Dovizioso, companheiros na Ducati, se estranharam no pega pela oitava posição e chegaram a saltar uma zebra ao sair da pista após um toque entre as duas motos. Quem se aproveitou foi Bradley Smith, do time satélite da Yamaha, que superou ambos e cruzou a linha de chegada apenas 11 milésimos de segundo à frente de Hyden.
Nick Hyden Andrea Dovizioso MotoGP Ducati Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)Andrea Dovizioso e Nicky Hyden saltaram uma zebra na curva final (Foto: Divulgação MotoGP)
header holofotes (Foto: Arte esporte)
Capacete de cobra para Lorenzo na MotoGP
Algumas etapas depois de Valentino Rossi adotar um casco de tartaruga, foi a vez de seu companheiro Jorge Lorenzo pintar o capacete com a estilização de um animal. Só que, ao contrário do irônico italiano, que rebateu os comentários de que estaria muito lento, o bicho escolhido pelo espanhol foi uma cobra. Com o intuito, talvez, de amedrontar seus rivais. Só que o veneno do bicampeão não surtiu o efeito desejado. Apesar de ter saltado para a liderança logo na largada, a moto 99 acabou superada pela dupla da Honda, Marc Márquez e Dani Pedrosa, que fizeram dobradinha.
Jorge Lorenzo Yamaha MotoGP Indianápolis capacete cobra (Foto: Divulgação MotoGP)Com seu capacete de cobra, Lorenzo levou a Yamaha ao pódio de Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)
Header_Gatas (Foto: arte esporte)
Beldades embelezam o grid da MotoGP
Concentração é fundamental para qualquer piloto desenvolver o máximo de seu potencial durante uma corrida. Porém, antes da prova da MotoGP em Indianápolis, esta tarefa ficou um pouco mais complicada para os competidores da elite do motociclismo mundial. Afinal, as grid girls deram o ar de sua graça e embelezaram o asfalto sagrado do circuito norte-americano.
Gata da MotoGP em Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)Gata da MotoGP no grid em em Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)
Gata da MotoGP em Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)Beldades embelezam a categoria antes da largada (Foto: Divulgação MotoGP)
Header_Rumo-à-F1 (Foto: arte esporte)
Pipo Derani Fórmula 3 Europeia pódio (Foto: Divulgação)Pipo Derani (à esquerda) faturou dois pódios na
F-3 Europeia em Nürburgring (Foto: Divulgação)
Os pódios de Pipo Derani na F-3
Após uma fase complicada na Fórmula 3 Europeia, sofrendo com as decisões erradas de sua equipe e alguns acidentes durante as corridas, Pipo Derani enfim teve um fim de semana com bons resultados na categoria de base da F-1. Com um desempenho constante por todo o fim de semana, o paulista brilhou na pista de Nürburgring e subiu duas vezes ao pódio. Com um segundo e um terceiro lugares na sétima rodada do campeonato, o piloto da Fortec finalmente entrou no top 10 da tabela, que é uma das principais vitrines para novos valores do automobilismo mundial. Todas as corridas foram vencidas pelo italiano Raffaele Marciello, líder isolado do torneio.
Pipo Derani Fórmula 3 Europeia (Foto: Divulgação)Brasileiro afastou a fase ruim com desempenhos consistentes (Foto: Divulgação)
Header_Brilho-Brasileiro (Foto: arte esporte)
Augusto Farfus BMW pódio DTM Nurburgring (Foto: Divulgação)Largando da pole, Augusto Farfus foi ao pódio do
DTM em Nurburgring (Foto: Divulgação)
Pódio brasileiro no turismo internacional
A boa fase do Brasil nas pistas do exterior durante o fim de semana não ficou restrita à F-3 Europeia. Nas categorias de turismo, diversos representantes do país fizeram bonito. No DTM, principal torneio da modalidade na Europa, Augusto Farfus partiu da pole position e teve que driblar as condições variáveis da pista, já que a chuva bagunçou a estratégia de muitos competidores. Numa prova marcada pela tática, que derrubou muita gente boa, o paranaense recebeu a bandeirada na segunda posição, subindo ao pódio pela segunda vez seguida. Ele é o quinto no campeonato.
Protótipo do brasileiro Christian Fittipaldi e do português João Barbosa na Grand-Am (Foto: Divulgação)Protótipo do brasileiro Christian Fittipaldi e do português João Barbosa na Grand-Am (Foto: Divulgação)
Na Grand-Am, principal categoria de corridas de longa duração da América do Norte, Christian Fittipaldi não foi ao pódio na etapa do Kansas, mas diminuiu a diferença em relação aos líderes do campeonato. Com o quarto lugar deste fim de semana, o ex-piloto de Fórmula 1 e Indy ficou a apenas dois pontos da dupla Jordan Taylor e Max Angelelli (269 a 267). Correndo em parceria com o português João Barbosa, o brasileiro poderia até ter vencido. No início da corrida, ele foi tocado pelo protótipo de Memo Rojas e perdeu posições. Rojas foi púnico, mas o incidente custou a liderança do campeonato ao Corvette número 5.
Time brasileiro fica em quarto no Mundial de GT
As equipes brasileiras não conseguiram subir ao pódio da etapa da Eslováquia do Mundial de Gran Turismo, neste domingo. A dupla formada por Sergio Jimenez e Ricardo Zonta foi a que chegou mais perto, ficando com a quinta posição – a quarta na categoria Pro. Já Cacá Bueno e Sergio Jimenez, que haviam marcado um ponto com a sexta posição na corrida classificatória, abandonaram a prova principal da quarta etapa da temporada. A dupla formada pelo russo Sergei Afanasiev e o sueco Andreas Simonsen, da Pro-Am, garantiu a vitória. Os dois carros do time brasileiro estão empatados na nona posição do campeonato, com 29 pontos. Apenas um atrás do carro guiado pelo nove vezes campeão mundial de rali, Sebastien Loeb.
Equipe BMW Team Brasil no Mundial de Gran Turismo GT Eslováquia (Foto: Divulgação)Equipe BMW Team Brasil acelera no Mundial de Gran Turismo na Eslováquia (Foto: Divulgação)
Brasileiros bem na Nascar
Neste fim de semana, Nelsinho Piquet e Miguel Paludo não levaram a bandeira brasileira ao círculo da vitória na Nascar. No entanto, os desempenhos dos dois brasileiros nas divisões nacionais da Stock Car americana chamaram a atenção dos fãs da categoria. Na Nationwide Series, segundo torneio de carros de turismo mais importante dos Estados Unidos, Piquet protagonizou uma recuperação sensacional no circuito misto de Mid-Ohio, galgando posições depois de cair para 26º em uma disputa com um adversário. Nelsinho chegou a andar em segundo lugar e estava prestes a terminar a prova quinto. Só que uma entrada do safety car no fim da corrida provocou a chamada “prorrogação”. Sem combustível para as voltas adicionais, o brasileiro ficou pelo caminho a uma volta da bandeirada.
Miguel Paludo Nascar Truck Series (Foto: Agência Getty Images)Miguel Paludo: está cada vez mais perto da vitória na Nascar Truck Series (Foto: Agência Getty Images)
Já Paludo mostrou novamente que não se intimida com os gigantes da Nascar. Participando como convidados na Truck Series, terceira divisão nacional, alguns competidores da Sprint Cup – que é a categoria principal – deram trabalho aos pilotos que competem regularmente no torneio de picapes. Disputando de igual para igual com nomes como Kyle Busch e Joey Logano, o gaúcho liderou boa parte das 40 voltas finais, fechando em quinto a prova vencida por James Buescher. Apesar de não comemorar a vitória, Miguel subiu ainda mais no campeonato e agora é o quinto, com 391 pontos, contra 464 do líder Matt Crafton.
Header_Crash (Foto: arte esporte)
Gustavo Lima vê o mundo ao contrário
Um susto marcou a primeira prova do brasileiro Gustavo Lima na rodada de Silverstone da Fórmula 4, uma das primeiras categorias-escola dos pilotos que sonham chegar à Fórmula 1. Largando da quinta posição, o brasiliense estava em quarto lugar quando foi tocado por um adversário e acabou vendo o mundo de cabeça para baixo. Lima nada sofreu, mas encerrou ali sua participação. O piloto de 17 anos também não conseguiu figurar no top 10 nas demais provas. Pietro Fittipaldi, o outro brasileiro da categoria, teve um fim de semana igualmente complicado, alcançando um décimo lugar em uma das provas, o que o manteve no top 10 do campeonato.
Capotagem Gustavo Lima Fórmula 4 Silverstone (Foto: Reprodução Instagram)Capotagem de Gustavo Lima na Fórmula 4 em Silverstone (Foto: Reprodução Instagram)
Header_Tristeza (Foto: arte esporte)
Acidente mata ex-diretor da BMW
O alemão Karl-Heinz Kalfbell, ex-chefe esportivo da BMW, morreu neste sábado aos 63 anos. Ele sofreu um acidente de moto no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, onde participava de uma competição de motos históricas. Kalfbell foi engenheiro da montadora alemã durante 27 anos, de 1977 a 2004, e participou de vários projetos da marca, inclusive na Fórmula 1. Durante esse período, chefiou a divisão da empresa responsável por projetos esportivos como o DTM e o Super Turismo. Também capitaneou o desenvolvimento do motor que levou a McLaren à vitória das 24 Horas de Le Mans de 1995 e, posteriormente, esteve envolvido no projeto de parceria com a Williams na F-1, no fim dos anos 1990.
Karl Heinz Kalbfell fazendo exibição com um modelo de 1970 da Laverda, durante o festival de Goodwood, em 2010  (Foto: Divulgação)Kalbfell em exibição com moto de 1970 durante o festival de Goodwood, em 2010 (Foto: Divulgação)

Valcke elogia Itaquera e diz que Fifa está preparada para manifestações

Secretário-geral da entidade esteve no estádio do Corinthians nesta segunda-feira e valorizou legado da Copa do Mundo para o bairro

Por Leandro Canônico São Paulo
93 comentários
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve na manhã desta segunda-feira na Arena Corinthians. Na visita oficial, ele passeou pelas obras de mobilidade urbana na região de Itaquera e viu, mais uma vez, o andamento da construção do estádio de abertura da Copa do Mundo. Satisfeito, ele valorizou o legado para a zona leste, o andamento da construção, que está perto de completar 86%, e disse que a entidade está preparada para manifestações populares.
- Quando olho para esse estádio, há dois elementos para enfatizar: o legado para a zona leste e o fato de ser um local construído pelo futebol, por um clube. Tivemos recentemente uma reunião de emergência com o Andrés Sanchez (responsável do Corinthians pelo estádio) porque tínhamos preocupação com a entrega. Mas olho em volta e tenho certeza que será entregue no prazo – disse Valcke.
jerome valcke Itaquerão Arena Corinthinas Visitas secretario da Fifa ronaldo (Foto: Marcos Ribolli)Valcke diz ter certeza que Arena Corinthians estará pronta no prazo dado pela Fifa (Foto: Marcos Ribolli)
Construtora e Corinthians asseguram para a Fifa que a entrega do palco da abertura da Copa do Mundo será em dezembro deste ano. Mas há um porém. Por conta da colocação de 20 mil lugares provisórios (de responsabilidade do governo paulista), a obra deve ser completamente entregue na metade de janeiro. Isso já está acertado entre todos os envolvidos.
- O estádio será entregue dia 30 de dezembro. Mas pode dar 15, 20 dias a mais por conta da estrutura provisória – admitiu Andrés Sanchez.
Após a visita, Valcke publicou uma foto nas redes sociais e admitiu a preocupação com a conclusão da obra:
- O gramado já está lindo! Estávamos preocupados, mas o que os trabalhadores fizeram é impressionante. Muito Obrigado!
Manifestações
Itaquerão  Arena Corinthinas  Visitas secretario da Fifa ronaldo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)No gramado, Ronaldo tira fotos da Arena
Corinthians (Foto: Marcos RibolliGloboesporte.com)
Outro ponto abordado com o secretário-geral da Fifa foi em relação às manifestações populares que se espalharam pelo Brasil durante a Copa das Confederações. Segundo Valcke, é algo que está na pauta da entidade sempre. Mas que eles estão preparados para encarar caso volte a acontecer.
- Isso faz parte do nosso briefing pelo que aconteceu na Copa das Confederações. Discutimos com as autoridades locais. Mas não dá para dizer que nada vai acontecer. Pode ser mais, menos, nenhuma, não sei... O importante é que o COL e a Fifa organizaram a competição com essas manifestações. E da mesma maneira vai ser a Copa do Mundo caso ocorra – declarou Valcke.
O ministro do esporte, Aldo Rebelo, também se manifestou sobre o assunto. E demonstrou que o Governo Federal está confiante no sucesso do Mundial.
- Nós acabamos de sair de uma Copa das Confederações em que o Brasil organizou em seis estádios, com o Brasil campeão derrotando a campeã do mundo Espanha e que foi um sucesso de público mesmo em meio às manifestações – finalizou Rebelo.
A Copa do Mundo de 2014 começará dia 12 de junho e terminará dia 13 de julho. Os ingressos para a competição começam a ser vendidos na terça-feira. Ainda nesta segunda, Valcke e a comitiva da Fifa passarão pela Arena da Baixada, em Curitiba. Na terça, a visita será à Arena da Amazônia, em Manaus. Na quinta, o grupo dará uma entrevista coletiva no Rio de Janeiro após reunião do COL.
Itaquerão  Arena Corinthinas  Visitas secretario da Fifa ronaldo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ronaldo, seguido por Andres, observa a obra do estádio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Boa Esporte anuncia a contratação do zagueiro Alex Silva, ex-Flamengo

Alex, de 28 anos, assina contrato até o fim desta temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Varginha, MG
139 comentários
Sem clube,  Alex Silva treina em Amparo,  interior de SP (Foto: Arquivo Pessoal) Alex Silva treinava em Amparo, sua terra, quando
estava sem clube (Foto: Arquivo Pessoal)
O zagueiro Alex Silva, de 28 anos, é o novo reforço do Boa Esporte. Ele acertou contrato até o fim da temporada. Com passagens por São Paulo, Cruzeiro e Flamengo - seu último clube -, ele sempre declarou preferência por seguir em um grande, mas a surpreendente campanha do Boa, sexto colocado na Série B, pesou na escolha.
- O Boa Esporte está bem na Série B. Por isso ele se entusiasmou e o Alex quer muito voltar a jogar - disse Orlando Almeida, empresário do jogador.
O Boa é o sétimo clube de Alex, que já defendeu Vitória, São Paulo, Rennes-FRA, Hamburgo-ALE, Flamengo e Cruzeiro.
Alex Silva chegou ao Flamengo em julho de 2011 e assinou um contrato de três temporadas. Jogou até abril do ano seguinte, quando foi emprestado ao Cruzeiro. Em janeiro de 2013, após o fim de seu empréstimo, retornou à Gávea e ficou até agosto deste ano. Somando suas duas passagens pelo Flamengo, o zagueiro disputou 25 jogos oficiais.

Do líder para o penúltimo: Antônio Carlos chega e pede superação ao SP

Zagueiro troca reserva do Botafogo para ser solução da defesa do São Paulo e confia em reação nas próximas rodadas do Brasileirão

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
162 comentários
Antônio Carlos São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Antônio Carlos recebe a camisa 4 do São Paulo
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Antônio Carlos passou alguns dias ouvindo a mesma pergunta: Por que trocar o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, pelo São Paulo, penúltimo? A resposta está no banco de reservas. Com poucas chances no Glorioso, o jogador decidiu buscar espaço no clube que vive uma das maiores crises de sua história e não vence há 12 partidas.
– A vontade de jogar no São Paulo é uma coisa que trago há muito tempo. Depois de uma lesão, acabei tendo de esperar minha oportunidade pelo momento que o Botafogo estava vivendo, com diversas vitórias. Eu jamais causaria um problema para o grupo. É um novo desafio na minha carreira, uma vitrine perfeita. Essa nova fase pode ser marcada pela superação – afirmou o defensor.
Antônio Carlos, de 30 anos, chega para suprir a carência do setor. Em meio aos resultados ruins, o São Paulo perdeu dois zagueiros. Lúcio acabou afastado depois de entrar em atrito com o técnico Paulo Autuori e Rhodolfo foi emprestado ao Grêmio.
Para piorar, Edson Silva e Paulo Miranda se lesionaram recentemente. Restaram apenas Rafael Toloi e o garoto Lucas Silva, de apenas 17 anos. Por conta disso, o treinador teve de improvisar o volante Rodrigo Caio como zagueiro nas últimas três rodadas do Brasileirão. Mesmo assim, o reforço acredita que ainda não é dono de uma das vagas.
– Não me considero titular absoluto. Tenho de respeitar o pessoal que está aqui. Estou procurando meu espaço. Claro que tenho muita vontade de jogar. Domingo, se tudo correr bem, quero estar com o pessoal. Primeiro quero fazer meu trabalho e depois pensar em ser titular – ressaltou.
Antônio Carlos teve a documentação regularizada nesta segunda-feira e está à disposição para enfrentar o Fluminense domingo, às 16h, no Morumbi. É mais uma chance de o São Paulo interromper a série negativa de resultados e não se complicar ainda mais na luta contra a queda para a Série B.
– O clube não vive um bom momento, mas acho que todas as equipes oscilam. A fase do São Paulo de oscilar foi nesse início. Contra o Atlético-PR e o Flamengo tivemos uma evolução. O campeonato vai afunilando, o segundo turno é mais difícil. Estou chegando em um momento que vai ser a volta por cima - finalizou o beque.

Com Xuxa na torcida, Sasha é vice com o Flamengo em torneio em Minas

Time é derrotado por 3 sets a 0 pelo Minas; No infanto-juvenil, Rubro-negro
é campeão e filha de Giovane, Giulia Gávio, é eleita a melhor atacante

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
164 comentários
Sasha e as companheiras do Flamengo com o troféu de vice-campeão (Foto: Skylo/Melhor do Vôlei)Sasha (2ª da dir. para esq.) e as companheiras do
Fla festejam (Foto: Skylo/melhordovolei.com.br)
Com Sasha em quadra, a equipe infantil do Flamengo acabou com o vice-campeonato da Copa Minas Tênis de Vôlei. Mesmo com a torcida da mãe Xuxa, que ficou em um camarote da Arena Minas, o time Rubro-negro acabou derrotado pelo Minas Tênis Clube na decisão, no último domingo. O torneio começou na quinta-feira, e com uma confusão: dois seguranças de Sasha teriam agredido um fotógrafo do Estado de Minas, que cobria a competição. Ele, inclusive, terá que ficar dez dias afastado do trabalho.
Com desempenho avassalador, o Minas venceu a partida por 3 a 0, com parciais de 25/23, 25/11 e 25/20. Diferentemente da fase classificatória e das semifinais, as finais da competição foram disputadas em melhor de cinco sets. Nas fases anteriores, a disputa aconteceu em melhor de três sets. O Mackenzie conquistou o terceiro lugar da categoria infantil. A equipe derrotou o Olympico, por 2 a 0, parciais de 25/19 e 25/18.
Time infantil de vôlei do Flamengo, com Sasha e Xuxa (Foto: Skylo/Melhor do Vôlei)Time infantil de vôlei do Flamengo, com Sasha e Xuxa na torcida (Foto: Skylo/melhordovolei.com.br)
Filha de Giovane premiada
Na categoria infanto-juvenil, o Flamengo ficou com o título ao bater o Minas por 3 a 1, parciais de 25/19, 23/25, 25/19 e 25/17.  Filha de Giovane Gávio, campeão olímpico e hoje técnico, Giulia Gávio foi eleita um dos destaques individuais na categoria infanto-juvenil, e recebeu do pai a medalha de campeã e também de melhor atacante da competição disputada na Arena Minas.

Na Categoria Infantil participaram: Minas Tênis Clube, Minas Náutico, Mackenzie Esporte Clube, Olympico Club, WVBA (EUA) e Flamengo. Já na Categoria Infanto jogaram: Minas Tênis Clube, Mackenzie Esporte Clube, Olympico Club, WVBA (EUA), Flamengo e Minas Tênis Clube “B”.
Giulia Gávio foi eleita a melhor do campeonato no infanto juvenil (Foto: Reprodução/Instagram)Giulia Gávio foi eleita a melhor do campeonato no infanto juvenil (Foto: Reprodução/Instagram)
Destaques da competição
Infantil
Melhor jogadora: Marina (Minas Tênis Clube)
Melhor saque: Carolina (Flamengo)
Melhor recepção: Bruna (Mackenzie)
Melhor levantamento: Carolina (Flamengo)
Melhor ataque: Samantha (WVBA)
Melhor bloqueio: Natália (Mackenzie)
Melhor defesa: Helena Minas Tênis Clube)
Infanto-juvenil
Melhor jogadora: Fernanda (Minas Tênis Clube)
Melhor saque: Rafaela (Olympico)
Melhor recepção: Luiza (Flamengo)
Melhor levantamento: Giovana (Flamengo)
Melhor ataque: Giulia (Flamengo)
Melhor bloqueio: Sofia (Minas Tênis Clube)
Melhor defesa: Luiza (Flamengo)

Radar da Copa: Dani Alves e Hulk se machucam e viram dúvida na Seleção

Lesões tiram jogadores dos próximos compromissos de seus clubes. Luiz Gustavo, Paulinho e Neymar fazem estreia oficial em competições nacionais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
177 comentários
header radar da copa (Foto: arte esporte)
MACHUCADOS_#01 (Foto: Infoesporte)

O lateral-direito Daniel Alves e o atacante Hulk até marcaram dois belos gols nas vitórias do Barcelona (7 a 0 sobre o Levante) e do Zenit (3 a 0 no Anzhi) no fim de semana. Porém, os jogadores tiveram problemas físicos e passaram a preocupar o técnico Luiz Felipe Scolari, que vai divulgar nesta quarta-feira, às 12h30m (de Brasília), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a lista de convocados para os amistosos contra a Austrália, no dia 7 de setembro, no Mané Garrincha, em Brasília, e Portugal, no dia 10, em Boston, nos Estados Unidos.
Esses são os principais destaques do "Radar da Copa". Semanalmente, o GLOBOESPORTE.COM mostra o desempenho dos atletas normalmente convocados para a Seleção e potenciais destaques que podem ser lembrados por Felipão até a Copa do Mundo de 2014. Hulk sentiu um problema na coxa e foi logo substituído no triunfo do Zenit. Já Daniel Alves ficou em campo durante os 90 minutos da vitória do Barcelona. Na reapresentação, os médicos constataram uma lesão no joelho esquerdo do lateral-direito.
Além dos problemas físicos, as aberturas dos principais campeonatos da Europa contaram com as estreias oficiais de Neymar (Barcelona), Paulinho (Tottenham) e Luiz Gustavo (Wolfsburg). Todos com destaque da imprensa mundial. Por outro lado, Bernard, recém-contratado pelo Shakhtar Donetsk, sequer foi relacionado para a rodada deste fim de semana. Fernando entrou no intervalo do jogo da equipe ucraniana.
EM-ALTA_#01 (Foto: Infoesporte)
Enquanto Neymar entrou no segundo tempo da goleada do Barcelona por 7 a 0 sobre o Levante, no Camp Nou, e teve atuação apenas razoável, Luiz Gustavo e Paulinho foram titulares e arrancaram elogios na Alemanha e na Inglaterra. O jogador do Tottenham, inclusive, foi eleito pelo principal patrocinador da Premier League o destaque do triunfo dos Spurs por 1 a 0 sobre o Crystal Palace, no Selhurst Park.
Quem ainda preocupa a comissão técnica da Seleção é o goleiro Julio César. Sem atuar desde a Copa das Confederações, o arqueiro ainda não definiu a sua situação no Queens Park Rangers. A equipe foi rebaixada para a Segunda Divisão da Inglaterra e o jogador não foi relacionado para nenhuma partida do time londrino. Vale lembrar que a janela de transferências do futebol europeu se encerra no próximo dia 2 de setembro.
Outro a não entrar em campo neste fim de semana foi o zagueiro David Luiz, do Chelsea. Após ter ficado fora do amistoso da Seleção contra a Suíça, na última quarta-feira, o defensor dos Blues desfalcou a equipe na abertura do Campeonato Inglês. No triunfo por 2 a 0 sobre o Hull City, o jogador assistiu à partida atrás do banco de reservas. Oscar e Ramires se destacaram na partida: o ex-colorado marcou um dos gols do triunfo do time de Londres, enquanto o volante foi o líder das estatísticas de roubadas de bolas (quatro vezes) e passes certos (66 certos, de 72 feitos).
Após se destacar em amistoso do Real Madrid na semana passada, Kaká não saiu do banco de reservas na vitória dos merengues por 2 a 1 sobre o Betis, pelo Campeonato Espanhol. Por outro lado, o lateral-esquerdo Marcelo teve uma ótima atuação e deu assistência para o gol da vitória marcado pelo espanhol Isco.
Dos atletas que não foram lembrados por Felipão para a Copa das Confederações, os destaques ficaram por conta dos meias Philippe Coutinho, do Liverpool, e Diego Costa, do Atlético de Madri. Enquanto o primeiro se destacou na vitória do Liverpool por 1 a 0 sobre o Stoke City, o outro marcou duas vezes na vitória do time espanhol por 3 a 1 sobre o Sevilla.
Pelo Brasil...
EM-BAIXA_#01 (Foto: Infoesporte)
Dos três goleiros convocados por Felipão para a Copa das Confederações, Jefferson continua sendo o mais regular. O arqueiro do Botafogo foi fundamental na vitória de sua equipe por 3 a 1 sobre a Portuguesa, em jogo válido pelo Brasileirão.
Convocado por Felipão para a vaga de Leandro Damião na Copa das Confederações, Jô teve atuação apagada no empate do Atlético-MG por 0 a 0 com o Internacional. E o atacante colorado perdeu um gol inacreditável diante de Victor.
Quem foi bem no mesmo duelo entre Galo e Colorado foi Ronaldinho Gaúcho. Apesar de não ter aparecido na parte ofensiva, R10 foi a principal válvula de escapa do Atlético-MG.
Por outro lado, o meia Jadson, convocado para as Confederações, perdeu uma ótima chance de acabar com o jejum do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O jogador perdeu um pênalti no empate por 0 a 0 com o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília.
Agora é esperar para ver quem Felipão aprovou ou desaprovou após a rodada do fim de semana. Na próxima quarta-feira, manutenção da base ou novidades pontuais na Seleção para os dois compromissos de setembro. É esperar para ver.