segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Giro do Motor: gatas, capotagem, menino prodígio e cobra na cabeça

Fim de semana de velocidade tem mais um show do jovem Marc Márquez, disputas ferrenhas na MotoGP, beldades, acidentes e pódios brasileiros

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
2 comentários
Marc Marquez  Moto GP (Foto: EFE)Marc Marquez brilhou na MotoGP (Foto: EFE)
O fim de semana do esporte a motor teve provas marcantes para os brasileiros em diversas categorias, dos principais torneios de turismo do planeta às divisões de acesso da Fórmula 1. Em uma rodada que teve pódios de Augusto Farfus no DTM e de Christian Fittipaldi na Grand-Am, o time nacional que disputa o Mundial de GT mostrou evolução e terminou perto dos líderes na Eslováquia. Na Nascar, também foi a vez dos representantes do país subirem na classificação.
Na Fórmula 3 Europeia, Pipo Derani conquistou dois pódios em três provas da rodada alemã de Nürburgring, enquanto Gustavo Lima sofreu uma capotagem sem maiores danos no circuito inglês de Silverstone pela Fórmula 4. Passando das quatro para as duas rodas, o fim de semana foi de show na MotoGP, com mais uma vitória impressionante do prodígio Marc Márquez e muitas disputadas nas voltas finais. Em dia de dobradinha da Honda, o pódio de Indianápolis foi completado pela “cobra veloz” da Yamaha, Jorge Lorenzo. Confira estes e outros destaques do fim de semana no Giro do Motor:
Header_O-Cara (Foto: arte esporte)
Com show, Marc Márquez vence a terceira seguida
Não há mais dúvidas de que Marc Márquez já é uma realidade no Mundial de Motovelocidade. Cumprindo sua temporada de estreia na elite do motociclismo mundial, o jovem prodígio considerou sua atuação deste fim de semana como a melhor que já teve desde que foi promovido à categoria principal. O novato da Honda cravou a pole no treino classificatório, mas depois de largar mal, perdeu posições para Jorge Lorenzo e para o companheiro de equipe, Dani Pedrosa, e caiu para terceiro. Entretanto, mais uma vez Márquez mostrou por que é apontado como a sensação deste ano, ultrapassou, com categoria, os dois rivais e se isolou na ponta para receber a bandeirada em primeiro.
Marc Marquez Moto GP (Foto: Reuters)Em Indianápolis, Marc Marquez venceu a terceira seguida e disparou no Mundial (Foto: Reuters)
- Estou muito feliz em ter conquistado mais 25 pontos. Antes de virmos para cá, sabia que esta era uma ótima oportunidade para vencer e sabia que poderia tirar vantagem disso. Estava me sentindo muito bem durante o fim de semana e creio que está foi a minha melhor atuação desde que vim para a MotoGP. Eu fui primeiro em todas as sessões. Não acho que tenha do que reclamar – exclamou Márquez após a prova.
O espanhol de 20 anos tem mesmo boas razões para curtir a boa fase. Foi sua terceira vitória seguida na MotoGP (a quarta do ano), e a terceira em Indianápolis, já que ele faturou as provas da Moto2 nesta pista nos anos anteriores. Com mais esta conquista, Marc Márquez foi a 188 pontos, contra 167 de Dani Pedrosa e 153 de Jorge Lorenzo. A próxima etapa da MotoGP será realizada em Brno, na República Checa, já no próximo final de semana.
header sai da frente (Foto: Arte esporte)
Reação de Rossi e disputa entre companheiros
As voltas finais da etapa de Indianápolis da MotoGP foram de tirar o fôlego. Depois de uma classificação ruim, na qual só chegou ao nono lugar no grid, Valentino Rossi adotou uma tocada conservadora em grande parte das 27 voltas e só atacou seus rivais no final, conquistando posições e alcançando o quarto posto na última volta.
Mas o heptacampeão da principal categoria do Mundial não foi o único a mostrar arrojo no fim da corrida. Na última curva, Nicky Hyden e Andrea Dovizioso, companheiros na Ducati, se estranharam no pega pela oitava posição e chegaram a saltar uma zebra ao sair da pista após um toque entre as duas motos. Quem se aproveitou foi Bradley Smith, do time satélite da Yamaha, que superou ambos e cruzou a linha de chegada apenas 11 milésimos de segundo à frente de Hyden.
Nick Hyden Andrea Dovizioso MotoGP Ducati Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)Andrea Dovizioso e Nicky Hyden saltaram uma zebra na curva final (Foto: Divulgação MotoGP)
header holofotes (Foto: Arte esporte)
Capacete de cobra para Lorenzo na MotoGP
Algumas etapas depois de Valentino Rossi adotar um casco de tartaruga, foi a vez de seu companheiro Jorge Lorenzo pintar o capacete com a estilização de um animal. Só que, ao contrário do irônico italiano, que rebateu os comentários de que estaria muito lento, o bicho escolhido pelo espanhol foi uma cobra. Com o intuito, talvez, de amedrontar seus rivais. Só que o veneno do bicampeão não surtiu o efeito desejado. Apesar de ter saltado para a liderança logo na largada, a moto 99 acabou superada pela dupla da Honda, Marc Márquez e Dani Pedrosa, que fizeram dobradinha.
Jorge Lorenzo Yamaha MotoGP Indianápolis capacete cobra (Foto: Divulgação MotoGP)Com seu capacete de cobra, Lorenzo levou a Yamaha ao pódio de Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)
Header_Gatas (Foto: arte esporte)
Beldades embelezam o grid da MotoGP
Concentração é fundamental para qualquer piloto desenvolver o máximo de seu potencial durante uma corrida. Porém, antes da prova da MotoGP em Indianápolis, esta tarefa ficou um pouco mais complicada para os competidores da elite do motociclismo mundial. Afinal, as grid girls deram o ar de sua graça e embelezaram o asfalto sagrado do circuito norte-americano.
Gata da MotoGP em Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)Gata da MotoGP no grid em em Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)
Gata da MotoGP em Indianápolis (Foto: Divulgação MotoGP)Beldades embelezam a categoria antes da largada (Foto: Divulgação MotoGP)
Header_Rumo-à-F1 (Foto: arte esporte)
Pipo Derani Fórmula 3 Europeia pódio (Foto: Divulgação)Pipo Derani (à esquerda) faturou dois pódios na
F-3 Europeia em Nürburgring (Foto: Divulgação)
Os pódios de Pipo Derani na F-3
Após uma fase complicada na Fórmula 3 Europeia, sofrendo com as decisões erradas de sua equipe e alguns acidentes durante as corridas, Pipo Derani enfim teve um fim de semana com bons resultados na categoria de base da F-1. Com um desempenho constante por todo o fim de semana, o paulista brilhou na pista de Nürburgring e subiu duas vezes ao pódio. Com um segundo e um terceiro lugares na sétima rodada do campeonato, o piloto da Fortec finalmente entrou no top 10 da tabela, que é uma das principais vitrines para novos valores do automobilismo mundial. Todas as corridas foram vencidas pelo italiano Raffaele Marciello, líder isolado do torneio.
Pipo Derani Fórmula 3 Europeia (Foto: Divulgação)Brasileiro afastou a fase ruim com desempenhos consistentes (Foto: Divulgação)
Header_Brilho-Brasileiro (Foto: arte esporte)
Augusto Farfus BMW pódio DTM Nurburgring (Foto: Divulgação)Largando da pole, Augusto Farfus foi ao pódio do
DTM em Nurburgring (Foto: Divulgação)
Pódio brasileiro no turismo internacional
A boa fase do Brasil nas pistas do exterior durante o fim de semana não ficou restrita à F-3 Europeia. Nas categorias de turismo, diversos representantes do país fizeram bonito. No DTM, principal torneio da modalidade na Europa, Augusto Farfus partiu da pole position e teve que driblar as condições variáveis da pista, já que a chuva bagunçou a estratégia de muitos competidores. Numa prova marcada pela tática, que derrubou muita gente boa, o paranaense recebeu a bandeirada na segunda posição, subindo ao pódio pela segunda vez seguida. Ele é o quinto no campeonato.
Protótipo do brasileiro Christian Fittipaldi e do português João Barbosa na Grand-Am (Foto: Divulgação)Protótipo do brasileiro Christian Fittipaldi e do português João Barbosa na Grand-Am (Foto: Divulgação)
Na Grand-Am, principal categoria de corridas de longa duração da América do Norte, Christian Fittipaldi não foi ao pódio na etapa do Kansas, mas diminuiu a diferença em relação aos líderes do campeonato. Com o quarto lugar deste fim de semana, o ex-piloto de Fórmula 1 e Indy ficou a apenas dois pontos da dupla Jordan Taylor e Max Angelelli (269 a 267). Correndo em parceria com o português João Barbosa, o brasileiro poderia até ter vencido. No início da corrida, ele foi tocado pelo protótipo de Memo Rojas e perdeu posições. Rojas foi púnico, mas o incidente custou a liderança do campeonato ao Corvette número 5.
Time brasileiro fica em quarto no Mundial de GT
As equipes brasileiras não conseguiram subir ao pódio da etapa da Eslováquia do Mundial de Gran Turismo, neste domingo. A dupla formada por Sergio Jimenez e Ricardo Zonta foi a que chegou mais perto, ficando com a quinta posição – a quarta na categoria Pro. Já Cacá Bueno e Sergio Jimenez, que haviam marcado um ponto com a sexta posição na corrida classificatória, abandonaram a prova principal da quarta etapa da temporada. A dupla formada pelo russo Sergei Afanasiev e o sueco Andreas Simonsen, da Pro-Am, garantiu a vitória. Os dois carros do time brasileiro estão empatados na nona posição do campeonato, com 29 pontos. Apenas um atrás do carro guiado pelo nove vezes campeão mundial de rali, Sebastien Loeb.
Equipe BMW Team Brasil no Mundial de Gran Turismo GT Eslováquia (Foto: Divulgação)Equipe BMW Team Brasil acelera no Mundial de Gran Turismo na Eslováquia (Foto: Divulgação)
Brasileiros bem na Nascar
Neste fim de semana, Nelsinho Piquet e Miguel Paludo não levaram a bandeira brasileira ao círculo da vitória na Nascar. No entanto, os desempenhos dos dois brasileiros nas divisões nacionais da Stock Car americana chamaram a atenção dos fãs da categoria. Na Nationwide Series, segundo torneio de carros de turismo mais importante dos Estados Unidos, Piquet protagonizou uma recuperação sensacional no circuito misto de Mid-Ohio, galgando posições depois de cair para 26º em uma disputa com um adversário. Nelsinho chegou a andar em segundo lugar e estava prestes a terminar a prova quinto. Só que uma entrada do safety car no fim da corrida provocou a chamada “prorrogação”. Sem combustível para as voltas adicionais, o brasileiro ficou pelo caminho a uma volta da bandeirada.
Miguel Paludo Nascar Truck Series (Foto: Agência Getty Images)Miguel Paludo: está cada vez mais perto da vitória na Nascar Truck Series (Foto: Agência Getty Images)
Já Paludo mostrou novamente que não se intimida com os gigantes da Nascar. Participando como convidados na Truck Series, terceira divisão nacional, alguns competidores da Sprint Cup – que é a categoria principal – deram trabalho aos pilotos que competem regularmente no torneio de picapes. Disputando de igual para igual com nomes como Kyle Busch e Joey Logano, o gaúcho liderou boa parte das 40 voltas finais, fechando em quinto a prova vencida por James Buescher. Apesar de não comemorar a vitória, Miguel subiu ainda mais no campeonato e agora é o quinto, com 391 pontos, contra 464 do líder Matt Crafton.
Header_Crash (Foto: arte esporte)
Gustavo Lima vê o mundo ao contrário
Um susto marcou a primeira prova do brasileiro Gustavo Lima na rodada de Silverstone da Fórmula 4, uma das primeiras categorias-escola dos pilotos que sonham chegar à Fórmula 1. Largando da quinta posição, o brasiliense estava em quarto lugar quando foi tocado por um adversário e acabou vendo o mundo de cabeça para baixo. Lima nada sofreu, mas encerrou ali sua participação. O piloto de 17 anos também não conseguiu figurar no top 10 nas demais provas. Pietro Fittipaldi, o outro brasileiro da categoria, teve um fim de semana igualmente complicado, alcançando um décimo lugar em uma das provas, o que o manteve no top 10 do campeonato.
Capotagem Gustavo Lima Fórmula 4 Silverstone (Foto: Reprodução Instagram)Capotagem de Gustavo Lima na Fórmula 4 em Silverstone (Foto: Reprodução Instagram)
Header_Tristeza (Foto: arte esporte)
Acidente mata ex-diretor da BMW
O alemão Karl-Heinz Kalfbell, ex-chefe esportivo da BMW, morreu neste sábado aos 63 anos. Ele sofreu um acidente de moto no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, onde participava de uma competição de motos históricas. Kalfbell foi engenheiro da montadora alemã durante 27 anos, de 1977 a 2004, e participou de vários projetos da marca, inclusive na Fórmula 1. Durante esse período, chefiou a divisão da empresa responsável por projetos esportivos como o DTM e o Super Turismo. Também capitaneou o desenvolvimento do motor que levou a McLaren à vitória das 24 Horas de Le Mans de 1995 e, posteriormente, esteve envolvido no projeto de parceria com a Williams na F-1, no fim dos anos 1990.
Karl Heinz Kalbfell fazendo exibição com um modelo de 1970 da Laverda, durante o festival de Goodwood, em 2010  (Foto: Divulgação)Kalbfell em exibição com moto de 1970 durante o festival de Goodwood, em 2010 (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário