quinta-feira, 9 de março de 2017

Mais versátil, Bethe Correia conta com a torcida em luta "realmente" em casa

Nordestina aposta em treino com maior variedade de modalidades para vencer Marion Reneau nos pesos-galos do Ultimate, e sonha com o apoio do torcedor em Fortaleza

Por Rio de Janeiro
Bethe Correia UFC Fortaleza (Foto: Divulgação UFC)Bethe Correia espera ouvir o apoio da torcida no UFC Fortaleza (Foto: Divulgação UFC)






    • Versatilidade. Essa é a aposta de Bethe Correia para derrotar Marion Reneau no UFC Fortaleza neste sábado. Tentando engatar a segunda vitória seguida, a "Pitbull" tentou fugir do comum. O treinamento antes do duelo foi o mais diversificado possível, apostando inclusive no caratê. Tudo isso para estar pronta para qualquer situação que surgir no octógono. 
      - A preparação está sendo muito boa, estou investindo em um treino muito versátil, treinamento do caratê, uma arte diferente do que eu estou acostumada. Geralmente treino jiu-jítsu, wrestling, boxe… A Marion é uma atleta versátil, então não tem só um ponto forte. Ela tem bom muai thay, jiu-jitsu... Por isso olhei bastante para a variedade também. Então foi muito bacana, me deu uma visão diferente. Acredito que vai ser uma grande luta, quero realmente dar o meu melhor - afirma em entrevista ao Combate.com
      Bethe Correia tem uma relação muito intensa com o Nordeste. A lutadora nasceu em Campina Grande, na Paraíba, e treina em Natal, no Rio Grande do Norte. Com sua estreia na região se aproximando, Bethe revela que a luta de sábado vai proporcionar uma momento que ela nunca viveu: lutar realmente em casa.
      - Eu não sei nem dizer, porque quando lutei no Brasil, lutei com a torcida contra (risos). Não lembro de lutar com a torcida a favor. Quando luto nos EUA, recebo um carinho muito grande dos americanos, mas agora é muito diferente. Tem um gosto especial em lutar no Nordeste. Estar dentro de casa, com a família, não vou precisar viajar ou lidar com clima diferente. Adoro Fortaleza, fui muito lá para passear, sempre imaginei lutar aqui no Nordeste. Estou adorando, vai ser muito bom. Acredito que dessa vez vai ser bacana, quero muito escutar o público e receber as energias da galera de Fortaleza. 
    • Reconhecida pelo estilo trocador, Bethe ainda não conseguiu traduzir nos números a fama que carrega. Das dez vitórias que conquistou, apenas duas foram por nocaute, e as outras oito por pontos. Mas isso não preocupa a lutadora. 
      - Nocaute é consequência. Luto buscando o nocaute, uma hora vai sair. Eu vou buscar para essa luta, acho que mereço, porque estou tentando isso há muito tempo. Mas acho que sempre tento nocautear. Às vezes não vem, mas é consequência - explica.
      Bethe também é conhecida pela língua afiada. Dona de declarações polêmicas e provocações, a brasileira afirmou que a intensidade é uma arma necessária quando se vive no dinamismo do Ultimate.
    • - Eu acho que para você ser atleta de um evento grande, você não pode pensar muito no amanhã. Precisa se entregar como se fosse o último dia. Você fica mais livre para fazer o que quiser. Quem te aplaude hoje te vaia amanhã, e vice-versa. As coisas podem mudar muito rapidamente - finaliza.
      UFC: Belfort x Gastelum
      11 de março, em Fortaleza
      CARD PRINCIPAL (a partir de 0h, horário de Brasília):
      Peso-médio: Vitor Belfort x Kelvin Gastelum
      Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Gian Villante
      Peso-leve: Edson Barboza x Beneil Dariush
      Peso-mosca: Jussier Formiga x Ray Borg
      Peso-galo: Bethe Correia x Marion Reneau
      Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Tim Means
      CARD PRELIMINAR (a partir de 21h, horário de Brasília):
      Peso-leve: Francisco Massaranduba x Kevin Lee
      Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Davi Ramos
      Peso-galo: Rani Yahya x Joe Soto
      Peso-leve: Michel Trator x Josh Burkman
      Peso-pena: Rony Jason x Jeremy Kennedy
      Peso-médio: Garreth McLellan x Paulo Borrachinha
      * Jamille Bullé, estagiária, sob supervisão de Marcelo Russio

Means provoca Cowboy em encarada ao repetir posição de joelhada ilegal

Americano ainda faz gesto de menosprezo ao brasileiro, que ironiza. Bethe e Marion Reneau também fazem encarada tensa, enquanto Belfort e Gastelum se respeitam

Por Fortaleza

Vitor Belfort e Kelvin Gastelum são os protagonistas do UFC Fortaleza, que será realizado neste sábado, no Centro de Formação Olímpica. Entretanto, no "Media Day" desta quinta-feira, quem chamou a atenção na hora das encaradas foram Tim Means e Alex Cowboy, que farão revanche após o primeiro confronto ter terminado sem resultado por conta de joelhadas ilegais aplicadas pelo americano.
Encaradas do Media Day do UFC Fortaleza  (Foto: Adriano Albuquerque)Tim Means provoca Cowboy ao se ajoelhar em referência aos golpes ilegais da primeira luta (Foto: Adriano Albuquerque)
Antes mesmo de os lutadores serem chamados para o palco, Means já demonstrava que o clima com o brasileiro não era bom. Andando de um lado para o outro e olhando fixamente para Cowboy, ele dava socos no ar em provocação. Ao serem convocados para a encarada, os dois ficaram muito próximos e, pouco depois, quando posaram para fotos, o americano se ajoelhou, em referência aos golpes ilegais do primeiro encontro.
Encaradas do Media Day do UFC Fortaleza  (Foto: Adriano Albuquerque)Encarada entre Cowboy e Means foi a mais tensa do dia (Foto: Adriano Albuquerque)
Outra encarada tensa foi entre Bethe Correia e Marion Reneau, que já trocaram diversas provocações no período pré-luta. As duas fecharam o semblante, a americana levantou a guarda, enquanto a Pitbull colocou uma das mãos na cintura. Já as encaradas entre Jussier Formiga e Ray Borg, Edson Barboza e Beneil Dariush, e Maurício Shogun e Gian Villante foram pautadas pelo respeito entre os atletas.
Responsáveis pela luta principal, Belfort e Gastelum sequer levantaram a guarda quando ficaram frente a frente. Ao posar para a foto, o americano fez o número 1, enquanto o Fenômeno manteve-se impassível.
Encaradas do Media Day do UFC Fortaleza Vitor Belfort x Kelvin Gastelum (Foto: Adriano Albuquerque)Belfort e Gastelum mostraram tranquilidade na encarada (Foto: Adriano Albuquerque)
Combate transmite o UFC Fortaleza ao vivo e na íntegra a partir de 20h45 (horário de Brasília) no próximo sábado. O Combate.com acompanha o evento em Tempo Real e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo. Tanto o canal quanto o site transmitem a pesagem cerimonial do torneio na sexta-feira a partir de 18h50. Confira o card completo:
UFC: Belfort x Gastelum
11 de março, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL (a partir de 0h, horário de Brasília):
Peso-médio: Vitor Belfort x Kelvin Gastelum
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Gian Villante
Peso-leve: Edson Barboza x Beneil Dariush
Peso-mosca: Jussier Formiga x Ray Borg
Peso-galo: Bethe Correia x Marion Reneau
Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Tim Means
CARD PRELIMINAR (a partir de 21h, horário de Brasília):
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Kevin Lee
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Davi Ramos
Peso-galo: Rani Yahya x Joe Soto
Peso-leve: Michel Trator x Josh Burkman
Peso-pena: Rony Jason x Jeremy Kennedy
Peso-médio: Garreth McLellan x Paulo Borrachinha

Bisping aprova proposta do Ultimate para luta com St-Pierre no UFC 213

Ainda se recuperando de uma cirurgia no joelho, campeão peso-médio esclarece que Dana White propôs luta de retorno de St-Pierre encerrando "Fight Week", em julho

Por Rio de Janeiro
Cerca de uma semana após o Ultimate anunciar que o retorno de Georges St-Pierre à organização seria em uma luta pelo título dos pesos-médios contra o campeão Michael Bisping, o lutador britânico falou sobre a possível data para que o confronto acontecesse. De acordo com o detentor do cinturão da categoria até 83,9kg, Dana White propôs que o combate fosse realizado no UFC 213, dia 8 de julho, em Las Vegas. O evento marcaria o fim da "Fight Week" ("semana de luta", em tradução livre).
- Parece que vai ser 8 de julho. Dana está tentando essa data. Ele me disse que queria 8 de julho, o que seria bom para mim. Eu estou pronto para lutar em dois meses, então, essa data está boa para mim. Seria em quatro meses, o que daria para eu fazer dois camps de treinamento. Desde outubro que eu não tenho treinado muito por causa do meu joelho, que estava me dando alguns problemas. Levantei pesos e coisas assim, mas nada de jiu-jítsu. Então, nos próximos dois meses, vou focar no jiu-jítsu e tentar melhorar no chão. Vou também aperfeiçoar meu wrestling, fazer musculação e focar na força e condicionamento físico. Me concentrar na dieta também - disse Bisping no podcast "Believe you me"
Michael Bisping, Georges St-Pierre, encarada, UFC, MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Michael Bisping coloca o cinturão dos médios em disputa contra Georges St-Pierre (Foto: Evelyn Rodrigues)
Após defender o cinturão dos pesos-médios contra Dan Handerson, em outubro de 2016, Michael Bisping revelou em janeiro que precisaria passar por uma cirurgia no joelho, devido a uma leve ruptura do menisco. Apesar das críticas de que estaria "travando a divisão", a previsão de retorno em maio bate com os planos do Ultimate em tê-lo de volta ao octógono no início de julho. 
- O plano está em sendo feito para dois meses, mas ainda seria em um ritmo de treinamento bem leve. Talvez, uma ou duas vezes por dia, mas ainda de forma bem controlada, com uma boa dieta, cuidando do meu corpo. Então, faltando seis semanas para a luta, eu quero estar com 90kg (ainda seis quilos a mais que o limite da categoria). Aí sim, começaria um treinamento específico para a luta, com meu peso baixo o suficiente para começar o processo de corte de peso. Daí poderia comer durante o camp e permanecer forte - afirmou. 
Além das questões referentes à recuperação da cirurgia no joelho de Michael Bisping, o UFC precisa tratar da questão do novo período de "janela" estipulado pela USADA (agência antidoping dos Estados Unidos) para uma luta de um atleta que retorna de aposentadoria e para aquele retorna à organização após uma demissão. No primeiro caso, o período foi estendido de quatro para seis meses. No segundo, entretanto, houve redução de quatro para um mês.  

De olho no UFC Rio 8, Erick Silva fica um mês na Alemanha em "pré-camp"

Após passar pela Polônia para acompanhar a luta do irmão, meio-médio capixaba ficará em Frankfurt treinando com Mohamed Ouali

Por Vitória, ES
Depois da confirmação de que está liberado para fazer treinos de contato após seis meses de recuperação de cirurgias na face e no ombro, o lutador capixaba Erick Silva segue o seu planejamento pessoal visando uma vaga no card do UFC Rio 8 (UFC 212), que acontece no dia 03 de junho. O atleta viajou para a Polônia para acompanhar a luta do irmão, Gabriel Silva, no FEN 16, neste sábado e de lá deve seguir para a Alemanha, para iniciar uma espécie de "pré-camp".
Erick Silva já está na Polônia com o treinador André Benkei (Foto: Reprodução/Instagram)Erick Silva já está na Polônia com o treinador André Benkei, e de lá seguem para a Alemanha(Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com o head coach André Benkei, Erick Silva vai treinar em Frankfurt com o renomado kickboxer Mohamed Ouali, cinco vezes campeão mundial e que já foi instrutor de trocação e luta em pé na American Top Team na mesma época em que Benkei. Ouali agora é membro da Spirit Gym e vai treinar Erick Silva, que terá a companhia do japonês Akihiro Gono.
- O camp do Erick começa depois dessa luta do Gabriel. Vamos para a Alemanha, ficar em Frankfurt por um mês para um trabalho com Mohamed Ouali, que é meu ex-colega de ATT e treinador de striking de várias feras como Gesias Cavalcante, Thiago Pitbull, Denis Kang, Mike Brown, e toda a geração de ouro da ATT. Ouali que é o treinador na Spirit Gym aonde vamos ficar. Vou dar uma ajuda a ele com os atletas dele e ele com Erick, Akihiro Gono e Gabriel Silva.
A expectativa é grande do treinador em relação à evolução na trocação de Erick Silva. André Benkei aposta suas fichas em seu pupilo, colocando como meta que o capixaba emende uma sequência de vitórias no Ultimate e se consolide como uma das forças na divisão até 77 kg.
- A nossa expectativa é estar no UFC Rio, por isso estamos indo para a Alemanha para esse pré-camp, trabalhar os fundamentos do kickboxing na raiz. Erick treinando com esse cara não vai existir ninguém na categoria com o striking dele, pode escrever. Trabalhei dez anos do lado dessa fera que é o Ouali. Ele também treinou o Antônio "Pezão" Silva quando ele massacrou o Fedor. Mohamed Ouali, além de ser esse treinador fenômeno, foi sete vezes campeão do mundo de muay thai quando foi atleta - finaliza Benkei.
Após o período de treinos na Alemanha, Erick Silva deve retornar ao Brasil para seguir uma rotina de treinos que começa no dia 16 de abril, na na Cardiosport, em Vila Velha e na academia Team Nogueira Vitória, no Espírito Santo.
Confira o card do evento:

UFC 212
3 de junho, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-pena: José Aldo x Max Holloway
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Karolina Kowalkiewicz
Peso-galo: Johnny Eduardo x Mathew Lopez
Peso-galo: Marco Beltrán x Deiveson Alcântara
Peso-médio: Antônio Cara de Sapato x Eric Spicely

Para ler mais notícias do esporte capixaba, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GloboEsporte.com Espírito Santo no Twitter e por RSS.