segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Com ídolo Jordan na cabeça, Neymar diz: 'Não tem nada de Real ou Barça'

Atacante chega a Stuttgart com boné de astro do basquete, comenta especulações e afirma que eliminação na Copa América ainda dói

Por Márcio Iannacca Direto de Stuttgart, Alemanha
Ao lado da comissão técnica e dos atletas que atuam no Brasil, o atacante Neymar chegou a Stuttgart por volta das 14h (de Brasília). O “Menino da Vila” se apresentou no hotel onde a delegação está hospedada com um ídolo na cabeça. Usando o boné do astro do basquete Michael Jordan, ele conversou com os jornalistas e fez questão de negar qualquer acerto com Real Madrid ou Barcelona.
hotel neymar brasil alemanha (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Neymar atende os jornalistas no hotel onde ficará concentrado (Foto: Mowa Press)
- Não tem nada de Real Madrid ou Barcelona. Meu foco é no Santos e na Seleção Brasileira. Essas informações de que vou sair não sei de nada – disse o jogador.
Durante o papo com a imprensa, Neymar admitiu que ainda sente a eliminação na Copa América. Porém, na opinião do atacante, está na hora de o grupo dar a volta por cima e voltar a vencer um rival de peso.
- Claro que ainda dói. Sempre lembramos de uma eliminação como aquela, mas temos que pensar para frente – disse o jogador.
boné neymar brasil alemanha (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)O craque chegou a Stuttgart com um boné de Michael Jordan (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
Ao ser questionado se os jogadores não têm demonstrado na Seleção o mesmo desempenho no clube, Neymar afirmou que jamais mudou o seu estilo ao defender a amarelinha. O atacante, inclusive, é um dos artilheiros da Seleção na era Mano Menezes, com cinco gols.
- Todo mundo sempre tenta fazer o mesmo no clube e na Seleção. Ninguém faz diferente. A ideia é jogar o nosso futebol.
Ganso chega a Stuttgart e prefere não falar com a imprensa
O meia Paulo Henrique Ganso chegou a Stuttgart ao lado da comissão técnica da Seleção Brasileira. Diferentemente de Neymar, que conversou rapidamente com os jornalistas, o camisa 10 do Santos e do time canarinho preferiu passar direto pela imprensa, sem dar declarações.
Para o confronto desta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), contra a Alemanha, em Stuttgart, Ganso deve iniciar entre os titulares. A tendência é que o time seja o seguinte: Julio César, Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Luiz Gustavo, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato.
hotel paulo henrique ganso brasil alemanha (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Paulo Ganso: camisa 10 preferiu não falar com a imprensa (Foto: Mowa Press)

Corintiano Alex comemora ausência de Ganso e Neymar no clássico

Meia admite que Santos perde muito sem os dois jovens jogadores, que estarão servindo à Seleção em amistoso com a Alemanha, quarta-feira

Por Leandro Canônico São Paulo
Alex no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Alex: mantido no time titular (Foto: Ag. Estado)
Confirmado por Tite no time do Corinthians que enfrenta o Santos quarta-feira, na Vila Belmiro, o meia Alex não esconde o alívio por ver o rival desfalcado de suas principais estrelas: convocados pela Seleção Brasileira para o amistoso contra a Alemanha, em Stuttgart, Neymar e Ganso não jogam o clássico. O volante corintiano Ralf também foi chamado, mas Alex não tem dúvidas de que o Santos é quem perde mais sem a dupla que é sensação do futebol brasileiro.
- Faz diferença eles (Neymar e Ganso) não estarem em campo porque eles podem desequilibrar a qualquer momento. Eles podem fazer algo genial pra destruir qualquer esquema – disse Alex.
- Mas acredito que o grupo do Santos tem condição de suprir (a ausência de Neymar e Ganso), não com mesma classe. Perde individualidade, mas o conjunto é forte – emendou o meia corintiano.
Apesar de o Santos não fazer uma boa campanha no Brasileiro – o time da Baixada está próximo da zona do rebaixamento -, Alex considera o jogo de quarta-feira uma “decisão”, principalmente porque pode recolocar o Timão na liderança do torneio.
- Digo que a decisão é pelo campeonato. Tem a rivalidade natural, eles querem vencer e nós também. Eles estão ascensão e a gente já está lá em cima – disse Alex, lembrando que o Santos tem três jogos a menos que a maioria dos times do Brasileirão.
 

Thiago Camilo: 'Vencer é legal, mas piloto escreve sua história com títulos'

Um dia depois da prova mais importante de sua carreira, vencedor da Corrida do Milhão faz planos para o prêmio, mas quer ser campeão da Stock Car

Por Alexander Grünwald São Paulo
Stock car Thiago Camilo (Foto: Alexander Grünwald / TV Globo)Em casa, Thiago Camilo exibe o troféu da Corrida do Milhão (Foto: Alexander Grünwald / Globoesporte.com)
O mais novo milionário da Stock Car começou a semana tranquilo. Um dia depois de faturar o cobiçado cheque de R$ 1 milhão em Interlagos, Thiago Camilo abriu as portas de seu apartamento em São Paulo para uma conversa franca com o GLOBOESPORTE.COM. O líder do campeonato contou como lidou com os diversos problemas ao longo da prova, a pressão pela vitória e falou de seus planos para investir o prêmio. Mas ressaltou: ‘Vencer é bom, porém quero o título acima de tudo’.
GLOBOESPORTE.COM: Como é acordar milionário? Você já planejou o que fazer com o prêmio?
Thiago Camilo: É bom acordar e lembrar, de imediato, que você fez algo de relevante no dia anterior. É uma prova especial, um prêmio especial, e não é um dinheiro para sair gastando. Vou investir uma parte e usar o resto para construir uma casa no interior de São Paulo, em um terreno que comprei recentemente. O engraçado é que as pessoas que me pediram para pagar um jantar caso eu vencesse a prova estão pipocando de todos os cantos. Depois que você ganha é que lembra quantos jantares prometeu. Se eu não segurar a onda, gasto o milhão só jantando com a galera!
Largando do sétimo lugar, você sabia que teria muito trabalho pela frente. Ainda assim manteve a crença na vitória?
Não só eu, mas toda a minha equipe e a minha família. Mesmo largando mais atrás, eu sabia que teria um carro muito bom para a corrida. Só encontramos o acerto ideal na parte final da classificação, mas, desde que fizemos esta mudança, tive muita confiança de que poderíamos conquistar esta vitória. No sábado à noite, minha mãe veio falar comigo e disse que era para eu ter calma, que eu venceria. Pressentimento de mãe ou não, o fato é que deu certo.
Durante os 70 minutos de prova, qual foi o momento crucial para a conquista da Corrida do Milhão?
Aproveito para ressaltar a lealdade do Serrinha. Mesmo valendo o milhão, ele foi muito limpo na disputa."
Thiago Camilo
Claro que ter superado o Marcos Gomes na metade da prova, quando ele estava com problemas na suspensão, foi fundamental, porque ele acabou segurando o resto do pelotão e eu pude abrir uma boa vantagem. Mas isso só foi possível porque eu fiz uma ultrapassagem dupla na Curva do Sol sobre o Allam Khodair e o Daniel Serra, por fora, que foi decisiva para minhas pretensões de vitória. Aproveito para ressaltar a lealdade do Serrinha naquele momento, já que, naquela situação, qualquer encostadinha é suficiente para desequilibrar o carro de quem está à frente. Mesmo valendo o milhão, ele foi muito limpo na disputa.
Foi uma prova em que você enfrentou muitos problemas. Em algum instante pensou que não conseguiria chegar ao fim da corrida?
Logo no início da prova, fiquei sem comunicação com a equipe, porque o plug do meu rádio se desconectou. Como eles ainda me ouviam, comecei a criar códigos, usando placas, para eu entender qual era minha diferença para os outros pilotos e também se eu precisaria parar outra vez ou não. Desde o pit stop, a telemetria quebrou e a única informação que aparecia no meu volante era da pressão de combustível. Para completar, nas cinco voltas finais, a direção hidráulica falhava, sumindo e voltando. O carro ficou muito difícil de guiar, e quando me dei conta que estava perto de ganhar a Corrida do Milhão, tive que me focar novamente, para não perder a concentração.
Mesmo assim, você abriu o rádio na última volta, pedindo que todos rezassem de mãos dadas.
Acredito na força do pensamento positivo, da energia boa que as pessoas emanam pra gente. O piloto é muito solitário em seu trabalho na pista, e, na volta final, com todos aqueles problemas no carro, abri meu rádio e pedi que todos rezassem, para que pudéssemos concretizar aquele trabalho suado que envolvia tanta gente. Dentro do carro, pedi que tudo desse certo até a bandeirada, e felizmente deu.
Você sentiu algum tipo de pressão por ser uma corrida especial, com mais visibilidade e um prêmio milionário?
Na prática, o piloto encara esta corrida como qualquer outra. É um trabalho não apenas de um fim de semana, mas de um ano inteiro. O milhão é consequência. O que muda é a pressão sobre o time de mecânicos que fica responsável pelos pit stops, que treina muito para não errar na hora da parada e não arruinar a estratégia. Cabe a quem está pilotando passar muita confiança à equipe durante todas as atividades, para manter a equipe unida e sempre tranquila.
Dizem que 2010 foi um ano para esquecer, mas, no meu entendimento, é um ano para ser sempre lembrado, por tudo o que passei e aprendi, mesmo sem vitórias. "
Thiago Camilo
Esta foi a sua 10ª vitória na Stock Car, o que te coloca como o segundo maior vencedor em atividade na categoria, apenas atrás do Cacá Bueno. Ainda assim, há pilotos com menos vitórias que já foram campeões, como David Muffato, Giuliano Losacco, Ricardo Maurício e Max Wilson. Isso não te incomoda?
Meus erros me fizeram crescer. Estou mais maduro hoje, não só no aspecto psicológico, como mais forte tecnicamente. Entrei muito jovem na categoria e logo venci corridas, mas batemos na trave algumas vezes pelo título. Sinceramente, não sei se era a hora de ser campeão. Dizem que 2010 foi um ano para esquecer, mas, no meu entendimento, é um ano para ser sempre lembrado, por tudo o que passei e aprendi, mesmo sem vitórias. Isso me fez mais forte e me ajudou a pensar de uma maneira mais ampla. Vencer é legal, mas o piloto escreve sua história com títulos. Estamos trabalhando por isso, mas continuo tranquilo. Afinal, de todos os pilotos com mais de uma vitória na categoria atualmente, sou o mais jovem, então tenho consciência de que ainda há muito a conquistar e de que vou continuar sempre aprendendo.
Sua vantagem na liderança do campeonato é tão grande, que já te garantiu na SuperFinal. É meio caminho andado para o título?
Mesmo que eu não pontue na etapa da Bahia, terminarei a primeira fase do campeonato na liderança. No entanto, depois de Salvador, começa um novo campeonato. Nada está decidido, temos que batalhar por novos pontos. Mas o time está muito bem, sabemos que é uma questão de trabalhar, sempre mantendo a humildade, para alcançar o objetivo maior, que é o título.
Stock car Thiago Camilo (Foto: Alexander Grünwald / TV Globo)Com o anel de campeão da Corrida do Milhão, Thiago Camilo comemora a vitória e a liderança do campeonato em seu apartamento, em São Paulo (Foto: Alexander Grünwald / Globoesporte.com)

Após bela 'estreia', Cícero sonha: 'Dei uma boa dor de cabeça ao Adilson'

Meia admite que ainda não está no melhor de sua forma física, mas se coloca à disposição para jogo contra o Ceará pela Sul-Americana

Por Marcelo Prado Direto de Florianópolis, SC
Após quatro partidas jogando poucos minutos, o meia Cícero finalmente teve um jogo inteiro para mostrar o seu potencial. Escalado como titular na partida contra o Avaí, já que o veterano Rivaldo foi poupado pela comissão técnica, o camisa 16 não decepcionou, marcou dois gols e saiu de campo com um largo sorriso no rosto.
- Acho que pude dar o meu cartão de visita para o torcedor do São Paulo. Mesmo tendo ficado 50 dias parado após o término do Campeonato Alemão, consegui fazer uma ótima partida. Acho que dei uma boa dor de cabeça ao Adilson, que tem excesso de jogadores de muita qualidade para escalar - disse Cícero, ex-Hertha Berlim e Wolfsburg.
- Estou aqui para jogar e vou fazer de tudo para buscar o meu espaço. Sei que tenho de continuar com os pés no chão, mas foi um início perfeito, me dou uma nota oito – emendou o jogador.
Cícero gol São Paulo (Foto: Ag. Estado)Cícero comemora com Wellington um dos gols marcados no jogo contra o Avaí (Foto: Ag. Estado)
Cícero diz que a boa atuação diante dos catarinenses o enche de confiança para não perder a força nos treinamentos.
- Quando você joga 10, 15 minutos, dificilmente consegue fazer algo. Ter mostrado um bom futebol contra o Avaí me dá confiança para não desanimar, seguir forte nos treinos. Ainda não estou no melhor da minha forma, minha perna incha um pouco após os treinos, o que é normal depois de ter ficado tanto tempo parado. Mas se o Adilson precisar de mim na quarta, estou à disposição – ressaltou.
Reforço do Tricolor até o final de 2012, Cícero deixou a modéstia de lado e classificou o segundo gol contra o Avaí como um golaço. (Reveja o lance no vídeo acima)
- Para finalizar, é preciso ter frieza. Estava confiante após ter marcado o primeiro gol, onde pude mostrar que posso ser útil no jogo aéreo. No segundo gol, esperei até o último instante pela saída do goleiro e dei a cavadinha. Realmente, foi um belo gol. Espero que seja o primeiro de muitos – lembrou.

Após bela 'estreia', Cícero sonha: 'Dei uma boa dor de cabeça ao Adilson'

Meia admite que ainda não está no melhor de sua forma física, mas se coloca à disposição para jogo contra o Ceará pela Sul-Americana

Por Marcelo Prado Direto de Florianópolis, SC
Após quatro partidas jogando poucos minutos, o meia Cícero finalmente teve um jogo inteiro para mostrar o seu potencial. Escalado como titular na partida contra o Avaí, já que o veterano Rivaldo foi poupado pela comissão técnica, o camisa 16 não decepcionou, marcou dois gols e saiu de campo com um largo sorriso no rosto.
- Acho que pude dar o meu cartão de visita para o torcedor do São Paulo. Mesmo tendo ficado 50 dias parado após o término do Campeonato Alemão, consegui fazer uma ótima partida. Acho que dei uma boa dor de cabeça ao Adilson, que tem excesso de jogadores de muita qualidade para escalar - disse Cícero, ex-Hertha Berlim e Wolfsburg.
- Estou aqui para jogar e vou fazer de tudo para buscar o meu espaço. Sei que tenho de continuar com os pés no chão, mas foi um início perfeito, me dou uma nota oito – emendou o jogador.
Cícero gol São Paulo (Foto: Ag. Estado)Cícero comemora com Wellington um dos gols marcados no jogo contra o Avaí (Foto: Ag. Estado)
Cícero diz que a boa atuação diante dos catarinenses o enche de confiança para não perder a força nos treinamentos.
- Quando você joga 10, 15 minutos, dificilmente consegue fazer algo. Ter mostrado um bom futebol contra o Avaí me dá confiança para não desanimar, seguir forte nos treinos. Ainda não estou no melhor da minha forma, minha perna incha um pouco após os treinos, o que é normal depois de ter ficado tanto tempo parado. Mas se o Adilson precisar de mim na quarta, estou à disposição – ressaltou.
Reforço do Tricolor até o final de 2012, Cícero deixou a modéstia de lado e classificou o segundo gol contra o Avaí como um golaço. (Reveja o lance no vídeo acima)
- Para finalizar, é preciso ter frieza. Estava confiante após ter marcado o primeiro gol, onde pude mostrar que posso ser útil no jogo aéreo. No segundo gol, esperei até o último instante pela saída do goleiro e dei a cavadinha. Realmente, foi um belo gol. Espero que seja o primeiro de muitos – lembrou.

Manaus se espelha em Durban e mira Copa das Confederações em 2013

Comitê cogita até mesmo antecipar conclusão de obras do estádio para competição em 2013, mas deixa evidente preocupação com aeroporto

Por Cahê Mota Direto de Manaus
Tranquilo e dentro do prazo. É desta forma que Manaus toca as obras para construção da Arena da Amazônia, palco da única sede da região Norte do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Esta serenidade, porém, pode ser trocada por um ritmo acelerado por um bom motivo: a Copa das Confederações. A competição, que acontece um ano antes do Mundial, é o sonho de consumo dos manauaras, que, para isso, já têm até mesmo um novo cronograma pronto.
Obras no Arena da Amazônia - Manaus (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Em Manaus, 18,8% das obras na arena estão concluídas (Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)
A previsão inicial para conclusão das obras é de junho de 2013. Prazo que pode ser antecipado em seis meses caso a cidade receba uma resposta positiva da Fifa na luta para receber a disputa entre as melhores seleções de cada continente.
O desafio é colocar Manaus na Copa das Confederações. E isso será importante também para o gerenciamento dos nossos projetos"
Miguel Neto, coordenador da UGP Copa
- O desafio é colocar Manaus na Copa das Confederações. E isso será importante também para o gerenciamento dos nossos projetos. Estamos aprendendo muito com a Copa e isso nos leva a fazer um trabalho cada vez mais profissional. Vai ser uma grande vitrine para Manaus – disse Miguel Neto, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa).
E nessa vitrine Manaus quer se expor como cidade do futuro, pronta para receber grandes acontecimentos e investimentos, e não somente apta a ser sede do Mundial. Para ter sucesso nessa missão, a capital do Amazonas já tem um exemplo a ser seguido: Durban, na África do Sul.
Em visita recente ao país que recebeu a última Copa, juntamente com representantes de todas as sedes, Miguel Neto ficou impressionado com a evolução da cidade africana como um todo e a citou como espelho.
- Fiquei muito surpreso positivamente com o que vi em Durban. Dá para perceber que a cidade se empenhou não só em fazer um estádio, mas em melhorar seus indicadores e galgar um novo patamar em termos de visibilidade. Hoje, eles já são candidatos aos Jogos Olímpicos de 2020 e se preparam para isso. É uma cidade que já se enxerga no mundo de outra forma.
Assim, seguindo os passos de Durban e sonhando com a Copa das Confederações, Manaus conta as horas para o Mundial e para mostrar ao mundo que a Amazônia pode ser atrativa não somente por sua já famosa floresta. Nesta segunda-feira, a cidade dá o pontapé inicial na série do GLOBOESPORTE.COM que vai mostrar a situação de cada sede para a Copa de 2014. Confira abaixo como está o andamento das obras e a situação dos principais setores da capital amazonense para a realização da competição.

header Copa 2014 estádio (Foto: Editoria de Arte)
Orçada em R$ 534 milhões, entre obra e gerenciamento da mesma, a Arena da Floresta está 18,8% concluída, de acordo com a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa). Garantindo nunca ter saído do verde no ‘semáforo’ criado pela Fifa para controlar a construção do estádio, o coordenador da unidade, Miguel Neto, prevê terminar a construção em junho de 2013.
O prazo, no entanto, pode ser encurtado caso Manaus esteja entre as sedes da Copa das Confederações, marcada exatamente para junho de 2013. Segundo Miguel, a obra já foi replanejada para uma eventual escolha, com conclusão prevista para dezembro de 2012.
Com pouco mais de um ano de execução, as obras têm como próximo passo a construção das arquibancadas inferiores. Etapa que deve evoluir rapidamente por conta das condições meteorológicas.
- Chegamos ao estágio atual trabalhando no inverno, como dizemos aqui. Temos apenas seis meses para trabalhar com obra por causa da frequência de chuvas neste período. Agora, estamos começando o nosso verão e tudo vai fluir em distância maior – explicou Miguel Neto.

header Copa 2014 legado (Foto: Editoria de Arte)
Miguel Neto e prefeito de Durban (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)Coordenador da UGP Copa, Miguel Neto (de terno)
posa ao lado do administrador de Durban, cidade
é exemplo  (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)
Potencializar Manaus como pólo turístico é o maior legado da Copa do Mundo para cidade na opinião dos responsáveis pela UGP Copa. Ciente da força local em virtude da floresta amazônica, a intenção é fazer uma integração não somente com a parte urbanizada e central, como também com os chamados “hotéis de selva”.
Como os jogos não acontecerão diariamente, haverá um incentivo para ocupação desses hotéis, com os turistas se deslocando para Manaus somente nos dias das partidas, usufruindo assim de outros atrativos da região.
- Temos essa peculiaridade e temos que potencializar a cidade como pólo turístico. Esse é nosso enfoque – revelou Miguel Neto, coordenador da UGP Copa.
Outro ponto importante, esse para os próprios moradores, é a questão da mobilidade urbana. O projeto prevê mudança completa da matriz de transporte da cidade, com a criação de um anel viário que será alimentado por linhas específicas de bairros. A obra, por sua vez, está atrasada, mas não é algo que preocupe Miguel Neto.
- Já deveríamos estar em obras, mas não contamos com esse sistema de mobilidade para a Copa, que vai ter algo específico. Sabemos que o transporte coletivo vai ser utilizado pela cidade, não pelas delegações e turistas. Estes usam seus ônibus e pacotes próprios. Temos um hábito de eventos aqui ao lado (no sambódromo). Todos os anos reunimos cerca de 150 mil pessoas em um dia no carnaval. E tudo acontece de forma ordeira e tranquila. Sem dificuldades. O que ficar pronto para o projeto de mobilidade, ajuda, mas não vai ser o que vai fazer o evento ter sucesso. Faremos um projeto de deslocamento diferenciado.
Outra preocupação é evitar que o estádio se transforme em um elefante branco. Diante do baixo rendimento do futebol local, competições não compõem o calendário durante todo o ano. Entre os projetos estão: o funcionamento de lojas após o Mundial, a realização de grandes shows e a utilização integrada ao centro de convenções, localizado ao lado da Arena.
Por fim, uma reforma no porto também está prevista com o objetivo de facilitar a chegada de torcedores vindos de outras cidades do estado que não têm acesso por terra.

header Copa 2014 objetivo (Foto: Editoria de Arte)
O maior objetivo de Manaus é receber a Copa das Confederações. Enquanto algumas sedes se preocupam em cativar Seleções específicas visando o Mundial, a UGP Copa tem as atenções voltadas para a Fifa, apesar de deixar clara a preferência em ser base de equipes asiáticas. Com projeto para antecipação da conclusão das obras do estádio e até mesmo uma medida provisória para utilização do aeroporto, a confiança está diretamente ligada aos elogios recebidos após inspeções do comitê organizador do mundial.
- Eles sempre deixaram claro que somos fortes candidatos pelo nosso empenho em adiantar nosso lado. Sempre nos dão essas respostas positivas – revelou o coordenador Miguel Neto.
A Copa das Confederações será disputada entre 15 e 30 de junho de 2013. Apesar de a Fifa não ter confirmado oficialmente, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Porto Alegre surgem como favoritas para receberem a competição. Manaus, por sua vez, não perde a esperança.

header Copa 2014 Aeroportos (Foto: Editoria de Arte)
Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes Manaus Copa 2014 (Foto: André Viana / Divulgação)Aeroporto de Manaus: motivo de preocupação
(Foto: André Viana / Divulgação)
Considerado precário para receber um evento da magnitude de uma Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é apontado como a maior preocupação pela UGP Copa. Com a necessidade de uma “obra significativa”, de acordo com o coordenador Miguel Neto, o início dos reparos ainda depende de uma licitação, com fim previsto somente para outubro.
Como se não bastasse o atraso para o início das obras, Miguel Neto diz que há uma certa insegurança diante da impossibilidade de fechar o local para as modificações.
- Seria mais fácil começar uma obra nova, do zero, como está sendo no estádio. É algo complexo e que a Infraero tem que ter cuidado para não resultar em atraso – analisou.
Apesar dos problemas, o coordenador garante que há um projeto que viabiliza a realização da Copa das Confederações na cidade, com a utilização somente do setor de embarque e desembarque para voos internacionais. A conclusão completa da obra está prevista para dezembro de 2013.
header Copa 2014 hotelaria (Foto: Editoria de Arte)
Base da grande maioria dos turistas que têm a selva amazônica como destino, os chamados hotéis de selva são a garantia de qualidade e quantidade quando o assunto é hotelaria. Com cerca de 10 mil leitos disponíveis, estes, em muitos casos resorts, estão sendo preparados para absorver o consumidor da Copa do Mundo não somente visando os jogos do Mundial, mas facilitando também o acesso a toda gama de atrações peculiares do local.
Já na área urbana, a disponibilidade é de cerca de 16 mil leitos até 2012. Há ainda outros três hotéis com projetos que dependem da aprovação da prefeitura para iniciarem a construção ainda neste ano.
header Copa 2014 investimento (Foto: Editoria de Arte)
A estimativa é de que seja gastos R$ 3,4 bilhões na preparação de Manaus para Copa do Mundo. Com investimentos dos poderes públicos (municipal, estadual e federal) e da iniciativa privada, o valor está dividido em R$ 534 milhões para Arena, R$ 1,7 bilhão em mobilidade urbana, R$ 415 milhões no aeroporto e R$ 86 milhões em melhorias no porto. A parte hoteleira é toda da responsabilidade da iniciativa privada.

FIVB aprova Maracanãzinho como palco do vôlei em 2016: 'Perfeito’

Única recomendação da entidade refere-se à construção de estrutura para aquecimento das equipes que participarão das Olimpíadas do Rio de Janeiro

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
vôlei Ary Graça  Cristóbal Marte hoffiz   Jizhong Wei (Foto: Divulgação/CBV)Cristóbal Marte Hoffiz (dir) diz que Maracanãzinho
está aprovado para 2016 (Foto: Divulgação/CBV)
Um dos principais palcos do vôlei brasileiro, o Maracanãzinho foi aprovado pela Federação Internacional de Vôlei para receber o esporte nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Presidente da Norceca (Confederação das Américas Central, do Norte e Caribe) e delegado técnico da FIVB para os Jogos Olímpicos, Cristóbal Marte Hoffiz não poupou elogios ao ginásio.
- Fizemos várias inspeções e digo: não ponham a mão no Maracanãzinho. Ele atende perfeitamente ao evento, nem mais nem menos. Está 100% perfeito. É uma instalação maravilhosa – disse o dirigente dominicano.
Satisfeito com a quadra principal, vestiários e acomodações para torcedores, o dominicano fez uma ressalva apenas no que diz respeito à estrutura para o aquecimento dos atletas.
- A única recomendação que fizemos é quanto ao aproveitamento de dois terrenos ao lado, onde poderia ser erguida uma estrutura para comportar quadras de aquecimento. Fora isso, não há necessidade de reformulações.
vôlei Maracanazinho Brasil x Polônia (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Maracanãzinho lotado em confronto de Brasil e Polônia pela Liga Mundial (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Atualmente, o Maracanãzinho comporta 11.800 torcedores. A área da quadra tem 800m² (40m de comprimento e 20m de largura), e quatro vestiários estão à disposição dos atletas. A última grande reforma foi em 2003, quando o local foi fechado para se adequar aos padrões necessários para receber os Jogos Pan-Americanos de 2007. Este ano, o ginásio já recebeu dois eventos FIVB: a primeira fase da Liga Mundial (Brasil x Polônia) no início de junho, e o Mundial Juvenil masculino, ainda em andamento.

Árbitro relata que Diego Souza o acusou de estar 'querendo aparecer'

Marcelo de Lima Henrique disse que foi ofendido pelo jogador, que havia recebido um cartão amarelo e reclamou

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O meia Diego Souza, que foi expulso durante a goleada por 4 a 0 sofrida para o Botafogo, neste domingo, no Engenhão, acabou ganhando destaque na súmula do árbitro Marcelo de Lima Henriqu. Ele relatou ter sido desrespeitado pelo jogador, que teria dito a seguinte frase: “Não foi falta. Você está querendo aparecer”.
Diego Souza recebeu amarelo após ter chutado a bola para fora de campo reclamando de uma falta marcada pelo árbitro. Mesmo depois do cartão, ele continuou falando e acabou expulso. A atitude do meia vascaíno foi criticada pelo técnico Ricardo Gomes e pelo presidente Roberto Dinamite.
súmula Diego Souza expulso jogo (Foto: Reprodução)Súmula do clássico pode prejudicar o apoiador Diego Souza, que foi expulso no jogo (Foto: Reprodução)

Arouca admite chance de ir para Fiorentina, mas só depois do Mundial

Jogador confirma que chegaram propostas para ele para o Peixe. No entanto, ele garante que sua prioridade é a disputa da competição do Japão

Por Adilson Barros Santos, SP
arouca santos   (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Arouca não sai do Peixe antes do Mundial
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
O volante Arouca, do Santos, confirmou nesta segunda-feira que tem proposta da Fiorentina-ITA e admitiu a possibilidade de transferência. Mas apenas após a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro. O jogador afirmou que os italianos já enviaram propostas oficiais a ele e ao Peixe, mas explicou que o clube, a princípio, recusou.
- Realmente há o interesse. A proposta chegou ao clube. Só que, até o momento, a diretoria não aceitou – disse o jogador.
De acordo com o que foi noticiado por jornais italianos, a oferta da Fiorentina é de € 6 milhões (R$ 13,6 milhões). A diretoria alvinegra não confirma valores. Arouca, de qualquer maneira, deixa claro que não sai da Vila Belmiro por enquanto.
- Meu interesse é ficar para o Mundial. Depois, pensamos numa negociação de seja boa para todos - afirmou o jogador.

Cirurgia de Wallyson é bem-sucedida, mas atacante só volta em 2012

Recuperação da lesão no tornozelo esquerdo deve demorar quatro meses

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Wallyson cruzeiro ambulância (Foto: TV Globo Minas)Wallyson saiu de ambulância do Beira Rio com pé
imobilizado (Foto: Marcos Ribeiro / TV Globo Minas)
Após fraturar o tornozelo esquerdo na derrota para o Internacional, no último domingo, o atacante Wallyson foi submetido a uma cirurgia nesta segunda-feira, no Hospital Life Center, em Belo Horizonte. O procedimento foi realizado por Alexandre Cassini e acompanhado pelo médico do clube, Sérgio Freire Júnior. Considerada um sucesso, a cirurgia demorou mais de duas horas, e o atacante passa bem.
Wallyson colocou pinos e parafusos na perna esquerda. Ele passará a noite em observação no hospital, e caso sinta-se bem nesta terça-feira, será liberado.
De acordo com o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, o jogador ficará de duas a três semanas de repouso em casa, para só depois começar a fazer fisioterapia.
Mesmo com o sucesso da cirurgia, a recuperação do atleta não será rápida. A previsão inicial é de que Wallyson fique parado por quatro meses, e como o Brasileirão 2011 acaba no dia 4 de dezembro, ele não joga mais este ano.
Com esta lacuna no ataque, a diretoria do Cruzeiro já se mobiliza para tentar a contratação de um novo jogador para a posição, conforme afirmou Dimas Fonseca. A contratação de um reforço já era cogitada desde a última semana, quando o clube liberou Brandão para acertar com o Grêmio. Mas com o fim da janela de transferências internacionais, o jogador não poderá vir de fora do país.
Enquanto o reforço não chega, Joel Santana tem para a posição Thiago Ribeiro, recuperado de uma tendinite, Anselmo Ramon, Ortigoza, Sebá, Reis e Wellington Paulista. Este último acertou o retorno ao clube na última semana e se reapresenta nesta terça-feira.
Wallyson é o artilheiro da equipe na temporada, com 17 gols marcados entre Campeonato Mineiro, Taça Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Da Terceirona a craque da rodada, Cortês curte conforto da nova 'casa'

Lateral-esquerdo do Botafogo comemora guinada na carreira e fala da repercussão de seu casamento inusitado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
cortes botafogo vasco (Foto: Agência Fotocom.net)Cortês em ação contra o Vasco: atuação que
celebrou boa fase (Foto: Agência Fotocom.net)
Há três anos, Bruno Cortês disputava a Segunda Divisão do Campeonato Carioca, pelo modesto Quissamã. Até o primeiro semestre de 2011, defendia o Nova Iguaçu, clube de menor expressão. No último domingo, sua atuação na vitória por 4 a 0 sobre o Vasco lhe rendeu o prêmio de melhor jogador da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo atribui a súbita mudança de status ao conforto que disse ter encontrado em General Severiano desde a sua chegada, há quase quatro meses.
Mesmo antes do clássico de domingo, Cortês já era o personagem da semana no Botafogo. A inusitada comemoração do casamento numa filial de uma rede de lanchonetes chamou a atenção, mas o jogador de 24 anos garante ter levado tudo da sua maneira: na simplicidade.
- Tive uma semana maravilhosa, com o casamento e a vitória no clássico. Fiquei feliz com a repercussão. Muita gente me ligou para dar os parabéns - disse.
Com o casamento, Cortês deixou de dormir na concentração do Botafogo, em General Severiano, e voltou a Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mesmo assim, garante que o bom momento profissional, mesmo com a rápida transição de equipes pequenas para um grande clube, se deve ao conforto que encontrou no novo “lar”.
- Lógico que a pressão aqui é diferente dos outros clubes por onde passei. Mas no Botafogo me sinto em casa. Estou muito feliz com a estrutura e satisfeito por defender um time de massa. Mas continuo me cobrando muito. Sempre revejo minhas atuações para saber onde posso melhorar - frisou.

Onda de violência em Londres pode adiar amistoso Inglaterra x Holanda

Partida do West Ham pela Copa da Liga Inglesa que seria disputada na terça-feira já foi cancelada. Tottenham espera não ter problemas sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
A onda de violência em Londres, que vive seu terceiro dia de conflitos nesta segunda-feira, pode mexer também com o futebol inglês. A polícia local e a federação (FA) vão se reunir para decidir se o amistoso entre a seleção inglesa e a Holanda será realizado na quarta, em Wembley, ou adiado.
Algumas manifestações foram feitas em Harlesden e Brent Cross, áreas próximas ao estádio, e a polícia teme não ter condições de garantir a segurança dos 70 mil torcedores que são esperados em Wembley. Segundo a FA, a decisão sobre a realização do jogo será tomada até quarta de manhã.
Por enquanto, apenas uma partida já foi cancelada nesta semana: o confronto entre West Ham e Aldershot, pela Copa da Liga Inglesa, não será mais disputado na terça por causa dos ataques em Londres.
protesto nas ruas de Londres (Foto: Reuters)Onda de violência em Londres começou com a morte de um vigilante em Tottenham (Foto: Reuters)
O Tottenham, que fica no bairro mais atingido pela violência, divulgou que está confiante que a partida com o Everton, no final de semana, não será adiada. Os problemas em Londres começaram com a morte de um vigilante, de 29 anos, pela polícia em um local a pouco mais de dois quilômetros do estádio White Hart Lane.
- Depois dos incidentes em Tottenham nos últimos dias, o clube está conversando com as autoridades sobre a rodada da Premier League. Podemos dizer aos torcedores que neste momento o jogo está confirmado e que o clube está fazendo o possível para que esta posição seja mantida - disse a diretoria em um comunicado oficial.

Vasco anuncia Sorato e Torres como reforços para o Brasileiro

Time cruz-maltino faz três alterações em sua lista inicial, já que Pimentel, Leandro Ávila e Vitor não defenderão mais a equipe na competição

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Sorato, jogador de showbol do Vasco (Foto: Divulgação/Vasco)Sorato já defendeu o Vasco em duas competições de
showbol (Foto: Divulgação/Vasco)
O Vasco apresentou, nesta segunda-feira, algumas alterações em sua lista de jogadores inscritos para o Campeonato Brasileiro de showbol. Saem Pimentel, Vitor e Leandro Ávila, e entram Alexandre Torres, Leo Guerra e Sorato. A estreia do Time da Colina será no próximo dia 18, quinta-feira, diante do Palmeiras, em Volta Redonda (RJ).
Autor do gol do título brasileiro de futebol de 1989, Aguinaldo Luiz Sorato encerrou a carreira nos gramados em 2009, quando atuou pelo Tigres no Campeonato Carioca daquele ano. No showbol, participou dos Torneios Rio-São Paulo de 2008 e 2010 pelo Vasco, clube que o revelou para o futebol. Peregrino da bola, defendeu nada menos do que 23 equipes ao longo da carreira profissional, tendo duas passagens marcantes pelo Cruz-Maltino.
Depois de ser promovido aos profissionais do Vasco, em 1988, participou das conquistas do Carioca de 1988, do Brasileiro de 1989, antes de transferir-se para o Palmeiras, no primeiro semestre de 1992. Em sua segunda passagem por São Januário, em 1997, participou do elenco campeão brasileiro daquele ano e campeão da Libertadores e do Carioca do ano seguinte.
Segundo reforço mais importante do Cruz-Maltino para o Brasileiro, o ex-zagueiro Alexandre Torres também tem uma trajetória vitoriosa no futebol profissional do clube. Vindo do Fluminense, em 1991, participou da conquista do tricampeonato carioca 1992/93/94. De volta à Colina, em 2000, após passagem pelo futebol japonês, sagrou-se campeão brasileiro e da Mercosul, naquela mesma temporada. Torres faz sua estreia no showbol.
Veja vídeos de showbol

circuito volei de praia

Dupla britânica inova com patrocínio em código eletrônico no bumbum

Companhia de apostas online coloca código de resposta rápida para smartphones nos biquínis de Zara Dampney e Shauna Mullin, do vôlei de praia

Por SporTV.com Londres
vôlei de praia shauna mullin zara dampney patrocinio no biquíni (Foto: reprodução Daily Mail)Shauna Mullin (esq.) e Zara Dampney mostram o
novo patrocínio (Foto: Reprodução/Daily Mail)
A dupla britânica de vôlei de praia Zara Dampney e Shauna Mullin decidiu capitalizar na atenção que seus bumbuns recebem durante suas partidas. A partir desta semana, a parceria se tornará a primeira a usar um QR Code, ou código de resposta rápida, de propaganda no biquíni.
Um QR Code é um código de barras que leva a um site específico quando é fotografado por um smartphone. A dupla será patrocinada pela empresa de apostas online Betfair, que vai imprimir os códigos na parte de trás dos biquínis e pretende aproveitar os cliques que os torcedores farão dos bumbuns das atletas.
- Há imenso interesse no vôlei de praia e nós queremos garantir que nossa campanha publicitária seja vista e lembrada pelo maior número possível de fãs de esportes - argumentou Andy Lulham, porta-voz da Betfair, ao jornal britânico "Daily Mail".
vôlei de praia zara dampney patrocinio no biquíni (Foto: reprodução Daily Mail)Dampney com o código no biquíni: quando clicado por smartphones, código leva a site (Foto: Reprodução)
Dampney e Mullin, 32ª dupla no ranking do circuito mundial, já vai exibir o patrocínio a partir desta terça-feira, no evento-teste do vôlei de praia para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, no Horse Guard's Parade de Londres. Ângela/Lili e Taiana/Vivian representam o Brasil no torneio, que contará ainda com as americanas Kessy e Ross.