sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Combate esquenta fim de semana com ADCC, UFC e Shooto Brasil

Eventos ao vivo vão agitar o fã de lutas com o melhor do MMA e grappling

Por Rio de Janeiro
montagem Valentina Shevchenko x Julianna Pena (Foto: EDITORIA DE ARTE)UFC Denver terá Valentina Shevchenko contra Julianna Peña no card principal (Foto: EDITORIA DE ARTE)
Para sacudir os assinantes no fim de janeiro, o Combate preparou uma grande cobertura dos três principais eventos deste final de semana. Com uma edição do UFC e o Trials do ADCC no sábado, além do Shooto Brasil no domingo, o fã de lutas pode se preparar para muita ação.

No sábado (28), às 19h, chega na tela do Combate o UFC: Shevchenko x Peña, realizado em Denver, Colorado, nos EUA. Na luta principal, as atletas do peso-galo Valentina Shevchenko e Julianna Peña se enfrentam em duelo de cinco assaltos que pode definir a próxima desafiante de Amanda Nunes pelo cinturão da categoria. Ainda no card, os brasileiros Raphael Assunção, Luis Henrique Frankenstein, Marcos Pezão e Alexandre Pantoja buscam seu espaço no Ultimate com duelos que definem a escalada em suas respectivas categorias de peso.

No mesmo sábado, às 17h, o Combate exibe ao vivo os Trials do ADCC 2017, direto de São Paulo. O torneio, que define os melhores atletas brasucas de grappling para lutarem no evento mundial da organização, em setembro, na Finlândia, terá, além das finais de cada peso, uma superluta de grappling entre os atletas do UFC Viscardi Andrade e Erick Silva. As feras se encaram em duelo sem kimono, de dez minutos de duração, nas regras do ADCC.

Já no domingo (29), a partir das 20h, é a vez do Shooto Brasil. Em sua 69° edição, direto do Rio de Janeiro, o eventro traz na luta principal uma colisão de meio-pesados, entre os atletas Natalício Filho, competidor de Castanhal, no Pará, contra Douglas Rakchal, de Minas Gerais.

Os assinantes do Combate conferem todas as lutas do UFC: Shevchenko x Peña, do Trials do ADCC e do Shooto Brasil 69, ao vivo, pela TV a cabo e pelo aplicativo Combate Play. Confira os cards dos eventos abaixo.

<b>UFC: Shevchenko x Peña</b>
28 de janeiro, em Denver (EUA)
<b>CARD PRINCIPAL (a partir de 22h, horário de Brasília)</b>
Peso-pena: Valentina Shevchenko x Julianna Peña
Peso meio-médio: Donald Cerrone x Jorge Masvidal
Peso pesado: Andrei Arlovski x Francis Ngannou
Peso-pena: Alex Caceres x Jason Knight
<b>CARD PRELIMINAR (a partir de 19h, horário de Brasília)</b>
Peso médio: Nate Marquardt x Sam Alvey
Peso-galo: Raphael Assunção x Aljamain Sterling
Peso meio-médio: Li Jingliang x Bobby Nash
Peso meio-pesado: Henrique Frankenstein x Jordan Johnson
Peso médio: Alessio Di Chirico x Eric Spicely
Peso meio-pesado: Marcos Pezão x Jeremy Kimball
Peso-mosca: Alexandre Pantoja x Eric Shelton
Peso leve: Jason Gonzalez x J.C. Cottrell

<b>Shooto Brasil 69</b>
29 de janeiro, no Rio de Janeiro
<b>CARD DO EVENTO (a partir de 20h, horário de Brasília)</b>
Peso meio-oesado: Natalício Teixeira x Douglas Rakchal
Peso-pena: Jairo Soares x Pedro Falcão
Peso-pena: Thiago Manchinha x Max Alves 
Peso-pena: Edcarlos Peixe x Diego Domingos
Peso-galo: Elves Batista x Alexandre Cirne
Peso leve: Benito Macapá x Antonio Monteiro
Peso-pena: Paulo Ricardo x Severo Aranha

Peso-galo: Wanderson Marinho x Rafael Macapa
Peso casado (68kg): Aldo Aguiar x Jose Carlos Polenguinho
Peso-galo: Lucas Ananias x Leandro Gomes
Peso-mosca: Luis Artur"Arturzinho" x Cláudio Coutinho

Ronda Rousey aparece em reserva indígena americana para apoiar causa

Lutadora vai a Standing Rock, onde a tribo Sioux luta contra a construção de oleoduto em meio ao Rio Missouri, e doa suprimentos como comida, tendas e fogões a lenha

Por Rio de Janeiro
Ronda Rousey resolveu voltar à luta, mas bem longe do octógono. Depois de um tempo reclusa desde sua derrota para Amanda Nunes, em 30 de dezembro, a ex-campeã do peso-galo do UFC apareceu nesta semana na reserva indígena chamada “Standing Rock”, localizada entre os estados americanos de Dakota do Sul e Dakota do Norte. No local, a tribo Sioux trava uma batalha contra construtoras do país, que tentam implantar um oleoduto no local, onde passa o Rio Missouri.
Segundo o site “TMZ”, Ronda Rousey se uniu à atleta olímpica e ex-judoca Pauline Macias e foi ao local dos protestos, na Dakota do Norte, para entregar suprimentos. Lá, posou com a ecologista Linda Black Elk, que apoia a causa indígena. As atletas teriam levado frutas, legumes, pão, tendas e fogões a lenha. Uma fonte do site disse que Ronda preferiu se manter anônima em sua passagem por Standing Rock.
Ronda Rousey Standing Rock (Foto: Reprodução / Instagram)Ronda Rousey visita reserva indígena "Standing Rock" e posa com ecologista e amiga (Foto: Reprodução / Instagram)

Em sua conta no Instagram, onde publicou a imagem ao lado de Ronda Rousey, Pauline Macias destacou a companhia da lutadora.
- Tive uma das melhores viagens da minha vida na estrada com Ronda Rousey para entregar suprimentos para os manifestantes em Standing Rock!
O projeto de oleoduto da empresa Dakota Access, avaliado em 3,8 bilhões de dólares (cerca de R$ 12 bilhões) e que atravessaria o rio, trouxe grande preocupação aos índios da reserva, que temem pela contaminação da água. A construção estava suspensa até a última quarta-feira pelo Corpo de Engenheiros Militares dos EUA, enquanto uma avaliação dos impactos ambientais é realizada. Mas o presidente eleito Donald Trump assinou uma ordem que alterou a decisão e liberou a continuação do projeto.

Curtinhas: Julianna Peña declara que lutaria com Ronda "no momento certo"

Descendente de venezuelanos revela que enfrentaria Rousey se tivesse uma boa oportunidade, mas garante que está focada em chegar ao topo da categoria peso-galo

Por Rio de Janeiro
Julianna Peña, UFC 200, MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Julianna Peña disse que não pensa em Ronda Rousey no momento, mas que aceitaria a luta no momento certo (Foto: Evelyn Rodrigues)
A rivalidade entre Ronda Rousey e Julianna Peña   que se arrasta desde a 18ª edição do reality show The Ultimate Fighter, quando as lutadoras estavam em times rivais,  ganhou mais um novo capítulo. A descendente de venezuelanos afirmou que não pensa em enfrentar "Rowdy" no momento, mas garantiu que aceitaria a luta "no momento certo".

- Estou aqui para provar que sou a melhor lutadora do mundo. Ronda não tem mais o cinturão, Amanda é a dona dele. Derrotar Ronda não prova para o mundo que sou a melhor lutadora, então não tenho que enfrentá-la agora. Vou derrotar Valentina, depois vou lutar com Amanda e mostrar quem é a melhor. Não sabemos se Rousey vai voltar, então não posso pensar em Ronda no momento. Mas, se a luta vier no momento certo, claro que eu vou aceitar - declarou Peña ao site "MMA Fighting".

Número 2 no ranking dos pesos-galos e invicta no UFC, Julianna Peña encara Valentina Shevchenko, número 1, neste sábado, para saber quem vai desafiar a campeã Amanda Nunes pelo cinturão da categoria.
LUTADOR É RETIRADO DO UFC 208 POR FALHA EM ANTIDOPING
Montagem UFC Márcio Lyoto x George Sullivan (Foto: Globoesporte.com)George Sullivan foi retirado do UFC 208 (Foto: Globoesporte.com)
Escalado para enfrentar Randy Brown no UFC 208, o peso-meio-médio George Sullivan foi retirado do card do evento depois de falhar pela segunda vez em um exame antidoping administrado pela USADA (agência que controla o programa antidoping do Ultimate). A organização procura novo adversário para manter Brown no evento.
Esta é a segunda vez que Sullivan enfrenta problemas com a USADA. Em julho do ano passado, ele foi retirado do card do "UFC: Holm x Shevchenko" e, posteriormente, recebeu suspensão de um ano retroativa a 30 de janeiro de 2016.
O lutador utilizou sua conta do Facebook para explicar a situação: 
"Oi pessoal. É um mal-entendido sobre uma pílula de fertilidade que eu comecei a tomar há três semanas para tentar engravidar minha mulher. Dr Morgan está enviando todos os documentos para esclarecer isso. Estou triste que chegou a esse ponto e, junto com o meu médico, estamos chocados e vamos tirar isso a limpo. Tenho todos os documentos para provar. Amo a minha mulher e iniciar uma família é tudo para nós. Deus abençoe".  

Árbitro diz que precisou "machucar" Ortiz para livrar Sonnen de mata-leão

Tito Ortiz não soltou o golpe após Chael Sonnen bater, por isso John McCarthy
teve que enfiar o dedo na garganta do ex-lutador para encerrar a luta do Bellator 170

Por Los Angeles, EUA
Tito Ortiz Bellator 170 (Foto: Reprodução/Twitter)O árbitro John McCarthy precisou usar a força para afastar Tito Ortiz de Chael Sonnen (Foto: Reprodução/Twitter)
A vitória de Tito Ortiz sobre Chael Sonnen no Bellator 170 continua dando o que falar mundo do MMA. No último sábado, Ortiz aplicou um mata-leão que forçou Sonnen a bater. No entanto, o agora ex-lutador continuou segurando o golpe, fazendo o árbitro John McCarthy usar a força para afastá-lo do adversário. Em sua conta no Twitter, McCarthy confirmou que precisou "machucar" o veterano para encerrar o combate, mas destacou que não houve punição porque Sonnen não entrou em perigo.

- Chael não ficou em situação de perigo, e Tito pagou caro por ter segurado o mata-leão tanto tempo: tive que enfiar meu dedo no pescoço dele. Pode acreditar, isso dói bastante - revelou o árbitro da luta.
John McCarthy destacou que Chael Sonnen não perderia a consciência tão rápido, mas frisou que o golpe estava apertado.

- Levaria alguns segundos para o mata-leão apagá-lo, porque estava atacando apenas uma artéria carótida, mas estava bem apertado - completou.
Após 20 anos no MMA, Tito Ortiz se despediu da modalidade no Bellator 170, com vitória sobre Chael Sonnen por finalização aos 2m03s do primeiro round. Ortiz encerrou a carreira com um cartel de 19 vitórias, 12 derrotas e um empate. 

Marcos Pezão fica mais de 2kg acima do peso para luta no UFC Denver

Lutador brasileiro falha em bater o peso pela primeira vez no Ultimate e cede 20% de sua bolsa ao adversário. Demais lutadores ficam dentro dos limites de suas categorias

Por Denver, EUA
Marcos Pezão, pesagem UFC São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Marcos Pezão não bateu o peso pela primeira vez desde que chegou ao UFC (Foto: Marcos Ribolli)
O brasileiro Marcos Rogério "Pezão" foi o único lutador que não bateu o peso contratado para sua luta no "UFC: Shevchenko x Peña" deste sábado. O peso-meio-pesado paulista marcou 95,07kg, pouco mais de dois quilos acima do limite de 93,4kg para lutas que não valem o cinturão da categoria, na pesagem oficial do evento, realizada no início da tarde desta sexta-feira no hotel que hospeda os lutadores em Denver (EUA).
É a primeira vez na carreira de Pezão no UFC que o lutador paulista fica acima do peso. Seu adversário, Jeremy Kimball, marcou 92,5kg, poucos gramas mais leve que o valor exato de 93kg da divisão, e concordou com a manutenção do confronto mesmo com a falha do brasileiro, que terá de conceder 20% de sua bolsa de apresentação ao americano, estreante na organização.
Os demais lutadores do card bateram o peso sem maiores problemas. Estrelas da luta principal, Valentina Shevchenko (60,9kg) e Julianna Peña (61,2kg) ambas apareceram de bom humor e ficaram dentro do limite exato de 61,2kg do peso-galo, mostrando que estão prontas para enfrentar a campeã Amanda Nunes pelo cinturão em seguida - Shevchenko e Peña são, respectivamente, primeira e segunda colocadas do ranking da divisão, e o duelo é apontado como eliminador para a disputa do título. Os outros brasileiros do card - Raphael Assunção (61,4kg), Henrique Frankenstein (93,3kg) e Alexandre Pantoja (57,2kg) - ficaram todos dentro dos limites de suas categorias.
Ainda nesta sexta-feira, os lutadores voltam a subir à balança para a pesagem cerimonial do "UFC: Shevchenko x Peña" às 22h (horário de Brasília). O Combate e o Combate.com transmitem ao vivo. No sábado, os assinantes do Combate conferem todas as lutas do "UFC: Shevchenko x Peña" ao vivo e com exclusividade pela TV a cabo e pelo aplicativo Combate Play, com narração de André Azevedo e Rhoodes Lima, e comentários de Marcelo Alonso, Artur Mariano e Luciano Andrade, a partir de 19h. O Combate.com acompanha todo o evento em tempo real e exibe as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo.
Confira a lista de pesos batidos pelos lutadores do card:
CARD PRINCIPAL:
Peso-galo (até 61,8kg): Valentina Shevchenko (60,9kg) x Julianna Peña (61,2kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Donald Cerrone (77,5kg) x Jorge Masvidal (77,6kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Andrei Arlovski (111,6kg) x Francis Ngannou (115kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Alex Caceres (65,8kg) x Jason Knight (66kg)
CARD PRELIMINAR:
Peso-médio (até 84,4kg): Nate Marquardt (84,2kg) x Sam Alvey (84,2kg)
Peso-galo (até 61,8kg): Raphael Assunção (61,4kg) x Aljamain Sterling (61,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Li Jingliang (77,3kg) x Bobby Nash (77,5kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Henrique Frankenstein (93,3kg) x Jordan Johnson (93kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Alessio Di Chirico (84,2kg) x Eric Spicely (84,3kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Marcos Pezão (95,1kg)** x Jeremy Kimball (92,5kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Alexandre Pantoja (57,2kg) x Eric Shelton (57,1kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Jason Gonzalez (70,8kg) x J.C. Cottrell (70,7kg)
* Valores das categorias incluem 1lb (454g) de tolerância para lutas que não valem cinturão
** Valor arredondado; Pezão marcou 95,07kg, e vai ceder 20% de sua bolsa ao oponente