sexta-feira, 14 de junho de 2013

Barão anuncia que está recuperado e pede luta no Brasil a Dana White

Campeão interino do peso galo afirmou nesta sexta-feira que está liberado para treinar, disse que está 'doido para lutar' e já pede para UFC agendar

Por GLOBOESPORTE.COM Natal
4 comentários
Renan Barão faz fisioterapia em Natal (Foto: Ciro Marques/Divulgação)Renan Barão fez fisioterapia em Natal e está 100%
recuperado (Foto: Ciro Marques/Divulgação)
O lutador Renan Barão está 100% recuperado da lesão no tornozelo direito e pronto para voltar ao octógono do UFC. Nesta sexta-feira, em seu perfil no Twitter, o campeão interino do peso galo fez questão de compartilhar com os fãs a boa notícia de que está liberado pelos médicos para treinar.
- Galera, graças a Deus posso dizer que estou de volta aos treinos com toda a força e vontade. Estou muito feliz e doido para lutar. Obrigado ao carinho de todos. Minha recuperação foi bem mais rápida por causa do apoio e da compreensão de vocês - postou o atleta, que lutaria neste sábado no Canadá.
Ainda pelo microblog, Barão enviou mensagem para Dana White, presidente da organização, e fez um pedido: lutar no Brasil.
- Você pode programar a minha nova luta agora. Eu estou 100%. E poderia ser no Brasil... - escreveu.
  •  
Renan Barão posta pedido a Dana White no Twitter (Foto: Reprodução)Renan Barão posta pedido a Dana White no Twitter (Foto: Reprodução)
O período de recuperação de Barão foi de, aproximadamente, um mês e realizado em Natal, fazendo sessões diárias de fisioterapia.
- Minha contusão não foi tão grave. Tive que ficar fora da luta porque precisaria ficar alguns dias sem treinar e não chegaria totalmente preparado para a luta. Dessa forma, não poderia aceitar colocar o cinturão interino em jogo sem estar 100% - explicou Renan Barão.
Questionado sobre contra quem gostaria de lutar, Renan Barão disse estar à disposição do UFC, mas revelou que gostaria de, realmente, pegar Eddie Wineland, contra quem lutaria caso não tivesse se lesionado.
- Vinha me preparando para lutar contra ele. É um adversário que o público estava esperando para me ver enfrentar - afirmou.

Após vitória no UFC, Erick Silva revela: 'Busquei forças no meu filho'

Capixaba conta que principal motivação para vencer Jason High veio antes da luta, quando foi ao Espírito Santo para o aniversário de Kalléu Silva

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
1 comentário
Erick Silva e o filho, Kalléu Silva (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Papai Erick Silva e o filho, Kalléu Silva
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Mantendo o 'ritmo frenético' em suas vitórias, o capixaba Erick Silva derrotou mais um adversário de forma rápida e arrasadora, em sua quinta luta no UFC. Com apenas 1m12s de luta, o brasileiro conquistou o trinufo sobre o norte-americano Jason High, na final do TUF Brasil 2, em Fortaleza (CE) e ampliou para 15 o número de oponentes vencidos no MMA.
Treinando na academia X-GYM, no Rio de Janeiro, Erick Silva sentiu muita falta da família durante toda a preparação para o combate e nos últimos dias antes da luta, deu uma 'fugidinha' para o Espírito Santo, para participar da festa de aniversário do filho, Kalléu Silva, que completou três anos. O capixaba revelou que ter ficado perto de todos os familiares e principalmente do filho pequeno foi uma motivação extra para entrar focado no octógono e conseguir obrigar o adversário a desistir do duelo de forma rápida.
- Na última semana antes do evento, eu fui ao Espírito Santo para o aniversário do meu filho Kalléu Silva, que fez três aninhos. Foi demais, porque tinha mais de 20 dias que eu não o via e poder vê-lo sorrindo me alegrou e me deu muito mais forças para essa luta, foi um fôlego a mais. A dificuldade maior foi que mesmo feliz por ver a alegria dele, sofri muito durante a festinha, por causa da dieta e perda de peso. Tive que me segurar e fugir de doces, bolo, salgadinhos e torta, para não cair em tentação e atrapalhar todo o trabalho.
Erick Silva tem 28 anos e é nascido em Vila Velha, no Espírito Santo. Com a vitória sobre High, o capixaba acumula três vitórias e duas derrotas no UFC. No evento nordestino, o lutador foi agraciado com o prêmio 'Finalização da Noite'. O bônus pago foi de US$ 50 mil (cerca de R$ 107 mil). Essa foi a quarta finalização mais rápida da história do UFC, com apenas 1m11s de luta.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Carina Damm encara Jessica Suellen no MMA Fight Show 2, no RJ

Lutadora capixaba iria enfrentar Nayara Rodrigues, mas lesão da adversária fez organização mudar oponente da irmã de Rodrigo Damm

Por Richard Pinheiro Vitória, ES
1 comentário
Depois de ser derrotada pela norte-americana Jessica Eye, no NAAFS 9, que aconteceu no dia 1º de junho, a capixaba Carina Damm irá enfrentar mais um desafio, agora no MMA nacional. Neste sábado, a lutadora do Espírito Santo vai encarar a paranaense Jessica Suellen, no evento MMA Fight Show 2, que rola em Teresópolis, no Rio de Janeiro. A luta acontece em peso combinado de 58 kg.
Carina Damm (de biquini) enfrenta Jessica Suellen no MMA Fight Show 2 (Foto: Divulgação/MMA Fight Show 2)Carina Damm (de biquíni) enfrenta Jessica Suellen no MMA Fight Show 2, em Teresópolis, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MMA Fight Show 2)
A adversária original de Carina Damm seria Nayara Rodrigues, mas uma lesão impediu que a lutadora carioca pudesse participar do card e com isso abriu vaga para Jessica Suellen (0-1 no MMA). A irmã do peso-pena do UFC, Rodrigo Damm, se mostra bem focada para lutar no evento brasileiro, mesmo sem saber muitos detalhes da nova adversária.
- Não sei muito sobre ela, só sei que se chama Jessica e que ela é de Curitiba, mais nada. Na hora da pesagem foi tenso, ficamos de rosto colado, foi tensão pura. Batemos o peso e nos encaramos.
O MMA Fight Show 2 está marcado para começar às 20h, no Ginásio Municipal Pedro Jahara, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O combate entre a capixaba Carina Damm e a paranaense Jessica Suellen é o co-main-event da noite de lutas.
Confira o card oficial do evento
MMA Fight Show 2
15 de junho de 2013, em Teresópolis (RJ)
CARD PRINCIPAL
Fernando Bruno (Nova União) x Charlie Escorpio (Kirra Rolls – Peru)
Carina Damm (ATT/Damm Fight) x Jessica Suellen (Pinheiros Fight Team)
Felipe Arinelli “Mongo” (Nova União) x Mauro Malony (The Hunters Gym)
Carlos Augusto (Nova União) x Sandro China (Careca Team)
Guilherme Cadena (Team Nogueira) x Elton Costa (Nova União)
CARD PRELIMINAR
Sidney da Silva “Cidão” (Atrito Fight Kickboxing) x Ivan Paiva (Hidrocenter MMA Team)
Hercílio Carreiro (Viper Fight Clube) x Geovan Costa (Hidrocenter MMA Team)
Michel Oliveira (Globe Fight) x Bruno Ruiz (Flávio Serafim Jiu Jitsu)
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Aos 46 anos, Renzo Gracie diz que deve lutar ainda este ano no UFC

Veterano não atua há três anos, quando foi nocauteado por Matt Hughes, no UFC 112, em Abu Dhabi, e ainda tem contrato com o Ultimate

Por SporTV.com Rio de Janeiro
3 comentários
Aos 46 anos e com uma luta em seu contrato com o UFC para ser feita, Renzo Gracie ainda sonha em se despedir do octógono. Mesmo sem entrar em ação há três anos, em sua única aparição no Ultimate, quando foi nocauteado no fim do terceiro round por Matt Hughes, o brasileiro garante estar empolgado e declarou, durante o Sensei DeBatendo, que deve fazer o combate ainda este ano, mas não tem preferência por adversário para sua - provável - última luta.
- Voltei a treinar agora e estou empolgado. Louco para me pegar com alguém lá de novo. Acredito que este ano aconteça. Fica feio escolher com quem lutar. Não quero saber quem é o santo, quero é rezar. Eles que me apresentem o santo, e eu acendo a vela - afirmou.
Em seu último combate, no dia 10 de abril de 2010, Renzo lutou entre os meio-médios contra Hughes. Agora, ele pretende baixar para os leves. Com um cartel de 13 vitórias, sete derrotas, um empate e um no-contest (luta sem resultado), ele se orgulha de já ter vencido cinco ex-campeões do UFC (Pat Miletich, Carlos Newton, Frank Shamrock, Maurice Smith e Oleg Taktarov) durante a carreira.
Além do UFC, Renzo Gracie teve passagens por eventos como o Pride e o Rings, lutando no Japão durante a maior parte da carreira.
renzo gracie (Foto: Getty Images)Renzo Gracie pretende lutar no UFC novamente em 2013 (Foto: Getty Images)

Anderson Silva entre os pesados? Preparador físico diz que é possível

Rogério Camões garante que, se missão for dada, consegue botar campeão peso-médio em condições. Spider desconversa: 'Quero tantas coisas...'

Por Rio de Janeiro
95 comentários
O excêntrico campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva, adora brincar que quer lutar em outros esportes e outras categorias, exceto quando mencionam disputas de cinturões com Jon Jones ou Georges St-Pierre. O Spider já disse que gostaria de lutar taekwondo nas Olimpíadas, que queria enfrentar Roy Jones Jr. no boxe e disputar o Mundial de jiu-jìtsu. Entre esses sonhos divididos com a imprensa, estaria uma ideia de subir aos pesos-pesados e fazer lutas nessa categoria. Segundo Rogério Camões, preparador físico do campeão, a mudança é possível.
Rodrigo Minotauro e Anderson Silva comemoração UFC luta  (Foto:  Inovafoto/ Divulgação/ UFC)Rodrigo Minotauro e Anderson Silva na mesma categoria? Preparador físico do Spider garante: é possível (Foto: Inovafoto/ Divulgação/ UFC)
O próprio Anderson, que já fez três lutas entre os pesos-meio-pesados (até 93kg) no UFC, admitiu que pesa entre 100kg e 105kg quando não está treinando, mas que precisaria estar treinado para aguentar as lutas contra os gigantes dos pesos-pesados. Camões acredita que, com um reforço muscular, deixaria o Spider ainda mais forte e apto ao desafio.
- É uma coisa a se pensar. Na categoria pesado, eles pesam naturalmente mais de 100kg, ficam com 115kg, e alguns baixam um pouquinho para bater os 120kg (o limite da divisão é de 120,2kg). Impossível, não é. Com a genética do Anderson, você poderia colocá-lo com 106kg, 107kg, mas seria um trabalho a longo prazo. Se me for dada essa missão, eu consigo - disse Camões.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Não espere, porém, ver Anderson Silva desafiando Cain Velásquez tão cedo. O brasileiro tem compromisso com Chris Weidman no UFC 162, em 6 de julho, quando defende o cinturão dos pesos-médios (até 84kg). Além disso, o lutador diz que seus treinadores o manterão em seu lugar.
- Eu quero fazer um monte de coisa. Eu falo para o mestre Pedro Rizzo, "Mestre, eu acho que consigo fazer uma luta no peso-pesado", e ele diz, "Para com isso... Deixa o peso-pesado para o Minotauro..." - contou Anderson Silva.

Pesagem do UFC 161 tem vaias a Rashad, Nelson festejado e garotinho

Henderson também é aplaudido, e todos os lutadores batem o peso de forma tranquila. Amigos, Pat Barry e Shawn Jordan não seguram o riso na encarada

Por Winnipeg, Canadá
60 comentários
O público canadense mostrou ter escolhido um lado na luta principal do UFC 161, que será realizado em Winnipeg, Canadá, na noite de sábado. Na pesagem desta sexta-feira. Rashad Evans foi bastante vaiado, ao passo que Dan Henderson recebeu muitos aplausos. O curioso é que ambos são americanos. No geral, o evento transcorreu de forma tranquila, com todos os 22 lutadores batendo o peso sem precisar sequer de toalha, assim como já havia contecido no TUF Brasil 2 Finale, em Fortaleza, e sem nenhuma encarada quente.
Pesagem UFC 161 - Rashad Evans x Dan Henderson (Foto: Reprodução)Pesagem UFC 161 - Rashad Evans x Dan Henderson (Foto: Reprodução)
+ Veja os vídeos da pesagem do UFC 161
Além de Henderson, outro que foi bem festejado pelo público foi Roy Nelson. O "Gordinho do UFC" vai encarar Stipe Miocic. E foi na pesagem deles que subiu ao palco um garotinho que roubou a cena por alguns instantes. O apresentador Joe Rogan deu a ele o microfone para anunciar os pesos dos dois atletas. Ele seguiu lá em cima até o fim e cumprimentou Hendo.
Pesagem UFC 161 - Shawn Jordan (Foto: Reprodução)Pat Barry (E) e Shawn Jordan não seguram o riso
na hora da encarada (Foto: Reprodução)
O momento mais divertido ficou por conta de Pat Barry e Shawn Jordan. Amigos há bastante tempo, eles não conseguiram segurar o riso na hora da encarada. Ryan Jimmo, que enfrenta Igor Pokrajac, também divertiu a plateia ao fazer sua clássica dancinha do robô antes de subir na balança.
O canal Combate também exibe o evento ao vivo no sábado desde as 19h30m (de Brasília), com a exibição do programa Countdown. As lutas começam às 20h. O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real a partir de 19h30m e transmite ao vivo o primeiro duelo da noite, entre Yves Jabouin e Dustin Pague, pela categoria dos galos.
Pesagem UFC 161 - Roy Nelson (Foto: Reprodução)Garotinho (à esquerda) anuncia o peso de Roy Nelson (Foto: Reprodução)
UFC 161
15 de junho de 2013, em Winnipeg (CAN)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Rashad Evans (93,4kg) x Dan Henderson (92,5kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Roy Nelson (117,9kg) x Stipe Miocic (110,2kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Ryan Jimmo (93,4kg) x Igor Pokrajac (93,4kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Alexis Davis (60,8kg) x Rosi Sexton (61,5kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Pat Barry (111,1kg) x Shawn Jordan (112,5kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Jake Shields (77,6kg)x Tyron Woodley (77,6kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Sam Stout (70,8kg) x James Krause (70,5kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Sean Pierson (77,3kg) x Kenny Robertson (77,3kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Roland Delorme (61,7kg) x Edwin Figueroa (61,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Mitch Clarke (70,5kg) x John Maguire (70,3kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Yves Jabouin (61,7kg) x Dustin Pague (61,5kg)
Observação: em lutas que não valem cinturão, há uma tolerância de uma libra (455g) acima do valor exato da categoria.

Minotouro lamenta lesão, mas espera voltar aos treinamentos em um mês

Luta do meio-pesado contra Shogun, programada para o UFC 161, foi cancelada devido a problema nas costas do lutador do Team Nogueira

Por Raphael Marinho Rio de Janeiro
2 comentários
Uma hérnia de disco impediu uma das revanches mais esperadas da história do MMA. A lesão tirou Rogério Minotouro do card do UFC 161, quando enfrentaria Maurício Shogun, em reedição de um dos combates que marcaram o Pride. O atleta da Team Nogueira afirmou que já está em fase final de recuperação e lamentou a contusão que não permitiu que atuasse "na melhor forma da carreira".
- Eu vinha treinando bem, fazendo um camp que vinha forte. Acho que estava na melhor forma física da minha carreira e, há duas semanas, senti uma dor nas costas. Fiz exames, treinei no sábado, caí no chão e não conseguia mais nem andar direito. Fui no médico e descobri uma hérnia comprometendo o nervo ciático. Não conseguia andar. Esperamos para ver se revertia, falamos com o UFC, mas não teve jeito - explicou Minotouro.
UFC 156 RAshad Evans e Rogerio Minotouro (Foto: Agência Getty Images)Minotouro venceu Rashad Evans em seu último compromisso (Foto: Agência Getty Images)
Sem esconder a ansiedade para voltar ao octógono, o meio-pesado planeja voltar a lutar em setembro, para ter tempo de se preparar. Atualmente, Rogério faz trabalho de fortalecimento na região lesionada e já consegue andar normalmente. A expectativa é de estar liberado para os treinos em 30 dias.
- Acredito que eu volte a treinar em um mês. Estou louco para lutar. Para a gente, que gosta de competir, ficar sem lutar é muito ruim - concluiu,
Com a lesão de Minotouro, Chael Sonnen foi escalado para enfrentar Maurício Shogun, mas um problema com o visto não permitiu que o combate acontecesse neste sábado. Com isso, o Ultimate remarcou o duelo para o dia 17 de agosto, em Boston, nos Estados Unidos.

St-Pierre e Johny Hendricks devem
se enfrentar em novembro, nos EUA

De acordo com Dana White, os dois provavelmente irão duelar em Las Vegas

Por Rio de Janeiro
66 comentários
O canadense Georges St-Pierre e o americano Johny Hendricks devem se enfrentar em novembro, em Las Vegas, possivelmente no UFC 167. O presidente da organização, Dana White, foi quem revelou a informação durante um bate-papo com a imprensa nessa quinta-feira. Ainda não foi definida uma data exata para o evento, e a numeração pode mudar de acordo com a programação do Ultimate. Se as palavras de Dana se concretizarem, será o retorno de GSP aos EUA depois de quatro lutas no Canadá, três em Montreal (Josh Koscheck, Carlos Condit e Nick Diaz) e uma em Toronto (Jake Shields).
Georges St-Pierre x Johny Hendricks (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Georges St-Pierre x Johny Hendricks deve ocorrer no UFC 167 (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
O canadense St-Pierre, de 32 anos, é o campeão meio-médio (até 77kg) do UFC desde abril de 2008. Ele vem de oito defesas de cinturão e tem um cartel de 24 vitórias e duas derrotas. O americano Hendricks, por sua vez, tem 29 anos e um cartel de 15 triunfos e apenas um revés, que foi para Rick Story, em dezembro de 2010. Desde então, ele venceu seis adversários de forma consecutiva e se credenciou para disputar o cinturão.

Pupilos de Belfort e Anderson Silva
se enfrentam por cinturão nacional

Gilbert Durinho e Paulo Bananada disputam o título dos leves do evento brasileiro Coliseu Extreme Fight no dia 18 de agosto, na capital de Alagoas

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Se a esperada revanche entre Anderson Silva e Vitor Belfort ainda é apenas uma possibilidade, um duelo entre seus pupilos foi fechado oficialmente e promete movimentar o MMA nacional. Gilbert Durinho, que há alguns anos treina junto de Vitor, vai enfrentar Paulo Bananada, que é companheiro do Spider na XGym. A luta está marcada para o evento Coliseu Extreme Fight, no dia 18 de agosto, em Maceió, e vai valer o cinturão peso-leve (até 70kg) da organização.
gilbert durinho alex gazé MMA Champions League (Foto: Ivan Raupp)Gilbert Durinho com o treinador Alex Gazé (à direita) e o cinturão do MSA (Foto: Ivan Raupp)
Durinho, que está no Brasil, contou ao Combate.com que viaja neste sábado para a Flórida, nos EUA, onde fará sua preparação na Blackzilians, ao lado de Belfort, Cezar Mutante, entre outros.
Aos 26 anos, Durinho vem do jiu-jítsu e tem um cartel no MMA de cinco vitórias em cinco combates. Ele venceu quatro vezes por finalização e uma por nocaute técnico. A mais recente foi sobre Rodolfo Coronel, em março deste ano, no Mixed Submission and Strike Arts 3, que foi o card preliminar da primeira edição do MMA Chammpions League.
Bem mais experiente, Bananada, de 28 anos, acumula 18 triunfos, sendo nove por finalização, e oito derrotas na carreira. Ele vinha de 12 vitórias consecutivas até perder na última luta para Ben Santiago, por nocaute técnico, em setembro do ano passado, no Destiny MMA.
ufc equipe anderson silva (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)Bananada (primeiro de branco da E para a D) no time do Spider para o UFC 148 (Foto: Amanda Kestelman)

Pettis machuca o joelho, e Zumbi Coreano enfrenta José Aldo no Rio

Americano sofre lesão no menisco durante treino no Brasil e dá lugar a
Chan Sung Jung, que está sem lutar há mais de um ano, no UFC Rio 4

Por Rio de Janeiro
270 comentários
O card do UFC Rio 4 (ou UFC 163) não demorou a ter sua primeira baixa. O americano Anthony Pettis sofreu uma lesão no joelho e não será mais o adversário do brasileiro José Aldo na luta principal. O sul-coreano Chan Sung Jung, mais conhecido como "Zumbi Coreano", ganhou a oportunidade de disputar o cinturão peso-pena (até 66kg) da organização. A informação foi revelada pelo presidente Dana White por meio do Twitter na tarde desta sexta-feira.
- Lesões fazem parte do esporte. Foi um pequeno rompimento no meu menisco. Eu estava muito pronto para essa luta. Isso não vai me parar. Logo estarei de volta - postou Pettis na mesma rede social após a informação divulgada por Dana White.
montagem UFC José Aldo x Chan Sung Jung (Foto: Editoria de Arte)José Aldo x Chan Sung Jung é a nova luta principal do UFC Rio 4 (Foto: Editoria de Arte)
Originalmente um peso-leve (até 70kg), Pettis havia descido de categoria para enfrentar José Aldo. Ele, inclusive, esteve no Rio de Janeiro duas vezes recentemente. A primeira foi para treinar com Diego Moraes, técnico de jiu-jítsu, e a segunda, esta semana, para promover o evento. E foi logo depois de uma sessão de entrevistas na terça-feira que houve a lesão, em um treino leve antes de voltar aos EUA, conforme Diego explicou ao Combate.com:
- A gente estava fazendo um treino "light" antes de ir para o aeroporto na terça. Como a academia é do lado do aeroporto, ele queria dar uma suada, e fizemos um rolinha bem solto. Ele fez uma posição que faz direto, mas forçou um pouco o joelho. Ele sentiu, mas na hora, de sangue quente, falou que nem foi nada. Continuamos treinando, comemos e fomos para o aeroporto. Ontem (quinta) à noite ele me mandou uma mensagem falando que tinha sido sério e que estava fora da luta. Foi uma posição boba, em um treino de bate-bola, nem foi treino duro nem nada. Foi uma fatalidade mesmo. O joelho já devia estar desgastado.
Foi uma posição boba, em um treino de bate-bola, nem foi treino duro nem nada. Foi uma
fatalidade mesmo. O joelho já devia estar desgastado"
Diego Moraes, treinador de Pettis
José Aldo lamentou a lesão de Pettis e desebou boa recuperação ao americano:
- Recebi a notícia do Dedé (Pederneiras, seu treinador e empresário) falando da lesão do Pettis. Fico triste porque era uma luta que eu queria bastante. Toda a expectativa que foi criada... Fizemos a promoção dela esta semana. Os fãs iriam gostar muito, mas faz parte do nosso trabalho. Infelizmente, lesões acontecem. Desejo o melhor a ele, e que tenha uma boa recuperação - disse, também ao Combate.com.
O Zumbi Coreano tinha luta marcada contra o americano Ricardo Lamas no UFC 162, dia 6 de julho, em Las Vegas. Ele tem 26 anos e um cartel de 13 vitórias e três derrotas, mas vem de três triunfos consecutivos - sobre Leonard Garcia, Mark Hominick e Dustin Poirier, este último em maio de 2012. Jung se recuperou recentemente de uma lesão, por isso está fora há mais de um ano. A escolhe teve o suporte do detentor do cinturão:
- Acho muito justa a escolha do sul-coreano. Ele estava merecendo a chance já há muito tempo na categoria, mas acabou se lesionando. Era natural que fosse ele. Não muda muita coisa no meu camp. Na verdade, precisamos dar uma estudada ainda, mas falando assim por alto, acho que o Zumbi é um jogo mais tranquilo. Mas, claro, muito perigoso. O Pettis é mais inovador, joga golpes diferentes. Agora é continuar o treinamento firme e forte. Mas tenham certeza de que não muda nada. A torcida já está totalmente organizada, e vamos com tudo para dar show e manter o cinturão dia três de agosto.
Anthony Pettis MMA UFC (Foto: Ivan Raupp)Anthony Pettis sofreu lesão após conceder entrevistas no Rio na terça-feira (Foto: Ivan Raupp)
Com a mesma idade do Zumbi, José Aldo tem 22 vitórias e apenas um revés na carreira, para Luciano Azevedo no Jungle Fight 5, em agosto de 2005. Desde então, foram 15 triunfos consecutivos, sendo que os últimos quatros foram defesas do cinturão dos penas do Ultimate.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Demian Maia x Josh Koscheck
Cezar Mutante x Clint Hester
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Thales Leites x Tom Watson
Rani Yahia x Josh Clopton
Iliarde Santos x Ian McCall
Ednaldo Lula x Robert Drysdale
John Lineker x Phil Harris
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Pezão visita o São João de Campina Grande e aprende a dançar forró

Lutador está na cidade para aproveitar o Maior São João do Mundo. Sob a orientação de uma professora, ele arriscou passos de xote, xaxado e baião

Por GLOBOESPORTE.COM Campina Grande
11 comentários
Antônio Pezão teve aulas de forró nesta sexta-feira, no Sítio São João, em Campina Grande. O atleta vai passar o mês de junho na cidade para aproveitar as festividades do Maior São João do Mundo. Acompanhado por uma professora, Pezão mostrou que também tem habilidades para arrastar o pé no forró. A aula aconteceu durante a gravação do JPB Especial de São João.
Inicialmente, Pezão negou que pudesse dançar bem e chegou a dizer que era melhor lutador do que dançarino. Ele aproveitou também para falar da relação que tem com a Paraíba e com o São João de Campina Grande.
Como dançarino de forró, sou um ótimo lutador"
Antônio Pezão, lutador de MMA
- Eu tenho uma relação muito forte com a Paraíba. Sempre que posso, estou aqui, principalmente no mês de junho, que tem essa festa maravilhosa. Mas como dançarino de forró, sou um ótimo lutador - disse Pezão aos risos.
Ao som de um trio de forró, a professora ensinou ao lutador a diferença entre xote, xaxado e baião. Pezão teve dificuldades de pegar os passos no início, mas depois conseguiu acompanhar a professora. Ele não perdeu o compasso nem mesmo no xaxado, ritmo mais rápido que os outros e típico dos cangaceiros. O bom desempenho dele arrancou elogios.
No entanto, Pezão surpreendeu mesmo quando dançou xote junto com a professora. O lutador arriscou até passos mais trabalhados do que o simples "dois para lá, dois para cá" e foi aprovado pelas pessoas que assistiam à gravação do programa.
Pezão, Paraíba, Forró  (Foto: Patrícia Rocha / TV Cabo Branco)Pezão chega acompanhado da família para gravação do programa (Foto: Patrícia Rocha / TV Cabo Branco)

Com liberação de 12, Grêmio espera reduzir folha salarial a R$ 6 milhões

Economia alivia finanças, mas não permite que clube faça grandes contratações

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
97 comentários
Andre Santos treino Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Andre Santos foi devolvido ao Arsenal
(Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
A folha salarial foi tema de polêmica no Grêmio. A delicada situação financeira, cujo primeiro trimestre acusou déficit de R$ 28 milhões, gerou debate interno sobre o gasto com o futebol. A atual administração alegava ser necessário investir para a conquista da Libertadores. A oposição, alertava ao risco de inviabilizar o clube. O certo é que, após a eliminação no torneio sul-americano, o presidente Fábio Koff começou o processo de enxugamento. Com a liberação de 12 atletas, além da venda de Fernando, o dirigente espera voltar a ter tranquilidade. Mesmo que os salários sejam de R$ 6 milhões.
O debate interno teve como ‘detonador’ o gasto para permitir a entrada dos sócios – que não pagam ingresso – na Arena. Definido em R$ 43 milhões, virou alvo de renegociação entre clube e OAS, a construtora do novo estádio. As tratativas foram concluídas na semana passada e serão votadas na segunda-feira no Conselho Deliberativo. O que, aliado ao enxugamento do grupo, alivia Koff:
Jogador Destino
André Lima Vendido ao Beijing Guoan
André Santos Devolvivo ao Arsenal
Bertoglio Devolvido ao Dinamo
Douglas Grolli Emprstado ao São Caetano
Fernando Vendido ao Shakhtar Donetsk
Léo Gago Emprestado ao Palmeiras
Leandro Emprestado ao Palmeiras
Marcelo Moreno Emprestado ao Flamengo
Tony Emprestado ao Criciúma
Vilson Vendido ao Palmeiras
Wangler Emprestado ao Caxias
Willian José Repassado ao Santos
- Se criou uma expectativa maior do que o Grêmio poderia dar. Não temos este time caro que se fala. Talvez, dos grandes, tenhamos a menor folha de pagamento. Conseguimos equalizar tudo e temos gastos compatíveis com a receita do clube. Estou esperando fechar a nova folha com R$ 6 milhões.
A sinceridade do presidente já havia revelado, em abril, que os salários eram de R$ 7 milhões. Foi a maneira encontrada por ele de acabar com os boatos que apontavam gastos superiores a R$ 10 milhões. O valor, aliás, é relativo na opinião do mandatário. Ele usou o sucesso da década de 1990 como exemplo:
- O Grêmio, na época, não era o time mais caro. Mas era o mais coletivo. Não estou preocupado com quanto ganha cada jogador ou quanto gastamos. Mas sim com que o time adquira espírito de solidariedade, entrega, superação e união. Quando tivermos desta forma, ninguém vai se preocupar com folha de pagamento.
O que contribuiu para a diminuição dos gastos foi a mudança de filosofia. As chegadas são modestas. Cristian Riveros, Maxi Rodríguez, Wendell, Gabriel e Moisés... nenhum possui alto vencimento. E tampouco custaram muito. Até porque...
- Hoje, o Grêmio não tem condições de comprar jogadores caros. Só poderemos trazer reforços com a ajuda de investidores. Os grandes investimentos já foram feitos – explicou o assessor de futebol Marcos Chitolina.
Será assim que o Tricolor voltará das férias, dia 21 de junho, e se preparará para a retomada do Brasileirão. O primeiro jogo é dia 7 de julho contra o Atlético-PR.

Cariocas têm três das quatro piores médias de público do Brasileiro

Fluminense, Botafogo e Vasco têm no Z-4 desse ranking a companhia da Portuguesa, que tomou a lanterna dos tricolores após jogo de quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro
489 comentários
A perda do Engenhão e a ausência do Maracanã não vêm fazendo bem aos clubes cariocas no que diz respeito ao apoio da torcida nos estádios. Fluminense, Botafogo e Vasco acompanham a Portuguesa no Z-4 do ranking de médias de público do Brasileirão após a quinta rodada - e a pausa para a Copa das Confederações. Os cinco piores públicos da competição envolvem algum carioca, sendo apenas um deles como visitante - Portuguesa 2 x 1 Fluminense, que teve o menor número (1.182 pagantes).
Curiosamente, foi o jogo de quarta-feira que tirou da lanterna da lista o Fluminense, campeão nacional em 2012 e quarto colocado na edição atual. A sua média de 1.867 pagantes - em três jogos como mandante, todos no Moacyrzão - supera apenas a da Lusa, que tem 1.709. O Botafogo é o 18º colocado (1.936), e o Vasco, o 17º (4.151). O Flamengo está fora do Z-4, mas nem tão acima: em 13º lugar (6.983).
Clique aqui e confira infográfico com o ranking das médias de público
infográfico ranking com as médias de público (Foto: Infoesporte)
Depois da vitória sobre o Goiás, no domingo, o lateral tricolor Carlinhos fez uma referência à arquibancada vazia enquanto destacava o desempenho do time:
- Temos feito a nossa parte mesmo com problemas. Os poucos que foram ao Moacyrzão na partida contra o Goiás viram que o Fluminense está mais uma vez na briga.
O Botafogo, campeão carioca e terceiro colocado no Brasileiro, tem passado por situação semelhante à do Fluminense. Ficou sem sua casa depois que o Engenhão foi interditado por apresentar problemas na cobertura e vem mandando os jogos no Raulino de Oliveira, o que fez com que a média de suas duas partidas como mandante ficasse em 1.936 pagantes. Para o zagueiro Bolivar, o fato de não poder atuar no estádio ao qual os jogadores e a torcida estão acostumados é o principal motivo para o baixo número:
Os times cariocas têm atuado em Raulino de Oliveira e Moacyrzão, estádios com capacidade inferior à do Engenhão, mas também vão mal em taxa de ocupação
- A gente ouve falar de torcedores que o deslocamento até Volta Redonda é muito complicado. Jogos às 22h são praticamente inviáveis para a maioria. Com certeza, até pelo bom momento do time, temos tido poucos torcedores no estádio por não termos nossa casa, o Engenhão - disse o defensor.
O caso do Vasco é um pouco diferente. Dono de seu próprio estádio, o clube cedeu São Januário para receber seleções durante a Copa das Confederações. Se na primeira rodada, jogando na sua casa, o Cruz-Maltino teve 8.229 pagantes, na quarta, atuando em Volta Redonda, foram 2.623.
A capacidade reduzida de Raulino de Oliveira e Moacyrzão não é a única justificativa para as médias baixas. Afinal, no ranking de taxas de ocupação de estádios, a colocação dos cariocas também é ruim. O Botafogo é o penúltimo colocado, o Fluminense está em 17º lugar, e o Vasco, em 16º. O Flamengo é o décimo colocado. A lanterna, mais uma vez, está com a Portuguesa. O Campeonato Carioca teve média de 2.396 pagantes (Botafogo com 6.975, Vasco com 6.289, Flamengo com 6.133, e Fluminense com 4.631).
Top 5 públicos (Foto: Globoesporte.com)
Flamengo joga em outros estados e aumenta média
O Flamengo achou outra forma de enfrentar a falta de estádio no Rio. Realizou seus dois jogos como mandante no Municipal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e no Orlando Scarpelli, em Santa Catarina. Conseguiu média superior à dos rivais, mas não fugiu de aspectos negativos. O goleiro Felipe já declarou que a falta de uma casa e o acúmulo de viagens são pontos que pesam contra a decisão. E o time saiu derrotado nas duas partidas.
O botafoguense Bolívar não veria problema em seguir o rumo do Flamengo e mandar jogos fora do Rio de Janeiro. O maior problema seria a ausência da torcida da capital, que, de acordo com ele, faz falta:
Rafael Marques botafogo gol santos Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (Foto: Fernando Soutello / Agência Estado)Campeão carioca, Bota jogou para 1.186 pagantes
contra Santos (Foto: Fernando Soutello/Ag. Estado)
- É uma ideia, mas quem define isso é a diretoria. Em Aracaju (SE), por exemplo, o carinho que encontramos do torcedor botafoguense foi muito bacana. Em Brasília também. Para nós (atletas), não seria problema. O único complicador é privar o torcedor carioca, que faz falta, de poder nos assistir jogar. Nossa expectativa é que, após a Copa das Confederações, tenhamos alguma definição sobre onde jogaremos durante o restante da temporada. Quem sabe não ocorre a liberação do Maracanã. Sem dúvidas seria o melhor para nós.
Agora, resta aos clubes esperar o fim da Copa das Confederações, no dia 30 de junho, para terem novidades. Se o Vasco retornará para São Januário, Botafogo, Fluminense e Flamengo ainda não sabem onde vão jogar. A principal expectativa dos três é que o Maracanã reabra, já que o Engenhão não deverá ser liberado tão cedo - o prazo para entrega do estádio é de 18 meses.
O Corinthians, que teve a maior média de público nos últimos três campeonatos, largou bem em busca do tetra. Tem média de 28.176 e está presente - como mandante ou visitante - em quatros dos cinco maiores públicos da competição. Curiosamente, um carioca é responsável pelo segundo colocado na lista. O Santos tem 24.669 torcedores por partida, muito em função da primeira rodada do Brasileiro, em que enfrentou o Flamengo como mandante no Mané Garrincha para 63.501 pagantes, maioria de rubro-negros. A média do Brasileirão é de 10.813 pagantes
* Texto de Diogo Santarém, estagiário, sob supervisão de Bernardo Ferreira.

Deco leva gancho de 30 dias, mas está livre para atuar pelo Fluminense

Flagrado em exame antidoping durante o Campeonato Carioca, meia estava suspenso preventivamente desde 8 de maio e já cumpriu a punição

Por Rafael Cavalieri* Rio de Janeiro
326 comentários
Deco está livre. Desde abril o camisa 20 do Fluminense convivia com as incertezas por ter sido flagrado no antidoping por uso de substâncias indevidas. O exame de urina realizado no dia 30 de março, depois de o Tricolor encarar o Boavista, pelo Campeonato Carioca, apontou a presença de Hidroclorotiazida, um diurético que combate a hipertensão arterial, e Carboxi-Tamoxifeno (metabólico do tamoxifeno), encontrada em medicamentos contra câncer de mama. Mas nesta sexta-feira veio o alívio. Julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), em sessão que durou quase quatro horas, por unanimidade (cinco votos) ele pegou 30 dias de gancho, já cumpridos (estava sob suspensão preventiva desde 8 de maio).
Após o julgamento, Deco não se mostrou plenamente satisfeito.
- De maneira alguma vou discordar de uma comissão tão qualificada e esclarecida como essa. Mas isso não significa que tenha concordado. Ao meu ver, foi injusto. Poderia ter tido a absolvição. A gente fica com a ideia de que hoje no Brasil as coisas funcionam e que nada representa risco, mas a gente descobre desta maneira que pode estar sujeito a uma situação dessas. Queria a absolvição porque sei da minha inocência. Mas o mais importante agora é que posso voltar  a jogar bola - disse o meia.
Deco ao lado do advogado julgamento Marcos Motta  (Foto: Rafael Cavalieri)Deco ao lado do advogado Marcos Motta no julgamento (Foto: Rafael Cavalieri)
O jogador, de 35 anos, lamentou ainda ter ficado fora em momentos cruciais para o Fluminense na Taça Libertadores.
- Como disse no julgamento, o resultado não apaga o que aconteceu. Agora é terminar a minha carreira com dignidade em um clube que sempre me apoiou esteve ao meu lado. Infelizmente, como disse, não pude ajudar o Fluminense a buscar o título da Libertadores, que era o grande sonho do clube e meu também. Isso foi tirado, mas a história não acabou. O tempo hoje é suficiente para colocar tudo no lugar - finalizou.
De maneira alguma vou discordar de uma comissão tão qualificada e esclarecida como essa. Mas isso não significa que tenha concordado. Ao meu ver, foi injusto. Poderia ter tido a absolvição"
Deco
O diretor executivo de futebol do Fluminense, Rodrigo Caetano, comemorou a decisão.
- A gente sempre esteve confiante, e o resultado retrata isso. Agora tenho certeza de que ele vai poder voltar a atuar conosco e está confirmado na viagem para Orlando - disse Caetano, referindo-se à intertemporada que o Tricolor vai fazer nos Estados Unidos (o grupo embarca neste sábado).
Quatro horas no tribunal
O julgamento foi longo e arrastado. Após as considerações iniciais, Deco sentou no banco dos réus para responder a uma série de perguntas feitas pelos auditores e pelos seus próprios advogados. Após as respostas, o presidente da mesa, Eduardo Abreu Biondi, repetia as declarações para o escrivão. Em uma das primeiras explanações, Eduardo citou a palavra medicamento. Ele foi interompido pela defesa e pelo próprio Deco para substituir por vitamina, que era o que ele utilizava desde 2010.
A todo instante, o apoiador, com a voz pausada e fala limpa, deixou claro que sua preocupação maior não era o tempo parado ou os jogos que perdeu desde que foi suspenso de maneira preventiva. O que mais o incomodava era a possibilidade de manchar a carreira que conta com passagens por grandes clubes e títulos internacionais.
O nome de Carlos Alberto também foi bastante citado pela defesa. As substâncias presentes no exame de Deco eram as mesmas que apareceram no exame do meia do Vasco, e que recentemente foi absolvido em julgamento no mesmo TJD-RJ. Em sua defesa, o atleta alegou que os remédios comprados em uma farmácia de manipulação foram contaminados. O mesmo caso do tricolor, que estudou processar a farmácia e foi chamado de mentiroso pelo advogado do estabelecimento, Nélio Andrade.
Os advogados de Deco argumentaram que enviaram para um laboratório da Universidade Federal Fluminense (UFF) uma amostra do mesmo lote das vitaminas que Deco tomava na época em que foi flagrado no antidoping. A análise apontou a presença das substâncias proibidas na vitamina.
A gente sempre esteve confiante, e o resultado retrata isso. Agora tenho certeza de que ele vai poder voltar a atuar conosco e está confirmado na viagem para Orlando (local da intertemporada do Fluminense nos EUA)"
Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol do Fluminense
Em seguida, o cardiologista e nutrólogo particular de Deco, Sérgio Puppin, fez uma explanação mostrando a importância de se receitar complementos vitamínicos para atletas de ponta. O médico admitiu que foi ele próprio quem recomendou a farmácia e disse que após este episódio rompeu a parceria. A segunda testemunha de defesa foi a biquímica Luciana Figueiredo, que falou sobre riscos de contaminação e confirmou que as amostras analisadas pelo laboratório da UFF estavam contaminadas.
As considerações finais da Promotoria foram duras. Caroline Nogueira pediu em discurso breve para os auditores lembrarem de que os jogadores precisam ser exemplo para a sociedade. Já os advogados de defesa ressaltaram a carreira longa e vitoriosa de Deco e lembraram que uma condenação fatalmente encerraria esta trajetória com uma mancha e que os auditores precisavam levar isso e todos os pontos levantados em consideração.
Deco contratou uma equipe particular para defendê-lo no caso, de um escritório que não presta serviços ao Fluminense, o que chegou a causar mal-estar no clube. Entre os responsáveis está o advogado Marcelo Franklin, que ajudou o nadador Cesar Cielo a escapar da acusação de doping com apenas uma advertência em 2011.
Deco ganha cafuné da esposa no julgamento (Foto: Rafael Cavalieri)Deco ganha cafuné da esposa durante o julgamento (Foto: Rafael Cavalieri)
E o risco era grande. A punição poderia chegar a dois anos, o que encurtaria a carreira do jogador de 35 anos, que não descartou pendurar as chuteiras após o fim de seu contrato com o Fluminense, em dezembro. Apesar da possibilidade de gancho, Deco já havia sido relacionado na delegação tricolor que viaja no sábado para uma intertemporada em Orlando, nos Estados Unidos. Há a expectativa de que ele trabalhe com bola nesse período.
Muitas pausas, pedidos e até certa ironia
O julgamento foi repleto de curiosidades. Antes do início, um celular tocou o hino do Flamengo e gerou risadas. Com poucos minutos aconteceu a primeira parada. O auditor Antônio Correa pediu para ir ao banheiro e fez alguns presentes no plenário sorrirem. Ao perceber, ironizou e disse que a necessidade fora causada por uma vitamina fabricada em farmácia de manipulação.
A segunda pausa ocorreu em função de um problema técnico no computador do tribunal. Sorrindo, o presidente Eduardo Biondi aproveitou a presença do presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, para pedir um novo aparelho.
- Vou fazer aqui o pedido. Estamos precisando, presidente (risos) - brincou Eduardo, que ainda escutou o médico particular de Deco, Sérgio Puppin, também ironizar dizendo que faltava nutrientes ao computador.
Após sair do banco dos réus, Deco acompanhou o julgamento ao lado da esposa, Ana Paula, e do advogado Marcos Motta. A dupla conversava ao pé de ouvido o tempo todo. Quando não estava falando com o advogado, Deco se virava para a esposa. Eles chegaram a dar um beijo rápido. Já durante o intervalo mais longo, após o depoimento das testemunhas, Deco se manteve sentado e ganhou cafuné. O alívio e o sorriso, ausentes desde que entrou, vieram após a sentença final. Deco está livre.
* Colaborou Thiago Benevenutte, estagiário

Fred garante não sentir mais dores e se diz louco por gols contra o Japão

Após realizar exames em hospital de Brasília na última quarta, atacante afirma estar totalmente recuperado e pronto para ajudar Seleção na estreia

Por Marcelo Baltar e Richard Souza Brasília
13 comentários
Fred treino Seleção (Foto: Mowa Press)Fred treino Seleção (Foto: Mowa Press)
Fred é o homem-gol da Seleção. Foram quatro em cinco partidas sob o comando de Felipão. Se balançar as redes não vem sendo problema, a parte física preocupa. O jogador se apresentou no dia 30 de maio à seleção brasileira com uma fratura incompleta na costela, da qual ele garante estar totalmente recuperado. Porém, na noite da última quarta-feira, já em Brasília, ele foi a um hospital da cidade realizar exames. O atacante reclamava de dores no local.
Os exames, no entanto, nada constataram, e Fred treinou normalmente quinta e sexta-feira. Na véspera da estreia na Copa das Confederações, neste sábado, às 16h, contra o Japão, o artilheiro garante estar 100% pronto para o jogo.
- A coxa está tranquila. 100%. Show. Desde ontem eu estou tranquilo. O importante é isso. Estou 100% para entrar no jogo amanhã e ajudar a Seleção a buscar a vitória – disse o camisa 9 da Seleção.
Sem sentir dores, Fred afirma estar pronto para ajudar a Seleção na Copa das Confederações com muitos gols.
- Estou louco para fazer muitos gols nessa Copa das Confederações, já começando contra o Japão. Quero fazer gols em todos os jogos. Fazer o máximo de gols possíveis para ajudar a Seleção. O mais importante é a vitória, mas se vier com gols, é melhor ainda. Estou muito preparado para isso.
O Brasil estreia neste sábado, às 16h, contra o Japão, na Copa das Confederações. O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV transmite o jogo. O site acompanha todo o ambiente do estádio a partir das 13h.
fred brasil França amistoso arena do grêmio (Foto: Agência AFP)Fred é o artilheiro da nova era Felipão com quatro gols em cinco partidas (Foto: Agência AFP)

Em treino fechado no Engenhão, Balotelli sente dores e vira dúvida

Atacante sente desconforto na coxa direita no treino desta sexta-feira, no Engenhão, e não sabe se enfrenta o México, domingo, no Maracanã

Por Carlos Augusto Ferrari e Felippe Costa Rio de Janeiro
A Itália pode ficar sem seu principal jogador na estreia na Copa das Confederações. O atacante Mario Balotelli sentiu dores na coxa direita durante o treino desta sexta-feira, no campo anexo do Engenhão, e passou a ser dúvida para enfrentar o México, domingo, às 16h, no Maracanã.
Treino Itália (Foto: Andre Durão)Mario Balotelli deixou o treino da Itália com dores na coxa direita (Foto: André Durão)
O técnico Cesare Prandelli comandava um treino tático sem a presença da imprensa quando o jogador comunicou o desconforto muscular ao departamento médico. Ele será avaliado no sábado para saber se tem condições de ir a campo contra a seleção mexicana.
Curiosamente, o centroavante já havia demonstrado sentir dores musculares durante os primeiros treinos no Brasil, principalmente em finalizações. O jogador mancou diversas vezes após finalizar contra o gol, mas seguiu trabalhando normalmente.
Caso ele não possa atuar, Prandelli não tem muitas opções para a vaga. Como montou o time no esquema 4-2-3-1, o único integrante do grupo que pode fazer a função de referência na área é o veterano Gilardino.
Treino fechado conta com El Shaarawy

Depois de passear pela praia e conhecer o Cristo Redentor, a Itália entrou de vez no clima da Copa das Confederações. O técnico Cesare Prandelli realizou um treino com portões fechados para a imprensa, nesta sexta-feira à tarde, no campo anexo do Engenhão, no Rio de Janeiro. A novidade foi a presença do atacante El Shaarawy.
Treino Itália (Foto: Andre Durão)El Shaarawy participou normalmente do treinamento da Itália nesta sexta-feira (Foto: Andre Durão)
Os jornalistas puderam registrar somente 15 minutos de atividade. No entanto, neste período os jogadores apenas correram pelo campo e realizaram uma roda de bobinho. Após isso, todos os veículos de comunicação tiveram de deixar o estádio sem ver o trabalho tático.
O Faraó participou normalmente dos exercícios com o grupo e está liberado para enfrentar o México, domingo, às 16h, no Maracanã. O jogador foi poupado da atividade de quinta em virtude de dores musculares. Segundo o médico da Azzurra, ele tem condições de atuar no fim de semana.
El Shaarawy, porém, deve começar a competição como reserva. Titular nos últimos jogos, o atacante do Milan perdeu a posição para Giaccherini. Prandelli pretende assim dar mais força ao meio de campo, setor que ele não gostou do rendimento no empate por 2 a 2 contra o Haiti, quarta, em São Januário.
Treino Itália (Foto: Andre Durão)Antes de sentir dores, Balotelli se divertiu durante roda de bobinho no treinamento (Foto: Andre Durão)

Após 'encarar' torcedor, Marcelo minimiza críticas: 'Sempre tem'

Em treino de reconhecimento do Mané Garrincha, lateral e Neymar
são alvos de ironias de alguns torcedores presentes nas arquibancadas

Por Janir Júnior e Richard Souza Brasília
37 comentários
Assim como Neymar, o lateral-esquerdo Marcelo foi alvo de crítica de torcedores que assistiram ao treino da seleção brasileira no Mané Garrincha, na tarde desta sexta-feira. A atividade não era aberta ao público, mas havia voluntários e operários no local. Ao errar um chute, o lateral escutou:
- Acerta o gol!
Marcelo olhou para a arquibancada com expressão fechada, irritado, como se estivesse procurando o autor da frase. Mas não respondeu. Momentos antes, porém, Neymar não conseguiu conter sua reação ao ser ironizado por outro homem. Quando o atacante fez um gol de cabeça no treinamento de finalizações, sem marcadores, o torcedor gritou.
- Só assim, não é, Neymar?!
Neymar fechou a cara e respondeu na mesma hora:
- Vai, ô corneteiro!
Marcelo neymar brasil treino (Foto: Mowa Press)Neymar e Marcelo: dupla foi alvo de torcedores em treino (Foto: Mowa Press)
Thiago Silva saiu em defesa de Neymar e, com um gesto, pediu para o torcedor fazer silêncio. Marcelo fez o mesmo. À distância, não foi possível ver se o torcedor era operário ou voluntário.
Na saída do estádio, Marcelo minimizou o episódio, mas disse que as queixas são frequentes.
- Isso não é nenhum problema. Sempre tem alguém para criticar, vaiar, cobrar. É normal. A gente vem para cá, vem feliz para a Seleção. Não vai ser um torcedor que critica, que vaia, que nos xinga, que vai mudar nosso pensamento.
O jogador do Real Madrid diz que o grupo está confiante para a estreia brasileira na Copa das Confederações, neste sábado, contra os japoneses.
- Estamos bem preparados, treinamos bem e forte durante a semana toda. Vamos tentar dar uma alegria para a nação brasileira.
Brasil e Japão se enfrentam às 16h. O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV transmite o jogo. O site acompanha todo o ambiente do estádio a partir das 13h.

Lucarelli e Éder brilham, e Brasil atropela a Argentina na Liga Mundial

Com grandes atuações do ponteiro e do central, time de Bernardinho não toma conhecimento do rival e assume a liderança do Grupo A

Por GLOBOESPORTE.COM Mendoza, Argentina
3 comentários
O Brasil segue 100% na Liga Mundial de Vôlei. Depois de bater em duas partidas a atual campeã, a Polônia, na casa da rival, a seleção de Bernardinho mais uma vez venceu no território "inimigo". Na cidade de Mendoza, a vítima agora foi a Argentina, derrotada por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/21 e 25/15, em pouco mais de uma hora e meia de jogo.
Com o resultado, o time de Bernardinho assume, temporariamente, a liderança do Grupo A, que pertencia à Bulgária, que tem duas vitórias, e perdeu apenas dois sets (o Brasil perdeu três no total). Os búlgaros jogam novamente nos dias 21 e 23, quando encaram os próprios argentinos, dentro de casa, e podem reassumir a ponta.
Neste sábado, Brasil e Argentina voltam a se enfrentar, às 20h30 (de Brasília), também em Mendoza, na Argentina. Além de brasileiros e argentinos, completam o Grupo A da competição Estados Unidos, Polônia, Bulgária e França.
Susto no início
O jogo não começou com um bom cenário para o Brasil. Falhando bastante na recepção, o time viu a Argentina chegar à frente no primeiro tempo técnico. Com problemas para virar as bolas e com a marcação da rede argentina atenta, o Brasil tinha dificuldades. Conversando bastante em quadra, a equipe se acertpu, e com Bruninho distribuindo bem o jogo, Vissotto e Dante passaram a entrar na partida.
Com Éder bem nas bolas de meio, o Brasil passou à frente antes do segundo tempo técnico, com 16 a 14 no placar e não deixou mais a ponta. No restante do set, bastou administrar para fechar o set inicial em 25 a 20, em 27 minutos.
O segundo set começou com o Brasil soberano. Com Vissotto bem no saque, a seleção abriu logo 5 a 2. Lucarelli era outro bem no ataque. Assim, o time de Bernardinho virou o primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 6. Do lado argentino, Castellani e Sebastian eram os maiores pontuadores.
vôlei Argentina x Brasil (Foto: FIVB)Vissotto sobe o paredão para cima do argentino Bengolea (Foto: FIVB)
Mesmo atrás do placar, os hermanos conseguiram vencer o maior rali do segundo set. Após belas defesas lá e cá, os argentinos pararam Dante no bloqueio. Depois, ainda anotaram o primeiro ponto de saque e pegaram Vissotto em novo paredão, trazendo a diferença para 13 a 10, fazendo Bernardinho parar o jogo. Na reta final do set, a seleção voltou a comandar as ações e fechou em 25 a 21.
Fim de papo

O terceiro set teve início, e parecia que seria o mais equilibrado. Apesar de estar sempre à frente do placar, a seleção brasileira via os argentinos em cima. Mas próximo ao segundo tempo técnico, o Brasil voltou a atropelar, com show de Lucarelli, e abriu 16 a 9.
Relaxados, os brasileiros soltaram o jogo e viram os argentinos sentirem a pressão. Tanto é que do tempo técnico em diante a equipe rival só anotou mais seis pontos. No bloqueio de Éder, o Brasil fechou o set em 25 a 13 e o jogo em 3 sets a 0.
A seleção brasileira jogou com Bruninho, Isac, Eder, Vissotto, Lucarelli e Dante, com Mário Júnior de líbero. Entraram Wallace e William. A Argentina atuou com Castellani, Martin, Uriarte, Sebastian, Federico, Bengolea e González de líbero. Entraram Quiroga, Nicolas, De Cecco e Romanutti.
Outros resultados do dia:
Grupo A
EUA x França (em andamento)
Grupo B
Rússia 3 x 0 Sérvia
Itália 3 x 0 Cuba
Grupo C
Canadá 3 x 0 Coreia do Sul

Japão esbanja disciplina e, sem ‘chinelo’, treina ao som de ‘bravo’

Adversário da Seleção na estreia da Copa das Confederações fecha treinos antes da partida, mescla idiomas e tradutor revela comportamentos

Por Fabrício Marques e Janir Júnior Brasília, DF
O futebol tem uma linguagem universal, mas com suas particularidades. Ainda mais quando se trata da seleção do Japão. Em dois dias em solo brasileiro para a disputa da Copa das Confederações, as já conhecidas disciplina e organização orientais ficaram ainda mais evidentes. Nos treinos do adversário de estreia do Brasil, nada de “chinelinhos”, mas sim gritos de “bravo” que dão um tom italiano na mescla com japonês. Brincadeiras só na hora certa, na tradicional roda de bobo que rompe as fronteiras do Brasil. O espírito coletivo envolve o time e todo staff da delegação. E o tradutor ganha ainda mais importância em um grupo em que poucos dominam o inglês.
Logo no primeiro treino, pequenos detalhes chamaram a atenção. Mesmo vindos de uma viagem de 14 horas de Doha a Brasília, os jogadores realizaram uma atividade de uma hora, sem o conhecido “migué”, sem dribles nos exercícios. E, depois de realizarem uma longa série de alongamento, nada de deixarem os tapetes e bolas de Pilates para auxiliares recolherem: todos guardam seu material antes de darem prosseguimento ao treinamento.
Honda Japão (Foto: Fabricio Marques)Voltando de lesão, Honda não se poupou dos treinamentos no Japão (Foto: Fabricio Marques)
Em um dos cantos do campo, trabalho intenso para os goleiros comandado por Maurizio Guido que, assim como o técnico Alberto Zaccheroni, é italiano. Entre gritos em alto e bom som que lembram ordens de aulas de artes marciais, Guido também usa o italiano para incentivar os jogadores.
- Bravo, bravo! – gritava o preparador de goleiros.
São raros os jogadores que falam bem o inglês, casos de Yoshida, que joga no Southampton, da Inglaterra e Kagawa, do Manchester United. O vocabulário da maioria na língua inglesa se resume a “it’s good”, “yes” e “no”.
Para os jornalistas brasileiros, acompanhar um treino do Japão é uma difícil experiência de tentar decifrar o idioma. Julio Cesar Caruso é o tradutor que acompanhará a delegação japonesa em todos os deslocamentos durante a Copa das Confederações. Ele é o responsável por fazer o meio-campo entre as perguntas da imprensa e as respostas.
Treino Seleção do Japão (Foto: Fabricio Marques)Alberto Zaccheroni, técnico do Japão, dá o tom italiano da seleção  (Foto: Fabricio Marques)
Julio Cesar morou no Japão, é professor de japonês e sabe ler e escrever com ideogramas. Ele revela alguns hábitos e postura dos jogadores japoneses.
- Eles são muito gente boa, profissionais e pontuais com horários. No primeiro dia, a princípio, o treino seria fechado, mas eles decidiram abrir. Explica a diferença entre as culturas. Alguns jogadores que foram passear próximo ao hotel aqui em me perguntaram se era perigoso. Todos são muito disciplinados – afirmou o tradutor.
O Japão disputou quatro Copas. E em todas teve um jogador brasileiro no elenco: Wagner Lopes (França-1998), Alessandro Santos (Coreia do Sul/Japão-2002 e Alemanha-2006) e Túlio Tanaka (África do Sul-2010), além de Zico como treinador em 2006. Agora com o italiano Alberto Zaccheroni, a seleção japonesa não tem nenhum brasileiro na delegação.
Funcionário de Yuto Nagatomo, o paraibano Weki Soares acompanha o jogador no Brasil e também presta serviços para o lateral da seleção japonesa e do Inter de Milão, na Itália. Tendo convivido com jogadores de diversas nacionalidades, ele aponta as principais características dos japoneses:
- O profissionalismo é impressionante. Assim como o respeito.  Eles respeitam até o ar que respiram.
Zaccheroni abre apenas 15 minutos de treino
Nesta quinta, Okazaki e Yoshida concederam entrevistas para a imprensa brasileira. O primeiro mostrou ter aprendido português ao dizer que estava cansado; o segundo, falou bom dia.
Nesta sexta-feira, assim como fizera na véspera, o técnico Zaccheroni só permitiu que jornalistas acompanhassem 15 minutos do treino. Dois treinos foram fechados para não dar pistas para o Brasil.
Antes da atividade, Kagawa saiu para passear pelas ruas de Brasília. De chinelos, o jogador do Manchester United era mais reconhecido por estar com o uniforme da seleção japonesa. Para um curioso que perguntou quem ele era, respondeu com bom humor, dando o nome de outro jogador. Depois, dobrou as mangas da camisa para aproveitar o sol da Capital Federal. Neste sábado, será a vez de tentar enxergar um horizonte mais longe. Bem além da terra do sol nascente.
homenagem de torcedores pelo aniversário do Honda, Japão (Foto: Fabricio Marques)Torcedores brasileiros homenagearam Honda, o aniversariante, no treino do Japão (Foto: Fabricio Marques)

Experiência copeira de Felipão é
um dos trunfos da seleção brasileira

Dos 18 títulos conquistados pelo técnico, 17 foram em disputa no formato mata-mata. Copa das Confederações será décimo torneio por seleções

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico Brasília, DF
59 comentários
O técnico Luiz Felipe Scolari se consagrou no futebol conquistando títulos e se destacando, principalmente, em mata-matas. Não à toa, das 18 taças levantadas em 31 anos de carreira, 17 foram passando por jogos eliminatórios, que devem surgir no caminho do Brasil na Copa das Confederações. Se passar pela primeira fase, na qual encara Japão (dia 15, em Brasília), México (dia 19, em Fortaleza) e Itália (dia 22, em Salvador), a seleção brasileira terá pela frente dois mata-matas, com semifinal e decisão de título ou terceiro lugar. Isso sem contar que, como a etapa inicial é curta, quase todos os jogos são decisivos na disputa.
Felipão gosta de competição assim. Fez sua carreira baseada na emoção dessas partidas. Ganhou quatro vezes a Copa do Brasil, duas Taça Libertadores, foi campeão brasileiro quando ainda havia mata-mata após a primeira fase, levantou três taças de estaduais, venceu Recopa, Mercosul, Rio-São Paulo, Sul-Minas...
Montagem Felipão Scolari Campeão (Foto: Editoria de Arte)
Algumas decisões ao longo da carreira de Felipão tornaram-se emblemáticas. Pelo Grêmio, em 1995, ele passou pelas quartas de final de Libertadores sobre o Palmeiras com vitória por 5 a 0 em casa, e derrota por 5 a 1 fora. Houve briga. Depois, pelo Verdão, venceu o Corinthians, também nas quartas, em 1999.
Com o Brasil, Felipão tem 68,6% de aproveitamento: 33 jogos, 21 vitórias, cinco empates e sete derrotas.
Essa disputa, aliás, marcou o início da trajetória de sucesso do goleiro Marcos no clube. Ele teve grande atuação e foi fundamental na classificação. Em Copa do Mundo, por Portugal, nas oitavas de final de 2006, Felipão chegou até a se envolver em briga com um jogador adversário na vitória sobre a Holanda.
O título que coroa esse histórico é o da Copa do Mundo de 2002: sete jogos, sete vitórias. Quatro foram mata-mata, a partir das oitavas de final. Mesmo num dos momentos em que foi mais questionado na carreira, em sua última passagem pelo Palmeiras, conseguiu mostrar outra vez  que sabe como conduzir uma equipe num mata-mata, levando o time paulista ao título da Copa do Brasil.
luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Felipão vibra com título em 2002: estilo copeiro é o trunfo (Foto: Agência Getty Images)
O retrospecto nesse tipo de torneio credenciou Felipão para voltar à seleção brasileira e substituir Mano Menezes. O treinador sabe disso. E usa a seu favor o que passou. Lembra sempre que as partidas que antecederam ao Mundial não foram fáceis, que também iniciou com derrota sua caminhada no comando técnico, assim como nesta temporada, quando perdeu para a Inglaterra, por 2 a 1, em fevereiro passado.
A bagagem de títulos de Luiz Felipe Scolari é que mantém a direção da CBF esperançosa de que o atual treinador conseguirá montar uma equipe competitiva para a Copa do Mundo, começando com o teste na Copa das Confederações. E mais: a experiência dele não é apenas com clubes. Depois que a bola rolar no próximo sábado, para Brasil e Japão, em Brasília, Felipão chegará à décima competição oficial por uma seleção, a quarta pelo Brasil (ganhou a Copa do Mundo de 2002, perdeu nas quartas de final da Copa América de 2001 e disputou as eliminatórias para o Mundial do Japão e da Coreia). À frente de Portugal, foram cinco torneios oficiais, sendo vice-campeão da Eurocopa de 2004 e quarto colocado na Copa do Mundo de 2006. E mais um pelo Kuwait. Com o Brasil, Felipão tem 68,6% de aproveitamento. São 33 jogos, 21 vitórias, cinco empates e sete derrotas.