quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sem Messi, Antonella curte férias com Fábregas e a esposa Daniella


Camisa 10 do Barça segue com compromissos beneficentes para sua fundação

Por GLOBOESPORTE.COM Ibiza, Espanha
129 comentários
Na ausência de Messi, Antonella Roccuzzo aproveita as férias em Ibiza, na Espanha, ao lado Cesc Fábregas e a esposa dele, Daniella Semaan. O camisa 10 do Barcelona segue com seu giro pelo mundo para amistosos beneficentes. Neste sábado, o craque tem um evento em Chicago, nos Estados Unidos, em benefício de sua fundação.
Antonella e Daniella são grandes amigas há algum tempo. As duas também compartilham a recente maternidade. A mulher de Messi deu à luz a Thiago, primeiro filho do atacante argentino, em novembro de 2012. Já Daniella, que tem já dois filhos de um casamento anterior, deu à luz a Lia, primeira filha de Cesc.
Antonella Roccuzzi e Daniella Semaan em Ibiza (Foto: Getty Images) Daniella Semaan e Antonella Rocuzzo em Ibiza (Foto: Getty Images)
Fabregas com a esposa Daniella Semaan em Ibiza (Foto: Getty Images)Fabregas com a esposa Daniella Semaan em Ibiza (Foto: Getty Images)

Cris Cyborg diz que aprendeu com doping e sonha com UFC e Ronda


Lutadora peso-pena do Invicta FC enfrenta Marloes Coenen pelo cinturão da categoria no dia 13 de julho, em Kansas, nos Estados Unidos

Por SporTV.com Rio de Janeiro
2 comentários
Na última vez que Cris Cyborg fez uma luta por cinturão, a brasileira, que era a detentora do título dos pesos-penas do Strikeforce, foi pega no antidoping após nocautear a japonesa Hiroko Yamanaka, em dezembro de 2011. A lutadora foi suspensa e a luta declarada "no contest" (sem resultado), resultando em uma suspensão que a fez retornar aos eventos apenas um ano e quatro meses depois, pelo Invicta FC, quando venceu Fiona Muxlow, também por nocaute. Agora, a paranaense se prepara para voltar a um combate por cinturão, contra Marloes Coenen, no dia 13 de julho, em Kansas, nos Estados Unidos.
Cyborg garantiu que aprendeu com o erro cometido antes de enfrentar Yamanaka, e que não será mais pega no antidoping. Segundo ela, o que aconteceu no passado serviu de lição para que ela não repita nas próximas oportunidades.
- Meu professor que acompanhava meu treino. Eu estava com dificuldade para baixar de peso, sempre tenho dificuldade, não consultamos um profissional e usei uma substância que não podia, mas era só para perder peso, e caí no doping. Sempre fiz teste em todas as lutas e infelizmente tomei sem saber que ia cair. Temos que prestar muita atenção em quem confiar, consultar um profissional antes de usar qualquer coisa e aprendi com um erro. Não vou cometer esse erro novamente - afirmou, em entrevista ao "Sensei SporTV".
montagem Cris Cyborg x Marlos Coenen UFC (Foto: Editoria de Arte)Cris Cyborg encara Marloes Coenen no dia 13 de julho, pelo Invicta FC (Foto: Editoria de Arte)
Sobre sua próxima adversária, Cris Cyborg já conhece bem o que terá pela frente. Em 2009, ela nocauteou Marloes Coenen pelo Strikeforce, em sua primeira defesa de cinturão na organização. Agora, ela espera repetir a estratégia adotada no primeiro encontro, mas garantiu que está pronta para lutar no chão, caso necessário.
- Já lutei com ela quando eu tinha o cinturão do Strikeforce. Eu ganhei em pé e será a mesma coisa, vou lutar em pé. Se ela quiser levar para o chão, vou para o chão. Pensam que não tenho jiu-jítsu, mas eu treino jiu-jítsu, gosto de wrestling, mas eu amo muay thai. Acho que meus fãs gostam desta luta em pé, então tento buscar o nocaute o tempo todo porque gosto de ficar em pé - analisou.
Ronda Rousey e UFC na mira de Cris Cyborg
Apesar de ter compromisso marcado para o dia 13 de julho, Cris Cyborg não tira o olho do futuro. A luta dos sonhos dela ainda é contra a campeã dos galos do UFC, a americana Ronda Rousey, com quem já trocou farpas pela imprensa e por redes sociais. A brasileira quer lutar nos penas, categoria que não existe no Ultimate para as mulheres, enquanto Ronda deseja que Cris desça para os galos. Porém, Cyborg acredita que ela esteja "correndo" do combate.
Ronda está correndo. Ela poderia subir para fazermos uma superluta"
Cris Cyborg
- Quando ela começou a lutar, lutava na minha categoria, até minha ultima luta, quando fui pega no doping. Acabou essa luta e falei para o matchmaker que queria a Ronda, porque ela sempre falava que queria lutar comigo. Ele falou que ela não estava pronta para lutar comigo ainda. E, a partir do momento em que caí no doping, ela começou a falar de mim, me atingir e nós não podíamos lutar porque eu estava suspensa. Isso foi antes do UFC comprar o Strikeforce. Ela está correndo, porque ela lutava no judô com 72 kg. Por que não pode bater 65 kg para lutar comigo? Acho que isso é correr. Eu nunca bati 61 kg, e ela lutava judô com 72 kg. Ela poderia muito bem subir para fazermos uma superluta - explicou.
Além do combate contra Marloes Coenen, Cris Cyborg ainda tem mais uma luta no contrato com o Invicta FC, que deve ser realizada em setembro. Após este compromisso, a brasileira espera poder, enfim, realizar o sonho de entrar no octógono do UFC.
- Vou lutar de novo em setembro porque tenho três lutas no Invicta e aí acaba meu contrato. Aí meu manager vai ver o que vai acontecer, qual evento vou lutar, se vou continuar no Invicta… Não sei, se o UFC fizer minha categoria, queria lutar lá - concluiu.

Curtinhas: Lombard desce de peso e encara Marquardt no UFC 166


Duelo será disputado no mesmo evento de Junior Cigano x Cain Velásquez. Michel Trator ganha mais uma chance no Ultimate e pega Bocek no 165

Por Rio de Janeiro
17 comentários
Mesmo com as atenções voltadas para o UFC 162, que será disputado neste sábado, em Las Vegas (EUA), o Ultimate segue trabalhando firme na montagem dos cards de outros eventos. O UFC 166, por exemplo, vai abrigar a estreia de Hector Lombard nos meio-médios.
O ex-campeão dos médios do Bellator, após 1-2 em três lutas no Ultimate, vai mesmo descer de categoria e enfrentará Nate Marquardt no dia 19 de outubro, segundo informou o site "MMA Fighting". O único duelo que já estava confirmado para esse evento em Houston (EUA) era a disputa do cinturão dos pesados entre Cain Velásquez e Junior Cigano.
Hector Lombard comemora vitória sobre Rousimar Toquinho na Austrália (Foto: Getty Images)Hector Lombard pegará Marquardt pelos meio-médios, no UFC 166 (Foto: Getty Images)
Michel Trator x Mark Bocek em Toronto
Estreando no UFC no evento de Jaraguá do Sul (SC), Michel Trator acabou perdendo a invencibilidade no MMA ao ser derrotado por pontos por Paulo Thiago. Assim como Hector Lombard, o brasileiro optou por baixar de categoria e agora vai pegar Mark Bocek no peso-leve no UFC 165, no dia 21 de setembro, em Toronto (CAN). A informação é do site "Sportsnet".
Também de acordo com o portal canadense, Chris Clements enfrentará Stephen Thopmson pelo peso-meio-médio. O card provisório é o seguinte:
UFC 165
21 de setembro de 2013, em Toronto (CAN)

CARD DO EVENTO
Jon Jones x Alexander Gustafsson
Ivan Menjivar x Kid Yamamoto *
Myles Jury x Mike Ricci
Mark Bocek x Michel Trator *
Stephen Thopmson x Chris Clements *
Nandor Guelmino x Daniel Omielanczuk *
* Lutas não confirmadas oficialmente
Boa ação do dia
O UFC realizou uma ação em prol de uma entidade filantrópica para crianças carentes de Las Vegas nesta quarta-feira. Crianças pobres e que sofreram algum tipo de violência, abuso ou uso de substâncias ilícitas receberam a chance de conhecer lutadores do Ultimate, entrevistá-los, tirar fotos e escolher novos tênis e kits do UFC, presenteados pela organização. Entre os participantes da ação, estiveram o atual campeão dos pesos-leves, Benson Henderson, e os lutadores Carlos Condit, Phil Davis, Urijah Faber, Daniel Cormier, Luke Rockhold, Joseph Benavidez, Josh Thomson e o recém-aposentado Forrest Griffin.
Phil Davis e Forrest Griffin - ação filantrópica (Foto: Adriano Albuquerque / Globoesporte.com)Phil Davis e Forrest Griffin prestigiaram a ação filantrópica (Foto: Adriano Albuquerque / Globoesporte.com)
Luvas vermelhas x luvas azuis
O Ultimate divulgou oficialmente a identificação dos lutadores para o UFC 162. Ficarão no córner vermelho - e consequentemente atuarão com luvas de detalhes da mesma cor - Anderson Silva, Frankie Edgar, Tim Kennedy, Mark Munõz, Cub Swanson, Chris Leben, Norman Parke, Gabriel Napão, Edson Barboza, Seth Baczynski e Mike Pierce. No córner azul estão Chris Weidman, Charles do Bronx, Roger Gracie, Tim Boetsch, Dennis Siver, Andrew Craig, Kazuki Tokudome, Dave Herman, Rafaello Oliveira, Brian Melancon e David Mitchel.
Corners UFC 162 (Foto: Evelyn Rodrigues)Corners UFC 162 (Foto: Evelyn Rodrigues)

Do Bronx admite surpresa por luta contra ex-campeão peso-leve Edgar


Brasileiro diz que desafio contra grande nome no UFC 162 o motivou e é redundante ao comentar treinamento: 'Vim completamente completo'

Por Direto de Las Vegas, EUA
33 comentários
Charles do Bronx UFC 162 mma (Foto: Adriano Albuquerque)Charles Do Bronx (dir.) busca lugar no Top 10 dos
pesos-penas (Foto: Adriano Albuquerque)
Não foram somente os fãs de MMA que se surpreenderam quando o Ultimate casou uma luta entre o americano Frankie Edgar, ex-campeão dos pesos-leves, e o brasileiro Charles Do Bronx, lutador ainda em busca de um lugar no Top 10 dos pesos-penas, para o UFC 162. O próprio paulista admitiu, durante os treinos abertos para o evento do próximo sábado, que foi pego de sobressalto quando o confronto foi oferecido.
- A gente fica surpreso, né. Ele está vindo de uma derrota, mas é um ex-campeão. Mas em todas as entrevistas que eu dei, eu pedi lutas duras, então fiquei muito feliz com essa luta - afirmou Do Bronx.
No papel, porém, o melhor momento é do brasileiro. O lutador da Macaco Gold Team vem de derrota por nocaute para Cub Swanson, mas, antes disso, venceu duas lutas seguidas no peso-pena. Edgar, por sua vez, busca encerrar uma sequência de três derrotas, apesar de todas muito parelhas e em lutas valendo cinturão - duas contra Benson Henderson, atual detentor do cinturão dos leves, e uma contra José Aldo, campeão de sua atual categoria.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Encarar um lutador com pedigreé de campeão fez Do Bronx focar ainda mais. No treino aberto de quarta, o brasileiro mostrou um amplo arsenal de golpes em pé, com chutes variados, cotoveladas, cruzados, ganchos no corpo e até joelhadas voadoras. Ele está tão confiante na evolução de sua técnica que foi até redundante ao comentar sua estratégia.
- Nessa luta, vim completamente completo, treinei de tudo um pouco. Vou mostrar para todo mundo, em cima do octógono, o quanto eu vim preparado - disse.
Charles do Bronx UFC 162 mma (Foto: Adriano Albuquerque)Do Bronx mostra uma joelhada voadora durante treino aberto do UFC 162 (Foto: Adriano Albuquerque)
Antes de encarar Edgar, Do Bronx tem outra batalha a vencer: bater o limite de peso de sua divisão, de 66,2kg (incluindo 455g extra de tolerância para lutas que não valem cinturão). Em sua luta contra Cub Swanson, o brasileiro ficou acima do peso por conta de uma lesão no joelho, que também afetou sua confiança dentro do octógono. Desta vez, todavia, o lutador garante estar bem encaminhado para subir à balança sem medo.
- Toda vez, eu consegui bater o peso. Estão todos preocupados porque eu não consegui bater o peso na última luta, por causa de uma lesão minha no joelho, mas desta vez está tudo certo, vou conseguir bater o peso - tranquilizou.
O UFC 162 será disputado neste sábado, em Las Vegas (EUA). Na véspera, a pesagem será às 20h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h, direto de Las Vegas. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real. A TV Globo transmite os principais duelos do UFC 162 na madrugada de sábado para domingo com atraso, por força de contrato.
UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell

UFC 162

Spider diz que ainda negocia com o Corinthians e pode retomar parceria

'Independentemente disso, sou corintiano, vou morrer corintiano', diz o atleta

Por Direto de Las Vegas, EUA
26 comentários
Anderson Silva treino UFC 162 (Foto: Adriano Albuquerque)Camisas de Anderson Silva em Las Vegas não têm
escudo do Corinthians (Foto: Adriano Albuquerque)
No último dia 26, o Corinthians divulgou em seu site oficial que o contrato do clube com Anderson Silva se encerrou no dia 31 de maio. O campeão peso-médio do UFC falou sobre o assunto nesta quarta-feira, em Las Vegas (EUA), cidade onde será disputada sua próxima luta, no sábado. Anderson a princípio negou o fim do acordo com o clube do Parque São Jorge, mas depois reconheceu que as duas partes ainda estão em negociação. O que ele fez questão de deixar claro foi seu carinho pelo Timão.
- Na verdade, a parceria não acabou coisa nenhuma. A gente está em negociação de contrato. Independentemente disso, sou corintiano, vou morrer corintiano, antes mesmo de ter qualquer contrato com o Corinthians, sempre fui corintiano. Tenho uma história que é muito grande com o clube. Comecei praticamente a lutar justamente por ter tido oportunidade de ir até o clube e ter sido escolhido pelo senhor Vitor Ribeiro para lutar boxe pelo Corinthians. Isso faz muito tempo. Minha história com o Corinthians continua, meu respeito pela torcida continua, sempre serei corintiano - disse Anderson em entrevista após o treino aberto.
+ Clique aqui e confira galeria de fotos do treino aberto do UFC 162
O Corinthians anunciou a contratação de Anderson Silva em agosto de 2011. Em outubro do mesmo ano, o clube inaugurou uma academia voltada às lutas no valor aproximado de R$ 120 mil. Sob contrato do clube, o Spider disputou três lutas e manteve a invencibilidade dos últimos anos com vitórias sobre Yushin Okami, Chael Sonnen e Stephan Bonnar.
O UFC 162 será disputado neste sábado, em Las Vegas (EUA), com Anderson Silva x Chris Weidman como atração principal. Na véspera, a pesagem será às 20h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h, direto de Las Vegas. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real. A TV Globo transmite os principais duelos do UFC 162 na madrugada de sábado para domingo com atraso, por força de contrato.
UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell

Fabricio Werdum pede, e Cormier pode ser seu próximo rival no UFC


Campeão do GP dos pesados do Strikeforce também gosta da ideia, e diz que pretende se manter em atividade antes de ir para os meio-pesados

Por Direto de Las Vegas, EUA
11 comentários
O brasileiro Fabricio Werdum pode ter como próximo adversário no UFC o americano Daniel Cormier. O lutador gaúcho teria dito a Dana White que se interessaria no combate, mirando a edição de outubro do evento, que acontecerá no Brasil. Segundo Werdum, se manter em atividade é o seu plano, e Cormier seria uma boa opção por ter planos de mudar de categoria de peso, passando para os meio-pesados.
MMA Montagem UFC Fabricio Werdum Daniel Cormier (Foto: Reprodução/UFC)Fabricio Werdum pode enfrentar Daniel Cormier em sua próxima luta pelo UFC (Foto: Reprodução/UFC)
- Essa é uma luta que interessa muito para mim, principalmente se for no UFC de outubro no Brasil. Eu quero muito lutar logo. O Cain enfrenta o Cigano em novembro e, se eu puder, quero fazer mais uma luta esse ano. O Cormier é o terceiro no ranking dos pesados do UFC, é um cara muito bom e acho que essa luta seria muito boa, tanto para mim quanto para ele. Eu o respeito muito pelo trabalho que ele fez no Strikeforce e sei que ele está pensando em descer de categoria porque ele não quer enfrentar o Cain Velásquez que é seu parceiro de treino. Acho que é uma luta interessante pros dois lados e pro UFC. Vamos ver!
Questionado sobre o assunto, Dana White confirmou após a coletiva do UFC 162 que a luta entre os pesados é uma possibilidade.
- Cormier versus Werdum? Werdum estava no meu escritório dois dias atrás e provavelmente é de onde surgiu esse rumor. Ele quer essa luta, mas vamos ver o que vai acontecer – declarou o mandatário com um sorriso.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
MMA Daniel Cormier Q&A UFC 160 (Foto: Marcelo Russio)Daniel Cormier sorri durante o bate-papo com fãs no
UFC 160 (Foto: Marcelo Russio / Combate.com)
Daniel Cormier também se mostrou interessado no combate contra Fabrício Werdum. O lutador, que havia citado o duelo contra o vencedor da luta entre Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum como uma hipótese durante o bate-papo com os fãs no UFC 160, disse não ter sido informado oficialmente sobre a marcação da luta, mas se disse feliz com a possibilidade.
- Eu ainda não ouvi nada sobre isso. Eu queria que alguém me contasse, porque se eu for mesmo lutar logo eu gostaria de começar a treinar. Estou esperando, quero falar com o UFC essa semana para ver se eu consigo agendar uma luta logo. Eu só quero lutar e continuar o meu caminho para descer de divisão. Quero descer, mas gostaria de lutar enquanto estiver me preparando para baixar de categoria. Essa é uma luta que eu definitivamente aceitaria. Por que não? Eu quero trabalhar e eu adoraria ter uma grande luta em breve - disse o lutador durante um evento beneficente do UFC 162, em Las Vegas.

Como um espelho: gêmeas repetem até acessórios para confundir rivais


Finlandesas Erika e Emilia Nystrom usam tática para tentar enganar a marcação adversária. Irmãs já estão nas oitavas de final do Mundial da Polônia

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
16 comentários
Todas as duplas entram em quadra com uma estratégia traçada: em quem começar sacando, como marcar um ou outro adversário... Os planos podem mudar ao longo da partida, mas,  quando as rivais se tratam das gêmeas Emilia e Erika Nystrom a necessidade de improvisar pode surgir mais cedo do que se imagina. Apesar de os tops identificarem cada uma das irmãs, as duas usam o mesmo penteado e os mesmos acessórios para acentuar a semelhança. Tudo para tentar confundir ainda mais as oponentes durante os ralis.
vôlei de praia gêmeas Erika e Emilia Nystrom Stare Jablonki  (Foto: Helena Rebello) Erika e Emilia Nystrom após vencerem dupla do Cazaquistão no Mundial de praia (Foto: Helena Rebello)
Emilia é a responsável pelo bloqueio, e Erika, pela defesa. Mas quando o time adversário saca, as duas se alternam na entrada e na saída de rede (lados esquerdo e direito da quadra) com frequência, tentando enganar a marcação.
vôlei de praia gêmeas Erika e Emilia Nystrom Stare Jablonki  (Foto: FIVB)Apenas o número do top e o nome no biquíni
identificam as irmãs, que usam mesmo penteado
- Costumamos usar este artifício o tempo todo. Nos ralis, elas (adversárias) já não sabem quem é quem, e isto nos ajuda muito. Fazemos muito rápido para elas não entenderem o que houve,  esquecer o que pensaram sobre o jeito de marcar. Usamos como se fosse mesmo uma técnica, e temos que usar ao máximo a nosso favor - disse Erika.
Nascidas em Muurame, Erika e Emilia descobriram o vôlei de praia no Ensino Médio. Mas, como uma quadra de areia coberta era um luxo ao qual não tinham acesso, e o inverno finlandês é curto, decidiram se mudar para a Grécia para treinarem o ano inteiro. Em 2001, estrearam no Circuito Mundial. Mesmo sem nenhum pódio em torneio de grande porte, sustentam a parceria familiar por mais de uma década.
Saudades de Juliana e Larissa
Neste período de convivência com jogadoras de outros países, as irmãs aprenderam a admirar o voleibol brasileiro. Mesmo com a eliminação de Talita e Taiana, consideradas favoritas ao título do Mundial da Polônia, as gêmeas ainda acreditam que o pódio terá representantes da seleção verde e amarela. No entanto, revelam que gostariam de rever a dupla mais vitoriosa do país nos últimos anos.
juliana e Nystrom volei de praia Moscou (Foto: Divulgação / FIVB)Juliana e Emilia em competição em Moscou no
ano passado (Foto: Divulgação / FIVB)
- As jogadoras brasileiras têm muita habilidade e muito conhecimento do jogo, então acho que seguem bem cotadas mesmo assim (com a eliminação de Talita e Taiana). As novas atletas são boas e treinam bastante. Mas sentimos falta de Juliana aqui, tanto pela jogadora que é quanto pela personalidade. Sentimos falta da Larissa também - contou Emilia.
Parece que a estratégia das gêmeas finlandesas tem dado certo. Classificadas em primeiro lugar no Grupo B, com duas vitórias em três jogos, inclusive sobre as chinesas Xu e Zhang Xi, quartas colocadas nas Olimpíadas de Londres 2012, Erika e Emilia já estão garantidas nas oitavas de final. Nesta quinta-feira, elas venceram as cazaques Mashkova e Tsimbalova por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18) e agora encaram as americanas Fendrick e Hochevar por uma vaga nas quartas de final.

Como um espelho: gêmeas repetem até acessórios para confundir rivais


Finlandesas Erika e Emilia Nystrom usam tática para tentar enganar a marcação adversária. Irmãs já estão nas oitavas de final do Mundial da Polônia

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
16 comentários
Todas as duplas entram em quadra com uma estratégia traçada: em quem começar sacando, como marcar um ou outro adversário... Os planos podem mudar ao longo da partida, mas,  quando as rivais se tratam das gêmeas Emilia e Erika Nystrom a necessidade de improvisar pode surgir mais cedo do que se imagina. Apesar de os tops identificarem cada uma das irmãs, as duas usam o mesmo penteado e os mesmos acessórios para acentuar a semelhança. Tudo para tentar confundir ainda mais as oponentes durante os ralis.
vôlei de praia gêmeas Erika e Emilia Nystrom Stare Jablonki  (Foto: Helena Rebello) Erika e Emilia Nystrom após vencerem dupla do Cazaquistão no Mundial de praia (Foto: Helena Rebello)
Emilia é a responsável pelo bloqueio, e Erika, pela defesa. Mas quando o time adversário saca, as duas se alternam na entrada e na saída de rede (lados esquerdo e direito da quadra) com frequência, tentando enganar a marcação.
vôlei de praia gêmeas Erika e Emilia Nystrom Stare Jablonki  (Foto: FIVB)Apenas o número do top e o nome no biquíni
identificam as irmãs, que usam mesmo penteado
- Costumamos usar este artifício o tempo todo. Nos ralis, elas (adversárias) já não sabem quem é quem, e isto nos ajuda muito. Fazemos muito rápido para elas não entenderem o que houve,  esquecer o que pensaram sobre o jeito de marcar. Usamos como se fosse mesmo uma técnica, e temos que usar ao máximo a nosso favor - disse Erika.
Nascidas em Muurame, Erika e Emilia descobriram o vôlei de praia no Ensino Médio. Mas, como uma quadra de areia coberta era um luxo ao qual não tinham acesso, e o inverno finlandês é curto, decidiram se mudar para a Grécia para treinarem o ano inteiro. Em 2001, estrearam no Circuito Mundial. Mesmo sem nenhum pódio em torneio de grande porte, sustentam a parceria familiar por mais de uma década.
Saudades de Juliana e Larissa
Neste período de convivência com jogadoras de outros países, as irmãs aprenderam a admirar o voleibol brasileiro. Mesmo com a eliminação de Talita e Taiana, consideradas favoritas ao título do Mundial da Polônia, as gêmeas ainda acreditam que o pódio terá representantes da seleção verde e amarela. No entanto, revelam que gostariam de rever a dupla mais vitoriosa do país nos últimos anos.
juliana e Nystrom volei de praia Moscou (Foto: Divulgação / FIVB)Juliana e Emilia em competição em Moscou no
ano passado (Foto: Divulgação / FIVB)
- As jogadoras brasileiras têm muita habilidade e muito conhecimento do jogo, então acho que seguem bem cotadas mesmo assim (com a eliminação de Talita e Taiana). As novas atletas são boas e treinam bastante. Mas sentimos falta de Juliana aqui, tanto pela jogadora que é quanto pela personalidade. Sentimos falta da Larissa também - contou Emilia.
Parece que a estratégia das gêmeas finlandesas tem dado certo. Classificadas em primeiro lugar no Grupo B, com duas vitórias em três jogos, inclusive sobre as chinesas Xu e Zhang Xi, quartas colocadas nas Olimpíadas de Londres 2012, Erika e Emilia já estão garantidas nas oitavas de final. Nesta quinta-feira, elas venceram as cazaques Mashkova e Tsimbalova por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18) e agora encaram as americanas Fendrick e Hochevar por uma vaga nas quartas de final.

Carlos Alberto é absolvido mais uma vez e cobra posição sobre renovação


Meia-atacante vascaíno sai do tribunal sem punição pela segunda vez da acusação de doping, agora no Pleno do TJD/RJ. Ainda cabem recursos

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
54 comentários
Novo julgamento, nova vitória. Carlos Alberto deu mais um passo para se livrar do fantasma da acusação de doping, após testar positivo no exame realizado em clássico contra o Fluminense, em março, pelo Campeonato Carioca. O meia do Vasco foi absolvido na noite desta quinta-feira pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) por seis votos a três e acumula duas sentenças positivas. Antes, em maio, o jogador havia se livrado de punição de até dois anos em primeira instância, em decisão da sétima comissão disciplinar.
Carlos Alberto julgamento doping (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Carlos Alberto espera o veredicto ao lado da esposa Carolina (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Imediatamente após a sessão, o camisa 10 cruz-maltino cobrou uma posição diretoria sobre a renovação de seu contrato, que se encerra no dia 2 de agosto. Ainda não houve proposta.

- Graças a Deus foi tudo esclarecido novamente. Não tenho mais o que falar sobre questões jurídicas, sobre o processo. Tenho que pensar em jogar e resolver minha situação com o clube. Agora, decidido isso, eu quero uma posição do clube. Porque chega de indefinições. Mereço isso por respeito, por trabalhar o tempo inteiro, sempre me prontificando a treinar, jogar e ajudar a instituição. Por tudo o que aconteceu, mereço uma definição o mais rápido possível - disse.
Carlos Alberto garantiu estar pronto e à disposição do técnico Paulo Autuori para enfrentar o Inter, na retomada do Campeonato Brasileiro, domingo, às 16h, em Caxias do Sul. Nesta manhã, ele treinou como titular, em São Januário, mostrando que deve ser, sim, aproveitado. Favorável à permanência, o próprio comandante já pediu urgência ao Vasco na negociação.
Agora, decidido isso, eu quero uma posição do clube. Porque chega de indefinições. Por tudo o que aconteceu, mereço uma definição o mais rápido possível"
Carlos Alberto
- O Paulo já manifestou isso milhares de vezes. Vocês sabem quem tem que tomar essa decisão. Só quero que sejam claros comigo assim como eu sempre fui com o clube. Espero que isso possa ser definido e que as pessoas capacitadas me procurem para definir essa situação. Porque ninguém vive sem planejamento. Seja em qualquer seguimento da vida. Se você tem uma doença, precisa planejar a cura. Se você faz um investimento, tem que planejar como juntar esse dinheiro. Se quiser ter filhos, precisa planejar. Se eu quero jogar um Brasileiro, preciso planejar esse campeonato - frisou o meia, que emendou:
- Sou muito feliz no Vasco, o ambiente é maravilhoso. Mas agora não é questão sentimental. Cabe a decisão de cima e quero um posicionamento, só isso. Estou pronto para jogar domingo.

Na hora do almoço, na apresentação do atacante Reginaldo, o diretor Ricardo Gomes foi evasivo sobre o caso e deu a entender que as conversas vão demorar mais.
- O Paulo (Autuori) falou que perderia qualidade com a saída dele. Nós estamos negociando. Se ele vai ficar ou não... estamos negociando, as variáveis na negociação são importantes. É uma negociação longa, que já se iniciou, mas não podemos dar mais detalhes. É algo complexo - avisou.
Mais duas instâncias pela frente
A maioria dos auditores optou pelo acolhimento da preliminar apresentada pela advogada Luciana Lopes, que presta serviços ao clube carioca e chamou a atenção no primeiro julgamento pela argumentação longa, firme e emocionada. A filha do presidente da Ferj, Rubens Lopes, pedia a impugnação do processo contra o jogador por causa de violações na denúncia. A sessão, desta vez, durou pouco mais de uma hora.
Luciana Lopes Advogada Carlos Alberto julgamento (Foto: Gustavo Rotstein)Após 'brilhar' no 1º julgamento, advogada Luciana
Lopes repetiu a dose (Foto: Gustavo Rotstein)
Este, entretanto, não será o último round da luta de Carlos Alberto para manter o rumo em sua carreira. Por causa de prováveis novos recursos, o caso ainda deverá ser analisado em esfera nacional, pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). E a última instância é a Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, para onde Jobson e Dodô foram, por exemplo. A partir desta sexta, a procuradoria do TJD/RJ tem três dias para recorrer - ou não - junto ao STJD.
- A única forma de absolvê-lo novamente era mostrar que o laudo era imprestável, como fizemos no primeiro julgamento. Vamos seguir nessa linha até onde for. Não há como aproveitar uma prova (urina do exame) que foi colhida e analisada de forma errada. Nós ganhamos o Carioca, agora provavelmente vamos para o Brasileiro, que é o STJD, e o Mundial, que é o CAS - definiu a advogada, confiante, em resumo de sua base de defesa.
Os medicamentos (hidroclorotiazida, um diurético que combate a hipertensão arterial, e carboxi-tamoxifeno) que geraram a polêmica são produzidos por uma farmácia de manipulação, e o jogador estudava denunciar o estabelecimento. Em período semelhante, o meia Deco, do Fluminense, passou pelo mesmo problema, exatamente com as mesmas substâncias e local.
  •  
Carlos Alberto julgamento doping (Foto: Gustavo Rotstein)Auditores debatem argumentação de defesa e promotoria no caso (Foto: Gustavo Rotstein)

Fla apresenta contraproposta pelo Maracanã, mas decreta série no DF


Firme em sua meta de R$ 70 milhões anuais em curto prazo, clube espera por consórcio, mas anunciará em breve novos jogos no Mané Garrincha

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
272 comentários
Maracanã pós final  (Foto: Thiago Correia)Maracanã ainda longe de receber os jogos do
Flamengo (Foto: Thiago Correia)
No jogo de passa e repassa da negociação pelo retorno do Flamengo ao Maracanã, a bola está com o Consórcio Maracanã S.A.. Após uma série de reuniões, o Rubro-Negro formatou uma segunda contraproposta, a encaminhou na última semana ao trio de empresas responsáveis pelo estádio e está em compasso de espera por uma resposta. Enquanto nada acontece, o clube anunciará em breve um acordo que prevê mais uma série de jogos no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Apesar da ansiedade do torcedor pelo retorno ao seu palco habitual, o Flamengo mantém a postura firme em busca de um acordo que vá ao encontro de suas metas a longo prazo. Em recente entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o vice de finanças, Rodrigo Tostes, deixou claro que o Rubro-Negro não abre mão de um acerto que o permita gerar cerca de R$ 70 milhões anuais em receitas envolvendo o estádio em até três anos. A segunda proposta apresentada pelo consórcio atinge apenas pouco mais da metade deste montante.
Líder do conselho que está a frente das conversas, com a consultoria da Fundação Getúlio Vargas, Tostes revelou que o ponto crucial não está no que é oferecido, mas no conceito geral que não permite que o Flamengo chegue à meta. O consórcio já prometeu, por exemplo, os 43 mil lugares disponíveis atrás dos gols - que representam o valor mais barato de ingressos -, mas nenhum dos camarotes, o que não agradou. Diante do impasse, o reencontro do Fla com o estádio está cada vez mais distante.
Com necessidade de se estabelecer em algum lugar, o Flamengo anunciará em breve Brasília como sua casa para os próximos jogos no Brasileirão. Durante a estadia na capital federal para as partidas contra Coritiba, sábado, Vasco, dia 14, e Asa, dia 17, um evento será realizado para a confirmação da parceria com o Estádio Mané Garrincha para as rodadas seguintes do campeonato nacional.
Além dos compromissos previstos, o Flamengo já jogou no estádio brasiliense na estreia no Brasileirão e teve maioria absoluta nas arquibancadas no empate por 0 a 0 com o Santos. Nesta sexta, a equipe treina pela manhã e segue para o Distrito Federal.

Pilotos boicotarão GP da Alemanha caso 'show' de pneus furados se repita


Associação de Pilotos da F-1 informa que, se os problemas presenciados em Silverstone se repetirem, competidores vão se retirar imediatamente da pista

Por GLOBOESPORTE.COM Nürburg, Alemanha
83 comentários
Através de um comunicado oficial, os pilotos da Fórmula 1 alertaram que boicotarão o GP da Alemanha deste fim de semana, caso o “festival” de pneus furados presenciado no último domingo, em Silverstone (reveja no vídeo), volte a ameaçar a segurança dos competidores. Depois do GP da Inglaterra, o brasileiro Felipe Massa, uma das vítimas dos incidentes, já havia admito a possiblidade real do boicote. Após uma reunião realizada na noite desta quinta-feira no paddock de Nurburgring, a Associação de Pilotos (GPDA) emitiu um comunicado contundente, deixando clara a preocupação com a situação enfrentada pela categoria. A entidade informou que, se os problemas persistirem nos treinos ou na corrida, os pilotos vão se retirar imediatamente da pista.
Em razão dos episódios que prejudicaram as corridas de Massa, Lewis Hamilton, Sergio Pérez e Jean-Eric Vergne na Inglaterra, a Pirelli, fornecedora única da F-1, anunciou que alterará os compostos a partir do GP da Hungria, a décima etapa. Porém, para a prova em Nurburgring desta semana, em razão do pequeno intervalo de tempo desde a etapa anterior, a fabricante anunciou mudanças apenas nos pneus traseiros. A Pirelli garantiu que os compostos reforçados com uma cinta de kevlar (material usado em colete a prova de balas) em substituição ao aço evitarão novos incidentes.
Pneus fórmula 1 gp da alemanha (Foto: Agência Reuters)Fornecedora trouxe pneus traseiros reforçados com kevlar para a Alemanha (Foto: Agência Reuters)
Confira o comunicado:
“Os pilotos da Grand Prix Driver’s Association desejam expressar suas preocupações mais profundas sobre os acontecimentos que ocorreram em Silverstone. Acreditamos que as alterações feitas aos pneus terão os resultados desejados e que problemas semelhantes não ocorrerão durante o fim de semana do GP da Alemanha. Estamos prontos para conduzir os nossos carros ao limite como sempre fazemos, e como é esperado por nossas equipes, patrocinadores e fãs. No entanto, nós, pilotos, decidimos que, se problemas semelhantes se manifestarem durante o GP da Alemanha, vamos nos retirar imediatamente do evento, já que este problema evitável com os pneus coloca em risco a vida de pilotos, fiscais e torcedores.”
O SporTV exibe os treinos livres a partir desta sexta-feira. A TV Globo transmite ao vivo o treino classificatório, no sábado, às 9h (de Brasília), e a corrida, no domingo, no mesmo horário. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Mosaico GP da Inglaterra pneus furados (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)'Festival' de pneus furados no GP da Inglaterra atingiu Felipe Massa, Sergio Pérez, Jean-Eric Vergne e Lewis Hamilton. Caso problema se repita, pilotos prometem se retirar da pista  (Fotos: Getty Images)
Boicote no GP dos EUA de 2005 provocou corrida com apenas seis carros
Há oito anos, na prova disputa no circuito de Indianápolis, um boicote de pilotos proporcionou uma corrida com somente seis carros na pista. Nos treinos livres de sexta-feira, três carros sofreram com pneus furados. Em um dos casos, Ralf Schumacher (Toyota) sofreu um forte acidente. Desconfiada de algum problema com seus compostos, a Michelin, um das fornecedoras da época, solicitou à FIA a troca dos conjuntos de pneus, alegando que não poderia garantir a segurança dos pilotos. Entretanto, o pedido foi negado. Na sequência, sugeriu a implantação de uma chicane em um trecho da pista, ideia que também foi vetada. No dia do GP, por orientação da fornecedora, os pilotos dos carros com pneus Michelin fizeram a volta de apresentação e recolheram para os boxes. Com isso, apenas os bólidos dos times com pneus Bridgestone (Ferrari, Jordan e Minardi) largaram, protagonizando um dos GPs mais melancólicos da história da categoria. O alemão Michael Schumacher saiu como vencedor, seguido pelo companheiro Rubens Barrichello. Beneficiado com as ausências o português Tiago Monteiro conseguiu seu único pódio na carreira.
Apenas seis carros largaram no GP dos Estados Unidos de 2005 em Indianápolis (Foto: Getty Images)Apenas seis carros largaram no GP dos Estados Unidos de 2005 em Indianápolis (Foto: Getty Images)
  •  
Circuito Alemanha NURBURGRING (Foto: Infoesporte)

Brasiliense faz ensaio com modelo nua no Mané Garrincha: 'Padrão Fifa'


Segundo o clube, protestos populares são tema para fotos com modelo

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
Comente agora
Estádio mais caro dos 12 construídos (ou reformados) para a Copa do Mundo de 2014 (de acordo com o Portal da Transparência da Controladoria Geral da União), o Mané Garrincha foi palco de um ensaio sensual da musa do Brasiliense: o clube candango divulgou nesta quinta-feira as primeiras imagens de Rita Christina Camargo na arena de abertura da Copa das Confederações deste ano. Com direito a provocação à Fifa.
Na primeira foto divulgada pelo Brasiliense, Rita, que prefere ser chamada de Chris, aparece com a seguinte faixa: "Musa Padrão Fifa". De acordo com o clube, os protestos populares realizados no Brasil no último mês são um dos temas do ensaio.
musa brasiliense mané garrincha   (Foto: Divulgação)Com camisa do Brasiliense, Chris exibe a faixa 'Musa Padrão Fifa' no Mané Garrincha (Foto: Divulgação)
Em outra imagem, a modelo aparece nua. A previsão do Brasiliense é de que o ensaio completo seja publicado nos próximos dias. Desde dezembro de 2011, o time candango publica periodicamente fotos de modelos nuas em sua página na internet.
Os responsáveis pelo ensaio tentavam marcar as fotos no estádio desde maio, quando o Mané Garrincha foi inaugurado. Porém, como a arena estava sob os cuidados da Fifa, o clube só recebeu autorização para usá-la nesta semana. O Brasiliense tentou o acesso pela federação, mas diz ter recebido o aval diretamente da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa 2014 (Secopa-DF).
"Informamos que o pedido de realização do ensaio fotográfico partiu da Federação Brasiliense de Futebol, em nome do clube de futebol. Não houve cobrança para realização da atividade", disse a Secopa-DF, em nota.
Segundo o site oficial do clube, Chris foi fotografada no gramado, no camarote presidencial e no vestiário. Dentro de campo, a moça posou sensual, mas com roupa. No camarote e no vestiário, a modelo chegou a ficar completamente nua em alguns momentos.
musa Brasiliense ensaio Estádio Nacional Mané Garrincha (Foto: Divulgação / Site Oficial do Brasiliense)Camarote presidencial do estádio é usado para fotos sensuais (Foto: Divulgação / Site Oficial do Brasiliense)
Segundo o último levantamento do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), os gastos para a construção do estádio chegaram a R$ 1,43 bilhão. No dia 15 de junho, a Seleção de Luiz Felipe Scolari iniciou no local a campanha do título da Copa das Confederações com vitória de 3 a 0 sobre o Japão.
Em nota, o GDF contestou o valor divulgado pelo TCDF e informou que estima o custo da obra do Mané Garrincha em R$ 1,2 bilhão. Segundo o governo, o valor ainda poderá ser reduzido com a compensação financeira do Recopa (isenção fiscal concedida pelo governo federal aos estádios da Copa).
Musa é fã do filho de Romário, atacante do Brasiliense
O site do Brasiliense publicou ainda uma entrevista com a musa de julho. Aos 29 anos, Chris é estudante de psicologia e revelou que seu jogador preferido no elenco é o atacante Romarinho, filho do tetracampeão Romário. Porém, outro atleta foi escolhido como "homem bonito": Cristiano Ronaldo.
Fã de comida japonesa, a modelo apontou sua barriga como parte preferida do corpo. Perguntada sobre a melhor lembrança que tem do clube, Chris não foi muito longe: o título do Campeonato Candango de 2013, conquistado no próprio Estádio Mané Garrincha.
musa brasiliense mané garrincha   (Foto: Divulgação)Modelo aparece sem roupa nas cadeiras do recém-reformado estádio da capital (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO

Aloísio pede 'vergonha na cara' e 'bunda no chão' ao São Paulo

Atacante diz que elenco tem se empenhado, mas não o suficiente para vencer os jogos importantes. No domingo, Tricolor pega o Santos

Por Murilo Borges São Paulo
Aloísio entrevista São Paulo (Foto: Gustavo Serbonchini)Aloísio cobra 'vergonha na cara' dos colegas de
time (Foto: Gustavo Serbonchini)
O clima no São Paulo após a derrota por 2 a 1 na primeira partida da final da Recopa Sul-Americana está mais pesado do que o habitual. Pressionado por sair em desvantagem na decisão contra o Corinthians (algoz também na semifinal do Campeonato Paulista) , o Tricolor convive ainda com divergências internas entre comissão técnica, diretoria e elenco. Prova disso é a declaração do atacante Aloísio, um dos que brigam pela posição de titular na equipe.
Sem entrar em polêmica com Ney Franco, que declarou após a derrota para o Corinthians que o time vive uma crise técnica, Aloísio apontou para a suposta "falta de entrega" do time na temporada. Segundo o camisa 19, o São Paulo precisa se doar mais para sair vitorioso em partidas decisivas.
– Está na hora de começar a colocar a bunda no chão, começar a correr e colocar vontade em campo. A gente está tentando, mostrando raça, mas não está adiantando. Tem de ter vergonha na cara porque o São Paulo é um clube grande, não tem de passar por isso – afirmou o atacante, que completou:
Sempre dou meu máximo quando entro em campo. Vergonha na cara eu tenho. Meus companheiros tentam também, mas precisa de mais"
Aloísio
– Sempre dou meu máximo quando entro em campo. Vergonha na cara eu tenho, pode ter certeza. Meus companheiros tentam também, mas precisa de mais. Esse pouco que a gente está fazendo não serve. Precisa de mais.
Por causa dos maus resultados, o atacante até se mostrou compreensivo com as manifestações da torcida nos últimos jogos no Morumbi. Após a derrota desta quarta-feira, um grupo de são-paulinos  voltou a gritar o nome de Muricy Ramalho, técnico tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008 e que está desempregado desde que deixou o Santos, há pouco mais de um mês.
– Eu tento proteger meus companheiros, as pessoas que estão ao meu redor. Óbvio que torcedor às vezes tem razão. Uma hora não tem como ajudar como a gente quer. O torcedor paga seu ingresso. Até acho que não teve muita manifestação. Pelo que a gente proporcionou a eles, foi até pouco.
Para Aloísio, a culpa pelas eliminações na temporada (semifinal do Campeonato Paulista e oitavas de final da Libertadores da América) tem de ser dividida de forma igual entre comissão técnica e elenco.
– É 50 a 50. Se a gente está no mesmo barco e ele afundar, vai afundar com todos juntos. Se continuar navegando, vai com todos também. Responsabilidade é de todo mundo. Não tem essa de ficar colocando responsabilidade no Ney ou de alguém colocar na gente, na diretoria. Não ouvi a declaração do Ney, fiquei sabendo pelo assessor de imprensa e outras pessoas, então não tenho o que falar.

COPA 2030

Grondona garante Copa de 2030 na Argentina e no Uruguai: 'Assinado'

Presidente da AFA diz que Fifa quer comemorar centenário do Mundial nos dois países finalistas do primeiro torneio, em 1930

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires, Argentina
julio grondona presidente da AFA (Foto: Agência AFP)Grondona garante que Argentina e Uruguai
receberão a Copa de 2030 (Foto: Agência AFP)
O presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, garantiu nesta quinta-feira que a Copa do Mundo de 2030 será realizada na Argentina e no Uruguai. Segundo o dirigente, o acordo já foi até assinado com a Fifa.
- A Fifa quer comemorar os 100 anos da Copa do Mundo no Uruguai e na Argentina. Eu confirmo isso. Está assinado - disse Grondona à "Radio 10".
Finalistas do primeiro Mundial, em 1930, os dois países oficializaram em novembro do ano passado a candidatura conjunta à Copa de 2030. Anfitrião de 1930, o Uruguai conquistou o título com vitória de 4 a 2 sobre a Argentina, no estádio Centenário.
De acordo com Grondona, a realização do torneio no Brasil em 2014 não atrapalharia os planos de uruguaios e argentinos, já que a Fifa teria se encantado com a ideia da comemoração do centenário da Copa na América do Sul.
Depois do Mundial no Brasil, a Fifa escolheu a Rússia para receber o torneio em 2018, enquanto o Catar será a sede em 2022. Caso Uruguai e Argentina sejam os eleitos para 2030, falta conhecer ainda o país que terá a Copa de 2026.

ufc

Encarada tensa entre Anderson Silva e Chris Weidman na coletiva do UFC

Lutadores mostram respeito mútuo nas respostas aos jornalistas, mas tocam os queixos ao ficarem frente a frente. Spider dá cinturão ao rival

Por Las Vegas, EUA
585 comentários
Nas respostas, respeito. Na encarada, tensão. Assim pode ser definida a coletiva de imprensa oficial do UFC 162, realizada nesta quinta-feira no MGM Grand. Após mostrarem muito cuidado nas declarações aos jornalistas, Anderson Silva e Chris Weidman, protagonistas da luta principal do evento, em que será disputado o cinturão dos pesos-médios, fizeram uma encarada tensa, tocando os queixos por alguns segundos, sob os olhares de Dana White. Os demais presentes foram Tim Boetsch, Mark Muñoz, Roger Gracie, Tim Kennedy, Charles do Bronx e Frankie Edgar, que pouco foram questionados pelos repórteres presentes ao evento.
Coletiva UFC 162 Anderson Silva Chris Weidman (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva e Chris Weidman tocam os queixos na encarada após a coletiva (Foto: Evelyn Rodrigues)
Realizada no lobby de entrada do hotel MGM Grand, a coletiva não poderia ter tido um clima mais favorável. A torcida brasileira lotou o local, e gritou "Silva!" logo na primeira resposta de Weidman, que pediu para que gritassem mais. No fim, novo show dos brasileiros, cantando "O campeão chegou!" enquanto os lutadores se preparavam para as encaradas. Após se encararem, Anderson brincou com Weidman e ofereceu o cinturão ao americano.
Coletiva UFC 162 Anderson Silva Chris Weidman (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva oferece o cinturão a Chris Weidman, que se surpreende e sorri (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Estou muito feliz, é normal essa competição saudável entre brasileiros e americanos. Temos que mostrar que a gente veio aqui com educação, até porque hoje (4 de julho, dia da independência) é um dia importante para eles. Vamos rezar para que tudo dê certo mais uma vez - afirmou o campeão, em português, dirigindo-se aos brasileiros presentes.
O campeão não polemizou, e deu respostas curtas quando perguntado sobre a expectativa pela luta.
- É mais um dia normal de trabalho - disse o lutador.
Weidman foi mais longo em sua resposta à mesma pergunta, e rechaçou as comparações com Chael Sonnen quando perguntado se sua estratégia para o combate seria parecida com a que o falastrão usou no primeiro confronto contra o campeão.
- Sonnen derrubou Anderson várias vezes, assisti a essa luta muitas vezes (no UFC 117), mas não estou explorando isso. Não vou fazer exatamente o que Sonnen fez. Vou ser o Chris Weidman e tentar ser o mais devastador possível. Acho que quando o Chael esteve por cima ele ficou muito afoito. Quando eu estiver, ficarei mais relaxado. Esse é meu mundo. Não tem razão pra apressar as coisas.
Bolsas de apostas apontam pequena vantagem de Anderson
andersol silva chris weidman anderson silva mma ufc coletiva   (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva durante a coletiva oficial do UFC 162 no
MGM Grand, em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
A vantagem de Anderson Silva de apenas 2 para 1 nas bolsas de apostas foi tema de algumas perguntas, e Dana White disse que a opinião dos lutadores a favor do desafiante pode ter influenciado os apostadores.
- Esta é a menor margem de vantagem que Anderson Silva já teve na história, acredito que por muitos lutadores terem dito que Chris Weidman pode vencer Anderson SIlva. Há muitas dúvidas sobre o que vai acontecer, e elas só serão respondidas no sábado à noite.
Anderson disse não se importar com a opinião dos atletas.
- É normal. Todo mundo tem uma opinião. Eu tenho a minha, e eles têm as deles. Não me afeta em nada, e também não me motiva.
Chris Weidman coletiva UFC 162 (Foto: Evelyn Rodrigues )Chris Weidman diz que maior pressão vem dele mesmo,
e não de fatores externos (Foto: Evelyn Rodrigues )
O americano, por sua vez, disse que a maior pressão não vem do pequeno favoritismo do campeão, mas sim de si mesmo.
- Definitivamente não. Eu já ponho pressão suficiente em mim. Quero estar aqui e enfrentar o Anderson há muito tempo. Coloco pressão em mim pela minha família.
Perguntado sobre a receita para parecer ter 28 anos mesmo tendo 38 anos de idade, Anderson Silva disse que a idade está na cabeça de cada um.
- É a alegria de poder estar aqui, de fazer o meu trabalho. A velhice está na cabeça de todo mundo. Quando você faz o que ama, tudo fica mais fácil.
Ao ser comparado com Pelé, por sua popularidade no Brasil e no mundo, o campeão exaltou seu amor pelo que faz.
- Quando você faz uma coisa com amor, independentemente de as pessoas acharem que você é o melhor, o resultado é esse: poder ser mais um de muitos ídolos. Estou superfeliz de estar aqui para lutar e fazer o que faço com amor.
Charles do Bronx e Roger Gracie usam altura para intimidar seus rivais
Coletiva UFC 162 Tim Keneddy e Roger Gracie (Foto: Evelyn Rodrigues)Roger Gracie encara Tim Kennedy de cima após a
coletiva oficial do UFC 162(Foto: Evelyn Rodrigues)
Mais altos que seus adversários, o peso-médio Roger Gracie (1,94m) e Charles do Bronx (1,80m) aproveitaram a vantagem sobre seus rivais, respectivamente Tim Kennedy (1,80m) e Frankie Edgar (1,67m) para intimidá-los na encarada após a coletiva. Mesmo mostrando respeito ao se aproximarem no centro do palco montado para o evento, assim que foram autorizados a se encararem, os brasileiros olharam seus oponentes de cima. A diferença foi flagrante, e provocou reações de surpresa dos fãs presentes ao local.
- No fim do dia, cada um é um indivíduo diferente. Não posso pensar no que aconteceu no passado, tenho que me concentrar em lutar. Minha família fez história e agora quero fazer também - respondeu, ao ser perguntado sobre a sensação de um Gracie voltar ao card principal de um evento do UFC.
Coletiva UFC 162 Frankie Edgar e Charles Do Bronx (Foto: Evelyn Rodrigues)Charles Do Bronx mostra a diferença de altura para
Frankie Edgar na encarada (Foto: Evelyn Rodrigues)
Já o peso-pena Charles do Bronx, que vem de derrota por nocaute para Cub Swanson no UFC 152 - a sua primeira na nova categoria - disse estar muito motivado para a luta contra o ex-campeão dos pesos-leves, e garantiu que se preparou como nunca para o duelo.
- Fiquei feliz com a oportunidade, sabia que era data importante aqui nos Estados Unidos. Quando soube que ia enfrentar o Frankie Edgar, treinei muito, muito, muito -
Coletiva UFC 162 Mark Muñoz e Tim Boetsch (Foto: Evelyn Rodrigues)Mark Muñoz e Tim Boetsch se encaram após a
coletiva oficial do UFC 162 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Mark Muñoz fala sobre sua perda de peso
Destaque nas redes sociais por ter ficado muito acima do peso, e pela sua ótima forma atual, o peso-médio Mark Muñoz disse que passou por uma forte depressão, e brincou sobre ter exagerado na comida durante seu período longe do octógono.
- Eu queria esclarecer isso. Entrei em depressão, foi difícil para mim. Não sou de drogas, álcool e festas, mas eu como (risos). Comi muito porque estava triste. Eu estava triste porque comia e comia porque estava triste. Olhei para mim um dia no espelho e pensei: o que diabos aconteceu? Falei com meu treinador Todd Norman para resolvermos isso. Ele fez um trabalho muito duro comigo. Agora estou na melhor forma da minha vida e pronto para seguir adiante.
Sobre Tim Boetsch estar preocupado de não encontrar o melhor Mark Muñoz, o lutador disse nque isso não será um problema.
- Estou com 92kg. O peso está ótimo. Estou suando agora. Essa perda de peso foi a melhor que tive na vida de longe, contando wrestling e MMA. Estou me sentindo muito bem. Ele verá minha melhor versão e quero ver a melhor versão dele também. Estou confiante.
O UFC 162 será disputado neste sábado, em Las Vegas (EUA). Na véspera, a pesagem será às 20h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h, direto de Las Vegas. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real. A TV Globo transmite os principais duelos do UFC 162 na madrugada de sábado para domingo com atraso, por força de contrato.

UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell