segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Emocionado, Ronaldo atribui adeus às dores e ao hipotireoidismo

Aos 34 anos, Fenômeno decide encerrar a carreira alegando não aguentar mais os problemas no corpo. Foram 475 gols como profissional, desde 1993

Por Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo
Chegou ao fim nesta segunda-feira uma das mais brilhantes carreiras da história do futebol. Aos 34 anos, Ronaldo não resistiu à intensa batalha diária contra os desgastes físicos acarretados pelas oito cirurgias ao longo da sua trajetória, relembrou um problema de hipotireoidismo e anunciou que não jogará mais profissionalmente. É o fim para aquele que eternizou a camisa 9 com um talento que, não por acaso, lhe rendeu o apelido de Fenômeno e se transformou em um mito mundial.
- Estou aqui para falar que estou encerrando a carreira como jogador profissional. E dizer que essa carreira foi linda, maravilhosa e emocionante - declarou Ronaldo, ao abrir o seu emocionante pronunciamento.
Em uma concorrida entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, em São Paulo, o craque comunicou, exatamente às 13h02m, que não continuará atuando pelo Corinthians, clube com o qual tinha contrato até 31 de dezembro de 2011. Ronaldo assombrou o planeta aliando velocidade e técnica de forma nunca vista antes, mas sucumbiu ao tempo e ao próprio corpo. Agora, se dedicará à família, à vida de empresário, a um projeto social e à fortuna que acumulou sendo um gênio da bola.
Ronaldo chegou ao centro de treinamento às 10h30m, acompanhado de dois dos seus quatro filhos -  Ronald e Alex. Vestido com traje casual, caminhou até o gramado onde os outros jogadores treinavam e parou a atividade. Por cerca de cinco minutos, discursou para companheiros, membros da comissão técnica e diretoria. No fim, todos o aplaudiram de pé e o abraçaram em uma cena comovente, que representa bem o respeito que todos têm por ele.
Ronaldo na coletiva de despedida (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldo chora ao anunciar sua despedida do futebol (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Até a hora do anúncio oficial, o Fenômeno ficou nas dependências internas do CT se despedindo de funcionários e outros colegas. A cada adeus, a emoção tomava conta do jogador.
Ao explicar os motivos por ter antecipado o seu adeus, Ronaldo justificou usando dois fatores: o hipotireoidismo e as constantes dores.
- Todos sabem do meu histórico de lesões. Tenho tido, nos últimos anos, uma sequência de lesões que vão de um lado para o outro, de uma perna para a outra, de um músculo para o outro. Essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira. Além disso, há quatro anos eu descobri, quando estava no Milan, que sofria de hipotireoidismo. É um distúrbio que desacelera o metabolismo e que, para controlá-lo, é necessário tomar alguns hormônios proibidos no futebol, por poder acusar doping. Imagino que muitos devam estar arrependidos por terem feito chacota sobre o meu peso, mas eu não guardo mágoa de ninguém.
O pronunciamento, que durou 45 minutos, foi recheado de emoção. Por diversas vezes, o craque precisou parar de falar para se concentrar e segurar as lágrimas. Várias partes do seu discurso foram pausadas, com interrupções para que pudesse respirar mais fundo. Num papel ele trazia algumas palavras que ensaiou em casa na noite passada, mas teve muita dificuldade em seguir o script. Ronaldo não conseguiu... e chorou.
Ronaldo Despedido Aplausos (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Antes do adeus oficial, Ronaldo se despediu dos companheiros de clube e foi muito aplaudido
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Não me imaginava viver sem o Corinthians"
Ronaldo
- Foi uma carreira linda, vitoriosa, emocionante... Tive muitas derrotas, infinitas vitórias, fiz amigos e não lembro de ter feito um inimigo. Tenho muitos agradecimentos a fazer. A todos os clubes em que passei: São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan... O Corinthians eu agradecerei logo mais. Quero agradecer a todos os jogadores que atuaram comigo e aqueles que jogaram contra, aos que foram leais e aos que foram desleais também. Agradecer aos treinadores com os quais tive boa relação e aos que eu tive divergências. E também agradecer aos patrocinadores que sempre acreditaram em mim.
Para se distrair e tentar não deixar as lágrimas escorrerem, Ronaldo rabiscava um pedaço de papel, postava comentários no Twitter e brincava com os filhos, que estavam sentados numa cadeira ao lado. Alex, o caçula de 5 anos, chegou a se esconder embaixo da bancada, arrancando risadas do pai. Como prometido, o Corinthians teve um capítulo especial na hora do seu adeus.
- Tudo começou com um café da manhã com o presidente Andrés Sanches no Rio de Janeiro. Acreditei no projeto, demos um aperto de mão e eu falei para ele "pode trazer o contrato que eu assino até em branco se precisar".
Ronaldo na coletiva de despedida (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Ao lado dos filhos Alex e Ronald, o Fenômeno falou e se emocionou durante 45 minutos
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Muitos devem estar arrependidos por fazer chacota sobre o meu peso. Tenho hipotireoidismoe preciso tomar um hormônio que é proibido no futebol "
Ronaldo
Ronaldo foi apresentado como reforço do Corinthians em dezembro de 2008. Era o principal nome do projeto de reconstrução do clube, que acabava de voltar de um doloroso rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, quando jogou a Segunda Divisão e retornava à elite. Pelo Timão, Ronaldo esteve em campo 69 vezes, marcou 35 gols e ganhou dois títulos em 2009: o Paulistão e a Copa do Brasil.
A perda de duas Libertadores, 2010 e 2011, foram os seus piores momentos. A última, inclusive, culminou numa reação violenta de parte da torcida. No retorno da Colômbia, onde o time foi eliminado ainda na primeira fase, o ônibus da delegação foi apedrejado, os atletas foram insultados e os muros do clube acabaram pichados. Ronaldo, claro, foi o principal alvo.
- Tenho de fazer meu agredecimento a todos os brasileiros que choraram comigo quando eu chorei e que caíram comigo quando eu caí. Mas, dessa torcida brasileira toda, eu quero agradecer a do Corinthians. Nunca vi uma torcida tão vibrante, tão apaixonada e tão entregue ao seu time de futebol. É certo que em algumas vezes essa cobrança por resultado a torna agressiva e fora do controle. Mas eu não me imaginava viver sem o Corinthians. Agradeço ao Andrés, que é meu irmão, e digo que continuarei ligado ao clube da maneira que ele quiser. Muitas vezes vocês vão me encontrar torcendo pelo Corinthians no estádio. Aproveito e peço desculpas publicamente pelo fracasso no trajeto da Libertadores.
Ao longo da carreira, ele balançou as redes 475 vezes, contando as passagens por Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan, Corinthians e Seleção Brasileira. O Fenômeno foi também eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa e deixa o futebol com o status de maior artilheiros das Copas do Mundo e com dois títulos da principal competição do planeta - em 1994 como reserva e em 2002 como estrela.
Já na condição de ex-jogador, o Fenômeno tem planejado o que fará da sua vida. Empresário, vai cuidar dos seus negócios. Em julho ele pretende reunir amigos para uma despedida oficial. E, em breve, anunciará a criação de um instituto social chamado "Criando Fenômenos". Acostumado a deixar para trás seus adversários, Ronaldo encerra sua carreira por causa de um obstáculo bem mais próximo, citado em uma frase emblemática:
- Perdi para o meu corpo.

Com Taça das Bolinhas nas mãos, Juvenal diz: 'Vou me deliciar com ela'

Presidente tricolor recebe troféu, mesmo com tentativa do Flamengo de impedir que cerimônia acontecesse nesta segunda-feira, em São Paulo

Por Julyana Travaglia São Paulo
Juvenal Juvêncio, presidente São Paulo, entre Rogério Ceni e Zetti com a taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Juvêncio entre Ceni e Zetti com a taça das Bolinhas
(Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)
A Taça das Bolinhas está nas mãos do São Paulo. Quase um ano depois da decisão tomada pela CBF em abril de 2010, o clube recebeu, nesta segunda-feira, o símbolo por ser considerado oficialmente o primeiro clube a conquistar cinco vezes o título de campeão brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007). A Caixa Econômica Federal, criadora do troféu, fez a entrega ao presidente do clube paulista, Juvenal Juvêncio, no auditório do Tribunal Federal Regional.
Além de Juvenal, o goleiro Rogério Ceni, o ex-goleiro Zetti, o vice de futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva, e o ex-governador e ex-presidente do Tricolor, Laudo Natel, estiveram presentes na cerimônia. Sempre irreverente, Juvêncio disse que a taça está nas mãos certas, apesar de o Flamengo ter brigado nos últimos anos para recebê-la. O time carioca não conseguiu o reconhecimento da CBF no título nacional de 1987 porque o Sport foi considerado pela Justiça Comum o campeão.
Por ter permanecido durante anos guardada e sem um dono, a peça precisou passar por um processo de restauração, pois se encontrava oxidada. O troféu, criado pelo artista plástico Maurício Salgueiro, é composto por 156 esferas em ouro e prata, distribuídas em 13 níveis, apoiadas em uma base de jacarandá.
- A taça pertence ao São Paulo. Vou me deliciar com ela, exibir e depois guardar em algum lugar que ainda não escolhi. Essa discussão sobre o dono da taça vai permear a semana ou até os próximos 15 dias, mas isso é do esporte. O Sport foi à Justiça, ganhou em primeira e segunda instância e o caso transitou em julgado, há uma decisão irrevogável - destacou o presidente do São Paulo.
O Flamengo bem que tentou impedir a entrega da taça nesta segunda através de uma liminar conseguida no Tribunal de Justiça do Rio, mas a manobra não mudou o curso da cerimônia. Juvêncio reafirmou que o troféu pertencia mesmo ao São Paulo.
- Eu mandei um e-mail para a Patrícia dizendo que cabia mais ao São Paulo receber a taça, pois foi pentacampeão, já é hexa e conquistou ainda três campeonatos seguidos. Só o São Paulo conseguiu isso. Também sou campeão. Três vezes como presidente e em 1986 como diretor de futebol - acrescentou o mandatário.
Entenda a polêmica da Taça das Bolinhas
Durante o período em que foi o troféu oficial dos campeões brasileiros, a peça ficava com o clube vencedor para exposição ao público e retornava à Caixa, proprietária da taça. No entanto, a partir de 1992, a cerimônia de entrega do troféu não foi mais realizada em atendimento a um pedido da CBF por conta da polêmica sobre o campeão brasileiro de 1987. Desde então, a taça ficou em um cofre da Caixa, sendo recentemente restaurada para a entrega.
No fim do ano passado, quando a CBF decidiu unificar os títulos nacionais conquistados antes de 1971, o Flamengo tinha esperança de que a Copa União de 1987 fizesse parte da cerimônia. Na ocasião, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, disse que não poderia fazê-lo por conta da decisão judicial que considera o Sport campeão naquele ano. Patrícia Amorim, presidente do Flamengo, respondeu com ironia ao dirigente e prometeu lutar na justiça pelo reconhecimento.
No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou neste domingo uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. Juvenal e Patrícia foram aliados na última eleição do Clube dos 13, ajudando a eleger Fábio Koff. Além da recente proximidade política, existe o delicado fato de a diretoria do São Paulo ter se engajado na criação da Copa União de 87, ano em que os clubes decidiram organizar o campeonato nacional sem a CBF. Na carta, Juvenal é respeitoso, elogia Patrícia, mas diz que não pode abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas  desportivas dessa entidade". Ao mesmo tempo, faz um afago aos rubro-negros, afirmando que "ninguém há de negar, especialmente o SPFC, que teve a honra de participar da própria concepção da competição e ter dela feito parte, a importância e o significado da conquista da Copa União de 1987".
O troféu Caixa Econômica Federal foi criado em 1975, por meio de um concurso vencido pelo artista plástico Maurício Salgueiro, e é composto de 156 esferas de ouro e prata.

Somália espera levar a melhor em 'duelo de sorrisos' com Ronaldinho

Provável titular neste domingo, volante do Botafogo destaca motivação para clássico que vale na final da Taça Guanabara

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Somália Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Somália prevê duelo de sorrisos com Ronaldinho
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Com a suspensão de Bruno, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Macaé, Somália é o favorito a ganhar a vaga de titular contra o Flamengo, neste domingo, pela semifinal da Taça Guanabara. O volante, que iniciou a temporada como titular mas perdeu a posição no clássico contra o Fluminense, está na expectativa por ser confirmado por Joel Santana. No entanto, já antecipa o duelo com Ronaldinho Gaúcho.
- Vai ser um duelo de sorrisos. Ele gosta de rir, e eu também. Espero levar a melhor e que dê Botafogo - disse Somália, em entrevista à Rádio Brasil.
Apesar de não fazer mais parte das primeiras opções de Joel Santana, Somália garantiu estar muito motivado para disputar a semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca. Para o volante, estar ainda mais perto de disputar uma decisão é algo estimulante, seja qual for o adversário.
- Todo o jogador sonha disputar grandes jogos como este. Mesmo se fosse o Boavista, o Botafogo tem que fazer a parte dele e vencer. Será um jogo emocionante, e espero que o possamos sair vitoriosos e chegar à final - afirmou.
 

Pai de primeira viagem, Berna celebra em família semana especial

Goleiro recupera camisa 1 do Flu dias após nascimento de Manuela e renova motivação: ‘A responsabilidade é maior, mas a força também’

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Quem espera sempre alcança. Poucos jogadores representam com tanta fidelidade a frase, presente no hino do Fluminense, como Ricardo Berna. Trabalhador, ao melhor estilo Muricy Ramalho, ele faz da paciência uma virtude. E mais uma vez foi recompensado. Campeão brasileiro, foi barrado pelo recém-contratado Diego Cavalieri, não esperneou, manteve a seriedade e voltou ao time justamente em uma das semanas mais importantes de sua vida: em que se tornou pai pela primeira vez, da pequena Manuela, que nasceu no último dia 5.
ricardo berna fluminense (Foto: Arquivo pessoal)Ricardo Berna, a esposa Aline e a filha recém-nascida Manuela (Foto: Arquivo pessoal)
Pai de primeira viagem, o goleiro coroou o momento especial recuperando a camisa 1 tricolor na vitória por 1 a 0 sobre o Madureira, domingo, em Volta Redonda, pela última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara. Motivo de sobra para não somente aproveitar em família a segunda-feira de folga, mas também saborear uma semana inesquecível em sua vida.
Foi uma semana marcante e que não poderia terminar de uma maneira melhor do que voltando a ser titular. Felizmente pude entrar, ajudar o Fluminense a conquistar a vitória e dar alegria ao torcedor "
Ricardo Berna, goleiro do Fluminense
- Foi uma semana marcante e que não poderia terminar de uma maneira melhor do que voltando a ser titular. Felizmente pude entrar, ajudar o Fluminense a conquistar a vitória e dar alegria ao torcedor – disse o goleiro.
Ao receber a notícia de que tinha recuperado a posição de titular, Berna buscou inspiração na filha para entrar em campo e sair sem ser vazado. Por sinal, foi ele quem defendeu a meta tricolor nas duas únicas partidas em que a defesa saiu invicta na temporada (contra Bangu e Madureira).
- A responsabilidade é maior, mas a força, o ânimo, a energia e a motivação também.
Aclamado pelo torcedor, que estava insatisfeito com Cavalieri, nas arquibancadas do Engenhão durante o empate por 2 a 2 com o Argentinos Juniors, na estreia na Libertadores, quando ainda estava no banco de reservas, o goleiro agradeceu o reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo de seis anos nas Laranjeiras e revelou seu grande desejo para 2011.
- Em todas as oportunidades que tive, nunca joguei mais do que 12 partidas consecutivas, e quando saí não foi por deficiência técnica. Gostaria de ter essa sequência.
Goleiro titular na reta final da conquista do Brasileirão do ano passado, Ricardo Berna tem 31 anos e renovou o contrato com o Fluminense por mais três temporadas. Apesar de ainda não pensar em aposentadoria, ele resumiu o sentimento pela relação estreita que criou com o Tricolor:
- Sou muito feliz no clube.
Confira toda entrevista de Ricardo Berna
Semana especial
Foi uma semana marcante na minha vida pelo nascimento da minha filha. E não poderia terminar de uma maneira melhor do que voltando a ser titular. Felizmente pude entrar, ajudar o Fluminense a conquistar a vitória e dar alegria ao torcedor.
Pai Berna
Filho Ricardo Berna (Foto: Reprodução)Ricardo Berna com Manuela momentos após seu
nascimento, no último dia 5 (Foto: Reprodução)
Os primeiros dias não foram fáceis. A atenção é redobrada. O bebê só dorme e mama, não se mexe. Fica aquela preocupação: está respirando? O coração está batendo? Coisa de pai de primeira viagem. Uma preocupação normal. Mas a satisfação é enorme, o amor, o carinho. Descobri que é um sentimento incomparável. Só é complicado para dormir, né? Não tem esquema tático para descansar (risos). Busco aproveitar a Manu nos melhores horários possíveis porque tenho que treinar também, né? Para não faltar o leitinho.
Inspiração na filha
Sempre é. A partir de agora, toda vez que entrar em campo não vai ser só pela torcida do Fluminense. Vai ser também pela Manuela, pela minha família. A responsabilidade é maior, mas a força, o ânimo, a energia e a motivação também.
Nome gritado pela torcida contra o Argentinos Juniors
Foi uma situação nova para mim. É até difícil descrever. Em primeiro lugar, vem a amizade que tenho com o Diego. Me coloco no lugar das pessoas. Não é legal receber uma vaia como aquela. Prejudica não só o atleta, mas toda a equipe. Mas também há o reconhecimento do meu trabalho. Acho que tanto o apoio do torcedor quanto a confiança do Muricy foram importantes para meu retorno. Meu pai me ensinou que é importante ter gratidão, e agradeço muito a eles. No momento, no jogo, procurei ficar imparcial. Até porque o mais importante é o resultado do trabalho do grupo.
Saída da equipe
Não queria ter saído, assim como o Diego também não. Mas somos profissionais, e a melhor forma de buscar o espaço é trabalhando. Já frisei várias vezes que estou há seis anos no Fluminense e o número de jogos disputados me incomoda (52). Por outro lado, o tempo que estou aqui mostra o reconhecimento do meu valor como atleta. Em todas as oportunidades que tive, nunca joguei mais do que 12 partidas consecutivas, e quando saí não foi por deficiência técnica. Gostaria de ter essa sequência. Não para provar nada a ninguém, mas para melhorar meus números e confirmar minhas qualidades.
Aposentadoria no Fluminense
Sou muito feliz no clube. Tudo que tenho foi o Flu que me proporcionou. Coloco metas na minha vida, e a última delas era ser campeão com a camisa 1 tricolor. Sou feliz por tê-la realizado. Agora, quero me firmar, melhorar minhas marcas e ser reconhecido mundialmente. Ainda não penso em encarar minha carreira. Me cuido, trabalho forte com o Victor Hugo (preparador de goleiros) e quero prolongar minha vida útil. Renovei por três anos e tenho a convicção de que vou estar em alto nível após esse período. Quero melhorar cada vez mais.

Após primeira ‘morte’, Ronaldo afirma: ‘Parecia que estava na UTI’

Atacante contou como foram os dias que antecederam sua decisão e também como se sentiu ao ver que o fim estava próximo

Ronaldo ganha abraço de Andres na despedida do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldo abraça Andrés Sanches na despedida
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
A primeira “morte” de Ronaldo foi dolorida. Encerrar a carreira de jogador profissional não foi fácil para o Fenômeno. Mas a hora chegou. Bastante emocionado, o camisa 9 não se conteve em sua despedida e chorou muito ao comentar o fim de sua trajetória. A sensação era de um estado terminal.
- Desde quinta-feira, quando decidi mesmo que ia parar, parecia que eu estava em uma UTI, em estado terminal. E agora eu tenho esse anúncio da minha primeira “morte”. É muito duro você abandonar algo que te faz feliz e que você faz com tanto amor – declarou o maior artilheiro das Copas do Mundo, nesta segunda-feira, na sala de imprensa do CT do Corinthians.
Em 18 anos de carreira, Ronaldo viveu diversas glórias. Mas também foi atormentado por inúmeras lesões, que provocaram oito cirurgias. As dores causadas pelas sequelas incomodavam demais o jogador nos últimos tempos. E por isso a decisão de parar foi antecipada. Seu contrato com o Corinthians era até dezembro.
- Eu estive perto de parar no dia seguinte à eliminação na Libertadores, mas esperei mais um pouco. Mas na semana passada, depois de descobrir mais uma lesão muscular, eu vi que não dava mais para esperar. Eu já tinha dado o meu máximo como sacrifício – disse Ronaldo, chorando, citando à derrota para o Tolima, da Colômbia, na primeira fase da Libertadores, antes da chave de grupos.
Eu tenho que assumir algumas derrotas. E dessa vez eu perdi para o meu corpo"
Ronaldo
As declarações do Fenômeno em sua despedida foram no mesmo tom das dadas pelo tenista Gustavo Kuerten, que encerrou carreira em 2008. À época, Guga, tricampeão de Roland Garros, afirmou ter perdido a batalha contra o seu corpo e que as dores não o deixavam mais seguir adiante. Com Ronaldo também foi assim.
- Eu tenho que assumir algumas derrotas. E dessa vez eu perdi para o meu corpo. Agora farei outras coisas da minha vida. Eu sinto dores ao subir uma escada. E não, a minha casa não tem elevador – brincou o pentacampeão.
Com o fim de sua trajetória no futebol, Ronaldo vai se dedicar integralmente à vida de empresário. Cuidará da agência “9ine”, que gerencia a carreira de esportivas. E também levará adiante o projeto da Fundação Fenômenos.

R10 lamenta despedida: ‘Não sei como será o futebol sem o Ronaldo’

Apoiador do Flamengo fala da amizade com o ex-atacante do Corinthians e exalta suas qualidades dentro e fora de campo

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
ronaldinho gaucho flamengo (Foto: Eduardo Peixoto/Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo
(Foto: Eduardo Peixoto/Globoesporte.com)
Após o anúncio oficial da aposentadoria de Ronaldo na tarde desta segunda-feira, muitos jogadores estrangeiros se manifestaram demonstrando todo respeito pelo atacante. No Brasil, Ronaldinho Gaúcho não deixou por menos e fez questão de exaltar a carreira do amigo de Seleção Brasileira. O craque do Flamengo revelou que ‘a ficha ainda não caiu’ e que não sabe como será o futebol sem o Fenômeno em atividade.
- Passou um filme pela minha cabeça (quando soube da aposentadoria), muitas lembranças. Fiquei triste. É uma mistura de sentimentos difícil de falar. Hoje, ainda não caiu a ficha. Não sei como será o futebol sem o Ronaldo. Ele sempre foi um exemplo como jogador.
Companheiros de Seleção Brasileira, eles têm muitas lembranças positivas. Ronaldinho Gaúcho se recorda dos momentos finais da decisão da Copa do Mundo de 2002, quando os dois já estavam no banco de reservas.
Sempre foi meu ídolo. Hoje, sou amigo do meu ídolo"
Ronaldinho
- Fico super feliz por ter jogado muitos anos com ele. Tivemos muitas coisas legais. Sempre foi meu ídolo. Hoje, sou amigo do meu ídolo. Ele foi um jogador completo. Tinha força, habilidade e inteligência. Uma velocidade de pensamento e explosão que ninguém tinha. Para ele tudo era muito fácil. Para mim era o cara. Por mais que falassem dos problemas de peso, quando entrava em campo era diferenciado. Na final da Copa de 2002, antes do apito final, os dois estavam nos banco de reservas e nos abraçamos, pois sabíamos que seríamos campeões do mundo.
Ronaldinho não quis comentar sobre a escolha do amigo em defender as cores do Corinthians, quando todos imaginavam que ele encerraria a carreira no Flamengo.
- Não analiso o que ele decidiu e o que fez na carreira. Foi o que ele quis. Da minha boca só sairão coisas boas de Ronaldo. Ele sempre me tratou muito bem, desde o primeiro aperto de mão. É um exemplo para todos os jovens.
 

Keirrison não liga as para críticas e fala em ser titular na Libertadores

Jogador está inscrito com a camisa 9 e espera ser o parceiro de Neymar no ataque alvinegro. K9 até admite um frio na barriga na véspera da estreia

Por Adilson Barros Direto de San Cristóbal (VEN)
Keirrison treino Santos (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Keirrison durante treino do Peixe em San Cristóbal
(Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
Na véspera da estreia do Santos na Taça Libertadores, o atacante Keirrison admite: à medida que a hora do jogo contra o Deportivo Táchira-VEN se aproxima, o friozinho na barriga aumenta. Nada, porém, que tire sua concentração. O jogador ainda não conseguiu repetir no Peixe as boas atuações que mostrou no Coritiba e no Palmeiras, entre 2008 e 2009. Foi tão bem nesses clubes que acabou contratado pelo poderoso Barcelona. Vem sendo criticado por analistas, questionado por torcedores. Ainda assim, está inscrito na competição continental com a camisa 9 e espera iniciar como titular.
Keirrison não mostra nenhum sinal de chateação com os questionamentos. Afirma que tem procurado fazer o seu trabalho, diz que cumpre as determinações do técnico Adilson Batista e garante que as críticas não o incomodam.
- Estou tranquilo com relação a isso, só estou procurando trabalhar e estar sempre à disposição - afirmou o jogador.
O jogador afirma que Adilson Batista ainda não comunicou aos jogadores quem iniciará a partida contra o Táchira. Ele tem esperança de estar entre os 11.
- Estou trabalhando para isso. Vai chegando o momento da partida e dá um friozinho na barriga. Mas é algo normal, que passa quando a bola começa a rolar. Todos sabemos da importância da Taça Libertadores. O elenco está consciente de que se trata de uma competição especial. Todos estão focados, a torcida está junto conosco. Estamos preparados para entrar em campo e fazer o melhor.
Deportivo Táchira e Santos estão no Grupo 5 da Taça Libertadores e estreiam nesta terça-feira, às 22h45m (horário de Brasília, 20h15m no horário local), no estádio Polideportivo Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, Venezuela. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. O SporTV transmite ao vivo para todo do Brasil.

Felipão descarta pressa com Valdivia, mas cogita escalação contra Mogi

Técnico afirma que só quer contar o chileno em 100% de suas condições. Contra o Mogi Mirim, domingo, Mago pode jogar 45 minutos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Valdivia treino Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Valdivia vem treinando bem e não sente mais as
famosas dores na coxa (Foto: Ag. Estado)
O técnico Luiz Felipe Scolari não tem pressa para contar com Valdivia. Depois de se recuperar de uma fibrose na coxa, o chileno treina com bola desde o início da semana passada, mas não foi relacionado para o duelo contra o Americana, sábado. Depois da vitória palmeirense por 1 a 0, Felipão admitiu que Valdivia vem tendo atenção especial para que nenhum outro problema seja detectado após seu retorno. Contra o Mogi Mirim, no próximo domingo, o Mago pode fazer sua estreia na temporada.
- O Valdivia tem treinado bem, mas ele precisa ter confiança e eu também, caso contrário vai voltar toda aquela história do ano passado. Ele participou de um coletivo, está crescendo a confiança na hora de chutar, deslocar... É capaz que ele fique no banco contra o Mogi Mirim, de repente até joga 45 minutos. Vamos esperar, só não quero correr mais riscos e não quero mais saber de confusão com essa história - avisou Felipão.
O meia chileno não tem mais sentido as recorrentes dores na coxa, bom sinal para quem sofreu muito com elas desde o fim do ano passado. Além dele, Lincoln é outro que está próximo do retorno. A ideia é que participem por uma parte do jogo contra o Mogi para que estejam em boas condições na estreia da Copa do Brasil, dia 23, contra o Comercial-PI, em Teresina. O técnico prefere manter a cautela ao falar da dupla.
- Não quero que eles voltem meia boca. Os médicos já me passaram que eles estão em boas condições, e agora temos uma semana inteira pela frente para avaliar. Vamos ver - ressaltou Felipão.
Além da dupla de meias, o goleiro Marcos e o zagueiro Maurício Ramos são retornos esperados. O camisa 12 não enfrentou o Americana porque teve de resolver problemas particulares. Já Maurício sentiu dores no músculo adutor da coxa direita, e trabalha para voltar a tempo de jogar na Copa do Brasil.

Inter tem dúvidas no time. Elenco treinará dividido

Bolatti e Wilson Matias disputam uma vaga no meio, e Rodrigo ainda não deve desbancar Sorondo

Por Alexandre Alliatti Direto de Guayaquil, Equador
Leandro Damião - Viagem para o Equador (Foto: Alexandre Alliatti / Divulgação)Leandro Damião, em boa fase, será titular contra o
Emelec (Foto: Alexandre Alliatti / globoesporte.com)
O Inter colocou os pés em Guayaquil com pelo menos duas dúvidas em sua escalação. O rendimento irregular da zaga na vitória de 3 a 2 sobre o Pelotas aumentou as chances de o zagueiro Rodrigo abocanhar um lugar no time, mas a tendência é de que Sorondo ainda seja o companheiro de Índio na zaga. A outra indefinição está na primeira função do meio.
Bolatti pode já assumir o lugar para a qual o Inter o contratou. Sem limites para sul-americanos na Libertadores, ele tem boas chances de ser o primeiro volante do time colorado contra o Emelec. A concorrência é com Wilson Matias, o dono do setor desde que Sandro deixou o clube.
No ataque, Cavenaghi ficará no banco, com a permanência de Leandro Damião, autor de cinco gols em três jogos em 2011. A tendência é de que o Inter enfrente o Emelec com Lauro, Nei, Índio, Sorondo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Tinga e D’Alessandro; Zé Roberto e Leandro Damião.
Nesta segunda-feira, a partir das 17h no horário local (20h de Brasília), o elenco será dividido para treinamentos em dois locais diferentes. O estádio do Barcelona, rival do Emelec, receberá os atletas que atuaram menos de 45 minutos contra o Pelotas. Os demais trabalharão fisicamente no hotel onde o clube está concentrado em Guayaquil.

Título épico faz jogadores da sub-20 pensarem alto: Londres e Copa 2014

Após vitória por 6 a 0 sobre o Uruguai, jogadores campeões sul-americanos desembarcam no Brasil e já pensam em Olimpíadas e Mundial

Por Diego Ribeiro São Paulo
Lucas (Foto: Diego Ribeiro / Divulgação)Lucas chega empolgado após Sul-Americano
no Peru (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
A empolgação não poderia ser maior. Depois da vitória épica por 6 a 0 sobre o Uruguai e o título sul-americano, no Peru, os jogadores da Seleção Brasileira sub-20 desembarcaram nesta segunda-feira, em Guarulhos, sob recepção calorosa de familiares e alguns torcedores. Apenas os santistas Neymar, Alex Sandro, Danilo e Alan Patrick não estavam com a delegação, já que se juntaram ao elenco do Santos para o jogo contra o Deportivo Táchira, na Venezuela.
Em compensação, outros destaques do Sul-Americano não esconderam a felicidade. Principalmente Lucas. O meia do São Paulo foi logo recepcionado por um abraço apertado da mãe, Fátima, e se animou quando perguntado sobre uma possível sequência na Seleção principal, treinada por Mano Menezes. O comandante ficou de olho na competição, para alegria do meia, autor de três gols na goleada decisiva.
- Valeu demais a pena, fiz um bom campeonato e vamos esperar as próximas convocações. Disputar Olimpiadas e Copa do Mundo é um sonho que tenho, e tudo isso começa agora. Vamos esperar o professor Mano - destacou Lucas.
É um time com enorme potencial para representar o Brasil na Copa"
Ney Franco
Outro são-paulino tem expectativa semelhante. O volante Casemiro, que herdou a faixa de capitão após a lesão do zagueiro Bruno Uvini, acha que conseguiu mostrar seu talento no Sul-Americano. Além de ter se destacado na marcação, ele foi ao ataque e fez três gols na competição, todos de cabeça. A confiança de Casemiro já é digna de um veterano.
- No meu ponto de vista, todos têm condições de conquistar uma vaga na Olimpíada. Desde quando nos apresentamos, em dezembro, o Ney Franco deu confiança para o grupo e nos fortaleceu. A Seleção principal tem um excelente treinador também, que vem acompanhando nosso trabalho. O importante é seguir fazendo parte desse grupo - disse Casemiro.
O técnico Ney Franco também acredita em seus garotos. Para ele, a equipe mostrou maturidade nos momentos de maior pressão, como o que sucedeu a derrota para a Argentina, e conseguiu dar a volta por cima em grande estilo.
- A equipe evoluiu muito emocionalmente, pois no jogo em que estávamos mais pressionados, fomos bem, contra o Uruguai. Não caímos em provocações e amadurecemos muito. É um time que tem potencial enorme para representar o Brasil no Mundial. A geração é ótima - comemorou Ney.

Ataque do Grêmio não passava em branco há 12 jogos

Último jogo sem gols tricolores foi disputado em 13 de novembro de 2010

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Renato Gaúcho no jogo do Grêmio (Foto: Divulgação / Site Oficial do Grêmio)Renato Gaúcho é o técnico do Grêmio
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Grêmio)
Com Renato Gaúcho o Grêmio já disputou 36 partidas oficiais. E em apenas cinco delas não marcou nenhum gol.
Neste domingo, a derrota por 2 a 0 para o Novo Hamburgo interrompeu uma sequência de 12 partidas com garantia de comemorações nas arquibancadas para os torcedores.
A última vez que o Grêmio não balançou as redes foi em 13 de novembro de 2010, no empate em 0 a 0 com o Santos, pela 35ª rodada do Brasileirão.
Desde então o Grêmio manteve-se invicto, e com boa pontaria na frente, marcando em todos os jogos deste período 25 gols - média pouco superior a dois por partida.
Fábio Rochemback e Douglas, principais assistentes do Grêmio - principalmente em lances de bola parada - não enfrentaram o Novo Hamburgo. A partida marcou também a primeira vez da dupla de ataque Borges-André Lima, e a estreia de Carlos Alberto.

Chefe da Renault-Lotus diz que teste de Senna não era avaliação para vaga

Eric Boullier cai em contradição após afirmar o contrário na última semana

Por GLOBOESPORTE.COM Jerez de la Frontera, Espanha
Bruno Senna no teste da Renault-Lotus (Foto: EFE)Bruno Senna no teste da Renault-Lotus (Foto: EFE)
Após o teste Bruno Senna no domingo em Jerez de la Frontera, Eric Boullier, chefe da Renault-Lotus, se contradisse mais uma vez. Na semana passada, o dirigente elencou o brasileiro, do alemão Nick Heidfeld e do italiano Vitantonio Liuzzi como possíveis substitutos do acidentado Robert Kubica, que deve ficar fora de boa parte da temporada. Agora, o francês disse que o time nunca pensou no sobrinho de Ayrton Senna para a vaga.
VOANDO BAIXO: análise do teste de Senna
- O dia de testes de Senna não era para avaliá-lo, mas para lhe dar alguma quilometragem para que ele se prepare para o cargo de terceiro piloto da equipe - disse Boullier.
O brasileiro testou um dia após o alemão Nick Heidfeld e ficou 1s1 atrás do alemão. Entretanto, o carro do brasileiro teve problemas na parte da tarde e ficou parado por mais de três horas, o que impediu uma tentativa com pouco combustível. O fato não abalou o brasileiro, que viu na atuação de domingo uma chance de abrir novas portas na equipe no futuro.
- O trabalho que fiz deve me dar novas chances na equipe no futuro. Estou contente por ter passado novas informações sobre o carro e ajudado no desenvolvimento do acerto. A equipe gostou muito do resultado final. Levando em conta minha quilometragem na Fórmula 1, e eles fizeram questão de ressaltar esse ponto, foi um ótimo resultado - afirmou Bruno.

Australiano de 16 anos é convidado para a abertura do Circuito Mundial

Matt Banting se prepara para encarar Kelly Slater & cia: ‘Fiquei nas nuvens quando soube que iria competir. Foi a melhor notícia que recebi na vida. ’

Por GLOBOESPORTE.COM Gold Coast, Austrália
Matt Banting (Foto: Divulgação ASP)Matt é convidado para a Gold Coast (Foto: ASP)
Um ano depois de conquistar o Mundial sub-16, Matt Banting, agora aos 16, ganhou o prêmio com que há tempos sonhava. O australiano foi convidado para a etapa de abertura do Circuito Mundial. A partir do dia 26, na Gold Coast australiana, vai enfrentar o americano Kelly Slater, decacampeão do mundo, e os outros integrantes da elite do surfe.
- Fiquei nas nuvens quando soube que iria competir. Foi a melhor notícia que recebi na vida. É tudo o que sempre sonhei. Só quero surfar bem, relaxado. Não há pressão nenhum. Quero poder enfrentar o Kelly, o Parko (Joel Parkinson) e o Jordy (Smith). Eles sempre foram os meus ídolos, desde que eu era um menino. Mal posso esperar.
A etapa da Gold Coast será disputada entre 36 surfistas. Além de Banting, a competição terá outro convidado, o vencedor das triagens.

Grupo A

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Flamengo
21
7
7
0
0
14
4
10
100
2
Boavista
13
7
4
1
2
15
11
4
61.9
3
Resende
13
7
4
1
2
9
5
4
61.9
4
Nova Iguaçu
11
7
3
2
2
12
11
1
52.4
5
Vasco
7
7
2
1
4
16
9
7
33.3
6
Volta Redonda
5
7
1
2
4
4
7
-3
23.8
7
Americano
5
7
1
2
4
7
14
-7
23.8
8
América-RJ
4
7
1
1
5
6
22
-16
19
  • Sab 12/02/2011 - 19h30 Raulino de Oliveira
    América-RJ
    AME
    0 9
    VAS
    Vasco
  • Dom 13/02/2011 - 17h00 Cláudio Moacyr
    Flamengo
    FLA
    1 0
    RES
    Resende
  • Dom 13/02/2011 - 17h00 Laranjão
    Nova Iguaçu
    NOV
    3 5
    BVT
    Boavista
  • Dom 13/02/2011 - 17h00 Godofredo Cruz
    Americano
    AMN
    2 1
    VOL
    Volta Redonda

Grupo B

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Fluminense
18
7
6
0
1
20
9
11
85.7
2
Botafogo
17
7
5
2
0
19
7
12
81
3
Olaria
10
7
3
1
3
10
14
-4
47.6
4
Bangu
9
7
2
3
2
7
7
0
42.9
5
Duque de Caxias
7
7
2
1
4
13
14
-1
33.3
6
Macaé
7
7
1
4
2
11
13
-2
33.3
7
Madureira
5
7
1
2
4
8
13
-5
23.8
8
Cabofriense
4
7
1
1
5
7
18
-11
19
  • Dom 13/02/2011 - 17h00 Raulino de Oliveira
    Madureira
    MAD
    0 1
    FLU
    Fluminense
  • Dom 13/02/2011 - 17h00 Rua Bariri
    Olaria
    OLA
    1 0
    BAN
    Bangu
  • Dom 13/02/2011 - 17h00 Correão
    Cabofriense
    CAB
    2 0
    DUQ
    Duque de Caxias
  • Dom 13/02/2011 - 17h00 Engenhão
    Botafogo
    BOT
    1 1
    MAC
    Macaé
Semifinalistas Taça GuanabaraSemifinalistas do W. Rodrigues
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Rondo brilha, LeBron sai como vilão, e Boston derruba o líder Miami Heat

Celtics quebram sequência de vitórias do rival e retornam ao topo do Leste

Por GLOBOESPORTE.COM Boston, EUA
Eram oito vitórias seguidas para o Miami Heat, que tinha acabado de fincar sua bandeira no topo do Leste. Neste domingo, o atual campeão da conferência e mostrou que o caminho não é tão fácil assim. Diante de sua torcida, o Boston Celtics contou com um triplo-duplo de Rajon Rondo para bater o time da Flórida por 85 a 82 e retomar o posto de líder. LeBron James, o novo herói do Heat, saiu como vilão após errar um lance livre que teria empatado o jogo a 13 segundos do fim.
Basquete Rondo Ilgauskas  (Foto: Reuters)Rondo sofre falta de Ilgauskas: o armador fez um triplo-duplo no domingo  (Foto: Reuters)
Rondo fez um daqueles triplos-duplos no limite, com 11 pontos, dez assistências e dez rebotes. Foi ajudado por uma ataque equlibrado dos Celtics, com outros cinco jogadores pontuando em dígitos duplos: Kevin Garnett (19), Glen Davis (16), Kendrick Perkins (15), Ray Allen (11) e Von Wafer (10).
Pelo lado do Heat, Chris Bosh foi o cestinha, com 24, seguido pelos 22 de LeBron e pelos 16 de Dwyane Wade. O Miami agora tem 39 vitórias e 15 derrotas, no segundo lugar do Leste. O líder Boston tem o mesmo número de triunfos e um tropeço a menos. A equipe verde bateu o Miami pela terceira vez nos três jogos desta temporada.
Basquete NBA LeBron James (Foto: Getty Images)LeBron foi parar no meio da torcida ao tentar salvar
uma bola no fim do jogo (Foto: Getty Images)
Após uma reação fantástica no último quarto, LeBron teve a chance de sair como herói da tarde. Ele errou o lance livre a 13 segundos do fim e, com seu time perdendo por um ponto, ainda conseguiu interceptar a saída de bola, numa bobeira da Kevin Garnett. James esticou a mão para fazer um desvio e se jogou em cima dos torcedores fora da quadra. Conseguiu salvar a bola, mas a jogou nas mãos de Ray Allen. Na sequência, Glen Davis sofreu falta.
Ao contrário de LeBron, “Big Baby” Davis acertou seus dois lances livres a 6,3s do fim e garantiu a vitória. Mike Miller, do Heat, ainda teve a chance de empatar, mas errou um chute de três nos últimos segundos.
Orlando freia o ímpeto dos campeões
Em Orlando, o Magic grampeou o Los Angeles Lakers na defesa e interrompeu a sequência de quatro vitórias do rival. O atual campeão não conseguiu se encontrar no ataque e perdeu por 89 a 75. Em noite inspirada, o pivô Dwight Howard brilhou com 31 pontos e 13 rebotes. Pelo lado da equipe californiana, Kobe Bryant e Andrew Bynum fizeram 17 pontos cada.
Confira todos os jogos de domingo na NBA:
Boston Celtics 85 x 82 Miami Heat
Orlando Magic 89 x 75 Los Angeles Lakers
Cleveland Cavaliers x Washington Wizards
Detroit Pistons x Portland Trail Blazers
Toronto Raptors x Los Angeles Clippers
Memphis Grizzlies x Denver Nuggets
Golden State Warriors x Oklahoma City Thunder
Phoenix Suns x Sacramento Kings

Grupo 1

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Libertad
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Once Caldas
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
San Luis
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Univ. San Martín
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Ter 15/02/2011 - 22h45 Alfonso Lastras Ramírez
    San Luis
    SAN
    LIB
    Libertad
  • Qui 17/02/2011 - 00h15 Palogrande
    Once Caldas
    ONC
    SMP
    Univ. San Martín

Grupo 2

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Grêmio
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Junior Barranquilla
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
León de Huánuco
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Oriente Petrolero
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Qui 17/02/2011 - 17h30 Heraclio Tapia
    León de Huánuco
    LEO
    JUN
    Junior Barranquilla
  • Qui 17/02/2011 - 19h45 Olímpico
    Grêmio
    GRE
    ORI
    Oriente Petrolero

Grupo 3

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Argentinos Juniors
1
1
0
1
0
2
2
0
33.3
2
Fluminense
1
1
0
1
0
2
2
0
33.3
3
América-MEX
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Nacional-URU
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Qua 23/02/2011 - 21h50 Engenhão
    Fluminense
    FLU
    NAC
    Nacional-URU
  • Qui 24/02/2011 - 21h30 Diego Armando Maradona
    Argentinos Juniors
    AGJ
    AME
    América-MEX

Grupo 4


CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Caracas
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Unión Española
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
Universidad Católica
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Vélez Sarsfield
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Ter 15/02/2011 - 20h30 José Amalfitani
    Vélez Sarsfield
    VEL
    CAR
    Caracas
  • Qua 16/02/2011 - 19h45 Santa Laura
    Unión Española
    UES
    UCA
    Universidad Católica

Grupo 5

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Cerro Porteño
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Colo Colo
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
Deportivo Táchira
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Santos
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Ter 15/02/2011 - 22h45 Pueblo Nuevo
    Deportivo Táchira
    TAC
    SAN
    Santos
  • Qui 17/02/2011 - 21h00 La Olla Azulgrana
    Cerro Porteño
    CPO
    COL
    Colo Colo

Grupo 6

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Emelec
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Internacional
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
Jaguares
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Jorge Wilstermann
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Qua 16/02/2011 - 22h00 George Capwell
    Emelec
    EME
    INT
    Internacional
  • Qui 17/02/2011 - 01h15 Víctor Manuel Reyna
    Jaguares
    JAG
    JOR
    Jorge Wilstermann

Grupo 7

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Cruzeiro
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Deportes Tolima
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
Estudiantes
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Guaraní-PAR
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Ter 15/02/2011 - 20h30 Manuel Murillo Toro
    Deportes Tolima
    TOL
    GUA
    Guaraní-PAR
  • Qua 16/02/2011 - 22h00 Arena do Jacaré
    Cruzeiro
    CRU
    EST
    Estudiantes

Grupo 8

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Godoy Cruz
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Independiente
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
LDU
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Peñarol
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Qui 17/02/2011 - 23h15 Feliciano Gambarte
    Godoy Cruz
    GOD
    LDU
    LDU
  • Qui 24/02/2011 - 22h15 Avellaneda
    Independiente
    IND
    PEN
    Peñarol
Classificados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento