terça-feira, 1 de maio de 2012

De olho no time titular, C. Alberto promete superar falta de ritmo

Destaque do Vasco na final da Taça Rio, meia garante não forçar barra por vaga, mas se diz pronto para aumentar participação na equipe

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Inscrito pelo Vasco para as oitavas de final da Libertadores no lugar de Bernardo, negociado com o Santos, Carlos Alberto enxerga o confronto contra o Lanús como mais uma grande oportunidade de firmar seu nome no grupo de Cristóvão Borges. Com essa motivação, aliás, ele poderia até passar por suas limitações de condicionamento e buscar uma vaga de titular. O meia admite que tem metas perfeitamente estabelecidas. Mas prefere não revelá-las e nem forçar sua escalação junto ao treinador, embora garanta estar pronto para o que vier.
- Quando você está motivado, faz coisas que a ciência não explica. Eu já passei uma semana sem treinar e depois joguei 90 minutos. Para mim, não tem preço voltar ter essa oportunidade de jogar no Vasco. Então, se o Cristóvão me colocar em campo cinco, dez minutos ou nem me utilizar, estarei preparado. Mas se ele quiser que eu comece uma partida, estou à disposição. Vou dentro.
carlos alberto vasco flamengo (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Carlos Alberto em campo pelo Vasco. Promessa de superação em nome de maior participação na equipe (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Reincorporado ao elenco no fim de março após quatro meses sem jogar, Carlos Alberto poderia ter visto o gol sonbre o Botafogo, na final da Taça Rio, como uma vitória particular. Mas preferiu minimizar o feito.
- Numa decisão não há como individualizar a performance. Daria tudo por esse título. Daqui a dez anos não vão lembrar um jogador do Vasco foi bem, mas que o Botafogo foi campeão. Quero continuar ajudando a equipe, mas isso será aos poucos porque não fiz uma pré-temporada adequada. De qualquer maneira, estou muito motivado - destacou.

Resultado de exame pode determinar volta de Dedé a treinos no campo

Há quatro semanas sem disputar uma partida, zagueiro será submetido nesta terça a análise de edema ósseo na perna esquerda

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Dedé treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Dedé vive expectativa de voltar aos gramados
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Nesta terça-feira faz exatamente quatro semanas que Dedé disputou sua última partida pelo Vasco. E o dia é encarado como definitivo para que se possa saber quanto tempo mais o zagueiro levará até retornar aos gramados. À noite ele será submetido a um exame que mostrará como anda sua recuperação do edema ósseo na perna esquerda.
Na manhã desta quarta sai o resultado do exame, e caso a avaliação do departamento médico seja positiva, Dedé passará a treinar com carga. Isso significa fazer exercícios de impacto na perna, como a corrida. Até o momento, o zagueiro vem seguindo programação de trabalho de musculação para os membros superiores combinado a exercícios na bicicleta ergométrica.
Os treinamentos com bola serão um segundo estágio depois da possível liberação de Dedé para os trabalhos com carga. A partir de então, a comissão técnica saberá se poderá contar com o jogador para enfrentar o Lanús, dia 9, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores. Essa é a expectativa do técnico Cristóvão Borges.
Dedé não disputa uma partida pelo Vasco desde 3 de abril. Na ocasião, a equipe venceu por 2 a 1 o Alianza Lima, no Peru, pela fase de grupos da Libertadores.

Cristóvão revela esperança de contar com Tenorio na Libertadores

Médico do Vasco afirma que treinador fez certo em esperar o atacante, mas lembra que ainda é cedo para falar em volta antes de seis meses

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
43 comentários
carlos tenorio vasco (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)Tenorio atualmente faz tratamento em S. Januário
(Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
Teoricamente, Carlos Tenorio era uma carta fora do baralho do Vasco para o primeiro semestre. Mas a manutenção de seu nome na lista de inscritos para a fase do mata-mata da Libertadores mostrou que Cristóvão Borges ainda guarda o equatoriano na manga. Nesta terça-feira, véspera da partida contra o Lanús, pelas oitavas de final, o técnico Cristóvão Borges admitiu que ainda tem a esperança de contar com o atacante, que se recupera de uma cirurgia após ruptura do tendão de Aquiles do pé direito em março. A previsão inicial de retorno era de seis meses.
- Conhecendo o Tenorio e a vontade que ele tem, acredito que ele ainda pode jogar a Libertadores. Temos um tempo e vamos esperar - afirmou o treinador vascaíno.
info lesão tendão de aquiles (Foto: arte Esporte)
A final da Libertadores será dia 4 de julho, e a previsão inicial é de que Tenorio volte em setembro. No entanto, Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico do Vasco, reconheceu que o equatoriano pode voltar a tempo de disputar a competição continental, embora deixe claro que a possibilidade é remota e que ainda ainda é cedo para se falar no retorno do atacante de 32 anos.
- Acho que o Cristóvão tomou uma atitude acertada em esperar o Tenorio. A previsão é inicial é de seis meses, mas nada impede que ele retorne com quatro meses e meio. É um atleta determinado e que, como todos os outros, tem a obrigação de se empenhar ao máximo para encurtar o tempo de recuperação. Mas se vai voltar antes do esperado, só o tempo vai dizer - afirmou Munhoz.
Carlos Tenorio rompeu o tendão de Aquiles em 3 de março, dia de sua terceira partida pelo Vasco - vitória por 2 a 0 sobre o Olaria, em Moça Bonita, pelo Campeonato Carioca (assista ao vídeo). Atualmente, Carlos Tenorio faz tratamento intensivo de fisioterapia. De acordo com a programação estabelecida, na próxima semana o atacante vai passar a pisar no chão de maneira normal, já sem o calçado especial, e sem o auxílio de muletas. A previsão é que o jogador retorne aos treinamentos em pouco menos de três meses.
Paralalelamente à expectativa da volta de Tenorio, o Vasco está em busca de um outro centroavante para reforçar o elenco na Libertadores e no início do Brasileirão. Mas tanto a diretoria quanto Cristóvão Borges admitem que está difícil encontrar um nome que se encaixe no perfil técnico e econômico traçados pelo clube.
- Surgiram alguns nomes, mas como é uma posição que quase todo clube quer, o preço é muito alto - disse o técnico.

Cristóvão não teme por emprego: ‘Seria se preparar para a tragédia’

Treinador diz que não pensa em eliminação na Libertadores e pede apoio datorcida contra o Lanús-ARG

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
53 comentários
Cristóvão Borges na coletiva do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Cristóvão diz estar pronto para a pressão por
vitória (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Eliminado do Carioca após ser derrotado pelo Botafogo na final da Taça Rio, o Vasco se volta agora totalmente para a Libertadores. O time encara o Lanús-ARG nas oitavas de final da competição continental. Em caso de novo revés, o semestre cruz-maltino estará terminado e, com isso, a pressão sobre os ombros de Cristóvão Borges aumentará exponencialmente. Porém, o treinador diz que isso nem passa por sua cabeça e que segue tranquilo no comando da equipe.
- Esse tipo de coisa seria como se preparar para a tragédia. E não é assim que funciona. Quando ela (a tragédia) acontece, pega a gente de surpresa. Isso fica fora do pensamento. A gente planeja, se prepara para passar de fase. Essas coisas (demissão) não passam pela nossa cabeça - disse.
Mesmo assim, Cristóvão sabe que o time sofrerá um pouco mais de pressão do que o habitual nesta quarta, no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores. Sem o Estadual, os torcedores apostam todos suas fichas na competição continental.
- A gente compreende o torcedor estar chateado, como nós também estamos, após perder uma final. A cobrança vai existir, a gente sabe disso. A torcida pode ficar impaciente, ainda mais porque o Lanús deve jogar fechado. A gente tem falado que essa dificuldade é certa. Temos que ter paciência. Mesmo diante dessa situação, sabemos que vamos contar com a torcida. Ela vai jogar junto.
O goleiro Fernando Prass concorda com o técnico e diz que a pressão das arquibancadas será grande. Mas não vê a derrota para o Botafogo como fato essencial para isso.
- Se a gente tivesse ganhado do Botafogo, a pressão seria enorme do mesmo jeito. Em time grande é assim. Vencemos a Copa do Brasil na quarta e sofremos muita pressão para ganhar do Figueirense no fim de semana. O time do Vasco já teve boas exibições e menos do que isso vai ser sempre criticado.
Experiência da Sul-Americana
Para o técnico Cristóvão Borges, o Vasco tem um trunfo na manga para aguentar essa pressão. O treinador acredita que o fato de a equipe ter disputado a Sul-Americana do ano passado deu ao time uma experiência importante para encarar o mata-mata decisivo da Libertadores e também para se acostumar a jogar pressionado.
- Foi uma experiência muito boa porque nós tivemos que reverter resultados de algumas partidas. Tivemos que reverter em nosso campo resultados bastante adversos. Tendo que buscar resultado jogando aqui era perigoso porque a gente se expunha. Foi uma experiência muito enriquecedora. Sentimos o clima de jogar fora de casa também. O mais importante é fazer valer o mando de campo.
Vasco e Lanús-ARG se enfrentam em São Januário, a partir das 21h50m (horário deBrasília). A Rede Globo transmite a partida ao vivo.

Cartola FC 2012: Neymar e Fred serão os mais valorizados no fantasy game

Atacante do Santos valerá C$ 30,00, uma cartoleta acima do artilheiro do Fluminense. Enquanto isso, Liedson e Deivid custarão C$ 6,00 e C$ 7,00

Por SporTV.com Rio de Janeiro
225 comentários
Neymar - matéria de domingo do Esporte Espetacular (Foto: Carla Destro / TV Globo)Atacante Neymar será o jogador mais caro no início
do Cartola FC (Foto: Carla Destro / TV Globo)
Vai começar a temporada 2012 do Cartola FC. O mercado será aberto oficialmente no próximo dia 7. Neste período, o cartoleiro já poderá começar a quebrar a cabeça para saber quem escalará de acordo com o seu orçamento. E as opções são das mais variadas antes do início do Campeonato Brasileiro, no dia 19 do mesmo mês. Algumas opções como Tinga (C$ 10,00) e Diego Cavalieri (C$ 12,00) podem ajudar a formar um time forte. No entanto, se quiser contar com craques, o cartoleiro terá que abrir mão de alguns desejos.
O atacante Neymar, por exemplo, custa C$ 30,00, o maior preço no início do fantasy game. Logo em seguida vêm Fred (C$ 29,00), do Fluminense, e Lucas (São Paulo) e Vagner Love (Flamengo), que custarão C$ 28,00. Completam a lista dos dez mais caros: Montillo (Cruzeiro, C$ 27,00), Dedé (Vasco, C$ 26,00), Paulo Henrique Ganso (Santos, 26,00), Paulinho (Corinthians, C$ 25,00), Leandro Damião (Inter, C$ 25,00) e Luis Fabiano (C$ 25,00). Artilheiro do ano passado com 23 gols, Borges está um patamar abaixo, com o preço de C$ 20,00. Entre os treinadores, o atual campeão Tite é o mais valioso: C$ 18,00.
O técnico se valorizou após o título no comando do Corinthians em 2011. O mesmo vale para alguns jogadores. Vice-artilheiro no ano passado, Fred entra no game valendo apenas uma cartoleta a menos que Neymar. Outros destaques da última edição entram caros pelo desempenho no ano anterior. É o caso de Thiago Neves. Mal no Fluminense, ele foi um dos que mais pontuaram em 2011, ainda com a camisa do Flamengo. Agora, vale C$ 24,00. Fernando Prass, o maior pontuador na ocasião, sai por C$ 23,00. Dono das bolas paradas, Marcos Assunção aparece entre os mais caros: C$ 24,00.
Vale lembrar que oito atletas tiveram os preços definidos através de enquete. Deivid (Flamengo) e Liedson (Corinthians) sairão por apenas C$ 7,00 e C$ 6,00, respectivamente. Na estreia no game, Hernán Barcos, do Palmeiras, valerá C$ 14,00. O goleiro Fábio, do Cruzeiro, sai por C$ 17,00; Marcelo Moreno (Grêmio) custará C$ 23,00. Além deles, Leandro Damião, Luis Fabiano e Ganso também foram votados (veja acima o preço dos atletas)

Grito entalado: City se divide em apreensão e otimismo por fim do tabu

GLOBOESPORTE.COM acompanha torcedores dos dois times de Manchester durante dérbi que deixou os Citizens a 180 minutos do título

Por Cahê Mota Direto de Manchester, Inglaterra
Quarenta e quatro anos em 90 minutos. A vitória por 1 a 0 sobre o Manchester United, na última segunda-feira, pela 36ª rodada do Campeonato Inglês, não garantiu ao Manchester City o título da temporada, mas foi acompanhado como tal por torcedores que aguardam desde 1968 para verem seu clube no topo do país inventor do futebol. Se o gol de Kompany, no minuto final do primeiro tempo, ainda não foi suficiente para encerrar o tabu, tornou mais vivo do que nunca um sonho que praticamente seria adiado por mais uma temporada se o dérbi tivesse acabado com qualquer outro resultado e levou a loucura a metade de Manchester acostumada a ouvir calada as celebrações do rival.
Enquanto nas arquibancadas do City of Manchester apenas cerca de 47 mil pessoas puderam acompanhar de perto o clássico mais importante dos últimos anos, pubs ao redor da cidade separavam quem vestia azul e vermelho em espetáculo regado a fanatismo, rivalidade e muita cerveja. O GLOBOESPORTE.COM se dividiu entre as duas partes de Manchester e acompanhou no meio da torcida uma partida que começou com otimismo exagerado dos Red Devils e acabou com uma festa pacífica, eufórica e ao mesmo tempo precavida de incrédulos citizens.
Torcedores do City comemoram vitória (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Torcedores do City comemoram vitória sobre o rival United (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Clima de clássico só a partir do fim da tarde
Nas primeiras horas da segunda-feira, a impressão era de que a baixa temperatura em Manchester no fim de semana tinha esfriado os ânimos para o confronto decisivo. Fosse nos arredores do City of Manchester, do Old Trafford ou até mesmo em Picadilly Gardens, na área central da cidade, poucas eram as referências ao confronto, e tudo acontecia como se fosse um dia normal. Impressão causada, provavelmente, por se tratar horário comercial.
A proximidade da partida, no entanto, mudou o panorama, principalmente na parte vermelha da cidade. Se na região Leste, casa do City, o forte patrulhamento e a ansiedade por uma decisão na qual o clube não participa há décadas deixava o clima tenso, próximo ao Old Trafford o que se via era celebração e otimismo. Campeão de 12 dos últimos 18 campeonatos, o United entrava em campo na liderança, e ai que de quem ousasse levar em consideração a possibilidade de um revés.
Fila em busca de ingressos para o clássico (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Fila em busca de ingressos para o clássico (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
No Bishops Blaize, tradicional ponto de encontro dos Red Devils, torcedores começaram a se aglomerar por volta das 17 horas em reunião que mais parecia uma celebração protocolar do que corrente positiva para o clássico. Com fotos de jogadores espalhadas por todos os cantos e imagens de duelos contra o City em telões que transmitiam o canal oficial do clube, torcedores comemoravam, entre um gole e outro, o título que, para eles, era iminente.
Cantos como “Campeones, campeones, ole, ole, ole” e “O City vai morrer, o City vai morrer, nós vamos matá-lo” eram entoados em alto e bom som, além de ovações a ídolos como Giggs, Rooney e, principalmente, Paul Scholes. Nesta lista, a presença de um ex-Red Devil chamou a atenção: Cristiano Ronaldo. Mesmo no Real Madrid, o atacante era exaltado com gritos de “Viva Ronaldo”. Atmosfera que em nada transparecia tensão ou precaução com os 90 minutos que viriam a seguir. Bem oposta ao que se viu no outro lado da cidade.
Tensão nos minutos finais da partida (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Tensão durante a partida (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Pub próximo ao estádio avisa: "Só torcedor do City"
Faltando exatos três minutos para bola rolar, a movimentação ao redor do City of Stadium era praticamente nula e se resumia a presença de insistentes torcedores em busca de ingressos em bilheterias com placas que informavam: bilhetes esgotados para temporada 2011/2012. Os minutos se passaram e a apreensão estava no ar. Com o estádio lotado, as ruas eram tomadas basicamente por policiais e ambulantes, enquanto quem “sobrou” já tinha ocupado seu devido lugar no pub mais próximo.
A menos de 200 metros entrada principal da casa do City, o mais famoso deles, o Mary D´S, não cabia mais ninguém. Na entrada, o aviso: “Aqui, somente torcedores do City”. A mensagem poderia ser complementada: “E sem problemas de coração”. Afinal, não era necessário passar muito tempo para ficar evidente o clima de nervosismo e apreensão.
Entrada do estádio somente com policiais (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Entrada do estádio somente com policiais.
Torcedores, no pub (Foto: Cahê Mota)
Com monitores espalhados por todo o ambiente, poucos eram os torcedores que conseguiam acompanhar a partida por inteiro. O entra e sai era constante, mas não entre fumantes ou novos clientes: era realmente comum que muitos dos citizens deixassem o local apenas para “tomar um ar”. Nem mesmo o amplo domínio da equipe em campo acalmou os torcedores, que encontraram uma maneira de extravasar a tensão: comemorar tudo que acontecia em campo. Fosse escanteio, desarme ou até mesmo apenas um lateral, toda jogada a favor do time azul era acompanhada de gritos de celebração. Até mesmo a presença de Maradona no estádio foi exaltada, com gritos de “Diego, Diego, Diego”, assim que o argentino apareceu na TV.
Entre os homenageados, porém, ninguém superou Roberto Mancini. Se cantos ofensivos ao rival eram os preferidos, ninguém foi mais ovacionado que o treinador. A todo instante ouvia-se: “Mancini, ôo! Mancini, ôooo. Ele veio da Itália, para treinar o City, Mancini, ôo”, no ritmo da música “Volare”. Em campo, porém, a equipe tinha dificuldade em transformar a superioridade em gols até o minuto final do primeiro tempo.
Torcedores do City comemoram vitória (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Torcedores do City comemoram gol de Kompany (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Bola na rede, liderança na tabela e tabu na mente
Como vinha sendo costume durante todos os 44 minutos anteriores, os torcedores comemoraram quando a zaga do United jogou para linha de fundo cruzamento de Nasri, aos 45. Na cobrança, David Silva encontrou Kompany, na pequena área, para cabecear, balançar a rede e fazer chover cerveja no Mary D´S. No auge da empolgação, um torcedor agachou-se, colocou a mão na cabeça e gritou para um amigo em frente:
- São 44 anos! São 44 anos!
Eu não acredito! Eu não acredito!"
Torcedor do City após a vitória
Nunca, desde 1968, quando levantou o último de seus dois títulos ingleses, o troféu esteve tão próximo novamente. Em vantagem, muitos torcedores optaram por não acompanhar o segundo tempo, e apenas observavam as reações enquanto bebiam do lado de fora do local. Os remanescentes já não demonstravam tanta apreensão como na primeira etapa e se dividiam entre gritos de “vamos ser campeões” e ofensas a cada imagem em close dos rivais na TV. O alvo preferido: indiscutivelmente Alex Ferguson.
E foi exatamente o embate entre o mais amado e o mais odiado o ponto alto do segundo tempo. Por volta dos 30 minutos, De Jong fez falta dura em Welbeck e provocou a ira de Ferguson. Ao reclamar, o treinador escocês se virou para o italiano do City, que respondeu com as mãos, como se dissesse: “Você fala muito”. Foi a senha para o pub pegar fogo e voltarem os gritos de “Mancini, ôo” acompanhados pelo gesto realizado segundos antes pelo treinador.
A falta de poder ofensivo do United não impediu que os minutos finais fossem acompanhados com tensão por torcedores com mãos na cabeça e olhar estático. Nada, porém, foi capaz de evitar a festa: faltam apenas 180 minutos para que a espera de 44 anos tenha fim. Ao apito final, abraços coletivos tomaram conta do Mary D´S, e o mesmo torcedor que lembrou o tabu no momento do gol de Kompany resumiu o sentimento azul:
- Eu não acredito! Eu não acredito! - gritava, enquanto abraçava um amigo aos prantos.
Telão exibe lances de vitórias do United sobre o City (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Telão exibe lances de vitórias do United sobre o City (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Sentado em um canto do bar, Bobby McDonald era um dos poucos citizens em condições “normais” após o apito final. Aos 43 anos, ele nunca viu o time do coração ser campeão e sintetizou o sentimento dos companheiros em depoimento otimista.
- Estamos esperando há muito tempo por isso. Há muito tempo. Eu acompanho o City há 30 anos e nunca vivi um momento como esse. Vai dar tudo certo. Já não tenho nem mais unhas para roer. Definitivamente, agora somos os favoritos e não vamos deixar escapar. São dois jogos e o título será nosso.
A confiança de Bobby só poderá se tornar certeza no próximo dia 13 de maio. Antes disso, o City encara Newcastle, fora de casa, e QPR, no City of Stadium, para manter a vantagem no saldo de gols diante do United, que tem pela frente o Swansea, no Old Trafford, e visita o Sunderland.
Comemoração do gol do City (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Balotelli não jogou, mas torcedor lembrou dele no pub (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Adriano retira pontos, médico do Fla elogia, mas alerta: 'Manter cuidado'

José Luiz Runco destaca boa recuperação, mas diz que atacante deve permanecer sem pisar no chão com o pé esquerdo até o fim de maio

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Adriano Fantástico (Foto: Reprodução)Adriano em entrevista recente ao "Fantástico", da
Rede Globo (Foto: Reprodução)
No sentido figurado, pode-se dizer que Adriano deu mais um passo na recuperação na cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo. No sentido literal, porém, o primeiro passo com o pé operado no chão só poderá ser dado no fim de maio. Nesta segunda-feira, mesmo dia em que Joel Santana disse ser a favor da contratação do atacante, o jogador retirou os pontos. Médico do Flamengo, José Luiz Runco revelou que o Imperador tem cumprido as determinações, elogiou o pós-operatório, mas disse que é preciso continuar dentro das recomendações de ficar seis semanas sem pisar.

- Adriano retirou os pontos nesta segunda-feira, evoluiu bem. Ele está indo para a terceira semana desde a cirurgia, fazendo fisioterapia diária e dentro do cronograma. Temos mais três semanas de imobilização sem colocar o pé no chão. Mais para o final do mês, o jogador será liberado para pisar e começaremos uma fisioterapia mais intensa – afirmou Runco.
Está tudo dentro do que foi combinado, está cumprindo rigorosamente"
José Luiz Runco, médico do Flamengo
O médico foi o responsável pela cirurgia, realizada no dia 13 de abril. Esse foi o segundo procedimento realizado no local. O primeiro ocorreu há um ano, quando Adriano defendia o Corinthians. O clube paulista alegou que o jogador faltou a 67 sessões de fisioterapia e por isso sua recuperação não foi adequada. Depois disso, ele acabou demitido por justa causa.
Runco disse que Adriano tem cumprido as determinações passadas pelo médico. A previsão para o atacante voltar a jogar futebol é de, no mínimo, três meses depois da cirurgia:
- Está tudo dentro do que foi combinado, está cumprindo rigorosamente.
O médico disse que aposta em sucesso em todo o processo, mas sempre com a recomendação de não apoiar o pé esquerdo, ainda imobilizado, no chão.
- Ele tem uma sensibilidade boa em algumas reações do seu tornozelo. Acho que vamos ter um resultado muito positivo, é questão de ele ter tranquilidade, dar sequência e manter o cuidado de não colocar o pé no chão nesse período de seis semanas que foi previsto – completou Runco.
Nesta segunda-feira, em entrevista ao programa “Bem, Amigos”, do Sportv, Joel Santana apoiou a contratação de Adriano para a disputa do Campeonato Brasileiro (assista ao vídeo).
- Claro que apoio a contratação. É um jogador feito no clube, que fez grande sucesso e tem a cara do Flamengo. Seria um prazer tê-lo novamente no clube – disse o treinador.
Adriano tem evitado aparições em público nas últimas semanas e tem tido a companhia de amigos e família em sua casa.

Wanderlei ataca Belfort por luta entre amigos no TUF Brasil: 'Sem coração'

Treinador da equipe azul critica o rival por casar luta entre Gasparzinho e
Rony Jason: 'Só um cara que não tem amigos para fazer uma coisa dessas'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
103 comentários
Em larga desvantagem no placar do The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, Wanderlei Silva se mostrou bastante chateado com o último casamento de lutas feito por Vitor Belfort, o técnico da equipe rival. No episódio do último domingo, o treinador da equipe verde escalou Hugo Wolverine e Vina para o combate, vencido pelo primeiro. A opção fez com que sobrassem Rony Jason e Anistávio Gasparzinho, que são amigos e parceiros de treino fora do reality show. Assim, os dois terão de fazer a quarta luta peso-pena, valendo a última vaga nas semifinais da categoria - Pepey, Rodrigo Damm e Wolverine já estão classificados. Wanderlei foi duro nas críticas e disse que Belfort não tem coração, nem amigos.
Sandy, Vitor Belfort e Wanderlei Silvana casa do TUF (Foto: NPL / Divulgação)Em visita à academia do TUF Brasil, a cantora Sandy 'separa' Vitor e Wanderlei (Foto: NPL / Divulgação)
- Houve três oportunidades. Ele poderia ter casado o Gasparzinho com três caras: Galeto, John Macapá e Vina. Gasparzinho x Galeto seria interessante por causa do tamanho deles, os dois são baixos. Gasparzinho contra o Vina também seria bom. Então, não sei o que aconteceu. Não há desculpa cabível que possa fazer com que uma situação como essa fique boa. Não havia necessidade. A gente não luta entre amigos. Só se for na final, para decidir quem será o campeão. Aí tudo bem, mas poxa, em um programa de televisão... Fiquei muito triste com ele (Vitor). O Gasparzinho teve uma vida muito difícil. E o Jason morou com ele. Não tem um porquê. Só um cara sem coração para fazer uma coisa dessas. Só um cara que não tem amigos, que não tem time... Pergunta se ele lutaria contra o (Cezar) Mutante, que deve ser o único amigo dele - disse o "Cachorro Louco", em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM, fazendo referência ao peso-médio do TUF que treina no time de Belfort e é seu amigo fora do programa.
A equipe azul, de Wanderlei Silva, está perdendo por 5 a 0 até o momento. O ex-campeão do Pride não chegou a contestar a decisão dos juízes no último episódio, quando deram a vitória a Wolverine sobre Vina por decisão unânime, após dois rounds. Mas ele acredita que poderia ter havido um terceiro assalto. Sobrou espaço para um ato falho do lutador, que caiu na risada ao confundir o lutador Pedro Nobre, eliminado no primeiro episódio, com o cantor Dudu Nobre:
Veja no vídeo ao lado as reações emocionadas de Jason e Gasparzinho após notícia de que se enfrentariam
- O Wolverine ganhou na raça. O Vina é um cara melhor tecnicamente, tem mais lutas, é um dos mais bem ranqueados no peso-pena aqui no Brasil. Ele conseguiu uma boa vitória no primeiro programa sobre o Dudu Nobre (sic). Não, não, o Pedro Nobre (risos). Manda um abraço para o Dudu aí, grande amigo (risos). Bem, no primeiro round o Vina escorregou duas vezes, aí o Wolverine foi para cima. Ele (Wolverine) conseguiu desferir bons golpes, entrou com vontade. No segundo round, o Vina se achou um pouco mais. Houve vantagem para o Wolverine no primeiro, e o segundo eu acho que poderia ter sido dado para o Vina, para a luta ser decidida no terceiro round.

Em treino tático, Abel testa Valencia entre os titulares do Flu

Volante colombiano entra no lugar de Edinho durante a atividade nas Laranjeiras. Com Diguinho ainda com dores, Jean também é testado

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
6 comentários
Após haver somente treinamentos físicos na parte da manhã com o grupo dividido - os titulares ficaram na academia, enquanto os reservas foram para o campo -, o técnico Abel Braga comandou na tarde desta terça-feira uma atividade tática com todos em campo. E o treino revelou uma possível novidade no time tricolor: Valencia. O volante voltou ser titular, no lugar de Edinho. A outra novidade já era esperada: Jean no lugar de Diguinho, que ainda se recupera de uma torção no tornozelo direito e não terá condições de enfrentar o Botafogo no domingo.
Abel Braga treino Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Abel, de boné, conversa com os jogadores nas Laranjeiras (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
O treino tático desta quarta-feira foi dividido em duas partes. Na primeira, Abel comandou uma atividade que priorizou a movimentação e os toques rápidos em campo reduzido. O técnico dividiu o elenco em três, e Valencia esteve entre os titulares. Em seguida, Abel comandou um mini coletivo também em campo reduzido e com apenas oito jogadores de cada lado. O colombiano começou o treinamento, mas minutos depois deixou o campo e foi para a academia.
Thiago Neves e equipe no treino do Fluminense (Foto: Ralff Santos / Fluminense F.C.)Thiago Neves, de meia, no treino físico do Flu,
pela manhã (Foto: Ralff Santos / Fluminense F.C.)
Antes de a bola rolar, Abel Braga reuniu o grupo no centro do gramado e conversou rapidamente com os jogadores. Quem também participou sem qualquer problema foi Thiago Neves. Na última segunda, o apoiador revelou que vem atuando com dores constantes no joelho direito e que isso tem atrapalhado seu desempenho. Ele pode ter de passar por uma cirurgia no local em breve.
A única ausência foi Deco. O apoiador fez um trabalho reforçado pela manhã, voltou ao clube, complementou o que havia feito e foi liberado pela comissão técnica do treino com bola para preservá-lo. Os jogadores do Fluminense se reapresentam na parte da tarde desta quarta-feira, às 15h30m (de Brasília), nas Laranjeiras. O primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, será no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.

Timão faz reconhecimento de campo, mas treina em 'CT alternativo'

Tite queria atividade no gramado do estádio George Capwell, local do jogo contra o Emelec, e viu que ele está bem castigado pela chuva

Por Carlos Augusto Ferrari Guayaquil, Equador
1 comentário
O Corinthians lutou durante toda a terça-feira para treinar no estádio George Capwell, local do jogo contra o Emelec, pelas oitavas de final da Libertadores, nesta quarta-feira (21h50, de Brasília). Por causa da forte chuva que caiu na véspera, o clube equatoriano chegou a proibir que o Timão treinasse em seu gramado, mas Tite bateu o pé e levou a equipe até o local.
O problema é que, chegando ao estádio, Tite constatou que o gramado realmente se encontra em más condições. Por isso, logo após fazer o reconhecimento do campo, em visita que não pôde ser registrada pelos jornalistas, o técnico reuniu os jogadores e os levou para um "CT alternativo", chamado Cidade Desportiva Carlos Perez, mesmo local do treino de segunda-feira e que é de propriedade da Prefeitura de Guayaquil.
Se não houver nenhum problema de última hora, o Corinthians deve enfrentar o Emelec com a seguinte formação: Cássio, Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson e Willian.

Túlio evita falar sobre suposta
ligação com Carlinhos Cachoeira

Atacante diz apenas que seus advogados já estão cuidando do caso

Por Marcos Lavezo Tanabi, SP
Depois de marcar três gols pelo Tanabi, na manhã desta terça-feira, em um amistoso contra o Clube Atlético Uraniense e chegar a marca de 990 na carreira, o atacante Túlio Maravilha não quis comentar sobre as gravações da Polícia Federal que apontam que o bicheiro Carlinhos Cachoeira teria oferecido dinheiro a ele em seus tempos de vereador em Goiânia.
Na entrevista coletiva após a partida, o jogador se esquivou das perguntas. Nas escutas divulgadas pela Polícia Federal, Cachoeira afirma que deu R$ 30 mil ao jogador. As ligações constam no inquérito do Supremo Tribunal Federal, que investiga as atividades do contraventor.

- Não quero falar sobre isso. O meu departamento jurídico já está cuidando do caso - limitou-se a dizer o atacante.
Logo em seguida, os dirigentes do Tanabi e os promotores do jogo tentaram afastar o jogador e disseram que Túlio não responderia mais a perguntas que não fossem sobre futebol. Ele tenta alcançar o milésimo gol, segundo suas próprias contas.
O advogado de Túlio, Levy Leonardo, confirmou ao jornal "O Globo" que o jogador recebeu uma doação de R$ 30 mil de Cachoeira para sua fracassada campanha de deputado estadual em 2010. Segundo ele, Túlio é uma pessoa "muito carismática" e o fato de Cachoeira ser torcedor do Botafogo pode tê-lo aproximado do então vereador.

Os diálogos, que foram gravados antes de Túlio renunciar ao mandato para retornar aos gramados, foram entre o bicheiro e o vereador Santana Gomes (PMDB-GO).
Túlio Maravilha em segundo jogo pelo Tanabi (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)Túlio jogou pelo Tanabi e fez três gols, mas não falou sobre o possível envolvimento com Cachoeira (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)

Lyoto Machida comemora luta marcada e 'surfa' sobre um búfalo

Brasileiro volta ao octógono diante de Ryan Bader, dia 4 de agosto

Por SporTV.com Rio de Janeiro
32 comentários
Lyoto Machida finge surfar um búfalo em sua fazenda no Pará (Foto: Reprodução / Twitter)Machida finge surfar (Foto: Reprodução / Twitter)
Lyoto Machida já tem data para voltar ao octógono do UFC. No dia 4 de agosto, ele enfrenta o americano Ryan Bader, em Los Angeles. Nesta terça-feira, o meio-pesado aproveitou o feriado para dar um tempo em treinamento para o combate e postou em seu Twitter uma foto ''surfando'' sobre um búfalo, em sua fazenda, no Pará.
- Aproveitando o dia do trabalho para surfar com meu animal de estimação - postou o ''Dragão''.
Lyoto, de 33 anos, não luta desde dezembro do ano passado, quando perdeu para o campeão de sua categoria, Jon Jones, no Canadá. Ele tem um total de 17 vitórias e três derrotas na carreira. As três, por sinal, em seus últimos quatro combates. Também através da rede social, Machida comemorou a confirmação de seu novo combate.
- Acabei de receber a confirmação oficial da luta com o Ryan, dia 4 de agosto. Muito feliz com essa nova oportunidade - pubicou Lyoto, que também postou uma foto montado no seu búfalo, dentro de um lago.
Lyoto Machida montado em um búfalo no feriado (Foto: Reprodução/Twitter)Lyoto montado em um búfalo  (Reprodução/Twitter)
Rival de Lyoto Machida, Ryan Bader tem 28 anos e venceu o veterano Quinton Rampage Jackson em fevereiro, pelo UFC 144, na sua última aparição. Ele tem um cartel de 14 triunfos e duas derrotas.
No mesmo evento onde Lyoto encara Bader, o americano Brian Stann duela diante de Hector Lombard. Joe Lauzon enfrenta Terry Etim, enquanto Travis Browne pega Ben Rothwell.
 

Pep nega que atritos com Mourinho tenham interferido em sua decisão

Guardiola volta a afirmar que decisão foi pelo desgaste devido ao tempo
no clube. Técnico está na 'contagem regressiva' para a saída do Barça

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
6 comentários
Falta pouco para Josep Guardiola deixar o comando do Barcelona: quatro jogos. Nesta terça, durante entrevista coletiva, o treinador, mais uma vez, falou de sua saída do clube catalão. Pep garantiu que os "atritos" extracampo com Mourinho não tiveram qualquer influência em sua decisão.
- O desgaste foi do dia a dia, dos treinamentos e por ter ganhado tudo. Já estive com muitos outros treinadores do Real Madrid.
Guardiola, Coletiva (Foto: EFE)Guardiola: falta pouco para os culés se despedirem do 'Sr. Barcelona' (Foto: EFE)
O treinador falou também sobre a torcida do Barcelona, que desejava a sua permanência.
- Não percebo que estejam tristes. Vencemos muito em campo. Este ano não nos demos bem.
Antes de Guardiola, José Mourinho já havia falado. O técnico do Real disse que este ano Cristiano Ronaldo merecia levar a Bola de Ouro. Guardiola afirmou que Messi nem sempre vai vencer todas.
- Em algum ano ele não vai ganhar. Mas ele tem feito uma grande temporada, e esse prêmio é decidido por muita gente, e pelo momento.
Apesar do Barcelona estar de olho em Van Persie e em Llorente, Guardiola elogiou Pedro, que é reserva do time.
- Ele não tem tido tanta continuidade. Pode ser que eu tenha me equivocado. Se eu o ofendi, não foi minha intenção. São jogadores muito jovens, que têm a carreira toda pela frente. Conheço poucas pessoas que começaram tão bem como Pedro. Ele é imprenscidível para o futuro do Barcelona.
Guardiola falou da final da Copa do Rei contra o Athletic Bilbao, dia 25 de maio, e da sua relação com Tito Vilanova.
- Vamos chegar focados à final da Copa do Rei. Estou mentalmente preparado para vencê-la. Esse é o objetivo. Minha relação com o Tito não mudou em nada, somos amigos há muito tempo. A felicidade de ver um amigo treinar o Barcelona é muito grande. Ele é impecável. No fim, eu não teria conseguido tudo isto sem ele. Vilanova é parte destes 13 títulos.
Além da final da Copa do Rei, o "Barcelona de Guardiola" ainda tem pela frente o Málaga, nesta quarta (em casa), o Espanyol (casa) e o Bétis (fora).

Rampage Jackson deve deixar o Ultimate depois de sua próxima luta

Meio-pesado americano planeja fazer apenas mais um combate pela organização. Segundo ele, os lutadores estão ficando covardes

Por SporTV.com Rio de Janeiro
19 comentários
Quinton Rampage Jackson no UFC 135 (Foto: Divulgação/UFC)Quinto ''Rampage'' Jackson planeja sua última luta
pelo Ultimate (Foto: Divulgação/UFC)
Os dias de Quinton ''Rampage'' Jackson como lutador do UFC estão contados. Depois de demonstrar algumas vezes sua insatisfação, o meio-pesado americano garantiu à imprensa americana que sua próxima luta será a última pela organização. Rampage afirmou estar insatisfeito com o tipo de luta que tem recebido.
- Vou deixar o UFC após a minha próxima luta. Já deu entre mim e eles. Foi assim que deixei o Pride. Lembram quando sai do Pride? Acabou. O Pride me construiu. Era um lutador muito melhor quando cheguei no UFC e me botaram para lutar logo contra Chuck Liddel. Eu estava acostumado a ser o cara legal e fui vaiado. Mas acabei nocauteando. Mas agora, o UFC está apenas me jogando esses lutadores chatos, planejadores de jogo. Eu sou o tipo de lutador que você deve colocar para lutar com rivais excitantes - reclamou Jackson, ao site MMA Mania.
De olho na sua despedida do UFC, Rampage afirmou que gostaria de enfrentar alguém como o brasileiro Maurício Shogun ou Forrest Griffin. Segundo ele, os dois não são covardes como a grande maioria que vem figurando no octógono do Ultimate.
- Eu adoraria luta contra alguém como Shogun. Alguém como Forrest. Alguém que já me bateu antes. Estou cansado de lutar contra essas covardes. Eles simplesmente ficam correndo pelo cage, fazem o plano de jogo e te derrubam. Não há problema em levar a luta para baixo, mas eles só deitam em cima de você e ficam parados. Isso é repugnante para mim - completou Rampage.
Rampage lutou no fim de fevereiro contra Ryan Bader, no UFC Japão. Na ocasião, ele perdeu para seu compatriota, sendo dominado em praticamente toda a luta.

Nos 18 anos da morte de Ayrton Senna, Bruno lembra o tio no twitter

Tricampeão mundial é lembrado por diversos pilotos e ex-pilotos no microblog

Por GLOBOESPORTE.COM Mugello, Itália
9 comentários
Em Mugello, Itália, para os testes de meio de temporada da F-1, Bruno Senna, sobrinho de Ayrton Senna, lembrou os 18 anos sem o Tricampeão Mundial. Em 1º de maio de 1994, Ayrton foi vítima do trágico acidente na curva Tamburello, no circuito de Ímola. Quase duas décadas depois, as lembranças do tricampeão continuam frescas nas memórias de admiradores e servem como inspiração para fãs e pilotos ao redor do mundo.
- Saudades, Ayrton. Você continua me inspirando a cada momento - disse o piloto da Williams, que está no circuito de Mugello, a 70km da pista de Ímola, onde aconteceu o acidente fatal de Ayrton.
Ex-pilotos de F-1 também deixaram seu recado. O também brasileiro Enrique Bernoldi, que correu na pela Arrows em 2001 e 2002, destacou: "hoje faz 18 anos que morreu o melhor piloto de todos os tempos, meu ídolo Ayrton Senna". O alemão Nick Heidfeld ressaltou que gostaria de ter conhecido pessoalmente o piloto. Já o austríaco Alexander Wurz e o britânico Martin Brundle lembraram também a morte de Roland Ratzemberger, um dia antes, no treino classificatório para o GP de San Marino.
Senna homenagens twitter pilotos (Foto: Reprodução / Twitter)Pilotos fazem homenagem a Ayrton Senna no twitter (Foto: Reprodução / Twitter)

Flamengo supera Vasco e conquista
o título do Brasileiro sub-23 no Rio

Após o empate no tempo regulamentar e na prorrogação, Rubro-Negro bate Trem Bala da Areia por 3 a 2 nos pênaltis, nesta terça, na Arena da Gávea

Por Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro
Campeonato Brasileiro sub-23 Flamengo Vasco futebol de areia Greg (Foto: Ana Carolina Fontes)Eleito melhor jogador da competição, o capitão Greg
marca para o Flamengo (Foto:Ana Carolina Fontes)
Em um duelo equilibrado, debaixo de muita chuva, o Flamengo venceu o Vasco da Gama no clássico carioca e sagrou-se campeão do Brasileiro sub-23, invicto, nesta terça-feira, na Arena da Gávea, no Rio de Janeiro. Greg (3), Matheus e Filip marcaram para o Rubro-Negro, enquanto Mauricinho, Anaílton, Catarino, Caio e Luquinhas anotaram para o Trem Bala da Areia. Após o empate por 4 a 4 no tempo regulamentar, e 5 a 5 na prorrogação, o dono da casa superou seu maior rival por 3 a 2 na disputa de pênaltis. A derrota amarga do time da Colina veio apenas dois dias depois do vice-campeonato na Taça Rio, no futebol de campo, gerando muitas provocações da torcida local. Na preliminar, o Sport-Recife bateu o Bahia por 4 a 0 e garantiu o terceiro lugar no pódio.
- É preciso ressaltar que a nossa preparação foi fundamental para a conquista do título, estamos há um mês fazendo todos os tipos de treinos físicos e táticos. Além disso, a união do grupo foi impressionante, nunca havia jogado num time assim. Estávamos muito focados e sinto que a nossa camisa pesou na final. Acreditamos na vitória até o fim e fizemos história do clube. Ser campeão em casa, com essa torcida maravilhosa, é inexplicável, não tenho palavras para descrever essa sensação - disse o capitão rubro-negro Greg, o maior destaque da decisão.
Campeonato Brasileiro sub-23 Flamengo Vasco futebol de areia  (Foto: Ana Carolina Fontes)Jogadores do Flamengo comemoram o título do Campeonato Brasileiro sub-23 (Foto: Ana Carolina Fontes)
- Estávamos com o jogo na mão, mas erramos dois pênaltis e deixamos escapar o título, infelizmente. Foi uma partida dura e o Flamengo está de parabéns. Futebol é assim, um dia nós ganhamos, no outro perdemos, mas demos o nosso máximo - lamentou Mauricinho, artilheiro do torneio, com 15 gols.
O jogo
Após uma arrancada espetacular, o rubro-negro Matheus soltou a bomba para balançar as redes e abrir o placar em casa, aos dois minutos. Por pouco, o Vasco não deixou tudo igual com Luquinhas, que emendou um cruzamento na área e bateu cruzado, mas o goleiro Willian fez boa defesa. O empate veio com um chute de longa distância do arqueiro cruzmaltino Anaílton, aos quatro. A virada do time da Colina aconteceu 20 segundos depois, com um tiro de canhão de Catarino do meio de quadra: 2 a 1. O Flamengo levou perigo à meta do rival em jogadas de bola parada, mas a bola não entrava. Aproveitando a bobeada da defesa anfitriã, o camisa 9 Caio dominou e encheu o pé, ampliando para os visitantes. A resposta veio logo na saída de bola, com um chute certeiro no cantinho, sem chances para Anaílton: 3 a 2.
Disputa de bola final Campeonato Brasileiro sub-23 Greg Mauricinho Flamengo Vasco futebol de areia (Foto: Ana Carolina Fontes)Artilheiro Mauricinho disputa a bola com jogadores do Flamengo na final (Foto: Ana Carolina Fontes)
O segundo período começou truncado, com lances de perigo para ambos os lados. A chance mais clara de gol saiu do pé do rubro-negro Pedro, que bateu rasteiro no cantinho esquerdo e a bola arrancou tinta do travessão, aos cinco. Sem deixar o dono da casa crescer na partida, o camisa 10 Mauricinho emendou um cruzamento na área com um chute forte, anotando o quarto do Trem Bala da Areia: 4 a 2. O Flamengo tentou responder com uma bomba na saída de bola, mas Andrezinho afastou o perigo na linha do gol, salvando o time da Colina. Em uma cobrança de falta, o capitão Greg lançou um tiro de canhão para anotar o terceiro, aos oito. A 46 segundos do fim da etapa, Fred levou o segundo cartão-amarelo depois de cometer uma falta no arqueiro cruzmaltino e acabou sendo expulso de quadra.
Campeonato Brasileiro sub-23 Flamengo Vasco futebol de areia (Foto: Ana Carolina Fontes)Rubro-Negro vibra muito com o título inédito do
Brasileiro sub-23 (Foto: Ana Carolina Fontes)
Eleito o melhor jogador da competição, Greg quase diminuiu em mais uma cobrança de falta, no primeiro minuto do terceiro período. Aos quatro, o alvinegro Douglinhas emendou um cruzamento com uma bomba, mas a bola espirrou no travessão e foi para fora. A dois minutos do fim, Greg, sempre ele, soltou um tiro de canhão para empatar: 4 a 4. Com tudo igual no tempo regulamentar, o duelo precisou ser decidido na prorrogação. Logo no início, Luquinhas aproveitou o rebote e encheu o pé para marcar o gol da virada: 5 a 4. Mas não deu nem chance de comemorar. Em um dia inspirado, Greg apareceu novamente para dar uma pancada com endereço certo e anotar o quinto. Nos pênaltis, Léo, Greg, e Filip garantiram a vitória dos anfitriões, enquanto Mauricinho e Catarino descontaram para os visitantes.

Chuva forte atrapalha e Alonso fica com melhor tempo do dia em Mugello

Tempo ruim afasta pilotos da pista, mas não tira torcedores das arquibancadas. Fãs da Ferrari vão ao delírio quando Michael Schumacher sai dos boxes

Por Rafael Lopes Direto de Mugello, Itália
A chuva que caiu tímida durante a sessão da manhã em Mugello, voltou com força na parte da tarde e atrapalhou a vida de pilotos e equipes que buscavam testar as novidades para implementar nos carros no decorrer da temporada 2012 da Fórmula 1. Por causa das condições climáticas, poucos pilotos se arriscaram na pista molhada e optaram por poupar pneus para os próximos dias da atividade que vai até quinta-feira. Com isso, o melhor tempo do dia ficou com Fernando Alonso, da dona da casa Ferrari, proprietária do circuito, obtido na parte da manhã: 1min22s444. Em determinado ponto do treino, a chuva ficou tão intensa que a pista precisou ser fechada, porque não havia condições de o helicóptero presente no circuito decolar, em caso de emergência. Mas os pilotos e equipes podem voltar a se animar, a previsão é de pista seca nos dois próximos dias de atividade.
Alonso no treino da F1 em Mugello (Foto: Reuters)Alonso foi o mais rápido do primeiro dia de treinos da F-1 em Mugello (Foto: Reuters)
Se a chuva espantou os pilotos da pista, o mesmo não se pode dizer da torcida das arquibancadas. Os cerca de 15 mil torcedores que compareceram em peso a Mugello encararam o tempo ruim e lamentaram a ausência de carros na pista. Os 'tifosi' (como são conhecidos os torcedores da Ferrari) vibraram quando o heptacampeão Michael Schumacher saiu dos boxes, recebendo com palmas o piloto que conquistou cinco títulos pela escuderia italiana. O alemão fez o reconhecimento da pista e logo voltou para a garagem sem marcar tempo. Mais rápido da manhã, Alonso também foi para pista por três vezes nesta tarde, mas sequer fez volta cronometrada. Os únicos que marcaram tempo foram o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, o britânico Gary Paffett, da McLaren e o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, que fez o melhor tempo na chuva: 1min41s292.
Schumacher no treino da F1 (Foto: Reuters)Pentacampeão pela Ferrari, Schumacher foi aplaudido pelos torcedores em Mugello (Foto: Reuters)
Os treinos em Mugello são uma das novidades da temporada 2012 da F-1 e serão realizados até a quinta-feira. Em um período de restrição de testes, as equipes entraram num acordo com a FIA, abrindo mão de três dias de pré-temporada para poder usá-los antes durante o ano. Os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna entram em ação nesta quarta.
Confira os tempos do primeiro dia de testes em Mugello:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m22s444 (46 voltas)
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) 1m23s648 + 1s204 (24)
3 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) 1m23s891 + 1s447 (32)
4 - Jerome d'Ambrosio (BEL/Lotus-Renault) 1m24s048 + 1s604 (40)
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m24s100 + 1s656 (49)
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1m24s736 + 2s292 (48)
7 - Oliver Turvey (ING/McLaren-Mercedes) 1m25s303 + 2s859 (30)
8 - Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes) 1m25s475 + 3s031 (19)
9 - Rodolfo Gonzalez (VEN/Caterham-Renault) 1m27s197 + 4s753 (35)
10 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1m27s359 + 4s915 (45)
11 - Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1m29s179 + 6s735 (28)
12 - Gary Paffett (ING/McLaren-Mercedes) 1min50s898 + 28s454 (4)
13 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) sem tempo (5)