quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Manuwa recebe seis meses de
suspensão médica após vitória

Nigeriano naturalizado inglês é o único que participou do UFC: Machida x Munoz a receber mais de 90 dias de gancho

Por Rio de Janeiro
8 comentários
O Ultimate não terá muitos problemas se quiser utilizar em breve os lutadores que participaram do UFC: Machida x Muñoz. A maioria pegou ganchos com no máximo de 21 dias sem contato e 30 sem poder lutar. Os únicos dois que foram além dessas marcas foram Rosi Sexton e Jimi Manuwa, conforme divulgou vice-presidente de assuntos regulatórios do UFC, Marc Ratner.
O nigeriano naturalizado inglês venceu Ryan Jimmo por nocaute técnico no evento de 26 de outubro, em Manchester (ING), mas recebeu uma suspensão médica preventiva de 180 dias. Ele precisa passar por exames de raio-x e ultrassom e, se for liberado por um médico, pode voltar ao octógono antes do fim desse período. A lesão de Manuwa não foi divulgada.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC  Jimi Manuwa e Ryan Jimmo (Foto: Agência Getty Images)Jimi Manuwa (dir.) em ação contra Ryan Jimmo em Manchester (Foto: Agência Getty Images)
Derrotada pela brasileira Jessica Andrade, Rosi Sexton está proibida de treinar por 60 dias e de lutar por 90. O duelo das duas, destacado por ter apresentado uma trocação intensa, bateu o recorde de golpes significativos em uma luta de MMA feminino no UFC. A lesão da inglesa também não foi foi informada.

TUF 18: lutador é expulso do show por Dana após desistir de bater o peso

Cody Bollinger faria uma das quartas de final contra Anthony Gutierrez. Entre as mulheres, Sarah Moras finaliza Peggy Morgan com bela chave de braço

Por Las Vegas, EUA
190 comentários
O nono episódio do TUF 18, exibido nesta quarta-feira pelo Combate, ilustrou bem uma das maiores dificuldades dos lutadores de MMA: a dificuldade na hora de perder o peso. Cody Bollinger enfrentaria Anthony Gutierrez em uma das quartas de final, mas, mesmo com o apoio de sua técnica, Miesha Tate, desistiu de tentar bater o peso depois de perceber que não conseguiria atingir os 61,7kg dos galos. Irritado, o presidente do UFC, Dana White, o expulsou do programa.
Entre as mulheres, Sarah Moras finalizou Peggy Morgan e garantiu sua vaga na semifinal e mais uma vitória da equipe de Miesha. No fim do episódio, Dana White anunciou o cruzamento das semifinais.
Luta contra a balança
Episódio TUF (Foto: Reprodução)Cody Bollinger chora copiosamente após ser expulso
da casa do TUF 18 por Dana White (Foto: Reprodução)
Cody Bollinger já demonstrava dificuldades para bater o peso desde a manhã do dia da pesagem. Com mais de 64kg, foi para a sauna, e o mínimo que conseguiu atingir foi 63,5kg. Abatido, Bollinger anunciou a Miesha Tate que não tentaria mais chegar ao limite dos galos.
A treinadora e os demais lutadores da equipe insistiram e deixaram o centro de treinamento para Bollinger tirar o restante do peso na casa do programa. Lá, o lutador entrou em uma banheira com água quente e sal, mas logo desistiu de novo. Miesha não gostou.
- Estou brava por ele não tentar, não por ele não chegar ao peso. Muito brava - disse a ex-campeã do Strikeforce.
Episódio TUF (Foto: Reprodução)Dana White reúne a todos e anuncia a expulsão de Cody Bollinger da casa do TUF 18 (Foto: Reprodução)
O caso foi comunicado a Dana White. O presidente do UFC reuniu todos os participantes desta edição do reality show e, após Bollinger dar sua versão do acontecido, anunciou:
- Essa é a única coisa que me deixa louco. Você pegou o bilhete da loteria de alguém e o rasgou. Está vendo aquela porta ali? É por ela que você sair agora. Tenha um bom dia - disse um irritado Dana White, apontando para a saída do centro de treinamento.
Com a desistência do adversário, Gutierrez ganhou a vaga para as semifinais sem precisar lutar.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Moras 'dobra' o braço de Morgan
Na última luta das mulheres nas quartas de final, nenhum problema com a balança. Sarah Moras e Peggy Morgan bateram o peso e se enfrentaram em um típico duelo entre trocação e jogo de solo. Mais alta, Morgan conseguiu manter a distância nos primeiros minutos e evitou a primeira tentativa de queda. Na segunda, entretanto, Moras levou a adversária para o chão. Ela estabilizou a posição e trabalhou bem as transições até chegar a uma chave de braço no fim do período inicial. O golpe dobrou o cotovelo de Morgan.
Episódio TUF (Foto: Reprodução)Sarah Moras finaliza e dobra o braço de Peggy Morgan com uma chave de braço (Foto: Reprodução)
Com as quartas encerradas, Dana White ouviu Ronda Rousey, Miesha Tate e os lutadores classificados para saber quem eles gostariam de ver se enfrentando nas semifinais. Depois, o dirigente fez o anúncio final.
Semifinais do peso-galo feminino:
Sarah Moras x Julianna Peña
Raquel Pennington x Jessica Rakoczy
Semifinais do peso-galo masculino:
Chris Holdsworth x Michael Wootten
David Grant x Anthony Gutierrez

Erick Silva desafia Demian: 'Que tal voltar contra um cara ruim de chão?'

Capixaba surpreende e pede luta contra o paulista pelo Twitter. Ambos perderam suas últimas lutas no evento do Ultimate em Barueri

Por Rio de Janeiro
161 comentários
Erick Silva e Demian Maia são reconhecidamente pessoas tranquilas no dia a dia, não são do tipo que provocam os adversários ou falam mal de qualquer outro atleta. Talvez por tudo isso tenha causado surpresa entre os fãs de MMA uma mensagem de Erick para Demian nesta quinta-feira.
- E aí, Demian Maia, o que acha de voltar às vitórias em cima de um cara ruim de chão e horrível nas defesas de quedas com eu? - escreveu o capixaba no Twitter.
Demian Maia e ERICK SILVA ufc mma (Foto: Wander Roberto/UFC)Demian Maia e Erick Silva juntos em foto de divulgação do UFC em Barueri (Foto: Wander Roberto/UFC)
Durante a madrugada, Erick Silva já tinha avisado que pretendia enfrentar um compatriota.
- Estou me recuperando e logo logo estarei de volta. Gostaria de lutar com um brasileiro da minha categoria - postou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Coincidentemente ou não, os dois lutadores entraram no octógono pela última vez na mesma noite, em 9 de outubro, no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields. Na ocasião, Erick Silva foi nocauteado por Dong Hyun Kim, e Demian perdeu por pontos para Jake Shields.

Belfort planeja chegar aos 40 lutando MMA: 'Espírito pode ser renovado'

Aos 36, brasileiro segue atuando em alto nível e é o número 2 no ranking dos médios do Ultimate. No próximo dia 9, ele enfrenta Dan Henderson em Goiânia

Por Rio de Janeiro
133 comentários
MMA Vitor Belfort (Foto: Reprodução / Instagram)Vitor Belfort em treino na praia para o evento do
Ultimate em Goiânia (Foto: Reprodução/ Instagram)
Lá se vão 17 anos de carreira profissional no MMA, e Vitor Belfort tem planos para lutar por pelo menos mais quatro. Aos 36 de idade, o carioca, atualmente número 2 do ranking do peso-médio do Ultimate, quer seguir no octógono até os 40. A revelação foi feita em entrevista ao site "MMAjunkie".
- Eu acredito em alegria. Quando eu entrar no octógono e não sentir a adrenalina, acho que vai ser a hora de parar. Eu fiz um plano de chegar aos meus 40 anos (lutando). Então, eu gosto de planejar as coisas. Acredito que quanto mais você planejar, mais sucesso terá. Acredito que a idade é como se o corpo estivesse morrendo lentamente, mas acho que seu espírito pode ser renovado. É apenas uma questão de atitude e perseverança - disse Belfort.
Mais Combate.com: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

Escalado para fazer a luta principal do evento que o Ultimate vai realizar em Goiânia no próximo dia 9, Belfort vai chegar ao seu terceiro combate no mesmo ano, algo que não acontece desde 2006 - em 2010 ele sequer lutou. A parte física - e o espírito - vai indo muito bem, mas, caso isso mude de uma hora para outra, ele já sabe em que ramo atuar.
- É claro que as coisas podem mudar. Deus vai me dizer o que tenho que fazer, e ele vai preparar o que virá na sequência. Adoro negócios, e luta é um negócio para mim. Você só pode trabalhar em coisas que você pode ter prazer e aprecia para acordar todos os dias e trabalhar duro. Isso é o que eu peço a Deus - "Deus, Quando eu encerrar a carreira, basta me dar alguma coisa que tenho o mesmo tipo de intensidade de ser bem-sucedido, com a mesma determinação, dedicação, desejo, disciplina". Quero aplicar todas as técnicas que aprendi em artes marciais e em negócios. É assim que eu olho para a minha vida. É assim que crio meus filhos - declarou.
O adversário de Vitor Belfort no UFC de Goiânia pode servir de exemplo para ele. Aos 43 anos, Dan Henderson segue na ativa atuando como meio-pesado da principal organização de MMA do mundo.
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Rony Jason x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Thiago Tavares x Justin Salas
Adriano Martins x Daron Cruickshank
José Maria No Chance x Dustin Ortiz

Judoca olímpico, Lombard não gosta de luta agarrada: 'Prefiro a trocação'

Cubano diz que desenvolveu estilo próprio para ser emocionante para os fãs

Por Rio de Janeiro
19 comentários
Membro da equipe cubana olímpica de judô em Sydney 2000, Hector Lombard migrou para o MMA em 2004. Chegou a participar de dois eventos do Pride, principal organização do planeta na década passada, mas a carreira só deslanchou mesmo a partir de 2007. Ele foi campeão dos médios do Bellator e do CFC. Chegou a ficar 25 lutas invicto. E tudo isso sem usar quase nada do esporte em que deu os primeiros passos no mundo das lutas. Lombard faz questão de ressaltar que adora o judô, mas no MMA sua preferência é pela trocação.
- Meu estilo de luta não tem nada a ver com o judô. Eu amo o judô e sempre vou amar o judô, sempre vou me chamar de lutador de judô. Treinei esse esporte por sete anos. Eu fui a todos os lugares por causa do judô e competi no mais alto nível. Mas não uso o judô. Eu nocauteio as pessoas. Gosto de ser excitante. Esse era o meu objetivo há muito tempo, quero que as pessoas desejam me ver lutar. Infelizmente, o judô não é tão emocionante como o MMA. Então, tentei desenvolver um estilo que as pessoas vinham me ver lutar. Comecei a treinar trocação. É assim que gosto de lutar. Não gosto da luta agarrada, prefiro a trocação - disse Lombard ao site "BjPenn.com".
Os números mostram bem essa preferência do cubano de 35 anos pela luta e pé. Apresentando um cartel com 33-4-1, 1NC, 19 de suas vitórias foram por nocaute. Apenas sete saíram após finalizações.
Nate Marquardt x Hector Lombard ufc 166 (Foto: Getty Images)Hector Lombard comemora nocaute sobre Nate Marquardt (Foto: Getty Images)
E embora tenha deixado o judô um pouco de lado em suas lutas no MMA, Lombard acredita que o esporte olímpico o ajudou muito a ter uma força superior aos seus rivais. Assim como ocorreu, na sua opinião, com a atual campeã dos galos, Ronda Rousey, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, também no judô.
- Acho que (no judô) eu estava treinando e desenvolvendo a minha força e o meu poder, você sabe, como Ronday Rousey. Ela levanta corpos por toda a sua vida, você chega ao ponto em que você é mais forte do que todos os outros. Ronda fez isso por tantos anos que chega ao ponto de ser quatro vezes mais forte do que todas que ela enfrenta. E isso é porque ela está treinando mais e mais duro do que todas as outras. Ronda está treinando desde que tinha cinco anos, ou seja, levantando corpos e treinando duro três ou quatro vezes ao dia. Não há como nenhuma outra mulher igualar isso. Então, eu passei a bater em sacos o tempo todo, a fazer todas essas coisas para desenvolver essa força, esse poder - explicou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Contratado pelo Ultimate em 2012, Hector Lombard fez três lutas no peso-médio, onde sempre atuou, e perdeu duas. Em sua última apresentação, baixou para os meio-médios e reencontrou o caminho das vitórias ao superar Nate Marquardt. Olhando para cima no ranking, ele evitou falar sobre o campeão Georges St-Pierre, mas colocou a sua mira em dois atletas que se enfrentaram recentemente.
- Acho que Carlos Condit está classificado lá no alto (no ranking), certo? Certo, eu vou pegar Carlos Condit. Eu não quero falar sobre isso (St-Pierre) porque, você sabe,  tenho muito tempo para chegar lá. Primeiro eu quero um desses caras (Condit ou Kampmann).

Atual campeão mundial no Shooto, Hernani Perpétuo fecha com o UFC

Brasileiro tem 17 vitórias e três derrotas em sua carreira no MMA

Por Rio de Janeiro
43 comentários
Hernani Perpétuo lutador de MMA (Foto: Ana Hissa)Hernani com o cinturão do Shooto (Foto: Ana Hissa)
O Brasil terá mais um representante em uma das categorias mais difíceis do Ultimate. O meio-médio (até 77kg) Hernani Perpétuo fechou um acordo com a principal organização de MMA do mundo. Ele tem 17 vitórias e três derrotas e acredita que o último combate, contra Tommy Depret, quando conquistou o cinturão do Shooto mundial, tenha sido fundamental para fechar com os americanos.
- A expectativa para entrar no UFC era grande, estava esperando há um tempo por essa oportunidade. Acho que estava faltando fazer essa luta que eu fiz no Shooto, ganhar um cinturão mundial, já que temos exemplos de muitos atletas que foram campeões do evento e de lá saíram para o UFC. Essa luta estava para acontecer desde o ano passado, mas só rolou em agosto. Foi uma luta muito boa, que chamou muito a atenção, e acho que contribuiu muito para minha contratação.
Anteriormente, Hernani tinha feito a seletiva para entrar no TUF Brasil 1 e 2. Na primeira ficou como primeiro reserva de casa e na segunda foi eliminado na entrevista.
- Bati na trave algumas vezes, mas aconteceu agora e estou muito feliz e ansioso para lutar no maior evento de MMA do mundo. Já estava aguardando há um tempo e estou pronto para fazer barulho na categoria - declarou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com isso a Nova União tem 13 atletas no evento: Jussier Formiga, Johnny Eduardo, Renan Barão, José Aldo, Hacran Dias, Yan Cabral, Léo Santos, Hernani Perpétuo, Bruno Carioca, Thales Leites, Francimar Bodão. E o Shooto, por Hernani lutava, passa a ter também 13 campeões "exportados" para o Ultimate ou para o Bellator.

Caio revela interesse do São Paulo em Julio César, que admite volta ao Brasil

Comentarista afirma que jogador interessa ao Tricolor. Arqueiro da Seleção
se diz 'honrado', mas afirma que não recebeu nenhuma proposta do país

Por Londres e São Paulo
2 comentários
Ainda em recuperação de uma fratura em um dos dedos da mão esquerda, o goleiro Julio César foi convocado nesta quinta-feira pelo técnico Luiz Felipe Scolari para os amistosos da seleção brasileira contra Honduras e Chile, nos dias 16 e 19 de novembro. O treinador, inclusive, já antecipou o jogador como um dos 23 nomes para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, em seu clube, o arqueiro ainda não atuou nesta temporada. E, de acordo com o comentarista Caio Ribeiro, o goleiro interessa ao São Paulo, para reforçar a equipe em janeiro, ocupando o lugar de Rogério Ceni, que poderá se aposentar do futebol.
- Eu sei que o São Paulo quer (o Julio César). Agora, o São Paulo está sendo extremamente ético e respeitoso com o Rogério Ceni. A definição do fim da carreira do Rogério tem que partir dele. Mas é função dos diretores já irem sondando algumas possibilidades - afirmou o comentarista.
Durante participação, por telefone, no programa "Arena SporTV", Julio César se disse honrado como o possível interesse do São Paulo e garantiu estar aberto ao diálogo, inclusive com clubes da Inglaterra e da Itália. E disse que precisa jogar "no Brasil ou na Europa" a partir de janeiro para estar bem preparado para a Copa do Mundo.
- Ainda não recebi nenhuma proposta, de nenhum clube brasileiro. Na situação que estou vivendo, tudo é bem-vindo. Hoje o futebol brasileiro é muito competitivo. Isso seria bom, estaria perto das críticas. Também não descarto nenhum time da Inglaterra, da Itália. Tenho que estudar bem as propostas que vão chegar em janeiro e escolher a melhor para mim - revelou.
Julio César treino Seleção em São Januário (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Julio César retorna à Seleção, mesmo sem atuar por clube (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Sem chances no Queens Park Rangers, que atualmente disputa a Segunda Divisão da Inglaterra, Julio César garantiu que ouviria as propostas de todos os interessados. Entretanto, revelou desejo de conquistar Campeonato Brasileiro e a Libertadores da América.
- Estou me sentindo muito bem. Se Deus quiser, na janela de janeiro, eu arrumo um time (para jogar) porque eu tenho que ajudar o Felipão e o Parreira. Até porque eles estão me ajudando para caramba. Agora chegou a minha vez de ajudar eles - brincou.
O goleiro elogiou a postura de Luiz Felipe Scolari em relação a ele, mas destacou que precisar atuar para chegar com ritmo de jogo no Mundial.
- A atitude que o Felipão vem tendo comigo realmente é formidável. Mas a minha responsabilidade aumenta muito. Eu tenho que arrumar (em janeiro) um time para jogar, para confirmar toda essa confiança que ele está tendo em mim. Ele tem confiança no meu trabalho, mas eu tenho que ajudar também. Treinar é uma coisa e jogar é outra. Ritmo de jogo é importante. Isso está me preocupando. Eu não esperava que o QPR tivesse essa postura comigo. Chegou o momento de eu ter uma solução para o meu futuro. Para que possa chegar na Copa do Mundo bem.
Julio também comentou sobre a questão física e disse se sentir melhor do que estava na última convocação, quando enfrentou Portugal. 
- Seis semanas atrás tive uma fratura no dedo da mão esquerda e depois duas luxações na mão direita. Trouxe fisioterapeuta do Brasil, trabalhei bem para estar nesta convocação. Agora, vou continuar treinando bem como eu venho treinando. Fisicamente estou me sentindo muito bem. Estou melhor do que quando estive com a Seleção contra Portugal - garantiu o goleiro.
Após se recuperar, Julio César retorna à seleção brasileira para dois amistosos. O Brasil vai enfrentar Honduras dia 16 de novembro, em Miami, nos Estados Unidos. Três dias depois, o adversário será o Chile, em Toronto, no Canadá.

Grêmio se diz prejudicado por jogo no Mineirão e recorrerá ao STJD

Reunião do departamento jurídico com presidente Fábio Koff irá determinar medida a ser adotada nesta sexta-feira após decisão da CBF

Por Porto Alegre
696 comentários
Mineirão preparativos final Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Mineirão deve receber partid entre Cruzeiro e
Grêmio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O Grêmio reagiu com estranheza, entende ter sido prejudicado e irá recorrer da decisão da CBF de manter o jogo contra o Cruzeiro, dia 10 de novembro, pela 33ª rodada do Brasileirão, no Mineirão. Condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva com a perda de um mando de campo, o clube mineiro foi beneficiado por uma decisão administrativa da entidade máxima do futebol nacional. O argumento é de que 23 mil ingressos haviam sido vendidos de forma antecipada. Uma reunião na manhã desta sexta-feira entre o departamento jurídico tricolor e o presidente Fábio Koff irá determinar as ações a serem tomadas.
São duas possibilidades, de acordo com o advogado Gabriel Vieira. A primeira: consulta ao STJD sobre o cumprimento da pena. Depois, o ingresso como terceira parte no processo que julgou os incidentes no clássico contra o Atlético-MG, no Independência, no último dia 13, pela 28ª rodada.
- Estamos sendo prejudicados. Não há argumento plausível para a realização do jogo em Belo Horizonte. Há uma decisão judicial que tem de ser cumprida. Ninguém, nem a CBF, pode mudar isso - disse o advogado ao GloboEsporte.com.
O Grêmio irá oficializar a sua posição na tarde desta sexta. E espera resposta no mesmo dia. A esperança é ter o mesmo sucesso no episódios dos ingressos do clássico contra o Inter, no qual ingressou no STJD com liminar e teve garantido o direito de 1,5 mil bilhetes para sua torcida.
A partida contra o Grêmio pode dar o título brasileiro ao Cruzeiro, líder com 65 pontos. Para isso, o clube precisa vencer, além do Grêmio (no dia 10), o Santos, no próximo domingo, na Vila Belmiro, e torcer por uma derrota do Botafogo, que faz os dois próximos jogos fora de casa, contra Goiás e Internacional. Um tropeço do Atlético-PR nas próximas duas partidas também é necessário.

Justiça condena presidente do Bota a pagar dívida trabalhista do clube

Valor é de R$ 108.754,43, referente ao processo do ex-jogador Rogério Josué Pereira dos Santos, que vestiu a camisa alvinegra em 2002

Por Rio de Janeiro
96 comentários
Maurício Assumpção coletiva Botafogo (Foto: Fred Huber)Maurício Assumpção é envolvido em processo
contra o Botafogo (Foto: Fred Huber)
A Justiça do Trabalho decidiu cobrar do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, uma dívida do clube com Rogério Josué Pereira dos Santos, que vestiu a camisa alvinegra em 2002. O dirigente foi intimado a pagar o valor de R$ 108.754,43 em cobrança feita pelo processo na 11ª Vara do Rio de Janeiro.
O presidente do Botafogo tentou um embargo judicial na sexta-feira, mas o ex-jogador pediu a penhora das contas de Maurício Assumpção na segunda-feira. A publicação foi feita no dia 21, no Diário Oficial com o seguinte texto:
- Pelo presente fica citado Mauricio Assumpção Souza Junior, que se encontra em local incerto e não sabido, para pagar em 48 (quarenta e oito) horas, a importância de R$108.754,43, além de acréscimos devidos, ou garantir o Juízo, sob pena de execução - escreveu o juiz.
O ex-jogador era conhecido como Rogério Paulista e atuava como atacante. Ele disputou cinco jogos no Campeonato Brasileiro de 2002, quando o Botafogo acabou rebaixado para a Série B. Não fez gols.
O processo tramita de 28 de março de 2003.

Maya volta ao Brasil, ganha abraço do pai e não descarta retorno a Nazaré

Surfista, que desembarcou de cadeira de rodas, planeja voltar a surfar em um mês e meio e cogita novas ondas em Portugal: 'Tenho alguns meses para pensar sobre isso'

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Maya Gabeira Fernando Gabeira desembarque (Foto: Thierry Gozzer)Maya Gabeira recebe o abraço do pai, Fernando Gabeira após desembarcar (Foto: Thierry Gozzer)
Maya Gabeira cruzou a porta de desembarque do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em uma cadeira de rodas, empurrada por um funcionário da Infraero. Trazia suas muletas no colo, um boné virado para a parte de trás da cabeça, óculos escuros e um largo sorriso. De volta ao Brasil após o grave acidente na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, a surfista de ondas gigantes parecia tranquila. O pior já havia ficado para trás.

Recebida também pela família de Carlos Burle, que surfou as perigosas ondas do "Canhão do Norte" e pode ter batido o recorde do havaiano Garrett McNamara, com a maior onda já dropada na história, Maya deu um abraço apertado em seu pai, o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira, que passou a ajudar a filha com a cadeira de rodas. Apesar do susto, a surfista não descarta um retorno às ondas de Nazaré.
- Acho que tenho alguns meses para pensar sobre isso - disse Maya, que planeja o retorno à água em um mês e meio.

Na chegada ao Brasil, ao lado também de Pedro Scooby, que puxou o jet-ski para a onda que pode consagrar Carlos Burle, a surfista disse que o outro grave acidente que sofreu em 2011, em Teahupoo, no Taiti, ajudou a salvar sua vida no mar da Praia do Norte.
Maya Gabeira desembarque (Foto: Thierry Gozzer)Maya Gabeira desembarcou no Galeão e foi conduzida por um funcionário da Infraero (Foto: Thierry Gozzer)

- A adversidade de 2011 salvou minha vida em 2013. Pude trabalhar bastante em todos os aspectos de lá para cá. Trabalhar a apneia, melhorar meu surfe, os equipamentos. Aquela adversidade me fez estar aqui, viva. Deus colocou aquilo no meu caminho para que eu estivesse aqui hoje - frisou Maya Gabeira.
Ansiosa para deixar o local, antes de entrar no carro do pai Maya ainda teve tempo de lembrar os dias históricos que viveu. A onda surfada por ela no último sábado concorrerá ao Oscar da categoria, que acontece no primeiro semestre do ano que vem. Para a brasileira, tudo o que foi vivido em Nazaré valeu a pena.
- A viagem não valeu a pena só pelo XXL (o Oscar da categoria), mas por poder estar ali com os meninos e fazer parte daquele dia, que vai ficar para a história do surfe de ondas grandes - lembrou Maya Gabeira.
Maya Gabeira desembarque (Foto: Thierry Gozzer)Maya Gabeira e Carlos Burle (Foto: Thierry Gozzer)
Burle responde crítica sobre Maya
Criticada pela lenda das ondas gigantes, o havaiano Laird Hamilton, que em entrevista à CNN disse que a brasileira não teria a habilidade necessária para dropar ondas desse porte, como a do "Canhão de Nazaré", Maya preferiu não responder. Mas entre os companheiros a surfista comentou o que foi dito. No desembarque, Carlos Burle foi quem falou pela "big rider". E, segundo o veterano, a carioca teria ficado abalada.
- A Maya fica mais abalada do que eu, é jovem e sentiu um pouco o que foi dito. Procurei passar para ela que foi apenas uma opinião. Lógico que ele é uma pessoa relevante dentro do meio, mas o mais importante é que confio no trabalho dela, ela se prepara para essas condições e não somos imprudentes, pois não damos as costas ao que nossa profissão pede, que é preparo físico e mental. E a Maya não vira as costas para isso. Procura melhorar, faz curso de apneia, trabalha com preparadores físicos, investe em técnicas novas, equipe e equipamentos. Se ela não estivesse preparada, seria uma imprudência nossa.

Felipão diz que vai ‘estudar situação tática’ com a entrada de Robinho

Treinador afirma que pode testar variação de sistema com a convocação do jogador do Milan. Tendência é que ‘Rei das Pedaladas’ atue como um falso camisa 9

Por Rio de Janeiro
113 comentários

 
O técnico Luiz Felipe Scolari admitiu nesta quinta-feira que poderá testar uma nova “situação tática” nos amistosos do dia 16 de novembro, contra Honduras, em Miami, nos Estados Unidos, e diante do Chile, três dias depois, em Toronto, no Canadá. De acordo com o comandante, a presença do atacante Robinho, do Milan, irá ajudar na montagem da nova variação do sistema que tem sido utilizado.
 - O Robinho é versátil e rende em qualquer posição. Ele é ousado e pretendo que ele faça isso na Seleção. Dependendo do andamento do primeiro jogo, pretendo trabalhar uma situação tática que posso fazer por conta da convocação do Robinho – explicou o comandante canarinho.

Logo em seguida, Felipão elogiou as qualidades técnicas do jogador do Milan e em quais posições pode utilizar o atacante em campo.

- Vou aproveitar o Robinho pela qualidade técnica. Ele pode jogar como um camisa 11 ou como um falso nove. Em qualquer posição do meio para frente, pela qualidade, eu posso utilizá-lo.

Robinho volta ao time brasileiro após dois anos afastado. O último jogo do atacante com a amarelinha havia sido em agosto de 2011, na derrota por 3 a 2 para a Alemanha, em Stuttgart.

Os dois confrontos da seleção brasileira serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha o duelo em Tempo Real.

Apesar de otimista por vaga em 2014, Massa cogita despedida em Interlagos

Sem destino certo para a próxima temporada, piloto da Ferrari admite pensar em corrida de despedida no GP do Brasil, caso não tenha definições na Fórmula 1

Por Abu Dhabi, Emirados Árabes
Comente agora
Apesar do diálogo permanente com equipes como Williams e Lotus, Felipe Massa continua sem destino certo na Fórmula 1. A três etapas para o fim de seu contrato com a Ferrari, o piloto brasileiro afirma que espera ter uma definição sobre sua situação para 2014 antes da última corrida deste ano, que será disputada em 24 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O companheiro de equipe de Fernando Alonso admitiu, no entanto, que pode encarar o GP do Brasil como sua despedida da categoria, caso a incerteza persista até a data da etapa brasileira. Apesar do tom otimista quanto à possibilidade de permanecer na Fórmula 1, Massa revela o desejo de fazer algo especial em Interlagos caso não obtenha sucesso nas negociações com as outras equipes.
Felipe Massa no circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi, neste fim de semana (Foto: Getty Images)Felipe Massa no circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi, neste fim de semana (Foto: Getty Images)


- O importante é (o anúncio) sair, e não o tempo. O importante é que dê certo. Se eu não tiver nada certo até Interlagos, posso até fazer uma corrida de despedida. Não aceitaria fazer uma corrida no Brasil sem nada certo para o ano seguinte, sem ter um final feliz para minha carreira. Não sei se haverá anúncio sobre meu futuro até Interlagos, mas uma certeza do que vai acontecer certamente terá - disse o vice-campeão mundial de 2008, em entrevista ao site “TotalRace”.

Felipe Massa lamentou o atual cenário brasileiro na Fórmula 1. Caso o piloto da Ferrari não consiga encontrar uma vaga para disputar o campeonato de 2014, o Brasil ficará sem um representante na principal categoria do automobilismo pela primeira vez desde 1969. Para o piloto, a situação é lastimável, principalmente diante da longa tradição do país, que faturou oito títulos mundiais com Emerson Fittipaldi (2), Nelson Piquet (3) e Ayrton Senna (3), entre 1972 e 1991.

- Sempre tivemos pilotos de sucesso na Fórmula 1, e é uma pena o que tem acontecido nos últimos anos. Sou o único brasileiro e ainda não tenho contrato garantido para o próximo ano. Será uma grande perda para o país se eu não encontrar um lugar ou se nenhum piloto brasileiro competir. Espero continuar e lutar pelo meu país, mas esse é um problema que começou há muitos anos. Agora, apenas Felipe Nasr tem uma pequena chance de entrar na F-1 - declarou Massa ao site “Autosport”.
Na Índia, Felipe Massa conquistou o quarto lugar e terminou à frente do companheiro Fernando Alonso (Foto: Getty Images)Na Índia, Massa conquistou o quarto lugar e terminou à frente do companheiro Fernando Alonso (Foto: Getty Images)
Para o GP de Abu Dhabi, neste fim de semana, Massa prevê um cenário semelhante ao da etapa anterior, disputada na Índia, quando a Ferrari enfrentou um duelo acirrado com as principais adversárias. Em Buddh, a escuderia italiana voltou a ficar atrás de RBR, Mercedes e Lotus, mas Felipe conquistou um excelente quarto lugar, terminando à frente do companheiro Fernando Alonso, 11º colocado.
Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi (Foto: Infoesporte)