sexta-feira, 8 de junho de 2012

Título da Copa do Brasil faz um ano, e Eder Luis celebra o novo Vasco

Atacante define segundo jogo contra o Coritiba como o mais importante de sua vida e destaca papel da conquista para volta da autoestima do clube

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
21 comentários
Foram mais de oito anos de espera até que o árbitro Sálvio Spínola desse o último apito no Estádio Couto Pereira. A derrota por 3 a 2 para o Coritiba nunca foi tão comemorada. Em 8 de junho de 2011 o Vasco celebrou o título inédito da Copa do Brasil sob o comando de Ricardo Gomes - hoje afastado - e auxiliado pelo atual treinador Cristóvão Borges. Exatamente um ano depois, a conquista ainda é viva. Não somente no aspecto nostálgico, mas pelo fato de ela ter novamente aberto o caminho das vitórias para um clube que perigosamente se acostumava a não estar mais entre os grandes. Eder Luis é protagonista e testemunha.
Atlético-MG, São Paulo e Benfica. Eder Luis havia levantado taças por tudos os clubes que defendeu. Mas o gol marcado sobre o Coritiba aos 12 minutos do segundo tempo está marcado como o ponto alto de sua carreira, segundo ele próprio. O jogo com a camisa do Vasco e o título da Copa do Brasil são as lembranças mais vivas do atacante. Não porque faz apenas um ano, mas por todo o seu reflexo positivo.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Eder Luis relembrou a final contra o Coritiba (ele não disputou o jogo de ida, em São Januário, por causa de uma lesão) e falou sobre a importância da Copa do Brasil para o clube, que apesar da conquista ainda vive problemas financeiros, mas que não se refletem dentro de campo (assista ao vídeo acima com todos os gols da campanha cruz-maltina). O bom ambiente é, segundo ele, um dos principais motivos pelos quais pretender permanecer no clube, já que seu contrato de empréstimo pelo Benfica termina no próximo dia 30.
O gol e o título da Copa do Brasil formam o momento mais marcante da sua carreira?
Ganhei o Campeonato Mineiro pelo Atlético, o Campeonato Português pelo Benfica e o Campeonato Brasileiro pelo São Paulo. Mas a Copa do Brasil marcou mais porque tive uma participação direta, fazendo um gol na final e dando o passe para o Alecsandro fazer o dele. E esse gol foi o mais importante da minha carreira, sim. Não saímos com a vitória, mas foi o gol do título.
Eder Luis, Vasco x Coritiba, Especial Copa do Brasil (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Eder Luis puxa o Trem-Bala da Colina para comemorar seu gol na final da Copa do Brasil (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Hoje se fala muito dos salários atrasados. Mas o Vasco foi campeão da Copa do Brasil também enfrentando esse problema. Como fizeram para lidar com a situação?
Quando cheguei ao clube, em 2010, já havia momentos de atraso de salários. Mesmo assim, o clube montou uma equipe para ser campeã. Nós, jogadores, sabíamos que o Vasco estava havia muito tempo sem levantar uma taça e, então, não levamos os problemas para campo. Procuramos apenas jogar futebol com a consciência de que, por sua grandeza, o Vasco merecia aquele título. Enfrentei atraso de salários no Atlético-MG, mas lá os jogadores fizeram greve. Aqui nunca houve isso. O grupo deixou de lado suas vaidades, se abraçou e cada um ajudou seu companheiro.
A dificuldade financeira permanece, mas que mudanças você identifica no Vasco desde o título da Copa do Brasil?
Eder Luis, Vasco x Coritiba, Especial Copa do Brasil (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Ao lado de  Romulo, Eder exibe taça e medalha
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Hoje o Vasco é apontado como um dos favoritos ao título brasileiro. Há um respeito que há algum tempo não existia. Os adversários vinham aqui e venciam. Além disso, ninguém temia o Vasco fora de casa. Agora todos sabem que o Vasco é muito forte também longe de São Januário. Os jogadores também querem vir para o Vasco porque sabe que vão brigar por títulos e alcançar a valorização.
Acredita que a Copa do Brasil no ano passado representou o início de várias conquistas de um grupo vencedor?
Nosso grupo é muito bom. A torcida e o clube têm que valorizar isso. Nem todo mundo sabe o que acontece aqui dentro. O Vasco não pode perder esse time atual. A diretoria precisa fazer o máximo para que todos fiquem ou, se sair um ou outro, manter a base. É um time que gostou de chegar, que quer ser campeão. Nós vamos fazer de tudo para que essa imagem de equipe vencedora continue.
Confira a campanha do Vasco na Copa do Brasil de 2011:
DATA JOGO GOLS
23/02 Comercial-MS 1 x 6 Vasco Marcel (2), Fellipe Bastos, Jéferson, Eder Luis e Romulo
30/03 ABC 0 x 0 Vasco  
06/04 Vasco 2 x 1 ABC Alecsandro e Bernardo
13/04 Náutico 0 x 3 Vasco Dedé, Alecsandro e Bernardo
27/04 Vasco 0 x 0 Náutico  
04/05 Atlético-PR 2 x 2 Vasco Alecsandro e Diego Souza
12/05 Vasco 1 x 1 Atlético-PR Élton
18/05 Vasco 1 x 1 Avaí Diego Souza
25/05 Avaí 0 x 2 Vasco Revson (contra) e Diego Souza
01/06 Vasco 1 x 0 Coritiba Alecsandro
08/06 Coritiba 3 x 2 Vasco Alecsandro e Eder LUis

Dedé treina, mas volta ao Vasco será decidida neste sábado

Thiago Feltri reaparece no gramado e será mais um jogador a reforçar a equipe na partida contra o Bahia

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
16 comentários
A expectativa aumenta a cada dia com a possibilidade da volta de Dedé. O zagueiro voltou a treinar com bola na manhã desta sexta-feira, em São Januário, aparentando estar pronto para reforçar o Vasco na partida contra o Bahia, neste domingo, em Salvador, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o técnico Cristóvão Borges vai esperar até este sábado para confirmar, ou não, a inclusão do Mito na delegação que viaja para Bahia.
Dedé jogou futevôlei com alguns companheiros antes do treinamento. Em seguida, participou da atividade técnica mostrando estar totalmente recuperado do edema ósseo na perna direita que o afastou dos gramados desde 3 de abril.
- Como ele vem recebendo uma carga de trabalho mais fortes, temos administrado isso dia a dia. Dependendo de como ele se apresentar amanhã, vamos decidir se ele vai para o jogo ou não. Só depende disso - explicou o treinador.
dedé vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Dedé joga futevôlei com os companheiros antes do treino (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Outra boa notícia desta sexta-feira foi o retorno de Thiago Feltri. O lateral-esquerdo se recuperou de um estiramento na coxa esquerda sofrido na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, pelas quartas de final da Libertadores, dia 23 de maio, e está confirmado na viagem à Bahia.

Juninho Pernambucano não treinou no campo. O meia cumpriu sua programação especial de trabalho, realizando exercícios específicos na sala de musculação de São Januário. Entretanto, também vai jogar neste domingo.

Vasco encara liderança isolada como confiança e responsabilidade

Grupo cruz-maltino, que tem 100% de aproveitamento no Brasileiro, lembra que será ainda mais visado por adversários

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
13 comentários
nilton vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Nilton: 'Todos querem tirar casquinha do Vasco'
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
A terceira rodada terminou na última quinta-feira e, com a derrota do Botafogo por 3 a 2 sobre o Cruzeiro, o Vasco se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro com nove pontos e 100% de aproveitamento. Apesar de a competição ainda estar no início, o fato foi comemorado. Mas em São Januário, a celebração vem junto da responsabilidade de manter o nível e aproveitar o momento para aumentar a vantagem sobre os concorrentes.
- É uma distância boa, porque ganhamos confiança, mas ainda é muito pouco. Ainda não fazemos cálculos ou projeções. Num campeonato longo, é preciso pensar jogo a jogo e focar no nosso nível de atuação. Se pensar muito a longo prazo, esquece o que vem logo à frente - alertou o técnico Cristóvão Borges.
O volante Nilton lembrou que a posição de líder isolado é motivo de alegria e preocupação. Segundo ele, o destaque no início do Campeonato Brasileiro faz o Vasco ser ainda mais visado por rivais como o Bahia, adversário deste domingo, em Salvador.
- Todos querem tirar uma casquinha, tirar um ponto do Vasco, e não podemos deixar. Existe uma responsabilidade pelo que estamos apresentando nas primeiras partidas e por sermos líderes do Brasileiro. Manter a regularidade não é fácil. Vamos jogar com cautela, mas sem deixar de apresentar nosso futebol bonito - observou Nilton.

Cristóvão cita aplausos a Diego Souza como combustível do Vasco

Treinador lembra incentivo da torcida a jogador em partida contra o Náutico e lembra importância na caminhada do Brasileirão

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Diego Souza, Vasco x Nautico (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Diego Souza contra o Náutico: aplausos
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
No dia 2 de maio, o Caldeirão de São Januário entrou em ebulição para pressionar Cristóvão Borges e os jogadores do Vasco, apesar da vitória por 2 a 1 sobre o Lanús. Mas com a página da Libertadores virada, a mesma torcida demonstrou apoio no início da caminhada no Campeonato Brasileiro. Na útlima quarta-feira, os aplausos a Diego Souza – que chegou a ser eleito o vilão da eliminação para o Corinthians – na partida contra o Náutico, impressionaram o técnico cruz-maltino.
- Houve momentos de descontentamento. Mas o Diego é um jogador importante, decisivo. Percebi os aplausos da torcida quando ele foi substituído e entendi como uma demonstração de reconhecimento - analisou.
Para Cristóvão, a torcida terá papel fundamental na longa caminhada do Vasco no Campeonato Brasileiro. Principalmente levando em consideração a importância das vitórias em casa numa competição por pontos corridos.
- Sempre quando tivemos momentos de dificuldade, a torcida foi a nossa grande aliada e maior incentivadora. Os adversários sempre comentam essa pressão dos nossos torcedores, que jogam junto. Na partida contra o Náutico voltou a haver essa demonstração, e continuando assim, vai pesar para quem jogar contra o Vasco em São Januário. Na última quarta-feira, os jogadores deram esse resposta pressionando o time adversário - destacou o técnico vascaíno.

Em ‘caldeirão de Varsóvia’, goleiro reserva salva Polônia contra Grécia

Com forte apoio da torcida no estádio Nacional, donos da casa saem na frente, mas cedem empate após falha de goleiro titular, que ainda é expulso

Por Marcos Felipe Direto de Varsóvia, Polônia
20 comentários
Polônia e Grécia não são seleções famosas por um futebol de alto nível. No entanto, fizeram na abertura da edição 2012 da competição uma partida digna de gigantes e com emoção de sobra. No moderno e lotado Estádio Nacional de Varsóvia, os donos da casa contaram com forte apoio da torcida, saíram na frente, mas acabaram permitindo o empate helênico no segundo tempo: 1 a 1. A partida ofereceu à Euro seu primeiro herói: o goleiro polonês Tytoń, que foi a campo depois de o titular, Szczęsny, ser expulso. Em seu primeiro lance na partida, o arqueiro suplente pegou um pênalti e evitou a derrota de seu país.
Os dois gols da partida foram parecidos, com falhas dos goleiros. O da polônia teve Lewandowski, principal destaque do time, eleito craque da partida, como autor. O da Grécia foi feito por Salpingids.
O resultado, válido pela primeira rodada do Grupo A, manteve o incômodo tabu para os anfitriões da Euro. Nas duas últimas edições, em 2004 e 2008, Portugal e Suíça, assim como a Polônia agora, saíram sem sentir o gostinho da vitória em seus domínios.
Torcida da Polônia (Foto: Agência Reuters)Torcida da Polônia faz festa impressionante no estádio, mas sai sem vitória (Foto: Agência Reuters)
Caldeirão polonês
Szczesny polonia x grecia eurocopa (Foto: AFP)Goleiro Szczesny afasta uma das raras chances da
Grécia no primeiro tempo (Foto: AFP)
Depois do show da cerimônia de abertura, que encantou a todos no estádio, um outro show - este nas arquibancadas. Mostrando um patriotismo impressionante, torcedores poloneses cantaram o hino de pé e segurando seus cachecóis alvirrubros.
Para ajudar ainda mais, o estádio, com a cobertura fechada, parecia, de fato, uma panela de pressão. E nesse clima, sob um barulho ensurdecedor dos fãs que não paravam de gritar “Polska, Polska, Polska”, a seleção da Polônia começou o jogo de forma intensa, encurralando os gregos e criando oportunidades atrás de oportunidades.
A mais clara delas veio logo aos quatro minutos. O meia Murawski pegou rebote na entrada da área e obrigou o goleiro grego Kostas Chalkias a se esticar todo e espalmar para escanteio.
Gol do Borussia Dortmund
Essa blitz polonesa acabou dando resultado aos 18 minutos. E numa jogada que ajudou o Borussia Dortmund a ganhar os dois últimos títulos do Campeonato Alemão: cruzamento do meia Kuba e cabeçada mortal do atacante Lewandowski.
A dupla da equipe germânica contou também com a colaboração de Chalkias, que saiu mal do gol, permitindo que o camisa 9 polonês levasse o estádio Nacional de Varsóvia ao delírio.
“Jeszcze jeden!”
O gol não diminuiu o ritmo dos donos da casa, que, sob os gritos de “Jeszcze jeden!” (uma espécie de “mais um”, em polonês), seguiram criando chances.
E se a vida da Grécia já estava difícil – acuado, o time do técnico português Fernando Santos até conseguia ter mais posse de bola, mas só conseguia ameaçar a meta rival em esporádicas jogadas aéreas -, o árbitro Carlos Velasco Carballo complicou ainda mais no fim do primeiro tempo.
Após contra-ataque, Murawski se jogou na frente do zagueiro Sokratis Papastathopoulos aos 44. O juizão espanhol enxergou falta na jogada e mostrou o segundo amarelo ao defensor grego que, assim como toda a equipe, saiu de campo reclamando efusivamente da arbitragem. Os helênicos ainda pediram um pênalti aos 46, alegando mão de Perquis – que não houve.

Polônia volta devagar, e Grécia empata

Na volta para o segundo tempo, mesmo com um homem a mais, a Polônia entrou num ritmo mais cadenciado. E acabou pagando caro por isso logo aos seis minutos, curiosamente, numa jogada muito parecida com a do gol marcado na etapa inicial.
O lateral-direito Torossidis cruzou para o centroavante Gekas. Ao tentar cortar o lance, o goleiro Szczesny, do Arsenal, se atrapalhou com o zagueiro Wasilewski e a bola sobrou para Salpingids. O atacante do PAOK, que havia entrado no intervalo na vaga de Ninis, de carrinho, empurrou para o gol vazio.
Festa dos poucos gregos que, por instantes, calaram os barulhentos poloneses no abarrotado Estádio Nacional de Varsóvia.
O tento sofrido deu uma leve desanimada nos anfitriões que, embora seguissem donos do jogo, viam os gregos chegarem com mais perigo do que no primeiro tempo.
Goleiro reserva salva a Polônia
E, aos 24, o lado vermelho e branco ficou mudo. Após lançamento despretensioso, Salpingidis entrou como um raio na área e acabou derrubado por Szczesny. Pênalti tão claro que o arqueiro do Arsenal nem reclamou quando recebeu o vermelho.
No entanto, os deuses gregos pareciam estar do lado polonês. O goleiro reserva Tyton, que entrou na vaga do meia Rybus, defendeu o pênalti cobrado pelo experiente capitão Karagounis. Delírio alvirrubro.
Em igualdade de condições, poloneses e helênicos se lançaram ao ataque em busca do gol da vitória, que acabou não saindo. Mas, mesmo sem um vencedor, a primeira partida da Eurocopa deixou a impressão de que o torneio promete, no mínimo, muita emoção. Não por acaso, as duas equipes saíram de campo aplaudidas.
polônia 1 x 1 grécia
Szczęsny, Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Polanski, Murawski, Rybus (Tytoń), Obraniak e Kuba; Lewandowski. Chalkias, Torossidis, Papastathopoulos, A. Papadopoulos (K. Papadopoulos) e Holebas; Maniatis, Karagounis e Katsouranis; Ninis (Salpingidis), Samaras e Gekas (Fortounis).
T: Franciszek Smuda T: Fernando Santos
Gols: Lewandowski, aos 17 minutos do primeiro tempo; Salpingidis, aos seis minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Papastathopoulos, Holebas, Karagounis (Grécia). Cartões vermelho: Papastathopoulos (Grécia); Szczęsny (Polônia).
Estádio: Nacional de Varsóvia (Polônia). Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha). Público: 56.070.

Massa é 3º, Bruno bate em 'Muro dos Campeões', e Hamilton é o mais veloz

Brasileiros têm sexta-feira de opostos nos treinos livres para o GP do Canadá. Inglês da McLaren é o mais rápido nas duas atividades do dia

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá
31 comentários
Hamilton é o mais rápido na sexta-feira no Canadá (Foto: AFP)Lewis Hamilton foi o mais rápido dos treinos livres
de sexta-feira  no Canadá (Foto: AFP)
Disposto a focar na temporada 2102 e deixar para depois a decisão sobre seu futuro na McLaren, Lewis Hamilton é que atraiu as atenções nesta sexta-feira, ao dominar os treinos livres para o GP do Canadá deste fim de semana. Mais rápido na primeira atividade (1m15s564), o piloto da McLaren melhorou a marca à tarde e fechou com o melhor tempo do dia: 1m15s259.
Mas não foi só no britânico que os olhares se concentraram. Se na parte da manhã as atenções foram divididas com uma raposa e um esquilo que invadiram a pista de Montreal, nesta tarde, o desempenho da Ferrari e a forte batida de Bruno Senna também foram destaque.
Após a boa exibição em Mônaco, Felipe Massa deu mais um sinal de reação na temporada ao fechar a sexta no Canadá com o terceiro melhor tempo (1m15s410), a 0s151 de Hamilton e a menos de um décimo do companheiro de Ferrari, Fernando Alonso. O espanhol, aliás, esteve, por duas vezes, próximo de bater a marca do inglês da McLaren. No entanto, perdeu milésimos preciosos no terceiro setor e fechou com 1m15s0313, a 0s054 da volta mais rápida do dia.
felipe massa ferrari gp do Canadá (Foto: Agência Reuters)Felipe Massa ficou com o terceiro melhor tempo do dia (Foto: Reuters)
Dia bom para Massa, péssimo para seu compatriota Bruno Senna. O brasileiro, definitivamente, não teve uma boa sexta-feira. Após ter problemas com a asa móvel e ficar em 21º na parte da manhã, o piloto foi a primeira vítima do famoso “Muro dos Campeões” (conheça a história aqui). Aos 48 minutos da atividade, ele perdeu a traseira da Williams na saída da última chicane do circuito e bateu com força na barreira de pneus, abandonando o treino e ficando apenas com o 17º tempo. Em razão do acidente, a atividade ficou parada por 14 minutos para a retirada das partes do carro que ficaram na pista.
Carro de Bruno Senna ficou bastante danificado após batida no 'Muro dos Campeões' (Foto: AP)Carro de Bruno Senna ficou bastante danificado após batida no 'Muro dos Campeões' (Foto: AP)
Os pilotos voltam ao Circuito Gilles Villeneuve às 11h de sábado para o terceiro treino livre, com transmissão do SporTV. O treino classificatório será disputado às 14h de sábado e a corrida às 15h de domingo, ambos com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.
Confira os melhores tempos dos dois treinos livres de sexta-feira para o GP do Canadá:
1- Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m15s259
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m15s313
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m15s410
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s531
5 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m15s544
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m15s651
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m15s697
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m15s782
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m15s799
10 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) -1m15s812
11 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) -1m15s897
12 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m15s898
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m15s987
14 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m16s360
15 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m16s562
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m16s981
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m17s022
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m17s075
19 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m17s124
20 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m17s580
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m18s182
22 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m19s084
23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m19s354
24 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m19s902
Arte horários GP do Canadá (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Em busca do exame sumido: Fla procura prova contra Ronaldinho

Desaparecimento do exame, realizado em folga do time, que comprovaria álcool no sangue de R10 pode complicar a estratégia jurídica do clube

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
527 comentários
Um mistério ronda o Flamengo. Ninguém sabe onde foi parar o suposto exame que teria encontrado álcool no sangue de Ronaldinho. Esta semana, depois que o vice-presidente jurídico do clube, Rafael de Piro, revelou a existência do polêmico hemograma, a presidente Patricia Amorim foi informada de que a "prova" havia desaparecido. Incrédula, a dirigente determinou que todos os esforços fossem feitos para encontrar o exame. Até agora... em vão. Os médicos rubro-negros não comentam o assunto.
O episódio traz outro dado que pode complicar a estratégia jurídica rubro-negra. A coleta de sangue não foi feita num dia de treino. Ronaldinho estava com dados desatualizados e foi convocado para o exame num dia em que estaria liberado de atividades. Foi realizado um hemograma completo. Nele, alguns índices (alterações na taxa de enzimas hepáticas) sugeriram o consumo recente de bebidas alcóolicas. Mas, como não havia treino previsto, há o temor de que R10 possa usar isso como defesa.
arte materia exame ronaldinho (Foto: arte esporte)De Piro, Patricia e Ronaldinho: personagens de uma polêmica novela (Montagem: Globoesporte.com)
Além do exame, que foi realizado no Ninho do Urubu, o clube garante que tem, pelo menos, duas advertências por indisciplina assinadas pelo jogador. Mas outras evidências de "postura antiprofissional" que o Flamengo esperava anexar ao processo ainda não foram encontradas. Duas delas, na visão rubro-negra, tinham potencial para demonstrar os prejuízos decorrentes das atitudes do jogador: um e-mail de um dos patrocinadores dizendo que não iria renovar o contrato por causa de R10 e supostas provas e notas fiscais de que o craque teria ficado seis dias "internado" em um motel da zona sul do Rio de Janeiro - saindo apenas para treinar.
Existe o exame, vamos levantar e certamente será usado. É mais uma prova inequívoca do comportamento inadequado dele. O fato de ter sido encontrado álcool no sangue dele é um negócio bastante grave"
Rafael de Piro
Até o dia 8 de novembro, data marcada para a audiência de conciliação e, em caso de insucesso no acordo, instrução e julgamento do problema, o caso correrá em segredo de Justiça. Antes disso, porém, na última terça-feira, o vice jurídico do Rubro-Negro, Rafael de Piro comentou sobre o exame e seu uso no processo.
- Isso foi feito. Não sei dizer quando, mas sei que foi feito. O exame constatou álcool no sangue do Ronaldinho. Acho que ele nem sabia do resultado do exame. Isso está comprovado e é prova mais do que clara. Já pedimos ao departamento médico e deve chegar para mim hoje (terça-feira) ou amanhã (quarta). Existe o exame, vamos levantar e certamente será usado. É mais uma prova inequívoca do comportamento inadequado dele. O fato de ter sido encontrado álcool no sangue dele é um negócio bastante grave. Estamos levantando essas provas. É um exame, o vídeo. Vamos jogar com todas as forças - disse Rafael de Piro.
De Piro não informou qual foi a taxa de álcool encontrada no sangue do atleta - nem a data em que o exame foi feito. No Brasil, a taxa de álcool permitida para dirigir - por exemplo - é de 0,2 g por litro de sangue. E, por enquanto, o advogado continua esperando pelo exame.
O vice-presidente jurídico do Flamengo não informou a data da realização do exame nem qual foi a taxa de álcool encontrada
Além disso, o corpo jurídico do clube diz que usará o vídeo que mostra o encontro do atacante com uma mulher na concentração em Londrina, em janeiro, para questionar a postura de Ronaldinho. À época, Vanderlei Luxemburgo pediu uma punição severa ao ex-camisa 10, mas o clube fez apenas uma advertência e não tomou nenhuma medida mais enérgica. Agora, porém, tentará usar as provas contra o meia-atacante.
O Flamengo tem uma dívida assumida com o jogador de cerca de R$ 5 milhões. Mas os advogados de Ronaldinho cobram na Justiça o valor de R$ 40.177.714,00, pois existe uma cláusula no contrato de imagem do ex-camisa 10 que garantiria a rescisão unilateral e o pagamento dos meses restantes do compromisso – que terminaria no fim de 2014 – em caso de atraso superior ou igual a dois meses.

Roleta russa atropela República Tcheca na Eurocopa: 4 a 1

Envolvente no primeiro tempo, seleção russa leva susto na etapa final, mas sai com goleada e já lidera o Grupo A da Eurocopa

Por GLOBOESPORTE.COM Breslávia, Polônia
11 comentários
Foi da Rússia o melhor futebol do primeiro dia de Eurocopa. Mesmo que com alguns momentos de sonolência, mesmo que com eventuais falhas defensivas, o time comandado por Dick Advocaat foi envolvente no ataque. Girando feito uma roleta (uma roleta russa), embaralhou a República Tcheca e goleou por 4 a 1 nesta sexta-feira, em Breslávia.
Destaque para Dzagoev, autor de dois gols, e para Pavlyuchenko, que foi a campo na etapa final para fazer mais um e dar o passe para outro. Shirokov também marcou. Pilar descontou para os tchecos.
Com o resultado, é da Rússia a liderança do Grupo A da Eurocopa, já que Polônia e Grécia empataram por 1 a 1 em Varsóvia. A República Tcheca fica na lanterna ao fim da primeira rodada.
Dzagoev, Russia x República Tcheca (Foto: Agência Reuters) Russos celebram: goleada sobre a República Tcheca na estreia (Foto: Agência Reuters)
Roleta russa
A Rússia foi a campo sustentada por 14 jogos de invencibilidade - sequência que lhe rendeu algum respeito na Europa, mas ressalvado pela lembrança de que faz décadas que o país não consegue incomodar de verdade no continente. Os primeiros minutos de jogo nesta sexta-feira referendaram os incrédulos com a seleção de Dick Advocaat. Na largada da partida, foi a República Tcheca quem atacou.
Nada de muito empolgante, é bem verdade. Mas os tchecos trocaram passes na frente, avançaram em bloco, chegaram a preocupar a Rússia. Em vão. Como um gato à espera do movimento do inseto a ser abatido, o time de Arshavin foi fatal. Em um piscar de olhos, já estava na frente.
Quando a República Tcheca começava a ter motivos para se animar, a Rússia marcou. Foi aos 14 minutos. Zyryanov, pela direita, mandou na cabeça de Kerzhakov, que acertou a trave. O alívio tcheco durou um segundo. No rebote, Dzagoev concentrou todos os músculos de seu corpo em um chute seco, potente, fora do raio de Cech.
Aí começou a aparecer a roleta russa. Os meias mostraram uma movimentação pouco comum ao futebol do país. Pareciam girar em torno de um eixo, chamado Arshavin, e em busca de um ponto final, Kerzhakov. A República Tcheca, precisando casar a necessidade ofensiva com os cuidados defensivos, ficou a ver navios.
E levou o segundo gol. Arshavin, livre pelo lado esquerdo, recebeu, pensou na vida, analisou a crise europeia, contou os torcedores nas arquibancadas, teve tempo de fazer o que bem quisesse antes de acionar, em diagonal, os colegas que migravam para a área. A bola caiu nos pés de Shirokov. Foi dele o complemento: 2 a 0.
Era cedo - apenas 23 minutos de jogo. Em vez de diminuir o placar, a República Tcheca teve que cuidar para não levar mais. Até o final do período, o predomínio continuou sendo russo.

Reação, depois goleada
O jogo parecia decidido. Só parecia. A República Tcheca buscou forças onde parecia não ter. E conseguiu diminuir cedo no segundo tempo. A partida ganhou nova carga.
O sistema defensivo da Rússia deu bobeira aos seis minutos. Plasil ganhou liberdade para dominar e perceber a boa chegada de Pilar, às costas da zaga. O passe foi preciso. E o meia conseguiu driblar o goleiro Malafeev antes de empurrar a bola para o gol.
Renasceram as emoções da partida. Ela ficou aberta: lá e cá, lá e cá. A diferença é que a Rússia conseguia chegar até o portão da área adversária. Kerzhakov, repetidas vezes, poderia ter aumentado a vantagem de sua equipe. E, repetidas vezes, errou.
Dick Advocaat cansou de ver seu atacante perdendo gols. Saiu Kerzhakov, entrou Pavlyuchenko. Enquanto isso, crescia a República Tcheca, ora com chegadas perigosas, ora com chutes de longe. Era viva a possibilidade de mais um gol.
Dito e feito. Mas para a Rússia. Pavlyuchenko, em um de seus primeiros gestos na partida, acionou Dzagoev. Ele encaixou mais um chute forte, cruzado, sem esperança para Cech. Era a vitória russa.
Mas a vitória viraria goleada. E novamente com Pavlyuchenko. Ele recebeu na entrada da área, avançou com a bola e mandou uma pancada. Cech, coitado, ficou mais uma vez sem ter santo para rezar diante da roleta russa.
RÚSSIA 4 X 1 REPÚBLICA TCHECA
Malafeev, Anyukov, Berezutski, Ignashevich e Zhirkov; Shirokov, Denisov, Zyryanov, Dzagoev (Kokorin) e Arshavin; Kerzhakov (Pavlyuchenko). Cech, Selassie, Hubník, Sivok e Kadlec; Plasil, Jirácek (Petržela), Pilar, Rosicky e Rezek (Hübschman); Milan Baros (Lafata).
T: Dick Advocaat T: Michal Bilek
Gols: Dzagoev, aos 14, e Shirokov, aos 23 minutos do primeiro tempo; Pilar, aos seis, Dzagoev, aos 33, e Pavlyuchenko, aos 36 minutos do segundo tempo.
Estádio: Estádio Municipal de Breslávia (Polônia). Árbitro: Howard Webb (Inglaterra).

Ronaldinho Gaúcho sofre marcação cerrada de torcedores no aeroporto

Seguranças têm trabalho para abrir caminho do craque rumo ao embarque para São Paulo, e até fã com camisa do Flamengo pede autógrafo

Por Gabriel Medeiros e Valeska Silva Belo Horizonte
105 comentários
Era de se esperar. O atacante Ronaldinho Gaúcho atraiu todas as atenções no aeroporto de Confins na tarde desta sexta-feira, no embarque da delegação do Atlético-MG para São Paulo. O time mineiro vai encarar o Palmeiras, neste sábado, às 21h (de Brasília), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Os seguranças que acompanhavam a delegação alvinegra tiveram trabalho para abrir caminho para o jogador. Desde a chegada do ônibus, ao lado do saguão do aeroporto, muitos torcedores e curiosos se aglomeraram para ter a chance de ver o ídolo.
FRAME Ronaldinho autógrafo torcedor com a camisa do Flamengo (Foto: Reprodução)Ronaldinho dá autógrafo a fã com a camisa do
Flamengo no aeroporto mineiro (Foto: Reprodução)
Muitos fãs tentaram, e alguns conseguiram, tirar fotos e pegar autógrafos da badalada contratação atleticana, até um com a camisa do Flamengo, de onde o craque saiu brigado para o Galo.
Ronaldinho Gaúcho, pacientemete, atendeu algumas crianças, posou para fotos, mas não deu entrevista. O jogador, na manhã desta sexta-feira, treinou com o grupo, fez um belo gol e foi confirmado pelo técnico Cuca no time titular. O argentino Escudero voltará ao banco de reservas.
Esta será a estreia do jogador com a camisa alvinegra. A diretoria e a torcida tinham a expectativa de ver Ronaldinho no jogo contra o Bahia, na quarta-feira, mas atrasos na documentação impediram a publicação do nome do atleta no Boletim Informativo Diário da CBF.
Ronaldinho atende crianças no aeroporto de Confins (Foto: Gabriel Medeiros / Globoesporte.com)Ronaldinho atende a fãs no aeroporto de Confins (Foto: Gabriel Medeiros / Globoesporte.com)

Marcelo Rossi inaugura capela ecumênica no CT Joaquim Grava

Celebração com padre corintiano dura cerca de 30 minutos e conta com todos os jogadores e vários dirigentes do clube

Por Carlos A. Ferrari e Gustavo Serbonchini São Paulo
74 comentários
Em um momento decisivo neste primeiro semestre, jogadores e dirigentes do Corinthians receberam palavras de apoio do padre Marcelo Rossi. Nesta sexta-feira à tarde, antes do treinamento, eles celebraram a inauguração do templo ecumênico do CT Joaquim Grava. O local foi construído logo após a inauguração do hotel, mas ainda não havia sido utilizado.
Padre Marcelo no corinthians (Foto: ALEX SILVA / AGÊNCIA ESTADO / AE)Padre Marcelo conversa com corintianos no CT (Foto: ALEX SILVA / AGÊNCIA ESTADO / AE)
O padre leu um trecho da bíblia, rezou uma Ave Maria e um Pai Nosso. A celebração durou cerca de 30 minutos e contou com todos os jogadores, além do presidente Mário Gobbi, do diretor adjunto Duílio Monteiro Alves e do diretor de futebol Roberto de Andrade. A iniciativa de chamar o padre partiu do técnico Tite e do presidente do clube.
Corintiano, o padre Marcelo já fez inúmeras ações com o clube. Na semana passada, ele ganhou de Mário Gobbi uma camisa alvinegra durante cerimônia no Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, onde o padre celebra as suas missas.
O Corinthians tem pela frente a semifinal da Taça Libertadores da América, diante do Santos, que será disputada nos dias 13 e 20 de junho.

Vasco diz ter quitado dívida, mas jogadores ainda esperam pagamento

Embora diretoria tenha confirmado depósito, atletas internamente reclamam da falta de direitos de imagem e premiações

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
175 comentários
O dia é de expectativa no Vasco. Não exatamente por conta do jogo contra o Bahia, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Mas sim porque está programado para esta sexta-feira o pagamento da segunda parte da dívida financeira do clube com os jogadores. A diretoria diz ter quitado os dois meses de salários atrasados. Mas alguns atletas ainda esperam pelos valores referentes a direitos de imagem e premiações.
Internamente, muitos jogadores se mostram insatisfeitos por ainda não terem visto em suas respectivas contas os valores referentes aos direitos de imagem – que chegam a três meses de atraso – e prêmios. No entanto, segundo o departamento financeiro do clube, o depósito foi feito, e a expectativa é de que os valores apareçam ainda nesta sexta-feira. Para o diretor de futebol Daniel Freitas, isso significaria maior tranquilidade para a sequência do trabalho.
- Seria um alívio colocar as pendências em dia. Um grande problema seria resolvido. Agora esperamos trabalhar até o fim do ano sem que haja novo acúmulo de dívida e, por isso, a diretoria vem buscando novas fontes de receita para o Vasco - afirmou o dirigente.
Em São Januário, Cristóvão Borges usou o bom humor para falar sobre a expectativa que cerca o grupo, já que há uma semana, em reunião com os jogadores, a diretoria prometeu quitar toda a dívida nesta sexta-feira. Segundo o treinador, o presidente Roberto Dinamite garantiu que o depósito restante seria feito na data estipulada.
- Conversei com o presidente ontem, e ele me falou isso. Ainda não olhei a conta, mas como está tudo calmo por aqui, acredito que foi feito o combinado - brincou.

Em papo com internautas, Neymar deixa 'tchá' de lado por ouro olímpico

'Eu quero o 'tchu', você quer o quê?', pergunta torcedora: 'Eu quero ser campeão das Olimpíadas', responde o craque da seleção brasileira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
14 comentários
Descontraído, Neymar aceitou responder algumas perguntas enviadas por internautas para o site da CBF e deixou claro sua obsessão atual: a medalha de ouro olímpica inédita para a seleção brasileira.
Primeiro, ao ser questionado sobre o maior objetivo no momento, o craque do Santos respondeu que seu sonho é ganhar as Olimpíadas. Em seguida, uma fã perguntou: "Neymar, eu quero o 'tchu', você quer o quê?", lembrando a música sertaneja que fez sucesso com a comemoraão de gols do craque. Deixando o "tchá" de lado, o camisa 11 voltou a falar dos Jogos de Londres.
- (risos) Eu quero ser campeão das Olimpíadas.
No bate-papo com os internautas, Neymar falou ainda sobre a relação com o filho Davi Lucca, que completará um ano em agosto, e com o pai, também chamado Neymar, responsável por cuidar de sua carreira. A primeira pergunta selecionada foi sobre Davi Lucca:
- É um sentimento totalmente inexplicável, só quem é pai ou mãe para entender ou tentar explicar. Vou tentar... É um sentimento maravilhoso, um amor incomum e incondicional que você tem pelo seu filho. Uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida.
O GLOBOESPORTE.COM e a TV Globo transmitem ao vivo o jogo entre Brasil e Argentina, sábado, a partir das 16h (de Brasília)
Questionado sobre sua inspiração no futebol, o atacante citou o pai e o ídolo Robinho, ex-jogador do Santos e atualmente no Milan:
- Fora de campo é o meu pai, está sempre me aconselhando, me dando dicas, me ajudando e sempre esteve do meu lado. E tenho um ídolo que é o Robinho, como todo mundo sabe.
Concentrado para o amistoso com a Argentina, sábado, nos Estados Unidos, Neymar falou também sobre a semifinal da Libertadores entre Santos e Corinthians. Mas preferiu não fazer promessas aos torcedores do Peixe:
- Não tenho como adivinhar o placar, mas espero que o Santos possa sair classificado.
Chamado de "o cara da Seleção" por um fã, Neymar tentou evitar o rótulo, mas admitiu ser a referência do time de Mano Menezes.
- Ser o cara da Seleção... É difícil responder essa... Todos os jogadores aqui são fantásticos, são craques, merecem estar aqui e fico feliz de fazer parte desse grupo, de ser uma referência para todo mundo e só tenho a agradecer pelo carinho.

Em Vitória, Varejão faz último treino antes de se apresentar à seleção

Neste domingo, ala-pivô capixaba do Cleveland Cavaliers se junta aos companheiros para o início da preparação para os Jogos de Londres

Por Sidney Magno Novo Vitória, ES
Comente agora
Anderson Varejão (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Anderson Varejão no treino em Vitória: esforço para
ir bem em Londres (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O capixaba Anderson Varejão encerrou os trabalhos específicos antes de se apresentar à seleção brasileira de basquete, que inicia a preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres. Na manhã desta sexta-feira, o ala-pivô do Cleveland Cavaliers realizou o último treino em Vitória, no Ginásio Jones do Santos Neves, e mostrou que está totalmente recuperado da lesão na mão direita, que o afastou do restante da temporada regular da NBA.
Em boa forma física e com um excelente desempenho nos arremessos de média distãncia, Varejão encarou quase duas horas de treino puxado. Após a atividade, o jogador disse que não quer pular etapas e espera evoluir gradativamente para chegar à competição 100% preparado.
- Eu quero chegar na melhor forma em Londres e para isso estou fazendo esse trabalho específico aqui em Vitória e, antes, no Rio. Foram atividades com bola, arremessos e corrida, para poder chegar pelo menos com gás bom na seleção. Também não quero chegar tão acima da média, porque ainda temos um mês de preparação pela frente. Quero evoluir gradativamente e chegar aos 100% na estreia na Olimpíada - disse.
Perto do retorno às quadras, o capixaba buscou a proximidade com os familiares e amigos nesta reta final de preparação. Nos treinos em Vitória, Varejão até contou com a ajuda do seu amigo Tiago, ex-companheiro de Saldanha da Gama, clube onde Varejão começou.
- Essa volta para casa foi muito proveitosa, porque eu revi a minha família, meus amigos e foi muito boa para recarregar as baterias para voltar à ativa. Agora é de volta ao trabalho pesado - disse.
Anderson Varejão treina arremessos com a ajuda do seu amigo Tiago (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Anderson Varejão treina arremessos com a ajuda do seu amigo Tiago (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
A apresentação da seleção está marcada para este domingo, às 16h, no Novotel Morumbi, em São Paulo. No mesmo dia, os jogadores farão exames médicos e, em seguida, preparação física. A primeira fase de treinos para os Jogos de Londres será no Núclelo de Alto Rendimento do Pão de Açúcar, em São Paulo.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Espanha, China, Grã Bretanha e Austrália, além de uma equipe que virá da repescagem mundial. A equipe masculina volta a disputar as Olimpíadas após 16 anos. A estreia da seleção brasileira será no dia 29 de julho, contra os australianos, às 7h15 (de Brasília).