sábado, 21 de janeiro de 2012

Dancinhas e boas estreias: Flu inicia o Carioca batendo o Friburguense
Gols de Araújo, Rafael Moura e Thiago Carleto dão vitória ao Tricolor das Laranjeiras, que usa os reservas e faz 3 a 0 em Moça Bonita
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Os principais jogadores não estiveram em campo, mas mesmo assim a torcida tricolor encheu a acanhada e quentíssima arquibancada de Moça Bonita neste sábado para gritar o nome de seus ídolos, especialmente o do recém-contratado e ausente Thiago Neves, e vibrar com a vitória do Fluminense na estreia no Campeonato Carioca: 3 a 0 sobre o Friburguense. A ensolarada tarde em Bangu foi de Araújo e Rafael Moura, que marcaram os dois primeiros gols e comemoraram dançando, cada um a seu estilo, e do estreante Thiago Carleto, que fez o terceiro e foi mais discreto ao vibrar.
Não só Carleto teve boa presença em seu primeiro jogo com a camisa tricolor. Jean e Wellington Nem - que veio das categorias de base do Flu mas fez sua primeira partida no time profissional, após empréstimo ao Figueirense - também tiveram boas atuações. O público pagante da partida foi de 5.019 pessoas (6.459 presentes), que proporcionaram a renda de R$ 91 mil.
A primeira rodada do Grupo B terá sequência no domingo, com os jogos Vasco x Americano, Bangu x Volta Redonda, e Boavista x Duque de Caxias. O próximo jogo do Fluminense será contra o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, no próximo sábado. No mesmo dia, o Friburguense receberá o Bangu, no Eduardo Guinle.
Araújo e Rafael Moura marcam e dançam
Sob sol escaldante, era de se esperar que as duas equipes começassem o jogo com o freio de mão puxado. Mas que nada. Se não foi em velocidade máxima, ficou longe da marcha lenta. Das novidades do Fluminense, quem primeiro apareceu foi o lateral-esquerdo Thiago Carleto, com desenvoltura e cobrando com certo perigo uma falta da intermediária, aos três minutos. Mesmo diante de um grande, o recém-promovido Friburguense não entrou fechado na defesa, o que deu espaço ao Tricolor das Laranjeiras no campo de grandes dimensões de Moça Bonita para penetrar na área adversária, especialmente pelas pontas.
Araujo gol Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Araújo comemora o primeiro gol do Fluminense em Moça Bonita (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Foi desta forma que o Flu construiu sua primeira grande chance, com Rafael Moura completando para fora uma boa jogada de Araújo pela esquerda. Porém, o time da Serra era perigoso e teve duas chances seguidas aos 12 minutos, em chutes de Jorge Luiz, que Ricardo Berna defendeu com dificuldade, e Sérgio Gomes. No minuto seguinte, o Fluminense abriu o marcador: Rafael Moura recebeu na risca da grande área um cruzamento de Souza e com tranquilidade dominou a bola e serviu para Araújo, que já vinha se destacando, tocar de primeira no canto direito do goleiro Marcos. Na comemoração, o atacante ensaiou passos de "break".
O gol não acomodou o Fluminense, que após a parada técnica (aos 20 minutos) voltou no ataque, em busca do segundo gol, que quase veio em chute de primeira de Rafael Moura de dentro da área, após bom passe de cabeça de Martinuccio. Pouco antes, a equipe de Nova Friburgo havia ameaçado em novo chute forte de Sérgio Gomes que Berna espalmou, no seu lado direito.
O destemido Friburguense manteve sua marcação adiantada e criou duas ótimas oportunidades aos 29, em chute de Jorge Luiz de dentro da área, após bobeada de Márcio Rosário, e 31, em arremate de Ricardinho que Berna salvou. Tanta ousadia acabou em castigo para o time serrano: aos 36, Rafael Moura, que tivera um gol bem anulado dois minutos antes, aproveitou rebote de Marcos, após chute de Martinuccio, e deu um toque de categoria para marcar o segundo do Flu. Na comemoração, mais uma dancinha, agora à la Michel Teló, como prometera.
Sem alternativa, o time serrano continuou em busca do gol e desperdiçou mais uma chance com Ricardinho chutando por cima da pequena área. Jorge Luiz ainda cabeceou uma bola no travessão em lance que já havia sido invalidado pelo árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro por impedimento de Diego Santos. Assim, o primeiro tempo foi encerrado com o placar de 2 a 0 para o Flu.
Carleto faz o terceiro e sai muito aplaudido ao ser substituído
Thiago Carleto na vitória do Fluminense sobre o Friburguense (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Thiago Carleto vibra com seu gol na vitória do Flu
(Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
A disposição tática das duas equipes praticamente não mudou no segundo tempo e, logo aos três minutos, Martinuccio fez boa jogada individual, mas na frente de Marcos bateu mal de pé esquerdo, jogando fora o terceiro gol. Três minutos depois, o estreante Thiago Carleto foi mais feliz: ele cobrou falta perto do bico da grande área, pelo lado direito do ataque tricolor, a bola raspou na cabeça de Sérgio Gomes e entrou no ângulo direito de Marcos: 3 a 0. Desta vez a comemoração foi discreta, sem requebros.
O terceiro gol minou o ânimo friburguense. E, com a larga vantagem, o Flu diminuiu seu ritmo, até porque em início de temporada os jogadores ainda estão longe de sua forma física ideal. Com isso, os lances de perigo ficaram mais raros, e a partida se tornou sonolenta. Ao longo da segunda etapa, o técnico Abel Braga trocou de posição Araújo, que foi para o meio, e Wellington Nem, que atuou mais adiantado, pela ponta direita. A mudança foi melhor para o jovem, que subiu de produção.
Aos 31 minutos, Carleto teve o gostinho de sentir o carinho do torcedor tricolor ao ser substituído por Lucas Patinho. O lateral-esquerdo que veio do São Paulo - e atuou pelo América-MG no último Brasileiro - foi muito aplaudido ao deixar o campo. O mesmo ocorreu com Martinuccio, que saiu um minuto depois para a entrada do filho de Abelão, Fábio Braga.
Com a saída de Carleto, o dançarino e polivalente Araújo foi parar na lateral esquerda. E pouco trabalho teve, já que o resultado estava garantido, com os primeiros três pontos no bolso tricolor.
No sufoco, Corinthians vira sobre o Mirassol e inicia Paulistão com vitória
Timão joga mal e só consegue fazer 2 a 1 aos 43 minutos da etapa final  
A CRÔNICA
 
por Carlos Augusto Ferrari
A temporada 2012 começou com sofrimento e alegria para a torcida do Corinthians. Com uma atuação muito abaixo de quem conquistou o título brasileiro em dezembro, o Timão sofreu para vencer o Mirassol por 2 a 1, de virada, neste sábado, no Pacaembu, na estreia no Campeonato Brasileiro.
Xuxa abriu o placar para o clube do interior ainda no primeiro tempo. Com o volante adversário Alex Silva expulso, o Corinthians só conseguiu reagir nos minutos finais. Elton empatou e Dezinho, contra, deram o primeiro triunfo do ano ao Timão.
O Corinthians volta a jogar na quarta-feira, contra o Guaratinguetá, às 22h, no Vale do Paraíba. No mesmo dia, às 17h, o Mirassol recebe o Guaratinguetá.
Ralf Corinthians x Mirassol (Foto: LÉO BARRILARI / Ag. Estado)Ralf tenta a jogada, cercado por adversários. Partida foi difícil para o Corinthians (Foto:Ag. Estado)

Sem ritmo
Não foi o primeiro tempo digno de um campeão brasileiro. A falta de ritmo pode ter pesado, mas o Corinthians esteve abaixo de repetir o desempenho que lhe deu o título nacional em 2011. O entrosamento, arma da equipe para o início de temporada, foi facilmente anulado pelo Mirassol, muito eficiente na defesa e perigoso nos contra-ataques.
As falhas da defesa corintiana apresentadas na derrota por 1 a 0 no amistoso contra a Portuguesa, na última quarta-feira, voltaram a aparecer. Para forçar a marcação ofensiva no campo do adversário, Tite adiantou bastante suas peças e deixou a defesa exposta. Malaquias só não abriu o placar logo no início graças a uma grande defesa de Julio Cesar. Aos 28, porém, Fábio Santos só olhou Xuxa desviar de cabeça na pequena área e fazer 1 a 0.
Nem a desvantagem acordou o Corinthians. O esquema 4-5-1 do Mirassol travou qualquer tentativa do Timão de colocar velocidade na partida. Alex também pouco apareceu para construir, deixando Liedson e Emerson isolados entre tantos jogadores de amarelo. O máximo que o Alvinegro conseguiu foi um chute forte de Willian à esquerda de Fernando Leal. E foi só.
Mudança na etapa final
Tite tentou dar mais velocidade ao Corinthians no segundo tempo com a entrada de Jorge Henrique no lugar de Willian. A mudança pouco efeito surtiu. Praticamente sem falhas na marcação, o Mirassol continuou anulando as principais opções do Timão. Alex conseguiu assustar em cobrança de falta e chute de longe que Fernando Leal espalmou. Emerson também parou no goleiro ao tentar driblá-lo e bater pressionado.
A má atuação irritou a torcida e deixou a equipe nervosa. Alessandro passou a errar em demasia, ouviu vaias e foi substituído por Danilo. Jorge Henrique passou a atuar como lateral-direito. A esperança de uma reação surgiu quando Alex Silva, que já tinha cartão amarelo, foi expulso, aos 23 miniutos.
Elton gol Corinthians (Foto: Ag. Estado)Elton manda beijinhos para a torcida, na comemoração de seu primeiro gol no Timão (Foto: Ag. Estado)
No desespero, Tite sacou o zagueiro Paulo André e colocou o centroavante Elton para tentar sufocar o adversário. Deu certo. Em uma das primeiras vezes que tocou na bola, aos 30 minutos, o atacante recebeu passe de Liedson na área e chutou forte, acertando o canto esquerdo do goleiro.
A pressão continuou e só teve resultado aos 43. Alex disparou pela esquerda e cruzou rasteiro. Dezinho tentou cortar antes que a bola chegasse em Liedson e fez contra. Explosão corintiana no Pacaembu, com uma vitória magra que não mascara os erros da equipe, mas garante o objetivo traçado de largar no Paulistão já com três pontos na tabela

Corinthians goleia o Atlético-PR e chega a sua 15ª final de Copa SP

Avassalador, Timão faz 6 a 0 e agora aguarda o vencedor de Fluminense e Coritiba, que jogam domingo. Decisão será quarta-feira, no Pacaembu

Por GLOBOESPORTE.COM Jaguariúna, SP
O Corinthians venceu o Atlético-PR, por 6 a 0, na tarde deste sábado, em Jaguariúna, e tentará na próxima quarta-feira a oitava conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sem dificuldades, o Timão "passou o trator" em cima do Furacão. No primeiro tempo, nada menos do que 5 a 0. O placar foi aberto logo no início, aos 3 minutos da partida. A partir daí, a porteira abriu e os gols foram saindo.
Na final, o Corinthians encara Fluminense ou Coritiba, que disputam a segunda semifinal neste domingo, às 10h. Será a 15ª decisão do Timão em Copas São Paulo. O Fluminense, curiosamente, é o segundo maior vencedor da história da Copinha, com cinco títulos. Já o Coritiba nunca chegou à decisão do torneio.
Pressão fulminante
O Corinthians começou a partida na pressão. Com a defesa bem adiantada perto dos jogadores de meio, o Timão deixou o Furacão em situação complicada. A equipe paranaense estava remendada por conta dos desfalques - Paulinho (pubalgia), Rossetto (suspenso) e Hernani (lesionado). Com isso, o técnico Sandro Former teve de improvisar e colocou o zagueiro Rafael Zuchi para cair pela esquerda e o lateral Jean jogar mais adiantado.
Mas a intenção de Former de resguardar mais o setor defensivo não deu certo e acabou por chamar o Corinthians para seu campo de jogo. E logo aos 3 minutos abriu o placar com Geovani. De fora da área, o meia bateu no canto direito do Furacão e iniciou a goleada.
Enquanto o Atlético-PR tentava chegar ao ataque e errava muitos passes no meio de campo, o Timão aproveitava os espaços deixados. Em jogada rápida, Leonardo coneseguiu ótimo passe em profundidade para Douglas ampliar o placar. Enquanto o Atlético chegava pouco e errava todas as conclusões - nenhum chute perigoso durante os 45 minutos iniciais -, os paulistas seguiam na correria para sacramentar a vitória antes do intervalo.
Matheus, aos 21, e Douglas, aos 30 e 43, fizeram a partida ficar ainda mais tranquila para o torcedor. Menos o treinador Narciso, que não se sentou um minuto sequer no banco. Mesmo com o placar assegurado no primeiro tempo, ele continuou gritando com o time corintiano.
Geovanni gol Corinthians copa são paulo (Foto: Fernando Calzzani / Ag. Estado)Geovanni comemora o primeiro gol do Timão contra o Atlético-PR (Foto: Fernando Calzzani / Ag. Estado)
Administrando a goleada
Os 5 a 0 da primeira etapa deixaram o Corinthians mais tranquilo e o Atlético cada vez mais desanimado em campo. Mesmo querendo o gol de honra, os rubro-negros não conseguiram chegar perto da meta do Timão. Novamente, nenhum chute que arrancasse um “uh” da torcida.
E a calma corintiana era tanta que o time fez apenas mais um gol na etapa complementar, com Geovani, após jogada individual.
Sem pressão dos jogadores de frente do Furacão, os alvinegros trocaram passes sem nenhum problema e fizeram a bola rodar ao longo de todo o campo. Os passes começavam no goleiro, passavam pela defesa, chegavam ao ataque e, se não encontravam espaço, faziam o caminho inverso para começar tudo de novo.
As coisas melhoraram um pouco para o Atlético quando o armador Geziel, vendo a tranquilidade dos paulista, pediu para seu time avançar. Os zagueiros se aproximaram dos volantes, que chegaram mais perto dos meias. Mesmo assim, nada de melhor aconteceu para o Furacão.
Sem pretensões maiores no segundo tempo, Narciso tirou os pendurados Antônio Carlos, Matheus e Gomes. Além disso, ele passou a testar mais algumas formas de jogo que podem ser usadas na final da próxima quarta.

Ex-jogador do Chelsea é esfaqueado e morre em boate na África do Sul

Jeffrey Ntuka, de 26 anos, teria se envolvido em briga ao sair de noitada

Por GLOBOESPORTE.COM Joanesburgo, África do Sul
Jeffrey Ntuka, ex-jogador do Chelsea, faleceu (Foto: Getty Images)Jeffrey Ntuka, ex-jogador do Chelsea, faleceu após
ser esfaqueado (Foto: Getty Images)
O ex-zagueiro do Chelsea, Jeffrey Ntuka, foi esfaqueado em uma boate na África do Sul na noite da última sexta-feira. Aos 26 anos, Ntuka teria se envolvido em uma briga ao sair da noitada e acabou sendo atacado. O ex-jogador não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã deste sábado.
Ntuka chegou a Stamford Bridge há nove anos, mas não chegou a jogar no time principal, tendo apenas feito partidas pelos reservas dos Blues antes de ser emprestado para o Westerlo, da Bélgica, por cinco anos. Ele retornou ao Chelsea em 2008, mas posteriormente foi emprestado novamente, dessa vez para clubes da África do Sul, o Kaizer Chiefs e o Supersport United.
Michael Hughes, empresário do jogador, conversou com um jornal local e explicou o caso. Segundo ele, o jogador, que chegou a disputar cinco partidas pelos Bafana Bafana, era um "garoto-problema" desde que começou sua carreira como profissional.
- Conversei com a esposa dele e elá confirmou o falecimento. Infelizmente, parece que o Jeffrey atraia problemas. Ele não conseguia tirar essa imagem dele. É uma pena - disse.

Paulista surpreende e acaba com a invencibilidade da Lusa no Canindé

Com gols do meia Denner e do atacante Richelly, time de Jundiaí derrota o campeão brasileiro da Série B por 2 a 0 na tarde deste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A Portuguesa foi surpreendida, no Canindé, logo na estreia do Campeonato Paulista. Em tarde muito ruim de suas principais peças, a Lusa não foi páreo para o Paulista que, comandado por Sérgio Baresi, ex-base do São Paulo, mostrou personalidade e mereceu a vitória por 2 a 0, em partida realizada na tarde deste sábado. O resultado determinou a perda de uma invencibilidade que já durava 21 jogos. O último tropeço havia ocorrido no dia 16 de agosto do ano passado, quando o time perdeu por 1 a 0 para o Vila Nova-GO.
Os dois times voltarão a campo no próximo meio de semana. A Lusa buscará a reabilitação no clássico contra o Palmeiras, marcado para quarta-feira, no estádio do Morumbi. Já a equipe de Jundiaí fará sua primeira apresentação diante do seu torcedor, contra o Comercial, no estádio Jayme Cintra, às 19h30m do mesmo dia.
Dener gol Paulista x Portuguesa (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado) Paulista surpreende a Lusa e estreia com vitória no estadual (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)
Paulista marca no início e domina o primeiro tempo
Quem esperava ver a Portuguesa dominando as ações se surpreendeu com a postura do Paulista no primeiro tempo da partida realizada no estádio do Canindé. O time de Jundiaí, em seu primeiro ataque, abriu o placar. Denner recebeu na intermediária de Ricardinho, girou em cima da marcação de Marcelo Cordeiro e, de pé direito, disparou um belo chute, no canto esquerdo do goleiro Weverton, que saltou, mas não alcançou a bola. Mas não foi apenas pelo gol anotado, e sim pelo domínio imposto durante os 45 minutos que o Paulista surpreendeu. O time comandado por Sérgio Baresi soube controlar a posse de bola e, defensivamente, não deu espaço para os homens de perigo da Lusa.
Com a vantagem, o time passou a explorar os contra-ataques, já que a Lusa, de maneira desorganizada, subiu ao ataque para buscar o empate. Aos 15, Renan Marques cabeceou e Weverton defendeu. Dois minutos depois, Ricardinho recebeu livre pela direita e, em vez de tocar para o companheiro que estava livre na área, arriscou o chute cruzado, e bola saiu à direita da meta lusitana. Aos 21, na única chance da equipe de Jorginho, Vagner fez grande defesa em cabeçada de Leandro Silva. Aos 27, o Paulista só não ampliou a vantagem porque Reinaldo, após falha de Luis Ricardo, foi travado dentro da área na hora do chute.
Lusa cresce no segundo tempo, mas time falha nas finalizações
Henrique Portuguesa x Paulista (Foto: Luis Moura / Ag. Estado)Lusa melhora no segundo tempo, mas toma mais
um gol (Foto: Luis Moura / Ag. Estado)
Preocupado com o desempenho da equipe, Jorginho mexeu no intervalo. Ele sacou o atacante Rodriguinho, que não foi notado em campo, e colocou Maylson no seu lugar. O time ganhou terreno e passou a rondar com mais perigo a área adversária. Aos sete minutos, Edno assustou em chute de pé esquerdo. Novamente no contra-ataque, o Paulista assustou aos 11, em lance de Renan Marques que contou com importante intervenção de Weverton.
Aos 15, a Portuguesa criou grande chance com Edno, um dos poucos a se destacar em campo. Ele recebeu pela esquerda e bateu cruzado, com muito perigo. A bola raspou a trave esquerda de Vágner.
Para manter a velocidade do time, Sérgio Baresi fez duas alterações no ataque do Paulista, sacando Ricardinho e Renan Marques para as entradas de Fabrizio e Richelly, que estava no Santos em 2011. Aos 22, após cruzamento de Marcelo Cordeiro, Leandro Silva cabeceou no canto esquerdo de Vágner, que só olhou a bola sair pela linha de fundo. Aos 32, o goleiro do Paulista fez grande defesa em novo lance de Edno. Cinco minutos depois, Jorginho partiu para o tudo ou nada, com a entrada de Wilson Júnior na vaga de Léo Silva. Não adiantou. No contra-ataque, o Paulista aumentou sua vantagem, com Richelly e definiu a partida.

PORTUGUESA 0 x 2 PAULISTA
Weverton; Luis Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Léo Silva (Wilson Junior), Boquita, Henrique e Edno; Vandinho (Raí) e Rodriguinho (Maylson). Vagner; Eduardo, Junior Alves, Diego Ivo e Reinaldo; Wellinton, Madson, Denner e Danilo Gomes (Elton); Ricardinho (Fabrizio) e Renan Marques (Richelly).
Técnico: Jorginho Técnico: Sérgio Baresi
Gols:Denner, aos 4 min do 1º tempo e Richelly, aos 42min do 2º tempo
Cartões amarelos:Raí (Portuguesa); Reinaldo, Vagner e Eduardo (Paulista)
Data:21/10/12. Local: estádio do Canindé, em São Paulo. Juiz: Rodrigo Brahetto. Auxiliares: Carlos Nogueira Junior e Rogério Pablo Zanardo. Renda e Público: não divulgado

Veterano dos gramados, Edgar Davids reforça seleção holandesa nas areias

Após defender Barcelona, Ajax, Inter e Milan no campo, jogador de 38 anos aceita desafio no futebol de areia da Holanda, sede da Superfinal da Liga

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
edgard davids (Foto: Getty Images)Davids troca futebol de campo pela areia, e passa
a integrar a seleção holandesa (Foto:Getty Images)
A seleção holandesa de futebol de areia ganhou um reforço de peso. Edgar Davids, que já defendeu as cores do Barcelona, Ajax, Juventus, Milan e Inter de Milão nos gramados,  resolveu tentar a sorte nas praias. O jogador de 38 anos foi anunciado nesta semana e irá compor o elenco do time laranja na temporada em que a Holanda irá sediar a Superfinal da Liga Europeia 2012.
Davids precisará de um tempo para se adaptar e desenvolver suas habilidades em um terreno bem diferente do que ele está acostumado. Para acelerar o processo, o craque já está treinando na areia com a seleção holandesa, comandada pelo técnico Niels Kokmeijer. Assim como Davids, Kokmeijer também trocou os gramados pela praia, e conhece o caminho pelo qual o atleta deverá passar, levando em conta mudanças na prepração técnica e física.
- A melhor forma para que ele (Davids) cresça no esporte é tratá-lo como o restante do grupo. Ele é apenas mais um de nós - afirmou Kokmeijer.
Natural do Suriname, Davids ganhou fama na década de 90 por ser um jogador incansável, rápido e com muita facilidade para driblar, roubar bolas e sair para jogo. O chute potente de perna esquerda e a precisão dos lançamentos são as suas principais armas. O atleta atuou durante 11 anos como volante da seleção holandesa de futebol de campo, onde disputou 74 jogos e marcou seis gols. O apoiador disputou a Copa do Mundo de 1998 e as Eurocopas de 1996, 2000 e 2004.

Polêmico, novo sistema de controle da altura do carro é proibido pela FIA

Acionado pelo freio, equipamento criado pela Lotus para estabilizar o carro nas curvas já estaria sendo copiado por outros times, como Ferrari e Mercedes

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Criado pela equipe Lotus para dar mais estabilidade ao carro nas frenagens, o novo sistema de controle da altura da suspensão dianteira não será permitido na temporada 2012 da Fórmula 1. A decisão da Federação Internacional de Automobilismo foi oficializada na última sexta-feira, dia 20 de janeiro, em uma notificação da entidade dirigida aos times que disputam o Mundial. A informação foi confirmada pelo chefe de operações da Williams, Mark Gillan.
Nick Heidfeld GP da Europa (Foto: Getty Images)Novo sistema de controle da altura da suspensão auxilia na estabilidade do carro (Foto: Getty Images)
Acionado pelo pedal do freio, o que tornaria a sua aplicação mecanicamente dentro do regulamento, o sistema tinha o propósito de regular a altura da frente do carro durante as frenagens, quando o deslocamento de peso deixa o chassi mais instável para o contorno das curvas. Com mais estabilidade, o gasto de pneus é menor e também é possível acelerar mais cedo, ganhando, com isso, mais velocidade. A Lotus testou o dispositivo na sessão destinada a jovens pilotos no circuito de Abu Dhabi, em novembro de 2011.
A Fórmula 1 não permite dispositivos aerodinâmicos móveis nos carros além do DRS, o sistema de redução de arrasto na asa traseira, cuja aplicação obedece a critérios previamente estabelecidos e só pode acontecer em zonas específicas dos circuitos. Por ser ligado ao conjunto de suspensões, a Lotus acreditava que seu novo sistema não encontraria restrições para ser aprovado.
Anteriormente tido como legal, o sistema já estava sendo analisado por times rivais, como a própria Williams. Durante o evento de imprensa da Ferrari, na primeira quinzena de janeiro, o chefe da escuderia italiana admitiu que estava esperando uma posição da FIA sobre o tema. Mas, nos bastidores, comentava-se que os engenheiros já estavam trabalhando em uma versão do mecanismo. Outra que teve seu nome ligado a especulações sobre o uso do sistema foi a Mercedes.
As razões que levaram a FIA a banir a nova tecnologia, tão revolucionária quanto polêmica, teria sido a reação dos demais times, esforçados em provar que ela não estava em conformidade com as regras técnicas da categoria.
Agradeço.   À minha mulher,
por dizer que teremos cachorro-quente ao jantar,
porque ela e
stá em casa comigo e não com algum outro não sei onde!

cid:007901c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc


AO MEU MARIDO,

esparramado no sofa como um purê de batata,
porque ele está comigo e não em algum boteco...

cid:007a01c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc


À ADOLESCENTE LÁ DE CASA,

que está reclamando por ter que lavar a louça,
porque isso significa que está em casa, e não nas ruas...


cid:007b01c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELAS BRONCAS DO CHEFE,

POIS ISTO SIGNIFICA QUE ESTOU EMPREGADO...


cid:007c01c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELA BAGUNÇA QUE RESTOU DEPOIS DA FESTA

PORQUE ISTO SIGNIFICA QUE ESTIVE RODEADO DE AMIGOS...

cid:007d01c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELAS ROUPAS QUE ESTÃO FICANDO APERTADAS,

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO MAIS QUE O SUFICIENTE PARA COMER...


cid:007e01c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc


PELA MINHA SOMBRA QUE ME OBSERVA EM AÇÃO

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE ESTOU FORA, AO SOL...


cid:007f01c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELA GRAMA QUE PRECISA SER CORTADA,
PELAS JANELAS QUE PRECISAM SER LIMPAS
E PELAS CALHAS QUE PRECISO CONSERTAR,

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO UMA CASA...

cid:008001c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

POR TODAS AS QUEIXAS QUE OUÇO CONTRA O GOVERNO

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TEMOS LIBERDADE DE EXPRESSÃO...

cid:008101c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc


PELA VAGA QUE ACHEI BEM NO FINAL DO ESTACIONAMENTO

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE POSSO CAMINHAR E QUE TENHO MEIO DE TRANSPORTE...

cid:008201c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELA CONTA MONSTRUOSA DE ENERGIA QUE PAGO

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE ESTOU SEMPRE CONFORTÁVEL...

cid:008301c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELA SENHORA DESAFINADA QUE CANTA ATRÁS DE MIM NA IGREJA

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE POSSO OUVIR...


cid:008401c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELA PILHA DE ROUPAS PARA LAVAR E PASSAR

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO ROUPA PARA VESTIR...


cid:008501c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELO CANSAÇO E MÚSCULOS DOLORIDOS AO FINAL DO DIA

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE FUI CAPAZ DE DAR DURO O DIA INTEIRO...


cid:008601c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

PELO ALARME QUE DESLIGO PELA MANHÃ

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE CONTINUO VIVO...

cid:008701c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc

E
SOU GRATO PELOS ALOPRADOS QUE SÃO MEUS COLEGAS DE TRABALHO,
PORQUE TORNAM O TRABALHO INTERESSANTE E DIVERTIDO...

       
cid:008801c9b54f$15cead80$0401a8c0@pc
E, FINALMENTE, POR RECEBER E-MAILS DEMAIS,
 
pois isso significa que um monte de amigos pensam em mim!!!


MANDE ISTO PARA QUEM VOCÊ GOSTA, COMO EU FIZ!


Viva bem, ria sempre e ame com todo o seu coração!





UM 2012 REPLETO DE REALIZAÇÕES!

Sem evolução na recuperação, Ceni poderá passar por cirurgia no ombro

Goleiro fez ressonância magnética nesta sexta. Reunião no CT neste sábado determinará o que será feito daqui para a frente com o goleiro

Por Marcelo Prado São Paulo
Rogério Ceni no treino do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)Rogério: cirurgia no ombro não está descartada
(Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)
A lesão sofrida pelo goleiro e capitão são-paulino Rogério Ceni é bem mais grave do que se esperava. O camisa 1 sofreu uma ruptura de um ligamento do ombro direito durante um treino no último domingo e a recuperação está bem mais lenta do que os médicos e fisioterapeutas do Tricolor previam. Neste sábado, o corpo clínico da equipe do Morumbi e o jogador irão se reunir com o médico Rene Abdalla no CT da Barra Funda para determinar o que será feito daqui para frente. A hipótese de o jogador ser operado não está descartada.
Em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o médico José Sanchez disse que, com quase uma semana de recuperação (a lesão foi sofrida no último domingo), era para o jogador ter evoluído, o que não aconteceu. Durante o período em que o elenco ficou confinado nos CTs de Cotia e da Barra Funda, o atleta fez fisioterapia no Reffis em tempo integral.
– A recuperação não tem sido a esperada. Ele continua com muita dor e limitação de movimentos. Com uma semana, esperávamos uma evolução que não ocorreu. Amanhã vamos conversar no CT, trocar ideias com alguns médicos amigos nossos e decidir o que será feito. Neste momento, nada pode ser descartado. Nem mesmo a cirurgia. Temos que pensar na recuperação do Rogério e no fato dele ser um atleta que fará 39 anos - afirmou.
É preciso tomar uma decisão porque não podemos deixar o tempo passar sem que a evolução seja como a esperada"
José Sanchez
O médico Rene Abdalla foi o responsável pela cirurgia feita em Luis Fabiano no ano passado. Ele indicará um especialista em ombro de sua equipe que terá papel decisivo no que será feito daqui para frente. Inicialmente, a recuperação de Rogério estava prevista para duas ou três semanas. Mas, caso ele tenha de ser operado, o prazo será muito prolongado.
– Temos de analisar vários fatores e é exatamente por isso que vamos conversar neste sábado. É preciso tomar uma decisão porque também não podemos deixar o tempo passar sem que a evolução seja como a esperada. A gente age com o máximo de cautela, ainda mais no caso do Rogério. É preciso analisar as estruturas que foram lesadas no ombro e ver como elas podem ser recuperadas - ressaltou.
Vale lembrar que Rogério Ceni pode fazer em 2012 a última temporada da sua carreira. Ele completa 39 anos no próximo domingo, dia em que o São Paulo enfrentará o Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista. Caso a cirurgia seja confirmada, será a segunda lesão grave da carreira. A primeira foi sofrida em 2009, quando o goleiro fraturou o tornozelo esquerdo e ficou quatro meses em recuperação.

Belo pasce Alexander KERZAKOV's brilliant scorpion back-heel pass (Zenit -- Iraq)