quinta-feira, 23 de junho de 2011

Com recepção de 'médicos', Neymar e Elano chegam para Copa América

Cinco estudantes de medicina comparecem ao aeroporto em Buenos Aires para ver as estrelas santistas. Paulo Henrique Ganso chega mais tarde

Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires, Argentina
Desembarque Elano neymar (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com) Elano e Neymar chegaram no fim da noite
(Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Neymar e Elano já estão na Argentina para a disputa da Copa América. Campeões da Libertadores com o Santos, na última quarta-feira, os dois desembarcaram em Buenos Aires às 21h56m desta quinta-feira e partiram para a concentração da Seleção Brasileira, em Los Cardales, na região de Campana.
O atacante e o volante foram recepcionados por cinco torcedores brasileiros: os santistas Marcelo e Cassila, a flamenguista Trycia, a vascaína Lara e Amanda, que disse torcer apenas pelo Brasil. Estudantes de medicina, todos estão com ingresso para a estreia contra a Venezuela, no dia 3 de julho, em La Plata. Neymar parou para dar autógrafo, mas Elano foi direto para a van.
Ambos passaram pelo saguão do aeroporto Aeroparque, mas não deram entrevistas. Na manhã desta sexta-feira eles já treinam com o grupo em Los Cardales. Inicialmente farão um trabalho de academia com o restante do elenco. E à tarde vão para as atividades com bola no campo.
A chegada de Paulo Henrique Ganso, que perdeu o voo em que estava a dupla santista, está prevista para as 23h35m, em Buenos Aires. De lá, um emissário da CBF o pegará para levar até o hotel onde a Seleção Brasileira está concentrada.
 

Meia do Flamengo faz golaço de falta e coloca o Brasil nas oitavas de final

Seleção não joga bem, mas Adryan garante 1 a 0 sobre a Austrália

Por GLOBOESPORTE.COM Guadalajara, México

Em um dia pouco inspirado da garotada treinada por Emerson Ávila, um golaço de falta do meia Adryan, do Flamengo, classificou a Seleção Brasileira para as oitavas de final do Mundial Sub-17 com uma rodada de antecipação: 1 a 0 sobre a Austrália nesta quinta-feira, em Guadalajara, no México.
Após bater a Dinamarca por 3 a 0 na estreia, o Brasil agora soma seis pontos e já garantiu uma das vagas do Grupo F. A Costa do Marfim tem três e está em segundo, já que venceu a Dinamarca por 4 a 2, nesta quinta, e superou a Austrália no saldo de gols. O próximo jogo dos brasileiros é contra os africanos, domingo, às 20h (de Brasília), no encerramento da primeira fase.
Se terminar na liderança, a Seleção pode pegar o Panamá - que se manteve como segundo colocado do Grupo E mesmo após a derrota por 2 a 1 para o Equador - em Guadalajara na próxima quarta, pelas oitavas. Na outra partida desta tarde, a Alemanha bateu Burkina Faso por 3 a 0 e também avançou para as oitavas com antecedência, pelo Grupo E. Os alemães, que fizeram 6 a 1 no Equador na estreia, estão com seis pontos. Líder do Grupo C com seis pontos, o Uruguai é a terceira equipe também classificada.
Assim como na estreia, o Brasil jogou mal na etapa inicial e teve poucas chances. Aos 14, Adryan fez a primeira boa jogada da Seleção e caiu na área, mas o árbitro acertou ao não marcar pênalti. A melhor oportunidade antes do intervalo foi da Austrália: aos 15, Espindola driblou Matheus e chutou rente à trave direita do goleiro Charles.
Riley Woodcock Austrália Adryan Brasil Sub-17 (Foto: EFE)Camisa 10 da Seleção, Adryan garantiu a vitória com um belo gol de falta no segundo tempo  (Foto: EFE)
A Seleção repetiu novamente a história do primeiro jogo e melhorou bastante após o intervalo. Emerson Ávila tirou Hernani e Guilherme para as entradas de Misael e Nathan. Aos 18, o Brasil chegou bem perto de abrir o placar: Matheus passou por um rival e cruzou, o goleiro Izzo espalmou e Marlon Bica pegou de primeira, de frente para o gol, mas a bola bateu em Tombides e não entrou.
Mais confiante, Adryan subiu de produção e foi derrubado na entrada da área. O próprio camisa 10 se responsabilizou pela cobrança e fez bonito: com categoria, o meia do Flamengo acertou o ângulo direito de Izzo e fez um golaço, garantindo o 1 a 0 para os brasileiros.
austrália 0 x 1 brasil
Charles, Wallace, Marquinhos, Matheus e Emerson; Hernani (Misael), Marlon Bica, Guilherme (Nathan) e Adryan; Lucas Piazon e Ademilson Izzo, Chapman, King, Brown, Perkatis (Pegenek), Espindola (Oxborrow), Cooper, Tombides, Makarounas (Mauk), Melling e Woodcock.
Técnico: Emerson Ávila Técnico: Jan Versleijen
Gol: Adryan, aos 31 do segundo tempo
Cartões amarleos: Lucas Piazon, Matheus, Nathan (Brasil); Melling (Austrália)
Estádio: Guadalajara, em Guadalajara (México). Data: 23/06/2011. Árbitro: Stephan Studer (SUI). Auxiliares: Sandro Pozzi (SUI) e Rafael Zeder (SUI)

Pet elogia Neymar para espanhóis: 'Muito melhor que Cristiano Ronaldo'

Sérvio acredita que o jovem santista vai brigar para ser o melhor jogador do mundo e avisa: 'Se o Real não contratá-lo, Barcelona ou Manchester o farão'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeir
A grande fase de Neymar ganha o mundo e desperta interesse na Europa. Nesta quinta, em entrevista à Liga de Futebol Profissional da Espanha, o recém-aposentado Petkovic, que jogou por Real Madrid e Sevilla nos anos 90, foi ouvido a respeito do craque santista. Pet não economizou nos elogios e colocou Neymar acima até de Cristiano Ronaldo, principal craque merengue na atualidade.
- Neymar é muito melhor. Cristiano tem muita força física, conclui bem de cabeça, mas com todo o respeito, não tem o nível técnico de Neymar. Nos próximos anos, Neymar vai lutar para ser o melhor jogador do mundo, como o Messi - disse Pet.
O ídolo rubro-negro mandou ainda um recado ao Real Madrid, que notadamente teria o interesse em contratar Neymar. Na opinião do Gringo, se o clube merengue bobear, pode acabar vendo a joia santista vestindo a camisa de algum rival.
- Neymar não é um goleador, mas sim um grande atacante. É muito, muito bom, faz muitos gols mas também sabe jogar, tocar a bola. Tem muita facilidade para acompanhar e concluir as jogadas dos companheiros. Agora está no ponto ideal para passsar a uma grande equipe. Ele tem de sair do Santos porque há muita diferença entre continuar ali e dar um salto à Europa. Se o Real Madrid não o contratar, o Barcelona ou o Manchester United o farão - avaliou Pet.
Petkovic coletiva documentário (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Petkovic jogou em Real Madrid, Sevilla e Racing Santander (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Depois de conquistar a Libertadores pelo Santos, Neymar vai se juntar à Seleção Brasileira na Argentina para a disputa da Copa América.

Adriano faz primeiro treino no campo após a cirurgia no pé esquerdo

Imperador caminhou lentamente pelo gramado para, gradativamente, recuperar todos os movimentos do local lesionado

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
O feriado não foi de descanso para o atacante Adriano. Em fase de recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo, o Imperador realizou nesta quinta-feira seu primeiro trabalho no gramado do CT Joaquim Grava desde que sofreu a lesão, no dia 19 de abril.
Enquanto o técnico Tite comandava um treinamento coletivo, Adriano apareceu em um dos campos na companhia do fisioterapeuta Caio Mello. Como ainda não pode fazer exercícios pesados, o goleador caminhou lentamente e realizou suaves movimentos, como andar lateralmente e com passos mais largos.
Adriano treino Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Adriano faz exercícios em um dos campos do CT do Timão (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
Este tipo de trabalho deve ser realizado por mais algumas semanas. Ainda não há previsão para que ele faça atividades de maior impacto no gramado. Foi em uma delas, quando se recuperava de uma operação no ombro direito, que o jogador rompeu o tendão, ficando impossibilitado de estrear no início do Brasileirão.
Adriano vem mesclando os trabalhos de fisioterapia com os de preparação física. O jogador está visivelmente acima do peso. Nas contas do corpo clínico do Corinthians, o atacante precisará perder cerca de 10kg para ter condições de jogo.
De acordo com o médico Joaquim Grava, responsável pela operação, Adriano só poderá atuar no mês de setembro. Há algumas semanas, a diretoria do futebol do Corinthians chegou a cogitar que o prazo pudesse ser antecipado para agosto, informação desmentida pelo departamento médico.

20 MUSAS DO ESPORTE NO MUNDO











BY TESTOSTERONA

Filho de delegado, invasor do Pacaembu é proibido de ir aos jogos

Osvaldo Nico, da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista
diz que filho apenas gritou 'somos tri', mas repudia a atitude do rapaz

Por Alexandre Massi São Paulo
A invasão de campo e os gritos de "somos tri" do torcedor Eric Delbosque, de 18 anos, resultaram em uma briga generalizada entre os jogadores de Santos e Peñarol ao fim da decisão da Libertadores, no Pacaembu (assista ao vídeo ao lado).
Em conversa com o Globoesporte.com, o delegado da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista, Osvaldo Nico Gonçalves, que participou da prisão do jornalista Pimenta Neves, confirmou a entrada do filho no gramado, porém, negou qualquer tipo de agressão do rapaz aos jogadores do Peñarol.
- No fim do jogo, eles foram para o saguão do Pacaembu. O portão do corredor foi aberto, e ele entrou. Conhecia o caminho e acabou entrando. No campo, saiu gritando "somos tri, somos tri", e os jogadores do Peñarol acharam que era pra eles. Dois deles saíram correndo atrás do Eric e começaram a chutá-lo, mas não vi uma imagem dele agredindo alguém - defendeu o pai.
Foto da briga no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Eric é o rapaz de calça jeans no meio da confusão
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Osvaldo Nico reconhece o erro de Eric e afirma que o jovem será punido. Não pela Justiça, mas por ele mesmo. O rapaz não frequentará mais os estádios, garante o pai.

- Reconheço que ele não deveria estar lá, mas como você segura uma molecada dessas? É um garoto de 18 anos e entrou com alguns amigos. Não vou deixar mais ele ir ao estádio. Segurarei um pouco para amadurecer. Agora, não sei que ocorrência pode ser feita contra ele.

Para o delegado, duas questões precisam ser esclarecidas: como o portão foi aberto e como pessoas não autorizadas conseguiram entrar no gramado.

- Repito que ele não agrediu ninguém. Temos que apurar como esse túnel foi aberto e como os torcedores conseguiram entrar. Ele entrou no bolo, e aí não se segura ninguém - finaliza.
briga jogadores santos peñarol (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Após invasão, jogadores promoveram briga generalizada (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Mundial de Clubes volta ao Japão de olho no duelo entre Neymar e Messi

Após dois anos nos Emirados Árabes, torneio da Fifa terá novamente final
em Yokohama em dezembro de 2011. Mas Tóquio está fora da competição

Por Thiago Barros Rio de Janeiro
Se um novo Mazembe não atrapalhar o roteiro perfeito, o Mundial de Clubes da Fifa deste ano poderá colocar frente a frente dois dos melhores jogadores do planeta em dezembro: Neymar x Messi. O duelo entre Santos, campeão da Taça Libertadores da América, e Barcelona, vencedor da Liga dos Campões da Europa, seria a final perfeita para o retorno do torneio ao Japão depois de dois anos sendo disputado nos Emirados Árabes Unidos. Mas o famoso "projeto Tóquio" dos brasileiros ficará de lado agora: pela primeira vez, a capital não receberá partidas da competição no país.
O Mundial será disputado de 8 a 18 de dezembro e ainda tem três participantes a definir. Além de Santos e Barça, o Monterrey (México), campeão da Concacaf (Américas do Norte e Central), e o Auckland City (Nova Zelândia), vencedor da Liga da Oceania, já estão com o passaporte carimbado para a competição. Este será o terceiro Mundial do Santos, que ganhou os outros dois que disputou, e o quarto do Barcelona, que tem só um título. O torneio é ainda o primeiro de Neymar, que espera manter os 100% de aproveitamento do Santos nas disputas, e o terceiro de Messi, campeão em 2009, que pode ajudar o Barça a acabar com o estigma de amarelar nas finais de Mundial. Promete...
– Tem tudo para ser um jogo histórico e coroar a volta do Mundial ao Japão. Tomara que ocorra. A Fifa se preocupou muito em escolher a sede para essa competição, fizemos uma avaliação cautelosa do país, com o próprio presidente indo ao Japão para avaliar se havia condições de realizar o campeonato e constatou que tem tudo para dar certo. Será também um prêmio aos japoneses, após tanto sofrimento, poderem provar que deram a volta por cima (por conta dos terremotos e tsunamis), fazer uma ótima organização e ainda assistirem a este jogo que todos estão esperando – avaliou Marcelo Teixeira, ex-presidente do Santos e integrante da comissão formada para organizar o Mundial.
MONTAGEM - Neymar Santos e Messi Barcelona (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos e Agência Reuters)Santos de Neymar x Barcelona de Messi: jogo do ano? (Foto: Ricardo Saibun / Site do Santos e Reuters)
O duelo é visto pelos admiradores do futebol como um prêmio ao estilo de jogo ofensivo e uma prova de que, após tantos anos com vitórias de equipes "que jogam pelo resultado", mesmo com lances feios e vencendo apenas por 1 a 0, é possível resgatar o futebol-arte. Tem tudo para ser um confronto histórico, entre equipes de tradição e que têm nas categorias de base a principal arma para o sucesso.
– O Santos preparou essas gerações que vêm surgindo e fico feliz de ter feito esse investimento na estrutura da base na minha gestão. Hoje, vejo que a torcida entre os jovens cresceu muito e que o Santos não é mais apenas o Santos de Pelé, mas também de Robinho, de Neymar... Nós temos um trabalho diferenciado aqui. Colocamos meninos mais novos para jogar com os mais velhos, para eles já se acostumarem ao profissional. A maioria dos clubes do Brasil faz o inverso. O Barcelona também tem essa característica, tem muitos jogadores da base no time principal, mas o craque deles, o Messi, é argentino. Os nossos são daqui mesmo (risos) – disse Teixeira.
Na estrutura, tudo pronto para receber os craques
O Mundial de Clubes deste ano tem algumas curiosidades. Após dois anos sendo jogado nos Emirados Árabes, o campeonato volta para o Japão, país tradicional nas disputas dos títulos intercontinentais. No entanto, sem a cidade de Tóquio, famosa no Brasil justamente por sediar boa parte destas partidas, especialmente antes de a Fifa começar a organizar o torneio. Por medidas de segurança, os jogos serão apenas em Toyota e Yokohama.
Marcelo Teixeira ex-presidente do Santos (Foto: Globoesporte.com)Marcelo Teixeira, ex-presidente do Santos, está
na comissão do Mundial (Foto: Globoesporte.com)
– Agora os torcedores vão ter de falar "Rumo a Yokohama" (risos). Tomamos essa decisão baseado na avaliação que foi feita sobre o país e sobre a situação de cada cidade. Toyota e Yokohama quase não foram atingidas com os problemas que houve no país, e por isso acreditamos que tudo dará certo. A expectativa é enorme e sabemos que o povo japonês também está engajado para fazer uma grande festa. A organização deles sempre é muito boa e temos certeza de que a competição vai ser bem sucedida – explicou Teixeira, lembrando que a segurança foi uma das principais preocupações da Fifa, que já havia escolhido o Japão como sede antes dos terremotos que assustaram o país neste ano e ratificou a decisão após uma avaliação da situação do país.
– No ano passado, a comissão, mais uma vez, abriu a possibilidade de novas concessões para realizar este campeonato e acabamos entendendo que o Japão era o que, mais uma vez, merecia pelo que estava apresentando. O país venceu quando ainda não havia ocorrido as tragédias, então, neste ano, o próprio presidente Blatter fez questão de ir ao Japão para se reunir com as autoridades e se certificar de que não haverá nenhum tipo de problema.
estádio de Yokohama no Japão (Foto: Getty Images)Estádio de Yokohama no Japão: o palco do possível duelo Neymar x Messi (Foto: Getty Images)
As datas da edição 2011 da competição também já estão definidas. O Santos estreia no dia 14 de dezembro, em Toyota, enquanto o Barça joga em Yokohama, no dia 15. A premiação é a mesma do ano passado. A Fifa dará US$ 16,5 milhões (R$ 26,4 milhões) aos participantes. O vencedor leva US$ 5 milhões (R$ 8 milhões).
A expectativa é enorme e nós sabemos que o povo japonês também está engajado para fazer uma grande festa"
Marcelo Teixeira
O Mundial ocorre no Japão neste ano e no próximo, mas em 2013 e 2014 terá nova sede. Quatro países estão na disputa para receber a competição. O anúncio do escolhido pelo comitê executivo da Fifa será feito no dia 21 de outubro. Irã, África do Sul, Marrocos e os elogiados Emirados Árabes estão na disputa.
– O trabalho feito pelos Emirados foi excelente, mas eles não puderam concorrer porque estabelecemos esse critério de trocar a sede a cada dois anos. Neste ano ainda, faremos a escolha do país que vai receber o Mundial em 2013 e 2014, e agora eles estão brigando pela competição novamente. É preciso ressaltar tudo o que foi feito pelo Governo e pela população local nos últimos dois anos. Houve um incentivo muito grande à competição, até à presença das mulheres, que era um tabu antigamente, então ficamos muito satisfeitos – completou.
O último Mundial de Clubes disputado no Japão foi no ano de 2008 e terminou com vitória do Manchester United, que ainda tinha Cristiano Ronaldo, sobre a LDU, que derrotou o Fluminense na final da Libertadores. Em 2009, o Barça bateu o Estudiantes, que venceu o Cruzeiro na final da Libertadores, e em 2010 deu Inter de Milão sobre o Mazembe, do Congo.
Conheça os times que podem impedir esta final
Apesar de toda a expectativa em torno deste duelo entre Santos e Barcelona, há mais cinco equipes na disputa do Mundial de Clubes. Todas sonhando em repetir o feito do Mazembe, campeão africano de 2010, que surpreendeu o mundo ao vencer o Internacional, campeão da Libertadores, e realizou a primeira decisão de um Mundial sem uma equipe da América do Sul. O Mazembe não conseguiu bater o Inter de Milão na final, mas ainda assim sua campanha foi histórica e serve de motivação para as "zebras" que disputam a competição neste ano.
Muteba Kidiaba comemora vitória do Mazembe sobre o Internacional (Foto: Ag. Estado)A famosa comemoração de Kidiaba: zebra de 2010,
Mazembe não joga em 2011 (Foto: Ag. Estado)
Uma delas é o Auckland City, da Nova Zelândia, campeão da Liga dos Campeões da Oceania, que ficou em quinto lugar no Mundial de 2009 e em sexto na temporada 2006. O time australiano vai enfrentar a equipe que vai representar o Japão, país que sedia a competição, no primeiro jogo do Mundial. Este clube, no entanto, será definido apenas em 3 de dezembro, quando acaba o atual Campeonato Japonês, a J-League.
O vencedor deste confronto tem três adversários possíveis: o Monterrey, do México, campeão da Liga da Concacaf pela primeira vez em sua história, o campeão da Liga Africana, que também ainda não foi definido (o Mazembe caiu ainda na fase eliminatória e não está mais na disputa), ou o campeão asiático, que a exemplo do africano, será conhecido apenas em novembro.
Na Ásia, a competição já está nas quartas de final, com oito equipes na briga, sendo três delas na Coreia do Sul: Cerezo Osaka-JAP, Jeonbuk-COR, Al-Ittihad-ARA, Seoul-COR, Sepahan-IRA, Al-Sadd-QAT, Suwon Bluwings-COR e Zobahan-IRA. Enquanto isso, na África, o torneio ainda está na fase de grupos, também com oito times (Enyimba-NIG, Al Hilal-SUD, Raja Casablanca-MAR e Coton Sport-CAM, no Grupo A, e Al-Ahly-EGI, Wydad Casablanca-MAR, Alger-ALG e Espérance-TUN no Grupo B).

Os confrontos serão apontados por um sorteio e os vencedores terão a difícil missão de encarar Santos ou Barcelona, que entram na competição apenas na fase semifinal. Quem levar a melhor nas semis, decide o título no dia 18 de dezembro, em Yokohama. Data marcada para o possível duelo entre Neymar e Messi e para ver se o Barça "é tudo isso mesmo". Isso se o Real Madrid não levar a joia brasileira antes...
info mundial de clubes 2011 (Foto: ArteEsporte)Mundial de 2011 já tem datas, cidades e alguns times definidos: Santos estreia em 14/12 (Foto: ArteEsporte)

Djokovic passa fácil por sul-africano e fica a quatro vitórias de ser número 1

Garantido na terceira rodada, sérvio precisa chegar à final em Wimbledon

Por SporTV.com Londres
Novak Djokovic deu mais um passo importante em sua escalada rumo ao topo do ranking mundial. O sérvio, atual número 2 do mundo, derrotou o sul-africano Kevin Anderson (36º do ranking) por 6/2, 6/4 e 6/2 e avançou à terceira rodada do Torneio de Wimbledon.
Novak Djokovic tênis Wimbledon 2r (Foto: Getty Images)Novak Djokovic comemora sua segunda vitória em Wimbleodn este ano (Foto: Getty Images)
Colado em Rafael Nadal na lista da ATP, o tenista sérvio precisa chegar à decisão no Grand Slam britânico para ultrapassar o rival espanhol e se tornar o novo número 1 do mundo. Se perder antes da final, Djokovic ainda chega ao topo se Nadal não for campeão em Wimbledon.
O duelo contra Anderson foi desequilibrado desde o começo. Nole rapidamente disparou no placar, abrindo 5/0 no primeiro set. O sul-africano ainda devolveu uma quebra no sexto game, mas era tarde para iniciar uma reação. Por 6/2, Djokovic fechou a parcial.
O segundo set foi menos folgado, mas Nole jamais foi ameaçado. O número 2 cometeu apenas três erros não forçados, não cedeu nenhum break point e esperou pacientemente até sua chance. Uma quebra foi o necessário para que Djokovic aplicasse 6/4.
Na terceira parcial, a quebra foi logo no primeiro game, o que acabou de vez com as esperanças de Anderson. Djokovic continuou jogando de forma sólida, sem dar chances, até fechar o jogo.

De atacante a locutor: Neymar narra gol da final da Libertadores 2011

Atacante do Santos, destaque da equipe na competição, solta a voz ao relembrar a vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol, no Pacaembu

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Não bastava fazer o gol, tinha que narrar.  Após a conquista da Libertadores 2011, o irreverente Neymar aprontou mais uma: narrou o lance que abriu caminho para a vitória do Santos sobre o Peñarol por 2 a 1 (assista ao vídeo ao lado).
No calor da comemoração do terceiro título sul-americano do Peixe, o atacante relembrou a tabela entre Arouca e Ganso que acabou com sua conclusão para o fundo da rede da equipe uruguaia.
Com apenas 19 anos, Neymar se transformou em um dos principais jogadores do do Alvinegro Praiano, desde a "era Pelé". Com seis gols marcados ao longo da competição, o camisa 11 deixou o Pacaembu com o posto de vice-atilheiro, sendo superado apenas por Wallyson (Cruzeiro) e Nanni (Cerro Porteño), que fizeram sete.
Carreira meteórica
Em 2003 chegou ao Santos e suas atuações pelo time infantil chamavam atenção. Cinco anos depois o menino começou a treinar com o time de juniores e fez sua estreia como profissional no dia 7 de março de 2009, aos 17 anos, contra o Oeste, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. Desde então seu talento é reverenciado.
Graças à sua irreverência, carisma e bom desempenho em campo, Neymar passou a ser referência para a equipe e para futuros jogadores, que até já adotaram o corte de cabelo do atacante. Ele também mostrou um lado rebelde e polêmico. Entre brigas com treinadores e árbitros, o atleta mostrou que não se abalava em campo.
Depois da sua consagração como jogador, só resta saber até quando Neymar ficará no Brasil. O Santos está classificado para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, mas talvez não possa contar com o atacante. O jogador já recebeu propostas de clubes europeus e poderá deixar a equipe paulista em breve.

Robinho protege Neymar da pressão: 'Não vai nascer um outro Pelé'

Assim como atual estrela do Santos e da Seleção Brasileira, atacante viveu a mesma situação em 2002, quando encantou o Brasil com suas pedaladas

Por Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas Direto de Campana, Argentina
Robinho no treino da Seleção (Foto: AP)Robinho e seu cabelo no estilo Pelé (Foto: AP)
Estrela máxima do Santos e da Seleção Brasileira, Neymar está na crista da onda. Badalado, nas capas dos jornais de todo o mundo, com a bênção do Rei do Futebol desde que ainda estava nas divisões de base. E como todo craque revelado na Vila Belmiro, passa por uma natural comparação com Pelé, maior ídolo da história do clube e considerado o melhor jogador de todos os tempos. Calejado por essa experiência anos atrás, Robinho quer proteger o garoto. E tirar a pressão de cima do jovem de 19 anos.
Robinho sabe bem o que é viver com o status de de ser um “novo Pelé”. O atacante viveu intensamente esta fase ao surgir para o futebol em 2002, quando encantou o Brasil com suas pedaladas. Rapidamente foi para o Real Madrid. Mas apesar de ser um jogador diferenciado, não conseguiu estar no hall dos melhores do mundo.
- O Pelé é o Rei do Futebol. Todo escurinho que aparece no Santos as pessoas já chamam de Pelé. Mas a gente precisa saber diferenciar isso porque o Pelé foi um mito. Igual ao Pelé não teve nem vai ter. Não vai nascer outro Pelé. Cada jogador precisa fazer a sua história. O Neymar está conseguindo fazer a dele muito bem. Neste curto espaço como profissional ele já conquistou títulos importantes pelo Santos. E nós, dentro de campo, temos de deixar as comparações de lado e procurar só jogar futebol – opinou o Rei do Drible.
Campeão da Libertadores, Neymar chega à Argentina para a preparação da Copa América na noite desta quinta-feira, junto dos igualmente campeões Paulo Henrique Ganso e Elano. Será recepcionado com festa pelos companheiros e vai passar a viver com a pressão de ser o protagonista de uma Seleção em um processo de renovação.

- Um novo Pelé não vai aparecer nem no Santos e nem na Seleção Brasileira. A pressão por isso é igual nos dois, mas na Seleção, em qualquer competição, nós temos a obrigação de chegar, no mínimo, à final – acrescentou Robinho.
Protagonista da última Copa América, em 2007, na Venezuela, Robinho espera ver Neymar brilhar na Argentina. Mas espera que tudo aconteça naturalmente.
- Ele tem condições de jogar entre os melhores do mundo.
 

Artilheiro da Libertadores, Wallyson confessa que torceu contra Neymar

Com sete gols, atacante do Cruzeiro ficou um na frente do santista

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
wallyson cruzeiro joão sorrisão (Foto: Fernando Martins/Globoesporte.com)Wallyson quer ganhar o João Sorrisão para dar ao
filho (Foto: Fernando Martins/Globoesporte.com)
Ele não estava na final da Taça Libertadores entre Santos e Peñarol, vencida pela equipe paulista, no Pacaembu. Mas também teve o que comemorar após o apito final. Com sete gols marcados, o cruzeirense Wallyson foi um dos artilheiros da competição continental, ao lado de Nanni, do Cerro Porteño.
O atacante revelou que torceu bastante para que Neymar não o ultrapassasse na artilharia. No último minuto, o craque santista acertou a trave. O gol deixaria o placar em 3 a 1 para o Santos e igualaria a marca de Wallyson (veja o lance no vídeo abaixo).
- Ele marcou um gol, mas naquele lance eu quase caí da cama. Tirei com o olho - brincou o atacante, que no Brasileirão ainda não saiu do zero.
Wallyson não escondeu a alegria por ter sido o artilheiro logo em sua primeira Libertadores.
- Fico muito feliz por terminar como um dos artilheiros. Uma pena que nossa equipe não disputou a final, como todos queriam. O pensamento era chegar à decisão, já que havia muita confiança. Infelizmente não avançamos. Fico feliz por ter sido um dos artilheiros e agradeço a todos que me ajudaram a conseguir isso.
É a segunda vez consecutiva que a Raposa tem o maior goleador da Libertadores, já que Thiago Ribeiro conseguiu o feito em 2010, com oito gols. Na história, o Cruzeiro teve mais dois artilheiros: Palhinha, com 13 gols, em 1976; e Marcelo Moreno, com oito gols, em 2008.
João Sorrisão
No treinamento desta quarta-feira, Wallyson conheceu de perto o João Sorrisão, que vem se tornando objeto de desejo de muitos jogadores. Quem marca e comemora simulando os movimentos do boneco ganha um exemplar. O atacante cruzeirense também quer um.
- Espero marcar um gol no próximo sábado. Quero homenagear meu filho Henri, que vai gostar muito do João Sorrisão.

Felipão nega mais uma vez a saída de Kleber e esclarece polêmica com o Fla

Treinador afirma que o Gladiador ‘só sai do Palmeiras por milagre’ e que não teve intenção de ofender os flamenguistas

Por Marcos Guerra São Paulo
Luis Felipe Scolari coletiva Palmeiras (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)Felipão mostrou irritação com as perguntas sobre
Kleber (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)
O técnico Luiz Felipe Scolari voltou a afirmar, nesta quinta-feira, que Kleber não deixará o Palmeiras. Embora o jogador tenha deixado os ouvidos abertos para uma proposta do Flamengo, o treinador ressaltou que isso foi apenas uma atitude profissional, mas o desejo do atacante de permanecer no time do Palestra Itália faz com que uma transferência para o Rubro-Negro só ocorra por “milagre”.
- Kleber só sai do Palmeiras por milagre. Ele deu cem respostas sobre o assunto e, em apenas uma, ele, como profissional, falou que tem de olhar. Não deve nem ser levado em conta. Foi apenas uma forma de dizer profissionalmente que vai olhar.
Felipão também aproveitou para esclarecer que não teve intenção de ofender os flamenguistas. No último domingo, ele sugeriu que o clube vendesse a Gávea para obter recursos e contratar o Gladiador. A declaração repercutiu mal entre os torcedores rubro-negros, que reagiram por meio de redes sociais. O treinador, porém, não se mostrou incomodado com o fato.
- Deixe que xinguem! Não tenho preocupação. Vou até o final pelo time que estou. Se os flamenguistas ficaram chateados, só tenho a dizer que não tive intenção de ofender clube ou torcida, mas preciso fazer com que meu grupo saiba que gosto dele e que vou lutar por eles. Se um dia estiver no Flamengo, vou fazer a mesma coisa, assim como brigava pelo Grêmio contra o Palmeiras – explicou Felipão.
O Flamengo ofereceu R$ 7 milhões ao presidente alviverde Arnaldo Tirone. No entanto, o mandatário já declarou que não pretende se desfazer do camisa 30.

Colorado importador tem mais erros do que acertos nos estrangeiros

Com 14 gringos no elenco desde 2005, Inter acerta cheio em Guiñazu e D’Alessandro, mas também tem Hidalgo, Orozco, Bustos, Bolaños...

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Treino do Internacional - Guiñazu e D'Alessandro (Foto: Lucas Uebel /  Vipcomm)Guiñazu e D'Alessandro: tiros certeiros do clube
(Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)
Nesta quarta-feira, quando entrou na sala do presidente do Inter, Giovanni Luigi, e pediu para ter seu contrato rescindido, o argentino Fernando Ezequiel Cavenaghi entrou de vez na lista dos estrangeiros que não deram certo no Beira-Rio. E não são poucos. O sucesso alcançado por atletas como Guiñazu e D’Alessandro deu ao Colorado o rótulo de entidade exemplar na importação de atletas sul-americanos. Mas não é bem assim. Desde 2005, quando os vermelhos intensificaram a busca pelo continente, houve mais erros do que acertos no processo.
O Inter, até por sua posição geográfica, sempre foi adepto do investimento em atletas de países vizinhos. Figueroa, Ruben Paz, El Gato Fernandez e Gamarra marcaram época no clube. Mas foi a partir de 2005 que a diretoria passou a investir sistematicamente, ano após ano, em atletas de fora do país. Foram 13, contra apenas cinco no período entre 2001 e 2005 – Gavilán pegou as duas épocas.
Desde o ano do mal-digerido vice-campeonato brasileiro, o Inter viu com os estrangeiros a irregularidade natural do mercado. Acertou em cheio em alguns jogadores, casos de Guiñazu e D’Alessandro, teve resposta regular de outros, exemplos de Vargas, Sorondo e Abbondanzieri, e viu fracassos em situações como as de Hidalgo, Orozco, Bustos, Bolaños, Bruno Silva e Cavenaghi. Percebeu que nem tudo é certeza com os boleiros que falam espanhol.
avaliação joadores estrangeiros (Foto: arte esporte)Os gringos desde 2005: acertos, erros e meio-termos no Beira-Rio (Foto: arte esporte)















É um processo crescente: no time campeão da Libertadores de 2006, não havia nenhum estrangeiro como titular – Rentería brilhava, mas como reserva. Já na equipe vencedora da mesma competição quatro anos depois, eram dois titulares (Guiñazu e D’Alessandro) mais três suplentes (Abbondanzieri, Sorondo e Bruno Silva, todos com passagem pelo time no decorrer da disputa).
Com o passar do tempo, o clube afunilou suas escolhas: passou a apostar especificamente em uruguaios e argentinos.
- Colombianos e equatorianos, nunca mais – disse em 2010 o então vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho, um pouco brincando, um pouco falando sério.
De fato, a margem de acertos do Inter é melhor com argentinos e uruguaios. Guiñazu, D’Alessandro, Abbondanzieri, Bolatti, Cavenaghi, Sorondo e Bruno Silva formam um grupo de passagem mais sólida do que Bustos, Orozco, Hidalgo, Vargas, Rentería e Bolaños.
Mas os altos e baixos não balançam a convicção colorada de que vale a pena investir nos gringos. Pouco antes do início do Brasileirão, o clube solicitou à CBF, via Federação Gaúcha de Futebol, que eliminasse o limite de três estrangeiros por partida. Não houve resposta positiva. Aí esteve um dos motivos para o pedido de Cavenaghi. Com Bolatti, Guiñazu e D’Alessandro como titulares, o atacante viu poucas perspectivas no Beira-Rio. Mas outros devem aparecer no clube, para alegria dos gringos que já estão por ali, como brincou recentemente D’Alessandro:
- É mais gente para o churrasco.
Os gringos desde 2005
Gavilán: ganhou três Estaduais com o Inter, o último em 2005, e chegou a ser uma das referências do time de Muricy Ramalho, mas sempre foi visto como um atleta de limitação técnica. Depois, foi para o Grêmio.
Rentería: marcar golaços na Libertadores e comemorar imitando um saci, com cachimbo e touca, transformou o colombiano em um dos jogadores mais reverenciados pelos colorados nos últimos anos. Por causa de uma lesão, não pôde ser campeão do mundo com o Inter. Deixou o clube no ano seguinte, mas garantiu sua marca na história vermelha.
Vargas: foi fundamental contra o Barcelona, ao ir a campo no segundo tempo e melhorar o time, mas jamais se firmou como titular. O volante colombiano não conseguiu conquistar Abel Braga. Deixou o Beira-Rio em 2007.
Hidalgo: o lateral-esquerdo foi contratado pelo Inter depois de enfrentar o clube gaúcho pelo Libertad na Libertadores de 2006. Deveria ser o titular no Mundial, mas sofreu uma lesão e acabou no banco no Japão. Foi discreto em sua passagem pelo Colorado.
Guiñazu: segue no clube, como um dos maiores símbolos da torcida. Titular desde que chegou ao Beira-Rio, em 2007, é idolatrado pelos colorados. Ganhou a Sul-Americana de 2008 e a Libertadores de 2010.
Sorondo: houve momentos em que Sorondo jogou bem. Houve momentos em que Sorondo jogou mal. E houve, sobretudo, momentos em que Sorondo não jogou. O zagueiro uruguaio sofre com repetidas lesões desde a chegada ao Inter, em 2007. Tem títulos, mas pouca sequência no clube. No momento, se recupera de nova cirurgia no joelho.
Orozco: o Inter buscou o zagueiro colombiano no México. E deve ter se arrependido. Jogou muito pouco, e quase sempre mal.
D’Alessandro: foi o maior acerto da história recente do Inter entre os gringos. O maior ídolo dos colorados na época pós-Fernandão é a liderança técnica do time. Já tem cinco gols em Gre-Nais. Jogou muito no título da Sul-Americana de 2008 e na conquista da Libertadores de 2010.
Bustos: a passagem do lateral-direito Bustos pelo Inter beira a comédia. Contratado em 2008, depois de desempenho mediano no Grêmio, ele logo foi escanteado. O detalhe é que segue no clube, sem jogar, sem se transferir, já que recebe um alto salário.
Bolaños: o Inter queria o atacante antes de ele ir para o Santos. Mas só conseguiu contratá-lo depois. E não deu certo. Ele fez apenas três gols e foi cedido de volta para a LDU.
Abbondanzieri: o lendário goleiro argentino, ídolo eterno do Boca Juniors, foi titular do Inter até as quartas de final da Libertadores de 2010, quando acabou substituído por Renan. Teve falhas, mas também teve grandes momentos, especialmente quando convenceu a arbitragem a anular um pênalti no jogo contra o Deportivo Quito. Aposentou-se no final do ano, aplaudido pelos torcedores no voo de volta de Abu Dhabi, onde disputou o Mundial, novamente na reserva.
Bruno Silva: no início da Libertadores de 2010, disputou palmo a palmo uma vaga de titular com Nei. Acabou vencido. Aos poucos, foi sumindo, até pedir para retornar ao Ajax, da Holanda, clube ao qual pertence.
Bolatti: começou muito bem, mas depois caiu assustadoramente de rendimento. Agora, passou quase três semanas em processo de recondicionamento físico. É um aposta forte do clube.
Cavenaghi: fez apenas dois gols em 14 partidas pelo clube, a maioria delas apenas no segundo tempo. Nos treinos, não foi bem. Pediu para deixar o Beira-Rio na quarta-feira.
 

Jobson desembarca em Curitiba confiante em absolvição e vitória

Atacante viajou 12 horas e revela cansaço pelo fuso horário, mas confirma que vai enfrentar o Atlético-PR, sábado, na Arena da Baixada

Por Fernando Freire Curitiba
Jobson desembarca em Curitiba (Foto: Fernando Freire/Globoesporte.com)Jobson desembarca confiante em Curitiba
(Foto: Fernando Freire/Globoesporte.com)
O atacante Jobson chegou a Curitiba no início da tarde desta quinta-feira muito confiante. Primeiro, que será absolvido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), onde foi julgado por uso de cocaína - o resultado sai em até dois meses. Segundo, que o Bahia conquistará uma vitória sobre o Atlético-PR, na partida de sábado, às 18h30m (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
- Agora é esperar o resultado e pensar no Atlético, nesse jogo importante para nós. Vai dar tudo certo - disse, após o desembarque.
O jogador de 23 anos viajou 12 horas até chegar à capital paranaense. Da Suíça, local do julgamento, ele foi para a Alemanha e de lá para São Paulo antes de desembarcar em Curitiba. Apesar da maratona de viagens e do consequente cansaço, Jobson se coloca à disposição do técnico René Simões:
- Vou jogar. (A viagem) Foi um pouco cansativa, ainda estou no fuso horário de lá - disse o atacante, referindo-se às cinco horas de diferença entre Brasília e a Suíça.
Jobson explicou que treinou por conta própria na Europa "para não perder o ritmo". Agora em Curitiba, ele quer descansar para estar 100% contra o Furacão.
- Eu mesmo treinei, fiz uma academia e corri para não perder o ritmo  (...). Agora, vou dormir bastante, ver se eu treino à tarde, para me preparar para enfrentar o Atlético.
Com Jobson entre os titulares, o provável Tricolor para a partida de sábado tem Marcelo Lomba; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Ávine; Marcone, Diones, Fahel e Carlos Alberto; Jobson e Júnior. Com cinco pontos, o Bahia é o 14° colocado do Brasileirão. Já o Atlético-PR tem apenas um ponto e ocupa a vice-lanterna.

Dante, relacionado para enfrentar os EUA: 'Já passou da hora de estrear'

Ponteiro será opção no banco para os confrontos pela Liga Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Tulsa, EUA
Giba e Dante acompanham partida do Brasil contra os EUA (Foto: Lucas Cattas Prêta / Globoesporte.com)Nos jogos contra os EUA, em Minas, Dante (esq)
torceu ao lado de Giba (Foto: Lucas Cattas Prêta)
Relacionado para os jogos contra os Estados Unidos em Tulsa, válidos pela quinta rodada da Liga Mundial, Dante deve finalmente estrear na competição. No primeiro turno, o debute seria justamente diante dos americanos, em Belo Horizonte, mas as dores devido a uma inflamação no joelho direito adiaram a participação do ponteiro. Após uma semana inteira dedicada aos treinamentos, o jogador está liberado pelo departamento médico para reforçar a equipe.
- Já passou da hora de estrear. Estou bastante ansioso. Treinei bem esses dias, sem qualquer tipo de limitação e a dor regrediu muito, para um nível totalmente suportável. Sei que ainda vou sentir falta de ritmo de jogo, que vou cansar mais que os outros e, numa partida de nível tão alto, vou precisar dosar bem as energias – disse.
Nos duelos do primeiro turno, cada seleção venceu um jogo pelo placar de 3 sets Leandro Vissotto, com 14 pontos e william Priddy, com 13, foram os destaques. No segundo, Anderson, com 21 pontos, e Murilo, com 20, concentraram os pontos de suas equipes.
Com 21 pontos, o Brasil é o líder do Grupo A, seguido justamente pelos americanos, com 15. Sexta e sábado, às 21h (de Brasília) os comandados de Alan Knipe e Bernardinho se encaram em Tulsa em confronto direto pela classificação para a fase final da Liga Mundial, em Katowice, na Polônia.
 

Após três anos, Daiane volta à seleção em desafio contra o México em Natal

Ginasta participa do Meeting Internacional de Ginástica Artística neste fim
de semana, como preparação para os Jogos Pan-Americanos, em outubro

Por GLOBOESPORTE.COM Natal
Ginástica olímpica Daiane dos Santos (Foto: Ricardo Bufolin / Photo&Grafia)Daiane dos Santos volta à seleção neste fim de
semana (Foto: Ricardo Bufolin / Photo&Grafia)
Após três anos longe, Daiane dos Santos volta à seleção brasileira neste fim de semana, na disputa do primeiro Meeting Internacional de Ginástica Artística, que será realizado no Ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Aos 28 anos, ela estará ao lado de quatro atletas juvenis: Lorrane Santos, Isabelle Cruz, Mariana Oliveira e Isabella Lima. O Brasil terá como adversário o México, em um evento preparatório para o Pan-Americano de Guadalajara, em outubro, e para o Mundial do Japão, que vale vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
- Garra para competir sempre temos. Mas dá um gás ainda maior voltar para a seleção em um campeonato internacional, pois é diferente. Estou dando o melhor, e as expectativas são ótimas. Temos reunidas aqui três gerações: a passada, a atual e a futura. Essa integração é muito proveitosa. Tento passar o máximo de experiência que posso para as mais jovens e sinto, que às vezes, uma palavrinha que falo durante o treino já ajuda bastante - disse.
Além do feminino, o Brasil terá Áustria, França, Espanha e México como adversários no masculino. Nesta sexta-feira, os atletas farão os treinos de pódio, onde apresentarão aos árbitros as séries que irão fazer durante o campeonato. As mexicanas têm como principal representante a experiente Alexa Moreno, que elogiou a estrutura montada em Natal para receber o Meeting.
- As barras são bastante firmes aqui, o que facilita os movimentos. acho que isso pode nos ajudar bastante. É muito bom estar no Brasil, só estou sentindo bastante calor - brincou a mexicana.

Em comemoração do Dia Olímpico, COI homenageia mulheres do esporte

Uma representante de cada continente foi escolhida pelo engajamento em ações para aumentar o número de mulheres ligadas ao mundo esportivo

Por GLOBOESPORTE.COM Lausanne, Suíça
COI homenageia mulheres do esporte (Foto: Divulgação)Mulheres do esporte recebem homenagem do COI
(Foto: Divulgação)
Em uma das comemorações pelo Dia Olímpico (23 de junho), o Comitê Olímpico Internacional homenageou pelo segundo ano consecutivo mulheres engajadas no crescimento do número de pessoas do sexo feminino envolvidas com o esporte. Uma representante de cada continente foi escolhida pela entidade internacional.
Uma cerimônia foi realizada em Lausanne, na Suíça para a entrega dos troféus às mulheres homenageadas. Tegla Loroupe (Quênia) foi a escolhida no geral. As outras vencedoras de seus continentes foram: Nadouvi Lawson Body (Togo, África); A mulher e a Comissão do Esporte do Comitê Olímpico do Equador (Américas); Narin Hajtass (Jordânia, Ásia); Sema Kasapoglu (Turquia, Europa); e Daphne Pirie (Austrália, Oceania).
 Tegla Loroupe recebe homenagem do COI (Foto: Divulgação) Tegla Loroupe foi o grande destaque da premiação
(Foto: Divulgação)
As vencedoras deste ano receberam homenagens por seus papéis na obtenção de mais mulheres envolvidas no esporte como atletas, administradoras, líderes e membros da mídia. Comitês Olímpicos Nacionais, Federações Internacionais e Associações Continentais foram convidados a apresentar candidaturas, e as vencedoras foram selecionadas de 46 opções.
- A participação das mulheres nos Jogos, por exemplo, quase dobrou nos últimos 30 anos. Partindo de 23% nos Jogos de Los Angeles-1984 para quase 43% nos Jogos de Pequim-2008. Esperamos que esta tendência positiva continue em Londres-2012 – disse Jacques Rogge, presidente do COI.

Sob chuva, Simoncelli é o mais
rápido na 1ª sessão de treinos

Italiano supera Rossi e Stoner na prática para o GP da Holanda. Organizadores cancelam segunda sessão por motivos de segurança

Por SporTV.com Assen, Holanda
Na única sessão dos treinos livres para o GP da Holanda, neste sábado, o italiano Marco Simoncelli, da Honda Gresini, foi o mais rápido. Nesta quinta-feira, ele terminou à frente do compatriota Valentino Rossi, da Ducati, e do australiano Casey Stoner, da Honda HRC, líder do Mundial de MotoGP.
Sob chuva, Simoncelli ficou 0s360 à frente de Rossi, que acabou com quase meio segundo de vantagem em relação a Stoner. Em seguida, ficaram o italiano Andrea Dovizioso, da Honda HRC, em quarto lugar, e espanhol Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory, quinto colocado. Recuperado de cirurgia na clavícula, fraturada há duas semanas no GP de Silverstone, o inglês Cal Crutchlow, da Yamaha Tech 3, completou a prática na sexta posição após 13 voltas. O japonês Hiroshi Aoyama, que substitui o espanhol Dani Pedrosa (em recuperação de cirurgia na clavícula) na Honda HRC, garantiu a 12ª posição.
A segunda sessão foi cancelada por segurança. Segundo a organização da prova holandesa, ”as condições da pista após a primeira sessão da Moto2 foram consideradas perigosas para a realização da segunda sessão de livres de cada uma das três categorias, apesar de os caminhões de limpeza terem trabalhado durante duas horas para remoção do óleo ao longo de um terço da pista”.
A forte chuva durante as primeiras sessões provocou varias quedas, especialmente no treino da Moto 2 – a moto do italiano Alex Boldolini deixou um rasto de óleo em boa parte da pista após ter sofrido queda.
A limpeza da pista atrasou o início da segunda prática das 125cc, que deveria ter começado às 13h15m locais, mas acabou provocando o cancelamento de todas as sessões da tarde.
O SporTV transmite a etapa holandesa do Mundial de Motovelocidade ao vivo no sábado, a partir de 7h (horário de Brasília), com narração de Guto Nejaim e comentários de Fausto Macieira.

Alonso duvida de recuperação: 'Mais fácil fazer o Caminho de Santiago'

Piloto espanhol acredita que Vettel tem 'caminho marcado' para o título

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Fernando Alonso evento Valência (Foto: agência Efe)Alonso em evento em Valência (Foto: agência Efe)
O espanhol Fernando Alonso não está muito confiante em sua recuperação na temporada. Separado do líder Sebastian Vettel, da RBR, por 92 pontos, o piloto da Ferrari brincou com suas condições na briga pelo título.
- É mais fácil fazer o Caminho de Santiago do que me recuperar. Estou um pouco longe e é muito difícil. O caminho para o título parece muito marcado este ano. Vettel venceu quase todas as corridas, se saiu muito bem e conseguiu uma boa diferença – afirmou Alonso, citando a histórica rota católica em Compostela, na Espanha, durante evento de um patrocinador em Valência.
Para o espanhol, resta esperar que Ferrari e McLaren consigam parar Vettel e a RBR a partir da corrida deste fim de semana, o GP da Europa, em Valência. Mas Alonso afirma que também tem seu trabalho a fazer.
- Vou tentar dar o máximo de trabalho possível, já a partir desta corrida. Mas espero também que tanto a McLaren quanto a Ferrari consigam pôr um freio na RBR.
Alonso afirma que a limitação imposta pela FIA para o mapeamento dos motores a partir de Valência não vai afetar tanto o campeonato.
- Não acredito que influencie tanto. Todos vamos perder aderência na freada. Algumas equipes que usem um mapeamento mais extremo talvez percam mais. Tomara que nos beneficie, mas é algo que está no ar.

Cidade de Santos amanhece em
festa com o tri da Libertadores

Dia seguinte ao tri tem bandeiras do Peixe e do Japão, torcedores com camisas, sacadas enfeitadas e até escudo gigante na Praia do Gonzaga

Por Adilson Barros Santos, SP
estátua pelé festa  (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Festa perto da estátua do Rei (Foto: Adilson Barros)
"Tricampeão! Tricampeão! Tricampeão!" Esse gritou ecoou em Santos durante toda a madrugada desta quinta-feira. A cidade amanheceu preta e branca. Nas sacadas, bandeiras. Nas ruas, muita gente com camisas do time. Com o feriado de Corpus Christi, as praias já estavam movimentadas desde cedo.
Alguns pularam rápido da cama para curtir o primeiro dia como tricampeões da América. Outros, nem dormiram. Foi o caso dos amigos Lenon e Richard, que, às 10h30m, ainda estavam na Praia do Gonzaga, a mais famosa de Santos, gritando.
- Eu estava no Pacaembu e desci (a Serra do Mar) logo depois do jogo. Aqui, eu me encontrei com o Richard e estamos comemorando até agora - comentou Lenon.
Na tradicional padaria do Canal 5, reduto alvinegro que ficou famoso quando o seu proprietário pendurou uma faixa pedindo a saída do técnico Adilson Batista, ainda mais animação. Havia até torcedor de turbante e bandeira japonesa.
- De Dubai para o Japão. Não importa. Vamos ser campeões do mundo – vibrava a figura. No ano passado, o Mundial Interclubes foi em Dubai, nos Emirados Árabes. Em dezembro, o torneio volta para o Japão.
escudo santos praia gonzaga (Foto: Guilherme Dionízio / Agência Estado)Escudo gigante do Santos na praia do Gonzaga (Foto: Guilherme Dionízio / Agência Estado)