sábado, 19 de janeiro de 2013

Dedé conta com torcida da família em jogo em Volta Redonda

Namorada e irmão prestigiam zagueiro em jogo do Vasco contra o Boavista na sua cidade natal

Por Gustavo Rotstein Volta Redonda, RJ
6 comentários
O Vasco disputou sua primeira partida oficial de 2013 a quase 100 quilômetros de São Januário. Mas Dedé estava em casa. Nascido em Volta Redonda, o zagueiro recebeu o apoio dos familiares no Estádio Raulino de Oliveira, que acompanharam a vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, neste sábado.
Irmão mais velho de Dedé, Gleydson foi ao estádio vestindo uma camisa da Seleção Brasileira usada pelo zagueiro. Ao seu lado estava Patrícia, namorada do ídolo vascaíno.
irmão e namorada de Dedé vasco em volta redonda (Foto: Gustavo Rotstein)Patrícia, namorada, e Gleydson, irmão de Dedé marcam presença em jogo do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein)
O jogo contra o Boavista foi o primeiro de Dedé como capitão efetivo do Vasco. Ele foi o escolhido para assumir a braçadeira após a saída de Juninho, Felipe e Fernando Prass no fim do ano passado.

Taça Guanabara

Grupo A
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vasco
3
1
1
0
0
3
0
3
100
2
Friburguense
3
1
1
0
0
2
1
1
100
3
Madureira
1
1
0
1
0
1
1
0
33.3
4
Olaria
1
1
0
1
0
0
0
0
33.3
5
Botafogo
0
0
0
0
0
0
0
0
0
5
Nova Iguaçu
0
0
0
0
0
0
0
0
0
5
Volta Redonda
0
0
0
0
0
0
0
0
0
8
Quissamã
0
1
0
0
1
0
2
-2
0

Grupo B
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Flamengo
3
1
1
0
0
2
0
2
100
2
Resende
1
1
0
1
0
1
1
0
33.3
3
Audax Rio
1
1
0
1
0
0
0
0
33.3
4
Duque de Caxias
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Fluminense
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Macaé
0
0
0
0
0
0
0
0
0
7
Bangu
0
1
0
0
1
1
2
-1
0
8
Boavista
0
1
0
0
1
0
3
-3
0

Jogos

  • Sab 19/01/2013 - 17h00 Bariri
    Olaria
    OLA
    0 0
    AUD
    Audax Rio
  • Sab 19/01/2013 - 17h00 Eduardo Guinle
    Friburguense
    FRI
    2 1
    BAN
    Bangu
  • Sab 19/01/2013 - 17h00 Engenhão
    Flamengo
    FLA
    2 0
    QUI
    Quissamã
  • Sab 19/01/2013 - 17h00 Raulino de Oliveira
    Resende
    RES
    1 1
    MAD
    Madureira
  • Sab 19/01/2013 - 19h30 Raulino de Oliveira
    Boavista
    BVT
    0 3
    VAS
    Vasco
  • Dom 20/01/2013 - 17h00 São Januário
    Nova Iguaçu
    NOV
    FLU
    Fluminense
  • Dom 20/01/2013 - 17h00 Moacyrzão
    Macaé
    MAC
    VOL
    Volta Redonda
  • Dom 20/01/2013 - 19h30 Engenhão
    Botafogo
    BOT
    DUQ
    Duque de Caxias
Classificados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento
Vasco faz boa partida e derrota o Boavista na estreia por 3 a 0
Carlos Alberto, Eder Luis e Bernardo marcam na fácil vitória no Raulino de Oliveira. Time de Gaúcho dá poucas chances ao adversário
 
DESTAQUES DO JOGO
  • estreantes
    Ken e Soutto
    A dupla de volantes teve boa estreia. Ambos jogaram com desenvoltura, na marcação e na saída de bola, dando velocidade à equipe.
  • o nome do jogo
    Carlos Alberto
    Com as saídas de Juninho e Felipe, Carlos Alberto  ganhou  responsabilidade. Na estreia, ele procurou jogo o tempo todo e marcou um belo gol.
  • a decepção
    Boavista
    O time tem nomes conhecidos do torcedor carioca, mas teve uma atuação abaixo do esperado. No primeiro tempo, não criou uma chance sequer.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
73 comentários
O Vasco teve uma atuação bastante convincente, principalmente no primeiro tempo, e derrotou o Boavista por 3 a 0, neste sábado, começando bem a Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Sob o comando de Carlos Alberto e Eder Luis, autores dos dois gols da etapa inicial no Raulino de Oliveira, o time comandado por Gaúcho deu pouquíssimas chances ao adversário. Bernardo fez o terceiro gol, na etapa final, quando o time diminuiu um pouco seu ritmo.
- Nossa pré-temporada foi muito boa, estou feliz, e começamos bem o campeonato. Todo mundo vai se empenhar o jogo todo, vamos com tudo. Sabemos das dificuldades fora de campo, mas dentro de campo vamos botar o coração na ponta da chuteira - afirmou Bernardo.
A primeira partida do Vasco em Volta Redonda desde março de 2011 atraiu 3.827 pagantes (5.703 presentes), com uma renda de R$ 71.285.
Na próxima rodada, o Vasco, que pertence ao Grupo A, receberá o Macaé em São Januário, às 22h da próxima quarta-feira. O Boavista, do Grupo B, voltará a jogar no Raulino de Oliveira, contra o Volta Redonda, na quinta, às 20h.
Carlos Alberto comemora gol do Vasco contra o Boavista (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Carlos Alberto comemora o primeiro gol do Vasco contra o Boavista (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Primeiro tempo com correria e chuva
Sob forte chuva, a partida começou a mil por hora, com o Vasco deixando claro desde o princípio que era ele que tinha de tomar as rédeas da partida. O Boavista não se opôs, mas também procurava jogar com rapidez nos contra-ataques - sem ameaçar muito. O time cruz-maltino era mais objetivo e, depois de ter uma boa chance com Eder Luis, abriu o marcador com um belo gol de Carlos Alberto, que recebeu na área de Eder Luis, limpou um zagueiro e colocou no canto do esquerdo do goleiro Vinícius, aos 16 minutos.
Após a parada técnica, o Vasco continuou alugando o campo defensivo do adversário e com veloz troca de passes ia envolvendo o Boavista, que não conseguiu criar uma chance sequer na etapa incial. Foi desta forma que surgiu o segundo gol, aos 27: Abuda recebeu na direita e cruzou rasteiro para Eder Luis, no meio da zaga, empurrar para a rede. O ritmo vascaíno não caiu, com forte marcação, e Bernardo quase fez o terceiro.
Vasco acelera de novo após parada técnica e faz o terceiro
Como praticamente não jogou na primeira etapa, como disse Erick Flores na volta para o segundo tempo, o Boavista avançou sua marcação e tentou pelo menos fazer Alessandro trabalhar. Isso deu campo para o Vasco organizar contra-ataques, quase sempre explorando a velocidade de Eder Luis. A estratégia quase deu certo aos 20, um minuto após o time de Bacaxá criar e desperdiçar uma ótima oportunidade, em cabeçada errada de Jorge Fellipe: o ligeiro atacante cruz-maltino foi derrubado bem perto da linha da área, na meia-lua, e na cobrança da falta Wendel cobrou com violência, quase fazendo o terceiro.
O Vasco voltou mais aceso ao jogo depois da parada técnica e chegou ao terceiro, aos 27, em outra boa jogada do seu ataque. Wendel serviu Eder Luis, na área, e o atacante deixou à feição para Bernardo bater seco no canto esquerdo de Vinícius. Aí ficou muito mais fácil para a equipe da capital, que chegou até a cometer falhas que não haviam acontecido até então, mas sem qualquer consequência. A torcida vascaína pôde comemorar e ganhar esperança após um início de ano conturbado devido à crise financeira e a saída de vários jogadores importantes.
 
Diante de Lula, Santos vê Neymar e Miralles decidirem contra o 'Bernô'
Peixe sofre com falta de entrosamento, mas conta com atuação decisiva do camisa 11 e do argentino, que saiu do banco e 'ofuscou' Montillo
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    33 do 2º tempo

    O Santos dominava, mas não conseguia furar o bloqueio do 'Bernô' e o 1 a 1 permanecia. Coube a Miralles, após falha de Samuel, garantir a vitória.
  • nome do jogo
    Neymar

    Fez golaço, foi caçado, sofreu pênalti e, mais uma vez, causou a expulsão de um marcador rival - que durou 34 minutos em campo. Precisa mais?
  • em alta
    Miralles

    O argentino saiu do banco e mostrou, mais uma vez, ser eficiente. Foi dele o gol que recolocou o Santos à frente na partida.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
42 comentários
Sob os olhares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Santos sofreu com a falta de entrosamento diante do São Bernardo, mas contou com a inspiração de Neymar e a eficiência de Miralles para sair vitorioso em sua estreia pelo Campeonato Paulista. Com dois gols do camisa 11 e outro do argentino (em jogada produzida pelo compatriota Patito Rodriguez), o Peixe bateu o Bernô por 3 a 1, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo - Naldinho marcou para o time da casa.
O jogo marcou a estreia oficial de parte dos sete reforços do Santos para a temporada 2013. Montillo, o principal (e mais caro), teve atuação discreta, marcada por um gol incrível perdido logo no começo da etapa final. A acabou ofuscado pelos compatriotas Patito e Miralles. Cícero, Guilherme Santos, Neto e Renê Júnior tiveram boas atuações, apesar da nítida falta de entrosamento.
O próximo jogo do Santos será na quarta-feira, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, às 19h30, na Vila Belmiro - será a estreia de Montillo e dos demais reforços diante do torcedor da Baixada. Já o São Bernardo enfrenta o Guarani, no mesmo dia e horário, em Campinas.
cicero santos são bernardo (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)Cícero, um dos reforços do Santos, diante do São Bernardo (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)
Ainda sem liga, mas com Neymar
Com cinco caras novas em relação ao time que encerrou 2012, o Santos deixou claro, desde os primeiros minutos, que ainda será necessário algum tempo para que a equipe ganhe liga - apesar de ter à disposição uma gama de opções maior que a do ano passado. Algo, aliás, que o próprio técnico Muricy Ramalho já alertava que iria acontecer. Não à toa, embora dominasse as ações da partida, o Peixe encontrava dificuldades para penetrar na grande área de um São Bernardo que aproveitava para marcar bem o sistema santista de criação - foram quase vinte minutos de calmaria para o goleiro Wilson Júnior.
Muricy, contudo, também avisou que a velocidade e a técnica eram as palavras-chave desse "novo" Santos. E foi justamente com a mescla das duas características que o Alvinegro Praiano, aos 19 minutos, abriu o marcador. Bruno Peres - que surpreendeu ao reassumir a lateral-direita no treino da última sexta, rendendo Galhardo - iniciou a jogada ao disparar pelo meio-campo e abrir o lance para Neymar. O atacante, apesar da marcação, mostrou frieza: dominou e tocou no canto, com categoria, para inaugurar o marcador.
A falta de entrosamento santista, no entanto, dava brechas para que o São Bernardo criasse coragem. E logo no primeiro ataque o time do ABC mostrou eficiência. Dois minutos após o gol de Neymar, Bady fez boa jogada pela direita, tirou Durval da jogada e cruzou para Naldinho marcar.
A igualdade reestabeleceu o panorama que se desenhava para o jogo desde os primeiros minutos, com o Santos buscando espaços no bem armado sistema defensivo do São Bernardo. Neymar, como de praxe, era o homem de frente mais acionado, e acabou travando um duelo particular com Dudu. O zagueiro, porém, durou apenas 34 minutos em campo - após duas faltas no camisa 11, levou o vermelho.
Com um a menos, o São Bernardo - que mostrava dificuldades para se reaproximar da grande área santista, dada a boa atuação da dupla Renê Júnior e Arouca - resolveu recuar de vez as linhas de meio e ataque. E o Santos cresceu. Luciano Dias, técnico do Bernô, acabou sacrificando o experiente Fernando Baiano, dando a vaga do atacante ao volante Glaydson. O Peixe passou a pressionar mais, mas o time do ABC conseguiu se segurar.
Montillo perde chance
A etapa final começou como a inicial se encerrou: com o Santos marcando presença no campo ofensivo e o São Bernardo, com 10  em campo, preocupado em manter o empate sob controle. Assim como nos 45 minutos iniciais, Neymar era a principal referência, não só no ataque, mas também na armação - que o diga o passe primoso que deu para Montillo, logo aos seis minutos, deixando o argentino na cara do gol. O meia, no entanto, não soube aproveitar o presente do camisa 11: passou por Wilson Júnior, mas perdeu o ângulo e viu o arqueiro se recuperar.
Neymar infernizava o sistema defensivo do São Bernardo - e acabava caçado por isso, tendo sofrido as faltas que provocaram os cinco primeiros cartões amarelos (incluindo os dois do primeiro tempo, que culminaram na expulsão de Dudu) do Bernô na partida. A sorte, porém, parecia não estar ao lado do atacante. Na hora dos chutes, a bola ou desviava em algum marcador, ou parava na trave - como ocorreu aos 20 minutos, em cobrança de falta.
Sem entrosamento, o Santos sofria para furar a retranca adversária. E, aos poucos, o São Bernardo - que apostava na marcação forte a partir do meio-campo, com Bady, Naldinho e Glaydson - parecia querer se aventurar no ataque. Ironicamente, foi em uma dessas investidas do Bernô que o Alvinegro se aproveitou para reassumir a ponta do placar. De argentino para argentino, Patito lançou Miralles, que aproveitou falha de Samuel para mandar para a rede.
Outra vez atrás no marcador, o São Bernardo ameaçou sair para o ataque, mas já não parecia ter pique para surpreender o Santos como fez no primeiro tempo. Mais inteiro, o Peixe manteve o domínio da partida e ainda teve tempo de ampliar. Mais uma vez com Neymar, em pênalti sofrido por ele mesmo, dando números finais ao marcador.
Substituto de Love faz dois gols na vitória do Fla sobre o Quissamã
Hernane usa a cabeça para construir placar de 2 a 0, em atuação mediana do time rubro-negro na estreia do adversário na Série A estadual
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    Hernane
    O camisa 9 mostrou presença de área, fazendo dois gols de cabeça. Teve chance de marcar mais um, em toque por cima do goleiro, mas a bola saiu.
  • a decepção
    Ramon
    O lateral recebeu um cartão amarelo aos 17 minutos do primeiro tempo e outro já nos acréscimos. Ouviu o coro de "burro" dos torcedores.
  • estreante
    Quissamã
    Debutante na elite do Carioca, o time se mostrou nervoso e tímido no Engenhão. Durante parada técnica, jogadores se cobraram para atuar sem medo.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
276 comentários
O Flamengo estreou com vitória no Campeonato Carioca de 2013. Na tarde deste sábado, no Engenhão, batizou o Quissamã com triunfo de 2 a 0. Foi o primeiro jogo da história do adversário rubro-negro na elite estadual. Hernane, candidato a substituir Vagner Love, marcou os dois gols no Engenhão, ambos de cabeça.
- Atacante vive de gols. A torcida pode não confiar muito no Hernane, não dar valor, mas a gente vê o esforço dele. Hoje ele foi feliz, decisivo, e quem sabe ele não deslancha. No ano passado ele foi artilheiro do Paulista, o estadual mais forte do Brasil. Esperamos que ele seja o Hernane daquele campeonato - analisou o goleiro Felipe.
Com rendimento mediano na partida, o Flamengo foi mal no primeiro tempo e cresceu na etapa final, mas não conseguiu um placar mais elástico. Diante de um adversário muito tímido, no entanto, teve controle quase absoluto. Não atuaram os quatro reforços (Elias, Gabriel, João Paulo e Wallace), os oito jogadores que continuam fazendo pré-temporada (Thomás, Renato, Alex Silva, Cleber Santana, Airton, Camacho, Muralha, González) e Adryan e Mattheus, que estavam com a seleção brasileira eliminada no Sul-Americano Sub-20.
O lateral-esquerdo Ramon, muito mal na partida, conseguiu ser expulso ao levar o segundo amarelo já nos acréscimos. Ele estava pendurado desde os 17 minutos do primeiro tempo. O Flamengo volta a campo na quarta-feira, às 17h, fora de casa, contra o Madureira. O Quissamã, no mesmo dia, recebe o Resende.
Hernane comemora gol do Flamengo contra o Quissamã (Foto: André Portugal / Vipcomm)Hernane comemora gol do Flamengo contra o Quissamã (Foto: André Portugal / Vipcomm)
Fla pula cedo na frente
O Flamengo esteve longe de jogar bem no primeiro tempo. Mas fez o suficiente para largar com vantagem. E graças a uma jogada de bola parada. Cedo, logo com três minutos, Rodolfo bateu escanteio da esquerda e viu Hernane subir alto, acima da zaga, entre dois marcadores, e martelar de cabeça. Foi quase um chute com a testa: forte, certeiro.
O gol influenciou o clima da etapa. O Flamengo, dominador, se permitiu o luxo de não ter pressa. Com três jogadores por vezes exageradamente isolados na frente (Nixon, Hernane e Rafinha), acabou mais girando em campo do que criando novas oportunidades. Poderia ter ampliado em apenas dois momentos: um chute fraco de Nixon e uma investida de Hernane pela esquerda, em lance afastado pela zaga. Sorte rubro-negra que a contrapartida do Quissamã foi quase nula. No único esboço de chance do oponente do Fla, Ramon apareceu bem para cortar.
Mais um de Hernane
Melhorou muito o desempenho do Flamengo no segundo tempo. Em dez minutos, o time de Dorival Júnior produziu mais do que em toda a etapa anterior. Foi por detalhes que o segundo gol não saiu já na largada do período. Sucederam-se chances, e as melhores resultaram em toque para fora de Hernane, encobrindo o goleiro, e em chute na trave de Nixon, após passe matemático de Ibson.
Com o passar do tempo, o Quissamã conseguiu reduzir a pressão flamenguista. Os rubro-negros seguiram superiores, mas com chegadas mais esporádicas ao ataque. Dorival resolveu testar Romário na equipe e chamou Luiz Antonio para dar solidez ao meio-campo. A entrada do primeiro foi decisiva. Ele apareceu bem na direita e mandou na cabeça de Hernane, decisivo: 2 a 0.
‘Novo’ São Paulo sofre, mas começa ano com vitória sobre Mirassol
Em teste para Libertadores, Luis Fabiano e Jadson garantem triunfo na estreia no Paulistão. Ceni e travessão salvam equipe no segundo tempo
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    35 do 2º tempo

    Jadson recebe na entrada da área, gira e bate rasteiro, marcando o segundo gol do São Paulo e matando o jogo quando o Mirassol pressionava.
  • nome do jogo
    Rogério Ceni

    Prestes a completar 40 anos - faz aniversário na terça-feira -, o goleiro fez duas defesas difíceis no segundo tempo, garantindo a vitória tricolor.
  • em alta
    Cañete

    Em poucos minutos, o argentino mostrou que pode ser útil. Fez boas jogadas pela direita, mas, claro, sem a qualidade do craque Lucas.
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
188 comentários
O São Paulo começou a exibir neste sábado sua nova faceta para a temporada 2013. O time que vivia em função da velocidade de Lucas joga agora na cadência de Paulo Henrique Ganso. Com uma bela atuação do maestro no primeiro tempo e grandes defesas de Rogério Ceni no segundo, o Tricolor iniciou o Campeonato Paulista com uma vitória por 2 a 0 sobre o Mirassol, no Morumbi.
O gol marcado por Luis Fabiano no início do primeiro tempo mostrou claramente como Ney Franco quer a equipe. A correria deu lugar aos toques rápidos para envolver a defesa rival. Nisso, Ganso é mestre. De costas, deu um passe genial para Osvaldo cruzar e o Fabuloso finalizar.
O São Paulo, porém, sentiu a falta de ritmo e de entrosamento, principalmente no segundo tempo, quando foi dominado. A equipe chegou a ser pressionada pelo Mirassol, mas se agarrou às defesas de Rogério Ceni e ao travessão para evitar um tropeço logo na primeira partida do ano. Jadson tirou a equipe do sufoco a dez minutos do fim, em jogo que marcou a estreia de Lúcio na zaga - Aloísio entrou no segundo tempo, assim como Cañete, recuperado de lesão.
Apesar do discurso de levar o estadual a sério, a partida serviu como mais um teste para o grande alvo da temporada. Na quarta-feira, o time tricolor estreia na fase prévia da Taça Libertadores, diante do Bolívar, às 22h, também em casa – o decisivo duelo está marcado para dia 30 de janeiro, em La Paz. O vencedor entrará no Grupo 3, com Arsenal, The Strongest e Atlético-MG.
O Mirassol tentará reagir em sua primeira partida em casa. O clube recebe o União Barbarense, quinta-feira, às 19h30m.
Luis Fabiano comemora gol do São Paulo contra o Mirassol (Foto: William Volcov / Ag. Estado)Luis Fabiano comemora gol do São Paulo contra o Mirassol (Foto: William Volcov / Ag. Estado)
Gol no início facilita para o Tricolor
A postura defensiva do Mirassol, todo recuado em seu campo, permitiu que o São Paulo tivesse uma amostra do que possivelmente enfrentará diante dos bolivianos. O time do interior do estado tentou travar o meio de campo para impedir que os dois armadores do Tricolor criassem.
Jadson e Ganso, porém, agradaram de maneira geral. Depois de alguns lances em que embolaram o posicionamento e se confundiram, a dupla se acertou aos poucos. O baixinho nem de longe tem o mesmo poder de Lucas para abrir a defesa pelo lado direito, mas a troca de passes rápidos com Paulo Henrique gerou espaços.
O gol teve a cara do novo São Paulo, aos 12 minutos. Ganso recebeu de Luis Fabiano e de costas acertou um impensável passe de calcanhar para Osvaldo. Na velocidade, o atacante invadiu a área pela esquerda e cruzou para o Fabuloso desviar no canto direito do goleiro Diego.
O Mirassol tentou reagir, chegou a aparecer algumas vezes na área, mas em nenhuma com chance clara para marcar. Lúcio passou segurança na defesa, errando muito pouco. De quebra, ainda arriscou uma subida ao ataque aparecendo como um centroavante.
O São Paulo, contudo, diminuiu o ritmo depois de ficar em vantagem. A melhor chance veio novamente com o camisa 9, que perdeu o equilíbrio ao driblar o goleiro após belo passe de Osvaldo.
Ganso na partida do São Paulo contra o Mirassol (Foto: Leandro Martins / Futura Press)Ganso, na partida do São Paulo, contra o Mirassol
(Foto: Leandro Martins / Futura Press)
Mirassol cresce na etapa final
A desvantagem fez o Mirassol se arriscar mais e dar trabalho ao São Paulo na etapa final. Com as peças mais adiantadas, a equipe vestida de amarelo passou a dominar. Jadson e Ganso caíram de rendimento e não conseguiram tirar o Tricolor do campo defensivo.
Não fosse Rogério Ceni, que completará 40 anos na terça-feira, o jogo teria se complicado para o time da capital. Primeiro, ele fez grande defesa em chute de Rodrigo Possebon na área. Em seguida, evitou o gol de empate em forte cabeçada de Gian.
Percebendo a dificuldade para segurar a bola no ataque, Ney Franco optou por sacar Luis Fabiano e Ganso para colocar Aloísio e Cañete, respectivamente. Antes mesmo de a troca fazer efeito, o Mirassol, mais uma vez, quase igualou o placar. Alex Silva acertou uma bomba no travessão.
O cansaço também chegou aos visitantes. São Paulo conseguiu equilibrar a partida nos 15 minutos finais. Cañete, que já havia pedido pênalti em toque de mão de Welton Felipe em um lance anterior, acertou a trave esquerda com um forte chute. Aos 35, Jadson assegurou o triunfo ao receber de Denilson e bater rasteiro no canto direito de Diego

Massaranduba finaliza americano e leva torcida ao delírio no Ibirapuera

Peso-leve brasileiro vence o rival C.J. Keith na abertura do card do UFC São Paulo e comemora com o público: 'Obrigado por gostarem de mim'

Por SporTV.com São Paulo
34 comentários
A abertura do UFC São Paulo não poderia ser melhor para a torcida brasileira. O ex-participante do TUF Brasil, Francisco Massaranduba não decepcionou e finalizou o americano C.J. Keith com 1m50s do segundo round, com um belo katagatame. Muito emocionado, o atleta brasileiro se emocionou com o carinho recebido. Está foi a segunda vitória de Massaranduba em três combates pelo Ultimate.
- Obrigado por todos gostarem de mim. Eu treino muito, quando a gente treina, sempre tem alguma coisa boa no final. Quero agradecer ao Brasil inteiro - disse, ainda dentro do octógono.
Massaranduba comemora vitória no UFC em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Massaranduba comemora vitória no UFC em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Os atletas começaram o duelo se estudando muito, medindo a distância no centro do octógono. O brasileiro tomou a iniciativa e encurtou a distância, trabalhando o clinch na tentativa de derrubar o oponente. Com muita força, Massaranduba carregou Keith e o jogou no chão, onde começou a trabalhar na meia-guarda. Empurrado pela torcida no Ibirapuera, o brasileiro conseguiu encaixar a posição e desferiu bons golpes. C.J, por sua vez, conseguiu espaço e passou a ficar por cima no chão na sequência. Francisco Massaranduba tentou um armlock, mas não conseguiu encaixar.
A luta voltou a ficar de pé e o americano se jogou no chão tentando uma kimura, sem sucesso. Massaranduba então inverteu a posição e disparou bons socos nos segundos finais do primeiro assalto.
Logo no começo do segundo round, Massaranduba acertou um bom direto do rival, que se manteve de pé. Novamente mostrando muita força, Massaranduba jogou C.J Keith no chão aplicou o katagame. O americano tentou se segurar, mas não aguentou e bateu três vezes.
- Eu não queria chegar ao UFC, vencer uma lutinha e ser demitido. Eu quero mais, Quando você chega ao UFC, o maior campeonato do mundo, você sempre olha mais à frente - disse o lutador brasileiro, após o combate.
Na véspera do combate, C.J. Keith sofreu para bater o peso regulamentar da categoria dos leves. Ele precisou da ajuda de uma toalha e mesmo assim mostrou demais diante das câmeras. O americano passou uma libra do limite de sua categoria, pesando 71,2kg, e só alcançou o peso regulamentar cerca de uma hora depois.

Estreante, Ildemar Marajó vence Wagner Caldeirão por finalização

Irmão do peso-galo Iuri Marajó vence com uma chave de joelho reta no UFC São Paulo e proporciona a segunda derrota do paulista no evento

Por SporTV.com São Paulo
Comente agora
No duelo entre Pará e São Paulo, Ildemar Marajó levou a melhor sobre Wagner Caldeirão no card preliminar do UFC São Paulo. O estreante no Ultimate venceu o adversário por finalização, via chave de joelho reta aos 2m39s do segundo round e chegou a uma sequência de 12 vitórias consecutivas.
Em um confronto de canhotos, Caldeirão começou a luta comandando as ações e encaixando bons golpes de boxe no rosto do oponente, até ser levado para a grade pelo paraense. Após breve momento de estudo, o paulista acertou novamente um soco e foi respondido com uma joelhada e um chute alto. A menos de um minuto do fim do round, Marajó cinturou e levou Caldeirão para baixo. Sem muita ação, Mário Yamasaki interrompeu a luta e os dois voltaram em pé.
UFC Ildemar Marajó venceu Wagner Caldeirão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ildemar Marajó comemora primeira vitória no UFC (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
No segundo round, a trocação continuou. Ildemar Marajó derrubou Caldeirão, mas entrou direto em uma guilhotina, sem muito efeito. O paraense tentou arranjar uma brecha para um triângulo, mas demorou muito e recebeu a raspagem. Mesmo por baixo, Ildemar teve mobilidade suficiente para pegar a perna do rival. Após resistência de Caldeirão, Marajó encaixou uma chave de joelho reta e fez o adversário bater.
- Quero agradecer ao UFC. É um sonho que se tornou realidade - disse.
Esta é a décima oitava vitória de Ildemar Marajó na carreira e a primeira no UFC. As duas únicas derrotas da carreira de Caldeirão foram no Ultimate, a úlitma para Phil Davis na terceira edição do UFC Rio.
Confira o resultado da luta anterior:
Francisco Massaranduba venceu C.J. Keith por finalização (katagatame) no segundo round

UFC confirma retorno a Suécia com Gustafsson x Mousasi em abril

Evento volta ao país após um ano. 'The Mauler' está novamente na luta principal para encarar o ex-campeão do Strikeforce

Por SporTV.com São Paulo
O UFC volta a Suécia no dia 6 de abril deste ano. A organização confirmou o confronto entre o lutador da casa Alexander Gustafsson e Gegard Mousasi, ex-campeão dos meio-pesados do Strikeforce e um dos lutadores do antigo evento a migrar para o Ultimate. O holandês faz sua estreia no evento e o vencedor do combate pode garantir vaga em uma possível disputa de cinturão contra Jon Jones ou Chael Sonnen, que se enfrentam no dia 27 de abril.
"The Mauler" vem de vitórias sobre os brasileiros Maurício Shogun e Thiago Silva, enquanto que Mousasi também triunfou em sua última luta, na qual finalizou o americano Mike Kyle.
UFC lutador Alexander Gustafsson (Foto: Reprodução / Facebook)Alexander Gustafsson é algoz de lutadores brasileiros (Foto: Reprodução / Facebook)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Convidados apostam em Belfort contra Bisping no UFC São Paulo

Johnny Eduardo e Bebeo Duarte estarão no DeBatendo deste sábado, que analisa todos os lances do evento, ao vivo, logo após o duelo principal

Por SporTV.com Rio de Janeiro
20 comentários
Vitor Belfort e Bisping na coletiva do UFC em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Vitor Belfort e Bisping se enfrentam no UFC SP
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Vitor Belfort e Michael Bisping são as grandes estrelas do UFC São Paulo, neste sábado, a partir das 20h (de Brasília). Logo após o combate pelo peso-médio, que fecha o evento, vai ao ar no SporTV o Sensei DeBatendo, com a presença de Johnny Eduardo e Bebeo Duarte. Os convidados, que vão analisar todos os lances da noite, adiantaram os seus palpites para o confronto: os dois acreditam em vitória do brasileiro, mas discordam em relação à forma como a luta terminará.

- Estou torcendo pelo Vítor, é claro, já que tem buscado sua hegemonia há algum tempo. Ele vence por pontos, não acredito no nocaute. Bisping é um cara experiente, tem gás, é estrategista. A qualquer momento ele pode despontar - disse Johnny.

- Acho que o Vitor ganha bem. Espero que o pessoal dele tenha feito a estratégia certa. Acho que ele pode bater em pé e no chão. Mas em pé é loteria. Acho que ele deveria botar para baixo e não correr o risco de perder em casa. Ele é diferenciado no chão, apesar de ter um boxe bom. Na trocação pode tomar um soco de volta, no contragolpe. Torço para que seja uma finalização. Não acredito em vitória por pontos. Acredito que ele vença no segundo round - emendou Duarte.
Johnny Eduardo, de 34 anos, é lutador de MMA há mais de 15 e já lutou em eventos como Bellator, Shooto e Jungle Fight. No UFC, entreou em agosto de 2011, com derrota para Raphael Assunção, por decisão unânime, mas venceu Jeff Curran em seguida. Em sua análise do UFC São Paulo, o carioca disse não acreditar que o vencedor de Bisping x Belfort será o próximo adversário do campeão dos médios Anderson Silva.

- Eu acho que não. Dana White ainda deve casar alguma outra luta antes. Até mesmo para preservar o Vitor, ou quem vença. Ainda tem uma galera para disputar esse cinturão - analisou.

Bebeo Duarte é um dos organizadores do Jungle Fight, ao lado de Wallid Ismail. Ele acredita que Belfort, que perdeu para Jon Jones em disputa pelo cinturão dos meio-pesados do UFC, terá mais sucesso se permanecer na categoria dos médios do Ultimate.

- Acho que o lugar do Vitor é entre os médios. Dentre todos os que estão lutando, acho que ele é um bom adversário, à altura do campeão (Silva) - disse.
Confira as lutas do UFC São Paulo:
CARD PRINCIPAL
Peso-médio (até 84,4kg): Vitor Belfort (84kg) x (84,4kg) Michael Bisping
Peso-médio (até 84,4kg): Daniel Sarafian (84,4kg) x (84,4kg) CB Dollaway
Peso-pesado (até 120,7kg): Gabriel Napão (115,7kg) x (117kg) Ben Rothwell
Peso-leve (até 70,8kg): Thiago Tavares(70,3kg) x (70,3kg)Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Godofredo Pepey (65,8kg) x (66,2kg)Miltinho Vieira
Peso-médio (até 84,4kg): Ronny Markes (84,4kg) x (84kg) Andrew Craig
Peso-pena (até 66,2kg): Diego Nunes (65,8kg) x (65,8kg) Nik Lentz
Peso-leve (até 70,8kg): Edson Barboza (69,8kg) x (69,8kg) Lucas "Mineiro" Martins
Peso-galo (até 61,7kg): Iuri Marajó (61,2kg) x (61,7kg) Pedro Nobre
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Ildemar Marajó (91,2kg) x (93,4kg)Wagner Caldeirão
Peso-leve (até 70,8kg): C.J. Keith (71,2kg*) x (70,1kg) Francisco Massaranduba
  •  
Daniel sarafian UFC (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Daniel Sarafian está no card principal, contra CB Dollaway (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

De virada, Bahia vence o Itabaiana na estreia da Copa do Nordeste: 3 a 2

Tricolor baiano é o líder do Grupo A da competição, enquanto o Itabaiana é quarto colocado. Equipes voltam a campo nesta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
6 comentários
O Bahia começou com pé direito na Copa do Nordeste.  O Tricolor bateu o Itabaiana por 3 a 2 no estádio de Pituaçu e largou na frente do grupo A. Os gols foram marcados por Diones, Fahel e Jeferson. Thiago Forlan e Eduardo descontaram para o Itabaiana, que saiu na frente do placar. Com o resultado, o Bahia fica na liderança do grupo com o mesmo número de pontos do Ceará, que venceu o ABC, mas com um maior número de gols marcados.

O público foi diminuto. Apenas 6.179 torcedores estiveram no estádio para acompanhar a partida. Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o ABC, em Natal, na quarta-feira, enquanto o Itabaiana recebe o Ceará, no interior de Sergipe. As duas partidas começam às 21h15 (horário de Brasília – 20h15 horário do Nordeste).
Diones comemora gol do Bahia contra o Itabaiana (Foto: Eduardo Martins / Ag. Estado)Diones marcou o primeiro gol Bahia no triunfo diante do Itabaiana (Foto: Eduardo Martins / Ag. Estado)
Itabaiana sai na frente, mas Bahia vira

O primeiro tempo começou com o Itabaiana mostrando que estava disposto a enfrentar o Bahia de igual para igual. A equipe sergipana tomou a iniciativa e em menos de dez minutos chegou ao seu objetivo. Diego Furlan fez grande jogada individual, passou por Titi e chutou com categoria para vencer Marcelo Lomba. O gol do Itabaiana acordou o Bahia. O Tricolor passou a criar jogadas, enquanto o Itabaiana se segurava no campo de defesa. A rápida reação tricolor culminou com o de Diones ao 21 minutos. Kleberson cruzou na área e Diones, livre de marcação, empurrou para o fundo das redes.

A virada do Bahia não demorou. Quatro minutos depois do gol de empate, Neto levantou na área, Diones escorou e Fahel virou a partida: Bahia 2 a 1. Em vantagem no placar, o Bahia tirou o pé e levou a partida para o intervalo em vantagem.
Bahia marca no começo e se segura no fim

O segundo tempo começou ainda mais veloz do que o primeiro. Logo aos 3 minutos, Jeferson fez jogada pela esquerda e chutou no canto de Sérvulo: Bahia 3 a 1. Com a vantagem ampliada, o Bahia levou o jogo no mesmo estilo dos minutos finais do primeiro tempo, com freixo de mão puxado.
Os treinadores tentaram mudar as equipes fazendo alterações, mas pouco mudou. A partida seguiu em ritmo lento. E assim, o Tricolor baiano conseguiu segurar o placar até os 34 minutos, quando Eduardo sofreu pênalti para o Itabaina. Ele mesmo bateu e diminui o placar. A equipe sergipana se animou com o gol, mas o Bahia conseguiu usar toda a experiência dos seus jogadores para segurar o resultado, mesmo com uma blitz sergipana nos minutos finais.
Com time B, Inter estreia no Gauchão com empate diante do Passo Fundo
Time de Osmar Loss sai na frente, mas cai de produção no segundo tempo
 
A CRÔNICA
por Gabriel Gardoso
10 comentários
O Inter começou o ano de 2013 com tropeço. Na estreia do Gauchão, jogando como mandante na cidade de Canoas, apenas empatou em 1 a 1 com o Passo Fundo na tarde deste sábado. Cassiano colocou o time à frente no placar, aos 41 minutos do primeiro tempo. Porém, após uma apresentação muito ruim na etapa final, o time cedeu o empate, aos 10 minutos, com o gol de João Paulo.
Sem as suas principais estrelas, o Inter jogou com o time sub-23, o chamado time B. Nem mesmo o técnico Dunga fez sua estreia, pois o grupo principal terá mais uma semana de pré-temporada na serra gaúcha. Em uma das cabines do estádio da Ulbra, ele acompanhou o trabalho de Osmar Loss e de seus comandados. Na saída, não disse se gostou do que viu.
Inter x Passo Fundo (Foto: Jefferson Bernardes/ Divulgação Inter)Inter começou melhor, mas cedeu o empate na etapa final (Foto: Jefferson Bernardes/ Divulgação Inter)
Durante o primeiro tempo, os garotos do time colorado conseguiram dominar o jogo. O Passo Fundo até tentou atacar, mas o goleiro Lauro não precisou fazer nenhuma defesa. O gol de Cassiano ainda antes do intervalo garantiu a vantagem ao Inter.
Após o intervalo, os times inverteram os papéis. O Passo Fundo partiu para cima e logo conseguiu o empate, no gol marcado por João Paulo. O Inter não se encontrou, chegou a ser pressionado e o empate acabou ficando de bom tamanho. O Passo Fundo poderia até ter saído com os três pontos.
– Acho que o jogo não foi ruim, não. Agora é tratar de melhorar e tentar buscar a vitória no próximo jogo – disse Cassiano, na saída de campo.
– Fico feliz com o gol, por ter ajudado a equipe. A gente não merecia ter perdido o jogo e acho que o placar foi justo – analisou João Paulo, autor do gol do Passo Fundo.
Com o empate, o Inter ficou com um ponto no grupo B. Mesma pontuação do Passo Fundo no grupo A. Os dois times voltarão a jogar na próxima quarta-feira. O Inter visitará o Cerâmica, 19h30, em Gravataí, outra vez escalando o time B. O Passo Fundo terá pela frente o Juventude, 20h30, em seu primeiro compromisso como mandante.
Inter vai melhor no primeiro tempo
Recheado de jovens, o time B do Inter começou melhor e dominou o primeiro tempo. A superioridade, porém, não resultou em chances claras de gol. Mais experiente, o time de Passo Fundo soube se defender bem. Mas, como o técnico Ricardo Attolini havia prometido, o time não ficou só atrás e partiu para cima quando necessário.
Apesar do jogo aberto, as chances claras de gol foram escassas durante a primeira etapa. Aos 8 minutos, Guto chegou de carrinho para completar um cruzamento, mas jogou sobre o gol do Inter. Aos 16, Lucas Lima fez boa jogada pela direita e cruzou. O goleiro Bruno Grassi fez um corte parcial. Ninguém do Inter apareceu para pegar o rebote.
O Inter passou a dominar o jogo a partir dos 15 minutos. Foi superior na posse de bola, jogou no campo do adversário, mas as chances seguiram escassas. O gol só foi sair aos 41 minutos. Após cobrança de escanteio, a zaga do Passo Fundo cortou mal, Maurinho pegou o rebote e Cassiano desviou com o calcanhar para fazer 1 a 0.
Passo Fundo quase vira na etapa final
Atrás no placar, o Passo Fundo pressionou no início do segundo tempo. Aos 6 minutos, o zagueiro Thales cortou uma bola que ia no pé do atacante Guto. A pressão dos visitantes deu resultado aos 10 minutos: João Paulo foi lançado nas costas da zaga do Inter, tentou um primeiro chute, Agenor defendeu, e, no rebote, o mesmo João Paulo empatou o jogo.
Mesmo após a igualdade, o time do interior não desistiu de atacar. Com o Inter jogando muito mal, o Passo Fundo manteve a pressão. O Inter só conseguiu a primeira finalização do segundo tempo aos 26 minutos. Os visitantes criaram chance até mesmo para virar o placar, aos 43, em chute que ficou na zaga. Se alguém deixou o campo lamentando o empate, foi o Passo Fundo.
 

Palmeiras derrota o Cruzeiro e vai encarar Santos na semi da Copinha

Com grande atuação de Edilson, Verdão faz 4 a 2 no rival mineiro e segue na luta pelo seu primeiro título do torneio mais importante da categoria

Por GLOBOESPORTE.COM Barueri, SP
173 comentários
O Palmeiras segue firme na luta pelo seu primeiro título da história da Copa São Paulo de juniores. Na tarde deste sábado, a equipe comandada pelo técnico Narciso fez mais uma vítima na Arena Barueri, sua casa desde o início da competição. Desta vez, a equipe derrotou o Cruzeiro por 4 a 2 e garantiu vaga na semifinal. Edilson (2), Fernando e Gabriel Dias marcaram os gols. Daniel e Bruno descontaram para os mineiros.
Foi a quinta vitória do Verdão em seis partidas disputadas na competição. O ataque é o grande destaque, com 18 gols marcados. Na briga por uma vaga na decisão, o adversário será o Santos, que, pela manhã, passou pelo Audax São Paulo nos pênaltis, após ter ocorrido um empate por 1 a 1 no tempo normal. A data e o local do confronto ainda serão definidos pela Federação Paulista de Futebol.
-  O conjunto é o maior mérito desta equipe. Hoje jogamos sem quatro peças importantes e todos mostraram vontade de vencer. Espero que possamos continuar dessa maneira. O torcedor tem nos apoiado porque tem percebido uma entrega muito grande - afirmou o técnico Narciso, que foi campeão da Copinha em 2012 comandando o Corinthians.
Juninho do Cruzeiro na partida contra o Palmeiras na Copa Futebol Júnior (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)Juninho, do Cruzeiro, disputa com Chico, do Palmeiras (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)
Quatro gols na primeira etapa

O primeiro tempo disputado na Arena Barueri pode ser dividido em duas partes. Na primeira, até os 28 minutos, Palmeiras e Cruzeiro não criaram absolutamente nada. O Verdão, que entrou em campo com três desfalques (Bruno Oliveira, Luiz Gustavo e Diego Souza, todos suspensos), perdeu conjunto e mostrava dificuldade para superar a forte marcação da equipe mineira.
O jogo começou a ganhar em emoção aos 29, quando o alviverde abriu o marcador. Vinícius desceu pela esquerda e deu bom passe para Edilson, que dominou e bateu de pé esquerdo: 1 a 0. A resposta da Raposa foi imediata. No minuto seguinte, Daniel recebeu na área, cortou a marcação de Lucas Morelatto e bateu de pé direito, no canto direito do goleiro Walter, que foi traído pelo gramado: tudo igual no placar.
O Palmeiras não se intimidou. Com iniciativa e apoio do torcedor, a equipe comandada pelo técnico Narciso voltou a ficar em vantagem aos 32. Após cobrança de escanteio de Bruno Dybal, Vinícius desviou na primeira trave para trás e Fernando, sozinho na pequena área, não perdoou.
Ainda na etapa inicial, o Verdão só não aumentou sua vantagem porque o goleiro Charles, do Cruzeiro, fez duas grandes defesas, em cabeçadas de Gabriel Dias e Vinícius. Já nos acréscimos, porém, os mineiros acharam o empate, com Bruno, de cabeça, após cobrança de escanteio da direita. O jogo era lá e cá.
Verdão mata o jogo no segundo tempo
As duas equipes voltaram sem alterações para a etapa complementar, que teve início idêntico: muita disputa de bola no meio-campo e nenhuma chance de gol criada até os 20 minutos, quando o Palmeiras voltou a ficar em vantagem. Após bola rebatida pela defesa alviverde, Cesinha, em posição legal, escapou pela direita e cruzou para Gabriel Dias, que só teve o trabalho de empurrar para a rede: 3 a 2.
Ao contrário do que ocorreu no primeiro tempo, o Verdão não deu espaço para o Cruzeiro reagir. Quando o time mineiro pensava em correr atrás do empate, os paulistas marcaram o quarto tento. E foi um golaço, com Edilson, que acertou chute indefensável para Charles. Com a vantagem no marcador, o time da casa recuou sua marcação e controlou o jogo. Os mineiros, no desespero, ainda assustaram em chute de fora da área de Eurico, bem defendido por Walter. Depois, para o Palmeiras, foi só esperar o tempo passar e comemorar.

Sem cara de clássico: Fla derrota Palmeiras e vence a 13ª consecutiva

Com a vitória por 106 a 61, time carioca amplia marca histórica e segue
como o único time com 100% de aproveitamento no NBB 2012/2013

Por Marcello Pires Direto de Mogi das Cruzes, SP
60 comentários
Nem parecia um jogo entre clubes com duas das maiores torcidas do país. Com poucos torcedores vestindo verde e branco ou vermelho e preto, Flamengo e Palmeiras protagonizaram o primeiro clássico entre “times de futebol” da história do NBB, neste sábado, em Mogi das Cruzes, em situações completamente opostas na tabela. E como já era previsível, deu a lógica. Único invicto e recordista de vitórias em um início de temporada da competição, o time carioca não encontrou maiores dificuldades para vencer o penúltimo colocado por 106 a 61 (52 a 38), ampliar seu recorde para 13 triunfos consecutivos e se manter na liderança isolada com 26 pontos. Com a derrota, sua 13ª em 15 partidas, a equipe paulista está cada vez mais perto de disputar o quadrangular que rebaixará duas equipes na edição 2013/2014 do NBB.
Duda na partida do Palmeiras contra o Flamengo basquete NBB (Foto: João Pires / LNB)Duda tenta parar ataque do Palmeiras (Foto: João Pires / LNB)
Maior pontuador da equipe na temporada, Marquinhos desta vez não repetiu suas atuações. Mesmo em uma tarde pouco inspirada, o ala anotou 20 pontos. Com 28 pontos e seis assistências, Benite foi o cestinha do clássico. Pelo lado do Palmeiras, o maior pontuador foi Caleb Brown, com 15 pontos.
Como já se tornou hábito, o Flamengo terá pouco tempo de descanso. Com partidas atrasadas a cumprir em razão de sua participação na Liga-Sul-Americana, o time carioca volta à quadra já na próxima segunda-feira, contra o Minas, às 20h, em Belo Horizonte, em partida válida pela segunda rodada. Já o Palmeiras terá três dias a mais para se preparar para encarar o Joinville, quinta-feira, em Santa Catarina, às 20h, pela 17ª rodada.

O JOGO
O adversário pode mudar, mas a estratégia do Flamengo de começar o primeiro quarto a 100km/h já virou rotina. Neste sábado não foi diferente. Para abrir os trabalhos, uma sequência de 10 a 0 que obrigou o espanhol Arturo Alvarez a pedir tempo. A ação do técnico palmeirense pouco mudou o panorama da partida. Principalmente em razão da pontaria certeira de Benite, implacável nas bolas de três. Com quatro arremessos certos em quatro tentados, o armador anotou 14 pontos e foi o responsável direto pela vitória parcial de 29 a 14 a favor do time rubro-negro.
Benite diminuiu seu percentual de acertos no começo do segundo quarto, mas o Flamengo, não. Pelo menos até a metade do período, quando a diferença se manteve em 15 pontos. José Neto, então, aproveitou para rodar o time. Colocou Gegê, Duda e Feliz em quadra. Sem o mesmo ritmo dos demais companheiros, a equipe caiu de produção, e o Palmeiras diminuiu o prejuízo para nove pontos (36 a 27). Mas foi só um susto. Rapidamente, o trio esquentou e a vantagem voltou a ser confortável até o estouro do cronômetro (52 a 38).
partida do Palmeiras contra o Flamengo basquete NBB (Foto: João Pires / LNB)Partida teve poucos torcedores com camisas dos times (Foto: João Pires / LNB)
Se antes de a bola subir, a torcida do Flamengo presente ao Ginásio Professor Hugo Ramos já era maioria, depois do intervalo, então, as camisas do Palmeiras praticamente desapareceram. Os poucos que permaneceram, que sequer vestiam a camisa do clube ou de qualquer torcida organizada, passaram a provocar os rubro-negros e por alguns instantes ameaçaram a paz que reinava absoluta. Os seguranças, porém, agiram rápido, convenceram os baderneiros de ambos os lados a deixarem o local e o bate-boca, que nem chegou a virar uma confusão, quase não foi notado.
Enquanto isso, em quadra, o Flamengo seguia soberano. Com os titulares ou os reservas, a diferença só crescia e, de 14 pontos ao fim do primeiro tempo, pulou para 30 a dez minutos para o fim do primeiro clássico entre clubes de camisa do NBB.
Com a vitória praticamente assegurada, o técnico José Neto aproveitou para dar um descanso ao ala Marquinhos. Mesmo com seu principal pontuador na competição sentado no banco de reservas durante todo o último quarto, o time carioca fez 28 a 13 nos dez minutos finais, venceu por 106 a 61 e deu mostras que pretende bater seu próprio recorde de 17 vitórias consecutivas na temporada regular, conquistada na primeira edição do NBB, em 2008/2009.

Messi marca, Piqué é expulso, e Barça perde pela primeira vez no Espanhol

Com um a menos desde o início da etapa final, time culé cai para o Real Sociedad e vê o fim de invencibilidade de 19 jogos no campeonato nacional

Por GLOBOESPORTE.COM San Sebastián, Espanha
287 comentários
Após 19 jogos, dezoito vitórias e apenas um empate, contra o rival Real Madrid, o Barcelona viu a hegemonia e a invencibilidade na atual edição do Campeonato Espanhol ir por água abaixo. Neste sábado, em San Sebástian, o time culé foi derrotado de virada por 3 a 2 pela Real Sociedad, que incendiou os seus torcedores no Estádio Anoeta. Vale lembrar que a equipe catalã perdeu o zagueiro Piqué expulso logo nos primeiros minutos do segundo tempo.
Os gols do triunfo do Real Sociedad foram marcados por Castro, Flores e Agirretxe. Messi e Pedro fizeram para o Barcelona. Mesmo com a derrota, o time culé segue na liderança do Campeonato Espanhol, com 55 pontos, 11 a mais do que o vice-líder Atlético de Madri. Na rodada do próximo fim de semana, o Barcelona vai enfrentar o Osasuna, no Camp Nou. O Real Sociedad visitará o Celta de Vigo, em Balaídos.
Messi lamenta derrota do Barcelona para o Real Sociedad (Foto: AFP)Messi até abriu o marcador para o Barça, mas viu o Real Sociedad vencer de virada (Foto: AFP)
Barça sai em vantagem, e Messi quase marca um golaço
O Barcelona iniciou a partida ao seu melhor estilo: pressionando os rivais e mantendo o domínio da bola. A primeira chance surgiu logo aos quatro minutos. Iniesta fez um belo lançamento para Messi, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Bravo. A bola passou raspando a meta do Real Sociedad. Quase o primeiro do time culé.
Messi, Iniesta e Pedro comemoram gol do Barcelona sobre o Real Sociedad (Foto: Reuters)Messi, Iniesta e Pedro comemoram o segundo gol
do Barça no jogo deste sábado (Foto: Reuters)
Dois minutos depois, Messi não desperdiçou. Aos seis, Iniesta dominou na intermediária, percebeu a entrada de Messi por trás dos zagueiros e lançou. Fàbregas deixou a bola passar entre as pernas antes de o argentino dominar e finalizar na saída de Bravo. O lance deixou o Barça ainda mais sossegado em campo para desfilar o seu estilo de toque de bola.
E não demorou para o segundo gol sair. Aos 24, Xavi percebeu a entrada de Daniel Alves pela direita e fez um lindo lançamento nas costas do lateral La Bella. O brasileiro dominou com categoria e cruzou forte para o meio da pequena área. Pedro surgiu entre os defensores e escorou para ampliar a vantagem da equipe comandada por Tito Vilanova.
Aos 38, o Barça quase fez mais um. Messi foi lançado por Xavi em profundidade e deu um leve toque sobre o goleiro Bravo. Caprichosamente, a bola bateu na trave e rolou por sobre a linha. Dois minutos depois, o Real Sociedad começou a reação. Castro recebeu pelo lado esquerdo da grande área e bateu cruzado para vencer Victor Valdés: 2 a 1.
Piqué é expulso logo no início da etapa final
O Barça voltou tentando impor o seu ritmo de jogo, mas foi surpreendido aos 11 minutos. O zagueiro Piqué, que já havia recebido o cartão  amarelo, cometeu falta dura na intermediária e foi expulso pelo árbitro Undiano Mallenco. Com um a menos, Vilanova sacou Fàbregas e apostou na entrada de Javier Mascherano para compor o setor defensivo.
Real Sociedad comemora gol sobre o Barcelona (Foto: AFP)Jogadores do Real Sociedad comemoram o gol da vitória sobre o Barcelona (Foto: AFP)
Foi justamente após a expulsão que o panorama da partida mudou de figura. O Real Sociedad passou a pressionar os rivais. E os donos da casa foram premiados pelo esforço. Aos 17, Castro recebeu pelo lado esquerdo, cortou para a perna direita e bateu colocado para o gol. A bola desviou em Mascherano e enganou Victor Valdés, deixando tudo igual no placar.
A partida deu uma caída de produção. As duas equipes arriscavam pouco. O Barcelona até pressionava, mas não conseguia chegar ao gol do time rival. Já nos acréscimos, o Real Sociedad virou o jogo. Aos 46, após cruzamento da direita, Agirretxe, que havia entrado dois minutos antes, se antecipou ao zagueiro, esticou a perna e marcou o gol da virada.
Festa no Anoeta. Logo após o gol marcado pelo Real Sociedad, o árbitro encerrou a partida. A derrota acabou com a série vitoriosa do Barça no Espanhol.