sábado, 11 de maio de 2013

Clima fica tenso entre Quinze e O Carrasco na pesagem do HCC 12

Principal evento de MMA do Espírito Santo acontece neste domingo, no Ginásio do Álvares, e vai apresentar oito lutas no seu card principal

Por GLOBOESPORTE.COM Vila Velha, ES
Comente agora
José Carlos 'Quinze' da S. Brito e Jean Carlos 'O Carrasco' Pereira na pesagem do Haidar Capixaba Combat 12 (HCC) (Foto: Divulgação/Alexandre Magioni)'Quinze' simula golpe em 'O Carrasco' na pesagem
do HCC 12 (Foto: Divulgação/Alexandre Magioni)
A 12ª Edição do Haidar Capixaba Combat (HCC) acontece apenas neste domingo, a partir das 16h, no Ginásio Poliesportivo do Álvares Cabral, mas no dia que antecede o evento foi realizada a pesagem dos lutadores, no Boulevard Shopping Vila Velha. Quando os combatentes da luta principal subiram na balança o clima foi de provocação total.
Ao posar para as fotos oficiais, logo após a pesagem, José Carlos 'Quinze' da S. Brito simulou um golpe em Jean Carlos 'O Carrasco' Pereira, que reagiu na sequência, tendo que ocorrer uma intervenção da organização do evento para apartar os lutadores. Para deixar o clima ainda mais tenso, 'Quinze' ultrapassou em 300g o peso máximo da categoria, e de acordo com o contrato, e após aceitação do adversário, o lutador perdeu 20% da bolsa para O Carrasco.
Veja a galeria de fotos da pesagem do HCC 12
Além da luta principal, outros sete combates completam o card princpal do evento capixaba. Entre eles, um confronto feminino entre Jéssica Corrêa Delboni e Juliana 'Xitara' Costa. Na pesagem das meninas, o clima também não foi nada amigável. Jéssica ficou o tempo todo de cara fechada, com olhar marrento e provocador para sua adversária. Em resposta, Juliana 'Xitara' era só sorrisos irônicos para Jéssica.
HCC 12
na pesagem do Haidar Capixaba Combat 12 (HCC) (Foto: Divulgação/Alexandre Magioni)Juliana Xitara e Jéssica Delboni se encaram durante a pesagem (Foto: Divulgação/Alexandre Magioni)
Das oito lutas de MMA da 12ª edição do Haidar Capixaba Combat (HCC) oito serão estreias. Os estreantes são Fred Zaganelli, Jonas Coelho, Cleiton Tapias, Jéssica Delboni, Alex Pit Bull, Vinícius Corcoran, Humberto Martins, de Linhares, e Hilton Gonçalves, de Colatina.
Equilibrado entre revelar talentos e consolidar nomes do MMA capixaba, o HCC terá  também veteranos em seu card, como é o caso de Jean Carlos Pereira (Carrasco), que já participou de cinco edições do evento, José Carlos Brito (Quinze) e Erielton Botelho (Mirandinha), ambos com quatro participações no HCC.
De acordo com a organização do evento, a estrutura do HCC contará com o octógono oficial do UFC e com um telão onde ocorrerá a transmissão simultânea dos confrontos. O público vai poder acompanhar as lutas através de arquibancada, cadeiras ou camarote open bar.
Veja as lutas do card principal:
Peso Leve - Willian Teixeira (Psicopata) 70kg x Cleiton Souza Tapias  (69,7kg)
Peso Pena - Vinicius Henrique (Corcoram) 60,8kg x Erielton Alves Botelho (Mirandinha) 59,6kg
Meio Pesado - Humberto Oliveira (Godão) 83,1kg x Hilton Gonçalves (Cabeção) 82,4kg
Peso Leve - Jonas Coelho (70kg) x Alex Sandro S. Siqueira (Pit Bull) 69,7kg
Peso Pena - Jéssica Corrêa Delboni (56,6kg) x Juliana Costa (Xitara) 55,9kg
Peso Leve - Luciano Nascimento (Gandhi) 72,3kg x Rodrigo P. Teixeira (Kanu) 70,1kg
Meio pesado - Fred Luiz Zaganelli (Fred) 92,1kg x Adriano Krause (Konan) 92,2kg
Peso Galo - José Carlos da S. Brito (Quinze) 58,4kg x Jean Carlos Pereira (O Carrasco) 58,1kg
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Leonard Garcia se une à Alpha Male, assina com o Legacy FC e já tem rival

Lutador, que foi demitido do UFC após sofrer sua quinta derrota seguida, enfrentará Rey Trujillo dia 19 de julho, no Texas, pelo Legacy 21

Por SporTV.com Novo México, EUA
11 comentários
Cody McKenzie x Leonard Garcia UFC 159 (Foto: Getty Images)Cody McKenzie acerta um soco em Leonard Garcia
no card preliminar do UFC 159 (Foto: Getty Images)
Um dos lutadores que mais tempo resistiu às derrotas seguidas sem ser demitido do UFC, Leonard Garcia não conseguiu se manter no maior evento de MMA do mundo após sofrer sua quinta derrota consecutiva no UFC 159, contra Cody McKenzie, e foi demitido por Dana White. O atleta, no entanto, não perdeu tempo, e associou-se a uma das maiores equipes do mundo para lutadores dos pesos menores, a Team Alpha Male, que é capitaneada por Urijah Faber. Consciente de que uma de suas maiores fraquezas é a técnica de luta no chão, Garcia disse ter optado por treinar na nova equipe para corrigir esse problema.
- Decidi entrar na Alpha Male. Meu primo Duane Ludwig treina lá. Conversei com Greg Jackson sobre isso, e ele me disse que meu maior problema é enfrentar caras que me jogam no chão e me mantém lá. Agora estou indo para um lugar que tem um monte de gente realmente boa nisso - disse Garcia ao site "MMA Mania".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A demissão não foi uma surpresa para o lutador, já que ele não teria como justificar permanecer no UFC após cinco revezes, ainda mais em tempos de demissões com duas derrotas seguidas, ou mesmo uma só.
- Eu querer ficar no UFC agora seria uma péssima opção, porque foram cinco derrotas seguidas. Eu jamais conseguiria justificar isso aos demais atletas que estão lá, treinando como loucos, e que foram demitidos após uma ou duas derrotas - afirmou o lutador ao site "MMA Junkie".
Mas Garcia, de 33 anos de idade, não ficou muito tempo desempregado. O lutador já assinou contrato com o Legacy FC, um torneio de MMA baseado no Texas, e já tem adversário e data de estreia: dia 19 de julho, contra Rey Trujillo, no "Legacy 21: Huerta x Hobar". No UFC, Leonard Garcia conquistou seis prêmios de luta da noite e teve um cartel de duas vitórias e sete derrotas.

Junior Cigano: 'A luta contra Mark Hunt já acabou. Ele vai perder por nocaute'

Brasileiro não cogita hipótese de retornar ao octógono com uma nova derrota e se diz mais completo que o neozelandês, seu rival no UFC 160, 25 de maio

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
239 comentários
Agendada para ser o co-evento principal do UFC 160, a luta entre os pesos-pesados Junior Cigano e Mark Hunt já acabou. Pelo menos essa é a opinião do brasileiro, que retorna ao octógono mais famoso do mundo após sofrer sua primeira derrota pela organização, contra Cain Velásquez no UFC 155, disputado em 29 de dezembro de 2012. Mostrando muita confiança, Cigano garante ser mais completo que o neozelandês e diz que não vê outro resultado que não seja a sua vitória por nocaute.
junior cigano mark hunt mma ufc (Foto: Getty Images)Junior Cigano e Mark Hunt farão o co-evento principal do UFC 160, dia 25 de maio (Foto: Getty Images)
- Eu acho que sou melhor que ele, sou um lutador mais completo. Acredito muito em mim e nas minhas habilidades. Posso nocautear qualquer um, e vou nocautear esse cara. Ele é um adversário muito duro, não desiste até conseguir nocautear seus oponentes, e é bem perigoso. Mas eu vou pará-lo. A luta já acabou para ele. Ele vai perder - disse o ex-campeão dos pesos-pesados em entrevista ao site oficial do UFC.
Até ser derrotado por Velásquez por decisão unânime no UFC 155, Cigano vinha de nove vitórias consecutivas pela organização, e já havia defendido seu cinturão uma vez, contra Frank Mir - no total da carreira, o brasileiro já venceu 15 lutas, e perdeu apenas duas. Já Mark Hunt tem uma carreira mais inconstante que a do brasileiro, com nove vitórias e sete derrotas. No UFC, o neozelandês venceu quatro lutas e perdeu apenas uma.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 160
25 de maio de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Junior Cigano x Mark Hunt
Glover Teixeira x James Te Huna
Gray Maynard x TJ Grant
Donald Cerrone x KJ Noons
CARD PRELIMINAR
Rick Story x Mike Pyle
Dennis Bermudez x Max Holloway
Colton Smith x Robert Whittaker
Khabib Nurmagomedov x Abel Trujillo
Stephen Thompson x Nah-Shon Burrell
Brian Bowles x George Roop
Jeremy Stephens x Estevan Payan

Cain Velásquez: 'Acho que Overeem não respeitou Pezão o suficiente'

Atual campeão dos pesados do UFC não quer subestimar o brasileiro,
mesmo já tendo vencido o próximo rival com apenas 3m36s de luta

Por SporTV.com Rio de Janeiro
15 comentários
O título dos pesos-pesados do UFC estará em jogo no próximo dia 25 de maio, em Las Vegas (EUA), colocando mais uma vez Cain Velásquez e Antônio Pezão frente a frente. No primeiro encontro, em 26 de maio do ano passado, o americano levou a melhor por nocaute técnico em apenas 3m36s de combate. Quase um ano cravado depois, Velásquez garante que vai entrar para o duelo da mesma forma que estava da outra vez: com muito respeito.
Cain Velásquez e Antônio Pezão vão se enfrentar novamente no UFC 160 (Foto: Zuffa LLC/Getty Images )Cain Velásquez e Antônio Pezão vão se enfrentar novamente no UFC 160 (Foto: Zuffa LLC/Getty Images )
Velásquez citou o exemplo do que aconteceu entre Alistair Overeem e Antônio Pezão para religar o sinal de alerta. O holandês era apontado como franco favorito para o duelo, mas o brasileiro foi quem se saiu vencedor.
- Aquela foi uma luta estranha (entre Overeem e Pezão). Os dois não tiveram uma movimentação boa. Acho que Overeem não respeitou Pezão o suficiente. Isso não é o que eu vou fazer. Ele está em uma sequência de duas vitórias e lutou com dois caras durões (o outro foi Travis Browne). Ele nocauteou Overeem. Assim, posso concluir que Pezão é duro, é perigoso. Sempre foi assim. Nós não podemos olhar a nossa luta que passou. Nós sabemos o que ele pode fazer - disse o atual campeão ao "MMA Fighting".
Cain Velásquez sabe que a primeira luta dele com Pezão foi de certa forma facilitada por ele ter conseguido abrir um corte na testa do brasileiro logo no início. O sangue era abundante, e Pezão teve dificuldade para enxergar por conta disso.
- É claro que ele teria ido melhor sem aquele corte. Eu tenho que pensar como se fosse uma nova luta. Eu definitivamente estou pensando sobre um novo Pezão. Ele pode vir com uma estratégia melhor, ele pode fazer qualquer coisa. Nossa estratégia será a mesma. Nós não mostramos muito da última vez, pois a luta foi curta. Estou pronto para ele, estou pronto para ver se ele vai ser mais agressivo desta vez. Sei que preciso ser mais rápido do que ele. Esse é o nosso principal objetivo nesta luta - analisou o americano.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aposta em Cigano contra Hunt
O coevento principal terá outro velho conhecido de Cain Velásquez. Junior Cigano vai encarar Mark Hunt, e o vencedor tem grandes chances de ser o próximo desafiante da categoria. Velásquez, que já venceu uma e perdeu outra diante de Cigano, aposta no brasileiro.
- Tanto Junior quanto Mark têm mãos pesadas, são bons trocadores. Uma vitória de Hunt pode acontecer. Qualquer um pode ganhar esta luta porque ambos são muito bons com suas mãos. Se ele vence Junior ou Junior o vence, qualquer um merece a chance de disputar o título. Se fosse apostar, seria em Junior. Ele é mais completo. Eu não sei, só acho que ele é um pouco mais habilidoso na trocação - disse Velásquez.
UFC 160
25 de maio de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Junior Cigano x Mark Hunt
Glover Teixeira x James Te Huna
Gray Maynard x TJ Grant
Donald Cerrone x KJ Noons
CARD PRELIMINAR
Rick Story x Mike Pyle
Dennis Bermudez x Max Holloway
Colton Smith x Robert Whittaker
Khabib Nurmagomedov x Abel Trujillo
Stephen Thompson x Nah-Shon Burrell
Brian Bowles x George Roop
Jeremy Stephens x Estevan Payan

Falta de 'respeito' do UFC dificultou acerto com Cyborg, diz empresário

Segundo George Prajin, da Primetime 360, que cuida da carreira da
brasileira, Ultimate deu tratamento diferenciado a Ronda Rousey

Por SporTV.com Rio de Janeiro
43 comentários
Cris Cyborg alegou que não conseguia bater o limite do peso-galo e assim enfrentar Ronda Rousey na disputa do cinturão da categoria do UFC. A brasileira estava presa à maior organização de MMA do mundo depois que o Ultimate comprou o Strikeforce, onde ela lutava, mas foi liberada depois que as duas partes não chegaram a um acordo.
Cris Cyborg lutadora MMA (Foto: Esther Lin / STRIKEFORCE)Cris Cyborg atualmente tem contrato com o Invicta FC (Foto: Esther Lin / STRIKEFORCE)
Em entrevista ao site "MMA Fighting", George Prajin, um dos sócios da Primetime 360, empresa responsável para cuidar da carreira de Cris Cyborg, mostrou que a história foi mal contada. Segundo ele, a brasileira consegue, sim, bater o limite do peso-galo, mas ela não quer passar por esse árduo processo muitas vezes. O UFC, que só conta com essa categoria para o MMA feminino, queria que ela assinasse um contrato de oito lutas. Além disso, o staff de Cyborg não gostou do tratamento que ela estava recebendo por parte do Ultimate.
- Toda grande luta de pay-per-view requer dois participantes, e eles não estavam dando a Cris o crédito que ela merece. Eles estavam compensando Ronda como se ela fosse a única atração da luta. Nós podemos fazer parecer que é mais sobre dinheiro, mas é mais uma questão de respeito - reclamou Prajin, que também comentou a questão da perda de peso.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Basicamente, a luta no peso-galo deixa Cris fragilizada. Estávamos dispostos a  trabalhar com Mike (Dolce, nutricionista indicado pelo UFC), chegar ao peso da categoria e fazer a luta, pois Cris queria lutar com Ronda. No entanto, eles disseram que tinha que fazer isso por oito lutas? Ela não quer fazer o corte oito vezes, tudo o que ela quer fazer é lutar com Ronda e bater Ronda. Depois disso, não há realmente nada para ela. (...)  Ronda pode ouvir ela é a melhor do mundo, mas ela tem que ir para a cama à noite sabendo que não é verdade até lutar com a Cris - disse o empresário.
Sem o acordo com o UFC, Cris Cyborg assinou com o Invicta FC, onde já lutou uma vez e venceu. No dia 13 de julho, ela vai disputar o cinturão do peso-pena contra Marloes Coenen. Depois disso, abre-se uma nova possibilidade de ela lutar no Ultimate, já que o contrato com sua atual organização permite uma ida ao octógono caso seja solicitada por Dana White e companhia. Para isso, é claro, uma nova rodada de negociações será necessária.

Palmeiras x Tijuana: ingressos esgotados para jogo da Libertadores

Na terça-feira, Verdão recebe os mexicanos pelas oitavas de final da competição continental. Quem vencer se garante na próxima fase

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
146 comentários
Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Pacaembu será palco da partida entre Palmeiras
e Tijuana, no dia 14 (Foto: Marcos Ribolli)
O Palmeiras vai contar com grande apoio da arquibancada do Pacaembu no duelo contra o Tijuana, que será disputado na próxima terça-feira, dia 14 de maio, às 22h. O clube divulgou no início da tarde deste sábado que os ingressos para a partida, que definirá uma vaga para as quartas de final da Taça Libertadores da América, estão esgotados. Restam apenas alguns pacotes oferecidos pela Palmeiras Tour, agência de viagens oficial do clube.
A venda começou no último sábado, dia 4, e teve caráter de exclusividade para associados Avanti - programa de sócio-torcedor do Verdão - até sexta-feira. Neste sábado, oito mil entradas foram colocadas à disposição do público em geral nas bilheterias do estádio Palestra Itália, no site www.futebolcard.com e nos demais postos de venda, mas os bilhetes duraram poucas horas.
Os membros Avanti que aderiam ao programa após o dia 2 de maio poderão retirar o cartão de associado na sede social do clube, localizada na Rua Padre Antônio Tomás, número 220, de domingo a terça, das 10h às 17h.
Com o empate sem gols na partida de ida, disputada no México no último dia 30 de abril, o Palmeiras chega para o segundo duelo precisando de uma vitória simples para avançar às quartas de final da Libertadores. Novo 0 a 0 leva a decisão para as penalidades, mas qualquer igualdade com gols (1 a 1, 2 a 2...) classifica o Tijuana. Quem avançar enfrenta o Atlético-MG, que eliminou o São Paulo com duas vitórias (2 a 1 no Morumbi e 4 a 1 no Independência).

Alonso ignora ponta da Mercedes: 'Kimi e Vettel devem ser nossos alvos'

Ao contrário de espanhol da Ferrari, alemão da RBR adota cautela e não descarta Rosberg e Hamilton, que largam na frente na Espanha

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
18 comentários
Fernando Alonso nos boxes da Ferrari no GP da Espanha (Foto: Getty Images)Fernando Alonso se distrai nos boxes do Circuito
da Catalunha (Foto: Getty Images)
O quinto lugar no grid de largada no GP da Espanha não abala o piloto da casa, Fernando Alonso. O bicampeão mundial acredita que tem boas chances de sair com a vitória diante de sua torcida no Circuito da Catalunha, neste domingo. Apesar da dobradinha da Mercedes no treino classificatório deste sábado, o "Príncipe das Astúrias" praticamente descarta Nico Rosberg, pole, e Lewis Hamilton, segundo, da briga pelo primeiro lugar. Para o espanhol, Sebastian Vettel (RBR) e Kimi Raikkonen (Lotus), que dividem a segunda fila, serão seus principais rivais na corrida.
- Nosso carro em volta lançada não é tão rápido quanto os rivais, mais no ritmo da corrida é igual ou até melhor. Podemos ser otimistas em conseguir um pódio ou algo melhor. Não estamos muito com medo da Mercedes, que normalmente sofre grande desgaste dos pneus. Kimi e Sebastian devem ser nossos alvos na corrida e também no campeonato, já que são os dos primeiros. Seria muito bom terminar na frente deles. E acredito que se ficarmos na frente deles, estaremos muito perto da vitória aqui.
A TV Globo transmite ao vivo o GP da Espanha, quinta etapa da temporada, a partir das 9h deste domingo (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Já o tricampeão Vettel, terceiro no grid, adotou discurso mais cauteloso quanto à dupla da Mercedes. O alemão da RBR prevê uma corrida disputada, sem tirar ninguém da briga pelas primeiras posições.
- A dupla da Mercedes está em nossa frente e, para ser honesto, eles fizeram simulações de corrida nos treinos livres e não foram tão mal. Ferrari e Lotus também se mostraram muito competitivas. Podemos esperar uma corrida muito forte – analisou Vettel, que apostou em usar apenas pneus médios no sábado, para poupar os compostos mais duros para a corrida.
  •  
vettel rosberg hamilton espanha formula 1 (Foto: Reuters)Vettel não descarta dupla da Mercedes na birga pela vitória na Espanha (Foto: Reuters)
Partindo da quarta posição, o “Homem de Gelo” Kimi Raikkonen não fugiu ao jeitão frio ao analisar as possibilidades para a prova deste domingo.
- Nossas chances são normais. Temos que largar bem e depois tentar fazer boas voltas. As Mercedes, como vimos antes, são muito velozes nas qualificações, mas espero que na corrida possamos virar o jogo. Vamos ver o que vai acontecer – resumiu.
Kimi Raikkonen espanha formula 1 (Foto: AFP)Kimi Raikkonen durante treino classificatório para o GP da Espanha (Foto: AFP)
Com bom desempenho nos treinos livres, Felipe Massa, também se mostrou forte concorrente em Barcelona. Neste sábado, o brasileiro ficou a apenas 0s001 do tempo do espanhol e largaria em sexto. Porém, uma punição de três posições no grid de largada por bloquear Mark Webber (RBR) durante treino o jogou para nono, diminuindo suas chances na prova.
- Não posso dizer que estou satisfeito, pois esperava mais após liderar a sessão da manhã. Por outro lado, estou muito confiante, pois o carro está competitivo. Vamos nos concentrar porque será uma longa corrida e tudo pode acontecer.
felipe massa espanha formula 1 (Foto: AFP)Felipe Massa foi punido por bloquear Mark Webber durante o treino deste sábado (Foto: AFP)
Confira o grid de largada para o GP da Espanha:
1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) -1m20s718
2 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m20s972
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m21s054
4 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1m21s177
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m21s218
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m21s308
7 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m21s570
8 - Sergio Perez (MEX/McLaren) -1m22s069
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m21s219*
10 - Paul di Resta (ESC/Force India) -1m22s233
11 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m22s127
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR) -1m22s166
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m22s346
14 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m23s166
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) -1m22s389
16 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1m23s260
17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) -1m23s318
18 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1m24s661
19 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - 1m22s793**
20 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) -1m24s713
21 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1m24s996
22 - Charles Pic (FRA/Caterham) -1m25s070
* Felipe Massa (Ferrari) perdeu três posições no grid em razão de incidente com Mark Webber (RBR) no treino classificatório
** Esteban Gutierrez (Sauber) perdeu três posições no grid em razão de incidente com Kimi Raikkonen (Lotus) no treino classificatório

Bandeiras da Espanha, das Astúrias e muitas camisas da Ferrari na arquibancada de Barcelona em apoio ao piloto da casa, o espanhol Fernando Alonso (Foto: Getty Images)Bandeiras da Espanha, das Astúrias e muitas camisas da Ferrari na arquibancada de Barcelona em apoio ao piloto da casa, o espanhol Fernando Alonso (Foto: Getty Images)
05_Circuito_Espanha-3 (Foto: Infoesporte)

De penteado novo, Neymar treina faltas e pênaltis antes da decisão

Atacante participa de atividade com topete à la Elvis Presley. Camisa 11 perde no rachão, mas tem bom aproveitamento nos tiros livres

Por Lincoln Chaves Santos, SP
164 comentários
Neymar André Cícero treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Estadão Conteúdo)Neymar exibiu novo penteado no treino deste
sábado (Foto: Ricardo Saibun/Estadão Conteúdo)
No último treino do Santos antes do primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista, Neymar decidiu inovar no penteado. Desta vez, o atacante resolveu apostar em um pequeno topete, que, antes do rachão, lembrava o do cantor Elvis Presley. O novo visual, a princípio, não trouxe tanta sorte para jovem no recreativo, já que seu time acabou goleado pela equipe de Edu Dracena, Renê Júnior e Rafael Cabral.
Em seguida, no entanto, o atacante treinou cobranças de falta e teve bom aproveitamento. Nos primeiros dez tiros livres, seis gols e uma bola no travessão. Apenas Marcos Assunção teve um rendimento superior na atividade.
Neymar ainda ficou mais alguns minutos no gramado, desta vez com Cícero - que também testou a pontaria nos tiros livres. A dupla treinou batidas em dois lances, intercalando a ordem dos batedores. Por fim, o camisa 11 cobrou pênaltis em Rafael, Vladimir, Aranha e Gabriel Gasparotto, acompanhado de André.
treino Santos Edu Dracena filho Lorenzo (Foto: Lincoln Chaves)Edu Dracena levou o filho Lorenzo ao CT do Santos
neste sábado (Foto: Lincoln Chaves)
O clima do treino no CT Rei Pelé foi descontraído. No rachão, as defesas de Rafael eram sempre muito celebradas pelos jovens Emerson Palmieri e Pedro Castro - que chegaram até a abraçar o goleiro após salvar um lance de ataque do time de Neymar. Após o recreativo, houve tempo para que Edu Dracena brincar com o filho Lorenzo, que assistiu ao treino e acompanhou, dentro de campo, os minutos finais da atividade.
A equipe que encara o Corinthians neste domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, no entanto, ainda é um mistério. A principal dúvida está na escalação de Bruno Peres ou Neto. Se optar pelo lateral-direito, o Santos deve ir a campo no 4-4-2, com Felipe Anderson no meio-campo. Já se o escolhido for o defensor, o Peixe pode atuar com três zagueiros e Felipe, assim como ocorreu na última quarta-feira, contra o Joinville, atuar na ala direita.
O possível Santos para domingo: Rafael Cabral; Bruno Peres (Neto), Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Felipe Anderson (Marcos Assunção); Neymar e Miralles.
treino Santos (Foto: Lincoln Chaves)Jogadores da equipe vencedora tiram foto após o rachão deste sábado (Foto: Lincoln Chaves)

Edmílson estreia com gol, Tenorio faz dois, e Vasco goleia o Tupi em Minas

Cruz-Maltino mostra organização tática e vence amistoso por 5 a 1 em Juiz de Fora. Também debutante, Alisson estreia bem, mas desperdiça pênalti

Por Gustavo Rotstein Juiz de Fora, MG
271 comentários
O Vasco encontrou no apoio da torcida de Juiz de Fora, em Minas Gerais, uma injeção de ânimo após um Campeonato Carioca frustrante - onde caiu na final do primeiro turno e foi eliminado na fase de grupos do returno. O amistoso que fechou a temporada de treinos na cidade mineira serviu para levantar a autoestima do grupo. O time comandado por Paulo Autuori não precisou de muito esforço para vencer o Tupi por 5 a 1, na tarde deste sábado, no Estádio Municipal de Juiz de Fora. Destaque da partida, Tenorio marcou dois gols pela primeira vez num só jogo desde que chegou ao Cruz-Maltino. Estreante, Edmílson também deixou sua marca no primeiro contato com a torcida. Renato Silva e Dakson completaram a goleada diante de um público de 7.790 pagantes (8.213 presentes). A renda do duelo foi de R$ 117.820.
Tupi x Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Titulares, Tenorio, Dakson e Fellipe Bastos comemoram primeiro gol (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Com dois gols, Tenorio comanda blitz
Justiça seja feita, o desempenho da equipe considerada titular, que atuou no primeiro tempo, deve ter animado o técnico do Vasco. O time correu de forma correta, pressionou o adversário em seu campo defensivo e saiu para o ataque com velocidade. Em alguns momentos, foi visível a necessidade de entrosamento, mas foi possível observar resultados positivos após 20 dias só de treinamentos - incluindo uma semana de férias antecipadas. Empurrado pela torcida, que foi maioria contra o time local, o Cruz-Maltino não demorou a abrir o placar: aos 12 minutos, Tenorio tabelou bonito com Eder Luis e chutou fraco, mas a bola desviou no meio do caminho e enganou o goleiro Douglas Borges.
A missão vascaína, que já se mostrava tranquila, tornou-se ainda mais fácil. O time manteve o pé no acelerador e, na velocidade, chegou ao segundo gol. Num contra-ataque aos 28, Tenorio disparou, recebeu de Dakson na área, driblou o goleiro e chutou forte para ampliar. O Tupi poucas vezes ameaçou, e quando o fez, não levou perigo a Michel Alves. Antes do intervalo, ainda deu tempo de sair o terceiro gol, em nova contribuição de Eder Luis: o atacante deu na medida para Elsinho, que cruzou na cabeça de Dakson, aos 46 minutos.
Tupi x Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Dakson usou a cabeça e também deixou sua marca contra o Tupi (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Estreantes, Edmílson marca, e Alisson perde pênalti
O Vasco voltou para o segundo tempo com apenas três jogadores em relação aos que começaram a partida. Foi a vez de o goleiro Diogo Silva, o meia Alisson e o atacante Edmilson estrearem pelo clube. De forma natural, o ritmo da equipe foi outro, embora ainda houvesse alguma facilidade para chegar ao ataque. Mas a sorte sorriu diferente para os debutantes. Alisson mostrou boa movimentação e habilidade com a bola nos pés, mas perdeu um pênalti aos 29, defendido por Victor Souza. Edmílson, por sua vez, substituiu Tenorio, mas não fez o papel de centroavante. A não ser no quesito oportunismo: o atacante, que buscou o jogo pelos lados, foi rápido numa bola rebatida na área e ampliou.
Já Diogo Silva não foi bem. Aos 13 minutos, o goleiro falhou numa saída de bola, num lance em que a zaga do Vasco também bobeou. Cassiano foi esperto e fez o único gol do time da casa. Mas nada que preocupasse. Aos 33, Renato Silva aproveitou o cruzamento de Fillipe Soutto para fechar a goleada em 5 a 1. Isso porque Victor Souza, com duas grandes defesas no fim, evitou que a derrota fosse ainda maior.

Brasileiro faz nos acréscimos, Porto vence o Benfica e fica perto do título

Kelvin marca aos 46 minutos do segundo tempo e deixa o clube na liderança isolada, faltando uma rodada para o fim do Campeonato Português

Por GLOBOESPORTE.COM Porto, Portugal
100 comentários
Em um jogo emocionante, o Porto venceu o Benfica por 2 a 1, na tarde deste sábado, no Estádio do Dragão, e ficou a uma vitória do título do Campeonato Português. O gol da virada foi marcado pelo brasileiro Kelvin, aos 46 minutos do segundo tempo. O Benfica, que era o líder, que tentava chegar à última rodada com as mãos no caneco, acabou saindo de campo com uma situação completamente diferente. Após o apito final do árbitro, o técnico Jorge Jesus se ajoelhou no gramado e lamentou a derrota.
Com o resultado, o Porto assume a liderança com 76 pontos e precisa de uma vitória fora de casa diante do Paços de Ferreira para ser campeão. Já o Benfica, que recebe o Moreirense e tem 75, deve vencer e torcer por um tropeço do rival.
Kelvin comemora, Porto x Benfica (Foto: AFP)Carrasco do Benfica, brasileiro Kelvin comemora o gol da vitória do Porto nos acréscimos (Foto: AFP)
Primeiro tempo nervoso e com gols
Apontado como a grande final do Campeonato Português, o clássico começou equilibrado, com as duas equipes mostrando cautela na hora de atacar. Jogando em casa, o Porto, aos poucos, foi tomando conta da bola. Aos 12 minutos, Fernando recebeu na entrada da grande área e arriscou. Bem colocado, Artur fez boa defesa.
Percebendo o recuo do time, o técnico Jorge Jesus pediu para que a marcação fosse feita mais no campo do adversário e a mudança de postura teve efeito. Aos 18, Lima aproveitou um chute cruzado na área e, sozinho, só teve o trabalho de finalizar. Festa dos benfiquistas, que se viam muito perto do título.
O Porto não se abateu e continuou pressionando. Aos 24, o brasileiro Alex Sandro avançou pelo meio e tocou na ponta para Silvestre Varela. O jogador cruzou rasteiro, mas a bota bateu no zagueiro Max Pereira e foi para o gol. Artur ainda tentou salvar, mas chegou atrasado: 1 a 1. A partida ficou quente. O árbitro teve dificuldades para controlar as reclamações vindas de fora, principalmente do técnico Vitor Pereira. No fim do primeiro tempo, alguns jogadores se estranharam e as comissões técnicas tiveram que acalmar os ânimos. Paulinho dos Santos, auxiliar do Porto, também se envolveu na confusão e foi expulso do banco de reservas.
Rodrigo Lima, Porto x Benfica (Foto: AFP)Rodrigo Lima comemora o gol do Benfica diante do Porto, no Estádio do Dragão (Foto: AFP)
Kelvin entra e vira herói
A etapa final foi muito disputada. O Benfica voltou melhor e conseguiu equilibrar as iniciativas. Com uma marcação forte, impedia que o rival chegasse pelo meio. Assim, os lançamentos para Varela acabavam sendo a saída do Porto.
Aos 20 minutos, o brasileiro Fernando, do Porto, fez falta dura e recebeu cartão amarelo, ficando suspenso da última rodada do campeonato. No lance seguinte, o mesmo Fernando sofreu uma entrada e foi substituído. Na cobrança, João Moutinho mandou na área. Sozinho, Otamendi cabeceou muito fraco e perdeu uma grande chance de virar. Jogando em casa, o técnico do Porto colocou o brasileiro Kelvin para tentar a vitória.
James Rodrigues perdeu grande chance de deixar o Porto na frente, aos 39. Impedido, o meia recebeu lançamento, entrou na cara do goleiro e bateu na trave. Os torcedores não acreditaram. Aos 46, Kelvin avançou pelo meio, tocou para Liedson, que devolveu. O atacante bateu de primeira e virou o placar para o Porto. Delírio dos torcedores no Estádio do Dragão. Logo após o lance, o árbitro apitou o fim do jogo. Os jogadores do Porto comemoraram como se já fosse o título. Do outro lado, os benfiquistas não acreditavam na virada.
Porto comemora contra Benfica (Foto: Reuters)Porto faz festa, evita título do rival em sua casa e fica perto da conquista do campeonato (Foto: Reuters)

Barcelona é campeão sem entrar em campo: Real só empata com Espanyol

Time de Mourinho fica no 1 a 1 e não consegue adiar festa do maior rival, que pega o Atlético domingo. Varane pode ficar fora de final da Copa do Rei

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
212 comentários
O Barcelona secou o Real Madrid neste sábado, contou com a ajuda do vizinho Espanyol e comemorou a conquista do Campeonato Espanhol mesmo sem entrar em campo. Com o empate de 1 a 1 do time merengue com a equipe treinada por Javier Aguirre, no estádio Cornellá-El Prat, pela 35ª rodada, Lionel Messi & cia. vibraram sem precisar suar a camisa para ter o título antecipado.
O resultado na Catalunha deixou o Real com 81 pontos em 36 partidas disputadas. O Barça, que no domingo visita o Atlético de Madri, tem 88 em 34 jogos e não pode ser mais alcançado na ponta da tabela, já que o rival de Madri só terá mais dois confrontos pela frente. O empate em casa deixou o Espanyol na 11ª posição, com 44.
Espanyol x Real Madrid (Foto: Reuters)Jogadores do Espanyol comemoram o gol: empate dá o título ao vizinho Barcelona (Foto: Reuters)
Este é o 22º título nacional do Barça, que foi tricampeão com Pep Guardiola no comando entre 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011 e agora conquista o primeiro com Tito Vilanova como treinador. Na temporada passada, o Real de José Mourinho conquistou a 32ª taça de sua história e viu Guardiola deixar o cargo para ser substituído pelo ex-auxiliar no clube catalão.
Com fracassos no Espanhol e na Liga dos Campeões, o time de Madri tem mais uma chance de taça para evitar passar o ano em branco: na próxima sexta, a equipe merengue faz clássico com o Atlético de Madri, no Santiago Bernabéu, pela final da Copa do Rei. O Barça chega ao título espanhol com uma campanha impressionante até o momento: 28 vitórias, dois empates, apenas duas derrotas, 105 gols marcados e 37 sofridos.
No Cornellá-El Prat, Mourinho deixou Cristiano Ronaldo no banco e escalou a equipe titular com Diego López; Albiol, Ricardo Carvalho, Varane, Nacho; Essien, Modric; Di María, Kaká; Higuaín e Morata. Mas o técnico fez questão de levar todos os atletas para a Catalunha, mesmo os que não foram relacionados, como os brasileiros Marcelo e Casemiro.
Cristiano Ronaldo Casillas banco Real Madrid (Foto: AFP)Mourinho deixou Casillas e Cristiano Ronaldo no banco: camisa 7 entra no segundo tempo (Foto: AFP)
O primeiro gol do jogo foi marcado por Stuani, aos 22 minutos da etapa inicial. O argentino Higuaín empatou para o Real aos 13 do segundo tempo, de cabeça. Ainda antes do intervalo, o árbitro Ignacio Iglesias Villanueva anulou um gol legal de Hector Moreno, aos 27, alegando falta em Xabi Alonso.
OS 22 TÍTULOS DO BARCELONA:
1928-1929, 1944-1945, 1947-1948, 1948-1949, 1951-1952, 1952-1953, 1958-1959, 1959-1960, 1973-1974, 1984-1985, 1990-1991, 1991-1992, 1992-1993, 1993-1994, 1997-1998, 1998-1999, 2004-2005, 2005-2006, 2008-2009, 2009-2010, 2010-2011 e 2012-2013
Além de ver o Barcelona campeão, Mourinho ganhou um problema para a final da Copa do Rei. Aos 20 do primeiro tempo, o zagueiro Varane saiu machucado após dividida com Wakaso. As primeiras informações do departamento médico apontam que o problema é no joelho direito, mas o francês passará por exames no domingo para saber a gravidade. Após o jogo, Mourinho afirmou que o zagueiro está fora da partida contra o Atlético de Madri.
Pouco depois da lesão de Varane, a partida teve um lance curioso. Em uma disputa de bola com Xabi Alonso, Lopez caiu e derrubou um dos auxiliares na lateral do campo. A bandeirinha acabou quebrando na queda e teve que ser substituída para o restante da partida.
Cristiano Ronaldo só entrou em campo aos 10 do segundo tempo, substituindo Kaká, que teve atuação sem brilho. O português não foi perdoado pela torcida catalã, que o vaiou bastante. Coincidência ou não, três minutos depois Higuaín empatou para o Real, de cabeça, após cruzamento de Modric. Nos acréscimos, Sanchez ainda foi expulso por falta feia em Higuaín. Mas não deu para adiar a festa do Barcelona.
Varane machucado, Espanyol x Real Madrid (Foto: Reuters)Varane deixa o campo com dores no joelho direito e não deve jogar a final da Copa do Rei (Foto: Reuters)