sábado, 20 de abril de 2013


20/04/2013 09h05 - Atualizado em 20/04/2013 09h05

'O skate não precisa das Olimpíadas, elas é que precisam do skate', diz Bob

Para Burnquist, depois do preconceito, esporte vive bom momento no Brasil. Campeão mundial aposta em parcerias para a construção de rampas no país

Por Fabiula Wurmeister Foz do Iguaçu
14 comentários
Bob Burnquist, sete vezes o melhor skatista do mundo (Foto: Fabiula Wurmeister)Bob Burnquist acredita que o skate será olímpico em
breve (Foto: Fabiula Wurmeister)
Bob Burnquist, sete vezes o melhor skatista do mundo e o primeiro brasileiro a ser reconhecido com o Laureus, o Oscar do esporte, acredita que o skate estará entre as modalidades disputadas nos jogos olímpicos em breve.
- Enquanto estiver vivo ainda verei o skate nas Olimpíadas. Estamos caminhando para isso. O skate não precisa das Olimpíadas, mas as Olimpíadas é que precisam do skate. São eles que estão procurando a gente.
A explicação estaria na independência da modalidade e na necessidade de se rejuvenescer os expectadores dos jogos olímpicos, aponta Burnquist.
- Sempre estivemos trabalhando pelo esporte. Eu e outros atletas, que só podíamos treinar fora do país por falta de estrutura, fizemos nossa parte e hoje temos o skate como um esporte reconhecido e que está vivendo um momento muito bom no Brasil, bem diferente da época em que comecei quando havia muito preconceito e os praticantes eram vistos apenas como desocupados. Agora é construir pistas.
Enquanto estiver vivo ainda verei o skate nas Olimpíadas. Estamos caminhando para isso"
Bob Burnquist
Segundo o skatista, a construção de várias rampas pelo país e a experiência dele e de outros atletas como Pedro Barros, tricampeão mundial no bowl, têm ajudado a difundir o esporte no país.
- Não adianta só cobrar dos governos e ficar com aquele pensamento de que ‘ah o país poderia fazer mais por mim’. É o contrário. As pessoas também precisam fazer algo pelo país. Por isso são importantes também as iniciativas de parceiros que queiram investir no esporte e dar condições para que se pratique o esporte e assim surjam os novos talentos.
Burnquist, que mora nos Estados Unidos, onde tem uma mega rampa no quintal de casa, é um dos atletas favoritos a mais um título dos X Games, evento mundial que começou na quinta-feira  segue até domingo, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
- Quando a competição acabar, não vai ficar nada desta excelente estrutura. Mas, vai ficar a inspiração e a vontade de andar de skate e praticar outras modalidades. Aí vai valer a iniciativa e a força dos interessados para que tenham condições de praticar.

Do Saara a Antártica: brasileira corre ultramaratonas em quatro desertos

Potiguar Jacqueline Terto disputou as provas que percorrem 250 km nos desertos do Saara, Gobi, Atacama e Antártica, os mais extremos do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1 comentário
É consenso que disputar uma maratona, prova que percorre pouco mais de 42 km, é para poucos, que exige muita preparação e dedicação. Imagine então disputar uma prova de 250 km. Adicione a isso o fato dessa prova acontecer nos lugares mais inóspitos do mundo. Esse é o trabalho da potiguar Jaqueline Terto. Desde 2010, ela disputou quatro ultramaratonas em nos quentes desertos do Saara, no norte da África, Gobi, na China e Atacama, no Chile, além da congelante corrida na Antártica.
Nascida no Rio Grande do Norte, Jacqueline hoje mora no Rio de Janeiro, onde treina e coordena um projeto de esportes para deficientes na Vila Olímpica da Maré, zona norte da cidade. Em sua casa, em Jacarépaguá, zona oeste, ela guarda recordações das provas. Em três de quatro pequenas garrafas ela tem porções de areias dos desertos por onde passou e a última guarda água do gelo antártico derretido. As lembranças das provas ainda estão vivas na memória de Jacqueline, principalmente os momentos de dificuldades.
- Fiquei mais de 20 quilômetros sem água total com a temperatura beirando a cinquenta e seis graus, foi aterrorizante - lembra Jacqueline sobre a corrida no Saara.
As muitas dunas e a areia do deserto de Gobi não foram suficientes para fazer ela desistir. Na China, Jacqueline ficou na 27ª posição entre 152 atletas. Entre as mulheres, ficou em terceira. No deserto do Atacama, o mais seco do mundo, viveu um momento dramático com falta de ar e muita dor de cabeça. Mas o pior desafio ainda estava por vir: o deserto da Antártica.
- Minha total prova de sobreviver, ali eu realmente cheguei a meu extremo como pessoa. É um frio cortante, um frio apavorante, é um frio, para um nordestino, é terror do que se pode imaginar - disse a ultramaratonista.
Como parte de seu treino, Jacqueline vai de Jacarépaguá até a Maré correndo pelas ruas e vias expressas do Rio de Janeiro. Cerca de 35 km de distância que demoram três horas e meia para serem percorridos. Lá, ela vira a "tia Jacque", e coordena um projeto de esportes para pessoas com deficiência, que atende 236 pessoas da comunidade. Esses alunos com deficiência são a inspiração de Jacqueline para as ultramaratonas.
- A gente fica muito só o tempo inteiro porque a gente tem que sobreviver. E não tem ninguém, não tem amigo, não tem equipe, não tem apoio e lembrar de cada caso desse, de cada aluno que eu tenho, cada história deles é o que me faz seguir adiante - disse Jacqueline.

De bigode, Neymar e André brincam durante treino do Santos

Dupla de amigos usa adereço durante atividade na manhã deste sábado, no CT Rei Pelé. Ambos podem formar ataque contra o Penapolense

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
70 comentários
André e Neymar são os maiores responsáveis pela descontração no elenco do Santos. Durante o treinamento deste sábado de manhã, no CT Rei Pelé, a dupla de amigos aprontou novamente. Antes do tradicional rachão, realizado nas vésperas das partidas, eles posaram para os fotógrafos usando bigodes postiços.
Mais cedo, quando o técnico Muricy Ramalho fechou a atividade durante aproximadamente 20 minutos para trabalhar taticamente, ele testou André como parceiro de ataque do camisa 11. Esta, aliás, pode ser a maior novidade da equipe para enfrentar o Penapolense, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
A última vez em que André iniciou uma partida como titular foi no clássico diante do Palmeiras, empatado sem gols, no dia 24 de março. De lá até hoje, foram seis jogos no banco de reservas, enquanto Giva e Patito Rodriguez se revezaram na função.
Sem Bruno Peres, Miralles, Marcos Assunção (todos em recuperação), Patito Rodriguez (na Argentina para acompanhar o velório da avó) e Renê Júnior (suspenso), Muricy deve usar a seguinte formação: Rafael; Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Alan Santos, Arouca, Cícero e Montillo; Neymar e André (Giva).
Neymar andré santos treino bigode (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC )Neymar e André inovam e usam bigodes no treino do Peixe (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC )

Massa espera que tática ousada no treino vire 'algo muito bom' na corrida

Brasileiro consegue quarto lugar no grid e é o piloto mais bem posicionado a largar com pneus duros. Rosberg é o pole, seguido por Vettel e Alonso

Por GLOBOESPORTE.COM Sakhir, Bahrein
78 comentários
Na última parte do treino classificatório deste sábado no Bahrein, Felipe Massa abriu mão da briga pela pole position ao optar pelos pneus duros - mais resistentes, porém menos velozes que os médios de seus rivais. Uma decisão ousada, que pode ser recompensada na corrida de domingo em razão da boa posição obtida no grid, já que os dez primeiros colocados são obrigados a começar a prova com os mesmos compostos de suas melhores voltas. O brasileiro da Ferrari fez o sexto tempo, mas herda as posições dos punidos Mark Webber e Lewis Hamilton e larga em quarto. Massa mostrou satisfação com a aposta e está otimista. Ele começa atrás apenas do pole Nico Rosberg (Mercedes) e de Sebastian Vettel (RBR) e Fernando Alonso (Ferrari), os três com pneus médios. Confira os melhores momentos no vídeo.
- Estou muito satisfeito com o resultado da classificação. A decisão de assumir o risco no Q3, indo em direção diferente ao que tínhamos planejado inicialmente, acabou se mostrando a melhor. Vi a chance de ganhar posições com os dois carros penalizados. Este foi o motivo para eu ter usado os pneus duros. Vamos tentar, é um jogo. Talvez funcione, talvez não. Não sabemos. Mas se funcionar, pode ser algo muito bom. Então, esta é a minha aposta – disse Massa, que já venceu duas vezes no Bahrein, em 2007 e 2008.
Felipe Massa espera que aposta nos pneus duros faça a diferença no GP do Bahrein (Foto: Reuters)Felipe Massa espera que aposta nos pneus duros faça a diferença no GP do Bahrein (Foto: Reuters)
O brasileiro explicou que, além de mirar uma estratégia diferente na corrida, preferiu arriscar os pneus duros também por não se sentir muito à vontade com os compostos médios.
- Não estava 100% contente com os médios, o carro estava com pouca aderência e eu não me sentia em condições de lutar pelas primeiras posições. As chances de ficar mais atrás com os pneus duros eram extremamente altas, mas ainda assim optei por eles por me sentir mais confortável – contou.
Em uma temporada onde saber escolher e lidar com os pneus tem sido mais importante do que largar em boas posições, Massa sabe que uma boa tática pode transformar um quarto lugar no grid em um bom resultado.
- Eu começo com os duros, isso pode me fazer ganhar posições. A corrida é longa. Começar com os médios pode ser uma vantagem (para os rivais), mas para ter um bom resultado, é vital encontrar a melhor estratégia – explicou.
A TV Globo transmite ao vivo a corrida a partir das 9h deste domingo (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
GP Bahrein (Foto: infoesporte)

Cuca admite proposta da China: 'Daquelas difíceis de não aceitar' Treinador do Atlético-MG diz que vai decidir seu futuro em conversa com Alexandre Kalil, depois do Mundial de Clubes: 'Já falei com o presidente, ele entendeu' Por Alexandre Lozetti e Fernando Martins Y MiguelDireto de Marrakesh, Marrocos 223 comentários Cuca coletiva atletico-mg (Foto: Fernando Martins)Cuca reconheceu a chegada da proposta do Shandong Luneng (Foto: Fernando Martins) O técnico do Atlético-MG, Cuca, confirmou na noite deste sábado, em Marrakesh, que recebeu uma proposta irrecusável do Shandong Luneng, da China. De acordo com a declaração do treinador na entrevista coletiva no Marrocos, ele vai conversar com o presidente Alexandre Kalil depois do Mundial de Clubes para definir seu futuro, mas o comandante da equipe atleticana está decidido a aceitar a oferta chinesa. - Recebi uma proposta muita boa, daquelas difíceis de não aceitar. Já passei para o presidente e vamos conversar somente depois do Mundial. Estamos prestes a disputar a competição mais importante do clube. Não é momento de falar isso. Já falei com o presidente, ele entendeu e vamos definir isso depois do Mundial - afirmou o treinador. A proposta do clube chinês gira em torno de R$ 1,5 milhão por mês. Dirigentes do Shandong Luneng já haviam feito a oferta a Tite, recém-saído do Corinthians, mas ele recusou. Assim, os chineses voltaram as suas atenções para Cuca, que deve confirmar sua saída ao fim da participação atleticana no Mundial. O Atlético-MG vai estrear no Mundial de Clubes na quarta-feira, às 17h30m (de Brasília), contra o Raja Casablanca, nas semifinais. Um dia antes, no mesmo horário, Bayern de Munique e Guangzhou Evergrande disputam uma vaga na decisão.

Dianifer Ferreira substitui Abda Velten como a nova ring girl do HCC 14

Beldade foi a segunda mais votada no concurso que escolheu as novas 'garotas da plaquinha' do maior evento de MMA do Espírito Santo e recebe chance na 14ª edição

Por Vitória, ES
1 comentário
Dianifer Ferreira, nova ring girl do HCC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Dianifer Ferreira, nova ring girl do HCC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Uma nova ring girl foi convocada para abrilhantar a festa do maior evento de MMA do Espírito Santo. A bela Dianifer Ferreira é a mais nova "garota da plaquinha" do Haidar Capixaba Combat 14 (HCC 14), que acontece neste sábado, no Ginásio do Clube Álvares Cabral, em Vitória. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 20h, no www.globoesporte.com/es.
De acordo com o manager do HCC, o iraquiano Haidar Kasen Alkadomi, por conta de compromissos profissionais, a ring girl vencedora do concurso feito no HCC 13, Abda Velten, foi substituída pela segunda colocada na mesma votação, Dianifer Ferreira, que recebe uma grande chance nesta 14ª edição do evento de MMA.
- A gente optou essa troca porque a Abda está participando de alguns concursos de beleza, está com muitos compromissos e também não pode comparecer à coletiva de imprensa oficial por causa disso. Então preferimos dar uma oportunidade à Diannifer, que foi a segunda mais votada no último concurso que fizemos. Acho que a galera vai gostar dela também.
Pesagem oficial é aberta ao público
Dudu Bastos bateu o peso e está classificado para as finais do GP peso-pena do HCC (Foto: Divulgação/Haidar Capixaba Combat)Pesagem oficial do HCC 14 acontece nesta sexta e terá entrada franca (Foto: Divulgação/HCC)
Na tarde desta sexta-feira acontece a pesagem oficial do HCC 14, a partir das 16h, no Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória, mesmo local do evento de sábado. Os organizadores da franquia de lutas fizeram questão de anunciar que o momento em que os atletas vão subir na balança será aberto ao público, sem cobrança de ingressos. O vice-presidente e match-maker do HCC, Fábio Prata, faz um convite para que os espectadores compareçam à pesagem, na sexta e possam prestigiar o que a organização está preparando para o evento de sábado.
- A pesagem oficial  vai ser com entrada gratuita, então, convido a todos para comparecer ao Álvares Cabral na tarde de sexta-feira para poder ver os atletas, tirar fotos e poder acompanhar essa parte importante da rotina dos lutadores, antes do HCC 14, no sábado. Além disso, que for assistir à pesagem já vai poder ver de perto toda a estrutura que está sendo montada para o evento, como o octógono e a área das arquibancadas e cadeiras.
A pesagem dos atletas será feita na ordem dos combates, a partir de 16h, no Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória. Lutarão atletas das categorias peso-galo, pena, leve e meio-médio nos confrontos masculinos. Já no feminino, serão duas lutas, sendo uma no peso-mosca, entre Valéria da Silva e Emanuela Ferreira e no card principal, o co-evento principal da noite, acontece o duelo entre Juliana Costa e a norte-americana Chelsea Bailey no peso-galo.
Confira os preços dos ingressos para o HCC 14
Ingressos (8.000 foram colocados à venda)
Arquibancada: R$ 25,00 (2º lote - meia-entrada)
Cadeira: R$ 40,00 (2º lote - meia-entrada)
O GLOBOESPORTE.COM/ES transmite ao vivo (em vídeo) e em tempo real (narração escrita, fotos e vídeos) o evento de MMA Haidar Capixaba Combat 14 (HCC 14), no sábado, dia 30 de novembro, a partir das 20h, direto do Ginásio do Clube Álvares Cabral, em Vitória, com exibição de todas as 10 lutas de MMA do card principal do evento. Todas as informações sobre o show de lutas do Espírito Santo você confere na home exclusiva do HCC 14.
Confira o card oficial do Haidar Capixaba Combat 14
HCC 14
30 de novembro de 2013, Ginásio do Clube Álvares Cabral, em Vitória (ES)
CARD PRINCIPAL
Dudu Bastos x Elvis Silva - luta principal - cinturão peso-pena (até 66 kg)
Juliana Costa x Chelsea Bailey (EUA) - peso-galo feminino (até 54 kg)
Henrique "Sucuri" Batista x Rodrigo "Zói" Lima - peso-leve (até 70,3 kg)
Thiago Rezende x Jonathan Gary (EUA) - peso-leve (até 70,3 kg)
Fabrício Balthar x César "Guerreiro" Barros - peso-meio-médio (até 77,1 kg)
Wkayron "Capoeira" Galdino x Edwin Williams (EUA) - peso-galo (até 61 kg)
Alex "Pit-Bull" x Efraim Coimbra - peso-pena (até 66 kg)
Guilherme Rezende x Jonas Coelho - peso-pena (até 66 kg)
Cláudio Rios x Quemoel "Lobo" Borges - peso-leve (até 70,3 kg)
Willians "Psicopata" Teixeira x Rodolfo Milanezzi - peso-pena (até 66 kg)
CARD PRELIMINAR
Luis Felipe "Jon Jones" x Weverton "Ravengar" Souza - peso-meio-médio (até 77,1 kg)
Emanuela Ferreira x Valéria da Silva - peso-mosca feminino (até 57,1 kg)
Humberto Marques x Paulo "Zé Doido" Machado - peso-pena (até 66 kg)
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.