quarta-feira, 13 de julho de 2011

Venezuela empata aos 47 e fica em 1º, mas Paraguai também se classifica

No jogo mais emocionante da Copa América, Vinotinto chega aos 3 a 3 com gols aos 44 e 47 do segundo tempo. Colômbia e Peru duelam nas quartas

Por GLOBOESPORTE.COM Salta, Argentina
A Venezuela, quem diria, está a 90 minutos de um sonho. No jogo mais emocionante da Copa América até o momento - e com mais gols -, a seleção Vinotinto arrancou um empate com o Paraguai nos acréscimos do segundo tempo e pode até almejar com a liderança do Grupo B. No Estádio Padre Ernersto Martearena, em Salta, os venezuelanos abriram o placar, sofreram três e conseguiram igualar graças a gols milagrosos aos 44 e 47 minutos: um 3 a 3 de tirar o fôlego.
O último tento teve tom de dramaticidade e ainda contou com a participação do goleiro Vega, que foi à grande área na cobrança de escanteio e desviou de cabeça para Perozo igualar. Rondón e Fedor completaram para a Venezuela, com Alcaraz, Barrios e Riveros anotando para o Paraguai.
O resultado obrigou todos a pegarem suas calculadoras. O Brasil precisa vencer por dois gols de diferença o Equador na sequência, em Córdoba, para ficar na ponta da chave, com cinco pontos e saldo melhor do que o da Venezuela (1). Um triunfo por um gol de diferença, desde que por 3 a 2 em diante, também serve. Caso passe em primeiro, a Vinotinto enfrentará muito provavelmente Brasil ou Paraguai, já conhecidos na fase de grupos.
O Paraguai também se classificou, mas pode passar como o segundo melhor terceiro colocado caso tenha um vencedor na partida restante. Neste caso, o rival seria a própria Venezuela ou Brasil. Um empate por até 2 a 2 lhe dá o direito de passar em segundo no Grupo B, e o adversário seria o Chile - com ambos os jogos no domingo.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos da Copa América-2011
Marcelo Estigarribia do Paraguai no jogo contra a Venezuela (Foto: EFE)Estigarribia tenta levar Paraguai à frente contra a marcação de González: empate melhor para Vinotinto (EFE)

O Paraguai começou bem a partida, mas foi em uma falha de sua defesa que a Venezuela se aproveitou para abrir o placar. Logo aos cinco minutos, Rincón roubou a bola de Ortigoza e deixou Rondón de frente para o gol. Da meia-lua, o atacante do Málaga chutou no canto direito de Villar para marcar.
Com cinco mudanças em relação ao time que venceu o Equador, entre elas os atacantes Fedor e Arizmendi, a Venezuela foi aos poucos recuando com o gol sofrido. Teoricamente melhor time, o Paraguai lentamente foi aos poucos se sentindo mais à vontade até achar o empate.
Aos 33, Barrios acertou a trave e viu a bola bater nas pernas de Veja. O atacante se confundiu e saiu para comemorar, mas para sua sorte, Alcaraz aproveitou falha de Cichero na sequência e empurrou para as redes. A virada quase veio na sequência, aos 37, com Estigarribia, que acertou bonito chute de fora da área, por cima.
O ritmo seguiu o mesmo no segundo tempo. Aos poucos a Venezuela pôs os seus titulares poupados em campo, mas foi o Paraguai quem virou. Aos 17, após cobrança de escanteio, Haed Valdez, que entrara no lugar de Santa Cruz e também marcara contra o Brasil, chutou, Veja espalmou e, Lucas Barrios, aproveitou o rebote.
A Venezuela, então, foi ao ataque e até desperdiçou oportunidades do empate, mas não teve forças. Acabou penalizada em novo lance de bola parada. Aos 39, Torres cruzou em falta da direita e Riveros se antecipou à zaga. O gol da seleção Vinotinto só saiu depois. Aos 44, Fedor aproveitou sobra na grande área, girou e chutou para diminuir. O empate veio nos acréscimos, aos 47, de forma dramática. O goleiro Vega foi para a grande área e conseguiu desviar para Perozo marcar.
paraguai 3 x 3 venezuela
Villar, Verón, Da Silva, Alcaraz e Torres; Vera (Santana), Riveros, Ortigoza e Estigarribia (Cáceres); Santa Cruz (Valdez) e Lucas Barrios. Vega, Rosales, Vizcarrondo, Perozo e Cichero; Rincón, Di Giorgi, Orozco (Fedor) e González (Maldonado); Rondón e Arismedi (Arango).
Técnico: Gerardo Martino. Técnico: César Farías
Gols: Rondón, aos cinco, e Alcaraz, aos 33 minutos do primeiro tempo; Barrios, aos 17, Riveros, aos 39, Fedor, aos 44, e Perozo, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Valdez e Santana (Paraguai); Perozo e Maldonado (Venezuela).
Estádio: Padre Ernesto Martearena (Salta). Data: 13/07/2011. Árbitro: Enrique Osses.

Felipe quer reviver tempos de glória: ‘O Vasco está no caminho certo’

Em visita a uma escola, meia diz que time pode brilhar como antigamente

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Voltar a jogar ao lado de Juninho Pernambucano tem sido uma alegria muito grande para Felipe. Juntos eles fizeram parte do elenco que conquistou títulos inesquecíveis para o Vasco como os Brasileiros de 1997 e 2000, além da Libertadores de 1998. Foram apenas dois jogos nesta volta do camisa 8. Ainda não foi o suficiente para retomar os tempos de glória, mas já deu para ter esperança em reviver o passado que os transformaram em ídolos e referências neste grupo.
- O Vasco está no caminho certo, estou muito satisfeito com a fase atual e o título da Copa do Brasil. Temos de trabalhar para que o nosso grupo consiga mais muito mais ainda. E, com o retorno do Juninho, espero que o time dê certo como no passado - afirmou o camisa 6, à "Rádio Brasil".
Após o treino da manhã desta quarta-feira, em São Januário, Felipe visitou uma escola em Del Castilho, Zona Norte da cidade. O bairro fica próximo de Higienópolis, onde o jogador nasceu e passou boa parte da infância. Para ele, o contato com as crianças foi um retorno ao seu passado.
- Estou muito honrado e muito feliz de poder contribuir com essas crianças maravilhosas. Fiquei muito impressionado com a educação e o carinho que elas têm. Morei próximo daqui e é muito legal poder voltar - afirmou o jogador, que ainda elogiou Julinho, novo reforço do Vasco para a lateral esquerda.
- O Julinho é um grande jogador e de futebol ofensivo, tem tudo para ajudar o Vasco - finalizou.

Anunciadas mudanças em carros da Stock após incêndio de Tuka Rocha

Fabricante dos veículos revela razões para o fogo no veículo do piloto, no Rio; modificações já estarão disponíveis na próxima etapa, em SP

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Um dia após o incêndio no carro de Tuka Rocha na etapa do Rio de Janeiro, a JL - empresa responsável pelos carros da Stock Car - iniciou estudos sobre o que teria iniciado o fogo na máquina 25 da Vogel Motorsport. Nesta quarta-feira, a fabricante do veículo divulgou uma nota sobre as principais conclusões. Após uma reunião fechada com equipes da categoria e alguns pilotos, mudanças para aumentar a segurança nas pistas foram anunciadas. Serão seis modificações e elas já estarão disponíveis na próxima etapa, a Corrida do Milhão, no dia 7 de agosto, em São Paulo. Clique no vídeo ao lado e relembre o incidente com o carro de Tuka Rocha.
- Após vários estudos de imagens de TV, fotos e no carro de Tuka Rocha, concluímos que o fogo começou na fibra externa onde é colocado o material especial de absorção de impactos laterais. Há indício de que o escapamento tenha colocado fogo na peça, como pode ser observado em uma das imagens capturadas da transmissão - disse Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing.
Após todos os testes e a reunião com as equipes, mudanças nos carros foram discutidas e aprovadas pela JL, pilotos, Vicar (organizadora da categoria) e dois representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo. As modificações serão: substituição do material de absorção de impacto lateral; remoção da entrada de ar do teto; troca do material do visor da parede corta-fogo; vedação completa da parede corta-fogo traseira; tratamento antichamas de novos componentes em locais que serão orientados pelo fabricante e vistoriados pela CBA; e a substituição da mangueira na saída do respiro do tanque até a parede corta-fogo por um tubo de alumínio.
Para chegar a essa conclusão, os técnicos da JL fizeram uma perícia no carro de Tuka e ainda analisaram as imagens da corrida. Além disso, eles fizeram simulações na sede da empresa, em Cotia, na grande São Paulo. Com os mesmos materiais utilizados nos testes, a intensidade do fogo e a cor da fumaça foram idênticas aos do acidente.
- Fizemos testes separadamente ateando fogo no material de absorção e ele não incendiou daquela maneira. O mesmo ocorreu com as partes de fibra com tratamento antichamas, mostrando que são eficientes de forma isolada. Ou seja, elas só são inflamáveis se expostas ao fogo sob uma convergência de fatores, como ângulo do vento e posicionamento das peças de fibra ao seu redor. Porém, mesmo sendo um caso isolado, não queremos correr riscos e vamos trocar o material - afirmou Zequinha.
Stock Car: JL faz simulação de incêndio de Tuka Rocha (Foto: Divulgação)JL fez simulações para descobrir o motivo do fogo:
fumaça e intensidade do fogo iguais(Foto: Divulgação)
Jean Brambília, comissário técnico da Confederação Brasileira de Automobilismo, acompanhou todos os testes realizados pela JL. Segundo o perito da CBA, os procedimentos realizados foram dentro dos padrões da indústria automobilística.
- Os trabalhos realizados pelo construtor indicaram uma série de ações e soluções que serão tomadas em conjunto com a promotora da categoria e a CBA. Vamos acompanhar os resultados obtidos com essas alterações para evidenciar a funcionalidade dessas propostas. Nos próximos dias o Conselho Técnico Desportivo Nacional, CTDN, emitirá um adendo técnico para especificar essas modificações, que envolvem alterações que tratam das condições de segurança do piloto - declarou.
O estudo descartou outras hipóteses sobre o incêndio no carro 25 da Vogel Motorsport. Segundo Zequinha Giaffone, o tanque de combustível continuou intacto e não houve vazamento de óleo. Além disso, o pneu traseiro só acabou furando por conta do superaquecimento. Segundo o diretor técnico da JL, isso mostra que as antigas mudanças foram positivas para a principal categoria do automobilismo brasileiro.
- As mudanças feitas após o incidente com o piloto Cacá Bueno (no começo de 2009) se mostraram eficientes nas 30 corridas desde então: mudamos o escapamento e adotamos uma série de medidas, como o tratamento das carenagens com produto antichamas. Porém, estas mudanças não foram suficientes para evitar o incidente ocorrido na última etapa. Por este motivo, estaremos introduzindo novas mudanças nos carros, com efeito imediato, já para a próxima etapa, em São Paulo - finalizou.
Tuka Rocha pula do carro e se libra do fogo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Tuka Rocha teve que saltar do carro em movimento para se livrar das chamas (Foto: Fernanda Freixosa)

Após vitória, Alonso afirma que título está longe: 'Precisamos ser realistas'

Piloto espanhol lembra que Vettel está 92 pontos à sua frente na tabela

Por GLOBOESPORTE.COM Maranello, Itália
fernando alonso ferrari gp da Inglaterra (Foto: Agência Reuters)Alonso pede calma na Ferrari (Agência Reuters)
A vitória na Inglaterra não mudou a cabeça de Fernando Alonso. O piloto da Ferrari afirma não pensar em título na temporada, apesar de ter conquistado o primeiro triunfo da equipe em 2011. Para o espanhol, a distância para o líder Sebastian Vettel, de 92 pontos, ainda é muito grande para ser batida.
- Isso não vai mudar nosso jeito de ir para as corridas. Precisamos ser realistas, porque são 92 pontos atrás na classificação e é uma grande diferença! Vamos lidar com as corridas uma por vez, tentando vencer o máximo possível. Isso também vai envolver corrermos mais alguns riscos e, talvez, tenhamos que pagar algum preço alto por isso, mas não há alternativa.
O bicampeão mundial afirma, no entanto, que a Scuderia não desistiu do título. Para Alonso, a Ferrari precisa pensar corrida a corrida.
- Definitivamente, nós não desistimos do título, mas não podemos pensar no campeonato. Como disse o (Luca) Montezemolo em Maranello, precisamos manter os pés no chão.

Japão surpreende de novo, vira sobre
a Suécia e vai à decisão contra os EUA

Após eliminarem donas da casa, japonesas saem atrás, mas com direito à golaço de Kawasumi, passam pelas europeias: 3 a 1. Final é no domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Leverkusen, Alemanha
Quem achou que o Japão era uma zebra na Copa do Mundo Feminina de Futebol após a equipe da Ásia eliminar a Alemanha, dona da casa, nas quartas-de-final, teve mais uma prova da força japonesa nesta quarta-feira. Comandadas por Kawasumi, que marcou dois gols, sendo um deles uma pintura, a equipe chegou a sair atrás no placar, mas com estilo virou o jogo, venceu por 3 a 1 e conquistou uma vaga na decisão de próximo domingo de maneira indiscutível.
As adversárias serão as norte-americanas. Os Estados Unidos superaram a França, também por 3 a 1, e chegaram à terceira decisão de sua história no Mundial. Para o Japão, o feito é inédito. Resta saber, agora, se elas conseguirão surpreender mais uma vez e bater os EUA, que nunca perderam uma final de Copa do Mundo Feminina.
Os primeiros minutos de jogo foram de amplo domínio sueco. Parecia que, de fato, o Japão era apenas um azarão, presa fácil contra as favoritas europeias. A Suécia precisou de apenas 10 minutos para abrir o placar. Öqvist aproveitou bobeira da defesa, que trocava passes, roubou a bola de Kumagai, invadiu a área e chutou cruzado, no alto, sem chances para Kaihori. Mas não deu nem para comemorar. Aos 18, foi a defesa sueca quem falhou e deixou Kawasumi sozinha no meio da área. Ela recebeu cruzamento e, mesmo empurrada por Öqvist, completou para o gol: 1 a 1.
Homare Sawa do Japão comemoram vitória sobre a Suécia (Foto: Reuters)Homare Sawa do Japão fez o segundo gol, da virada, que pôs o Japão em vantagem (Foto: Reuters)
A Suécia acusou o golpe e caiu de rendimento. A partir do empate, só deu Japão. As asiáticas passaram a controlar o jogo e foram soberanas. Do outro lado, via-se uma equipe perdida e com poder de reação nulo. Um outro duro golpe, agora no início do segundo tempo, praticamente selou o destino da partida. Aos 14 minutos, a artilheira, camisa 10 e capitã do Japão virou o jogo, em nova falha sueca. A goleira Lindahl bateu roupa após bola alçada na área e ela sobrou livre para Sawa virar o placar e colocar o Japão em vantagem.
Cinco minutos depois, no melhor estilo samurai, as japonesas deram um golpe final. E que golpe! A mesma Kawasumi que havia marcado o primeiro gol, até meio sem querer, agora fez uma pintura. É verdade que, de novo, a goleira sueca Lindahl falhou, saiu desesperada de sua meta para cortar lançamento para uma atacante japonesa, mas a bola foi sobrar longe do gol, quase na intermediária para a camisa 9 do Japão. Ela não pensou duas vezes: bateu de primeira, por cobertura, e acertou. Um golaço, que arrancou aplausos da torcida, das companheiras e ainda garantiu o time na decisão do próximo domingo.

Internauta X9

O internauta Iliandro nos enviou esta foto polêmica. Esta é a réplica Taça Libertadores de 2006 que está no Museu do Inter. Reparem que a placa do título do Grêmio de 1995 está raspada. Ficou feio para o Colorado…

Pela primeira vez no Brasil, dirigente é banido do futebol por mala branca

Decisão do TJD baiano afasta do esporte o presidente do Serrano, clube que chegou às semifinais no campeonato estadual deste ano

Por Eric Luis Carvalho e Tamires Fukutani Salvador
Herbert Silva Serrano (Foto: Reprodução TV Bahia)Além de banido, Herbert Silva terá que pagar uma
multa de R$ 6 mil (Foto: Reprodução TV Bahia)
O presidente do Serrano, clube da cidade de Vitória da Conquista que disputa a Primeira Divisão do Campeonato Baiano, foi banido do futebol, acusado de oferecer dinheiro a jogadores do Juazeiro para que o time ganhasse do Camaçari durante o estadual - a popular “mala branca”. Além do afastamento do esporte, o dirigente Herbert Silva Andrade Júnior terá que pagar uma multa de R$ 6 mil – mesmo valor do incentivo oferecido - de acordo com a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva.
O julgamento, em segunda instância, ocorreu nesta terça-feira em Salvador. Na primeira instância, o cartola havia sido inocentado. No entanto, a Procuradoria da Federação Bahiana de Futebol recorreu da decisão. Por 5 votos a 2, o Pleno do TJD decidiu condenar o dirigente. De acordo com o secretário do órgão, Roberto Araújo, este é o primeiro caso de condenação de dirigente por prática da mala branca no futebol brasileiro.
A decisão ainda cabe recurso, mas, como ocorreu em segunda instância no Tribunal baiano, o próximo passo da defesa é recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.
Procurado pela equipe do GLOBOESPORTE.COM, o dirigente disse que se surpreendeu com a decisão, mas preferiu não se estender sobre o assunto.
- O Tribunal já havia me julgado e eu fui absolvido por unanimidade. Não sei quem resolveu recorrer. Eu nem estava presente, apenas meu advogado. Vamos recorrer da decisão e procurar a real justiça – disse o dirigente.
Segundo Herbert, a diretoria do clube ainda não se reuniu para decidir como ficará a direção do clube enquanto o STJD não julga o caso.
- Vamos procurar a Federação Bahiana para saber quais são os trâmites legais. Mas eu não queria comentar mais o assunto até a decisão do STJD, até porque neste momento qualquer declaração pode ser prejudicial. Mas vamos buscar a justiça – prometeu.
Bahia de Feira e Serrano brigam por vaga na semifinal do Campeonato Baiano (Foto: Divulgação)Em campo, o Serrano (de branco) fez bonito e chegou às semifinais do estadual (Foto: Divulgação)
Saiba o que aconteceu
O caso teve início após uma entrevista do presidente do Juazeiro, Eládio Magalhães, ao site baiano Galáticos Online. A declaração foi feita logo após o término da primeira fase do Campeonato Baiano. Segundo Eládio, o presidente do Serrano, Herbert Andrade, teria oferecido R$ 6 mil de “incentivo” para o Juazeiro vencer o Camaçari na última rodada da primeira fase do torneio estadual. No mesmo dia, o Serrano perdeu para o Bahia por 1 a 0. O time do interior se classificaria para a segunda fase mesmo a derrota, desde que o Camaçari não vencesse o Juazeiro.
- Oficialmente, o presidente do Serrano nos procurou para oferecer uma gratificação pela vitória ou pelo empate. Achei uma atitude decente, porque ele procurou a diretoria do Juazeiro. Nós o levamos no vestiário para ele se comprometer com os atletas e garantir que, no resultado de empate ou vitória, estaria ali com o dinheiro para dar a gratificação - disse Eládio Magalhães ao site baiano.
O time juazeirense, que não tinha mais chances de classificação na disputa, segurou o empate e garantiu a classificação do Serrano. No entanto, de acordo com o TJD, o pagamento da mala branca não chegou a ser efetivado. Mesmo assim, o Tribunal entendeu que apenas a promessa já se configura como irregularidade, com base no artigo 242 (dar ou prometer vantagem indevida a membro de entidade desportiva, dirigente, técnico, atleta ou qualquer pessoa [...] para que, de qualquer modo, influencie o resultado de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Serrano chegou às semifinais do Campeonato Baiano e terminou a competição na quarta posição.
De acordo com o secretário do TJD, Roberto Araújo a defesa alegou que a situação não se configurava como mala branca, uma vez que o dinheiro não teria sido oferecido aos jogadores.
- A alegação foi de que a promessa foi feita ao presidente do clube e não aos atletas. Segundo as duas partes – presidentes do Juazeiro e do Serrano – o pagamento não chegou a ser feito.
Dirigente foi acusado por outra ‘mala branca’
Apesar de punido por oferecer dinheiro ao Juazeiro, o presidente do Serrano, Herbert Silva Andrade, chegou a ser acusado de uma segunda mala branca no mesmo campeonato. No entanto, o caso não foi analisado pela Justiça Desportiva.
A diretoria do Vitória da Conquista, clube da cidade da mesma cidade que o Serrano, também acusou o rival de oferecer dinheiro a seus jogadores. No entanto, o Serrano negou a acusação através de nota no seu site oficial.
- Inconformado com a ascensão do Serrano à Série A do Baianão e, posteriormente, a classificação para as quartas de final, o presidente do ECPP Vitória da Conquista, leva a rivalidade, que deveria ficar entre as quatro linhas, para fora de campo. De maneira irresponsável e leviana, o presidente do ECPP divulgou nota no site do seu clube acusando o Serrano de oferecer mala branca à sua agremiação. Fato este que nunca aconteceu – informava a nota.

Robinho terá novo visual na partida decisiva do Brasil contra o Equador

Atacante raspa a cabeça em corte que lembra o usado na Copa América de 2007, quando foi artilheiro e campeão. Brincadeira pode ter vindo de Elano

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Córdoba, Argentina
Ainda não se sabe se Robinho será titular ou não da Seleção Brasileira na partida decisiva contra o Equador, nesta quarta-feira, em Córdoba, mas já há uma novidade em relação ao atacante do Milan: ele abandonou o topete e raspou a cabeça. O visual lembra o de 2007, quando disputava a Copa América. Coincidência ou não, trouxe sorte na época, já que o jogador foi o artilheiro da competição, com seis gols, enquanto luta contra as críticas na atualidade.
Robinho  Copa América 2007 (Foto: EFE)Robinho em ação na Copa América de 2007: corte antigo 'dava sorte' para o artilheiro (Foto: EFE)
Também não é de conhecimento se o ato partiu do próprio Robinho ou de uma brincadeira dos amigos Elano e Fred, que deram um sinal de que aprontariam com o companheiro na concentração.
– Amanhã Robinho volta ao normal. Careca! – disse Elano, através de seu perfil no Twitter.
– Aproveita e raspa também – retrucou Fred.
A partida começará às 21h45m (de Brasília), e terá transmissão ao vivo da TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM. Um empate basta para classificar o Brasil para as quartas de final, mas uma vitória e o primeiro lugar do grupo deixam, na teoria, o caminho para o tricampeonato consecutivo mais fácil.

Dirigente não teme fim da janela: ‘Faltam sete dias e não 24 horas’

Luiz Augusto Veloso diz que Fla está empenhado na busca por um reforço para o ataque e não vê motivo para preocupação

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
andré atacante (Foto: GLOBOESPORTE.COM)Depois de passar férias no Brasil, André está na
Ucrânia e treina (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Sete dias. É o tempo que o Flamengo tem para contratar um reforço para o ataque. A janela de transferências do exterior será fechada no dia 20, e o clube negocia a contratação de André com o Dínamo de Kiev. O atacante está na Ucrânia e tem feito treinos físicos na equipe à espera de um desfecho sobre a situação. Ele tenta convencer os dirigentes a liberá-lo por um valor inferior a R$ 18 milhões.

- O jogador está tentando ajudar. Estamos trabalhando 24 horas, sabemos da necessidade de reforçar o time e estamos empenhados. Faltam sete dias para o fim da janela e não 24 horas - disse o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso.

Segundo o empresário de André, Jean Neto, a conclusão do negócio continua difícil.

- A negociação agora é de clube para clube. Já fiz o que tinha de fazer e nem posso falar nada. Vai ficar mesmo para os últimos dias da janela – disse o agente.

O Atlético-MG seria outro clube brasileiro interessado no ex-santista e teria apresentado proposta bem superior à do Flamengo.
Internamente, parte da cúpula do futebol rubro-negro reconhece que o clube poderia ter buscado alternativas, já que o acerto com o Gladiador se desenhou de forma complexa desde a apresentação da primeira proposta, em 18 de junho.

Veloso não acredita em perda de tempo. Sem dar detalhes, diz que o departamento de futebol sempre pensou em outras opções. O risco de repetir o equívoco do ano passado, quando contratou Deivid e Diogo no último dia de inscrições e pagou mais caro por isso, não assusta.

- Isso ainda não foi discutido. Estamos trabalhando em várias frentes. É preciso lembrar que no início do ano o Flamengo contratou Ronaldinho e Thiago Neves, dois dos principais nomes do país. Com a equipe atual, o Flamengo é o vice-líder do Campeonato Brasileiro, que é dificílimo, tem o ataque mais positivo (18 gols) e o vice-artilheiro (Ronaldinho, com cinco).

O técnico Vanderlei Luxemburgo aprova a contratação de André. No caso de Kleber, o nome fora levantado pela presidente Patricia Amorim e pelo vice de finanças Michel Levy. Luxa deu o aval técnico, mas não se envolveu nas tratativas.
Vale lembrar que a convocação de Negueba e Diego Maurício para a Seleção Brasileira sub-20 e a venda de Wanderley para o Al Arabi, do Qatar, deixaram o Flamengo com apenas um atacante de ofício: Deivid.

Aniversariante do dia, Elkeson tem números expressivos no Brasileirão

Jogador do Botafogo é o que mais finaliza no elenco alvinegro e o que mais sofre faltas na competição

Por Fábio Leme e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Aniversariante do dia, Elkeson tem motivos de sobra para comemorar seus 22 anos em grande estilo. Artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro, com cinco gols, ele também é o jogador que mais finaliza no time com 27 tentativas. Há quase dois meses em General Severiano, ele é um dos principais expoentes do esquema tático de Caio Júnior.
botafogo elkeson (Foto: Satiro Sodré/Agif)Elkeson é o jogador mais caçado do Campeonato Brasileiro (Foto: Satiro Sodré/Agif)


- É um aniversário especial. Estou feliz com minha evolução no Botafogo. Vim para cá com o objetivo de voltar a jogar futebol com alegria. Todo mundo no clube me acolheu bem, o professor (Caio Júnior) me deu confiança, e acabo retribuindo dentro de campo – declarou o aniversariante ao site oficial do clube.

Apesar da fase boa, a vida de Elkeson, dentro dos gramados, não vem sendo das mais fáceis. Ao lado de Kleber, atacante do Palmeiras, o atleta é quem mais recebe faltas neste Brasileirão. Foram 32 em nove rodadas.

Por ser um atleta bastante acionado nas partidas, Elkeson também é quem mais erra passes no elenco alvinegro. São 40 passes errados no total.

Por e-mail, City recusa proposta, mas Timão não desiste de contratar Tevez

Diretoria aposta agora na vontade do jogador de voltar para a América do Sul. Salários e tempo de contrato já foram acertados com Andrés Sanches

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
tevez bairro argentina (Foto: EFE)Tevez em treino da seleção argentina (Foto: EFE)
O Manchester City disse não ao Corinthians pela proposta de R$ 90 milhões pelos direitos do argentino Carlitos Tevez. Apesar da negativa dos ingleses, o Timão está longe de desistir do negócio. O clube mantém a confiança em fechar a transação por causa do desejo do atacante argentino de voltar ao futebol sul-americano.
O City comunicou, por e-mail, que não tem interesse em vender Tevez pelo montante oferecido. Há algumas semanas, o time azul de Manchester havia informado que não aceitaria sequer conversar por menos de R$ 100 milhões. O Corinthians, porém, descarta aumentar o valor, que seria arrecadado com parte dos direitos de televisão das próximas quatro temporadas.
O sonho corintiano, contudo, não acabou. Em viagem à Argentina na semana passada, o presidente Andrés Sanches praticamente acertou as bases salariais e o período do vínculo com Tevez e o advogado dele, Adrian Ruocco. Ele receberia mais de R$ 10 milhões anuais por um contrato de quatro anos, além de participações em ações de marketing.
- A recusa não quer dizer muita coisa. Existe a vontade do jogador em atuar na América do Sul novamente. Isso é o mais importante. Quando o atleta quer uma coisa, o clube não pode ir contra - afirmou o diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade.
Antes de oferecer os R$ 90 milhões, o Timão cogitou tentar contratá-lo pelo empréstimo de um ano.  Agora, a estratégia pode voltar à tona, principalmente porque Tevez já adiantou que não tem interesse de retornar à Inglaterra após a Copa América, onde está com a seleção da Argentina. Outros clubes europeus também querem contratá-lo, mas a meta é ficar perto da família, residente em Buenos Aires.

Arena passa por teste de segurança de grandes conflitos para a Copa

Treinamento da Polícia Militar do Paraná envolveu controle de grandes distúrbios, invasões de campo, atividades antiterrorismo entre outros

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
teste de segurança na Arena da Baixada para a Copa 2014 (Foto: Reuters)Um especialista em desarmar bombas
participa da simulação (Foto: Reuters)
A Policia Militar do Paraná e o Corpo de Bmbeiros realizaram uma grande simulação de controle de distúrbios nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba. A cidade é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, e a operação é um dos preparativos para o evento. As atividades tiveram início na última terça-feira como um treino e foram complementadas nesta quarta.
Entre operações de rotina, como acompanhar delegações e autoridades até o estádio, também foram testadas situações de emergência, como ações antiterrorismo contra bombas, invasões de campo por torcedores e grandes conflitos, além de salvamentos.
O Bope (Batalhão de Operações Especiais) coordenou os trabalhos, onde até sequestros foram simulados, com ações nas arquibancadas, nos corredores e nas entradas do estádio.
teste de segurança na Arena da Baixada para a Copa 2014 (Foto: Gazeta do Povo )Teste de segurança na Arena teve até simulação de sequestro (Foto: Gazeta do Povo )

polícias arena da baixada atlético paranaense (Foto: Reuters)Uma cena de confronto foi teatralizada com os policiais (Foto: Reuters)

polícias arena da baixada atlético paranaense (Foto: Reuters)Polícias simulam ação na Arena da Baixada (Foto: Reuters)

polícias arena da baixada atlético paranaense (Foto: Reuters)Ação teve a participação de helicópteros para resgate de vítimas após confrontos no estádio (Foto: Reuters)

Clube russo entra na briga por Ganso e pode bancar multa de € 50 milhões

A princípio, meia não gostaria de atuar na Rússia, mas Anzhi acena com proposta milionária: € 7 milhões anuais em salários. E valor pode subir

Por Adilson Barros Santos, SP
ganso na coletiva da Seleção (Foto: Mowa Press)Valorizado, Ganso foi recomendado a russos por
Roberto Carlos (Foto: Mowa Press)
O Anzhi-RUS, clube onde joga o lateral-esquerdo Roberto Carlos, entrou forte na corrida para contratar o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos. Os russos estão dispostos a bancar a multa rescisória de € 50 milhões (R$ 111 milhões) estipulada no contrato do jogador com o Peixe e propõem dar a Ganso € 7 milhões (R$ 15,5 milhões) anuais de salário.
A princípio, Ganso tem preferência por uma transferência para um clube de maior expressão. Seus representantes já mantiveram constantes contatos com o Milan. Por isso, os russos se preparam para aumentar a proposta salarial e, assim, tentar dobrar o craque alvinegro.
Ganso foi indicado por Roberto Carlos, que tem feito elogios públicos ao camisa 10 santista. O craque alvinegro, que atualmente está disputando a Copa América com a Seleção Brasileira na Argentina, jamais escondeu sua vontade de se transferir para o futebol europeu. Tanto que seus representantes, membros do Grupo DIS, por várias vezes, tentaram diminuir o valor da multa. O Peixe se manteve irredutível.
Por enquanto, a diretoria santista não confirma oficialmente a chegada da proposta russa. Até porque em caso de rescisão de contrato, é a parte interessada em desmanchar o acordo quem paga a multa, ou seja, não há uma negociação para venda dos direitos do jogador e, portanto, não é preciso a chegada de uma proposta oficial do Anzhi.
Se a negociação vingar, os R$ 111 milhões entram nos cofres do Peixe, que tem de repassar 45% desse valor ao DIS. Outros 45% ficam com o próprio clube. Ganso ainda tem direito a 10% do montante.
 

Vôlei de praia: Pedro Solberg é pego no antidoping e suspenso pela FIVB

Federação Internacional enviou comunicado à CBV sobre a presença de um esteroide exógeno no exame do jogador, feito no dia 30 de maio pela Wada

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Cotado para representar o Brasil no vôlei de praia das Olimpíadas de Londres-2012, Pedro Solberg foi flagrado no antidoping, pelo uso de esteroide. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou nesta quarta-feira ter recebido um comunicado da Federação Internacional (FIVB), que suspendeu o atleta provisoriamente. A substância encontrada é o esteroide exógeno androstane, que pode ser usado para ganhar massa muscular, dependendo da quantidade no organismo. O exame foi feito pela Agência Mundial Antidoping (Wada), no Rio de Janeiro, no dia 30 de maio.
Pedro Solberg vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV)O exame de Pedro Solberg mostrou a presença de um esteroide exógeno (Foto: Divulgação / CBV)
- A CBV espera que o assunto seja resolvido da melhor maneira e que o Brasil possa contar com o atleta nas competições futuras - diz a nota oficial enviada pela Confederação nesta quarta. O caso será julgado pela própria FIVB, num painel com data ainda a ser definida.
O esteroide anabólico encontrado foi o 5a-Androstane-3a, 127bdiol, da categoria S1B, com concentração de 104,27mg/ml. Quando tem origem exógena, significa que foi consumido de alguma forma pelo atleta – ao contrário da endógena, que é produzido pelo próprio corpo. O androstane geralmente é considerado endógeno, mas em casos de doping é feito um novo exame no laboratório para verificar se a substância foi produzida ou consumida, como alega a FIVB.
Pedro, que faria dupla com Ricardo a partir do Grand Slam da Polônia, daqui a duas semanas, não está inscrito na competição. Em seu lugar, está Pedro Cunha, seu antigo parceiro.
Cunha e Ricardo não quiseram comentar o assunto. Mais cedo, Solberg afirmou ao SporTV.com que não gostaria de falar sobre a questão, pelo menos por enquanto.
- É um problema pessoal meu. Não quero comentar agora, mas pode ser que eu volte a ser inscrito - disse o atleta.

Pedro Solberg é um dos atletas do vôlei de praia cotados para representar o Brasil em Londres. Em 2008, venceu o Circuito Mundial ao lado de Harley. Na semana passada, ele anunciou a troca de parceiros, deixando Pedro Cunha e iniciando um projeto pensando nos Jogos Olímpicos. Pedro é filho de Isabel, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei de quadra, e irmão de Maria Clara e Carolina, que jogam juntas na praia.
O de Solberg foi divulgado 12 dias após o episódio que envolveu quatro nadadores, incluindo o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo. Eles foram flagrados pelo uso de furosemida, que pode ser consumida tanto para perda de peso quanto para mascarar outros dopings. Cielo alega que houve uma contaminação num suplemento alimentar feito por uma farmácia de manipulação em Santa Bárbara D'Oeste, no interior paulista.

Loco Abreu dá a solução para anular Lionel Messi: abatê-lo como animal

Em coletiva descontraída, atacante do Botafogo brinca sobre como parar craque argentino no clássico de sábado, fala em português e exibe filho

Por João Paulo Garschagen Direto de Buenos Aires
Pela Argentina, Lionel Messi não marca há 15 jogos oficiais. Mas é claro suas jogadas em velocidade, seus dribles desconcertantes e suas assistências preocupam, e muito, os jogadores do Uruguai. Depois de Lugano, Loco Abreu admitiu que não há uma forma conhecida para os uruguaios pararem o craque argentino no clássico deste sábado, pelas quartas de final da Copa América. Questionado sobre a tarefa, o ídolo da torcida do Botafogo brincou com os jornalistas e comparou o camisa 10 do time de Sergio Batista a um animal a ser abatido.
– Temos que “carneá-lo” – disse Loco Abreu, arrancando gargalhadas.
Os uruguaios usam a expressão "carnear" para o ritual de preparação da carne de animais - como bois ou ovelhas - para um churrasco, por exemplo. O termo se refere não só a matar o bicho, como também a sua limpeza (retirada de pele, sangue e órgãos).
loco abreu uruguai coletiva (Foto: Joao Garschagen/Globoesporte.com)Loco Abreu e o filho Diego, que roubou a cena na entrevista coletiva (Joao Garschagen/Globoesporte.com)
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos da Copa América-2011
A descontração foi um dos pontos fortes da coletiva – inclusive quando falou em bom português –, mas o atacante, que estreou na última segunda, ao substituir Diego Forlán nos minutos finais da vitória sobre o México, também mostrou seriedade. Loco citou o belo trabalho de marcação que fez a Colômbia no empate por 0 a 0 contra a Argentina, na segunda rodada da fase de grupos.
loco abreu uruguai coletiva (Foto: Joao Garschagen/Globoesporte.com)Para parar Messi, só o 'carneando' como ovelha, diz
Loco (Foto: Joao Garschagen/Globoesporte.com)
– Primeiro vamos aproveitar a oportunidade para jogarmos contra o melhor jogador do mundo – começou Loco Abreu, já jogando a pressão para o lado de Messi.
– Depois, temos que estar atentos aos adversários das primeiras rodadas, como a Colômbia, por exemplo. Eles marcaram muito bem, jogaram de forma compacta, não deram chances para ele ficar no mano a mano, e isso foi uma mostra clara do que o Uruguai tem que fazer – analisou Loco Abreu, que chegou para a coletiva ao lado do seu filho, Diego. A criança, inclusive, teve a oportunidade de falar no fim.
Argentina e Uruguai se enfrentam neste sábado, às 19h15m (de Brasília), em Santa Fé, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM e do SporTV.