quinta-feira, 5 de maio de 2011

Massacre coxa-branca: Coritiba goleia Palmeiras e fica perto da semi

Time da casa atropela e faz 6 a 0. Na volta de Marcos, Verdão joga pouco e terá de reagir no Pacaembu se quiser sobreviver na Copa do Brasil

por Diego Ribeiro e Luciano Balarotti
Coritiba e Palmeiras tinham o mesmo sentimento antes do duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil: seria o desafio do ano para os dois lados. Mas parece que só o Coritiba levou essa motivação a campo. Em uma das melhores atuações coletivas de uma equipe em 2011, o Coxa atropelou o Verdão na noite desta quinta-feira, no Couto Pereira: 6 a 0, vitória incontestável. Do outro lado, um perdido e apático Palmeiras, na sua pior apresentação da temporada, viu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil ficar longe.
Tranquilo, tranquilo, o Coritiba vai ao Pacaembu na próxima quarta-feira, às 21h50m, podendo perder por até cinco gols de diferença para se garantir na semi. Com a goleada, já são 24 vitórias seguidas em 2011 - recorde nacional, cada vez mais consolidado. O time de Marcelo Oliveira mostrou ao Brasil as virtudes que fizeram do Coxa o campeão estadual invicto no Paraná.
O Palmeiras sofre seu segundo baque em cinco dias. No domingo, jogando melhor que o Corinthians, o time foi eliminado do Campeonato Paulista nos pênaltis. Agora, sem ver a cor da bola, com o meio-campo totalmente dominado, a equipe de Luiz Felipe Scolari terá de encontrar forças para tentar inverter o resultado nos seus domínios. O jogo que teria tudo para marcar bem o retorno de Marcos ao gol ficará, na verdade, na memória do torcedor como um dia para ser esquecido.
jogadores do Coritiba comemoram gol sobre o Palmeiras (Foto: Geraldo Bubnak / Ag. Estado)jogadores do Coritiba comemoram gol sobre o Palmeiras (Foto: Geraldo Bubnak / Ag. Estado)
Para se ter uma ideia do tamanho do desastre, o Palmeiras não sofria quatro ou mais gols no mesmo jogo desde a reestreia de Felipão no banco de reservas do Palmeiras, em 18 de julho de 2010, contra o Avaí. Na ocasião, o time catarinense fez 4 a 2 na Ressacada. Neste ano, o time só havia sofrido mais de um gol numa única oportunidade, na derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta - e com time reserva. Foi a maior derrota do treinador à frente do clube. A última vez em que o Palmeiras sofreu seis gols havia sido em 2006, em uma derrota por 6 a 1
Green Hell!
Kleber na partida do Palmeiras contra o Coritiba (Foto: Ag. Estado)Palmeiras não vê a cor da bola contra o Coritiba
(Foto: Ag. Estado)
O "inferno verde" promovido pela torcida do Coritiba antes do jogo já mostrava a pedreira que o Palmeiras teria pela frente. O que o time de Felipão não esperava era uma blitz tão intensa nos primeiros 20 minutos de jogo. Empurrado pelos quase 30 mil torcedores da casa, o Coxa mostrou que suas 23 vitórias seguidas - recorde nacional - não vieram por acaso. Olhando nome por nome, o Coritiba pode até não impressionar à primeira vista. Dentro de campo, porém, parece que os jogadores se conhecem há anos.
Logo aos dois minutos, quando o centroavante Bill deu uma de armador pela direita e colocou a bola na cabeça do zagueiro Emerson, que quase abriu o placar, foi possível começar a entender os motivos de o Coritiba ser um time tão perigoso. Tocando a bola rapidamente e dominando o meio-campo, os paranaenses encontraram até com certa facilidade o caminho do gol diante de um Palmeiras atordoado, que tentava assimilar a pressão.
 A zaga palmeirense sentiu demais a falta do suspenso Thiago Heleno. Sem o principal pilar nas bolas aéreas, o Coxa chegou ao 1 a 0 em um lance que se repete no Palmeiras pelo terceiro jogo seguido - assim como foi contra Mirassol e Corinthians, o Palmeiras vacilou em um escanteio vindo da direita. Desta vez foi Emerson, aos 11 minutos, que subiu bem mais do que qualquer outro e cabeceou sem chances para Marcos.
O Santo, aliás, que voltou ao time depois de três meses fora, teve poucas chances de aparecer. Em sua única intervenção, é verdade, operou milagre em uma cabeçada fulminante de Pereira, à queima-roupa. Insuficiente para conter a "fúria" do Coritiba.
Tocando a bola, variando o jogo, o Coxa chegou ao segundo com 22 minutos. Bill, agora pela esquerda, serviu o bom camisa 10 Davi, que invadiu a área e só completou de pé esquerdo para ampliar o marcador.
E tome bola aérea, bola rasteira, pela esquerda, pela direita. O Coritiba queria mais. E nada de o Palmeiras acordar. Isolado lá na frente, Kleber era o Gladiador palmeirense em meio a um mar de defensores rivais. O camisa 30 sentiu muito a falta de Valdivia, principal companheiro na articulação de jogadas. Lincoln mal conseguiu tocar na bola.
Aos 43, para fechar um primeiro tempo quase perfeito, o time da casa fez 3 a 0 com Léo Gago. O chute de longe, despretensioso, que desviou em Danilo e acabou enganando Marcos, foi um retrato fiel dos 45 minutos iniciais: Coritiba iluminado, Palmeiras desnorteado.
Palmeiras sem reação
Felipão bem que tentou mudar o panorama do jogo no intervalo. Tirou João Vitor, muito abaixo de seu potencial, e lançou Chico para reforçar o até então perdido meio-campo. No ataque, Wellington Paulista entrou para fazer companhia a Kleber. Nos primeiros dez minutos, até houve equilíbrio na posse de bola. Até que Leandro Amaro derrubou Rafinha dentro da área. Pênalti marcado por Leandro Vuaden.
Na cobrança, o xodó e artilheiro Bill não deu chances a Marcos: 4 a 0, para o Palmeiras perder de vez a cabeça. O camisa 9 ainda cavou a expulsão de Rivaldo, minutos depois. Bastante irritado, o lateral-esquerdo palmeirense deu uma cotovelada no rival e foi denunciado pelo quarto árbitro.
Nas arquibancadas, o "inferno verde" seguia mais forte. Aos gritos de "olé" e insultos contra Felipão, a torcida coxa-branca ocupou os 30 minutos finais e completou um dia de festa no Couto Pereira. Para fechar de forma perfeita, Geraldo e Anderson Aquino fizeram o quinto e o sexto, respectivamente, diante de um adversário já morto em campo. Goleada histórica. Agora, são 81 gols na temporada. E o Coritiba ainda quer mais...

coritiba 6 x 0 palmeiras
Edson Bastos, Jonas, Emerson, Pereira (Cleiton) e Lucas Mendes; Leandro Donizete (Willian), Léo Gago, Rafinha (Geraldo) e Davi; Anderson Aquino e Bill Marcos, João Vitor (Chico), Danilo, Leandro Amaro e Rivaldo; Marcos Assunção, Márcio Araújo, Patrik (Wellington Paulista) e Lincoln (Adriano); Kleber e Luan
Técnico: Marcelo Oliveira Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Emerson, aos 11, Davi, aos 21, e Léo Gago, aos 43 do primeiro tempo; Bill, aos 10, Geraldo, aos 46, e Anderson Aquino, aos 47 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Rafinha (CTB); Luan, João Vitor, Rivaldo (PAL). Cartão vermelho: Rivaldo (PAL)
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR). Data: 05/05/2011. Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS). Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS). Público: 28.870 pagantes. Renda: R$ 848.620,00
para o Figueirense, pelo Brasileiro.

Suspenso, Alecsandro ainda se diz irritado com cartão amarelo recebido

Vascaíno lamenta falta de bom senso do árbitro, explica o lance e diz que vai ficar na torcida no jogo de volta

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Mesmo com a cabeça fria após o empate contra o Atlético-PR, o cartão amarelo recebido continua irritando Alecsandro. O atacante foi punido pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio por imitar o pai, o ex-jogador Lela, após abrir o placar na Arena da Baixada. Assim como Lela, ídolo do rival Coritiba, o vascaíno fez uma careta, mas sem ter a intenção de provocar os torcedores do Furacão. Uma das justificativas foi o fato de ele não ter comemorado junto aos torcedores do Vasco. Mas o atacante explica o motivo.
- A torcida do Vasco estava do outro lado do estádio. Não tinha como eu sair correndo até eles para comemorar. Eu não quis provocar, tive o maior cuidado com isso. Mas acabou dando uma confusão e eu vou perder um jogo por isso. Fico feliz apenas pelo meu pai, que recebeu a homenagem - afirmou Alecsandro, que também reclamou do fato de o árbitro ter aplicado cartões em demasia ao time do Vasco.
- Ele se perdeu - resumiu.
Deixando o lado ruim de lado, Alecsandro exaltou o fato de o time ter mantido a invencibilidade. Agora, são 14 jogos sem saber o que é perder, igualando a marca alcançada por PC Gusmão no ano passado. O atacante não vai poder estar em campo, mas garantiu ficar na torcida para que o Vasco consiga ampliar a marca, já que só assim irá garantir a vaga nas semifinais da Copa do Brasil, na próxima quinta-feira, às 19h30m, novamente contra o Atlético-PR, em São Januário.
- A gente vem trabalhando, procurando, mesmo com poucos dias de treinamento, evoluir em algum sentido. Temos tido a felicidade de nos jogos arrumar uma coisinha ou outra, principalmente na marcação. Graças a Deus, vem dando certo. Toda equipe está de parabéns. Espero que possamos continuar evoluindo - afirmou.

Com marcas da eliminação no rosto, Henrique pede desculpas ao torcedor

Volante pede apoio na final do Campeonato Mineiro, diante do Atlético-MG

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
Henrique  (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Henrique levou pontos no supercílio e deslocou o
maxilar (Foto: Fernando Martins/Globoesporte.com)
Um dia após a derrota inesperada por 2 a 0, para o Once Caldas, que culminou com a eliminação do Cruzeiro nas oitavas de final da Taça Libertadores, o volante Henrique ainda não esqueceu o assunto. Com um corte no supercílio esquerdo por conta de uma cotovelada do meia Carbonero, o volante pediu desculpas ao torcedor pela saída da competição continental. Ele ressaltou a importância do apoio do torcedor nesse momento difícil.
- Temos que pedir desculpas pelo fracasso, pela eliminação. Temos que estar juntos dos torcedores, que contamos com o apoio. Nós, jogadores, não somos tão fortes sem eles. Os torcedores são fundamentais nesse momento.
A noite não foi das melhores para o jogador. No início da partida, Henrique levou um soco em uma dividida com o zagueiro colombiano Henríquez. O golpe fez com que o maxilar do jogador se deslocasse.
- Vou fazer uma radiografia para saber se está tudo bem. O doutor já colocou o maxilar no lugar, mas quando abro um pouco mais a boca começa a doer – disse ele, que garantiu ter condições de jogo para domingo, contra o Atlético-MG, às 16h (de Brasília), na Arena do Jacaré, mesmo com os três pontos no supercílio.
Por fim, Henrique vê na decisão do estadual contra o rival a chance de dar a volta por cima. Para isso, ele pede que o grupo recupere o ânimo.
- Temos que levantar a cabeça. Temos que buscar a maior motivação para dar o máximo, o melhor. Nada melhor que uma final para levantar nosso time novamente.

Em meio à fisioterapia, Adriano brinca e assiste a treino do Timão

Imperador acompanha a atividade desta quinta no banco de reservas

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Adriano no treino do Corinthians sorridente (Foto: Ag. Estado)Adriano no treino do Corinthians sorridente (Foto: Ag. Estado)
Ainda em fase de recuperação, Adriano matou a saudade dos gramados nesta quinta-feira. Sem poder fazer qualquer trabalho físico ou com bola pela cirurgia no tendão do pé esquerdo, o jogador deixou a sala de fisioterapia do CT Joaquim Grava para acompanhar o treinamento da equipe do Corinthians que se prepara para a final do Campeonato Paulista contra o Santos.
Como não pode caminhar para não comprometer o local lesionado, o Imperador chegou ao campo conduzido por um carrinho de golfe. Sentado no banco de reservas, conversou e brincou bastante com os companheiros de elenco durante boa parte do treino. Em seguida, regressou para os vestiários para finalizar o tratamento.
Este foi o segundo dia de trabalhos do centroavante desde que retornou do Rio de Janeiro, onde ficou por pouco mais de uma semana depois da cirurgia. Nesta sexta-feira, ele fará fisioterapia em dois períodos, já que também precisa cuidar do ombro direito, operado em janeiro, quando ainda atuava pelo Roma-ITA. O fim de semana será livre.
Adriano retirou os pontos do pé esquerdo na quarta-feira e a recuperação dele vem sendo considerada satisfatória pelo departamento médico do Corinthians. A previsão de retorno aos gramados continua de cinco meses, em meados do Campeonato Brasileiro.

Corrida para iniciantes: especialistas dizem quais são os primeiros passos

Quer começar a correr, mas não sabe como? Médico e treinador mostram o caminho. Exames, planilha, professor e alongamento são itens fundamentais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Esporte cada vez mais praticado nos parques, praias, vias, calçadas, academias e ambientes públicos, a corrida de rua vem caindo nas graças de quem busca uma atividade física regular. Após começar a se popularizar na década de 80, a modalidade reúne atualmente simpatizantes em vários cantos do país e, segundo uma pesquisa feita pelo Dossiê SporTV, é praticada por 5% dos 190 milhões de brasileiros, o que representa cerca de 9,5 milhões de pessoas. Muitos, no entanto, pretendem se incluir nessa parcela, mas não sabem por onde começar.
Assessorias de corrida, academias e a contratação de professores de educação física costumam ser boas soluções para os que querem iniciar no esporte. O problema é que nem todos têm condições de pagar pelos serviços e acabam correndo por conta própria. Alguns cuidados, porém, devem ser tomados para que não surjam problemas indesejados, como lesões ou até algo mais grave, afirma o afirma o médico José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).
* Fonte: Rubens D'Elia
- Eu costumo fazer uma analogia do exercício físico com um medicamento. Todos nós sabemos que a prática de exercícios é benéfica para a saúde. Mas é necessário que ela seja executada na “dose” correta. Da mesma forma que um medicamento anti-hipertensivo precisa ter a sua dose prescrita por um médico, o exercício físico precisa ser prescrito, pois se a dose for inadequada, os benefícios não vão aparecer. Se a dose for excessiva, surgirão os “efeitos colaterais”, como lesões musculares, articulares e tendinites e até a temível possibilidade da morte súbita - diz o médico.
Exames, alongamento e orientação

O primeiro passo antes de calçar o tênis, portanto, é procurar um médico para fazer os exames necessários. Segundo Kawazoe, o importante nesse momento é realizar uma “avaliação pré-participação no exercício e no esporte”, que será direcionada de acordo com o perfil de cada praticante.

- O médico mais bem capacitado para esta avaliação é o especialista em medicina do exercício e do esporte, o que não significa que um cardiologista ou um clínico não possa fazê-la - acrescenta o médico.
Ivanildo Dias de Souza corrida dos trabalhadores são paulo (Foto: Ronaldo Milages / ZDL)Corridas atraem multidões nos fins de semana Brasil afora (Foto: Ronaldo Milages / ZDL)
Sabendo dos resultados dos exames, é só calçar os tênis e ir para a rua. Mas não se esqueça dos cuidados com o alongamento, que, além de proporcionar uma maior amplitude dos movimentos, também contribui para reduzir a possibilidade de lesões musculares e tendinites.
  •  
O começo é o momento mais delicado. Só depois que o corredor passa a ser treinador de si mesmo"
D'Elia
Segundo o treinador Rubens D’Elia, também é importante que os treinos sejam realizados sob a supervisão de um especialista, seja ele professor de educação física, membro de uma assessoria esportiva ou então orientador de uma academia. O problema é que nem sempre os corredores que estão começando no esporte terão condições de ter essa estrutura logo no início.
- O começo é o momento mais delicado. Só depois que o corredor passa a ser treinador de si mesmo. Então o início tem que ser sob uma orientação, porque é muito comum a pessoa ter disposição de sobra, mas ter a perna fraca ou a pisada errada. Mas, se não tiver jeito, que o atleta busque informações com pessoas que saibam. Às vezes, o corredor não consegue pagar uma assessoria, mas tem algum amigo que frequenta. Não é o ideal, mas sempre tem um professor de educação física por perto que pode passar orientação. Pode procurar também uma revista. Só não posso falar para começar a correr sozinho, sem nenhum tipo de instrução – afirma D’Elia.
Confira o calendário de maio das corridas de rua
Marcelo Assunção e Lucas Assunção corrida de rua (Foto: Divulgação)Lucas (à esq.) com o pai: estudante perdeu mais
de 10 kg correndo em um ano (Foto: Divulgação)
Os primeiros passos devem ser cuidadosos. Começar com caminhadas e trotes leves é o mais indicado nesse início. De acordo como treinador, o corredor pode começar com três atividades por semana, abrindo com uma caminhada de 45 minutos. Nos outros dois treinos, D’Elia indica um treino intervalado (veja os detalhes na planilha acima).
O estudante de medicina Lucas Assunção, de 19 anos, passou recentemente pela experiência de se iniciar no mundo da corrida de rua. Filho de um praticante da modalidade, ele começou no esporte para perder peso em 2007, época em que corria provas de cinco quilômetros. Agora, já tem duas meias no currículo e planeja fazer sua primeira maratona.

- Atualmente é muito mais fácil do que no início. Chega um momento em que você começa a pensar: “Estou gordo e tenho que emagrecer”. Mas depois, com o tempo, a pessoa vai melhorando o tempo e aumentando a distância. Com isso, vai tomando gosto e passa a se sentir melhor quando vê a evolução – diz Lucas, que chegou a pesar 105 kg e perdeu mais de 10 kg com a prática do esporte desde o início do ano passado.

Massa torce pelo sucesso das novas peças na Turquia para chegar na RBR

Brasileiro diz que Ferrari trabalhou duro para tentar reação no fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia
felipe massa ferrari gp da turquia coletiva (Foto: agência Getty Images)Massa torce por sucesso de peças (Foto: Getty)
Após as difíceis três primeiras corridas de 2011, Felipe Massa espera que a Ferrari consiga dar um bom passo à frente no GP da Turquia com as novidades que serão introduzidas no carro. A equipe italiana levou novas asas dianteira e traseira, além de dutos de freio modificados para tentar se aproximar da RBR e da McLaren. O brasileiro, entretanto, não sabe se as peças serão eficientes.
- Espero que tenhamos um pacote interessante. Temos andado melhor nas corridas que na classificação. Precisamos dar um bom passo para lutar com a RBR, que está muito forte. Todos estão trabalhando duro para melhorar o carro. Sempre é difícil avaliar como as novas peças vão se comportar. Sabemos do que é importante para melhorar, mas não dá para adivinhar. Temos uma ideia, mas não dá para saber o quanto os outros evoluíram. Tomara que seja um passo maior que os outros - diz Massa, na entrevista coletiva desta quinta-feira.
O brasileiro, três vezes vencedor do GP da Turquia, admite que a diferença da RBR para a Ferrari está grande. Mas ele acha que a equipe italiana não vai descansar enquanto não vencer de novo.
- Tive bons anos, com bons carros. Lutei e venci desde o início, mas tivemos outras temporadas difíceis, como em 2009. É claro que nunca desistimos, mas a diferença é grande. Precisamos manter os pés no chão e trabalhar para melhorar o carro. Fomos mais competitivos nas corridas se comparado aos treinos classificatórios. .

‘Ex-flamenguista’, Slater vai ganhar camisa 10 personalizada do Vasco

Clube convidou o decacampeão mundial de surfe para ver o jogo contra o Atlético-PR, em São Januário. Surfista teria dito ser vascaíno e fã de Dinamite

Por Gabriele Lomba e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Kelly Slater quarta fase Bells Beach (Foto: Getty Images)Slater deve ir a São Januário (Foto: Getty )
Um ano e meio depois de vestir uma camisa do Flamengo, o americano Kelly Slater será homenageado pelo Vasco da Gama. O clube mandou fazer uma camisa personalizada - número 10, claro - para presentear o decacampeão mundial. O surfista deve chegar ao Rio de Janeiro neste fim de semana e, na quarta-feira, iniciará a disputa do Rio Pro, terceira etapa da temporada. Ele lidera o ranking.
Leia mais notícias de surfe
A camisa será autografada por jogadores e entregue ao surfista. O clube da Colina vai convidá-lo ainda para assistir à partida contra o Atlético-PR, na quinta-feira, às 19h30m, em São Januário, jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
O "episódio rubro-negro" foi em dezembro de 2009, no North Shore da ilha de Oahu, no Havaí. O apresentador da TV Globo Luciano Huck tinha ido até lá para levar Naamã, menino de uma comunidade carente carioca, para conhecer o surfista. Naamã é flamenguista. Slater, então, aceitou vestir a camisa do clube e posar para a capa de uma revista brasileira.
Segundo funcionários do Vasco, Slater teria dito que é torcedor do clube, sim, e que tem admiração por Roberto Dinamite, ex-jogador e hoje presidente.
Kelly Slater camisa do Flamengo (Foto: Luciano Huck/TV Globo/ Revista Trip)Slater com a camisa do Flamengo, em 2009
(Foto: Luciano Huck/TV Globo/ Revista Trip)
O jogo do Vasco contra o Furacão será um dia depois da abertura da janela de espera do Rio Pro. Na manhã seguinte, Slater, que se hospedará em um hotel na Praia da Barra da Tijuca, em frente ao palanque do campeonato, terá que acordar cedo - as chamadas são por volta das 6h. Caso as condições no Arpoador estejam melhores, as disputas podem ser transferidas para lá.

Foi no Rio de Janeiro, em 1992, que Slater conquistou o primeiro de seus dez títulos mundiais. Mas a última vez que ele competiu na cidade foi em 1998, temporada do hexa. Depois disso, ficou três anos afastado do Circuito Mundial e só voltou a competir em 2002, quando a etapa brasileira passou para Saquarema (RJ). O americano, no entanto, abriu mão do campeonato porque estava doente. No ano seguinte, as disputas foram para Santa Catarina.

Stacy é convocada para a seleção dos EUA que disputará torneio em junho

Líbero americana do Vôlei Futuro vai embarcar assim que receber alta do hospital, em São Paulo, provavelmente na manhã desta sexta-feira

Por Joanna de Assis e Mariana Maziero São Paulo
Stacy fisioterapia (Foto: Reprodução)Stacy durante na fisioterapia do hospital, em São
Paulo(Foto: Reprodução)
Stacy Sykora deve receber alta na manhã desta sexta-feira e, à noite, embarcar para os Estados Unidos, onde se juntará à seleção americana, atual vice-campeã olímpica. A líbero do Vôlei Futuro, hospitalizada desde o dia 12 de abril, foi convocada para a equipe que disputará o Torneio de Montreux, na Suíça, em junho.
Stacy teve traumatismo crânio-encefálico depois que o ônibus do Vôlei Futuro tombou em Osasco, quando estava a caminho do ginásio José Liberatti para disputar as semifinais da Superliga. Ela ficou uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nas últimas semanas, tem feito duas sessões diárias de fisioterapia.
O Torneio de Montreux será disputado de 7 a 12 de junho. As americanas nunca foram campeãs por lá: conquistaram a medalha de prata em 1991, 2004 e 2010 e a de bronze em 1995 e 1996.

Londrina receberá Olimpíadas Escolares para atletas de 15 a 17 anos

COB organiza seminário para cidades candidatas a abrigar competição
em 2013. Disputa de 12 a 14 anos, em 2011, será em João Pessoa

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Emanuel Olimpíadas Escolares (Foto: Divulgação / COB) Emanuel, campeão olímpico, acende a pira
na abertura de 2010 (Foto: Divulgação / COB)

Londrina (PR) será a sede das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas entre 15 e 17 anos. A cidade paranaense substituirá Joinville (SC), que não apresentou o número de leitos suficientes para a realização do evento. De 2 a 11 de dezembro de 2011, cerca de 3,5 mil atletas de 12 modalidades estarão em Londrina competindo e trocando experiências. As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil.
- Procuramos substituir Joinville justamente por uma cidade que já estivesse pronta para receber o evento. Ficamos muito satisfeitos com o interesse de Londrina, que atende a todos os requisitos para nos ajudar a organizar uma grande competição - disse Edgar Hubner, gerente de iniciação, fomento e eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor geral das Olimpíadas Escolares.
A alteracão foi confirmada nesta quinta-feira, no Seminário de Cidades Candidatas às Olimpíadas Escolares 2013. Com a presença de mais de 80 representantes de 24 estados e 37 cidades, o COB apresentou o projeto das Olimpíadas Escolares, as responsabilidades e as condições para uma cidade recebê-las.
A partir desta quinta, as cidades interessadas têm um mês para responder ao questionário entregue pelo COB, listando todos os quesitos que o município tem de apresentar para ser a sede da competição. As cidades que forem aprovadas serão inspecionadas por uma equipe do COB. O resultado da seleção será divulgado em outubro.
- A grande adesão ao seminário é uma honra e, acima de tudo, um reflexo do profissionalismo do esporte brasileiro e da vitória do Brasil na candidatura à sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016 - disse o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire. - Ano passado, atingimos 2 milhões de jovens participantes de todas as etapas das Olimpíadas Escolares. Nossa meta é aumentar ainda mais esses números.
As Olimpíadas Escolares são realizadas em duas etapas - em cidades diferentes - com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
Neste ano, a etapa que reúne atletas entre 12 e 14 anos será em João Pessoa (PB), enquanto o restante da competição (disputas para alunos entre 15 e 17 anos) será em Londrina (PR), conforme revelou o COB nesta quinta-feira.

Governo terá secretaria para cuidar da segurança da Copa, diz ministro

Orlando Silva participou do programa ‘Bom Dia Ministro’ nesta quinta (5).
‘Será um mundial muito seguro’, disse o ministro dos Esportes.

Do G1, em Brasília
O ministro do Esporte, Orlando Silva, fala sobre os investimentos do Brasil na Copa 2014, durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro (Foto: Elza Fiúza/AB)O ministro dos Esportes, Orlando Silva, fala sobre os
investimentos do Brasil na Copa 2014, durante
entrevista ao programa Bom Dia Ministro.
(Foto: Elza Fiúza/AB)
O ministro dos Esportes, Orlando Silva, afirmou nesta quinta-feira (5), ao participar do programa “Bom Dia Ministro”, transmitido para rádios de todo o país, que o governo federal vai criar uma secretaria voltada diretamente para cuidar das questões de segurança na Copa do Mundo de 2014. Segundo Orlando Silva, a secretaria estará ligada ao ministério da Justiça.
“No Brasil, quem dirige a questão de segurança é o Ministério da Justiça. Inclusive, deve ser criada uma secretaria especialmente voltada para a preparação das questões de segurança da Copa de 2014, no âmbito o Ministério da Justiça. Uma secretaria que tem o papel de integrar as forças de segurança das cidades e de todos os estados que receberão os jogos da Fifa. Vão ter o suporte das Forças Armadas, trabalhos de inteligência, teremos, sim, um esforço extraordinário, especial de segurança para que aconteça com conforto e segurança o mundial da Fifa”, afirmou o ministro.
Segundo Orlando Silva, a secretária deve trabalhar em conjunto com as Forças Armadas e as polícias dos estados que vão servir de sedes para os jogos da Copa. Também deverão ser realizados intercâmbios para o treinamento de profissionais que vão atuar durante o evento.
“Haverá uma série de intercâmbios entre as forças de segurança do Brasil com forças de segurança de outros países para que se tenha o máximo rigor. Segurança é um tema delicado. Eu estive na Copa do Mundo da Alemanha e testemunhei a polícia inglesa, devidamente uniformizada, auxiliando na segurança na Alemanha. No Brasil não será diferente. Será um Mundial muito seguro”, afirmou.
Além da segurança, o ministro reforçou que o governo está investindo em infraestrutura, especialmente na modernização dos aeroportos. Segundo o ministro, os investimentos brasileiros para o mundial devem chegar a R$ 47 bilhões, entre público e privado. A expectativa é que o mundial gere cerca de 700 mil empregos.
“A infraestrutura brasileira precisa de muitos investimentos e terá na Copa do Mundo vários investimentos. Primeiro nos aeroportos. Temos de aumentar o número de terminais de passageiros. A presidente Dilma criou uma secretaria específica para a avião civil. Alertou que o governo trabalhe para atrair investidores privados. De modo a que possamos andar mais rápido na modernização dos aeroportos. Estamos ainda numa fase de aceleração para entregar o Brasil bem em 2014”, afirmou.
Orlando Silva disse que, até junho, deve estar definida a situação da Autoridade Olímpica, cargo que já foi indicado pela presidente Dilma Rousseff. O ex-presidente do Banco  Central Henrique Meirelles deve ser confirmado no cargo.
"A autoridade pública brasileira é um compromisso. Neste instante a fase é de formalização. A presidente Dilma convidou o ex-presidente do Banco Central Henrique Meireles, e eu creio que seja só uma questão de análise do Senado federal. Até junho tudo já deve estar definido".
 

Hall da Fama é a principal novidade do Cartola 2011, que abre na segunda

Mural e uma barra mais limpa são outras inovações no fantasy game neste ano

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Mais uma edição do Brasileirão vai começar no dia 21 de maio, e o Cartola FC também se prepara para o início da nova temporada. O mercado do fantasy game do futebol brasileiro será aberto novamente a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de maio, com muito mais interação e novidades para o cartoleiro tirar onda com os amigos através das redes sociais.
A principal inovação para a temporada é o Hall da Fama, que inaugura uma nova forma de jogar Cartola, na qual o usuário desafia seus próprios limites em busca de conquistas pessoais.
Na medida em que vai atingindo metas, o cartoleiro é recompensado com insígnias que vão sendo colocadas como troféus no seu Hall da Fama.
São 37 desafios a serem conquistados e distribuídos em três categorias diferentes: base, profissional e super craque.
cartola hall da fama (Foto: SporTV)Hall da Fama traz todas as conquistas pessoais do cartoleiro a cada rodada do Brasileirão (Foto: SporTV)
Outra novidade para a temporada 2011, o mural é a encarnação do conceito de arquibancada dentro do jogo, onde o cartoleiro pode desfrutar de um ambiente dedicado a cornetadas, retirada de dúvidas e, claro, elogios aos concorrentes.
A nova área possibilita o envio de mensagens em tempo real e sem a necessidade de sair do ambiente do jogo. Basta clicar no link “mural”, localizado no canto esquerdo da barra de navegação, para cair numa página com todos os recados.
cartola mural (Foto: SporTV)No mural, o internauta vai poder bater papo com os amigos e mandar os seus recados (Foto: SporTV)
Mais leve e simples do que a versão do ano passado, a barra inferior continua a exibir informações fundamentais do seu time, mas com o acréscimo de uma novidade: um link para o mural, que conduz até o ambiente dedicado à troca de mensagens.
cartola mercado aberto (Foto: SporTV)Barra inferior traz o mural como inovação, além dos alertas necessários a respeito da rodada (Foto: SporTV)

Perto da ‘3ª passagem’, Maicosuel se diz pronto para cobranças

Meia do Botafogo comemora recuperação após carreira ser colocada em risco e tenta conter ansiedade para reestreia no sábado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Maicosuel treino Botafogo (Foto: Ag. Estado)Maicosuel em treino do Botafogo (Foto: Ag. Estado)
Para a torcida, é a volta. Mas para ele, é um recomeço. Quando entrar em campo para defender o Botafogo no amistoso contra o Friburguense, neste sábado, Maicosuel iniciará sua terceira passagem pelo Alvinegro. É dessa maneira que ele encara seu retorno aos gramados após quase oito meses depois de sofrer uma grave lesão no joelho esquerdo.
- A ansiedade é muito grande. A gente tenta segurar, mas não dá. O médico chegou a dizer que eu poderia não voltar a jogar, mas a recuperação foi estupenda. Nas duas vezes anteriores, o trabalho foi interrompido. Mas agora é torcer para que haja continuidade e que eu consiga render bem nessa nova passagem. Quero conquistar meus objetivos - disse.
Além de recuperar o melhor futebol, Maicosuel traçou como metas a conquista de títulos coletivos e individuais, além da sonhada convocação para a Seleção Brasileira. No entanto, seu plano imediato é desenvolver seu jogo na reestreia, atuando cerca de 30 minutos contra o Friburguense:
- Já estou muito feliz somente por jogar no sábado. Quero repetir o que vinha fazendo, mas sei que vai ser difícil, pois fisicamente ainda estou abaixo dos demais. Quero jogar com alegria, porque tive a oportunidade de recomeçar, mesmo depois de tudo o que aconteceu.
Entretanto, Maicosuel entende que, apesar do status de ídolo, não está imune. Por isso, reforça sua cobrança pessoal para iniciar da melhor maneira o Campeonato Brasileiro, já se destacando contra o Palmeiras, na primeira rodada:
- O torcedor age sempre com emoção. Se não for bem contra o Palmeiras, vou ter que ouvir. Torcida, diretoria e imprensa cobram mesmo. Sei da responsabilidade e nunca corri dela.

Corintianos fazem fila por ingressos para o primeiro jogo da decisão

Muitos torcedores do Timão vão ao estádio do Pacaembu na manhã desta quinta-feira em busca de entradas para o jogo de domingo, contra o Santos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A torcida do Corinthians formou longas filas no Pacaembu na manhã desta quinta-feira em busca de ingressos para o primeiro jogo final do Campeonato Paulista, marcado para o mesmo estádio no próximo domingo, às 16h, diante do Santos. Na sede do Timão, o Parque São Jorge, a procura também foi grande.
Até quarta-feira tinham sido vendidos 20 mil ingressos de forma antecipada pelo sistema “Fiel Torcedor”. Os 15 mil restantes foram colocados à venda nos guichês. Os bilhetes de arquibancada e tobogã estão esgotados. A carga destinada aos santistas, que terão acesso pelo portão 22, é de duas mil entradas.
Fila ingressos corinthians final santos paulista 2011 (Foto: Rodrigo Coca / Agência Estado)Torcida do Corinthians forma fila do lado de fora do Pacaembu (Foto: Rodrigo Coca / Agência Estado)
Setores:
Arquibancada/tobogã: R$ 30 (esgotados)
Cadeira Laranja: R$ 100
Numerada: R$ 150
VIP: R$ 250
Postos de venda:
Pacaembu (bilheterias localizadas no Tobogã Ímpar do estádio, acesso pela rua Itápolis)
Parque São Jorge
Quadra das torcidas:
Gaviões: Rua Cristina Tomás, 183 - Bom Retiro.
Camisa 12: Rua Paulo Andriguetti, 419 - Pari.
Coringão Chopp: Av. Moinho Fabrini, 27 - Piraporinha (entre Diadema e São Bernardo).
Estopim da Fiel: Rua São Jorge, 154 - Centro (Diadema)
* horário de funcionamento das bilheterias: 9h às 18h

Para Verissimo, noite dos brasileiros na Libertadores foi 'macabra'

Escritor diz que único consolo na eliminação do Internacional para o Peñarol foi assistir ao fim trágico de Cruzeiro, Fluminense e Grêmio

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Uma noite macabra. Foi assim que o escritor Luis Fernando Verissimo, convidado do "Redação SporTV" desta quinta-feira, encarou a saída dos clubes brasileiros da Taça Libertadores. Torcedor do Colorado, ele contou que, incrédulo, desligou a televisão após o término da partida do Internacional contra o Peñarol, que terminou em 2 a 1 para os uruguaios. A notícia confortante, segundo ele, foi saber das eliminações de Cruzeiro, Grêmio e Fluminense na competição. Apenas o Santos, que passou pelo América-MEX, segue representando o Brasil nas quartas de final.
- O consolo para os colorados, como eu, foi que os outros se deram mal - disse o escritor.
Verissimo evitou fazer análises táticas, mas afirmou que houve uma inversão de papéis no jogo do Beira-Rio:
- O time que precisava ganhar, o Peñarol, ficou atrás, se armando no contra-ataque, e o que jogava pelo empate, o Inter, se jogou para a frente, atacou - analisou.
Verissimo no Redacao Sportv (Foto: Reprodução)Verissimo foi convidado do "Redação SporTV" desta
quinta-feira (Foto: Reprodução)
No Internacional, segundo Verissimo, quem atuou mal foi o volante Guiñazu. Ele disse que faltou criatividade ao jogador:
- Na posição em que ele joga falta um jogador criativo, como era Falcão.
Gre-Nais
Agora, Internacional e Grêmio terão pela frente dois clássicos para decidir o Campeonato Gaúcho. Para Verissimo, o Colorado é o favorito nos confrontos.
- Gre-Nal é sempre um jogo especial, diferente. Os dois estarão abalados, mas o Internacional tem um plantel melhor, aquele plantel "hipotético" que sempre é favorito.
Apesar de admitir que o técnico Falcão pecou em armar a defesa do Inter contra o Peñarol, o escritor mantém a confiança no bom trabalho do treinador à frente de seu time:
- Tenho a memória do Falcão jogando no meio-campo do Inter. Ele é um símbolo de vitória. Foi um grande jogador, um jogador completo e continua nos entusiasmando pela grande época que teve.

Revelação do basquete brasileiro vai para os EUA sonhando com a NBA

O pivô Lucas Bebê, de 18 anos e 2m13, embarca neste domingo. Ele trocou o futebol pelo basquete, e é o único brasileiro a participar do draft este ano

Por Alfredo Bokel Rio de Janeiro
Uma empregada doméstica engravidou, mas, sem condições, deu o filho recém-nascido para ser criado pelos patrões. Seria apenas mais uma história brasileira, se não fosse por um detalhe: a criança cresceu – e como – e hoje, aos 18 anos, é uma das esperanças do nosso basquete. Lucas Nogueira, mais conhecido como Lucas Bebê, vai viajar neste domingo para os Estados Unidos para um período de treinamento visando ao draft da NBA, o processo de seleção de jovens talentos para jogar na liga americana de basquete.
lucas bebê basquete (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)Lucas tatuou nos pulsos o amor pelos pais Nogueira e Neide (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)
Na academia Impact Basketball, em Los Angeles, muito frequentada pelos astros da NBA, o jovem pivô de 2m13, que atua no Asefa Estudiantes, em Madri, na Espanha, passará por treinamentos específicos com Jarren Akana, ex-auxiliar-técnico do Denver Nuggets e do Dallas Mavericks, ambos times da liga profissional americana.
Os agentes de Lucas têm até o dia 13 de junho para manter o nome dele na lista do draft, que será realizado no dia 24 de junho, em Newark, próximo a Nova York. Esse período de treinamento será fundamental para a decisão final de deixá-lo participar ou não do processo de seleção. Caso tenha o nome retirado, não será o fim do sonho, já que atletas podem participar do draft até os 22 anos.
lucas bebê basquete (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)Lucas sobe para enterrar numa quadra na Lagoa
Rodrigo de Freitas (Foto: Alfredo Bokel)
- Ficaremos lá nos Estados Unidos de um a dois meses. A estrutura por trás do Lucas está bem montada e temos boas perspectivas de manter o nome dele no draft, se não ele nem seria inscrito - explicou Arlem Lima, um dos empresários de Lucas.
- Vai ser um período duro, mas, ao mesmo tempo, divertido de treinos lá em Los Angeles. Eu fico imaginando o dia do draft, mas procuro manter os pés no chão - contou Lucas, que vai treinar em dois períodos: pela manhã, treinos físicos; à tarde, treinos técnicos.
Já sonhando com a NBA, Lucas começou no basquete há cinco anos. Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, ele deu os primeiros arremessos no Central de Icaraí, na vizinha Niterói, em 2006. Três anos depois, em 2009, já estava na Espanha. Ano passado, chamou a atenção dos norte-americanos ao defender a seleção brasileira sub-18 na Copa América, disputada em San Antonio. O Brasil ficou com o vice-campeonato ao perder a final para os donos da casa por apenas três pontos. Lucas ainda treinou com a seleção brasileira adulta e foi praticamente adotado por Nenê, astro do Denver Nuggets.
- Ele praticamente me adotou mesmo, talvez porque a gente tenha histórias parecidas. O clima é muito bom na seleção, só estive lá uma vez, mas quero voltar - disse Lucas, que não sabia nada sobre basquete quando começou a jogar - No início, com 14 anos, não sabia nem quicar a bola e não olhava para a cesta. Meu corpo ainda não está maduro e tenho que melhorar nos aspectos técnico e mental. Eu me inspiro no Pau Gasol (pivô dos Lakers), um dos melhores do mundo - admite o atleta, ainda pouco à vontade com o assédio da mídia e envergonhado diante das câmeras.
Trocando os pés pelas mãos
lucas bebê basquete (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)Lucas, a bola e o aro, uma relação promissora
(Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)
Único brasileiro inscrito para o draft deste ano, Lucas quase virou jogador de futebol. Filho e irmão de ex-jogadores, ele chegou a ensaiar dribles e chutes.
- Comecei como atacante, mas fui recuando. Meu irmão tinha uns contatos e quase fui para o Vasco tentar ser zagueiro ou goleiro. Quando os empresários se aproximavam de mim, logo perguntavam se eu não preferia jogar basquete - revela Lucas, que acabou se apaixonando pelo esporte que pode levá-lo ao sucesso em poucos anos - O basquete me conquistou pela elegância e porque, mesmo faltando um segundo, nada está definido.
Além do draft, outro objetivo de Lucas em 2011 é defender a seleção no Mundial sub-19, na Letônia. A apresentação dos jogadores já é no próximo dia 9, mas a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) permitiu que o pivô se apresente apenas em cima da hora para o torneio, que será disputado de 30 de junho a 10 de julho.

Irretocável, Bellucci derruba Murray e avança às quartas de final em Madri

Número 1 do Brasil passa sem drama pelo número 4 do mundo e garante subida que deve lhe colocar como um cabeça de chave em Roland Garros

Por SporTV.com Madri
Hoje não teve chances desperdiçadas, apagões mentais ou raquetes quebradas. Do começo ao fim da partida contra Andy Murray, era Thomaz Bellucci quem parecia o número 4 do mundo. O brasileiro, atual 36º da lista, sacou muito bem, dominou a maioria das trocas de bola e aproveitou as oportunidades que teve. Por 6/4 e 6/2, o paulista derrubou o escocês em 1h31m e avançou às quartas de final do Masters 1.000 de Madri.
thomaz bellucci x andy murray  tênis (Foto: Getty Images)Thomaz Bellucci não cedeu uma quebra de saque sequer em todo o jogo (Foto: Getty Images)
O resultado, melhor da carreira de Bellucci em um torneio deste nível, também é importantíssimo para as pretensões do brasileiro em Roland Garros. Com os pontos conquistados nesta quinta-feira, o brasileiro ganhará pelo menos cinco posições no ranking e voltará a figurar no grupo dos 32 melhores do mundo. Estar ali significa ser um dos cabeças de chave em Roland Garros e evitar um indesejado confronto contra outro favorito nas primeiras rodadas.
Na próxima rodada, Bellucci enfrentará o tcheco Tomas Berdych, número 7 do mundo, que vem de vitória sobre o argentino Juan Mónaco. Em torneios de nível ATP, os dois já se enfrentaram duas vezes, ambas em quadra dura, e o tcheco sempre saiu vencedor. Em nível Challenger, Bellucci tem uma vitória sobre Berdych no saibro. Foi em Prostejov/2008, na República Tcheca.
- Fui perfeito hoje. Fiz tudo certo, joguei sólido, consistente, sem ansiedade para definir o ponto. Era a vitória que estava precisando. Venho treinando muito duro, fazendo as coisas certas, mas os resultados não estavam acontecendo. Eu e o Larri (Passos) sabíamos que isso não iria demorar a acontecer e foi justamente o que aconteceu hoje. Esse dia chegou - festejou Bellucci.
Bellucci entrou em quadra trocando muitas bolas e cometendo poucos erros, aproveitando-se da postura menos agressiva de Murray. Mesmo assim, foi o escocês que teve as primeiras chances de quebra. Logo no terceiro game, Bellucci teve de encarar dois break points, mas se salvou com uma boa subida à rede e um ace.
Veja abaixo os pontos decisivos do jogo!
O brasileiro sacava bem e atacava mais do fundo de quadra, mas Murray também estava bem no serviço. Bellucci ainda teve de salvar mais um break point no quinto game, mas a partir dali mostrou-se bem postado em quadra. Na hora decisiva, foi o número 4 do mundo quem vacilou. Murray cometeu três erros não forçados e deu um set point ao brasileiro. Bellucci se aproveitou do segundo saque do adversário e dominou o ponto até que viu um slice de Murray quicar fora e lhe dar o primeiro set de presente: 6/4.
O jogo não mudou no segundo set. Murray até tentou agredir um pouco mais, mas Bellucci já se mostrava mais confiante e seguia distribuindo bolas vencedoras com seu potente forehand. O brasileiro seguiu sem ter seu serviço ameaçado e, como fez no primeiro set, capitalizou na primeira chance oferecida pelo rival. Logo no sexto game, Murray cometeu uma série de erros até que uma direita longa deu a quebra ao brasileiro.
O único susto de Bellucci veio no sétimo game, quando sacou em 15/30. Novamente, o número 1 do Brasil brilhou quando foi exigido. Com três lindos pontos seguidos, o paulista confirmou o saque e fez 5/2. Murray não encontrava saída para mudar o tom da partida e, no sexto game, teve seu saque quebrado mais uma vez. Quando jogou uma esquerda na rede, viu o brasileiro celebrar.

'Pesado', Cielo se classifica para as semifinais dos 100m livre em quarto

Campeão mundial se poupa nas eliminatórias do Troféu Maria Lenk, nesta quinta. Nicholas Santos é o mais veloz e Bruno Fratus termina em segundo

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
Longe de dar o seu melhor, Cesar Cielo avançou para as semifinais dos 100m livre do Troféu Maria Lenk de Natação apenas com o quarto tempo da prova. Nesta quinta-feira, o campeão mundial, que ainda busca a sua melhor forma, se poupou nas eliminatórias e obteve a marca de 49s30. O mais veloz foi Nicholas Santos. Na piscina do Parque Aquático Julio Delamare, o nadador completou a distância em 49s11 e se classificou em primeiro. Bruno Fratus (49s16) ficou em segundo e Marcelo Chierighini ( 49s24) em terceiro.
Cesar Cielo fez o quarto tempo nas eliminatórias dos 100 m livre (Foto: Leandra Beijamin / Fla Imagem)Cesar Cielo faz o quarto tempo nas eliminatórias dos 100m livre (Foto: Leandra Beijamin / Fla Imagem)
- Era a disputa das eliminatórias, então tentei poupar ao máximo para as próximas séries. A minha passagem (virada) até que foi decente, mas foi bem aquém do que eu poderia fazer. Dava para forçar bem mais - disse Cielo.
Perguntado se estaria escondendo o jogo para a final dos 100m livre, o nadador admitiu que não está em sua melhor forma e preferiu guardar as energias para a decisão.
- Eu estou 'pesado', está difícil nadar. Nos 50m livre, ainda dá para se virar porque é uma prova muito rápida e eu consigo usar a força. Mas, nos 100m livre, ainda sinto um pouco de resistência, o que é uma dificuldade maior. Acho que estou numa posição boa para tentar ganhar a prova na final - explicou.
Por enquanto, Cielo é o único brasileiro com índice para disputar os 100m livre do Mundial de Xangai, na China. Ele fez o tempo de 48s48 no Pan-Pacífico, em agosto do ano passado, em Irvine, nos Estados Unidos. O índice é de 48s74.
Com duas medalhas douradas no peito até o momento (4x50m livre e 50m livre), Cielo ainda disputa quatro provas nas piscinas do complexo do Maracanã: 100m livre, 50m borboleta e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.
O Troféu Maria Lenk é a última seletiva para o Mundial dos Esportes Aquáticos, que será realizado em julho, na cidade de Xangai, na China, e para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro.
Na manhã desta sexta, a partir das 10h, Cielo volta à piscina para disputar vagas nas finais de sábado, com transmissão do SporTV 2.
Brasileiros com índice para o Mundial:
1. Cesar Cielo – 50m livre – 21s57 / 100m livre – 48s48 / 50m borboleta – 23s03
2. Bruno Fratus – 50m livre – 21s93
3. Felipe França – 50m peito – 27s26 / 100m peito – 1m00s20
4. Felipe Lima – 100m peito – 1m00s46
5. Nicholas Santos – 50m borboleta – 23s33
6. Kaio Márcio – 200m borboleta – 1m55s66 / 100m borboleta – 52s11
7. Leonardo de Deus – 200m borboleta – 1m56s86
8. Thiago Pereira – 200m medley – 1m57s83 / 400m medley – 4m12s09 / 200m peito -2m10s79 / 200m costas – 1m58s07
9. Henrique Rodrigues – 200m medley – 1m59s00
10. Fabíola Molina – 100m costas – 1m00s82
11. Daynara de Paula – 100m borboleta – 58s56
12. Henrique Barbosa – 200m peito – 2m11s25

Braga surpreende o Benfica, vence em casa e está na final da competição

Guerreiros do Minho vencem por 1 a 0 os Encarnados, no Estádio Municipal, e vão encarar o Porto, dia 18 de maio, em Dublin, na Irlanda

Por GLOBOESPORTE.COM Braga, Portugal
O Braga conseguiu um resultado inesperado na tarde desta quinta-feira, no Estádio Municipal. Jogando em casa, os donos da casa venceram o Benfica por 1 a 0 e conquistaram a inédita classificação para a final da Liga Europa. No jogo de ida, derrota para os Encarnados por 2 a 1. O gol do triunfo foi marcado pelo português Custódio.
Antes de chegar à final e bater o Benfica, o Braga passou por Liverpool e Dínamo de Kiev nas oitavas e quartas de final, respectivamente. A decisão da Liga Europa será contra o Porto, que passou pelo Villarreal após triunfo por 5 a 1, em Portugal, e derrota por 3 a 2, no El Madrigal, no dia 18 de maio, em Dublin, na Irlanda.
Confira todos os confrontos do mata-mata da Liga Europa
custodio braga x benfica (Foto: AP)Custódio comemora o gol da vitória do Braga sobre o Benfica nesta quinta-feira (Foto: AP)
Custódio marca o gol da classificação do Braga na etapa inicial
O Braga até começou melhor a partida, pressionando o Benfica. Porém, sem assustar o goleiro Roberto. O domínio dos donos da casa era apenas territorial. A primeira chance de gol mesmo foi dos visitantes. Aos 14, Carlos Martins cobrou falta da esquerda e o goleiro Artur se esticou todo para evitar o primeiro gol dos Encarnados.
Mas quem achou que o Braga não daria trabalho aos visitantes se enganou. Aos 18, após cobrança de escanteio, o volante Custódio subiu mais do que os defensores do Benfica e testou de cabeça para abrir o marcador. Festa no Estádio Municipal. O resultado, até aquele momento, garantia o time na decisão da competição continental.
O Benfica quase empatou o jogo aos 41 minutos da etapa inicial. Cardozo cruzou da esquerda para Saviola. Completamente sozinho, o argentino chutou de primeira e a bola caprichosamente bateu na trave. O goleiro Artur já estava batido no lance.
Braga segura resultado e está na final do torneio continental
saviola rodriguez braga x benfica (Foto: Agência Reuters)Saviola tenta levar vantagem sobre Rodríguez no
jogo desta quinta-feira (Foto: Agência Reuters)
No segundo tempo, a partida teve apenas uma tônica: o Benfica atacava em busca do empate, resultado que lhe daria a classificação, e o Braga buscava os contra-ataques. Aos 23, o torcedor encarnado até sonhou com o empate, mas Cardozo falhou. Se no jogo de ida, o paraguaio marcou o gol do triunfo por 2 a 1 em cobrança de falta, no Estádio Municipal, a cobrança saiu por cima do gol de Artur.
O Benfica ainda teve uma chance clara de marcar o gol da classificação aos 35. Carlos Martins cobrou escanteio na cabeça de Luisão. O brasileiro desviou para dentro da pequena e encontrou Saviola. Afobado, o argentino finalizou errado e a bola saiu à esquerda da trave do Braga. Quase o empate dos Encarnados.
Mas para desespero dos torcedores do Benfica, o triunfo do Braga se confirmou no Estádio Municipal. Tristeza dos Encarnados, alegria dos Guerreiros do Minho.
braga 1 x 0 benfica
Artur; Miguel Garcia, Alberto Rodríguez, Paulão e Silvio; Custódio, Hugo Viana e Márcio Mossoró (Kaká); Alan, Lima (Leandro Salino) e Albert Meyong (Barbosa). Roberto; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Fábio Coentrão; Javi García, César Peixoto (Jara), Gaitán e Carlos Martins (Alan Kardec); Saviola (Felipe Menezes) e Cardozo.
Técnico: Domingos Paciência Técnico: Jorge Jesus
 Gols: Custódio, aos 18 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Paulão e Silvio (Braga); César Peixoto, Luisão, Pereira e Coentrão (Benfica)
Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra).
Auxiliares: Michael Mullarkey (Inglaterra) e Peter Kirkup (Inglaterra).
Estádio: Municipal de Braga, em Portugal

Deco se recusa a entrar no fim contra Libertad e tem futuro incerto no Flu

Meia diz não a Enderson após segundo gol do adversário. Via assessoria, ele desmente e alega que sequer foi chamado pelo treinador tricolor

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Quarenta minutos do segundo tempo. Samudio acerta uma pancada de canhota no canto de Berna, faz o segundo gol do Libertad e praticamente decreta a eliminação do Fluminense da Libertadores, em partida realizada na noite de quarta, em Assunção, no Paraguai. Com pouco tempo para reverter a situação, Enderson Moreira pede para chamar Deco, que está aquecendo longe do banco de reservas. A solução tem que ser imediata, e o escolhido é o jogador mais experiente: Deco. Quem entrou em campo, porém, foi Rodriguinho, aos 43. O motivo? O luso-brasileiro não se mostra disposto a substituir Diguinho com a partida tão próxima do fim (veja a reportagem do Globo Esporte sobre a eliminação).
Como se não bastasse a goleada por 3 a 0 diante dos paraguaios, que decretou o fim do sonho na competição continental, o Fluminense retornou ao Brasil com 17 dias para treinar, mas, principalmente, resolver uma série de problemas internos. Alguns deles envolvendo o camisa 20. Contratado a peso de ouro e com currículo mais vitorioso do elenco, Deco gostaria de ter sido utilizado por mais tempo diante dos paraguaios. E este é só mais um dos motivos pelo semblante sério do apoiador durante a maior parte da viagem ao Paraguai.
Assolado por uma série de lesões que têm prejudicado sua passagem nas Laranjeiras, o luso-brasileiro engrossa a lista dos que discordam da maneira com que as coisas são conduzidas nos bastidores do clube. A principal insatisfação está na forma com que Fred exerce sua liderança e participa diretamente de decisões no departamento de futebol. Se em 2010 a relação entre os dois jogadores do elenco já era sem muita intimidade, atualmente ela inexiste. Eles sequer se cumprimentam.
O desconforto, inclusive, faz com que Deco se mostre mais retraído em situações como concentração e viagens, quando grande parte do grupo demonstra descontração. Nesta quinta, por exemplo, o jogador deixou o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quase sem ser notado. À paisana, após trocar o uniforme da delegação ainda no avião, com a autorização da diretoria, ele seguiu para ver a família e se despediu apenas dos jogadores que cruzaram seu caminho no setor de desembarque.
Amigo  de Belletti e Emerson, o luso-brasileiro não gostou da rescisão contratual da dupla, apesar de optar por não expor sua opinião, mantendo-se nos limites de seu papel como jogador. Deco quer provar que ainda pode brilhar nas Laranjeiras.
Recuperado de mais um problema na coxa, o camisa 20 revelou para amigos que não medirá esforços para voltar a jogar em alto nível. Entretanto, caso isso não aconteça em um período breve, já tem um “acordo de cavalheiros” com o presidente do patrocinador, Celso Barros, para que rescinda o contrato que vai até meado de 2012 sem ônus para nenhuma das partes.
No Fluminense desde agosto de 2010, Deco entrou em campo 23 vezes e marcou dois gols. Com ele em campo, o Tricolor tem 12 vitórias, seis empates e cinco derrotas.

Deco diz que não foi chamado para entrar em campo

Através de sua assessoria de imprensa, Deco disse que em nenhum momento se recusou a entrar em campo. Ainda segundo o meia, ele sequer foi chamado pelo técnico.
- Em nenhum momento me chamou para entrar no jogo. Fiquei à disposição para a partida e poderia jogar o tempo que o técnico julgasse necessário. Como inclusive já aconteceu em outras partidas. Não aceito ser usado como justificativa para uma derrota.