quinta-feira, 5 de maio de 2011

Irretocável, Bellucci derruba Murray e avança às quartas de final em Madri

Número 1 do Brasil passa sem drama pelo número 4 do mundo e garante subida que deve lhe colocar como um cabeça de chave em Roland Garros

Por SporTV.com Madri
Hoje não teve chances desperdiçadas, apagões mentais ou raquetes quebradas. Do começo ao fim da partida contra Andy Murray, era Thomaz Bellucci quem parecia o número 4 do mundo. O brasileiro, atual 36º da lista, sacou muito bem, dominou a maioria das trocas de bola e aproveitou as oportunidades que teve. Por 6/4 e 6/2, o paulista derrubou o escocês em 1h31m e avançou às quartas de final do Masters 1.000 de Madri.
thomaz bellucci x andy murray  tênis (Foto: Getty Images)Thomaz Bellucci não cedeu uma quebra de saque sequer em todo o jogo (Foto: Getty Images)
O resultado, melhor da carreira de Bellucci em um torneio deste nível, também é importantíssimo para as pretensões do brasileiro em Roland Garros. Com os pontos conquistados nesta quinta-feira, o brasileiro ganhará pelo menos cinco posições no ranking e voltará a figurar no grupo dos 32 melhores do mundo. Estar ali significa ser um dos cabeças de chave em Roland Garros e evitar um indesejado confronto contra outro favorito nas primeiras rodadas.
Na próxima rodada, Bellucci enfrentará o tcheco Tomas Berdych, número 7 do mundo, que vem de vitória sobre o argentino Juan Mónaco. Em torneios de nível ATP, os dois já se enfrentaram duas vezes, ambas em quadra dura, e o tcheco sempre saiu vencedor. Em nível Challenger, Bellucci tem uma vitória sobre Berdych no saibro. Foi em Prostejov/2008, na República Tcheca.
- Fui perfeito hoje. Fiz tudo certo, joguei sólido, consistente, sem ansiedade para definir o ponto. Era a vitória que estava precisando. Venho treinando muito duro, fazendo as coisas certas, mas os resultados não estavam acontecendo. Eu e o Larri (Passos) sabíamos que isso não iria demorar a acontecer e foi justamente o que aconteceu hoje. Esse dia chegou - festejou Bellucci.
Bellucci entrou em quadra trocando muitas bolas e cometendo poucos erros, aproveitando-se da postura menos agressiva de Murray. Mesmo assim, foi o escocês que teve as primeiras chances de quebra. Logo no terceiro game, Bellucci teve de encarar dois break points, mas se salvou com uma boa subida à rede e um ace.
Veja abaixo os pontos decisivos do jogo!
O brasileiro sacava bem e atacava mais do fundo de quadra, mas Murray também estava bem no serviço. Bellucci ainda teve de salvar mais um break point no quinto game, mas a partir dali mostrou-se bem postado em quadra. Na hora decisiva, foi o número 4 do mundo quem vacilou. Murray cometeu três erros não forçados e deu um set point ao brasileiro. Bellucci se aproveitou do segundo saque do adversário e dominou o ponto até que viu um slice de Murray quicar fora e lhe dar o primeiro set de presente: 6/4.
O jogo não mudou no segundo set. Murray até tentou agredir um pouco mais, mas Bellucci já se mostrava mais confiante e seguia distribuindo bolas vencedoras com seu potente forehand. O brasileiro seguiu sem ter seu serviço ameaçado e, como fez no primeiro set, capitalizou na primeira chance oferecida pelo rival. Logo no sexto game, Murray cometeu uma série de erros até que uma direita longa deu a quebra ao brasileiro.
O único susto de Bellucci veio no sétimo game, quando sacou em 15/30. Novamente, o número 1 do Brasil brilhou quando foi exigido. Com três lindos pontos seguidos, o paulista confirmou o saque e fez 5/2. Murray não encontrava saída para mudar o tom da partida e, no sexto game, teve seu saque quebrado mais uma vez. Quando jogou uma esquerda na rede, viu o brasileiro celebrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário