sexta-feira, 28 de junho de 2013

Brittney Palmer completa 26 anos na praia com cachorrinho


seg, 24/06/13
por ultimmato |
categoria Brittney Palmer
A ring girl Brittney Palmer completou 26 anos de idade nesta segunda-feira e comemorou o aniversário com uma viagem ao México. A artista e modelo loura do UFC publicou nas redes sociais uma foto de seu dia na praia com seu cachorrinho.
- Viagem de aniversário ao México! Banana Joe é com certeza um bebê da praia – escreveu Brittney sobre seu bichinho de estimação.

Ex-BBB Marien será ring girl no Jungle Fight 54, em Barra do Piraí

Loura se junta a grupo de ex-participantes do reality com passagem pela jaula circular, como Anamara, Jaqueline, Laisa, Adriana, Fani e Kelly

Por Barra do Piraí, RJ
25 comentários
A ex-BBB Marien Carretero será a "ring girl convidada" do Jungle Fight 54, neste sábado, em Barra do Piraí, município do Rio de Janeiro. A modelo e dançarina, que esteve na última edição do reality show Big Brother Brasil, se junta a um grupo de ex-participantes que também circulou pela jaula circular, como Jaqueline, Adriana, Monique, Laisa, Fani e Kelly. No último Jungle, em Japeri, Anamara foi a representante do programa no torneio.
- Será uma experiência nova para mim, nunca tive a oportunidade de acompanhar lutas de MMA de perto. Acho incrível o crescimento do esporte no Brasil e no mundo. A expectativa é a melhor possível, estou muito animada em participar do show - disse a loura, que fará companhia às ring girls oficiais do evento, Geisa Vitorino e Syllvia Andrade.
Ex-BBB Marien Carretero é mais nova musa do Jungle Fight (Foto: Felipe Panfili)Ex-BBB Marien Carretero posa com uniforme de ring girl do Jungle (Foto: Felipe Panfili)
O canal Combate transmite o evento ao vivo e na íntegra a partir de 20h (horário de Brasília), e o Combate.com exibe em vídeo ao vivo, no mesmo horário, as duas primeiras lutas preliminares: José Cláudio Vieira x Thiago Manchinha e Alexandre Capitão x Leandro 7 Bala. Confira o card completo:
Ex-BBB Marien Carretero é mais nova musa do Jungle Fight (Foto: Felipe Panfili)Marien treina com boneco (Foto: Felipe Panfili)
Jungle Fight 54
29 de junho de 2013, em Barra do Piraí (RJ)
CARD DO EVENTO
Lúcio Curado x Ivan "Batman"
Beth "Pitbull" Correia x Érica Paes
Ederson "Lion" x Jackson Mora
Guilherme "Bomba" x Elizeu “Capoeira”
Nelson Cat Junior x Murilo Rosa
José Cláudio Vieira x Thiago Manchinha
Alexandre Capitão x Leandro "7 Bala"

Anderson Silva fecha preparação
na semana com treino de jiu-jítsu

Dono do cinturão dos médios faz ajustes no solo com o bicampeão mundial de jiu-jítsu na faixa preta André Galvão, que já enfrentou Weidman no ADCC

Por Los Angeles, EUA
11 comentários
Anderson Silva encerrou os trabalhos da semana dando ênfase ao jiu-jítsu nesta sexta-feira, em Los Angeles (EUA). O Spider ajustou seu jogo no solo com um treino diante de André Galvão, duas vezes campeão mundial na arte suave na faixa preta e atual vencedor da categoria absoluto do ADCC, principal competição de grappling do mundo.
Ramon Lemos, André Galvão e Anderson Silva treino MMA (Foto: Reprodução / Instagram)Ramon Lemos observa Anderson Silva em treino com André Galvão (Foto: Reprodução / Instagram)
Galvão, além de especialista em jiu-jítsu, tem como ponto favorável para ajudar Anderson o fato de já ter enfrentado (e vencido) Chris Weidman - adversário do Spider no dia 6 de julho - no ADCC. A foto acima foi postada pelo técnico do Spider, Ramon Lemos.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O UFC 162 será disputado em Las Vegas (EUA). Na véspera, a pesagem será às 20h, com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h30m. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real.

UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell

Rampage diz que UFC passou a maltratá-lo após vitória sobre Liddell

Segundo duelo entre os americanos valeu o título meio-pesado em 2007

Por Rio de Janeiro
107 comentários
Em janeiro deste ano, Rampage Jackson chegou à sua terceira derrota seguida no UFC e optou por deixar a organização, onde estava desde 2007. De acordo com Rampage, o principal motivo de sua saída foi a relação com dirigentes e funcionários do Ultimate. Tudo teria começado com sua vitória sobre Chuck Liddell em maio de 2007.
UFC glover teixeira e Rampage Jackson (Foto: Agência Getty Images) Rampage Jackson (esq.) lutou no UFC pela última vez contra Glover Teixeira (Foto: Agência Getty Images)
Liddell era uma espécie de "garoto-propaganda" do Ultimate na década passada. Ele foi escolhido por Dana White e companhia, por exemplo, para representar a organização em um Grand Prix meio-pesado do Pride, principal concorrente dos americanos na época. Rampage lutava no evento japonês e eliminou Liddell.
Com o fim do Pride, Rampage foi contratado pelo UFC, assim como boa parte das estrelas da organização japonesa. Ele lutou contra Marvin Eastman, venceu, e logo depois ganhou a chance de enfrentar o campeão Chuck Liddell. Mas uma nova vitória sobre o "The Iceman" fez a sua vida ficar complicada dentro do Ultimate. Mesmo sendo o campeão.
- Dana White realmente me queria porque eu era o último cara que Chuck (Liddell) queria se vingar. Todo mundo foi muito bom para mim. Quando venci Marvin Eastman, as pessoas por trás dos bastidores do UFC realmente eram como uma grande família. Chuck era parte dessa família. Eles eram todos muito bons para mim, como um porco indo para o matadouro, e, em seguida, depois que eu derrotar Chuck, imediatamente como 90% deles passaram a me odiar. Eles não falavam comigo mais, não sorriram para mim quando eu voltei lá (para os bastidores). Isso me fez sentir desconfortável - explicou Rampage ao site "Bleacher Report".
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
No início deste mês, Rampage Jackson assinou contrato com o Bellator. Ele mais uma vez está no principal rival do Ultimate.


Lutador brasileiro de MMA captura suspeito de assassinato nos EUA

Ururahy Rodrigues, ex-Bellator, perseguiu grupo que assassinou dono de loja vizinha à sua academia em Villa Rica, no estado de Georgia

Por Villa Rica, EUA
30 comentários
Ururahy Rodrigues MMA (Foto: Reprodução/Facebook)Ururahy Rodrigues, lutador brasileiro de MMA
(Foto: Reprodução/Facebook)
Um lutador brasileiro radicado nos EUA impediu que um suspeito de assassinato escapasse da cena do crime na última quarta-feira, em Villa Rica, no estado de Georgia, Estados Unidos. Ururahy Rodrigues, que já lutou no Bellator e dá aulas de jiu-jítsu na cidade, perseguiu e capturou o criminoso após ouvir tiros serem disparados na loja ao lado de sua academia.
Segundo reportagem da emissora de TV americana "WSBTV", quatro homens invadiram uma joalheria adjacente à academia de Ururahy Rodrigues e quebraram mostruários de vidro com uma marreta para roubar as joias. Pouco depois, foram confrontados pelo dono da loja, o americano Mitch Mobley, de 45 anos, amigo de Rodrigues. Ele levou tiros e os suspeitos fugiram.
Rodrigues imediatamente disparou de sua própria academia em perseguição ao grupo e conseguiu deter Eric Billings, de 16 anos. Ele o imobilizou com um estrangulamento até a chegada da polícia. Billings foi fichado como adulto e acusado de homicídio, assalto armado e posse de arma de fogo durante a realização de um crime. De acordo com o site "MMA Fighting", o jovem pode receber a pena de morte por seu papel no assassinato.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O lutador brasileiro cedeu imagens da câmera de segurança de sua academia à polícia, mas tentou afastar a atenção em torno dele.
- Não sou um herói. É inacreditável. Você vê seu amigo levar um tiro e não pode fazer nada - disse Rodrigues, em inglês, ao canal "WSBTV".
Ururahy Rodrigues Jr. tem 34 anos e 10 lutas profissionais de MMA, com cinco vitórias e cinco derrotas. Um dos destaques em seu cartel é uma vitória sobre o compatriota Diego Brandão, atual UFC, por decisão unânime, em 2010. Em fevereiro, Rodrigues lutou pelo Bellator e foi derrotado pelo ex-UFC Clay Harvison, com um nocaute técnico no terceiro round.

Spider e Jon Jones disputam prêmio de 'Melhor Lutador' com Mayweather

Lutadores do UFC concorrem com pugilista pelo segundo ano consecutivo; em 2012, 'Money' levou a estatueta para casa

Por Rio de Janeiro
23 comentários
Anderson Silva e Jon Jones tiram foto juntos em evento esportivo nos EUA (Foto: Getty Images)Jon Jones e Anderson Silva juntos no Espy do ano
passado (Foto: Getty Images)
Pelo segundo ano consecutivo, os campeões do UFC Anderson Silva e Jon Jones foram indicados ao Espy, premiação aos melhores do ano no esporte, na categoria de "Melhor Lutador". As indicações foram reveladas na quinta-feira, e os dois lutadores de MMA voltarão a concorrer com o pugilista americano Floyd Mayweather Jr, que os derrotou na votação em 2012. Outros dois boxeadores, Danny Garcia e Canelo Alvarez, completam a lista de indicados.
É a terceira indicação tanto de Anderson quanto de Jones. O brasileiro, campeão dos pesos-médios, concorreu anteriormente em 2009 e 2012. O americano, detentor do cinturão dos pesos-meio-pesados, foi indicado nos últimos três anos. Nenhum lutador de MMA conquistou o prêmio desde 2006, quando a categoria mudou de "Melhor Boxeador" para "Melhor Lutador". Já "Money" Mayweather, campeão mundial em cinco divisões diferentes do boxe e invicto em 44 lutas, foi premiado quatro vezes: 2007, 2008, 2010 e 2012.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A premiação do Espy acontece em 17 de julho. No ano passado, Anderson e Jones se encontraram na premiação e posaram juntos no tapete vermelho. No período entre a última premiação e a atual, o Spider venceu Stephan Bonnar no UFC Rio 3, em outubro do ano passado, e Jones derrotou Vitor Belfort no UFC 152 e Chael Sonnen no UFC 159, o último em abril.

Anderson Silva fecha preparação
na semana com treino de jiu-jítsu

Dono do cinturão dos médios faz ajustes no solo com o bicampeão mundial de jiu-jítsu na faixa preta André Galvão, que já enfrentou Weidman no ADCC

Por Los Angeles, EUA
11 comentários
Anderson Silva encerrou os trabalhos da semana dando ênfase ao jiu-jítsu nesta sexta-feira, em Los Angeles (EUA). O Spider ajustou seu jogo no solo com um treino diante de André Galvão, duas vezes campeão mundial na arte suave na faixa preta e atual vencedor da categoria absoluto do ADCC, principal competição de grappling do mundo.
Ramon Lemos, André Galvão e Anderson Silva treino MMA (Foto: Reprodução / Instagram)Ramon Lemos observa Anderson Silva em treino com André Galvão (Foto: Reprodução / Instagram)
Galvão, além de especialista em jiu-jítsu, tem como ponto favorável para ajudar Anderson o fato de já ter enfrentado (e vencido) Chris Weidman - adversário do Spider no dia 6 de julho - no ADCC. A foto acima foi postada pelo técnico do Spider, Ramon Lemos.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O UFC 162 será disputado em Las Vegas (EUA). Na véspera, a pesagem será às 20h, com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h30m. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real.

UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell

Mudanças da F-1 em 2014: de 'ponto na carteira' a fim do degrau nos bicos

Federação Internacional de Automobilismo anuncia diversas mudanças nos regulamentos técnico e desportivo da categoria para a próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Chichester, Inglaterra
10 comentários
Sebastian Vettel RBR gp da austrália (Foto: Agência EFE)Degrau adotado por causa da redução da altura da
frente do chassi causou estranheza  (Foto: EFE)
A Federação Internacional de Automobilismo divulgou diversas mudanças nos regulamentos técnicos e esportivos da Fórmula 1 para a temporada 2014. O anúncio foi feito nesta sexta-feira após a segunda reunião do ano do Conselho Mundial da FIA. Dentre as principais alterações estão: o fim do famoso degrau no bico, responsável por um impacto visual negativo que causou estranheza entre os fãs da categoria (neste ano, o desnível pode ser camuflado com uma placa); a volta dos testes durante a temporada; e um sistema de penalização com base em acúmulo de “pontos na carteira”, onde um piloto é automaticamente suspenso de uma prova ao atingir determinada quantidade de pontos em razão de infrações. Além disso, diversas medidas foram tomadas para ajudar na introdução dos novos motores V6 turbo 1.6 litro, que substituem os atuais V8 aspirados 2.4 litros.
Motor V6 Renault para a temporada 2014 (Foto: Divulgação)Diversas mudanças visam contemplar a introdução dos novos motores V6 turbo (Foto: Divulgação)
Confira o resultado da reunião realizada na Goodwood House, casa de 300 anos de história que abriga os Duques de Richmond, localizada a 200 km do circuito de Silverstone, palco do GP da Inglaterra deste fim de semana.
Resumo das alterações no Regulamento Desportivo da Fórmula 1 em 2014:
- Um sistema de penalização por pontos será introduzido. Caso um piloto acumule mais de 12 pontos, ele será automaticamente suspenso da próxima corrida. Os pontos ficarão na licença do piloto por 12 meses. A quantidade de pontos que um piloto receberá por infrações vai variar de um a três, dependendo da gravidade do incidente.
- Será adotada a chance de um piloto devolver uma vantagem que pode ter ganhado por sair da pista.
- Foi imposta uma redução significativa na quantidade de testes em túnel de vento e trabalho de CFD (análise computadorizada da dinâmica do fluido de ar) para ajudar na redução de custos. Será permitido que duas equipes compartilhem o mesmo túnel de vento.
- Quatro sessões de dois dias de testes durante a temporada serão permitidas, no lugar dos atuais oito dias de testes promocionais e dos três dias de testes para jovens pilotos. As sessões serão realizadas em pistas na Europa, nas terças e quartas após corridas, para garantir que serão necessários recursos mínimos adicionais.
- Serão permitidos testes em janeiro de 2014, com o objetivo de avaliar mais cedo os novos tipos de motores.
- Por um pedido da Mercedes, será permitido que uma montadora forneça motores para um máximo de quatro equipes.
- Cada piloto poderá usar um máximo de cinco motores durante toda a temporada (atualmente são oito). Em caso do uso de motor adicional, o piloto terá que largar do pit lane. Alterações nos motores permitidos resultarão em uma punição de 10 posições no grid.
- Nenhuma fabricante poderá homologar mais de um tipo de motor durante o “período de homologação” de 2014 a 2020. Alterações na homologação só serão permitidas por questões de instalação, confiabilidade ou redução de custos.
- Por questões de segurança, todos os membros da equipe que trabalham em um carro durante um pit stop precisarão usar protetores de ouvido.
- Nas primeiras sessões de treinos livres de sexta-feira, cada piloto terá direito a um jogo extra de pneus para incentivar as equipes a irem para a pista neste momento, sem se preocupar com a quantidade de pneus disponíveis para o fim de semana.
- Cada piloto deverá usar a mesma caixa de câmbio por seis corridas consecutivas, ao contrário das cinco provas atuais.
- Nenhum carro poderá usar mais de 100kg de combustível para a corrida, do momento da largada até a bandeira quadriculada. O controle será feito pelo medidor de fluxo de combustível aprovado pela FIA.
- O limite de velocidade no pit lane, atualmente 60 km/h em treinos livres e 100 km/h em treinos classificatórios e corridas (60km/h na Austrália, Mônaco e Cingapura), foi fixado em 80 km/h em todos os eventos (exceto os três mencionados, que seguem como 60km/h). Isto se dá por questões de segurança, já que a maioria dos acidentes acontece durante a corrida, quando o limite de velocidade é mais alto. Além disso, os pilotos tinham poucas chances de parada nos boxes vindo a 100km/h.
Resumo das alterações no Regulamento Técnico da Fórmula 1 em 2014:
- Medidas foram postas em prática para garantir que os carros não precisem incorporar um degrau no bico. As mudanças também garantirão que o bico seguirá baixo, por razões de segurança (em casos de batidas em forma de T – quando a frente de um carro atinge a lateral de outro).
- O peso mínimo dos carros será aumentado em 5kg, já que os novos motores provavelmente pesarão mais do que o inicialmente esperado. A distribuição de peso dos carros também foi alterada.
- Será permitido o controle eletrônico do freio traseiro, a fim de assegurar a travagem de forma consistente enquanto a energia está sendo recuperada.
- Para garantir que as estruturas de impacto laterais serão eficientes em caso de colisão oblíqua, haverá itens padrões feitos a partir de um processo de fabricação estritamente estabelecido e fixado nos carros de forma idêntica. Os atuais testes de impacto serão substituídos por testes estáticos de carga e testes de compressão. Isso ajudará a reduzir custos, já que os times não terão a necessidade de desenvolver suas próprias estruturas.
- A fim de assegurar de cockpit localizadas na lateral da cabeça dos pilotos sejam mais fortes, a quantidade de deflexão durante os testes de carga estática serão reduzidos de 20mm para 5mm.

Loco Abreu aceita treinar com a base: 'Se tenho que comer m..., vou comer'

Nacional cogita 'rebaixar' o atacante, que foi afastado do elenco principal pelo treinador e não vai participar da pré-temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Montevidéu
98 comentários
Loco Abreu no jogo contra a pobreza na arena (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Abreu chegou a ser cotado em uma equipe da
Segundona mexicana (Foto: Diego Guichard)
Afastado da equipe principal do Nacional pelo técnico Rodolfo Arruabarrena, que não pretende utilizá-lo na temporada que está sendo iniciada, o atacante Loco Abreu, ex-Botafogo, poderá passar a treinar com os juniores, que disputam a terceira divisão uruguaia. Sobre a possibilidade, o jogador disparou:
- Se tenho que comer m..., vou comer m... - disse à rádio "Libre".
Após uma reunião com o presidente Eduardo Ache, Abreu se apresentou para treinar com o time principal nesta quinta-feira. Na quarta, o jogador havia feito um desabafo sobre a incômoda situação no clube durante uma participação no programa "Las voces del fútbol".
- Não acho que sou tão filho da p... ou tão mau caráter para de repente perder a pré-temporada ou me mandarem para a base. Mas se tenho que fazer, vou fazer - agregou.
O atacante também já conversou com o treinador, mas não engoliu as explicações para seu afastamento. Todavia, o jogador garante que, se for chamado para retornar ao time principal, o fará sem mágoas.
- Ele me agradeceu pelo profissionalismo nos seis meses que estive no clube. Se não for agora, é capaz de precisar de mim no próximo incêncio e lá estarei sem rancores - concluiu.

Espanha reclama e ganha autorização da Fifa para treinar no Maracanã

Fúria alega privilégio para o Brasil e vai fazer atividade no palco da final

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
74 comentários
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) reclamou e conseguiu. Após um veto inicial da Fifa, a seleção de Vicente del Bosque vai treinar no Maracanã, sábado, véspera da final da Copa das Confederações contra o Brasil.
A Fifa havia marcado a atividade da Espanha para o Engenhão, assim como nesta sexta-feira, alegando que a Fúria já conhece o estádio por ter enfrentado o Taiti, pela primeira fase.
A RFEF fez uma reclamação formal, alegando que a seleção brasileira seria beneficiada por treinar no palco da final antes do jogo decisivo. A Fifa acabou aceitando o pedido e marcou o treino da Espanha para o Maracanã no sábado, quando também haverá uma coletiva de imprensa de Del Bosque no estádio.
Nesta sexta, um dia depois d vitória nos pênaltis sobre a Itália, a Fúria realizou apenas uma leve atividade no campo anexo do Engenhão. Os titulares da equipe na semifinal fizeram uma atividade física regenerativa, enquanto os demais formaram duas equipes para um trabalho técnico com bola em campo reduzido.
jogadores treino Espanha no Engenhão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Espanha faz leve atividade no campo anexo do Engenhão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Curtinha: David Luiz e Neymar 'ganham' cinturão de José Aldo

Lutador visita Seleção antes da final da Copa das Confederações

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Comente agora
O lutador de MMA José Aldo deu um presente valioso para Neymar e David Luiz no Rio de Janeiro: o cinturão de campeão peso-pena do UFC. De brincadeira, é claro. Em rede social, o zagueiro divulgou a foto com os dois e agradeceu a visita na concentração da Seleção:
- Ídolo mundial! Obrigado pelo presente, mas antes de tudo obrigado pela amizade! "Tamu" junto!
O Brasil enfrenta a Espanha domingo, no Maracanã, pela final da Copa das Confederações. Já José Aldo entra no octógono dia 3 de agosto, contra Chan Sung Jung, valendo o título no Rio de Janeiro, pelo UFC 163.
David Luiz e Neymar posam com José Aldo e cinturão do UFC (Foto: Reprodução / Instagram)David Luiz e Neymar posam com José Aldo e cinturão do UFC (Foto: Reprodução / Instagram)

Alô, Felipão: Itália 'tranca' laterais espanhóis e interrompe o 'tiki-taka'

No primeiro tempo da semifinal, Azzurra consegue fazer forte marcação no meio-campo e anula jogo característico da Espanha: veja a mesa tática

Por Alexandre Alliatti, Carlos Augusto Ferrari e Thiago Quintella Fortaleza, CE
233 comentários
Poucos imaginavam que a Itália poderia surpreender a Espanha. A Azzurra chegava desfalcada de Balotelli e Abate, e a final da Eurocopa 2012, com goleada da Roja por 4 a 0, ainda estava fresca na memória dos torcedores. No entanto, o embate entre duas seleções de tradição no futebol mundial em uma semifinal de Copa das Confederações acaba nivelando a partida. E, claro, uma pitada de tática bem aplicada pelos italianos fez com que os espanhóis deixassem de jogar seu futebol característico.
Ao menos no primeiro tempo, foi o que aconteceu: a Itália chegava com perigo e toques rápidos no contra-ataque. A Espanha, acuada, tentava criar jogadas na base do chuveirinho para área (veja a mesa tática no vídeo ao lado). Apesar dos 62% de posse de bola para La Roja nos primeiros 45 minutos, Xavi e Iniesta não tinham espaço para criar, Pedro e David Silva pouco conseguiram fazer para servir Torres, isolado na área. Postada no 3-4-2-1 em campo, a Itália congestionou o meio-campo e anulou os avanços dos laterais espanhóis - principalmente Jordi Alba, autor de dois gols contra a Nigéria. E este domínio pelas pontas parece ter sido a chave para a superioridade italiana.
jogadores da Itália e Espanha (Foto: arte esporte)Com nove italianos atrás da linha da bola - apenas Gilardino ficou no ataque - Xavi ficou sem opção de passe e teve que voltar a jogada para a defesa espanhola na sequência (Foto: Reprodução)
O técnico Cesare Prandelli armou a Azzurra da seguinte forma: uma linha de três na defesa, formada com Barzagli, Bonucci e Chiellini. Logo à frente, uma linha de quatro jogadores: Maggio, pela direita, De Rossi e Pirlo centralizados, e Giaccherini, meia-atacante de origem, posicionado na ala esquerda. No meio, mais avançados, Candreva e Marchisio davam suporte aos alas italianos para segurar os laterais espanhóis e avançar às suas costas. Arbeloa e Jordi Alba não conseguiam avançar e ainda viam Giaccherini e Maggio, principalmente, explorarem os espaços e chegarem com perigo à meta defendida por Casillas.
Foram ao menos cinco chances de gol para a Itália na primeira etapa. Na melhor delas, a Itália explorou exatamente as laterais do campo. Aos 35 minutos, Jordi Alba marcava Maggio. Candreva ficou solto e recebeu pela direita. O meia virou o jogo e achou Giaccherini, nas costas de Arbeloa. O baixinho cruzou para Maggio, que apareceu nas costas de Jordi Alba, e cabeceou para grande defesa de Casillas (veja no vídeo ao lado).
- Creio que eles foram melhores no primeiro tempo. Abriram o campo com Giaccherini. Candreva e Marchisio nos criaram problemas no meio – analisou o técnico Vicente Del Bosque após a partida.
Mais do que conseguir pressionar e atacar os espanhóis, os italianos conseguiram fazer algo que pouco se vê La Roja fazer: apelar para o "chutão". Em alguns momentos, pôde se ver a defesa ou o próprio Casillas despachando a bola direta para o ataque. A troca de passes espanhola, normalmente no campo do adversário, se resumiu ao campo defensivo, sem objetividade e perigo à Itália. A melhor oportunidade de gol dos espanhóis foi uma ligação direta: Sergio Ramos fez o passe do meio para Fernando Torres. Xavi desviou e o atacante dominou, conseguiu o giro, mesmo entre três zagueiros, e finalizou. Méritos de Torres, que fez bela jogada individual (veja no vídeo ao lado).
No segundo tempo, Cesare Prandelli ainda entrou com Montolivo na vaga de Barzagli e recuou De Rossi para a defesa, mantendo o desenho tático, porém com maior velocidade e melhor saída de bola. Vicente Del Bosque tentou dar velocidade à Espanha no ataque e promoveu as entradas de Jesús Navas no lugar de David Silva e Mata na vaga de Pedro. Em vão. Seguiram os chuveirinhos. A prova de que o jogo se desenhou desta forma, sem velocidade, foi quando Del Bosque tirou Fernando Torres e colocou o volante Javi Martínez. Não para marcar, mas para brigar na força física e pelo alto com os zagueiros da Azzurra.
A forte marcação, no entanto, exauriu os italianos, que foram dominados na prorrogação da partida, e tiveram que segurar a pressão espanhola antes do fim dos 120 minutos.
- A Espanha ainda está na nossa frente. Há anos que ela trabalha com esses conceitos. Mas estamos no caminho para melhorar. É quase impossível pensar em ter energia depois de tantos minutos. Tivemos muita garra. Estamos orgulhosos - reconheceu o técnico da Itália, Cesare Prandelli.

Neymar, Hulk, Marcelo e Daniel Alves: Espanha lista pontos fortes do Brasil

Jogadores do Barcelona elogiam futuro colega de clube. Del Bosque, que aponta brasileiros como favoritos, cita outras referências do time de Scolari

Por Alexandre Alliatti e Victor Canedo Fortaleza, CE
Comente agora
Talvez por estratégia, ou por reconhecimento à história do Brasil no futebol, o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, afirmou lá atrás, no início da Copa das Confederações, que a equipe treinada por Luiz Felipe Scolari eram quem tinha mais chances de ganhar o torneio. Naquela época, já se falava sobre um possível enfrentamento entre os atuais campeões do mundo e aqueles que mais vezes ganharam o Mundial. Pois o duelo foi marcado, e a Roja, desde o final do jogo contra a Itália, passou a listar as qualidades do Brasil. Neymar, claro, é o núcleo dos afagos.
Que ninguém se engane: a Espanha tem enorme confiança em sua capacidade. Mas isso não significa que eles considerem o Brasil um peixe pequeno. Nada disso – até porque a Itália mostrou que eles estão a léguas de serem imbatíveis. O próprio Del Bosque, ao ser questionado sobre o potencial verde-amarelo, elencou diferentes pontos fortes. Entre eles, Neymar – mas não só ele.
- Os dois laterais (Daniel Alves e Marcelo) são extraordinários, capazes de desequilibrar uma partida. Diante deles, há Neymar e Hulk, fantásticos, com características diferentes um do outro. E tem uma coluna vertebral muito forte – opinou o treinador.
Espanha e Itália castelão (Foto: Andre Durão)Jogadores da Espanha comemoram a sofrida classificação no Castelão (Foto: Andre Durão)
Entre os jogadores, há um olhar especial sobre Neymar. Recém-contratado pelo Barcelona, o jogador chama a atenção dos espanhóis há tempos. Agora, mais do que nunca. Os atletas do time catalão não racionam elogios ao camisa 10 da seleção brasileira. É o caso de Iniesta.
- O Brasil é um grandíssimo rival. É uma final. O Neymar chama a atenção por sua habilidade, sua mágica, mas o Brasil é muito forte e compacto – disse o camisa 6 espanhol.
O volante Busquets, outro futuro colega de Neymar, também sublinha a presença do atacante. E lembra que o Brasil tem um setor ofensivo forte.
O Brasil teve um futebol muito bom na fase de grupos. Sofreu além da conta contra o Uruguai, mas tem grandes jogadores"
Casillas, goleiro da Espanha
- É uma seleção muito ofensiva, com grandes jogadores. Neymar é o jogador que mais desequilibra, talvez o que crie mais perigo no ataque. Mas há outros muito bons no Brasil.
O Brasil chega à final com campanha superior à da Espanha na Copa das Confederações. Venceu seus quatro jogos no torneio, ao passo que a Roja precisou recorrer aos pênaltis para superar a Itália.
- O Brasil teve um futebol muito bom na fase de grupos. Sofreu além da conta contra o Uruguai, mas tem grandes jogadores. Por seu jogo e por sua história, é um rival bastante difícil – opinou o goleiro Casillas.
A decisão da Copa das Confederações será às 19h de domingo, no Maracanã. A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitirão ao vivo.

Entrevista de 21 minutos mostra
'novo Neymar' antes da Espanha

Mais sorridente do que em coletiva de duas semanas atrás, atacante brinca com parceiro, revela admiração por rival e repete 11 vezes a palavra 'feliz'

Por Alexandre Lozetti, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
2 comentários
Neymar mudou. Está mais sorridente e falante do que no dia 14 de junho, quando deu sua última entrevista coletiva, antes de estrear na Copa das Confederações. Os três gols, os prêmios de melhor jogador em campo e a presença do Brasil na final do torneio mexeram com o atacante. Para o bem. Nesta sexta-feira, ele respondeu a 26 perguntas. Foram 21 minutos apenas de sua fala.
Um discurso que bateu em várias teclas. Neymar repetiu dez vezes a palavra "feliz". Já os termos "campeão" e "vencedor" saíram de sua boca em sete oportunidades.  O respeito ao adversário também ficou claro. "Admiração" foi uma das palavras mais citadas, e o craque também falou por mais de sete vezes que a Espanha é a melhor seleção do mundo.
Neymar entrou no auditório quando o volante Luiz Gustavo ainda concedia entrevista com mais de meia hora de atraso. Ele passou por trás do companheiro e atraiu todos os flashes dos fotógrafos. Cada movimento leve os fazia disparar. Primeiro ao colocar o casaco e arregaçar as mangas. Depois ao colocar o cabelo para dentro do boné, com aba para trás.
Até ao tossir ele foi fotografado. O atacante parecia levemente gripado. Isso, aliás, tem preocupado o técnico Luiz Felipe Scolari. O volante Paulinho e o auxiliar Murtosa são as maiores vítimas até agora.
Neymar brasil coletiva (Foto: Wagner Meier / Globoesporte.com)Caras e bocas: Neymar era fotografado a cada gesto (Foto: Wagner Meier / Globoesporte.com)
Inquieto, ele observou em silêncio as respostas de Luiz Gustavo. Deu um leve sorriso quando o parceiro começou a explicar o que poderia fazer para marcar Xavi e Iniesta. Tirou o boné, mexeu no cabelo, e sinalizou positivamente quando o diretor de comunicações Rodrigo Paiva afirmou que só faltavam duas respostas do volante.
Logo na primeira manifestação, Neymar provou que está muito mais leve do que no dia em que deu respostas aborrecidas, ainda na preparação. Deu boa tarde a todos, e brincou com o vozeirão de Luiz Gustavo.
- Depois da voz grossa do Luiz Gustavo vem essa minha (risos).
Lá pela metade da coletiva, ele também provou o óbvio: estava incomodado antes de o torneio começar, quando sofria com críticas às suas atuações, e vivia um jejum de nove jogos sem marcar. Isso ficou evidente quando disse que o gol na estreia contra o Japão foi seu momento mais importante na Copa das Confederações.
- Foi bom para qualquer acabar com qualquer conversinha.
Sua primeira resposta teve duração de 55 segundos. Logo na terceira, não concordou com a comparação do repórter entre a final do próximo domingo e a decisão do Mundial de Clubes de 2011, quando o Santos foi goleado pelo Barcelona. Mas em vez de dar uma patada, também optou por sorrir, gesto que repetiu durante toda entrevista.
- Acho que nem preciso te responder, mas tá tranquilo - disse antes de falar por 31 segundos que eram situações diferentes.
 Pouco depois, questionado sobre o fato de o Brasil ter iniciado a competição desacreditado por torcida e parte da mídia, e chegar à decisão, Neymar deu sua resposta mais extensa: um minuto e 34 segundos. Disse que o futebol era maravilhoso por proporcionar ao time essa chance de alterar seu patamar.
A cada frase, o atacante do Barcelona parecia realmente estar próximo de um dia inesquecível. Ele até comentou com Thiago Silva que gostaria de entrar logo em campo, e falou com encantamento da possibilidade de enfrentar ídolos de videogame: Casillas, Xavi, Iniesta, Sergio Ramos... Nenhum termo foi mais batido do que "grande partida", acompanhado da expressão "histórica".
Em apenas 14 segundos, ele não quis apontar um palpite em um hipotético bolão, mas disse que cravaria vitória do Brasil. Diante do silêncio total dos jornalistas na sala, Neymar convocou, também com sorrisos:
- Vamos acreditar, gente!
Para entender uma pergunta em inglês, sobre as manifestações que têm ocorrido em todo país, o jogador teve de colocar o fone de ouvido com a tradução. Respondeu que todos são a favor de tudo que busque um país melhor, desde que pacificamente.
Depois da última resposta, de 27 segundos, Neymar se levantou e foi embora deixando uma impressão muito diferente daquele semblante fechado visto em Brasília. E até um elogio de Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF:
- Grande entrevista, muito boa.

Neymar é jogador mais valioso da final, mas Espanha domina rankings

Atacante tem maior valor de mercado e é o mais bem pago da Copa das Confederações, mas Iniesta, Fábregas e David Silva elevam valor espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
41 comentários
Info_JOGADORES-VALIOSOS-1 (Foto: Infoesporte)
A recente transferência de Neymar para o Barcelona faz com que o craque do Brasil apareça em pesquisas como jogador mais valioso e mais bem pago da Copa das Confederações. Mas enquanto o ex-jogador do Santos concentra a maior parte do valor da Seleção, o elenco espanhol tem diversos jogadores bem colocados no ranking, fazendo a Espanha ser considerada a equipe mais valiosa da competição.
De acordo com pesquisa da Pluri Consultoria divulgada antes do início do torneio, Neymar é o jogador com maior valor de mercado da Copa das Confederações, avaliado em R$ 191,4 milhões. É o único brasileiro no top 5, que conta com os espanhóis Iniesta (segundo), Fábregas (quarto) e David Silva (quinto). O uruguaio Cavani é o “intruso” entre os cinco primeiros.
Neymar treino seleção brasileira em São Januário (Foto: Mowa Press)Neymar é considerado o atleta com maior valor de mercado da Copa das Confederações(Foto: Mowa Press)
Tomando a pesquisa do CIES Football Observatory (tabela abaixo), que analisou apenas os jogadores que atuaram na Europa na última temporada, o domínio espanhol é ainda maior, já que Neymar não aparece na lista. O Brasil tem apenas três entre os 60 mais valiosos: Lucas, o 26º, Thiago Silva, 30º, e Oscar, 42º. Apesar de ter apenas um atleta no top 10, o décimo colocado David Silva, a Espanha conta com outros sete jogadores na lista antes do primeiro brasileiro.
Info_JOGADORES-VALIOSOS-2 (Foto: Infoesporte)
O domínio é refletido na comparação do valor de mercado de cada seleção. A Espanha lidera a lista da Copa das Confederações com folga, avaliada em aproximadamente R$ 1,838 bilhão ou 33,9% do total da competição. O Brasil aparece na segunda posição, com R$ 1,266 bilhão (23,4%). A Itália é a terceira equipe (R$ 946 milhões ou 17,5%).
Entre os mais bem pagos (contando salário e patrocínios), Neymar também aparece no topo da Copa das Confederações, de acordo com a revista Forbes, com um faturamento de cerca de R$ 45,75 milhões anuais. O brasileiro é o oitavo da lista dos jogadores de futebol, que tem o aposentado David Beckham como líder (R$ 105,34 milhões), e ultrapassou o espanhol Fernando Torres (R$ 44,63 milhões) após a ida para o Barça. David Silva é o outro finalista no top 20, na 19ª posição (R$ 34,37 milhões).

Evento de MMA em comunidade no Rio de Janeiro terá ring girl anã

Passista da Viradouro, Viviane de Assis, de 1,23m de altura, se junta a inusitado grupo de moças da placa do Favela Kombat, na Vila Cruzeiro

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Viviane de Assis, ring girl do Favela Kombat (Foto: Reprodução/Facebook)Viviane de Assis, ring girl do Favela Kombat
(Foto: Reprodução/Facebook)
O Favela Kombat acontece no próximo domingo no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, e terá uma inovação do lado de fora do cage: uma ring girl anã. Viviane de Assis, de apenas 1,23m de altura, vai integrar o grupo de "moças da placa" do torneio, que destaca lutadores de comunidades do estado.
O inusitado grupo de ring girls do Favela Kombat já inclui a funkeira plus size MC Carol e a transexual Mulher Abacaxi, além da modelo e atriz Alessandra Mattos. Viviane, passista da Viradouro de 32 anos de idade e moradora de São Gonçalo, chega para reforçar o time. O evento terá ainda um concurso para escolher uma nova Garota do Ringue para se juntar ao quarteto.
O Favela Kombat será realizado neste domingo às 19h (horário de Brasília), no Campo do Ordem e Progresso, na Vila Cruzeiro.

Adversário de Roger Gracie critica salários do UFC: 'Não paga bem'

Sargento do Exército, Tim Kennedy revela valor de sua bolsa no UFC 162
e diz que embolsará menos de 50%: 'Ganharia mais limpando lixeira'

Por Rio de Janeiro
66 comentários
Tim Kennedy lutador MMA (Foto: Getty Images)Tim Kennedy: 59% de sua bolsa será usada em
custos de preparação (Foto: Getty Images)
Conhecido pelo tom ácido de suas entrevistas, o peso-médio americano Tim Kennedy, adversário do brasileiro Roger Gracie no UFC 162, em 6 de julho, virou sua mira para a estrutura de pagamento do maior evento de MMA do mundo. O lutador e sargento do Exército americano, que fará em Las Vegas sua primeira luta pelo Ultimate após 12 anos de carreira e lutas por organizações como IFL, WEC e Strikeforce, reclamou duramente de como está sendo pago para o duelo com o carioca e lembrou que muitos outros lutadores têm de trabalhar para se manter e não podem se dedicar 100% ao esporte.
- É patético que tantos lutadores (tenham de ter outros empregos). Sou um de 3% dos caras no esporte inteiro (que não precisam), e seria dureza sobreviver com o que eu recebo lutando. É bom eu ter outro emprego, porque o UFC não paga muito bem - afirmou Kennedy, em entrevista ao podcast "GrappleTalk".
As declarações de Kennedy ecoam com as opiniões do peso-leve John Cholish, que se aposentou após sua derrota para Gleison Tibau no UFC no Combate 2, em maio, e reclamou das dificuldades de se manter lutando MMA. Na época, o presidente do UFC, Dana White, menosprezou as críticas de Cholish, dizendo que ele recebeu a mesma chance e o mesmo início que campeões como Anderson Silva e Georges St-Pierre receberam ao começarem. Todavia, Kennedy chega ao UFC já como um lutador estabelecido, duas vezes desafiante ao cinturão do Strikeforce e um dos atletas mais populares do esporte nos EUA.
Luke Rockhold x Tim Kennedy Strikeforce MMA (Foto: Getty Images)Tim Kennedy (dir.) enfrentou Luke Rockhold pelo cinturão no Strikeforce (Foto: Getty Images)
O sargento das Forças Armadas, que serviu no Iraque e no Afeganistão, revelou que sua bolsa para o UFC 162 será de US$ 55 mil (cerca de R$ 120 mil), e que seu pagamento poderia subir até US$ 70 mil (R$ 152,8 mil) com um bônus pela vitória. Contudo, após pagar despesas de treino, exames médicos e equipe, Kennedy receberia apenas US$ 20 mil (R$ 43,6 mil), sem contar os impostos que ainda teria de pagar. Posteriormente à entrevista, o lutador detalhou a divisão de sua bolsa: 13% em taxas de academia, 12% para nutrição, 10% para seu empresário, 10% para seu treinador, 8% em alojamento para sua equipe, 3% para exames médicos requeridos para a luta e 3% em equipamento. No total, seria 59% de sua bolsa de luta antes dos impostos serem deduzidos.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Qualquer um que aceite isso como a "realidade do esporte" é triste e patético. Eu espero que esta não seja a realidade do esporte. Se for, eu provavelmente deveria fazer outra coisa, como limpar lixeiras. Eu ganharia mais dinheiro do que ganho agora - disparou Kennedy.
O peso-médio americano tem 15 vitórias e quatro derrotas na carreira, e vem de triunfo por finalização sobre o compatriota Trevor Smith no último evento do Strikeforce, em janeiro. Ele enfrenta Roger Gracie no card principal do UFC 162, que terá transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate no próximo dia 6 de julho, direto de Las Vegas, a partir de 19h (horário de Brasília). Confira o card completo:
UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell

Enxerto não funciona, e Mark Hunt pode ter de voltar à mesa de cirurgia

Neozelandês tenta se recuperar de infecção causada por estafilococos

Por Rio de Janeiro
13 comentários
Mark Hunt UFC MMA (Foto: Reprodução/ Twitter) Hunt no hospital ainda antes da cirurgia por que
passou no início do mês(Foto: Reprodução/ Twitter)
A cirurgia na perna esquerda ainda não livrou Mark Hunt de todos os problemas da infecção causada por estafilococos. O enxerto no local lesionado não funcionou completamente, e Hunt pode ter de voltar ao hospital para corrigir o problema.
- Espero que eu não tenha que ir ao hospital, mas vamos ver se encontro o cirurgião plástico na terça-feira. Será que não percebem o quão ruim isso é, cara? De qualquer forma, minha equipe vai manter vocês informados - postou o neozelandês em sua página no Facebook.
A infecção na perna esquerda de Mark Hunt começou a partir de um ferimento que ele sofreu na luta contra Junior Cigano, no dia 25 de maio. No duelo, ele também fraturou o dedão do pé direito.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
No início do mês, o neozelandês divulgou um vídeo de como estava a infecção. O buraco enorme em sua perna fez com que ele fosse levado à mesa de cirurgia.

TJ Grant diz que Pettis foi 'sujo' ao pedir por luta contra Ben Henderson

Canadense se sentiu desrespeitado ao ver americano fazer campanha para entrar no seu lugar no UFC 164, mas se mostra confiante: 'É meu momento'

Por Rio de Janeiro
23 comentários
TJ Grant lutador UFC (Foto: Getty Images)TJ Grant vai disputar o cinturão dos pesos-leves em
agosto (Foto: Getty Images)
Anthony Pettis já se desculpou, mas sua pedida para ser incluído no UFC 164 contra Ben Henderson não caiu bem com TJ Grant, que vai enfrentar o atual campeão dos pesos-leves no evento. O canadense se sentiu ofendido ao ver Pettis, que havia descido ao peso-pena para desafiar José Aldo, tentar tomar seu lugar após descobrir que uma lesão o tiraria da luta com o brasileiro, marcada para o UFC 163, ou UFC Rio 4, em 3 de agosto. A luta entre Henderson e Grant acontece no dia 31 do mesmo mês, em Milwaukee, cidade natal de Pettis.
- Queria que ele tivesse lidado com isso de um jeito um pouco diferente. Ele, de todas as pessoas, achp que fpo desrespeitoso, fazer isso acom alguém que conquistou o direito de lutar não é certo. Infelizmente, ele se machucou, mas foi sem classe, eu achei. Eu não quis entrar nesse negócio todo de falar. Cheguei aqui de forma legítima e conquistei isso. No fim das contas, o que ele estava dizendo é que queria minha chance de disputar o título, o que foi incrivelmente desrespeitoso. Foi bem sujo - afirmou Grant, em entrevista ao jornal britânico "Daily Telegraph".
A tentativa de Pettis, porém, não rendeu frutos: após exames com médicos do UFC, foi determinado que ele ficaria fora de ação por até seis semanas e não se recuperaria a tempo de lutar no evento. Com isso, Grant foi garantido no torneio, apesar de o Ultimate não ter lhe dado nenhuma satisfação sobre o assunto.
O canadense mostrou simpatia por Pettis, mas reiterou que esta é sua vez de disputar o título.
- Ele tem 26 anos de idade e é um grande lutador. Acho que ele será campeão um dia, mas este é o meu momento agora. Já passou. Ele está fora, eu estou dentro. Vai ser uma série de pequenas batalhas numa grande batalha contra Benson Henderson. Ele é o cara, e eu quero ganhar do cara e ser campeão. É o que eu sempre quis - disse TJ Grant.

Aldo afia a trocação no Rio com o bicampeão do K-1 Andy Souwer

Brasileiro campeão do peso-pena do Ultimate diz que já conseguiu evoluir
em apenas dois dias de treino com o holandês

Por Rio de Janeiro
11 comentários
José Aldo e Andy Souwer MMA UFC (Foto: Ana Hissa)José Aldo e Andy Souwer treinam chutes
na equipe Nova União (Foto: Ana Hissa)
José Aldo recebe mais uma vez na equipe onde treina, a Nova União, a visita de Andy Sower, campeão em 2005 e 2007 do K-1 World Max, principal evento de trocação do mundo. O brasileiro já tinha ido até a Holanda em abril para treinar com Sower e voltou a receber instruções do amigo dois meses depois, agora no Rio de Janeiro.
- Desde que comecei a treinar com o Andy, vejo que esses intensivos dão uma diferença enorme no meu jogo, mais velocidade e precisão. Ele também tem mãos muito rápidas e precisas. É uma evolução grande já nesses dois dias dele aqui - disse Aldo ao Combate.com.
Com apenas 30 anos de idade, Andy Souwer segue na ativa e, além das instruções, participa dos treinos com José Aldo, muitas vezes literalmente em contato direto com o manauara. O holandês é só elogios ao campeão do peso-pena do Ultimate, que se prepara para enfrentar Chan Sung Jung no dia 3 de agosto, no Rio.
- Aldo é um excelente lutador, e é incrível como ele aprende rapidamente as técnicas que a gente passa. Trabalhamos muito a questão da precisão e velocidade do chute, e estou confiante no sucesso dele na luta. Estou adorando a experiência no Brasil - minha mulher e crianças chegam no fim de semana - a cultura, e, principalmente os treinos - declarou Souwer.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
José Aldo e Andy Souwer MMA UFC (Foto: Ana Hissa)José Aldo e Andy Souwer (os dois do meio) após treino na Nova União (Foto: Ana Hissa)
Preparado para tudo
Os treinos com o holandês seriam mais úteis ainda se o adversário de José Aldo ainda fosse Anthony Pettis. Mas o americano, dono de uma trocação fortíssima, se machucou e foi substituído por Jung. Embora o sul-coreano tenha menos potência do que Pettis, Aldo quer estar preparado para não ser surpreendido.
- Se por um lado o Pettis podia ser mais perigoso nos chutes, o Zombie é mais completo, troca, derruba e tem um jogo perigoso no chão. Estou treinando tanto quanto antes - revelou Aldo.
Treino Nova União (Foto: Ana Hissa)Treino na Nova União tem dia de casa cheia (Foto: Ana Hissa)
O duelo entre o brasileiro e o sul-coreano será o principal do UFC Rio 4 (UFC 163). O evento terá também Lyoto Machida x Phil Davis, Demian Maia x Josh Koscheck e mais dez lutas. Confira o card:
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Demian Maia x Josh Koscheck
Cezar Mutante x Clint Hester
John Lineker x Phil Harris
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Thales Leites x Tom Watson
Rani Yahia x Josh Clopton
Ian McCall x Iliarde Santos
Viscardi Andrade x Bristol Marunde
Ednaldo Lula x Robert Drysdale

Edgar elogia repertório de finalizações de Charles Do Bronx: 'Maior ameaça'

Americano e brasileiro se enfrentam no coevento principal do UFC 162

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Enquanto a última atração do UFC 162 vai apresentar mais uma defesa de cinturão de Anderson Silva, o coevento principal representará o reinício para um outro lutador que já esteve no topo de sua categoria no Ultimate. Frankie Edgar já foi número 1 dos leves e perdeu o título para Ben Henderson. Desceu para os penas e também foi derrotado por José Aldo. No dia 6 de julho, Edgar volta ao octógono para enfrentar Charles Do Bronx. O americano sabe que terá de tomar todo o cuidado possível com o jiu-jítsu do brasileiro se quiser ter sucesso no início dessa volta por cima.
- Acho que ele (Do Bronx) é um lutador perigoso, longo e esguio, com finalizações hábeis. Para mim, esse jogo de finalizações pode ser a maior ameaça - declarou o americano ao site oficial do Ultimate.
montagem Frankie Edgar e Charles "Do Bronx" Oliveira UFC (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Frankie Edgar e Charles Do Bronx vão lutar em 6 de julho (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Antes da luta contra José Aldo, muitos especialistas diziam que Frankie Edgar poderia levar vantagem sobre o manauara por vir da categoria de cima. Mas Aldo dominou o combate e sofreu poucos sustos.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Edgar não quer saber se tem vantagem sobre alguém do peso-pena. Seu desejo é conquistar as vitórias na base da técnica e da vontade.
- Eu não sei se tenho uma vantagem, eles são todos lutadores também do peso-leve na verdade. Não acho que haverá diferença em relação à velocidade com ninguém.
O UFC 162 será disputado no dia 6 de julho, em Las Vegas (EUA). Na véspera, a pesagem será às 20h, com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real.
UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell

RBR diz não ter pressa para decidir substituto de Webber para 2014

Equipe afirma que só tomará decisão no fim da temporada. Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne são os nomes mais cotados para vaga

Por GLOBOESPORTE.COM Milton Keynes, Inglaterra
39 comentários
Mark Webber em Mônaco (Foto: Getty Images)Webber deixará RBR no fim da temporada para
correr  pelo Mundial de Endurandce (Getty Images)
Após Mark Webber anunciar que deixará a Fórmula 1 no fim do ano para fazer competir no Mundial de Endurance pela Porsche, a RBR emitiu um comunicado afirmando que a decisão do substituto do australiano "não será tomada antes da reta final da temporada". O chefe da equipe, Christian Horner, aproveitou a oportunidade para comentar a decisão do piloto.
- Tenho certeza de que Mark pensou muito, antes de tomar esta difícil decisão. Suas conquistas na Fórmula 1 são extensas, e acredito que ele continuará a correr em alto nível até o fim da temporada. Nós apoiamos sua decisão. Ele tem sido um excelente membro do time, desde que se juntou a nós, em 2007, e desejamos a ele tudo de melhor na continuação da sua carreira – afirma o chefe da RBR, Christian Horner.
A saída de Webber incendeia o mercado da F-1 para 2014. No próximo ano, o tricampeão Sebastian Vettel poderá ter Kimi Raikkonen, hoje na Lotus, como companheiro na RBR. O finlandês já competiu patrocinado pela empresa de energéticos quando se aventurou no Mundial de Rali, na época que esteve fora da F-1. Outros dois nomes cotados são os de Daniel Ricciardo, também da Austrália e Jean-Eric Vergne, que formam a dupla da co-irmã STR e fazem parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da escuderia austríaca.
kimi raikkonen gp da china (Foto: Agência Getty Images)Finlandês Raikkonen, da Lotus, é um dos nomes mais cotados para lugar de Webber (Foto: Getty Images)
F1 STR Jean-Eric Vergne Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images)Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo, da STR, podem substituir Webber em 2014 (Foto: Getty Images)
08_Circuito_Inglaterra (Foto: Infoesporte)

Passado glorioso e presente difícil:
Williams celebra marca de 600 GPs

Dona de 16 títulos, equipe comemora feito no GP da Inglaterra deste fim de semana em meio a seu pior início de temporada, sem pontos em oito etapas

Por GLOBOESPORTE.COM* Silverstone, Inglaterra
73 comentários
Carros da Williams (Foto: Divulgação)Carros que fizeram história nos 36 anos da Williams na Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
O ano de 2013 tem tido um sabor amargo para a equipe Williams. Já são sete etapas disputadas até então e nenhum ponto ganho sequer. Pior começo de temporada de uma escuderia recheada de história na Fórmula 1. No entanto, apesar do início insatisfatório, há motivos para festejar. No GP da Inglaterra deste fim de semana, a tradicional escuderia fundada e comandada por Sir Frank Williams celebrará a marca de 600 GPs. Ainda que de fato o número só seja alcançado na próxima prova, na Alemanha, a equipe decidiu antecipar a festa  para coincidir com a corrida em sua terra natal e por Silverstone ser palco do primeiro triunfo, em 1979, com Clay Regazzoni. Os carros de Pastor Maldonado e Valtteri Bottas irão à pista com um grafismo especial em alusão ao feito.
- Chegar à marca de 600 GPs para uma equipe independente como a Williams, na categoria máxima do automobilismo, é um conquista inacreditável. 78 times já entraram, saíram ou mudaram de dono, desde que entramos no esporte. Nossa longevidade é uma homenagem às milhares de pessoas que se sacrificaram muito para nos manter onde estamos. Parece certo celebrar esta conquista na casa do automobilismo inglês, com os nossos leais fãs britânicos – afirma Frank Williams, ressaltando o fato de sua equipe ser "de garagem", em um meio onde grandes e ricas montadoras entram e saem.
Veja os números da Williams:
info 600 GPs Williams - 2 (Foto: arte esporte)
Em 1977, Sir Frank fundou a “Williams Grand Prix Engineering” em parceria com Patrick Head.  De lá pra cá, a equipe conquistou campeonatos, um deles com o brasileiro Nelson Piquet, em 1987, e criou carros imbatíveis como o FW14B – o primeiro F-1 com suspensão ativa – que levou Nigel Mansell ao título de 1992. Um passado glorioso que contrasta com uma cicatriz eterna. O único piloto a morrer ao volante de um carro da equipe na categoria foi justamente Ayrton Senna, em 1994. Cicatriz essa em formato de "S", de Senna, estampado em todos os carros construídos pela escuderia desde então.
Ayrton Senna Fórmula 1 F-1 1994 (Foto: Getty Images)Acidente fatal de Ayrton Senna é cicatriz aberta na Williams até hoje (Foto: Getty Images)
Desde acidente fatal de Ayrton Senna em 1994, Williams estampa "S" em seus carros (Foto: Getty Images)Desde acidente fatal de Senna, Williams estampa "S" em seus carros (Foto: Getty Images)
Nesses 36 anos, as adversidades parecem fazer parte da história da escuderia inglesa e da vida pessoal de Frank Williams. Na temporada de 1986, indo do circuito de Paul Ricard para o aeroporto de Nice, Sir Frank se envolveu em um acidente de carro que resultou em um trauma na coluna, impossibilitando-o de andar novamente. Contudo, o chefe nunca deixou de estar no paddock da F-1 trabalhando. Além de ter sido nomeado pela Rainha da Inglaterra como Cavaleiro, em 1999, foi um dos poucos cidadãos não franceses que recebeu o título de Cavaleiro da Legião de Honra da França. Em 2010, ele foi gratificado com o Prêmio Helen Rollason  por “Conquistas incríveis diante de adversidades”.
frank williams bruno senna pastor maldonado festa FW70 (Foto: Agência Getty Images)Muito querido na F-1, Sir Frank recebeu diversas homenagens ao completar 70 anos em 2012 (Foto: Getty)
O time de Grove está entre as três equipes mais célebres da F-1, junto com Ferrari e McLaren, e conquistou 16 títulos desde sua fundação, nove de Construtores e sete de Pilotos. Dentre os nomes que figuram no hall de campeões da Williams está o de Nelson Piquet. O brasileiro tricampeão faz parte desta história, com o título de 1987.
Confira os pilotos campeões pela Williams:
mosaico campeões Williams F1 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Hoje, Frank Williams divide o box do time com a filha, que é chefe adjunta da equipe. Claire Williams sabe da história e da importância do nome que carrega consigo, mas já se prepara para o futuro.
- A Williams nunca foi uma equipe que vive no passado. No entanto, neste fim de semana celebraremos nossa herança e refletiremos sobre os momentos decisivos ao longo desses 36 anos. Esta também é uma oportunidade para que possamos visualizar o futuro, fazendo o necessário para que nossas próximas 600 corridas sejam tão inesquecíveis como estas - pondera Claire.
Ainda que seja uma equipe tradicional e vencedora, a Williams vai para seu 16º ano sem título. A última taça da escuderia foi em 1997 com Jacques Villeneuve. Para piorar, as vitórias estão cada vez mais escassas. A última foi um "achado" de Pastor Maldonado no GP da Espanha de 2012. O triunfo anterior havia sido com o colombiano Juan Pablo Montoya, em Interlagos, 2004. Sem pontos na atual temporada, o time de Grove está em nono na classificação, atrás de equipes de menor expressão como STR, Force India e Sauber. Uma fase difícil e já duradoura, mas que não abala a confiança em um futuro melhor de quem sabe que tem o nome gravado na história da categoria máxima do automobilismo mundial.
* Pedro Lopes, estagiário, sob supervisão de Felipe Siqueira
08_Circuito_Inglaterra (Foto: Infoesporte)
publicidade