sábado, 9 de junho de 2012

Messi resolve: craque faz três e derruba o Brasil nos Estados Unidos

Neymar passa em branco na derrota da Seleção por 4 a 3 para a Argentina no último teste antes da convocação para as Olimpíadas de Londres

Por Márcio Iannacca Direto de Nova Jersey, Estados Unidos
990 comentários
O Brasil voltou a sofrer com a maestria de Lionel Messi na tarde deste sábado, em Nova Jersey. Se antes muitos cobravam que o camisa 10 não resolvia para os "hermanos", agora ele assumiu a responsabilidade e passou por cima do time canarinho. Com três gols, um deles uma pintura, “La Pulga” foi fundamental na vitória de sua equipe por 4 a 3 sobre a Seleção de Mano Menezes, no MetLife Stadium, nos Estados Unidos.
Mas não foi fácil para a Argentina. O Brasil ficou à frente do marcador em duas oportunidades. Os gols do time canarinho foram marcados por Rômulo, Oscar e Hulk. Além dos três tentos de Messi, o zagueiro Federico Fernández fez o outro para os Hermanos, completando cobrança de escanteio.
Essa foi a segunda vez em três anos que Messi decidiu uma partida contra o Brasil com um belo gol. Em 2010, no Qatar, no triunfo dos Hermanos por 1 a 0, o jogador também resolveu com uma jogada individual. A seleção brasileira a partir de agora vai se preparar para os Jogos de Londres. A convocação definitiva para o torneio será divulgada no dia 6 ou 9 de julho. A CBF ainda não definiu a data.
Vale lembrar que esse foi o terceiro encontro entre Messi e Neymar. Nos anteriores, vitória do argentino. O primeiro aconteceu entre as equipes nacionais em Doha, no Qatar. O segundo foi na goleada por 4 a 0 do Barcelona sobre o Santos, em partida válida pela final do Mundial de Clubes da Fifa. Na ocasião, "La Pulga" marcou duas vezes.
Neymar na partida do Brasil contra a Argentina (Foto: Reuters)Neymar pede pênalti após cair na área: árbitro ignora dois lances polêmicos com brasileiro (Foto: Reuters)
Neymar pede pênaltis, e Messi resolve no primeiro tempo
Os primeiros minutos de jogo mostraram um Brasil disposto a pressionar a Argentina em seu campo de defesa. Neymar estava até melhor do que Lionel Messi. O brasileiro se movimentava, buscava o jogo e atuava pelo lado direito. Hulk ficou mais pelo lado esquerdo. Aos 10, o camisa 11 canarinho recebeu na entrada da área e errou o alvo. Segundos mais tarde, o argentino tocava pela primeira vez na bola. E não era para ser figurante.
Na primeira grande jogada da Argentina, Hulk deu bobeira e a bola sobrou para Dí Maria. O atacante do Real Madrid tocou para Messi. “La Pulga” invadiu a área, mas foi travado pela zaga canarinho. O jogo continuou corrido. O Brasil seguia melhor, mas desperdiçava muitas oportunidades de gol. Aos 15, Oscar fez um ótimo lançamento para Hulk. O atacante invadiu a área e finalizou em cima do goleiro Romero.
Sandro marcava Messi em cima. Não deixava o melhor do mundo tocar na bola. Aos 21, o Hermano pediu calma aos companheiros, queria paciência do time para sair da defesa para o ataque. No minuto seguinte, em jogada ensaiada treinada por Mano Menezes nos últimos dias, Neymar cobrou rápido e encontro Rômulo dentro da área. O volante soltou a bomba e abriu o marcador. O goleiro Romero ainda tocou na bola, mas não evitou o tento.
O time canarinho seguiu melhor e teve duas chances de ampliar o marcador, todas com Neymar. Na primeira, aos 27, o atacante recebeu lançamento de Rômulo, entrou na área e levou um tranco. Pênalti não marcado pelo árbitro americano Jair Marrufo. Três minutos depois, o camisa 11 recebeu no meio, invadiu a área e vacilou no momento na finalização.
Como Neymar não marcou, Messi tratou de iniciar o seu show. Aos 31, Sandro, que até então estava marcando o argentino de maneira impecável, perdeu a bola no meio de campo para Higuaín, que lançou “La Pulga”. O craque invadiu a área e tocou na saída de Rafael Cabral. Três minutos depois, o camisa 10 tabelou com Dí Maria, recebeu na frente, passou pelo arqueiro brasileiro e virou a partida. Festa argentina em Nova Jersey.
Mesmo com a virada, o Brasil seguiu tendo uma boa atuação. E Hulk perdeu outra oportunidade clara. O jogador recebeu ótimo passe de Neymar dentro da área e chutou em cima de Romero. Quase o empate canarinho.
Messi comemora gol da Argentina contra o Brasil (Foto: AFP)Messi comemora: argentino chegou a 82 gols na temporada, entre Barça e seleção (Foto: AFP)
E Messi volta a decidir no segundo tempo
O panorama da partida continuou o mesmo. O Brasil buscava o ataque, e a Argentina esperava as vaciladas do time canarinho. Aos seis, Hulk fez boa jogada, invadiu a área e soltou a bomba. A bola passou por cima do gol de Romero. No lance seguinte. Higuaín ficou de frente para Rafael Cabral e finalizou para defesa do arqueiro canarinho.
Por conta da busca pelo empate que o Brasil passou a se expor mais na defesa. Higuaín começou a aparecer, principalmente recebendo lançamentos nas costas dos defensores do Brasil. Em uma dessa jogadas, o atacante do Real Madrid saiu na diagonal do gol canarinho e chutou cruzado para fora. Quase o terceiro da Argentina.
A persistência do Brasil surtiu efeito. Aos dez, o entrosamento do Internacional entrou em ação. Oscar tabelou com Leandro Damião e recebeu dentro da área. O jogador dominou de frente para Romero e tocou na saída do arqueiro para deixar tudo igual. Logo em seguida, o camisa 10 da Seleção pediu para sair por conta de uma pancada que levou na região abdominal.
Mano também tirou Damião para a entrada de Alexandre Pato, enquanto o colorado Guiñazu substituiu Sosa na Argentina. Aos 26, a virada brasileira: Neymar cobrou escanteio da esquerda, Romero falhou e deixou a bola escapar, Hulk pegou de primeira e marcou de canhota.
O gol movimentou os técnicos novamente. Mano tirou Rômulo para a entrada de Casemiro, e Sabella colocou Agüero, herói do título inglês do Manchester City, no lugar de Di María. E mais uma vez a rede balançou após escanteio. Mas, dessa vez, para a Argentina: Messi cruzou e Fernández, de cabeça, voltou a empatar aos 30.
Cinco minutos depois, Neymar teve boa chance para colocar o Brasil na frente. Após falha da zaga, o craque do Santos conseguiu driblar Romero na área e chutou, mas Fernández salvou os hermanos com um carrinho.
Logo em seguida, foi a vez de Messi aprontar. O camisa 10 driblou Danilo na entrada área, mas o lateral - que minutos antes entrara no lugar de Rafael - derrubou o craque do Barça. Falta perigosa: Messi cobrou com categoria, e Rafael Cabral defendeu.
Aos 39, Messi resolveu a parada. Dominou pela direita, deixou Marcelo para trás, arrancou e chutou de fora da área, no ângulo direito de Rafael: golaço. Vitória argentina por 4 a 3. Vitória de Messi.
Já nos acréscimos, Lavezzi e Marcelo se desentenderam. O argentino derrubou o brasileiro com uma entrada dura. Na queda, o lateral acertou o braço no rosto de Lavezzi, de propósito.
- Perdi a cabeça. Não justifica o que eu fiz... - reconheceu Marcelo na saída de campo em entrevista à TV Globo.
BRASIL 3 x 4 ARGENTINA
Rafael Cabral, Rafael (Danilo), Bruno Uvini, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo (Casemiro) e Oscar (Giuliano); Neymar, Hulk (Lucas)  e Leandro Damião (Alexandre Pato). Romero, Zabaleta, Garay, Fernández, Clemente Rodríguez (Campanaro), Mascherano, Gago, Sosa (Guiñazu), Dí Maria (Agüero), Messi e Higuaín (Lavezzi).
Técnico: Mano Menezes Técnico: Alejandro Sabella
Gols: Rômulo, aos 22 do primeiro tempo; Messi, aos 31 do primeiro tempo; Messi, aos 34 do primeiro tempo; Oscar, aos 10 do segundo tempo; Hulk, aos 26 do segundo tempo; Fernández, aos 30 do segundo tempo; Messi, aos 39 do segundo tempo
Cartões amarelos: Rafael, Danilo (Brasil); Gago, Higuaín, Mascherano (Argentina). Cartão verrmelho: Lavezzi (Argentina) e Marcelo (Brasil)
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA).: Árbitro: Jair Marrufo (EUA) Auxiliares: Eric Boria (EUA) e Frank Anderson (EUA). Data: 09/06/2012

Marcos diz que sequestrador ameaçou matar Valdivia e a esposa

Chileno e sua mulher foram mantidos reféns por três horas na noite da última quinta. Ex-goleiro conversou com o Mago e ouviu relato do meia

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
16 comentários
Marcos Palmeiras (Foto: Gustavo Serbonchini / globoesporte.com)Marcos conversou com Valdivia e ouviu relato do
meia (Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)
O ex-goleiro Marcos, do Palmeiras, conversou com Valdivia e ouviu o relato do meia, que foi vítima de um sequestro-relâmpago na última quinta-feira. De acordo com o 'Santo', o chileno e sua esposa, Daniela, passaram por momentos de pavor. Chegaram até a ser ameaçados de morte pelo criminoso.
O Palmeiras liberou Valdivia neste fim de semana para viajar para o Chile. O meia quer descansar com a família para se recuperar do susto.
– Eles ficaram realmente muito assustados, principalmente a esposa. São chilenos, não estão acostumados. Aqui no Brasil, estamos até habituados a esse tipo de violência. Ele disse que o bandido ameaçou matá-lo várias vezes. Acredito que esse fim de semana no Chile com a família vai servir para ele refletir bem, se cuidar melhor aqui em São Paulo, que é que sofre com a violência. Vamos torcer para que volte com a cabeça boa porque o Palmeiras precisa muito dele. E ele disse que não vai sair – disse Marcos, durante evento em um shopping center de São Paulo, neste sábado.
De acordo com informações da Polícia Militar, o chileno estava com sua mulher quando foi rendido por um assaltante armado, que circulou com o casal por cerca de três horas e levou R$ 1 mil. O Boletim de Ocorrência registrava que a abordagem foi em uma videolocadora na Avenida Sumaré, Zona Oeste da capital paulista. No entanto, segundo o delegado seccional Dejair Rodrigues, o fato ocorreu na saída do Shopping West Plaza, na Barra Funda. Rodrigues, inclusive, disse que a Polícia já tem imagens de câmeras de segurança do local.
Valdivia Palmeiras (Foto: Anderson Rodrigues / globoesporte.com)Valdivia foi ameaçado de morte pelo sequestrador
(Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)
O jogador foi deixado em uma loja de peças automotivas, na Avenida Marquês de São Vicente, próxima ao CT do Palmeiras, por volta das 23h da última quinta. Assim que o sequestrador o liberou, Valdivia telefonou para a PM, pedindo auxílio. Foram os PMs que registraram o Boletim de Ocorrência, já que o casal não tinha condições de ir a uma delegacia. Em entrevista a um canal chileno, o pai do meia disse que tanto seu filho quanto a esposa estavam em “estado de choque”.
De acordo com a assessoria de imprensa do clube, o responsável pelo sequestro-relâmpago foi embora de táxi. Ele não reconheceu o atleta e chegou a perguntar qual era seu nome e o que fazia. Ao dizer que era jogador de futebol do Palmeiras e que se chamava Jorge, o bandido estranhou, dizendo não conhecer nenhum atleta com esse nome no Alviverde.
Marcos lembra de ter passado pelo mesmo problema há alguns anos, quando foi rendido dentro de casa.
– Eu também passei por isso. Morava em um lugar e eles invadiram a minha casa. Fiquei com a minha esposa por três horas com os assaltantes. Você fica muito assustado por uns 15 dias. Depois, supera.

De cabeça, Mario Gómez decreta vitória da Alemanha sobre Portugal

Alemães se igualam à Dinamarca no ‘grupo da morte’ da Eurocopa

Por Rafael Maranhão Direto de Lviv, Ucrânia
40 comentários
Super Mario fez jus a seu apelido mais uma vez neste sábado. A seleção portuguesa até jogou bem, mas não resistiu à força da Alemanha e de seu artilheiro na estreia de ambas equipes no 'grupo da morte' da Eurocopa. Com um gol de cabeça do artilheiro Gómez no segundo tempo, os germânicos venceram por 1 a 0 em Lviv e, agora, dividem a liderança da chave B com a Dinamarca que, mais cedo, surpreendeu a Holanda e venceu pelo mesmo placar.
Considerada a maior estrela da atual edição da Euro, Cristiano Ronaldo contou com o apoio do técnico do Real Madrid no estádio - José Mourinho atuou como comentarista de uma emissora árabe e disse que também foi ao torneio para observar seus atletas, já que Khedira, Özil, Coentrão e Pepe também estavam em campo. O camisa 7 até teve uma boa atuação, mas não conseguiu passar pela sólida defesa de Joachim Löw, que só sofreu nos minutos finais da partida quando os lusos se lançaram todos ao ataque.
Na próxima rodada, quarta-feira (13), o time de Gómez e companhia enfrenta a Holanda na Carcóvia. Já os lusos enfrentam a Dinamarca na Arena Lviv.
Mario Gomez comemora gol da Alemanha contra Portugal (Foto: Reuters)Mario Gómez comemora gol da Alemanha contra Portugal (Foto: Reuters)
Chuva de copos
Apontada com uma das favoritas ao título da Eurocopa, a Alemanha começou a partida tentando impor seu ritmo. Logo no primeiro minuto, após cruzamento da direita, o atacante Mario Gómez, maior esperança de gols do time de Joachim Löw, cabeceou com perigo para boa defesa de Rui Patrício.
Na sequência, Portugal tentou responder à altura, mas só conseguiu um escanteio. E, ao tentar cobrar, o meia Raúl Meireles foi alvo de uma chuva de copos de plástico, atirados por torcedores alemães, que estavam em maior número no estádio.
A atitude se repetiu minutos depois, levando o sistema de som do estádio pedir para torcedores pararem de jogar objetos no gramado sob a pena de o jogo ser suspenso. Os fãs germânicos vaiaram.
Cristiano Ronaldo na partida de Portugal contra a Alemanha (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo disputa jogada com Badstuber (Foto: Reuters)
Vaias que sobravam também para Cristiano Ronaldo. O camisa 7, por sinal, foi responsável pela chance de perigo de Portugal na partida, aos 17. Aberto pela esquerda, o atacante pedalou para cima de Lahm e cruzou à meia altura para área. A zaga da Alemanha, entretanto, conseguiu colocar para escanteio antes que a bola chegasse a Nani.
Lei da “desvantagem”
Mais organizada em campo, a Alemanha voltou a ameaçar aos 23. Özil fez jogada individual e acabou sofrendo falta. Mas antes da pancada, conseguiu dar o passe preciso para Mario Gómez, que chegou a chutar no fundo das redes.
O lance, entretanto, foi anulado uma vez que o árbitro francês Stéphane Lannoy apitou antes da conclusão do atacante do Bayern. Os alemães reclamaram.
Pepe quase marca
Quando o primeiro tempo caminhava para um final sem muita emoção e com a Alemanha como equipe mais perigosa, Portugal criou a grande oportunidade até então. Após cobrança de escanteio, aos 44, o zagueiro luso-brasileiro chutou com estilo e a bola carimbou o travessão e a linha da meta de Neuer. Os lusos chegaram a pedir gol, mas o juiz, corretamente, mandou o lance seguir.
Pepe na partida de Portugal contra a Alemanha EURO (Foto: Reuters)Pepe bateu com capricho, mas a bola carimbou a trave e depois bateu na linha (Foto: Reuters)

Prestes a sair, Gómez faz a festa alemã em Lviv
Na volta do intervalo, Portugal equilibrou mais a posse de bola, entretanto, não conseguia criar penetrar na sólida defesa alemã. Cristiano Ronaldo, que tentava buscar o jogo, arriscava chutes de fora da área.
Quando a partida estava morna, a Alemanha conseguiu marcar: aos 27, Khedira cruzou do lado direito na cabeça de Mario Gómez. O artilheiro, que marcou 44 gols na temporada européia pelo Bayern, testou com estilo, sem chances para Rui Patrício.
O detalhe é que o atacante Miroslav Klose estava à beira do campo para entrar justamente na vaga de... Gómez. O jogador do Lazio aplaudiu o amigo e foi puxado pelo técnico Joachim Löw de volta para o banco após o gol.
Cristiano Ronaldo na derrota de Portugal contra Alemanha (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo lamenta revés (Foto: Reuters)
Pressão portuguesa. Em vão
Em desvantagem, Portugal partiu na busca desesperada do empate, criando chances consecutivas com Cristiano Ronaldo e Nani. Varela, que havia entrado no segundo tempo, teve a melhor oportunidade aos 42, quando recebeu sozinho na pequena área. O atacante do Porto demorou a arrematar e permitiu que Neuer fizesse grande defesa.
Nos acréscimos, Nani teve nova chance, mas chutou sobre a zaga. A bola foi para escanteio. Antes de cobrar, Cristiano Ronaldo gesticulou para Rui Patrício ir para a área, mostrando o grau de desespero dos lusos em conseguir o empate, que acabou não acontecendo.
ALEMANHA 1 x 0 PORTUGAL
Neuer, Lahm, Hummels, Badstuber, e Boateng; Khedira, Schweinsteiger, Özil (Bender), Müller (Kroos), Podolski; Mario Gómez (Klose) Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fabio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho, Raúl Meireles (Nélson Oliveira), Nani e Cristiano Ronaldo; Hélder Postiga (Varela)
Técnico: Joachim Löw Técnico: Paulo Bento
Gols: Mario Gómez, aos 27 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Postiga e Fabio Coentrão (Portugal); Badstuber e Boateng (Alemanha)
Estádio: Arena Lviv, Ucrânia

Vettel crava pole no Canadá, e Massa é sexto, sua melhor posição no ano

Bicampeão mundial desbanca Lewis Hamilton e Fernando Alonso para assegurar o primeiro lugar do grid na corrida de domingo; Bruno larga em 16º

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá
51 comentários
Mesmo na liderança do Mundial de Construtores, a RBR fez de tudo para dar um gás no carro nas últimas semanas. Furos no assoalho à frente dos pneus traseiros, inovações nos cubos das rodas dianteiras... tudo vetado pela Federação Internacional de Automobilismo. E Sebastian Vettel nem tomou conhecimento das proibições. O vice-líder do campeonato sobrou no treino classificatório para o GP do Canadá. Liderou todas as partes do treino deste sábado e cravou a pole position, com o tempo de 1m13s784. Ficou três décimos à frente do britânico Lewis Hamilton, da McLaren, que larga em segundo. Fernando Alonso, da Ferrari, ainda ameaçou tirar do alemão a primeira posição no grid: anotou a melhor primeira parcial, mas perdeu milésimos preciosos no terceiro setor da pista e largará na terceira colocação, seguido por Mark Webber (RBR) e Nico Rosberg (Mercedes).
O sábado foi bom para Felipe Massa, que marcou o sexto melhor tempo e largará em sua melhor posição no ano. O compatriota Bruno Senna não foi tão bem. Eliminado no Q2, o brasileiro da Williams parte do 16º lugar, à frente do companheiro Pastor Maldonado, que rodou no fim da segunda parte. A má fase de Jenson Button, da McLaren, parece continuar. O inglês avançou à superpole graças ao erro de Maldonado e nem se arriscou a buscar as primeiras posições: anotou o tempo de 1m15s182 e recolheu aos boxes para poupar pneus para a corrida, na qual largará em 10º. Confira os melhores momentos do treino classificatório no vídeo acima.
A TV Globo abre às 14h40m (de Brasília) as transmissões do GP do Canadá, o sétimo da temporada. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a prova em Tempo Real, com vídeos.
vettel rbr hamilton mclaren gp do canadá (Foto: Agência Reuters)O alemão Sebastian Vettel assegurou a pole position no GP do Canadá (Foto: Reuters)
Header_Q1 (Foto: Infoesporte)
Já está virando tradição. Pela quarta vez em sete etapas, o francês Jean Eric-Vergne (STR) foi eliminado no Q1, desta vez, atrás da dupla da Caterham Heikki Kovalainen (18º) e Vitaly Petrov (19º). Além deles, ficaram fora também os pilotos das outras duas equipes menores: Pedro de la Rosa (21º) e Narain Karthikeyan (24º), da HRT e Timo Glock (22º) e Charles Pic (23º), da Marussia. Os brasileiros não tiveram problemas para avançar ao Q2. Bruno anotou o oitavo tempo e Massa foi o 12º. A melhor volta desta parte da sessão ficou com Sebastian Vettel: 1m14s661, seguido por Jenson Button, que, com dificuldades nas últimas etapas, apelou para os compostos supermacios para não ter surpresas logo no Q1.
Header_Q2 (Foto: Infoesporte)
Destinos diferentes para os brasileiros na segunda parte do treino. Enquanto Massa conseguiu avançar para a superpole em nono, Bruno não teve o mesmo sucesso. O piloto da Williams largará na 16ª posição, uma à frente de seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado. Com cronômetro zerado, o venezuelano vinha fazendo uma volta rápida, com a melhor primeira parcial da sessão, mas forçou demais e rodou na última curva, resvalando a roda no famoso “Muro dos Campeões” (confira no vídeo), onde Bruno bateu na sexta. Sorte para Button, que, com isso, seguiu para o Q3, em 10°. Completaram os eliminados: Kamui Kobayashi, Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez. Assim como na primeira sessão, Vettel ficou com o melhor tempo.
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Com bons desempenhos durante o fim de semana, Vettel, Hamilton e Alonso chegaram como favoritos à superpole. E os três justificaram a condição ao brigar até os últimos segundos pela pole position. A poucos segundos fim do treino, o alemão da RBR anotou o tempo de 1m13s784. Hamilton tentou sem sucesso bater a marca. Com o cronômetro zerado, Alonso chegou a fazer a melhor primeira parcial, mas perdeu tempo no trecho final e ficou com a terceira posição no grid.
Confira o grid de largada para o GP do Canadá:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m13s784
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m14s087
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m14s151
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m14s346
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m14s411
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m14s465
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m14s645
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m14s705
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m14s812
10 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m15s182
Eliminados no Q2
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m14s688
12 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m14s734
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m14s748
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m15s078
15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m15s156
16 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m15s170
17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m15s231
Eliminados no Q1
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m16s263
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m16s482
20 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m16s602
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m17s492
22 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m17s901
23 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m18s255
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m18s330

Murer dá troco em cubana e vence em NY com melhor marca da temporada

Paulista leva o ouro na Diamond League ao ultrapassar o sarrafo em 4,77m. Keila Costa perde o bronze no último salto, e Diomar fica longe do pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, Estados Unidos
Comente agora
Fabiana Murer finalmente deu o troco em Yarisley Silva. Após amargar a prata no Pan de Guadalajara e, neste ano, no GP de São Paulo e no GP Brasil, a paulista superou a cubana e faturou o ouro no salto com vara da etapa de Nova York da Diamond League. Com o sarrafo a 4,77m, a campeã mundial estabeleceu a melhor marca do mundo em pista descoberta nesta temporada, superando em um centímetro o feito da australiana Alana Boyd, e assumiu a liderança isolada do principal circuito do atletismo mundial.
- Foi uma boa competição. Passei bem alto os 4,77m. Não consegui passar os 4,86m, mas essa tentativa me mostrou que posso superar isso. Encerrei muito bem esse primeiro período de competições. Estou contente, confiante na preparação para poder saltar alto em Londres - disse a atleta, que viaja agora para um período de treinamentos em Fórmia, na Itália.
Fabiana Murer no salto com vara no Diamond League em Nova York (Foto: Reuters)Fabiana Murer supera rival cubana e faz melhor marca do ano no salto com vara em NY (Foto: Reuters)
Fabiana Murer só entrou na prova para saltar em 4,50m, quando duas da oito adversárias já estavam eliminadas. Enquanto a brasileira foi a única a passar na primeira tentativa, outras três rivais deram adeus à disputa. Com o sarrafo em 4,60m, a paulista foi novamente a única a ultrapassá-lo de cara, mas a grega Nikolia Kiriakopoulou e a cubana Yarisley Silva seguiram vivas após passarem na última das três chances.
Em 4,70m, Murer teve sucesso novamente na primeira oportunidade e bateu seu melhor resultado nesta temporada, que até então era de 4,63m. Enquanto a grega falhou em nos três saltos e foi eliminada, Yarisley também superou a altura e esquentou a disputa. Com o sarrafo em 4,77, a brasileira falhou pela primeira vez na prova. Na segunda oportunidade, porém, Murer conseguiu passar. Com o erro da cubana na terceira chance, o ouro ficou com o Brasil. A paulista ainda tentou bater seu recorde pessoal e saltar 4,86m, mas não conseguiu.
Keila perde o bronze na última rodada de saltos
No triplo, Keila Costa queimou o primeiro salto do dia, mas se recompôs e, na tentativa seguinte, alcançou sua melhor marca na prova: 14,12. A pernambucana só voltou a ultrapassar a marca dos 14 metros no último salto (13,83m, 13,96, 13,90 e 14,01m). Até está rodada, a brasileira ocupava a terceira colocação, mas acabou ultrapassada pela cubana Daylenis Alcántara. A primeira colocação da prova foi a cazaque Olga Rypakova, que cravou 14,71m já na primeira tentativa e bateu o recorde do meeting. A prata ficou com a jamaicana Kimberly Williams, com 14,42m.
Nos 800m masculino, o brasileiro Diomar Noêmio foi a cruzar a linha de chegada - o sudanês Abubaker Kaki e o americano Matthew Scherer não terminaram a prova. O vencedor foi o recordista mundial da prova, que cravou o melhor tempo do mundo na distância nesta temporada, menos de um segundo acima do recorde mundial, que pertence a ele mesmo: 1m41s74. O queniano Kirwa Alfred Yego e o britânico Andrew Osagie completaram o pódio.
Nas duas provas dos 100m masculino – que não contavam para o Circuito -, os favoritos confirmaram o status. Após quase um ano sem competir devido a uma artroscopia no quadril, Tyson Gay cravou 10s e foi o mais rápido da primeira sessão. Na segunda tomada de tempo, Yohan Blake venceu com 9s90, seguido pelo trinitino Keston Bledman e pelo americano Michael Rodgers, todos abaixo da casa dos 10 segundos.
Tyson Gay na prova de atletismo em Nova York (Foto: Getty Images)Tyson Gay volta a correr após um ano e vence bateria dos 100m ao cravar 10 segundos (Foto: Getty Images)
Confira os resultados em Nova York
Lançamento de disco masculino
1) Zoltán Kovágo (HUN) - 66.36m
2) Yénnifer Casanas (ESP) - 65,21m
3) Vikas Gowda (IND) - 64,86m
Lançamento de dardo feminino
1)Sunette Viljoen (RSA) - 69,35m
2) Barbora Spotákova (CZE) - 68,73m
3) Kara Patterson (EUA) - 60,33m
Salto triplo feminino
1) Olga Rypakova (CAZ)- 14,71m
2) Kimberly Williams (JAM) - 14,45m
3) Dailenys Alcántara (CUB) - 14,24m
Arremesso de peso feminino
1) Valerie Adams (NZL) - 20,60m
2) Jilian Camarena-Williams (EUA) - 19,62m
3) Michelle Carter (EUA) - 19,32m
100m masculino (não vale para a "Corrida Diamante")
1) Yohan Blake (JAM) - 9s90
2) Keston Bledman (TRI) - 9s93
3) Michael Rodgers (EUA) 9s99
4) Tyson Gay (EUA) - 10s - venceu a primeira bateria

Salto com vara feminino
1) Fabiana Murer (BRA) - 4,77m
2) Yarisley Silva (CUB) - 4,70m
3) Nikolia Kiriakopoulou (GRE) - 4,60m
400m com barreiras feminino
1) T'Erea Brown (EUA) - 54s85
2) Kaliese Spencer (JAM) - 54s91
3) Queen Harrison (EUA) - 55s32
Salto em altura masculino
1) Jesse Williams (EUA) - 2,36m
2) Robbie Grabarz (GBR) - 2,36m
3) Trevor Barry (BAH) - 2,31m
Salto em distância masculino
1) Mitchell Watt (AUS) - 8,16m
2) Fabrice Lapierre (AUS) - 9,14m
3) George Kitchens (EUA) - 7,88m
800m feminino
1) Fantu Magiso (ETI) - 1m57s48
2) Molly Beckwith (EUA) - 1m59s18
3) Marilyn Okoro (GBR) 1m59s37
400m masculino
1) Luguelin Santos (DOM) - 45s24
2) Jeremy Wariner (EUA) - 45s30
3) Christopher Brown (BAH) 45s35
110m com barreiras masculino
1) Jason Richardson (EUA) - 13s18
2) Jeff Porter (EUA) - 13s26
3) Orlando Ortega (CUB) - 13s35
800m masculino
1)David Rudisha (QUE) - 1m41s74
2) Alfred Kirwa Yego (QUE) - 1m44s49
3) Andrew Osagie (GBR) 1m44s61
100m feminino
1) Shelly-Ann Fraser-Pryce (JAM) - 10s92
2) Tianna Madison (EUA) - 10s97
3) Carmelita Jeter (EUA) 11s05
5000m feminino
1) Tirunesh Dibaba (ETI) - 14m50s80
2) Meseret Defar (ETI) - 14m57s02
3) Burka Gelete (ETI) - 15m02s74
200m masculino
1) Churandy Martina (HOL) - 19s94
2) Nickel Asmeade (JAM) - 19s94
3) Warren Weir (JAM) - 20s08

Robinho defende opção de Neymar e diz que um dia volta para o Brasil

Jogador do Milan garante que voltará para o Santos. Só não diz quando...

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
16 comentários
Robinho e Marcos durante evento (Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)Robinho durante evento de patrocinador
(Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)
Na contramão de muitos, Robinho considera acertada a opção de Neymar de permanecer no Brasil. O craque do Santos ficou no país após receber propostas de vários clubes da Europa, como Real Madrid e Barcelona, ambos da Espanha. Companheiros no Peixe em 2010, os dois mantém uma amizade forte. O atual camisa 11 do Alvinegro preferiu ficar no país após ter o seu contrato reformulado e o tempo encurtado.
– Acho que ele escolheu bem em ficar. Está fazendo bem para ele. Espero que ele consiga conquistar os títulos que almeja e que seja muito feliz em jogar no Brasil.
O ex-atacante Ronaldo e o técnico da Seleção, Mano Menezes, por exemplo, disseram que Neymar deveria se transferir para a Europa. Já Pelé diz que ele deve continuar no Brasil.
Atualmente no Milan, Robinho se transferiu cedo para a Europa. Com 21 anos, deixou o Santos após conquistar duas vezes o Campeonato Brasileiro e foi para o Real Madrid. Depois de um tempo no clube espanhol, se transferiu para o Manchester City. Em 2010 foi emprestado para o Santos, onde ficou por seis meses e conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
Sonho antigo do presidente do Peixe, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, o atacante também quer voltar para o Santos, mas não sabe quando isso vai acontecer.
– Não sei sobre a possibilidade de voltar. Tenho ótima relação com o Santos, gosto muito da Vila Belmiro. Espero um dia voltar. Se vai ser agora ou depois, não sei. Mas um dia eu vou voltar.
O Santos quer o retorno do atacante, mas por empréstimo. Luis Alvaro, porém, diz que o Milan não aceita negociá-lo desta forma. E uma possível contratação seria inviável pelo valor pedido.
Robinho Neymar comemoração Santos  (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Robinho e Neymar comemoram título da Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

Dinamarca surpreende holandeses e vence a abertura do 'grupo da morte'

Time de Robben, Sneijder e Van Persie pressiona, mas perde muitos gols. Michael Krohn-Dehli decide em rara chance dinamarquesa na etapa inicial

Por GLOBOESPORTE.COM Kharkiv, Ucrânia
18 comentários
Atual vice-campeã mundial e dona do melhor ataque das eliminatórias com 37 gols marcados em dez jogos, a Holanda até pressionou a Dinamarca, mas fracassou em sua estreia na Eurocopa 2012, na tarde deste sábado. Mesmo com Robben, Sneijder e Van Persie, a equipe do técnico Bert van Marwijk foi  derrotada por 1 a 0, no Estádio Metalist, em Kharkiv, na Ucrânia. Além disso, perdeu uma invencibilidade de 45 anos contra os escandinavos.

Os três pontos conquistados devem ser muito comemorados pela Dinamarca, que está no considerado “grupo da morte”, que ainda tem Alemanha e Portugal. As seleções jogam em turno único dentro das chaves, e os dois melhores avançam para as quartas de final.

O próximo desafio da Laranja Mecânica será contra a Alemanha na quarta-feira, às 15h45m. Já o time dinamarquês pega Portugal no mesmo dia, às 13h.
Michael Krohn-Dehli binamarca gol holanda eurocopa (Foto: Agência Reuters)Michael Krohn-Dehli marca o gol da Dinamarca na estreia da Eurocopa (Foto: Agência Reuters)
Apoiada pela maioria no estádio, a Holanda já começou assustando. De cara, aos três minutos, o lateral Willems aproveitou um passe pelo meio e arriscou de longe. A bola passou perto do travessão de Andersen. A qualidade técnica era evidente. Os holandeses trocavam passe com muita facilidade, principalmente com Robben, que dava o ritmo ao time.
Em uma das jogadas, quase o primeiro gol. Sneijder lançou Robben, que cruzou rasteiro para o atacante Van Persie finalizar com muito perigo. Com 15 minutos, a Dinamarca não conseguia jogar. Além da maior posse (66% contra 34%), a Holanda marcava forte e retomava a bola com facilidade. O gol parecia questão de tempo.

Porém, o que ninguém imaginava aconteceu aos 24. O atacante Krohn-Dehli aproveitou um rebote na entrada da área, passou pela zaga e chutou entre as pernas do goleiro Stekelenburg para abrir o placar: 1 a 0 Dinamarca. O que se desenhava tarefa fácil para os holandeses começava a virar drama.

Depois do lance, a torcida da Dinamarca começou a cantar e, consequentemente, a equipe cresceu na partida. A postura já era mais adiantada. A Holanda só voltou a levar perigo aos 35. Robben recuperou a bola no meio, avançou e chutou colocado para acertar a trave de Andersen. O time continuou tentando o empate. Van Persie recebeu sozinho na área e finalizou no canto, mas Andersen fez grande defesa.

Pressão holandesa no segundo tempo
Como no primeiro tempo, a Holanda iniciou a etapa final com mais presença no ataque. Aos três minutos, Sneijder fez bela jogada e deixou Van Persie na cara do gol, mas o atacante do Arsenal chutou fraco para mais uma boa defesa do goleiro Andersen. A pressão era grande. A Dinamarca se encontrava praticamente toda atrás da linha da bola e esperava os contra-ataques.
Conforme o tempo passava, os jogadores holandeses demonstravam mais ansiedade. Sneijder chamou a responsabilidade e buscou mais a bola. E foi dos pés dele que quase saiu o empate. O cruzamento acabou na cabeça de Robben, que jogou para fora, perdendo uma grande chance.
O técnico Bert van Marwijk fez duas substituições para tentar dar uma nova cara ao time. Aos 24, ele colocou Huntelaar e Van der Vaart nos lugares de Afellay e De Jong, respectivamente. Seis minutos depois, Sneijder fez um lançamento espetacular para Huntelaar. O atacante dominou, entrou na área e foi abafado pelo goleiro Andersen. A tarde  definitivamente não era laranja.
O desespero bateu e levou os holandeses a errarem muitos passes. Assim, a Dinamarca aproveitou para segurar o resultado e garantir a primeira zebra da competição.
Holanda 0 x 1 Dinamarca
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Bouma e Willems; De Jong (Van der Vaart), Van Bommel, Robben, Sneijder e Afellay (Huntelaar); Van Persie Andersen, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Zimling, Kvist, Rommedahl (Mikkelsen), Eriksen (Schøne) e Krohn-Dehli; Bendtner
T: Bert van Marwijk T: Morten Olsen
Gols: Krohn-Dehli aos 24 do primeiro tempo
Cartões amarelos: Van Bommel (Holanda) e S. Poulsen (Dinamarca)
Estádio: Metalist (Ucrânia). Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)

Sem sustos, CRB bate o Atlético-PR e se afasta da zona de rebaixamento

Time alagoano faz gol relâmpago, domina o jogo, amplia na etapa final e sobe para a 11ª posição. Apático, Rubro-Negro cai para o décimo lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió, AL
24 comentários
Sem sustos, o CRB venceu o Atlético-PR por 2 a 0 na tarde deste sábado, no Estádio Rei Pelé, pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol do atacante Preto aos 30 segundos, o mais rápido da competição, e outro do lateral-direito Gelsinho, o clube alagoano soma mais três pontos, chega aos seis e sobe para a 11ª posição - agora, a dois pontos da zona de rebaixamento (confira os gols no vídeo ao lado).
Já o Furacão, apático durante toda a partida, permanece com seis pontos e cai para a décima posição - a distância para o G-4, o grupo de acesso à elite nacional, é de quatro pontos.
Os times têm uma semana livre para trabalhar. Eles voltam a campo apenas no próximo sábado, dia 16, às 16h20m (horário de Brasília). O CRB visita o ACB, no Estádio Frasqueirão, em Natal-RN. Já o Atlético-PR recebe o Goiás, no Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá-PR.
Gol relâmpago e vantagem regatiana

O técnico Roberto Fonseca apostou em um time no 3-5-2, seguro na defesa e veloz na frente. Tão rápido que, em 30 segundos, a equipe abriu o placar. O meia Paulo Victor lançou o lateral-direito Elsinho. O camisa 2 tocou para o atacante Preto, que deu um chute certeiro, sem chance para o goleiro Rodolfo: 1 a 0. Mesmo com a vantagem, o CRB não recuou e teve o domínio da partida até os 20 minutos, porém, sem criatividade para superar - mais uma vez - a marcação rubro-negra.
O domínio regatista era tão evidente que o primeiro chute do Atlético-PR foi aos 22 minutos, com o lateral-esquerdo Heracles - ele bateu da entrada da área, direto para fora. O Rubro-Negro - com dois volantes (Alan Bahia e Deivid) e dois meias (o improvisado Heracles e Martín Ligüera) - abusava dos passes errados e sofria para chegar ao gol adversário. A segunda finalização - de novo para fora - foi aos 42. Após cruzamento da esquerda, o atacante Bruno Mineiro cabeceou por cima do gol adversário.
Antes do intervalo, na última oportunidade da etapa inicial: em confusão na área rubro-negra, os atacantes Wanderley e Preto tentaram, mas a defesa do Furacão salvou e afastou o perigo. Na saída para o vestiário, o volante Deivid, do Atlético-PR, comentou sobre o primeiro tempo e lamentou o gol logo no início do jogo:
- Um gol no início atrapalha, muda totalmente o jogo. Depois, começamos a sair para o jogo, ter posse de bola. Falta marcar e sair com mais perfeição - afirmou.
Atlético-PR perde para o CRB (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)CRB supera o Furacão no Estádio Rei Pelé: 2 a 0 (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)
Lateral Elsinho marca; CRB vence
O técnico Juan Ramón Carrasco - que já tinha trocado o machucado Tiago Adan pelo atacante Fernandão na etapa inicial - trocou o meia Martín Ligüera pelo atacante Bruno Furlan. Já o CRB voltou sem alterações para o segundo tempo. E o time da casa quase ampliou aos dois minutos. O atacante Preto recebeu livre na entrada da área, mas chutou por cima da meta adversária. O Furacão respondeu com o volante Alan Bahia, que arriscou de longe, à direita do gol de Anderson.
Com a equipe apática, o comandante rubro-negro promoveu a terceira troca aos nove minutos: Bruno Mineiro pelo atacante Edigar Junio. Depois, o técnico Roberto Fonseca tirou Paulo Victor e Wanderlei e colocou os meias Carlos Magno e Geovani. O duelo, porém, não mudou: o Atlético-PR tinha dificuldades para criar e pouco ameaçava o gol regatiano. Já o CRB era perigoso nos contra-ataques, mas também era inoperante na conclusão.
O time alagoano, porém, contou com a estrela do lateral-direito Elsinho, o melhor em campo. Ele tabelou com Carlos Magno e chutou rasteiro para ampliar o marcador: 2 a 0. O Furacão teve chance de descontar no lance seguinte. Após cruzamento de Edigar Junio, a bola sobrou limpa para Fernandão, mas ele errou o alvo e desperdiçou oportunidade clara. Depois, Alan Bahia acertou o travessão em cobrança de falta. Já nos acréscimos, o zagueiro Rodrigão cometeu falta dura no lateral-direito Gabriel Marques e recebeu o segundo cartão amarelo. Mas não dava tempo para mais nada. Vitória sem sustos do CRB, que sobe na tabela e se afasta do Z-4.
- O importante é que vencemos e convencemos. Agora, temos mais um jogo difícil, contra o ABC - comentou o meia Carlos Magno após a partida.
Agora, CRB e Atlético-PR tem uma semana livre antes do próximo compromisso. O clube alagoano, para aprimorar os pontos positivos e buscar a segunda vitória seguida, contra o ABC. Já o Furacão, para corrigir as falhas e tentar a recuperação como mandante, diante do Goiás.

Com melhor grid do ano, Massa se diz desapontado, mas segue otimista

Brasileiro assegura sexto lugar no treino classificatório, sua melhor posição de largada na temporada, mas acredita que poderia ter ido melhor

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá
12 comentários
Mesmo tendo conquistado a melhor posição no grid de largada na temporada, com o sexto lugar obtido no treino classificatório do GP do Canadá, Felipe Massa não está satisfeito. O brasileiro da Ferrari acredita que poderia ter conseguido uma melhor colocação, caso não tivesse perdido preciosos décimos com uma saída de traseira durante sua última volta rápida na superpole.
- Estou feliz com o progresso feito neste fim de semana. Largar da sexta posição é positivo. Entretanto, eu não posso estar feliz com minha última volta no Q3: no segundo setor, perdi a traseira e isso me custou alguns décimos que provavelmente significariam algumas posições no grid. Estou muito desapontado porque eu tinha potencial de fazer melhor que a sexta posição.
felipe massa ferrari gp do Canadá (Foto: Agência Reuters)Felipe Massa nos boxes da Ferrari durante treino no Canadá (Foto: Reuters)
Apesar da decepção, Massa está otimista por um bom resultado na corrida deste domingo. Ciente da evolução da Ferrari, o piloto espera acertar na estratégia e ganhar algumas posições durante a prova.
- Permaneço confiante, porque toda a equipe está progredindo, o que é muito importante para o restante da temporada. Teremos que prestar muita atenção para definirmos nossa estratégia. Acredito que a escolha fique restrita a apenas uma ou duas paradas, mas depende muito do comportamento dos pneus. Esperamos conseguir algumas posições e trazer um bom resultado para casa.
Felipe Massa presta homenagem a Gilles Villeneuve em capacete no GP do Canadá (Foto: Reprodução/Twitter)Felipe Massa faz homenagem a Gilles Villeneuve
em capacete no Canadá (Foto: Reprodução/Twitter)
Com o nome de Gilles Villeneuve estampado no capacete, o brasileiro revela que, apesar de não tê-lo visto em ação, é grande fã do canadense que fez história na Ferrari com um estilo um arrojado e destemido de pilotagem. Gilles morreu aos 32 anos em um acidente no treino classificatório para o GP da Bélgica, no circuito de Zolder, em 1982, e dá nome ao circuito de Montreal, palco da prova deste fim de semana.
- No meu capacete, eu tenho o nome do Gilles Villeneuve como um tributo à memória de um piloto que faz parte da história da Ferrari: tenho muito orgulho de poder prestar uma homenagem neste ano que marca o trigésimo aniversário de sua morte. Apesar de eu ter acabado de nascer quando o acidente aconteceu, sempre fui um grande fã dele – ressaltou.
A TV Globo abre às 14h40m (de Brasília) as transmissões do GP do Canadá, o sétimo da temporada. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a prova em Tempo Real, com vídeos.