domingo, 13 de janeiro de 2013

Jacaré manda aviso aos pesos-médios do UFC: 'Estou chegando'

Brasileiro se diz surpreso por facilidade na vitória sobre Ed Herman, lutador do Ultimate, em apresentação no último evento do Strikeforce, no sábado

Por SporTV.com Oklahoma City, EUA
18 comentários
Ronaldo Jacaré faz gesto característico em entrevista (Foto: Reprodução/MMA Fighting)Ronaldo Jacaré faz gesto característico em
entrevista (Foto: Reprodução/MMA Fighting)
Os pesos-médios do UFC já estão avisados: com o fim do Strikeforce, o brasileiro Ronaldo Jacaré, ex-campeão da organização, passará a integrar o elenco da principal franquia de MMA do mundo. A vitória neste sábado sobre Ed Herman, lutador do Ultimate cedido especialmente para o torneio derradeiro do Strikeforce, mostrou que o manauara está pronto para enfrentar os melhores da categoria.
- Quero dizer que o Jacaré está chegando, a equipe do Jacaré está aí, e vou dar o meu melhor - disse Jacaré ao site "MMA Fighting", enquanto fazia o gesto característico simulando a boca de um jacaré.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O brasileiro precisou de apenas 3m10s para superar Herman, por finalização, com uma kimura. Poderia ser ainda menos tempo: o americano pareceu bater em desistência duas vezes antes de o árbitro encerrar o combate.
- Reparei que ele bateu uma vez só, mas acho que ele bateu e sentiu que talvez poderia não pegar, e desistiu de bater. Aí, segurei um pouquinho e puxei um pouquinho mais - contou Jacaré.
O lutador da XGym expressou ainda surpresa pela facilidade que encontrou para derrotar Herman, que vinha de três vitórias consecutivas no UFC e um "No Contest" contra Jake Shields.
- Esperava uma luta mais dura, pelo fato de ver as batalhas que ele já travou antes. Sabia que eu poderia terminar a luta, mas não achava que seria assim. Sempre quero provar para mim mesmo que tenho capacidade. Fiquei feliz de escolherem o Ed Herman, que é um adversário duríssimo, que já fez varias batalhas. Queria provar para mim mesmo que posso fazer boas lutas com qualquer adversário - explicou.

Após renovar com UFC, equipe de Henderson quer luta com Melendez

Empresário do campeão peso-leve do Ultimate diz que 'Bendo' quer vencer campeão do Strikeforce e que novo contrato de oito lutas é 'muito lucrativo'

Por SporTV.com Las Vegas
9 comentários
Atual campeão dos pesos-leves do UFC, Benson Henderson anunciou neste fim de semana que renovou contrato com o Ultimate por oito lutas. Para seu empresário, Malki Kawa, o primeiro desses combates deveria ser com o campeão da categoria no Strikeforce, Gilbert Melendez.
- Nós realmente gostamos da luta com Gilbert Melendez, e vou dizer a razão: Gilbert Melendez tem sido colocado ou em nº 1, nº 2 ou nº 3 entre ele, Frankie Edgar e Benson. Frankie era considerado o nº 1 do mundo, e Benson o derrotou. Agora, algumas pessoas estão dizendo que Gilbert pode ser o nº 1 do mundo. OK, bem, Benson gostaria de vencê-lo, também, e não deixar mais dúvidas que ele é o melhor lutador até 70kg no mundo - disse Kawa ao site "MMA Junkie".
Ben Henderson x Gilbert Melendez mma ufc (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Henderson quer provar que é o peso-leve nº 1 contra Melendez (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
De acordo com o presidente do UFC, Dana White, Melendez provavelmente receberá a próxima disputa de cinturão contra Henderson, mas o campeão do Strikeforce está ainda em recuperação de uma lesão no ombro, que o tirou do último evento da companhia. Durante a semana, surgiram boatos de que o Ultimate havia incluído uma "intenção" de dar uma chance de título imediata a Eddie Alvarez, ex-campeão dos pesos-leves do Bellator, em sua oferta para contratar o lutador. Kawa, todavia, jamais acreditou que isso seria possível.
- Para um cara que nem é o campeão em outra organização, não seria certo ele receber uma chance de título contra Benson. De qualquer forma, ele está amarrado agora com essas discussões de contrato, então não é algo que valha a pena discutir - comentou.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O empresário ainda comemorou os termos do novo contrato de Henderson com o UFC, que classificou como "muito lucrativo".
- Obviamente, não podemos entrar em dados específicos sobre o contrato, mas é um acordo muito justo e que dará a Benson muito dinheiro. Nós sentimos que o UFC foi muito justo ao lidar com as discussões, e este é um contrato muito lucrativo. Este contrato pode garantir o futuro de Benson. Ele tem de ir lá e vencer. Se ele conseguir vencer suas próximas lutas, será um homem muito feliz - contou Kawa.

Steven Seagal revela que vai trabalhar com 'amigo' Daniel Cormier em breve

Ator e mestre das artes marciais, que já trabalhou com Anderson Silva e Lyoto Machida, considera campeão de GP do Strikeforce melhor lutador de 2012

Por SporTV.com Las Vegas
8 comentários
Steven Seagal posa com Daniel Cormier (Foto: Reprodução/Twitter)Steven Seagal posa com Daniel Cormier em Las
Vegas (Foto: Reprodução/Twitter)
Invicto em 11 lutas no MMA, o americano Daniel Cormier vai receber um reforço em seus treinos para estrear no UFC, após o fim do Strikeforce: Steven Seagal. O ator de Hollywood e mestre do Aikido, que já trabalhou com os brasileiros Anderson Silva e Lyoto Machida, encheu de elogios o campeão do peso-pesado do GP do Strikeforce, ao comentar a eleição de "Lutador do Ano" da premiação World MMA Awards, e revelou que vai trabalhar com ele em breve.
- Se tivesse que escolher alguém hoje (como "Lutador do Ano"), escolheria Daniel Cormier, porque acho que ele é o melhor desse grupo (de indicados). Ele é o cara, e eu talvez vá trabalhar com ele um pouco. Veremos. Acho que ele é meio a pessoa que nem todos conhecem. Isso vai ser interessante. Não vou dizer nada mais do que isso. Vou apenas dizer que ele é meu amigo... Isso é tudo - afirmou Seagal em entrevista durante a premiação, de acordo com o site "MMA Mania".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Após o surgimento da declaração na imprensa especializada neste domingo, Cormier publicou uma foto ao lado do ator em seu Twitter, chamou Seagal de "Sensei" e indicou que o retrato foi tirado durante o UFC 148, em julho do ano passado.
No sábado, Cormier derrotou Dion Staring no último evento do Strikeforce. Ele agora vai lutar pelo UFC e afirmou, em entrevista ao site "MMA Junkie", que está de contrato assinado para encarar Frank Mir em 20 de abril.

Erick Silva detalha os motivos
que o deixaram fora do UFC 156

Capixaba teve furúnculo na perna e depois pegou infecção por estafilococos. Sem poder usar os chutes, treinou muito boxe e machucou o cotovelo

Por Ana Hissa Rio de Janeiro
2 comentários

Erick Silva (Foto: Richard Pinheiro)Erick Silva ainda não tem data certa para
voltar a lutar no Ultimate (Foto: Richard Pinheiro)
O ano de 2012 não terminou como Erick Silva gostaria. Escalado para lutar no dia 2 de fevereiro em um dos eventos mais importantes do ano, o UFC 156, o capixaba foi retirado do card por causa de uma série de problemas com a saúde. Um furúnculo na perna iniciou uma bola de neve que foi terminar com uma lesão no cotovelo. Para piorar a situação, 2013 começou com uma pequena lesão no ombro. Nada grave, é verdade, mas é mais um problema para superar. Durante a segunda edição do Circuito Team Nogueira, que foi disputado neste sábado, no Rio de Janeiro, Erick sentou com a reportagem do SPORTV.COM e explicou detalhadamente o que aconteceu.
- Foi uma série de complicações. Começou com um furúnculo na perna. Já tive vários, não foi o primeiro e nem vai ser o último. Vira e mexe tem lutador que tem esse tipo de problema. No local onde a gente costuma treinar, tem muito suor. Suor de outras pessoas, enfim... E acabei pegando o furúnculo. Para mim, não era nada de mais. Comecei a tratar, tentando me manter no card. Treinei com esse tipo de ferimento na perna. Coloquei bandagem no local para não encostar, mas infeccionou. Tive uma infecção com estafilococos, o que fez inchar muito o meu tornozelo e o meu pé. Tive que ficar uma semana sem treinar, só tratando e tomando antibiótico e Benzetacil. Como eu não queria sair do card, isso fez com que eu treinasse muito boxe. Eu não podia usar a minha perna porque se encostasse nela... Estava muito inchada, doía bastante. Não podia fazer chão, nem chutar e nem wrestling. Acabei treinado muito boxe. Fui dar um cruzado, estiquei muito o braço e estalou meu cotovelo, o que gerou dores e uma pequena luxação. Também não foi nada grave, mas, como eu já tinha ficado parado duas semanas por causa da minha perna, a fisioterapeuta disse que para eu ficar 100% precisaria de mais dez dias. Foi aí que começou a preocupação. Eu também não queria sair do card, tentei continuar, mas eu não conseguia empurrar, puxar e nem dar soco com o meu braço direito, o do golpe mais forte, que é o direto - disse o lutador.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com todos esses problemas, Erick Silva se reuniu com toda a sua equipe e também com seu empresário, Wallid Ismail, para decidir o que fazer. Todos chegaram a um consenso que era melhor não lutar no dia UFC 156. Se continuasse no card, o lutador só conseguiria treinar por mais uma semana (depois de ficar três parado) e teria uma para perder o restante do peso.
- Era um tempo que eu não poderia ter ficado parado para uma luta tão importante como essa, já que eu venho de derrota. Eu estaria bem fisicamente para lutar ali no dia 2, mas iria subir no octógono sabendo que não fiz o meu treinamento 100% do jeito que gostaria. Então, foi uma precaução de tentar me proteger um pouco por causa disso - declarou.
A expectativa agora é que Erick Silva volte a lutar em março. O capixaba espera colher os frutos das decisões tomadas.
- Não tenho nada grave. Se for para março mesmo, vou estar 100% e vai ser de uma forma que vai valer a pena eu não ter lutado machucado.
Sem Erick Silva, o UFC 156 ficou assim:
UFC 156
2 de fevereiro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL*
José Aldo x Frankie Edgar
Rashad Evans x Rogério Minotouro
Alistair Overeem x Antônio Pezão
Jon Fitch x Demian Maia
Joseph Benavidez x Ian McCall
CARD PRELIMINAR*
Gleison Tibau x Evan Dunham
Tyron Woodley x Jay Hieron
Jacob Volkmann x Bobby Green
Edwin Figueroa x Francisco Rivera
Robbie Peralta x Akira Corassani**
Yves Edwards x Isaac Vallie-Flagg
Chico Camus x Dustin Kimura

Em jogo de duas viradas, Grêmio goleia Prudente e avança na Copinha

Placar de 5 a 2 classificou os gaúchos e eliminou os paulistas

Por GLOBOESPORTE.COM Presidente Prudente, SP
15 comentários
Quem avista o placar, um vistoso 5 a 2, pode sugerir ampla superioridade e até facilidade. Mas a construção da goleada do Grêmio sobre o Prudente neste domingo, em Presidente Prudente, pela última rodada da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi com fortes doses de sofrimento.
Os gaúchos saíram na frente, levaram a virada para os mandantes - que jogavam pelo empate -, mas, no segundo tempo, comandados pelo arisco meia Matheus Biteco, confirmaram a classificação ao próximo estágio da Copinha, para enfrentar o Coritiba, num confronto eliminatório - as datas serão confirmadas nesta segunda-feira. Já o Prudente fecha sua participação com quatro pontos, atrás do Espigão (cinco) e à frente do Aquidauanense (um), no Grupo 1 - todos eliminados.
Grêmio começa melhor, mas leva a virada
Com o empate entre Espigão e Aquidauanense, Prudente e Grêmio entraram em campo com a certeza de que bastaria um empate ao primeiro e uma vitória ao segundo para conseguir a liderança da chave e a consequente classificação para a segunda fase. Precisando muito mais de gols, os gaúchos começaram melhor, após uma inesperada derrota na rodada anterior, para o desconhecido Espigão.
O paraguaio Fabian, logo a um minuto, arriscou para defesa de João Paulo. O mesmo meia, seis minutos depois, deixou Lucas Coelho na cara do gol. O atacante se inspirou nas cavadinhas do titular dos profissionais Marcelo Moreno e marcou por cobertura: 1 a 0. O time de Mabília seguia superior. Aos 13, Gustavo Xuxa novamente obrigou João Paulo a intervir.
gol Grêmio Copa São Paulo de Juniores (Foto: Gustavo Sawada / Ag. Estado)Lucas Coelho e Fabián comemoram um dos gols (Foto: Gustavo Sawada / Ag. Estado)
Apoiado pela torcida, o Prudente equilibrou a partida. Começou a criar chances. Aos 27, Pedro Henrique concluiu mal. No entanto, aos 30, a bola entrou. Tony driblou duas vezes o zagueiro gremista Rafael Thyere duas vezes e cruzou para Guilherme Sampaio cabecear: 1 a 1, e vaga de volta nas mãos do Prudente.
Logo depois do empate, o goleiro João Paulo e o meia Fabian se chocaram. O jogador do Prudente levou a pior e fica com o lábio sangrando. O lance ríspido causou confusão e redundou em quatro pontos no rosto de João Paulo.
Após a paralisação de cerca de quatro minutos, o Prudente virou. Aos 40, após cobrança de escanteio, Fernando Forte subiu alto e mandou às redes, de cabeça. Com o resultado, os mandantes só perderiam a vaga se permitissem a virada, jogando em casa. Impossível? Não, não para o Grêmio.

Torcida vê vantagem virar pó em 5 minutos
O time de Mabília voltou irresistível. Com marcação sob pressão e velocidade nos passes, o Grêmio empatou cedo. Aos seis minutos, Matheus Biteco finalizou no canto direito do goleiro, rasteiro, após tabela envolvente. Mas ainda daria Prudente na próxima fase.

Então, surgiu o que era pouco provável. A segunda virada da partida saiu cinco minutos depois. Gustavo Xuxa aproveitou a sobra de Biteco e estufou as redes: 3 a 2, e a classificação voltando para os gaúchos.

O mesmo Xuxa, sempre abnegado e raçudo, arriscou da entrada da área. A bola desviou no zagueiro, enganou o goleiro e morreu, conformada e lenta, no canto direito, bem ao lado do poste: 4 a 2, aos 18 minutos. Aos 27, novamente Matheus Biteco surgiu e fez a diferença. Em bela jogada individual, deixou Lucas Coelho livre para marcar o quinto e encerrar o placar.

Confira todos os confrontos:

Jogo 1: Grêmio x Coritiba
Jogo 2: Figueirense x Atlético-MG
Jogo 3: América-SP x Juventude
Jogo 4: Corinthians x Bahia
Jogo 5: Atlético-PR x Mogi Mirim
Jogo 6: Vasco x Goiás
Jogo 7: São Paulo x Santa Cruz
Jogo 8: Botafogo x Fortaleza
Jogo 9: Palmeiras x Desportivo Brasil
Jogo 10: Velo Clube x Internacional
Jogo 11: Atibaia x Sertãozinho
Jogo 12: Cruzeiro x Fluminense
Jogo 13: Santos x Náutico
Jogo 14: Grêmio Osasco x São Caetano
Jogo 15: América-MG x Ferroviária
Jogo 16: Paraná x Audax São Paulo
Vasco derrota o Ajax e dá brilho à festa de despedida para Pedrinho
Gol de Wendel garante início com pé direito em 2013, em jogo de 21 substituições e alguns lances de efeito do ídolo, que atuou 64 minutos
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
106 comentários
A festa era de Pedrinho, e o Vasco, como um bom anfitrião, tratou de não manchá-la. Com seu novo time, reformulado por conta da crise financeira, superou o Ajax por 1 a 0, gol de Wendel no primeiro tempo e começou com triunfo a temporada 2013. A despedida do ídolo, no entanto, fez valer ainda mais o ingresso do amistoso disputado na tarde neste domingo, em São Januário. Homenagens, emoção e uma surpreendente atuação de brilho em 64 minutos marcaram os últimos momentos do meia - seis vezes campeão pelo clube - no futebol profissional.
- Tenho um amor por este clube desde pequeno. Quero agradecer a presença de todos vocês, meus amigos, família, companheiros, ex-companheiros, atletas que jogarão hoje, por esta homenagem. Agradeço do fundo do meu coração por ser vascaíno e ver a torcida enchendo o estádio - declarou Pedrinho, antes do duelo, com microfone em punho.
Agora, o Cruz-maltino entra em fase final de preparação para a estreia no Campeonato Carioca, no próximo sábado, contra o Boavista, em Volta Redonda. E os holandeses encerram sua segunda intertemporada com novo revés - havia sido batido pelo Palmeiras em 2012. Nesta noite, pegam um avião de volta para casa após uma semana no Rio de Janeiro. O público pagante foi de 5.247 pessoas (9.662 presentes), e a renda divulgada, de R$ 181.390.
Gramado ruim, equilíbrio e Pedrinho inspirado

Sem as pompas do retorno de Juninho ou da despedida de Edmundo, a festa foi discreta e ligeira, mas não deixou de emocionar Pedrinho, que teve a companhia de ex-companheiros em campo e foi presenteado com uma placa. Ansioso para a bola rolar, o meia logo começou a se aquecer e ouvir orientações dos jogadores. Enquanto isso, a torcida se dividia entre ovação a ele e hostilidade ao presidente Roberto Dinamite, que ouviu cobranças sobre a saída de Felipe, melhor amigo do homenageado e que rescindiu o contrato semana passada após ser afastado do elenco sob alegação de quebra de hierarquia por críticas ao trabalho da diretoria.
Pedrinho despedida Vasco x Ajax (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Pedrinho recebe a braçadeira de Edmundo com a placa em foco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Se a estrutura estava pronta, o gramado do palco é que deixou a desejar. Não houve tempo suficiente para que as falhas fossem sanadas, depois de um replantio feito em dezembro, e quilos de areia foram despejados para cobrir os buracos, o que deixou o aspecto feio. Mas, para quem sabe, o terreno pouco importa. Aproveitando o ritmo lento, Pedrinho buscou toques de efeito e deu até um lindo lençol, organizando o Vasco como uma peça entrosada do grupo.
A partida foi equilibrada ao longo da primeira etapa. Raras oportunidades claras, muitos passes de lado e vários lançamentos errados. Aos dez minutos, Elsinho recebeu de Carlos Alberto, tentou o drible e caiu na área, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique ignorou. Aos poucos, o Cruz-maltino apertou a saída do adversário e passou a ser mais presente no ataque. Como prêmio, abriu o placar. Bernardo bateu falta, e Wendel desviou de cabeça, aos 15.
O calor não era tão intenso, mas o Ajax pediu que houvesse uma pausa para hidratação, aos 25. Logo depois da volta, o panorama pouco mudou. Querendo jogo, Bernardo arriscou mais três chutes. Em dois deles, isolou. Em outro, o goleiro Vermeer espalmou, e a bola carimbou a trave. De um modo geral, o Vasco mostrava organização, bastante empenho e mereceu o resultado parcial. Os aplausos comprovaram o sopro de esperança em meio à grave crise.
Gramado São Januário Vasco x Ajax (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Areia no campo de São Januário foi a nota negativa
da festa (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Gols perdidos e 21 substituições
O intervalo serviu para que Pedrinho prosseguisse em seus acenos à torcida, mas, em boa forma, ele decidiu quebrar o protocolo e permaneceu mais 16 minutos - e ainda voltaria no fim, para ouvir o apito final pela última vez. Só então Gaúcho começou a mexer. Foram, ao todo, nove substituições, incluindo o goleiro Michel Alves. Só quem ficou no banco foi o volante Fellipe Bastos. Negociado com o Internacional, ele acabou preservado. Alguns, como André Ribeiro, Guilherme Costa, Dakson e Romário pouco participaram do duelo.
Antes, entretanto, houve espaço para que Thiaguinho tivesse um gol anulado, após Elsinho chutar na trave ao se aproveitar de passe açucarado de Pedrinho. A resposta foi rápida: De Jong levou a melhor sobre a zaga vascaína e parou em Alessandro, que praticou grande defesa. O Ajax ainda perdeu mais um gol, de forma incrível, aos 13, com o mesmo atacante. Nos minutos seguintes, pouca ação efetiva e passes para os lados, com novas caras nos times - foram 21 substituições. Michel Alves ainda teve trabalho e salvou o Vasco em lance à queima-roupa.
Com o fim do amistoso, Pedrinho se rendeu novamente à galera, que esperou sua saída de campo para se movimentar para ir embora. A sensação de que é possível desistir da aposentadoria ficou, mas o camisa 98, aos 35 anos... demonstrou que já não sabe o que fazer após os apelos e a promessa de um convite formal da diretoria cruz-maltina para o Carioca.
- É mentira se eu disser que não bate vontade. Aprendi a cuidar do meu corpo, o que é necessário. É muito triste você parar de trabalhar com 35 anos. Mas foi uma honra defender o Vasco e receber essa homenagem. Não tem preço o que aconteceu comigo aqui. É difícil demais falar sobre volta. Essa decisão é complicada de tomar. Eu gostaria muito, mas tenho medo das coisas que podem acontecer e prejudicar o Vasco - ponderou, uma hora após o jogo.
gol Vasco x Ajax (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Time comemora o gol de Wendel, que decidiu a partida (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)

Titulares fazem 1 a 0, mas reservas do Botafogo sofrem virada do Macaé

Em Saquarema, Fellype Gabriel abre o placar no primeiro tempo, mas time sofre a virada por 3 a 1 no segundo, que teve duração de 60 minutos

Por Thales Soares Saquarema, RJ
109 comentários
Os titulares do Botafogo venceram o primeiro tempo em 50 minutos de jogo-treino com o Macaé, neste domingo, em Saquarema, por 1 a 0, com um gol de Fellype Gabriel, com mais de 150 torcedores pendurados nos muros do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). No entanto, os reservas não conseguiram segurar o adversário na etapa complementar, com duração de 60 minutos, e sofreram a virada, saindo de campo derrotados por 3 a 1, com gols de Norton, Dudu e Anderson Manga.
Fellype Gabriel gol jogo treino Botafogo x Macaé (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Fellype Gabriel cumprimenta Rafael Marques após o gol contra o Macaé (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
No primeiro tempo, o Botafogo dominou com facilidade o Macaé. Muitas discussões marcaram o confronto, principalmente envolvendo o zagueiro Antônio Carlos e o atacante Ricardinho. O gol saiu no começo, aos oito minutos, em jogada individual de Fellype Gabriel, que acertou um bonito chute de fora da área.
Em cima do muro, os torcedores acompanharam o jogo-treino e, mais uma vez, pagaram no pé do atacante Rafael Marques. A partir da metade do primeiro tempo, os alvinegros gritaram o nome de Henrique, contratado para esta temporada. E o centroavante não teve um bom rendimento mesmo, dando um chute errado que irritou ainda mais quem assistia à partida.
No segundo tempo, com 11 mudanças, o Botafogo sofreu uma grande pressão do Macaé. Com um time muito jovem, acabou sucumbindo ao adversário, que manteve os titulares em campo por mais tempo. Assim, marcou três gols, com Norton, Dudu e Anderson Manga.
Contratado para esta temporada e pedido pela torcida no primeiro tempo, o atacante Henrique conseguiu apenas uma finalzação e poucas vezes tocou na bola. O lateral-esquerdo Julio Cesar entrou apenas na metade do segundo tempo.
O Botafogo segue em Saquarema até quinta-feira. A estreia no Campeonato Carioca será no dia 20, contra o Duque de Caxias, no Engenhão.
O time titular do Botafogo no jogo-treino atuou com Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Lodeiro; Rafael Marques.

Flamengo acerta empréstimo do zagueiro Welinton para clube russo

Jogador ficará seis meses no Alania, e time carioca receberá R$ 405 mil. Rubro-Negro estipulou valor para venda de 90% dos direitos econômicos

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
472 comentários
Welinton, treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Welinton foi revelado nas categorias de base do Fla
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O Flamengo praticamente finalizou neste domingo o empréstimo do zagueiro Welinton para o Alania Vladikavkaz, da Primeira Divisão russa. O clube receberá 150 mil euros (cerca de R$ 405 mil) pela cessão e estipulou a venda de 90% dos direitos econômicos dele em 2,5 milhões de euros (R$ 6,85 milhões) caso haja interesse no fim do contrato. Falta apenas a assinatura do vice de futebol Wallim Vasconcellos para a conclusão do negócio.
Welinton terá a companhia do ex-companheiro Diego Maurício na nova equipe – há outros três brasileiros no elenco. O Alania está na penúltima colocação da Premier League russa, e ganhou duas vezes em 19 jogos.
Revelado no Flamengo, Welinton foi promovido ao time profissional em 2009, com o técnico Cuca. Ele disputou 149 jogos, marcou três gols e participou dos títulos brasileiro de 2009 e dos cariocas de 2009 e 2011.
A relação com a torcida oscilou neste período, e Welinton sempre conviveu com mais vaias do que aplausos. Mesmo assim, foi jogador de confiança de alguns treinadores, como Vanderlei Luxemburgo. No fim de 2012, ele perdeu a vaga para Renato Santos e decidiu procurar um novo clube.

Engolidos por 'rio seco', brasileiros respiram aliviados em folga do Dakar

Surpreendidos por enxurrada, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad chegam a abandonar carro e só 'terminam' etapa de sábado às 6h30m de domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Tucumán, Argentina
Comente agora
Este domingo foi dia de descanso no Rally Dakar e também de se recuperar de problemas e de sustos. A etapa de sábado foi marcada por muita chuva e por um momento de apreensão para Guilherme Spinelli e Youssef Haddad. Quando passavam por um trecho descrito como rio seco, os dois foram surpreendidos por uma enxurrada. Eles chegaram a abandonar o carro e foram para a margem esperar que a situação melhorasse. Após esperar o caminhão da organização, chegaram a Tucumán, na Argentina, apenas às 6h30m deste domingo.
Rally Dakar equipe Mitsubishi Petrobras (Foto: Divulgação)Carro de Guilherme Spinelli e Youssef Haddad foi engolido pela enxurrada no Dakar (Foto: Divulgação)
- Tínhamos acabado de ultrapassar dois carros quando entramos no rio. De repente, apareceu uma pequena corrente de água, depois outra que passamos com mais dificuldade e o rio começou a encher muito rápido, com um volume de água inacreditável. O carro começou a ser empurrado para trás sem que pudéssemos fazer nada. Ficamos torcendo para a água não levar o carro. Mas, felizmente, o rio não encheu mais e, em algumas horas, já estava praticamente seco novamente – disse Guiga Spinelli.

Preocupado com Zóio, Joaninha não liga para derrota inédita no motocross

Hexacampeão perde invencibilidade na Copa Brasil, fala da preocupação com o colega que sofreu acidente grave no sábado, e deve treinar fora do país

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro
Comente agora
O reinado de Gilmar Flores, o Joaninha, na Copa Brasil de Motocross Freestyle chegou ao fim. Após vencer as últimas seis etapas, o mato-grossense não conseguiu repetir o bom desempenho dos anos anteriores e ficou com a medalha de bronze na sétima edição da competição. O título ficou com o paulista Fred Kyrillos. Ainda abalado pelo acidente com Henrique Balestrini, o Zóio, que sofreu uma forte queda durante o aquecimento para o treino oficial no sábado e está internado em estado grave no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Joaninha admitiu que o resultado final ficou em segundo plano.
Durante a festa, o clima ainda era de apreensão com o estado de saúde do piloto de 20 anos. O boletim médico, divulgado na manhã deste domingo, apontou que ele tem tido uma boa reação, mas que a situação ainda é grave.
- Nossa preocupação hoje não é com classificação. É com o Henrique. Estamos torcendo para que ele se recupere logo e volte às pistas - afirmou o hexacampeão da Copa Brasil.
Joaninha Motocross (Foto: AGIF)Joaninha voa alto na hípica do Rio de Janeiro com o Cristo Redentor ao fundo (Foto: AGIF)
O desempenho não foi o esperado, mas também não faltaram elogios aos rivais. Joaninha se impressionou com a melhora dos pilotos e afirmou que a nova geração tem apresentado ótima evolução nos últimos anos. Para ele, o único empecilho para uma melhor exibição foram as rampas, principalmente a da direita, mais próxima à arquibancada. No dia anterior, os pilotos se juntaram após os treinos e, eles mesmos, foram fazer alguns reparos. Melhorou, mas não o suficiente, segundo Gilmar.
Joaninha Motocross (Foto: Leandro Garrido / Globoesporte.com)Joaninha tira fotos com os fãs que lotaram as
arquibancadas (Foto: Leandro Garrido)
- Eu estava com dificuldade desde o começo. Nunca gostei muito desse tipo de rampa. Como esse ano mudou tudo, acabou me prejudicando bastante.
O terceiro colocado ficou quatro pontos atrás do campeão, Fred Kyrillos. Joaninha elogiou o desempenho do paulista de 26 anos, apontou o início da segunda volta como fator determinante para vitória e aproveitou para traçar planos para o resto da temporada.
- Os dez segundos iniciais fizeram a diferença. Somente o Fred não estourou esse tempo, e assim ele conseguiu realizar dez saltos, ao contrário dos outros, que fizeram só nove. Meu objetivo em 2013 é ir para o exterior, para ver como são as pistas. Nós já temos uma pista muito boa, mas queremos aprimorá-la - finalizou.
* Leandro Garrido, estagiário, sob supervisão de Raphael Andriolo