terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rafael dos Anjos deve encarar Evan Dunham no UFC de Jaraguá do Sul

Luta entre brasileiro e americano está em negociação e já tem a aprovação
de ambos. Evento será realizado no dia 18 de maio, na Arena Jaraguá

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
11 comentários
Um duelo peso-leve envolvendo brasileiro está prestes a ser anunciado para o UFC de Jaraguá do Sul (SC), marcado para o dia 18 de maio, na Arena Jaraguá. O SPORTV.COM apurou que o carioca Rafael dos Anjos deve enfrentar o americano Evan Dunham no card brasileiro. Comentários que circulam nas academias dos dois lutadores já dão como certo o combate, que está sendo negociado e tem o consentimento de ambos.
Montagem - MMA - Rafael dos Anjos x Evan Dunham. (Foto: Reprodução/Site Oficial do UFC)Rafael dos Anjos x Evan Dunham: luta deve ocorrer no Brasil (Foto: Reprodução / Site Oficial do UFC)
Aos 28 anos e atleta do Ultimate desde 2008, Rafael dos Anjos tem um cartel de 18 vitórias e seis derrotas (7-4 no UFC) e vem de uma ótima série de três triunfos nas últimas três lutas, contra Kamal Shalorus, Anthony Njokuani e Mark Bocek.
Já Evan Dunham, de 31 anos, tem 14 vitórias e três reveses na carreira (7-3 no UFC). Ele vem de um triunfo no UFC 156, este mês, sobre o brasileiro Gleison Tibau, que por sinal já derrotou Rafael dos Anjos exatamente antes de o compatriota emplacar a boa sequência.
O UFC de Jaraguá do Sul conta com dois combates já acertados: Vitor Belfort x Luke Rockhold, que será a luta principal, e a estreia do ex-Strikeforce Ronaldo Jacaré contra Costa Philippou.

Campeão olímpico em 2008 Henry Cejudo estreia no MMA neste sábado

Lutador americano foi medalhista de ouro em Pequim com apenas 21 anos

Por SporTV.com Tucson, EUA
8 comentários
Ronda Rousey foi medalha de bronze nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, mas decidiu abandonar as competições de judô para se dedicar ao MMA. No último fim de semana, ela chegou ao auge da carreira no novo esporte ao vencer Liz Carmouche e conquistar o cinturão peso-galo do UFC. Um outro medalhista olímpico começa a traçar um caminho parecido com o de Ronda no próximo sábado. Ouro na luta livre na categoria até 55kg, Henry Cejudo estreia nas artes marciais mistas no evento WFF MMA - Pascua Yaqui Fights 4, em Tucson (EUA).
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Henry Cejudo com a medalha olímpica (Foto: Getty Images)Henry Cejudo com a medalha olímpica que conquistou em Pequim (Foto: Getty Images)
Assim como Ronda Rousey, que estreou no MMA com 24 anos, Cejudo debuta no esporte com bastante tempo para se adaptar. Campeão olímpico com 21, ele agora tem 26 de idade.
O seu adversário será Michael Poe, adversário que está longe de ser um grande nome do peso-galo, categoria que Cejudo escolheu para estrear. Poe tem quatro lutas e quatro derrotas no MMA - uma por nocaute, duas por finalização e uma por pontos.
A mudança para o MMA neste momento pode ser bom para Cejudo por um outro motivo além do financeiro. O Comitê Olímpico Internacional (COI) há duas semanas a exclusão da luta olímpica do programa das Olimpíadas de 2020. A decisão final será anunciada apenas em setembro, em Buenos Aires, durante a Assembleia do COI, depois da escolha da cidade sede - Istambul, Madri ou Tóquio.

Kyra vibra com estreia feminina no UFC: 'As mulheres atraem a atenção'

Comentarista e pentacampeã mundial de jiu-jítsu diz que vitória de Rousey é um marco: 'Mais meninas vão migrar para o MMA por causa disso'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
17 comentários
Ronda Rousey tornou-se a primeira mulher a vencer uma luta de MMA no UFC. Ao finalizar Liz Carmouche no evento 157, na Califórnia (EUA), no último sábado, a norte-americana deu o primeiro passo para aumentar a admiração das mulheres pelo octógono, na opinião de Kyra Gracie. A comentarista e pentacampeã mundial de jiu-jítsu vê a estreia da modalidade feminina na maior competição de artes marciais mistas do mundo como um marco.
- Finalmente o Dana White se rendeu ao MMA feminino. Logo ele que falava que nunca colocaria uma luta feminina no UFC. Acho que precisava de uma menina como a Ronda para despertar essa curiosidade. Como essa menina tão bonita seria tão casca grossa ao mesmo tempo? A mulheres atraem a atenção, há mais mulheres lutando. Mais meninas vão migrar para o MMA por causa disso. Esse evento vendeu mais que a luta entre Cigano e Velásquez nessa mesma data, no ano passado - disse Kyra, que já cogitou lutar MMA profissionalmente, ao "Sensei".
Ronda Rousey ufc mma (Foto: Getty Images)Ronda estreou MMA feminino no UFC
(Foto: Getty Images)
O Brasil possui lutadoras de destaque no MMA. Cris Cyborg foi campeã em 2009 do Strikeforce ao vencer Gina Carano. No UFC, a primeira brasileira a ingressar foi a baiana Amanda Nunes, de 24 anos, que fechou contrato na última segunda-feira.
A estreia no UFC foi o sétimo triunfo de Rousey na carreira. A campeã peso-galo recebeu um abraço do presidente Dana White após o evento. Na opinião da lutadora Ana Maria Índia, o MMA feminino promete ser tão lucrativo quanto o masculino.
- Acho que não teria outro caminho para a gente. O Dana só esperou que surgisse um bom card. É um ótimo produto - disse.
O MMA feminino demorou 20 anos para ingressar no UFC. A título de comparação, a luta olímpica feminina entrou na disputa dos Jogos Olímpicos apenas em 2004, enquanto o masculino é disputado desde 1896, ano do primeiro evento da era moderna. Já o judô e o boxe femininos entraram apenas em 1992 e 2012, respectivamente.

Torcedora do Timão entra na Justiça contra decisão da Conmebol

Lucelita Ferreira de Vasconcelos tinha comprado ingresso antecipado para ver duelo com Millonarios e quer liminar para poder entrar no Pacaembu

Por Leandro Canônico São Paulo
1957 comentários
A corintiana Lucelita Ferreira de Vasconcelos entrou nesta terça-feira com uma ação cautelar contra a decisão da Conmebol de proibir torcedores nos jogos do Corinthians na Libertadores da América. Nesta quarta-feira, às 22h, o Timão encara o Millonarios, no Pacaembu, sem a presença da torcida.
Lucelita se sentiu prejudicada pela punição imposta pela entidade por ter adquirido antecipadamente ingressos para os três jogos da primeira fase da competição. O Timão levou esse gancho por conta da morte de Kevin Espada, de 14 anos, no empate por 1 a 1 com o San Jose, em Oruro. Ele foi atingido por um sinalizador disparado por um corintiano.
 estádio Pacaembu jogo Corinthians final Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Conmebol proibiu Corinthians de receber torcida no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Auxiliar de administração, a torcedora do Corinthians, orientada pelo advogado Paulo Cremonesi, protocolou a ação no Fórum Regional de Pinheiros, na Zona Oeste. De acordo Cremonesi, a decisão da Conmebol vai contra o Estatuto do Torcedor brasileiro e também contra o Código de Defesa do Consumidor.
- A alegação principal da nossa ação é que a decisão administrativa da Conmebol sobrepõe duas legislações brasileiras. Não se trata de uma alteração de data ou cancelamento do jogo, mas de um impedimento de entrar no estádio. É contra o direito de ir e vir - explicou o advogado da torcedora corintiana.
Se obtiver sucesso na ação, Lucelita terá o direito de assistir aos jogos do Corinthians em solo brasileiro.  A punição ao Timão, inicialmente, é de 60 dias, prazo estipulado pela Conmebol para julgar o caso. O clube se defende e pede a antecipação dessa data.
- Eu espero ter o resultado já nesta quarta-feira, até a hora do almoço. Vou despachar diretamente com o juiz. Se a decisão for favorável, ela entrará no estádio munida de uma liminar, na qual estará uma ordem ao comandante da Polícia Militar e à administração do Pacaembu para garantir o acesso da torcedora ao local - finalizou o Cremonesi.

CR7 faz dois, Real humilha Barça no Camp Nou e vai à final da Copa do Rei

Craque português brilha no triunfo merengue por 3 a 1 sobre os catalães e garante classificação. Messi tem atuação apagada e não alcança recorde

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
1277 comentários
Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AP)Cristiano Ronaldo festeja: atacante foi decisivo
na vitória do Real Madrid sobre o Barça (Foto: AP)
A expectativa antes do clássico era quanto à iminência de Messi quebrar o recorde de Alfredo Di Stéfano e se tornar o maior artilheiro dos duelos entre Barcelona e Real Madrid. A outra estrela do duelo, Cristiano Ronaldo, ficou longe dos holofotes. Entretanto, na hora da verdade, quem brilhou foi o craque português. Com dois gols, CR7 comandou o triunfo merengue por 3 a 1 sobre o rival, em pleno Camp Nou, garantindo a presença de sua equipe na final da Copa do Rei. Varane, outro destaque do jogo ao anular Messi, completou o placar, enquanto Jordi Alba diminuiu.
Em uma partida extremamente tensa, repleta de faltas e discussões, o sempre polêmico Cristiano Ronaldo esteve quieto. Não se envolveu nas confusões protagonizadas por Arbeloa e Jordi Alba. Apareceu pouco, mas sempre de forma decisiva. Voltou a pedir calma para os torcedores catalães e saiu de campo com um histórico respeitável: oito gols nos últimos seis jogos em território inimigo. Alex Ferguson, técnico do Manchester United, que esteve no Camp Nou para acompanhar a partida, deve ter saído do estádio bem mais preocupado para o duelo pela Liga dos Campeões na próxima semana.
Para completar, o triunfo serviu para lavar a alma do Real Madrid. Acostumado a ver o grande rival brilhar nos últimos anos, o time merengue conseguiu a maior vitória sobre o adversário desde 2008, quando venceu os catalães por 4 a 1. As marcas quebradas não param por aí: a equipe da capital não fazia três gols no Camp Nou desde março de 2007, num empate em 3 a 3, enquanto os blaugranas não sofriam três gols em casa desde dezembro de 2008, numa derrota por 3 a 2 para o Shakhtar.
Galeria Mosaico Real Madrid vence Barcelona na semifinal da Copa do Rei (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Real Madrid vence Barcelona com show de CR7 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
CR7 brilha, e Messi se apaga
O placar de 0 a 0 garantia a classificação do Barcelona, mas jogar em casa contra o maior rival é uma tentação grande demais para os catalães ficarem na defesa. Assim, com o habitual toque de bola e linhas adiantadas de marcação, os blaugranas não demoraram para assumir o domínio territorial da partida. No primeiro minuto, a blitz quase deu resultado. Pedro fez boa jogada pela direita e cruzou para Messi, que girou e bateu cruzado, mas a bola foi para fora.
Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AP)CR7 sai para comemorar o primeiro gol do Real na partida (Foto: AP)
A favor do Real, é necessário dizer que os merengues não se importaram em dar espaço ao adversário. O objetivo era ter liberdade onde mais importa: no ataque. Quanto mais o Barça avançava, mais à vontade ficava Cristiano Ronaldo para puxar contra-ataques. Em um deles, aos 11 minutos, saiu o primeiro gol. O craque português recebeu pela direita e, completamente livre, pedalou para cima de Piqué, que o derrubou dentro da área. Na cobrança de pênalti, bola para um lado, e goleiro para outro: 1 a 0 Real no ritmo de CR7.
A vantagem só fez intensificar a postura mais defensiva dos visitantes. O Barça seguia tocando a bola, mas, a exemplo da partida contra o Milan, não tinha criatividade e raramente finalizava. Messi, enjaulado numa marcação implacável e anulado por um Varane impecável, pouco aparecia, enquanto Fàbregas errava tudo o que tentava. Solitário, Iniesta buscava as jogadas, mas era pouco para superar a marcação merengue. Não à toa, a melhor chance catalã foi em bola parada, aos 38 minutos, quando Messi, em cobrança de falta, chutou rasteiro e viu a bola passar rente à trave direita de Diego López.
Messi na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters)Messi pouco fez e foi anulado pelo francês Varane (Foto: Reuters)
Conforme os minutos passavam, a tensão aumentava. Arbeloa e Jordi Alba eram os mais exaltados e protagonizavam os lances mais violentos do jogo, enquanto cada decisão do árbitro Undiano Mallenco era contestada.
Alex Ferguson na torcida do jogo entre Barcelona e Real Madrid (Foto: AFP)Alex Ferguson esteve no Camp Nou para
acompanhar o clássico espanhol (Foto: AFP)
Contragolpe 'mata' o Barça
Precisando reagir, o Barcelona voltou melhor no segundo tempo. No início, os catalães conseguiram traduzir o domínio da posse de bola em chances de gol. Aos seis minutos, Daniel Alves rolou para Busquets, que chutou de fora da área e obrigou Diego López a fazer boa defesa. Parecia que o ímpeto dos anfitriões daria resultado, mas, a exemplo da etapa inicial, o Real soube aproveitar o espaço que recebeu de presente no ataque.
Aos 11 minutos, no ápice da pressão blaugrana, veio o alívio merengue. Khedira, pressionado, deu um chutão ainda na entrada da área. A bola caiu nos pés de Di María, que arrancou desde a intermediária ofensiva, entortou Puyol e chutou cruzado. Pinto conseguiu defender, mas a bola sobrou nos pés de Cristiano Ronaldo, que, com muita calma, mandou para o fundo das redes.
A partir do segundo gol merengue, qualquer tentativa do Barcelona de reagir foi por água abaixo. O time da casa simplesmente não conseguia passar pela marcação do Real. Messi, pouco inspirado, abusava dos toques para o lado e não conseguia arrancar com a bola dominada. Nem mesmo a entrada de David Villa no lugar de Fàbregas deu a força ofensiva necessária aos blaugranas.
Varane volta a marcar
E, como uma recompensa à ótima atuação na defesa, coube a Varane fechar de vez o caixão catalão. Aos 22 minutos, o zagueiro, que já havia marcado no jogo de ida, garantindo o empate no Santiago Bernabéu, subiu livre após cobrança de escanteio e cabeceou para o gol, sem chance para Pinto: 3 a 0 Real Madrid.
Raphael Varane marca o terceiro gol do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: Reuters)Varane sobe mais que todo mundo para sacramentar o triunfo merengue (Foto: Reuters)
Apesar da enorme desvantagem, o Barcelona continuou no ataque, mas seguia improdutivo. O Real Madrid, por sua vez, se banqueteava nos contra-ataques. Pela esquerda, Cristiano Ronaldo levava vantagem sobre a marcação com frequência, mas o foco merengue parecia não ser mais os gols. A vingança tinha outra motivação, e isso ficou claro com a entrada de Pepe aos 33 minutos. O zagueiro luso-brasileiro não perdeu tempo para iniciar uma pequena confusão com Jordi Alba e Puyol, para depois sair rindo. Logo depois, Sergio Ramos deu uma entrada forte em Messi no meio de campo.
Apesar da má atuação, o Barcelona ainda conseguiu o gol de honra. Aos 44 minutos, Jordi Alba  recebeu ótimo passe de Iniesta e tocou na saída de Diego López, mas não comemorou. A festa era dos merengues.
Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AFP)

Perto dos 60, Zico revela mágoa com Luxa: 'Jogou por terra uma amizade'

Galinho conta que não fala com técnico desde troca de críticas há mais de um ano. 'Nunca mais falei com ele. Desde a entrevista. E somos compadres'

Por Cassius Leitão, Márcio Mará e Thiago Dias Rio de Janeiro
423 comentários
Perto de completar 60 anos - o aniversário será no domingo, dia 3 de março -, Zico não para de dar entrevistas no CFZ. Ao receber o GLOBOESPORTE.COM na semana passada, revelou suas alegrias e tristezas ao longo da carreira. O 'Entrevistão' com o Galinho vai ao ar na próxima sexta-feira. Além da decepção com Patrícia Amorim, Zico revelou mais uma mágoa em relação à gestão anterior: com o velho amigo e atual treinador do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, de quem é compadre - Zico é padrinho de sua filha mais velha, Valeska.
Tudo começou quando Zico foi perguntado se apoiaria Vanderlei Luxemburgo para a presidência do Flamengo num futuro - um dos sonhos do treinador gremista. O Galinho disse que hoje não o apoiaria e revelou aborrecimento por causa de uma discussão entre os dois pela imprensa em setembro de 2011. Na entrevista o maior camisa 10 do Flamengo contou que chegou a apoiar Patrícia no início do mandato por ser uma ex-atleta do clube. Em seguida, foi questionado se faria o mesmo com Luxemburgo.
Zico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Para Zico, Luxa não deveria ter se envolvido no problema dele com Fla: 'Não era problema dele entrar num assunto nosso. O problema do técnico é cuidar do time  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Hoje não.
- Por quê?
- Porque não.
- O fato de ele ter se metido naquele problema seu com a Patrícia, aquilo te aborreceu?
- Aquilo não era problema dele, entrar num assunto nosso. O problema do técnico é cuidar do time, e não se meter no que fulano e beltrano estão falando, estão discutindo...
- A amizade ficou abalada?
- Nunca mais falei com ele. Desde a entrevista dele. E somos compadres. O Vanderlei eu dava carona pra ele, buscava em casa, deixava em casa. Ele jogou por terra uma amizade de, desses sessenta anos, uns quarenta anos.
O aborrecimento de Zico com Vanderlei ocorreu no dia 15 de setembro, coincidentemente na semana do clássico, pelo Campeonato Brasileiro, com o Botafogo, adversário no próximo domingo. O então treinador rubro-negro comentou as declarações de Zico. Em entrevista ao "Extra", o ídolo havia comentado que, por conta do que viveu como dirigente, não via mais os jogos do Flamengo como torcedor, mas como profissional, e não acompanhava mais todas as partidas. Depois, Junior, outro eterno ídolo, hoje comentarista da TV Globo, disse o mesmo. Na coletiva, Vanderlei disparou:
- Eu sou Flamengo, torço pelo Flamengo, e como profissional nunca deixei de falar isso. Acho que as declarações foram num momento inoportuno, depois de uma derrota (2 a 1 para o Atlético-PR). Eles são meus amigos. Mas o Flamengo é uma instituição, está acima de tudo. O problema deles foi de ordem pessoal. Se o Zico teve problema com a Patricia Amorim, com o Michel Levy (vice de finanças), deveria se referir a eles. Não pode generalizar, esse é o meu pensamento. Tenho certeza de que o Zico, a família dele é rubro-negra. O clube está acima de todos. Nesta semana, precisamos da torcida de todos, ainda mais deles, que são ilustres. Uma vez Flamengo, sempre Flamengo – declarou Vanderlei Luxemburgo, na época.
Assim que soube das declarações de Vanderlei, Zico declarou:
- É um direito dele achar isso. E ninguém aqui está acima da instituição. Eu gostaria de ver um dia como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo... Não é problema pessoal com A ou B. É com um dos poderes mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não existe hora inoportuna para isso. Fui chamado de ladrão por um dos principais poderes do clube. Não tem nada a ver ser ou não ser a melhor hora, a hora certa, se é depois de derrota, perto de clássico. O problema não é com A ou B, que fique bem claro isso. É bom separar as coisas: jogo de futebol, torcida... Acho, sinceramente, que o Vanderlei não está a par da real situação.
Sede do clube do Zico com o nome do Luxemburgo (Foto: Cassius Leitão)A sede do Juventude, clube da infância de Zico, vizinha à casa onde foi criado, em Quintino, tem em uma das estrelas pintadas na parede o nome de Vanderlei, na época com W e Y: longa amizade  (Foto: Cassius Leitão)
Depois disso, os dois compadres não se falaram mais.
Confira a entrevista completa com Zico sobre os 60 anos sexta-feira no GLOBOESPORTE.COM.

Aristeu Tavares é demitido da Comissão de Arbitragem da CBF

Presidente é afastado após entrevista em que citou denúncias de manipulação de resultados. Edson Rezende assume o posto interinamente

Por SporTV.com Rio de Janeiro
428 comentários
Aristeu Leonardo Tavares não é mais o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente foi demitido nesta terça-feira e será substituído interinamente pelo ex-árbitro Edson Rezende, responsável pela corregedoria da entidade, até que um novo nome seja escolhido pelo presidente da CBF, José Maria Marin.
Tavares perdeu o cargo após ter concedido uma polêmica entrevista ao jornal goiano "O Popular", publicada no último dia 20, na qual teria afirmado que a comissão recebeu diversas denúncias sobre árbitros que estariam envolvidos em manipulação de resultados no Brasil.
- Existem denúncias e, repito, foram de pronto encaminhamento para o Ministério Público, que é o órgão fiscal da lei. Eu esperei virar o ano, ver as denúncias e as coletas de provas (...) Não vou entrar em detalhes. Não posso entrar em detalhes porque é denúncia e isso pode dar em nada. Pode ser que alguém fez a denúncia com um objetivo sem fundamento de atingir alguém, porque o torcedor é um ser passional. Ele vê a sua equipe sendo traída e prejudicada, e o culpado é o árbitro - afirmou Tavares, segundo o jornal goiano.
Aristeu Tavares durante entrevista (Foto: Mowa Press)Aristeu Tavares assumiu o comando da arbitragem
em agosto do ano passado (Foto: Mowa Press)
Sem citar nomes, ele teria afirmado que os denunciados continuavam apitando. Aristeu Leonardo argumentou que não havia, "a princípio, nenhum indício que contraindique o trabalho desse profissional".
- Sim, eles continuam trabalhando. A gente monitora, obviamente, e não há, a princípio, nenhum indício que contraindique o trabalho desse profissional. Repito, é uma denúncia que tem de ser analisada. Veja bem, algumas denúncias surgiram até de árbitros. É algo interessante. O árbitro fez uma denúncia que ouviu aqui, ali, acolá. É algo que já foi enviado para o Ministério Público e o presidente da CBF já foi alertado - acrescentou Aristeu Leonardo, segundo "O Popular".
Após a repercussão negativa da entrevista junto a muitos árbitros, o chefe da arbitragem negou que tivesse se expressado nos termos publicados pelo jornal goiano. O diário manteve o teor da entrevista.
Coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Tavares chegou ao comando da Comissão de Arbitragem em agosto de 2012, substituindo Sérgio Corrêa. Bandeirinha na Copa de 2006, Aristeu foi nomeado por Marin em abril do ano passado para o cargo de ouvidor da arbitragem, em uma das primeiras medidas do presidente após assumir a CBF depois da renúncia de Ricardo Teixeira.
Quatro meses depois, foi promovido para a chefia da comissão, após o setor ser duramente questionado devido a uma sequência de falhas graves de árbitros. A gota d'água foi o erro triplo do assistente Emerson Augusto de Carvalho, que deixou de apontar três impedimentos consecutivos no lance que resultou no segundo gol do Santos no clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro - vitória santista por 2 a 1 (assista ao lance no vídeo ao lado).
A possibilidade de demissão de Aristeu Tavares foi citada pelo comentarista Arnaldo Cezar Coelho na noite da última segunda-feira, durante o programa "Bem, Amigos!". Árbitro da final da Copa do Mundo de 1982, Arnaldo criticou o presidente da Comissão de Arbitragem pelas declarações, que, em sua opinião, feriam a credibilidade da área.
- Se uma pessoa um pouco mais responsável dá uma entrevista dessa e depois nega a entrevista, eu não sei onde nós estamos em termos de arbitragem. Ainda mais (em uma área) que precisa de credibilidade. Essa entrevista não ajuda em nada ao futebol brasileiro. É lamentável que durante uma semana em que os árbitros vão se preparar em Goiás, vão fazer testes de avaliação física, o diretor de árbitros dê esse tipo de entrevista infeliz - afirmou o ex-árbitro.

Diretor do Timão cobra Conmebol: 'Tem de morrer alguém para punir?'

Roberto de Andrade abre guerra do Corinthians contra a entidade e lembra casos em que torcedores usaram sinalizadores em jogos da Libertadores

Por Rodrigo Faber São Paulo
292 comentários
O clima esquentou entre Corinthians e Confederação Sul-Americana de Futebol na tarde desta terça-feira. Depois de ver a entidade manter a punição preventiva ao clube, que terá de atuar com portões fechados na Libertadores até que o caso da morte do torcedor boliviano em Oruro seja julgado, o diretor de futebol do Timão, Roberto de Andrade, fez duras críticas ao comando da Conmebol.
Apesar de acatar a decisão preliminar da entidade, o dirigente questionou o critério adotado na punição ao clube. Fora de campo, uma torcedora entrou na Justiça com uma ação cautelar contra a confederação sul-americana e tenta liminar para entrar no Pacaembu.
Antes de começar a entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, que contou também com a presença do gerente de futebol Edu Gaspar e do diretor adjunto de futebol Duílio Monteiro Alves, o dirigente, visivelmente nervoso com o assunto, fez um comunicado aos jornalistas.
– Todos viram no jogo o que aconteceu. O Corinthians foi punido. Não corro disso. O regulamento é muito claro. Se os torcedores entrarem em campo com sinalizadores, pode haver punições. Mas o estádio inteiro tinha sinalizadores. Por que as autoridades locais não tomaram providencias? – questionou o dirigente.
Roberto de Andrade Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Dirigente mostra imagens de torcedores usando sinalizadores em outros jogos (Foto: Rodrigo Faber)
No relato feito pelo dirigente nesta terça-feira, o corintiano falou da estrutura precária encontrada pelo Corinthians na cidade de Oruro, na Bolívia, e mostrou imagens da partida entre Deportivo Lara e Newell's Old Boys, pela Libertadores, em que torcedores utilizaram diversos sinalizadores na arquibancada.
O regulamento é claro, não fala em morte, fala em acender sinalizadores. Estamos sendo punidos pela consequência"
Roberto de Andrade
– Tudo isso foi porque foi aceso o sinalizador. A morte foi a consequência. Se nós pegarmos as imagens aqui, todos os jogos que antecederam o nosso e posteriores ao nosso, o estádio todo com sinalizador. Tem que morrer alguém pra punir? – declarou.
– Queremos exigir que a Conmebol cumpra o regulamento. Se está sendo válido para o Corinthians, tem de ser válido para os outros. O estádio do Millonarios, que teve jogo no dia seguinte, consta tudo no mesmo artigo que o Corinthians foi finalizado. Só vai punir se alguém morrer? O regulamento é claro, não fala em morte, fala em acender sinalizadores. Estamos sendo punidos pela consequência. Até quando vamos ver essas coisas acontecerem e ficar quietos? – completou, que também citou as partidas entre Atlético-MG e São Paulo e Fluminense e Grêmio entre os jogos em que torcedores usaram sinalizadores.
A postura oficial do Corinthians agora é de questionar publicamente e cobrar mudanças da Conmebol. O clube considera injusta a punição preventiva dada ao clube por causa da morte do torcedor boliviano no estádio Jesús Bermudez, em Oruro.
– É logico que estamos tristes, mas a medida não precisa esperar morte de ninguém. A Conmebol é responsável pelo evento. O Corinthians era visitante do San José. Graças a Deus que era sinalizador. E se fosse granada? Tinha entrado também – disse Roberto de Andrade nesta terça-feira.
Corinthians vai indenizar torcedores que já tinham comprado ingressos
A Conmebol tem o prazo de 60 dias para julgar o caso da morte do torcedor boliviano na partida entre San José e Corinthians, na última quarta-feira. Até lá, o Timão será obrigado a atuar com portões fechados em todos os jogos como mandante na Libertadores, e não poderá ter torcedores nas partidas como visitante.
A diretoria alvinegra já havia vendido antecipadamente cerca de 83 mil ingressos para os jogos da fase de grupos da competição continental. Agora, o clube irá devolver o dinheiro ou disponibilizará crédito aos torcedores através do programa de sócio-torcedor do Timão.
– Como a notícia chegou hoje, eu peço que todos os torcedores entrem em contato com o clube. Temos duas maneiras: sócio-torcedor pode utilizar o crédito como dinheiro para outros jogos, abatendo no valor para outros jogos. Quem quiser o dinheiro de volta, será devolvido – declarou Roberto de Andrade.
Antes da entrevista coletiva, o dirigente já havia emitido uma mensagem aos seus seguidores em uma rede social, pedindo para que os corintianos não compareçam na região do Pacaembu nesta quarta-feira, antes e durante o duelo contra o Millonarios.
– Amanhã tem Corinthians no Pacaembu em luta pelo bi na Libertadores! Caros torcedores e apaixonados pelo Timão, pedimos que evitem ir até o estádio pois os portões estarão fechados e não haverá qualquer modo de exibição da partida do lado de fora! Vamos torcer de qualquer outro lugar com a mesma emoção e vibração. Temos certeza que dentro de campo o time receberá nossa energia positiva. Vai, Corinthians – escreveu.
  •  
Roberto de Andrade Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Dirigente criticou estrutura encontrata pelo Corinthians na cidade de Oruro (Foto: Rodrigo Faber)

Corinthians já fez dois jogos com portões fechados; veja os gols

Em 2005, Timão venceu o Flamengo e perdeu do Fluminense em Mogi Mirim, pelo Campeonato Brasileiro; Renato Augusto esteve em campo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
78 comentários
Jogar sem torcida é raro, mas não inédito para o Corinthians. Assim como acontecerá nesta quarta-feira no Pacaembu, diante do Millonarios, pela Taça Libertadores, a equipe já atuou duas vezes com portões fechados, segundo o autor do almanaque do clube, Celso Unzelte. Ambas aconteceram em 2005, pelo Campeonato Brasileiro conquistado na sequência pelo próprio Timão. Na oportunidade, porém, os dois jogos foram realizados em Mogi Mirim, no interior paulista.
Em 2005, o Corinthians perdeu o mando de campo e foi obrigado a jogar com portões fechados em três partidas do Brasileiro porque seus torcedores invadiram o campo e lançaram objetos no gramado durante a goleada sofrida diante do São Paulo, por 5 a 1. A pena posteriormente foi reduzida para duas partidas.
O primeiro jogo enquadrado nessa punição foi diante do Flamengo, no dia 12 de junho de 2005, com vitória corintiana por 4 a 2 (veja o vídeo acima). Jô (dois gols), Abuda e Roger marcaram para o time paulista, enquanto Fabiano Oliveira e Jean descontaram. A partida, curiosamente, marcou a estreia como profissional de Renato Augusto, hoje meia do Corinthians.
Na segunda partida com portões fechados, também em Mogi, o Timão levou a pior e perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, com gol de Gabriel (assista ao vídeo ao lado).
Às 22h desta quarta, contra o Millonarios, da Colômbia, o Corinthians atuará sem torcida devido à punição imposta pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) pela morte do torcedor Kevin Espada. O garoto de 14 anos morreu durante o duelo contra o San José, em Oruro, na Bolívia, atingido por um sinalizador disparado do setor ocupado pelos brasileiros.
O Corinthians havia vendido cerca de 85 mil ingressos para as três partidas em casa da fase de grupos, contra Millonarios, Tijuana (13 de março) e San José (10 de abril). O clube, agora, promete ressarcir os torcedores ou oferecer os valores gastos como crédito para jogos futuros.

Advogado diz que menor e mãe mudaram de casa: ‘Assustados’

Ricardo Cabral, da Gaviões da Fiel, afirmou que garoto H. A. M. recebeu ameaças pela internet por ter 'prejudicado' o Corinthians na Libertadores

Por Leandro Canônico São Paulo
263 comentários
O menor de idade H. A. M, de 17 anos, integrante da Gaviões da Fiel que assumiu a autoria do disparo que matou o boliviano Kevin Espada, de 14 anos, durante o jogo entre San Jose e Corinthians, na última quarta-feira, em Oruro, pela Libertadores, teve de mudar de endereço. Ameaçado, ele foi com a mãe para casa de parentes.
A informação foi passada pelo advogado da torcida corintiana, Ricardo Cabral. Segundo ele, depois da repercussão do depoimento dado na Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, na última segunda-feira, alguns torcedores e vizinhos reconheceram o garoto, mesmo sem o rosto ter sido divulgado.
- Eles estão assustados. Ninguém esperava uma repercussão monstruosa como essa. Algumas pessoas reconheceram o menor, o acharam nas redes sociais na internet e começaram a ameaçá-lo, dizendo que o Corinthians teria de jogar sem torcida por culpa dele – contou o advogado da Gaviões.
Menor corinthians chega acompanhado do advogado (Foto: Alberto Augusto/Sigmapress/Agência Estado)Menor no momento em que chega na Vara da Infância (Foto: Alberto Augusto/Sigmapress/Agência Estado)
A mãe de H. A. M., de 17 anos, entregador de marmita, também ficou assustada com a repercussão entre os vizinhos que reconheceram o garoto.
- Muitos torcedores o reconheceram pelo Facebook, tanto que ele tirou a página dele do ar. A mãe também ficou assustada com a reação dos vizinhos que o reconheceram depois da repercussão do caso. Tudo isso gerou um trauma para o menor e para a família – acrescentou Cabral.
Ouvido pela promotoria do Ministério Público de São Paulo, o menor H. A. M. foi liberado e até agora não se sabe da abertura de inquérito no Brasil. As informações seguem em segredo de justiça. Segundo Ricardo Cabral, o garoto pode seguir normalmente a sua vida.
- Desde que tenha autorização da mãe, ele pode viajar pelo Brasil e até para o exterior. Não há nenhum impedimento – finalizou o advogado.
Nesta terça, a Conmebol confirmou a punição ao Corinthians. O clube jogará de portões fechados na Libertadores pelos próximos 60 dias, prazo final para o julgamento do caso. Em sua defesa, o Timão contesta a punição e tenta antecipar essa decisão. Nesta quarta, às 22h, no Pacaembu, o clube encara o Millonarios.

Promotoria pede exame em menor corintiano por lesão na mão direita

Segundo advogado da Gaviões da Fiel, Ricardo Cabral, garoto se machucou no momento em que disparou sinalizador que matou Kevin

Por Leandro Canônico São Paulo
224 comentários
Depois de assumir oficialmente na última segunda-feira a autoria do disparo de sinalizador que matou o boliviano Kevin Espada, de 14 anos, no empate por 1 a 1 entre San José e Corinthians, pela Libertadores, o menor de idade H. A. M., integrante da Gaviões da Fiel, passou por um exame de corpo de delito. Segundo o advogado da torcida organizada, Ricardo Cabral, ele tem um ferimento na mão direita, que teria sido provocado no momento do disparo.
- Assim que saímos do depoimento, nós fomos ao Instituto Médico Legal (IML) para que o menor passasse por exame de corpo de delito. Foi constatada uma lesão na mão direita dele, muito provavelmente por conta do disparo do sinalizador. O promotor, então, pediu o exame – explicou Cabral, informando que o exame foi um pedido do promotor Gabriel Rodrigues Alves.
Assim que saímos do depoimento, nós fomos ao Instituto Médico Legal (IML) para que o menor passasse por exame de corpo de delito"
Ricardo Cabral, advogado
O resultado do exame de corpo de delito será enviado pelo IML à promotoria do Ministério Público. E pode, segundo o advogado, ajudar os 12 corintianos detidos na Bolívia por conta da morte do garoto Kevin Espada, de 14 anos. A expectativa, aliás, era de que, com a confissão do menor, eles fossem libertados.
- Por via de consequência, o resultado do exame de corpo de delito do menor pode ajudar os 12 que estão lá na Bolívia. O menor alega que se machucou quando disparou o sinalizador. E o exame vai dizer se foi ou não. Essa prova não é contra ele, mas sim parte da nossa estratégia de defesa – acrescentou o advogado.
Antes confiante de que os 12 corintianos poderiam ser liberados da prisão na Bolívia mais rapidamente, Cabral já admite demora maior no processo.
- Depois do depoimento do menor, o promotor deve manar uma cópia para a Bolívia e pedir as informações do processo. Mas isso demora, porque é feito por carta rogatória, envolve o ministério das relações exteriores... Estou estudando uma nova estratégia para acelerar esse processo – finalizou Ricardo Cabral.
Menor chega acompanhado do advogado (Foto: Leandro Canônico)Menor esconde o rosto com as mãos na chegada para depor, em Guarulhos (Foto: Leandro Canônico)

Ronda Rousey recebe convite para atuar em sequência de 'Jogos Vorazes'

Após sucesso de vendas de pay per view de sua primeira luta no UFC, campeã peso-galo pode contracenar no cinema com Jennifer Lawrence

Por SporTV.com Rio de Janeiro
13 comentários
Primeira campeã entre as mulheres no UFC, a americana Ronda Rousey pode seguir o mesmo caminho de outra musa do MMA, Gina Carano, e atuar no cinema. A lutadora peso-galo teria sido convidada para participar da continuação do filme "Jogos Vorazes", estrelado pela atriz Jennifer Lawrence, premiada no último domingo com um Oscar por sua atuação em "O Lado Bom da Vida".
Montagem - UFC - Ronda Rousey e atriz Jennifer Lawrence (Foto: Editoria de Arte)Ronda Rousey pode contracenar com a "oscarizada" Jennifer Lawrence (Foto: Editoria de Arte)
Os rumores sobre o convite foram noticiados pelo jornalista Dave Meltzer, do site "Wrestling Observer", em seu programa de rádio. Segundo o mesmo, a luta entre Rousey e Liz Carmouche no último UFC 157 vendeu mais de 400 mil pacotes de pay per view, e a promoção em torno da campeã foi tão bem sucedida que atraiu a atenção dos produtores do filme, que terá continuação. A primeira sequência, "Em Chamas", já foi filmada, e Rousey provavelmente teria um papel na terceira parte da série.
Os representantes de Ronda Rousey não quiseram comentar a situação, mas a lutadora já afirmou em outras ocasiões que não estava interessada em fazer filmes antes de aposentar as luvas. Por outro lado, a loura de 26 anos sempre admitiu sua admiração por Gina Carano, maior estrela do MMA feminino antes de sua chegada. Carano, que detém o recorde de audiência para uma luta entre mulheres - sua derrota para Cris Cyborg em 2009, pelo Strikeforce, teve uma média de 576 mil telespectadores - não luta desde então e começou carreira no cinema em seguida. Após fazer o papel principal no filme "Haywire", a lutadora vai estrelar uma versão feminina do filme "Os Mercenários", e também está cotada para viver a personagem de quadrinhos Mulher Maravilha na telona.

Batalha final: Romário e Vasco chegam a acordo no tribunal

Clube pagará dívida com o deputado federal em 120 parcelas de R$ 150 mil

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
196 comentários
A batalha judicial entre Romário e Vasco chegou ao fim nesta terça-feira com aperto de mãos entre o deputado federal e o presidente Roberto Dinamite e aplausos dos presentes. Após quase três horas de audiência na 48ª Vara Cível, o clube entrou em acordo com o Baixinho para quitar a dívida cobrada pelo ex-jogador, revelado na Colina. Assim, ficou determinado que o Cruz-Maltino irá pagar 120 parcelas de R$ 150 mil, reajustadas a cada mês de janeiro, começando em 2014. O valor total se aproxima da dívida original de 2004, que era pouco menos de R$ 22 milhões. A audiência foi ministrada pelo juiz Mauro Nicolau Júnior. Antes, o acordo era considerado improvável pelas duas partes.
- O importante é que houve um acordo que foi bom para ambas as partes - limitou-se a dizer o mandatário vascaíno, por conta do segredo de Justiça.
O acordo ainda prevê que cada parcela terá uma carência de 120 dias. Caso o prazo expire, o Vasco pagará uma multa de 50% sobre o valor original. Além disso, o contrato de transmissão de televisão foi incluído como uma das garantias ao Baixinho. No entanto, por conta da decisão de se manter sigilo, nenhuma das partes confirmou os termos do acordo.
Romário em audiência sobre o Vasco (Foto: Gustavo Rotstein)Romário aceita acordo por bem menos do valor exigido (Foto: Gustavo Rotstein)
Num primeiro momento, o Vasco se propôs a pagar R$ 14 milhões, mais 20% de correção, o que chegaria a R$ 16,8 milhões. Além disso, Romário passaria a deter os direitos econômicos de Fellipe Bastos, avaliados em 1 milhão de euros (cerca de R$ 2,7 milhões). Assim, o Baixinho embolsaria os 250 mil euros a serem pagos pelo Internacional na contratação do volante, valor que se refere à dívida do Vasco com o Benfica por ocasião da contratação do jogador, no ano passado. Por isso, era esperada a presença de um representante do clube gaúcho na audiência desta terça-feira, mas ninguém apareceu. Entretanto, a proposta não foi aceita, e as partes passaram a conversar em outros termos.
Romário, que deixou o tribunal sem dar entrevistas, cobrava R$ 58 milhões, cálculo feito com base em salários e direitos de imagem não pagos quando ele ainda defendia o clube nos gramados. No entanto, os advogados vascaínos contestavam o montante, alegando que o ex-atacante recebeu do Vasco - ainda sob a administração do então presidente Eurico Miranda - valores não reconhecidos pela atual gestão. Na confissão de dívida assinada por Eurico, em 21 de maio de 2004, o Cruz-Maltino reconheceu ter de pagar R$ 21.898.000,00 ao Baixinho em 150 parcelas mensais de R$ 150 mil. O documento descreve que a dívida tem origem no contrato de uso da imagem do jogador de 1999 a 2002 e "créditos pessoais do atleta referido, cedidos à credora".
- O acordo é a maneira mais civilizada de resolver essas questões. Ninguém ganhou e ninguém perdeu. O acordo mostrou a grandeza das duas partes - disse um dos advogados contratados pelo Vasco, Silvio Capanema, curiosamente, ex-presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo.
Com o acordo, a penhora de parte das cotas de patrocínio e dos direitos econômicos dos jogadores Fellipe Bastos, Eder Luis e Dedé será liberada pela Justiça. O volante Nilton, que se transferiu para o Cruzeiro, também estava na mesma situação que os antigos companheiros. O bloqueio dos direitos federativos, por exemplo, foi o que impediu a negociação de Fellipe Bastos com o Internacional.
- Essa (penhora) é uma questão que ainda vai ser solucionada por completo e essa decisão será anunciada nos próximos dias. Mas está resolvido - explicou outro advogado de defesa do Vasco, Marcello Macedo.
Roberto Dinamite em audiência com Romário sobre o Vasco (Foto: Gustavo Rotstein)Ainda de bengala, Roberto Dinamite circula pelo tribunal (Foto: Gustavo Rotstein)
Entenda o caso
A Romario Sports Marketing e Empreendimentos LTDA. moveu o processo número 0121184-95.2012.8.19.0001 contra o Vasco que, por sua vez, responde com duas outras ações contra a empresa que agencia a imagem do ex-jogador e hoje deputado: a de número 0246627-56.2012.8.19.0001, de classe "incidente de falsidade", e o processo 0246627-56.2012.8.19.0001, de classe "embargos à execução por título extrajudicial". A ação por incidente de falsidade, porém, foi julgada intempestiva por Mauro Nicolau Júnior no dia 15 deste mês e, dessa forma, extinta.
O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, enviou carta ao Clube dos 13 em 17 de julho de 2008, solicitando a suspensão dos pagamentos do financiamento da dívida com Romário, acordado pela gestão anterior, de Eurico Miranda. A entidade confirmou a interrupção do repasse das verbas de TV, que eram usadas para pagar o acordo, quatro dias depois.
Em 10 de agosto de 2010, o Conselho Fiscal do Vasco emitiu um parecer afirmando que a baixa da dívida precisa ser melhor fundamentada. "O Conselho Fiscal examinou alguns documentos que, supostamente, fundamentaram a decisão de 31/12/2009 da Diretoria Administrativa de dar baixa na dívida de R$ 13.934.800 (treze milhões, novecentos e trinta e quatro mil e oitocentos reais) contabilizada desde 2004, com a Romário Sports e Marketing Ltda. e é de opinião que a fundamentação apresentada até o momento, carece de consistência. A baixa da referida dívida produziu uma significativa redução do Patrimônio Líquido Negativo (Passivo a Descoberto), apurado no  exercício de 2009", diz o documento.
O valor da causa, de acordo pedido de execução impetrado pelos advogados de Romário, Jackson Vianna e Fernando Zacharias, já chegava a R$ 52.572.419,32 em março de 2012. Nos argumentos, citam que "em julho de 2008, o devedor cessou todo e qualquer fluxo de pagamentos. Se, desde maio de 2005, o cumprimento das obrigações pactuadas já vinha sendo feito aos 'trancos e barrancos', em 2008, o Vasco da Gama fechou-se em todas as copas, recusando-se a pagar o que confessadamente deve. Todas as tentativas para uma solução amigável acabaram por fracassar pelo evidente desinteresse do executado em pagar o que deve".

MPF-RJ pede a condenação de Emerson Sheik por contrabando

Jogador é acusado de ter importado ilegalmente veículos de luxo.
Em nota, Emerson alega ter agido de 'boa fé' e diz que poderá recorrer.

Priscilla Souza Do G1 Rio
47 comentários
Sheik (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Emerson Sheik é acusado de contrabando
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
O Ministério Público Federal (MPF) do Rio pediu nesta terça-feira (26) a condenação do jogador de futebol do Corinthians Márcio Passos de Albuquerque, conhecido como Emerson Sheik, por contrabando de veículos importados. A Procuradoria da República pediu à Justiça ainda a suspensão condicional do processo contra o jogador do Fluminense, Rodrigo Oliveira de Bittencourt, o Diguinho, caso ele não tenha condenações anteriores nem responda a outros processos.
Procurado pelo G1, Emerson Sheik, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, informou que nas alegações finais da defesa, apresentadas em 7 de janeiro, foi sustentado que o jogador não sabia da procedência do veículo e que seria um "adquirente de boa fé, pois pagou pelo veículo, com aparência de novo, o valor de mercado". De acordo com o texto, assinado pelo advogado Ricardo Cerqueira, "seja qual for a sentença, ambas as partes poderão recorrer ao Tribunal Regional Federal” (leia a íntegra da nota abaixo).
Até a última atualização desta reportagem, o meia Diguinho não havia se pronunciado.
As alegações finais do MPF foram apresentadas à 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Emerson é acusado de contrabando por ter importado ilegalmente dois veículos usados – uma BMW X6 e um Chevrolet Camaro –, enquanto Diguinho é acusado de receptação por ter comprado de Emerson a BMW, abaixo do valor de mercado.
Condições para suspensão
A suspensão do processo contra Diguinho estaria condicionada ao réu, pelo prazo de dois anos, não se ausentar do estado do Rio por mais de 30 dias sem autorização judicial, comunicar qualquer alteração de endereço, comparecer a juízo trimestralmente para informar e justificar as suas atividades, bem como aceitar a perda do automóvel BMW e prestar serviços à comunidade por seis meses, por 16 horas por mês.
Caso não seja aceito pela Justiça Federal o benefício da suspensão condicional do processo, o procurador Sergio Luiz Pinel Dias pede a condenação de Diguinho pelo crime de receptação.
Esse benefício não foi oferecido a Emerson Sheik  porque o jogador já tem uma condenação, com sentença transitada em julgado. Além disso, segundo o MPF,  o jogador cometeu o crime de contrabando duas vezes.
As provas do contrabando de veículos usados foram colhidas durante as investigações da operação Black Ops, que desarticulou uma organização criminosa ligada à máfia dos caça-níqueis em outubro de 2011 no Rio de Janeiro. Segundo a denúncia do MPF, os carros foram importados por valores muito inferiores aos praticados no mercado, o que indicaria que o jogador Emerson Sheik tinha conhecimento da origem ilícita dos carros.
Leia a íntegra da nota enviada pela assessoria de imprensa de Emerson Sheik, assinada pelo advogado Ricardo Cerqueira: "O MPF, em 11 de dezembro de 2012, em suas alegações finais, pediu a absolvição do Emerson do crime de lavagem de dinheiro e a condenação pelo crime de contrabando. Nas alegações finais da defesa, apresentada em 07 de janeiro de 2013, nós sustentamos que o Emerson não sabia da procedência do veículo,sendo, portanto um adquirente de boa-fé, pois pagou pelo veículo, com aparência de novo, o valor de mercado, assim como tantos outros consumidores que adquiriram veículos nas mesmas circunstâncias. Seja qual for a sentença, ambas as partes poderão recorrer ao Tribunal Regional Federal."
Agente da Receita Federal fotografa carros importados apreendidos em operação da Polícia Federal na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)Agente da Receita Federal fotografa carros importados apreendidos em operação da Polícia Federal na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em 2011 (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)

'Vamos ter que mudar bastante', diz Felipão sobre futuro da Seleção

Técnico do Brasil participa de evento em Guimarães, analisa momento da equipe e diz que pode convocar jogadores que atuam em Portugal

Por GLOBOESPORTE.COM Guimarães, Portugal
485 comentários
Ex-técnico da seleção portuguesa, Luiz Felipe Scolari está em Portugal nesta terça-feira para participar do Fórum de Treinadores, em Guimarães, e comentou sobre o início do novo trabalho no Brasil, a ausência de Romário na Copa do Mundo de 2002 e a possibilidade de convocação de brasileiros que atuam no futebol português. Após a derrota de 2 a 1 para a Inglaterra na estreia, Felipão afirmou que promoverá mudanças no time canarinho.
- Vamos ter que mudar bastante. Não gostei do posicionamento, de uma série de detalhes. Se a imprensa gostou, eu não tenho nada que estar de bem com a imprensa. Vou trabalhar para a minha equipe, em função do que é melhor para a Seleção. Vou fazer algumas alterações, mas não posso dizer que A, B ou C não vão fazer parte da Seleção em 2014 - afirmou.
Felipão em palestra de futebol em Portugal (Foto: AP)Felipão participa de evento de treinadores em Portugal: técnico é ídolo do futebol do país  (Foto: AP)
O Brasil tem mais cinco amistosos marcados pela CBF até a abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho contra o Japão, em Brasília: Itália (21 de março, em Genebra), Rússia (25 de março, em Londres), Chile (24 de abril, no Mineirão, em Belo Horizonte), Inglaterra (2 de junho, no Maracanã, no Rio) e França (9 de junho, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre).
Felipão participou do evento em Guimarães ao lado do atual técnico de Portugal, Paulo Bento. Ídolo do futebol lusitano, o brasileiro comandou a seleção do país entre 2003 e 2008, com destaque para o vice-campeonato da Eurocopa de 2004 e a quarta posição na Copa do Mundo de 2006.
Confira abaixo mais trechos da entrevista de Felipão em Guimarães:
Convocação de brasileiros que atuam em Portugal
Tenho acompanhado os jogadores, tenho visto os jogos, tenho mantido contatos, tenho trocado e-mails com amigos que assistem aos jogos, tenho trocado informações com o Paulo Bento há muito tempo sobre um ou outro atleta e pode ser que, já na próxima convocação, surja um ou outro nome. Pode ser. Tenho que examinar o que está acontecendo com os jogadores no Brasil e fora, para ver qual é a escolha ideal para este momento. Não falo em jogadores específicos. Olho para todos os atletas e, sendo brasileiro, e se estiver jogadando bem, tem chance. No futuro, deverei vir assistir a mais alguns jogos aqui em Portugal. Eu, o Murtosa, o Parreira. Tenho assistido aos jogos que passam no Brasil.
Felipão em palestra de futebol em Portugal (Foto: AP)Torcedor do Grêmio leve bandeira do clube para tirar foto com Felipão em Portugal  (Foto: AP)
Facilidade para treinar craques
Os jogadores não têm esses egos exacerbados como se imagina. Os craques são fáceis de comandar. O pior é dirigir jogador ruim que acha que é bom. Já convoquei jogador ruim e fomos campeões!
Ausência de Romário em 2002
Não convoquei o Romário por causa da forma como a equipe jogava. Precisava de um jogador com mais capacidade de explosão. Optei por outra solução e não o levei. Tenho boa relação com ele, mesmo sem a convocação. Conversamos bastante. Um dia ele até me disse: "Temos que conversar, pois há uma história que não ficou bem esclarecida". Mas acabamos não tendo tempo.
Trabalho de Paulo Bento na seleção portuguesa
Gosto do trabalho do Paulo Bento, ele sabe disso há muito tempo. Torço muito para que dê tudo certo já no jogo de Israel e com o Azerbaijão, para que a seleção tenha a possibilidade de se classificar para a Copa do Mundo no Brasil. Se Portugal não fora ao Mundial, é uma parte nossa que fica fora. Nós não queremos isso. Acredito que Portugal vá se classificar, pelo bom andamento do trabalho, por tudo aquilo que vem fazendo a seleção, pelos jogadores que possui. Há dois jogos importantes agora em que o Paulo e a seleção devem se superar e depois as coisas ficam mais ou menos organizadas para chegarem ao Mundial.

Jaque fecha Mundial de cross com recorde pessoal, e musa leva ouro

Brasileira soma 163,90 pontos na final da prova de 10km em Val di Fiemme

Por GLOBOESPORTE.COM Val di Fiemme, Itália
Comente agora
Jaqueline Mourão na final do Mundial de cross country (Foto: EFE)Jaqueline é 75ª no Mundial de cross (Foto: EFE)
Jaqueline Mourão fechou sua participação na final do Mundial de Esqui Nórdico, em Val di Fiemme, na Itália, com um recorde pessoal. A mineira, que tinha levado um tombo no treino de segunda-feira, foi 75ª (entre 112 atletas) na prova de 10km de esqui cross country, somando 163,90 pontos no ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS) - na qualificatória, tinha feito 176,39.
A medalha de ouro ficou com a musa norueguesa Therese Johaug, que completou o percurso de duas voltas de 5km em 25m23s. Marit Bjoergen, atual campeã da prova, fez a dobradinha (25m33s), e a russa Yulia Tcchekaleva (25m56s). Jaque cruzou a linha de chegada em 30m35s.
- Competi com muitas dores e ainda um tombo bobo na primeira volta... Acho que daria para buscar pelo menos mais cinco posições se não tivesse caído... Bom, dever cumprido, pois não estava sentindo 100% hoje, depois da queda de ontem, mas enfrentamos o desafio, e ainda este é o melhor pontos FIS jamais conquistado por um brasileiro em Campeonatos Mundiais (163.90 pontos FIS). No último Mundial que havia competido nesta prova de 10km fiz 279.76 pontos FIS (Sapporo -Japão 2007). Então esta de bom tamanho né? - disse Jaqueline.
Jaqueline agora segue para Sochi, sede das Olimpíadas de 2014, para a Copa do Mundo de biatlo, nos dias 7 e 9. O evento será um teste na pista olímpica.
Pódio Mundial de esquicross com Marit Bjoergen, Therese Johaug e Yulia Tchekaleva (Foto: AP)Marit, Therese e Yulia no pódio dos 10km na Itália (Foto: AP)
Mundial de cross country - final dos 10km:
1) Therese Johaug (NOR) 25'23"
2) Marit Bjoergen (NOR) 25'33"
3) Yulia Tchekaleva (RUS) 25'56"
75) Jaqueline Mourão (BRA) 30m35s (+5m12s)

Felipe Massa guiará Ferrari nas ruas do Rio de Janeiro no dia 10 de março

Fãs poderão assistir, gratuitamente, à exibição do piloto brasileiro com carro de 2010 da Ferrari no Aterro do Flamengo. Último GP na cidade foi em 1989

Por Felipe Siqueira Rio de Janeiro
73 comentários
Mais de duas décadas depois do último GP em solo carioca, Rio de Janeiro e Fórmula 1 se reencontrarão no início deste ano. Na manhã do dia 10 de março, Felipe Massa fará uma exibição com um carro da Ferrari no Aterro do Flamengo, em um circuito de 2,8km, montado na Avenida Infante Dom Henrique, em frente ao Monumento aos Pracinhas, à beira da pela paisagem da Marina da Glória. O modelo que o paulista usará será o F10, carro que disputou a temporada 2010 da categoria. A Ferrari vai trazer também o bólido de 2008, como reserva.
Felipe Massa, Ferrari, no GP da Itália de 2010 (Foto: Getty Images)Ferrari F10, de 2010, é o modelo escolhido para exibição de Massa no Rio de Janeiro (Foto: Getty Images)
Cariocas e turistas poderão assistir à exibição gratuitamente. O evento está programado para começar às 9h30m, e a previsão inicial é que Massa guie a Ferrari por meia hora - podendo variar dependendo de condições técnicas, do asfalto e climática - a partir das 11h30m. O evento é uma ação promocial da empresa de energéticos que patrocina a escuderia. Do Rio de Janeiro, Massa seguirá direto para Melbourne, para se preparar para o GP da Austrália, que abre a temporada 2013 da Fórmula 1, de 15 a 17 de março.
O Rio sediou 10 GPs da Fórmula 1, entre 1978 e 1989, no Autódromo de Jacarepaguá, que já foi totalmente demolido para dar lugar ao Parque Olímpico dos Jogos de 2016. E foi justamente uma Ferrari, com Nigel Mansell, o último carro a vencer  na cidade. A prova também contou com um brasileiro no pódio: Maurício Gugelmin, em terceiro, pela Leyton House. Desde 1990, São Paulo voltou a ser sede do GP do Brasil, com o circuito de Interlagos.
Nigel Mansell comemora vitória no GP do Brasil de 1989 (Foto: Getty Images)Ferrari foi vitoriosa, com Nigel Mansell, no último GP da F-1 disputado no RIo de Janeiro (foto: Getty Images

Carmouche leva 'mordida' de Ronda, mas caso é tratado como acidental

Dirigente mostra foto e diz que braço da desafiante é que vai de encontro à boca da campeã, que diz: 'Foi a posição mais vulnerável da minha carreira'

Por SporTV.com Anaheim, EUA
65 comentários
Braço Liz Carmouche UFC 157 (Foto: Reprodução/ Twitter)Liz Carmouche com a marca da 'mordida' de
Ronda no braço (Foto: Reprodução/ Twitter)
A histórica primeira luta do MMA feminino no UFC deixou marcas da batalha em Liz Carmouche. Em foto divulgada pelo diretor de relações com a mídia do Ultimate, Ant Evans, a desafiante do peso-galo apareceu com um ferimento no braço causado pelos dentes - ou pelo protetor bucal -de Ronda Rousey. Carmouche tentou um mata-leão no início da luta e por muito pouco não conseguiu a finalização. Ela acabou perdendo a posição, e foi derrotada com uma chave de braço no fim do primeiro round.
Morder é proibido pelas regras unificadas do MMA, mas o caso vem sendo tratado como um acidente. A própria Liz Carmouche não fez qualquer reclamação sobre o episódio após a luta. Ela conversou amistosamente nos bastidores com Ronda Rousey, que lhe pediu desculpas. A fotógrafa Ester Lin, que trabalha para os sites "MMA Fighting" e "Blood Elbow", flagrou o momento em que Carmouche mostrava a marca a Ronda (veja abaixo).
- Essa foi a posição mais vulnerável que estive em minha carreira. Estava muito apertado, torceu o meu pescoço, e fiquei muito feliz de sair dela. Ela estava usando o braço sobre a minha boca para tentar o estrangulamento e... o antebraço estava sendo forçado contra os meus dentes. Isso não pode ter sido mais divertido para ela do que para mim. Esporte louco em que estamos, não é? - descreveu Ronda Rousey ao canal "Fuel TV".

Dana White dá abraço caloroso em Ronda após vitória dela no UFC 157

Presidente do UFC recebeu críticas por supostamente ter torcido por Ronda no combate contra a desafiante Liz Carmouche no UFC 157, em Anaheim (EUA)

Por SporTV.com Anaheim, EUA
78 comentários
Dana White foi alvo de críticas por supostamente ter torcido para Ronda Rousey vencer Liz Carmouche no UFC 157, no último fim de semana, pois assim o sucesso do MMA feminino dentro da organização estaria garantido por mais tempo, de acordo com esses mesmos críticos. Sem dar bola para isso, o manda-chuva foi até Ronda logo após a finalização aplicada por ela para lhe dar os parabéns e um caloroso abraço. O triunfo foi o sétimo da loura definido no primeiro round na chave de braço, ou seja, 100% das lutas da campeã peso-galo do Ultimate.
dana white ronda rousey (Foto: Reprodução/Terezowens)O abraço de Dana White em Ronda Rousey (Foto: Reprodução / Terezowens)

'Tenho mais 'punch' que ele', diz Cristiano Marcello sobre adversário

Peso-leve brasileiro volta ao Japão, onde fez sucesso como córner dos lutadores da Chute Boxe, no próximo sábado pelo UFC: Silva x Stann

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
8 comentários
O ano de 2012 foi bom para Cristiano Marcello. Aos 34 anos de idade, o lutador carioca participou da versão americana do reality show The Ultimate Fighter, conquistou uma vaga no UFC e expandiu os negócios de sua academia, CM System. Em 2013, com 35 anos completados no último dia 3 de dezembro, Marcello já tem um primeiro desafio marcado: seu retorno a Saitama, sede do UFC Japão 2013, onde enfrenta o japonês Kazuki Tokudome no próximo sábado. Seu adversário tem a maior parte de suas vitórias por nocaute ou nocaute técnico, mas o brasileiro estudou bastante o seu jogo e garante: tem a mão mais perigosa do confronto.
Cristiano Marcello pesagem UFC Rio III (Foto: Getty Images)Cristiano Marcello no último UFC Rio III: preparado para a 'mão pesada' de Tokudome (Foto: Getty Images)
- É difícil ver pelo histórico. Eu fui 26 vezes ao Japão, vi muita luta de japonês, e dificilmente você vê um japonês com "punch" avassalador. Aí você vê os oponentes, como foram os nocautes... Não foi aquela coisa à la Wanderlei Silva, que, onde você soca, não nasce mais cabelo. Foi um lance que o juiz interferiu, porque o cara não reagiu mais... Lógico, luta é luta, você tem que estar sempre se preocupando, mas eu acho que tenho mais "punch" que ele, inclusive - afirmou Cristiano Marcello ao SPORTV.COM.
Apesar disso, o carioca garante não ter soberba e espera uma luta muito dura contra o adversário, veterano do Pancrase e Deep, que faz sua estreia no Ultimate, após 11 vitórias, três derrotas e um empate na carreira. A última luta de Marcello também foi sangrenta: uma vitória na decisão dividida dos jurados contra o iraniano Reza Madadi no UFC Rio III. Depois dela, o brasileiro chegou a dizer que precisaria fazer uma "lanternagem", mas confessa agora que a recuperação foi mais fácil do que esperava.
Cristiano Marcello, UFC RIO III (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)O estrago no rosto de Cristiano após o UFC Rio III
(Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)
- Foi super tranquilo. Precisei de uns 10 dias pra me recuperar, devido a quatro pontos que levei no supercílio esquerdo. Achei que minha carreira de modelo tinha acabado, mas pelo contrário, estou mais bonito ainda! - brincou.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A luta do próximo sábado marca o retorno de Cristiano Marcello ao Japão, país onde ele mesmo diz que viveu algumas das maiores emoções de sua vida, como um dos córneres dos lutadores da academia Chute Boxe. O carioca ajudou em vitórias clássicas de Wanderlei Silva, Maurício Shogun e Anderson Silva, entre outros. Ele mesmo lutou uma vez pelo lendário e extinto evento Pride, em 2006, quando foi derrotado por Mitsuhiro Ishida em decisão unânime dos jurados. Aquele combate permanece na sua memória.
- Eu lutei com o top 2 do ranking, que lutou com o (Takanori) Gomi depois da minha luta. Quase quebrei o braço dele. Não chegou a quebrar, mas eu o vi de tipoia depois. Fiz um estrago, fiz uma luta boa, mas ele não quis trocar em pé comigo, mérito dele por ser um bom wrestler. Os japoneses gostaram tanto da luta que foram 15 minutos de eu por baixo, quase raspei ele várias vezes, quase peguei várias vezes... O próprio presidente veio me elogiar depois, disse que foi um show de jiu-jítsu. Foram 16 mil pessoas em Osaka. Eu lembro da entrada, entrei de quimono preto... Se fazia muito show. Na época, tinha um moleque no beisebol que pegava um lencinho e se secava, e jogava para o público. Eu fiz uma alusão a isso, peguei um lencinho, comecei a me secar e joguei para o público, e a galera se identificou com isso - lembrou o lutador.